You are on page 1of 8

Atividade Fsica

Nome: Ana Catarina Costa Oliveira Escola: Bsica Jlio Dinis Data: 2/11/2011

ndice: - Introduo................................................................................................... p.3 - O que a atividade fsica?....................................................................... p.3 - Porqu que a atividade fsica um assunto da sade pblica?.............. p.3 - Consequncias de algumas doenas...................................................... p.4 - Desenvolvimento....................................................................................... p.5 - Quais so os benefcios da atividade fsica?........................................... p.5 - Como feita a escolha da atividade fsica adequada?........................... p. 6 - Atividade fsica nas crianas e jovens..................................................... p.6 - Algumas recomendaes para praticar exerccio fsico.......................... p.7 - Concluso.................................................................................................. p.8 - Bibliografia................................................................................................. p.8

Introduo: O que a atividade fsica? De acordo com Marcello Montti, atividade fsica definida como um conjunto de aes que um indivduo ou grupo de pessoas pratica envolvendo gasto de energia e alteraes do organismo, por meio de exerccios que envolvam movimentos corporais, com aplicao de uma ou mais aptides fsicas, alm de atividades mentais e sociais, de modo que ter como resultado os benefcios sade.

Porqu que a atividade fsica um assunto de sade pblica? A atividade fsica um assunto de sude pblica, pois, h milhares de pessoas no mundo que tm doenas, que, podiam ivitar ou melhorar se praticassem exerccio fsico. Como por exemplo: o sedentarismo, a obesidade, a hipertenso, o tabagismo, os diabetes, o colesterol alto e as doenas cardiovasculares. O desporto recomendado para aqueles que tm, ou no, doenas. Se o praticarmos desde muito novos veremos que temos melhor qualidade de vida e mais esperana de vida. Mas no nos podemos esquecer que para ter sade no s praticar exerccio fsico mas tambm ter uma alimentao equilibrada.

Exemplos: Consequncias do sedentarismo- obesidade - perda da massa muscular - dores articulares - presso alta - doenas cardacas - encurtamento muscular - m postura - cansao - baixa resistncia orgnica - dores musculares depois de esforo - alto nvel de stress

Doenas causadas pela hipertenso- enfarte do miocrdio; - arteriosclerose; E -insuficincia cardaca; - angina de peito; - AVC acidentes vasculares cerebrais; - Insuficincia renal; - Urmia; - Perda de viso. Factores que provocam a hipertenso arterial: Existem dois tipos de Hipertenso: Hipertenso Essencial- No tem causa aparente, sendo resultado da combinao de vrios factores de risco como: - Excesso de peso; - Alimentao desequilibrada; - Tabaco; - Stress/Problemas psquicos; - Consumo elevado de lcool; - Falta de exerccio, - Factores genticos; - Alguns medicamentos. Hipertenso Arterial Secundria: Tm uma causa bem definida como por exemplo: - Doena renal; - Doenas endricas; - Doena iatrognica.

Quais so os benefcios da atividade fsica? A prtica regular de exerccios fsicos acompanha-se de benefcios que se manifestam sob todos os aspetos do organismo. Do ponto de vista msculoesqueltico, auxilia na melhora da fora e do tnus muscular e da flexibilidade, fortalecimento dos ossos e das articulaes. No caso de crianas, pode ajudar no desenvolvimento das habilidades psicomotoras. Com relao sade fsica, observamos perda de peso e da percentagem de gordura corporal, reduo da presso arterial em repouso, melhora dos diabetes, diminuio do colesterol total e aumento do HDL-colesterol (o "colesterol bom"). Todos esses benefcios auxiliam na preveno e no controle de doenas, sendo importantes para a reduo da mortalidade associada a elas. Uma pessoa que deixa de ser sedentria e passa a ser um pouco mais ativa diminui o risco de morte por doenas do corao em 40%! Isso mostra que uma pequena mudana nos hbitos de vida capaz de provocar uma grande melhora na sade e na qualidade de vida. J no campo da sade mental, a prtica de exerccios ajuda na regulao das substncias relacionadas ao sistema nervoso, melhora o fluxo de sangue para o crebro, ajuda na capacidade de lidar com problemas e com o stress. Alm disso, auxilia tambm na manuteno da abstinncia de drogas e na recuperao da auto-estima. H reduo da ansiedade e do stress, ajudando no tratamento da depresso. A atividade fsica pode tambm exercer efeitos no convvio social do indivduo, tanto no ambiente de trabalho quanto no familiar. Interessante notar que quanto maior o gasto de energia, em atividades fsicas habituais, maiores sero os benefcios para a sade. Porm, as maiores diferenas na incidncia de doenas ocorrem entre os indivduos sedentrios e os pouco ativos. Entre os ltimos e aqueles que se exercitam mais, a diferena no to grande. Assim, no necessria a prtica intensa de atividade fsica para que se garanta os seus benefcios para a sade. O mnimo de atividade fsica necessria para que se alcance esse objetivo de mais ou menos 200Kcal/dia. Dessa forma, atividades que consomem mais energia podem ser realizadas por menos tempo e com menor frequncia, enquanto aquelas com menor gasto devem ser realizadas por mais tempo e/ou mais frequentes.

Como feita a escolha da atividade fsica adequada? A escolha feita individualmente, levando-se em conta os seguintes fatores: Preferncia pessoal: o benefcio da atividade s conseguido com a prtica regular da mesma, e a continuidade depende do prazer que a pessoa sente em realiz-la. Assim, no adianta indicar uma atividade que a pessoa no se sinta bem praticando. Aptido necessria: algumas atividades dependem de habilidades especficas. Para conseguir realizar atividades mais exigentes, a pessoa deve seguir um programa de condicionamento gradual, comeando de atividades mais leves. Risco associado atividade: alguns tipos de exerccios podem associar-se a alguns tipos de leso, em determinados indivduos que j so predispostos. Atividade fsica nas crianas e jovens: A atividade fsica, neste grupo, no s importante na aquisio de habilidades psicomotoras como tambm no desenvolvimento intelectual. Ajudaos a ter um melhor desempenho escolar e tambm melhor convvio social. As crianas por norma so hiperativas e o exerccio fsica ajuda-as a moderar a sua energia.

Algumas recomendaes para praticar exerccio fsico: - usar roupas e calados adequados; - Ingesto de grandes quantidades de lquidos, antes do exerccio;
- Praticar atividades apenas quando estiver se sentindo bem; - Iniciar as atividades lenta e gradualmente; - Evitar o cigarro e medicamentos para dormir; - Alimentar-se at duas horas antes do exerccio; - Respeitar seus limites pessoais; - Informar qualquer sintoma.

Concluso: Com este trabalho conclu que o exerccio fsico muito mais importante do que parece. Vi que se o praticarmos todos os dias, mesmo que seja por pouco tempo, nos vai dar mais qualidade de vida; que nos far sentir melhor fisicamente e mentalmente; vai-nos impedir de ter certas doenas, ou a controla-las e que nos dar uma vida saudvel. Aprendi algumas das consequncias de no praticar deportos, as doenas, e as consequncias das mesmas. A realizao deste trabalho fez-me ver que realizar a atividade fsica no tem que ser uma obrigao, pois, divertido e no nos faz mal nenhum. Gostei muito de o realizar, pois, com ele aprendi a dar valor ao desporto e que sem ele no irei sem uma pessoa saudvel.

Bibliografia: - boasaude.uol.com.br/lib/ShowDoc.cfm?LibDocID=4772...177 - www.copacabanarunners.net/beneficios-atividade-fisica.html


- http://farmaceutico.planetaclix.pt/hipertensao.html

You might also like