You are on page 1of 18

Prof. MsC Pedro Mximo de A.

Rodrigues

- JAN/2013 -

Para a Organizao Mundial da Sade: Telemedicina a oferta de servios ligados aos cuidados com a sade, nos casos em que a distncia ou o tempo um fator crtico ... tais servios so providos por profissionais da rea de sade, usando tecnologias de informao e de comunicao para o intercmbio de informaes ... (OMS, 1977).

Para o Conselho Federal de Medicina: Telemedicina o exerccio da Medicina atravs da utilizaco de metodologias interativas de comunicaco audiovisual e de dados, com o objetivo de assistncia, educaco e pesquisa em Sade. (CFM, Resoluo n 1.643/2002).

Telessade um termo que define a ampliaco da esfera de aco da Telemedicina para a promoco e prevenco em Sade, para alm dos aspectos clnicos e de ateno mdica.

Cibermedicina o nome dado ao acesso no ciberespaco informao mdica por profissional ou populaco em geral; E-sade o nome dado ao acesso de informaes mdicas por parte de pacientes ou da populaco.

Informtica em Sade ou Informtica Mdica (Medical Informatics): definida por Blois e Shortliffe (2001) como "um campo de rpido desenvolvimento cientfico que lida com armazenamento, recuperao e uso da informao, dados e conhecimentos biomdicos para a resoluo de problemas e tomadas de deciso.

TICs: correio eletrnico, telefone, fax, computadores e seus acessrios, GSM, videoconferncia, cabo, RDIS, satlite. Meios ou mdias: palavra escrita ou falada, imagens digitalizadas, resultados de exames laboratoriais, bancos de dados, vdeos, assessoramento a procedimentos cirrgicos ou exames mdicos.

Sc. XIX: inveno do telgrafo e telefone. Sculo XX: radiocomunicao. difuso da Ex.: Italian

International Centre (1935).


Radio

Medicine

Televiso: final dos anos 50. Teleradiologia e Teleeletrocardiograma: Dr. Albert Jutras, Canad, 1957; NASA e servio de sade dos EUA, final dos anos 50.

Transmisso de dados via satlite: vasto campo de aplicao clnica. A partir de 1990: os investimentos em telemedicina receberam grande incremento. A massificao da utilizao da Internet e sua aplicao em telemedicina.

reas Remotas (zonas rurais e de difcil acesso) Ambientes Militares Estabelecimentos Prisionais Espao

Store and Forward (forma assncrona)

Real Time (forma sncrona)

Tele Radiologia

Tele diagnstico por videoconferncia

Teleconsultoria, teleconsultas e segunda opinio Tele Diagnstico Telemonitoramento Telecirurgia Teleducao Pronturios eletrnicos e unificao de bancos de dados

As Videoconferncias utilizam-se de tecnologias de comunicaco que possibilitam aos profissionais de Sade conversar entre si, usando cmeras de vdeo, microfones e um software especial de comunicao.
Por meio das videoconferncias tambm possvel compartilhar programas, dialogar por meio de bate-papo (chat), apresentar slides, vdeos, desenhos e fazer anotaes em um quadro-branco compartilhado.

Teleconferncia um termo abrangente: define qualquer forma de contato a distncia, por meio de TICs;
Nestes casos, os sinais de udio e vdeo trafegam em apenas uma direo, sendo necessrio montar-se estrutura apropriada de retorno na comunicao; A interao se d por telefone, fax e/ou email.

So reunies que ocorrem via web, com a utilizao de aplicativos apropriados para o compartilhamento de udio, video e arquivos. Na webconferncia, cada participante interage com os outros por meio do seu prprio computador. As reunies so gravadas e podem ser assistidas novamente.

Respeito privacidade e confidencialidade (CF 1988, Art. 5, 1; CPB 1940, Art. 154; CEM 1988, Art. 102, 104, 108, 134) Segurana das informaes
Consentimento livre e esclarecido Responsabilidade (CEM 1988, Art. 62, Remunerao Influncia dos padres tecnolgicos

No existe proviso no atual cdigo de tica mdica para medicina distncia;


No existe uma conscientizao/cultura para o uso da telemedicina; Resistncia dos conselhos ticos e profissionais; No existe pagamento para procedimentos telemdicos; Reao quebra de diviso de territrios e competncias; Resistncia segunda opinio mdica.

BARROS DE MELO, Maria do Carmo; SENA SILVA, Eliane Maria. 1.Aspectos Conceituais em Telessade. In: SANTOS, Alaneir de Ftima dos; SOUZA, Cludio de; ALVES, Humberto Jos; SANTOS, Simone Ferreira dos. Telessade: um instrumento de suporte assistencial e educao permanente. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2006. 502 p. CRAIG, J.; PATTERSON, V. Introduction to the Practice of Telemedicine. In: WOOTON, R.; CRAIG, J.; PATTERSON, V. Introduction to Telemedicine. 2. Ed. London: Royal Society of Medicine Press, 2006. Cap. 1, p. 3-14.
MATHEU, M.; WHITTEN, P.; ALLEN, A. E-Health, Telehealth and Telemedicine, 2000.

Recursos na Internet para tica em Telemedicina Center for Telemedicine Law http://www.ctl.org/ NLM BioethicsOnLine Search http://www.healthgate.com/AMA/search.html Arent Fox Telemedicine Home Page http://arentfox.com/telemedicine University of Wisconsin's Bioethics On-Line http://www.mcw.edu/bioethics/ MedWeb's Bioethics http://www.gen.emory.edu/medweb/medweb.html

You might also like