You are on page 1of 41

AFO PARA ANALISTA DO BANCO CENTRAL REA 05 PROF.

GRACIANO ROCHA

AULA 01 Saudaes, caros alunos! Este nosso curso de Administrao Financeira e Oramentria para Analista do Banco Central rea 05, com vistas preparao para o vigente concurso do rgo. Inicialmente, vamos s apresentaes: eu me chamo Graciano Rocha Mendes, sou auditor do TCU, aprovado no concurso de 2008; professor de Administrao Financeira e Oramentria e de matrias correlatas; especialista em Oramento Pblico pelo Instituto Serzedello Corra (ISC/TCU). Vamos falar de nosso curso. Costumo dizer que uma grande vantagem desse curso online est na agregao da matria em uma s publicao. Se voc tentar reunir, por conta prpria, todas as referncias necessrias para cobrir o edital de AFO, vai amontoar mais de uma dezena de normativos que no vai utilizar completamente , alm de livros e materiais esparsos. Com nossas aulas, alm de ter acesso a todo o contedo, bem mastigado, voc ainda ver os comentrios e nfases conforme o comportamento do CESPE nos ltimos anos. Algumas questes sero comentadas durante a prpria aula, ilustrando a forma de cobrana recente do assunto. Outras sero propostas ao final, para resoluo individual. Para quem quiser se exercitar antes da resoluo, as questes comentadas durante as aulas estaro reproduzidas ao final dos arquivos, sem gabarito visvel, para quem quiser enfrent-las em estado puro, juntamente com as no comentadas. O gabarito de todas ficar na ltima pgina. OK, dito isso, vamos estudar, que o que interessa! Boa aula!

GRACIANO ROCHA

Prof. Graciano Rocha

www.pontodosconcursos.com.br

Pgina 1 de 41

AFO PARA ANALISTA DO BANCO CENTRAL REA 05 PROF. GRACIANO ROCHA

PRINCPIOS ORAMENTRIOS Os princpios oramentrios consistem ora em normas, ora em simples orientaes aplicveis elaborao e execuo do oramento pblico. Em vrios casos, a legislao e a prpria Constituio refletem a adoo desses princpios em seus dispositivos. Apesar disso, no possvel entender esses princpios como determinaes rgidas; eles so cercados de excees e flexibilizaes, como ficar claro no decorrer de nossa aula.

Legalidade Uma das discusses mais antigas sobre o oramento pblico diz respeito ao conflito entre sua forma e seu contedo. Quanto forma, desde que os primeiros documentos contbeis foram apresentados pelo Poder Executivo ao Poder Legislativo, em pases europeus e nos Estados Unidos, a ttulo de pedido de autorizao de gastos ao Parlamento, o oramento ganhou estatura de lei. Assim, a expresso lei do oramento mais que secular os Parlamentos aprovam os oramentos na forma de leis desde o sculo XIX. Atualmente, o princpio da legalidade oramentria encontra-se, entre outros, no seguinte trecho da Constituio:

Art. 165. Leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecero: (...) III - os oramentos anuais.
Por outro lado, quanto ao contedo, no h dvidas de que o oramento pblico tem natureza de ato administrativo. A organizao das finanas em programas, a atribuio de recursos a certas despesas, a indicao de competncias de rgos e entidades relativamente a certos setores de atividade governamental, tudo isso tem a ver com a organizao e o planejamento administrativas. da Administrao Pblica atividades tipicamente

Prof. Graciano Rocha

www.pontodosconcursos.com.br

Pgina 2 de 41

AFO PARA ANALISTA DO BANCO CENTRAL REA 05 PROF. GRACIANO ROCHA

A partir disso que estamos vendo, ao se confrontar a lei oramentria com o significado jurdico-histrico da palavra lei, verifica-se certa desarmonia. Lei representa um ato normativo abstrato, que pode, entre outras coisas, disciplinar direitos e deveres, normatizar condutas, impor punies etc. Para aplicar-se a lei, nesse sentido estrito, faz-se necessrio verificar os dados da realidade e compar-los com a descrio abstrata trazida pela norma. O que ocorre com o oramento pblico que ele no cria nem regulamenta direitos e deveres, no disciplina condutas, no prev punies etc. NO TEM CARTER ABSTRATO; pelo contrrio, um oramento deve se revestir de concretude, para aplicao mais apropriada e racional dos recursos pblicos.
dessa discusso que nasce a definio do oramento como lei em sentido formal. A estatura do oramento de uma lei, aprovada pelo Parlamento, sancionada pelo Chefe do Executivo, mas sua essncia de um ato administrativo. Essa legalidade flexvel do oramento fica evidente tambm ao se constatar que ele tem natureza apenas autorizativa, e no, impositiva. O governo no obrigado a executar o oramento tal qual ele veiculado pela lei oramentria (com exceo das despesas obrigatrias em virtude de outros normativos). Isso contrasta bastante com as leis normais, que se caracterizam pela obrigatoriedade de aplicao. Pelo contrrio, a modificao, a retificao, a inverso de aspectos e itens no oramento durante sua execuo, em comparao com o texto aprovado, so fatos bastante comuns, distanciando o oramento de sua aparncia inicial. Nesse sentido, tm surgido diversas crticas, no mbito parlamentar e na opinio pblica em geral, tendo como alvo o descompromisso do governo quanto execuo do oramento em observncia ao texto original aprovado pelo Congresso. No obstante a essncia de ato administrativo, o fato de o oramento ser uma lei lhe proporciona a normatizao de certos requisitos e obrigaes de natureza oramentria, na esfera concreta.

Prof. Graciano Rocha

www.pontodosconcursos.com.br

Pgina 3 de 41

AFO PARA ANALISTA DO BANCO CENTRAL REA 05 PROF. GRACIANO ROCHA

A ttulo de exemplo, quanto ao poder normativo da lei oramentria, podemos indicar uma disposio constitucional (art. 167, inc. I). Para que programas e projetos sejam iniciados no mbito da Administrao, necessria a prvia incluso desses programas e projetos na Lei Oramentria Anual (ou em leis que a retifiquem).

Como isso cai na prova? 1. (CESPE/ANALISTA/TRE-MS/2013) Os princpios oramentrios esto

sujeitos a transformaes de conceito e significao, pois no tm carter absoluto ou dogmtico e suas formulaes originais no atendem, necessariamente, ao universo econmico-financeiro do Estado moderno. 2. (CESPE/ANALISTA/DPU/2010) O princpio da legalidade, um dos primeiros a serem incorporados e aceitos nas finanas pblicas, dispe que o oramento ser, necessariamente, objeto de uma lei, resultante de um processo legislativo completo, isto , um projeto preparado e submetido, pelo Poder Executivo, ao Poder Legislativo, para apreciao e posterior devoluo ao Poder Executivo, para sano e publicao. 3. (CESPE/ANALISTA/STM/2011) oramentrio, a norma Para ser considerada um princpio na

precisa

obrigatoriamente

estar

includa

Constituio Federal ou na legislao infraconstitucional. 4. (CESPE/ANALISTA/TRE-ES/2011) Em matria oramentria, o princpio da legalidade refere-se legalidade estrita aplicvel aos atos da administrao pblica. 5. (CESPE/TCNICO SUPERIOR/IPEA/2008) A natureza jurdica da lei

oramentria anual no Brasil no interfere nas relaes entre os sujeitos passivos e ativos das diversas obrigaes tributrias. 6. (CESPE/ANALISTA/STM/2011) A lei oramentria anual elaborada no mbito da Unio , ao mesmo tempo, lei ordinria e especial. Os princpios oramentrios, como dito, no so regras rgidas, absolutas. Alm disso, o fato de alguns j serem mais que centenrios os obriga a encarar flexibilizaes e excees. A questo 1 est CERTA.
Prof. Graciano Rocha www.pontodosconcursos.com.br Pgina 4 de 41

AFO PARA ANALISTA DO BANCO CENTRAL REA 05 PROF. GRACIANO ROCHA

A questo 2 est CERTA. O oramento nasceu como lei, desde o momento em que podemos falar da existncia de uma pea oramentria isso porque os Legislativos, libertados das monarquias absolutas, se preocuparam logo com o controle da proporo assumida pelos gastos dos governos. Assim, a histria do oramento passa necessariamente pela aprovao de uma lei que o veicula. A questo 3 est ERRADA. Como em todos os ramos do direito, os princpios oramentrios so independentes de sua positivao no arcabouo legal. Atualmente, diversos desses princpios encontram-se recepcionados na CF/88 ou em leis (principalmente a Lei 4.320/64), mas essa no uma condio para sua existncia e validade. A questo 4 refora o carter de ato administrativo que circunda o oramento pblico. Nesse sentido, a legalidade aplicvel ao oramento de natureza tipicamente procedimental. Questo CERTA. Na questo 5, mais elaborada, devemos pensar assim: se relaes jurdicas so estabelecidas e modificadas por leis normais, ou seja, leis de contedo abstrato, essa caracterstica no se aplica lei oramentria. Ela no tem o condo de disciplinar deveres e direitos de pessoas fsicas ou jurdicas, ou seja, a lei oramentria no interfere em quaisquer relaes jurdicas. Questo CERTA. A questo 6 est CERTA. Ao mesmo tempo em que o processo legislativo da lei oramentria acompanha a maior parte das regras aplicveis s leis ordinrias, h caractersticas que a distinguem destas ltimas. A principal diferena reside, como visto, no carter administrativo, e no normativo, de seu contedo. Alm disso, podem-se citar, quanto matria oramentria, a iniciativa exclusiva do chefe do Executivo; o processo legislativo no mbito da casa legislativa Congresso Nacional, e no sequencialmente na Cmara e no Senado; a limitao proposio de emendas etc, como estudaremos posteriormente.

Unidade/totalidade A unidade um dos ancestrais dos princpios oramentrios. Encontra-se normatizado na Lei 4.320/64, que estabelece normas gerais de direito financeiro, obrigatrias para todos os entes federados.
Prof. Graciano Rocha www.pontodosconcursos.com.br Pgina 5 de 41

AFO PARA ANALISTA DO BANCO CENTRAL REA 05 PROF. GRACIANO ROCHA

A Lei 4.320/64 representou um avano na poca de sua edio. Ela trazia os conceitos e procedimentos mais avanados a respeito da utilizao do dinheiro pblico. Porm, como se v, ela j bastante antiga, e a atividade financeira dos entes federados brasileiros precisa de atualizaes. por isso que se espera, por parte do Congresso Nacional, a edio de uma lei complementar que atualize as normas gerais de direito financeiro. Enquanto isso no ocorre, diversas atualizaes relacionadas ao direito financeiro e ao oramento pblico so institudas anualmente, com as Leis de Diretrizes Oramentrias.
No art. 2, a Lei 4.320/64 estabelece que A Lei do Oramento conter a discriminao da receita e despesa de forma a evidenciar a poltica econmica financeira e o programa de trabalho do Governo, obedecidos os princpios de unidade, universalidade e anualidade Desses outros princpios, falaremos em seguida. Pelo princpio da unidade, o oramento pblico deve ser uno, uma s pea, garantindo uma viso de conjunto das receitas e das despesas.

Nesse momento, vale registrar uma informao histrica sobre o oramento pblico. Inicialmente, a pea oramentria era bastante simples, primeiro porque a participao do governo na vida econmica dos pases europeus (onde a lei oramentria surgiu primeiro) no era muito ampla. Nesses tempos, prestigiava-se o liberalismo econmico, a livre iniciativa dos atores econmicos, e a intromisso do Estado nesse contexto era mal vista, porque, desde sempre, o setor pblico foi visto como um mau gastador. Portanto, o melhor que o governo poderia fazer seria gastar pouco e deixar os recursos financeiros flurem nas relaes entre atores privados, sem intervenes, sem tributao. Assim, tendo a mquina estatal pequena dimenso e pouca participao na economia situao ideal para os liberais , o oramento consistia numa autorizao de gastos que tambm representava o controle do tamanho do
Prof. Graciano Rocha www.pontodosconcursos.com.br Pgina 6 de 41

AFO PARA ANALISTA DO BANCO CENTRAL REA 05 PROF. GRACIANO ROCHA

Estado. Assim, o Parlamento utilizava o oramento como ferramenta de controle da ao do Executivo. Para facilitar esse controle, era necessrio que o oramento tivesse certas caractersticas. Essas caractersticas vieram a constituir os primeiros princpios oramentrios, dos quais, como j falamos, a unidade um dos exemplares. Sendo o oramento pblico uma pea nica, a tarefa de controle e acompanhamento dos gastos pblicos estaria assegurada. Caso a execuo oramentria obedecesse a diversos instrumentos, diversas leis, quadros, normativos, os controladores teriam bem mais dores de cabea. Porm, ocorre que o crescimento do aparelho do Estado, em praticamente todos os pases, a partir do sculo XX, ocasionou a criao de estruturas descentralizadas e autnomas as conhecidas entidades da administrao indireta. Essas entidades tambm cumpriam (cumprem) funes estatais, mas sua autonomia, inclusive financeira, dificultava a consolidao do oramento pblico numa s pea, bem como o acompanhamento de sua execuo.
No caso brasileiro, a Constituio de 1988 trouxe uma disposio fatal para a viso tradicional do princpio da unidade:

Art. 165, 5 - A lei oramentria anual compreender: I - o oramento fiscal referente aos Poderes da Unio, seus fundos, rgos e entidades da administrao direta e indireta, inclusive fundaes institudas e mantidas pelo Poder Pblico; II - o oramento de investimento das empresas em que a Unio, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto; III - o oramento da seguridade social, abrangendo todas as entidades e rgos a ela vinculados, da administrao direta ou indireta, bem como os fundos e fundaes institudos e mantidos pelo Poder Pblico.
Pisou pra valer, hein?

Prof. Graciano Rocha

www.pontodosconcursos.com.br

Pgina 7 de 41

AFO PARA ANALISTA DO BANCO CENTRAL REA 05 PROF. GRACIANO ROCHA

Assim, a prpria Constituio estabeleceu trs oramentos diferentes. dessa evoluo que a doutrina instituiu o princpio da totalidade, como uma atualizao do da unidade. Segundo o professor James Giacomoni (in Oramento Pblico, ed. Atlas, 14 edio), pelo princpio da totalidade, possvel a coexistncia de oramentos variados, desde que estejam consolidados numa pea, de forma que continue sendo possvel uma viso geral das finanas pblicas. Dessa forma, os trs oramentos institudos pela CF/88 respeitam o princpio da unidade/totalidade, j que, como diz o 5 do art. 165, eles compem uma s pea: a Lei Oramentria Anual. Vale acrescentar aos comentrios anteriores uma observao sobre o sistema oramentrio federal prvio Constituio de 1988. Nesse perodo, havia realmente oramentos paralelos, j que o oramento fiscal, levado aprovao do Congresso, representava apenas pequena parte das receitas e despesas do governo. O oramento das estatais e o monetrio congregavam a maior parte dos gastos, e eram aprovados e executados apenas no mbito do Poder Executivo. Com isso, o Parlamento tinha pouqussima noo da realidade fiscal pela qual passava o pas. Esse quadro no se compara nem de longe aos oramentos mltiplos que constituem a atual LOA.

Como isso cai na prova? 7. (CESPE/TCNICO/TRT-10/2013) De acordo com o princpio da unidade, o ente governamental deve dispor de apenas um oramento, que inclua todas as receitas estimadas e despesas fixadas pelo Estado. 8. (CESPE/ANALISTA/TJ-AC/2012) A determinao da Constituio Federal de 1988, que estabelece que a lei oramentria anual deve compreender o oramento fiscal, o oramento de investimento e o oramento da seguridade social, configura uma exceo ao princpio oramentrio da unidade. 9. (CESPE/ANALISTA/CNPQ/2011) O princpio oramentrio da totalidade determina que haja um oramento nico para cada um dos entes
Prof. Graciano Rocha www.pontodosconcursos.com.br Pgina 8 de 41

AFO PARA ANALISTA DO BANCO CENTRAL REA 05 PROF. GRACIANO ROCHA

federados, com a finalidade de se evitar a ocorrncia de mltiplos oramentos paralelos internamente mesma pessoa poltica. A existncia de apenas um oramento, em que sejam expostas todos os detalhes das finanas do ente pblico, corresponde ao ideal do princpio da unidade oramentria. A questo 7 est CERTA. A questo 8 est ERRADA: como visto, o fato de os trs oramentos comporem uma s pea legal est de acordo com o princpio da unidade/totalidade. A questo 9 est CERTA. Como visto, o princpio da totalidade preocupa-se com a manuteno de uma s pea oramentria (mesmo que com oramentos distintos includos nela), a fim de evitar o descontrole que haveria com o estabelecimento de oramentos paralelos no mbito do governo.

Universalidade O princpio da universalidade e o recm estudado, da unidade/totalidade, so complementares, articulados em torno da garantia do controle sobre o oramento. Enquanto a unidade/totalidade prioriza a agregao das receitas e despesas do governo em poucos documentos (num s agregado, de preferncia), a universalidade estabelece que todas as receitas e despesas devem constar da lei oramentria. Um oramento nico e universal , portanto, o sonho de consumo de algum que tenha a titularidade do controle sobre as finanas pblicas. Alm do art. 2 da Lei 4.320/64, que j vimos, o princpio da universalidade tambm pode ser percebido nos arts. 3 e 4 da mesma lei:

Art. 3 A Lei de Oramento compreender todas as receitas, inclusive as de operaes de crdito autorizadas em lei. Art. 4 A Lei de Oramento compreender todas as despesas prprias dos rgos do Governo e da administrao centralizada, ou que, por intermdio deles se devam realizar, observado o disposto no artigo 2.

Prof. Graciano Rocha

www.pontodosconcursos.com.br

Pgina 9 de 41

AFO PARA ANALISTA DO BANCO CENTRAL REA 05 PROF. GRACIANO ROCHA

Novamente,

segundo

lio

do

professor

Giacomoni,

princpio

da

universalidade proporciona ao Legislativo: conhecer a priori todas as receitas e despesas do governo e dar prvia autorizao para a respectiva arrecadao e realizao; impedir ao Executivo a realizao de qualquer operao de receita e despesa sem prvia autorizao parlamentar; conhecer o exato volume global das despesas projetadas pelo governo, a fim de autorizar a cobrana dos tributos estritamente necessrios para atend-las.

Alguns trechos acima podero causar estranhamento. que essa histria de a lei oramentria autorizar a arrecadao da receita no se aplica mais. At a Constituio de 1967, isso era verdade, mas, de l para c, os tributos e sua arrecadao so regulamentados por leis prprias. A lei oramentria, atualmente, no autoriza a arrecadao, apenas a prev. A arrecadao ocorre havendo ou no oramento publicado. Entretanto, no raro encontrar questes que se refiram a esse aspecto de maneira tradicional, j que, historicamente, a funo do oramento tambm foi de autorizao da arrecadao. Portanto, surgindo questes totalmente tericas, sem aplicao realidade atual, que confirmem o papel autorizador da lei oramentria quanto arrecadao, marque CERTO. Pragmatismo: devemos danar conforme a msica! Depois de acertar o gabarito, voc pode esbravejar o quanto quiser contra a banca.

Como isso cai na prova? 10. (CESPE/ANALISTA/ANATEL/2012) De acordo com o princpio da

universalidade, a LOA de cada ente federado dever conter todas as

Prof. Graciano Rocha

www.pontodosconcursos.com.br

Pgina 10 de 41

AFO PARA ANALISTA DO BANCO CENTRAL REA 05 PROF. GRACIANO ROCHA

receitas e as despesas de todos os poderes, rgos, entidades, fundos e fundaes institudas e mantidas pelo poder pblico. 11. (CESPE/ANALISTA/STM/2011) Nem todas as entidades da administrao pblica indireta obedecem ao princpio oramentrio da universalidade. 12. (CESPE/AUDITOR/AUGE-MG/2009) De acordo com o princpio da unidade, o oramento deve conter todas as receitas e todas as despesas do Estado. 13. (CESPE/TCNICO SUPERIOR/MIN. SADE/2008) O refinanciamento da dvida pblica federal consta do oramento fiscal, pelo mesmo valor, tanto na estimativa da receita como na fixao da despesa. Este tratamento compatvel com o princpio oramentrio da universalidade. A questo 10 est CERTA, com enunciado de teor semelhante ao conceito legal da universalidade oramentria. A questo 11 est CERTA. H entidades da administrao indireta cujas finanas no pertencem realmente ao ente pblico, mas prpria entidade; o caso das empresas estatais independentes, que no necessitam de recursos pblicos para bancar seus gastos. Nesses casos, as receitas e despesas da estatal independente no integram o oramento do ente controlador. A questo 12 inverte conceitos e descries. O que est sendo tratado nela o princpio da universalidade, sobre o qual conversamos nesse momento. Portanto, ela est ERRADA. A questo 13 trata do refinanciamento, ou rolagem, da dvida pblica. Significa tomar dinheiro emprestado para pagar emprstimos anteriores. E, realmente, na lei oramentria, tanto o dinheiro emprestado quanto a dvida antiga so discriminados (respectivamente, como receita e como despesa). Questo CERTA.

Oramento Bruto J deixamos bem destacado que a necessidade de controle dos gastos pblicos fundamentou bastante a maturao de princpios oramentrios. Se qualquer fato chega a afetar as receitas pblicas, diminuindo o volume que realmente deveria entrar em caixa, a ocultao desse fato geraria

Prof. Graciano Rocha

www.pontodosconcursos.com.br

Pgina 11 de 41

AFO PARA ANALISTA DO BANCO CENTRAL REA 05 PROF. GRACIANO ROCHA

insegurana, desinformao e, quem sabe, algum prejuzo futuro ao ente pblico. A contabilidade pblica tem como uma de suas funes a prestao de informaes fidedignas sobre o patrimnio e o oramento, a fim de que decises por parte dos responsveis sejam baseadas em dados corretos. Desse modo, dedues, abatimentos, diminuies que afetam o conjunto das receitas pblicas devem ser considerados no oramento. essa preocupao com a transparncia e a fidedignidade das informaes oramentrias que baseia o princpio do oramento bruto, cujo teor complementar ao princpio da universalidade. Enquanto a universalidade estabelece que todas as receitas e todas as despesas devem constar do oramento, o princpio do oramento bruto acrescenta a observao pelos seus valores brutos, sem dedues. Assim, se for o caso de se fazer uma deduo a uma receita, o ente pblico no pode apenas registrar o valor lquido a ser arrecadado. Tanto a arrecadao bruta quanto a deduo devem ser consideradas na elaborao das peas oramentrias.

Como isso cai na prova? 14. (CESPE/TCNICO/TRT-10/2013) Para a obteno de maior transparncia e clareza na previso de despesas e fixao de receitas constantes na lei oramentria anual, permite-se a deduo das receitas que no sero efetivamente convertidas em caixa, sem que, para isso, seja necessrio descriminar os valores originais. Ao prever tal procedimento, a legislao observa o princpio do oramento bruto. 15. (CESPE/ANALISTA/ANP/2013) Todas as parcelas da receita e da despesa devem figurar no oramento em seus valores brutos, sem apresentar qualquer tipo de deduo. 16. (CESPE/ANALISTA/STM/2011) O princpio do oramento bruto se aplica indistintamente lei oramentria anual e a todos os tipos de crdito adicional.

Prof. Graciano Rocha

www.pontodosconcursos.com.br

Pgina 12 de 41

AFO PARA ANALISTA DO BANCO CENTRAL REA 05 PROF. GRACIANO ROCHA

A questo 14 est ERRADA. necessrio discriminar os valores originais das receitas e das despesas para atender ao princpio do oramento bruto. A questo 15 reflete a interpretao adequada do princpio aqui comentado. Questo CERTA. A questo 16 est CERTA. O princpio do oramento bruto complementa o da universalidade, ao exigir que as receitas e despesas sejam dispostas no oramento sob seus valores brutos, sem dedues. Isso se aplica tanto lei oramentria quanto aos instrumentos de retificao do oramento os crditos adicionais.

Anualidade/Periodicidade Trataremos agora do terceiro princpio oramentrio mencionado pelo art. 2 da Lei 4.320/64. Segundo o prof. Giacomoni (mais uma vez!), o princpio de que o oramento deve ser elaborado e autorizado para o perodo normalmente de um ano est ligado antiga regra da anualidade do imposto, vigente at a Constituio de 1967. Como j estudamos, at esse momento a lei oramentria que autorizava a arrecadao tributria para um exerccio, para cobrir as despesas pertencentes a esse mesmo exerccio. A disposio sobre o princpio da anualidade na Lei 4.320/64 ainda vlida, tanto no art. 2, j estudado, quanto no art. 34 (O exerccio financeiro coincidir com o ano civil). Por isso, entre outras coisas, justifica-se a terminologia da lei oramentria anual. Na maioria dos pases, o princpio da anualidade convalidado e posto em prtica, principalmente em obedincia ao calendrio de funcionamento do Poder Legislativo. A elaborao do oramento para um perodo limitado de tempo favorece a atividade de planejamento, pois, dessa forma, possvel programar a aplicao dos recursos em objetivos do governo e verificar o alcance das metas nos prazos estabelecidos.

Prof. Graciano Rocha

www.pontodosconcursos.com.br

Pgina 13 de 41

AFO PARA ANALISTA DO BANCO CENTRAL REA 05 PROF. GRACIANO ROCHA

No obstante o que estamos dizendo, h vrios programas e despesas assumidas pelo poder pblico cuja durao ultrapassa um exerccio. Para alcanar objetivos de maior dimenso, apenas aes plurianuais podem garantir o sucesso dessas iniciativas governamentais. A conciliao entre esses programas plurianuais e o princpio da anualidade/periodicidade ocorre por meio da execuo fatiada dessas despesas plurianuais, com parcelas distribudas pela sequncia de oramentos anuais.
Como exceo ao princpio da anualidade, h a possibilidade de execuo, em outro quando exerccio, de crditos dos adicionais (especiais que e extraordinrios) novas autorizados no final do ano. Esse ponto ser comentado posteriormente, tratarmos crditos adicionais, constituem autorizaes de despesa, alm das consignadas na lei oramentria.

Como isso cai na prova? 17. (CESPE/TCNICO/TRT-10/2013) O princpio da anualidade oramentria fundamenta-se em critrios puramente tcnicos, relativos s questes operacionais de apurao contbil da receita e da despesa, no estando relacionado, portanto, com o controle poltico do Poder Executivo. 18. (CESPE/TCNICO/STM/2011) O conceito de exerccio financeiro deriva do princpio da anualidade e, no Brasil, esse exerccio coincide com o ano civil. 19. (CESPE/ANALISTA/EBC/2011) O saldo no aplicado do crdito adicional extraordinrio cuja promulgao ocorrer em setembro de 2011 poder ser reaberto e incorporado ao oramento de 2012, sendo uma exceo ao princpio da anualidade. A questo 17 est ERRADA. A autorizao anual para execuo do oramento reflete o controle do Poder Legislativo sobre o Executivo. No se confere a este ltimo um cheque em branco para sua atuao, mas, ao contrrio, renova-se a autorizao para realizar despesas e arrecadar receitas a cada perodo. Dessa forma, criam-se as condies para acompanhamento, fiscalizao e julgamento das contas pblicas em prazos mais apropriados ao controle.
Prof. Graciano Rocha www.pontodosconcursos.com.br Pgina 14 de 41

AFO PARA ANALISTA DO BANCO CENTRAL REA 05 PROF. GRACIANO ROCHA

Para julgar a questo 18, bastaria uma rpida leitura do referido art. 34 da Lei 4.320/64 para matar a parada. O exerccio financeiro, perodo em que se observa a execuo oramentria da receita e da despesa, necessariamente coincide com o ano civil, pelo dispositivo legal referido. Questo CERTA. A questo 19 est CERTA. A transferncia de saldos de crditos adicionais para o oramento do exerccio subsequente uma exceo ao princpio da anualidade.

Exclusividade Esse um dos princpios mais manjados em concursos pblicos. Figurinha carimbada! Segundo a doutrina, a lei oramentria deve conter apenas matria financeira, no trazendo contedos alheios previso da receita e fixao da despesa. O princpio da exclusividade pode ser traduzido pela afirmao inicial do art. 165, 8, da CF/88:

A lei oramentria anual no conter dispositivo estranho previso da receita e fixao da despesa (...).
A ideia subjacente ao princpio da exclusividade evitar que matrias no financeiras caronas sejam tratadas na lei oramentria, aproveitando-se do ritmo mais rpido de sua aprovao pelo Parlamento. Em tempos passados, o Executivo utilizava-se dessa manobra, para colocar rapidamente, em pauta de votao, assuntos de seu interesse. Entretanto, temos que destacar as excees que a prpria Constituio imps, na continuidade do dispositivo que comeamos a analisar:

(...) no se incluindo na proibio a autorizao para abertura de crditos suplementares e contratao de operaes de crdito, ainda que por antecipao de receita, nos termos da lei.
Os crditos suplementares representam um acrscimo s despesas j previstas na lei oramentria anual, devendo apontar tambm as receitas que
Prof. Graciano Rocha www.pontodosconcursos.com.br Pgina 15 de 41

AFO PARA ANALISTA DO BANCO CENTRAL REA 05 PROF. GRACIANO ROCHA

suportaro esse incremento. como uma reviso para mais da lei oramentria. A outra exceo exclusividade oramentria trata da autorizao para contratao de operaes de crdito. A prpria LOA pode se antecipar a uma necessidade futura de recursos alm dos estimados, e autorizar a tomada de emprstimos pelo ente pblico.

Vamos separar aqui a operao de crdito normal da operao de crdito por antecipao da receita oramentria, ambas referidas no dispositivo constitucional acima, e passveis de autorizao pela LOA. As operaes de crdito normais constituem receitas oramentrias, que serviro para custear despesas oramentrias. Ou seja, para determinadas despesas, o dinheiro disponvel no prprio do governo; dever ser tomado junto a agentes financiadores. Por outro lado, as operaes por antecipao da receita oramentria (AROs) so emprstimos tomados pelos entes pblicos para suprir insuficincias momentneas de caixa. Para as despesas, nesse caso, existe receita prpria atribuda, que dever ser arrecadada. Em outras palavras, AROs no so receitas oramentrias, mas sim emprstimos que substituem receitas oramentrias que no foram arrecadadas no momento esperado. Essas receitas atrasadas, ao serem finalmente realizadas, serviro ento para honrar as AROs que as substituram, ao invs das despesas originais.
Portanto, alm de prever receitas e fixar despesas, a lei oramentria anual, no Brasil, pode trazer esses dois tipos de autorizao que, no fundo, no fogem da temtica oramentria.

Grave essas excees, porque difcil achar um tpico to cobrado quanto esse quando o tema princpios oramentrios!

Prof. Graciano Rocha

www.pontodosconcursos.com.br

Pgina 16 de 41

AFO PARA ANALISTA DO BANCO CENTRAL REA 05 PROF. GRACIANO ROCHA

Como isso cai na prova? 20. (CESPE/ANALISTA/ANATEL/2012) O princpio da exclusividade estabelece que a LOA no contenha dispositivo estranho previso da receita e fixao da despesa. Ressalvam-se dessa proibio a autorizao para abertura de crditos suplementares e a contratao de operaes de crdito, ainda que por antecipao de receita oramentria. 21. (CESPE/TCNICO/IBAMA/2012) A existncia do oramento fiscal, da seguridade social e de investimento das empresas contraria o princpio oramentrio da exclusividade. 22. (CESPE/INSPETOR/TCE-RN/2009) A autorizao para um rgo pblico realizar licitaes no pode ser includa na lei oramentria anual em observncia ao princpio da exclusividade. 23. (CESPE/TCNICO/MPU/2010) O princpio da exclusividade tem por

objetivo principal evitar a ocorrncia das chamadas caudas oramentrias. A questo 20 traz todo o contedo constitucional a respeito do princpio da exclusividade. Questo CERTA. A questo 21 est ERRADA: o princpio da exclusividade no afetado pela existncia dos diferentes tipos de oramento. A questo 22 est CERTA. A autorizao para a realizao de licitaes fugiria completamente da matria prpria da lei oramentria (previso da receita fixao da despesa). A questo 23 tambm est CERTA. As caudas oramentrias se referem prtica comum no passado de adicionar matrias estranhas s finanas pblicas nas leis oramentrias, para aprovao em conjunto de forma mais rpida. O professor James Giacomoni (in: Oramento Pblico, ed. Atlas) ressalta que uma alterao da ao processual de desquite portanto, afeta ao direito processual civil foi implementada por meio de uma lei oramentria.

No Afetao/No Vinculao

Prof. Graciano Rocha

www.pontodosconcursos.com.br

Pgina 17 de 41

AFO PARA ANALISTA DO BANCO CENTRAL REA 05 PROF. GRACIANO ROCHA

Esse princpio oramentrio tambm tem um p no Direito Tributrio. Desse ramo do direito, cabe trazer para nossas anotaes o conceito de arrecadao vinculada. No Brasil, existem cinco espcies tributrias: impostos, taxas, contribuies de melhoria, contribuies e emprstimos compulsrios. Os tributos podem ser arrecadados j com uma destinao legal para a aplicao dos recursos correspondentes. Ou, por outro lado, os recursos provenientes dos tributos podem estar livres, para aplicao em despesas conforme as decises do administrador pblico, sem interferncia legislativa. Assim, existem espcies tributrias com arrecadao vinculada, para

aplicao obrigatria em certas despesas, e outras com arrecadao no vinculada. Os impostos so os tpicos representantes desta ltima categoria. As outras espcies tributrias (taxas, contribuies lato sensu, contribuies de melhoria e emprstimos compulsrios) tm, comumente, arrecadao vinculada. Isso obedece ao arcabouo terico da tributao, segundo o qual os impostos so os tributos apropriados para que o ente pblico possa auferir renda, sem estar obrigado a prestar esta ou aquela obrigao junto sociedade. Impostos teriam a caracterstica da fiscalidade (obteno de recursos como finalidade principal). Ento, voltando ao princpio da no vinculao, cabe destacar que ele ganhou estatura constitucional, mas com uma srie de excees:

Art. 167. So vedados: (...) IV a vinculao de receita de impostos a rgo, fundo ou despesa, ressalvadas a repartio do produto da arrecadao dos impostos a que se referem os arts. 158 e 159, a destinao de recursos para as aes e servios pblicos de sade, para manuteno e desenvolvimento do ensino e para realizao de atividades da administrao tributria, como determinado, respectivamente, pelos arts. 198, 2, 212 e 37, XXII, e a prestao de

Prof. Graciano Rocha

www.pontodosconcursos.com.br

Pgina 18 de 41

AFO PARA ANALISTA DO BANCO CENTRAL REA 05 PROF. GRACIANO ROCHA

garantias s operaes de crdito por antecipao de receita, previstas no art. 165, 8, bem como o disposto no 4 deste artigo; (...) 4. permitida a vinculao de receitas prprias geradas pelos impostos a que se referem os arts. 155 e 156, e dos recursos de que tratam os arts. 157, 158 e 159, I, a e b, e II, para a prestao de garantia ou contragarantia Unio e para pagamento de dbitos para com esta.
Destrinchando os dispositivos acima, as vinculaes receita de impostos, permitidas pela Constituio, so: repartio da arrecadao do imposto de renda e do imposto sobre produtos industrializados, compondo o Fundo de Participao dos Estados e o de Participao dos Municpios (CF/88, art. 159, inc. I); destinao de recursos para as aes e servios pblicos de sade (CF/88, art. 198, 2); destinao de recursos para manuteno e desenvolvimento do ensino (CF/88, art. 212); destinao de recursos para realizao de atividades da administrao tributria (CF/88, art. 37, inc. XXII); prestao de garantias s operaes de crdito por antecipao de receita ARO (CF/88, art. 165, 8); prestao de garantia ou contragarantia Unio e para pagamento de dbitos para com esta. Portanto, o princpio da no vinculao da receita de impostos est no incio do inciso IV do art. 167, e as excees a ele compem todo o resto do texto e o 4. No h outras excees alm dessas. E, tratando-se de dispositivo constitucional, para acrescentar mais alguma exceo ao princpio da no vinculao, ou para suprimir uma exceo j existente, s por meio de emenda Constituio.

Prof. Graciano Rocha

www.pontodosconcursos.com.br

Pgina 19 de 41

AFO PARA ANALISTA DO BANCO CENTRAL REA 05 PROF. GRACIANO ROCHA

Vale escrever uma nota, destacando o alto nvel de vinculao que a arrecadao tributria sofre no Brasil. As taxas e contribuies so naturalmente destinadas a certas despesas; os impostos, embora sejam relacionados ao princpio da no vinculao, tambm so destinados a diversas despesas, por ordem da prpria Constituio, como se depreende das excees vistas acima. Nesse sentido, h um dispositivo da Lei de Responsabilidade Fiscal que refora essa necessidade de aplicao das receitas vinculadas nas despesas para as quais foram atribudas. Vejamos a lei seca: Art. 8, pargrafo nico. Os recursos legalmente vinculados a finalidade especfica sero utilizados exclusivamente para atender ao objeto de sua vinculao, ainda que em exerccio diverso daquele em que ocorrer o ingresso. Portanto, a partir dessa determinao da LRF, nem mesmo a arrecadao que sobrar em determinado exerccio est livre, se sua origem estiver ligada a alguma vinculao legal. Pois bem, diante desse quadro de alta vinculao dos recursos, para desamarrar um pouco as receitas tributrias de suas aplicaes obrigatrias, instituiu-se, desde 1994, um mecanismo de desvinculao, por meio de emenda Constituio. A chamada Desvinculao das Receitas da Unio (DRU) libera 20% dos impostos e contribuies vinculados, para livre aplicao pelos administradores pblicos. O objetivo desse mecanismo evitar situaes nas quais certos setores da ao governamental tenham recursos abundantes, enquanto outros passam por penria.

Como isso cai na prova?


Prof. Graciano Rocha www.pontodosconcursos.com.br Pgina 20 de 41

AFO PARA ANALISTA DO BANCO CENTRAL REA 05 PROF. GRACIANO ROCHA

24. (CESPE/TCNICO/TRT-10/2013) A manuteno de certa autonomia no direcionamento dos recursos pblicos fundamental para que a administrao possa cumprir seu papel. Nesse sentido, o princpio conhecido como princpio da no afetao das receitas orienta a no vinculao de parcelas da receita geral a gastos especficos. 25. (CESPE/CONSELHEIRO receitas de impostos. 26. (CESPE/ANALISTA/TJ-CE/2008) As contribuies sociais, ainda que por sua natureza se destinem a determinadas finalidades, tm sido muito utilizadas no mbito da Unio como forma de aumentar o montante e a sua participao nos recursos tributrios nacionais. A no vinculao, de acordo com a CF, se aplica apenas aos impostos. 27. (CESPE/TCNICO SUPERIOR/MIN. SADE/2008) As receitas vinculadas, mesmo que no utilizadas durante o exerccio, no podero destinar-se a outra finalidade que no o objeto de sua vinculao, mesmo que continuem sem destinao nos exerccios subsequentes. A questo 24 est CERTA: necessrio que a administrao tenha flexibilidade para aplicar os recursos pblicos, diante das inevitveis mudanas de plano de ao em comparao com o previsto. Da a principal justificativa para a adoo do princpio da no vinculao. Como a prpria CF/88 deixa claro, o princpio da no vinculao aplica-se exclusivamente aos impostos. Os demais tributos no sofrem interferncia desse princpio. A questo 25 est CERTA. A questo 26 est CERTA. Para o governo federal, mais vantajoso instituir uma contribuio do que um imposto, j que, como dispe a CF/88, os principais impostos federais (imposto de renda e imposto sobre produtos industrializados) devem ter parte do produto de sua arrecadao distribuda aos fundos constitucionais dos estados, DF e municpios (trata-se de uma das excees ao princpio da no afetao). Esse mecanismo no ocorre com as contribuies sociais federais, cuja arrecadao pertence inteiramente Unio. Por fim, a questo 27 praticamente reproduziu o dispositivo da LRF que refora a vinculao legal das receitas. Questo CERTA.
Prof. Graciano Rocha www.pontodosconcursos.com.br Pgina 21 de 41

SUBSTITUTO/TCE-ES/2012) A abrangncia

do

princpio oramentrio da no vinculao de receitas restringe-se s

AFO PARA ANALISTA DO BANCO CENTRAL REA 05 PROF. GRACIANO ROCHA

Especificao/Especializao/Discriminao Historicamente, nos pases em que o oramento foi primeiramente adotado como pea institucional, observou-se a exigncia, feita pelos parlamentos, de discriminao das receitas e despesas por parte do Executivo. Os controladores desejavam saber de onde sairiam os recursos arrecadados e a sua aplicao. Assim, o fato de as receitas e despesas serem publicadas de forma detalhada tambm favorecia a tarefa de controle do oramento. Esse mandamento perdurou na evoluo da pea oramentria, e

institucionalizou-se no Brasil sob a forma legal. Na Lei 4.320/64, encontram-se os seguintes trechos:

Art. 5. A Lei de Oramento no consignar dotaes globais destinadas a atender indiferentemente a despesas de pessoal, material, servios de terceiros, transferncias ou quaisquer outras, ressalvado o disposto no artigo 20 e seu pargrafo nico. Art. 15. Na Lei de Oramento a discriminao da despesa far-se- no mnimo por elementos.
O que se buscou na Lei 4.320/64 foi algo parecido com a exigncia inicial, nos pases em que se originou o oramento pblico, quanto discriminao das receitas e despesas. Para a Lei, tambm era necessrio disponibilizar informaes detalhadas, na LOA, deixando evidente qual fim teriam os recursos pblicos, e para evitar que as decises sobre a aplicao da arrecadao ficassem concentradas nas mos dos gestores, fora das vistas do controle externo. Entretanto, o que se percebeu, com o passar do tempo, e com a maior complexidade do oramento, foi a necessidade de um meio termo quanto ao princpio da especificao. Por um lado, um oramento excessivamente detalhado pode se tornar uma pea sem correspondncia com a realidade, j que as circunstncias no momento da execuo do oramento podem fugir aos pequenos detalhes fixados na LOA.
Prof. Graciano Rocha www.pontodosconcursos.com.br Pgina 22 de 41

AFO PARA ANALISTA DO BANCO CENTRAL REA 05 PROF. GRACIANO ROCHA

Ao mesmo tempo, a edio de um oramento totalmente genrico, com dotaes globais, significa a renncia, pelo Parlamento, de seu papel de controlador, o que tambm desrespeitaria vrios princpios constitucionais e no seria benfico de maneira alguma para o bem-estar coletivo. Bem, agora que j delineamos o princpio da discriminao, vamos falar das excees/flexibilizaes. A doutrina reconhece alguns exemplos de exceo ao princpio da

discriminao, ou seja, situaes em que o oramento transparece uma face genrica, sem detalhamento. Originalmente, a Lei 4.320/64 determinou que Na Lei de Oramento a discriminao da despesa far-se- no mnimo por elementos , como vimos agora h pouco. Isso estava conforme o princpio da discriminao; o detalhamento da despesa em elementos tornava a LOA bastante minuciosa. Porm, essa classificao detalhista foi flexibilizada h pouco tempo. Segundo a Portaria Interministerial STN/SOF 163/2001, que atualizou a classificao pela natureza da despesa, a LOA no precisa mais trazer a despesa em nvel de elemento. Ao invs disso, a alocao de recursos aos diferentes elementos de despesa pode ficar a cargo das unidades executoras do oramento, posteriormente aprovao da Lei. Assim, podem-se verificar atualmente dotaes destinadas ao mesmo tempo aquisio de materiais de consumo, pagamento de servios de terceiros, indenizaes, pagamentos de dirias a servidores etc. (todas seriam consideradas despesas de custeio, ou, na classificao atual, outras despesas correntes). Outra exceo refere-se reserva de contingncia, que constitui uma dotao genrica, sem aplicao definida, a partir da qual o poder pblico pode atender a passivos contingentes, como pagamentos devidos a execues judiciais, ou executar novas dotaes, por meio de crditos adicionais.

Prof. Graciano Rocha

www.pontodosconcursos.com.br

Pgina 23 de 41

AFO PARA ANALISTA DO BANCO CENTRAL REA 05 PROF. GRACIANO ROCHA

Alm disso, como sinaliza a redao do art. 5 da Lei 4.320/64, o art. 20 e seu pargrafo nico, da mesma lei, trazem mais uma exceo ao princpio da discriminao:

Art. 20. Os investimentos sero discriminados na Lei de Oramento segundo os projetos de obras e de outras aplicaes. Pargrafo nico. Os programas especiais de trabalho que, por sua natureza, no possam cumprir-se subordinadamente s normas gerais de execuo da despesa podero ser custeadas por dotaes globais, classificadas entre as Despesas de Capital.
Trata-se dos programas especiais de trabalho (PETs), grandes

investimentos pblicos que, por sua complexidade e abrangncia, no podem ter toda sua composio de despesas explicitada de antemo. Assim, eles so autorizados a partir de dotaes globais, genricas, e a correspondente discriminao das despesas se d durante a prpria execuo.

Como isso cai na prova? 28. (CESPE/TCNICO programao para o SUPERIOR/MIN. em e SADE/2008) consonncia contbil e, O com ao detalhamento o princpio da da

oramentria,

especializao, deve permitir a discriminao at onde seja necessrio controle operacional mesmo tempo, suficientemente agregativo para facilitar a formulao e a anlise das polticas pblicas. 29. (CESPE/ANALISTA/TRE-MT/2010) De acordo com o princpio da

especializao, a lei oramentria consigna dotaes globais destinadas a atender, indiferentemente, a despesas de pessoal, material, servios de terceiros, transferncias ou quaisquer outras. Assim, h maior transparncia no processo oramentrio, corroborando a flexibilidade na alocao dos recursos pelo poder Executivo. 30. (CESPE/ANALISTA/EBC/2011) A reserva de contingncia, dotao global para atender passivos contingentes e outras despesas imprevistas, constitui exceo ao princpio da especificao ou especializao.

Prof. Graciano Rocha

www.pontodosconcursos.com.br

Pgina 24 de 41

AFO PARA ANALISTA DO BANCO CENTRAL REA 05 PROF. GRACIANO ROCHA

31. (CESPE/AUDITOR/TCU/2011) Entre as trs leis ordinrias previstas pela CF para dispor sobre oramento, somente a LOA obrigada a observar o princpio da especificao. A questo 28 reflete justamente o meio termo que deve ser alcanado quanto ao princpio da discriminao. Questo CERTA. A questo 29 est ERRADA. Como j visto, pelo princpio da especializao, deve-se evitar a insero de dotaes globais no oramento, como regra. A reserva de contingncia, pelo fato de constituir uma dotao global, genrica, realmente uma das excees ao princpio da discriminao. A questo 30 est CERTA. A questo 31 tambm est CERTA: como a LDO e o PPA no trazem dotaes oramentrias em seu corpo, no possvel atribuir o princpio da especificao a essas leis. Alis, todos os princpios oramentrios s se aplicam lei de oramento e s leis que a modifiquem (p. ex.: crditos adicionais).

Clareza Segundo o princpio da clareza, o oramento deveria ser apresentado numa linguagem acessvel a todos que precisassem ou se interessassem em acompanh-lo. Entretanto, considerando a atual complexidade inerente ao oramento, que agrega informaes financeiras, legais, administrativas, contbeis e de planejamento, sem falar num pano de fundo poltico, difcil trazer realidade o cumprimento desse princpio. Uma sugesto do prof. Giacomoni a elaborao de peas comentadas sobre a programao oramentria, a partir de anexos da LOA. Dessa forma, se o oramento em si no pode ter sua linguagem simplificada, pela natural necessidade de codificao, pelo menos se disponibilizaria uma forma paralela de se compreender a complexidade de seu contedo.

Prof. Graciano Rocha

www.pontodosconcursos.com.br

Pgina 25 de 41

AFO PARA ANALISTA DO BANCO CENTRAL REA 05 PROF. GRACIANO ROCHA

Isso foi adotado na esfera federal a partir da elaborao do oramento de 2011: alm da proposta tcnica de oramento, foi editada uma cartilha especial, chamada Oramento Federal ao Alcance de Todos, que busca expor, de forma mais amigvel, como deve se dar a aplicao de recursos federais nas diferentes reas do governo, durante o exerccio de 2011. Essa publicao est no link abaixo, vale visitar:
http://www.planejamento.gov.br/secretarias/upload/Arquivos/noticias/s of/100901_orc_fed_alcance_todos.pdf

Como isso cai na prova? 32. (CESPE/ANALISTA/ANAC/2012) De acordo com o princpio da clareza, a LOA deve ser elaborada em linguagem compreensvel a todos os interessados. O enunciado acima reproduz o teor prprio do princpio da clareza aplicado ao oramento. Questo CERTA.

Equilbrio Uma forma simples de entender o princpio do equilbrio considerar que deve haver compatibilidade entre receita e despesa, de forma que as contas pblicas no sejam afetadas por dficits. Entretanto, aprofundando mais o raciocnio sobre o tema, registram-se duas formas de encarar esse princpio. Em primeiro lugar, o equilbrio formal do oramento observado quando a lei oramentria prev receitas e fixa despesas em montantes iguais. Antes, sob a vigncia da Constituio de 1967, o equilbrio formal do oramento chegou a ser firmado num dispositivo dessa Carta:

Art. 66 O montante da despesa autorizada em cada exerccio financeiro no poder ser superior ao total das receitas estimadas para o mesmo perodo.

Prof. Graciano Rocha

www.pontodosconcursos.com.br

Pgina 26 de 41

AFO PARA ANALISTA DO BANCO CENTRAL REA 05 PROF. GRACIANO ROCHA

Atualmente, a Constituio no traz determinao semelhante, mas o costume perdura: as leis oramentrias anuais fazem a previso da receita e a fixao da despesa em valores iguais. Assim, sob o aspecto formal, o princpio do equilbrio zela principalmente pela publicao de um oramento equilibrado. Porm, na prtica, o que se verifica hoje que os recursos prprios do governo no so suficientes para cobrir suas despesas. O equilbrio formal do oramento garantido pela contratao de operaes de crdito dinheiro emprestado. Na LOA, os valores das operaes de crdito so considerados receita, conforme o mandamento insculpido na Lei 4.320/64 (Art. 3 A Lei de Oramentos compreender todas as receitas, inclusive as de operaes de crdito autorizadas em lei). Pelo exposto, o fato de um oramento ser publicado de forma equilibrada no implica o equilbrio das contas pblicas. com essa preocupao que se fala em equilbrio real, ou equilbrio material. Essa, inclusive, foi uma das principais bandeiras tratadas na famosa Lei de Responsabilidade Fiscal. Assim, sob essa tica, busca-se evitar o crescimento desordenado das despesas, sem lastro para cobri-las. Da mesma forma, deve-se evitar o comprometimento das receitas a ponto de no sobrarem recursos para amortizar a dvida pblica. Conclui-se, desse modo, que o equilbrio material est mais ligado execuo equilibrada do oramento do que sua publicao com montantes iguais de receita e despesa. Para garantir o equilbrio material, o governo pode lanar mo de diversos expedientes: manuteno de metas de supervit, enxugamento de despesas de custeio, abertura de crditos adicionais apenas com recursos j arrecadados etc.

Como isso cai na prova? 33. (CESPE/TCNICO/BASA/2012) A ocorrncia de dficits na execuo oramentria no implica desrespeito ao princpio do equilbrio, com base

Prof. Graciano Rocha

www.pontodosconcursos.com.br

Pgina 27 de 41

AFO PARA ANALISTA DO BANCO CENTRAL REA 05 PROF. GRACIANO ROCHA

no

qual

se

deve

elaborar

lei

oramentria,

podendo

ser

eles

incorporados nas chamadas operaes de crdito e no refinanciamento da dvida pblica. 34. (CESPE/TCNICO/STM/2011) O endividamento do Estado, por meio da contrao de emprstimos, atende ao princpio do equilbrio oramentrio. 35. (CESPE/ANALISTA/MPU/2010) A vedao da aprovao de emendas ao projeto de LOA sem a indicao dos recursos necessrios, admitindo os provenientes de anulao de despesas, refora o princpio do equilbrio. 36. (CESPE/ANALISTA/TJDFT/2008) Considere-se que a proposta

oramentria traga embutido um deficit a ser coberto com o excesso de arrecadao que venha a ser obtido com o crescimento econmico e com o melhor desempenho da administrao tributria. Nessa situao, correto afirmar que o princpio oramentrio fundamentalmente violado foi o da universalidade. A questo 33 est CERTA: considerando que as operaes de crdito previstas na LOA so consideradas como receitas pela legislao, o dficit entre receitas no financeiras e despesas no financeiras no representa desrespeito ao princpio do equilbrio. Este se encontra garantido pelas operaes financeiras destacadas no enunciado. A questo 34 est CERTA. Para evitar que as despesas assumidas

comprometam a sade fiscal, so contratados emprstimos de recursos que cobrem o volume excedente de gastos. Quanto questo 35, fica evidente que a hiptese referida, de aprovao de emendas apenas com indicao de suporte oramentrio suficiente, refora o princpio do equilbrio. Questo CERTA. A questo 36 est ERRADA. A previso de um dficit a ser coberto com uma arrecadao incerta seria uma violao ao princpio do equilbrio no da universalidade.

Publicidade

Prof. Graciano Rocha

www.pontodosconcursos.com.br

Pgina 28 de 41

AFO PARA ANALISTA DO BANCO CENTRAL REA 05 PROF. GRACIANO ROCHA

A relevncia que o oramento assume na vida da sociedade torna necessrio o conhecimento amplo do contedo da LOA pelas pessoas, j que naquele instrumento sero notadas as polticas pblicas e prioridades escolhidas pelo governo. Entretanto, aparece novamente a discusso relativa clareza do oramento: como assegurar, simultaneamente, o entendimento da pea oramentria pelo cidado comum e a necessria complexidade do instrumento, tendo em vista a multiplicidade de informaes que o integram? Esse um desafio ainda a se superar. No obstante, atualmente, ao menos em termos de divulgao, o princpio da publicidade concretizado, sobretudo pela disponibilizao das leis oramentrias em sites governamentais, alm dos veculos oficiais. A partir desse aspecto, possvel perceber a relao do princpio da publicidade tambm com o princpio da legalidade. Para vigorar, uma lei deve ser publicada em veculos oficiais de comunicao (tipicamente, Dirio Oficial) e a lei oramentria no exceo a essa regra.

Como isso cai na prova? 37. (CESPE/ANALISTA/ANP/2013) O oramento precisa ser publicado no Dirio Oficial da Unio correspondente a cada esfera para produzir efeitos. No caso dos municpios que no tenham dirio oficial, o oramento pode ser publicado em jornal local. 38. (CESPE/ANALISTA/INPI/ 2013) A LOA pea tcnica voltada para a operacionalizao do planejamento governamental, assim no necessria a observncia do princpio da publicidade, visto que o PPA e a LDO j cumprem a funo de tornar pblico para a sociedade quais so os objetivos dos governos e que meios sero utilizados para alcan-los. 39. (CESPE/ANALISTA/TRE-MT/2010) O princpio da publicidade est previsto na Constituio Federal e tambm se aplica s peas oramentrias. Uma exceo ao princpio da publicidade a modificao do oramento em casos de relevante interesse coletivo ou segurana nacional. Nesses

Prof. Graciano Rocha

www.pontodosconcursos.com.br

Pgina 29 de 41

AFO PARA ANALISTA DO BANCO CENTRAL REA 05 PROF. GRACIANO ROCHA

casos, facultada ao poder pblico a divulgao dos gastos aplicados em interesse da populao. 40. (CESPE/ANALISTA/CMARA/2012) publicidade. A questo 37 est CERTA. Quanto maior o ente pblico, maior o alcance que deve ser dado publicidade de seus atos, incluindo a aprovao do respectivo oramento. A questo 38 est ERRADA: toda a sequncia de documentos ligados ao planejamento e ao oramento (PPA LDO LOA), pelo fato de constiturem leis ordinrias, e por serem executadas pela Administrao Pblica, devem obedecer ao princpio da publicidade. A questo 39 est ERRADA. No h permisso para que a divulgao de dados oramentrios fique a cargo da deciso discricionria da Administrao. Por se tratar de matria pblica, os atos relativos ao oramento necessitam de publicidade (princpio insculpido no art. 37, caput, da CF/88). A questo 40 est ERRADA: como j estudamos, a ausncia de detalhamento de alguma dotao oramentria desrespeitaria o princpio da especificao, ou da discriminao, e no da publicidade. Mesmo assim, a reserva de contingncia uma exceo, e no um descumprimento, ao princpio da discriminao. A ausncia de discriminao da

dotao global na reserva de contingncia contraria o princpio da

Bem, dileto aluno, nossa aula demonstrativa fica por aqui. Espero que o contedo apresentado tenha sido suficiente para demonstrar nossa abordagem durante o curso. Aguardo voc na Aula 01. Surgindo algum questionamento, alguma

necessidade de explicao mais aprofundada, podemos nos falar por meio do frum de dvidas. Forte abrao, at a prxima! GRACIANO ROCHA

Prof. Graciano Rocha

www.pontodosconcursos.com.br

Pgina 30 de 41

AFO PARA ANALISTA DO BANCO CENTRAL REA 05 PROF. GRACIANO ROCHA

RESUMO DA AULA 1. O oramento pblico tem natureza de ato administrativo, pelo que considerado uma lei em sentido formal. 2. O princpio da unidade/totalidade preza a agregao das receitas e despesas do Estado numa s pea, favorecendo a atividade de controle. 3. O princpio oramentrio da universalidade estabelece que todas as receitas e despesas devem constar da lei oramentria, garantindo-se uma viso geral sobre as finanas pblicas e evitando-se a realizao de operaes oramentrias sem conhecimento do Poder Legislativo. 4. O princpio do oramento bruto complementar ao da universalidade, e determina que as receitas e despesas devem aparecer no oramento sem qualquer deduo. 5. Segundo o princpio da anualidade/periodicidade, o oramento deve ser elaborado e autorizado para um perodo definido, normalmente de um ano. 6. A prpria Constituio expressa o princpio da exclusividade, em seu art. 165, 8 (A lei oramentria anual no conter dispositivo estranho previso da receita e fixao da despesa). Tambm a Constituio traz as excees a esse princpio: a autorizao para abertura de crditos suplementares e a autorizao para a realizao de operaes de crdito (inclusive ARO). 7. O princpio da no-afetao refere-se impossibilidade de vinculao da receita de impostos a rgo, fundo ou despesa, com as excees trazidas pela norma constitucional. 8. As receitas vinculadas devero atender sempre execuo do objeto de sua vinculao, ainda que em exerccio posterior ao de sua arrecadao. 9. O princpio da discriminao preza pelo detalhamento, at onde for possvel, das receitas e despesas, para verificao, pelos rgos de controle, da origem e da aplicao dos recursos pblicos.

Prof. Graciano Rocha

www.pontodosconcursos.com.br

Pgina 31 de 41

AFO PARA ANALISTA DO BANCO CENTRAL REA 05 PROF. GRACIANO ROCHA

10. Conforme o princpio oramentrio da clareza, o oramento deve ser apresentado numa linguagem acessvel a todos que precisem ou se interessem em acompanh-lo. 11. O princpio do equilbrio abrange as vertentes formal e material. Na vertente formal, o oramento deve ser aprovado com receitas e despesas em igual montante. Na vertente material, a execuo oramentria deve garantir o equilbrio das contas pblicas. 12. Pelo princpio da do publicidade, pblico, por o oramento de deve ser levado oficiais ao de

conhecimento

meio

instrumentos

comunicao ou de outras formas, garantindo-se tambm sua eficcia.

Prof. Graciano Rocha

www.pontodosconcursos.com.br

Pgina 32 de 41

AFO PARA ANALISTA DO BANCO CENTRAL REA 05 PROF. GRACIANO ROCHA

QUESTES COMENTADAS NESTA AULA 1. (CESPE/ANALISTA/TRE-MS/2013) Os princpios oramentrios esto

sujeitos a transformaes de conceito e significao, pois no tm carter absoluto ou dogmtico e suas formulaes originais no atendem, necessariamente, ao universo econmico-financeiro do Estado moderno. 2. (CESPE/ANALISTA/DPU/2010) O princpio da legalidade, um dos primeiros a serem incorporados e aceitos nas finanas pblicas, dispe que o oramento ser, necessariamente, objeto de uma lei, resultante de um processo legislativo completo, isto , um projeto preparado e submetido, pelo Poder Executivo, ao Poder Legislativo, para apreciao e posterior devoluo ao Poder Executivo, para sano e publicao. 3. (CESPE/ANALISTA/STM/2011) oramentrio, a norma Para ser considerada um princpio na

precisa

obrigatoriamente

estar

includa

Constituio Federal ou na legislao infraconstitucional. 4. (CESPE/ANALISTA/TRE-ES/2011) Em matria oramentria, o princpio da legalidade refere-se legalidade estrita aplicvel aos atos da administrao pblica. 5. (CESPE/TCNICO SUPERIOR/IPEA/2008) A natureza jurdica da lei

oramentria anual no Brasil no interfere nas relaes entre os sujeitos passivos e ativos das diversas obrigaes tributrias. 6. (CESPE/ANALISTA/STM/2011) A lei oramentria anual elaborada no mbito da Unio , ao mesmo tempo, lei ordinria e especial. 7. (CESPE/TCNICO/TRT-10/2013) De acordo com o princpio da unidade, o ente governamental deve dispor de apenas um oramento, que inclua todas as receitas estimadas e despesas fixadas pelo Estado. 8. (CESPE/ANALISTA/TJ-AC/2012) A determinao da Constituio Federal de 1988, que estabelece que a lei oramentria anual deve compreender o oramento fiscal, o oramento de investimento e o oramento da seguridade social, configura uma exceo ao princpio oramentrio da unidade. 9. (CESPE/ANALISTA/CNPQ/2011) O princpio oramentrio da totalidade determina que haja um oramento nico para cada um dos entes

Prof. Graciano Rocha

www.pontodosconcursos.com.br

Pgina 33 de 41

AFO PARA ANALISTA DO BANCO CENTRAL REA 05 PROF. GRACIANO ROCHA

federados, com a finalidade de se evitar a ocorrncia de mltiplos oramentos paralelos internamente mesma pessoa poltica. 10. (CESPE/ANALISTA/ANATEL/2012) De acordo com o princpio da

universalidade, a LOA de cada ente federado dever conter todas as receitas e as despesas de todos os poderes, rgos, entidades, fundos e fundaes institudas e mantidas pelo poder pblico. 11. (CESPE/ANALISTA/STM/2011) Nem todas as entidades da administrao pblica indireta obedecem ao princpio oramentrio da universalidade. 12. (CESPE/AUDITOR/AUGE-MG/2009) De acordo com o princpio da unidade, o oramento deve conter todas as receitas e todas as despesas do Estado. 13. (CESPE/TCNICO SUPERIOR/MIN. SADE/2008) O refinanciamento da dvida pblica federal consta do oramento fiscal, pelo mesmo valor, tanto na estimativa da receita como na fixao da despesa. Este tratamento compatvel com o princpio oramentrio da universalidade. 14. (CESPE/TCNICO/TRT-10/2013) Para a obteno de maior transparncia e clareza na previso de despesas e fixao de receitas constantes na lei oramentria anual, permite-se a deduo das receitas que no sero efetivamente convertidas em caixa, sem que, para isso, seja necessrio descriminar os valores originais. Ao prever tal procedimento, a legislao observa o princpio do oramento bruto. 15. (CESPE/ANALISTA/ANP/2013) Todas as parcelas da receita e da despesa devem figurar no oramento em seus valores brutos, sem apresentar qualquer tipo de deduo. 16. (CESPE/ANALISTA/STM/2011) O princpio do oramento bruto se aplica indistintamente lei oramentria anual e a todos os tipos de crdito adicional. 17. (CESPE/TCNICO/TRT-10/2013) O princpio da anualidade oramentria fundamenta-se em critrios puramente tcnicos, relativos s questes operacionais de apurao contbil da receita e da despesa, no estando relacionado, portanto, com o controle poltico do Poder Executivo.

Prof. Graciano Rocha

www.pontodosconcursos.com.br

Pgina 34 de 41

AFO PARA ANALISTA DO BANCO CENTRAL REA 05 PROF. GRACIANO ROCHA

18. (CESPE/TCNICO/STM/2011) O conceito de exerccio financeiro deriva do princpio da anualidade e, no Brasil, esse exerccio coincide com o ano civil. 19. (CESPE/ANALISTA/EBC/2011) O saldo no aplicado do crdito adicional extraordinrio cuja promulgao ocorrer em setembro de 2011 poder ser reaberto e incorporado ao oramento de 2012, sendo uma exceo ao princpio da anualidade. 20. (CESPE/ANALISTA/ANATEL/2012) O princpio da exclusividade estabelece que a LOA no contenha dispositivo estranho previso da receita e fixao da despesa. Ressalvam-se dessa proibio a autorizao para abertura de crditos suplementares e a contratao de operaes de crdito, ainda que por antecipao de receita oramentria. 21. (CESPE/TCNICO/IBAMA/2012) A existncia do oramento fiscal, da seguridade social e de investimento das empresas contraria o princpio oramentrio da exclusividade. 22. (CESPE/INSPETOR/TCE-RN/2009) A autorizao para um rgo pblico realizar licitaes no pode ser includa na lei oramentria anual em observncia ao princpio da exclusividade. 23. (CESPE/TCNICO/MPU/2010) O princpio da exclusividade tem por

objetivo principal evitar a ocorrncia das chamadas caudas oramentrias. 24. (CESPE/TCNICO/TRT-10/2013) A manuteno de certa autonomia no direcionamento dos recursos pblicos fundamental para que a administrao possa cumprir seu papel. Nesse sentido, o princpio conhecido como princpio da no afetao das receitas orienta a no vinculao de parcelas da receita geral a gastos especficos. 25. (CESPE/CONSELHEIRO receitas de impostos. 26. (CESPE/ANALISTA/TJ-CE/2008) As contribuies sociais, ainda que por sua natureza se destinem a determinadas finalidades, tm sido muito utilizadas no mbito da Unio como forma de aumentar o montante e a sua participao nos recursos tributrios nacionais. A no vinculao, de acordo com a CF, se aplica apenas aos impostos.
Prof. Graciano Rocha www.pontodosconcursos.com.br Pgina 35 de 41

SUBSTITUTO/TCE-ES/2012) A abrangncia

do

princpio oramentrio da no vinculao de receitas restringe-se s

AFO PARA ANALISTA DO BANCO CENTRAL REA 05 PROF. GRACIANO ROCHA

27. (CESPE/TCNICO SUPERIOR/MIN. SADE/2008) As receitas vinculadas, mesmo que no utilizadas durante o exerccio, no podero destinar-se a outra finalidade que no o objeto de sua vinculao, mesmo que continuem sem destinao nos exerccios subsequentes. 28. (CESPE/TCNICO programao para o SUPERIOR/MIN. em e SADE/2008) consonncia contbil e, O com ao detalhamento o princpio da da

oramentria,

especializao, deve permitir a discriminao at onde seja necessrio controle operacional mesmo tempo, suficientemente agregativo para facilitar a formulao e a anlise das polticas pblicas. 29. (CESPE/ANALISTA/TRE-MT/2010) De acordo com o princpio da

especializao, a lei oramentria consigna dotaes globais destinadas a atender, indiferentemente, a despesas de pessoal, material, servios de terceiros, transferncias ou quaisquer outras. Assim, h maior transparncia no processo oramentrio, corroborando a flexibilidade na alocao dos recursos pelo poder Executivo. 30. (CESPE/ANALISTA/EBC/2011) A reserva de contingncia, dotao global para atender passivos contingentes e outras despesas imprevistas, constitui exceo ao princpio da especificao ou especializao. 31. (CESPE/AUDITOR/TCU/2011) Entre as trs leis ordinrias previstas pela CF para dispor sobre oramento, somente a LOA obrigada a observar o princpio da especificao. 32. (CESPE/ANALISTA/ANAC/2012) De acordo com o princpio da clareza, a LOA deve ser elaborada em linguagem compreensvel a todos os interessados. 33. (CESPE/TCNICO/BASA/2012) A ocorrncia de dficits na execuo oramentria no implica desrespeito ao princpio do equilbrio, com base no qual se deve elaborar a lei oramentria, podendo ser eles incorporados nas chamadas operaes de crdito e no refinanciamento da dvida pblica. 34. (CESPE/TCNICO/STM/2011) O endividamento do Estado, por meio da contrao de emprstimos, atende ao princpio do equilbrio oramentrio.

Prof. Graciano Rocha

www.pontodosconcursos.com.br

Pgina 36 de 41

AFO PARA ANALISTA DO BANCO CENTRAL REA 05 PROF. GRACIANO ROCHA

35. (CESPE/ANALISTA/MPU/2010) A vedao da aprovao de emendas ao projeto de LOA sem a indicao dos recursos necessrios, admitindo os provenientes de anulao de despesas, refora o princpio do equilbrio. 36. (CESPE/ANALISTA/TJDFT/2008) Considere-se que a proposta

oramentria traga embutido um deficit a ser coberto com o excesso de arrecadao que venha a ser obtido com o crescimento econmico e com o melhor desempenho da administrao tributria. Nessa situao, correto afirmar que o princpio oramentrio fundamentalmente violado foi o da universalidade. 37. (CESPE/ANALISTA/ANP/2013) O oramento precisa ser publicado no Dirio Oficial da Unio correspondente a cada esfera para produzir efeitos. No caso dos municpios que no tenham dirio oficial, o oramento pode ser publicado em jornal local. 38. (CESPE/ANALISTA/INPI/ 2013) A LOA pea tcnica voltada para a operacionalizao do planejamento governamental, assim no necessria a observncia do princpio da publicidade, visto que o PPA e a LDO j cumprem a funo de tornar pblico para a sociedade quais so os objetivos dos governos e que meios sero utilizados para alcan-los. 39. (CESPE/ANALISTA/TRE-MT/2010) O princpio da publicidade est previsto na Constituio Federal e tambm se aplica s peas oramentrias. Uma exceo ao princpio da publicidade a modificao do oramento em casos de relevante interesse coletivo ou segurana nacional. Nesses casos, facultada ao poder pblico a divulgao dos gastos aplicados em interesse da populao. 40. (CESPE/ANALISTA/CMARA/2012) publicidade. A ausncia de discriminao da

dotao global na reserva de contingncia contraria o princpio da

Prof. Graciano Rocha

www.pontodosconcursos.com.br

Pgina 37 de 41

AFO PARA ANALISTA DO BANCO CENTRAL REA 05 PROF. GRACIANO ROCHA

QUESTES ADICIONAIS 41. (CESPE/ANALISTA/ANP/2013) Os gastos realizados pelos rgos pblicos no podem ser desviados do que est autorizado no oramento pblico, nem conflitar com o interesse pblico. 42. (CESPE/ANALISTA/INPI/2013) Para permitir que haja maior controle nos gastos pblicos, o princpio da unidade prope que os oramentos de todos os entes federados (Unio, estados e municpios) sejam reunidos em uma nica pea oramentria, que assume a funo de oramento nacional unificado. 43. (CESPE/TCNICO/BASA/2012) O princpio da unidade oramentria no adotado no Brasil, de maneira que existem mltiplos oramentos que no se incluem no oramento anual da Unio, como os elaborados pelas empresas estatais e autarquias especiais. 44. (CESPE/ANALISTA/ANEEL/2010) A lei de oramento contm a

discriminao da receita e despesa, de forma a evidenciar a poltica econmica financeira e o programa de trabalho do governo, respeitados os princpios da unidade, universalidade e anualidade. 45. (CESPE/ANALISTA/TRE-RJ/2012) Definem-se princpios oramentrios

como um conjunto de proposies orientadoras que balizam os processos e as prticas oramentrias que devem ser observadas na concepo e execuo da lei oramentria. Nesse sentido, a determinao constitucional de que a LOA no contenha dispositivo estranho previso da receita e fixao da despesa caracteriza o princpio da unidade. 46. (CESPE/TCNICO/MPU/2010) Em carter excepcional e mediante decreto do presidente da Repblica, o exerccio financeiro para a administrao pblica pode ser diferente do ano civil. 47. (CESPE/TCNICO/BASA/2012) A legislao brasileira no estabelece o princpio da anualidade oramentria, razo por que se aprovam o oramento fiscal e o da seguridade social anualmente e o oramento plurianual de investimentos, a cada quatro anos. 48. (CESPE/ANALISTA/INMETRO/2010) Entre as exigncias em relao elaborao da LOA, incluem-se a discriminao de receita e despesa do

Prof. Graciano Rocha

www.pontodosconcursos.com.br

Pgina 38 de 41

AFO PARA ANALISTA DO BANCO CENTRAL REA 05 PROF. GRACIANO ROCHA

governo e a obedincia aos princpios da generalizao, do oramento lquido e da universalidade. 49. (CESPE/ANALISTA/PREVIC/2011) A legislao brasileira, ao admitir a existncia do oramento da seguridade social e do oramento fiscal, viola o princpio da totalidade oramentria. 50. (CESPE/TCNICO/MPU/2010) Embora a no afetao da receita constitua um dos princpios oramentrios, h vrias excees a essa regra previstas na legislao em vigor. 51. (CESPE/ANALISTA/EBC/2011) O princpio da no afetao da receita veda a vinculao de receita de impostos, taxas e contribuies a despesas, fundos ou rgos. 52. (CESPE/ANALISTA/TRE-MS/2013) especializao, a lei De acordo dever com conter o princpio da

oramentria

apenas

matria

financeira, excluindo qualquer dispositivo estranho estimativa de receitas do oramento. 53. (CESPE/ANALISTA/INPI/2013) O princpio do oramento bruto refere-se apresentao dos valores do modo mais simples possvel, ou seja, aps todas as dedues brutas terem sido realizadas. 54. (CESPE/ADMINISTRADOR/MIN. SADE/2009) O administrador pblico que respeita o princpio do oramento bruto, ao planejar o oramento do ano seguinte, deve fazer as devidas compensaes nas contas com a inteno de incluir em sua planilha os saldos resultantes dessas operaes. 55. (CESPE/CONTADOR/AGU/2010) Um dos princpios bsicos de

administrao oramentria determina a vinculao da receita pblica a gastos predeterminados, de modo que haja equilbrio no balano financeiro. 56. (CESPE/ANALISTA/DPU/2010) A existncia de garantias s operaes de crdito por antecipao da receita no tem o condo de afetar nenhum dos princpios oramentrios. 57. (CESPE/CONTADOR/UNIPAMPA/2009) A Desvinculao das Receitas da Unio (DRU), pelo fato de no estar vinculada a qualquer fundo, ainda que somente contbil, impossibilita a distino, na execuo oramentria, de

Prof. Graciano Rocha

www.pontodosconcursos.com.br

Pgina 39 de 41

AFO PARA ANALISTA DO BANCO CENTRAL REA 05 PROF. GRACIANO ROCHA

qual parcela de recursos originria de impostos gerais e de qual referente desvinculao de recursos. Essa situao fere os princpios oramentrios da discriminao e da clareza no oramento pblico. 58. (CESPE/ANALISTA/CMARA/2012) De acordo com o princpio

oramentrio da especificao, devem-se registrar, no mesmo item, o valor lquido bem como a deduo das parcelas de imposto previsto na lei oramentria anual do governo federal a serem transferidas a estados e municpios. 59. (CESPE/ANALISTA/MMA/2008) A apurao e a divulgao dos dados da arrecadao lquida, sem a indicao das dedues previamente efetuadas a ttulo de restituies, fere o princpio da discriminao. 60. (CESPE/ANALISTA/STJ/2008) O princpio do equilbrio oramentrio o parmetro para a elaborao da LOA, o qual prescreve que os valores fixados para a realizao das despesas devero ser compatveis com os valores previstos para a arrecadao das receitas. Contudo, durante a execuo oramentria, poder haver frustrao da arrecadao, tornando-se necessrio limitar as despesas para adequ-las aos recursos arrecadados.

Prof. Graciano Rocha

www.pontodosconcursos.com.br

Pgina 40 de 41

AFO PARA ANALISTA DO BANCO CENTRAL REA 05 PROF. GRACIANO ROCHA

GABARITO 1 C 11 C 21 E 31 C 41 C 51 E 2 C 12 E 22 C 32 C 42 E 52 E 3 E 13 C 23 C 33 C 43 E 53 E 4 C 14 E 24 C 34 C 44 C 54 E 5 C 15 C 25 C 35 C 45 E 55 E 6 C 16 C 26 C 36 E 46 E 56 C 7 C 17 E 27 C 37 C 47 E 57 E 8 E 18 C 28 C 38 E 48 E 58 E 9 C 19 C 29 E 39 E 49 E 59 E 10 C 20 C 30 C 40 E 50 C 60 C

Prof. Graciano Rocha

www.pontodosconcursos.com.br

Pgina 41 de 41

You might also like