You are on page 1of 3

FORMULRIO DE INSCRIO DE TRABALHO

CATEGORIA: PRTICA
Ttulo do trabalho: Violncia, reflexo da sociedade - Vamos refletir na escola. Identificao da(s) unidade(s) escolar(es) envolvida(s) na prtica: Nome Municpio - Diretoria de Ensino - Tipos de ensino - Nmero de alunos

E.E. So Paulo da Cruz - Osasco - Diretoria de Ensino de Osasco (2011) e E.E. Guilherme de Oliveira Gomes, Dep. - Osasco - Diretoria de Ensino de Osasco (2013) Segmentos escolares envolvidos na prtica: Diretores e/ou ViceDiretores Professores Coordenadores Pedaggicos Professores Mediadores Escolares e Comunitrios Professores Funcionrios Alunos Pais/Respons veis Comunidade do entorno rgos/instituies da rede de proteo social e garantia de direitos. Quais?

Outros. Quais?

Descrio da prtica: Descreva o funcionamento, etapas de implementao, objetivos,


principais caractersticas e o papel de cada segmento envolvido na prtica.

O Projeto foi dividido em 6 partes distintas e 3 momentos de orientao como a Leitura do Manual Proteo escolar e promoo da cidadania ? Sistema de proteo escolar. Conversas e reflexo sobre o manual 1 Montagem dos Grupos e diviso dos assuntos por grupos; 2 orientao sobre a pesquisa terica, busca de vdeos, msicas e pesquisa de campo. 3 Orientar os trabalhos escritos para formatao nas normas da ABNT, preparao dos Power Point e utilizao do MovieMaker para produo de vdeos. 4 Entrega dos Trabalhos que podem ser por e-mail, Impressos, por Bluetooth, por Pen Drive, celular. 5 Apresentao dos Trabalhos, em forma de reflexo, produo teatral, em vdeo, ou com Power Point na sala de vdeo. 6 Consideraes, e orientaes finais do Educador - Expor os trabalhos propondo ao aluno que crie um frum eletrnico de discusso, discutindo valores, direitos, deveres e tica. Propondo esclarecimento, reflexo dentro do ambiente escolar atravs de mensagens construdas pelos alunos, envio de 5 mensagens contra a violncia que ser multiplicada. Cada aluno com seu celular enviariam 5 mensagens para 5 pessoas conhecidas que no fossem colegas participantes do projeto e nessa mensagem pediriam que fosse propagada, multiplicada, ou seja, cada pessoa que recebesse a mensagem, enviaria para mais 5 pessoas que conhecia e assim multiplica-las em uma rede. Esse Trabalho pode ser realizado por uma disciplina norteado pelos temas transversais.

*MXIMO 3.500 CARACTERES

Inovaes e dificuldades: Descreva quais so as principais caractersticas que promovem o


bom xito da prtica e quais foram as principais dificuldades enfrentadas na implantao da prtica.

O projeto envolveu todos os alunos de forma integral, trabalharam com as Tecnologias entre elas o Celular que foi um grande aliado. Os alunos receberam orientao e mediao da professora, mas foram eles que realizaram todas as tarefas, pesquisas e tiveram um canal aberto o tempo todo, pois a comunicao foi realizada por e-mail, MSN e at por redes sociais como o ORKUT e FACEBOOK a troca dessas ferramentas agilizaram o processo, pois podiam discutir on-line os temas e dificuldades encontradas. Os alunos realizaram entrevistas, pesquisas e puderam ter seus trabalhos postados no BLOG da professora, podendo tambm mostrar as realizaes para seus pais. Inovou porque o canal da comunicao esteve o tempo todo aberto para comentrios, discusses e muita reflexo. As dificuldades ainda que sejam poucas foram os poucos softwares dentro da sala do Acessa Escola, falta de uma lousa digital na escola, apesar da escola ser organizada e facilitar muito aos professores a utilizao dos equipamentos. Mas outros professores precisavam utilizar as salas e equipamentos sendo isso o grande inimigo. Os alunos trabalharam com a linguagem das msicas e vdeos, artistas e conhecimentos prvios e mostraram grande interesse por aprender a utilizar as ferramentas oferecidas pela professora na preparao dos vdeos. o conhecimento de informtica tambm facilitou muito resultados dos cursos oferecidos na Diretoria de ensino de Osasco.

*MXIMO 3.500 CARACTERES

Resultados: Descreva quais foram os principais resultados alcanados com a implantao da


prtica e eventuais mecanismos utilizados para avaliar a prtica.

Este projeto alcanou as famlias e assim a comunidade que estava ligada aos alunos envolvidos, conforme de depoimentos tanto dos pais como dos alunos que vivenciam esse problema de violncia dentre de casa ou em sua vizinhana. Foram depoimentos que trouxeram muita expectativa, pois o projeto mostrou que a articulao professor e aluno trouxe melhorias realmente efetivas na vida de alguns alunos envolvidos, a professora procurada pelos pais que decidiram conversar com ela, trouxe a certeza de que o tema deve ser trabalhado na escola, tendo como maior objetivo a reflexo envolvendo toda a comunidade tanto escolar quanto ao redor da escola. Tambm recebeu o 3 lugar em 2011 no Prmio Microsoft Educadores Inovadores e em 2012 recebeu o prmio Mario Covas. Mas a grande recompensa veio com o aprendizado que os alunos envolvidos tiveram. Alguns alunos e pais procuraram a professora para dar alguns testemunhos, sobre a importncia do trabalho a fomentao das opinies para a reflexo das famlias em torno da violncia recebida e praticada e assim Oferecer ferramentas para que se reflita sobre o tema e possa realmente agir no foco onde essa violncia acontece foi a maior inteno do projeto e ele cumpriu seu papel. Tambm ofereceu a esses jovens ferramentas para conquistar a escrita e leitura autnoma e critica. Em 2011 a escola obteve um bom ndice do SARESP e das 5 sries finais do Ensino Fundamental as 3 que trabalharam com o projeto tiveram um bom desempenho, afinal foi oferecido a esses alunos ferramentas para a construo de artigos de opinio onde a pesquisa, o debate, e a reflexo fizeram parte das ferramentas nesse trabalho sobre violncia.

*MXIMO 3.500 CARACTERES

Ano de referncia: Ano em que a prtica comeou a ser adotada 2011 A prtica ainda est em andamento? Sim No

Identificao dos responsveis pela implantao da prtica: Nome - Funo - Email

Professora Glace Augusta Motta Silva - Professora PEB II Portugus e Ingls glace_gale@yahoo.com.br

Identificao do responsvel pela inscrio da prtica: Nome - Funo - Telefones E-mail

Professora Glace Augusta Motta Silva - Professora PEB II Ingls/Portugus - (11) 3655-2348 Residncial e (11) 9 92087084 Celular glace_gale@yahoo.com.br http://cheetos2010.blogspot.com

You might also like