You are on page 1of 9

Biologia IV Professor: Tiago Sanvi

Sistema Circulatrio

EXERCCIOS
Nvel I
1. (Fatec) Os trilhes de clulas que constituem o corpo humano precisam de gua e de variados tipos de nutrientes, alm de um suprimento ininterrupto de gs oxignio. Os nutrientes absorvidos nas clulas intestinais e o gs oxignio absorvido nos pulmes so distribudos s clulas do corpo pelo sistema cardiovascular, uma vasta rede de vasos sanguneos, pela qual circula o sangue impulsionado pelo corao. Sobre esse assunto, assinale a alternativa correta. a) A artria pulmonar conduz sangue, rico em oxignio, do corao para todo o corpo. b) As veias pulmonares conduzem o sangue arterial, rico em oxignio, dos pulmes ao corao. c) A absoro e distribuio dos nutrientes so facilitadas pela digesto completa do amido no estmago. d) Os capilares da circulao sistmica distribuem o gs carbnico aos tecidos, de onde recebem o gs oxignio. e) A absoro dos nutrientes ocorre nas vilosidades intestinais localizadas na superfcie interna do intestino grosso. 2. (Unicamp) A presso parcial do gs O2 (pO2) e a do gs CO2 (pCO2) foram medidas em duas amostras (I e II) de sangue colhidas simultaneamente de um homem normal. A amostra I teve pO2 = 104 mm Hg e pCO2 = 40 mm Hg, enquanto a amostra II teve pO2 = 40 mm Hg e pCO2 = 45 mm Hg. Em relao ao caso em anlise, correto afirmar que: a) A amostra I corresponde a sangue arterial, que pode ter sido obtido de artria pulmonar, que cede O2 para as clulas corporais com baixa concentrao desse gs. b) A amostra II corresponde a sangue venoso, que pode ter sido obtido de veias pulmonares, que levam sangue do pulmo ao corao. c) A amostra II pode ter sido obtida de uma artria pulmonar, que leva sangue do corao ao pulmo, onde a pO2 do ar menor que a do sangue que chega a esse rgo. d) A amostra I pode ter sido obtida de veias pulmonares, que chegam ao corao trazendo sangue oxigenado, que ser usado para irrigar o prprio corao e outros rgos. 3. (Uftm) O esquema ilustra a circulao humana.

A respeito do esquema e da fisiologia cardiovascular, foram feitas as seguintes afirmaes: I. O trio esquerdo recebe sangue proveniente dos pulmes por meio das veias pulmonares e o trio direito recebe sangue proveniente das veias cavas. II. O sangue presente nos vasos 1 e 2 rico em oxiemoglobina e nos vasos 3 e 4 existe sangue rico em ons bicarbonato. III. Todas as veias transportam sangue venoso e todas as artrias transportam sangue arterial. IV. A sstole do ventrculo esquerdo, apontado pelo nmero 5, possibilita que o sangue venoso atinja os pulmes. correto o que se afirma apenas em a) I. b) I e II. c) II e III. d) I, III e IV. e) II, III e IV. 4. (Pucsp) Por meio de _____(I)_____, o sangue _____(II)_____ chega ao corao e sai deste para os tecidos por meio da _____(III)_____. No trecho acima, as lacunas I, II e III, podem ser preenchidas correta e respectivamente, por a) artrias pulmonares, pobre em oxignio e veia aorta. b) artrias pulmonares, rico em oxignio e veia aorta. c) veias pulmonares, pobre em oxignio e artria aorta. d) veias pulmonares, rico em oxignio e artria aorta. e) artrias e veias, rico em oxignio e veia aorta.

CASD Vestibulares

FRENTE N

5. (Ufu) Durante a realizao de atividade fsica, natural que ocorra um aumento da presso arterial. Esse aumento fisiolgico difere do quadro de hipertenso durante atividades cotidianas e at quando se est em repouso. Por ser um quadro patolgico e de evoluo silenciosa, merece ateno e correta interpretao. Considerando uma presso arterial de 120mm Hg por 80 mm Hg, assinale a alternativa correta. a) No momento da sstole ventricular, a fora que o sangue exerce na parede do vaso para passar pela rea (artria) comprimida (obliterada), como resultado do enchimento da bolsa de ar inflvel que envolve o brao, de 120 mm Hg, representado no manmetro. b) No momento da sstole atrial, a fora que o sangue exerce na parede do vaso para passar pela rea (artria) comprimida (obliterada), como resultado do enchimento da bolsa de ar inflvel que envolve o brao, superior a 120 mm Hg. c) A bolsa de ar inflvel que comprime o brao, quando exerce uma presso acima de 120 mm Hg, j permite um fluxo de sangue durante a distole. d) A bolsa de ar inflvel que comprime o brao, quando exerce uma presso abaixo de 80 mm Hg, no permite um fluxo de sangue durante a sstole atrial. 6. (Ufpr) Para facilitao de seu estudo, muitas vezes o corpo humano dividido em sistemas. Entretanto as funes fisiolgicas desempenhadas pelo corpo no esto dissociadas e ocorrem atravs da integrao desses diferentes sistemas. Sobre os sistemas circulatrio, respiratrio e imunolgico, considere as seguintes afirmativas: 1. O oxignio O2 , assimilado pelo corpo atravs das trocas gasosas realizadas pelo sistema respiratrio, distribudo pelas hemcias presentes no sangue, ligado a molculas de hemoglobinas, desempenhando papel importante no processo de produo de energia da maioria das clulas do corpo. 2. As artrias so vasos que transportam o sangue proveniente do corao, podendo inclusive transportar sangue venoso, como no caso das artrias pulmonares. 3. O timo, o bao e os linfonodos fazem parte do sistema linftico, que, entre outras funes, desempenha papel importante no sistema de defesa do corpo humano. 4. O sistema circulatrio composto pelos sistemas sanguneo, que transporta o oxignio, e pelo linftico, responsvel pelo transporte de CO2 . Assinale a alternativa correta. a) Somente a afirmativa 1 verdadeira. b) Somente as afirmativas 1 e 2 so verdadeiras. c) Somente as afirmativas 1, 2 e 3 so verdadeiras. d) Somente as afirmativas 2 e 3 so verdadeiras. e) As afirmativas 1, 2, 3 e 4 so verdadeiras.

7. (Unirio) Pesquisadores da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, sugerem que o uso de estatinas, substncias utilizadas ao colesterol, podem retardar o envelhecimento das artrias. As artrias dos pacientes que sofrem de doenas cardacas (presso alta, diabetes, colesterol alto) e tem hbitos desaconselhados (tabagismo, pouca ou nenhuma atividade fsica) envelhecem em uma progresso mais acelerada do que o resto do corpo. As clulas das artrias mais envelhecidas no funcionam to bem quanto as mais jovens. Por isso, so menos capazes de combater a ruptura dos depsitos de gordura, chamados de placas arteriosclerticas, o que pode bloquear as artrias e causar ataques cardacos e derrames. De acordo com o estudo, ao aumentar os nveis da protena NBS-1, as estatinas aceleram a recuperao do DNA das clulas, aumentando o tempo de vida das artrias e prevenindo seu envelhecimento prematuro. http://www.bbc.co.uk Em nvel estrutural, os vasos sanguneos aos quais o texto se refere diferenciam-se das veias porque a) nas artrias, o sangue circula mais lentamente por estar sob baixa presso. b) as artrias possuem paredes mais espessas e ricas em fibras elsticas. c) em geral, as artrias, so bem mais visveis e superficiais que as veias. d) nas artrias, o fluxo do sangue impulsionado pela contrao da musculatura. e) as artrias s transportam sangue arterial, rico em oxignio. 8. (Uel) Analise a figura a seguir.

Com base na figura e nos conhecimentos sobre o tema, considere as afirmativas a seguir. I. O ciclo cardaco uma sequncia completa de sstoles e distoles das cmaras do corao. O incio do ciclo marcado pela distole dos trios, que bombeiam sangue para o interior dos ventrculos, que esto em sstoles.
FRENTE N CASD Vestibulares

II. A circulao organizada de tal modo que o lado direito do corao bombeia sangue para os pulmes, fenmeno chamado de circulao pulmonar, e o lado esquerdo bombeia sangue para o resto do corpo, fenmeno chamado de circulao sistmica. III. O corao propriamente dito consiste em quatro cmaras: dois trios e dois ventrculos. Os trios esto separados dos ventrculos pelas valvas mitral e tricspides, que impedem o refluxo do sangue para os trios quando os ventrculos se contraem. O refluxo de sangue da artria pulmonar e da aorta para os ventrculos impedido pelas valvas pulmonar e artica. IV. Os principais tipos de vasos sanguneos so as artrias, as arterolas, os capilares, as vnulas e as veias, os quais so constitudos por trs camadas: a tnica ntima, a tnica mdia e a tnica adventcia. Esses vasos sanguneos so inervados por fibras nervosas parassimpticas. Assinale a alternativa CORRETA. a) Somente as afirmativas I e IV so corretas. b) Somente as afirmativas II e III so corretas. c) Somente as afirmativas III e IV so corretas. d) Somente as afirmativas I, II e III so corretas. e) Somente as afirmativas I, II e IV so corretas. 9. (Ufpel)

d) no trio direito chega o sangue proveniente do corpo, ele passa para o ventrculo direito atravs da valva tricspide, da o sangue bombeado para a artria pulmonar. e) as veias pulmonares carregam sangue venoso para o trio esquerdo do corao, da ele passa pela valva tricspide (4) e vai para o ventrculo esquerdo. 10. (Fuvest) O grfico a seguir mostra a variao na presso sangunea e na velocidade do sangue em diferentes vasos do sistema circulatrio humano. Qual das alternativas correlaciona corretamente as regies I, II e III do grfico com o tipo de vaso sanguneo?

11. (Pucmg) O termo "aterosclerose" (Gr. 'atheros'papa) foi criado por Marchand, em 1904, para descrever a esclerose (endurecimento) arterial, que era acompanhada de depsitos gordurosos nas artrias. De todas as formas de esclerose arterial, a aterosclerose a mais importante, posto que as placas fibroateromatosas, que a caracterizam, podem levar ocluso (fechamento ou entupimento) do vaso e instalao de vrias sndromes graves, como o infarto do miocrdio, m circulao cerebral e gangrena de membros inferiores. Sobre as artrias e os processos mencionados, INCORRETO afirmar: a) A artria coronria alimenta o msculo cardaco e lhe fornece sangue arterial, mesmo de seu lado direito. b) Toda artria conduz sangue arterial impulsionado pela contrao cardaca e direcionado pelas vlvulas cardacas. c) A perda de elasticidade das artrias pode acarretar alteraes na presso mnima e mxima e sobrecarregar o corao. d) considerado fator favorecedor da aterosclerose o excesso de partculas LDL, que transportam grandes quantidades de colesterol no plasma sanguneo. 12. (Puc-rio) Quando sobem montanhas muito altas, indivduos, principalmente aqueles com presso sangunea alta e que vivem no nvel do mar, apresentam sangramento no nariz. Isto causado pelo rompimento de pequenos vasos sanguneos na mucosa nasal. Esta ruptura de vasos sanguneos nesta situao
3

corao humano tem quatro valvas ou vlvula (esquema), que devem abrir ou fechar de acordo com as contraes e relaxamento do rgo, permitindo o fluxo do sangue em apenas uma direo. (LOPES, S. BIO. Vol. 2, So Paulo: Saraiva, 2003. [Adapt.]) Com base nos textos e em seus conhecimentos, INCORRETO afirma que a) as valvas tricspide e mitral (4) impedem que o sangue, impulsionado com fora e presso pelos ventrculos, retorne para os trios. b) pela valva tricspide (2) passa sangue venoso, enquanto o sangue que passa pela valva mitral (4) rico em oxignio. c) o sangue que sai do ventrculo esquerdo, passa pela valva artica (3) e da para a aorta, que distribui o sangue para o restante do corpo.
CASD Vestibulares

FRENTE N

causada por: a) aumento da presso externa do ambiente em relao presso sangunea do corpo. b) diminuio da concentrao de oxignio atmosfrico em grandes altitudes. c) aumento da concentrao de oxignio atmosfrico em grandes altitudes. d) diminuio da presso externa do ambiente em relao presso sangunea do corpo. e) aumento da concentrao de gs carbnico atmosfrico em grandes altitudes. 13. (Unifesp) As afirmaes a seguir encontram-se em um folheto para agentes de sade responsveis por medir a presso sangunea de pacientes que chegam a um centro mdico. Voc foi chamado a revis-lo, usando seus conhecimentos sobre o sistema circulatrio. I - A presso mxima medida obtida quando o ventrculo esquerdo se contrai e a mnima, quando ele relaxa. II - A presso sangunea pode ser medida em qualquer parte do corpo, j que ela igual em todo o sistema circulatrio. III - O paciente deve evitar esforos fsicos antes do exame, pois isso alteraria os resultados. IV - Os resultados sero alterados caso o paciente tenha ingerido alimentos excessivamente salgados antes do exame. V - A presso sangunea maior no corao e nas veias e menor nas grandes artrias. As informaes corretas so: a) I, II e III. b) I, III e IV. c) I, IV e V. d) II, III e V. e) III, IV e V. 14. (Fgv) No filme Viagem Inslita (direo de Joe Dante, Warner Bros., EUA, 1987), um grupo de pesquisadores desenvolveu uma nave submergvel que, juntamente com seu comandante, miniaturizada e, em vez de ser injetada em um coelho, como previsto, acidentalmente injetada na corrente sangunea de um dos protagonistas da estria. Assim que chega a um dos vasos, o computador de bordo traa o trajeto da nave: (...) da veia ilaca veia cava inferior, ... aorta, chegando ao primeiro destino: a rea de juno do nervo ptico ao globo ocular. Supondo que a nave acompanhe o fluxo da corrente sangunea, entre a veia cava inferior e a aorta, a nave deve percorrer o seguinte trajeto: a) trio esquerdo; ventrculo esquerdo; pulmo; trio direito; ventrculo direito. b) trio direito; ventrculo direito; pulmo; trio esquerdo; ventrculo esquerdo. c) ventrculo direito; trio direito; pulmo; ventrculo esquerdo; trio esquerdo.
4

d) ventrculo direito; trio direito; ventrculo esquerdo; trio esquerdo; pulmo. e) pulmo; trio direito; ventrculo direito; trio esquerdo; ventrculo esquerdo. 15. (Fatec) A figura a seguir esquematiza o corao de um mamfero, com suas cmaras (representadas por letras), veias e artrias (representadas por algarismos).

Identifique cada parte do corao e assinale a alternativa que apresenta a correspondncia correta. a) O sangue rico em O2 chega nas cmaras A e B. b) O sangue rico em CO2 chega na cmara B. c) Os vasos identificados por I, II e III so, respectivamente, veia cava superior, artria pulmonar e artria aorta. d) O vaso indicado por IV traz sangue arterial dos pulmes ao corao. e) O vaso indicado por III leva o sangue arterial do corao para o corpo

Nvel II
1. (Ufmg 2012) Os sistemas circulatrios das diferentes classes de vertebrados assumem padres bem caractersticos. Assim sendo, funcionalmente, as modificaes estruturais do corao garantiram a eficincia do sistema cardiorrespiratrio em diferentes animais. Analise, nestes grficos, a variao da presso na circulao sistmica e na pulmonar em mamferos e em anfbios:

FRENTE N

CASD Vestibulares

Com base nas informaes contidas nesses grficos e em outros conhecimentos sobre o assunto, faa o que se pede. a) Explique, do ponto de vista morfofuncional, as diferenas observadas entre a presso na circulao sistmica e na pulmonar dos mamferos. b) Considerando apenas os anfbios, justifique a semelhana entre os valores da presso na circulao sistmica quando comparados aos valores da presso na circulao pulmonar. TEXTO PARA A PRXIMA QUESTO: Grande parte das mortes verificadas em pases industrializados decorre de doenas cardiovasculares, que constituem um dos mais graves problemas de Sade Pblica, inclusive no Brasil. No grfico abaixo, esto representados valores da presso sangunea em diferentes vasos do sistema circulatrio de um indivduo saudvel.

Indique, com os nmeros correspondentes, a) as cmaras do corao em que o sangue apresenta maior concentrao de gs carbnico; b) as cmaras do corao as quais chega sangue trazido por vasos; c) o vaso que sai do corao com sangue venoso; d) a cmara da qual o sangue arterial sai do corao. 4. (Unicamp 2010) A alimentao rica em gordura, o sedentarismo e o consumo de cigarro so hbitos presentes na sociedade atual, sendo responsveis, em parte, pela hipertenso arterial, que, por sua vez, favorece o acmulo de placas de gordura na parede interna das artrias, causando a aterosclerose. a) O que ocorre com o fluxo sanguneo nas artrias em que h acmulo de placas de gordura? Justifique. b) Em situao normal, quando o sangue bombeado pelo corao passa pelas artrias, esses vasos sofrem alteraes estruturais, que permitem sua adaptao ao aumento de presso. Explique como as artrias se alteram para se adaptar a esse aumento da presso arterial. Que componente da parede da artria permite essa adaptao? 5. (Uff 2007) Noel Rosa, um dos maiores compositores da msica brasileira, chegou a iniciar os estudos de Medicina, abandonando-os meses depois. Naquele perodo, escreveu os primeiros versos da msica "Corao". Depois que ele gravou a msica, os colegas da Faculdade chamaram a ateno para as descries equivocadas sobre as funes do corao. (adaptado do site do Conselho Regional de Medicina do Estado de So Paulo, 2006) Corao, Grande rgo propulsor, Transformador do sangue Venoso em arterial; Corao, No s sentimental, Mas, entretanto, dizem Que s o cofre da paixo. a) Identifique o erro conceitual contido na primeira estrofe dessa msica. b) Relacione o sangue venoso e o arterial com cada um dos compartimentos do corao humano. c) Especifique onde e como ocorre o processo de hematose no organismo humano. 6. (Fuvest 2007) As figuras a seguir ilustram um experimento realizado por William Harvey, cientista ingls do sculo XVII, que desvendou aspectos importantes da circulao sangunea humana. Harvey colocou um torniquete no brao de uma pessoa, o que

2. (Ufmg 2012) Com base nas informaes contidas nesse grfico e em outros conhecimentos sobre o assunto, faa o que se pede. a) Justifique os altos valores de presso sangunea encontrados nas artrias em relao aos observados nas veias. b) O sangue que sai do corao impulsionado para todo o corpo e, depois de percorrer todo ele, retorna ao corao. Cite dois mecanismos, alm da diferena de presso, que auxiliam no retorno do sangue ao corao. 3. (Fuvest 2010) O esquema a seguir representa o corao de um mamfero.

CASD Vestibulares

FRENTE N

fez certos vasos sanguneos tornarem-se salientes e com pequenas protuberncias globosas (Fig. 1). Ele pressionou um vaso em um ponto prximo a uma protuberncia e deslizou o dedo em direo mo (de O para H na Fig. 2) de modo a espremer o sangue. O vaso permaneceu vazio de sangue entre O e H, enquanto a presso sobre esse ltimo ponto foi mantida.

a) 1. Que vasos sanguneos esto mostrados nos desenhos do experimento de Harvey? 2. Por que eles se tornaram salientes com a colocao do torniquete? b) Por que o vaso permaneceu vazio, entre a protuberncia O e o ponto H, enquanto a presso sobre esse ltimo ponto foi mantida? 7. (Fuvest 2004) A figura a seguir esquematiza o corao de um mamfero.

a) Qual o efeito do abaixamento do pH, de 7,4 para 7,2, sobre a capacidade de a hemoglobina se ligar ao gs oxignio? b) Qual a porcentagem de saturao da hemoglobina por O2, em um tecido com alta atividade metablica, em que a PO2 do sangue de 14 mm Hg e o pH 7,2, devido maior concentrao de gs carbnico (CO2)? c) Que processo celular o principal responsvel pelo abaixamento do pH do sangue nos tecidos com alta atividade metablica? d) Que efeito benfico, para as clulas, tem o pH mais baixo do sangue que banha os tecidos com alta atividade metablica? 9. (Ufrj 2003) A dificuldade dos fumantes em abandonar o consumo de cigarros tem sido associada a diversos fatores relacionados dependncia induzida pela nicotina. A nicotina inalada atravessa facilmente os alvolos e atinge o crebro mais rapidamente do que se fosse injetada por via intravenosa. No crebro ela atua em reas associadas s sensaes de prazer, levando o fumante busca da repetio deste estmulo. Esta peculiaridade da nicotina torna o fumante altamente dependente de estmulos frequentes e dificulta a superao da crise de abstinncia. Explique por que a nicotina inalada, aps atingir a circulao, chega ao crebro mais rapidamente do que se fosse injetada por via intravenosa.

a) Em qual das cmaras do corao, identificadas por A, B, C e D, chega o sangue rico em gs oxignio? b) Em qual dessas cmaras chega o sangue rico em gs carbnico? c) Qual dos vasos, identificados por I, II, III e IV, leva sangue do corao para os pulmes? d) Qual desses vasos traz sangue dos pulmes? 8. (Fuvest 2004) Na figura, as curvas mostram a variao da quantidade relativa de gs oxignio (O 2) ligado hemoglobina humana em funo da presso parcial de O2 (PO2), em pH 7,2 e pH 7,4. Por exemplo, a uma PO2 de 104 mm Hg em pH 7,4, como a encontrada nos pulmes, a hemoglobina est com uma saturao de O2 de cerca de 98%.
6

10. (Unesp 2003) Durante um exame mdico para se localizar um cogulo sanguneo, um indivduo recebeu, via parenteral, um cateter que percorreu vasos, seguindo o fluxo da corrente sangunea, passou pelo corao e atingiu um dos pulmes. a) Cite a trajetria sequencial percorrida pelo cateter, desde sua passagem pelas cavidades cardacas at atingir o pulmo. b) Que denominao recebe a contrao do msculo cardaco que, ao bombear o sangue, possibilitou a passagem do cateter ao pulmo? Qual foi o tipo de sangue presente nessa trajetria? 11. (Ufrj 2003) O encfalo humano um dos rgos
CASD Vestibulares

FRENTE N

que apresentam maior irrigao sangunea. Isto est relacionado ao fato de suas clulas demandarem grande quantidade de energia. Explique de que maneira o grande volume de sangue contribui para a produo de energia nas clulas do encfalo humano.

7: [B] As artrias so vasos sanguneos que, partindo do corao, transportam sangue aos rgos do corpo. O fluxo e a presso sangunea nas artrias dependem da potncia e da frequncia cardaca, bem como da integridade da parede desses vasos. As veias so vasos que afluem ao corao. Ao contrrio das artrias, elas apresentam as paredes mais finas e dotadas de menor quantidade de fibras elsticas. Nas veias o sangue flui com menor velocidade e presso baixa. 8: [B] I. Falso: O ciclo cardaco uma sequncia completa de sstoles (contraes) e distoles (relaxamentos) das cmaras do corao. O incio do ciclo marcado pela sstole dos trios, que bombeiam sangue para o interior dos ventrculos, que esto em distole. IV. Falso: Os vasos sanguneos so inervados, invariavelmente, por fibras nervosas do sistema nervoso autnomo simptico. 9:[E]

GABARITO NIVEL I
1: [B] As veias pulmonares trazem sangue rico em oxignio (sangue arterial) dos pulmes para o corao e depois enviado para o corpo e por meio dos capilares da circulao sistmica distribudo para os tecidos. A artria pulmonar envia sangue rico em gs carbnico (sangue venoso) para os pulmes. A absoro dos nutrientes se d nas vilosidades do intestino delgado, onde molculas de grande tamanho como amido, protenas necessitam de digesto antes de serem assimilados. 2: [D]

10: [A] As amostras I e II so, respectivamente, de sangue arterial e venoso. Na circulao pulmonar as artrias pulmonares conduzem o sangue venoso do ventrculo direito aos pulmes e as veias pulmonares transportam o sangue arterial dos pulmes ao trio esquerdo o corao. 3: [B] III. Falso: As veias pulmonares e umbilicais transportam sangue arterial. IV. Falso: A sstole do ventrculo direito, apontado pelo nmero 5, possibilita que o sangue venoso atinja os pulmes. 4: [D] Por meio de veias pulmonares (I), o sangue rico em oxignio (II) chega ao corao e sai deste para os tecidos por meio da artria aorta (III). 5: [A] Considerando uma presso arterial de 120 mm Hg por 80 mm Hg, no momento da sstole ventricular, a fora que o sangue exerce na parede do vaso para passar pela artria comprimida de 120 mm Hg, representado no manmetro. 6: [C] O transporte de gases respiratrios realizado pelo sistema circulatrio humano. O sistema linftico responsvel pela drenagem do excesso de lquidos do corpo, defesa imunolgica e absoro de cidos graxos no intestino. 11:[B] 12: [D] 13: [B] 14: [B] 15: [D]

GABARITO NIVEL II
1: a) Em mamferos, a parede do ventrculo esquerdo mais espessa do que a parede do ventrculo direito. Esse fato explica porque a presso na circulao sistmica maior do que a presso na circulao pulmonar. b) Em anfbios, o corao apresenta apenas um ventrculo. A sstole ventricular impe a mesma presso nas circulaes pulmonar e sistmica. 2: a) A presso sangunea nas artrias determinada pela contrao (sstole) do ventrculo esquerdo do corao. A presso sangunea nas veias menor por ser determinada pela presso exercida pelos msculos esquelticos do corpo. b) O retorno venoso determinado pela contrao dos msculos esquelticos e pela presena de valvas que impedem o reflexo do sangue venoso dos tecidos e rgos pelos quais j passou.

3: a) 7 e 8 b) 4 e 8
7

CASD Vestibulares

FRENTE N

c) 3 d) 6 No corao existem quatro cavidades internas, denominadas cmaras cardacas: dois trios ou aurculas (cmaras superiores) e dois ventrculos (cmaras inferiores). Os trios recebem o sangue trazido pelas veias ao corao. Os ventrculos impelem o sangue para o interior das artrias. A parede dos ventrculos bem mais espessa que a parede dos trios porque, enquanto os trios bombeiam o sangue para os ventrculos que ficam logo abaixo deles, o ventrculo direito bombeia o sangue para os pulmes e o esquerdo para a maior parte do corpo. O trio direito passa sangue no-oxigenado para o ventrculo direito, atravs da vlvula tricspide (possui trs lminas). O trio esquerdo passa sangue oxigenado para o ventrculo esquerdo, atravs da vlvula bicspide, ou mitral (formada por duas lminas, que lembram a mitra usada pelos bispos). A figura traz um esquema do corao humano:

diminuio da quantidade de sangue que passa por esse local. b) Por serem elsticas, as artrias se dilatam com a passagem do sangue bombeado pelo corao, adaptando-se ao aumento da presso arterial. O componente das artrias que permite que o vaso ceda presso sangunea o tecido muscular liso. 5: a) O corao no transforma o sangue venoso em arterial, apenas o propulsiona em direo aos rgos. Essa transformao feita pelos pulmes. Mais especificamente, por seus alvolos, devido ao aumento de presso de O2 e a sada do CO2 do sangue. b) No trio e ventrculo direito passa o sangue venoso, enquanto no trio e ventrculo esquerdo o sangue arterial. c) A hematose acontece nos alvolos pulmonares. Este processo ocorre atravs da difuso dos gases CO2 e O2. O O2 passa do interior dos alvolos, onde se encontra em maior concentrao, para o sangue. O CO2 sai do sangue venoso em direo ao interior dos alvolos. 6:a) 1. Veias 2. O torniquete impediu o retorno do sangue, o que provocou o aumento de sangue acumulado. b) As veias sempre transportam sangue para o corao. A presso sobre o ponto H impede o retorno do sangue venoso ao corao. 7:a) B - trio esquerdo b) A - trio direito c) III - artria pulmonar d) IV - veia pulmonar 8: a) Queda do pH diminui a saturao da oxiemoglobina, liberando mais oxignio para os tecidos. b) 10% c) A respirao libera gs carbnico, provocando acidose. d) o pH mais baixo facilita liberao do oxignio para os tecidos. 9: A nicotina inalada transportada dos pulmes para o lado esquerdo do corao, sendo remetida pela circulao arterial para o crebro. A nicotina injetada percorre a circulao venosa e pulmonar ("pequena circulao") antes de ser distribuda pela circulao arterial. 10: a) O cateter percorreu, sequencialmente, as seguintes estruturas: trio direito ventrculo direito artria pulmonar. b) A contrao do msculo cardaco, que possibilitou a passagem do cateter ao pulmo, denomina-se SSTOLE VENTRICULAR. O cateter percorreu a
CASD Vestibulares

Os vasos sanguneos ligados diretamente ao corao so de quatro tipos: - artria aorta, que transporta o sangue oxigenado do ventrculo esquerdo para os tecidos do corpo; - veias cavas, que coletam o sangue no-oxigenado vindo dos tecidos, transportando-os at o trio direito. A veia cava superior coleta o sangue no oxigenado dos rgos e dos membros superiores, e a veia cava inferior coleta o sangue venoso dos rgos e dos membros inferiores; - artrias pulmonares, que transportam o sangue pobre em oxignio e rico em gs carbnico do ventrculo direito at os pulmes. Existe uma artria pulmonar para cada pulmo; - veias pulmonares, que transportam o sangue oxigenado dos pulmes at o trio esquerdo. As veias pulmonares so em nmero de quatro. Saem duas de cada pulmo em direo ao corao. 4: a) O acumulo de gordura causa uma diminuio no dimetro interno das artrias, provocando uma diminuio no fluxo sanguneo e a consequente

FRENTE N

trajetria seguida pelo SANGUE VENOSO, do ventrculo direito aos pulmes. 11: A circulao sangunea transporta glicose e gs oxignio necessrios produo de energia pelas clulas do encfalo.

CASD Vestibulares

FRENTE N

You might also like