You are on page 1of 46

EncontroNacionaldeTreinadoresdeVoleibol Espinho2006

ProfessorMarcoMencarelli

ParteTerica TalentoDesportivoemVoleibolFormaodeAtletas Osaspectosfundamentaisdoensino/aprendizagemdatcnicaindividual nosjovenspraticantes

Em Itlia, nos ltimos 10 anos, tm vindo a realizar diversos estudos com o intuito de encontrarem uma definio para o conceito de talento desportivo. Deste modo, conseguiriam obter uma base de dados necessria para a detecoe captao dos talentos, bem como para o desenvolvimento desses talentos. Todos os estudos realizados revelaram ser muito difcil a identificao de talento em jogos de equipa, uma vez que nestes jogos, o talento exprimeme sobmltiplasformas. Nos desportos individuais mais fcil identificar a varivel que est directamente relacionada com a qualidade de uma determinada aco. No voleibol, ou outros desportos colectivos, no possvel identificar o factor comumqueestpresenteemtodososatletasequeostransformaematletas de alto nvel. Exemplo: nem todos os atletas de alto nvel italianos tm as mesmas qualidades tcnicas, fsicas, tcticas ou psicolgicas. Ou seja, nem todos apresentam o mximo nvel nestas diferentes qualidades. Ou seja, nenhuma destas qualidades (individualmente) parece ser a varivel determinante para o sucesso no voleibol. Sendo assim, essas qualidades (individualmente), no podem ser consideradas variveis para a identificao de talento. Tm que ser consideradas em conjunto, numa interrelao profunda.

EmItlia,novoleibolfeminino,organizamotrabalhodaseguinteforma:atravs de um processo que dura 2 a 3 anos, trabalho este realizado previamente inserodasjogadorasnaselecojniorfeminino.Seguidamente,oprocesso 1

decorrenoprojectoClubeItlia.Completasecomaparticipaonasseleces juniores e o resultado deste processo permite fechar a passagem de jnior a snior. Em 2005, duas jogadoras que participaram neste projecto, foram jogar na seleco snior e, uma delas, a titular. Isto muito importante num processo deformaoporquesignificaqueoprocessodeformaodaatletacontnuo (emtodasassuascomponentetctica,tcnica,fsica,mental,etc.),ouseja, noadmiteinterrupes. 1FaseAprendizagemdastcnicasdebase(13aos15anos): Noprocessodeseleco,nosdoisoutrsprimeirosanosantesdainserona selecojnior,chamamtodasasatletasseleccionadasnasvriasregiesde Itlia para fazer estgios de 3 ou 4 dias. Procuram avaliar os nveis de prontidodaatletasemtodasascomponentesdorendimento(tctica,tcnica, fsica,mental),massobretudoparafalarcomostreinadoresacercadotipode trabalhoquedevemdesenvolvernosvriosciclossemanais.Asindicaesque do aos tcnicos do clube so, fundamentalmente, indicaes tcnicas de base.Ouseja,introduzemotipodedidcticaquesefarposteriormentenuma seleconacional.Estafaseidentificasenumaidadeentreos13eos15anos edenominadapor1Fase.

Nestafase,ensinamasseguintestcnicasdebase: Passeemfunodatcnicadepassedopassador Mancheteemfunodarecepodoservio Ataque.

O ensino proposto para esta fase igual para todos porque, a partir da, identificamasaptidesnecessriasparacadafunonojogo. A escola italiana prima pela especializao, mas no cometer erros de especializao necessrio compreender, para cada jogador, quais so as suasaptides. O ensino das tcnicas de base e o desenvolvimento para o voleibol representam a forma que o atleta utiliza para exprimir a sua capacidade de movimento. 2

2FaseEspecializaonafunonojogo(16anos): A2fasedecorreapartirdainseronaequipajnior.Ouseja,aatletainiciar a especializao tcnica na sua funo no jogo. A especializao consiste no aperfeioamentodastcnicascaractersticasdafunonojogo.Apartirdeste momento,oensinocentrase,ento,naquiloqueimportanteemcadafuno nojogo.

Nestafase,ensinamoseguinte: Controlodabolaemsituaodejogo Desenvolvimentodasqualidadesfsicas. 3FaseEspecializaotcticaetreinoespecfico(depoisdos16anos): A 3 fase continua a primar pela especializao, mas agora com preponderncia no sistema de jogo. Ou seja, nesta fase existe uma especializaotctica(aplicaoerendimentodatcnicaespecficaemjogo). caracterstico do 1 anoClubeItlia e 2 ano da seleco jniore pretende proporcionarsituaesdetreinocomaltavariabilidade(diferentessituaesde jogo), bem como o desenvolvimento das qualidades fsicas. De notar que o desenvolvimento dos pressupostos condicionais realizado numa perspectiva individual,ouseja,emfunodasqualidadesindividuaisdecadaatleta. O desenvolvimento tcnico realizado no sentido da especializao, ou seja, exige uma grande diferenciao do tipo de trabalho (contedos e objectivos) que se faz com cada jogador. Deste modo, criaram diferentes critrios de trabalho: Capacidadedeutilizaodahabilidadetcnicaemjogo Capacidadedeforaemrelaoaopesocorporal Tipoantropomtrico Aspectosrelativosaocomportamentoemgrupo Personalidade.

No mbito da especializao, todas as tcnicas propostas so dirigidas situaodejogo.EmItliafazemadistinoentretcnica(movimentosquese

utilizam para tocar na bola) e os fundamentos (momentos de jogo, ou seja, a expressotcticadatcnica).Exemplo: Ensinam o passe com o objectivo de desenvolver a capacidade de passar para o ataque, ou seja, passe distribuio preciso alvo. Todos os exercciosprecisamdapresenadoalvo. Ensinamopassecomoobjectivodereceberoserviooudefesadoataque adversrio, ou seja, passe defesa preciso condio de contraataque situao.Todososexercciosprecisamdejogo(4x4ou6x6). Ensinam a manchete com o objectivo de receber o servio adversrio, ou seja, manchete recepo preciso alvo. Procura do alvo (distribuidor) atravsdaorientaodaplataforma. Ensinam a manchete com o objectivo de distribuio, ou seja, manchete distribuioprecisoalvo.Procuradoalvo(atacante)atravsdaorientao daplataforma. Ensinam a manchete com o objectivo de defesa do ataque adversrio, ou seja, manchete defesa. Dividem em duas situaes fcil e difcil. Nas fceis, exigem preciso(forma analtica individual). Nas difceis exigem que a bolacontinueemjogo(formadejogo4x4e6x6). Impulsoataquepotnciavelocidadedeexecuo. Comestetipodeesquema,podeusarqualquertipodeexerccio. Comoqueasjogadorasaprendematcnica?

Aformaodeumapassadora

Neste processo, a primeira tcnica que procuram interiorizar a tcnica de passe.Ento,precisamdesaberoquecaracterizaumaboapassadora: Caractersticasdasmos(todososmelhorespassadoresdomundotmuma coisaqueosidentificam,ouseja,umaptimatcnicadepasse,sobretudona formadetocarabolacomasmos) Altura(boacapacidadedeblocosvezestambmexistemjogadorasbaixas, mascomumacapacidadededefesamuitoboa)

Inteligente a nvel tctico, nomeadamente, no sideout e na capacidade de alterarsituaestcticasduranteojogo(adaptabilidadeatravsdaconscincia perfeitadospontosfortesdasuaequipaedospontosfracosdoadversrio).

Caractersticasdoprocessodeindividualizaodopassador: Individualizaodaqualidadedasmos Identificarascaractersticasdapersonalidade Exprimirassuascapacidadestcticas Exprimir a sua capacidade de auto desenvolvimento (melhoria em todos os momentosdoprocesso) Individualizaropercursoagonsticoformativo.

Caractersticasdoprocessodeespecializaodopassador: Quem tiver boas mos e boa capacidade de analisar a trajectria da bola, experimenta a funo de distribuio, iniciando assim o seu processo de especializao Quemevidenciarascaractersticascomportamentaisementaisadequadasa estafuno,iniciaassimoseuprocessodeespecializao Quem conseguir manter as caractersticas anteriores em situaes de competio,atingeumelevadonvelderendimento.

Os seleccionadores conseguem identificar um passador num perodo de 2/3 meses (durante o estgio nacional), perodo este prvio ao processo de selecode2/3anos. Aspectosqueidentificamumpotencialpassador: 1 Capacidade de ter as mos naturalmente abertas na posio de passe (exemplo:nessaposio,seumaatletafechaasmosdeumaformanatural porquenecessitadecontrairoantebraoparaasabrire,destemodo,perder sensibilidade ao toque. Este facto conduz auma enorme dificuldade daatleta aprenderapassarabolacomtrajectriasmuitorpidas) 2Capacidadedeimpulsionarabolasobretudoatravsdopulso(segundoas classificaes que tm agora, o ltimo dedo a contactar a bola no passe de frenteoindicadore,nopassedecostas,opolegar) 5

3Capacidadedeterasmosabertas,compalmasviradasparacimaeno paraafrente(porqueaacodeimpulsodabolanopassedecostastornase mais evidente para o adversrio, fazendo escolhas antecipadas e tirando vantagem desse aspecto. Se as mos mantiverem sempre a mesma posio, independentemente do tipo de passe, at ao ltimo momento conseguimos prenderoadversrio) Velocidade de sada da bola das mos (a reaco das mos aquando a recepodaboladeveserrealizadanopontodeflexomximadospulsos quando a bola est mais dentro das mos ou seja, a bola quando entra empurra um pouco as mos ainda mais para trs e depois as mos reagem rapidamentehmuitopoucasatletascomestacapacidade).

Tendo em conta estes aspectos, realizaram um estudo com as centrais da seleco italiana e as 8 melhores distribuidoras das 8 melhores seleces do mundo e verificaram que as asiticas so dotadas de grande preciso, mas cadatipodepasseintroduzidocomum movimentocaracterstico.Assim,as centraisitalianasconseguiamanteciparsesopesdaquelasdistribuidorese realizaram18e19blocosem3sets. A nica distribuidora que no realizava nenhum movimento prvio era a Fernanda Venturini (brasileira). Deste modo, as centrais no se podiam antecipar,tendoqueoptarporumaleituraqueasobrigavaaesperarmais. Para o ensino da tcnica especfica do passe, h 2 aspectos essenciais: realizar este trabalho de mos independentemente do trabalho de membros inferiorespassarrapidamenteparaotreinoempasseemsuspenso. Estes aspectos relativos s mos velocidade de sada da bola so independentes do enquadramento da passadora em relao ao alvo, da capacidadedesalto,etc.Ouseja,dependeapenasdousodasmosenodos membrosinferioresetronco. 4Umoutroaspectoqueconseguemidentificarimediatamenteacapacidade do passador se libertar para passar (libertarse do 1 toque, de se antecipar) no fcil treinar este aspecto. Mesmo no alto nvel, h poucos jogadores a resistiremtentaodedaro1toque.

Neste momento de aprendizagem, devem passar logo de seguida para o ensino do passe lateral, uma vez que o 1 toque no muito preciso. Muito frequentemente, o passador dever sair da rede para passar e no apenas partindo campo. Fazem um exerccio em que a passadora sai da rede e orientaseparaasada,passandolateralmenteparaa4efrontalmentepara2 ouorientaseparaaentradaepassafrontalmentepara4elateralmentepara2. Ensinamtambmadistribuioemmanchete. No processo de treino especializao da passadora,logo no primeiro ano, os passadoressotreinadosaenganaroscentraisatravsdesituaessimples. Exemplo: O passador treina com um central que se move de acordo com a leitura do passe do distribuidor. Sempre que d um passo para a direita e o passador passou para 2, significa que o enganou (ganha ponto). No caso de noconseguirenganar,quemganhapontoocentral. Nestafase,comeamtambmatreinarassituaesparticulares: asentradasatrasadasdebaixodabola assituaesemqueabolavemtensaemdirecoaoblocoadversrio. Tcnicadedistribuioporacodecontraataque: passecorrendoparaarede passefrontal,lateraloudecostasparaarede Pressupostosdotreinotcticodopasse: faceaumsistemabloco/defesadoadversrio fintas passeemsuspenso faceasistemaderecepo. Soduasassituaestcticasquecriamproblemasaopassadornosideout: quandoopassadorentradazona4edazona5(exemplo:passadornopode sentirproblemasseareceporealizadanazona2deveestarpredispostoa reagir a essa situao deslocamento rpido no s at zona 2/3, mas quaseatlinhalateraldazona2). Nopercursodeformaodepassadoresintroduzemopasseparaaszonas2, 4e6.Quandoseiniciaaespecializao,introduzemopassede1tempopara zona3. O sistema de ataque tpico dos centrais deve ser introduzido quando encontramos aptides em alguns atletas para desempenharem a funo de 7

centrais.Ocentralumjogadormuitodifcildeidentificar,logotodootrabalho de especializao vai levar mais tempo no processo. H funes que conseguemindividualizaremprimeirolugar(passadorereceptor). Perguntasrelativasaotemadopassador:

1Quesistemadejogoprefereusarquandoestaformarumpassador? Inicialmente, todos os jogadores desempenham o papel de passador. Depois, na etapa sucessiva, pretendese que o passador passe para e 2 e para 4. Nesta fase temos necessidade de colocar 2 distribuidores (sem penetrao) quandopretendemosataquede2linhapelazona6. Devemostentarjogarcomumsdistribuidoromaiscedopossvel,masissos se torna possvelquando podemos usar o ataque de 2linha, uma vez queo ataque de zona3 (1 tempo) s introduzido posteriormente, ficando sempre umazonadaredequenoutilizada(zona3).Quandotmapossibilidadede jogarpor6,entocomeamajogarcomumsdistribuidor.

2Oquefazojogadordezona3nestafase? No ensino do ataque, na primeira fase, privilegiado o ataque de 2 tempo porquetodososatacantes(1e2linha)fazemessetempo.Escolheramesta metodologiademodoadaremumarefernciasegura(quandoopassadortoca a bola) ao atacante sobre o momento de incio da chamada. Nesta fase tambm ensinada a bola alta, mas poucas vezes usadas porque muito difcilparaoatacante.

3 Nesta fase, que conselhos d aos treinadores do clube relativamente s funesqueosatletasdevemocuparemjogo? Estasdecisessotomadasemconjunto.Doindicaesparaodesempenho deumafunoespecficaseobservarmosqueojogadorjtemaptidespara desempenhar essa funo especfica. Todas as jogadoras, incluindo a passadora, devem desenvolver a tcnica de manchete. Todos os atacantes devemconhecerdiferentestiposdebatimento:batimentocomtodaaacodo brao e ombro, batimento tipo chicote com uma aco mais acentuada do antebrao e pulso, batimento interno cruzado e o batimento aberto. 8

Principalmentenestesdoisltimos,verificamsemuitoserrostcnicos(baixaro cotovelo,avanarocotovelo,perdervelocidadedeexecuo).

4Depoisdaprimeirafase,considerafundamentalqueopassadorcontinuea trabalharosoutrosfundamentos(ataqueerecepo,porexemplo)? Aescolhadopassador,inicialmente,realizadacombasenasqualidadesdas mos. pouco, por isso no deixam de trabalhar os outros fundamentos. S deixamosdetreinarataqueerecepoquandotemosacertezaqueojogador temascapacidadescomportamentaisparaserpassador.

5Quandoquesepodefazertrocasdejogadoresnaredeequandoque sepodeintroduzirapenetrao? Comeam a jogar em 5:1. E, se o passador est em 3, ento, os outros jogadores tm que fazer as trocas necessrias para blocar. Neste momento, todos os jogadores conhecem as diferentes tcnicas de movimentao no bloco.Opassadortambmblocaem2eem4.

Aformaodeumareceptora

Se 2/3 meses eram o tempo necessrio para identificarem uma potencial passadora, para identificarem uma potencial atacante demoram cerca de 8 meses. De forma a cometerem o menor nmero de erros possvel neste processodeselecodepotenciaisreceptores,realizamdiversosestudoscuja amostraincluiuosmelhoresatletasanvelinternacional. Oprimeiroaspectoateremcontanesteprocessoconheceroscritriosque nos permitam referir que determinada jogadora tem as aptides necessrias paraserconsideradaumapotencialreceptoradealtonvel. Critrios: A atleta reduz significativamente a sua percentagem de erro (quando isto acontece,omomentoindicadoparaseiniciaraespecializaotcnica) Desenvolvimento da positividade (avalia muito mais este aspecto do que a eficcia sabese que os jovens cometem muitos erros, desta forma, mais do que eficcia interessa pesar a eficincia entre o erro e o correcto, entre o negativoepositivo,naqualdevesobressairsempreopositivoecadavezcom maispeso.Estefactopermiteaconsolidaodatcnicaeotreinorelacionado aotipodeproblemtica) O problema da bola perfeita (exemplo: possuem 5 critrios de avaliao estatsticadarecepoperfeita,positiva,bolaquenopermiteataquede1 tempo, bola que no permite nenhum tipo de ataque e erro. A escola italiana apresentouaseguintesituao:amaiorpartedasrecepesentravamnaquela readepositividade,masovalordasrecepesperfeitaseramuitobaixo.Nos ltimos anos, procuram encontrar uma metodologia de treino que permitiria elevar a percentagem de recepes perfeitas. Este seria o valor que identificariaasjogadorascomtalentoparaarecepo.Estevalorestarialigado sensibilidadedotoqueemmanchete.). 1EtapadaEspecializao

Nogeral: treinomultilateraleindividualizaodafuno nestafasedeveserpropostaumaactividadecompensadora. 10

Nareceptora: individualizaodafunonamancheteemfunodarecepodoservio aspectosquedefiniroaqualidadedareceptora. 2EtapadaEspecializao

Nogeral: correlao da funo com outros parmetros que a caracterizam em funo daquiloquesepretendeespecializar queoutrosaspectosseronecessriosparaandarnadirecodasuafuno base? Paraasreceptoras: correlao com as caractersticas comportamentais que individualizam a receptora aspectos que sustentam o desenvolvimento da receptora no mdio e alto nvel. 3EtapadaEspecializao

Nogeral: treinoespecficodasuafuno s se treina aspectos directamente relacionados com a funo que desempenha. Paraasreceptoras: treinoespecficoparaconsolidarafunodereceptora ssetreinarecepoeoataquedeacordocomosistemadejogoadoptado eexigeseomximorendimentoindividualnosideout. Treinomultilateral: asensibilidadedotoquecaracterizadapordiversosfactores: 1 capacidade de contactar a bola com o menor desgaste psicofsico possvel 2capacidadede,comextremafacilidade,dirigirabolaparaumalvo 3capacidadede,comfacilidade,jogarabolacomosantebraos 11

4trabalhodepsespontneo,rpidoeeficiente 5 capacidade de enquadramento fcil e espontneo com a bola (nomeadamente o equilbrio proporcionado pela posio dos membros inferioresarticulaotbiotrsicafechadaquepossibilitaummovimentopara diante) 6possuirumasuperfciecompactaataoscotovelosedepoisoavanodos ombros 7capacidadedefechodaarticulaotbiotrsica 8capacidadederealizarumaligeiraeespontneaimpulsonomomentodo reenvio.

Posturaparaarecepoemrelaoaomovimentodabolaexige: sensibilidade da plataforma de batimento e tornozelos (espontaneidade com que a atleta realiza os movimentos no timing perfeito: baixar centro de gravidadeefecharongulodatbiotrsicacomofechodosombros) capacidadequeoatletatemdemodificaraplataformadebatimento(exemplo 1:recepodeumabolalateralaltacolocaraplataformaforadocorpoede umabolalateralbaixaprocuraafrontalidadeemambasprocurandosempre otrabalhodosombrosexemplo2:bolalentaumpassoatrseimpulsodos membros inferiores e bola rpida orientao da plataforma e elevar membros inferiores na direco da bola). Para trabalhar este aspecto, tornandoo o mais natural possvel, fazem muitos exerccios com a parede atrsdojogador. dinamismodeps:flexibilidadeactivadotornozelodeslocamentosrpidose breves controlo da aco de deslocamento dos ps permite rapidamente orientaraplataformaparaoalvo. capacidade de contraco e relaxamento rpido da articulao do tornozelo (quandoabolavemalturadacintura,noexigemnenhumtipodemovimento particular quando a bola vem baixa, exigem a capacidade de baixar o centro degravidade,sobretudoapartirdaflexodotornozelo).

12

Treinoespecficoindividualdareceptora:

1 A posioinicial(posio de espera,departida,de prdinamismo): peso distribudo igualmente pelos dois membros inferiores de modo a ser fcil o arranqueparaasvriasdireces 2Aacodeprocuradabolaeadinmicadecolocaodaplataformaem relaotrajectriadabola:importnciadosdeslocamentosrpidoseeficazes para colocar o corpo na bola (ter o corpo todo disponvel para acompanhar o reenviodabolaparaoalvo) 3 Trabalho global de todos segmentos corporais na entrega da bola: na recepo pretendem eliminar todos os movimentos dos braos o corpo deve funcionarcomoumtodonaentregadabola 4Cercarabolacomocorpo(aboladeveentrarnumplanofrontalaocorpo, ou seja, nos joelhos) e adaptao da plataforma: por exemplo, quando o receptorqueestem5etemquereceberumabolafundanocantodocampo, ou muito rpido e recebe frontalmente, ou ter que realizar uma recepo lateral. Por isso, fundamental o ensino da recepo lateral, nomeadamente seatacante,umavezquesepretendequeestejalogodisponvelparaatacar uma bola rpida. Seria possvel receber em passe, mas teria que ser muito preciso e, com a trajectria e velocidade do servio, seria muito difcil. No voleibol de alto nvel feminino, as trajectrias so muito tensas, no sendo possvelsermuitoeficaznarecepo(queoquesepretende)seserecebe empasse. 5 No treino da recepo tornase muito importante a integrao de vrios tiposdeserviorealizadosdediferenteszonasdareadeservioecomuma progressoaonveldaexigncia. 6Trabalhodaarticulaodotornozelo(exemplo:colocaraatletajuntoauma parede, de p, de costa para a parede e pedirlhe que se baixe sem tocar a parede).

Numa fase posterior, procuram definir quem vaiatacar ou quem vairealizar a funo de libero. A partir da definem a rea de recepo com distinta distribuio de competncias (reas de responsabilidade). Por exemplo, se o receptorqueestem5foratacante,areaderesponsabilidadeatrsdesi 13

do jogador que est em 6 (sobretudo se for o libero). No querem limitar nenhumahiptesedeataque.

Ensinodatcnicarelativaasituaesparticulares(ex:bolamuitocurta): A escola italiana evita que os jogadores coloquem o joelho no cho para realizararecepoeinsistenoaspectoqueconsideramseromaisimportante narecepo:terosbraosparalelosaosolo(quandomaisabolaestprxima darede,maisessarelaodeparalelismoseacentua). Para escolher a melhor metodologia de treino de recepo para as nossas jogadores, importante estudar atentamente a equipa e descobrir quais os erros que prevalecem. A primeira atitude dotreinador ser a de verificar se o errodenaturezatcnicaouresultantedeumconflitoentrejogadores(reas de responsabilidade mal definidas). Se o erro de natureza tcnica, exigese umtreinotcnicointensodenaturezaindividuale,eventualmente,aumentaro nmerodereceptorasporzonaenquantooerronoestivercorrigido.Seoerro se deve a um conflito, o treinador dever dar indicaes precisas relativas s competnciasdasjogadorasaonveldarecepo(reasderesponsabilidade) nas vrias rotaes. Se isso no for suficiente, o treinador ter que realizar muitostreinosdetrabalhoderecepocom todasareceptorasnasdiferentes rotaes.Seistoaindanoforsuficiente,talvezasoluosejaadiminuiodo nmero de receptores. Esta deciso eficaz, nomeadamente quando os receptores so jogadores muito eficazes, gostam de treinar recepo e, no jogo,estosempredesejososporreceber. Nos exerccios que prevem recepo e ataque, a escola italiana introduz os seguintes critrios: s permitido atacar se a recepo for positiva s permitidoatacarde1temposearecepoforptimaevale2pontos.

Perguntasrelativasaotemadoreceptor: 1Qualasuaopiniorelativamenterecepoempasse? umatcnicaquepodeserutilizadaemalgumassituaesparticulares,mas no em relao ao receptor atacante. A recepo em passe importante, sobretudo, para os centrais e para os opostos. Exemplo: recepo de bola curta na zona 3 (centrais) e zona 2 (oposto). Para treinar esta tcnica, no fazemexercciosanalticos,massimemsituaodejogo. 14

Aformaodeumacentral

Todososexercciospropostosdeformaanaltica(exemplo:realizarblocoduplo nazona4eatacar,emseguida,umabolanazona2)devemserrealizadosna situaodejogo,umavezqueaexignciaaumentasignificativamente.Oerro aumenta,mastambmtemosapossibilidadedeobservarquaisasvariveisdo jogoquemaisinfluemnaprestaodaatletaetreinaressesmesmosaspectos nasituaodejogoporquenessasituaoqueaatletatemquerender. Umoutroaspectodotreinodocentraltemavercomofactodeexigiremuma elevada velocidade de execuo dos movimentos do central (quer estejam estandardizados,querno).

Algumasdassituaesdetreinodocentralestandardizadasnaescolaitaliana soasseguintes: movimentao de ataque (swings) do central e ataque, nomeadamente no

sideout
posiodepartidanobloco acesdeblocoemantecipao.

Algumas das situaes de treino do central no estandardizadas so as seguintes: ataqueemcontraataque todasassituaesdetcnicadebloconosistemadeleitura sistemadedefesa passedocentral.

No sistema de jogo da seleco italiana feminino, quando a passadora defende,a jogadora que fica com a responsabilidade de distribuir a central. As centrais, em contraataque, fazem cerca de 45% a 50% dos passes de ataque. Acentraldeverpossuirumalcanceelevado.Setiverumaestaturabaixa,tem que ser uma ptima saltadora. Todos os jogadores explosivos tm vantagem na execuo de todos os movimentos caractersticos dos centrais. Ou seja, a capacidade de reaco e velocidade so duas caractersticas importantes no 15

central.Noentanto,talcomojfoireferidoemrelaoaopassadorereceptor atacante, os critrios de seleco tm como base, fundamentalmente, os aspectostcnicos. Aidentificaodocentralmuitomaisdifcil,sendoasuaespecializaomuito mais tardia. Isto devese aofactode a componente tctica ser preponderante notreinodocentral.Ouseja,sseconsegueverseocentralbomblocador se ele consegue ler o passador adversrio, se bloca distintos tipos de bola relativos a diferentes ataques de mltiplos atacantes. Por outro lado, s se consegue ver seo central bom atacante,quando observadonum sistema dejogo(movimentaesofensivasedefensivas),nomeadamente,comobloco adversrio. Todos estes ingredientes imprescindveis ao treino do central, tornamasuaespecializaoamaistardiadetodasasfunes. No processo de captao, desenvolvem uma metodologia de treino diferenciadaparajogadoresbaixoseparajogadoresaltos.Noentanto,ambos sobonssaltadores. Notreinodejogadoraspoucocoordenadas,utilizamumametodologiaquetem porbaseaseguintesequncia: trabalhoanalticodeummovimentooutcnicaespecfica(situaosimples) trabalho global desse movimento ou tcnica especfica (situao complexa: quasesemprenasituaodejogo). Quandoasjogadorassobaixas, masboassaltadoras,geralmentesomuito coordenadas.Destemodo,utilizamumametodologiadiferente: exercciosemsituaessimples,massempresituaesdejogo exercciosemsituaescomplexasdejogo.

As aptides das centrais esto relacionadas com os fundamentos de bloco e ataque.Nobloco,aquestomaisimportanteadotimingdesalto. Outrosaspectostcnicosimportantesso: posionoplanodorsal dinamismodotrabalhodeps(importnciadotornozelosolto) capacidade de contrair e relaxar rapidamente o tornozelo, o aspecto mais importanterelativovelocidadededeslocamentonobloco capacidadedecontrolarocorponoar(equilbrioemsalto).

16

Todos os jogadores, nomeadamente o central, devem dominar todas as tcnicasdedeslocamento: tcnica de abre cruza salto (tcnica especfica do central que se usa muitoemjogoscujosadversriossomuitoaltos) tcnicadecruzasalto(tcnicasparatodososjogadores) tcnicadeleitura(deslocamentoapsleitura:saltaantesdopasseedepois realizarapidamenteoutrosalto,colocandolateralmenteosmembrosinferiores) tcnicadechamadaaump(caractersticasdejogadorasmuitoaltas).

Outroaspectoimportantequequalificaecaracterizaocentraladinmicados membrossuperioresnapreparaodosaltoparaobloco(ocentraldevesaltar comamnimaintervenodosbraosdevesaberusarosbraoscomngulos muito fechados quando usa ngulos mais abertos j dever ter os membros superiorescompletamenteestendidosquandoospssaemdocho).

Inicialmente, no processo de formao das atletas, todas as atletas treinam todos os tipos de ataque e respectivos movimentos (com rotao interna e externa, com chicotada, etc.). Nesta fase, j observam quais as atletas que seroaspotenciaiscentrais,ouseja,evidenciamgrandefacilidadeematacar, sobretudo, custa do movimento do antebrao e pulso (sempre muito explosivas). Este batimento deve ser independente do resto da posio do corpo. Alm disso, um outro aspecto que observam a capacidade da atleta saltarnaverticalindependentementedavelocidadecomquesefazachamada. Mas, sobretudo,observam otiming da atleta nos movimentos em que, depois desaltar,temquesaltarnovamenteerecolocarse(enquadrarse)paraatacar.

Relativamente dinmica dos membros superiores no momento da chamada deataque,verificasequeasatletasjlevamosmembrossuperioresarmados (naposiodeexecuodoremate). Realizaram um estudo para conhecer aquilo que uma atacante dever fazer paraconseguircontactarabolanopontomaisalto: No momento de maior flexo de membros inferiores, inicia a subida dos membros superiores e, sem ter ainda os membros inferiores completamente estendidos,possuijosmembrossuperioresarmadosparaoremate. 17

Malospsdeixemdecontactarcomosolo(opesquerdoestara10cmdo cho),aposiodosmembrossuperiores,nomeadamentedodireito(destras), umaposiodeprontidoparabaternabola. Durante a subida, o brao esquerdo vai descendo, o brao direito vai completando o carregamento (cotovelo mais atrs e em cima) e o corpo orientase cada vez mais para a bola, ficando imediatamente atrs da bola numa posio vertical e com o membro superior direito completamente estendidoacima,noprolongamentodocorpo(posiomaisalta). ConclusoNoensinodoataquehdoisaspectosimportantes: Mal os ps deixem de contactar com o solo, a posio dos membros superioresumaposiodecarregamentoparaoataque Aacodeavanodocorposobreaboladeveaconteceraindanasubida.

Estes aspectos so determinantes para todos os atacantes, mas, fundamentalmente,paraocentralporquegeralmentesaltamumpoucomenos doqueosoutros.

Os dados obtidos no estudo relativo ao ataque auxiliam a compreenso do ataque de 1 tempo. Geralmente, a central j est pronta para atacar no momento que apassadora toca a bola. Hmuitas atletas que, na chamada a um p, ainda tm o p direito apoiado no solo no momento em que a passadora contacta com a bola. Esta uma tcnica que torna o ataque um pouco mais lento. As atletas mais rpidas, no momento em que a passadora contactacomabola,tmjopesquerdoasairdosolo. Soinmerasaspossibilidadesdetempodesaltodeataqueparaascentrais. Aescolaitalianaapresentaeensinatodasessaspossibilidadesscentraisem formao. O momento de iniciar o ensino da chamada paralela rede diz respeito ao momentoemqueaatletaconseguecontrolaravelocidadedacorrida,osaltoa umpecairsobreosdoisps.

Um outro aspecto que devemos ter em linha de conta tem a ver com a capacidade dos centrais para realizarem mudanas de direco com aceleraonoarranqueevelocidadededeslocamento. 18

Concluso: A especializao do central no pode estar ligada apenas a parmetros antropomtricos A especializao do central no pode ser antecipada em relao s outras funesporque: dependemuitodaqualidadedoprimeiroedosegundotoque dependemuitodosprincpiostcticos(treinoejogo) dependemuitodaqualidadedoadversrio dependemuitodofactodetudoaquiloqueocentralfazserrealizado mximavelocidade.

Perguntasrelativamentecentral 1Atrajectriadachamadadeataqueaump,dacentral,variada.Quala queprefere:paralela,perpendicularoucircular? Numa primeira fase, a chamada feita quase perpendicular rede, num movimento para a frente junto passadora. Depois, um pouco mais aberta, juntovareta.Finalmente,fazemumpassodeaproximaoparaapassadora e depois abrem rapidamente para a vareta. Ou seja, o recurso da chamada paralela rede, ensinado j numa ltima fase. Isto porque este tipo de chamada impe uma queda mais violenta (mais nociva para os joelhos, que nosmaisjovensaindaumaarticulaoquenoestdevidamentereforada).

2Quandofazemaintroduodobloco? Logodesdeoincioporqueumfundamentoessencialparaomodelodejogo daescolaitalianalogodesdeosprimeirosanoseporque,emItlia,asatletas somuitoaltas.

3Quandotrabalhacomoscentrais,quetipodeorientaesdrelativamente posiodasmos? Numaprimeirafase,dizemparaterosdedosestendidosparamanteropulsoe antebraosrgidosetodoomovimentocomandadopeloavanodosombros. Depois, so dadas outras instrues relativamente a pontos de partidas, deslocamentos,formasdeinterveno(maisquestestcticascomunicao comaequipaecontracomunicaocomoadversrio). 19

4Qualaprioridadedocentralnobloco?Blocarzona,bola,oqu? Em sideout, a prioridade do central marcar sempre a diagonal. No entanto, hmomentosemquenochegaatempoe deixaoblocoaberto(odefesaj sabe)oupassaaresponsabilidadeparaoala. Em contraataque, o central deve fechar sempre o bloco (com a responsabilidadedeblocaradiagonal).Sehumataquedezona4,deslocase para zona 2, salta e procurar marcar a diagonal. No entanto, esta responsabilidade poderse alterar de acordo com o tipo de atacante dessa zona(estudodoadversrio).

5Quandocomeaaensinaroblocotriplo? Apartirdejuniores.Hsituaesemqueaboladeataqueumabolaaltaed tempoparaosatletasmaisjovensexperimentaremessasituao. A escola italiana privilegia esta situao, uma vez que possui atletas muito altasequetmmuitasdificuldadesnadefesabaixa.Destemodo,tentamparar oataquejnobloco(reforam muitoestafunonoseumodelodejogo).No entanto, tambm tm conscincia de que nofeminino h muitas situaes de bola colocada no ataque (em remate ou amortie). Sendo assim, em vez do blocotriplonofeminino,preferemdeixarmaisjogadorasnaproteco.

6Oquefazacentralquandonofazbloco? Defende as bolas que vo para a sua zona de interveno, sobretudo, em passe.Procuraumaposiocentralrelativamenteredeepredispesepara realizartodososmovimentosqueumacentralfaz.Seestiveremzona3(centro da rede), tem a possibilidade de fazer todos os movimentos. Se no ocupar essazona,realizarum movimento muitosemelhanteaodeumaatacantede 2linhaparaprocurarumtipodebolaetcticaprecisos.

20

PartePrtica TalentoDesportivoemVoleibolFormaodeAtletas Osaspectosfundamentaisdoensino/aprendizagemdatcnicaindividual nosjovenspraticantes

Aparteprticaassentanosseguintes3pontos: Passe Recepo Ataque

EMCADAEXERCCIOTEMOS: Contedo: Procedimentos tcnico tcticos, gestos tcnicos, deslocamentos, etc. Objectivo:Oquesepretendecomoexerccio. Critrios de xito: Critrios impostos de forma ao atleta e treinador terem conscincia do seu rendimento no exerccio (podem estar ligados eficincia oueficcia). Organizao:Gestodoespaoejogadores. Tempo: O tempo varia de acordo com o que pretendemos desse exerccio, comaetapadeaprendizagemdojogador Srie de repeties: D relevo e importncia da qualidade, assim como os critriosdexito(Ex:5X,sefalha,voltaa0) Rotaodosjogadores/grupos:Dependedoscritriosdefinidos. Correces fundamentais: So feitas com base na dificuldade que o atleta apresenta(causaqueoriginaoerro).

PASSE EXERCCIO1: Contedo:Passe2a2,frenteafrente.6passesnos3m,6passesnos6me6 passesnos9m.Jogadoradaredefixaeasoutrasdeslocamse. Objectivo: Tcnica de passe. Trabalho de mos. Observar as atletas que evidenciampotencialparaviremaserdistribuidoras.

21

Critriosdexito:Noprecisardeusarosmembrosinferiorespararealizaro exerccio. Trabalho de mos. Observar as atletas que evidenciam potencial paraviremaserdistribuidoras. Organizao:Dispostasperpendicularmenterede(umajuntoredeeoutra nalinhados3m,frenteafrente). Tempo:10 Sriederepeties:Sequnciasinstrudaspelotreinador Rotao dos jogadores / grupos: Trocas entre as duas jogadoras ao comandodotreinador. Correces fundamentais: Observa as atletas que precisam de usar os membrosinferiorespararealizaroexerccio. EXERCCIO2: Contedo:Passe2a2,frenteafrente.Umtoquedecontroloeosegundo umpassedejoelhosparaacolega. Objectivo: Tcnica de passe. Trabalho de mos. Observar as atletas que evidenciampotencialparaviremaserdistribuidoras. Critriosdexito:Noprecisardeusarosmembrosinferiorespararealizaro passe.Trabalhodemos. Organizao:Dispostasperpendicularmenterede,frenteafrente. Tempo:10 Sriederepeties:Sequnciasinstrudaspelotreinador Rotaodosjogadores/grupos:Noh. Correcesfundamentais:Observaasatletasquenotmforapararealizar opasse.

EXERCCIO3: Contedo: Passe 2 a 2, frente a frente. S um toque em passe, mas sem flexodosmembrosinferiores. Objectivo: Tcnica de passe. Trabalho de mos. Observar as atletas que evidenciampotencialparaviremaserdistribuidoras. Critriosdexito:Noprecisardeusarosmembrosinferiorespararealizaro passe. Trabalho de mos. Observar as atletas que evidenciam potencial para viremaserdistribuidoras. 22

Organizao:Dispostasperpendicularmenterede,frenteafrente. Tempo:5 Sriederepeties:Sequnciasinstrudaspelotreinador Rotaodosjogadores/grupos:Noh. Correcesfundamentais:Observaasatletasquenotmforapararealizar opasse.

EXERCCIO4: Contedo: Passe 2 a 2, frente a frente. S um toque em passe, nas linhas laterais(distanciadas9m). Objectivo: Tcnica de passe. Trabalho de mos. Observar as atletas que evidenciampotencialparaviremaserdistribuidoras. Critriosdexito:Noprecisardeusarosmembrosinferiorespararealizaro passe.Trabalhodemos. Organizao:Dispostasparalelamenterede,frenteafrente. Tempo:5 Sriederepeties:Sequnciasinstrudaspelotreinador Rotaodosjogadores/grupos:Noh. Correcesfundamentais:Observaasatletasquenotmforapararealizar opasse.

EXERCCIO5: Contedo:Passeparaataquenazona3. Objectivo:Tcnicadepasse. Critriosdexito:Colocarabolanoalvo.Noprecisardeusarosmembros inferiorespararealizaropasse.Trabalhodemos. Organizao:6atletasdecadaladodarede.Umafilade3atletasnazona6, uma em cada uma das zonas da rede (2, 3 e 4). A atleta de 6 realiza uma manchete para a passadora, acompanha a direco da bola da distribuidora, efectuando a proteco ao ataque e, finalmente, ocupa a posio 3 para distribuir. A distribuidora faz um passe para zona 4, na qual est outra atleta quedevolveabolaparazona6.Apassadoraocupaazona4eaatletaquel

23

estava, segue para zona 6. O exerccio segue, mas agora o passe da distribuidoraparazona2(passedecostas). Tempo:10 Sriederepeties:Tantasasnecessriasparaobservaodotreinador. Rotaodosjogadores/grupos:Seguesempreabola. Correcesfundamentais:Observaasatletasqueevidenciampotencialpara viremaserdistribuidoras. EXERCCIO6: Contedo:Passeparaataquenazona3compenetrao. Objectivo:Tcnicadepasse. Critriosdexito:Colocarabolanoalvo.Noprecisardeusarosmembros inferiorespararealizaropasse.Trabalhodemos. Organizao:6atletasdecadaladodarede.Umafilade3atletasnazona5, uma em cada uma das zonas da rede (2, 3 e 4). A atleta de 5 realiza uma mancheteparaapassadora,queestaoseuladoaentrarpor6paradistribuir. Adistribuidorafazumpasseparazona4,naqualestoutraatletaquedevolve a bola para zona 5. A passadora ocupa a zona 4 e a atleta que l estava, segue para zona 5. O exerccio segue, mas agora o passe da distribuidora parazona2(passedecostas). Tempo:10 Sriederepeties:Tantasasnecessriasparaobservaodotreinador. Rotaodosjogadores/grupos:Seguesempreabola. Correcesfundamentais:Observaasatletasqueevidenciampotencialpara viremaserdistribuidoras.

EXERCCIO7: Contedo:Passeparaataquenazona3compenetrao. Objectivo:Tcnicadepasse. Critriosdexito:Colocarabolanoalvo.Noprecisardeusarosmembros inferiorespararealizaropasse.Trabalhodemos. Organizao:6atletasdecadaladodarede.Umafilade3atletasnazona1, uma em cada uma das zonas da rede (2, 3 e 4). A atleta de 1 realiza uma mancheteparaapassadora,queestaoseuladoaentrarpor6paradistribuir. 24

Adistribuidorafazumpasseparazona4,naqualestoutraatletaquedevolve a bola para zona 1. A passadora ocupa a zona 4 e a atleta que l estava, segue para zona 1. O exerccio segue, mas agora o passe da distribuidora parazona2(passedecostas). Tempo:10 Sriederepeties:Tantasasnecessriasparaobservaodotreinador. Rotaodosjogadores/grupos:Seguesempreabola. Correcesfundamentais:Observaasatletasqueevidenciampotencialpara viremaserdistribuidoras.

EXERCCIO8: Contedo:Passeparaataquenazona3. Objectivo:Tcnicadepasse. Critriosdexito:Colocarabolanoalvo.Noprecisardeusarosmembros inferiorespararealizaropasse.Trabalhodemos. Organizao:6atletasdecadaladodarede.Umaatletanazona1,3nazona 5,umanazona4(passadora),umanazona2eumanazona3(passadora).A atleta de 1 realiza uma manchete para a jogadora de zona 3 e mantm essa posio. A jogadora de zona 3 fazum passe para zona 4, na qual est outra atletaquedevolveabolaparazona2eocupaazona3.Ajogadoradezona2 devolve a bola jogadora de 1 e ocupa a zona 5. A jogadora de 1 levanta a bolapara5eaatletaqueocupaessaposiofazumpassepara2.Oexerccio voltaaoincio. Tempo:10 Sriederepeties:Tantasasnecessriasparaobservaodotreinador. Rotaodosjogadores/grupos:Seguesempreabola,exceptoa jogadora que se mantm fixa (zona 1), bem como a zona que ocupa. As passadoras tambmstrocamentresi. Correcesfundamentais:Observaasatletasqueevidenciampotencialpara viremaserdistribuidoras.

25

EXERCCIO9: Contedo: Igual aos anteriores, mas a bola devolvida s defesas com um remate em apoio precedido de um toque de controlo. Alm disso, o passe realizadoapsumsaltodebloconarede(nazona2ounazona4).Abola defendidaparazona3(foradarede). Objectivo:Tcnicadepasse. Critriosdexito:Colocarabolanoalvo.Noprecisardeusarosmembros inferiorespararealizaropasse.Trabalhodemos. Organizao:6atletasdecadaladodarede.Umaatletanazona1,2nazona 4 (passadora, que est no bloco e a atacante), 2 na zona 2 (passadora, que estnoblocoeaatacante).Aentradadasatletasfazsepelaszonas4e2.A atleta de 1 realiza uma manchete para zona 3 e mantm a sua posio. A passadora de zona 4, aps bloco, vai passar essa bola para zona 2, na qual est outra atleta que devolve a bola para zona 1 com ataque. A atleta de 1 realiza uma manchete para zona 3 e mantm a sua posio. A passadora de zona2,apsbloco,vaipassaressabolaparazona4,naqualestoutraatleta quedevolveabolaparazona1comataque.Oexercciovoltaaoincio. Tempo:10 Sriederepeties:Tantasasnecessriasparaobservaodotreinador. Rotaodosjogadores/grupos:Seguesempreabola,exceptoa jogadora que se mantm fixa (zona 1), bem como a zona que ocupa. As passadoras tambmstrocamentresi. Correcesfundamentais:Observaasatletasqueevidenciampotencialpara viremaserdistribuidoras. Variantes: Variar a zona de defesa. Variar a zona para onde se realiza a distribuio.

EXERCCIO10: Contedo:Passeparaataque(bolaaltaparadentrodocampo)parazonas4e 2. Objectivo:Tcnicadepasse. Critriosdexito:Colocarabolanoalvo.Noprecisardeusarosmembros inferiorespararealizaropasse.Trabalhodemos.

26

Organizao: 4 atletas de umlado da rede e o treinador na zona 2 do outro ladodarede.Umaatletanazona1,2nazona4eumanazona2.Otreinador atacaumabolaparazona1(asatletasde4fazemblocoduplo)aatletade1 realizaumadefesaparaazona3(foradarede).Ajogadoradezona3fazum passe para zona 4 ou zona 2, na qual estar outra atleta que devolve a bola paraocampoadversriocomumremateemsuspenso.Asatletasrodamno sentido do ponteiro do relgio e a sua entrada realizada pela zona 1. O exercciovoltaaoincio. Tempo:20 Sriederepeties:Tantasasnecessriasparaobservaodotreinador. Rotaodosjogadores/grupos:Asatletasrodamnosentidodoponteirodo relgioeasuaentradarealizadapelazona1. Correcesfundamentais:Observaasatletasqueevidenciampotencialpara viremaserdistribuidoras. Variantes:Ataqueporzona4edefesaem 5.Ataqueporzona4apsdefesa da diagonal curta. Ataque por zona 4 aps defesa da paralela (amortie ou ataqueforte).Ataqueporzona4apsdefesa(bolapodeirparaqualquerzona docampo).Doistreinadoresafazeremotrabalhoemsimultneo.

EXERCCIO11: Contedo: Igual ao anterior, mas em vez do treinador, est uma equipa do outroladodaredequevaiconstruiroataqueporqualquerzona. Otreinadorpeabolaemjogocomremateparadefesabaixadezona1. Variantes:aequipaquecomeaaatacar,spodefazlopor4aequipaque comea a atacar, spode fazlo por 2 a equipa que comea a atacar,pode fazlo por qualquer zona treinador pe a bola em jogo com remate para defesabaixadezona5treinadorpeabolaemjogocomremateparadefesa baixadequalquerzona. Objectivo:Tcnicadepasse. Critriosdexito:Verificaraeficciadopassedeconstruodoataque. Rotao dos jogadores / grupos: As atletas que estavam na defesa trocam comasatacantes(zonasrespectivas).

27

EXERCCIO12: Contedo: Igual ao anterior, mas em vez de um treinador, esto dois treinadores a pr a bola em jogo, um de cada lado da rede. Bola recomea semprenoladoquecometeuerro. Nota: as equipas no conseguiam jogar. As razes apontadas para justificar estefactoforam:aenormedificuldadederealizarumadistribuioeficaz(no tm domnio do fundamento distribuio) e de construir o contraataque (no tmdomniodosfundamentosdedefesanemdeataquetcnicaetempode sadadoblocopararematar). ,pois,necessrio,perderalgumtempocomexercciosmaisanalticos: defesa:posiocorporalequilibradaecontacto passe:todososexercciosreferidosnoincio ataque:chamada(sadadaredeedepoisaceleraoparaabolatrabalho apenas com o ltimo passo da chamada de ataque: rpido e explosivo). Um bom exerccio para trabalhar este aspecto a realizao de 2 ataques consecutivos(sadarpidadaredeaprenderasairenovoataque,apenas com o ltimo passo). Ao nvel do ataque, realizar correces relativamente posiodosmembrossuperioresnasvriasfasesdaexecuodoremate. Privilegiaroexercciosembolaedepoiscombola. EXERCCIO13: Contedo:Tcnicadachamadadoremateemsuspenso. Objectivo:Aperfeioaratcnicadachamadadoremateemsuspenso. Critrios de xito: Todos ligados execuo (eficincia). Movimento explosivo. Posio dos membros superioresnas vrias fases da execuo do remate. Organizao:Umafiladeatletasnazona4realizamomovimentosembola. Tempo:10 Sriederepeties:Tantasasnecessriasparaobservaodotreinador. Rotaodosjogadores/grupos:Segueparaofimdafila. Correces fundamentais: Colocao dos membros superiores nos vrios momentoseapelarrapidezdeexecuodoltimopasso.

28

EXERCCIO14: Contedo:Tcnicadachamadadoremateemsuspenso. Objectivo:Aperfeioaratcnicadachamadadoremateemsuspenso. Critrios de xito: Todos ligados execuo (eficincia). Movimento explosivo. Posio dos membros superioresnas vrias fases da execuo do remate. Organizao: Uma fila de atletas na zona 4 realizam o movimento com bola lanadapelotreinador(umabolanomuitoalta). Tempo:10 Sriederepeties:Tantasasnecessriasparaobservaodotreinador. Rotaodosjogadores/grupos:Segueparaofimdafila. Correces fundamentais: Colocao dos membros superiores nos vrios momentoseapelarrapidezdeexecuodoltimopasso.

EXERCCIO15: Contedo:Tcnicadachamadadoremateemsuspenso. Objectivo:Aperfeioaratcnicadachamadadoremateemsuspenso. Critrios de xito: Todos ligados execuo (eficincia). Movimento explosivo. Posio dos membros superioresnas vrias fases da execuo do remate. Organizao: Uma fila de atletas na zona 4 realizam o movimento com bola lanadapelotreinador(umabolacolocadanamodajogadoratempo0). Tempo:10 Sriederepeties:Tantasasnecessriasparaobservaodotreinador. Rotaodosjogadores/grupos:Segueparaofimdafila. Correces fundamentais: Colocao dos membros superiores nos vrios momentoseapelarrapidezdeexecuodoltimopasso.

EXERCCIO16: Contedo:Tcnicadebatimentonogestoderemate. Objectivo: Aperfeioar a tcnica de batimento no gesto de remate em suspenso. Critriosdexito:Todosligadosexecuo(eficincia). 29

Organizao: Uma fila de atletas na zona 4 realizam o movimento com bola lanadapelotreinador(umabolacolocadanamodajogadoratempo0). Tempo:10 Sriederepeties:Tantasasnecessriasparaobservaodotreinador. Rotaodosjogadores/grupos:Segueparaofimdafila. Correces fundamentais: Colocao dos membros superiores nos vrios momentoseapelarrapidezdeexecuodoltimopasso. ParteTerica PreparaoFsicanaFormaodeAtletasAspectosmaisrelevantes

No que diz respeito preparao fsica, o modelo da escola italiana assenta em 3 fases (correlacionadas com a subdiviso realizada para o trabalho tcnicotctico): 1FaseInvernoprjnior(incluindootrabalhoemtodooprocessoselectivo antesdaselecoprjnior,ouseja,antesdoInvernoenoInvernoondej integramoprogramaClubeItlia) 2FaseVeroprjnior(prolongaseatpartefinaldafasedeprjnior) 3FaseJnior(comeacomoingressonafasejnior). Neste processo, os momentos mais importantes correspondem s duas primeirasfases. Na primeira fase, proposta uma actividade similar para todos os jogadores. Tm a necessidade de usar todo o tempo disponvel para avaliar o atleta (inmerascaractersticasevariveis)demodoaconheceromelhorpossvela predisposio ou prontido fsica do atleta naquele momento (capacidades e fragilidadesdeacordocomasrespostascargafuncional). Com tempo e estudo, a escola italiana individualizou algumas caractersticas que esto na base do eventual sucesso a nvel internacional. Estas caractersticassomuitorecorrenteseestoassociadasaproblemasfsicos: O mais importante diz respeito ao estado de fraqueza (fragilidade) dos msculosaoredordacolunavertebral Psoasilacocurto(problemadepostura,masquetmtendnciaaagravarse devidoaofactodasatletasseremsubmetidasaelevadascargasdetreino)

30

Durante a contraco do quadricpede, a rtula tende a deslocarse para o ladoexternopeloqueovastomedialmuitofraco O avano dos ombros, nomeadamente, nas jogadoras altas (leva ao afastamentodaescpulaemrelaocaixatorcicaesteproblemapodecriar o sndrome de impeachment que diz respeito a uma leso na coifa dos rotadores) Foraglobaldaatletafrgil(paraatingirumdeterminadorendimentoaatleta est submetida a cargas muito elevadas. Deste modo, a atleta ter que ser submetida, primeiramente, a um acondicionamento muscular global para que possa,posteriormente,suportarascargaselevadas).

Durante o processo selectivo, os treinadores decidem toda uma srie de exerccios de diagnstico (rastreio) das atletas. Destes, destacamse os seguintes: atletaemdecbitodorsal(barrigaparacima)nocho:comajudadotreinador, faz a elevao do membro inferior esquerdo completamente estendido. Com esteexerccio,possvelverificaralgunsaspectos:seooutromembroinferior (nomeadamente a coxa) sobe, possvel que haja um encurtamento dos isquiotibiaise,consequentemente,encurtamentodoslombares(maispropcioa lesesnascostas). Nestescasos,oatletaterquerespeitarumplanodetreinoparacorrigirestes aspectos posturais (realizado todos os treinos, no inicio e fim da sesso h maisganhosnofim). atleta em decbito dorsal (barriga para cima) em cima de uma mesa, mas apenas com a parte do tronco e metade da coxa (resto est fora da mesa): levarojoelhoesquerdoaopeitocomaajudadosmembrossuperiores,verificar a curvatura da regio lombar. Esta regio deve estar totalmente em contacto comamesa.Senoestiver,terquerealizarumalongamentodopsoasilaco edoquadrcipede(ojoelhodeveestarabaixodonveldamesa).Destefacto, poderadvir(comtrabalhodetreino,sobretudo,saltos)atendinitedorotuliano. atleta na mesma posio do exerccio anterior, mas eleva tambm o outro membro inferior e leva os membros superiores para trs (ao lado da cabea) completamente estendidos. Nesta posio, fazem a avaliao da fora abdominalemrelaoaopsoas.Pedemaoatletaquelevemospsacontactar 31

com a mesa sem afastar a zona lombar da mesa. Se no o conseguir, pode significar que o seu psoas ilaco muito mais forte do que o abdominal. Isto sugerequehumagrandepredisposioparafuturosproblemasdecoluna. Este aspecto exige que se realize um trabalho assduo de estabilizao da coluna e alongamento do liopsoas atravs de situaes de trabalho isomtrico.Exemplos: 1) Potenciamento isomtrico da zona lombar: mos e joelhos no cho e estender(empurrarcomcalcanharecoma mo),alternadamenteealinhados com o tronco, membro superior direito com membro inferior esquerdo (em simultneo), e membro superior esquerdo com membro inferior direito (em simultneo). 2) Potenciamento isomtrico da zona abdominal: prancha (decbito ventral, apenas antebraos e parte anterior dos ps apoiam o solo) prancha com rotao(apoiode um s antebraoe um s p)idem, com rotaointerna e externadoombroidem,elevandoummembroinferioridemosanteriorespara o outro lado etc. Isto porque os msculos abdominais e os paravertebrais (nomeadamente os multifidus) tm funes estabilizadoras (esttica) e uma funo de transmisso de impulsos que dinmica. Deste modo, devem ser estimuladasambasasfunes. As jogadoras muito altas (com processo de crescimento muito rpido) fazem muitotrabalhorelativofunodinmicaenodaesttica(queaquelaque mais precisam). Nesta fase, primordial inserir este tipo de exerccios no programadetreino.Introduzemnotreinootrabalhocomafitballoubolasuia, uma vez que toda essa funo esttica significativamente melhorada ao longodotempo(exemplo:exercciosdescritosanteriormente,mascomabola nosps,nascostas,noscalcanharesoucotovelos).Exigeumgrandetrabalho de controlo e estabilidade. Ao fim de dois meses, j esto aptas a receber cargasfundamentaisaotipodetrabalhoquesepretende. atleta sentado na mesa, faz o quatro: avalia o estado de encurtamento do piriforme (perto dos glteos), faixa lata e adutores. Estes msculos so responsveis pela elevao e rotao do membro inferior. Se no estiverem equilibrados em termos de fora (atrofia ou hipertrofia) podero originar dor abdominal, dorsal, adutores e joelho. Trabalho de isometria dos adutores, quadrcipedeseabdominal. 32

Realizaodosmesmosexerccioscomumatletajovem: Exemplo: encurtamento do bcepede crural e dos isquiotibiais. Exerccio de alongamentodeitaroatletanochocomosmembrosinferioresapoiadosnas coxas do treinador (procurar o ponto onde a coluna e anca no percam o contactocomsolo),estenderosjoelhosdoatletaecolocarpesosobreaparte anteriordosps. Oatletanotemencurtamentodoliopsoasnemdoquadrcipedes,masrevela umarconazonalombar. Pedeaoatletaparacontrairosquadrcipedesdeumeoutromembroinferiorde modo a ver o nvel de fora de ambos os membros, bem como o comportamentodartula. Depois desta simples avaliao, verifica que o atleta dever realizar alongamento dos isquiotibiais e poder fazer trabalho de agachamento completo. Seartulanoseencontrassenoseueixonatural,noseriapossvelpedirao jogador que realizasse o agachamento completo. Primeiro problema: haveria um desgaste das cartilagens mesmo s com o trabalho de pernas na realizao da manchete ou qualquer outro trabalho tcnico (o salto danifica muito mais) e este desgaste no d dor. A dor surge quando a cartilagem est j comprometida. Este aspecto muito importante para a preveno das lesesdojoelho. Com um atleta como este que est a ser avaliado, podemos seguir com o trabalhoprevisto(noevidenciaproblemas),ouseja,opotenciamentodaparte inferior do corpo (glteos, quadrcipedes, bcepede crural, gmeos) e a condiofuncionaldoombro.

Nesta fase, o potenciamento da parteinferior do corpo, conseguido atravs deduassituaes: 1) exercciosproprioceptivosatravsdautilizaodeplanosinstveis 2) exerccios de tcnica de trabalho com pesos (sem carga ou com muito poucacarga). Noquedizrespeitoaexerccioscomplanosinstveis,nousam muitostipos de planos instveis e sobre o mesmo plano instvel usam sempre o mesmo trabalho de percurso evolutivo. Parte, fundamentalmente, de situaes de 33

procura do equilbrio (um s apoio no solo, olhos vendados, etc.). Numa primeira fase, o corpo est totalmente livre. Sucessivamente, aumentam a carga,pedindoaosatletasqueeliminemos membrossuperiores(queajudam no equilbrio). Depois, pedem aos atletas que faam aquilo que os skaters fazemquandoperdemoequilbrio,ouseja,baixarocentrodegravidademuito rapidamente. Esta uma grande forma de potenciamento muscular. uma formamuitofuncional,ouseja,podeserintroduzidanotreinodatcnica.Com este tipo de trabalho proprioceptivo, a fora aumenta proporcionalmente ao aumento do uso de sobrecargas (pequenas cargas que no criem problemas aodesenvolvimentodatcnica).Ousodaactividadeproprioceptivafavoreceo processo de aprendizagem da tcnica. Os testes demonstram que os atletas sujeitos a um trabalho proprioceptivo tm uma aprendizagem da tcnica mais rpida,sobretudoquandotmmuitopoucaforainicial. Opontodechegadadestetipodetrabalhocontrolarodesequilbrio,fazendo umaflexomuitorpidadosmembrosinferiores.Desenvolveumtipodefora para um ngulo especfico no em todo o percurso do movimento. O resto, deveremosdesenvolveratravsdosexercciosdetcnicapropriamenteditos.

Exerccioscontraaparederealizadoscom ousem barra,pesosoubasto: com ps paralelos largura dos ombros, o atleta realiza uma flexo dos membros inferiores (squat). Verificase que o atleta levanta os calcanhares. Neste exerccio, verificamos as formas de compensao que acontecem duranteoagachamento.Existem3formasdecompensao: 1)bloqueiodotornozelo(levantaoscalcanhares) 2)rotaodatbiotrsicaqueimplicaumarotaointernadosjoelhos 3)inversodalordose. Oproblemadesteatletademenorimportncia.Pedeseaoatletaapenasque mantenhaacoxaparalelaaosoloenodeixeavanarosjoelhos.Istojum exercciodepotenciamento. Se o problema fosse a rotao interna dos joelhos, deveramos colocar um calcede1cm/1,5cmsoboscalcanharesparaevitarapronaodosps,uma vezqueestacriaproblemasaosjoelhos. Seoproblemaforacompensaoatravsdacoluna,umindicadordequeos paravertebrais esto muito dbeis. Resolvemos o problema pegando numa 34

barra ou basto e pedimos atleta para o segurar acima da cabea com os membrossuperioresestendidos(empurrarobastoparacimacomosombros). Esteexercciofortementepotenciadordosparavertebrais. O agachamento com o basto um exerccio potenciador dos membros inferiores, tronco e melhora a mobilidade da tbiotrsica. um exerccio introdutrio da tcnica de levantamento de pesos (em seniores devero ser capazes de realizar as duas tcnicas dos exerccios olmpicos arranque e arremesso). Estas propostas, podero ter inmeras variantes: os mesmos exerccios com membros inferiores mais afastados, com agachamento frontal e/ou lateral de um membro inferior e depois do outro, membros inferiores juntos, etc. O voleibolista no precisa apenas de saber usar formas estandardizadas do movimento, mas deve saber utilizar o maior nmero de formas diversificadas dessemovimento.

Exercciosparaobservaodoombro: Atletaestdep,naposioanatmica. Aposturadojovemaseravaliado muitosemelhantequelaquevemosem todos os voleibolistas, ou seja, o avano do ombro dominante e a escpula afastadadopratodacolunavertebral.Nestecaso,necessrioprocederaum trabalhodecondicionamentodosmsculosquefixamaescpulae,aomesmo tempoquesefazotrabalhodealongamentosquiotibiaisebcipedecrural,faz setambmoalongamentodopeitoral. O jovem apresenta uma boa posio da escpula na parte alta, mas no na partebaixa.Quandoojovemcomearatreinarcommaisfrequncia,oombro ter a tendncia de avanar cada vez mais e a parte baixa da escpula a afastarse cada vez mais do prato da coluna vertebral. Para potenciar a zona muscular da parte baixa da escpula, necessrio usar exerccios em mquinas com roldanas. O elstico parece no ser uma boa opo porque implica movimentos mais lentos. Desta forma, privilegiase movimentos de aduoeabduodomembrosuperior(comcompletamenteestendidoecom aflexo,ouseja,ocotovelotocanacinturanummovimentoquetendeairpara ascostas),numamquina(ousistema)comroldanas.Nestecaso,ocorpoest de lado em relao roldana. Poderse realizar outros de frente para a 35

roldana,deavanoerecuodocotoveloemrelaomquina,nummovimento quetendeairomaisatrspossvel,mascomcotovelosemprejuntoaotronco. Almdestes,osexercciosderotaoexternadoantebrao,comcotoveloem cima ou em baixo. Finalmente, exerccios realizados na diagonal, ou seja, o membro mais afastado da roldana, segura a pega de traco e realiza um movimento de cima para baixo com membro superior estendido e, no fim do movimento, realiza uma rotao externa (depois tambm poder realizar o mesmoexercciodebaixoparacima,mudandoaposiodaroldana,maseste trabalhomenosespecficoporqueserveparapotenciarodeltideexerccio este privilegiado apenas numa fase seguinte). Em fases posteriores de trabalho, este trabalho realizado nos planos instveis. Exemplo: o mesmo exerccio anterior com um s apoio no solo(p contrrio ao membro superior executante) e o membro inferior livre faz um movimento pendular assimtrico aomovimentodomembrosuperior. Todo este tipo de trabalho tem como objectivo criar uma base de condio geralnaqualassentartodootrabalhoespecficorelativoaovoleibol. No desenvolvimento do voleibolista, a escola italiana usa um critrio muito particular. O voleibol uma disciplina muito tcnica, logo so necessrias muitashorasdetreino(aspectoqueirserdesenvolvidofrente). No possvelreferir uma caracterstica que identifique o jogador de voleibol de alto nvel. H uma grande diversidade de jogadores (altos, baixos, fortes, magros, rpidos, lentos, saltam muito, saltam pouco, etc.). H disciplinas do atletismo(ex:pesoevelocidade)emquenspoderemosdizerqueseoatleta nopossuiressacaracterstica,nopodechegaraoaltonvel.Noentanto,no voleibol,issonopossvel. Numa primeira fase de trabalho de preparao fsica, ensinam aos atletas movimentos especficos de tcnica de salto e de deslocamento. No incio da segunda fase, podero individualizar e classificar as jogadoras em funo da do modo como se movem. Os testes que fazem so muito simples: usam o hoperjump (plataforma de foras) porque podem, atravs desse sistema, identificardiferentesformasdesaltoe,logo,decomportamentoneuromuscular.

Oprimeiroaspectoqueavaliaareactividadedop,ouseja,quemsaltamais com o suporte desta reactividade. Os atletas reactivos distinguemse dos 36

atletas no reactivos. Se o atleta no reactivo salta, sobretudo, atravs da fora. O factor que diferencia os atletas reactivos dos fortes o tempo de aplicaodafora.Deum modo muitonatural,osatletasreactivossaltamem tempos muito breves e com pouco carregamento, ou seja, ligeira flexo de pernas. Os atletas fortes, pelo contrrio, saltam com tempos mais longos de aplicaodaforaecomacentuadaflexodepernas.Estaformadeavaliao extremamente fivel, uma vez que a realizada antes dos atletas serem submetidosaumprocessodetreino.Noentanto,oatletaapresentajumaboa condio geral de modo a que a avaliao seja realizada nas melhores condies.

O segundo aspecto que se avalia a elasticidade muscular relativamente ao salto.Quernogrupodosatletasreactivos,quernodosatletasfortes,existem atletasdotadosdeumaboaelasticidademuscular. Graasaestesegundofactor(elasticidade),podemosdistinguirquatrotiposde comportamento neuromuscular: exclusivamente reactivos (tempo de contacto breve, pouco carregamento, pouca fora, muito salto) atletas reactivos e elsticos (mais tempo de contacto, um pouco mais de carregamento e muito salto) atletas fortes e elsticos (ainda mais tempo de contacto, ainda mais carregamento, um pouco menos de salto, mas bom) atletas fortes (muito tempodecontactoemuitocarregamento,menossalto). Daqui em diante, para cada categoria de atleta, existe um modo completamente distinto de realizar a planificao do trabalho fsico. Como exemplo geral, o primeiro grupo (reactivos): estes atletas fadigamse muito rapidamente.Assim,otipodecondicionamentodestesatletasdeversercom sries curtas, carga mdiabaixa, ngulos de execuo especficos e mxima velocidade de execuo possvel, tanto na fase excntrica como na fase de impulso (concntrica). O atleta forte exige cargas muito altas, poucas repeties, mas, tanto quanto possvel, movimentos completos. No caso, do potenciamentodosmembrosinferiores,realizaragachamentocompleto(seas condiesopermitirem,deacordocomaavaliaoinicialdoatleta). Relativamentecategoriacentral,elasticidade,noimportanteonmerode repeties, mas sim a qualidade de execuo de modo a realizar o contra movimentoomaisrpidopossvel.Paraotipodeatletaselsticos,oimportante 37

desenvolverafasedeimpulsodomovimento,ouseja,apassagemrpidada faseexcntricaparaafaseconcntrica.Fazemestetipodetrabalhoatravsde umaformadeexecuoparticular(aquelademonstradaparaamanchete).Na execuodomultisaltoexplosivonomultipower,maspedimosaexecuodo contramovimento muito veloz, levantando os ps do cho (ex: squat com ligeirosalto).Todoestetrabalhofeitoemprogressoecomea,porexemplo, scomabarra,depoiscomacrscimodepeso.Realizaestetipodetrabalho porque a reactividade est altamente correlacionada, sob o ponto de vista estatstico, com o talento. Assim, todos os jogadores identificados como talentos, durante o primeiro Inverno do Clube Itlia, apresentam nveis elevadosdereactividadeealgunssoelsticos. possvel um percurso em que o atleta era forte e tornarse reactivo. S reactivoimpossvel,masoatletismoensinanosqueistopossvel,masos atletas tm de treinar muito. Exige que o atleta tenha os treinos normais de trabalhoparaovoleiboleotrabalhofsicosuplementarparaelevarosnveisde reactividade.Ora,istonaprtica,nopossvel.Estaagrandeproblemtica da preparao fsica no voleibol. No se deve procurar alterar as caractersticasdosatletas,sobretudoasms,massalientaraquiloquerevelam terdebom. O treino dos aspectos tcnicos do voleibol no altera as caractersticas dos atletas,esseumaspectopositivo,umavezquetodospodemtrabalharisso. Destemodo,otrabalhotcnicoprioritrioeemgrandequantidade. Seoatletaexclusivamentereactivo,oureactivoeelstico,ouforteeelstico, ptimo.Seoatletaforapenasforte,perdempoucotempocomotrabalhofsico emuitotempocomtreinotcnico. Aescolaitalianapossuiumadirecomuitovincadanaorientaodotrabalho para uma aprendizagem tcnica,bem como para a sua utilizao na situao de jogo. Tudo o resto serve para manter ou desenvolver essa capacidade tcnicaeprestaoemjogo. Paraconcluir,ascategoriascentrais,seroasnicasausufruirdeumtrabalho especfico de fora explosiva. Na 3 fase poderse, eventualmente utilizar o squat, pliometria e o agachamento com salto. O atleta reactivo no tem necessidadedefazerpliometriaporqueexplosivo.Oatletafortepodetreinar pliometria, mas os ganhos conseguidos com este trabalho no vo ser 38

aplicadosnotrabalhotcnicoporqueoatletavaiserfazerosaltocomgrande carregamento.

Perguntasrelativamentepreparaofsica

1 Que testes usam, e respectivos critrios, para definirem a categoria de jogadores? 1teste: RTResoundtest Oprimeirotesteconsistenaexecuode7saltosconsecutivoscomas mos naancatiraseotempodecontactoetempodevoo.Emseguida,registao melhortempodevoocomrespectivotempodecontacto.Retiraopioreosdois primeirosdemodoacentrarsenosoutros4valores. 2teste: Saltosquat(mosnaanca)esaltocontramovimento(combraoslivres,mas tambmcommosnaanca)paracalcularaelasticidade. Para atletas de 2 ano juniores e seniores, realiza o salto squat com carga (cercade50%dopesocorporal). Aatletarealiza3saltoscontramovimentoconsecutivos(oprimeirointervalo de 7 e o segundo de 15) para verificar o ndice de acrscimo do salto (isto porque os atletas reactivos tendem a decrescer o salto aps poucas repeties).Umaatletapodeserreactiva,masnoeficiente(nosaltamuito). Conjugandoosdoisvalores,umdadomaisobjectivo(ouseja,correlacionaro tempodecomaalturadosalto). Nota: O valor mais alto do salto com braos livres. No esse que contabilizam(porquehaajudadomovimentodebraos),mastambmum dadoquetmemcontanaanlisedosresultados. Oatletareactivooatletaquesaltacercade93%dosaltocontramovimento com tempos de contacto de inferiores 201/203 milsimos de segundo. Um velocista tem tempos de contacto com cerca de 140 milsimos de segundo. Maisde220milsimosdesegundo,consideradoforte.Osvaloresdosaltodo contramovimentonodevemserinferioresa87%. Relativamente a este assunto, verificamos um contrasenso no ensino da tcnica.Detodasasinvestigaesrealizadas,concluramquepararessalta 39

necessrio ser forte. Por exemplo, na parte prtica, podemos verificar que as foram ensinadas s atletas tcnicas de salto com tempos muito longos. Isso podeestaremcontradiocomascaractersticasmuscularesdasatletas. No alto nvel italiano, os atletas saltam com tempos de contacto de cerca de 320/310 milsimos de segundo. As atletas que se disponibilizaram para a prticaestavamasaltarcomtemposdecontactosuperioresa400m/seg.Em termos de fora relativa, deveriam, ento, ter valores superiores aos evidenciados pelos atletas da A1 italiana. Isto significa que, tal como sucede emItlia,oensinodatcnicadovoleibol,feitorelativamenteaosmodelosde alto nvel e este temas nunca so colocados em discusso. necessrio ensinarosjogadoresjovensasaltarcomtemposmaisbreves. Otrabalhodeforaatravsdahipertrofiamuitoimportanteporqueumatleta forte est mais imune aos problemas da carga. Em toda esta fase de desenvolvimentofsico(sobretudonoperododetrabalhodeInvernodaescola Itlia),sopropostosciclosdetrabalhodeforadeduraomximade12/14 semanasparadesenvolvimentodahipertrofia,paracriarpequenosincrementos de hipertrofia. Obviamente, para fazer este tipo de incremento, no fazem coincidirestemomentocomtemposdeaprendizagemtcnica. Para trabalhar hipertrofia, utilizam os mesmos exerccios, mas alongam um pouco os tempos de execuo (movimento mais lento do que se estivesse a trabalhar fora explosiva, por exemplo). Os diferentes tipos de atletas (diferentes caractersticas musculares) tm mtodos distintos de

desenvolvimento da hipertrofia. Por exemplo, os atletas fortes tm grande facilidade na aprendizagem da tcnica no momento em que trabalham hipertrofia. No entanto, os atletas reactivos no fazem trabalho tcnico enquanto desenvolvem a hipertrofia. Os jogadores reactivos no tm grande necessidadedesehipertrofiar,porissotrabalhammuitopoucahipertrofiacom eles.

40

PartePrtica AtcticaindividualOqueensinaraosjovens

EXERCCIO1: Contedo:Jogo6x6(masculinovsfeminino) Objectivo: Verificar as diferenas entre as tcticas (ofensiva e defensiva) usadaspelosrapazesepelasraparigas.Desenvolveravelocidadedejogodas raparigas. Critriosdexito:Pontuarparaganhar. Organizao:deacordocomastcticasqueusualmenteutilizamemjogo. Tempo:20

EXERCCIO2: Contedo:Jogo6x6condicionado(masculinovsfeminino) Objectivo: Colocar bolas de acordo com aquilo que pretende ensinar ou aperfeioar.Desenvolveravelocidadedejogodasraparigas. Critriosdexito:Pontuarparaganhar. Organizao:trocamdefunesordemdotreinador. Tempo:20

Tempodediscussoentretreinadores: 1 Que ferramentas utiliza para elaborar objectivos de trabalho num treino de preparaoparaumjogo? Utilizamuitooscoutingeaestatstica.Porexemplo,aatletaquenoltimojogo apresentou uma baixa percentagem ao nvel da recepo, apenas trocar de exerccio (ou posio) quando conseguir 50% de bolas perfeitas em x recepesnaquelarotao.

41

ProfessorFranciscodosSantos

ParteTerica Ovoleibolistaportugus:caminhosparaoaltonvel

CampeonatoNacionalSniorMasculinoDivisoA1 Sistemastcticosdefensivosblocoedefesa

Sistemastcticosdefensivosblocoedefesa: Quando falamos de sistemas tcticos defensivos, falamos da coordenao entreoblocoeadefesaapsoservioeapsoataque. Aps o servio, colocam: recepo do adversrio A (perto da rede), B (nos 3m),C(forados3m). Apsoataque,colocam:defesadoadversrioA(pertodarede),B(nos3m), C(forados3m). Com bolas A, ter pelo menos um jogador no bloco com bolas B dois ou trs (naB)ecombolasCobrigatrioblocotriplo. Deste modo, para cada um deste tipo de bolas, h um sistema diferente. Assim,trabalhamoseguintesistemacomarecepo/defesaA:

Usam duas marcaes de bloco: 1 bloco a paralela M bloco aberto 2 blocoadiagonal.Esteesquemareferesemarcaodebloco1nazona4.

42

Ojogador5ficarresponsvelpordefenderasbolaqueressaltamparaolado exterior do bloco. O jogador 6 defende o ataque forte da diagonal. A nvel mundial,atendnciadeataquemaisusual. Se o bloco optar pela abertura (M), o jogador 5 encosta linha. O 6 e o 2 deslocamse de acordo com as caractersticas dos atacantes. Se o bloco se decidirpeladiagonal(2),o5encostalinhaeo6ocupaaparalela. Seoblocorealizadonazona2,osistemaigual. Esta uma tctica geral, depois a colocao dos jogadores em campo, vai depender muito da leitura que se faz do adversrio. Pede, no entanto, que duranteaacodoataque,osjogadoresestejamparados. Seoblocorealizadonazona3(nestesistemadeespera,ouseja,ojogador no se antecipa), o facto do blocador tocar na bola em ataques rpidos j muitoboa.Adefesabaixarodaparaomesmoladodobloco(seinvadeparaa direita,defesadescaiparaedireitaeviceversa). Neste sistema de espera ou leitura, o bloco de uma bola central rpida, o blocador central estna zona 3e o jogadorala esquerdo muitoperto dele. O jogadoraladireitoestaumpassodavareta.Estejogador,nestabolarpida, noajudaobloco.Preocuparsecomoatacantede4,mastambmcomode 6(muitoimportantealeituradodistribuidor)ecomocentral,seatacartensa.

Usamesta posio de partida quando o central ataca junto ao distribuidor ( sua frente ou nas costas). Quando o central ataca uma tensa, o blocador de quatro abre um pouco para o exterior (fica com o ataque de zona 1) e o blocador2ajudanobloco. 43

Exemplodoesquemadefensivoseocentralatacarbolatensa:

A posio 6 fica mesmo no enfiamento da tendncia de ataque do central (descaiparaadireitasetensadescaiparaaesquerdasenascostas).As zonas1e5apoiamoblocodeacordocom ascaractersticasdoatacante. H que envolver os atletas nas situaes tcticas em todos os momentos de jogo, alm das informaes acerca das caractersticas dos adversrios antes dojogo,ojogadortemquetreinarconstantementecomestmulosvisuais.Em jogo,oatletavaiterquelerotipoderecepo/defesaefectuadaeconsoante isso fazer os ajustes. Observar o distribuidor e atacantes, bem como os seus colegas blocadores. O atleta tomar uma deciso e dever estar parado no momentodocontacto.Tudoistosetreina,bemcomoatcnicadebloco/defesa propriamentedita,umavezquenecessrioqueosjogadoressedesloquem rpida e eficientemente, parem e saltem (no caso do bloco) ou defendam em equilbrioesejameficazesnasuaaco. Trabalhamuitocomoscentraisaolharemparaodistribuidor.Osseusgestos indicam, na maioria das vezes, o tipo de passe que ir realizar. Por isso, tambm trabalha os centrais de modo a enganarem o distribuidor adversrio. Ou seja, o blocador d um passo para 2 e vai blocar 4. Alm disso, cada jogadortemasuatcnica.Otrabalhodeblocoterissoemconsiderao.Por exemplo,opassopara2poderajudarojogadornarealizaodoblocoem4 (adequasessuasnecessidadesparasermaiseficaznaimpulsoouporque a sua passada muito larga e tira vantagens em aumentar o espao, por exemplo). 44

Se o atleta rende usando a sua tcnica especfica, no necessrio mexer. Contudo, se no rende com a sua tcnica, deveremos corrigir, intervindo nos pontoschave. Por exemplo, se no suficientemente rpido com passada lateral,podercorrerparalelamenteredeesdepoisrodar,saltareinvadir.O trabalho dirio serve para treinar o que melhor serve para cada jogador e, muitodessetrabalho,realizadoindividualmente. A colocao dos jogadores na defesa tem muito a ver com as caractersticas dos jogadores, mas nunca os coloca perto dos 3m. At aos 3/4m da rede, trabalhaapenasdefesadeataquecolocadoseamorties.

Exemplodoesquemadefensivocomblocotriplo:

De acordo com as tendncias de ataque e solicitaes do adversrio, faz o esquema tctico defensivo, preocupandose com determinados atacantes e suas tendncias. A partir da poder, de acordo com as variveis do jogo, tomar vrias decises (a maior parte delas j muitas vezes treinadas). Exemplo: sabem que quando est o atacante X na zona 4,o servio vaipara zona Y, obrigandoo a um determinado swing. Entretanto o blocador central observa o distribuidor, comunicando com a sua equipa e contracomunicando comoadversrio(ex:finta),abolaeoatacante.Deslocasee,nomomentodo ataque,estnotimingcorrectoecomumatcnicaperfeita(nohreceitas)na realizaodobloco. No trabalho dirio com os blocadores, o treinador procura centrlos no essencial.Destemodo,asbolasqueressaltamdoblocopodemserosuficiente 45

para os desconcentrarem ou prejudicarem o ritmo de treino. Sendo assim, usamumateladerecolhadasbolaseoatletassepreocupacomotrabalhoe respectivoritmodetreino.Almdisso,procuratrabalharoblocoemsituaes nasquaisestejapresenteodistribuidor. Em relao proteco do bloco, atribui a responsabilidade ao jogador que consegue ler e reagir o mais rapidamente possvel, ou seja, no atribui, partida, responsabilidade a ningum em particular. Mas, geralmente, se h blocotriplo,oresponsvel,odefesa1ou5,dependendodoladoparaonde vaiabola. Em relao proteco ao prprio ataque, todos entram na proteco (em duaslinhasdefensivas).Seoataquedesegundalinha,pedeseaoatacantes que esto na rede para recuarem um pouco mais at ao momento do ataque para fazerem a proteco. Olibero ficar atrs. No entanto, h situaes (ex: zona3fazrecepocurtaenotemtempopararecuarparaproteger)emque olberointervmmaisfrentetudopartedacomunicaoentreeles. CampeonatoNacionalSniorMasculinoDivisoA1 Os dadosrelativos ao domnio fsicorevelam que os jogadores esto bem ao nvel da resistncia, que suportam bem as cargas de treino. A nvel de fora, consideraqueosjogadoresbrasileirossomaisfortes. Os dados aonvel do domniotcnicorevelam uma margem de trabalhopara aperfeioamentoemelhoriadaeficciaaonveldobloco,recepoeservio. Em relao ao domnio psicolgico, considera que emocionalmente os jogadores exigem um treinador que imponha distanciamento e respeito. FranciscodosSantos,pessoalmente,nogostadestetipoderelacionamento. Alm disso, a coordenao entre a escola e o clube muito escassa, revelandose um problema para o desenvolvimento do voleibol nacional. Por um lado, as expectativas do desporto a nvel nacional que no so muito elevadas (no d para optar). Por outro, as condies de treino (atletas cansadas depois de um dia completo de aulas, recintos frios que exigem um tempoparaaquecimentomaior,material,cuidardetodoocontextoenvolvente, etc.)edejogo(recintos,pblico,etc.)tmquemelhorar.

46

You might also like