You are on page 1of 17

1. Introduo 1.1.

Corroso
O Conceito de Corroso, tem levado a algumas discrepncias entre peritos e autores da rea. Enquanto uns defendem um conceito semelhante e abrangente a todos os tipos de materiais, (metais, cermicos, plsticos e compsitos), outros restringem esse conceito apenas aos materiais metlicos. Contudo no essencial, as duas abordagens convergem para a mesma definio: a corroso consiste na deteriorao dos materiais devido aco qumica ou electroqumica do meio envolvente, podendo existir ou no um aliado importante, esforos mecnicos. Ignorando um pouco a questo do conceito de corroso, abranger ou no, todos os tipos de materiais, iremo-nos cingir corroso de materiais metlicos. O estudo deste tipo de materiais, tem sido muito importante, uma vez que a utilizao destes cada vez mais evidente no nosso dia-a-dia. Desde as estruturas das habitaes aos meios de transporte, no esquecendo o importante contributo na evoluo tecnolgica. Toda esta evoluo ao nvel dos materiais metlicos, tem sido acompanhada por uma outra evoluo importante no nosso dia-a-dia. As alteraes climatricas que temos vindo a identificar ao longo dos ltimos anos, provocam alteraes nos meios envolventes dos materiais em questo e portento tm-se assumido como um factor relevante no processo de corroso. O estudo deste fenmeno tem um grande impacto devido aos elevados custos relacionado com as perdas directas ou indirectas como as apresentadas na tabela seguinte:

Perdas Directas
Preveno Proteco Manuteno Substituio do material corrodo

Perdas Indirectas
Rendimento Contaminao de produtos Inutilidade Vidas

Tabela 1: Algumas perdas quer das aplicaes dos materiais metlicos corrodos, como tambm das suas funes e/ou intervenientes.

Para perceber um pouco melhor o conceito de corroso e a sua verdadeira importncia, iremos falar seguidamente de alguns conceitos bsicos deste fenmeno.

1.1.1. Mecanismos de Corroso


Grande parte dos metais, existe na forma de minrios, compostos qumicos desses metais. Quando fornecidas grandes quantidades de energia a estes compostos, d-se a transformao para o metal, mas quando em contacto com o meio essa energia vai-se perdendo retornando o metal ao seu estado natural.

Tal como j fomos dizendo anteriormente, cada metal ou liga metlica, apresenta maior ou menor resistncia corroso, dependendo do meio no qual est inserido. E portanto existem combinaes entre metais e meios envolventes que podem ser muito prejudiciais quer para o meio ambiente quer para a sade de quem trabalha directamente com as diferentes aplicaes destes metais. Assim sendo a aco do meio envolvente sobre o metal pode tambm resultar em diferentes mecanismos de corroso: electroqumicos e/ou qumicos.

1.1.1.1. Corroso Electroqumica


Processos de Corroso electroqumica so normalmente os mais frequentes na natureza, isto porque ocorrem necessariamente na presena de gua ou solues aquosas, a temperaturas ligeiramente abaixo da temperatura ambiente. Estes processos resultam da formao de uma pilha ou clula de corroso, nome dado clula electroqumica resultante do conjunto de dois elctrodos. Podemos ento decompor, basicamente, os processos de corroso electroqumica em trs processos parciais: a) processo andico que envolve reaces de oxidao que conduzem passagem de ies soluo, e acumulao de electres no metal; b) processo de transporte de electres atravs de um condutor metlico (electrnico) do nodo para o ctodo, e deslocamento dos anies e caties na soluo (condutor inico); c) processo catdico envolvendo reaces de reduo custa dos electres chegados ao ctodo, conduzindo normalmente formao de gases ou depsitos metlicos. [1].

1.1.1.2. Corroso Qumica


Ao contrrio dos processos anteriores, os processos de corroso qumica no so muito frequentes na natureza. So processos que no necessitam do transporte de electres atravs de um elctrodo para ocorrer, uma vez que resultam de reaces directas do material com o meio que o envolve. Caracteriza-se portanto, pela ausncia de gua lquida ou soluo aquosa, da sua realizao derivar de temperaturas em geral bastante acima da temperatura ambiente, ou seja, temperaturas elevadas, sendo a reaco mais comum a dita, oxidao seca, reaco em presena de oxignio.

1.2. Corroso em Ligas Metlicas


Atendendo a viso que adoptamos desde o inicio, iremo-nos agora debruar sobre a corroso em ligas de cobre e como tal iremos esmiuar um pouco mais os conceitos de Ligas Metlicas e que tipos de corroso podem ocorrer nessas mesmas ligas.

1.2.1. Ligas Metlicas


As ligas, resultam da unio de dois ou mais elementos qumicos, sendo que no caso das ligas metlicas, pelo menos um desses elementos um metal. Assim podemos ter ligas compostas s por metais e ligas compostas por metais e no metais. So utilizadas com mais frequncia do que os metais puros, por representarem menores custos de matrias-primas, e por ser possvel conceber diferentes propriedades para as diferentes aplicaes. Contudo seja qual for o seu processo de obteno, as suas caractersticas (maior ou menor resistncia corroso), a sua percentagem de metal, as ligas esto sempre sujeitas a diferentes tipos de corroso, dependendo como j foi dito, das suas caractersticas e das caractersticas do meio envolvente.

1.2.2. Tipos de Corroso


Atendendo ao tema do nosso trabalho, Corroso em Estruturas de Cobre, iremos apenas fazer referncia a quatro tipos de corroso que esto mais relacionados com este.

1.2.2.1. Corroso Selectiva


Resulta da dissoluo de elementos presentes numa liga metlica. Este tipo de corroso pode ser uniforme ou localizada dependendo das percentagens de zinco existentes quer na liga quer no meio envolvente. Muitos autores tm defendido que este tipo de corroso se explica com base na formao de clulas galvnicas entre o cobre e o zinco. Contudo esta explicao 6

no se refere nunca profundidade atingida na liga de cobre uma vez que a soluo vai perfurando pelos pequenos espaos vazios da rede. () outro mecanismo foi apresentado. () considera-se que o lato se dissolve e que o zinco permanece em soluo ao passo que o cobre se redeposita. Dependendo da quantidade de oxignio o cobre encontra-se mais ou menos na forma de xido, apresentando uma estrutura porosa que permite um contacto fcil da soluo com o lato. [1]

Figura 1: Exemplo de corroso selectiva

1.2.2.2. Corroso Galvnica


Quando dois metais se encontram em contacto com uma soluo existe entre eles uma diferena de potencial, diferena essa que produz uma corrente elctrica, formando-se um nodo, no metal com potencial mais baixo e um ctodo no de potencial mais alto e neste caso o nodo corri-se e damos o nome de corroso galvnica. Um factor importante neste tipo de corroso, a relao entre as reas dos diferentes metais. Se a rea do metal com maior tendncia corroso for muito pequena em relao do metal mais nobre, a densidade de corrente nesta pequena rea ser muito elevada, com alta velocidade de corroso do material andico. [2] A natureza, e a agressividade do meio determinam em grande extenso o grau de corroso galvnica. Em alguns meios os potenciais de dois metais podem inverter-se relativamente um ao outro, dando-se naquele que a partida mais nobre. [1]

Figura 2: Exemplo de clula electroqumica que ilustra o processo galvnico.

1.2.2.3. Corroso Eroso


Ocorre devido ao movimento relativo de um fluido, onde h perdas devido a esforos mecnicos. Certas ligas metlicas apresentam resistncia corroso dependendo da formao de um filme protector sob o metal, sendo que a capacidade de proteco destes filmes depende da velocidade e da facilidade com que estes se formam quando o metal se encontra sujeito as caractersticas do meio, da sua resistncia ao desgaste, e da velocidade com que estes se 7

recompem. Este tipo de corroso est associado a diferentes tipos de meios corrosivos, tais como: gases, solues aquosas, sistemas orgnicos e metais lquidos. Existem ainda duas formas de corroso bastante associadas a este processo, cavitao, que consiste no colapso de bolhas de vapores em lquidos, prximo superfcie metlica, e impingimento, que consiste no impacto a alta velocidade do fluido com a superfcie metlica.

Figura 3: Exemplo de corroso eroso

1.2.2.4. Corroso Intersticial


Ataque localizado associado geralmente a volumes pequenos de soluo que fica retida em juntas ou rebordos, depsitos marinhos, legaes de estruturas aparafusadas entre outras. um tipo de corroso vulgar em diversos metais e ligas tal como acontece com outro tipo de corroso por picadas. Contudo corroso intersticial e corroso por picadas tm tambm alguns pontos discrepantes. A corroso intersticial d-se mais facilmente que a corroso por picadas. Isto evidenciado pelo facto de num dado electrlito a liga ser activada mais rapidamente no interstcio do que na superfcie descoberta. () () o metal encontra-se inicialmente passivado ocorrendo a dissoluo andica do metal atravs do filme e a reduo catdica de oxignio uniformemente sobre toda a superfcie metlica, fora e dentro do interstcio.[1] O referido oxignio que havia sido consumido localmente, havendo perdas no interior do interstcio, tornando-se a soluo desoxigenada. Assim sendo, enquanto que a reaco catdica termina, a andica prossegue o que leva a um aumento significativo de ies metlicos carregados positivamente. devido a este facto que a soluo se encontra um pouco mais agressiva, acelerando a ruptura do filme passivante e a uma rpida corroso da liga. Posteriormente d-se a propagao desta corroso ao longo do metal pelos interstcios voltando a existir reaces catdicas fora destes.

Figura 4: ilustra o que ocorre neste tipo de corroso

2. Cobre e ligas de cobre


Desde a antiguidade, cobre e as ligas de cobre tem sido utilizados em variadas aplicaes, devido a uma combinao desejvel de propriedades fsicas (tabela 1). No estado puro, o cobre um metal muito mole e dctil, o que dificulta a sua maquinagem mas que, por outro lado, lhe confere uma capacidade quase ilimitada de ser submetido deformao plstica a frio. O cobre , ainda, altamente resistente corroso em vrios ambientes, tais como a atmosfera ambiente, a gua do mar e alguns produtos qumicos industriais. Relativamente s suas propriedades mecnicas e de resistncia corroso, estas podem ser aperfeioadas quando lhe adicionado um dopante (outro metal), formando, assim, as ligas de cobre. Como a maioria das ligas de cobre no pode ser endurecida ou ter as suas propriedades mecnicas e de corroso melhoradas por procedimentos de tratamento trmico, utiliza-se a deformao plstica a frio e / ou a formao de ligas por soluo slida.

Propriedade fsica Nmero Atmico Massa Atmica Densidade Ponto de Fuso Calor Especfico Calor Latente de Fuso Condutibilidade Trmica Resistividade Elctrica Condutibilidade Elctrica (volumtrica) Estrutura Cristalina

Valor 29 63,54 8,93 1085 386 205 398 16,73 103

Unidade

Mg/cm3 C J/Kg.K KJ/Kg W/m.K N.m %IACS

Cbica de faces centradas

Tabela 2: Propriedades fsicas do elemento Cobre (Bresciani Filho, 1997).

Existem vrias ligas de cobre, nomeadamente os lates (ligas de Cu-Zn), cupro-nqueis (ligas de Cu-Ni), bronzes (ligas de Cu-Sn), alpacas (ligas de Cu-Ni-Zn), bronzes de alumnio (ligas de Cu-Al), bronzes de silcio (ligas de Cu-Si) e bronzes de berlio (ligas de Cu-Be). Contudo, neste trabalho, iremos dar uma maior importncia aos bronzes e lates, por serem as mais relevantes no caso especfico da corroso em esculturas de ligas de cobre.

Os lates, com ou sem adio de outros elementos secundrios, so distribudos em trs grupos: lates binrios (sem outros elementos a no ser como impurezas), lates com chumbo e lates especiais (com outros elementos, podendo ou no conter chumbo). Fundamentalmente, utilizam-se lates de forma dctil em detrimento dos lates para fundio. Abrangem um nmero diferente de ligas com teores de zinco variando de 5 a 50%, alm de outros elementos de liga. At 37% de zinco, temperatura ambiente, os lates so monofsicos (lates alfa), a partir de 37% at 45%, surge a fase beta que tambm uma soluo slida de zinco em cobre (como a fase alfa) constituindo os lates bifsicos; com 45 a 50% de zinco, estes voltam a ser monofsicos, com apenas a fase beta presente. As propriedades mecnicas de resistncia corroso e de fabricao dependem do teor de zinco de modo geral e pode-se verificar que, por exemplo, para lates dcteis no estado recozido, a resistncia traco aumenta ligeiramente e a ductilidade consideravelmente at o teor de 30% de zinco, e para teores maiores, na condio de lato bifsico, a resistncia maior e a ductilidade cai devido presena da fase beta. A resistncia corroso, em determinados meios agressivos, sensivelmente reduzida com o aumento do teor de zinco (devido ao fenmeno de corroso preferencial denominado de zincificao). A conformabilidade plstica elevada para as ligas monofsicas (particularmente com 30% de zinco) no trabalho a frio e para as ligas bifsicas (com 40% de zinco, em particular) no trabalho a quente.

Os bronzes, com ou sem adio de outros elementos secundrios, podem ser agrupados em trs grupos: bronzes fosforosos binrios (com pequeno teor residual de fsforo, adicionado para actuar como desoxidante, e outros elementos residuais considerados impurezas), bronzes com chumbo (com ou sem fsforo residual) e bronzes especiais (com ou sem chumbo, mas contendo outros elementos de liga). Os mais utilizados possuem de 2 a 10% de estanho para as ligas dcteis e de 5 a 11% para as ligas para fundio. At o teor de 8%, as ligas dcteis podem ser trabalhadas a frio para atingir dureza e maior limite de escoamento. O aumento do teor de estanho (at 15%) acompanhado da elevao da resistncia mecnica, mas a ductilidade cai sensivelmente a partir de 5% desse elemento. As propriedades mecnicas so melhoradas com a adio de 0,4% de fsforo, que actua como oxidante no processo de separao da liga. As ligas com 8 a 16% de estanho (dependendo das condies de resfriamento) so monofsicas, sendo a 10

fase alfa (que uma soluo slida de estanho em cobre) a que est presente. A partir destes teores, surge uma fase precipitada constituda de um composto intermetlico de cobre e estanho (fase delta) de dureza elevada. A associao da matriz dctil, relativamente resistente (fase alfa) e com partculas dispersas de elevada dureza (fase delta), confere liga caractersticas de material anti-frico, tornando-a adequada para a fabricao de mancais de deslizamento. O chumbo adicionado a muitas ligas para melhorar as caractersticas anti-frico, de maquinao e de estanqueidade (para peas fundidas). O zinco tambm pode estar presente para elevar a resistncia mecnica e actuar como desoxidante (no processo de fundio). Muitas das aplicaes dos bronzes ocorrem devido sua elevada resistncia corroso em diversos meios agressivos e sua facilidade de ser fundido (fundibilidade). Os bronzes, ao contrrio dos lates, so mais utilizados para a fabricao de peas para fundio e uma liga muito utilizada o bronze (s vezes denominado lato) com 5% de estanho, 5% de zinco e 5% de chumbo.

3. Corroso em esculturas de ligas de cobre


A principal causa da degradao dos monumentos em ligas de cobre localizados no exterior a corroso. Existem vrios tipos de corroso que explicam a ocorrncia deste fenmeno, nomeadamente corroso selectiva, corroso galvnica, corroso eroso, mas a mais frequente a corroso intersticial (figura 5). Esta ltima resulta da reteno de pequenos volumes de gua nos interstcios ou poros do metal (como a que resulta da condensao de humidade ou da ocorrncia de chuva). A chuva conter vrias espcies dissolvidas (sais, anies, caties), dependendo do tipo de poluentes gasosos existentes e do tipo de partculas em suspenso na atmosfera.

a)

b)

Figura 5: Mecanismo da corroso intersticial. a) iniciao; b) propagao.

11

Assim, a ocorrncia e intensidade da corroso vai depender no s da natureza da liga (composio, microestrutura, rugosidade), como tambm da agressividade atmosfrica, para a qual contribuem: factores climticos, a concentrao, o tipo de elementos poluentes gasosos atmosfricos, o teor e a composio das partculas em suspenso na atmosfera. Estes factores determinam o tipo e a extenso dos produtos de corroso formados, os quais por sua vez influenciam a velocidade a que se processa a corroso ao longo do tempo. Se estes produtos originarem a formao de camadas contnuas de compostos estveis e aderentes, estas conferem proteco liga, reduzindo a velocidade da corroso ao longo do tempo. No caso especfico das ligas de cobre, a sua elevada resistncia corroso quando exposta atmosfera ambiente resulta da formao de uma camada protectora na superfcie do metal, denominada patina. Esta camada um produto da reaco de corroso e constituda por xidos de cobre e em alguns casos carbonatos bsicos. Todavia, em ambientes urbanos ou industriais, e nos ambientes martimos, formam-se tambm outros compostos mais agressivos como sulfatos e cloretos de cobre, que se solubilizam com a gua da chuva. Este um fluido corrosivo que em contacto com a camada protectora do metal destri-a ou degrada-a, podendo tambm ficar retido nos interstcios, acelerando desta forma o processo da corroso. No caso das esttuas de lato, ligas de cobre - zinco, ocorre frequentemente corroso selectiva. Esta consiste na dissoluo preferencial do zinco, deixando o lato frgil e poroso, portanto mais susceptvel a sofrer outros tipos de corroso, como por exemplo, corroso intersticial. Uma outra causa frequente de degradao das esttuas metlicas deve-se ainda existncia, nalguns casos, de contacto entre metais diferentes, podendo ocorrer corroso galvnica do metal com potencial mais negativo. Um exemplo da corroso galvnica a corroso da Esttua da Liberdade (figura 6), que constituda por um revestimento externo em ligas de cobre reforado por uma estrutura interna de ao. O ferro da estrutura em contacto com o cobre corri-se preferencialmente, dado que o ferro possui um potencial mais negativo que o cobre, funcionando, desta forma, como um nodo de sacrifcio que protege o revestimento externo de se corroer. de notar ainda que a esttua possui uma tonalidade azul-esverdeada, que se deve ao filme protector de carbonato bsico na superfcie do metal.

12

Figura 6: Esttua da Liberdade.

4. Formao e estrutura das patinas


A alterao faz-se notar quando ocorre um escurecimento da liga de cobre, seguido da formao de uma camada de xidos de cobre de tom castanho avermelhado, que com o passar do tempo se ir tornar gradualmente mais escura at atingir a cor preta. Esta mudana de cor deve-se acumulao dos xidos e deposio da sujidade e poeiras presentes na atmosfera. Esta patina, bastante homognea e aderente, possui caractersticas protectoras, e ir manter-se durante vrios anos caso o ambiente no seja poludo. Com o decorrer do tempo, as esculturas de ligas de cobre expostas a ambientes hmidos e poludos (onde se verifica a presena de agentes agressivos, tais como os gases poluentes do tipo SOx, caractersticos de ambientes urbanos e industriais, e ies de cloreto, tpicos de ambientes martimos), iro sofrer alteraes resultantes da reaco dos compostos existentes na superfcie com os agentes agressivos, acima mencionados. Desta reaco resultam sulfatos e/ou cloretos de cobre originando as patinas verdes, mais co nhecidas como verdete. Neste processo est envolvida a perda global de algumas dezenas de micrmetros de metal em cada 100 anos. Esta perda, no s afecta o metal como tambm a perda de traos artsticos da escultura.

13

Inicialmente, so constitudas por uma camada fina de xidos castanho-avermelhados e evoluem para uma unio de patina verde e patina preta. A rea coberta por patina verde tanto maior quanto maior for a exposio a uma atmosfera poluda, e quanto maior for a idade de escultura tornando-se mais espessa e menos aderente, principalmente quando se localiza nas superfcies verticais. O processo de desenvolvimento da formao de patinas pode ser explicado pelo seguinte esquema:

Figura 7. Fases do desenvolvimento das patinas naturais nas ligas de cobre em ambientes urbanos.[2]

Num ambiente martimo de elevada salinidade a formao de patina verde pode vir a dar-se de forma generalizada logo nos primeiros tempos de exposio. Em geral, quanto menor for o tempo de exposio, maior ser a rea coberta pela patina preta em relao rea coberta com patina verde e ambas as patinas sero mais finas e aderentes. [2] As patinas pretas, apresentam por vezes um tom mais acastanhado e outras um tom ligeiramente esverdeado. So constitudas principalmente por cuprite (xido de cobre), produtos de deposio externa e podem ainda conter alguns cloretos bsicos de cobre. Frequentemente, observa-se a presena de uma subcamada alaranjada, essencialmente de cuprite (Figura 8), que protectora da corroso da corroso. A cor escura da camada exterior devida deposio e 14

acumulao de partculas de sujidade sobre a cuprite, e o tom esverdeado resulta da mistura desta com os cloretos. Este tipo de patina geralmente lisa, fina e aderente. [2] A formao de patinas verdes inicia-se nas zonas onde a gua, sobretudo de chuva, contendo agentes agressivos dissolvidos, condensa, goteja ou escorre. usual encontrar superfcies verticais cobertas de patinas pretas com formao de patinas verdes sobre linhas de escorrimento de gua (Figura 5). Para tal contribui a orientao, o grau de exposio e a textura da superfcie da escultura.

Figura 8. Patina preta lisa com subcamada laranja. A)Corte esquemtico; b)Aspecto visual da patina preta e subcamada alaranjada. [2]

Figura 9. Formao de escorrimentos verdes sobre a patina preta. [2]

Patinas verdes, possuem tonalidade verde-clara amarelada ou verde azulado. Estas correspondem s zonas da esttua onde a superfcie da liga se apresenta mais atacada e irregular. Verifica-se a existncia de uma subcamada laranja (Figura 8), que em ambiente urbano geralmente constituda por brocantite (sulfato bsico de cobre). Nestas superfcies o ataque da liga no to intenso e pode ainda subsistir uma camada fina de patina preta/castanho ou de 15

produtos laranja, o que indica a transformao progressiva dos xidos em brocantite por aco do SO2 . Esta patina relativamente lisa, dura e aderente.[2] Nas esttuas mais antigas, em algumas superfcies verticais, este tipo de patina apresenta-se muito espessa e macia com zonas de desagregao, podendo ser removida por raspagem. Nestas zonas o tom verde da patina apresenta pontos pretos, estes so ilhas renascentes de uma patina preta da liga, adquiriram um carcter catdico em relao s zonas circundantes que sofreram corroso preferencial.

Figura 10. Patinas verdes. a)Patina verde-clara contnua corte esquemtico; b) c) Patina verde com patinas pretas b) corte esquemtico; c) aspecto visual. [2]

Foi proposto um mecanismo para explicar a formao das patinas: formam-se inmeras clulas de corroso localizada, actuando as zonas da liga cobertas com patina verde como nodos, enquanto a patina preta confere um carcter catdico liga subjacente. Estabelecem-se clulas de concentrao diferencial as zonas pretas e a corroso prossegue para fora dos limites das zonas verdes, com formao destas patinas tambm nas zonas de transio. Com o tempo, nas zonas mais expostas, d-se a expanso da patina verde, ficando apenas zonas catdicas remanescentes da patina preta, inseridas numa ampla rea andica de patina verde (Figura 11). A corroso d-se quase exclusivamente nas zonas de patina verde.[2]

Figura 11. a) Zona coberta com patina preta; b) Formao das zonas andicas (patinas verdes) e catdica (patinas pretas) numa rea onde h zonas de escorrimento de gua; c) Expanso das zonas andicas.

16

4.1. Composio Qumica


Relativamente, composio das patinas verificou-se que existe uma relao entre o tipo de compostos existentes na superfcie da escultura, assim como a idade da mesma e por fim, a sua localizao.

Tabela 3. Tipos de patinas mais comuns e respectiva composio, observadas em vrias esttuas de ligas de cobre. [2]

A corroso atmosfrica a principal responsvel pela degradao dos monumentos de ligas de cobre no exterior, conduzindo sua corroso generalizada com a formao das patinas. 17

5. Impacto da corroso de esculturas na sociedade


Numa sociedade em que cada vez mais h uma mobilizao das pessoas no sentido de valorizao e conservao do patrimnio envolvente, nomeadamente monumentos e esculturas, a corroso constitui um forte revs. Como j foi referido anteriormente, a corroso um processo destrutivo que a causa da degradao no s de monumentos e esculturas como tambm em praticamente todos os sectores da actividade humana. A corroso , portanto, um fenmeno de enorme importncia tanto do ponto de vista econmico como social, logo necessria a utilizao de meios para a combater, os quais fruem de custos inerentes. No caso especfico da corroso de esculturas, a sua preservao engloba custos de manuteno dos processos de proteco (recobrimentos, pinturas, proteco catdica), ou at, num ltimo reduto, custos na substituio de peas que sofreram corroso e so completamente destrudas. A todos estes custos esto associados custos de mo-de-obra e energia. Contudo existem tambm casos especficos em que a corroso constitui um aspecto benfico. Nas esculturas de bronze ocorre corroso superficial com formao de patinas constitudas, geralmente, de xidos, sulfuretos e sais bsicos como carbonato, cloreto e sulfato bsico de cobre que so insolveis. Esses compostos conferem as esculturas coloraes caractersticas: escurecimento (xidos, sulfuretos), esverdeado (sais bsicos).

18

6. Conservao das esttuas de ligas de cobre


Para saber qual a melhor forma de conservao das ligas, necessrio realizar um diagnstico, de forma a avaliar o grau de proteco das patinas, identificar zonas de corroso activa, juntas danificadas ou eventuais alteraes estruturais. As esttuas que no se encontram em ambientes urbanos e isentos de contaminao industrial ou martima, no esto muito corrodas. Uma metodologia usada em conservao de esttuas antigas em bronze, envolvem trs fases: 1. Limpeza destinada reposio do aspecto esttico da escultura, eliminao de compostos corrosivos nalguns casos, restituio do aspecto original da superfcie. 2. Reparao Destinada a repor do metal ou do reforo estrutural, que desaparecem por corroso ou a repor o aspecto das patinas e a corrigir zonas com deficiente drenagem. 3. Proteco destinada a reduzir os fenmenos de corroso na escultura, com aplicao de revestimentos transparentes, existindo uma grande variedade de produtos (ceras naturais e sintticas) e/ou inibidores de corroso.

Cada monumento um caso, e a conservao do mesmo deve ser feita de acordo com as caractersticas do mesmo.

19

7. Bibliografia:
[1] Ferreira Mrio, Corroso de Materiais, 2001, Universidade de Aveiro Departamento de Engenharia Cermica e do Vidro [2] http://seatech-br.com/prote%E7%E3o/Corrosao%20e%20PC.pdf [3] Fontinha Rute e Salte M. Manuela , Corroso e conservao de esttuas de liga de cobre.

20

You might also like