You are on page 1of 2

AULA 18 LAGOAS FACULTATIVAS

18.1. DESCRIO DO PROCESSO O esgoto afluente permanece vrios dias na lagoa facultativa, percorrendo as trs zonas da lagoa: zona anaerbia, zona aerbia e zona facultativa. A matria orgnica em suspenso tende a sedimentar, vindo a constituir o lodo de fundo (zona anaerbia), sofrendo o processo de decomposio por microorganismos anaerbios. O gs sulfdrico gerado oxidado na camada aerbia superior, eliminando a ocorrncia de maus odores. Na camada superior (zona aerbia), a matria orgnica oxidada por meio da respirao aerbia. O oxignio suprido pela presena de algas, que realizam fotossntese. Tem-se, assim, um perfeito equilbrio entre o consumo de oxignio e a produo de oxignio e gs carbnico. 18.2. CRITRIOS DE PROJETO 18.2.1. Taxa de aplicao superficial a necessidade de se ter uma determinada rea de exposio luz solar na lagoa, para que o processo de fotossntese ocorra. A = L Ls onde:

A: rea requerida para a lagoa (ha); L: carga orgnica afluente (kg DBO5/d); Ls: taxa de aplicao superficial (kg DBO5/ha.d). O valor de Ls pode ser calculado segundo a frmula:

Ls = 50 1,072T

onde:

T: temperatura mdia do ar (C). A norma recomenda que, caso a rea seja superior a 15ha, a lagoa dever ser dividida em mais de uma unidade.
18.2.2. Profundidade

Pode-se adotar lagoas rasas (H<1,0m) ou profundas (H>1,2m). A tendncia atual tem sido a de se adotar lagoas no muito rasas (H=1,5m a 3,0m). Lagoas rasas so mais propcias a formao excessiva de algas e vegetao, alm de serem mais sensveis a variaes climticas. Lagoas profundas requerem menos rea e so mais resistentes a variaes climticas.
18.2.3. Tempo de deteno

Aps o clculo do volume, deve-se verificar o tempo de deteno. Ente deve ficar entre 15 e

45 dias. Os valores mais elevados so indicados para regies de clima mais frio, enquanto os menores valores so recomendados para regies com temperatura mdia elevada.
18.3. CARACTERSTICAS DE OPERAO

Basicamente vincula-se a cor predominante da lagoa com as suas condies de funcionamento.


Cor da lagoa Verde escura e parcialmente transparente Verde amarelada ou excessivamente clara Interpretao - Presena pouco importante de outros microorganismos no efluente; - Altos valores de pH e OD; - Lagoa em boas condies. - Crescimento de rotferos, protozorios ou crustceos, que se alimentam das algas, podendo causar a sua destruio em poucos dias; - Caso as condies persistam, haver decrscimo de OD e eventual mau cheiro. - Sobrecarga de matria orgnica e/ou tempo de deteno curto; - Fermentao na camada de lodo incompleta; - A lagoa deve ser posta fora de operao. - A lagoa est em processo de autofloculao, decorrente da elevao do pH e da temperatura; - Precipitao de hidrxidos de magnsio e de clcio, arrastando consigo algas e outros microorganismos. - Excessiva proliferao de algas azuis; - A florao de certas espcies forma natas que de decompem facilmente, provocando a exalao de maus odores, reduzindo a penetrao da luz e, em conseqncia, diminuindo a produo de oxignio.

Acinzentada

Verde leitosa

Azul esverdeada

18.4. INCLINAO DOS TALUDES

Talude interno: Inclinao entre 1:6 e 1:2 (vertical:horizontal); Para terrenos argilosos, dever ser superior a 1:2; Para terrenos arenosos, dever estar entre 1:3 e 1:6.

Talude externo: Para terrenos argilosos, dever ser superior a 1:2,5; Para terrenos arenosos, dever estar entre 1:5 e 1:8.

A borda livre dever ser superior a 0,5m. Estes critrios so indicados para qualquer tipo de lagoa (anaerbias, facultativas e de maturao). As dimenses anteriormente calculadas (largura, comprimento e rea) so referentes a meia profundidade da lagoa.
EXERCCIO Dimensionar um sistema de tratamento baseado em lagoa facultativa, utilizando-se o mesmo exemplo das lagoas aeradas. Supor a temperatura mdia local igual a 23C.

You might also like