You are on page 1of 4

Pgina 1

GABARITO!
MR6430 Materiais metlicos e cermicos (Qum) P1 24.09.2010
23

Prof. Dr. Rodrigo Magnabosco

Nmero de Avogadro: 6,022 x 10 tomos/mol 1 questo: Determine a estrutura cristalina do cobre puro, sabendo que ele apresenta densidade de aproximadamente 8,9 g/cm, raio atmico 0,128 nm e massa atmica 63,5 g/mol. Demonstre seus clculos considerando os tomos como esferas rgidas. (1 ponto) Se o cobre apresentar estrutura CFC, a figura ao lado mostra que esta ser composta por 1/8 de tomo em cada vrtice do cubo e tomo por centro de face. Assim, no interior desta clula unitria h 4 tomos. Sendo tomos de cobre, a massa de uma clula unitria (m) igual a massa de quatro tomos, ou seja: 63,5 m 4. 4,218.10 22 gramas . O volume da clula unitria (v), que contm a 6,022.1023 4R a massa acima, obtido como o valor da aresta da clula unitria elevado ao cubo. Para calcular a aresta da clula unitria CFC em funo do raio atmico, toma-se a direo de mxima densidade atmica, representada pela diagonal de uma das faces do cubo, que mede 4 raios atmicos do cobre, que valem 0,128 nm ou 0,128.10-7cm, como mostra a a 3 figura. Assim, (4.R)2 a2 a2 a 2. 2.R vCu aCu (2. 2.RCu )3 4,745.10 23 cm3 , e deste modo, a densidade do cobre, se considerado o modelo de esferas rgidas, deve ser a razo entre a massa m e o volume v da clula unitria, ou seja: dCu

4,218.10 4,745.10

22 23

8,9g.cm 3 , valor idntico ao fornecido. Portanto, a estrutura do cobre

CFC. (Se o aluno tivesse calculado a densidade do cobre assumindo a estrutura CCC, no obteria 8,9g/cm). 2 questo: De posse da estrutura cristalina do cobre determinada na questo anterior, decida que tipo de soluto sero no cobre os elementos: Prata (RAg = 0,145 nm), Zinco (RZn = 0,133 nm) e Hidrognio (RAg = 0,037 nm) Justifique sua resposta com base nas caractersticas geomtricas da estrutura cristalina do cobre (1 ponto). O soluto tender a ocupar a posio onde a deformao provocada, em mdulo, for a menor possvel, diminuindo as tenses internas na estrutura cristalina causadas pela sua presena. Assim, preciso inicialmente calcular o raio da maior esfera que pode ser introduzida no interstcio octadrico do cobre. Do exerccio anterior, a 2. 2.RCu 0,362nm 2.RCu 2.ri ri 0,053nm Prata e Zinco so maiores que o cobre, e como o interstcio octadrico de uma estrutura tem tamanho menor que o tomo que o compem, como mostra o clculo acima, pode-se diretamente concluir que Ag e Zn so solutos substitucionais. Considerando o hidrognio, a deformao que este causaria no cobre se fosse um soluto intersticial seria |RHri| = 0,016 nm, e a deformao causada no cobre se fosse um soluto substitucional seria |RCu- RH| = 0,091 nm. Assim, o hidrognio um soluto intersticial ao cobre. 3 questo: Qual elemento possui a maior solubilidade slida no cobre, o zinco ou a prata? Justifique com base: a) na estrutura cristalina do cobre e no posicionamento dos solutos nesta estrutura (0,5 ponto) Sendo os dois solutos substitucionais ao cobre, o de maior solubilidade aquele que causa a menor deformao no reticulado cristalino, e isto ocorrer com o soluto cujo raio atmico for o mais prximo possvel do raio atmico do solvente. Deste modo, zinco mais solvel que a prata no cobre. b) nos diagramas de equilbrio de fases fornecidos (0,5 ponto) Segundo o diagrama de fases Cu-Zn, a mxima solubilidade de Zn na fase , que a mesma do cobre puro, prxima de 39% a 400C, enquanto que a mxima solubilidade de Ag de aproximadamente 8% a 780C. Deste modo, prova-se que a solubilidade de zinco no cobre maior que a solubilidade de prata no cobre.

Pgina 2
Diagrama de fases Cu-Zn Diagrama de fases Cu-Ag

4 questo: Dado o diagrama de fases cobre-prata, determine qual a provvel microestrutura da liga Cu-30%Ag ao trmino de sua solidificao, descrevendo quantitativamente as fases (0,5 ponto) e as microestruturas presentes (1 ponto) A liga Cu-30%Ag comea a solidificar em temperaturas inferiores a 950C, quando se inicia a formao de dendritas de fase envoltas em lquido. Ao atingir o patamar euttico, a mxima frao de dendritas de fase ter ser formado, sendo que esta fase tem composio qumica Cu-8%Ag; estas dendritas esto envoltas por lquido que contm a composio qumica do euttico deste sistema (Cu~71%Ag). Assim, ao se resfriar este lquido euttico se ter como microestrutura dendritas de fase e microconstituinte euttico. A frao de dendritas de fase : e a frao de microconstituinte euttico, composto por fases e , ser 34,9%. Completada a solidificao, a frao de fase total (j que parte desta fase compem as dendritas, anteriormente descritas, e parte compe a microestrutura euttica, ambas com composio qumica Cu-8%Ag) e a frao de fase de composio qumica Cu~91%Ag, e que est presente apenas na microestrutura euttica) podem ser calculadas segundo: (65,1% na forma de dendritas e 9,3% na microestrutura euttica) e .

5 questo: Dadas as curvas tenso-deformao de uma amostra de cobre puro e de uma liga Cu-30%Zn, determine: a) o limite de escoamento e o limite de resistncia das duas ligas (0,5 ponto) LEcobre 50 MPa LRcobre 220 MPa LElato 170 MPa LRlato 305 MPa

b) o alongamento total das duas ligas (0,5 ponto) ATcobre 62% ATlato 50% c) os motivos para as diferenas de comportamento mecnico quantificados nos itens anteriores (1 ponto)

Pgina 3
O lato apresenta-se com maior resistncia mecnica (ou seja, necessita maior tenso para ocorrncia de deformao plstica, que pode ser entendida como dificuldade para movimentao de discordncias) e apresenta menor dificuldade (ou seja, tem sua deformao plstica dificultada, que pode ser entendida como limitao da movimentao de discordncias). As duas ocorrncias esto relacionadas, portanto, com a maior dificuldade para movimentao de discordncias no lato, e esta dificuldade imposta pela presena de zinco, soluto substitucional. Os tomos de zinco causam deformao pontual na estrutura cristalina do cobre, e sendo soluto substitucional (vide resposta da 3 questo), de raio atmico maior que o do cobre, causa tenses de compresso, como mostra o esquema ao lado, extrado das notas de aula desta disciplina. Estes campos de compresso podem anular pontualmente os campos de trao associados s discordncias, como mostram os esquemas ao lado, ancorando as discordncias. Deste modo, para a deformao plstica ocorrer necessrio fornecer fora no s para deslocar e criar novas discordncias, mas tambm para livr-las das ncoras que so os tomos de soluto. Assim, quanto maior a quantidade de zinco em soluo slida no cobre, maior a dificuldade para mover discordncias, e portanto, para que ocorra a deformao plstica. Deste modo, o aumento do teor de zinco no cobre (de 0% para 30%) leva ao aumento de resistncia (maiores limites de escoamento e resistncia) e diminuio da ductilidade (alongamento total, ou capacidade de deformao plstica). 6 questo: Usando o diagrama de fases Cu-Zn, a teoria de difuso e os conhecimentos de microestrutura adquiridos, determine a microestrutura provvel de uma liga Cu-35%Zn aquecida a 400C por 1 hora e resfriada em gua. (0,5 ponto) No diagrama Cu-Zn fornecido, uma liga Cu-35%Zn a 400C deve apresentar uma nica fase, , e por este motivo devem ser formados gros equiaxiais desta fase, na tentativa de minimizar a rea de contornos de gro. O resfriamento rpido em gua remove a ativao trmica para difuso dos tomos da estrutura, e deste modo a microestrutura de gros equiaxias de fase mantida.

7 questo: A liga Cu-35%Zn da questo anterior, aps o tratamento a 400C por 1 hora e resfriamento em gua, sofreu redues de espessura sucessivas num laminador de chapas. As propriedades mecnicas em funo da quantidade de trabalho a frio imposto so dadas na figura ao lado. Pede-se:

a) compare o comportamento mecnico da liga isenta de deformao plstica com o da liga que sofreu 30% de trabalho a frio (1 ponto) A liga isenta de deformao tem menor resistncia mecnica Isenta de deformao 30% de trabalho a frio (menores valores de LE e LR) e maior ductilidade (capacidade de deformao plstica) que a liga trabalhada a frio, como mostra a diferena de valores de AT. A tenacidade, que a energia por unidade de volume at a fratura, pode ser avaliada pela rea LE 275 MPa LE 425 MPa abaixo das curvas tenso-deformao, e uma das formas de LR 310 MPa LR 475 MPa avali-la calcular o mdulo de tenacidade: AT 66% AT 12,5% UT 19305 UT 5625 Deste modo, o material isento de deformao o mais tenaz. b) discuta os motivos microestruturais para as diferenas de comportamento mecnico do item anterior (1 ponto) A deformao plstica imposta nos 30% de trabalho a frio levou a alongamento dos gros do material isento de deformao, o que indica que o material que sofreu trabalho a frio est encruado, ou seja, apresenta uma maior densidade de discordncias. Deste modo, aumenta-se a dificuldade de movimentao de discordncias pela maior interao entre estas e seus campos de deformao, o que levou a aumento de resistncia e diminuio de

Pgina 4
ductilidade; alm disso, a criao de discordncias levou a absoro de energia pelo material, o que reduziu consideravelmente a tenacidade. c) descreva um tratamento trmico para que a liga que sofreu 30% de deformao plstica altere sua microestrutura, obtendo propriedades semelhantes da liga sem deformao (1 ponto) O aquecimento desta liga deformada a 400C a colocar num campo onde somente fase existe; deste modo, a ocorrncia de difuso em maior intensidade nesta temperatura do que a temperatura ambiente (j que a difuso um processo termicamente ativado) levar a movimentao com o objetivo de formar nova estrutura de gros equiaxiais, com menor densidade de discordncias. A esta ocorrncia se d o nome de recristalizao. O resfriamento, como j discutido na 6 questo, deve ser em gua, para que a estrutura monofsica de gros equiaxiais, de baixa densidade de discordncias, seja obtida na temperatura ambiente.

You might also like