You are on page 1of 3

MODELO PARA SINTETIZAR AS RESPOSTAS ELABORADAS NO DEBATE Perguntas que guiam o debate (responder neste modelo, nos espaos

correspondentes)
1. Se

perguntssemos a cada um destes professores o que o mais importante que tem de fazer para que seus alunos aprendam, que pensa que responderiam (reflexo relativa
s estratgias e procedimentos de ensino e de aprendizagem que entram em jogo em cada caso)

Resposta do professor A -Trabalho em grupo -Aplicar atividades -Provocar a reflexo e raciocnio logico. Despertar o conhecimento prvio. Resposta do professor B muito importante planejar a aula conforme o potencial da turma diversificando focando em qual habilidade eu como professor deseja alcanar, inovar sempre e relacionar os conceitos seguir uma sequencia didtica para obter o resultado esperado tanto pelo docente como pela instituio.

Resposta do professor C Explicar muito bem o contedo ao final aplicar uma atividade para provocar a reflexo e o espirito crtico.

2. Se

perguntssemos a cada um destes professores como pensa que tem que potencializar a compreenso do contedo, que acreditam que nos diriam (reflexo relativa s diversas
estratgias que se utilizam em cada caso para favorecer a construo de conhecimentos atravs da realizao de tarefas aprendizagem com base na alfabetizao)

Resposta do professor A O professor deve ser dinmico e inovador. Resposta do professorB Fazer uma prvia do que ser ensinado na prxima aula para que os alunos estejam preparados para a prxima aula ,inovar para provocar a reflexo dos alunos .
Disciplina: Aprendizagem reflexiva e desenvolvimento profissional

Resposta do professor C Atividade em grupo muito importante para relacionar as diferentes teoras de aprendizagem.

3. Se

perguntssemos a cada um destes professores que valor atribui aprendizagem cooperativa que achas que nos diriam (reflexo relativa s convenincias do trabalho cooperativo para a aprendizagem
significativa)

Resposta do professor A

Pelo seu perfil nota 6,0 Resposta do professor B Pelo seu perfil nota 7,5

Resposta do professor C Pelo seu perfil nota 8,0

4. Que

recomendao daria a cada um destes professores para que melhorassem suas aulas? (elaborar uma recomendao para cada
professor, suficientemente explicada como para que possa realiz-la em seu contexto educativo)

Recomendao para o professor A

-Estudar mais. -Planejar as aulas de forma adequada. -Considerar a coordenao como apoio. -Se apropriar de novos mtodos
Disciplina: Aprendizagem reflexiva e desenvolvimento profissional

-Inovar inserindo novas tecnologias

Recomendao para o professor B Recomendaria levar os alunos a sala de vdeo para assistir ao telejornal em tempo real para dar mais impacto.

Recomendao para o professor C -Recomendaria compartilhar com a coordenadora pedaggica as atividades que pretende aplicar a turma, pois a mesmo poder orienta-lo para que d o resultado adequada.

Disciplina: Aprendizagem reflexiva e desenvolvimento profissional

You might also like