You are on page 1of 97

Autora: Zilmar do N.

Mesegner

Autora: Zilmar do N. Mesegner

Ao contrrio do que muitos pensam, a seca no atinge toda regio nordeste. Ela se concentra numa rea conhecida como Polgono das Secas. Esta rea envolve parte de oito estados nordestinos (Alagoas, Bahia, Cear, Minas Gerais, Paraba, Pernambuco, Piau, Rio Grande do Norte e Sergipe) e parte do norte de Minas Gerais. Causas da Seca As principais causas da seca do nordeste so naturais. A regio est localizada numa rea em que as chuvas ocorrem poucas vezes durante o ano. Esta rea recebe pouca influncia de massas de ar midas e frias vindas do sul. Logo, permanece durante muito tempo, no serto nordestino, uma massa de ar quente e seca, no gerando precipitaes pluviomtricas (chuvas). O desmatamento na regio da Zona da Mata tambm contribui para o aumento da temperatura na regio do serto nordestino.

Caractersticas da regio

- Baixo ndice pluviomtrico anual (pouca chuva); - Baixa umidade; - Clima semi-rido; - Solo seco e rachado; - Temperaturas elevadas em grande parte do ano.

Seca, fome e misria: um problema social


A seca, alm de ser um problema climtico, uma situao que gera dificuldades sociais para as pessoas que habitam a regio. Com a falta de gua, torna-se difcil o desenvolvimento da agricultura e a criao de animais. Desta forma, a seca provoca a falta de recursos econmicos, gerando fome e misria no serto nordestino. Muitas vezes, as pessoas precisam andar durante horas, sob Sol e calor forte, para pegar gua, muitas vezes suja e contaminada. Com uma alimentao precria e consumo de gua de pssima qualidade, os habitantes do serto nordestino acabam vtimas de muitas doenas. O desemprego nesta regio tambm muito elevado, provocando o xodo rural (sada das pessoas do campo em direo as cidades). Muitas habitantes fogem da seca em busca de melhores condies de vida nas cidades. Estas regies ficam na dependncia de aes pblicas assistencialistas que nem sempre funcionam e, mesmo quando funcionam, no gera condies para um desenvolvimento sustentvel da regio.

A Seca de 2012
A seca que atingiu o nordeste no comeo de 2012 foi a pior dos ltimos 30 anos. A regio mais afetada foi o semirido nordestino, principalmente do estado da Bahia. Neste estado, cerca de 230 municpios foram atingidos. Municpios de Alagoas e Piau tambm sofreram com a falta de chuvas. A seca trouxe muito prejuzo para as principais fontes de renda da regio: pecuria e agricultura de milho e feijo. Saiba mais... Saiba mais...

O governo do Brasil, muitas vezes tentou combater os efeitos das secas incentivando e construindo grandes audes, (Exemplo tpico o Aude de Ors), a perfurao de poos tubulares, a construo de cacimbas, e a criao das chamadas "frentes de trabalho, como veremos alguns exemplos neste curso. Estas atitudes tm sido paliativas, pois movimentam capital, geram sub-empregos e evitam, de certa forma, a migrao e o xodo rural. Porm, a corrupo, o coronelismo e a chamada indstria da seca, tm impossibilitado a resoluo definitiva do problema a ser dada no somente com sobreposio de rios e construo de canais para a perenizao dos cursos de gua, irrigao e fixao do nordestino em seu territrio, mas tambm incrementando a democracia, a participao poltica e a mobilidade social.

Descrever exemplos de tecnologias simples e de baixo custo que podem melhorar as condies de vida do sertanejo nordestino e ao mesmo tempo proteger e melhorar o meio ambiente.

O propsito deste curso oferecer exemplos prticos de tecnologias simples e de baixo custo que podem melhorar as condies de vida do sertanejo nordestino e ao mesmo tempo proteger e melhorar o Meio Ambiente. As tecnologias apresentadas so voltadas especialmente para a captao, armazenamento e uso da gua, preservao, recuperao e aumento de produtividade do solo e melhoria da qualidade de vida das pessoas.

O semirido brasileiro um grande espao geogrfico, quase todo inserido na regio Nordeste, onde os dficits hdricos impem severas restries s atividades agro-pecurias convencionais. Este semirido ocupa uma rea de 912.208 km, que corresponde a cerca de 58% da regio Nordeste e compreende os oito estados desta regio e o norte de Minas Gerais.

As caractersticas climticas e hidrolgicas dessa regio so semelhantes s de outros semiridos quentes do mundo, merecendo relevncia:

Precipitao mdia anual de 250 a 800 mm distribuda de 3 a 5meses, com regime de chuvas marcado por irregularidade (espao /tempo). Temperaturas mdias anuais 23 a 27 C. Insolao mdia de 2.800 h/ano. Ecossistema dominante: caatinga, apresentando grande diversidade de espcies adaptadas, com alto potencial de explorao, tanto para consumo humano como animal. Substrato dominante: cristalino. Continua...

... continuao Substrato dominante: cristalino. Solos: rasos, devido ao substrato cristalino, sendo a maioria areno-argilosos. Evapotranspirao: cerca de 2.000 mm/ano, acarretando dficit de umidade no solo durante a maioria dos meses do ano. Aquferos de baixa produtividade, onde os poos so rasos e apresentam vazes inferiores a 3,0 m/h e elevados teores de slidos totais dissolvidos, em mdia, 3,0 g/L, com predominncia dos cloretos. Populao: 41% do Nordeste brasileiro. PIB: 22% do Nordeste.

A interao das caractersticas da regio exerce importante papel na renovao das reservas hdricas e na qualidade de suas guas, fazendo com que o sertanejo busque por gua para suas necessidades bsicas como o consumo animal e agrcola, entre outras. Este quadro de incertezas quanto disponibilidade e qualidade das guas exige aes de planejamento e gesto dos recursos hdricos visando atender demanda da populao de forma permanente.

No Nordeste brasileiro cerca de 40% dos domiclios no tm acesso gua tratada e mais de 50% no so beneficiados por esgoto ou fossa sptica. No semirido a situao da gua ainda pior. Apesar de dispor de mais de 70 mil audes, 450 dos quais com capacidade superior a um milho de metros cbicos, devido alta evaporao e ao mau gerenciamento, apenas 25% da capacidade total desses reservatrios aproveitada. Existem, tambm, mais de 50 mil poos perfurados, porm um tero sem uso, devido elevada presena de sais na gua.

A discusso e o desenvolvimento de tecnologias adequadas para gesto de recursos naturais vm ganhando mais ateno da sociedade devido emergncia do avano da escassez de gua, da desertificao e do aquecimento global. O mau uso da gua, do solo, da vegetao e de outros recursos naturais so os principais responsveis por estes graves problemas. O desafio permanente consiste em encontrar diferentes caminhos para reduzir as desigualdades e a pobreza e assim mudar a face do semirido, mostrando a sua diversidade e viabilidade.

Tecnologias: captao, armazenamento e uso da gua A captao, armazenamento e o manejo adequados da gua no semirido nordestino so de fundamental importncia para sobrevivncia do sertanejo e preservao do meio ambiente. Para suprir a deficincia de gua para diferentes usos no meio rural, como consumo humano, animal e produo agrcola, alternativas tecnolgicas tm sido desenvolvidas e adaptadas s condies do semirido visando o armazenamento e uso das guas de chuva. A seguir sero descritas as tecnologias mais usadas.

O que : alternativa tecnolgica para armazenamento das guas de chuva dentro do solo com a finalidade de reduzir a evaporao, evitar que escoem na superfcie do solo e manter a umidade da terra at quase o final do perodo seco do semirido (setembro-dezembro). As guas so armazenadas de forma a permitir a criao ou a elevao do lenol fretico existente, possibilitando a explorao de uma agricultura de vazante ou uma subirrigao.

Caractersticas: a barragem subterrnea de construo fcil e de baixo custo que, em uma superfcie de captao entre 5 e 10 hectares, pode proporcionar uma rea de 2 hectares para cultivo, acumulando um volume aproximado de 2 milhes de litros. Este volume permite ao produtor garantir o seu abastecimento domiciliar de gua, cultivar com sucesso plantios tradicionais de milho e feijo, como tambm produzir frutas como manga, goiaba, acerola e limo, dentre outras, em plena rea de caatinga e sem irrigao convencional. A eficincia desse tipo de barragem obedece a alguns requisitos tcnicos. preciso escolher a sua localizao com bastante critrio, mas no necessrio que sua instalao seja em leito de rio ou riacho. imprescindvel que esteja situada em ponto estratgico do terreno para onde escorre o maior volume de gua por ocasio da chuva. A rea de captao no precisa ser junto parede da barragem, podendo estar a mais de 1 km.

Figura 1: Esquema de Barragem Subterrnea

Construo: no local onde escorre o maior volume de gua durante as chuvas (baixada), cava-se uma valeta, em formato semicircular, at encontrar a camada de rocha impermevel (camada endurecida do solo conhecida, em algumas regies, como "massap" ou "cabea de carneiro"), s vezes numa profundidade de um metro, mas normalmente um pouco mais de dois metros. O comprimento da valeta pode ser 100 metros ou mais, dependendo da largura da baixada. A partir do fundo rochoso, a parede de terra revestida com lona plstica, com espessura de 200 micra, em toda a extenso da parede. O plstico que vai fazer a gua ficar acumulada montante da barragem. Aps o plstico estendido, a vala volta a ser fechada com a terra. Nesta "parede" deve ser feito um sangradouro com 50-70 centmetros de altura.

O coroamento da valeta, uma pequena barragem de terra, serve para reter os resduos trazidos pela gua, como terra e restos orgnicos, para formar assim uma nova camada de solo. A gua querendo se deslocar lateralmente pela gravidade retida pela folha de plstico e forma assim um lenol fretico alto, artificial, do qual as razes das plantas podem se suprir das suas necessidade de gua.

A figura 1 mostra como funciona uma barragem subterrnea.

O mais importante que a barragem subterrnea uma tecnologia alternativa que tem um dos custos mais baratos e, dependendo do tipo de solo, cujo valor de construo pode variar entre 500 e 1.500 reais. um custo muito baixo para uma obra permanente.

Barreiro de Salvao O que : escavao feita na terra para reter e armazenar a gua da chuva na superfcie do solo, com a finalidade de suprimento de gua para consumo humano ou animal e irrigao conhecida como de salvao. O barreiro deve ser feito em uma rea alta prxima lavoura, que tambm deve estar em terreno inclinado. Quando falta chuva, a gua do barreiro vai atravs de um encanamento at a lavoura, onde desce pelas curvas de nvel molhando a terra.

A rea de captao uma micro bacia hidrogrfica delimitada por divisores de gua, naturais ou artificiais, com a finalidade de coletar as guas de chuva que sero armazenadas. Depsito de armazenamento o reservatrio de terra, de forma semicircular, destinado a armazenar a gua escoada na rea de captao. rea de plantio a rea destinada explorao dos cultivos, principalmente alimentares, atravs do uso de irrigao de salvao. Estas irrigaes so aplicadas durante o perodo crtico das culturas, por ocasio das estiagens prolongadas. Na regio semirida do Nordeste, aps as primeiras chuvas, normalmente ocorrem perodos de 20 a 30 dias sem qualquer precipitao, que comprometem seriamente as culturas.

Construo: vrios fatores devem ser considerados na construo do barreiro para uso em irrigao de salvao, tais como: Solos: os solos indicados para implantao da rea de captao devem ser preferencialmente inadequados para a agricultura, ou seja, rasos, pedregosos ou rochosos. Ao contrrio, os solos ideais para a rea de plantio devem ser frteis, com profundidade superior a 0,50 m, e apresentarem caractersticas fsico-hdricas requeridas pelas culturas a serem exploradas. Para esta rea devem ser descartados solos com tendncia salinizao. O depsito de armazenamento requer solos com baixa capacidade de infiltrao, visando reduo de perdas por percolao e maior estabilidade na parede do barreiro. No se recomenda a construo do barreiro em solos com teores de argila (barro) inferiores a 15%, tampouco se pode instal-lo em propriedades com reas inferiores a 10 hectares, uma vez que todo sistema ocupa em mdia 6,0 ha.

Continua...

Continuao... Clima: recomendam-se regies de baixas precipitaes pluviomtricas, em torno de 300 a 800 mm anuais, principalmente em reas com limitaes de gua para a explorao agrcola.

Topografia: como a irrigao ser realizada por gravidade, o sistema de barreiro exige uma determinada declividade do terreno. Na rea de captao deve esta declividade deve ser de no mnimo de 2%. Na rea de plantio, uma vez que os sulcos e camalhes so confeccionados com 0,4% de declividade, recomenda-se que esteja entre 0,5 e 15%.

Continuao... Investimento: o relativamente alto custo de investimento, caracterstico do sistema barreiro, limita a adoo dessa tecnologia pelos pequenos agricultores do semirido em virtude da falta de capitalizao desses produtores. Os custos de investimento necessrios para construo de um barreiro para uso em irrigao de salvao, explorando uma rea de 1,5 ha com as culturas de milho e feijo, esto em torno de aproximadamente US$ 2.200,00. O dimensionamento dos componentes de um barreiro em uma regio de baixas precipitaes anuais, em torno de 400 mm, deve ser baseado nas seguintes premissas:

Continuao... 100 mm de gua armazenada por hectare, a disposio do produtor so necessrios para reduzir sensivelmente os efeitos das secas prolongadas que ocorrem durante o perodo chuvoso, denominados veranicos.

1,5 ha cultivadas com culturas alimentares so suficientes para que o produtor tenha a alimentao bsica da famlia e algum excedente que pode ser comercializado.
As perdas totais de gua por infiltrao e evaporao correspondem a aproximadamente 50% do volume til. Por outro lado, para irrigar uma rea de 1,5 ha, com culturas de milho e feijo so necessrios 3.000 m, e uma rea de captao de gua de 3,8 ha, com uma eficincia de escoamento de 0,20.

Continuao... A rea de plantio dimensionada em funo das necessidades bsicas de alimentao da famlia, podendo ser planejada, tambm, para a produo de culturas de maior expresso econmica para fins de comercializao. Esta rea deve ser preparada no sistema de sulcos e camalhes para possibilitar as irrigaes e tambm facilitar as prticas agrcolas de manejo, utilizando trao animal. Definidas a rea de plantio e as culturas a serem exploradas, parte-se para o dimensionamento das necessidades de gua dessas culturas, processo semelhante ao da agricultura irrigada. Devem ser consideradas as perdas totais de gua, por evaporao e por infiltrao ocorridas no perodo em que a gua fica armazenada no reservatrio. Esse perodo pode ser considerado como o do maior ciclo da cultura a ser explorada, com uma margem de segurana de 30 dias, aproximadamente.

Continuao... O dimensionamento da rea de captao varia em funo do volume total de gua a ser armazenado, da eficincia de escoamento superficial desta rea, e da precipitao mdia da regio a uma dada probabilidade de ocorrncia, normalmente em torno de 50%. . Esta rea delimitada por diques naturais ou artificiais que funcionam como divisores de gua.

O que : a cisterna de placas um tipo de reservatrio para gua, cilndrico, coberto e semi-enterrado, que permite a captao e o armazenamento de guas das chuvas, aproveitadas a partir do seu escoamento nos telhados das casas por calhas de zinco ou PVC. A cisterna de placas permite o armazenamento de gua para consumo humano em reservatrio protegido da evaporao e das contaminaes causadas por animais e dejetos trazidos pelas enxurradas.

Caractersticas: o tamanho da cisterna varia de acordo com o nmero de pessoas da casa e do tamanho do telhado. Uma cisterna de 16 mil litros permite que uma famlia de cinco pessoas tenha gua para beber, cozinhar e escovar os dentes durante o perodo de seca, que chega a durar at oito meses no ano. A estrutura da cisterna construda com a utilizao de placas de cimento, que so feitas no prprio local da obra. Com baixo custo de instalao, as cisternas so construdas com a utilizao de mo-de-obra local e com materiais adquiridos na prpria regio de construo. fcil capacitar os pedreiros, capazes de chefiar o mutiro que constri uma cisterna, e perfeitamente possvel que todas as casas a possuam. As famlias beneficirias participam de capacitao em Gerenciamento de Recursos Hdricos Nas capacitaes so repassadas as tcnicas de utilizao e manuteno da cisterna e metodologias visando o uso racional da gua, alm de noes bsicas de cidadania. A cisterna muda para melhor a vida das mulheres e das crianas, que no mais precisaro buscar gua longe de casa; muda para melhor a sade de todos, especialmente a das crianas e dos idosos.

Construo: a cisterna fica enterrada no cho at mais ou menos dois teros da sua altura. Consiste em placas de concreto com tamanho de 50 por 60 cm e com 3 cm de espessura, que esto curvadas de acordo com o raio projetado da parede da cisterna, dependendo da capacidade prevista. Estas placas so fabricadas no local de construo em moldes de madeira. A parede da cisterna levantada com essas placas finas, a partir do cho j cimentado. Para evitar que a parede venha a cair durante a construo, ela sustentada com varas at que a argamassa esteja seca. Depois disso, um arame de ao galvanizado enrolado no lado externo da parede e essa rebocada. Num segundo momento, constri-se a cobertura com outras placas pr-moldadas em formato triangular, colocadas em cima de vigas de concreto armado, e rebocadas por fora.

O processo de construo da cisterna ocorre a partir de 7 etapas principais. A seguir, so apresentadas as etapas, com informaes e recomendaes tcnicas relativas ao processo de construo:
Escavao do buraco: a construo deve ser prxima a casa. O tipo de terreno influi a profundidade da escavao e na estabilidade da cisterna. No construir prximo a rvores, currais e fossa (distncia de 10 a 15 metros). Fabricao das placas: feita com areia mdia (nem grossa nem fina) lavada e peneirada, na proporo de 4 latas de areia para 1 lata de cimento. Fabricao dos caibros: feita com massa de concreto com vergalho retorcido. Materiais: 2 latas de areia grossa, 2 de brita e 1 de cimento; 4 tbuas com 1,30 m comprimento, 6 cm de largura, 2 a 3 cm de espessura; 17 varas de vergalho de ferro de polegadas. Fazer um gancho na extremidade de cada vara de vergalho nos 10 cm finais.

Levantamento das paredes:


a) Fabricao da laje do fundo. Trao do concreto: 4 latas de areia grossa, 3 de brita e 1 de cimento. Espessura de 3 a 4 cm. Riscar 1,73m do centro at as bordas (raio). b) Assentamento das placas. Materiais: 2 latas de areia por 1 lata de cimento; 102 varas finas de madeira para escorar as placas. A distancia de uma placa para a outra de 2 cm. c) Amarrao das paredes - Arame galvanizado N 12. A amarrao pode ser feita 1 hora aps o levantamento das placas; Iniciar pela base, todas as voltas de arame devero ser bem distribudas na parede da cisterna. Reboco das paredes. Areia fina: trao 3 latas de areia para 1 de cimento. (interno); Areia fina: trao 5 latas de areia para 1 lata de cimento (externo); Obs.: Iniciar primeiro o reboco de fora, depois o reboco de dentro; Reboco do fundo da cisterna. A mesma massa do reboco da parede de dentro.

b)

c)

d)

e)

Levantamento das paredes:


f) Aplicao do impermeabilizante deve ser feita 1 ou 2 dias, aps a construo da cisterna na parte de dentro. Misturar o impermeabilizante com cimento, passar at trs demos. Observao: colocar gua na cisterna depois de pronta para no ressecar; Cartilha para construo de Cisterna em placa.

5. Cobertura: a) Colocao do pilar central; b) Posicionamento dos caibros; c) Colocao das placas do teto; d) Reboco do teto - 5 latas de areia para 1 de cimento; e) Acabamento: pintura com cal. 6. Colocao do sistema de captao: feita por meio de calhas de bica, que so presas aos caibros do telhado da casa e canos que ficam entre as calhas e a cisterna. Na entrada da cisterna deve-se colocar um coador para no passar sujeira para dentro da cisterna. 7. Retoques e acabamentos: esta fase consiste em fazer uma cinta de argamassa para juntar os caibros com a parede da cisterna; Materiais: Areia fina e cimento: trao 5 latas de areia para 1 lata de cimento; Fixao de Placa de Identificao (conforme modelo padro).

Aps a construo da cisterna so instaladas calhas nos telhados e a partir de canos de PVC a gua da chuva direcionada ao reservatrio, onde fica armazenada.
Mais informaes sobre a cisterna de placas podem ser obtidas na publicao Mos Obra. Recife: ASA, 2003 Convivncia com o Semirido:

Milho de Cisternas Rurais, que explica, de maneira fcil, como construir uma cisterna de placas em 10 "passos" e em poucos dias. Orienta desde a escolha do local at o acabamento da cisterna, e que cuidados devem ser tomados para manter a gua sempre limpa.

Clique aqui e assista o vdeo.

O que : uma tecnologia de pequeno volume de gua que usa potes de barro para implantar irrigao simples e prtica em reas de escassez hdrica, melhorando a distribuio de gua na terra. No um sistema novo e foi usado pelos romanos durante muitos sculos. Caractersticas: esta tecnologia de irrigao est baseada em armazenar e distribuir gua no solo usando potes de barro interconectados por tubos de plstico. Um reservatrio de nvel constante usado para manter uma presso de hidrosttica fixa. Os potes de barro so normalmente queimados em fornos caseiros, sendo fabricados de barro localmente obtido. Os potes, geralmente em forma cnica e de 10 a 12 litros de capacidade, so enterrados parcialmente no solo com somente o topo sobressaindo do cho. A distribuio realizada atravs de tubos de PVC para assegurar permeabilidade e porosidade bastante uniformes. A presso hidrosttica regulada mantendo um nvel constante no reservatrio de armazenamento, como mostrado na figura 2.

O nmero de potes funo da rea de cultivo, condies do solo, clima, e tamanho do pote. Sistemas com at 800 potes por hectare j foram instalados no Brasil.

Instalao, Operao e Manuteno: aconselhvel realizar uma anlise do solo antes da instalao. A instalao do sistema requer cuidados, pois os potes de barro podem ser quebrados facilmente. As curvas de nveis devem estar corretas para que o fluxo de gua se processe normalmente por gravidade. importante tambm manter a presso hidrosttica. Se esta presso no puder ser mantida, as conexes entre potes devem ser conferidas para evitar uma possvel interrupo no escoamento. A operao do sistema muito simples, exigindo somente a abertura de vlvulas e a reposio da gua nos potes. A substituio dos potes necessria a cada perodo de 3 a 5 anos.
Custos: o custo mdio de implantao deste sistema fica em cerca de US$1.300 por hectare cultivado.

Algumas vantagens desta tecnologia: baixo custo; produo agrcola mais alta do que com outros processos de irrigao; reduzidas perdas por infiltrao; melhor controle das ervas daninhas; no causa impactos ambientais; apropriada para a horticultura; vandalismo minimizado, pois maioria dos equipamentos est debaixo da superfcie do solo; fcil de operar e manter; permite reduzir o uso de fertilizante pela limitao das reas definidas para as culturas; minimiza a eroso do solo. Algumas desvantagens: difcil de usar em terras rochosas; interrupo da irrigao por quebra de potes; algumas plantas com sistemas de razes profundas so difceis de cultivar usando esta tecnologia; dificuldade de comprar ou fabricar potes de barro em algumas regies; aplicvel somente a agricultura em pequena escala.

Combate Desertificao: Prticas Conservacionistas


A desertificao pode ser entendida como a degradao do solo, da flora, da fauna, dos recursos hdricos e a consequente reduo da qualidade de vida da populao que ocorre no semirido por ao do ser humano.

As prticas conservacionistas constituem alternativas para um manejo adequado do solo, principalmente no controle e preveno eroso, melhoramento fsico, qumico e biolgico do solo. O solo um recurso no renovvel em curto prazo e disponvel somente em quantidades limitadas. O objetivo dessas prticas manter o solo em boas condies, de forma a possibilitar uma produo agrcola duradoura e econmica e uma reduo na sobrecarga do meio ambiente. Sero abordadas neste item algumas prticas conservacionistas de combate desertificao.

Queimada Controlada
A produo da agricultura familiar no semirido exige, em muitas propriedades, a remoo da vegetao nativa, o que significa derrubar e queimar. A queimada uma prtica barata para limpeza das pastagens nativas e, portanto, muito utilizada. A queimada visa reduzir custos para desmatamento de novas reas para plantio. No entanto, vale ressaltar que queimada no significa incndio. Ela um dos principais agentes que contribuem para a desertificao e uma das prticas mais obsoletas utilizada pelo sertanejo do semirido para preparar o solo para o plantio. Em curto prazo, a queimada parece ser uma prtica econmica, mas danosa ao longo dos anos. O calor do fogo empobrece e elimina os microorganismos que do vida e fora ao solo. A terra fica sem nutrientes essenciais produtividade das plantas. Com o solo estril, o agricultor desmata nova rea e adota a mesma prtica, em um crculo vicioso. Uma alternativa menos danosa ao solo a queimada controlada. Por meio dessa tcnica, o fogo orientado utilizado como ferramenta para consumir a macega ou o excesso de material combustvel.

Ao longo das cercas, recomendvel que se limpe uma faixa de, pelo menos, 2 metros de largura, em ambos os lados, para proteger o arame, evitar a queima de estacas e balancins e reduzir ao mnimo a chance de perder o controle do fogo. Os aceiros so faixas onde a vegetao foi completamente removida da superfcie do solo, geralmente localizada ao longo de cercas ou divisas, cujo objetivo prevenir e impedir a passagem do fogo e a ocorrncia de incndios indesejveis. Os aceiros devem ser feitos no incio do perodo seco. Para executar uma queimada controlada deve-se procurar o IBAMA.

Manejo sustentvel da caatinga um conjunto de tcnicas que visa constante preservao e renovao dos recursos naturais com o objetivo de preservar o uso sustentvel da produo na caatinga. Neste manejo, as formaes arbustivas sero aproveitadas de forma gradativa e cada rea trabalhada ser novamente utilizada aps 8 anos. Esse tempo permitir a recuperao vegetal e assegurar a manuteno da biodiversidade e das fontes de gua. Trata-se de novo modelo de desenvolvimento, exemplo para mudar a ocupao do solo e viabilizar uma reforma agrria sustentvel.

Manejo sustentvel da caatinga


No manejo sustentvel permanecer de p a mdia de 30 rvores por hectare, pois as espcies manejadas na caatinga rebrotam normalmente por meio do toco (cepa), sementes e razes e, em menos de dois anos, atingem mais de dois metros de altura. O crescimento natural da vegetao absorve gases do efeito estufa, fazendo com que a iniciativa tenha balano quase nulo de emisses, o que auxilia o Brasil a cumprir as metas propostas na Conferncia de Copenhague (COP 15) e geram crditos de carbono, que podero ser negociados no mercado global. Alm das vantagens ambientais, o uso sustentvel fundamental para regies que demandam muita biomassa na matriz energtica. A lenha e carvo vegetal so a segunda fonte de energia do Nordeste. Mais informaes: Manejo Sustentvel da Caatinga para Produo de Biomassa Vegetal. Prodema / UFC, Fortaleza - CE.

Plantio Direto
a tecnologia que consiste em plantar as lavouras sem fazer o revolvimento ou preparo do solo e com a presena de cobertura morta ou palha. O essencial ter palha ou cobertura no momento do plantio. palha contribui para diminuir a eroso do solo, aumenta a infiltrao de gua no solo e controla as plantas invasoras. Somente aberto um pequeno sulco, de profundidade e largura suficiente para garantir uma boa cobertura e contato da semente com o solo. O sistema prepara no mximo 25 a 30% da superfcie do solo. O extermnio de ervas daninhas, antes e depois do plantio, geralmente feito manualmente. O plantio direto leva o produtor a proteger sua rea para que no ocorra a queimada.

Cobertura Morta
Esta pratica consiste na aplicao de uma camada de restos vegetais secos na superfcie do solo. Podem ser folhas, caules, razes, cascas de frutas, serragem de madeira ou qualquer outro material orgnico.

Cobertura Morta
Estes restos vegetais devem ter uma distribuio uniforme e cuja espessura poder ser at 3 a 4 cm. Se for bem aplicada, para alm da sua funo de proteo, tambm fornece nutrientes ao solo medida que se vai decompondo. Ajuda a reduzir a eroso e o crescimento de ervas daninhas, retm a gua e contribui para manter a umidade. Todavia, uma camada muito espessa pode servir de abrigo para roedores. imprescindvel ter a certeza de que os materiais destinados a este tipo de proteo no contm sementes, pois elas podem germinar depois da aplicao. A proteo que for aplicada sobre uma camada de sementes deve ser retirada quando as plantas jovens comearem a crescer. Depois de retirada, preciso proteger as plantas jovens do sol demasiadamente forte. Para isso, basta fazer um pequeno abrigo de palha ou de qualquer outro material adequado, e coloc-lo sobre o canteiro.

Adubao Verde
Consiste na incorporao de plantas no maduras, especialmente cultivadas, para melhorar a produtividade do solo, podendo ser enterradas ou espalhadas na superfcie. Quando a adubao verde implantada para cobrir o solo e proteg-lo da eroso, tambm chamada de cobertura verde. O solo deve ser mantido o maior tempo possvel coberto com plantas em crescimento ou com seus resduos para evitar a ao direta das chuvas e enxurradas, prevenindo a eroso. A adubao verde d uma proteo ao solo do impacto das gotas da chuva, evitando a segregao e transporte pela eroso, alem de aumentar a infiltrao da gua das chuvas no solo, atravs do sistema radicular das espcies vegetais. Contribui tambm para reduzir a velocidade de escoamento da chuva e aumentar a capacidade de reteno de gua no solo.

Adubao Verde
A adubao verde fonte de matria orgnica, tanto pela parte area quanto pelas razes, que atuam soltando as camadas compactadas, realizando o preparo biolgico do solo, alem de evitar a lavagem de nutrientes para camadas mais profundas, reduzindo, dessa forma, os custos com a adubao qumica. Diminui tambm a temperatura do solo, mantendo-a estvel e favorecendo a vida de diversos microorganismos. O efeito residual da adubao verde aumenta o rendimento das culturas posteriores, pois melhora a fertilidade e a capacidade produtiva do solo e evita o crescimento de plantas daninhas. As plantas utilizadas para adubao verde devem ser resistentes s condies climticas adversas, apresentando consistncia de produo, resistncia s pragas e doenas e no exigir controle fito sanitrio especfico. Tambm no devem ser hospedeiras de doenas e pragas que prejudiquem a cultura comercial, devem apresentar crescimento inicial rpido para abafar as ervas daninhas e o ciclo vegetativo compatvel com as principais culturas.

Adubao Verde
Devem ainda produzir grande quantidade de massa verde, com alto teor de nitrognio. Preferencialmente, devem ser plantas leguminosas, ou seja, fixadoras de nitrognio no solo. Essas plantas para adubao verde devem apresentar fcil e abundante produo de sementes, para que no haja dependncia da produo por terceiros, no devem ser trepadeiras agressivas ou invasoras de difcil controle. e tambm no devem ser concorrentes de culturas produtoras de alimentos ou outra utilizao comercial, mas devem ser plantadas em reas que de outra forma ficariam em uso. O principal objetivo da adubao verde no a eliminao do adubo mineral, mas sim, a sua substituio parcial. A adubao verde um excelente complemento visando rendimentos superiores queles que podem ser obtidos mediante o uso exclusivo da adubao qumica.

Reflorestamento
Esta tcnica conservacionista deve ser usada principalmente em solos com elevado grau de exausto ou degradao, visando iniciar a sua regenerao. Antes de estabelecer o reflorestamento, deve ser feito um estudo minucioso de onde, como e quando reflorestar. Segundo recomendaes tcnicas, as terras com 0 a 20% de inclinao devem ser exploradas com culturas anuais; as de 20 a 40%, com pastagens; e as com inclinao superior a 40%, devem ser ocupadas com florestas. As rvores podem ser plantadas nos prprios mantos naturais para que se adaptem ao local. Nas terras onde no possvel criar nem plantar, o reflorestamento pode ser feito com diversas espcies. Nas restingas e margens de riachos, vertentes e audes, importante formar uma faixa de 10 a 20 metros de cada lado para proteger os cursos dgua.

Reflorestamento
O reflorestamento tambm recomendado para as reas de pecuria, por servirem de abrigo aos animais. Nas culturas anuais, recomenda-se o uso de arvores como quebra ventos, que alm de reduzir os danos causados por temporais, ajudam a aumentar o rendimento das lavouras. As espcies mais indicadas para reflorestamento no semirido so: algaroba (Prosopis juliflora), leucena (Leucaena leucocephala), moror (Bauhinia fortificati), sabi (Mimosa caesalpiaefolia), juazeiro (Zizyphus joazeiro), Neem (Azadirachta indica) e Cajueiro (Anacardium occidentale).

Reflorestamento

Sistema de produo mandala


A palavra mandala em hindu significa fertilidade. A tecnologia da mandala utilizada na ndia e no Paquisto como estrutura de produo familiar. Os astecas j cultivavam em crculos, sob regime lunar e solar. No Estado da Paraba vem sendo desenvolvido o Projeto Mandala que um sistema integrado de produo permanente, construdo em uma rea de 2.500 m, compatvel com a rea agricultvel das famlias parceiras. A base da mandala um tanque central, com cerca de 35 mil litros de capacidade, medindo 6m de dimetro com 1,75 m de profundidade, cujas paredes inclinadas de superfcie impermevel formam uma concha. A coleta dgua se d por fonte natural nas proximidades ou transportada de local adequado.

Sistema de produo mandala


Em torno da Mandala, so formados crculos concntricos, onde so plantadas diversas culturas: hortalias, plantas medicinais, bananeiras, macaxeira, batata doce. Ela projetada para que o agricultor consiga alcanar o outro lado sem a necessidade de pisar no que est plantado. O dimetro do canteiro proporcional ao alcance do brao e deve ser confortvel para o usurio. As principais vantagens de canteiros circulares so: O crculo oferece a maior rea interna til em relao ao menor permetro. O crculo uma forma mais adaptvel aos efeitos das foras naturais, alm de ser mais esttico. Crculos permitem a combinao entre si para formar um arranjo com o mnimo de espao no produtivo e distncias menores para caminhar.

Saiba mais...

Sistema de produo mandala


Devido o formato circular do Sistema Mandala consegue-se plantar mais mudas do que no o plantio retilneo convencional. Uma horta convencional necessita de grandes extenses de reas para a produo desejada, pois os canteiros so retos, compridos e sem nenhuma diversidade. A maior vantagem do Sistema Mandala em relao aos canteiros convencionais a economia de gua, pois a irrigao circular reduz o desperdcio de gua que ocorre nos canteiros retangulares. No sistema da Mandala, a gua do tanque bombeada manualmente por meio de bomba de rosrio armada sobre o tanque. Uma estrutura de vigas rsticas suporta a caixa e o volante de acionamento da bomba que pode ser substituda por um pequeno motor eltrico.

Sistema de produo mandala


A altura de 2,5 m do reservatrio elevado fornece a presso necessria para a irrigao por gotejo em toda a rea de cultivo, sendo a gua distribuda aos diversos ciclos de cultura por mangueira perfurada e deslocada em sentido radial, o que garante a cada giro uma cota de rega em todas as plantas cultivadas. A implantao da Mandala exige um processo de aprendizagem para a montagem e manuseio adequados do sistema de irrigao. Um ponto bsico da Mandala o seu reservatrio dgua. Ao seu redor as culturas so associadas criao de peixes, patos e/ou marrecos, num sistema de cadeia alimentar onde todos os resduos so aproveitados. Restos agrcolas alimentam as aves aquticas, enquanto os dejetos dos animais alimentam os peixes, responsveis pela oxigenao da gua do reservatrio, objetivando preservar a qualidade da gua a ser utilizada na produo agrcola e animal. Em resumo, o Sistema de Produo Mandala funciona assim: no centro, fica o tanque reservatrio de gua. A gua pode vir de rios, audes, poos, e at de carro-pipa. No primeiro crculo, as criaes. Nos crculos restantes, horta, pomar e cultivo de gros. Alm de irrigar os canteiros, o tanque serve para a criao de peixes e aves aquticas.

Sistema de produo mandala


As fezes das aves aquticas, geralmente patos e marrecos, alimentam os peixes, em uma interao permacultural. Hoje j existem Sistemas de Produo Mandalas em quase todos os estados do Nordeste, em Mato Grosso e em Minas Gerais. O mais antigo est na Paraba, no assentamento Santa Helena, municpio de Santa Rita.

Serrapilheira
A serrapilheira ou serapilheira o resultado da ao da natureza no processo da preservao ambiental. As folhas, ramos, frutos que caem das plantas vo formar a camada superficial do solo com diversas funes, entre as quais, a proteo do solo, reposio dos nutrientes para as plantas, reposio das plantas, a conservao da umidade do solo, dentre outras. Este material protege o solo contra as elevadas temperaturas, armazena grande quantidade de sementes e abriga uma abundante diversidade de microrganismos que atuam diretamente nos processos de decomposio e incorporao do material fornecendo nutrientes ao solo.

Serrapilheira

Serrapilheira
A caatinga, caracterstica da regio nordeste do territrio brasileiro, possui baixa biodiversidade decorrente do clima semirido muito severo com elevado perodo de seca. A serrapilheira como prtica agrcola no semirido nordestino consiste na retirada deste material da mata nativa e a incorporao do mesmo em solos degradados pelo manejo inadequado com a finalidade de recuper-los. Ela serve como um adubo natural que renova a fertilidade do solo e o ciclo de vida da fauna e da flora do bioma caatinga. A principal vantagem da transferncia de serrapilheira o baixo custo em relao a outras formas de recuperao de solos degradados por manejo inadequado.

Purificao de gua com Garrafas PET

Tecnologia que possibilita a desinfeco de gua para consumo humano usando a radiao solar e garrafas pet transparentes. A gua armazenada em cisternas e potes, mesmo quando da chuva, no est livre de contaminao. Toda gua precisa ser tratada. O mtodo, comprovado cientificamente, foi desenvolvido na Sua e j chegou ao Cear. Pesquisadores da Universidade Federal do Cear, em parceria com ONGs, explicam como os raios solares so capazes de desinfetar a gua. No um tratamento fsico e qumico e sim apenas microbiolgico, eliminando bactrias, vrus e microorganismos que fazem mal a nossa sade. Este mtodo de tratamento no podia ser mais simples. Garrafas pet transparentes so cheias com gua e colocadas ao sol por um mnimo de cinco horas. A exposio da gua radiao solar infravermelha e ultravioleta eleva a sua temperatura a mais de 50 C e capaz de inativar os microorganismos nela presentes.

Depois de resfriada, a gua est apropriada para o consumo at 24 h, pois depois deste perodo h possibilidade de reativao desses vrus e bactrias. Para inativ-los completamente o ideal seria alcanar os 70 C, mas dificilmente se consegue essa temperatura na garrafa pet. A radiao solar no mata todas as bactrias, porm torna inativas as bactrias que causam diarria, clera e tifo. Outro segredo da tcnica separar a gua em pequenas quantidades, no mximo trs litros por garrafa. Os testes em laboratrio mostram que, quando a manipulao feita corretamente, o nmero de bactrias na gua cai para zero. O sistema pode ser usado mesmo quando a gua contm mais microorganismos que normalmente. Se a temperatura chega a mais de 50 C durante uma hora muitos outros parasitas como vermes e amebas tambm so mortos. Por isto bom colocar as garrafas numa superfcie preta. O mtodo no to eficiente quanto ferver ou clorar que mata todas as bactrias. S dever ser usado quando os mtodos melhores no so possveis. Mas se a gua usada est clara e os passos corretos so seguidos possvel obter gua segura para beber.

O custo do processo praticamente nulo e ainda apresenta um ganho ecolgico, uma vez que se pode aproveitar as pets, um material que seria descartado e demora a se degradar na natureza.

Saiba mais...
Mesmo quando a gua parece cristalina, ela pode conter germes microscpicos - bactrias e vrus que podem causar estragos em seu corpo. A gua potvel normalmente desinfetada pelas estaes de tratamento antes de entrar nas casas, mas se voc estiver acampando ou for beber gua de um poo rural, por exemplo, ela no ser retirada de uma infraestrutura tpica de purificao de gua. Alm disso, muitas regies do mundo no possuem saneamento bsico.

Para proteger seu intestino, com um mtodo de purificao simples, o CicloVivo separou a dica aprovada pela Organizao Mundial da Sade. Esta abordagem semelhante gua fervente, embora seja mais eficaz, porque junto com o calor, utiliza um espectro de luz UV-A que mata muitos microorganismos patognicos. No entanto, ele no limpa totalmente uma gua muito barrenta ou que contenha poluentes qumicos txicos.

Itens necessrios: Garrafa plstica com o cdigo de reciclagem 1 (PET / PETE); funil; um pedao de pano limpo e um copo ou balde. Passo 1: Lavar e secar uma garrafa de plstico e retirar todos os rtulos. A garrafa deve ser clara para deixar entrar tanta luz quanto possvel. Passo 2: Recolha, com um frasco qualquer, uma seo relativamente clara de gua se voc estiver recolhendo de um riacho. Lama e estruturas flutuantes diminuem a eficcia deste mtodo. Passo 3: Retire a tampa da garrafa, coloque o funil na boca do recipiente e um pedao de pano. Estique o pano no funil e amare ou segure-o no lugar. O pano filtrar as partculas de gua.

Passo 4: Colha um pouco de gua com um copo ou um balde e despeje lentamente sobre o pano no funil. Passo 5: Pare de encher a garrafa quando estiver 75 % completa. Coloque a tampa. Passo 6: Agite vigorosamente o frasco durante cerca de 20 segundos. Passo 7: Coloque a garrafa na horizontal sobre uma superfcie plana. O ideal que a superfcie seja escura ou refletora, como telhados ou rochas. Telhados de zinco ondulado funcionam melhor, mas funciona em qualquer superfcie, desde que receba luz solar direta. Passo 8: Deixe a garrafa descansar por pelo menos seis horas. Se a luz do sol for indireta ou se o dia estiver nublado, deixe a garrafa descansar por 24 horas.

Dicas: Este mtodo tambm funciona com garrafas de vidro transparente, mas no vidro de janela. Embora funcione com plstico PVC, este material contm aditivos que podem ser prejudiciais sua sade. Certifique-se de sua garrafa de plstico marcada com um nmero 1, ou que esteja totalmente clara e um pouco flexvel. Se a gua estiver muito barrenta, tente deix-la precipitar em um balde ou recipiente por um dia at que a maior parte do sedimento esteja no fundo. Com muito cuidado retire a gua mais limpa e passe-a atravs do filtro de pano.

Clorador para Poo ou Cacimba Tecnologia simples e de baixo custo que proporciona a desinfeco da gua em um poo raso ou cacimba. Este sistema visa principalmente a preveno contra infeco que pode ser provocada por coliformes fecais. O poo ou cacimba deve ficar afastado da fossa seca em pelo menos de 15 a 30 m. O processo de construo consiste no seguinte: em uma garrafa plstica de 1 litro (pode ser usada uma de gua sanitria), faa 2 furos com 0,6 cm de dimetro, um de cada lado a cerca de 10 cm abaixo do gargalo. Preencha a garrafa com uma mistura de 340g de hipoclorito de clcio e 850 g de areia lavada de rio e tape-a em seguida. Amarre um fio de nylon na tampa e coloque a garrafa no poo, um pouco abaixo da superfcie. A garrafa deve ser trocada por outra igual a cada 30 dias.

Bomba Manual com Corda Tecnologia simples, de fcil construo e baixo custo, usada para bombear gua de tanques, poos e cacimbas. O funcionamento dessa bomba bem simples. O usurio dever girar a manivela em um nico sentido para puxar a gua do fundo do poo. Esse movimento far circular uma corda com alguns pistes (roldanas - passantes) presos em ns, que serviro para sugar e empurrar a gua (em gomos) do fundo do poo pelo interior de um tubo at a superfcie.

Bomba Manual com Corda Aqui o funcionamento desta bomba manual. No fundo do poo colocado um pequeno mecanismo que servir para fazer a volta e o retorno da corda. Na subida da corda pelo tubo, os pistes presos nos ns da corda arrastaro a gua empurrando-a para cima e sugando a gua abaixo do pisto. Assim teremos vrios gomos de gua subindo pelo tubo. Esses gomos sero os espaos entre um pisto e outro. Uma pequena perda pode acontecer pelas laterais dos pistes, mas com o movimento contnuo da manivela essa perda no ser percebida.

Bomba Manual com Corda Quando a gua que est sendo empurrada para cima chegar ao t, encontrar uma sada oferecida por esse t que servir de ladro. Desse ladro a gua vai escoar por um tubo at o joelho de 90 que ser a torneira de sada da bomba.

Essa bomba construda com uma corda, tubos de PVC, passantes de plstico e uma roda de bicicleta fixada em um suporte e acoplada a uma manivela. So materiais de fcil aquisio que podem ser encontrados em lojas de materiais para construo. A roda de bicicleta e o suporte da roda podem ser encontrados em ferro velho ou em oficina de bicicletas.
Saiba mais...

Bomba Manual com Corda

Saiba mais...

Fogo a Lenha Ecolgico Tecnologia simples, de fcil construo e baixo custo, usada para a coco de alimentos especialmente em domiclios rurais. Este fogo ecolgico substitui com vantagens o modelo tradicionalmente usado na rea rural, pois consome muito menos lenha, contribuindo dessa forma para a reduo do desmatamento, e evita doenas respiratrias para as famlias usurias. O fogo a lenha tradicional prejudicial ao meio ambiente e aos prprios usurios, pois alm do corte de madeira combustvel contribuir para a desertificao, a queima da lenha provoca e danos sade e camada de oznio. A fumaa, geralmente concentrada em um ambiente (cozinha), chega a ser 100 vezes superior ao nvel permitido pela Organizao mundial de Sade (OMS). Essa fumaa est relacionada a vrias doenas, como asma, infeces respiratrias, pneumonia e at mesmo cncer. Os mais afetados so mulheres e crianas, que esto em casa, mais expostos, na cozinha em contato com o fogo.

Fogo a Lenha Ecolgico Apesar dos ganhos claros na rea de sade, o modelo de fogo que est sendo proposto chamado de "ecolgico" pelos benefcios esperados na preservao da caatinga. estimada uma reduo de pelo menos 40% no uso de lenha nas comunidades beneficiadas. Esta economia ser fundamental para a preservao da caatinga. No Cear, apenas 16% desse bioma ainda esta preservado, que conta com uma grande biodiversidade: so 932 espcies de vegetais, sendo 320 exclusivas, e uma fauna que somente de mamferos abrange 148 espcies. Reduzir o consumo de lenha, preservando a vegetao natural, tem como principal vantagem evitar o processo de desertificao, que vem se expandindo no nordeste brasileiro. Na prtica, evita-se a eroso, preserva-se a fertilidade do solo, o clima e a umidade da terra.

Fogo a Lenha Ecolgico Este fogo composto de cmara fechada para queima da lenha, chapa aquecedora e bocas para cozimento, chamin para exausto da fumaa e caixa para recolhimento das cinzas. O grande segredo de um fogo ecolgico queimar a lenha de maneira mais eficiente, ou seja, usando menos lenha para atingir a mesma temperatura. A lenha no queima ao ar livre, pois fica em uma cmara fechada e, deste modo, queima bem melhor. O calor esquenta as trs bocas e a chapa e toda a fumaa expelida pela chamin. As cinzas caem em uma caixa, e podem ser retiradas facilmente. Tudo fica fechado, para que no saia fumaa nem calor. Os tijolos tambm so especiais: do tipo refratrio, no quebram.

Fogo a Lenha Ecolgico A construo deste fogo pode ser facilitada com a orientao de tcnicos do IDER - Instituto de Desenvolvimento Sustentvel e Energias Renovveis. As peas de ferro podem ser encomendadas a uma oficina e o prprio morador pode assentar os tijolos e montar a chapa e a chamin. Esses servios duram, em mdia, trs horas, e so fceis de executar. Todo material custa cerca de R$ 180. O Banco Mundial financiou o projeto piloto para cem famlias do Cear.

Secador Solar Domstico Dispositivo simples e de baixo custo que possibilita a secagem de alimentos (eliminao de gua por evaporao) de modo a conservar o produto por longos perodos. Alm disso, possibilita o aproveitamento da produo e a comercializao na entressafra, facilita a estocagem e o transporte e promove a utilizao da mo-de-obra familiar. A secagem solar um dos mtodos mais antigos de conservao de alimentos e surgiu quando os povos primitivos observaram que as sementes das plantas, com que se alimentavam se conservavam por mais tempo depois de expostas ao Sol. A secagem permite: Estabilizar a atividade microbiolgica e reduzir as reaes qumicas e enzimticas devido diminuio da atividade da gua. Dispor do produto durante todo o ano. Reduzir o peso dos produtos e conseqentemente os custos de transporte e de armazenamento.

Secador Solar Domstico Este secador solar direto composto por uma s pea que desempenha simultaneamente a funo de coletor solar e de cmara de secagem onde a radiao solar incide diretamente sobre o produto colocado no secador. O ar aquecido por efeito de estufa, a circulao do ar feita por conveco natural, a secagem rpida e os custos so baixos. Os produtos so protegidos das poeiras e insetos, no entanto, verifica-se uma perda de qualidade dos produtos por exposio direta aos raios solares. Diversos tipos de material podem ser utilizados, dando-se preferncia aos reciclveis e que no tragam prejuzos sade. Sua criatividade vai indicar os que alm de serem alternativos e no prejudiciais, ainda tornam a construo mais fcil e diminuem o custo.

O Programa Um Milho de Cisternas (P1MC), poltica dos governos federal e estadual e fruto de mobilizao social, atua nos nove estados nordestinos e norte de Minas Gerais. Este Programa, que conta com o apoio das prefeituras municipais e das associaes comunitrias de trabalhadores rurais, visa melhorar o acesso gua potvel para a populao rural de baixa renda, fortalece a convivncia sustentvel com o semirido e garante segurana hdrica no campo.

At o dia 31 de agosto de 2010, um total de 294.949 cisternas haviam sido construdas no semirido brasileiro pelo P1MC, iniciado em 2000. Considerando uma mdia de cinco pessoas por famlia, isso significa dar acesso gua em domiclio para 1.474.745 pessoas. No Cear, 37.786 cisternas de placa foram construdas at a mesma data, o que resulta em uma capacidade de armazenamento da ordem de 604.576 m, beneficiando cerca 189 mil cearenses. At o nal de 2.011, o Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate Fome (MDS), em parceria como o Governo do Estado, pretende instalar 100 mil cisternas de placa no Estado.

At o dia 31 de agosto de 2010, um total de 294.949 cisternas haviam sido construdas no semirido brasileiro pelo P1MC, iniciado em 2000. Considerando uma mdia de cinco pessoas por famlia, isso significa dar acesso gua em domiclio para 1.474.745 pessoas. No Cear, 37.786 cisternas de placa foram construdas at a mesma data, o que resulta em uma capacidade de armazenamento da ordem de 604.576 m, beneficiando cerca 189 mil cearenses. o Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate Fome (MDS), em parceria como o Governo do Estado, pretende instalar 100 mil cisternas de placa no Estado.

O Governo do Estado do Cear, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Sustentvel e Energias Renovveis (IDER) vem desenvolvendo um programa que visa implantar mais de 4 mil unidades de um fogo lenha ecoeficiente. Este fogo queima at 60% a menos de lenha que o modelo tradicional, e esta grande economia e reduz drasticamente o impacto sobre o meio ambiente. Atualmente, o IDER atua nos municpios de General Sampaio, Senador Pompeu, Tamboril, Reriutaba, Meruoca, Mauriti, Umari, Lavras da Mangabeira e Salitre. H expectativas para a ampliao do nmero de famlias beneficiadas dentro e fora do Cear.

No Projeto Mandala, h um bom exemplo nos Inhamuns, uma das regies mais secas do Cear. Em Algodo, cerca de 24 km de Quiterianpolis, a comunidade mantm um plantio em mandala. Essa tecnologia permite ressaltar o contraste entre a horta, sortida e verde, e a secura da roa perdida de milho, ao lado. Esta mandala atende a 16 famlias e a sua horta d alecrim, alface, cheiro verde, pimento, mamo, banana e at eucalipto. A gua para a lagoa de tilpia e irrigao vem por uma adutora. As famlias vendem os produtos nas feiras de Parambu, Tau, Quiterianpolis e Pimenteiras (PI), alm de fornecerem gneros para o Programa de Aquisio de Alimentos (PAA).

Referncias
ARRUDA, Incio: O Semirido Brasileiro e o Desenvolvimento Nacional. Fortaleza, Ago/2010. BRITO, Luiza Teixeira de Lima; Maciel, J. S. Monteiro, M. A. R; Silva, A. S.: Barragem subterrnea I: Construo e manejo. Petrolina, PE: Embrapa CPATSA, 1989. CAVALCANTI, Nilton de B. e Resende, Geraldo M.: Avaliao de barreiros e finalidade da gua armazenada na regio semirida da Bahia. Embrapa Semirido. 2001. HOLANDA, Francisco J. M.: Manual de convivncia com os efeitos das estiagens: combatendo a desertificao, Fortaleza, 2004. LOPES, Paulo Roberto C.: Alternativas de Manejo de Solo e gua para o Semi-rido Brasileiro. Embrapa Semirido, 2003. MENESES, M. O. Teles & Arajo, R. C. Pereira: Manejo Sustentvel da Caatinga para Produo de Biomassa Vegetal. Prodema/UFC, Fortaleza - CE, 2008. MENDES, Benedito V.: Alternativas Tecnolgicas para a Agropecuria do Semi-rido.

Referncias
OLIVEIRA, Rogaciano: Cisterna de Placas: Importncia e Cuidados (Literatura de Cordel)/ASA, 2003. PORTO, E. R; Silva, A. S.; Silva, D. A.; Chehi, H. R.: Viability of irrigation by porous capsule method in arid and semi-arid regions. Pesquisa Agropecuria Brasileira, Braslia: v. 19, n. 10, p. 1257-1265, 1984. SILVA, A. S.; Magalhes. A.; Santos, E. D.; Morgado, L. B.: Irrigao por potes de barro I: Descrio do mtodo e testes preliminares. Petrolina: Embrapa/-CPATSA, 1982. SILVA, A. S.; Porto, E. R.; Brito Luiza Teixeira de Lima; Monteiro, M. A. R.: Captao de gua de chuva in situ. I Comparao de mtodos na regio Semi-Arida brasileira. In: VII Congresso Nacional de Irrigao e Drenagem, 1986, Braslia, v. 3. p. 1019-1036. Tecnologias Apropriadas para Terras Secas: Fundao Konrad Adenauer e GTZ/ 2006.

Referncias
Semirido: www.sudene.gov.br e www.vermelho.org.br. Barragem subterrnea: www.ufrrj.br/institutos/it/de/acidentes/agua1.htm Barreiro de salvao; www.scielo.br/pdf. Cisterna de placas: www.cliquesemiarido.org.br. Irrigao com potes: www.oas.org/dsd/publications/Unit/oea59e/ch28.htm. Queimada controlada: www.preveqmd.cnpm.embrapa.br. Plantio direto: www.agrosol.agr.com. Cobertura morta: www.cnpat.embrapa.br. Adubao verde: www.enpab.embrapa.br Reflorestamento no semirido brasileiro: www.urucueabelhasnativas.blogsspot.com. Sistema Mandala: www.agenciamandalla.org.br. Serrapilheira: www.massa.ufc.br Clorador para poo: www.ufrrj.br/institutos/it/de/acidentes/agua1.htm. Bomba manual com corda: www.sociedadedosol.org.br/bmdcrd/bmcss.htm. Fogo a lenha ecolgico: www.ider.org.br. Secador solar domstico: www.solefrutas.esalq.usp.br/docs/manual_secador_caixa.pdf

FIM

Parabns, voc conseguiu concluir o curso com sucesso! Meus sinceros agradecimentos!
Autora: Zilmar do N. Meseguer

Acesse minha pgina no Buzero.com e conhea meus outros Cursos.

Confira aqui meus outros cursos !

You might also like