You are on page 1of 25

AS INSTITUTAS DA RELIGIO CRIST LIVRO 1 EDIO CLSSICA

RESUMO DE WESLEY BATISTA DE ALBUQUERQUE

Seminarista de 2 anos do Seminrio Teolgico Presbiteriano Rev. Jos Manoel da Conceio (JMC). Com este trabalho Wesley B. A. teve excelente nota.

NDICE

1. O CONHECIMENTO DE DEUS E O CONHECIMENTO DE NS MESMOS SO COISAS CORRELATAS E COMO SE INTER-RELACIONAM

2. EM QUE CONSISTE CONHECER A DEUS E A QUE FIM SE PROPE O CONHECIMENTO

3. O CONHECIMENTO DE DEUS FOI POR NATUREZA INSTILADO NA MENTE HUMANA

4. O CONHECIMENTO DE DEUS SUFOCADO OU CORROMPIDO, EM PARTE PELA IGNORNCIA, EEM PARTE PELA DEPRAVAO

5. O CONHECIMENTO DE DEUS BRILHA NA OBRA DA CRIAO DO MUNDO E EM SEU CONTNUO GOVERNO

6. PARA QUE AGUM CHEGUE A DEUS, O CRIADOR, NECESSRIO QUE A ESCRITURA SEJA SEU GUIA E MESTRA

7. A AUTORIDADE DAS ESCRITURAS EMANA DE SI MESMA, E NO DO ARBTRIO DA IGREJA

8. AT ONDE VAI A RAZO HUMANA, H PROVAS SLIDAS PARA DARMOS CREDEBILIDADE AS ESCRITURAS

9. OS FANTICOS PEM AS ESCRITURAS DE LADO, E ACABAM POR ULTRAPASSAR A REVELAO E SUBVERTER OS PRINCIPIOS DA PIEDADE

10. PARA EVITAR TODA SUPERSTIO, AS ESCRITURAS CONTRAPE O DEUS VERDADEIRO DOS DEUSES FALSOS

11. A FEITURA DE IDOLOS CONTRARIA A VONTADE DE DEUS

12. IMPORTANTE DEIXAR OS IDOLOS DE LADO, PARA ADORAR SOMENTE A DEUS

13. A BBLIA ENSINA SOBRE A TRIUNIDADE DE DEUS

14. AS ECRITURAS ATESTAM AS MARCAS DE DEUS NA CRIAO DO MUNDO E DE TODAS AS COISAS, DIFERENCIANDO-O DOS FALSOS DEUSES

15. A CRIAO DO HOMEM: ESTADO ORIGINAL, FACULDADES DA ALMA, IMAGEM DE DEUS E LIVRE-ARBTRIO

16. PROVIDNCIA DIVINA: O PODER DE DEUS QUE REGE, E SUSTENTA O MUNDO EM CADA UMA DE SUAS PARTES

17. QUAL O PROPSITO E AT ONDE SE DEVE APLICAR A DOUTRINA DA PROVIDNCIA NA NOSSA VIDA

18. DEUS UTILIZA-SE DAS OSBRAS DOS IMPIOS PARA CUMPRIR SEUS JUZOS

INSTITUTAS LIVRO III. 21-24

21. DA ETERNA ELEIO, PELA QUAL DEUS PREDESTINOU ALGUNS PARA A SALVAO E OUTROS PARA A REDENO

22. A DOUTRINA DA ELEIO E PREDESTINAO COMPROVADA NAS ESCRITURAS

23. REFUTAO DAS CALNIAS CONTRA A DOUTRINA DA ELEIO E A JUSTA REPROVAO DOS JUSTOS

1. O CONHECIMENTO DE DEUS E O CONHECIMENTO DE NS MESMOS SO COISAS CORRELATAS E COMO SE INTER-RELACIONAM

A verdadeira apreenso do que o homem, s possvel por meio do conhecimento de si prprio e do conhecimento de Deus. A ordem a qual um precede o outro difcil, afirma Calvino. No entanto, quando o homem contempla sua habilidade e proeza pode perceber uma complexibilidade engenhosa e fascinante. Nem ele mesmo com toda a sua sabedoria poderia fazer algo semelhante. Olhando para o outro lado, o homem perceber tambm que, em si flui uma corrente perene de falhas e limitaes, as quais no o permitem que alcance, por si mesmo, todo conhecimento e sabedoria. Como resultado desse auto-conhecimento o homem instigado a olhar para algo maior que si prprio. Mesmo que ele no aceite, mas esse algo maior o prprio Deus. Entretanto, com base na realidade das limitaes humanas, surge uma pergunta importante: poder o homem chegar a um puro conhecimento de si mesmo? Jamais, enfatiza Calvino. Devido depravao total e o orgulho, o homem chega a pressupor que perfeito, justo e capaz. S que a realidade bem diferente. Como conseqncia dessa depravao, h uma recusa em aceitar Deus como a nica fonte do verdadeiro conhecimento. A ilustrao usada por Calvino explica bem o falso senso do homem de pensar que pode muito. Ele diz que ao olharmos o mundo ao nosso redor, ficamos maravilhados com a capacidade do sentido da nossa viso. Mas, ao fitarmos os olhos no sol somos ofuscados pelos raios. Assim tambm

procede com o homem e sua capacidade cognoscvel. Tudo o que pode conhecer, por mais radiante que seja, ser ofuscado pelo simples brilho da Glria de Deus. O mais interessante que mesmo que seja solapado, pelas reais evidencia de sua incapacidade e imperfeies, o homem ainda sim no se considera indigno. A resposta dada por Calvino a Majestade de Deus. Somente quando homem confrontado pela Majestade divina que ele amolecer sua autoconfiana 100% humanstica. No livro dos profetas, juzes e outros da Escritura Sagrada do evidncia da consternao humana diante da Majestade Soberana. O desenrolar da historia de J (J 38:1 40:5) abre a brecha para vemos a fraqueza humana contraposta a Majestade de Deus. Somente quando Abrao contemplou a glria divina reconheceu que era p (Gn 18:27).

2. EM QUE CONSISTE CONHECER A DEUS E A QUE FIM SE PROPE O CONHECIMENTO

Conhecer Deus aqui no deve se encarado como um conhecimento superficial sobre sua existncia. Saber simplesmente que Ele existe no o verdadeiro conhecimento de Deus. Deus no s o criador de todas as coisas, com tambm o providenciador de todo bem que existe. Atravs da mediao de Cristo que aceitamos a soberania e providencia divina e por ela vivemos piedosamente. Se no houver uma vida de relacionamento com Ele, no se pode conhec-Lo. Essa piedade enfatizada por Calvino aqui a reverncia associada como o amor de Deus, o qual nos fornece o conhecimento de todos os sue benefcios. Ento conhecer a Deus consiste em servi-Lo fielmente (piedade), obedecer-lho pelo que ele o pelo que faz. Tudo isso em suma seria uma vida de felicidade. O resultado dessa interao, ou o fim desse conhecimento ser reverncia e confiana na pessoa Soberana de Deus. Pois, que outro resultado seria obtido, sabendo o homem que Deus a fonte de toda a beno, proteo, governo, e suprimento de todas as suas necessidades (tanto fsicas como espirituais)?

3. O CONHECIMENTO DE DEUS FOI POR NATUREZA INSTILADO NA MENTE HUMANA O conhecimento de Deus algo que a duras penas muitos tentam aceitar, dizem eles, mas no conseguem. Mas, a realidade do conhecimento de Deus no algo to distante e transcendente a nossa pessoa. Como diz Calvino, Deus infundiu dentro do homem certa noo de sua divindade. E, por causa disso que ele indesculpvel por no cultu-Lo e servi-Lo fielmente. Destacando as palavras de Ccero, Calvino refora mais a idia de infuso da divindade no homem ao dizer que, no h nao to brbara e to selvagem que possa no possa dizer: Deus Existe!. A prpria idolatria acaba por ser uma evidncia de que no existe

tal ignorncia a respeito de Deus. Ao reverenciar um objeto de pedra ou madeira, o homem esta expressando seu desejo de servir algo maior que si prprio. Isso pe por terra o escape de que a religio algo engendrado pela sutileza e astcia de alguns. A idia de que a religio foi algo projetado para subjugar o povo no esclarece o verdadeiro das coisas. No que isso, no tenha certa medida de verdade, porm no explica tudo. Ainda que homens como Gaio Calgula ridicularize Deus e negue sua existncia, porm volvia-se em profundo temor s de pensar na manifestao da ira divina, ressalta Calvino. At o atesmo acaba por escorrer nas sendas da impossibilidade. Digoras e Dionsio ridicularizavam a religio expondo-a ao vituprio, mas o pulsar da conscincia de negar a Deus acaba por corrosiva dentre estes, diz Calvino. Igualados aos animais o lugar do homem que purga a religiosidade de si, Plutarco citado por Calvino. Ento, tudo o que se pode dizer que Deus to verdadeiro, que est encravado no corao do homem. S o fato de neg-lo denuncia que ele existe.

4. O CONHECIMENTO DE DEUS SUFOCADO OU CORROMPIDO, EM PARTE PELA IGNORNCIA, E EM PARTE PELA DEPRAVAO Mesmo sendo essa noo de Deus, algo infundido no homem, ainda sim no suficiente para que este reconhea a Deus e se submeta a Sua vontade. Os motivos que levam a isso so primeiramente de uma ignorncia expressada no que Calvino chama de superstio. Negligenciando a verdade eles forjam para si um deus de acordo com as fantasias de seu corao. E, isso fruto da v sutileza de seus pensamentos. A apostasia tambm se faz presente no sufocamento do conhecimento de Deus. Apoiado no Sl 14:1, 53:1 Calvino destaca uma realidade presente no s nos tempos de Davi, mas tambm nos nossos, isto , uma geral proclamao de que Deus no existe. O mpio no sente o temor que os filhos de Deus sentem, como revelado no Sl 36:1, 10:11. A idolatria a atitude gerada pela convico de que Deus no existe. Ao forjarem um deus para si, o homem automaticamente diz que Deus no tem significado, ou seja, no vale nada. Muitas vezes devido a um falso temor, aquele que no emana de um corao convertido, o homem hipocritamente serve a Deus. O medo e o pavor do juzo so o que os arrasta a Deus. Nas palavras de Eustquio, esse temor originou os deuses no mundo, ressalta Calvino. Os rastros deixados por esse medo de Deus foi os de uma v religiosidade. Porque dizem estarem perto de Deus, mas o seu corao e suas convices no condizem com a verdadeira piedade. Contudo, Calvino mais uma vez refora que a semente da divindade ainda permanece encravada no corao do homem, sufocada, mas permanece. Isso to provvel que em meio ao desespero Deus parece ser o alvo de suas preces superficiais. Uma semente viva e divina, mas presa pela obstinao carnal.

5. O CONHECIMENTO DE DEUS BRILHA NA OBRA DA CRIAO DO MUNDO E EM SEU CONTNUO GOVERNO

O mundo criado por Deus um arauto que fala sem parar sobre um nico tema Soberania de Deus. O interessante que Calvino afirma ser essa revelao universal de Deus, uma prova viva de que no h um poder coercitivo para que se convenam os homens de que Ele existe. Para onde o homem olhar ver a gloria da Majestade divina. Mesmo que Deus transcenda a cogniscibilidade humana, ainda sim ele inescusvel diante de tantas evidencias de Deus. Tanto nas coisas do conhecimento vulgar como no conhecimento cientfico, Deus pode ser contemplado. Aquilo que os cientistas descobrem atravs de seus experimentos mostra o que Ele quer que saibam. Tambm na simples observao, sem que haja um aprofundamento cientifico, o homem pode perceber as centelhas da Providencia divina. O homem no precisa ir muito longe para perceber e ter evidencias da sabedoria divina. Basta olhar para dentro de si mesmo. O corpo humano, os exerccios da alma e toda sua complexibilidade que nos fascina do real louvor ao sumo artista que o projetou Deus. Nisto que est ancorado a argumentao de Paulo em At 17:27, a qual Calvino destaca como reforo da idia supracitada. Mesmo assim Deus no reconhecido. H um motim generalizado, em que os homens hasteiam a bandeira da ingratido. Essa evidencia interna da sabedoria divina deveria levar o homem a romper em louvor e adorao. Porm, na pratica isso no procede. Certa confuso entre Criador e criatura leva Calvino a afirmar que Deus de fato o supremo Criador do universo. Alguns at querendo atribuir alma imortal, uma aspecto orgnico. Isto se trata nada mais do que um subterfgio, para atrelarem Deus a algo material. Deus no se mistura essencialmente com sua criao, como mostrado nas palavras de Verglio: Um esprito interiormente os alimenta, e, pelos membros infusa, A toda a massa uma mente movimenta, e ao grande corpo se mistura... Para Calvino a criao de forma nenhuma pode ser igualada a posio de Deus. A natureza existe por uma ordem de Deus. E, no por conter as coisas inerentes a Deus. Deus no s criou todas as coisas, mas tambm as preserva. Sua bondade algo imensurvel, pois ela mantm este mundo como . Isso deve nos mover em amor e adorao. O governo e juzo de Deus no esta pautado pela nossa maneira de ver as coisas. O mundo governado por ele de forma tal que, no s os bons recebem alivio de suas dores, mas tambm os maus parecem gozar desta providencia. Da surge nossa incompreenso dos juzos divinos. O fato que Deus no v como v o homem, e que atravs de suas misericrdias atrai o pecador, mediante constrangimento, para mais perto de si. A soberania divina esta entranhada nos evento mais casuais da existncia humana. O Salmo 107 ressaltado por Calvino d evidencia que a vida humana esta mais do que patente aos olhos e aes divinas. S que a maioria no atenta para isso, principalmente os mpios. A essncia de Deus no deve ser perscrutada pela simples razo humana, diz Calvino. O que de fato deve ser feito um ato de se render ante a revelao, que nos suficiente para conhecLo. Conhecendo Deus mediante sua revelao entenderemos que h algo maior para ns. Uma esperana futura. Ainda que no entendamos porque o que era para acontecer ao justo acontece ao mpio, e o que era para acontecer ao mpio acontece ao justo, temos que confiar em nEle. E, esta confiana s possvel quando penetramos os caminhos e modos em que o

Senhor descerra para ns sua vida, sabedoria e virtude, e exerce em ns sua justia, bondade e clemncia. Entretanto, a grande maioria dos homens prefere se entregar ao acaso providncia divina. Os raios da evidencia de Deus na Criao e em ns mesmos parece incomodar nossa cegueira. Muito filsofos trilham por qualquer vereda do pensamento, menos pelo verdadeiro testemunho dado sobre o Criador. A razo dos tais tem penetrado os mais profundos recnditos do conhecimento, porm s tm produzido mais caminhos que nunca levaro ao verdadeiro Deus. Calvino diz que os esticos abstraram diversos nomes de Deus da natureza, e isso de forma alguma destitua Deus de sua totalidade. Tambm os egpcios e esticos forjaram sua proposies, no entanto s mais obstculos apareceram. Diante da sua limitao o homem afirma sucintamente que no existe. Pois sua mera razo no pode alcan-lo. O exemplo de Simnides esclarece bem a questo. Calvino disse que quando Simnides foi indagado por Hiero, a respeito do quem seria Deus, ele pediu um dia para pensar, depois dois e da por diante chegou a uma concluso: quanto mais tempo reflito, tanto mais obscuro o assunto me parece. O resultado das observaes e concluses humanas ser uma crena religiosa cunhada pelas suas fantasias e supersties. Isso de forma nenhuma agrada ao Esprito Santo, ressalta Calvino.

6. PARA QUE AGUM CHEGUE A DEUS, O CRIADOR, NECESSRIO QUE A ESCRITURA SEJA SEU GUIA E MESTRA Calvino enfatiza aqui que por mais que o mundo d evidncias da existncia de Deus, ainda sim no suficiente para abrir o corao do homem para o verdadeiro conhecimento de Deus. Ao escolher um povo para si, o Senhor os assistiu atravs de Sua palavra, para que estes no se desviassem da vereda correta. Amparados pelo consentimento de Deus em se revelar especialmente que o homem finalmente o conhece. A revelao especial na Bblia vem a ns como um dom perfeito que vem do alto. Prescrevendo-a atravs da lei aos santos profetas garantiu Deus que sua Palavra expressasse a f genuna. Impedindo assim que o seu povo fundamentasse sua crena numa f dbia. Ento, por mais que o homem se volte e tateie procurando Deus atravs de sua criao, no o encontrar. necessrio inclinar os ouvidos a Sua Palavra. A Bblia no s a nica fonte do conhecimento fidedigno de Deus, como tambm nos escudo protetor. Mas, protegendo de que? Protegendo-nos de ns mesmos. O nosso corpo e nossa alma so to depravados que temos j uma inclinao s veredas estranhas e erradas. Que com certeza nos levar as falsas religies. Tomando uma srie de Salmos onde o salmista destaca o poder de Deus na Criao geral, Calvino lembra que em um deles com o Salmo 19, o salmista no deixa de fora a meno da Palavra. Sendo ela fiel testemunho do Senhor. No que diz respeito salvao e o verdadeiro conhecimento que possa ter de Deus, logo se percebe a superioridade da Palavra de Deus escrita, a Bblia, sobre toda a sua criao.

7. A AUTORIDADE DAS ESCRITURAS EMANA DE SI MESMA, E NO DO ARBTRIO DA IGREJA Tendo as Escrituras um papel to importante na vida do homem. A credibilidade dada a ela, de onde vem? Dela mesma. E, ao dizermos dela mesma, como no titulo desta seo, significa que vem do prprio Deus. Muitas indagaes como essa tem se apresentado. O prior no a indagao em si, mas a atribuio de que a Igreja quem determina sua validade e credibilidade. Isso de forma nenhuma procede, ressalta Calvino. A autoridade da Escritura no pode ser reclamada pelo homem. Pois este falho e imperfeito. O apostolo Paulo fala em Ef 2:20 que o fundamento da Igreja esta na doutrina dos apstolos e profetas. Portanto um crasso erro atribuir autoridade da Escritura como sendo opinio da Igreja. Pois se a Igreja procede dos ensinamentos escriturstico, como pode vir o edifcio (Igreja) antes do alicerce (Escrituras). Agostinho por certa vez foi mal interpretado quanto o fundamento da Igreja na Bblia. Em discusso com os maquineus ele afirmou que s creria na verdade do Evangelho se a autoridade da Igreja o movesse a isso. Contudo no foi isso que Agostinho quis passar. Ele simplesmente disse que os que ainda no foram iluminados pelo Esprito Santo so conduzidos docilidade pela reverencia da Igreja. Isto de forma nenhuma significa que Agostinho no cresse na Bblia como tendo sua autoridade independente da opinio da Igreja. O testemunho da verdade est nas Escrituras. O reconhecimento da sua autoridade s possvel mediante iluminao do Esprito Santo. O corrompimento do ser do homem no permite que este aceite abertamente o testemunho fiel das Escrituras, a menos que o prprio Esprito d essa prova no seu interior. Diante dessas verdades que a Bblia autenticada pelo Esprito. Calvino afirma que a f verdadeira aquela que o Esprito Santo sela em nosso corao. E Ele quem abre o corao para crer. A ntida concluso disso que s h convico atravs de tal abertura.

8. AT ONDE VAI A RAZO HUMANA, H PROVAS SLIDAS PARA DARMOS CREDEBILIDADE AS ESCRITURAS De inicio Calvino convida o leitor a usar sua razo para acompanh-lo nesta empreitada de darmos s Escrituras a devida credibilidade. Primeiro ele revela que a Bblia superior a qualquer outra obra humana j feita. A sabedoria de Deus est entranhada na disposio dos assuntos ou doutrinas que ali encontramos. Os mistrios mais profundos se revelam em linguagem acessvel a todo homem que a ler. Calvino at diz que os escritos de Ccero, Aristteles, Plato, Demstenes podem nos prender a ateno devido meticulosidade e arte com que escrevem. Entretanto a Bblia nos surpreender muito mais. Nas palavras dos profetas e de Davi logo se percebe a riqueza literria que a Bblia contm. Muitos autores, porm um s inspirador o Esprito Santo. Isso o que atribui a Bblia uma beleza e estilstica incomparvel. Moiss enfatizado por Calvino como um homem chamado por Deus, o qual se deve dar toda credibilidade. Ele de forma nenhuma se exaltou, mas obedeceu ao chamado proposto. Apesar de muitos duvidarem de sua existncia, ele acabou

operando muitos milagres que os opositores contornam, mas so de fato verdadeiros. Com mensageiro falou de forma completa aquilo que Deus queria que seu povo soubesse. At mesmo profetizar a respeito de que da tribo de Davi se levantaria um rei, ele o fez. O esprito proftico no esteve s em Moiss, mas em outros profetas tambm. Isaas profetizou a respeito de um cativeiro sobre Israel e outro sobre Jud em tempos de paz. Como poderia o povo acreditar nisso, se gozavam de uma confiana tal que no concebia tamanho juzo? No entanto, a profecia se cumpriu. Logo depois uma profecia sobre restaurao foi proclamada pelo prprio profeta, a qual viria por intermdio de Ciro. Pergunta Calvino: As coisas que Isaias profere so orculos inconfundveis de Deus, ou conjecturas de homem?. Assim como a lei escrita nas tbuas de pedra foram preservadas por Deus, tambm o foi a Bblia. O povo de Israel pde ter esquecido da lei, mas Josias reativou sua leitura. Os inimigos de Israel os perseguiram, saquearam, os aprisionaram, porm a lei foi preservada por Deus. Sob o ataque de Antoco os livros que fossem encontrados teriam de ser queimados. Se Deus no os tivesse preservados, como poderamos ter chegado at nos? Olhando para o Novo Testamento dificilmente concordaramos como Pedro foi capaz de tamanha proeza, sendo ele um simples pescador. Paulo, o perseguidor da Igreja, agora prega e sofre pelas doutrinas que antes oferecia oposio. Nenhuma explicao pode ser dada seno for pela atuao do Esprito Santo. Mesmo assim a Bblia tem sido alvo de inmeros ataques, e vindos de todas as partes. Calvino, contudo, mostra que assim como a palmeira cresce e apesar de parecer frgil, suporta a fora do vento, a Bblia tem se mostrado bem arraigada. Satans tenta encobrir, porm sua perenidade verdade incontestvel. Os mrtires foram as evidencias vivas de a Palavra nos revela as verdades de Deus. As doutrinas as quais creram eram levadas at o confronto com a morte. Contudo jamais desistiram. A razo por si s no poder aceitar tais verdades, nem conduzir o homem numa vida piedosa. Somente quando o Esprito fala ao nosso interior que h um despertar para a nova vida.

9. OS FANTICOS PEM AS ESCRITURAS DE LADO, E ACABAM POR ULTRAPASSAR A REVELAO E SUBVERTER OS PRINCIPIOS DA PIEDADE Diante da realidade expressada por alguns religiosos (fanticos) que alegam ter e conhecer o Esprito Santo, Calvino os chama de biltres. Pois, aonde um Esprito que se diz de ser de Deus age a parte da Escrituras. Onde se experimentaro das verdades Escrituras, fora daquelas vindas do Esprito? Ele no veio ensinar outra coisa a no ser aquilo que j estava revelado. justamente isso, o que Paulo vai chamar de selo. No h ensino do Esprito se este no agir atravs da Palavra. Ento uma pergunta poderia surgir: no estaria o Esprito se subordinando ao poder da Palavra? De maneira nenhuma. O Esprito jamais far aquilo que contrario a sua vontade. A prpria Bblia aponta para majestade do Esprito. Para que outros espritos no abusem da posio de inspirador, ele o Esprito Santo, delimitou seu trabalho destro das Escrituras para que no se incutisse dvida no corao dos homens. Em suma poderamos dizer que a Bblia e a o Esprito so um s, essas partes no podem agir dissociadamente. Tanto na vida dos apstolos, como na vida e ensinamentos de Cristo o Esprito vida. E, isso est revelado nas Escrituras.

10. PARA EVITAR TODA SUPERSTIO, AS ESCRITURAS CONTRAPE O DEUS VERDADEIRO DOS DEUSES FALSOS Em primeiro plano, Calvino lana a distino entre Deus e os demais deuses adorado pelos pagos, sobre o fator da criao. Nenhum outro deus tem ou teria semelhante poder de criar os cus e a terra, e tudo quanto neles existe. Deus o nico que preenche esse perfil. Dele so todas as coisas. As escrituras no se calam a respeito de sua pessoa. Ainda que seja verdadeira sua transcendncia em relao aos homens, o que era suficiente saber a respeito dEle para que se gerasse em ns temor, obedincia, gratido e amor, ele revelou seus atributos. Em xodo 34:6-7, Moiss nos mostra alguns como: clemncia, bondade, misericrdia, justia, juzo e verdade. E, em Jeremias 9:24 vemos referncia a sua misericrdia, juzo e justia. Muitas outras passagens revelam-nos alguns aspectos do carter de Deus como nos Salmos e nos outros profetas. As passagens que foram citadas, j nos mostram que forte o objetivo da Escritura de mostrar Deus como ele . Esse conhecimento no pode vir to especialmente se no desta fonte. Destaca-se a palavra especialmente, porque tambm podemos conhecer Deus atravs de suas obras. Esse seria o conhecimento geral. Do quais os homens podem ter sim certa noo de Deus, mas no suficiente para lev-lo a salvao. De forma que os homens so inacusveis, ou seja, eles no podem dizer que no sabem quem Deus . Calvino, inclusive, at ressalta que a ao idolatra deles revela um pouco, a necessidade interior que eles tm de Deus. S que devido dureza dos coraes e a frgil apreenso, eles no podem alcanar o verdadeiro conhecimento de Deus.

11. A FEITURA DE IDOLOS CONTRARIA A VONTADE DE DEUS A escritura contrasta o Deus verdadeiro e os supostos concorrentes. A limitao da mente humana desconhece limites. Mesmo que Deus seja inalcanvel a sua razo somente, ele busca em vo uma ftil representao daquele, que no necessita de cones de madeira, barro, ouro ou prata. Coisas que Deus mesmo criou no podem represent-Lo totalmente. Contudo, os homens insistem. Os persas adoraram o Sol, os egpcios adoraram um panteo de animais e os gregos, os quais tentaram se aproximar mais de Deus, adoraram a imagem humana deificada. Por intermdio de Moiss e profetas como Isaas, proibiu enfaticamente a adorao a outros deuses. Calvino tambm destaca que alguns querem encontrar embasamento para a feitura de dolos nas manifestaes naturais, as quais Deus se props a aparecer ao homem como: vento, nuvem, fogo, etc. Isto, segundo eles, d margem para uma representao material de Deus. Segundo Calvino, isto s revela a falibilidade humana, e o quanto ele voltada para a idolatria. A Bblia de forma alguma sugere uma adorao a dolos feitos pelos homens. Ela rebate toda e

qualquer representao de tal gnero com tendo autoridade (Is 2:8; 31:7; 37:19; Os 14:3; Mq 5:13). Se a idolatria fosse permitida por Deus os profetas jamais teriam pregando enfaticamente contra tal ao. A igreja catlica romana adora imagens de esculturas, e acaba por revelar no tempo presente, a antiga e fervorosa contumcia humana em querer um deus que seja ele possa apalpar. Mas, em alguns vultos no perodo da Patrstica vemos que essa ao era repugnada por alguns. Agostinho, um dos mais preeminentes telogos e bispo da igreja catlica romana, disse que abominvel no s adorar as imagens, mas tambm o erigi-las a Deus. A defesa construda pelos catlicos por uma frase de Gregrio, o qual disse que as imagens o livro dos iletrados, exclui o papel exclusivo do Esprito. No entanto esse ainda foi de longe, a ttica mais engenhosa. A diferena entre dois termos gregos, abre portas para adorao de imagens. Eles alegam que o que redem as imagens o servio eidolodoulean e no a adorao eidololatreian. Um pernicioso subterfgio! A criao de imagens no deprecia o trabalho feito pelos escultores na arte em geral. O que Calvino ressalta que a arte tem sua importancia, desde que ela sirva para glorificar a Deus. Na igreja primitiva jamais houve brecha ou algum comportamento que revelasse adorao de imagens. O problema est mesmo no homem, que insiste em construir seu prprio caminho em direo a Deus. Para deixar isso claro, Calvino relembra os leitores de um Conclio realizado em Nicia no ano de 787. Nele foi decretado a adorao de imagens nos templos. Os bispos usaram levianamente as Escrituras para apoiar a idolatria. Um deles (Joo ao legado da igreja do Oriente) disse que por termos sido feito imagem de Deus, devemos ter imagens tambm. Todo esse absurdo hermenutico deplorvel. As prticas blasfemas e absurdas da iconolatria ressoam na boca de Teodsio, Constncio e muitos outros como se fosse verdade. Mas, que verdade esta a qual Deus e as Escrituras no compactuam?

12. IMPORTANTE DEIXAR OS IDOLOS DE LADO, PARA ADORAR SOMENTE A DEUS Conforme nfase dada anteriormente, Deus no divide sua glria com ningum. Por isso, de vital importncia estar com ele, e ligados a Ele em adorao. Todo esse desenfreado aparato dado pelos idolatras suas imagens so nada mais do que supersties, diz Calvino. Deus quem se d por conhecido. E, isso vem atravs de sua lei, a qual dava as regras para a adorao do povo. A lei tambm revela Deus como nico legislador. O objetivo da lei ento era de fazer com que o povo trilhasse nos caminhos de Deus, e no desviasse seus passos a um culto corrupto. A v sutileza dos pagos, em diferenciar os termos latria (honra a Deus) e dulia (servio s imagens) no amenizou em nada os pecados de tais ces depravados. Ainda que eles possam dizer que no a mesma coisa, no final das contas . Calvino diz que, Paulo se refere antiga maneira de proceder dos glatas com dulia. Se for um simples servio, por que o condenou Paulo? E se atitude tomada por Joo ao se prostrar diante do anjo, no fosse um atentado contra a divindade de Deus, por que o anjo no o aprovou? Enfim, Deus no se deixar compartilhar mesmo com nada, muito menos artfices feito pelos homens.

13. A BBLIA ENSINA SOBRE A TRIUNIDADE DE DEUS A infinitude de Deus e a falta de um corpo para delimit-lo, incomodam e confundem a fraca razo humana. Achando-se capazes, eles tentam e tentam colocar Deus dentro de suas compreenses, porm sem sucesso. A conseqncia disto a teoria dos maquineus, que o igualam Deus e satans. Os antropomorfistas lhE deram as mais variadas formas. Todas essas atitudes expressam suas tristes especulaes. Outro fator que tem causado muita perturbao na mente de alguns o ponto de Deus ser trs pessoas, mas uma s essncia. Atendo-se primeiramente a questo do termo pessoa, Calvino diz que neste aspecto ele trs. O termo original Hispstases, que segundo o prprio Calvino define bem as diferentes propriedades do Pai, Filho e Esprito Santo. Quanto a isso, aqueles que so contrrios trindade dizem que os termos (hipstases ou pessoa) so de cunho meramente humano. Calvino sai em defesa disto dizendo que, ainda por no ter o termo letra por letra nas Escrituras, no estamos impedidos por uma lei inqua de interpretar aquilo que as Escrituras afirmam como um todo. Desde que o uso das palavras no denigra a fidelidade, e a verdade das Escrituras, no h mal nenhum em us-las. A idia dos hereges muito mais difcil de se entender, com base naquilo que termos nas Escrituras. rio declarava Cristo como Deus e sendo o prprio Filho. Porm, insistia por meio de seus surrurros incessantes, que Cristo foi criado. Sablio reconhecia o emprego dos ttulos dado ao Pai, Filho e o Esprito Santo, contudo no concordava que fossem trs pessoas diferentes. Ele dizia simplesmente que eram atributos diversos de um nico Deus. Contra esses conceitos foi que se levantaram homens doutores e piedosos, para sair em defesa da unidade de Deus em essncia e sua trplice pessoalidade. A distino de termos importante para entendermos a tri unidade de Deus. Calvino diz que apesar de Hilrio fazer muita confuso ao termo hipstases, nomeando latinamente de substncia, ainda sim hipstases define melhor as diferentes pessoas num mesmo Deus. Agostinho estava de acordo quanto a este termo. At mesmo Scrates, ignorante a revelao especial, afirma em sua obra Histria Tripartite vol. VI, o mesmo emprego dado a uma tri pessoalidade de pessoas. Calvino, inclusive, at reafirma as palavras de Agostinho dizendo que o termo hipstases, devido a falibilidade da linguagem humana, no prope expressar o todo das diferentes pessoas do Pai, Filho e Esprito Santo. Preferivelmente se usa o termo para no ficar no silencio em relao trplice pessoalidade revelada nas Escrituras. O que Calvino enfatiza que pessoa se refere aquela propriedade que e singular ao Pai, e no ao Filho e ao Esprito. E, inerente ao Filho, mas no ao Pai e ao Esprito. E, ao Esprito e no ao Pai, e ao Filho. Portanto, deus tem trs pessoas. O termo subsistncia define a particularidade da pessoa do Verbo (Cristo) estando junto ao Pai (Jo 1), isto , subsistindo com o Pai. Agora, o que diz respeito essncia Deus um. O Pai igual ao Filho e ao Esprito quanto aos atributos e a divindade, por isso a essncia nica. Nas palavras de Tertuliano h em Deus certa distribuio ou economia, a trindade de pessoas, que nada altera da unidade da essncia. Quanto a questo da unidade de essncia Calvino indica a obra de Agostinho Da

Trindade. Apesar da diversidade nas pessoas, ainda sim o Pai est no Filho (Jo 14:10), O Esprito com sabemos esteve presente no ministrio do Filho. Em relao ao nome que cada um recebe, Agostinho diz que o Pai em relao a si mesmo chamado Deus; em relao ao Filho chamado Pai. O contrario tambm verdadeiro. Vemos ento uma doutrina que dentro dos limites da razo humana e difcil, porm mediante a f podemos aceit-la. Em meio s heresias circundantes, Calvino procura enfatizar a divindade do Filho. J que viveu uma vida entre os homens, muitos duvidam que Cristo fosse de fato Deus. Para isso Calvino recorre as Escrituras, nas quais encontram-se as palavras de 1 Pe 1:11 testificando que, os profetas antigos falaram pelo Esprito de Cristo. Na epistola aos Hebreus 1:2,3 o escritor diz que todas as coisas forma criadas por meio de Cristo, e so sustentada por sua poderosa Palavra. Joo diz que a Palavra (Verbo) estava com Deus, e era Deus. Logo, pode-se ver claramente pela Escrituras que Cristo a Palavra de Deus. O ser por meio de quem Deus o Pai operou. Quanto ao fator eternidade, muitos apstatas dizem que houve um tempo em que Cristo no existiu. Eles se apegam ao aspecto da narrao de Moiss, dizendo que quando Deus falou pela primeira vez, sugere que Cristo s tem existido a partir dali (j que Cristo a Palavra de Deus). Calvino refuta isso dizendo que em Jo 17:5 Cristo afirma que, mesmo antes do mundo ser criado, ele j existia em glria. H muitas provas veterotestamentrias a respeito da divindade de Cristo, salienta Calvino. No Salmo 45:6 diz que Teu trono, Deus, para sempre, apesar dos judeus dizerem que elohim pode se referir a outros deuses ou mesmo ate anjos, Calvino enfatiza que fala do Filho. Pois, nenhum deus ou anjo poderia ter um trono, e ainda mais para eterno. Em Is 9:6, no qual esta imersa a profecia a respeito do Emanuel, Cristo descrito como Deus Forte, e Pai da Eternidade. Calvino retruca alguns judeus, porque estes dizem que neste texto todos estes adjetivos falam do Pai, e somente o termo Prncipe da Paz atribudo a Cristo. Que capricho do profeta, deixar o ltimo qualitativo para o Filho! Finalmente Jeremias 23:6 diz Este haver de ser o nome com que se chamar o renovo de Davi: o Senhor, Justia Nossa. Sabendo os judeus que o termo YHWH somente atribudo a Deus, Jeremias atribui tambm ao renovo de Davi (Cristo). Porquanto Cristo tambm Deus. As teofanias so outras provas pertinentes a respeito da divindade do Filho. Alguns dizem que de fato foram apenas anjos que apareceram aos patriarcas. No seria de se estranhar que um servo (anjo), requeresse honra para si como no caso de Jz 13:16. Em Jz 13:23 a esposa de Mano, me de Sanso, fala que aquele Anjo que falou com ela era realmente Deus. Serveto alegou que Deus jamais aparecera a Abrao. O fato nos impressiona, pois, o Anjo foi chamado de Senhor pelo patriarca. E, o mais impressionante aceitou o prostrar de Abrao. Outros profetas como Osias e Malaquias tambm so ressaltados por Calvino, como dando prova das aparies do Filho antes da encarnao. Os Apstolos no ficam de foram das referencias feitas de Cristo com o Deus eterno. Paulo na carta aos Romanos 9:33 diz que Cristo era o Senhor do Exrcitos, profetizado por Isaias, e o qual seria a pedra de tropeo para alguns judeus. Na epistola aos Hebreus, vemos a forte tnica dada pelo autor superioridade do Filho sobre os anjos, Moiss, o sacerdcio Aranico e o cerimonialismo judaico. Tudo com o propsito de revelar sua eterna divindade. Finalmente

em 1 Jo 5:20 nos fala a respeito de Cristo dizendo que Ele o Deus verdadeiro e a vida eterna. Nas obras de Cristo h evidencias de sua deidade. Em Hb 1, nele forma criadas todas as coisas e sustentadas pela sua Palavra. No profeta Isaias 43:25 vemos o aspecto de perdoar pecados, o qual algo proveniente somente de Deus como bem sabem os judeus, atrelado ao ministrio de Cristo. Os inmeros milagres operados tambm apregoam a deidade do Filho. Cristo no s operou milagres, como tambm os outorgou aos seus apstolos quando estes foram comissionados. Passando para a pessoa do Esprito Santo, Calvino agora procura destacar a divindade do Esprito. Acusado por alguns de ser apenas uma fora impessoal, Calvino diz que na narrativa inicial de Gnesis ele no s pairava sobre a face do abismo, mas tambm j preservava o caos aparente. Interessantemente, este Esprito inspirou os profetas e apstolos para falar dos mistrios de Deus. Ele quem nos regenera para a salvao, habita em ns, nos consola, e dele procede ao mais variados dons. Somos templo e morada deste Esprito. Ora, Deus disse que habitaria em ns sempre, essa habitao evidenciada pelo Esprito. A repreenso de Pedro feita a Ananias e Safira (At 5:3-4) d clara evidencia de que o Esprito no homem, mas sim Deus, o qual ningum engana. O prprio Cristo diz que aquele que blasfemar contra o Esprito Santo (Mt 12:31; Mc 3:29; Lc 12:10) no tem perdo, ora se este no fosse divino, jamais se declararia juzo to severo. Na carta ao Efsios 4:5, Paulo diz que todos esto unidos em um s Deus, um s Senhor, um s batismo, uma s f. Fica claro que o Esprito nos inicia na f, e isso mais claramente e externamente visto no batismo. Atravs do batismo o cristo pode dar evidencia de que, o que se operou nele vem de um ser divino o Esprito Santo. Voltando a questo da tripessoalidade de Deus, Calvino distingue com todo cuidado, devido cavilao dos hereges, as aes das trs pessoas na trindade. O Pai quem d inicio a ao, o Filho a prpria sabedoria e conselho da operao das coisas, e o Esprito Santo comprova estas aes. Quanto a uma possvel ordem possvel concebermos primeiro o Pai, segundo o Filho que procede do Pai e o esprito Santo que procede de ambos, afirma Calvino. O tratamento da doutrina da trindade, segundo Calvino, surgiu devido necessidade de rebater as posies dos hereges como, por exemplo, Serveto e rio. Ao tratar desta doutrina a qual o homem deve estar de corao aberto para que o Esprito o conduza, os anti-trianarianos ou tentavam fragmentar a unidade da essncia divina, ou confundir e separar por completa as diferentes pessoas da trindade. Em relao s pessoas, Cristo e o Esprito Santo tem sido os mais aferidos pelos desmantelados paqumetros dos hereges. Para eles difcil aceitar que o Filho se subordinou ao Pai, de forma no contrria a sua vontade. Que entre este Deus perfeito no h disputa (qualidade intrnseca da alma cada), para ver quem o maior. Por isso que cremos pela f, pois a razo nos coloca uma lente que no prpria para compreender este mistrio parcialmente revelado nas Escrituras. Os testemunhos da Patrstica que ecoam na voz de Irineu, Justino e Tertuliano adquiriram sim, um aspecto apologtico em relao Trindade. Isso tambm mostra que as frivolidades dos homens de querer perscrutar os desgnios divinos nunca se aquietaram.

14. AS ECRITURAS ATESTAM AS MARCAS DE DEUS NA CRIAO DO MUNDO E DE TODAS AS COISAS, DIFERENCIANDO-O DOS FALSOS DEUSES Em meio aos questionamentos levantados pelos homens sobre a origem do universo e da terra, Calvino diz que a melhor coisa a se fazer olhar para a criao, conforme revelada nas Escrituras. Saber o tamanho do espao ou por que Deus no fez o mundo bem antes, so apenas especulaes pedantes que a nada levam, seno a ver o quanto o homem pequeno. Aquilo que foi da vontade de Deus em nos revelar, acabou chegando at ns. No h nada de errado em ser um indagador, o problema quando isso se mostra ardiloso na mente e lbios dos homens. Saindo um pouco das indagaes sobre o espao e o tempo, somos levados a observar relato de Gnesis, uma prova vivida da providncia divina. Em seis dias tudo foi feito para que o homem pudesse viver. Calvino destaca que se o homem no fosse to especial, Deus jamais teria deixado tudo pronto s para ele desfrutar. Portanto, nesta obra da criao vemos a verdadeira bondade do nosso Deus. Os anjos tambm fazem parte da obra criadora de Deus. Ainda que Moiss em sua narrativa, no d expressa referncia de Deus t-los criados, eles so sim criaturas de Deus. Calvino diz que no captulo dois de Gnesis Moiss narra a criao das estrelas do cu e os demais exrcitos celestes. Concerteza aqui que se encaixam os anjos. O desejo desbalanceado desejo por restas criaturas, despertaram em alguns o desejo de ador-los. Fosse s a questo dos anjos que instigasse perverso a mente de muitos. No entanto at satans foi considerado como um ser co-eterno com Deus. Este pressuposto foi defendido por Mani, o qual deu origem o nome do grupo que o seguiu, os maniqueus. Isso surgiu devido questo da origem do mal. Quanto funo dos anjos Calvino destaca as seguintes: Exrcitos Por fazerem parte da guarda celestial do Senhor, e o rodearem, esto inteira disposio como soldados a pronto servio de seu General. Poderes Por serem detentores de fora, a qual remete Aquele que os criou. Ora so chamados tambm de principados ou potestades. Tronos Por repousar a glria de Deus sobre eles so chamados tronos. Deuses Como num espelho os anjos, devido aos aspectos citados acima, so chamados deuses. E, uma das principais funes a qual Calvino destaca a respeito dos anjos a da proteo. Segundo o relato bblico, foi a eles feito a referencia de proteo no Salmo 91. No salmo 37 o Anjo do Senhor est ao redor dos que o temem. No deserto um anjo foi designado para ir frente dos israelitas no deserto. Ministraram servio a Cristo (Mt 4:11). Quando queria livrar o povo das mos dos inimigos, Deus muitas vezes o fez por meio dos anjos (Jz 2:1; 6:11; 13:9).

Sem contar que a boa noticia da ressurreio tambm foram dadas por eles. Como ficou bem claro semente as Escrituras podem dar informaes seguras e fiis a respeito destes seres. A questo do anjo da guarda no encontra embasamento nas Escrituras. Ainda que um anjo tenha libertado Pedro da Priso, mesmo assim no temos base par crer em tal especulao. No relato de Daniel vemos um servio delimitado dos anjos em proteger cidades. A hierarquia destes seres tambm no se pode prescreve com toda certeza. Calvino afirma que a Bblia faz referncia a Miguel, o grande prncipe (Dn 12:1) e arcanjo que entoar a trombeta do juzo. Miguel tambm referido (Dn 10:21). Tobias at chega a citar tal Rafael. Mas na realidade esta uma questo que Calvino deixa em aberto. Numa forma assumida a Bblia chega a mostrar querubins e serafins alados. Os quais diz Calvino, nos trar com mais rapidez o nosso auxilio. A realidade pessoal dos anjos tambm foi questionada por alguns. Afirmando-se que os anjos so nada menos que impulsos que Deus inspira aos homens. Porm, de acordo com a referencia de Ap 5:11, so milhares, onde lhes so atribudos regozijo )Lc 15:10). Ele quem sustenta os fiis (Sl 91:12; Mt 4:6). A lei fi trazida pelas mos deles afirma Paulo e Estevam (At 7:53; Gl 3:19). Apesar disso, a adorao a estes seres terminante proibida segundo as Escrituras. Muitos canalizavam a adorao para eles. O prprio Joo ao se prostrar diante do anjo foi repreendido para que no o fizesse (Ap 19:10; 22:8-9). Portanto, a angelolatria improcedente. Quanto a existncia destes seres de suma importncia que nos acautelemos do poder de Santas e suas hostes, diz Calvino. H uma luta constante em que o cristo no encontra trgua. Apesar de termos nossa guerra j vencida pelo sangue do Cordeiro, no devemos menosprezar a vastido do poder do batalho maligno. Maria teve sete demnios expelidos (Lc 8:2). Em Mateus 12:43 o senhor diz que sete demnios encontrando espao na casa a qual j habitaram, podero trazer mais sete. Muitos tentam perscrutar a respeito de com se deu a malignidade de satans. Por ser ele uma criatura, no teria sido ele um alvo do pecado? No. O diabo no inicio era perfeito, mas devido a sua prpria depravao e maldade ele se fez pai da mentira, e enganador por excelncia. Em degenerao se perdeu tanto satans como os seus anjos. De forma que Deus no a origem do mal. Mesmo em toda a essa rebeldia por parte do diabo, ele limitada pela autoridade de Deus. No livro de J v-se claramente os limites delineados por Deus. Um outro fator que no pode ser menosprezado quanto a realidade pessoal dos seres diablicos. Nas referencias bblicas eles so postos como seres dotados de entendimento. E, que conseguiam afligir fisicamente os homens. No juzo eles sabem que sero atingidos pelo poder de Deus (Mt 8:29). Um simples impulso no cai bem a estes seres! Eles de fato existem. A sntese de tudo o que foi falado que em Deus vemos o principio de todas as coisas. No s o firmamento e tudo que nele h, mas tambm a terra, o mar e tudo o que nele h, veio a existir por ordem de Deus. Ele fez o homem a sua imagem e semelhana. Que enorme privilgio! Toda a criao, portanto serve ao homem grande manual teolgico. Porquanto devem os homens ser-lhE gratos. E, no somente isso, mas reder-lhE todo servio e adorao.

15. A CRIAO DO HOMEM: ESTADO ORIGINAL, FACULDADES DA ALMA, IMAGEM DE DEUS E LIVRE-ARBTRIO O ser humano notvel por sua imensa complexibilidade e habilidades. At mesmo aos olhos humanos, escapa o quanto ele bem estruturado. Contudo, Calvino objetiva ressaltar alguns conceitos a respeito deste ser criado por Deus, que deve ser de nosso inteiro interesse. Primeiro ele chama-nos aos tempos remotos, onde o homem foi formado do p da terra. E, para que no se d espao, agora, para a acusao de que Deus fez o homem em pecado, Calvino mostra o oposto. Ele diz que no seu estado original o homem era perfeito, sem pecado. A prpria matria da qual foi formado o homem, no mnimo deve lev-lo a uma introspeco de quem realmente ele . Deus se dignou dar vida, a um simples vaso de barro. Quanto ao que est dentro dele, Deus lhe deu uma alma ou esprito. Essa alma ou esprito, na concepo de Calvino uma essncia imortal. Porm, muitos no compartilham desta idia. Por isso, Calvino diz que os que assim pensam foram obscurecidos pelas trevas de tal maneira, que parece-lhes impossvel sobreviver morte. Se no houvesse margem nas Escrituras para isso, ento no se tocaria no assunto. Mas, tanto em Lc 23:46, com em At 7:59 e Ec 12:7, somos informados de que o esprito encomendado e recebido por Deus. Se o esprito fosse um simples alento, esse jamais chegaria ao cu, afirma Calvino. Tambm, se pode notar pela versatilidade da mente que est no homem, algo inerente as existncia de uma essncia imortal. At o perscrutar pelas coisas do cu, da terra e da natureza nos ajudam a deduzir que h algo entranhado no seu corpo, e o qual distinto desse. Isso vai cada vez mais tomando forma quando lemos nas Escrituras que, h uma migrao de um corpo debilitado para outro melhor. A exortao de Paulo no somente para que os crentes de Corinto, purifiquem o corpo,mas tambm o esprito 2 Co 7:1. Em sim o homem trs a imagem de Deus Gn 1:27. Segundo Calvino, certo que o exterior possa trazer esta imagem, mas no h duvida de que na alma que se encontra a imagem de Deus. Em relao a isto Calvino destaca o vo conceito dado por Osiandro. Este disse que o homem trazia a imagem de Deus tanto no corpo quanto na alma. Osiandro dizia que o corpo de Cristo serviu de base para o corpo de Ado. Sugerindo assim um corpo que pertencia a Cristo antes mesmo de Ado. Calvino diz que as discusses no se limitaram a isto somente, tambm houve questes a respeito da terminologia das palavras tselem (imagem) e demuth (semelhana). Os quais muitos disseram ser duas caractersticas diferentes dadas ao homem. Entretanto, Calvino discorda dizendo que na realidade o termo semelhana era apenas uma nfase dada por Moiss em sua narrativa do Gnesis,isto , uma repetio para refora a precedente. Em meio a todas estas frivolidades Calvino, enfatiza que ainda que a imagem de Deus reflita primariamente em sua alma e nas suas faculdades, no h uma parte do homem que no reluza a glria daqueles que o fez. Uma vez que o pecado ofuscou e denegriu a pura imagem de Deus no homem, este s poder t-la novamente, por meio da regenerao em Cristo. E, vale salientar que ao ser regenerado pelo Esprito, o homem vai recuperando gradativamente a imagem primria. Onde Ado falhou, Cristo veio para corrigir. Esse contraste entre o primeiro Ado e o segundo, no tem o objetivo somente de jogar na cara do homem, o quanto ele est dos padres requeridos por

Deus. Mas, antes nos mostrar conforme as palavras de Paulo 1Co 15:45, de que em Cristo nossa imagem recuperada. Remexendo na questo sobre a origem da alma, os maquineus e Serveto, falaram que o sopro de Deus nas narinas do homem acabou introduzindo dentro dele, certa substncia de Deus. Se isto verdade, necessrio atribuir tudo que h no homem natureza divina. Isso monstruoso, diz Calvino. Calvino tambm diz que a citao de Arato feita por Paulo em At 17: 28 de que somos gerao de Deus, no implica em uma substancia divina, mas sim na qualidade. Seria muita insensatez fragmentar o Criador, e distribuir sua poro em cada um de ns. Em 2Co 3:18 Paulo no fala que fomos criados a imagem de Deus, mediante a graa e poder do Esprito, e no pela substncia de Deus. A alma no s anima o corpo, mas tambm desempenha outras faculdades. Dentre uma delas est a glorificao a Deus. Obviamente depois do pecado, est ltima ficou distorcida. Mas, na sua origem alma tinha como principal objetivo cultivar a retido, afirma Calvino. Muitas propriedades tm sido dadas a alam humana. Dizem que h a alma sensitiva e a racional. Entre elas existe certa discrepncia. Quanto a essa abordagem, Calvino prefere deixar a merc dos filsofos. Contudo, ele admite que haja cinco sentidos. Os quais introduzem dentro de ns as coisas que esto diante de ns. Tudo o que observamos passa pela imaginao, a qual discrimina o foi apreendido. A razo na qual habita o juzo universal. E, o entendimento, que contempla o que a razo costuma discorrer. Estes trs Calvino chama de faculdades cognitivas da alma. Mas, tambm essas trs correspondem as trs faculdades apetitivas. So elas: vontade, a qual procura a execuo do entendimento; a clera, que se apropria do que impulsionado pela razo; e a concupiscncia que absorve a informao da imaginao e da sensibilidade. Calvino nos alerta para outra diviso dada pelos filsofos. Os quais resumem tudo em apetite e intelecto. Afirmam eles, que este ltimo contemplativo e tambm prtico, onde apreendemos o bem e o mal. Os apetites se dividem em vontade e concupiscncia. Este apetite obedece razo. Consequentemente concluiremos que eles do nfase a um controle que o homem possa ter, e o governar de forma reta. Dentro de uma realidade depravada a qual vive o homem impossvel este por meio da razo governar-se de forma reta.

16. PROVIDNCIA DIVINA: O PODER DE DEUS QUE REGE, E SUSTENTA O MUNDO EM CADA UMA DE SUAS PARTES Muitas vezes corre-se o risco de um pensamento superficial de que Deus teria apenas agido no momento, at que deu ordem no mundo. Depois disso ele se afastou, e pronto. Esta momentaneidade do poder de Deus na Criao um pensamento pobre e ftil. Ainda que os mpios tenham sua viso errada a respeito da providncia divina, Calvino diz que a f tem a sua maneira peculiar pela qual reconhece Deus como criador e mantenedor deste universo. Pois no isto que nos afirma Hb 11:3? Deus no s criou, mas tambm sustenta, assiste, nutri atravs de sua singular providncia, afirma Calvino. Das grandes s pequenas coisas, como um pequeno pardal, Deus est a manter Mt 10:29. Davi no Sl 33:6 fala com propriedade como forma firmados os cus. De modo geral, at os filsofos ensinam sobre fora da vida inerente

na criao. E isto no s percebido por meio de inspirao divina, mas tambm por meio da concepo da mente humana, salienta Calvino. A providncia divina coloca inteiramente de lado, o conceito formado que muitos tm de que existe o acaso. As enumeraes que Calvino faz de certos acontecimentos como cair nas garras de assaltantes, ficar soterrado pela queda de uma casa, achar comida no deserto, ser arrastado pelas ondas at chegar ao porto so e salvo, tem sido atribudo como sorte ou acaso. Pelo contrrio, isto providncia divina. Calvino cita Baslio, o Grande, por este dizer acertadamente que sorte e acaso so termos dos pagos de cujo significado no devem ocupar-se as mentes dos piedosos. Cristo enfatizou que at os cabelos de nossa cabea esto todos contados Mt 10:30. At mesmo as coisas inanimadas tm suas propriedades mantidas, devido mo sustentadora de Deus. Sendo assim notrio o erro de se atribuir prpria natureza o fluxo de tudo o que existe. Isso se constitui em roubo, diz Calvino. Roubo de que? Roubo da glria que devida a Deus, quanto ao seu governo na criao. A conscincia desse poder regedor de Deus na criao deve nos levar a obedincia e a segurana. Com real valor Calvino diz que os infiis ao transferirem a honra de Deus, aos astros, e passam a depender dos pressgios tem sua felicidade, revelada em desgraa. A natureza da providncia no est baseada na prescincia. Deus no est numa posio passiva, quanto ao universo. Ele dirige e age nele intensamente e completamente. Em outras palavras a providncia est baseada no ato divino. Calvino ressalta uma falsa convico de providncia que muitos tm. Alguns dizem que o governo da providncia divina geral, mas no determina nada sobre os homens, que esto pautados por seu arbtrio. O homem dono de sua prpria vontade. Os homens so governados pelo poder de Deus, mas excludos de sua determinao, dizem eles. Os epicureus audaciosamente falam de um deus ocioso e inoperante. Calvino confessa que as criaturas so movidas por um instinto secreto da natureza, porm isto vem da mo de Deus. A providncia de Deus claramente percebida na natureza. A alternao de dias e noites, o vero e o inverno que tem seu inicio e fim, nos meses que se seguem, e os anos que passam tudo foi delineado por Deus. No Salmo 147:9 Davi diz que os filhotes dos corvos so alimentados por Deus. Moiss tambm atesta a graa divina em derramar chuva sobre os homens e natureza (Lv 26:3-4; Dt 11:13-14). No Salmo 113:5-6 at o vo do das aves governado pelo poder de Deus. Com isso, vemos claramente a providencia divina evidenciada na prpria natureza. Quanto a vida humana, tambm vemos esse poder atuante de Deus. S para comear, o mundo foi feito por causa do gnero humano. Jeremias fala que os caminhos do homem esto patentes aos olhos de Deus (Jr 10:23). E, em Pv 16:9; 20:24 encontramos a mesma entonao. At a faculdade racional do homem no escapa a sondagem divina (Pv 16:1,9). Calvino deixa claro o motivo do porque o homem no apreende to facilmente est verdade. Tudo devido lerdeza e falha da mente humana. Todos tm a tendncia de considera aquilo que Deus faz com algo fortuito. A causa primria das coisas no nos perceptvel. Para a razo ser muitas vezes inaceitvel, mas para a f se reconhecer a ordenao secreta de Deus. Tudo que rodeia o homem, e at o prprio homem com um todo, est entranhavelmente ligado a operao providncia de Deus.

17. QUAL O PROPSITO E AT ONDE SE DEVE APLICAR A DOUTRINA DA PROVIDNCIA NA NOSSA VIDA De inicio bom ressaltar que a providncia opera no passado e futuro. Ela a fora mantenedora utilizando-se ora por meios, ora contra os meios. E, ela tem com alvo principal o cuidado com o homem, e tambm a Igreja. Isso deve rechaar de imediato o pensamento de que tudo corre ao lu. Por mais que as causas nos sejam ocultas, devemos dizer como Davi que, as maravilhas e os pensamentos de Deus so tantos, que no temos como cont-los. A doutrina da providncia requer de ns a devida reverencia. Os homens ficam a latir como ces, e dando suas mordidas virulentas contra esta doutrina, diz Calvino. Tentam absorver pela razo somente, aquilo que s poder advir por meio da revelao. Aquilo que est alm da razo humana bem destacou Moiss Dt 29:29 no deve ser perscrutado. Como reao a esta doutrina, os ces ainda dizem que se a providncia divina determina e governa tudo, o homem nada mais do que o ser inerte. Dizendo at que as oraes do santos so suprfluas, pois Deus j determinou tudo desde a eternidade. Diante disso Calvino afirma fortemente que a responsabilidade humana continua, sim, ativa. Ele diz que Salomo concilia bem as liberaes humanas e a providncia de Deus. Por exemplo, em Pv 16:9 diz O corao do homem planeja seu caminho, e o Senhor dirigir seus passos. Apesar de Deus ser a causa final de todas as coisas, ele no fez o homem como um rob. Tudo que est relacionado a vida do homem, Deus colocou nas suas mo os meios para conduzi-la e conserv-la. Um cuidado que se deve tomar o de abrir brecha na doutrina da providncia, para a voluntria iniqidade do homem. Ora, uma vez que Deus a tudo determina logo os roubos, adultrios, homicdios no so culpa do homem. Isso ressoa como uma acusao cavilosa contra Deus. Calvino retruca dizendo que se o mal reside no prprio homem, como pode ele acusar Deus? Diferentemente daqueles, os cristos se sentem confortveis com a providncia divina. Os cristos sabem que Deus est no controle de todas, as coisas tanto nas grandes quantos nas pequenas. Isso deixa impresso na mente deles o governo soberano de Deus. Fazendo com que independente das circunstncias, ele acabe olhando sempre para seu sustentador. no isso a isso que nos persuade as Escrituras (Sl 55:22; 1Pe 5:7; Sl 91:1). Consequentemente essa realidade far parte no s da convico e adorao particular do cristo, mas tambm de seu testemunho. Ensinando aos demais homens que devem se voltar para Deus. Resultando assim na coibio da maldade, ou lhes renovando o nimo, salienta Calvino. A gratido flui esbaldadamente daqueles que reverenciam a providencia divina. At mesmo em meio aos perigos mltiplos, os servos de Deus se sentem seguros (Sl 118:6; Sl 56:4; Sl 27:1; Sl 23:4). Cavilosamente alguns quiseram denegrir a perfeita imagem da providncia divina. Eles afirmam que o fato de Deus se arrepender, revela uma possvel ciso na linha mestra e perfeita da providncia. A base est apoiada em passagens com Gn 6:6 de que Deus havia se arrependido de ter feito o homem. Ou, a de 1Sm 15:11 de haver escolhido Saul para o trono. E, tambm a condio dada ao povo caso se voltassem de seus maus cainhos em Jr 18:8. Calvino

diz que o termo arrependimento apenas um antropomorfismo pedaggico. Como uma boa didtica, o termo se arrependeu visava comunicar de tal forma com os homens, que pudessem assimilar mais facilmente. A condicionalidade dos fatos jamais pode anular os decretos de Deus. A pregao de Jonas, enviado por Deus, no mudana nos planos, mas porque Deus objetivava o arrependimento, o que de fato aconteceu. Ezequias no mudou o decreto de Deus, por meio de sua orao simplesmente. Deus tinha em mente usar de misericrdia para com Ezequias. O que ele tinha de fazer era orar contritamente. Nada est fora da percepo divina. O problema que tentamos limitar Deus, dentro de nosso espoco de percepo humana.

18. DEUS UTILIZA-SE DAS OSBRAS DOS IMPIOS PARA CUMPRIR SEUS JUZOS Segundo a concepo de Calvino h um engano quanto equiparao dos termos fazer e permitir. Isso se ocasionou devido a utilizao de Deus, das obras dos mpios para dar cumprimentos aos seus juzos, e mesmo assim permanecer limpo de qualquer culpa. Alguns engendraram o termo permitir para dizer que de fato no Deus que faz, os tais juzos. Calvino diz que tudo quanto Ele quer, Ele faz. Ele cita o caso do esprito mentiroso relatado em 1Rs 22:20-23, que este foi mandado por Deus. Aqui no h uma permisso, e sim um decreto para que fosse executado. Em J temos o relato no de uma permisso, mas de uma ordem de Deus dada a satans para que atingisse J. Deus soberano em tudo aquilo que faz. Nossas curtas mentes no podem abarcar a imensurvel oniscincia divina. Contudo alguns acabam por ver nessa realidade, Deus como culpado do mal. Calvino salienta que apesar de satans ter sido ordenado por Deus, ele ainda assim fez o mal voluntariamente, pois ele depravado e responsvel por seus atos. A instrumentalidade dos mpios nas mos de Deus, geralmente no algo fcil de ser concebido. A grande questo que o homem tem uma compreenso muito curta das coisas, enquanto Deus o originador de todas elas.

INSTITUTAS LIVRO III. 21-24 21. DA ETERNA ELEIO, PELA QUAL DEUS PREDESTINOU ALGUNS PARA A SALVAO E OUTROS PARA A REDENO Dando uma explicao a respeito do que a doutrina da eleio Calvino diz ser o plano de Deus, mediante sua vontade, resolveu escolher uns para a salvao eterna, e outros para a condenao eterna. O estudo dessa doutrina deve ser feito de forma cautelosa. Pois, o ego do homem se sente ameaado, s em pensar na possibilidade de ser conduzido quilo a que ele insiste encontrar sozinho a Salvao.

Somente nas Escrituras que o homem deve se apoiar para se estudar esta doutrina. J que ela nossa regra de f e prtica. E, se a reconhecemos como nico caminho que nos conduzir a investigao de tudo o que justo sustentar, que assim seja feito. Vale ressaltar que assim com as Escrituras o caminho para o conhecimento excelso, melhor se reger por ela do comeo at o fim, para que no samos fora de suas indicaes, e passemos a trilhar por rochedos sem rumo, que concerteza nos faro resvalar e cair. Calvino afirma que muitos tm feito zombaria e oferecido animosas resistncias doutrina da predestinao. Porm, ele tambm afirma que assim com a doutrina da trindade, e a inflexvel perturbao do porque no fez Deus o mundo muito antes do que os possveis mais de cinco mil anos. Ficaremos calados, mediante a zombaria destes? Claro que no responde Calvino. Calvino diz resumidamente que no deseja perscrutar aquilo que o Senhor deixou guardado em secreto. Tambm no negligenciar o que ele ps a descoberta. E a doutrina da predestinao algo claro nas Escrituras. Aqueles que so aversivos a doutrina da predestinao engendraram um subterfgio, para no concordar com o que as Escrituras dizem. Falem em prescincia com sendo uma avaliao feita por Deus, onde este prev mediante o enfoque nas futuras aes humanas, o decreto da eleio. Calvino diz que tanto o temo predestinao, como o termo prescincia correlato. O chamado de Abrao ma prova mais do que aceitvel de que Deus, chama independente das obras. No salmo 100:3 somos informados de onde parte o decreto da eleio. Calvino tambm nos chama a ateno para, uma eleio vivida dentro do prprio Israel. Pois, se Israel era o povo escolhido de Deus, concerteza todo ele era salvo, certo? Errado. Na prpria descendncia de Abrao dois destinos diferentes. Isaque o filho da promessa e foi por Deus escolhido. J Ismael, apesar de ser filho de patriarca Abrao, no foi escolhido por Deus. O critrio no estava baseado no homem, e sim em Deus que escolhe.

22. A DOUTRINA DA ELEIO E PREDESTINAO COMPROVADA NAS ESCRITURAS Em Efsios 1:4-5 temos a clara evidencia de como Deus opera, mediante o plano da eleio. No verso quatro Paulo diz que os fiis foram eleitos antes da fundao do mundo. Aqui vemos a excluso total, de uma possvel prescincia apoiada nos mritos humanos. O texto continua a nos dizer que os crentes foram eleitos para serem santos. Outra contundente afirmao de que Deus no se baseou nas aes do homem, para poder cham-lo. O verso cinco fecha a verdica tese da eleio dizendo que tudo isso segundo o beneplcito de sua vontade (Ef 1:5). Do comeo ao fim a nica ao esperada do homem a passividade. Em Romanos 9 tacitamente a eleio corroborada. O termo chega a seu clmax quando diz que Deus escolheu a Jac e rejeitou a Esa. E, tudo isso para que o propsito da eleio se cumprisse. A refutao da prescincia baseada nos atos humanos se concentra na clarividncia dos textos de 11-13, onde diz que nenhum dos dois era nascido, e nem tinham feito mal o bem. Se Deus usava o critrio das boas aes de Jac, porque Paulo diz que ele ainda no havia nascido.

Tambm encontramos nas palavras de Jesus no evangelho de Joo a confirmao da doutrina da eleio. Joo 6:37-39, nos mostra em Jesus, a mesma doutrina posteriormente pregada por Paulo, Todo aquele que o Pai me d, esse vir a mim. Pois est a vontade do Pai: que nenhum de todos os que me deu se perca. Os eleitos aqui, j eram do Pai, e foi dado ao Filho. Cristo no s os recebe como tambm elege. No estou falando de todos; conheo a quem escolhi (Jo 13:18). Calvino destaca que o fato de Jesus ter includo Judas, era quanto ao oficio apostlico. Pois, Ele (Cristo), no poderia perder um s daqueles que o Pai lhe Deus. Agostinho tambm discordava da doutrina da prescincia divina como condio para a eleio. Ele refutou os pelagianos e com propriedade citou Ambrsio: Cristo chama queles de quem ele quer ter compaixo. E outra vez diz, agora usando de suas palavras: A graa de Deus no acha ningum a quem deva eleger, mas faz que os homens sejam aptos a ser eleitos. A universalidade do chamado do evangelho de forma nenhuma se ope ao plano da eleio. Calvino diz que mediante a pregao exterior, so os homens chamados ao arrependimento e a f. Deus tem o controle sobre a eficcia da palavra. O anunciador das boas novas so apenas instrumentos. Paulo o clssico exemplo do que estamos falando. Ele era conduzido pelo Esprito a pregar, onde concerteza Deus j estabelecer seus eleitos. Mesmo que a voz do evangelho ecoe por todo o mundo, nem todos aceitaram suas verdades. Isaias diz que o brao de Deus no se manifesta a todos (Is 53:1). Calvino faz uma excelente pergunta queles que defendem a contraposio entre chamado externo e a eleio: Deus nos faz seus filhos s pela pregao, ou tambm pela f?. As ovelhas sempre seguem se pastor, porque conhecem sua voz. Se um estranho as chamar elas no vo. De onde vem o discernimento, para conhecer a voz? Da abertura ocasionada por Deus, diz Calvino. O mesmo se aplica aos rprobos. Assim como Deus escolheu uns para a salvao, outros foram rejeitados pela vontade divina.

23. REFUTAO DAS CALNIAS CONTRA A DOUTRINA DA ELEIO E A JUSTA REPROVAO DOS JUSTOS Calvino comea dizendo que a sada engendrada por aqueles que no acreditam que Deus seja capaz de executar tal juzo contra os mpios, no sustentvel. Em Mt 15:13 lemos nas claras palavras de Jesus que, aqueles que no seu Pai no plantou ser arrancado. Os adversrios, salienta Calvino, falam que Deus usar de brandura, par ver se o mpio se arrepende. No entanto, como poderia Deus usar de brandura se os predestinou condenao eterna. A forte critica levantada por aqueles que no esto de acordo com a doutrina da predestinao se, Deus seria justo em condenar as criaturas que ainda no pecaram? Quanto a isso Calvino diz que o homem quer saber o que se passa na mente e vontade de Deus. Logo se pode concluir que no tem como saber o porqu de Deus agir assim. Calvino cita o prprio Plato que diz que os homens, sim, tm leis que os limitem, mas com Deus isso no procede. Ele continua a vontade de Deus no s pura de toda a imperfeio, mas tambm a suprema regar de perfeio... Por isso, no adianta o homem acusar Deus de injusto, pois ele age de acordo com sua vontade, e no com a nossa, que contaminada pelo vrus do pecado.

Justamente por que sabia dessa indagao maligna que gerada dentro do homem p que Paulo destaca: Quem s tu o homem, que discutas com Deus? Por ventura o objeto moldado dir quele que o moldou: por que me moldaste assim? Por acaso no tem o oleiro poder para fazer de uma s massa um vaso para honra e outro par desonra? (Rm 9:20-21). Desde Ado os homens trazem a marca da depravao total. Muitos discordavam de que Ado tivesse sido criado, por Deus com a certeza de que iria pecar. Eis uma questo complicada, pois muitos no aceitam conceito. Calvino nos remete ao Sl 115:3 o qual diz que Deus proclama fazer tudo quanto quer. Calvino confirma que Deus no s sabia da queda de Ado, com tambm a administrou pro Seu arbtrio. Calvino acertadamente cita as verdicas palavras de Agostinho, o qual disse que Deus preferiu agir por sua bondade, em meio a progresso da queda, do que evitar o mal logo de inicio. Uma outra objeo levantada era de culpar Deus de favoritismo. As escrituras de forma nenhuma confirmam que Deus, faz acepo de pessoa. Se no for assim, estariam mentido Pedro e Paulo (At 10:34; Rm 2:11; Gl 2:6). Resolvendo a questo Calvino deixa claro que Deus no se baseia nas pessoas em sim, mas na sua misericrdia. A eleio se confirma somente atravs de um ato importante da parte de Deus o chamado. Paulo diz que fomos recebidos por adoo (Rm 8:15). Junto com a pregao da palavra, vem tambm a iluminao do Esprito. O homem movimentado pelo esprito at os braos de Cristo. Tanto na experincia como na Palavra residem garantia da Salvao. Pois, muitos indagam se somos de fato salvos. No devemos, temer sobre est questo. Pois, se o Esprito nos chamou concerteza ele dar evidncias de sua obra. Um exemplo de como podemos estar seguros quanto eleio a nossa comunho com Cristo. Nossa unio com ele revela o plano de Deus para nossa vida. Ao contrrio da posio do eleito Deus deixa os rprobos entregues a sua cegueira espiritual e assim no podem po rsi s chegar aos ps da cruz. O subterfgio criado por aqueles que dizem ser Ez 33:11 uma pedra de tropeo para a doutrina da eleio, tambm no d em nada. Pois, evidente afirma Calvino, o texto aponta para aqueles pecadores a quem Deus chamar. Uma vez que o eleito se arrepende Deus o espera com sei perdo. Dizer que este texto apia uma universalidade quanto ao chamamento eficaz entrar em contradio com a Bblia num todo. Outras passagens com 1Tm 2:4 e 2Pe 3:9 relatam a respeito do termo todos que geralmente interpretado como se fosse um desejo de Deus que todos se arrependessem ou se salvassem, mas o homem no quer ento Deus fica a insistir com o pecador. Errado! No caso de Timteo ele estava recebendo uma orientao de Paulo sobre a orao, neste caso em favor dos prncipes e reis. As palavras de Paulo em dizer que todos os homens sejam salvos eram que todos os de diferentes classes, tinham o caminho da salvao aberto.

CONCLUSO O que a verdade? Dentro de uma sociedade ps-modernista a qual vivemos hoje, concerteza a soluo ser aferida pelos instrumentos de medio mais fragmentados possveis. Tudo

relativo. O que verdade para alguns, no ser para outros. Quando no se tem onde apoiar os ps, no restaro dvidas de que os referenciais foram banidos. Joo Calvino nessa sua maravilhosa obra Institutas da Religio Crist nos d esse cho no qual apoiar os ps, dentro de um escopo sistematicamente teolgico. Ele nos oferece uma viso de Deus, do homem e do mundo que descartada pela grande maioria dos intelectuais, pois ao se tratar de Religio, muitos se afastam. Dentre os livros que aqui foram trabalhados, Calvino mostra o homem e seu Criador - Deus. Primeiro mostra como se estabelece o contato entre ambos, para um possvel conhecimento ou interao. A natureza, os cus, o prprio homem acabam sendo manuais teolgicos que do as primeiras evidncias ao homem de quem ele , e de que h um ser sobrenatural e pessoal acima dele mesmo. Mas ainda sim, no o suficiente. O grande Criador d o primeiro passo. Atravs de uma obra revelacional escrita, e inspirada pelo seu Esprito ele se d a conhecer a este homem dotado de inteligncia. Qual seria o motivo do estabelecimento desse contato? Calvino nos revela o motivo: o homem a imagem e semelhana de Deus. A partir da ao de Deus, uma fase de restaurao comea na vida do homem, que foi eleito segundo o beneplcito da vontade de Deus. O amor de Deus comea a invadir seu ser, e logo percebe o quanto falho, e que a imagem de Deus est distorcida. Cristo, seu mediador, a convergncia de todo o plano divino para a restaurao dessa imagem. Logo o homem percebe que o caminho at Deus, no estava excludo de todo, s estava opaco, devido cegueira espiritual. Mesmo sendo uma restaurao gradativa, o homem pode perceber a grande fora da providencia divina ao seu redor, concorrendo para o seu bem, ainda que passe por muitas situaes adversas. A concluso que chegar que ningum o poderia amar assim. E nas Institutas da Religio Crist isso que descobrimos: o amor de Deus para com o homem.

Autor: Wesley Batista de Albuquerque Seminarista de 2 anos do Seminrio Teolgico Presbiteriano Rev. Jos Manoel da Conceio (JMC). Gentilmente cedido e enviando por Wesley no dia 10 de Julho de 2007.

You might also like