You are on page 1of 8

IMETRO DEPARTAMENTO DE CIENCIAS HUMANAS ARTE E EDUCAO CURSO: LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

PROGRAMA

4 ANO 7 SEMESTRE DISCIPLINA: Tecnologia da Informao Aplicada a Educao CARGA HORARIA: 60H

Objetivos: Formar profissionais capazes de utilizar a informtica como ferramenta didtico-pedaggica, de forma crtica e criativa; capacitar alunos-educadores para o domnio e aprimoramento das tcnicas para aplicao da informtica no processo de ensino-aprendizagem; capacitar alunos-educadores para atuarem como coordenadores, assessores e orientadores de projetos educativos, que levem em considerao a utilizao da informtica nas escolas; introduzir conceitos bsicos da informtica direcionada educao; promover uma reflexo sobre os impactos da incorporao das novas tecnologias da informao na educao; identificar os pressupostos pedaggicos que fundamentam o uso das novas tecnologias da informtica na educao. Metodologia: As aulas sero constitudas de uma parte terica e uma prtica. Na parte terica, os alunos recebero fundamentos da tecnologia aplicada Educao; na prtica, os alunos podero ter contato com as novas tecnologias e sua aplicabilidade ao contexto escolar. Exigir do aluno postura crtica e autnoma para lidar com a realidade tecnolgica de uma escola, no que diz respeito a equipamentos e softwares disponveis. Desenvolver projeto de pesquisa que contemple as ferramentas tecnolgicas apresentadas na disciplina.

EMENTA:

Tecnologias da Informao e Educao. O paradigma pedaggico e suas mudanas. Tecnologias da Informao e Comunicao na escola. Informtica como Ferramenta de Apoio Aprendizagem. Ferramentas Digitais de Suporte ao ensino. E-learning. Metodologias para uso de recursos tecnolgicos; Projetos e programas de informtica educativa a nvel mundial. Contedo Programtico:
1. Tecnologias Educativas e perspectivas tericas. Mudanas de

Paradigmas.
Paulo Freire Mtodo de Paulo Freire Vygotsky e a educao Informtica Educativa Oficina Psicopedaggica 2. Tecnologias de Informao e Comunicao na Escola Plano Tecnolgico Concepo de Materiais Multimdias Vdeos Jogos Simuladores e Virtualizao. 3. Ferramentas Digitais de Suporte ao Ensino Ferramentas de Produtividade Pessoal: MS Office, Google Docs. Softwares Educacionais Livres.

Internet como tecnologia para a construo de conhecimentos.

(Blog, Wikis, Recursos Abertos)


O futuro da Web para os educadores : Web 2.0

4. E-Lernig (Educao a Distancia) 5. Metodologias para uso de recursos tecnolgicos; 6. Projetos e programas de informtica educativa a nvel mundial.

Recursos Didticos e Tecnolgicos:


1. Laboratrio de informtica 2. Softwares educativos 3. Editor de apresentaes/imagens

Avaliao: Ser realizada de forma contnua, considerando aspectos relacionados com a participao e discusso dos assuntos abordados durante as aulas; elaborao de Projeto de Pesquisa, envolvendo as ferramentas trabalhadas; exerccios escritos.

BIBLIOGRAFIA
1. JOHNSON, S. Cultura da Interface. Como o computador transforma nossa maneira de criar e comunicar. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001. 2. KAWAMURA, Lili. Novas Tecnologias e Educao. So Paulo: tica, 1990. 3. OLIVEIRA, Elza Guimares. Educao Distncia na Transio Paradigmtica. So Paulo: Papirus, 2006. 4. BORDIGNON, Mrcio R. Vdeo conferncia: conceitos, tecnologia e uso. Rio de Janeiro: Book Express, 2001. 5. LITWIN, Edith. Educao Distncia: temas para debate de uma nova agenda educativa. Porto Alegre: Artes Mdicas, 2001.

4.

Ferramentas Digitais de Suporte ao Ensino


1.Introduo - O impacto das tecnologias no processo ensino-aprendizagem 2.Ferramentas de produtividade pessoal a.Ms Office b.Google Docs 3.Ferramentas digitais - A Web 2.0 para educadores 4.O futuro da Web - para onde no futuro?

Tecnologias de Comunicao na Escola


Aspectos introdutrios das Tecnologias de Informao e Comunicao na Escola; A escola como um ecossistema escola do futuro; Redes de computadores nas escolas; Segurana; Plano Tecnolgico; Software de gesto de equipamentos; Instalao de equipamentos e redes.

Planificao Semanal
Semana Contedos 1 Aspectos introdutrios das Tecnologias de Informao e Comunicao na Escola; A escola como um ecossistema escola do futuro.

2 Redes de computadores ambiente escolar.

3 Segurana.

4 Plano Tecnolgico num ambiente escolar.

5 Software de gesto de equipamentos.

6 Instalao de equipamentos e redes.

7 Avaliao atravs da apresentao e discusso dos trabalhos desenvolvidos.

E-learning

Concepo de Materiais Multimdia


Fundamentos de Multimdia

1 AULA DE TEC EDUCAO 1a AULA DE TECNOOGIAS DA EDUCAO - AULA Apresentao em Power Point [4.0 MB] Baixar

2 AULA TEC EDU - TEXTO COMPLEMNTAR 2 AULA DE TECNOLOGIA NA EDUCAO 2010-2 Apresentao em Power Point [4.1 MB] Baixar

EDUCAO E TECNOLOGIA TEXTO BASE 01 - PARA PROVA EDUCAO E TECNOLOGIA - TEXTO BASE 01.pd Documento Adobe Acrobat [41.3 KB] Baixar

TEXTO COMPLEMENTAR - LEITURA OBRIGATRIA ONDE EST A TECNOLOGIA NO CURSO DE PEDAG Documento de texto [115.7 KB] Baixar

HISTRIA DA TEC NA EDUCAO Histria da Tecnologia.docx Documento Microsoft Word [89.6 KB] Baixar

PODE RI - SE VEJA NAS IMAGENS INFO-RELEX - PODE RI.pps Apresentao em Power Point [3.2 MB] Baixar

AS CRIANAS E O PODER DAS MIDIAS AS CRIANAS E AS INFLUENCIAS DA MIDIA.pp Apresentao em Power Point [2.3 MB] Baixar

TECNOLOGIA EDUCACIONAL SOBRE O OLHAR DOS TEORICOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL SOBRE O OLHAR DOS Apresentao em Power Point [964.5 KB] Baixar

NOVAS FORMAS DE VER.pps Apresentao em Power Point [3.0 MB] Baixar

PLANETA TERRA PlanetaTerra.pps Apresentao em Power Point [1.9 MB] Baixar

COMO ELEBORAR AULAS USANDO O POWER PINT Descobrindo as balezas regionais no PowerPoint....usando as tecnologias AULAS REGIONAIS NO PPT.zip Arquivo comprimido em formato ZIP [3.8 MB] Baixar

You might also like