You are on page 1of 7

16/08/13

Portal Cincia & Vida - Filosofia, Histria, Psicologia e Sociologia - Editora Escala.

Vida e Obra

Filosofia de braos dados com a poltica


Por Sheila Paulino

Plato nasceu em Atenas no ano de 428 a.C., trs anos antes da guerra do Peloponeso. Era de famlia aristocrata, filho de Arston e Perictione, que dizia pertencer famlia de Slon, o primeiro grande legislador de Atenas e precursor da democracia. Os bastidores da vida poltica de Atenas eram familiares a Plato. Era sobrinho, por parte de me, de Crmides e primo segundo de Crtias, dois dos Trinta Tiranos que governaram a cidade por algum tempo. Como era comum aos filhos de aristocratas, Plato recebeu educao para atuar na vida poltica da cidade, aprendeu ginstica, msica e poesia1. Com sofistas2, aprendeu cincias naturais e a arte retrica, ou a arte de falar bem e de persuadir. Mas o encontro com Scrates por volta dos 20 anos de idade influenciou definitivamente o seu percurso intelectual. Tornando-se, ao que parece, um dos discpulos mais leais s propostas filosficas do mestre, Plato frequentou o grupo de ouvintes e interlocutores at Scrates ser condenado morte em 399 a.C. Por mais de uma vez esteve na Siclia e no sul da Itlia, regio que naquela poca chamava-se Grande Grcia. L conheceu os filsofos-matemticos discpulos de Pitgoras e a sua escola, tambm estudou com Euclides e Teodoro. Com cerca de 80 anos morreu em 348 a.C., dez anos antes da batalha da Queroneia, que assegurou a Filipe da Macednia a conquista do mundo grego. Viveu, portanto, entre a fase urea da democracia ateniense e o final do perodo helnico. importante destacar que, nesse perodo, Atenas, que at ento era o centro cultural e intelectual de vrias cidades gregas3, viveu profundas transformaes polticas e ideais. A Atenas do sculo V a.C., denominado "sculo de ouro", trouxe a novidade poltica mais marcante: a democracia.

1 Diferentemente de como a concebemos atualmente, a palavra na Antiguidade grega era, sobretudo, uma forma de manifestao divina. O poeta era aquele que trazia por meio do canto, ou seja, das palavras, as mensagens das divindades aos humanos. Musik, msica ou canto era o resultado da inspirao divina, que nesse contexto consiste na mensagem que os deuses diziam ao poeta. O ato de falar e de ouvir a poesia, como a de Hesodo e a de Homero, era o modo de reviver e, obviamente, de conhecer a histria de deuses e homens. Era a maneira tradicional de se transmitir os valores e a cultura na Grcia. 2 A palavra "sofista" deriva da palavra grega sophos, que quer dizer sbio. 3 Chamamos Grcia o conjunto de vrias cidades que tinham autonomia poltica e constituio prpria, eram, portanto, uma "cidade-estado", traduo mais comum para a palavra plis, que originou termos como "poltica". Do mesmo modo, devemos ter em vista que o que chamamos de "povo grego" consiste na unidade dos povos que habitavam estas cidades e se reconheciam como helenos (ou gregos), em virtude da lngua que lhes era comum, apesar de haver diferentes dialetos.

Sheila Paulino bacharel e mestranda pelo departamento de Filosofia da USP. Foi professora no ensino mdio e atualmente colabora com o Ncleo de Educao do Museu Afro Brasil

www.revistafilosofia.com.br/ESFI/Edicoes/35/imprime142167.asp

1/7

16/08/13

Portal Cincia & Vida - Filosofia, Histria, Psicologia e Sociologia - Editora Escala.

Esta, sem dvida, se deve postura crtica que o grego desse perodo assume em relao s antigas tradies religiosas representadas pelos poemas de Homero (Ilada e Odisseia) e Hesodo (Teogonia dos deuses e O trabalho e os dias), tendo em vista, a partir de agora, o problema do convvio do homem em comunidade. A reflexo poltica no se desassociava da reflexo sobre as aes humanas, estas, subordinadas aos deuses em todos os ramos da vida, aos poucos se tornam emancipadas da ideia de ser o destino do homem implacavelmente determinado pela divindade. Mesmo concebendo seu destino atrelado s vontades divinas, ele passa a pensar a si prprio por meio de elementos considerados humanos, ganhando cada vez mais importncia a reflexo acerca da organizao da vida na cidade, das diretrizes para a educao do cidado e a prpria democracia. O fervor intelectual desse momento, que propiciou um ambiente de discusses e de grandes renovaes polticas, tambm provocou manifestaes culturais marcantes.

"Muitos odeiam a tirania apenas para que possam


www.revistafilosofia.com.br/ESFI/Edicoes/35/imprime142167.asp 2/7

16/08/13

"Muitos odeiam a tirania apenas para que possam estabelecer a sua" PLATO

Portal Cincia & Vida - Filosofia, Histria, Psicologia e Sociologia - Editora Escala.

Ao mesmo tempo em que assistia aos debates em praa pblica e nas assembleias, o grego do sculo V podia acompanhar os festivais de teatro que aconteciam por toda a Grcia, com as tragdias de squilo (525-446 a.C.), Sfocles (c 496-406 a.C.) e Eurpedes (c. 480-406 a.C.). No Teatro de Dionsio, onde foram encenadas as tragdias diferente, apesar de mostrarem a todo o tempo o poderio dos deuses, as clssicas de squilo, Sfocles e Eurpedes, que contriburam tragdias traziam o trao caracterstico desse perodo: a anlise da para o fervor reflexivo da poca. Plato vive esta atmosfera natureza do homem em sua complexidade, que consiste, sobretudo, na reflexo sobre a relao entre o humano e o divino pelas vicissitudes da vida humana. Com essas manifestaes que refletem a condio do homem de forma mais autnoma, esto os historiadores, Herdoto e Tucdides e a comdia, cujo representante mais notvel foi Aristfanes (448-385 a.C.), que de modo mais evidente criticava os valores e os costumes.

Scrates reconheceu na Filosofia o modo por meio do qual a poltica poderia vir a se realizar de forma plena e consciente
No entanto, na poca do nascimento de Plato, outro acontecimento determinante para o perodo: a chamada Guerra do Peloponeso, que envolveu quase todas as cidades gregas que combatiam a favor de Atenas ou de Esparta, outra importante cidade. O filsofo nasce em pleno conflito e, quando se torna adulto, acompanha o final da guerra, com Atenas derrotada e a decadncia da democracia ateniense - neste momento, substituda pelos governos aliados a Esparta, pelas perseguies polticas e pelo terror. Diante desse quadro, em que a situao era de absoluta crise, Plato considerava, inclusive, tratar-se de uma crise de valores. Tal crise teve reflexo nas aes polticas do filsofo e, por consequncia, no seu percurso intelectual. Nesse cenrio catico que se estabeleceu em Atenas, um dos alvos de Plato foi o modo como o cidado ateniense exercia a democracia e, consequentemente, o prprio regime. Democracia e retrica As decises polticas eram tomadas individualmente pelos cidados de Atenas por meio do voto, como ainda hoje acontece em um regime democrtico, apesar dos diferentes modelos de democracia. Vale lembrar que os cidados atenienses, nicos que tinham direito ao voto, constituam uma parcela minoritria da populao. Escravos (geralmente prisioneiros de guerra) estrangeiros e mulheres no tinham o direito de participar das decises polticas. Todavia, os cidados participavam diretamente nas assembleias e todos tinham o direito palavra, que se tornou o instrumento, por excelncia, do exerccio da democracia. Assim, tcnicas de argumentao e uso do discurso a fim de persuadir ganharam impor tncia, pois do domnio de tais formas do uso da palavra dependiam a influncia de um cidado e a carreira poltica daquele jovem aristocrata que a aspirava. A retrica e a sofstica surgiram desta necessidade. Considerados detentores da sabedoria, os sofistas eram professores de retrica que percorriam vrias cidades gregas para comercializar o conhecimento sobre essa tcnica, que agora era grande instrumento de ascenso e de reconhecimento social devido importncia que adquiriu nesse contexto poltico. Era ele quem preparava o jovem para a vida poltica e, cabe notar, de algum modo se beneficiava dessa forma de fazer poltica e da concepo de educao que o elegia sbio. Essa figura de sbio e as concepes que do a ela lugar na vida poltica sero alvos de crticas e sofrero reformulaes pelo nosso filsofo que v Atenas, derrotada por Esparta, enfraquecida e com profundos problemas.

Ensino de Filosofia
A Academia, escola de Filosofia fundada por Plato nos arredores de Atenas, foi muito famosa e atraiu jovens de todo o mundo grego e do exterior. Nela ingressou, por exemplo, em 367 a.C. aquele que se tornou o seu aluno mais brilhante, Aristteles (384 a.C.- 322 a.C.), vindo da Macednia. Na Academia, Plato transmitia os seus ensinamentos e acolhia os conhecimentos de mestres vindos de outros lugares da Grcia. Sua escola rivalizava com a Escola de Retrica, fundada por Iscrates (436 a.C.- 338 a.C.) na mesma poca. Mais do que ensinar uma tcnica, como pretendiam os retores, Plato almejava incitar e exercitar o pensamento filosfico que, essencialmente, tinha como finalidade a busca da verdade sobre as coisas. Sua Academia se diferenciava por buscar a inquietao, o parecer crtico e a reformulao das vias de conhecimento, que deveria ser visto como algo dinmico e no como um corpo de doutrinas a serem transmitidas. Como herana do socratismo, o mtodo que prevaleceu foi o da discusso socrtica, cujo objetivo era alcanar a verdadeira essncia dos valores e, quando possvel, chegar a um consenso terico prtico sobre os problemas. O filsofo associava o conhecimento da verdade possibilidade de agir de modo excelente.
www.revistafilosofia.com.br/ESFI/Edicoes/35/imprime142167.asp 3/7

16/08/13

Portal Cincia & Vida - Filosofia, Histria, Psicologia e Sociologia - Editora Escala.

Teoria das Ideias


Uma das teorias mais conhecidas de Plato a Teoria das Ideias, que aparece em seus escritos de "maturidade". Tratase de um recurso terico original por meio do qual Plato prope a existncia de objetos meramente ideais, ou seja, abstratos, distintos em espcie dos objetos fsicos. Esses objetos abstratos, como, por exemplo, a Ideia de Piedade, no consiste em um ato considerado piedoso, ou contedo meramente mental (como "ter uma ideia"); assim como a Ideia do Belo no se refere a um objeto considerado belo ou uma pessoa considerada bela. Essas Ideias podem ser conhecidas somente pelo exerccio intelectual e consistem nas essncias, da Piedade e do Belo, no caso. As Ideias, segundo a Filosofia de Plato, so o verdadeiro parmetro do qual se deve partir para elaborar qualquer juzo de valor sobre algo. Dessas essncias derivam a veracidade e a estabilidade dos valores ticos, que Plato se esforou em recuperar e em manter na pauta das discusses polticas.

A decadncia de Atenas, que se traduzia na crise que se instalou aps a guerra, levou Plato a ter uma viso negativa da democracia como forma de governo, pois o instrumento de que se valiam os cidados para exerc-la estava os conduzindo a uma crise de valores. O uso da palavra tinha o objetivo de simplesmente fazer um jogo poltico, em que a forma e os propsitos para os quais ela era utilizada eram mais importantes do que os contedos e os significados que traziam. A prova final dessa dissoluo dos valores foi a condenao de Scrates, que ganhou muitos inimigos por contestar os pretensos sbios das cidades.

Rever valores
A condenao do mestre fez que Plato afirmasse de vez a Filosofia como meio legtimo para pensar as questes da plis. Assim, a concepo da linguagem como mero instrumento de persuaso no escapou da crtica. Sem o discurso estar necessariamente comprometido com o que enunciava, na viso de Plato, termos tradicionais que traduziam valores como "justia", "piedade", "verdade", etc. eram deteriorados - diga-se de passagem, valores fundamentais para re-estruturar e revitalizar qualquer organizao social e poltica. A relativizao que sofreu o sigsignificado das palavras a servio de um individualismo exacerbado, uma vez que era manipulada de acordo com interesses individuais, ser visto por Plato como consequncia dessa concepo de uso da linguagem e ser fortemente combatida por ele em suas obras4. Nesse sentido, recuperar ou revitalizar valores to caros para os gregos no desincumbia aquele que participava da vida poltica de investig- los e restaur-los no aspecto lingustico. Assim, a crtica s questes polticas, como a que acabamos de citar, teve desdobramentos epistemolgicos. Ao criticar os problemas da cidade e propor solues para eles, Plato viu a necessidade de investigar em que, de verdade, consistem valores como "justia" e "bem" e qual o melhor modo de conhec-los. Para ele, as questes polticas tinham de ser revistas e tratadas a partir das teorias que as embasavam e, no surpreendentemente, acreditava que era condio para um bom governante possuir a sabedoria que somente o exerccio da reflexo filosfica poderia proporcionar.

Plato, por volta dos 20 anos, encontra Scrates, filsofo ateniense cerca de 40 anos mais velho que ele. Torna-se seu discpulo mais famoso - apesar de retrat-lo em seus dilogos como um mestre que se recusa a ter discpulos. Foi amigo e seguidor de Scrates at a morte deste. Como Scrates no deixou nada escrito, grande parte do que se sabe sobre sua Filosofia vem dos relatos de Plato

Como nos mostra uma de suas obras mais conhecidas, A Repblica, Plato, ao propor um modelo de cidade ideal, defende que o filsofo seja o governante, pois somente ele atende os requisitos que, no seu ponto de vista, um governante precisa satisfazer para fazer um bom governo. Estaria apto para exercer o bom comando da plis aquele que tivesse as disposies intelectuais, entre outras qualidades, treinadas na Filosofia, pois considerava ser esse o modo de se adquirir a autntica sabedoria. Na mocidade, o jovem Plato se recusou a participar de atividades polticas por j considerar importante primeiro encontrar os fundamentos tericos para toda ao desse tipo. Desde cedo, o filsofo reconheceu na Filosofia o modo por meio do qual a poltica poderia vir a se realizar de forma plena e consciente.

www.revistafilosofia.com.br/ESFI/Edicoes/35/imprime142167.asp

4/7

16/08/13

Portal Cincia & Vida - Filosofia, Histria, Psicologia e Sociologia - Editora Escala.

forma plena e consciente.


4 A concepo de palavra como algo inspirado pelos deuses foi sendo enfraquecida a partir do sculo V a.C.. O uso da palavra escrita j aponta a tendncia em conceb-la como destituda de contedo fixo e sagrado.

A decadncia de Atenas, que se traduzia na crise instalada aps a guerra, levou Plato a ter uma viso negativa da democracia como forma de governo
De posse de uma proposta de organizao poltica e de concepes epistemolgicas, em 387 a.C., depois da primeira viagem para Siracusa, na Siclia, Plato fundou nos arredores de Atenas uma escola de Filosofia, a Academia, que recebeu esse nome em homenagem ao deus Academo. Com a escola, Plato buscava estimular o exerccio do pensamento filosfico para buscar a verdade sobre as coisas. O conhecimento das coisas no seu aspecto essencial colocaria o filsofo em condies de agir bem e com justia, uma vez que ele sabe realmente o que essas coisas de verdade so. Seu projeto filosfico tinha em vista um projeto pedaggico-poltico, no qual propunha uma educao voltada para as questes relativas plis que fosse norteada e baseada em concepes dadas pela Filosofia, base muito diferente da educao oferecida pelos sofistas. Em resumo, a formao do cidado no poderia deixar de tratar, junto com A condenao de Scrates morte foi um dos fatos que o tema da poltica, das questes relativas tica e moralidade, que, na motivou Plato a questionar os valores vigentes na Filosofia de Plato, essencialmente dizem respeito ao cuidado da alma. democracia grega e buscar outras formas de se pensar as A orientao filosfica cumpre esse papel em sua pedagogia: oferecer parmetros para esse cuidado, que se reflete na postura tica do cidado. O cidado que cuida de sua alma, ou seja, preserva-se das corrupes no sentido moral reconhece e cumpre o seu papel na organizao sociopoltica da cidade, colaborando, desse modo, para a boa manuteno e harmonia da mesma. Sobre sua obra, no possvel estabelecer uma ordem cronolgica definitiva da composio de seus dilogos, mas tm-se uma ordem aproximada e normalmente classificada em escritos de "juventude", "matur idade" e "velhice". Na maioria deles, o personagem principal Scrates, que conduz o dilogo com um ou mais interlocutores. Apesar das restries que tinha com a escrita, influenciado pelo mestre Scrates que no escreveu uma linha sequer de sua Filosofia, Plato se engajou em reproduzir de maneira aproximada o modo socrtico de conversar. Influncia de Scrates As obras deste conjunto apresentam a filosofia platnica ainda muito influenciada pela filosofia socrtica. Por esse motivo, os limites, no to claros, entre o pensamento socrtico e a filosofia platnica ainda so tema de debate entre os pesquisadores. Ao grupo dos dilogos de juventude pertencem: Mnon (sobre a virtude); Grgias (sobre a retrica); Protgoras (sobre os sofistas); A apologia de Scrates (discurso de Scrates diante do tribunal); Crton (sobre o dever); Crmides (sobre a moderao); Crtilo (sobre a correo dos nomes); Eutidemo (sobre os discursos ersticos5); Eutfron (sobre a piedade); Hpias Menor (sobre a falsidade); Hpias Maior (sobre a beleza); Laques (sobre a coragem); Menexeno (stira contra a retrica); on (sobre a Ilada) e, finalmente, Lisis (sobre a amizade). Scrates, agora personagem, valendo-se sempre de perguntas, convida o interlocutor, quase sempre um pretenso sbio, a analisar as respostas dadas por ele mesmo, conduzindo-o a um plano terico segundo a perspectiva filosfica.
questes da plis, como a justia

Fdon: A Filosofia como Modo de Vida e Postura Existencial


A filosofia platnica, em sua complexidade, tem uma de suas facetas reveladas em um dos dilogos mais comentados pela tradio: Fdon - Sobre a imortalidade da alma. O cenrio onde se desenrola o dilogo a priso em que Scrates aguarda o retorno do navio ateniense que foi para Delos homenagear o deus Apolo, em honra a Teseu, pela morte do
www.revistafilosofia.com.br/ESFI/Edicoes/35/imprime142167.asp 5/7

16/08/13

aguarda o retorno do navio ateniense que foi para Delos homenagear o deus Apolo, em honra a Teseu, pela morte do minotauro. Neste intervalo entre a condenao e o cumprimento da pena, as sentenas de morte no podiam ser realizadas no perodo de comemoraes religiosas - deu-se, conforme os textos platnicos, alguns dos episdios mais conhecidos da histria da Filosofia: a recusa de Scrates em fugir da priso (Crton) e a sua morte, como narra o Fdon. No Fdon, Plato descreve o relato sobre os ltimos momentos de Scrates (personagem) na priso antes de ser condenado morte. A postura do mestre diante da iminente condenao e a sua viso sobre a vida e a morte so o mote que Plato utilizou para realizar uma investigao filosfica acerca da imortalidade da alma. A narrativa remonta a conversa entre o mestre Scrates e os seus seguidores que foram visit-lo pela ltima vez, entre eles Fdon de Elis, que emprestou nome ao dilogo. A conversa tem incio com uma admirvel boa aceitao do mestre em relao morte que, em poucas palavras, justifica seu comportamento argumentando que o exerccio da Filosofia consiste no cuidado da alma, que imortal. Plato vai procurar demonstrar essa imortalidade mostrando que a alma se distingue do corpo e est relacionada racionalidade. A razo a faculdade anmica por excelncia, ao mesmo tempo em que permite ao filsofo falar sobre a alma e que ao cuidado dela que o homem, especialmente o filsofo, deve se dedicar durante a vida. Esse cuidado da alma, tambm compreendido como cuidado de si, o modo legtimo de adquirir as virtudes, a sabedoria em sua forma mais genuna (phronesin) e um bom destino aps a morte. Por essas razes, o filsofo no tem motivos para temer a morte. Vale lembrar que no se trata de um testemunho fiel dos ltimos instantes de Scrates. O objetivo realizar a investigao sobre a imortalidade da alma pelos argumentos que justificaram a recusa do mestre em fugir e a boa aceitao de sua sentena.

Portal Cincia & Vida - Filosofia, Histria, Psicologia e Sociologia - Editora Escala.

" necessrio que os princpios de uma poltica sejam justos e verdadeiros" DEMSTENES
O termo "aporia", que deriva do sufixo de negao a junto palavra grega poros significa "sem sada", "sem soluo", consiste em um recurso caracterstico dos dilogos de juventude. As perguntas feitas ao modo da filosofia socrtica permanecem sem respostas, porque o interlocutor era levado a reconhecer que realmente no sabia o que dizia saber. Esse exerccio, Scrates e Plato caracterizavam como estritamente filosfico e consideravam ser o nico meio pelo qual se pode conhecer algo verdadeiramente. O tema da condenao de Scrates aparece em algumas obras desse grupo de dilogos, que tm a inteno de tornar impoluta a reputao do mestre: o Eutfron, a apologia de Scrates, Crton e o Fdon, considerado uma obra j de maturidade. Plato pretende, nesses textos, esclarecer as razes filosficas que tornam legtima a defesa do mestre.

Ao criticar os problemas da cidade, Plato viu a necessidade de investigar em que consistiam valores como "justia" e "bem"
Os motivos morais e filosficos expostos e defendidos por Plato apresentam a Filosofia e uma biografia sugerida de Scrates, uma vez que, vale lembrar, no h nenhum documento escrito de autoria dele prprio. Muitos dos esforos de Plato visaram tornar clara a figura do mestre como filsofo e, portanto, como autntico e verdadeiro sbio, diferente da figura do sofista, que para ele no passava de um falso sbio. Sua inteno era desfazer a confuso que muitos atenienses, em sua poca, faziam ao considerar Scrates mais um sofista entre tantos outros. Aos olhos de Scrates e do nosso filsofo, os sofistas diziam saber o que na verdade no conheciam, visto que o conhecimento profundo sobre qualquer assunto s poderia ser proporcionado pelo exame filosfico. Embora no se trate de uma fiel reconstituio do que foi a condenao e os ltimos momentos de Scrates, no h dvidas de que os textos platnicos lidam diretamente com as questes que o levaram condenao.

Runas da Grcia antiga, ao leste da gora de Atenas, espao aberto onde eram travadas discusses pblicas, caracterstica marcante da democracia grega, da qual podiam participar todos os considerados cidados Os temas tratados, de certo modo reconstituem as preocupaes poltico-

filosficas do mestre e, concomitantemente, lanam luz nos efeitos da decadncia e no clima de perseguio poltica que se instalou em Atenas nesse perodo. Os escritos de "maturidade" so compostos pelas obras: A Repblica (sobre a justia), Banquete (sobre o Amor), Parmnides (sobre as ideias), Fedro (sobre a linguagem e a beleza) Teeteto (sobre a cincia) e o Fdon (sobre a imortalidade da alma). Esses textos apresentam uma filosofia platnica em fase de amadurecimento e, consequentemente, tornando-se substancialmente emancipada do mestre, apesar das inevitveis influncias e de Scrates ser personagem da maioria deles.

www.revistafilosofia.com.br/ESFI/Edicoes/35/imprime142167.asp

6/7

16/08/13

Portal Cincia & Vida - Filosofia, Histria, Psicologia e Sociologia - Editora Escala.

apesar das inevitveis influncias e de Scrates ser personagem da maioria deles. Em sua maioria, o personagem "Scrates" passa a fazer afirmaes que expressam, possivelmente, as teorias de Plato. Nos textos desse perodo o filsofo abandona o recurso argumentativo da aporia em quase todos os dilogos. Neles encontramos algumas das teorias mais conhecidas de sua Filosofia, como a Teoria das Ideias. Muitos estudiosos consideram que nos escritos da "velhice" Plato realiza uma reviso de algumas teses tratadas em obras anteriores. O filsofo estaria revendo teorias como a Teoria das Ideias, por exemplo, como parece acontecer em uma das suas ltimas obras intitulada Leis. Compem a ltima fase os seguintes ttulos: Filebo (sobre o prazer); Sofista (sobre o ser); Timeu (sobre a natureza); Crtias (sobre a Atlntida); Leis (sobre a legislao) e o Poltico (sobre a arte de governar). Esses so os escritos platnicos sobre os quais no se levantam dvidas acerca da autenticidade. Ainda h uma srie de escritos cuja autenticidade discutida pelos Sbio conselheiro, de Lorenzo Delleani. A palavra especialistas e, em funo disso, no se atribui com segurana qualquer cronologia. "sofista" deriva da palavra grega sophos, que quer So eles: Alcibades Maior (sobre a natureza do homem); Alcibades Menor (sobre a orao); Hiparco (sobre a avidez do lucro); Os amantes (sobre a Filosofia); Teages (sobre a Filosofia); Cliofonte (convite Filosofia); Minoxe (sobre a lei).
dizer sbio. Plato os critica por no se preocuparem com a verdade dos valores que defendem e sim com a capacidade de persuaso pela fala

Estaria apto para exercer o bom comando da plis aquele que tivesse as disposies intelectuais, entre outras qualidades, treinadas na Filosofia
Ao conjunto da obra de Plato so atribudas ainda 13 cartas, algumas possivelmente inautnticas. A mais conhecida a Carta VII, em que encontramos uma espcie de autobiografia na qual o filsofo relata as trs viagens Siclia para ensinar Filosofia ao tirano de Siracusa, sobre essa no se tem dvidas quanto autenticidade. Os ttulos das obras oferecem uma noo do foco do autor e dos saberes que se referiam a essa nova disciplina, a Filosofia, que com Plato recebeu uma formulao definida. Pela primeira vez encontram-se formulados os critrios de racionalidade e conhecimento do qual a cultura do Ocidente herdeira e utiliza at os dias atuais.

REFERNCIAS PLATO. A Repblica. So Paulo: Martins Fontes, 2006 PLATO. Fdon. Ed. Imprensa Oficial UNB, 2000

www.revistafilosofia.com.br/ESFI/Edicoes/35/imprime142167.asp

7/7

You might also like