You are on page 1of 7

MEMRIA

CH VERDE

MEGA 3 FSFORO

na banca de frutas do mercado, por exemplo, que se encontra a fisetina mais precisamente no morango, no pssego, na uva, no kiwi, no tomate e na ma. Ah, ela tambm est na cebola. Graas ao renomado Instituto Salk, na Califrnia, Estados Unidos, a substncia vem sendo considerada fundamental para quem deseja ter boas e ms lembranas. a neurobiloga Pamela Maher, lder desse estudo, quem explica: "Ela estimula a formao de conexes neuronais novas e muito mais fortes. E isso importantssimo para a memorizao". O fenmeno foi observado em ratos. Eles tambm foram cobaias de outro trabalho americano, este realizado na Universidade de Massachusets Lowell. "Os animais que ingeriram o equivalente a trs copos dirios de suco de ma tiveram melhor desempenho em testes de memria do que os que no consumiram a bebida",

A famlia de cidos mega que, por sinal, est presente em boa parte da massa cerebral tambm compe o leo de oliva, as sementes de linho, as castanhas, a noz, a amndoa e o abacate. Vitaminas do complexo B so igualmente importantes. Elas ajudam a regular a transmisso de dados entre os neurnios e esto em carnes, aves, gros integrais, leguminosas, leite e derivados. O ferro, onipresente nas carnes vermelhas, outro que entra na receita da boa memria. "Para completar, encha o prato de frutas, verduras e legumes coloridos, repletos de antioxidantes", ensina o nutrlogo Alexandre Merheb, do Rio de Janeiro. "E procure fugir de alimentos com alto ndice glicmico, como massas e cereais refinados, batata e doces em geral. Eles elevam a produo de insulina e de cido aracdnico, um dos responsveis pela inflamao que envelhece as clulas cerebrais", diz.

Estados psicolgicos alterados como o estresse, a ansiedade e a depresso podem tambm alterar a memria. A falta de vitamina B1 (tiamina) e o alcoolismo levam a perda da memria para fatos recentes e com freqncia esto associados a problemas de marcha e de confuso mental.

Doenas da tireide, como o hipotireoidismo, se acompanham de comprometimento da memria.


A vida sedentria com excesso de preocupaes e insatisfaes, bem como uma dieta deficiente, favorece a perda de memria.

Como Melhorar a Sua Memria


Existem muitas coisas que voc pode fazer para melhorar a sua memria, entre as quais o uso de determinadas tcnicas mentais, e os cuidados com a nutrio e os medicamentos. Estimular a memria. Utilize ao mximo a sua capacidade mental. Desafie o novo. Aprenda novas habilidades. Se voc trabalha em um escritrio, aprenda a danar. Se for um danarino, aprenda a lidar com computador; se trabalhar com vendas, aprenda a jogar xadrez; se for um programador, aprenda a pintar. Isto poder estimular os circuitos neurais do seu crebro a crescerem. Prestar ateno. No tente guardar todos os fatos que acontecem, mas focalize sua ateno e se concentre naquilo que voc achar mais importante, procurando afastar de si todos os demais pensamentos. Exerccio: pegue um objeto qualquer, por exemplo, uma caneta e se concentre nela. Pense sobre suas diversas caractersticas: seu material, sua funo, sua cor, sua anatomia, etc. No permita que nenhum outro pensamento ocupe a sua mente enquanto voce estiver concentrado na caneta. Relaxar. impossvel prestar ateno se voc estiver tenso ou nervoso. Exerccio: prenda a respirao por dez segundos e v soltando-a lentamente. Associar fatos a imagens. Aprenda tcnicas mneumnicas.Elas so uma forma muito eficiente de memorizar grande quantidade de informao. Visualizar imagens. Veja as figuras com os "olhos da mente". Exerccio:

Feche os olhos e imagine um bife frito, grande e suculento. Sinta o o aroma e a maciez da carne. Imagine-se cortando a carne com uma faca e um garfo e soboreando-a.

Se a sua boca se encheu de gua enquanto voc visualizou esta cena, ento voc fez um bom trabalho! Faa exerccios com outros objetos como: um prato de sopa, uma taa de

sorvete, uma torta de chocolate, em uma sala de dentista, em uma sala de exame, etc. Alimentos. Algumas vitaminas so essenciais para o funcionamento apropriado da memria: tiamina, cido flico e vitamina B12. So encontradas no po e cereais, vegetais e frutas. Alguns especialistas afirmam que vitaminas sintetizadas melhoram a memria, mas outros duvidam dizendo que estudos no comprovaram que estes nutrientes funcionam. gua.A gua ajuda a manter bem funcionante os sistemas da memria, especialmente em pessoas mais velhas. De acordo com a Dra.Turkington, a falta de gua no corpo tem um efeito direto e profundo sobre a memria; a desidratao pode levar a confuso e outros problemas do pensamento. Sono. Afim de se conseguir uma boa memria, fundamental que se permita sono suficiente e descanso do crebro. Durante o sono profundo, o crebro se desconecta dos sentidos e processa, revisa e armazena a memria. A insnia leva a um estado de fadiga crnica e prejudica a habilidade de concentrar-se e armazenar informaes. Dicas tais como : tomar notas, organizar-se, usar um dirio, manter-se em forma, check up regular da sade, etc

Como Melhorar Sua Memria


A contnua atividade intelectual como a leitura, exerccios de memria, palavras cruzadas e jogo de xadrez auxiliam a manuteno da memria. O estilo de vida ativo com atividade fsica feita com regularidade e uma dieta saudvel so bsicas para a manuteno da memria. A diminuio da memria que ocorre na 3a. Idade, na maioria das vezes absolutamente benigna, mas freqentemente, por falta de melhor informao, angustia o idoso que tem dificuldade de aceit-la como um fato normal. A perfeita compreenso do fato inexorvel e a utilizao de uma agenda para as anotaes dos fatos recentes, ajudam a conviver satisfatoriamente com o problema. Uma excelente oportunidade para o resgate e desenvolvimento de potencialidades presentes durante toda a vida, a participao em grupos educativos e teraputicos. Exerccios cerebrais feitos de maneira rotineira apresentam efeitos muito positivos sobre a memria. Semelhante ao que ocorre com exerccios musculares realizados para se manter a forma fsica, a atividade cerebral tambm deve ser realizada com freqncia, sempre procurando estimular nossos principais sentidos:

olfato, paladar, tato, viso e audio, bem como nossa memria e inteligncia. Esse tipo de exerccio pode ser denominado "Fitness" Cerebral, que a capacidade de se manter um estado adequado, em forma. O declnio de nossas funes mentais que ocorre com a idade, se deve em grande parte falta de atividade mental que com freqncia segue paralelamente ao envelhecimento. Vrios trabalhos cientficos realizados em diversos pases demonstram claramente que o declnio mental que ocorre com a idade pode ser evitado. O conceito de que a funo faz o rgo aplica-se tanto ao "fitness" muscular quanto ao "fitness" cerebral. Devemos identificar nossas diversas habilidades mentais e exercit-las sempre com regularidade. Devemos estimular nossas percepes, nossa memria (recente e antiga), noes espaciais, habilidades lgicas e verbais, etc. Os exerccios cerebrais nada mais so do que estmulos s funes cerebrais que podem estar decadentes devido idade e que j foram ativas no passado. A ativao deve ser feita diariamente, durante as atividades normais, como o caminhar, durante as refeies ou mesmo durante as compras. Todo dia procure observar um objeto ou pessoa e desenhe suas principais caractersticas. No fim de semana procure recordar as figuras. um tipo de exerccio de memria. Procure identificar ingredientes dos alimentos pelo gosto e pelo cheiro. Faa isto diariamente e depois procure recordar dos mesmos. Memorize os preos das coisas sempre que possvel e procure recordlas mais tarde. Procure identificar as pessoas pela voz ao usar o telefone, por exemplo. Memorize nmeros de telefones. Memorize no fim do dia as pessoas com quem falou. Depois, procure lembrar-se do mesmo para toda semana. Utilize sempre de anotaes para consultas posteriores. Inmeras outras situaes podem ser criadas a partir dessas idias ( vide tambm Informe do dia 20-10-2000 - Memria ). DICAS PARA MELHORAR A MEMRIA

Estimular a memria: Atividade diria: Praticar jogos de xadrez, palavras cruzadas, exerccios simples como recordar fatos do dia-a-dia (o que comeu no almoo, o que leu no jornal do dia, o que ocorreu no ltimo captulo da novela, etc.) Aprender novas habilidades: computador, pintura, msica, etc. Cultivar a ateno: Ater-se aos fatos mais importantes dos que ocorreram durante o dia e procurar guarda-los; exercitar-se com objetos simples mantendo a concentrao. (pegue um relgio, por exemplo, e procure concentrar-se no mesmo, observando suas caractersticas, etc); exercitar-se com um texto e procurar refletir somente sobre o mesmo (um poema, um salmo, etc). Exerccios mnemnicos: Associar fatos a imagens e procurar guard-los na memria. Imaginar um alimento suculento e imaginar todas as suas caractersticas a ponto de sentir prazer. Alimentao: A boa alimentao fundamental para a conservao da memria. Devese evitar excessos. Deve-se entender que uma boa alimentao a bem balanceada entre protenas, gorduras e acar, sendo rica em vitaminas. A tiamina, o cido flico e a vitamina B12 so importantes para o metabolismo dos neurotransmissores envolvidos no processo da memria, devendo ser utilizados de preferncia produtos naturais . A gua muito importante, devendo se ter cuidado em manter-se a hidratao. Psiquismo: Estar relaxado e emocionalmente bem, fundamental para manter uma boa ateno de conservar a memria. A tenso e a ansiedade prejudicam a memria. A depresso dificulta muito o processo de memorizao. Atividade fsica: Os exerccios feitos regularmente trazem benefcios importantes para o processo de memorizao. Uma simples caminhada diria o suficiente. Sono: O repouso cerebral muito importante para se ter uma boa memria. Quem sofre de insnia tem sua memria prejudicada. LEMBRE-SE: No existem medicamentos especficos para o tratamento da perda da memria. A Gingko Biloba a droga hoje em dia mais utilizada numa tentativa de diminuir a perda da memria ou mesmo regredir um quadro j instalado.

Ela extrada de folhas de uma rvore muito comum na Europa e nos Estados Unidos, sendo muito popular na Alemanha, onde tem seu uso aprovado oficialmente. conhecida h centenas de anos, tendo ampla gama de efeitos, atuando em problemas cardiovasculares, neurolgicos e metablicos. uma substncia que atua na circulao cerebral, sendo muito utilizada na velhice, com a finalidade de melhorar problemas de memria, dificuldades de concentrao e confuso mental. Tem sido utilizada nas fases iniciais da Doena de Alzheimer, no combate aos problemas cognitivos prprios da doena, melhorando o comportamento. Infelizmente esses resultados so muito discutidos e controversos. No se sabe bem como age, mas parece ativar a circulao cerebral melhorando o aproveitamento do oxignio pelas clulas nervosas. Ento, para conservar ou melhorar sua memria, a melhor maneira EXERCIT - LA !

ATITUDES QUE FAZEM DIFERENA Fora a boa nutrio, outros componentes do estilo de vida favorecem a massa cinzenta, segundo os especialistas em aprendizado e plasticidade cerebral, Corinne L. Gediman e Francis M. Crinella, autores do livro Deixe seu crebro em forma (Editora Sextante, 2008): 1. Fique atento aos nmeros. Mea a presso arterial, dose o colesterol e o acar no sangue. Os mesmos cuidados que voc toma para defender seu corao ajudam a preservar a memria e a acuidade mental. 2. Proteja-se das toxinas ambientais. Evite circular por locais poludos em horrio de rush ou consumir alimentos de origem duvidosa. 3. Mantenha-se fisicamente ativo. Os exerccios aumentam o fluxo sanguneo para o crebro, transportando oxignio e nutrientes essenciais sua atividade. Estudos ainda apontam aumento nas conexes entre os neurnios. 4. Controle o estresse. A exposio prolongada ao cortisol, hormnio liberado nas situaes de tenso, prejudica as reas cerebrais relacionadas memria e ao aprendizado. Curta os amigos, ria mais, invista em atividades relaxantes. 5. Tenha um objetivo na vida. Quem desenvolve projetos pessoais, sentindo-se produtivo e necessrio, demonstra maior capacidade de preservar o vigor mental. 6. Viva com paixo. Muitas pessoas realizaram seus sonhos na segunda metade da vida. Entre eles, o cientista Albert Einstein e o lder Nelson Mandela. 7. Cultive relacionamentos sociais. Conversar com outras pessoas essencial ao nosso bem-estar. J o isolamento aumenta o risco de doenas e depresso. 8. Aprenda habilidades novas. Nunca tarde para quebrar a rotina e criar oportunidades de aprendizado. Leia, faa palavras cruzadas. Exercite seu crebro.

CEREAIS INTEGRAIS Seleto estoque de vitaminas

O principal mrito desses gros (aveia, arroz integral, cevada) e massas base de trigo integral colaborar para que a troca de informaes entre os neurnios ocorra sem sobressaltos, o que auxilia tambm a memria, explica Barbara Sanches. Isso acontece por serem ricos em vitaminas do complexo B, notadamente cido flico e vitamina B6. Outras fontes importantes de vitaminas desse grupo so carnes, peixes, leite e derivados, soja, feijo, nozes e sementes.

AZEITE DE OLIVA Gordura do bem uma escolha importante para quem pretende fortalecer a memria, recomenda a nutricionista Maria Claudia Ortolani, do Grupo de Nutrio Humana (Ganep), de So Paulo. Vrios motivos contam pontos a favor do azeite. Ele rico em cidos graxos monoinsaturados, que integram a membrana das clulas nervosas e aceleram a transmisso de informao entre elas. Outras fontes so o leo de canola e a linhaa. Para completar, o azeite extravirgem ainda fornece dois antioxidantes, que exercem efeito neuroprotetor: os polifenis e a vitamina E (disponvel tambm em outros leos vegetais, como o de girassol, amendoim e milho, alm do abacate e das nozes).

You might also like