You are on page 1of 11

Exerccios de Histria Mercantilismo

1) (Fuvest-1999) Em 1651, por ocasio de uma visita da frota inglesa ao porto de Cdiz, Espanha, o almirante Blake provocou a irritao de Filipe IV, quando este ltimo soube que aquele declarara, em praa pblica, que "graas ao exemplo dado por Londres, todos os reinos iriam aniquilar a tirania e tornar-se repblicas. A Inglaterra j o tinha feito; a Frana seguia o mesmo caminho; e considerando-se que a natural indolncia dos espanhis tornava mais lento o seu movimento, dava a eles dez anos, antes que no pas explodisse a revoluo". a) A que acontecimentos histricos o almirante Blake se referia ao mencionar os exemplos da Inglaterra e da Frana? b) A previso de Blake com relao Espanha veio a realizar-se?

D) No estgio atual de uma economia altamente globalizada, as precrias condies de competitividade apresentadas por muitos pases so compensadas pela inexistncia de barreiras protecionistas por parte dos pases tecnologicamente mais avanados.

3) (Vunesp-1997) "... do sculo XII ao sculo XIV, um certo nmero de cidades da Itlia ou das margens do mar do Norte conseguiram tornar-se quase independentes: esta situao, rara, foi tambm muito transitria e deve analisar-se mais como fases de crescimento que como situao estvel (...) De fato, no poderia haver integrao econmica completa do sistema feudal: essa integrao supunha um domnio dos negociantes, que era contraditrio com as bases do sistema." (Alain Guerreau, O FEUDALISMO - UM HORIZONTE TERICO.) Por que razo o "domnio dos negociantes" estava em contradio "com as bases do sistema" feudal?

2) (UnB-1998) Estamos presenciando o incio do terceiro ciclo do processo de globalizao. O primeiro ciclo se iniciou com as descobertas de Vasco da Gama e Colombo, abrindo um perodo de expanso mercantilista da Europa. O segundo ciclo correspondeu ao desenvolvimento da Revoluo Industrial, que conduziria ao desigual intercmbio entre produtos manufaturados da Europa e produtos primrios dos demais pases. O terceiro e atual ciclo corresponde revoluo tecnolgica de meados deste sculo e est conduzindo ao assimtrico relacionamento entre pases de alta e de baixa competitividade. Hlio Jaguaribe, Jornal do Brasil, 28/8/97. Com o auxilio das informaes do texto, julgue os itens que se seguem, referentes ao processo histrico de internacionalizao da economia, colocando VERDADEIRO ou FALSO: A) A expanso martimo-comercial dos sculos XV e XVI, liderada pelos pases ibricos, abriu novas perspectivas explorao econmica europia, quer ativando reas de contato no Oriente, quer incorporando a Amrica, recmdescoberta. B) A Revoluo Industrial, iniciada pela Inglaterra na segunda metade do sculo XVIII, consolidou o capitalismo como sistema dominante, impulsionando sua universalizao. C) Um ponto em comum entre os trs ciclos do processo de internacionalizao da economia a tendncia superao das desigualdades entre reas centrais e perifricas.

4) (UFPA-1997) A histria colonial brasileira est intrisicamente ligada poltica mercantilista dos Estados Modernos. O mercantilismo considerado "antes de tudo, um servio da poltica, uma administrao do tesouro real, um instrumento de grandeza poltica e militar." (DEYON, Pierre. O Mercantilismo. So Paulo: Perspectiva, 1985. p.43) Com base no texto: a) Explicite dois princpios bsicos do mercantilismo. b) De que maneira o mercantilismo se constituiu num fator de unificao nacional? c) Qual o papel desempenhado pelo Brasil dentro da poltica econmica mercantilista portuguesa?

5) (UFMG-1997) Creio que nos ltimos anos foi cercado mais da quarta parte de todo o condado de Derby... As vantagens que emanam dos cercamentos so muito grandes, o gado progride porque cada proprietrio, emancipado dos costumes do lugar, desfruta de liberdade para melhorar o rebanho de acordo com seu prprio critrio e a experincia demonstra que os animais de todos os cercados so, em geral, superiores aos dos campos comuns. (BROWN, Thomas. Viso geral da Agricultura no Condado de Derby. 1794.)

IDENTIFIQUE o processo scio-econmico, alm dos cercamentos, vivido pela Inglaterra no sculo XVIII.

6) (Fuvest-1997) Nos dois sculos iniciais da era moderna (XV e XVI), a Itlia e a Espanha ocupavam posio de liderana na Europa, e a Holanda e a Inglaterra tinham um

1 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

papel secundrio; nos dois sculos seguintes, essas posies se inverteram. Indique as razes dessa inverso.

e) a sociedade colonial era, juridicamente, classificada como estamental, tendo em vista a impossibilidade legal de libertao de escravos. 11) (UFPR-2009) Nos sculos XVI e XVII prevaleceram na Europa Ocidental sistemas de organizao do poder genericamente denominados por Antigo Regime. Assinale a alternativa que apresenta um conjunto de elementos INEXISTENTES no Antigo Regime. a) Absolutismo. b) Taylorismo. c) Mercantilismo. d) Sistema Colonial. e) Sociedade Estamental.

7) (FUVEST-2009) Da armada dependem as colnias, das colnias depende o comrcio, do comrcio, a capacidade de um Estado manter exrcitos numerosos, aumentar a sua populao e tornar possveis as mais gloriosas e teis empresas. Essa afirmao do duque de Choiseul (1719-1785) expressa bem a natureza e o carter do a) liberalismo. b) feudalismo. c) mercantilismo. d) escravismo. e) corporativismo. 8) (Faap-1997) Em apenas uma alternativa falsa a correspondncia entre a data e o fato importante: a) 1315 - Tomada de Ceuta (Incio das Grandes Navegaes). b) 1434 - Gil Eanes chega s ndias. c) 1471 - Os portugueses chegam ao Equador. d) 1488 - Bartolomeu Dias chega ao Cabo da Boa Esperana. e) 1498 - Vasco da Gama chega s ndias.

9) (Faap-1996) Uma destas datas est errada: a) 1212 - Bartolomeu Dias dobrou o Cabo da Boa Esperana b) 1492 - Colombo chegou ao continente americano c) 1594 - Assinatura do Tratado de Tordesilhas entre Portugal e Espanha d) 1513 - Balboa descobriu o Oceano Pacfico e) 1532 - So Vicente foi fundada por Martin Afonso de Sousa

12) (Mack-2007) Fundamental para a estruturao do sistema colonial portugus na Idade Moderna, o chamado exclusivo colonial visava, sobretudo a a) estimular nas colnias uma poltica de industrializao que permitisse Metrpole concorrer com suas rivais industrializadas. b) reservar a grupos ou a companhias privilegiadas ou mesmo ao Estado o comrcio externo das colnias, tanto o de importao quanto o de exportao. c) restringir a tarefa de doutrinao dos indgenas americanos exclusivamente aos membros da Companhia de Jesus, assegurando, dessa forma, o poder real entre os povos nativos. d) impedir, nas colnias, o acesso de fidalgos mazombos a cargos administrativos importantes, reservados a fidalgos reinis. e) orientar a produo agrcola conforme as exigncias da populao colonial, evitando por esse meio crises de abastecimento de alimentos nos centros urbanos.

10) (Mack-2009) Na historiografia brasileira, encontramos um debate que procura responder seguinte questo: tendo em vista sua estrutura geral, poderamos classificar o Brasil-colnia como um exemplo tardio de Feudalismo? Analisando a estrutura colonial brasileira, podemos refutar a hiptese de Brasil feudal, considerando que a) a produo colonial, embora agrcola, visava ao abastecimento do mercado externo, obedecendo lgica do Capitalismo Comercial. b) o controle poltico das Capitanias Hereditrias esteve, exclusivamente, nas mos dos donatrios, oriundos da alta nobreza portuguesa. c) o progresso da colnia assentava-se sobre a servido coletiva imposta a ndios e africanos. d) a economia colonial desenvolveu um comrcio interno insignificante, sobretudo durante o ciclo da minerao.

13) (Vunesp-2005) Dia-a-dia os traficantes esto raptando nosso povo crianas deste pas, filhos de nobres e vassalos, at mesmo pessoas de nossa prpria famlia. () Essa forma de corrupo e vcio est to difundida que nossa terra acha-se completamente despovoada. () Neste nosso reino, s precisamos de padres e professores, nada de mercadorias, a menos que sejam vinho e farinha para a Missa. () nosso desejo que este reino no seja um lugar de trfico ou transporte de escravos.
(Carta de Affonso I, Manikongo [governante do reino do Kongo, 1526] ao rei de Portugal, em Adam Hochschild, O fantasma do rei Leopoldo.)

As esperanas do Manikongo foram frustradas, pois a presena portuguesa na frica, no sculo XVI, estava subordinada aos princpios A) liberais. B) imperialistas C) mercantilistas. D) socialistas. E) fisiocratas.

2 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

14) (Mack-2005) No processo conhecido como Revoluo Comercial, que ocorreu no sculo XII e culminou no sculo XV, verificou- se: a) a decadncia do Feudalismo e a queda de Constantinopla, tomada pelos turcos otomanos em 1453, favorecendo o comrcio no Mediterrneo. b) a descoberta do Novo Mundo, que teve seu ponto mximo nas viagens de Cristvo Colombo, Vasco da Gama e Francis Drake. c) um conjunto de transformaes polticas e sociais na Europa e sia, que tiveram seu ponto culminante nas viagens martimas. d) a substituio dos instrumentos de produo feudais pela tecnologia industrial, responsvel pelo reaparecimento das atividades comerciais. e) a gradual superao da relao de produo feudal pela atividade comercial e manufatureira, que deu incio atividade industrial.

b) As principais reas de dominao do Neocolonialismo foram a frica e a sia, e as do Colonialismo, as Amricas. c) A fase do capitalismo em que o Neocolonialismo se desenvolveu denominou-se Capitalismo Industrial e Financeiro e a do Colonialismo, Capitalismo Comercial. d) O Neocolonialismo buscava garantir a reserva de mercados e o fornecimento de matrias-primas, enquanto o Colonialismo buscava o fornecimento de produtos tropicais e metais preciosos. e) O Neocolonialismo teve como justificativa ideolgica a misso civilizadora do homem branco de espalhar o progresso, enquanto no Colonialismo a justificativa era a expanso da f crist.

15) (Vunesp-2003) No h a menor dvida de que as guerras cada vez mais dispendiosas contriburam para o desenvolvimento do mercantilismo. Com a ampliao da artilharia, dos arsenais, das marinhas de guerra, dos exrcitos permanentes e das fortificaes, as despesas dos Estados modernos do um salto. Guerras pressupem dinheiro e mais dinheiro, e assim a posse de dinheiro, a acumulao de metais nobres, torna-se uma mania e domina, como ltima concluso de toda sabedoria, o pensamento e o juzo. (F. Braudel, citado em R. Kurz, O colapso da modernizao.) A poltica econmica predominante na poca do Absolutismo ficou conhecida com o nome de mercantilismo, cujo maior expoente foi Colbert, ministro de Lus XIV, rei da Frana. a) Alm da poltica econmica que era estimulada por guerras, como demonstra o texto de Fernand Braudel, quais as caractersticas principais da economia mercantilista? b) Em oposio s teorias mercantilistas, surgiram as teorias dos Fisiocratas e dos Liberais. Explique as idias principais de cada uma dessas teorias econmicas.

17) (Fuvest-2003) A palavra [escravido] carrega (...) a histria dolorosssima de vrios milnios, durante os quais, em quase todos os cantos do mundo, o mais cruel e desumanizador sistema de recrutar e controlar trabalho predominou sobre todos os demais. To ampla foi sua vigncia no espao e no tempo que hoje todos, na Europa, na sia, na frica e nas Amricas, fora de grupos como os pigmeus ou os bosqumanos, somos descendentes de escravos e de senhores e mercadores de escravos. Alberto da Costa e Silva, A manilha e o libambo. Partindo da afirmao do autor, destaque as particularidades da escravido na Antigidade e na poca Moderna, indicando suas semelhanas e diferenas.

18) (Vunesp-2003) Um mercantilista ingls escreveu: Os meios ordinrios para aumentar nossa riqueza e tesouro so pelo comrcio exterior, para o que devemos obedecer sempre a esta regra: vender mais aos estrangeiros em valor do que consumimos deles. (Thomas Mun, Discourse on Englands Treasure by Foreign Trade, 1664) a) O autor desse fragmento exprime um princpio essencial da poltica mercantilista. Era atravs dele que os mercantilistas explicavam a origem da riqueza dos estados. Que princpio era este? b) Por que as reas coloniais da Amrica foram fundamentais para a satisfao desse princpio mercantilista?

16) (Mack-2003) Uma das alternativas abaixo NO corresponde s diferenas entre o Neocolonialismo do sculo XIX e o Colonialismo do sculo XVI. a) Os agentes do Colonialismo foram a burguesia financeiro-industrial e os Estados da Europa, Amrica, enquanto os do Neocolonialismo foram os Estados metropolitanos europeus e sua burguesia comercial.

19) (Mack-1997) Durante o sculo XVI a chegada Europa de grande quantidade de prata e ouro provenientes das Colnias Espanholas na Amrica provocou: a) o desenvolvimento de manufaturas nos pases da Pennsula Ibrica. b) um dficit financeiro das metrpoles nas relaes comerciais com suas colnias. c) um processo inflacionrio denominado "revoluo dos preos". d) a desestruturao do sistema mercantil e o fim da acumulao primitiva de capital.

3 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

e) a instituio de moedas nacionais como padres nas trocas internacionais.

20) (UFRS-1998) Considere as seguintes afirmaes a respeito do mercantilismo: I - Por mercantilismo entende-se um conjunto de idias e prticas econmicas adotadas pelo Estado Absolutista. II - O estmulo expanso martima e colonial e o estabelecimento de monoplios caracterizam as polticas mercantilistas. III - Portugal, Espanha, Frana, Holanda e Inglaterra so pases nos quais a poltica mercantilista alcanou grande desenvolvimento. Quais esto corretas? A) apenas I B) apenas II C) apenas III D) apenas II e III E) I, II e III

A) mercantilistas, que foram aplicadas pelos diversos estados absolutistas europeus. B) monetaristas, que acompanharam historicamente as economias globalizadas. C) socialistas, que criticaram a submisso dos trabalhadores aos donos do capital. D) industrialistas, que consideraram as mquinas o fator de criao de riquezas. E) liberais, que minimizaram a importncia da mo-deobra na produo de bens.

21) (Mack-1998) No sculo XVI, a rainha Elizabeth I estabeleceu vrias leis, dentre elas a Lei de Cercamentos Enclosures, que determinava: a) A venda de terras para os camponeses, constituindo a pequena propriedade rural para a produo de l. b) O fechamento das Igrejas Catlicas e Puritanas, consolidando a reforma Anglicana na Inglaterra, provocando a fuga dos puritanos para a Amrica do Norte. c) A ocupao e o cercamento das terras comunais, levando ao xodo parte dos camponeses, formando grandes propriedades produtoras de l. d) A diviso das terras ociosas entre os camponeses pobres, punindo com castigos corporais os camponeses que no trabalhassem a terra. e) Os limites territoriais da colonizao da Amrica do Norte, demarcando as terras pertencentes colnia da Virgnia.

23) (UFSCar-2001) Antes deste nosso descobrimento da ndia, recebiam os mouros de Meca muito grande proveito com o trato da especiaria. E assim, o grande sulto, por mor dos grandes direitos que lhe pagavam. E assim tambm ganhava muito Veneza com o mesmo trato, que mandava comprar a especiaria a Alexandria, e depois a mandava por toda a Europa. (Ferno Lopes de Castanheda, Histria do descobrimento e conquista da ndia pelos portugueses (1552-1561), citado por Ins da Conceio Incio e Tnia Regina de Luca, Documentos do Brasil Colonial. SP: tica, 1993, p. 19.) O texto refere-se A) unio poltica e militar entre venezianos e mouros, contrrios s navegaes portuguesas. B) chegada dos navegantes portugueses ndia, comprovando empiricamente a esfericidade da Terra. C) ao enriquecimento do grande sulto muulmano, s custas do empobrecimento das cidades italianas. D) ao deslocamento do comrcio lucrativo de especiarias da regio do Mar Mediterrneo para o Oceano Atlntico. E) ao projeto de expanso martima da coroa portuguesa, preocupada em difundir a f crist.

24) (UNICAMP-1998) No perodo histrico que se estende entre os sculos XVI e XVIII, com o fim do feudalismo e a consolidao dos Estados Nacionais, a doutrina econmica dominante foi o mercantilismo, que possua como uma de suas caractersticas o metalismo. a) Cite e explique duas outras caractersticas da doutrina mercantilista. b) Em que consistia o metalismo?

22) (Vunesp-2002) Adam Smith, autor de A Riqueza das Naes (1776), referindo-se produo e aquisio de riquezas,observou: No com o ouro ou a prata, mas com o trabalho que toda a riqueza do mundo foi provida na origem, e seu valor, para aqueles que a possuem e desejam troc-la por novos produtos, precisamente igual quantidade de trabalho que permite algum adquirir ou dominar. Os pontos de vista de Adam Smith opem-se s concepes

25) (UNICAMP-1994) Contestando o Tratado de Tordesilhas, o rei da Frana, Francisco I, declarou em 1540: "Gostaria de ver o testamento de Ado para saber de que forma este dividira o mundo." (Citado por Cludio Vicentino, HISTRIA GERAL, 1991) a) O que foi o Tratado de Tordesilhas?

4 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

b) Por que alguns pases da Europa, como a Frana, contestavam aquele tratado?

26) (Mack-1996) A poltica econmica do Capitalismo Comercial denominada mercantilismo ficou conhecida pelo estmulo: a) exportao, em detrimento das importaes, sob forte interveno estatal na economia e exclusividade de comrcio entre metrpole e colnia. b) ao individualismo econmico baseado no governo da natureza, e tendo a agricultura como principal produtora de riqueza. c) plena liberdade de concorrncia, regulamentando a produo com base na lei da oferta e da procura e nas atividades exclusivas de comrcio entre metrpole e colnia. d) reorganizao da sociedade com base nas importaes, desregulamentao da economia e liberdade de comrcio entre metrpole e colnia. e) balana comercial favorvel atravs da produo agrcola e relaes comerciais independentes entre colnia e metrpole.

29) (Faap-1996) O mercantilismo, poltica econmica praticada pelos monarcas europeus, na poca moderna, teve como caracterstica a (o): a) liberdade do comrcio colonial b) estmulo s importaes de manufaturados c) manuteno da balana comercial favorvel d) estmulo agricultura e) combate escravido

27) (Fuvest-1995) Sobre o Tratado de Tordesilhas, assinado em 7 de junho de 1494, pode-se afirmar que objetivava: a) demarcar os direitos de explorao dos pases ibricos, tendo como elemento propulsor o desenvolvimento da expanso comercial martima. b) estimular a consolidao do reino portugus, por meio da explorao das especiarias africanas e da formao do exrcito nacional. c) impor a reserva de mercado metropolitano, por meio da criao de um sistema de monoplios que atingia todas as riquezas coloniais. d) reconhecer a transferncia do eixo do comrcio mundial do Mediterrneo para o Atlntico, depois das expedies de Vasco da Gama s ndias. e) reconhecer a hegemonia anglo-francesa sobre a explorao colonial, aps a destruio da Invencvel Armada de Felipe II, da Espanha.

30) (Cesgranrio-1997) A poltica econmica do Estado Absolutista, o Mercantilismo, reuniu prticas e doutrinas que, em suas diversas modalidades entre os sculos XVI e XVII, caracterizou-se por um (a): (A) liberalismo econmico como forma de manuteno da aliana poltica do Rei com os segmentos burgueses. (B) protecionismo alfandegrio atravs de proibies das exportaes que visava ao equilbrio da balana comercial do Estado. (C) intervencionismo estatal nas atividades comerciais lucrativas que proibiu a concesso de monoplios a grupos privados. (D) expanso do poderio naval como garantia das comunicaes martimas entre as metrpoles e seus imprios coloniais. (E) restrio dos privilgios senhoriais relacionados participao da nobreza no comrcio ultramarino e nas companhias comerciais do Estado, tais como a Companhia das ndias Orientais e das ndias Ocidentais.

28) (FEI-1995) O "bulhonismo" ou entesouramento, caracterizava a prtica mercantilista do incio dos tempos modernos. Tal prtica pode ser entendida como: a) a exclusividade econmica garantida pelas metrpoles no comrcio colonial. b) a disposio dos europeus em defender seus interesses econmicos por meio de sucessivos tratados. c) a inteno das naes ibricas no sentido de liderar uma unificao econmica europia. d) a preocupao dos portugueses e espanhis em garantir o desenvolvimento da economia de suas colnias. e) a disposio de se procurar e acumular metais preciosos.

31) (Cesgranrio-1994) A poltica mercantilista assumiu diversas modalidades, variando nos pases europeus do sculo XV ao XVIII. Sobre as prticas mercantilistas podemos afirmar que: a) em geral, o mercantilismo fundamentava-se no intervencionismo estatal e no equilbrio da balana comercial. b) o modelo portugus caracterizava-se pelo metalismo e por uma poltica econmica liberal exercida pela Coroa. c) na Espanha, o dirigismo estatal desenvolveu as atividades industriais e agrcolas, permitindo sua autosuficincia comercial. d) na Frana, a concesso de monoplios estatais e o incentivo das manufaturas aceleraram o desenvolvimento comercial e industrial. e) na Inglaterra, o comercialismo desprezou as atividades manufatureiras, o que enfraqueceu a participao inglesa no transporte naval internacional.

32) (FGV-2004) Trata-se de um conjunto de prticas e idias econmicas que visava ao enriquecimento dos Estados europeus na poca Moderna atravs, principalmente, do metalismo, da explorao colonial, de prticas protecionistas e de uma balana comercial favorvel.

5 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

O texto refere-se: a) Ao liberalismo. b) Ao desenvolvimentismo. c) Ao mercantilismo. d) Ao imperialismo. e) Ao industrialismo. A) interveno estatal na agricultura, com maior liberdade para a produo artesanal. B) economia planificada, com empresas estatais e coletivizao da agricultura. C) tributao onerosa ao comrcio interno. D) interveno estatal na economia, por meio do exclusivismo comercial e da regulamentao da produo. E) livre-concorrncia, individualismo econmico, liberdade de produo e liberdade comercial.

33) (Mack-1998) Sobre o iluminismo, correto afirmar que: a) Criticava o mercantilismo, a limitao ao direito propriedade privada, o absolutismo e a desigualdade de direitos e deveres entre os indivduos. b) Acreditava na prtica do entesouramento como meio adequado para eliminar as desigualdades sociais e garantir as liberdades individuais. c) Consistia na defesa da igualdade de direitos e liberdades individuais, proporcionada pela influncia da Igreja Catlica sobre a sociedade, atravs da educao. d) Defendia a doutrina de que a soberania do Estado absolutista garantiria os direitos individuais e eliminaria os resqucios feudais ainda existentes. e) Propunha a criao de monoplios estatais e a manuteno da balana de comrcio favorvel, para assegurar o direito de propriedade.

36) (UERJ-1998) O mundo conhecido pelos europeus no sculo XV abrangia apenas os territrios ao redor do Mediterrneo. Foram as navegaes dos sculos XV e XVI que revelaram ao Velho Mundo a existncia de outros continentes e povos. Um dos objetivos dos europeus, ao entrarem em comunicao com esses povos, era a: A) busca de metais preciosos, para satisfazer uma Europa em crise. B) procura de escravos, para atender lavoura aucareira nos pases ibricos. C) ampliao de mercados consumidores, para desafogar o mercado saturado. D) expanso da f crist, para combater os infiis convertidos ao protestantismo.

34) (UFRN-1997) O pensamento poltico e econmico europeu, em fins do sculo XVII e no sculo XVIII, apresentou uma vertente de crtica ao Absolutismo e ao Mercantilismo, predominantes na Europa, na Idade Moderna. Qual das idias abaixo caracteriza essa nova corrente de pensamento? a) necessria a regulamentao minuciosa de todos os aspectos da vida econmica para garantir a prosperidade nacional e o acmulo metalista. b) O Estado, com funo de polcia e justia, deve ser governado por um rei, cuja autoridade sagrada e absoluta porque emana de Deus. c) A fim de proteger a economia nacional, cada governo deve intervir no mercado, estimulando as exportaes e restringindo as importaes. d) O poder do soberano era ilimitado, porque fora fruto do consentimento espontneo dos indivduos para evitar a anarquia e a violncia do estado natural. e) O Estado, simples guardio da lei, deve interferir pouco, apenas para garantir as liberdades pblicas e a propriedades dos cidados.

37) (Fuvest-2000) Durante a Idade Moderna, pensava-se que todas as riquezas do mundo estavam numa posio esttica e constante, razo pela qual o comrcio era tido como uma atividade em que havia um ganhador e um perdedor, sendo o seu resultado equivalente a uma soma zero (+11=0). Baseando-se nestes princpios, os Estados modernos atuaram no comrcio internacional sob a orientao de uma poltica econmica. a) Que nome foi dado a esta poltica econmica? b) Quais foram seus principais elementos constitutivos?

38) (FGV-1995) O metalismo, a doutrina da balana comercial favorvel, o industrialismo, o protecionismo e o colonialismo constituem as caractersticas bsicas do: a) Neoliberalismo. b) Intervencionismo. c) Socialismo. d) Liberalismo. e) Mercantilismo.

35) (PUCCamp-1998) O Estado Absolutista se consolidou, economicamente, devido implantao do mercantilismo, o qual se caracterizava pela:

6 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

39) (Faap-1996)

E) uma poltica econmica, especificamente ibrica de defesa de seus interesses coloniais.

42) (FaZU-2002) O mercantilismo foi um conjunto de diferentes prticas econmicas, adotadas pelos reis absolutistas, de forma a fortalecer economicamente o Estado. Embora no tenha sido aplicado homogeneamente em toda a Europa, teve caractersticas que foram comuns. Exceto: a) Metalismo b) Protecionismo Alfandegrio c) Balana comercial favorvel d) Criao do Sistema Colonial e) Liberalismo Econmico

Leia o mapa da expanso martima europia: Os tracejados indicam a viagem de: a) Pedro lvares Cabral b) Vasco da Gama c) Bartolomeu Dias d) Cristvo Colombo e) Gil Eanes

40) (Faap-1996)

43) (UFSE-1997) A expanso do Imperialismo na segunda metade do sculo XIX relaciona-se com: a) o desenvolvimento do capitalismo comercial. b) o fortalecimento do capitalismo financeiro. c) a ascenso do mercantilismo. d) a supremacia do liberalismo econmico. e) a decadncia dos grandes conglomerados econmicos.

Leia o mapa da expanso martima europia: O trao contnuo indica a viagem de: a) Pedro lvares Cabral b) Vasco da Gama c) Bartolomeu Dias d) Cristvo Colombo e) Gil Eanes

44) (UFMG-1995) O Tratado de Tordesilhas, assinado em 1494: a) foi elaborado segundo os mais modernos conhecimentos cartogrficos, baseados nas teorias do gegrafo e astrnomo grego Ptolomeu. b) foi respeitado pelos portugueses at o sculo XVIII, quando novas negociaes resultaram no Tratado de Madri. c) nasceu de uma atitude inovadora na poca: a de resolver problemas polticos entre naes concorrentes pela via diplomtica. d) resultou da ao dos monarcas espanhis que resistiram adoo da Bula lntercoetera, contrria aos seus interesses. e) surgiu da necessidade de definir a possesso do territrio brasileiro disputado por Portugal e Espanha.

41) (FGV-2003) O mercantilismo correspondeu a: A) um conjunto de prticas e idias econmicas baseadas em princpios protecionistas. B) uma teoria econmica defensora das livres prticas comerciais entre os diversos pases. C) um movimento do sculo XVII que defendia a mercantilizao dos escravos africanos. D) uma doutrina econmica defensora da no interveno do Estado na economia.

45) (UEL-1996) A poltica econmica do mercantilismo explica, no Brasil Colnia, a: a) decadncia da economia de subsistncia no Nordeste. b) introduo do trabalho assalariado na agricultura. c) prtica econmica da substituio de importaes. d) implementao da indstria txtil no Sudeste. e) implantao da empresa agrcola aucareira.

46) (PUCCamp-1995) Dentre as instituies polticas do Estado Moderno, aquela que mais o caracteriza o:

7 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

a) absolutismo monrquico, nova forma poltica assumida cujos fundamentos estavam expressos na SUMA TEOLGICA de Toms de Aquino. b) mercantilismo que serviam para justificar o enriquecimento da Igreja Catlica, mas no traduziam os interesses do monarca absolutista. c) absolutismo monrquico que intervinha na vida econmica. d) liberalismo praticado pelos Prncipes, mas limitado pela tradio e pelo equilbrio entre as classes sociais. e) absolutismo monrquico que punha em prtica uma poltica econmica de caractersticas no intervencionistas, quase liberais - a poltica mercantilista.

8 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

Gabarito
1) Blake refere-se a Guerra dos Trinta Anos e a formao da repblica Puritana liderada por Oliver Cromwell. No, a Espanha permaneceu uma monarquia graas a fundao de colnias na Amrica. 2) V, V, F, F. 3) Porque a economia mercantil tinha como sua grande base o comrcio e a livre iniciativa, isto entrava em choque com o sistema feudal, na qual as pessoas estavam ligadas a terra, tornando invivel os preceitos dos mercadores. 4) metalismo, a formao de colnias O mercantilismo possibilitou a centralizao poltica de vrios pases, livrando os monarcas das amarras que possuam em relao ao senhor feudal. O Brasil era a principal colnia portuguesa e praticamente foi a responsvel pelo desenvolvimento das prticas mercantilistas em Portugal. 5) A formao de sua grande industria textil com a criao de ovelhas, possibilitando o desenvolvimento industrial ingls. 6) Isso se deu devido as condies polticas e econmicas de Inglaterra e Holanda. Estes pases criaram condies para o desenvolvimento comercial e a implantao de manufaturas impondo seus produtos ao mundo, mas isto foi possvel devido a aliana desta monarquias com a burguesia local. 7) Alternativa: C 8) Resposta: A 9) Resposta: C 10) Alternativa: A 11) Alternativa: B

pelo esforo do Estado-nao em acumular metais preciosos via comrcio e atravs de taxas alfandegrias protecionistas, que estimulassem as exportaes e inibissem as importaes; caracterizou-se ainda pela instaurao de colnias de explorao fora da Europa, reguladas pelo regime de monoplio. b) Oriunda da tradio iluminista, a escola de pensamento econmico fisiocrata que teve em Quesnay, Gournay e Turgot seus principais representantes criticou o mercantilismo e pregou a adoo de uma economia natural ou seja, que a atividade econmica se desvinculasse do controle estatal e que tivesse nfase a agricultura. Na mesma tradio ilustrada, o liberalismo clssico, inaugurado por Adam Smith, condenava igualmente a interveno estatal na economia; defendia a liberdade econmica, com nfase na racionalizao da produo (Diviso do trabalho) e no livre comrcio.

16) Resposta: A Houve uma inverso na alternativa a: o colonialismo, ligado ao contexto da Idade Moderna e ao mercantilismo, tinha como sujeito os Estados Absolutistas e, como instrumento, a burguesia comercial. J o Neocolonialismo, ligado ao liberalismo do sculo XIX, tinha como instrumento os Estados da Europa e da Amrica e, como sujeito, a burguesia financeiro-industrial.

12) Alternativa: B 13) Resposta: C 14) Resposta: E 15) a) O mercantilismo poltica econmica dos Estados absolutistas europeus da Era Moderna caracterizou-se

17) Tanto na Antigidade como na poca Moderna a escravido era uma forma de trabalho compulsrio; o proprietrio de um escravo podia dele dispor como se fosse um objeto que poderia ser comprado, vendido e mesmo destrudo. Foi uma forma de trabalho largamente utilizada para tarefas pesadas e para os trabalhos que, de uma maneira geral, os homens livres se recusavam a realizar. Na Antigidade foi comum a escravido por dvidas e a submisso escravido de povos derrotados em guerra. Na poca Moderna, a escravido esteve associada aos desdobramentos das Grandes Navegaes que levaram ocupao e valorizao econmica de terras recmdescobertas. Em muitas destas reas os nativos foram submetidos escravido, e as populaes negras da frica entraram nesse circuito. O comrcio de escravos africanos foi objeto de acirrada disputa entre os europeus conquistadores (portugueses, espanhis, holandeses, ingleses) e foi um fator importante de acumulao de capitais.

18) fundamental na concepo mercantilista a idia de riqueza associada maior quantidade de moeda ou metais preciosos acumulados dentro das fronteiras do pas. Para alcanar esse fim "aumentar a riqueza" muito importante a idia da balana de comrcio favorvel

9 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

expressa, no texto, na regra: "vender mais aos estrangeiros em valor do que consumimos deles". Da diferena favorvel dos valores dos ingressos provenientes das exportaes sobre os gastos com as importaes resulta um supervit da balana comercial, que por sua vez significa o aumento da "riqueza do pas". Porque o monoplio define a relao metrpole-colnia. As colnias constituem-se como mercados consumidores forados de produtos da metrpole e mercados fornecedores forados de produtos para a metrpole. Em ambos os casos, as colnias cumprem a funo de complementar a economia metropolitana. Por intermdio delas, as metrpoles obtm uma balana de comrcio favorvel: compram produtos coloniais a preo de monoplio e os revendem a preo de mercado. Ao mesmo tempo, a metrpole compra produtos destinados colnia a preos de mercado o mais barato possvel e os vende a preo de monoplio, como nicos fornecedores, pelo preo mais alto possvel.

29) Resposta: C 30) Resposta: C 31) Resposta: A 32) Resposta: C 33) Resposta: A 34) Resposta: E 35) Resposta: D 36) Resposta: A 37) Mercantilismo. As medidas econmicas mercantilistas, tpicas do Estado Moderno Absolutista, partia do principio que riqueza vinha da posse de metais (metalismo). Como conseqncia, buscavase a uma balana comercial favorvel, como forma de obter metais preciosos. O Estado riqueza atravs do intervencionismo, assumindo a forma do protecionismo tinha a funo de dificultar as importaes e estimular s manufaturas.

19) Resposta: E 20) Resposta: E 21) Resposta: C 22) Resposta: A 23) Resposta: D 24) Havia o protecionismo, proteger a produo nacional da concorrncia estrangeira atravs de taxas alfandegrias altas e a balana comercial favorvel, isto , exportar mais que importar. Era a concepo de que a fonte de riqueza de um Estado est na quantidade de metais preciosos por ele acumulados. 25) Foi o tratado assinado em 1494 por Espanha e Portugal dividindo o novo mundo. Segundo alguns pases da Europa apenas descobrir o pas no garante a sua posse necessrio ocupa-lo. 26) Resposta: A 27) Resposta: A 28) Resposta: E

38) Resposta: E 39) Resposta: A 40) Resposta: A 41) Resposta: A O mercantilismo foi um conjunto de idias e prticas econmicas que vigorou na Europa, durante a Era Moderna. Em termos polticos, os reis governavam de forma absolutista; em termos econmicos, o Estado mercantilista caracterizava-se por intervenes constantes na economia. Assim, as prticas protecionistas, como o estabelecimento de monoplios comerciais, eram comuns para a manuteno de uma balana comercial favorvel.

10 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

42) Resposta: E 43) Resposta: B 44) Resposta: B 45) Resposta: E 46) Resposta: C

11 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

You might also like