You are on page 1of 2

Inteligncia e indigncia

PUBLICIDADE

. Nutrio inadequada, infeces de repetio e indigncia cultural comprometem o desenvolvimento do crebro da criana. Vamos pobreza. O crebro o rgo que mais consome energia. No recm-nascido, 87% das calorias ingeridas so consumidas por ele. Esse nmero cai para 44% aos cinco anos; 34% aos dez; 23% nos homens e 27% nas mulheres adultas. As infeces parasitrias interferem no equilbrio energtico, porque prejudicam a absoro de nutrientes e obrigam o organismo a investir energia na reparao dos tecidos lesados e na mobilizao do sistema imunolgico, para localizar e atacar os germes invasores. As diarreias na infncia tm custo energtico especialmente elevado. Antes de tudo, por causa da alta prevalncia: esto entre as duas principais causas de bitos em menores de cinco anos; depois, porque dificultam a absoro de nutrientes. Quadros diarreicos de repetio durante os primeiros cinco anos de vida podem privar o crebro das calorias necessrias para o desenvolvimento pleno e comprometer para sempre o quociente intelectual (QI). Diversos estudos demonstraram que infeces parasitrias e quociente intelectual trilham caminhos opostos. Um deles, realizado no Brasil pelo grupo de Jardim-Botelho, mostrou que crianas em idade escolar com ascaridase apresentam performance mais medocre nos testes de capacidade cognitiva. Naquelas parasitadas por mais de um verme intestinal os resultados so piores ainda. A hiptese de que infeces parasitrias prejudicariam as faculdades intelectuais explica por que a mdia do QI aumenta rapidamente quando um pas se desenvolve (efeito Flynn), por que o QI mais alto nas regies em que o inverno mais frio (menos parasitoses) e por que nos pases pobres os valores mdios do QI so mais baixos. Agora, ignorncia. Aos trs anos de idade, o crebro da criana atingiu 80% das dimenses do adulto. Nessa fase, j existem 1.000 trilhes de conexes entre os neurnios (sinapses), aparato essencial para que o desenvolvimento intelectual acontea em sua plenitude.

Dos 18 meses aos quatro anos de idade, a maturao do crtex pr-frontal acontece com velocidade mxima. Essa rea, que coordena linguagem, resoluo de problemas, comunicao, interaes sociais e autocontrole, funes de altssima complexidade, depende de estmulos cognitivos mltiplos e variados, para formar novas sinapses e reforar a arquitetura das j existentes. Enquanto conversam, brincam, contam e leem histrias para os filhos, os pais os ajudam a construir as conexes necessrias para o pensamento bem articulado. O estresse causado por ambientes domsticos conturbados interfere com a construo de novas sinapses, deixando falhas duradouras no crebro infantil. Estudos com ressonncia magntica funcional mostram que existem diferenas marcantes entre as crianas mais pobres e as mais ricas, no apenas no crtex pr-frontal, mas tambm no hipocampo, rea essencial para a memria e o aprendizado. Estrutura cuja caracterstica fundamental a plasticidade, isto , a capacidade de formar novas conexes neuronais para suprir as que se perderam ou nem chegaram a se formar, o crebro adulto poder se recuperar mais tarde. A reconstruo, no entanto, ser um processo trabalhoso, lento e imperfeito. Alfabetizar pessoas de idade, ensinar-lhes um novo idioma e a linguagem dos computadores possvel, mas no tarefa simples. Sem minimizar o impacto da escolaridade e sua influncia na formao do crebro adulto, o papel da famlia crucial. Vivam juntos ou separados, mes e pais que conversam, contam histrias, leem e criam um ambiente acolhedor promovem no crebro dos filhos respostas hormonais e neuronais decisivas para o desenvolvimento pleno. No Brasil, existem 38% de residncias sem saneamento bsico. Quase metade dos bebs nascidos anualmente pertencem classe E, que sobrevive com renda familiar abaixo de dois salrios mnimos. Mais de 20% dos partos do SUS so realizados em meninas de dez a 19 anos. A esse caldo de cultura acrescentamos um sistema educacional de baixa qualidade.

Drauzio Varella mdico cancerologista. Por 20 anos dirigiu o servio de Imunologia do Hospital do Cncer. Foi um dos pioneiros no tratamento da Aids no Brasil e do trabalho em presdios, ao qual se dedica ainda hoje. autor do livro "Estao Carandir

You might also like