You are on page 1of 24

A LIBERDADE SOB A PERSPECTIVA DE KANT: UM ELEMENTO CENTRAL DA IDIA

DE JUSTIA
Thaita Campos Trevizan* Vellda Bivar Soares Dias Neta**

Sumrio: 1. A idia de liberdade em Kant. 1.1. A liberdade para Kant. 1.2. A liberdade e o direito. 2. A igualdade em Kant. 3. A justia como idia do direito. 4. A influncia kantiana na formao do conceito de dignidade humana. 5. Concluso. 6. Referncias. Resumo: Este artigo tem por objetivo analisar o conceito de liberdade desenvolvido pelo filsofo alemo Immanuel Kant considerado por muitos como o pai da filosofia moderna2 como um dos elementos centrais da idia de justia, ao lado da igualdade. Para tanto, trabalharemos sob

*Mestranda em Direito Civil pela UERJ, bolsista da FAPERJ e advogada. **Mestranda em Direito Civil pela UERJ e Juza Federal no Rio de Janeiro/ TRF 2 Regio.

Cadernos da EMARF, Fenomenologia e Direito, Rio de Janeiro, v.3, n.1, p.1-132, abr./set.2010

109

A liberdade sob a perspectiva de Kant: um elemento central da idia de justia

uma perspectiva crtica tanto a idia de liberdade, como a noo de igualdade, ambas defendidas por Kant, para ento desenvolvermos o conceito de justia, tendo como norte orientador o conceito de dignidade da pessoa humana, pilar do nosso ordenamento jurdico e um dos fundamentos da Repblica Federativa do Brasil (art. 1, inciso III da Constituio Federal). Nesse sentido, nos aproximaremos da noo desenvolvida pela linha hermenutica do direito civil constitucional.

A IDIA DE LIBERDADE

O conceito de liberdade possui diversos sentidos e sua utilizao pode assumir inmeras acepes ao longo da histria da filosofia e da poltica, entre os quais: autodomnio, ausncia de coao externa, possibilidade de participao na vida pblica, vontade livre, livre-arbtrio e capacidade de autodeterminao3. No universo da polis grega, a liberdade representava a possibilidade de participao dos cidados que no eram todos na vida pblica da cidade, ou seja, de intervir nos assuntos polticos. Com Scrates o conceito foi modificado, convertendo-se em desafio tico ligado ao domnio de si mesmo, a partir do qual a conduta moral deveria se originar do interior do prprio homem e no advir de uma fora externa, devendo o mesmo se livrar dos apetites e paixes. Durante a idade medieval, a influncia catlica permeou o conceito, sobressaindo-se o pensamento de Santo Agostinho.
Kant identificado como o primeiro filsofo moderno porque radicaliza e critica a filosofia cartesiana (Eu penso) de Descartes. Para este a filosofia a questo do conhecimento, pois a desliga da religio e a relaciona com a cincia. Kant, por sua vez, trabalha a filosofia como experincia do sujeito, no do mundo. MILOVIC, Miroslav. Verberte Emmaneul Kant, in Dicionrio de Filosofia do Direito organizado por Vicente de Paulo Barreto. Rio de Janeiro, Renovar, 2006, p.498-501. 3 MENDES, Fabiano Mendes. Verberte Liberdade, in Dicionrio de Filosofia do Direito organizado por Vicente de Paulo Barreto. Rio de Janeiro, Renovar, 2006, p.534.
2

110 Cadernos da EMARF, Fenomenologia e Direito, Rio de Janeiro, v.3, n.1, p.1-132, abr./set.2010

Thaita Campos Trevizan e Vellda Bivar Soares Dias Neta

Segundo este filsofo, na medida em que o homem possui o livrearbtrio pode distanciar-se do bem, e reconhec-lo pode dar ensejo tentativa do homem de se igualar a Deus. Com o Renascimento, o cenrio poltico-cultural europeu foi profundamente modificado, sendo recuperado o conceito de liberdade poltica ao passo em que tambm fora progressivamente afirmado o conceito de liberdade de pensamento na esteira cultural da virada antropocntrica e humanista4. J no sculo XVII, o conceito foi revisitado em razo dos debates tericos acerca da formao do Estado, sua legitimidade e funo. Este pano de fundo ensejou a dicotomia entre liberdade natural (antes do pacto social, de acordo com os contratualistas) e a liberdade civil, decorrente da formao do Estado. Caberia, pois, ao Estado, o dever de organizar a sociedade de modo a garantir o exerccio das liberdades civis. A partir desta idia de contrato social a liberdade passa ento a ser tratada como uma coisa, ou seja, como algo passvel de troca e delimitao. Neste diapaso, Hobbes props a sua limitao atravs da coao. Locke, por sua vez, desenhou um modelo de Estado liberal, que tinha como escopo a proteo da liberdade e da igualdade dos cidados. Refora-se, desta feita, o sentido de interveno do Estado na liberdade somente a partir de um procedimento legtimo, legalmente previsto. Com a ascenso social burguesa ao poder, imensas alteraes sociais, econmicas e culturais foram vivenciadas, o que definitivamente mudou o rumo das tradies e instituies no sculo XVIII. Um dos motes desta transformao foi a prpria idia de liberdade, preconizada pelo movimento filosfico, artstico e
MENDES, Fabiano Mendes. Verberte Liberdade, in Dicionrio de Filosofia do Direito organizado por Vicente de Paulo Barreto. Rio de Janeiro, Renovar, 2006, p.535.
4

Cadernos da EMARF, Fenomenologia e Direito, Rio de Janeiro, v.3, n.1, p.1-132, abr./set.2010

111

A liberdade sob a perspectiva de Kant: um elemento central da idia de justia

poltico do Iluminismo. Nessa direo sobressaem-se os esforos de Immanuel Kant. O conceito de liberdade desenvolvido por Kant especial e inovador. Dentre seus precedentes o nico que de certa forma se aproxima de sua concepo o conceito de Rousseau. Isso porque Kant recebe de Rousseau a idia de liberdade definida como autonomia na esfera poltica e a internaliza, fazendo dela tambm a liberdade moral do individuo. Em outras palavras, Kant defende a tese de que o ordenamento jurdico responsvel por harmonizar as liberdades externas. Com isso ele marca dois paradigmas: que o mbito de atuao do direito externo ao individuo, preconizando a diviso entre direito e moral; que ao lado da liberdade externa existe tambm a liberdade interna. Portanto, sob a noo kantiana no se identifica a liberdade com o conceito natural de fazer o que se quer e tampouco com o conceito jurdico de somente fazer o que no proibido ou ordenado por lei. Alm disso, a vontade de escolha, ou seja, o arbtrio, tambm no traduz a idia de liberdade para o filsofo de Konisberg5. Para Aristteles livre o homem que tem a si mesmo como fim e no o outro. Embora essa definio nos remeta definio de autonomia no sentido kantiano, segundo a qual o homem um fim em si mesmo, importante demarcar a diferena entre as duas concepes. Enquanto a primeira descreve o homem livre no sentido emprico da sociedade grega, ou seja, o homem livre oposto ao escravo que sequer considerado um cidado, assim como as mulheres e os estrangeiros (metecos) no sentido kantiano, a liberdade uma idia de dever ser correlata a todo ser humano6.
SALGADO, Joaquim Carlos. A idia de justia em Kant, seu fundamento na liberdade e na igualdade. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1995, p. 227. 6 SALGADO, Joaquim Carlos. A idia de justia em Kant, seu fundamento na liberdade e na igualdade. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1995, p. 227.
5

112 Cadernos da EMARF, Fenomenologia e Direito, Rio de Janeiro, v.3, n.1, p.1-132, abr./set.2010

Thaita Campos Trevizan e Vellda Bivar Soares Dias Neta

A concepo kantiana de autonomia tampouco reflete a idia de liberdade natural, decorrente da definio romana jurdica de acordo com a qual a fora e a lei seriam seus nicos elementos limitadores. No coincide ainda com a capacidade interna de escolha, designada de arbtrio por Santo Agostinho e depois desenvolvida por Santo Toms, para quem a liberdade um poder de eleio7. O individuo livre para Kant aquele que age exclusivamente com base na razo, na medida em que no se deixa perturbar pelos sentidos. Diferentemente de Santo Agostinho, o bem para Kant no algo externo, mas inerente razo, na medida em que ela determina a ao. A liberdade, pois, no se ligaria felicidade, mas autonomia de agir8.

1.1

A Liberdade para Kant

Segundo Kant, a todo ser racional que tem uma vontade temos que atribuir a idia de liberdade, sob a qual ele unicamente pode agir9. Um ser racional agiria sempre conforme a razo, mas o homem que pertence ao mundo sensvel e ao mundo inteligvel tem que considerar-se como submetido lei prescritiva da razo. Logo, todo ser racional tem que conhecer as leis do mundo inteligvel como imperativos e as aes deles decorrentes como deveres10. Partindo da premissa de que essas idias so verdadeiras, necessrio, contudo, aferir em que situao a ao humana (e a
SALGADO, Joaquim Carlos. A idia de justia em Kant, seu fundamento na liberdade e na igualdade. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1995, p. 227. 8 SALGADO, Joaquim Carlos. A idia de justia em Kant, seu fundamento na liberdade e na igualdade. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1995, p. 228. 9 KANT, Immanuel. Fundamentao da metafsica dos costumes. Trad. Paulo Quintela. Lisboa: Edies 70, 1948,. .p. 95- 96 10 GOMES, Alexandre Travessoni. O fundamento da validade do Direito Kant e Kelsen. Belo Horizonte: Mandamentos, 2000, p. 66 e ss.
7

Cadernos da EMARF, Fenomenologia e Direito, Rio de Janeiro, v.3, n.1, p.1-132, abr./set.2010

113

A liberdade sob a perspectiva de Kant: um elemento central da idia de justia

razo) pode ser considerada livre. Com efeito, para Kant a liberdade possui dois aspectos: um negativo e um positivo. Sob o aspecto negativo ser livre no se submeter a nada externo ao indivduo, que significaria independncia, vale dizer, a desnecessidade de ser orientado ao agir. Este o chamado conceito negativo ou prtico da liberdade, apresentado pelo autor em sua obra Crtica da Razo Prtica. De outro lado, sob o aspecto positivo, a liberdade seria agir conforme o direito e a lei, que se exprimem no dever ser11. dessa maneira que Kant fundamenta o direito e a moral na liberdade, sendo certo que o direito surgir no momento em que as vrias liberdades individuais so harmonizadas e viabilizadas no contexto social. Da retira-se a definio de direito para Kant: conjunto de condies sob as quais o arbtrio de algum pode conciliar-se com o arbtrio de outrem segundo uma lei universal de liberdade12. Desta forma, a liberdade se subdivide em liberdade interna (moral) e externa (jurdica). A primeira gera a obrigao moral, enquanto a segunda a obrigao jurdica garantida por um sistema de coao. Ambas so orientadas pelo imperativo categrico que se traduz na mxima: age de tal modo que a mxima da tua vontade possa valer sempre ao mesmo tempo como princpio de uma legislao universal. Portanto, a liberdade fundamenta a existncia de leis internas, que criam deveres internos na forma de imperativos categricos. E esta mesma liberdade interna que fundamenta a existncia de leis exteriores que tornam possvel o convvio das liberdades individuais13.
11 GALUPPO, Marcelo Campos. Igualdade e diferena : Estado Democrtico de Direito a partir do pensamento de Habermas. Belo Horizonte: Mandamentos, 2002. p.80. 12 GOMES, Alexandre Travessoni. O fundamento da validade do Direito Kant e Kelsen. Belo Horizonte: Mandamentos, 2000, p. 66 e 84. 13 GOMES, Alexandre Travessoni. O fundamento da validade do Direito Kant e Kelsen. Belo Horizonte: Mandamentos, 2000, p. 80-81.

114 Cadernos da EMARF, Fenomenologia e Direito, Rio de Janeiro, v.3, n.1, p.1-132, abr./set.2010

Thaita Campos Trevizan e Vellda Bivar Soares Dias Neta

Importa observar que a liberdade prtica kantiana, que diz respeito tanto moral quanto ao direito, significa liberdade da vontade, sendo uma variante da liberdade transcendental. Neste nterim, Kant estabeleceu uma diviso entre uma faculdade superior (razo) e uma faculdade sensitiva (inclinaes) salientando que o agir moral aquele livre das inclinaes. Por fim, a liberdade explicada por Kant da seguinte maneira: Ningum pode me constranger a ser feliz a sua maneira (como ele concebe o bem estar dos outros homens), ,as a cada um permitido buscar a sua felicidade pela via que lhe parecer boa, contanto que no cause dano liberdade dos outros (isto , ao direito de outrem) aspirarem a um semelhante, que pode coexistir com a liberdade de cada um, segundo uma lei universal possvel14.

1.2 A liberdade e o direito

O fim e o fundamento do Estado to somente a liberdade que ele realiza e protege atravs do direito, cuja funo , por meio da ordem coativa segundo leis universais, compatibilizar o uso externo por todos os indivduos. Indissoluvelmente ligadas idia de justia esto a idia de liberdade e igualdade. O exerccio da liberdade de cada um deve compatibilizar-se com o da liberdade de todos os demais segundo um princpio de igualdade revelado em duas faces: como direito de liberdade inato e igual para todo ser racional e como limitao igual para todos no sentido de possibilitar a sociedade civil ou a vida em comum de seres que so fins em si mesmos (Estado). Agir
Kant, Immanuel. Sobre a expresso corrente: isto pode ser correto na teoria, mas nada vale na prtica. A paz perptua e outros opsculos. Lisboa: Edies 70, 1988, p.57-102, p.75.
14

Cadernos da EMARF, Fenomenologia e Direito, Rio de Janeiro, v.3, n.1, p.1-132, abr./set.2010

115

A liberdade sob a perspectiva de Kant: um elemento central da idia de justia

justamente agir em considerao liberdade do outro, segundo um princpio de igual limitao do arbtrio de cada um, como garantia de igual liberdade para todos. Nesse sentido, impende salientar que o conceito de liberdade no seu sentido positivo pode ser entendido como autonomia enquanto que no seu sentido negativo como arbtrio, na medida em que Kant no admite a possibilidade de uma liberdade da indiferena15.

Na metafsica dos costumes Kant concentra seus esforos na clssica distino entre a legislao moral e a jurdica. A legislao jurdica diz respeito s aes sob o ponto de vista externo, destacando a mera conformidade com o que prescreve a lei; o que configura o sentido de legalidade. As leis ticas ou morais, ao contrrio, vinculam-se s determinaes das aes e revelam a moralidade. Assim, no caso da legislao jurdica, temos o sentido de liberdade como exerccio do arbtrio, e no caso da legislao tica, a liberdade apresenta-se tanto no exerccio externo quanto interno do arbtrio.
Deste modo, teremos a legalidade se houver uma simples conformidade externa com a lei e a moralidade quando o dever se desenvolver como impulso da ao. A partir desta concepo, o conceito de direito para Kant coincide com o conceito de autonomia, na medida em que se revela no exerccio positivo da liberdade. Por conseguinte, o conceito de liberdade nos remete idia de sociedade, o que explica a necessidade de limitao recproca, uma vez que no se pode esperar que todos tenham motivao tica para o cumprimento das leis.
15 SALGADO, Joaquim Carlos. A idia de justia em Kant, seu fundamento na liberdade e na igualdade. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1995, p. 234-243.

116 Cadernos da EMARF, Fenomenologia e Direito, Rio de Janeiro, v.3, n.1, p.1-132, abr./set.2010

Thaita Campos Trevizan e Vellda Bivar Soares Dias Neta

A IGUALDADE EM KANT

Em que pese a tarefa de analisar o princpio da igualdade ser considerada imprescindvel e inadivel, realiz-la envolve grandes dificuldades. Com efeito, a noo de igualdade se altera no tempo e na sociedade em que est sendo alvo de exame. No a toa que o conceito de igualdade no Estado Liberal no o mesmo que constitui o Estado Social, fato que, alis, gerou a transformao do prprio Estado. Assim como a liberdade, a igualdade dispe de inmeras acepes, dentre as quais merece destaque no trabalho que ora se apresenta a igualdade jurdica. A grande questo estabelecer os pontos onde a igualdade e o direito se entrecruzam e como se conectam de maneira recproca. J adiantando, entre ambos h uma espcie de mtua dependncia, na medida em que a igualdade necessita do direito para ser reproduzida na vida social e este, por sua vez, dela necessita para adquirir legitimidade e ser aceito. Esta proximidade, contudo, no afasta as dificuldades encontradas quando se estabelecem relaes jurdicas que respeitem o principio da igualdade. A igualdade em Kant tambm fundamento do direito, pois legitima a limitao liberdade, de maneira que se assegure uma liberdade real, reconduzindo ao imperativo categrico. Nas palavras de Marcelo Campos Galuppo:
Devemos buscar aquilo que universalmente pode ser reconhecido como direito de todos para fundamentar a limitao da liberdade, que s pode ser, (...), autolimitao, pois esta limitao surge exatamente para garantir a coexistncia de direitos legtimos, que s podem ser os direitos universalizveis16.
16 GALUPPO, Marcelo Campos. Igualdade e diferena : Estado Democrtico de Direito a partir do pensamento de Habermas. Belo Horizonte: Mandamentos, 2002. p.95.

Cadernos da EMARF, Fenomenologia e Direito, Rio de Janeiro, v.3, n.1, p.1-132, abr./set.2010

117

A liberdade sob a perspectiva de Kant: um elemento central da idia de justia

Dentre os neokantianos vale destacar o trabalho do americano Ronald Dworkin. Em dois artigos do seu livro Sovereign Virtue ele defende uma teoria que denomina de igualdade de recursos. Esta teoria combina duas idias centrais: a primeira que os seres humanos so responsveis pelas escolhas de vida que fazem; a segunda que os dotes naturais de inteligncia e talento so moralmente arbitrrios e no devem afetar a distribuio de recursos na sociedade. Como o resto da obra de Dworkin, a sua teoria da igualdade sustentada pelo princpio fundamental de que cada pessoa tem direito a preocupao de igualdade e respeito na concepo da estrutura da sociedade. Dworkin na verdade um democrata liberal, que construiu sua teoria como meio de superao da dicotomia clssica do direito natural e do direito positivo. Por isso, ao mesmo tempo em que se contrape ao positivismo de Hart, se distancia do direito natural sendo, portanto, considerado um neokatiano, assim como Robert Alexy. Sua filosofia do direito faz parte de um projeto multidisciplinar que busca sua legitimidade a partir do reforo da idia dos direitos individuais, especialmente a igualdade, como base para uma democracia efetiva. Pressupondo verdadeiras as afirmaes de Ronald Dworkin, especialmente em relao prevalncia do principio jurdico da igualdade, cuja defesa encontra-se na coerente argumentao jurdica, chega-se justificao de uma particular forma de liberalismo. Isto , a teoria de Dworkin impe moralmente liberdade da sociedade um limite, qual seja, a igualdade. Apresenta-se, pois, a noo de liberalismo igualitrio, para o qual s tem sentido justificar uma ao por meio do Direito se esta for moralmente justificada ou, em outras palavras, se subscrever o princpio segundo o qual todos devem ser tratados com igual respeito e considerao17.
17 CHUEIRI, Vera Karam de. Verbete Dworkin, Ronald in Dicionrio de Filosofia do Direito. BARRETO, Vicente de Paulo (Org.). Rio de J neiro: Renovar, 2006.

118 Cadernos da EMARF, Fenomenologia e Direito, Rio de Janeiro, v.3, n.1, p.1-132, abr./set.2010

Thaita Campos Trevizan e Vellda Bivar Soares Dias Neta

Chega-se, pois, a concluso, de que qualquer sistema jurdicopoltico atual, que esteja preocupado com a sua legitimidade, ter em alta conta o principio da igualdade, especialmente os estados democrticos que buscam a isonomia de tratamento. Hoje, portanto, a par das idias de igualdade formal e material, podemos dizer que o tratamento jurdico do principio da igualdade exige que o observem sob duas perspectivas: como comando normativo e como um direito dos cidados, mais precisamente um direito fundamental. Como comando normativo est o dever do Estado em no estabelecer diferenas no autorizadas entre os homens quando da aplicao da lei e reduzir as diferenas materiais existentes entre eles18. De modo correlato, desponta o direito dos cidados de serem tratados igualmente quando da aplicao da lei e o direito a receber prestaes do Estado que os tornem menos desiguais. A contribuio kantiana neste nterim reside, justamente, na conexo incondicional que se estabelece entre a igualdade e o direito. O primeiro como objetivo e meio de legitimao do segundo e este, por sua vez, como arma para alcanar o primeiro. Ademais, a influncia notada na medida em que os conceitos de liberdade e igualdade em Kant, estabelecidos no sentido de a igualdade ser um limite liberdade, compem a prpria estrutura da razo na medida em que universal e legisladora. Ou seja, a igualdade dos homens se d atravs da racionalidade, pois o homem se identifica com a razo e todo ser racional um fim em si mesmo, pois pode agir com autonomia. Nesse sentido, a igualdade kantiana inclusiva, pois estendida a todos os homens pela universalizao. Funda-se o conceito
18 ROSA, Andr Vicente Pires. Verbete Igualdade in Dicionrio de Filosofia do Direito. BARRETO, Vicente de Paulo (Org.). Rio de Janeiro: Renovar, 2006.

Cadernos da EMARF, Fenomenologia e Direito, Rio de Janeiro, v.3, n.1, p.1-132, abr./set.2010

119

A liberdade sob a perspectiva de Kant: um elemento central da idia de justia

inclusivo de igualdade, atravs da igualdade aritmtica, onde todo o homem tem o mesmo valor na sociedade, podendo dela participar, influindo na construo da norma que regular sua vida19. Vale dizer, portanto, que para Kant, a igualdade de cada membro da comunidade possui um direito de coao sobre todos os outros, excetuando-se apenas o chefe de Estado (porque ele no membro deste corpo, mas seu criador e observador), o qual o nico que tem o poder de constranger, sem ele prprio estar sujeito a uma lei coercitiva20. Por fim, depreende-se que em Kant a idia de igualdade acompanha os momentos em que aparece a idia de liberdade (que ocupa o plano principal e lhe d contedo) e se mostra sob trs aspectos: como igualdade de todos seres racionais que possuem o direito inato de liberdade; como limitao dos arbtrios individuais para a formao da sociedade civil; como igual participao na legislao jurdica21.

A JUSTIA COMO IDIA DO DIREITO

A variedade de significados que podem ser atribudos ao termo justia, pode, de incio, se resumir a duas concepes: a primeira como o conjunto de exigncias ou aspiraes relativas estrutura social e a segunda como instituio judiciria. Sob o ponto de vista da reflexo jusfilosfica, contudo, a preocupao sempre recaiu sobre a justia concebida como
GALUPO,Marcelo Campos. Igualdade e Diferena. Estado Democrtico de Direito a partir do pensamento de Habermas. Belo Horizonte: Mandamentos, 2002. p.99. 20 Kant, Immanuel. Sobre a expresso corrente: isto pode ser correto na teoria, mas nada vale na prtica. A paz perptua e outros opsculos. Lisboa: Edies 70, 1988, p.57-102, p.75. 21 SALGADO, Joaquim Carlos. A idia de justia em Kant: seu fundamento na liberdade e na igualdade. Belo Horizonte: Editoria UFMG, 1995, p. 328.
19

120 Cadernos da EMARF, Fenomenologia e Direito, Rio de Janeiro, v.3, n.1, p.1-132, abr./set.2010

Thaita Campos Trevizan e Vellda Bivar Soares Dias Neta

aspirao fundamental de uma ordem social e jurdica, embora inegvel a relevncia da concepo institucional. por isso que a partir da modernidade a justia deixou de ser considerada apenas como uma virtude e passou a ser enfatizada como fundamento da sociedade. A filosofia kantiana redimensiona o conceito de justia, o que se revela ponto crucial no desenvolvimento do conceito. Partindo da idia de que o homem possui uma preeminncia valorativa derivada da sua racionalidade, Kant conceituou a justia como um dever absoluto que consistiria em tratar cada ser humano com respeito, isto , como um fim em si mesmo e no como um meio para a obteno de algo22. Na teoria kantiana, pode-se observar uma questo dialtica inerente tentativa de conceituar a justia. Se por um lado a mesma pode ser situada acima do direito positivo como seu critrio de validade, ao mesmo tempo, afirma-se a tese contrria: justo o que determina a lei positiva. Para Kant, a justia concebida como um critrio de validade do direito, na medida em que analisada a partir das condies prvias a priori de liberdade, ou seja, da razo pura. Isso porque, na esfera do inteligvel, a razo pura prtica prescinde das formas da intuio sensvel, sem perder sua objetividade23. Outrossim, na anlise emprica do direito positivo, o critrio do justo e do injusto no pode ser encontrado, mas to somente na razo.
22 RABENHORST, Eduardo Ramalho. Verbete Justia in Dicionrio de Filosofia do Direito, organizado por Vicente de Paulo Barreto. Rio de Janeiro: Renovar, 2006, p. 493-495. 23 SALGADO, Joaquim Carlos. A idia de justia em Kant: seu fundamento na liberdade e na igualdade. Belo Horizonte: Editoria UFMG, 1995, p. 263-269.

Cadernos da EMARF, Fenomenologia e Direito, Rio de Janeiro, v.3, n.1, p.1-132, abr./set.2010

121

A liberdade sob a perspectiva de Kant: um elemento central da idia de justia

Nesse sentido Kant chega a demonstrar, inclusive, o carter tico da prpria coao do direito, a qual representa o maio obstculo liberdade e simultaneamente o seu maior critrio restaurador24. Assim, o direito consistiria em um meio de limitar as aes e ao mesmo de ressaltar que a liberdade de um individuo de se apoderar das coisas encontra seu limite na liberdade do outro de agir da mesma forma. Trata-se, pois, de uma exigncia da razo para a soluo dos conflitos. Logo, Kant justifica o ingresso do Estado de direito, no a partir da experincia da violncia como Hobbes, mas a partir do principio da razo, sendo ela o motivo pelo qual os homens so impulsionados a abandonar o Estado de natureza. Enseja, pois o autor, que o Estado reconhea a habilidade de cada indivduo de ser seu prprio senhor, no permitindo a proteo de quaisquer privilgios ou interesses especiais. A igualdade formal, que no de posses, mas de oportunidades para Kant, nesse sentido, conseqncia necessria do nico direito inato: a liberdade25. Percebe-se, desta maneira, que Kant partiu para a defesa desse modelo de Estado, cuja meta seria assegurar a liberdade de cada um com base em uma lei universal racional, condenando a tarefa do Estado eudemolgico que pretendia tomar para si a tarefa de tornar seus sditos felizes. Isso porque, conforme anteriormente afirmado, o Estado deveria se ocupar to somente da salvaguarda da liberdade, de maneira a permitir a cada um buscar sua prpria felicidade. nesta toada que podemos observar a predileo de Kant pelas questes da justia sobre as questes de bem.
24 SALGADO, Joaquim Carlos. A idia de justia em Kant: seu fundamento na liberdade e na igualdade. Belo Horizonte: Editoria UFMG, 1995, p. 263-269. 25 Importa, de qualquer forma, admitir que a liberdade no tem, na concepo kantiana do cidado, o sentido consciente de justificar a propriedade em geral, j que isso seria negar a finalidade exclusivamente moral do seu Estado. (SALGADO, Joaquim Carlos. A idia de justia em Kant: seu fundamento na liberdade e na igualdade. Belo Horizonte: Editoria UFMG, 1995, p. 293.)

122 Cadernos da EMARF, Fenomenologia e Direito, Rio de Janeiro, v.3, n.1, p.1-132, abr./set.2010

Thaita Campos Trevizan e Vellda Bivar Soares Dias Neta

De todo o exposto, percebe-se que Kant coloca no centro do seu conceito de justia a idia de liberdade (para ele o nico direito inato) e consecutivamente a idia de igualdade, a partir das quais ele vai estabelecer a viabilidade de se obter a ordem social. Nesta toada, esclarece Joaquim Carlos Salgado26:
A perspectiva histrica e a reflexo sobre Kant parecem autorizar que se concebe a idia de justia como um conceito dinmico. Na sua primeira fase confirmou-se um conceito de igualdade abstrata, adequada s condies histricas em que se desenvolveu, at que pode receber um novo elemento positivo atravs da Revoluo Francesa e uma solida fundamentao filosfica atravs do pensamento de Kant, que no consagra um puro individualismo, mas assenta as bases de um ideal de igualdade e liberdade do homem, enquanto tambm considerado na sociedade como conseqncia da sua constante preocupao universal.

Tendo em conta essas consideraes, pode-se afirmar, de maneira sinttica, que a idia de justia em Kant desdobra-se em trs momentos: a) Justo o reconhecimento do direito de liberdade como o nico inato e aplicvel a todos os seres racionais; b) Justo a realizao das liberdades externas de todos os indivduos, limitadas pelo princpio de igualdade, traduzido em uma lei universal capaz de organizar a sociedade civil; c) Justo , finalmente, a lei que realiza a liberdade no sentido de autonomia, aproximando-se do conceito de racionalidade. Ou seja, justa a lei que expressa a vontade geral da qual cada um deve participar27.
SALGADO, Joaquim Carlos. A idia de justia em Kant: seu fundamento na liberdade e na igualdade. Belo Horizonte: Editoria UFMG, 1995, p. 326. 27 SALGADO, Joaquim Carlos. A idia de justia em Kant: seu fundamento na liberdade e na igualdade. Belo Horizonte: Editoria UFMG, 1995, p. 327-328.
26

Cadernos da EMARF, Fenomenologia e Direito, Rio de Janeiro, v.3, n.1, p.1-132, abr./set.2010

123

A liberdade sob a perspectiva de Kant: um elemento central da idia de justia

4 A INFLUNCIA KANTIANA NA FORMAO DO CONCEITO DE DIGNIDADE HUMANA O valor da dignidade da pessoa humana foi eleito pelo poder constituinte originrio como um dos princpios que fundamentam a Repblica Federativa do Brasil (art. 3, inciso III), conferindo ao ordenamento jurdico unidade, equilbrio e proporo. Contudo, conferir contedo e significado a esta clusula geral no se revela uma tarefa simples, em virtude das variantes que a circundam desde a concepo divina secularizao do conceito. A preocupao em definir a dignidade humana nica, embora as acepes sejam plurais e variveis desde a filosofia chinesa de Confcio, passando pela Antiguidade Clssica grecoromana, pelas idias predominantes na Idade Mdia, pela escola renascentista, at a concepo liberal do sculo XVIII28. Esse ltimo perodo foi responsvel pela secularizao do conceito. Nessa seara merece destaque o nome de Immanuel Kant, cuja concepo de dignidade parte da autonomia tica do ser humano, que no pode ser tratado como objeto. Com efeito, Kant embasa sua concepo na natureza racional do ser humano, assinalando que a autonomia da vontade faculdade de determinar a si mesmo e agir em conformidade com a representao de certas leis um caracterstica peculiar ao seres racionais, constituindo-se o fundamento da dignidade de natureza humana. Na medida em que qualquer sociedade civilizada tem seus prprios padres e convenes a respeito do que constitui essa indignidade, critrios que variam conforme o local e poca29, torna28 SARLET, Ingo. W. Verbete dignidade da pessoa humana, in Dicionrio de Filosofia do Direito. BARRETO, Vicente de Paulo (Org.). Rio de Janeiro: Renovar, 2006. 29 DWORKIN, Ronald. El Domnio de la Vida, p.305, Apud: Sarlet, Ingo, Verbete Dignidade da Pessoa Humana, In: Dicionrio de Filosofia do Direito, Rio de Janeiro e So Leopoldo-RS: Renovar e Editora Unisinos, 2006, p.223.

124 Cadernos da EMARF, Fenomenologia e Direito, Rio de Janeiro, v.3, n.1, p.1-132, abr./set.2010

Thaita Campos Trevizan e Vellda Bivar Soares Dias Neta

se dificlimo reduzir a dignidade da pessoa humana a uma frmula abstrata, genrica e universal que defina seu mbito de proteo ou incidncia. Com efeito, um dos maiores desafios do conceito de dignidade da pessoa humana e de direitos humanos vem a ser a superao da sua vinculao tradio jurdico-crist ou mesmo cultura europia, que vem a ser obstculo prpria universalizao e impeditivo globalizao da dignidade no multiculturalismo30. Alm das duas concepes de dignidade da pessoa humana, ontolgica e instrumental, deve ser destacada, igualmente, sua faceta intersubjetiva (relacional), bem como a sua simultnea dimenso negativa (defensiva) e positiva (prestacional)31. No que toca sua caracterstica ontolgica, a dignidade da pessoa humana como dado prvio, no existe apenas onde reconhecida pelo direito32, devendo ser entendida como qualidade intrnseca da pessoa humana e nessa medida irrenuncivel e inalienvel, constituindo elemento que qualifica o ser humano como tal, dele no podendo ser destacado. Nessa medida, ainda que o indivduo no se porte de forma digna nas suas relaes com seus semelhantes, no lhe faltar dignidade, na medida em que todos so iguais em dignidade. Ainda sob o aspecto ontolgico o elemento nuclear da noo de dignidade da pessoa humana parece continuar sendo reconduzido, inclusive pela melhor e maior parte da doutrina, primordialmente, matriz kantiana na medida em que se centra na
Neste sentido Hffe, Otfried. In Medizin ohne Ethik? Frankfurt am Main: Suhrkamp, 2001, Apud: Sarlet, Ingo, Verbete Dignidade da Pessoa Humana, In: Dicionrio de Filosofia do Direito, Rio de Janeiro e So Leopoldo-RS: Renovar e Editora Unisinos, 2006, p.224. 31 Tal proposta de conceituao (jurdica) da autoria de Ingo Sarlet exposta no Verbete Dignidade da Pessoa Humana, In: Dicionrio de Filosofia do Direito, Rio de Janeiro e So Leopoldo-RS: Renovar e Editora Unisinos, 2006, p.223.
30

Cadernos da EMARF, Fenomenologia e Direito, Rio de Janeiro, v.3, n.1, p.1-132, abr./set.2010

125

A liberdade sob a perspectiva de Kant: um elemento central da idia de justia

autonomia e no direito de autodeterminao da pessoa (de cada pessoa). Importa, contudo, deixar claro que essa liberdade (autonomia) considerada em abstrato33, implicando em afirmar, por exemplo, que um absolutamente incapaz possui exatamente a mesma dignidade que qualquer outro ser humano. O aspecto instrumental da dignidade seria aquele que traria a noo de igual dignidade de todas as pessoas fundada na participao ativa de todos na magistratura moral coletiva, no restrita, portanto, idia de autonomia individual partindo da necessidade de promoo das condies de uma contribuio ativa para o reconhecimento e a proteo de direitos e liberdades34. Por sua vez, a dimenso relacional da dignidade, que tambm sustentada por Kant, informa que condio humana de cada indivduo no h como descartar a dignidade de todas as pessoas, que convivem em determinada comunidade ou grupo, justamente por serem iguais em dignidade e direitos. Com isso no se quer dizer, contudo, que se justifiquem sacrifcios da dignidade pessoal em prol da comunidade, no sentido de uma funcionalizao da dignidade. A respeito da dimenso negativa e prestacional da dignidade, a primeira diz respeito limitao da atividade dos poderes pblicos, no podendo a dignidade ser perdida ou alienada, na medida em que, deixando de existir, no haveria mais limite a ser respeitado. J sob o aspecto positivo, como prestao imposta ao Estado, deste exigido que a dignidade seja preservada e promovida especialmente criando condies que possibilitem o pleno exerccio
Pereira e Silva, Introduo ao Biodireito, 2002, p.191. Sarlet, Ingo. Verbete Dignidade da Pessoa Humana. In: Dicionrio de Filosofia do Direito, Rio de Janeiro e So Leopoldo-RS: Renovar e Editora Unisinos, 2006, p.219. 34 Tal concepo sustentada por Franck Moderne conforme registro de Ingo Sarlet no Verbete Dignidade da Pessoa Humana. In: Dicionrio de Filosofia do Direito, Vicente de Paulo Barreto (coord.), Rio de Janeiro e So Leopoldo-RS: Renovar e Editora Unisinos, 2006, p.221.
32 33

126 Cadernos da EMARF, Fenomenologia e Direito, Rio de Janeiro, v.3, n.1, p.1-132, abr./set.2010

Thaita Campos Trevizan e Vellda Bivar Soares Dias Neta

e fruio da dignidade, especialmente se de alguma forma a capacidade de autodeterminao do indivduo se encontrar fragilizada ou comprometida. Por relevante, merece destaque o aspecto relacional da dignidade. A este respeito Kant entende que no mundo social h duas categorias de valores: o preo e a dignidade. As cosias tm preo, representando um valor exterior (de mercado), enquanto que as pessoas tm dignidade que, por sua vez, representa um valor interior (moral)35. Da compor o imperativo categrico a exigncia do homem no ser utilizado como um meio para atingir outras finalidades, de modo que em todas as suas aes, sejam aquelas dirigidas a si mesmo como aquelas que se dirigem a outros seres racionais, deve sempre ser considerado como fim e nunca como meio. O imperativo categrico, portanto, seria orientado pelo valor bsico, absoluto e universal e incondicional da dignidade da pessoa humana. No outra a maneira de distinguir as pessoas das coisas, pois estas tm um preo e podem ser substitudas por outras como equivalente, ao passo que as pessoas, justamente por terem (igual) dignidade, no podem ser tratadas como objeto. Desse modo, alguns autores sugerem que um critrio que em muitas situaes pode ser til para a identificao da violao da dignidade seria a verificao do objetivo da conduta, isto , a inteno de instrumentalizar (coisificar) o outro36. Ao contrrio da razo Kantiana que se coloca em um lugar abstrato, sendo integrada por juzos meramente formais,
Assim: Maria Celina Bodin de Moraes. O Princpio da Dignidade Humana. In: Princpios do Direito Civil Contemporneo. Rio de janeiro: Renovar, 2006, p.12. 36 Neste sentido: Sarlet, Ingo. Verbete Dignidade da Pessoa Humana. In: Dicionrio de Filosofia do Direito, Rio de Janeiro e So Leopoldo-RS: Renovar e Editora Unisinos, 2006, p.220.
35

Cadernos da EMARF, Fenomenologia e Direito, Rio de Janeiro, v.3, n.1, p.1-132, abr./set.2010

127

A liberdade sob a perspectiva de Kant: um elemento central da idia de justia

contemporaneamente, tem-se defendido que a dignidade da pessoa humana deve levar em considerao a pessoa concreta e no indivduo atomizado e em abstrato. Alm disso, a dignidade humana que inspira o respeito pelo outro, impondo-se o dever de alteridade - jamais individualista - na medida em que a alteridade como regra tica maior deve permear todo o direito, devendo inform-lo. Com efeito, se por um lado a pessoa deve ser repersonalizada na medida em que colocada no centro das preocupaes do Direito37, por outro, a sua dignidade dado concreto afervel no atendimento de condies materiais mnimas de existncia asseguradoras da liberdade do indivduo e do seu desenvolvimento38. Para Ingo Sarlet, por exemplo, a dignidade da pessoa humana seria a qualidade intrnseca e distintiva reconhecida em cada ser humano que o faz merecedor do mesmo respeito e considerao por parte do Estado e da comunidade, implicando, neste sentido, um complexo de direitos e deveres fundamentais que assegurem a pessoa tanto contra todo e qualquer ato de cunho degradante e desumano como venham a lhe garantir as condies existenciais mnimas para uma vida saudvel, alm de propiciar e promover sua participao ativa e co-responsvel nos destinos da prpria existncia e da vida em comunho com os demais seres humanos39.

Neste sentido so as lies de Pietro Perlingieri, Introduo ao Direito Civil Constitucional. 3. Ed., Rio de Janeiro: Renovar, 2002. 38 FACHIN, Luiz Edson e PIANOVSKI, Carlos Eduardo. A dignidade da pessoa humana do direito contemporneo: uma contribuio crtica da raiz dogmtica do Neopositivismo Constitucionalsita. Rio de Janeiro: PADMA, RTDC 35 (julho/stembro 2008). 39 Sarlet, Ingo. Verbete Dignidade da Pessoa Humana. In: Dicionrio de Filosofia do Direito, Vicente de Paulo Barreto (coord.), Rio de Janeiro e So Leopoldo-RS: Renovar e Editora Unisinos, 2006, p.223.
37

128 Cadernos da EMARF, Fenomenologia e Direito, Rio de Janeiro, v.3, n.1, p.1-132, abr./set.2010

Thaita Campos Trevizan e Vellda Bivar Soares Dias Neta

A demonstrar a atualidade dos imperativos categricos kantianos, vale colacionar a posio da doutrina mais recente no mbito do direito civil constitucional: O substrato material da dignidade assim entendida pode ser desdobrado em quatro postulados: i) o sujeito moral (tico) reconhece a existncia dos outros como sujeitos iguais a ele, ii) merecedores do mesmo respeito e integridade psicofsica de que titular; iii) dotado de vontade livre, de autodeterminao; iv) parte do grupo social em relao ao qual tem a garantia de no vir a ser marginalizado. So corolrios desta elaborao os princpios jurdicos da igualdade, da integridade fsica e moral psicofsica, da liberdade e da solidariedade40. Diante do exposto, depreende-se a inegvel influncia do olhar kantiano na aferio do contedo da dignidade da pessoa humana, fundamento maior e razo de ser do ordenamento jurdico brasileiro. No entanto, essa guinada decisiva no mbito do pensamento filosfico e jurdico no imune a crticas, notadamente no que concerne ao carter excessivamente abstrato da concepo.

5. CONCLUSO Por vezes uma concluso se torna o aspecto mais enfadonho de um discurso. Principalmente quando se transforma em uma simples acumulao de frases. Essa leitura crtica foi feita por Plato, em seu dilogo Fedro, ao aduzir que na maior parte das vezes a concluso de um trabalho, ao mesmo tempo em que cansa o leitor, ocupa espao com rememorizaes em detrimento de uma reflexo mais aprofundada sobre o tema41.
Moraes, Maria Celina Bodin de. Danos pessoa humana. Rio de Janeiro: Renovar,2007, p.85. PLATO, Fedro. Rio de Janeiro: Edies de Ouro, 1980. Lisboa: Guimares Editora, 1994, p.105.
40 41

Cadernos da EMARF, Fenomenologia e Direito, Rio de Janeiro, v.3, n.1, p.1-132, abr./set.2010

129

A liberdade sob a perspectiva de Kant: um elemento central da idia de justia

Seguindo a cartilha platnica, tentaremos no persistir no mesmo erro e por isso seremos breve. Na verdade, toda a reflexo levada a cabo nesta pesquisa mais trouxe inquietaes que esclarecimentos, o que j um bom sinal de conhecimento. Vimos a importncia do conceito de liberdade, fundamental a toda teoria desenvolvida por Kant. No entanto, um aspecto por vezes deixado de lado por aqueles que se utilizam da filosofia kantiana a importncia que o autor confere sociedade. Ao contrrio o indivduo contemplado como valor mximo, sem excluir, contudo, a importncia da sociedade que, alis, servir como pano de fundo da realizao do indivduo, orientado pelo dever como um valor a ser perseguido no combate ao atomismo individualista. Outro ponto que merece destaque, diz respeito compreenso da liberdade como algo natural e da igualdade como uma conveno necessria para a composio de conflitos. Na verdade, no duvidamos da inalienabilidade da liberdade, mas sim a sua preponderncia em detrimento da igualdade, esta sim princpio fundante de um Estado de direito na concepo kantiana. Por derradeiro, embora sejam trs as frmulas do imperativo categrico apresentado por Kant, quais sejam:a) a da universalidade da lei: Age de tal modo que a mxima da tua ao se devesse tornar em lei universal da natureza; b) a da humanidade: Age de tal modo que uses a humanidade, tanto na tua pessoa como na pessoa de qualquer outro, sempre e ao mesmo tempo, como fim e nunca como meio simplesmente; c) a da autonomia ou da liberdade positiva no reino dos fins: Age de tal forma que a tua vontade, atravs de suas mximas, se possa considerar ao mesmo tempo como legisladora universal. O que se observa e aqui faz-se uma crtica, que somente a segunda mxima parece ser trabalhada pela doutrina civil130 Cadernos da EMARF, Fenomenologia e Direito, Rio de Janeiro, v.3, n.1, p.1-132, abr./set.2010

Thaita Campos Trevizan e Vellda Bivar Soares Dias Neta

constitucional. Tal percepo decorre do fato de Kant expressamente afirmar que a pessoa no um fim em si mesma, o que no autoriza a funcionalizao da pessoa. De outra parte, a primeira e a terceira mximas exigem que o indivduo considere a sociedade ao exercer a sua liberdade, na medida da igualdade e da solidariedade, at porque a sociedade o pano de fundo de realizao do indivduo. No a toa que segundo Hannah Arendt (A condio humana, 10ed. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 2009, p. 189) no homem, a alteridade, que ele tem em comum com tudo o que existe, e a distino que ele partilha com tudo o que vive tornam-se singularidades, e a pluralidade humana a paradoxal pluralidade de seres singulares.

6. REFERNCIAS:
ARENDT, Hannah. A condio humana, 10 ed. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 2009. ARISTTELES. tica a Nicmaco. Col. Os pensadores. So Paulo: Abril Cultural, 1979. BOBBIO, N. Direito . Teoria do ordenamento jurdico. Braslia: UnB, 1991. CHUEIRI, Vera Karam de. Verbete Dworkin, Ronald in Dicionrio de Filosofia do Direito. BARRETO, Vicente de Paulo (Org.). Rio de Janeiro: Renovar, 2006. FACHIN, Luiz Edson e PIANOVSKI, Carlos Eduardo. A dignidade da pessoa humana do direito contemporneo: uma contribuio crtica da raiz dogmtica do Neopositivismo Constitucionalsita. Rio de Janeiro: PADMA, RTDC 35 (julho/stembro 2008). GALUPPO, Marcelo Campos. Igualdade e diferena : Estado Democrtico de Direito a partir do pensamento de Habermas. Belo Horizonte: Mandamentos, 2002. GOMES, Alexandre Travessoni. O fundamento da validade do Direito Kant e Kelsen. Belo Horizonte: Mandamentos, 2000. KANT, Immanuel. Crtica da Razo Prtica. Trad. Artur Moro. Lisboa: Ed. 70, 1997. ______________. Crtica da razo pura. Trad. J. Rodrigues de Mereje. So Paulo: Brasil, 1958. ______________. Fundamentao da metafsica dos costumes. Trad. Paulo Quintela. Lisboa: Edies 70, 1988.
Cadernos da EMARF, Fenomenologia e Direito, Rio de Janeiro, v.3, n.1, p.1-132, abr./set.2010

131

A liberdade sob a perspectiva de Kant: um elemento central da idia de justia


_____________. Sobre a expresso corrente: isto pode ser correto na teoria, mas nada vale na prtica. A paz perptua e outros opsculos. Lisboa: Edies 70, 1988. MENDES, Fabiano Mendes. Verberte Liberdade, in Dicionrio de Filosofia do Direito organizado por Vicente de Paulo Barreto. Rio de Janeiro, Renovar, 2006, p.534. MILOVIC, Miroslav. Verberte Emmaneul Kant, in Dicionrio de Filosofia do Direito organizado por Vicente de Paulo Barreto. Rio de Janeiro, Renovar, 2006, p.498-501. MORAES, Maria Celina Bodin de. O Princpio da Dignidade Humana. In: Princpios do Direito Civil Contemporneo. Rio de janeiro: Renovar, 2006 PERLINGIERI, Pietro. Introduo ao Direito Civil Constitucional. 3. Ed., Rio de Janeiro: Renovar, 2002. PLATO, Fedro. Rio de Janeiro: Edies de Ouro, 1980. Lisboa: Guimares Editora, 1994, p.105. RABENHORST, Eduardo Ramalho. Verbete Justia in Dicionrio de Filosofia do Direito, organizado por Vicente de Paulo Barreto. Rio de Janeiro: Renovar, 2006. RAWLS, J. UmaTeoria da Justia. Lisboa: Presena, 1993. ROSA, Andr Vicente Pires. Verbete Igualdade in Dicionrio de Filosofia do Direito. BARRETO, Vicente de Paulo (Org.). Rio de Janeiro: Renovar, 2006. ROUSSEAU, J-J. Obras Completas. In: Contrato social. Vol II. RJ: Globo, 1962. SALGADO, J. A idia de Justia em Kant: seu fundamento na liberdade e na igualdade. Belo Horizonte: UFMG, 1995. SARLET, Ingo. W. Verbete dignidade da pessoa humana, in Dicionrio de Filosofia do Direito. BARRETO, Vicente de Paulo (Org.). Rio de Janeiro: Renovar, 2006.

132 Cadernos da EMARF, Fenomenologia e Direito, Rio de Janeiro, v.3, n.1, p.1-132, abr./set.2010

You might also like