You are on page 1of 3

DIREITO ADMINISTRATIVO

PODERES ADMINISTRATIVOS I - PODERES ADMINISTRATIVOS - So inerentes Administrao Pblica, revestindo-se como o instrumento pelo qual o Poder Pblico consegue sobrepor a vontade coletiva ao interesse privatstico. Na lio de Hely Lopes Meirelles eles nascem com a Administrao, se apresentam de forma diversificada segundo as exigncias do servio pblico, o interesse da coletividade e os objetivos a que se dirigem (Direito Administrativo Brasileiro, pg. 100, 21 edio). No contexto dos poderes administrativos sero analisados, a seguir, o poder de polcia, o poder disciplinar, o poder hierrquico e o poder normativo. II - PODER DE POLCIA - Podemos conceituar o poder de polcia como a atividade do Estado que consiste em limitar o exerccio dos direitos individuais em benefcio do interesse coletivo (Maria Sylvia Di Pietro, Direito Administrativo, pg. 94, 10 Edio). J Hely Lopes Meirelles em sua citada obra (pg. 114) conceitua poder de polcia como a faculdade de que dispe a Administrao Pblica para condicionar e restringir o uso e gozo de bens, atividades e direitos individuais, em benefcio da coletividade ou do prprio Estado. O interesse pblico que se busca beneficiar estar presente nos mais diversos setores, tais como a segurana, sade, meio ambiente, defesa do consumidor, patrimnio cultural etc. O fundamento do exerccio do poder de polcia reside na supremacia do interesse pblico sobre o interesse privado. Os meios de atuao em que o Poder Pblico pode exercer o poder de polcia seriam os atos normativos, no caso a lei, que cria as restries ao exerccio dos direitos e das atividades individuais, estabelecendo, como de sua caracterstica, normas gerais e abstratas que abraam de forma generalizada todas as pessoas que se encontram na mesma situao, sendo que no intuito de explicitar a aplicao dessas normas o Poder Executivo pode emitir normas secundrias tais como os decretos e resolues. A outra forma de se exercitar o poder de polcia administrativa seria os atos administrativos e operaes matrias que vo concretizar no mbito da sociedade o que preceitua a norma jurdica reguladora do assunto, compreendendo as medidas preventivas (fiscalizao, licena etc.) e repressivas (apreenso de mercadorias, interdio de estabelecimentos etc). II - a) CARACTERSTICAS - Como caractersticas ou atributos do Poder de Policia poderamos citar a auto-executoriedade, a coercibilidade e a discricionariedade. A auto-executoriedade a possibilidade que tem a Administrao de, com os prprios meios, pr em execuo suas decises, sem precisar recorrer previamente ao Poder Judicirio. H excees a tal atributo, como por exemplo a execuo de multas por pelo Poder Pblico, que obrigatoriamente ter que se

desenvolver na seara do Poder Judicirio. A coercibilidade reside no fato de que no exerccio do poder de polcia a Administrao pode emitir os seus atos independentemente da vontade do particular. J a discricionariedade ocorre quando a lei abre um espao para que o administrador possa emitir a sua vontade estabelecendo os seus prprios critrios de oportunidade e convenincia, cabendo aqui repetir a lio de Maria Sylvia Di Pietro em sua referida obra Direito Administrativo (pg. 97) acerca de tal temtica, qual seja, s vezes, a lei deixa certa margem de liberdade de apreciao quanto a determinados elementos, como o motivo ou o objeto, mesmo porque ao legislador no dado prever todas as hipteses possveis a exigir atuao da polcia. Assim, em grande parte dos casos concretos, a Administrao ter que decidir qual o melhor momento de agir, qual o meio de ao mais adequado, qual a sano cabvel diante das previstas na norma legal. Em tais circunstncias, o poder de polcia ser discricionrio. Haver situaes no entanto que o exerccio de tal poder ser vinculado, o que ocorrer quando a lei estabelecer todo o procedimento a ser adotado pela Administrao diante de certa situao, no deixando qualquer margem de apreciao ao administrador (ex: alvar de licena para construo). II - b) LIMITES - O principal limite ao exerccio do poder de polcia decorre da prpria lei, cumprindo elucidar que no tocante aos elementos de todos os atos administrativos (sujeito, forma, objeto, motivo e finalidade) o sujeito, a forma e a finalidade sempre sero vinculados ou seja, estaro consignados expressamente em lei (mesmo nos atos discricionrios s haver liberdade de opo no que tange aos elementos referentes ao motivo e objeto) . Inobstante ser um poder eminentemente discricionrio deve se submeter ao princpio da razoabilidade, ou seja, a opo de oportunidade e convenincia feita pelo Administrador deve estar de acordo com os padres aceitveis pela sociedade, principalmente no que concerne aos critrios morais e ticos, devendo-se apontar ainda como conseqncia a subordinao ao princpio da proporcionalidade, que consagra a idia de que o poder de polcia no deve ir alm do necessrio para a satisfao do interesse pblico que visa a proteger, ou seja, deve haver uma relao necessria entre a limitao imposta e o interesse coletivo que se visa proteger. Podendo ser colocado ainda como limitaes a demonstrao de necessidade e eficcia da utilizao do poder de polcia. III - PODER DISCIPLINAR - o que assiste Administrao para apurar infraes e aplicar penalidades aos servidores pblicos e demais pessoas sujeitas disciplina administrativa (como exemplo dessa hiptese as pessoas que celebram contratos com a Administrao). IV - PODER HIERRQUICO - o que decorre da relao de subordinao existente entre os diversos rgos e agentes da Administrao, com a conseqente distribuio de funes e a gradao de autoridade da cada um destes.

Hierarquia, conforme define a doutrina ptria, seria o escalonamento em plano vertical dos rgos e agentes da Administrao que tem como objetivo a organizao do exerccio da funo administrativa. Como efeitos da hierarquia podemos citar os que se seguem: O poder de comando dos agentes superiores sobre outros hierarquicamente inferiores, assistindo a estes, por sua vez, o dever de obedincia. Decorre o poder de reviso dos atos praticados por agentes de nvel hierrquico mais baixo, reviso esta que pode versar tanto sobre questes de legalidade como matria de mrito. derivam do escalonamento hierrquico a delegao e a avocao. P. S. Delegao: a transferncia de atribuio de um rgo a outro no aparelho administrativo. Avocao: Atravs dela o chefe superior pode substituir-se ao subalterno chamando a si questes que seriam afetas a seus subordinados desde, obviamente, que no sejam de competncia exclusiva do rgo inferior. editar atos normativos com o objetivo de ordenar a atuao dos rgos subordinados. P.S. - Cumpre aqui fazermos uma diferenciao do poder hierrquico para o poder disciplinar no poder hierrquico a Administrao distribui e escalona as suas funes executivas; j no poder disciplinar ela controla o desempenho dessas funes e a conduta interna de seus servidores responsabilizando-os pelas faltas cometidas.

V - PODER NORMATIVO OU REGULAMENTAR - a faculdade que tem o chefe do Poder Executivo de explicitar a lei visando a sua correta aplicao. Na lio de Maria Sylvia Di Pietro (Direito Administrativo, pg. 76; 10 edio) o poder regulamentar privativo do chefe do Executivo (art. 84, IV, da Constituio) e se exterioriza por meio de decreto. Ele somente se exerce quando a lei deixa alguns aspectos de sua aplicao para serem desenvolvidos pela Administrao, ou seja, quando confere certa margem de discricionariedade para a Administrao decidir a melhor forma de dar execuo lei. Se o legislador esgotou a matria, no h necessidade de regulamento. Inobstante a maior parte da doutrina tratar como sinnimos os termos poder normativo e poder regulamentar cumpre salientar que existem outras formas da Administrao emitir normas que no se confundem com o regulamento, como por exemplo, as resolues e portarias que so emitidas por autoridades outras que no seja o chefe do Poder Executivo. Cumpre observar, por fim, que aps o advento da Constituio Federal de 1988, no se admite mais o Decreto autnomo ou independente que seria aquele que disciplinaria matrias ainda no tratadas em lei.

You might also like