You are on page 1of 4

PROINFA O Programa de Incentivo s Fontes Alternativas de Energia Eltrica (Proinfa) , conforme descrito no Decreto n 5.

025, de 2004, foi institudo com o objetivo de aumentar a participao da energia eltrica produzida por empreendimentos concebidos com base em fontes elica, biomassa e pequenas centrais hidreltricas (PCH) no Sistema Eltrico Interligado Nacional (SIN). De acordo com a Lei n. 11.943, de 28 de maio de 2009, o prazo para o incio de funcionamento desses empreendimentos encerra em 30 de dezembro de 2010. O intuito promover a diversificao da Matriz Energtica Brasileira, buscando alternativas para aumentar a segurana no abastecimento de energia eltrica, alm de permitir a valorizao das caractersticas e potencialidades regionais e locais. Coube ao Ministrio de Minas e Energia (MME), definir as diretrizes, elaborar o planejamento do Programa e definir o valor econmico de cada fonte e Centrais Eltricas Brasileiras S.A. (Eletrobrs), o papel de agente executora, com a celebrao de contratos de compra e venda de energia (CCVE). Para tanto, foi estabelecido que o valor pago pela energia eltrica adquirida, alm dos custos administrativos, financeiros e encargos tributrios incorridos pela Eletrobrs na contratao desses empreendimento, fossem rateados entre todas as classes de consumidores finais atendidas pelo SIN, com exceo dos consumidores classificados na Subclasse Residencial Baixa Renda (consumo igual ou inferior a 80 kWh/ms). O Programa prev a implantao de 144 usinas, totalizando 3.299,40 MW de capacidade instalada, sendo 1.191,24 MW provenientes de 63 PCHs, 1.422,92 MW de 54 usinas elicas, e 685,24 MW de 27 usinas a base de biomassa. Toda essa energia tem garantia de contratao por 20 anos pela Centrais Eltricas Brasileiras S.A. (Eletrobrs). O Proinfa um programa pioneiro, que impulsionou essas fontes, mas em especial a energia elica. O Brasil passou, em pouco mais de 3 anos, de apenas cerca de 22 MW de energia elica instalada, para os atuais 414 MW instalados, e, em breve, sero completados os demais MW previstos. E isso se deve, em grande parte, ao PROINFA, que mostrou a vocao brasileira de uma matriz eltrica limpa. O grande desafio estabelecido pelo Programa foi o ndice de 60% de nacionalizao dos empreendimentos, que teve o objetivo principal de fomentar a indstria de base dessas fontes. Se considerarmos como fator de desenvolvimento o domnio da cadeia produtiva, o Proinfa coaduna com outras aes do governo que resultaram no fortalecimento da indstria brasileira de gerao de energia eltrica. Atualmente, estima-se que at o final de 2010, 68 empreendimentos entraro em operao, o que representa a insero de mais 1.591,77 MW no Sistema. Sero mais 23 PCHs (414,30MW), 02 usinas de biomassa (66,50MW) e 43 usinas elicas (1.110,97MW).
Maior programa do mundo de incentivo s fontes alternativas de energia eltrica, o Proinfa (Programa de Incentivo s Fontes Alternativas de Energia Eltrica), institudo pela Lei n 10.438/2002, implantou, at 31 de dezembro de 2011, um total de 119 empreendimentos, constitudo por 41 elicas, 59 pequenas centrais hidreltricas (PCHs) e 19 trmicas a biomassa. Juntos, os 119 empreendimentos tm capacidade instalada de 2.649,87 MW, compreendendo 963,99 MW em usinas elicas, 1.152,54 MW em PCHs e 533,34 MW em plantas de biomassa. A energia eltrica gerada anualmente por essas usinas suficiente para abastecer o equivalente a cerca de 4,5 milhes de brasileiros ou trs cidades do porte de Recife. A Eletrobras a responsvel pela comercializao da energia gerada pelos empreendimentos contratados no mbito do Proinfa por um prazo de 20 anos. A implantao do Proinfa contribuiu para a diversificao da matriz energtica nacional, alm de ter fomentado a gerao de cerca de 150 mil empregos diretos e indiretos em todo o pas, proporcionando grande avano industrial e internalizao de tecnologia de ponta. Alm disso, estima-se que o programa possibilita a reduo de emisses de gases de efeito estufa equivalentes a aproximadamente 2,5 milhes de toneladas de CO2eq/ano.

PLANO NACIONAL DE ENERGIA


O Plano Nacional de Energia PNE 2030 o primeiro estudo de planejamento integrado dos recursos energticos realizado no mbito do Governo brasileiro. Conduzidos pela Empresa de Pesquisa Energtica EPE em estreita

vinculao com o Ministrio de Minas e Energia MME, os estudos do PNE 2030 originaram a elaborao de quase uma centena de notas tcnicas. O trabalho fornece os subsdios para a formulao de uma estratgia de expanso da oferta de energia econmica e sustentvel com vistas ao atendimento da evoluo da demanda, segundo uma perspectiva de longo prazo. O desenvolvimento dos trabalhos foi conduzido incorporando-se a necessria participao de importantes elementos da sociedade, com divulgao pblica para esse tipo de estudo e ampla cobertura dos principais meios de comunicao. Alm do ineditismo dos trabalhos realizados a cerca do PNE 2030, cabe registrar ainda que os estudos foram realizados em menos de um ano. O PNE 2030 se constitui em estudo pioneiro no Brasil realizado por um ente governamental. a primeira vez no pas, no mbito do Governo, que se desenvolve um estudo de planejamento de longo prazo de carter energtico vale dizer, cobrindo no somente a questo da energia eltrica, como tambm dos demais energticos, notadamente petrleo, gs natural e biomassa. As referncias anteriores disponveis no mbito de entidades de Governo so os estudos da Petrobras, na rea de petrleo e gs, e da Eletrobrs, como coordenadora do extinto Grupo Coordenador do Planejamento dos Sistemas Eltricos GCPS, na rea de eletricidade. O PNE 2030 surge como uma referncia nova e esperada, cumprindo um papel h muito reclamado por toda a sociedade. A EPE, como condutora dos estudos do PNE 2030, contribui de forma decisiva para a recuperao do processo de planejamento energtico nacional, recuperao esta colocada, desde sempre, como objetivo inafastvel pelo Ministro de Estado de Minas e Energia. Alm disso, a concluso dos estudos na forma e no prazo propostos reafirma o acerto na criao da EPE e consolida a instituio como referncia do planejamento setorial. Clicando no link abaixo voc ter acesso aos principais documentos do PNE 2030, incluindo a ntegra do documento final (verso EPE) e a apresentao resumida feita durante reunio do Conselho Nacional de Poltica Energtica CNPE em junho de 2007, quando o estudo foi oficialmente aprovado. Errata: O documento PNE 2030 - Gerao Termeltrica (Biomassa) de 2008 na pgina 110 (figura 6) est com a fonte da imagem incorreta. A fonte correta : Equipalcool Sistemas. Em breve uma nova verso do documento com a devida correo ser disponibilizado no site da EPE.

O Brasil conta, pela primeira vez em sua histria, com um documento que permite estimar a demanda e a oferta de energia por um perodo de 25 anos. Com base nos dados do Plano Nacional de Energia 2030 (PNE 2030), possvel traar estratgias e definir polticas que garantam a segurana e a qualidade do suprimento energtico para as prximas dcadas.

O PNE 2030 leva em considerao, alm das variveis de mercado, questes socioambientais e os potenciais avanos tecnolgicos para realizar suas estimativas. Todos os tipos de energia foram contemplados pelo PNE do petrleo nuclear, da elica termeltrica, do gs natural biomassa, entre outras. O plano considerado um marco na histria do planejamento do setor energtico no Pas. Ao lado de outro documento, chamado Matriz Energtica Nacional 2030, o PNE 2030 a principal ferramenta de planejamento de longo prazo disposio dos gestores pblicos e privados do setor. rgos como o MME, a Empresa de Pesquisa Energtica (EPE) e o Conselho Nacional de Poltica Energtica (CNPE) utilizam o PNE 2030 cotidianamente. O PNE 2030 ofereceu subsdios, por exemplo, para a deciso de reativar o programa de expanso da gerao de energia nuclear. A realizao de um levantamento sobre o potencial hidreltrico da regio amaznica tambm foi resultado de uma sugesto contida no documento. Por determinao e orientao do MME, o plano comeou a ser elaborado no incio de 2006, com a realizao de uma srie de reunies temticas e de um trabalho de

pesquisa preliminar que resultaram na realizao uma srie de seminrios pblicos. Esses eventos permitiram incluir no plano sugestes vindas dos agentes do mercado e da sociedade brasileira como um todo. O trabalho de produo do PNE 2030 desde suas primeiras reunies at a divulgao do relatrio final foi norteado pela transparncia e por um carter colaborativo. Representantes do setor privado, das estatais, de centros de pesquisa e universidades e de outros rgos pblicos participaram ativamente de todo o processo. O documento foi lanado em 2007 pelo Ministrio de Minas e Energia, como consequncia e sntese dos estudos realizados pela Empresa de Pesquisa Energtica (EPE), estatal subordinada ao MME. O PNE 2030 composto de 12 volumes e de mais de cem notas tcnicas estudos que analisam e apresentam sugestes para as mais diversas questes do setor. A Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Energtico do MME foi a responsvel pela coordenao do trabalho desenvolvido pela EPE. O Centro de Pesquisas de Energia (Cepel), vinculado Eletrobras, tambm colaborou na produo do PNE 2030.
Plano Nacional de Eficincia Energtica estipula reduo de 10% do consumo de energia at 2030 O Plano Nacional de Eficincia Energtica entrou em consulta pblica no incio de dezembro no site do Ministrio de Minas e Energia. Segundo as premissas e diretrizes bsicas do plano, a meta de reduo de 10% do consumo de energia eltrica ao final do horizonte previsto no Plano Nacional de Energia 2030. No ano passado houve uma reduo de 2.135 GWh, e ao final de 2030 a economia de energia pretendida ser de 102.449 GWh - total de toda a conservao de energia do perodo. A projeo de consumo base em 2030 utilizada no estudo de 1.025.639 GWh. O documento detalha a reduo do consumo de energia por setores. A meta de reduo do segmento residencial de 38.185 GWh em 2030. Para os setores comercial e industrial, o estipulado de 16.706 GWh e 39.847 GWh no perodo, respectivamente. O plano define tambm as metas de conservao de energia para o setor pblico - 7.160 GWh - e para o setor agropecurio, 551 GWh em 2030. Outra resoluo contida no documento a proposta de eficincia energtica para vrios setores: transportes, educao, edificaes, prdios pblicos, iluminao pblica, saneamento e aquecimento solar de gua. O texto aborda ainda o Programa Nacional de Conservao de Energia Eltrica e o Programa Nacional de Racionalizao do Uso dos Derivados do Petrleo e do Gs Natural, alm do Programa Brasileiro de Etiquetagem.

PROGRAMA NACIONAL DE CONSERVAO DA ENERGIA ELTRICA


O Programa Nacional de Conservao de Energia Eltrica (Procel) promove o uso eficiente da energia eltrica, combatendo o desperdcio e reduzindo os custos e os investimentos setoriais. Criado pelo governo federal em 1985, executado pela Eletrobras, com recursos da empresa, da Reserva Global de Reverso (RGR) e de entidades internacionais. Em 2012, o Procel desenvolveu projetos que contriburam para uma economia de 9 milhes de megawatts-hora (MWh). Esse resultado equivale ao consumo anual de energia eltrica de aproximadamente 4,77 milhes de residncias brasileiras. Os reflexos ambientais tambm foram

significativos: as emisses de gases de efeito estufa evitadas pela economia proporcionada, no ano passado, pelo Procel alcanaram 624 mil toneladas de CO2, o equivalente s emisses de 214 mil veculos em um ano. Institudo em 1993, o Selo Procel de Economia de Energia indica ao consumidor, no ato da compra, os equipamentos que apresentam os melhores nveis de eficincia energtica dentro de cada categoria. O objetivo estimular a fabricao e a comercializao de produtos mais eficientes, contribuindo para o desenvolvimento tecnolgico e a preservao do meio ambiente. Tambm desde 1993, o Prmio Nacional de Conservao e Uso Racional de Energia reconhece o empenho e os resultados obtidos pelos agentes que atuam no combate ao desperdcio de energia. Concedido anualmente, o prmio visa estimular a sociedade a implementar aes que efetivamente reduzam o consumo de energia eltrica. O Procel conta com os seguintes subprogramas:

Procel Procel Procel Procel Procel Procel Procel Procel Procel

GEM - Gesto Energtica Municipal Sanear - Eficincia Energtica no Saneamento Ambiental Educao - Informao e Cidadania Indstria - Eficincia Energtica Industrial Edifica - Eficincia Energtica em Edificaes EPP - Eficincia Energtica nos Prdios Pblicos Reluz - Eficincia Energtica na Iluminao Pblica e Sinalizao Semafrica Selo - Eficincia Energtica em Equipamentos Info - Centro Brasileiro de Informao de Eficincia Energtica

You might also like