You are on page 1of 2

Esc. Sec. Camilo Castelo Branco Curso de Ed.

e Formao T4
Mundo actual

2004/2005 Pintura e Decorao Cermica Ficha de Trabalho Evoluo da pop. mundial

NOME : ________________________________________________________ N - ___ 9 E


L atentamente o seguinte texto: EVOLUO DA POPULAO MUNDIAL

No incio da era crist, apenas existiam cerca de 300 milhes de pessoas. No entanto, pensa-se que, no ano 1000, esse nmero se elevou a 310 milhes, em 1500,-a 500 milhes e que, em meados do sculo XVIII, rondava os 790 milhes. Assim, at poca da Revoluo Industrial, o ritmo de crescimento da populao mundial foi bastante lento, devendo-se este facto, sobretudo, elevada mortalidade provocada pelas fomes, guerras e epidemias. Na Europa, a Revoluo Agrcola e a Revoluo Industrial, a par com o desenvolvimento da medicina, permitiram o aumento da produo agrcola, a melhoria das condies de vida e o tratamento de muitas doenas. Este desenvolvimento provocou a descida da mortalidade, criando condies para um rpido crescimento da populao europeia, que se reflectiu na evoluo da populao mundial. Assim, em 1850, foram atingidos l 250 milhes de habitantes, em 1900, 1 650 milhes e, em 1930, 2 070 milhes. Os avanos cientficos e tecnolgicos que, na primeira metade do sculo XX, revolucionaram a produo industrial da Europa e da Amrica do Norte permitiram a difuso de medicamentos, de melhoramentos nas prticas agrcolas e de muitos produtos industriais, por todo o mundo colonizado. Assim, foi possvel combater doenas, aumentar a produo agrcola e melhorar as condies de vida das populaes nas regies menos desenvolvidas, onde, num curto perodo de tempo, se registou uma queda muito acentuada da mortalidade. Simultaneamente, na Europa e na Amrica do Norte, devido s alteraes no modo de vida motivadas pela crescente urbanizao, generalizou-se o uso de mtodos de controlo da natalidade, que conduziram a uma diminuio do crescimento populacional. Mas o crescimento demogrfico no resto do mundo foi to elevado que, na segunda metade do sculo XX, se assistiu a uma autntica exploso demogrfica, os nmeros falam por si: em 1950 a populao mundial j era de cerca de 2 520 milhes de habitantes e, em 1990, tinha atingido mais do dobro - 5 277 milhes; em 1999 completaram-se os 6 000 milhes, prevendo-se que em 2020 sejamos 7 562 milhes e, em 2050, 9 298 milhes. Tendo em conta a variao do ritmo de crescimento demogrfico ao longo do tempo, habitual considerarem-se trs fases na evoluo da populao, a nvel mundial: 1 fase - Regime Demogrfico Primitivo - at meados do sculo XVIII- crescimento demogrfico muito lento; 2 fase - Revoluo Demogrfica - de meados do sculo XVIII at meados do sculo XX- crescimento demogrfico rpido . 3 fase - Exploso Demogrfica - desde meados do sculo XX at actualidade crescimento demogrfico muito rpido.

1.1 - Sublinha, a azul, os sculos e os anos referidos no texto. 1.2 - Circunda, tambm a. azul, o nmero de habitantes correspondente a cada sculo ou ano. 1.3 - Sublinha, a preto, o nome das trs fases que possvel identificar na evoluo

da populao mundial,
1.4 - Circunda, a vermelho, os perodos histricos correspondentes a cada uma das fases. 1.5 Sublinha, tambm a vermelho, a expresso que caracteriza o ritmo de crescimento demogrfico, em cada uma das fases. 2 .1 Com os dados que recolheste em 1.1 e 1.2 , preenche o seguinte quadro :

Sculos

Anos

N Habitantes

2 .2 Com os dados recolhidos em 1.3, 1.4 e 1.5, preenche o quadro :

Fases

Perodo histrico

Ritmo de crescimento

3 .1 -

Sublinha, no grfico que construste: > A azul, a seco da curva correspondente primeira fase; > A verde, a seco da curva correspondente segunda fase; > A vermelho, a seco da curva correspondente terceira fase.

3.2 - Descreve a evoluo da populao mundial, referindo os principais aspectos que a influenciaram. ______ ____________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________

You might also like