You are on page 1of 10

MDULO VIII

DIREITO DO TRABALHO E PROCESSO DO TRABALHO Princpios e Singularidades do Processo do Trabalho

DIREITO DO TRABALHO E PROCESSO DO TRABALHO Princpios e Singularidades do Processo do Trabalho


Prof. Lidiane A. Longo e Garcia Gonalves

1. INTRODUO
Podemos comear nosso estudo com uma questo polmica: o Processo do Trabalho autnomo em relao ao Processo Civil? A maioria dos doutrinadores trabalhistas adere a corrente dualista, ou seja, afirma que o Processo do Trabalho possui autonomia, princpios prprios, mas tambm obedecem aos princpios gerais do Processo Civil. Por sua vez, os doutrinadores da teoria geral do Processo Civil aderem a corrente monista, pois defendem a unicidade do processo e afirmam existirem apenas peculiaridades em cada ramo do processo.

2. PRINCPIOS
O Direito Processual do Trabalho um conjunto de regras e princpios que tem por finalidade solucionar os conflitos individuais e coletivos do trabalho, disciplinando as atividades das partes, dos procuradores e da organizao e funcionamento da Justia. As regras concernentes ao processo trabalhista abrangem as normas constitucionais, as inseridas na Consolidao das Leis do Trabalho, as do Cdigo de Processo Civil, os diplomas esparsos e os demais cdigos e regras aplicveis de forma subsidiria. Os princpios so vetores, caminhos, causas primrias e proposies que arrimam e sustentam o ordenamento jurdico e a sua plena concretizao. Os princpios servem para a aplicao correta das normas e para a consecuo do sistema e da prpria justia nas lacunas do ordenamento. Para tornar o estudo mais didtico, os princpios sero abordados na seguinte disposio:

Princpios informativos. Princpios fundamentais: Princpios processual gerais do direito a) igualdade/isonomia; b) contraditrio;
3

c) ampla defesa; d) imparcialidade do juiz; e) motivao das decises; f) devido processo legal; g) inafastabilidade jurisdio; controle

h) razoabilidade da durao processo.

a) dispositivo/demanda; b) inquisitivo/ impulso oficial; c) instrumentalidade; Princpios comuns ao Direito Processual Civil e ao Direito Processual do Trabalho d) impugnao especificada; e) estabilidade da lide; f) eventualidade; g) precluso; h) economia processual; i) perpetuatio jurisdictionis; j) nus da prova; l) oralidade; m) lealdade processual.

Princpios especficos Direito Processual do Trabalho

do

a) proteo; b) busca da verdade real; c) indisponibilidade; d) conciliao.


4

3. PRINCPIOS GERAIS DO DIREITO PROCESSUAL 3.1. Princpios Informativos


Consistem em regras informativas do processo e se dividem em: a) Princpio lgico: informa a lgica que rege o processo, ou seja, o processo inicia-se com a petio inicial, em seguida vem a contestao e assim por diante. b) Princpio jurdico: para que o processo seja lgico tambm necessrio que as regras processuais sejam de antemo claras para o conhecimento de todos. As regras processuais no podem surpreender as partes no curso do processo. c) Princpio poltico: determina ao juiz o dever de sentenciar, mesmo no caso de lacunas, pois isso equivale a dar aos cidados o mximo de garantia social com o mnimo de sacrifcio da liberdade individual. d) Princpio econmico: tem dois aspectos: fazer com que as lides no sejam to demoradas e dispendiosas, bem como propiciar o acesso dos hipossuficientes econmicos ao judicirio por meio da assistncia judiciria e da gratuidade da justia.

3.2. Princpios Fundamentais


a) Igualdade ou Isonomia: decorre do caput do art. 5. da CF/88. Essa igualdade deve ser formal e substancial e est diretamente ligado a aspectos constitucionais fundamentais, como o valor social do trabalho, a livre iniciativa, a dignidade da pessoa humana, dentre outros. Ressalte-se que tal princpio no absoluto, pois comporta vrias excees como a dispensa de custas aos beneficirios da justia gratuita; ampliao dos prazos para a Fazenda Pblica etc. b) Contraditrio: garantia constitucional que consiste na bilateralidade da participao das partes nos atos processuais. c) Ampla defesa: tambm uma garantia constitucional e atua como complemento do contraditrio, pois no se admite a relao processual sem a presena do ru para se defender. d) Imparcialidade do juiz: o juiz, ao solucionar um conflito de interesses entre as partes, deve atuar com imparcialidade, ou seja, deve garantir um processo regular, com igualdade de tratamento entre as partes e observncia do contraditrio e da ampla defesa. e) Motivao das decises: est umbilicalmente ligado imparcialidade do juiz, bem como a publicidade dos julgamentos, resultando em verdadeira garantia da sociedade contra o arbtrio dos juzes, pois estes devem fundamentar suas decises. f) Devido processo legal: consubstanciado no inciso LIV do art. 5. da CF/88, tal princpio prima pelos valores vida, liberdade e propriedade. Por isso, diz-se que est
5

intimamente relacionado a outros princpios, como o do juiz natural (ningum ser processado nem sentenciado seno pela autoridade competente), recorribilidade das decises, motivao das decises judiciais etc. g) Inafastabilidade do controle jurisdicional: tambm conhecido como princpio do acesso individual e coletivo Justia ou ubiquidade ou indeclinabilidade da jurisdio. Est previsto no inciso XXXV, art. 5. da CF/88 e significa que ningum pode impedir um jurisdicionado de submeter sua pretenso tutela jurisdicional. h) Razoabilidade da durao do processo: foi introduzido pela EC n. 45/04, que acrescentou o inciso LXXVIII ao art. 5. da CF/88. Busca a efetividade da prestao jurisdicional, devendo o juiz empregar todos os meios judiciais para que o processo tenha uma durao razovel em sua tramitao.

4. PRINCPIOS COMUNS AO DIREITO PROCESSUAL CIVIL E AO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO


a) Princpio Dispositivo ou da Demanda: tambm chamado de princpio da inrcia da jurisdio. Consiste no poder que tem a parte (que se sente lesada) de provocar a tutela jurisdicional. Significa que o processo, em regra, s comea por iniciativa da parte interessada. Este princpio est consubstanciado no art. 2. e no art. 262, 1. parte, ambos do Cdigo de Processo Civil, a saber: Art. 2.. Nenhum juiz prestar a tutela jurisdicional seno quando a parte ou o interessado a requerer, nos casos e forma legais. Art. 262. O Processo Civil comea por iniciativa da parte ... ATENO No Direito Processual do Trabalho esse princpio apresenta algumas excees, tais como, reclamao trabalhista instaurada por ofcio oriundo da Delegacia Regional do Trabalho (CLT, art. 39); execuo promovida ex officio pelo juiz (CLT, 878), dentre outros.
b) Princpio do Inquisitivo ou do Impulso Oficial: consiste na impulso do processo

feita pelo juiz, isto , depois que a parte ajuza a ao, o juiz assume o dever de prestar a jurisdio em conformidade com os poderes que lhes so conferidos pelo ordenamento jurdico. Est consubstanciado na 2. parte do art. 262 do CPC e no art. 765 da CLT: Art. 262. O Processo Civil comea por iniciativa da parte, mas se desenvolve por impulso oficial. Art. 765. Os juzos e Tribunais do Trabalho tero ampla liberdade na direo do processo e velaro pelo andamento rpido das causas, podendo determinar qualquer diligncia necessria ao esclarecimento delas.
6

c) Princpio da Instrumentalidade do Processo: o processo no um fim em si mesmo, mas um instrumento da jurisdio. Significa que o processo um instrumento de concretizao do direito material. Tambm conhecido como princpio da finalidade ou do formalismo, pois para que seja alcanada a sua finalidade (ou seja, aplicar o direito material) fundamental serem obedecidas as formas previstas pelo legislador, pois so essas formas processuais que evitam a confuso, a desordem e at o eventual arbtrio do juiz. Esse princpio est contido nos arts. 154 e 244 do CPC, que se aplicam ao Processo do Trabalho por fora do art. 769 da CLT. d) Princpio da Impugnao Especificada: est previsto no art. 302 do CPC e consiste em um complemento do contraditrio. Significa que o ru deve manifestar-se precisamente sobre os fatos narrados na inicial, sob pena de presuno de veracidade dos fatos no impugnados. ATENO H divergncias doutrinrias quanto aplicao desse princpio ao Processo do Trabalho. Uma vertente sustenta no ser aplicvel seara trabalhista em virtude do jus postulandi (CLT, art. 791). Por outro lado, outra corrente entende ser perfeitamente possvel a aplicao subsidiria desse princpio, haja vista que essa manifestao precisa do ru quanto s alegaes do autor, alm de envolver lgica e bom senso e no exatamente questes tcnicas, as quais seriam reservadas apenas aos advogados. Fora isso, a defesa por negao geral no produz efeito e corresponde inexistncia de contestao. e) Princpio da Estabilidade da Lide: informa que se o autor j props a demanda e deduziu seus pedidos, e se o ru j foi citado para sobre eles se pronunciar, no poder mais o autor modificar sua pretenso sem anuncia do ru e, depois de ultrapassado o momento da defesa, nem mesmo com o consentimento de ambas as partes isso ser possvel. (LEITE, Carlos H. Bezerra. Curso de Direito Processual do Trabalho. 5. ed. So Paulo: LTr, 2007, p. 63). Est previsto nos arts. 41, 294 e 264 do CPC. ATENO No Processo do Trabalho no existe o instituto do saneamento, pois a audincia realizada antes mesmo da apresentao da defesa. Por isso, parece razovel permitir a alterao ou aditamento do pedido ou da causa de pedir se isso no comprometer o devido processo legal. f) Princpio da Eventualidade: est contido no art. 300 do CPC e significa que todas as matrias de defesa ou de interesse das partes devem ser por estas alegadas no momento prprio previsto em lei. g) Princpio da Precluso: decorre do princpio do contraditrio e da prpria lgica inerente ao processo, ou seja, h um momento prprio para cada ato e como o processo deve caminhar em frente, no permitido discutir questes que j foram superadas. Previso legal: art. 245 e 473 do CPC e art. 795 da CLT.
7

ATENO Tipos de precluso: consumativa (uma vez praticado o ato processual no poder a parte faz-lo novamente); temporal (quando a parte no pratica o ato processual no prazo legalmente previsto, ou o pratica serodiamente); lgica (perda da possibilidade lgica de praticar o ato, porque em contradio com atos anteriores); ordinria (perda da possibilidade de praticar o ato se precedida do exerccio irregular da mesma possibilidade, por exemplo, no recebimento dos embargos execuo, se no garantida pelo oferecimento de bens penhora, ou penhora determinada pelo juiz); e mxima (que estabelecida pela coisa julgada; perda do prazo para interposio de recurso). h) Princpio da Economia Processual: significa obter da prestao jurisdicional o mximo de resultado com o mnimo de esforo, de modo a evitar gastos desnecessrios para os jurisdicionados. i) Princpio da Perpetuatio Jurisdictionis: refere-se perpetuao da jurisdio, ou melhor, da competncia. Est previsto no art. 87 do CPC: determina-se a competncia no momento em que a ao proposta. So irrelevantes as modificaes do estado de fato ou de direito ocorridas posteriormente, salvo quando suprimirem o rgo judicirio ou alterarem a competncia em razo da matria ou da hierarquia. j) Princpio do nus da Prova: est previsto no art. 333 do CPC e no art. 818 da CLT. Atualmente, tem ocorrido a mitigao do rigor desses dispositivos legais, haja vista que se o juiz, ao examinar o caso concreto, detectar dificuldades para o trabalhador, poder desincumbi-lo do onus probandi. Com isso, surgiu a inverso do nus da prova de acordo com a aptido de quem se encontra em melhores condies de trazer a juzo a prova da verdade real. l) Princpio da Oralidade: caracterizado sob quatro aspectos que, reunidos, do substncia a esse princpio: prevalncia da palavra falada, imediatidade do juiz com as partes e, em regra, irrecorribilidade das decises interlocutrias. Tudo isso faz com que a concentrao dos atos processuais ocorra de forma mais efetiva. ATENO Na prtica, desvirtuando-se a inteno do legislador e da orientao desse princpio, observa-se a prevalncia da palavra escrita (est claro que no h proibio de que se peticione e de que se escreva sempre nos autos, mas a escrita deveria ser deixada para casos estritamente necessrios ou para quando a lei determinasse). Artigos que so a incorporao deste princpio: art. 847, art. 850, art. 840, 2. e 893, 1., todos da CLT; art. 342, 440 e 446, inciso II, do CPC e a Lei n. 5.584, de 26 de junho de 1970, art. 2., 3..

m) Princpio da Lealdade Processual: dever das partes e de seus procuradores o comportamento adequado nas audincias e quando se manifestem nos autos, sem o uso de meios artificiosos, dolosos, alterando a verdade dos fatos, provocando incidentes infundados, agindo de modo temerrio ou desvirtuando o caminho da Justia. Diz o art. 14 do Cdigo de Processo Civil: compete s partes e aos seus procuradores: I expor os fatos em juzo conforme a verdade; II proceder com lealdade e boa f; III no formular pretenses, nem alegar defesa, cientes de que so destitudas de fundamento; IV no produzir provas, nem praticar atos inteis ou desnecessrios declarao ou defesa de direito; V cumprir com exatido os provimentos mandamentais e no criar embaraos efetivao de provimentos judiciais, de natureza antecipatria ou final.

5. PRINCPIOS TRABALHO

ESPECFICOS

DO

DIREITO

PROCESSUAL

DO

a) Princpio da Proteo: o Processo do Trabalho tem a finalidade de corrigir uma desigualdade entre empregador e trabalhador. Esse princpio visa compensar uma desigualdade socioeconmica com uma desigualdade jurdica. Por isso, a justia do trabalho possui regras que facilitam o acesso do trabalhador Justia, tais como: gratuidade do processo com iseno de custas para o trabalhador e no para empregador; a inverso do nus da prova favorecendo o empregado e no o empregador. Alm disso, tem-se tambm como exemplo o fato de que a ausncia das partes audincia implica o arquivamento dos autos para o reclamante e revelia e confisso para o reclamado. ATENO O direito material do trabalho protecionista. Entretanto no se pode dizer o mesmo sobre o Processo do Trabalho, pois este somente busca concretizar as regras do direito material. Porm, no se pode olvidar que o processo instrumento da jurisdio, isto , representa o mecanismo pelo qual o juiz deve chegar verdade dos fatos e aplicar o direito material. Por essa razo, a jurisprudncia aceita a aplicao desse princpio no Processo do Trabalho. b) Princpio da Busca da Verdade Real: deriva do princpio da primazia da realidade, inerente ao direito material do trabalho. A CLT confere aos magistrados ampla liberdade na direo do processo, devendo velar pelo andamento rpido das causas, podendo, para tanto, determinar qualquer diligncia necessria ao esclarecimento delas. c) Princpio da Indisponibilidade: decorre do princpio da irrenunciabilidade do direito material do trabalho. necessria a aplicao desse princpio no mbito processual porque muitas normas de direito material so de ordem pblica, promovendo a existncia de um interesse social que transcende a vontade dos sujeitos do processo no seu cumprimento. d) Princpio da Conciliao: a conciliao a declarao da paz no litgio. A tentativa de conciliao sempre deve vir em primeiro lugar. Quando as partes transacionam e chegam a um acordo, a justia realmente acontece, porque a deciso judicial, por mais
9

sbia, sempre contraria interesses. Alm do mais, prefervel que uma disputa seja resolvida pela boa vontade dos litigantes do que pela interferncia do Estado. Nesse sentido, preceitua a CLT: art. 764 Os dissdios individuais ou coletivos submetidos apreciao da Justia do Trabalho sero sempre sujeitos conciliao. ATENO No rito ordinrio, o juiz tem obrigao de fazer proposta conciliatria em dois momentos: a) ao abrir a audincia, faz a proposta conciliatria, antes da apresentao da defesa (art. 847, da CLT); b) far a segunda proposta de conciliao antes da sentena (art. 850, da CLT). Essas duas propostas conciliatrias so obrigatrias e a sua ausncia gera a nulidade do processo (deve ficar constado na ata de audincia que a proposta foi feita e houve recusa). Todavia, afora esses dois momentos, a conciliao possvel sempre, mesmo na execuo ou em fase recursal. J no rito sumarssimo aplica-se o disposto no art. 852-E, da CLT: aberta a sesso, o juiz esclarecer as partes presentes sobre as vantagens da conciliao e usar os mis adequados de persuaso para a soluo conciliatria do litgio, em qualquer fase da audincia.

10

You might also like