You are on page 1of 13

ESTUDO CRTICO SOBRE A TRANSFORMAO DA IDEOLOGIA E DA SUBJETIVIDADE (Critical Study on the Transformation of Ideology and Subjectivity)

Fbio Luiz Tezini Crocco Mestrando do curso de Filosofia da UNESP de Marlia Resumo: O presente artigo tem como objetivo ltimo refletir sobre a transformao da subjetividade e da ideologia,
que se relacionam intrinsecamente com os processos da materialidade, produo e reproduo social. A investigao de tais processos scio-histricos crucial para compreendermos a relao entre indivduo e sociedade, e interiormente a esta relao analisarmos as transformaes dos fatores formadores do sujeito. Este estudo ir focar os processos que delimitaram a crise da sociedade burguesa desde o final do sculo XIX at nossa sociedade marcada pelo declnio da individualidade, assim como afirmava Horkheimer. Essa reflexo ser mediada por uma anlise de natureza terica acerca de questes centrais da Psicanlise e da Teoria Crtica.

Palavras-Chave: Teoria Crtica, Psicanlise, Ideologia e Subjetividade. Abstract:


The present article has the objective of being a reflection about the transformation of subjectivity and its relationship with ideology. Both are intrinsically related to the processes of materiality, production and social reproduction. The inquiry of such historical social processes is crucial to understand the relationship between the individual and society, and interior to this relationship to analyze the transformations of the aspects which will shape the subject. This study will focus on the processes which enclosed the crisis of bourgeois society since the end of 19th Century up to our society, marked by the decline of individuality, as Horkheimer has stated. This reflection will be effected by an analysis of core questions of both Psychoanalysis and Critical Theory.

Keywords: Critical Theory, Psychoanalysis, Ideology and Subjectivity A reflexo sobre a transformao da ideologia e da subjetividade possui sua importncia ao demonstrar o movimento sofrido pelos conceitos e pelos fatores estruturais da sociedade. Ao notar essa mudana percebemos que necessrio reelaborar as antigas teorias para abarcar teoricamente a realidade. Tanto a ideologia como a formao da subjetividade pertencem Histria e dependem de suas oscilaes, por isso, abordaremos sob essa luz, primeiramente a constituio subjetiva e suas mudanas e posteriormente as transformaes da ideologia, buscando sempre demonstrar seus entrelaamentos entre si e com a materialidade. Para elaborarmos a formao do indivduo partiremos de uma abordagem que se insere numa teoria crtica da sociedade. Inicialmente a psicanlise foi crucial para a Teoria Crtica na elaborao de discusses acerca do modelo psquico do homem liberal e das transformaes do incio do sculo XX com a ascenso do capitalismo monopolista e do fascismo. Posteriormente, continua sendo pela sua intrnseca relao processual entre indivduo e sociedade. O estudo da subjetividade deve ressaltar sua constituio atravs da mediao social, abrangendo este conceito da psicologia para suas noes sociolgicas e filosficas. O entendimento desta subjetividade no depende apenas de sua relao com a sociedade atual, mas tambm da compreenso do projeto histrico implcito no desenvolvimento de nossa civilizao (Crochik 1998). Assim, partimos da concepo de que a constituio subjetiva no est dissociada das relaes scio-histricas experimentadas por este sujeito e que este processo se insere no desenvolvimento civilizatrio. Iniciaremos a discusso da formao da individualidade a partir da concepo psicanaltica, a qual apresenta o homem movido por duas foras: autopreservao e instintos sexuais. O modelo subjetivo proposto por Freud confere grande importncia

48

Transformao da Ideologia e da Subjetividade

articulao entre racionalidade e irracionalidade. A histria do homem a histria de sua represso, segundo Freud essa a condio para a existncia de um sujeito consciente. No processo formativo da subjetividade o homem luta por uma gratificao instintiva prazerosa que a cultura no permite completamente, pois a busca pela sua completa satisfao pode gerar a prpria destruio do indivduo. Os instintos devem ser desviados de seus objetivos imediatos, a satisfao integral das necessidades abandonada para promover o desenvolvimento da civilizao. A formao do sujeito torna-se vivel pela transformao de seu sistema instintivo. Segundo Freud, a transformao do princpio de prazer em princpio de realidade. O aparelho mental formado basicamente por esta concepo dualista, da qual vai emergir os processos inconscientes e conscientes. Estes processos se diferenciam pelas suas caractersticas histrico-gentica e estrutural. O inconsciente se relaciona com o instinto e prazer que fazem parte da estrutura primitiva do indivduo em suas fases primrias de desenvolvimento. Esses processos primrios procuram apenas obter prazer e evitar qualquer atividade que provoque dor. Entretanto, o indivduo percebe de forma traumtica que a satisfao integral de seus desejos impossvel. Essa desiluso do indivduo frente s suas satisfaes possibilita a formao do princpio de realidade atravs de uma satisfao pulsional indireta. O homem atravs desse princpio renuncia ao prazer momentneo e imediato, o qual poderia causar sua prpria aniquilao. Substitui essa satisfao imediata por um prazer adiado, momento que caracteriza a subjugao do princpio primrio ao principio secundrio, o princpio de realidade.
A adaptao do prazer ao princpio de realidade implica a subjugao e diverso da fora destrutiva da gratificao instintiva, de sua incompatibilidade com as normas e relaes estabelecidas da sociedade e, por conseguinte, implica a transubstanciao do prprio prazer (Marcuse 1999, p. 35).

A luta pela represso dos instintos relaciona-se com a luta constante pela existncia. Para sua conservao o indivduo redireciona sua energia instintiva imediata para a mediao adiada, direcionando o indivduo ao trabalho. Sua autopreservao depende dos meios para sua conservao. Freud considera a eterna luta primordial pela existncia e, portanto, acredita que o princpio de prazer e o princpio de realidade so eternamente antagnicos (idem, p. 37). justamente pela subjugao do princpio primrio ao secundrio que possvel a formao de um ego organizado. Esta nova categoria da estrutura psquica possibilita ao indivduo discernir o que realmente importante para si mesmo e o que no ir prejudic-lo. O aparelho mental sob o domnio do princpio de realidade forma o sujeito consciente. Essa edificao do ego possibilita o desenvolvimento da razo, possibilitando o sujeito realizar atividades mentais organizadas, a razo permite o homem examinar a realidade com ateno, memria e discernimento (ib., p. 35). O homem se constitui a partir de sua represso, tanto o desenvolvimento filogentico (gnero) quanto o ontogentico (indivduo) ocorrem pelos acontecimentos traumticos. Primeiramente a filognese caracterizada pelo desenvolvimento da civilizao desde seu estgio primitivo (horda) at a civilizao constituda e em processo de transformao. Esta promovida quando o pai primordial monopoliza o poder e o prazer e impe aos filhos que os renuncie. J a ontognese caracteriza o desenvolvimento do indivduo pela sua represso, desde sua remota infncia at suas experincias conscientes. A ontognese ocorre inicialmente na infncia pela imposio realizada pelos pais e educadores, na subjugao do Revista AdVerbum 2 (1) Jan a Jun de 2007: pp. 47-59.

Fbio Luiz Tezini Crocco

49

indivduo ao princpio de realidade. Estas duas categorias, coletiva e individual, so constantemente reelaboradas para que ocorra a manuteno do domnio do princpio de realidade sobre o destrutivo princpio de prazer. A estrutura mental humana formada pela relao e equilbrio entre id, ego e superego. O id representa a maior e mais antiga camada da psique, o inconsciente e o princpio de prazer fazem parte dela, a busca incessante pela satisfao das necessidades instintivas. Este no se subjuga aos princpios morais e sociais, tambm no visa a autoconservao do indivduo. Sua busca pelo prazer pode at mesmo levalo a sua prpria destruio. A relao entre o indivduo e a realidade, a hostilidade e os traumas sofridos pelas intempries do meio em que habita promove a formao de categorias psquicas de proteo e conservao. O princpio de prazer colocado em segundo plano com a formao de um ego estruturado. A relao entre id e mundo externo mediada pelo ego. Esta a estrutura que possibilita a percepo e o conhecimento para superar a barreira do inconsciente. O ego medeia a relao entre id e realidade a fim de promover a diminuio dos conflitos (ib., pp. 47-48). O ego possui uma atitude defensiva diante da realidade, entretanto deve promover a gratificao do indivduo. Suas categorias perceptivas o permitem escolher entre aquelas satisfaes que no destruiriam o ser. No desenvolvimento das categorias psquicas o ego como mediador auxiliado por outra entidade. O superego surge primeiramente na relao de constituio das regras a partir da famlia pela relao de dependncia e imposio dos pais nas fases iniciais da vida do indivduo. Posteriormente essas regas so impostas pela realidade scio-cultural. Tais normas so introjetadas na conscincia e coordenam as relaes entre os indivduos. O sentimento de culpa gerado pela realizao do ato proibido ou apenas do desejo de realiz-lo impede que as transgresses destas normas sejam efetuadas. Sob ordens do superego o ego reprime tais atos (Freud 1975). Esta dinmica repressiva torna-se inconsciente e automaticamente os sujeitos se relacionam atravs de tais regras. A conscincia considerada o superego, esse implica numa rplica das ordens e proibies do superego paterno que socialmente condicionado. Segundo Fromm, bom o que a autoridade internalizada ordena e mau o que ela probe (Fromm 1977, p. 52). A moralidade no esttica, ela depende da autoridade tcita social e historicamente determinada. Essa a caracterstica primordial da existncia de um coletivo estruturado, a vida em sociedade depende da formao de uma conscincia moral que respeite suas regras e penalize suas transgresses.
A tenso entre o severo superego e o ego, que a ele se acha sujeito, por ns chamada de sentimento de culpa; expressa-se como uma necessidade de punio. A civilizao, portanto, consegue dominar o perigoso desejo de agresso do indivduo, enfraquecendo-o desarmandoo e estabelecendo no seu interior um agente para cuidar dele, como uma guarnio numa cidade conquistada (Freud 1978, pp. 176-177).

O modelo de desenvolvimento da criana, promovido por Freud em O ego e o id, se baseia na identificao do filho com o pai e no desenvolvimento de uma catexia de objeto com a me. Cada vez mais o filho exige contato e ateno da me, entretanto o pai monopoliza o afeto materno e torna-se seu competidor. A inferioridade fsica do filho impede uma revolta significativa, o objeto desejado no alcanado. O impedimento desta satisfao provoca uma flexibilidade de Eros em que o impulso psquico original promove uma identificao com a me ou intensifica a identificao com o pai. Esta a conseqncia do Complexo de dipo, uma relao de amor e medo do filho em relao ao pai detentor do poder e do objeto desejado. Revista AdVerbum 2 (1) Jan a Jun de 2007: pp. 47-59.

50

Transformao da Ideologia e da Subjetividade

O superego representa essa influncia dos pais que ao agir diretamente na constituio psquica do indivduo perpetua a existncia dos fatores a que deve sua origem (Freud 1975, p. 48). A identificao, segundo Freud, considerada a mais remota relao emocional entre duas pessoas. Como na relao primitiva do Complexo de dipo, numa relao de imitao e empatia, a criana se espelha no pai, querendo ser como ele e tomar seu lugar. Sobre a identificao Freud diz:
Comporta-se como um derivado da primeira fase da organizao da libido, da fase oral, em que o objeto que prezamos e pelo qual ansiamos assimilado, sendo dessa maneira aniquilado como tal... Podemos apenas ver que a identificao esfora-se por moldar o prprio ego de uma pessoa segundo o aspecto daquele que foi tomado como modelo (1976, p. 56).

A partir do modelo o sujeito em formao se identifica e adquire caractersticas de tal modelo, assimilando o objeto em seu ego. E por ltimo, a identificao pode ocorrer de forma parcial como partilha de uma qualidade comum que pode gerar um novo lao. A soma das identificaes forma a personalidade dos indivduos, as assimilaes de determinados modelos so a primeira forma de se relacionar com o mundo exterior (ib., p. 58). Seguindo a estrutura psicanaltica da formao subjetiva, a mmesis, segundo a perspectiva aristotlica, a qual emula, imita e identifica-se ao objeto promove uma catarse tico-pedaggica, uma relao de aprendizado em que o sujeito imita o objeto para se assimilar a ele. Na origem da espcie, como na origem do individuo, a mmesis a nica forma de relacionamento possvel entre sujeito e objeto. (Rouanet 1986, p. 128). O impulso mimtico da criana caracteriza-se pela imitao, uma forma de aprendizagem nos estgios primitivos do desenvolvimento humano. O corpo inteiro um rgo de expresso mimtica. atravs dessa faculdade que um ser humano adquire sua maneira especial de rir e chorar, de falar e julgar (Horkheimer 1976, p. 125). Conforme essa mediao vivel realizar o desenvolvimento ontogentico, a partir da identificao, emulao do aprendiz ao objeto apreendido. Num estgio posterior ao aprendizado primitivo, a imitao suprimida. Tanto o progresso da cultura, como o desenvolvimento ontogentico do indivduo depende da proscrio da mmesis, esta proscrio condio para o desenvolvimento do aprendizado racional, o homem relaciona-se com o todo no mais pela simples imitao, mas sim pela adaptao consciente. A civilizao desenvolve-se mediante a proscrio dessa mmesis primitiva, do afastamento do sujeito dessa forma irracional de relao com o mundo. Surge o indivduo consciente como resultado de uma represso de seus instintos primrios. A partir da constituio do sujeito ocorre a passagem da mmesis refletora para a reflexo controlada (Adorno/Horkheimer 1985, p. 169), a qual possibilita o desenvolvimento da razo e a formao do sujeito. A proscrio da mmesis se relaciona com a formao do sujeito para o desenvolvimento da civilizao. A condio para essa realizao o afastamento fsico do homem frente natureza, do homem frente aos seus desejos imediatos. Como foi explanado por Adorno e Horkheimer no tema do anjo, o qual expulsa os seres humanos do paraso simbolizando a passagem da mmesis ao trabalho, a represso que possibilita a configurao da civilizao, probe os modos de vida mimtica: a proibio de imagens na religio, passando pela proscrio social dos atores e dos ciganos, e chegando, enfim, a uma pedagogia que desacostuma as crianas de serem infantis (1985, p. 169). A civilizao passa a organizar os desejos e a alterao da realidade que antes era vinculada ao prprio sujeito. Essa nova organizao reprime e Revista AdVerbum 2 (1) Jan a Jun de 2007: pp. 47-59.

Fbio Luiz Tezini Crocco

51

modifica os instintos originais. Se a ausncia de represso o arqutipo de liberdade, ento a civilizao luta contra essa liberdade. (Marcuse 1999, p. 36). Sob esta mesma perspectiva, apresentada por Adorno e Horkheimer, o tambm terico crtico, Eric Fromm aborda, segundo a teoria psicanaltica, a formao do indivduo e da civilizao. Para ele, no princpio da histria o homem vive sem cultura e seu nico objetivo a completa satisfao de seus instintos. Assim, afirma que, enquanto o homem continuar nesse paraso (mnemnico), a cultura no se desenvolver. O homem deve abandonar esse paraso, justamente por esta satisfao ilimitada que pode levar o homem barbrie. A edificao social representada pela alegoria do parricdio que apresenta a revolta dos filhos contra a autoridade do pai. Com a realizao desse assassinato os filhos se libertam da autoridade paterna, mas se vem num impasse: ao tomar o lugar de seus pais temem a revolta dos filhos que tero. A cultura surge com a moralidade pela estruturao de normas de conduta social.
... a cultura condicionada pela no-satisfao parcial dos desejos instintivos, o que culmina, por seu turno na sublimao ou formao de reao. Portanto, o homem defronta-se com uma alternativa: total satisfao dos instintos e barbarismo ou parcial frustrao instintiva, a par do desenvolvimento cultural e mental do homem (Fromm 1977, p. 58).

A individuao promovida por meio da cultura, esta tem como funo defender os homens da natureza ou das intempries que o afligem e promover as relaes entre os indivduos que fazem parte de seu conjunto. A formao da subjetividade que possibilita a individuao depende de um projeto coletivo que promova a diferenciao dos indivduos frente ao existente. Primeiramente, diferenciao da natureza por meio da cultura, e posteriormente, diferenciao da prpria cultura para que, no exerccio da autonomia do sujeito, a cultura possa ser transformada num processo dialtico negativo de auto-reflexo.O processo que promove a diferenciao do indivduo frente cultura, e que possibilita a transformao desta, tambm exige do sujeito sua adaptao ao meio que habita: uma relao contraditria de reproduo cultural e de superao da forma instituda, num interminvel movimento reflexivo. Neste sentido, Crochik afirma que a subjetividade... define-se por um terreno interno que se ope ao mundo externo, mas que s poder surgir deste (1998). Mais adiante ele descreve que
o mtodo para se estudar a subjetividade deve ser, portanto, o que leva a procurar no indivduo as marcas da sociedade. Ou seja, dizer que o indivduo mediado socialmente, no significa que ele seja afetado externamente pela sociedade, mas sim que se constitui por ela, isto , pela sua introjeo (1998).

Neste processo de individuao, cuja base a diferenciao e a formao da autonomia subjetiva, Horkheimer diz que o retorno caricaturado dessa identificao do sujeito frente ao existente sempre est espreita do processo civilizatrio ameaando a realizao de seu desenvolvimento, podendo causar regresses complexas (1976, p. 127). Esta estreita relao entre perda de si e sentimento de prazer aquilo que, para Adorno e Horkheimer, torna a experincia mimtica perigosa para a edificao da civilizao. Mas, para os homens civilizados, a realizao dessa mmesis existe apenas em resqucios, uma caricatura da mmesis original, isso impossibilita o seu reencontro com o objeto mnemnico que foi perdido. A sociedade um prolongamento da natureza que ameaa os seres humanos e estes se protegem dela a partir de sua dominao. Em outras palavras, a identificao que a mmesis no mbito da natureza a prpria assimilao violncia que constitui a natureza, enquanto na sntese conceitual a assimilao o exerccio da violncia sobre Revista AdVerbum 2 (1) Jan a Jun de 2007: pp. 47-59.

52

Transformao da Ideologia e da Subjetividade

a natureza.(Tiburi 2001, p. 308). O homem vive uma cultura de autoproteo, a qual interioriza a dominao, e segundo Horkheimer quanto mais artifcios inventamos para dominar a natureza, mais devemos nos submeter a eles se queremos sobreviver. (Horkheimer 1976, p.108). II O processo que possibilita a individuao como tambm desencadeia a subjugao do indivduo aos coletivos massificados relaciona-se diretamente com a estrutura scio-econmica da sociedade capitalista. Em meio s conturbadas transformaes da sociedade, a psicologia do indivduo influenciada em seus processos de formao. Cabe notarmos que estes processos se inter-relacionam promovendo novas configuraes na sociedade do capitalismo tardio. Antes de desenvolver a etapa contempornea do esclarecimento e da configurao subjetiva massificada preciso comentar o processo histrico que desencadeou essa transformao. Primeiramente importante notar que a sociedade burguesa surge como contestadora de um iderio e de um modo de produo que vigorava anteriormente, sendo assim, a burguesia surge como classe revolucionria, como forma social instituinte. Em meados do sculo XIX o capitalismo se solidifica com o desenvolvimento da sociedade industrial e segrega os sujeitos em classes antagnicas: burgueses e proletrios. Nesta fase da economia liberal o domnio poltico do Estado se reduz e se subjuga a uma economia autnoma que possui suas prprias leis de funcionamento. neste momento do capitalismo liberal e de conexo entre teoria e prtica que Marx realiza a crtica da ideologia. A economia liberal apresentou-se como entidade social autnoma e em sua forma anrquica promoveu relaes de expanso para novos mercados. Este processo de expanso caracterizado como perodo Imperialista, o qual culminou nas duas Grandes Guerras do incio do sculo XX, influenciou o processo de afirmao dos Estados-Nacionais. Estas lentas transformaes das primeiras dcadas do sculo XX aumentaram consideravelmente a influncia de fatores polticos e militares sobre a economia. Juntamente com esse processo de influncia estatal na economia, a instituio de monoplios e trustes, e a solidificao das instituies capitalistas, engendraram a necessidade de transformao nas formas e organizao do capitalismo. (Goldmann 1967, pp. 138-152). As transformaes econmicas descritas se relacionam com uma nova configurao social e psicolgica. Esta relao possibilita enxergarmos mais claramente as redefinies conceituais geradas pelas transformaes da sociedade. Na poca liberal, o conceito marxista de ideologia articulava-se numa economia amparada na livre circulao que permitiu no s a acumulao de capital, mas tambm, sob a categoria do empresrio independente, a emergncia do sujeito autnomo. A psicanlise apresentou este homem como pequena empresa interior que se desenvolve numa dinmica entre consciente e inconsciente. A sociedade como um todo se apoiava no indivduo e ao mesmo tempo a sociedade, em seu processo, promoveu o desenvolvimento deste indivduo. Contra a vontade de seus senhores, a tcnica transformou os homens de crianas em pessoas (Adorno/Horkheimer 1985, p. 145). Neste sentido importante demonstrarmos que, mesmo no realizando completamente a individuao dos sujeitos, havia a possibilidade deste desenvolvimento. Entretanto, com as vastas conturbaes do incio do sculo XX a personalidade deixa de ser o pilar da economia por causa das transformaes da Revista AdVerbum 2 (1) Jan a Jun de 2007: pp. 47-59.

Fbio Luiz Tezini Crocco

53

sociedade industrial. A famlia burguesa que representava o agente da socializao psquica entra em decadncia, assim como o indivduo formado por ela. Segundo Adorno, em Mnima Morlia o fim da famlia paralisa as foras de oposio (1993, p. 17). Agora, sem intermediao da famlia, e antes da formao do ego, a sociedade se dirige aos indivduos diretamente atravs de vrios meios de comunicao. Com as transformaes da acumulao de capital para o modelo monopolista, as formas de reproduo dos controles sociais se modificam juntamente com os processos polticos e econmicos. Sob influncia da associao, autonomia e forma organizada do capital monopolista, o indivduo apresenta-se coisificado, tanto corpo como mente. No h mais um espao interior protegido como no momento anterior, a reificao total. Agora a conscincia relaciona-se de forma mecnica e fragmentada com a realidade. A ideologia da sociedade industrial desenvolvida incita os sujeitos a viver conforme a razo instrumental, funcionalizando todas as esferas da vida. Para Marcuse, o resultado desse processo a mmesis que consiste em identificar, sem mediao crtica, os indivduos com a sua sociedade. A sociedade industrial avanada caracterizada como uma sociedade sem pai que est relacionada intimamente com a obsolescncia da psicanlise devido ao no desenvolvimento de sujeitos autnomos. O surgimento de coletivos heternomos ocorre com a desestruturao da famlia, e, com isso, a impossibilidade da concluso do processo ontogentico. As organizaes pblicas e privadas, e principalmente a Indstria Cultural, passam a mediar direta e indiretamente essa formao. A unidade dos coletivos assegurada atravs de um lder, no qual a massa direcionou seu ideal de ego. Os lideres se multiplicam e se despersonificam, surge, como Freud j afirmava, a existncia de lderes secundrios que agora promovem a coeso dos grupos pela sua identificao com esses novos lderes que representam idias e valores abstratos. De forma parecida, como ocorria no fascismo representado por um lder (Fhrer), na cultura de massas esse lder uno substitudo por uma enorme quantidade de novos lderes produzidos pela indstria cultural, como artistas, polticos, cientistas etc. A relao entre lderes e liderados realizada por agentes do poder como polticos e administradores, entretanto agora a figura destes lderes fungvel. Sua fungibilidade demonstra que no podemos atribuir a eles o papel de pessoas ou personalidades que promovem a manuteno da coeso social. Segundo Marcuse, so considerados lideres-stars, so sublderes que representam uma autoridade superior: o aparato de produo dominante. Segundo esta concepo de Marcuse, no existe mais a relao freudiana de um lder unificador, e sim uma confuso entre lderes fungveis e liderados que se identificam momentaneamente com os mais diferentes stars e starlets. Na sociedade de massas, totalmente reificada, a figura do lder carismtico unificador se transubstancia, mas a relao de identificao libidinal coletiva continua existindo. Assim, a civilizao se conserva unida por relaes libidinais que asseguram a identificao da massa ao sistema. Anteriormente o sistema fascista manipulava o impulso mimtico das massas para promover a idealizao e a coeso da sociedade. Agora, essa manipulao libidinal promovida por todo o aparato material de produo capitalista (Marcuse, 1998). As transformaes ocorridas no entreguerras modificaram estruturalmente o contexto social, assim como todas as estruturas relacionadas com sua materialidade. Diretamente relacionada com a nova configurao da sociedade, a formao subjetiva sofre transformaes significativas. Adorno, em seu texto Ideologia(1973), afirma que uma teoria que tem a pretenso de abarcar a realidade no pode desconsiderar tais Revista AdVerbum 2 (1) Jan a Jun de 2007: pp. 47-59.

54

Transformao da Ideologia e da Subjetividade

movimentos. Questiona os crticos que desconsideram essas transformaes, pois a criao que se recusa a refletir sobre esses processos e que segue o antigo caminho como se nada tivesse acontecido, est condenada futilidade estril (p. 12). As caracterizaes da ideologia e da subjetividade se transformam e a crtica que se prope a simples tarefa de desvelar a dominao torna-se insuficiente e redundante, pois a dominao cada vez mais se mostra transparente e, mesmo assim, os indivduos sujeitam-se a ela. A transformao qualitativa no papel da ideologia, apresentada pela teoria crtica, aponta para um paradoxo fundamental, que constitui um dos apontamentos centrais de nosso estudo. Esse paradoxo explicitado por Adorno da seguinte maneira: ningum mais se preocupa com o contedo objetivo das ideologias, desde que estas cumpram sua funo (2001, p. 20). Igualmente, para Marcuse, as pessoas sabem ou sentem que os anncios e as plataformas polticas no tm de ser necessariamente verdadeiros ou certos e, no obstante, os ouvem e lem e at se deixam orientar por eles (1969, p. 107). Segundo Marcuse, na sociedade unidimensional a veracidade das mensagens assume aspecto secundrio, pois o que verdadeiramente importa o fato de que, embora as pessoas no acreditem nos contedos veiculados pela linguagem mgico-ritual do aparato, elas, no obstante, agem em concordncia com a adaptao prescrita. Perante esse quadro de identificao integral com a realidade, as implicaes da transparncia material do discurso ideolgico (Adorno 2001, p. 25) so apontadas de maneira exemplar por Paulo Arantes. Para esse pensador, a redundncia da crtica marxista em um mundo monopolizado pelo pensamento nico equivale impresso de estar arrombando uma porta aberta (2004, p. 127). As coisas apresentam-se como so e no poderiam ser diferentes. A ideologia da cultura de massas pretende a duplicao afirmada de todo o existente que caminha para a destruio da crtica e de qualquer possibilidade de transcendncia. A debilidade da resistncia subjetiva adapta os homens mentira, mas ao mesmo tempo os indivduos conseguem enxergar alm deste vu de que no precisam mais, e o qual j no pretende esconder nada. Bastaria ao esprito um pequeno esforo para se livrar do manto dessa aparncia onipotente, quase sem sacrifcio algum. Mas esse esforo parece ser o mais custoso de todos (Adorno 1973, p. 14). Em relao direta com a transformao substancial da ideologia, Marcuse afirma que numa sociedade unidimensional a linguagem se torna funcionalizada, impossibilitada de desenvolver e expressar conceitos. Atravs de sua imediao impede os indivduos de pensar dialeticamente. A abstrao e a mediao so retiradas do discurso e abreviadas em imagens fixas. A linguagem funcional unificada uma linguagem irreconciliavelmente anticrtica e antidialtica. Nela a racionalidade operacional e behaviorista absorve os elementos transcendentes, negativos e de oposio da razo (1969, p. 103). Nota-se que o funcionamento da linguagem unificada e da sociedade unidimensional impossibilitam a transcendncia frente ao existente, entretanto importante frisar que no a linguagem abreviada e unificada que, de forma mecnica, molda a opinio das massas. Diferentemente do discurso fascista hitlerista, a linguagem funcionalizada se adapta s personalidades unidimensionais que, paradoxalmente, se comportam conforme a linguagem claramente enganadora. Este discurso no pretende passar por verdadeiro, mas, sim, estar de acordo com a forma social previamente instituda.

Revista AdVerbum 2 (1) Jan a Jun de 2007: pp. 47-59.

Fbio Luiz Tezini Crocco

55

Os conceitos que representam os fatos no so capazes de superar os prprios fatos, a linguagem passa a expressar uma identificao imediata entre o conceito e o fato de uma verdade j estabelecida. O operacionalismo outro aspecto desta linguagem, ele torna o conceito em sinnimo de suas operaes, assim as coisas passam a ser identificadas com suas funes. Marcuse afirma que neste universo behaviorista os conceitos perdem seus contedos, o conceito se fixa na palavra para um uso padronizado, e esta padronizao ritualiza o conceito tornando-o imune s contradies (idem, p.94). A contradio deixa de ser oposio e forma de resistncia, torna-se tcnica de publicidade para promover a manipulao. Esta linguagem unidimensional reconcilia os opostos. Atravs da comercializao total a conjuno lingstica une as esferas antagnicas da vida e da realidade. A linguagem da propaganda e da publicidade emana comandos atravs da evocao de atitudes e sugestes sutis. Esta comunicao assume um papel hipntico. A tcnica da linguagem da comercializao apresenta-se pela ligao entre substantivo e adjetivo de forma petrificada, gerando, assim, uma frmula hipntica que, repetida constantemente, fixa o significado na mente do receptor. A publicidade transforma conceitos em imagens, e estas imagens hipnticas so aderidas mente e barram o desenvolvimento dos significados. O resultado dessa dinmica a aceitao consciente dos sujeitos que associam imagens a atitudes e aspiraes fixadas, e agem conforme esperado pelas agncias publicitrias. A comunicao dos homens tornou-se a linguagem da mercadoria, a contradio perdeu seu carter negativo, transformou-se em jogo de linguagem que chama a ateno dos sujeitos para o consumo. Outras formas de limitao da linguagem tambm so utilizadas pelo aparato comercial e para fixar a contradio, como o caso da reduo hifenizada e das abreviaes. O primeiro tambm possui um efeito mgico hipntico, pois possibilita harmonizar conceitos contraditrios (Homem-Bomba, Bomba-Limpa etc), j as abreviaes limitam as locues e podem ajudar a reprimir perguntas indesejveis. Estas tcnicas limitam a linguagem como um todo, no esto mais fechadas na esfera privada, agora a prpria esfera pblica assume funes da publicidade e da propaganda (ib., p. 100). O fechamento do universo da locuo apresentado na sociedade industrial avanada demonstra a vitria ideolgica sobre as contradies. Na sociedade unidimensional a veracidade das mensagens assume aspecto secundrio, pois o que verdadeiramente importa o fato de que, embora as pessoas no acreditem nos contedos veiculados pela linguagem mgico-ritual do aparato, elas, no obstante, agem em concordncia com a adaptao prescrita. As contradies se apresentam no prprio substantivo e mesmo assim as mentiras so aceitas e reproduzidas sem fazer explodir o sistema institudo. O universo unidimensional influencia a totalidade da vida, o prprio pensamento sob termos operacionais harmoniza sua tenso com a realidade. Na experincia imediata dos fatos, o conceito torna-se limitado, a anlise da realidade, atravs desses conceitos reduzidos, promovem uma falsa concreo. As utilizaes operacionais e imediatas da linguagem e dos conceitos possuem conotao poltica, no h superao deste estado de coisas, e sim a conservao do status quo. A veracidade do discurso tornou-se secundria, a crtica totalidade se esvaziou porque as conscincias individuais se tornaram vazias. Numa sociedade unidimensional o discurso que pretende revelar instncias da dominao torna-se paradoxal, pois, mesmo revelando tais instncias, no h um pensamento dialtico Revista AdVerbum 2 (1) Jan a Jun de 2007: pp. 47-59.

56

Transformao da Ideologia e da Subjetividade

que negue sua identidade com a realidade. Neste sentido, Paulo Arantes explana sobre a experincia regressiva de uma sociedade sem oposio, em que foi decapitada a negao, o lado oposto, sem o qual no h vida no pensamento. Segundo este autor, seramos levados a acreditar quase totalmente que vivemos no melhor dos mundos e mesmo com tanta destruio e misria ainda o afirmamos. Para as conscincias anestesiadas, pior que a explorao no ser explorado, e assim como a primeira passa a atender pelo nome eufemstico de emprego, a moeda forte se representa como o bem supremo da sociedade humana (2004, p. 128). Conforme Adorno, realidade e ideologia se identificam (2001, p. 25), e a crtica inserida numa sociedade sem oposio perde sua ambivalncia. Tambm, para Arantes, as conscincias anestesiadas se subjugam a um discurso claramente falso pela sua incapacidade de negao. Diferentemente de um momento anterior em que revelar as instncias ocultas era sinnimo de libertao, hoje esta libertao no ocorre, mesmo desveladas as instncias da explorao e da dominao os indivduos continuam servir a seu poder (Arantes 2004, p.127). Segundo Marcuse o novo toque da linguagem mgico-ritual , antes, o de as pessoas no acreditarem nela, ou no se importarem com ela, mas, no obstante, agirem em concordncia com ela. (1969, p. 107). Por mais que a falsidade se apresente esboada no h resistncia efetiva, o poder no se preocupa em esconder seu interesse real, seu poder se fortalece quanto mais brutalmente ele se confessa de pblico (Adorno/Horkheimer 1985, p. 114). Assim, no mais preciso esconder nada, a explorao e a dominao que se apresentam de forma confortvel e suave j foi confessada e mesmo assim aceita pelos indivduos. Igualmente, os motivos subjetivos da adeso a mensagens ideolgicas que sequer solicitam a crena em seus contedos, embora prescrevam comportamentos submissos totalidade repressiva, so sugeridos por Marcuse quando este caracteriza a forma pela qual se d esse tipo de adeso. Para Marcuse, o resultado da sntese unidimensional consiste na mmesis: uma identificao imediata do indivduo com a sua sociedade e, atravs dela, com a sociedade em seu todo (1969, p. 31). III O discurso ideolgico contemporneo, que consiste em promover a adeso das massas por meio da veiculao de mensagens claramente falsas at para seus prprios receptores, encontra uma abordagem criticamente muito fecunda em outra obra de Adorno. Em seu texto acerca da relao entre sociologia e psicologia, Adorno prope que a explicao segundo a qual os meios de comunicao de massa moldam a opinio pblica insuficiente, pois se as massas se deixam enganar por uma propaganda claramente falsa, isso ocorre porque tais mensagens so adequadas a condies subjetivas heternomas, geradas pela irracionalidade objetiva (1991, pp. 135-6). A falsidade evidente das mensagens no impede que indivduos atomizados, condicionados ao sacrifcio irracional e servido, comportem-se de acordo com os slogans sistematicamente prescritos por seus senhores. Em termos psicolgicos, essa integrao das massas aos discursos ideolgicos e a transparncia da falsidade de tais discursos somente so possveis em virtude da dominao direta exercida pela totalidade sobre a subjetividade do indivduo. Para Adorno, Horkheimer e Marcuse, o capitalismo tardio caracteriza-se pelo que este denominou como obsolescncia da psicanlise. Ou seja, o fato de que, atualmente, a Revista AdVerbum 2 (1) Jan a Jun de 2007: pp. 47-59.

Fbio Luiz Tezini Crocco

57

dissoluo da individualidade, a substituio das instncias psquicas clssicas postuladas por Freud (id,ego,superego) por uma administrao direta exercida pela indstria cultural, apontam para o anacronismo de supormos a existncia da prpria individualidade. Este fenmeno, central na anlise do capitalismo proposta pela Teoria Crtica, descrito por Adorno e Horkheimer:

O indivduo no precisa mais recorrer a si mesmo para decidir o que deve fazer, numa dolorosa dialtica interna de conscincia moral, autoconservao e impulsos. Sua vida profissional determinada pela hierarquia das organizaes e pela administrao pblica, e sua vida privada pelo esquema da indstria cultural, que seqestra at os ltimos impulsos ntimos dos consumidores compulsrios. (...) As massas, privadas at da aparncia de sua personalidade, se conformam mais docilmente aos modelos e s palavras de ordem que as pulses censura interna. (1985, p. 181).

A Transformao do conceito de ideologia abordado pela Teoria Crtica encontra fundamentos importantes na obra escrita por Adorno e George Simpson, de 1941. Intitulada Sobre Msica Popular (Adorno & Simpson 1986), a anlise pretende demonstrar a adeso dos indivduos totalidade repressiva mediada pela ideologia que no tem por finalidade enganar mais ningum. O texto apresenta os recursos utilizados pelos produtores da indstria da cultura para induzir o consumo de suas mercadorias padronizadas. Como resultado os consumidores acreditam ser deles a vontade de adquirir um ou outro produto, enquanto que a Indstria oferece um nmero determinado de mercadorias promovendo uma falsa liberdade de escolha. A indstria cultural utiliza-se de tcnicas para legitimar suas idias e seus produtos, o apelo aos desejos dos espectadores seu principal procedimento. Esta anlise sugere um estudo detalhado sobre a heteronomia dos desejos individuais e sua relao intrnseca com a produo cultural. O enfoque central de Adorno e Simpson refere-se impotncia da resistncia subjetiva diante dos poderes sociais imensamente superiores. Esta constatao abre caminho para analisarmos como o pblico se relaciona com as incessantes inovaes e modismos da indstria cultural. Esta uma obra central para este estudo, pois, ao analisar a questo da msica, promove uma discusso acerca do funcionamento e da promoo dos produtos industrializados da cultura de massas. Conforme abordado por Adorno e Simpson, a espontaneidade cerceada pelas organizaes administrativas; a insero dos indivduos aos coletivos enfraquece suas foras de resistncia subjetiva. No significa dizer que a fora de resistncia individual tenha se esvado, mas que os indivduos, cada vez mais profundamente, so privados de suas vontades autnomas. Entretanto, importante demonstrar que os fatores de intensificao da subjetividade heternoma no so completamente inconscientes, pois fazer parte de um coletivo e de suas regras um ato de vontade que se aproxima da conscincia (1986, p. 144). A distino entre consciente e inconsciente torna-se paradoxal, pois enquanto o poder de resistncia do indivduo limitado, sua energia libidinal direcionada pelo ego para fazer parte do prprio coletivo que o limita. insuficiente dizer que os indivduos so inconscientemente manipulados pela hierarquia das organizaes, pela administrao pblica e, privadamente, pela industria cultural. Os indivduos conscientemente se esforam, psquica e fisicamente, para fazer parte de um coletivo e para tornarem-se adeptos de um discurso ideolgico. As ideologias, que tinham o poder de convencer queles que acreditavam nela, so substitudas pela mentira manifesta que no se preocupa em ser clara e transparente. Os sujeitos tornam-se meros reflexos socialmente condicionados, sua espontaneidade transforma-se em Revista AdVerbum 2 (1) Jan a Jun de 2007: pp. 47-59.

58

Transformao da Ideologia e da Subjetividade

aceitao ao imediato. Diante da concentrada estrutura social, a fora individual nfima e sua energia, que possui o germe emancipatrio, direcionada para o esforo realizado pelo homem para aceitar o que lhe imposto pela estrutura social (ib., pp. 142-146). Freud, em sua anlise sobre as tendncias regressivas dos coletivos, aponta as vrias formas de irracionalismos apresentados na relao entre indivduo e coletivo que compromete a capacidade de julgamento individual (Freud 1976). Entretanto, as conscincias fragilizadas so incapazes de resistir dinmica pulsional dos coletivos: os fracos, os angustiados, sentem-se fortes quando andam de mos dadas (Adorno 1995, p. 226). Para fazer parte da irracionalidade objetiva, o indivduo limita sua individualidade, pois negar o que a concentrada estrutura social caracteriza como bom sinnimo de m conscincia (1986, p.143). O esforo consciente realizado promove identificao, e desta forma, a edificao de personalidades ajustadas aos modelos prexistentes. Cada vez mais as pessoas vivendo numa sociedade que caracterizada pela cultura do medo, da desconfiana, da competitividade, do outro como inimigo, procuram proteo pela sua insero em grupos de ajuda. Sozinho o indivduo se sente fraco, mas em grupo est supostamente protegido. Esta insero tem um alto preo: a negao de sua individualidade, a sua subjugao s regras do coletivo. Referncias Bibliogrficas ADORNO, Theodor W. (1973). Ideologia, In: ADORNO Theodor W. e HORKHEIMER, Max (orgs.) Temas Bsicos da Sociologia. Traduo de lvaro Cabral. 2a edio. So Paulo: Ed. Cultrix, pp. 184-205. ________. (1991). Actualidad de la Filosofa. Barcelona: Ediciones Paids. ________. (1993). Mnima Moralia: Reflexes a Partir da Vida Danificada. Traduo: Luiz Eduardo Bicca, 2a edio. So Paulo: Editora tica. ________. (1995). Palavras e Sinais: Modelos Crticos. Traduo Maria Helena Ruschel. 2a edio. Petrpolis: Vozes. ________ . (2001). Crtica cultural e sociedade. In: ________ Prismas: Crtica Cultural e Sociedade. Traduo: Augustin Wernet e Jorge Mattos Brito de Almeida. So Paulo: tica, pp. 07-26. ________e HORKHEIMER, Max. (1985). Indstria Cultural: O Esclarecimento como Mistificao das Massas; Elementos de anti-semitismo. In: ________ Dialtica do Esclarecimento - Fragmentos Filosficos. Traduo de Guido Antnio de Almeida. Rio: Zahar, pp. 113-194. ________e SIMPSON, Georg. (1986). Sobre a msica popular. In: COHN, G (org) A Indstria Cultural. So Paulo: tica, pp. 115-146. ARANTES, Paulo. E. (2004). O pensamento nico e o Marxista Distrado. In: ________ Zero Esquerda. So Paulo: Conrad Editorial do Brasil, pp. 115-131. CROCHIK, Jos L. (1998). Os Desafios Atuais do Estudo da Subjetividade na Psicologia. In: Psicol. USP., So Paulo, v. 9, n. 2, . Disponvel em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S01036564199800020 0003&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 12 Mar 2007. FREUD, Sigmund. (1975). O Ego e o Id. In: Edio Standard Brasileira das Obras psicolgicas Completas de Sigmund Freud, Vol. XIV. Rio de Janeiro: Imago. Revista AdVerbum 2 (1) Jan a Jun de 2007: pp. 47-59.

Fbio Luiz Tezini Crocco

59

________. (1976). Psicologia de Grupo e Anlise do Ego. In: Edio Standard Brasileira das Obras psicolgicas Completas de Sigmund Freud, Vol. XXI. Rio de Janeiro: Imago. ________. (1978). Mal-estar na Civilizao. In: ________ Os Pensadores. Traduo: Jos Octvio de Aguiar Abreu. So Paulo: Abril S/A Cultural e Industrial, pp. 129-194. FROMM, Erich. (1977). A Crise da Psicanlise: Ensaios sobre Freud, Marx e Psicologia Social. 2a edio. Rio de Janeiro, Trs. GOLDMANN, Lucian. (1967). A Reificao. In: ________ Dialtica e Cultura. Traduo: Luiz Fernando Cardoso, Carlos Nelson Coutinho e Giseh Vianna Konder. Rio de Janeiro: Paz e Terra, pp. 105-152. HORKHEIMER, Max. (1976). Eclipse da Razo. Traduo: Sebastio Uchoa Leite. Rio de Janeiro: Editorial Labor do Brasil. MARCUSE, Herbert. (1969). A Ideologia da Sociedade Industrial. Traduo: Giazone Rebu. Rio de Janeiro: Zahar. ________. (1998) A Obsolescncia da Psicanlise. In: ________ Cultura e Sociedade. Traduo: Wolfgang Leo Maar, Isabel Loureiro, Robespierre de Oliveira. (vol. 2). Rio de Janeiro: Paz e Terra, pp. 91-111. ________. (1999). Eros e Civilizao. Traduo: lvaro Cabral, 8 edio. Rio de Janeiro: Livros Tcnicos e Cientficos Editora. ROUANET, Sergio. P. (1986). Teoria Crtica e Psicanlise. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro. TIBURI, M. (2001). Uma Outra Histria da Razo: A Dialtica do Esclarecimento e o Anti-Semitismo. In: DUARTE, R., FIGUEIREDO, V. (orgs.) Mmesis e Expresso. Belo Horizonte: Editora UFMG, pp. 301-314. Artigo recebido em 23/04/2007 e aprovado em 12/06/2007.

Revista AdVerbum 2 (1) Jan a Jun de 2007: pp. 47-59.

You might also like