You are on page 1of 16

Engenharia Civil

Relatrio de Qumica

Alisson Henrique de Oliveira RA 7062541569 Arlindo Santos da Silva RA 6891511801 Elo Aparecida da Silva RA 7025526274 Felipe Martins de Sousa RA 6892518097 Jos Ediel de Sousa - RA 6895532301 Rafael Rodrigues Silva RA 6889497452

Prof.: Rodolfo Qumica

TESTE DA CHAMA INTRODUO O experimento observa, atravs das cores emitidas durante a reao qumica as trocas de energia que ocorre na forma atmica dos elementos. Durante esta troca de energia, entre as camadas dos tomos, so emitidas energias na forma de radiao eletromagntica, visivelmente, cores representando as transies de energia. Quando um tomo absorve energia de uma fonte externa, um ou mais eltrons absorvem esta energia e saltam para nveis mais energticos. Deixando os nveis de energia baixos em uma situao em que existe espaos livre. Deste modo, o eltron excitado ou algum outro que esteja em nveis acima do espao livre pode cair do nvel mais externo para ocupar o espao livre. O tomo, ento, volta ao estado normal de energia. Todo este processo resulta na emisso de energia na forma de radiao eletromagntica. Quando essas emisses acontecem em valores em que possam ser visveis as mesmas so vistas como cores. MATERIAS E MTODOS Materiais:

1. 5 Cadinhos de porcelana. 2. 5 Esptulas 3. Balana precisa. 4. 0,5 kg de sal cloreto de Potssio (kCl) 5. 0,5 kg de sal cloreto de Estrncio (SrCl2) 6. 0,5 kg de sal cloreto de Brio (BaCl2) 7. 0,5 kg de sal cloreto de Clcio (CaCl2) 8. 0,5 kg de sal cloreto de Sdio (NaCl) 9. lcool 10. Fsforo

MTODOS Obs.: no utilizar uma nica esptula para executar todo o experimento, pois ao se proceder desta forma, a experincia pode atingir resultados no favorveis ao esperado. O primeiro passo, aps ter separado os 5 cadinhos e os identificados com o nome dos respectivos elementos, identificar tambm as esptulas para no implicar em possvel enganos no processo; iniciar a medio de massa das 5 substncias; com o uso da balana de preciso, executar os seguintes procedimentos: I. II. III. IV. V. VI. VII. VIII. IX. Colocar um dos cadinho na balana. Tarar a balana. Com o uso de uma esptula, subtrair uma pequena poro de sal do primeiro elemento a ser pesado. Despej-lo vagarosamente sobre o cadinho, at que o marcador da balana mostre 0,0005 kg. Repetir o 4 procedimento com os outros elementos, (utilizar uma esptula para cada elemento). Aps ter pesado todos os elementos, dispor os cadinhos em linha reta sobre uma bancada. Borrifar um pouco de lcool em cada cadinho. Incidir chama com o fsforo os 5 cadinhos. Verificar as cores que so emitidas nas chamas.

Substncia Cloreto Sdio (NaCl) Cloreto de Clcio (CaCl2) Cloreto de Brio (BaCl2) Cloreto de Estrncio (SrCl2) Cloreto de Potssio (KCl)

Cor produzida Amarelo Vermelho Verde Vermelho Violeta

DESENVOLVIMENTO Durante muito tempo, a constituio da matria gerava curiosidade no homem. Desde a Antiguidade, filsofos tentavam descobrir como a matria formada. Dois filsofos gregos, Demcrito e Leucipo, sugeriram que toda a matria era formada por pequenos corpos indivisveis. Chamaram estes corpos de tomo, que em grego a significa no e tomos significa divisvel. Ento, tomo era a ltima partcula que podia ser dividida. Nos anos 500 e 1500 da era crist, surgiram entre os rabes e europeus, os alquimistas. Seus trabalhos eram obter o elixir da longa vida, para que o ser humano se tornasse imortal. Era a pedra filosofal, capaz de tornar qualquer metal em ouro. No sculo XVI, surge a Iatroqumica, que era uma doutrina mdica que atribua a causa qumica para tudo o que se passava no organismo. Mais tarde, no sculo XVIII, nasce a ideia de qumica com os cientistas que estudaram as Leis Ponderais, Lavoisier e Proust.

Modelo Atmico Os modelos atmicos so teoria baseadas na experimentao feita por cientistas para explicar como o tomo. Os modelos no existem na natureza. So apenas explicaes para mostrar o porqu de um fenmeno. Muitos cientistas desenvolveram suas teorias. Com o passar dos tempos, os modelos foram evoluindo at chegar ao modelo atual. Modelo de Dalton O tomo de John Dalton era uma bolinha macia e indivisvel. Para ele, a matria era formada por partculas que no podiam ser divididas chamadas de tomos. Seu trabalho era baseado nas Leis Ponderais de Proust e Lavoisier. Dalton utilizava crculos de mesmo dimetro com inscries para representar os tomos dos diferentes elementos qumicos. Assim, ele estabeleceu os postulados a seguir:

I) Todas as substncias so constitudas de minsculas partculas, denominadas tomos, que no podem ser criados e nem destrudos. Nas substncias, eles se encontram unidos por foras de atrao mtua. II) Cada substncia constituda de um nico tipo de tomo. Substncia simples ou elementos so formados de tomos simples, que so indivisveis. Substncias compostas so formadas por tomos compostos, capazes de se decompor, durante as reaes qumicas em tomos simples. III) Todos os tomos de uma mesma substncia so idnticos na forma, no tamanho, na massa e nas demais propriedades; tomos de substncias diferentes possuem forma, tamanho, massa propriedades diferentes. A massa de um tomo composto igual soma das massas de todos os tomos simples componentes. IV) Os tomos compostos so formados por um pequeno nmero de tomos simples. Modelo de Thompson Em 1903, o fsico Joseph John Thomson props um novo modelo atmico, baseado nas experincias dos raios catdicos, o qual chamou de eltrons. Para Thomson, o tomo era uma esfera de carga eltrica positiva recheada de eltrons de carga negativa. Esse modelo ficou conhecido como pudim de passas. Este modelo derruba a ideia de que o tomo indivisvel e introduz a natureza eltrica da matria.

Fonte www.portaltosabendo.com.br

O modelo de Thomson explica alguns fenmenos como a corrente eltrica, eletrizao por atrito, formao de ons e as descargas eltricas em gases.

Modelo de Rutherford Em 1911, o neozelands Ernest Rutherford realizou uma importante experincia. Ele pegou um pedao do metal polnio (Po) que emite partculas alfa () e colocou em uma caixa de chumbo com um pequeno orifcio. As partculas alfa atravessavam outras placas de chumbo atravs de orifcios no seu centro. Depois atravessavam um lmina muito fina (10-4 mm) de ouro (Au). Rutherford adaptou um anteparo mvel com sulfeto de zinco (fluorescente) para registrar o caminho percorrido pelas partculas. O fsico observou que a maioria das partculas alfa atravessava a lmina de ouro e apenas algumas desviavam at mesmo retrocediam. A partir

destes resultados, concluiu que o tomo no era uma esfera positiva com eltrons mergulhados nesta esfera. Concluiu que: O tomo um enorme vazio; O tomo tem um ncleo muito pequeno; O tomo tem ncleo positivo (+), j que partculas alfa desviavam algumas vezes; Os eltrons esto ao redor do ncleo (na eletrosfera) para equilibrar as cargas positivas.

O modelo atmico de Rutherford sugeriu ento, um tomo com rbitas circulares dos eltrons em volta do ncleo. Comparou o tomo com o Sistema Solar, onde os eltrons seriam os planetas e o ncleo seria o Sol. Hoje, sabe-se que o tomo 10.000 a 100.000 vezes maior que seu ncleo. Numa escala macroscpica, pode-se comparar um tomo com um estdio de futebol. Se o tomo fosse o estdio do Maracan, o seu ncleo seria uma formiga no centro do campo. Ento o tomo enorme em relao ao seu ncleo. Porm, o tomo de Rutherford tem algumas falhas. Se o ncleo atmico formado por partculas positivas, por que essas partculas no se repelem e o ncleo no desmorona? Se as partculas so de cargas opostas, por que elas no se atraem? Os eltrons iriam perder energia gradualmente percorrendo uma espiral em direo ao ncleo, e medida que isso acontecesse, emitiriam energia na forma de luz. Mas como os eltrons ficam em movimento ao redor do ncleo sem que os tomos entrem em colapso? Estas questes foram respondidas em 1932 por James Chadwick. Ele observou que o ncleo do berlio (Be) radioativo emitia partculas sem carga eltrica e com massa igual dos prtons (+). Chamou esta partcula de nutrons. Surgia ento, a terceira partcula subatmica. Agora sabemos que no ncleo do tomo h prtons e nutrons e na eletrosfera h eltrons.

PARTCULA p

MASSA 1

CARGA ELTRICA +1

1 1/1836

0 -1

Na tabela acima, pode-se verificar que o eltron 1.836 vezes menor que a massa de um prton. Modelo de Bohr O modelo do fsico dinamarqus Niels Bohr tentava dar continuidade ao trabalho feito por Rutherford. Para explicar os erros do modelo anterior, Bohr sugeriu que o tomo possui energia quantizada. Cada eltron s pode ter determinada quantidade de energia, por isso ele quantizada. O modelo de Bohr representa os nveis de energia. Cada eltron possui a sua energia. comparado s orbitas dos planetas do Sistema Solar, onde cada eltron possui a sua prpria rbita e com quantidades de energia j determinadas. As leis da fsica clssica no se enquadram neste modelo. Quando um eltron salta de um nvel menor para um nvel mais elevado, ele absorve energia e quando ele retorna para um nvel menor, o eltron emite uma radiao em forma de luz. Bohr organizou os eltrons em camadas ou nveis de energia. Cada camada possui um nome e deve ter um nmero mximo de eltron. Existem sete camadas ou nveis de energia ao redor do ncleo: K, L, M, N, O, P, Q. Observe a tabela que mostra o nome das camadas, o seu nmero quntico e o nmero mximo de eltrons em cada uma destas camadas:

N QUNTICO K L M N O 1 2 3 4 5

N MXIMO DE 2 8 18 32 32

P Q

6 7

18 2

Modelo de Schrodinger Erwin Schrodinger foi um importante fsico austraco que desenvolveu uma importante equao para o campo da Teoria Quntica, a Equao de Schrodinger. O fsico tentou descrever o movimento de onda, j que Louis De Broglie havia afirmado que a matria se comportava como onda e como partcula (comportamento dualstico). Chegou ento famosa equao que tomou seu nome, vindo a ser a frmula bsica da mecnica ondulatria, e valendo-lhe a obteno do prmio Nobel, juntamente com o fsico ingls Paul Dirac, em 1933.

Modelo de Broglie O cientista francs Louis de Broglie estudou a natureza das ondas dos eltrons. Pare ele, a matria formada ora por corpsculos, as partculas ora como onda. Esta a teoria da dualidade. Suas teorias foram baseadas nos estudos

de Albert Einstein e tambm de Max Planck. Ele introduz o conceito da mecnica ondulatria. Neste momento o eltron visto como uma partcula-onda.

Princpio da incerteza de Heisenberg Segundo Werner Heisenberg, para encontrar a posio correta de um eltron, necessrio que ele interaja com algum instrumento de medida, como por exemplo, uma radiao. A radiao deve ter um comprimento de onda na ordem da incerteza com que se quer determinar esta posio. Quanto menor for o comprimento de onda, maior a preciso do local onde est o eltron. Quando se consegue descobrir o local provvel onde est o eltron, este eltron j no estar neste local.

Modelo Atual Segundo Heisenberg, difcil se prever a posio correta de um eltron na sua eletrosfera. Schrodinger em 1926 calculou a regio mais provvel onde o eltron possa estar. Para essa regio deu o nome de orbital. Orbital regio do espao que est ao redor do ncleo, onde h mxima probabilidade de se encontrar um eltron. importante ressaltar que no se pode ver um tomo isolado exatamente como foi descrito nos modelos atmicos. Algumas tcnicas utilizadas por supercomputadores mostram manchas coloridas, mostrando a localizao dos tomos de um determinado material. Essas imagens so obtidas por um microscpio de tunelamento que pode aumentar at 28 milhes de vezes. De acordo com o modelo de Rutherford-Bohr, o tomo apresenta nveis de energia ou camadas energticas, onde cada nvel possui um nmero mximo de eltrons. O nmero do nvel representa o nmero quntico principal (n). Cada nvel est dividido em sub nveis de energia s, p, d, f. Representam o nmero quntico secundrio ou azimutal (l).
SUBNVEL NMERO QUNTICO NMERO MX DE s 0 2 p 1 6 d 2 10 f 3 14

O sub nvel indica a forma da regio no espao onde est o eltron. As siglas s, p, d, f vem das palavras em ingls sharp, principal, diffuse e fine, respectivamente.

Nmero mximo de eltrons em cada subnvel: K = 1; 1s L = 2; 2s 2p6 M = 3; 3s 3p6 3d10 N = 4; 4s 4p6 4d10 4f14 O = 5; 5s 5p6 5d10 5f14 P = 6; 6s 6 p6 6d10 Q = 7; 7s O diagrama acima mostra a notao utilizada para indicar o nmero de eltrons em um nvel e em um sub nvel. Exemplos: 1s - 2 no subnvel s do nvel 1 (K) 2p3 - 3 no subnvel p do nvel 2 (L) 5d6 6 no subnvel d do nvel 5 (O) Os orbitais so identificados pelo nmero quntico magntico (m). Indica a orientao desse orbital no espao. Para cada valor de l (subnvel), m assume valores inteiros que variam de l ..., O..., +l. Assim: s1 d5 p3 f7 Cada orbital representado simbolicamente por um quadradinho. Ento eles podem ser assim:
-3 -2 -1 0 +1 +2 +3

Em cada orbital pode conter no mximo dois eltrons. Mas se os eltrons so cargas negativas, porque eles no se repelem e se afastam? Se os eltrons giram no mesmo sentido ou em sentido contrrio, eles criam campo magntico que os repelem ou os atraem. Essa rotao chamada de SPIN, palavra em ingls derivada do verbo to spin, que significa girar. Evidncia do modelo quntico o efeito fotoeltrico

Um grande nmero de observaes experimentais encontrou explicao no modelo quntico de tomo. Albert Ainstein (1879-1955), em 1905 usou os conceitos da teoria quntica para explicar o efeito fotoeltrico. Quando incidimos um feixe de luz sobre a superfcie de um determinado metal, existe uma frequncia mnima da luz acima da qual os eltrons comeam a ser expelidos da superfcie do metal. Abaixo dessa frequncia no h emisso de eltrons, qualquer que seja o tempo de iluminao do metal. Variando a intensidade da luz, altera-se o nmeros de eltrons emitidos pelo tempo, mas no as suas energias. A luz uma espcie de energia radiante que compem o espectro eletromagntico. A luz branca que enxergamos (uma mistura de vrias cores indo desde o violeta, maior energia, at o vermelho, menor energia) apenas um pequeno pedao do espectro eletromagntico. Cor e frequncia No intervalo do espectro eletromagntico que corresponde luz visvel, cada frequncia equivale sensao de uma cor.

Cor Violeta Anil Azul Verde Amarelo Alaranjado Vermelho

Comprimento de onda

Frequncia 7,69 6,65 5,65 6,59 6,59 6,10 6,10 5,20 5,20 5,03 5,03 4,82 4,82 3,84

3900 4500 4500 4550 4550 4920 4920 5770 5770 5970 5970 5220 6220 7800

Conforme a frequncia aumenta, diminui o comprimento de onda, assim como mostra a tabela acima, e o trecho do espectro eletromagntico abaixo.

Quando recebemos raios de luz de diferentes frequncias podemos perceber cores diferentes destas, como combinaes. A luz branca que percebemos vinda do Sol, por exemplo, a combinao de todas as sete cores do espectro visvel.

Entendendo o efeito fotoeltrico Suponha a superfcie de um metal. Quando incidimos um feixe de luz de energia insuficiente para arrancar eltrons, nada acontece. Podemos aumentar a energia do feixe (independentemente da intensidade), indo para a esquerda do espectro. Os experimentos mostram que existe um ponto no qual os eltrons comeam a ser emitidos a partir da superfcie do metal, isto , existe uma energia mnima (ou frequncia, pois, E= hv; sendo E= energia; h= constante de Planck; v= frequncia) necessria para arrancar os eltrons da superfcie. Um aumento da intensidade da luz apenas aumenta o nmero de eltrons que so emitidos; energias maiores que o necessrio arrancam os eltrons e o excesso convertido em energia cintica dos eltrons. Este o efeito fotoeltrico. A explicao de Einstein para este fenmeno foi de que a luz constituda por partculas discretas, chamadas de ftons de energia hv. Durante a coliso, a energia do fton transferida para o eltron da superfcie do metal. Se a energia for suficiente para superar as foras atrativas que mantm o eltron preso no metal, ele arrancado da superfcie. O excesso de energia aparece na forma de energia cintica.

Concluso O teste de chama consiste em levar diferentes amostras de sais ao fogo, para que, por meio da colorao das chamas, seja possvel identificar o elemento presente em cada composto. um experimento realizado principalmente ao se estudar o conceito do modelo atmico de Rutherford-Bhr, pois foi por meio desse modelo que se introduziu o conceito de transio eletrnica. Por meio desse experimento possvel identificar o elemento que est presente no composto atravs da cor apresentada pela chama. Atravs do conhecimento adquirido sobre modelos atmico, efeito fotoeltrico e espectro eletromagntico correlacionado com o experimento executado em laboratrio, subentende, ao passo que, tudo no universo composto por diferentes tipos de elementos qumicos e esses elementos so constitudos de tomos que possuem partculas subatmicas como: prtons, nutrons e na eletrosfera eltrons. Entende-se que quando, no momento que a chama foi acesa, nos cadinhos contendo os elementos (NaCl, KCl, CaCl2, SrCl2 e BaCl2) os tomos ficaram excitados com a ao do fogo reagindo com os elementos. E de acordo com cada elemento e sua distribuio de energia observamos nas chamas as cores citadas na tabela:

Substncia Cloreto Sdio (NaCl) Cloreto de Clcio (CaCl2) Cloreto de Brio (BaCl2) Cloreto de Estrncio (SrCl2) Cloreto de Potssio (KCl)

Cor produzida Amarelo Vermelho Verde Vermelho Violeta

Cada sal emite uma colorao diferente ao ser colocado em contato com a chama. No momento em que colocamos o fogo no sal, estamos fornecendo energia para seus eltrons. No entanto, o estado excitado instvel, portanto, os eltrons que saltaram de nvel retornam rbita de seu estado estacionrio. Nesse momento, o eltron perde (na forma de onda eletromagntica, ou seja, na forma de luz) uma quantidade de energia que corresponde diferena de energia existente entre as rbitas envolvidas no movimento do eltron.

Como cada sal apresenta elementos diferentes, com tomos que tm nveis de energia tambm de valores diferentes, a luz emitida por cada um dos sais ser em um comprimento de onda bem caracterstico de cada um. por isso que ao colocarmos, por exemplo, o sal de cloreto de sdio (NaCl) em reao, na chama vemos uma colorao amarela intensa, em razo da presena do sdio; enquanto que se colocarmos o Cloreto de Potssio (KCl), a chama adquire colorao violeta.

Bibliografia. Livro PLT (Qumica 196), captulo 02, pginas de 20 a 29. http://www.brasilescola.com/quimica/elemento-quimico.htm. http://www.sofisica.com.br/conteudos/Otica/Refracaodaluz/cor_e_frequencia.ph p. http://www.soq.com.br/conteudos/em/modelosatomicos/p7.php

You might also like