You are on page 1of 38

Treinamento Funcional para Corredores

Vitor Bertoli Nascimento


Licenciado Pleno Educa Educao F Fsica UFPR Scio V8 Assessoria Esportiva Colaborador CEPEFIS/ UFPR Membro do Departamento do DERC/ SBC Membro da Sociedade Brasileira de Hipertenso

O que ?

Esta baseado na melhoria dos aspectos neurolgico que afetam a capacidade funcional do corpo humano.(Campos &Neto, 2008) O treinamento funcional utiliza-se de elementos que estimulem a propriocepo.

novo?

O que Funcional para Corrida?

Desempenho em Corrida de Longa Distncia

Aspectos Biomecnicos da Fadiga Muscular Durante a Corrida A fadiga muscular descrita como uma das causas de leses (NUMMELA et al. 1994;NIGG et al 2003) dentre as muitas relacionadas prtica da corrida, sendo relatado a ocorrncia de leses na coluna lombar, no quadril e predominantemente no membro inferior (SCHACHE et al., 2002).

Aspectos Biomecnicos da Fadiga Muscular Durante a Corrida


Em estado fadiga os msculos tibias suportam menos impacto.(Mizrahi et al, 1997). Em estado de fadiga h alterao de aspectos biomecnicos (Katsavelis,2008). A corrida prolongada ou de alta intensidade induz a modificaes nos parmetros eletromiogrficos e cinemticos, decorrentes de um processo de fadiga. Alm disso, a literatura demonstra que atividades precedentes como o ciclismo - modificam o padro subseqente de corrida. (Silva et al, 2007). H relao entre parmetros cinemticos e economia de corrida.(Novacheck, 1998).

Mtodos de Treinamento Funcionais para Corrida


Exerccio de Coordenao. Corrida Intervalada. Corrida na Subida/Descida. Pliometria e Saltos. Treino do Core.

Treinamento Intervalado
O TI no ser refere a necessariamente a um mtodo bem conhecido, mas a todos os mtodos executados com um intervalo de descanso. (Bompa, 2002) Rendell: Treinamento com pausas, que de onde provm a eficcia do trabalho.

Treinamento Intervalado de Alta Intensidade


Mtodo inicialmente proposto por Veronic Billat, utilizando velocidade de V02 e seu respectivo tempo de exausto (Billat, 2002). Na prtica pode-se utilizar corridas de curta durao 15s-15s, 30s-30s, 60s-60s na velocidade de VO2.

Efeitos no Desempenho
Melhora no Consumo de Oxignio (Smith et al 2003). Melhora da Economia de Corrida. Melhora nos tempo nas distncias de 5k, 10k, meia e maratona.
(Billat, 2000;2001;2002; Smith et al 2003; Helgerud, J 2007).

Pliometria
Combinao de tipos de contrao auxotnicas, quer dizer, o msculo sofre primeiro um alongamento prolongao para depois imediatamente contrair-se concentricamento. ( Forteza, )

Pliometria
Segundo Manso(1999): Aumenta a rigidez muscular. Melhorar as co-contraes dos msculos sinrgicos. Desenvolver tenses superiores a fora mxima voluntria.

Pliometria
Segundo Weineck (1999): Melhora da coordenao intramuscular. Ganho de fora em funo da alta intensidade de cargas, mas sem ao aumento de massa muscular ou de peso. Mtodo de relevncia em todas modalidades esportivas.

Pliometria

Saltar

Aterrisar

Estabilizar

Saltar

Aterrisar

Estabilizar

Saltar

Pliometria
Unipodal Alternado

Unipodal

Bipodal

Treino de Subida
Treino recomendado para ser utilizado em todas as fases de preparao. Nas fases iniciais com intensidade de corrida abaixo da velocidade de corrida com distncias pequenas. Nas fases especficas com distncias maiores e acima da velocidade de corrida. Distncias: 150m, 200m, 400m a 800m. Descanso ativo.

Treinamento do Core
Core: onde o centro de gravidade est localizado e onde todo o movimento comea. Pode ser definido como o complexo lombar-pelve-quadril.

Treinamento do Core
Core: formado por 29 msculos.

Treinamento do Core

Simples

Complexo

Leve

Pesado

Estvel

Instvel

Guiselini & Guiseline, 2010

Treinamento do Core
Estabilizao

Fora

Potncia

Guiselini & Guiseline, 2010

Treinamento do Core
Principais Exerccios: Pranchas. Bola. Medicine Ball.

Montagem de Treinos
Teste de Velocidade Mxima Esteira. Progresso de Treino de Salto/Pliometria. Testes de Core. Progresso de Treino de Core. Apresentao dos Exerccios propostos pela IAAF em 2005 para Core.

Movimentos Elementares
Agachar. Avanar. Saltar. Deslocamentos laterais.

Agachar
Alinhamento da Coluna. Tronco, Fmur paralelo a tbia. Tornozelo.

Avanar
Medializao do joelho. Lateralizao do joelho. Equilibrio.

Treino Core
Prancha Ventral. Prancha Dorsal. Pracha Lateral. Variaes: Brao extendido/fletido. Perna extendida/fletida.

You might also like