You are on page 1of 45

Material Estudo na Igreja

CONTEXTUALIZAO MISSIONRIA NUMA SOCIEDADE PS-MODERNA


FACULDADE DE TEOLOGIA BOA VISTA FATEBOV

Uanderson Pereira da Silva

CONTEXTUALIZAO MISSIONRIA NUMA SOCIEDADE PS-MODERNA

GOVERNADOR VALADARES - MG

2009

UANDERSON PEREIRA DA SILVA

CONTEXTUALIZAO MISSIONRIA NUMA SOCIEDADE PS-MODERNA

Trabalho de Concluso de Curso exigncia parcial para a obteno do grau de Bacharel em Teologia Submetido Banca Examinadora do Curso de Bacharel em Teologia da Faculdade de Teologia Boa Vista.

GOVERNADOR VALADARES - MG

2009

NDICE

INTRODUO.................................................................................................... 1

CONTEXTUALIZAO MISSIONRIA NUMA SOCIEDADE PS-MODERNA 5

1. Paulo Torna Conhecido do Deus Desconhecido......................... 5

2. Paulo Expe a Doutrina do Ser Humano......................................... 7

3. Paulo Fala Sobre a Ressurreio ...............................................9

4. Desafios Urbanos Ps-Modernos ...................................................... 11

CONCLUSO....................................................................................................13

BIBLIOGRAFIA............................................................................................ 16

INTRODUO

Atravs deste trabalho acadmico o leitor ficar inteirado com as principais estratgias missionrias de Paulo em Atos dos Apstolos e depois refletir se essas estratgias continuam ou no eficazes nos dias de hoje.

A comunicao e suas diversas formas de expresso vem ocupar uma posio na histria de misses, ou transmisso da mensagem do evangelho. Como um missionrio provindo de uma cultura muitas vezes hostil que ele est para ser inserido conseguir levar a mensagem do evangelho, este que carregado de uma cultura judaica, e que tambm influenciado ao longo dos anos por vrias outras culturas? Deve-se valer da apropriao dos princpios descritos na Palavra de Deus para ter um maior aproveitamento na comunicao do evangelho.

A palavra contextualizao vem de contexto que quer dizer uma encadeamento de idias. Uma composio de idias . Ou seja, a contextualizao seria colocar para o receptor da mensagem aquilo que se quer transmitir de forma que ele venha entender em seu contexto e aplique na sua vida diria, como os profetas e os escritores bblicos o fizeram.

O texto bblico utilizado foi a verso atualizada da Bblia Vida Nova e quando outra fonte foi citado a Bblia utilizada.

Tendo em vista o tema proposto inicia-se este trabalho acadmico definindo alguns termos, como o que cosmoviso: Cosmo ou Cosmos: s.m.do grego Kosmos. O Universo, considerado como um todo organizado e harmonioso. E viso 1. Ato ou efeito de ver. 2. O sent ido da vista. 3. Ponto de vista; aspecto. Ento, cosmoviso a viso do mundo, ou de mundos, a percepo que esta pessoa, como indivduo, tem de si mesmo e do mundo que o cerca, bem como daquilo que se est longe dela.

Pensando em pregao missionria teolgica e contextualizada tendo por fonte de pesquisa o Novo Testamento, v-se dois expoentes na pregao da Igreja Primitiva: Pedro e Paulo. O primeiro muito mais pelo sermo pregado no Pentecostes (Atos captulo 2) e o sermo incompleto pregado na casa de Cornlio (Atos captulo 10). Com relao a Paulo, temos os sermes transcritos em Atos, o primeiro na sinagoga de Antioquia da Psdia (captulo 13), o segundo no Arepago, em Atenas (captulo 17), o terceiro em Mileto, aos ancios da Igreja em feso (captulo 20), o quarto ao povo judeu irado, em Jerusalm, o que na verdade no pode ser considerado um sermo, mas um testemunho pessoal (captulo 22) e o derradeiro na presena do rei Agripa (captulo 26). Alm disso, as treze epstolas atribudas autoria paulina igualmente podem nos auxiliar neste intento.

Neste trabalho acadmico abordar-se- questes referentes pessoa do apstolo Paulo, sua obra, seu zelo, sua concepo e a ardor missionrio. Suas viagens produziram uma obra, que foi o estabelecimento de igrejas em diversas cidades do Imprio Romano.

O que os escritores querem dizer quando escrevem a respeito das bases para a evangelizao? Sero suficientes as referncias a regras, mtodos, significados, alvos e bnos? Qual deve ser a motivao? Quais so os reais propsitos da comunicao do evangelho, seja nessa, ou naquela cultura? Como o missionrio deve encaixar a mensagem na sociedade do mundo moderno, ou psmoderno?

A barreira lingstica provoca muito desnimo e desentendimento na comunicao. Alm da dificuldade de se aprender um novo idioma, existe a nova cultura, e conhecimento gerais necessrios compreenso do campo como um todo. Quando em Atos o Esprito Santo enche os

apstolos estes comeam a falar em lnguas, na lnguas nativas dos judeus, ali reunidos provindos de vrias naes: pardos, medos, persas dentre outros. Quando Felipe vai pregar ao eunuco lhe explica uma passagem de Isaas, e muito provavelmente foi ele quem iniciou uma igreja ali na Etipia.

Quando for apresentado os fundamentos bblicos e os propsitos da comunicao do evangelho ficar claro aos missionrios que precisam suprir a grande necessidade de entender os mtodos e a realidade do evangelho em sua comunicao transcultural.

Enormes alteraes ocorrem no meio social. O que dir em outras culturas. Algumas permanecem como que intactas outras nem tanto. O missionrio deve perceber quo diferentes so as realidades social e cultural e as influncias, em relao quelas experimentadas pela cultura, na qual ser, ou est, inserido. Essas consideraes podero refletir em perspectivas que, talvez, se consumem numa melhor transmisso do evangelho.

Parece que o enfoque tem sido outro. Tem-se tencionado o crescimento de Igrejas e no a proclamao do evangelho e a edificao de Igrejas pela Palavra de Deus.

A missiologia est sempre presente, levando a comunidade eclesial a atuar de modo a obedecer a ordem de seu Senhor, apontando o sentido de sua existncia. A fora atual da igreja s ser medida quando se puser em prtica a missiologia, com todos os elementos que ela supe.

Deus em sua soberania decidiu precisar de homens e mulheres para realizar isso de proclamar seu Filho. Por isso, os resgata, os chama, os vocaciona, os capacita e os respalda para essa obra. Esse o papel da igreja: atravs da ao polarizadora do Esprito Santo levar as boas novas aos que ainda no ouviram. Ou seja, preciso conhecer a Deus e torn-lo conhecido. Devemos para isso no medir esforos em aprender com Paulo em Atos dos Apstolos. Em primeiro plano, analisar profundamente o que motivava o apstolo a pregar o evangelho de cidade e cidade e as estratgias que ele usou para fazer isso. E desta forma, num segundo momento, ter uma viso clara para ver se pode-se ou no usar essas mesmas motivaes e estratgias para a transformao da sociedade vigente atravs da obra redentora e reconciliadora de Jesus Cristo, proclamado com profundidade teolgica e fervor missionrio. Assim o Deus que no conhecido de muitas culturas, ou mesmo adorado como em Atenas, como sendo um Deus desconhecido que operou outrora, trazendo de volta um conceito real de Sua presena e soberania neste mundo to cheio de novas idias, de novas formas, de novos, ou nenhum absoluto. Onde tudo relativo na atual Atenas Global. Onde os altares aos deuses so levantados e derrubados, na nsia de uma mudana de se ter esperana, de se ter f, de ver alm desta realidade. Urge diante de ns a necessidade de levar ao mundo a cosmoviso crist, para que renasa uma nova perspectiva de vida, um real cristianismo, sem barreiras, sem fronteiras lingsticas, culturais. Algo slido mesmo em mundo onde no se tem onde apoiar.

O desafio grande e cabe a aqueles que se interessam por misses, e que so fiis e sinceros servos do Deus Altssimo analisar a Palavra como fora dito antes, e procurar nela bases para uma nova transmisso da mensagem do evangelho. Algo que seja claro, e atraente ao pecador, mas que o leve cruz de Cristo, que mostre que Ele o caminho, a verdade e a vida. Por isto a validade da analisa da vida deste grande apstolo que foi Paulo. Tendo como ponto de partida Atos dezessete e sua empolgante e intrigante pregao no arepago.

CONTEXTUALIZAO MISSIONRIA NUMA SOCIEDADE PS-MODERNA

Em Atos 17, pode-ser ver que Paulo foi levado e convidado a expor seu ensino perante o arepago. No h como saber se Lucas quer que se entenda que ele falou no Prtico Real ou no prprio Arepago.

Esta ltima a opinio tradicional; os que visitam Atenas hoje em dia, podem ver o texto do discurso de Paulo no tribunal, inscrito em bronze no sop do monte.

Alguns temas desse discurso j apareceram no resumo do protesto de Barnab e Paulo perante os moradores de Listra que se preparavam para lhes prestar honras divinas, mas a Areopagtica mais completa, mais detalhada e adaptada ao ambiente intelectual de Atenas. Em Atenas, como antes em Listra, o Paulo de Atos no cita expressamente as profecias do Antigo Testamento, que, provavelmente, sua audincia no conheceria; as citaes diretas que seu discurso contm, so de poetas gregos. No entanto, ele no argumenta a partir de primeiros princpios do tipo que formava a base de vrios sistemas da filosofia grega, a exposio e defesa da sua mensagem esto fundamentadas na revelao bblica e fazem eco ao pensamento, e s vezes prpria linguagem, dos escritos do Antigo Testamento. Como a revelao bblica, seu discurso comea com Deus como criador de tudo, continua com Deus como sustentador de tudo, e conclui com Deus como juiz de tudo.

1. Paulo Torna Conhecido do Deus Desconhecido

Paulo encontra seu texto, seu ponto de contato, na dedicatria de um altar que ilustra a religiosidade intensa dos atenienses - qualidade esta que impressionou muitos outros visitantes da cidade na Antigidade. A dedicatria dizia: Agnosto Theo (A um deus desconhecido). Outros escritores nos dizem que altares a deuses desconhecidos podiam ser vistos em toda a cidade; se algum lembra que nenhum deles fala de um alta r para um deus desconhecido (no singular), pode ser suficiente dizer que duas ou mais dedicatrias a um deus desconhecido podem ser juntadas na referncia a altares a deuses desconhecidos (no plural).

Contavam-se vrias histrias para explicar essas dedicatrias annimas; de acordo com uma, elas foram feitas sob a orientao de Epimnides, um sbio de Creta e um dos poetas citados no discurso. Quaisquer que tenham sido as circunstncias ou intenes originais da inscrio que Paulo tomou como texto, ela interpreta como confisso da ignorncia a respeito da natureza divina, e diz que o propsito da sua vinda desfazer essa ignorncia.

Em seguida, ele passa a instru-los na doutrina de Deus. Primeiro, Deus criou o universo com tudo o que ele contm; ele senhor do cu e da terra. Essa a terminologia da revelao bblica: o Deus Altssimo aquele que possui os cus e a terra (Gn 14.19,22); Ao Senhor pertence a terra e tudo o que nela se contm (Sl 24.1). No se abre nenhuma concesso ao paga nismo helenista; no se faz nenhuma distino entre o Ser Supremo e um demiurgo ou mestre de obras que deu forma ao mundo, porque o Ser Supremo era puro demais para se contaminar com a ordem material.

Em segundo lugar, Deus no habita santurios feitos por mos humanas. Estvo, em sua defesa perante o Sindrio, faz essa afirmao em relao ao templo de Jerusalm, construdo para a adorao do Deus vivo; muito mais Paulo podia se sentir vontade para faz-la perante o Arepago, tendo diante dos olhos todos os templos magnficos que coroavam a Acrpole, dedicados a deuses que no eram deuses. O paganismo mais elevado, realmente, reconhecia que nenhuma estrutura material poderia abrigar a natureza divina: Que casa feita por construtores, perguntou Eurpedes, poderia conter dentro do limite das paredes a forma divina? As afinidades da terminologia de Paulo, porm, so bblicas e no clssicas.

Em terceiro lugar, Deus no exige nada dos que ele criou. Nisso tambm se podem traar paralelos com o argumento de Paulo da literatura grega clssica. O Eutrifo de Plato vem mente. Paulo, contudo, est bem no meio da tradio proftica. Os profetas e salmistas, em suas pocas, tiveram de refutar a idia de que o Deus de Israel, em alguma medida, dependia do seu povo e das suas ofertas; seu povo que dependia totalmente dele. Por isso, no salmo 50.9-12, ele recusa os sacrifcios deles nestes termos:

De sua casa no aceitarei novilhos, nem bodes, dos teus apriscos. Pois so meus todos os animais do bosque e as alimrias aos milhares sobre as montanhas. Conheo todas as aves dos montes, e so meus todos os animais

que pululam nos montes. Se tivesse fome, no to diria, pois o mundo meu e quanto nele se contm.

Essa precisamente a nfase de Paulo, quando ele declara que, se Deus aceita culto do ser humano, no porque no pode passar sem ele. Longe de ser suprida alguma necessidade pelo ser humano, ele quem supre toda necessidade deste.

2. Paulo Expe a Doutrina do Ser Humano

Como o criador de todas as coisas em geral o criador da raa humana em particular, Paulo passa da doutrina de Deus para a doutrina do ser humano.

Em primeiro lugar, o ser humano um s. Os gregos podem se orgulhar da sua superioridade natural em relao aos brbaros; os atenienses podem se vanglorizar de ser, diferentes dos outros gregos, autctones, provindos do solo da sua prpria tica. Mas Paulo afirma que a raa humana tem uma s origem, criada por Deus e descendente de um ancestral comum. Perante Deus, todas as pessoas se encontram no mesmo nvel.

Em segundo lugar, a habitao terrena do ser humano e o curso das estaes preparados para o seu bem-estar. Isso tambm uma posio bblica. A terra, de acordo com Gneses 1, foi formada e adequada para ser o lar do ser humano, antes que este fosse introduzido como seu morador. Alm disso, parte da formao e adequao do lar do ser humano na terra consistiu no preparo de tempos para sua habitao. A primeira destas est implcita em Deuteronmio 32.8: Q uando o Altssimo repartia as naes, quando espalhava os filhos de Ado, ele fixou fronteiras para os povos, conforme o nmero dos filhos de Deus.

Os tempos devem ser identificados ou com a seqncia de semeadura e colheita (como no discurso de Listra) ou com as pocas da histria humana (como nas vises de Daniel).

Em terceiro lugar, o propsito de Deus em fazer esses preparativos foi que as pessoas pudessem procurar e encontr-lo - um anseio muito natural, porque elas provm dele, e ele as ajuda em satisfaz-lo, estando prximos delas. aqui que a terminologia do discurso mostra maiores afinidades helenistas, mas para uma audincia diferente Paulo poderia ter expressado o mesmo

pensamento, dizendo que o ser humano criatura de Deus, feito sua imagem. Para sua audincia ateniense ele fundamenta sua afirmao com duas citaes de poetas gregos que pressupe o relacionamento do ser humano com o Senhor Supremo.

A primeira citao se baseia na quarta linha de um quarteto atribudo ao cretense Epimnides, que denuncia seus conterrneos por seu atrevimento, ao dizer que o tmulo de Jpiter podia ser visto em Creta:

Fizeram um tmulo para ti, santo e sublime Os cretenses, sempre mentirosos, animais ferozes, comiles vadios! Mas no ests morto: vives e permaneces para sempre, Pois em ti vivemos, nos movemos e existimos.

A segunda vem do poema sobre Fenmenos naturais de Arato, conterrneo de Paulo na Cilcia, um poeta influenciado profundamente pelo esoterismo. Esse poema comea com uma celebrao de Jpiter - Jpiter, o Ser Supremo da filosofia estica, e no Jpiter, o chefe do panteo mitolgico grego:

Comecemos com Jpiter; jamais, homens, o deixemos sem ser mencionado. Cheios de Jpiter esto todos os caminhos e todos os pontos de encontro do homens; o mar e os portos esto cheios deles. com Jpiter que cada um de ns tem a ver em todos os sentidos, porque dele tambm somos gerao.

No se quer dizer que o Paulo de Atos (muito menos o Paulo que conhecemos das suas cartas) entendia Deus em termos do Jpiter do pantesmo estico, mas se pessoas que seus ouvintes reconheciam como autoridades tinham usado uma linguagem que podia corroborar seu argumento, ele citaria suas palavras, dando-lhes um sentido bblico, ao faz-lo. Paulo queria mostrar aos seus ouvintes a responsabilidade de todas as pessoas, como criaturas de Deus em quem ele tinha soprado seu flego de vida, de lhe dar a honra devida. E essa honra no prestada, quando se retrata a natureza divina sob formas materiais. Novamente ouvimos o eco da profecia e salmodia hebraica, quando a idolatria pag est em vista (Sl 115.4): Prata e ouro so os dolos deles, obra das mos de homens.

Por fim, Paulo faz um chamado ao arrependimento. Sua ignorncia da natureza divina era culpvel, mas Deus fora misericordioso e no a levara em conta. Como s pessoas em Listra foi dito que at ento Deus permitiu que todos os povos andassem nos seus prprios caminhos, com a implicao de que agora se apresentava um novo comeo, assim, aos membros do Arepago, dito que a recente ressurreio de Cristo a garantia de que, por meio dele, Deus ir julgar o mundo com justia - mais um eco dos salmistas hebreus, que anunciaram que Deus julgar o mundo com justia e os povos, com eqidade (Sl 98.9). O varo que destinou para executar esse julgamento facilmente identificado como o filho do Homem que, em Daniel 7.13s, visto recebendo autoridade mundial do Ancio de Dias, e por isso com aquele a quem, de acordo com Joo 5.27, o Pai deu autoridade para julgar, porque o Filho do Homem.

3. Paulo Fala Sobre a Ressurreio

No h nada, porm, que confirme a idia de que a palavra da cruz foi omitida da Areopagtica por uma questo de tato, porque se sabia que era loucura para os gentios; qualquer meno da cruz no teria parecido mais tola a esses gentios em particular do que a observao com que o discurso concluiu - sobre a ressurreio. Deus, diz Paulo, confirmou a certeza do futuro dia do julgamento, trazendo de volta da morte o homem por meio de quem esse julgamento seria executado.

Se entendermos o discurso em termos realistas, alguns ouvintes podem ter perguntado mais sobre esse homem - particularmente, o que havia nele que fez com que fosse ressuscitado. Se o entendermos em termos estilsticos, vemos que ele termina com uma concluso apropriada. Mas o contedo da concluso era totalmente inaceitvel para a maioria dos ouvintes. Se Paulo tivesse falado da imortalidade da alma, teria prendido a ateno da maioria dos seus ouvintes, com exceo do epicureus, mas a idia da ressurreio era absurda. Quando o ateniense squilo, autor de tragdias, meio milnio antes, descreveu a instituio do tribunal do Aerpago por Atenas, a deusa padroeira da cidade, fizera o deus Apolo dizer:

Quando o p endureceu o sangue de algum, Uma vez morto, no h ressurreio.

A palavra para ressurreio ali (anstasis) a mesma que Paulo usou. Com que propsito esse homem veio a Atenas com essa conversa de ressurreio, quando todo ateniense sabia, com base na maior autoridade, que algo assim no podia acontecer?

Zombaria descarada e despedidas polidas foram as principais respostas exposio que Paulo fez do conhecimento de Deus. Informa-se que um membro do tribunal do Arepago creu em sua mensagem - Dionsio, que divide com o apstolo a honra de ter uma rua com seu nome na Atenas de hoje, e que, por volta de 500 d.C., serviu de pseudnimo para o autor de um conjunto literrio de

neoplatonismo e teologia mstica. Entre os outros poucos que seguiram Paulo em Atenas, feito meno especial a uma mulher chamada Damaris, da qual no se diz nada mais. Dos que foram persuadidos a tomar uma ao positiva pode ser dito, como foi dito dos tessalonicenses convertidos, que eles, deixando os dolos, se converteram a Deus, para servir o Deus vivo e verdadeiro e para aguardar dos cus o seu Filho, a quem ele ressuscitou dentre os mortos, Jesus, que nos livra da ira vindoura (I Ts 1.9s). H pouca meno explcita da theologia crucis nessas palavras de Paulo, assim como no discurso no Arepago, mas seria uma atitude muito precria inferir que Paulo no disse nada sobre a cruz em Tessalnica. Entretanto, no ouvimos de nenhuma igreja em Atenas na era apostlica, e quando Paulo fala das primcias da Acaia, a uma famlia em Corinto que ele se refere (I Co 16.15).

Paulo parte do pressuposto da necessidade do conhecimento de seu ouvinte ao transmitir sua mensagem, a mensagem de salvao. Qui a igreja aprenda com ele a transmitir sua mensagem ao mundo ps-moderno, contextualizando-a de forma a expandir o Reino de Deus.

4. Desafios Urbanos Ps-Modernos

Existem trs desafios que se precisa visualizar e analisar para realizar esta misso urbana para a realidade contextualizada.

O primeiro o pluralismo cultural constitutivo da sociedade urbana contempornea. O mundo urbano traz pessoas dos mais diversos cantos e com culturas prprias, dentro at do mesmo pas. Isso faz com que a cidade se torne uma aglomerao de diversificadas culturas, e conseqentemente havendo um sincretismo cultural prprio em cada comunidade.

O segundo desafio nasce do carter multi-religioso e secular. As pessoas no se importam mais com a religio da famlia, mas com aquilo que pode trazer vantagens ou alvi os pessoais. Na vida urbana, o importante o bem estar, mesmo que pra isso seja necessrio abandonar alguns princpios herdados ou aprendidos.

O terceiro desafio surge das tremendas desigualdades de que so objetos muitos que vivem hoje nos espaos urbanos. Um desafio para vivermos na cidade em paz, justia e solidariedade, sem nenhum tipo de excluso social, econmica, religiosa, racial, cultural etc.. Diante dos desafios precisa-se tomar posies certas para realizar uma misso urbana para a realidade.

A primeira posio de uma pastoral comunitria acompanhada de uma teologia transformadora da cultura.

A segunda posio de uma pedagogia dessa teologia. No adianta saber somente os contedos dela, necessrio inculc-las. Para isso necessria uma pedagogia que responda s necessidades das pessoas da cidade.

Em terceiro lugar necessria uma prxis voltada para as pessoas, tendo como sujeito primeiro a comunidade eclesial. Essa comunidade sarada e preparada para apregoar as trs posies acima se torna o agente de pastoral que o mundo necessita.

Este o mundo atual. Um mundo ps-moderno onde no se v mais aquela vida agrria, onde em sua maioria as pessoas querem mais informaes e a mensagem do evangelho deve ser atrativa, no sentindo de comover o corao e mente das pessoas a ouvirem a mensagem de amor do Senhor. Tem que ser uma mensagem contextualizada que atenda aos anseios dos ouvintes ps-modernos, levando-os a Cristo de uma forma viva e eficaz.

CONCLUSO

No Brasil, 81,23% das pessoas esto morando em reas urbanas (IBGE - censo 2000). Nos Estados Unidos, esse contingente j chegou a 90% da populao. O nmero de mega-cidades (com mais de 10 milhes de habitantes) chegar 26 at 2015, e nesse mesmo ano a ONU alerta que cerca de 4 bilhes de pessoas moraro em conglomerados urbanos.

Numa reunio de pastores de uma determinada cidade, um deles indagou porque o povo no ia igreja. Muitas respostas poderiam ser dadas para essa pergunta. Mas a principal razo que as igrejas no atendem as necessidades reais das pessoas. A ao, como igreja, se restringe mensagens irrelevantes, alienantes e descontextualizadas.

Uma misso voltada para as necessidades das pessoas pode fazer muita diferena. Ela deve-se desenvolver num ministrio para as pessoas. No episdio da transfigurao (Lc 9. 28-36), onde os discpulos queriam ficar na montanha, o Mestre relembrou que junto do povo que teriam que estar.

Os missionrios devem estar prontos ao mesmo tempo para orar no monte e depois descer para junto do povo. Estar junto do povo nos faz ver a realidade que as pessoas esto inseridas e descobrir quais so suas reais necessidades, e conhecer sua linguagem, seu contexto.

Observando a vida deste grande apstolo e seu preparo seja como judeu, como fariseu, sua formao filosfica, a influncia grega em seus pensamento, sendo que sua transformao de vida o que mais importa, pois da em diante ele v o mundo em uma nova cosmoviso, no a viso paulina, mas a de Cristo. A viso de mundo, de Reino de Deus. Sabedor de que este deve ser expandido at aos confins da terra a igreja atravs daqueles que so vocacionados devem investir esforos de ordem financeira, de orao, e mesmo de envio para o mundo seja alcanado pra Cristo.

Aps passar por uma igreja enviava suas cartas que so verdadeiros compndios teolgicos, de onde a igreja veio a se firmar. Apesar de parecer loucura a cruz, a pregao do evangelho Paulo preferiu ser louco para o mundo, mas sbio para Deus, como diz aos corntios, em sua primeira carta.

Paulo empreendia seus esforos missionrios, no de forma aleatria, mas sim de forma estratgica. Chegando nas cidades procurava primeiro as sinagogas, ou um lugar onde pudesse expor suas idias ao maior nmero de pessoas possvel. E mesmo preso adiante da guarda pretoriana sua estratgia continuava vigente. Tal era seu amor por Cristo e por sua obra, que deixava sua prpria vida, a qual considerava no sendo dele, mas de Cristo.

No tinha medo de pregar aos filsofos, nem de estar diante de reis, governadores, embaixadores, tinha a ousadia de Pedro, mas um conhecimento necessrio para conhecer as linhas de sua poca e traar pensamentos lgicos, inteligveis ao seu pblico, fez como poucos uma contextualizao das verdades bblicas aos problemas da humanidade.

Se Paulo vivesse na ps-modernidade tempos no teria dificuldades de atender s necessidades de informaes, de contextualizao, de demonstrao de Esprito e de Poder, pois suas mensagens estavam calcadas na Palavra, a firme verdade de Deus. O conhecimento dos smbolos somente o ajudavam a contextualizar a verdade. O conhecimento de seus ouvintes, ou leitores, era de suma importncia, at mesmo porque eram motivos de orao do apstolo. Que diz em Romanos captulo dez, que a f vem pelo ouvir e ouvir a palavra de Deus.

Os desafios atuais so grandes, mas frente a vida deste descomunal apstolo, os missionrios e pregadores da palavra podem encontrar material suficiente, e motivao necessrias de que no Senhor nosso trabalho no vo.

Da a real necessidade de primeiro se ter um encontro com Cristo, ter um conhecimento firme e slido da palavra, e uma formao Bblica-acadmica-teolgica, de forma semelhante, para que o

mesmo saiba como contextualizar sem contudo, desfigurar as verdades da palavra de Deus.

A Contextualizao isto a transmisso de forma clara e concisa, mesmo em meio a inmeras idias, e desafios, que tentam abafar os ouvidos, e inquietar os coraes menos avisados.

O Desafio grande, mas o prprio Senhor disse que estaria com a sua Igreja todos os dias e at aos confins da terra, e que enviaria o consolador que diante de reais dificuldades renova as foras, reala as motivaes e faz a igrejas lembrar as Palavras de Jesus e converte o pecador a Cristo. O prprio Esprito pode-se tambm dizer, que agente causador nesta contextualizao, digerindo e impregnando no corao humano a verdade do evangelho. Que sua igreja aprenda com Ele, e que possa preparar melhor seus obreiros para esta grande seara, com a mensagem que pode tornar o homem ps-moderno sbio, mas sbio para a salvao.

BIBLIOGFRAFIA

A FRAGILIDADE DE MISSES - Valdir Xavier de Frana. Disponvel em: textos.htmtextos.htm. Avesso em 23/06/2008.

____________. Charles Haddon Spurgeon: Uma Breve Biografia. Trad. Dawson Campos de Lima. www.textosdareforma.net, 2003.

BARCLAY, Willian. Hechos de Los Apostoles. Trad. Dafne Sabanes de Plou. 2a ed. Argentina: Associacin Ediciones La Aurora, 1983. Vol. 07. 205 p.

BBLIA DE JERUSALM. So Paulo: Edies Paulinas, 1989. 2366 p.

BLAUW, Johannes. A Natureza Missionria da Igreja; Exame da Teologia Bblica da Misso. Trad. Jovelino Pereira Ramos. So Paulo: ASTE, 1966. 179 p.

BRUCE, F. F. Paulo o Apstolo da Graa, Sua Vida, Cartas e Teologia. So Paulo: Shedd Publices, 2003. 464 p.

CASE, Shirley Jackson. Los Forjadores del Cristianismo. Trad. Daniel Hall. Spain: CLIE, s d. Tomo 1. 232 p.

CESARIA, Eusbio de. Histria Eclesistica; Os Primeiros Quatro Sculos da Igreja Crist. Trad. Lucy Iamakami & Lus Aron de Macedo. So Paulo: Vida Nova, 1999. 461 p.

CHAMPLIN, Russell Norman. O Novo Testamento Interpretado Versculo por Versculo. So Paulo: Milenium, 1982. Vol. I. 806 p.

CHAMPLIN, Russell Norman. O Novo Testamento Interpretado Versculo por Versculo. So Paulo: Milenium, 1982. Vol. III. 887 p.

CHARLES HADDON SPURGEON: UMA BREVE BIOGRAFIA. Trad. Dawson Campos de Lima. Disponvel em: www.textosdareforma.net, acesso em: 10/06/2008.

CLARKE, Adam. Comentrio de la Santa Biblia. 3a ed. E.U.A.: Casa Nazarena de Publicaciones, s.d. Tomo III. 716 p.

CLARKE, Arthur G. Princpios da Igreja no Novo Testamento. Trad. W. A. Wood & K. Jones. Rio de Janeiro: Editra Evanglica Dois Irmos, 1959. 109 p.

CONGRESSO SOBRE A EVANGELIZAO MUNDIAL. Disponvel em: www.pcra.org.br/modules.php?name=News&file=article&sid=70. Acesso em 13/10/2008.

COTHENET, E. So Paulo e o Seu Tempo. 2a ed. Trad. Benni Lemos. So Paulo: Edies Paulinas, 1984. 110 p.

DANKER, F. Wilbur. Lxico do Novo Testamento Grego/Portugus. Trad. Jlio P. T. Zabatiero. So Paulo: Vida Nova, 1984. 228 p.

GARVIE, Alfredo Ernesto. Historia de la Predicacion Cristiana. Trad. Daniel E. Hall. Spain: CLIE, s.d. 401 p.

GREEN, Michael. Evangelizao na Igreja Primitiva. Trad. Hans Udo Fuchs. 2a ed. So Paulo: Vida Nova, 1989. 341 p.

FRIBERG, Barbara & FIBERG, Timothy edts. O Novo Testamento Grego Analtico. So Paulo: Vida Nova, 1987. 860 p.

HAWTHORNE, Steven C. & Winter Ralph D. Misses Transculturais; Uma Perspectiva Histrica. Trad. Carlos siepierski & Mrcio Loureiro Redondo. So Paulo: Mundo Cristo, 1987. 435 p.

HIEBERT, Paul G. O Evangelho e a Diversidade das Culturas; Um Guia de Antropologia Missionria. Trad. Maria Alexandra P. Contar Grosso. So Paulo: Vida Nova, 1999. 307 p.

KITTEL, Gerhard edt. A Igreja no Nvo Testamento. Trad. Helmuth Alfredo Simon. So Paulo: ASTE, 1965. 330 p.

LADD, George Eldon. Teologia do Novo Testamento. Trad. Darci Dusilek & Jussara Marindir Pinto Simes. So Paulo: Exodus, 1997. 584 p.

MACDANIEL,Geo W. As Igrejas do Novo Testamento. Trad. F.M. Edwards. 5a ed. Rio de Janeiro: JUERP, 1989. 168 p.

MARSHALL, I. Howard. Atos; Introduo e Comentrio. So Paulo: Vida Nova / Mundo Cristo, s.d. 397 p.

MORIN, Edgar. Cultura de Massas no Sculo XX. Trad. Maura Ribeiro Sardinha. Rio de Janeiro: Editora Forense, 1967. 208 p.

NASCIMENTO, Washington Roberto. Caminhos da Revelao Bblica; Um Estudo Bblico Atravs da

Geografia. Rio de Janeiro: JUERP, 1991. 116 p.

NICHOLLS, Bruce J. Contextualizao; Uma Teologia do Evangelho e Cultura. Trad. Gordon Chown. So Paulo: Vida Nova, 1983. 56 p.

NIDA, Eugene A. Costumes e Culturas; Uma Introduo Antropologia Missionria. Trad. Brbara Burns. So Paulo: Vida Nova, 1985. 108 p.

RICHARDSON, Don. O Fator Melquisedeque; O Testemunho de Deus nas Culturas Atravs do Mundo. Trad. Neyd Siqueira. So Paulo: Vida Nova, 1995. 181 p.

RIENECKER, Fritz & ROGERS, Cleon. Chave Lingstica do Novo Testamento Grego. Trad. Gordon Chown & Jlio Paulo T. Zabatiero. So Paulo: Vida Nova, 1985. 639 p.

ROBERTSON, A. T. pocas na Vida de Paulo. Rio de Janeiro: Casa Publicadora Batista, s.d. 277 p.

STAGG, Frank. Atos; A Luta dos Cristos por Uma Igreja Livre e Sem Fronteiras. Trad. Waldemar W. Wey. 3a ed. Rio de Janeiro: JUERP, 1994. 261 p.

STALKER, James. A Vida de So Paulo. Trad. J. S. Canuto. Lisboa: Livraria Evenglica, 1925. 166 p.

STOTT, John. R. W. O Cristo em Uma Sociedade no Crist. Trad. Sileda S. Steuernagel. Niteri: Vinde, 1989. 112 p.

TAYLOR, William Carey. Dicionrio do Novo Testamento Grego. 5a ed. Rio de Janeiro: JUERP, 1978. 247 p.

WILLOWBANK REPORT. O Evangelho e a Cultura. Trad. Jos Gabriel Said. 3a ed. So Paulo: ABU / Viso

Por Leonardo Gonalves Para iniciar nosso estudo, trabalharemos trs conceitos de misses: Fundamentalismo missiolgico: Rejeita a cultura, demonizando-a e se fechando para aquilo que ela pode oferecer. Liberalismo missiolgico: Absorve a cultura, mesmo em seus aspectos negativos, culminando em paganizaro da f Evangelismo missional: Dialoga com a cultura absorvendo e respeitando os valores que servem ao evangelho, ao mesmo tempo em que rejeita aquelas noes, muitas vezes tidas como culturais, que esto em oposio ao evangelho de Cristo. Exemplo de fundamentalismo missiolgico: Igrejas plantadas por missionrios europeus e estadunidenses em meados do sculo 19 e 20. Os missionrios impunham padres de vestimenta europia aos habitantes de pases tropicais. Tambm importavam seus instrumentos e cnticos, no valorizando a cultura autctone. Tal tendncia pode ser observada nas igrejas pentecostais. Exemplo de liberalismo missiolgico: O movimento missionrio cristo ps-constantino, que tinha como estratgia absorver a cultura dos pases aos quais pregava, sem questionar a validade de tais prticas. Assim, a igreja sacramentalizou a cultura, colocando-a acima do evangelho. Tal tendncia pode ser observada no catolicismo, no neopentecostalismo (contextualizando com a cultura capitalista) e no movimento emergente liberal, que trata questes como aborto e homossexualismo como demandas culturais, ao invs de prticas pecaminosas. Exemplo de evangelismo missional: A pregao de Jesus a mulher samaritana, onde o mestre pregou a mensagem de salvao a partir do contexto cultural daquela mulher; Paulo no arepago de Atenas, ao citar os filsofos pagos em sua mensagem, criando uma ponte cultural atravs da qual introduziu o evangelho. No entanto, o evangelismo missional dialoga com a cultura, sem ignorar o fato das culturas estarem manchadas pelo pecado. Assim, ele reconhece que nem tudo que tido pelo homem moderno como valor cultural aceitvel diante de Deus. No fundamentalismo missiolgico, a cultura ignorada; no liberalismo cultural ela endeusada e sobreposta ao evangelho. J o cristianismo missional conversa com as diferentes culturas usando-as como ferramenta de contextualizao, ao mesmo tempo em que rejeita valores culturais que se opem a mensagem cristocntrica.

Usando a cultura em favor do evangelho: Construindo pontes culturais para pregar o evangelho em um ambiente cultural diversificado Se pudermos resumir a missiologia urbana e transcultural em uma s palavra, esta palavra contextualizao. Contextualizar significa apresentar idias e pensamentos levando em considerao o contexto das pessoas, de modo a comunicar os fatos com maior clareza. Houve um tempo em que a contextualizao era um principio distante, uma ferramenta usada apenas pelos missionrios transculturais. No entanto, as demandas do mundo moderno e o ambiente policultural fazem da contextualizao uma ferramenta indispensvel igreja contempornea. A igreja que no contextualizar sua mensagem fossilizar e se tornar irrelevante para a sociedade ao seu redor. Em Atos 17, o apostolo Paulo fez seu clebre discurso no arepago de Atenas. Cercado pela elite intelectual daquela cidade, ele apresentou um sermo engajado, no qual citava de memria os filsofos e poetas gregos, demonstrando afinidade com os temas de predileo daqueles homens. E foi assim,

comeando pelos poetas gregos que o doutor dos gentios conduziu seus ouvintes a mensagem de arrependimento. Quando Paulo mencionou a ressurreio, muitos se escandalizaram e se foram, mas Dionsio e alguns dos presentes se converteram ao cristianismo. Paulo foi sbio porque soube usar a cultura em seu benefcio, construindo uma ponte por meio da qual introduziu o evangelho. O dilogo de Jesus com a mulher samaritana, em Joo captulo 4, tambm fundamental para nosso entendimento acerca da contextualizao. Nele, Jesus aborda o tema da salvao usando um dos elementos que fazia parte do cotidiano daquela mulher, a gua. Ele era judeu, ela uma samaritana, e havia uma grande rivalidade entre ambos os grupos, mas Jesus iniciou seu dilogo a partir de um ponto em comum: o poo de Jac (que era historicamente importante para judeus e samaritanos), e a sede existencial que todo ser humano tem. Assim, Jesus conseguiu apresentar o evangelho a mulher de forma eficaz, e ainda foi introduzido por ela a aldeia dos samaritanos. Em todas as culturas existem determinados elementos que so comuns, e que devem ser explorados pela igreja em sua tarefa missionria. Uma igreja que deseja ser relevante deve estudar o grupo que deseja alcanar e, a partir desta analise, definir o tom da palestra, o estilo litrgico, os ritmos musicais, a decorao do ambiente e definir as estratgias que facilitaro o dilogo com as pessoas que ela deseja alcanar. Se a igreja for poli ou multicultural, bom que ela tenha programas especficos e ministros auxiliares que atuem como missionrios para cada grupo alcanado (crianas, adolescentes, jovens, adultos, idosos, estudantes, universitrios, profissionais, undergrounds, etc.). No pode, porm, permitir que a abordagem ocasione diviso ideolgica ou partidarismos, pois a igreja um misto de povos, lnguas, etnias, todos em torno de uma s verdade. Por ultimo, deve-se sempre lembrar que na contextualizao o que varia a apresentao, e no o contedo. O missionrio aquele que apresenta a mesma verdade de diferentes modos diferentes culturas, e no aquele que apresenta verdades diferentes a cada cultura. Os mtodos podem variar, mas o contedo sempre o mesmo. Quando os valores culturais conflitam com o evangelho: Uma abordagem missiolgica da cultura da Amrica Ibero-hispana Um vdeo divulgado pela JOCUM mostra crianas portadoras de deficincias sendo enterradas vivas pelos pais em uma aldeia indgena. Para os ndios daquela tribo, tal prtica aceitvel. Para os antroplogos, trata-se de uma questo cultural. Para o evangelho, aquilo assassinato. No Brasil, ainda existe uma forte tendncia machista, que despreza o trabalho feminino. Mulheres que trabalham ganham menos, mesmo que exeram a mesma funo. Para grande parte dos homens brasileiros, isso um valor cultural, mas para o evangelho, isto acepo, por tanto, pecado. Na Amrica Hispana a mesma tendncia cultural existe, sendo mais forte em algumas regies. Demonstraes de afeto dos pais para com os filhos so tidas como fraqueza, e muitos maridos, por imposio cultural, maltratam suas mulheres e so violentos. Para a sociedade isso cultura, mas para o evangelho, pecado. Nos EUA e na Europa, as pessoas tem desenvolvido uma tendncia materialista e ctica, onde o individualismo e o egosmo so as marcas principais. O mesmo tem acontecido na Amrica Latina, embora com menor intensidade. Este individualismo, egosmo e ceticismo so todos nuances da cultura psmoderna, mas so totalmente opostos ao evangelho, que espiritual, coletivo e altrusta. O que os modernos socilogos chamam de cultura, a bblia chama de pecado.

Assim, podemos concluir que a abordagem comum que se faz da missiologia, que diz que o missionrio deve coincidir totalmente com a cultura sofisma. O evangelho no uma esponja que simplesmente absorve a cultura, mas um poder que redime as culturas. A Palavra de Deus nos d claro e amplo entendimento para discernir entre valores culturais e vcios morais. Quando se ignora isso, abrem-se as portas para o sincretistimo e paganizaro da religio crist. O princpio redentor da cultura na bblia sagrada: Como o evangelho desafia os pressupostos culturais Na bblia vemos diversos exemplos que nos possibilitam vislumbrar os limites entre cultura e pecado. Talvez o primeiro deles seja a recomendao do Senhor ao seu povo, quando eles entram na Terra Prometida, de que eles no deviam seguir os caminhos das naes. Obviamente, muitas daquelas noes religiosas cananias eram parte de uma cultura, mas elas no deviam ser absorvidas pelos hebreus. Embora usado pelos missilogos como paradigma de missionrio transcultural, o estadista Daniel, juntamente com seus amigos, se recusou a comer dos manjares do Rei, e tambm no tomou do seu vinho, que era consagrado a dolos. Eles estavam submersos na cultura babilnica, mas sabiam separar pressupostos culturais, conceitos morais e crenas religiosas. Jesus em sua encarnao foi judeu em todo aspecto da existncia. No entanto, o fato dele mesmo ser judeu e de estar contextualizando com os judeus no o impediu de denunciar a hipocrisia dos fariseus que lavavam as mos cerimonialmente antes de comer, quando seus coraes continuavam impuros. Ele tambm se levantou contra o costume de consagrar seus bens ao Senhor quando parentes prximos passavam necessidade. Jesus foi missionrio transcultural, mas no se submeteu incondicionalmente a cultura hebria. Ele a redimiu. Tudo isso nos revela que o evangelho no apenas um agente passivo e submisso cultura, mas um agente transformador.

O evangelho se submete cultura na mesma proporo em que a cultura se submete ao evangelho, e desafia a cultura com a mesma intensidade que a cultura afronta a Palavra de Deus Concluso O tema deste estudo na verdade uma incgnita no corao de muitos missionrios urbanos e transculturais: Como pregar o evangelho em um ambiente multicultural?. Entendemos que a primeira coisa que o missionrio deve fazer encontrar a divisa entre a valorizao da cultura e a absoro de valores opostos ao evangelho, posicionando-se de modo que lhe possibilite comunicar a mensagem de forma contextual e engajada, ao mesmo tempo em que resguarda os pressupostos absolutos contidos nas Escrituras. Para isso ele deve usar a cultura a seu favor, rejeitando aqueles valores que, embora tidos por tendncias culturais e modernas, se opem ao evangelho. Ele deve dialogar com a cultura e us-la como ferramenta pedaggica, mas no pode jamais endeus-la, sobrepondo-a ao evangelho de Cristo. Por ltimo, deve entender que o evangelho no apenas um agente passivo e submisso cultura, mas um agente transformador que muitas vezes se revela como principio contracultural, desafiando o status quo e redimindo a cultura ao nosso redor. Questionrio para discusso:

1. Quais as diferenas entre fundamentalismo missiolgico, liberalismo missiolgico e evangelismo missional? Onde podemos encontrar exemplos em nossa cultura? 2. O que significa contextualizao? Apresente exemplos bblicos de contextualizao do evangelho. 3. Que estratgias sua igreja pode desenvolver para pregar o evangelho de um modo mais contextualizado? 4. O que pode acontecer com o missionrio, quando ele no compreende que todas as culturas esto manchadas pelo pecado? 5. Apresente exemplos de tendncias culturais que, embora em voga no mundo, no devem ser assimilados pelo evangelho. 6. Que comportamentos culturais da sua cidade o evangelho precisa redimir? Que comportamentos culturais na sua igreja no esto de acordo com o evangelho? 7. Apresente exemplos bblicos de pessoas que rejeitaram ou mesmo se opuseram a valores culturais do seu tempo. 8. Como este estudo te ajudar a pregar o evangelho em um ambiente policultural e ps-moderno? *** Leonardo Gonalves missionrio no Peru e editor do Plpito Cristo. Seminrio ministrado na Iglesia Bautista Misionera, 16/10/2010

FENMENO E CONTEXTO, A MENSAGEM DE PAULO EM ATENAS.


Para fundamentar nossa premissa de que para que haja comunicao intercultural eficaz preciso que haja conhecimento cultural prvio. Vejamos um antigo relato que segundo Richardson (1995), citando um autor grego do sculo III a.D. , provavelmente aconteceu em alguma poca, durante o sexto sculo antes de Cristo, numa reunio do Conselho da Colina de Marte (Acrpole). Uma praga cruel grassava a j mundialmente conhecida cidade de Atenas. Segundo o autor, o conselho da cidade se reuniu para deliberar a respeito de uma possvel soluo para este calamitoso problema. Diz a histria que para isso, eles consultaram o Orculo de Ptias (na pessoa de uma sacerdotisa), e que este lhes ordenou que procurassem em Cnossos, na Ilha de Creta, por um certo Epimnides, este, teria uma resposta para o terrvel problema. O escolhido para ir ao encontro de Epimnides foi Ncias, um dos membros do conselho. Ncias, imediatamente empreendeu viagem e dentro de pouco tempo j se encontrava em contato com Epimnides, que prontamente atendeu seu pedido, e sem delongas, viajou com Ncias de volta a Atenas. Epimnides ficou estupefato com a grande quantidade de deuses que j amontoavam os dois lados da estrada que levava ao Porto de Pireu. Outras centenas adornavam uma montanha rochosa, a conhecida Acrpole, onde uma gerao mais tarde, os atenienses construiriam o Paternon. Diz histria que Epimnides dispensou as honras e logo tratou de comunicar aos atenienses que no dia seguinte, bem cedo, lhe conseguissem um rebanho de ovelhas, um grupo de pedreiros e uma grande quantidade de pedras e argamassa e que levassem tudo para o p da Acrpole. As ovelhas teriam que ser coloridas, algumas brancas e outras pretas. As mesmas no poderiam se alimentar durante toda noite e Epimnides certificou-os que as mesmas deveriam estar famintas. Segundo Richardson (1995), no dia seguinte tudo estava da forma como o sbio Epimnides havia ordenado. Ento o mesmo alou voz, e falou: Sbios ancios(...) vocs j se esforaram muito ofertando sacrifcios aos seus numerosos deuses; entretanto, tudo se mostrou intil. Vou agora oferecer sacrifcios baseado em trs suposies bem diferentes das suas. Minha primeira suposio (...) que existe ainda outro deus interessado na questo desta praga um deus cujo nome no conhecemos e que no est, portanto, sendo representado por qualquer dolo em sua cidade. Segundo, vou supor tambm que este deus bastante poderoso e suficientemente bondoso para fazer alguma coisa a respeito da praga, se apenas pedirmos a sua ajuda. Invocar um deus desconhecido? Exclamou um dos ancios. Isso possvel? A terceira suposio a minha resposta sua pergunta, replicou Epimnides. Qualquer deus suficientemente grande e bondoso para fazer algo a respeito da praga tambm poderoso e misericordioso para nos favorecer em nossa ignorncia se reconhecermos a mesma e o invocarmos! (Richardson. 1995, p. 12). Aps este caloroso discurso Epimnides, mais uma vez alou voz e pronunciou diante de todos os presentes a seguinte orao: tu, deus desconhecido! Contempla a praga que aflige esta cidade! E se de fato tens compaixo para perdoar-nos e ajudar-nos, observa este rebanho de ovelhas! Revela tua disposio para responder, eu peo, fazendo com que qualquer ovelha que te agrade deite na relva em vez de pastar. Escolha as brancas se elas te agradarem; as pretas se te

causarem prazer. As que escolheres sero sacrificadas a ti reconhecendo nossa lamentvel ignorncia do teu nome! (Richardson. 1995, p. 12). Ora, aps a orao, Epimnides sentou-se no cho, e em seguida ordenou para que as ovelhas famintas fossem soltas sobre a grama verdejante da colina sagrada. Para espanto de alguns, algumas ovelhas no pastaram, to somente deitaram-se e descansaram sobre a relva suculenta. Segundo Richardson (1995), o cretense pediu para que as ovelhas que agiram daquela maneira fossem separadas e que no exato local onde elas se deitaram e descansaram, os pedreiros erigissem altares, um para cada ovelha que se deitou, para que, conforme o mesmo mencionou durante a orao, as mesmas fossem sacrificadas sobre estes. Os pedreiros, havidos por se livrarem de uma vez por todas daquela terrvel praga, logo trataram de fazer conforme Epimnides havia ordenado. Sendo assim, uma vez que os altares se encontravam prontos, um dos conselheiros do grupo mais jovem perguntou: Qual o nome do deus que gravaremos sobre esses altares? Epimnides, ento, respondeu: Nome? Repetiu Epimnides, como se refletindo. A divindade, cuja ajuda buscamos, agradou-se em responder nossa admisso de ignorncia. Se agora pretendemos mostrar conhecimento, gravando um nome quando na verdade no temos a menor idia a respeito dele, temo que vamos apenas ofend-la. No podemos correr este risco, concordou o presidente do conselho. Mas com certeza deve haver um meio apropriado de dedicar cada altar antes de us-lo. Tem razo, sbio conselheiro, existe um meio. Inscrevam simplesmente as palavras Agnosto Theo a um deus desconhecido no lado de cada altar. Nada mais necessrio. (1995, p. 13). As ovelhas em fim foram sacrificadas e na mesma noite j se percebia o recuar da praga. No decorrer de uma semana todos os doentes haviam sarado. O fato que toda a Atenas se encheu de louvor ao Deus desconhecido de Epimnides . Mas, com o correr do tempo, o povo de Atenas comeou e esquecer-se da misericrdia do deus desconhecido. Seus altares na colina foram completamente abandonados e os vndalos, pouco a pouco, os foram destruindo. O mato e o musgo dominaram os despretensiosos altares e inevitavelmente Atenas, mais uma vez, se viu dominada pelo panteo de deuses pagos que se empilhavam por suas ruas de pedra e argila. Ainda segundo Richardson (1995), dois ancios, muito tempo depois passavam diante de um destes altares e pelo fato de terem participado de toda esta empreitada, logo se recordaram de todo o ocorrido exatamente da forma como aconteceu. Lembraram-se da misericrdia do deus desconhecido e como este foi misericordioso em livr-los da praga. Por isso, estes escolheram um dos altares que ainda estava em boas condies e deliberaram sobre a possibilidade de o acrescentarem a lista de despesas perptuas da cidade, como uma forma de preservar pelo menos um desses altares para posteridade, bem como a histria de Epimnides, que devia ser mantida viva entre as suas tradies. Depois desta seo nostlgica, os ancios acharam por bem, fazer como tinham combinado. Todo este relato, conforme mencionamos, baseou-se, segundo Richardson (1995), em uma tradio registrada como histria por Digenes Larcio, numa obra clssica da literatura grega. O fato que queremos lanar luz, ao cit-la, que muito tempo depois chegava cidade de Atenas o Apstolo Paulo, e este, segundo o relato de Lucas no livro de Atos, ao passar por uma das ruas de Atenas, percebeu um altar que era

completamente diferente dos demais e isto aguou sua mente iluminada pelo Esprito Santo. Em face de tamanha idolatria, conforme expomos, o esprito de Paulo revoltava-se. Comeara ele a pregar na praa todos os dias, entre os que se encontravam ali (At 17.17). Os que se encontravam ali eram alguns dos filsofos epicureus e esticos os quais contendiam com ele, havendo quem perguntasse: Que quer dizer este tagarela? Outros diziam que o apstolo parecia ser pregador de estranhos deuses. Esta ltima sentena aponta para o fato que Paulo utilizara Theos (palavra grega para Deus) em sua pregao. Ora, os gregos sabiam que Xenofonte, Plato e Aristteles (trs grandes filsofos) usaram Theos como nome pessoal para um Deus Supremo em seus escritos (Richardson 1995). Por isso, Theos era um nome familiar para eles. Sendo assim, o que lhes causou tamanha surpresa quando da pregao de Paulo? Esta surpresa pode ser entendida da seguinte maneira: possvel, portanto, que no fosse Theos, mas o nome Jesus, pouco familiar, que tivesse levado os filsofos a pensar que Paulo estava pregando deuses estranhos. Eles talvez ficassem tambm espantados com a idia de algum querer introduzir mais um deus em Atenas, a capital mundial dos deuses! Em resumo, os atenienses devem ter tido necessidade de uma lista de tamanho equivalente s pginas amarelas para controlar as inmeras divindades j representadas em sua cidade! (Richardson 1995, p. 18). Ora, Paulo precisava expor aos atenienses que ele no estava tentando introduzir mais um deus em seu enorme panteo. Precisava fazer com que os atenienses entendessem a singularidade do Deus o qual ele estava pregando. Mas, o que fazer? Segundo Richardson (1995), h muito Paulo j possua a resposta, vejamos: Jesus Cristo fornecera a Paulo uma formula-mestra para enfrentar problemas de comunicao transcultural como o de Atenas. Falando atravs de uma viso to convincente que deu a Paulo novas perspectivas e to brilhante que o deixou temporariamente cego, Jesus havia dito: Para os quais eu te envio, para lhes abrir os olhos e convert-los das trevas para luz (At 26.17-18). A lgica de Jesus era impecvel. Quando as pessoas devem voltar-se das trevas para a luz, necessrio que seus olhos se abram primeiro para que possam ver a diferena entre ambas. O que preciso para abrir os olhos de algum? Um abridor de olhos! (1995, p. 18). O abridor de olhos, o qual Richardson (1995) se refere, justamente o parmetro cultural utilizado pelo missionrio, na tentativa de fazer com que os nativos (neste caso os atenienses) entendam, atravs de sua prpria cultura, as verdades supraculturais da Bblia. No caso que estamos tratando percebemos que Paulo era judeu, renascido cristo. Como ele descobriria, em uma Atenas infestada de deuses pagos, um abridor de olhos para o Deus Supremo? simples, ele teria que conhecer a cultura ateniense e atravs dela associar o carter divino da mensagem a uma realidade compreensvel. Ora, Paulo conhecia profundamente a cultura ateniense, e era um exmio pregador da mensagem crist. Por causa disso, ele no teve problemas para conseguir uma ponte para a mensagem. O parmetro cultural que ele utilizou a muito j fazia parte da histria deste povo. Paulo utilizou como abre olhos, para uma melhor compreenso de sua mensagem, a famosa histria do deus desconhecido. Conforme lemos na narrativa de Atos, Paulo j havia passado e observado e descobriu algo no sistema que no fazia parte do sistema. Era um altar que no se associava a qualquer outro dolo. Um altar com a curiosa inscrio, ao deus desconhecido (Richardson 1995). Paulo percebia

atravs de todas estas caractersticas livres de sincretismo, algo que poderia abrir as mentes e os coraes daqueles filsofos esticos e epicureus. O que temos em seguida exemplifica muito bem o assunto proposto, uma vez que Paulo inicia sua pregao da mesma forma como faria em qualquer outro lugar. S que em dado momento ele contextualiza com os atenienses e transmite-lhes a mensagem de uma forma compreensvel sua cultura e momento histrico, retirando-lhes o vu que os impediam de ver a verdade que a muito estava latente aos seus olhos. Ele diz: Senhores atenienses! Em tudo vos vejo acentuadamente religiosos; porque passando e observando os objetos de vosso culto, encontrei tambm um altar no qual est inscrito: AO DEUS DESCONHECIDO. Aps esta introduo fantstica o apstolo continuou com uma declarao que aguardara cerca de seis sculos para ser pronunciada. E que em poucas linhas um dos mais plenos exemplos de uma comunicao contextualizada. Pois esse que adorais sem conhecer, precisamente aquele que eu vos anuncio (At 17.22-23). Com esta declarao estonteante os atenienses percebiam que o Deus pregado por Paulo de maneira alguma lhes era estranho, absolutamente, ele h muito era representado pelo singelo altar de Epimnides. Tratava-se, portanto, de um Deus que j interferira na histria de Atenas. Tendo certamente o direito de ver o seu nome proclamado ali! (Richardson 1995). Esta verdade s se tornou pertinente e significativa aos atenienses por que Paulo pregou de maneira que os mesmos compreenderam. Ou seja, Paulo pregou uma mensagem extrada nica e exclusivamente das Boas Novas do evangelho, todavia, atravs de parmetros culturais inerentes aos atenienses o altar ao deus desconhecido. O Apstolo s utilizou este altar como ponte, por que sabia que o mesmo estava livre de toda e qualquer associao sincrtica ou pag, pois, este no era associado a nenhum deus ateniense (ou seja, no tinha qualquer simbolizao idlatra), tinha livrado os atenienses da praga h muito tempo atrs (fato que revelava seu imensurvel poder e singularidade) e em nenhum momento se envolveu na histria ateniense se no nestes termos (revelando ser um Deus to poderoso que no levou em conta a ignorncia ateniense). Paulo compreendia isto muito bem, uma vez que h muito j tivera contato com a histria de Epimenides, fato que comprovado atravs de uma citao que Paulo faz em uma de suas cartas pastorais. Foi mesmo dentre eles, um seu profeta que disse: cretenses, sempre mentirosos, feras terrveis, ventres preguiosos. Tal testemunho exato. Portanto, repreende-os severamente para que sejam sadios na f (Tt 1.12-13). Estas palavras que foram citadas pelo apstolo, segundo Richardson (1995), se encontram em um antigo poema atribudo a Epimnides. Os membros do Arepago devem ter ficado surpresos quando descobriram ser o evangelho uma mensagem perceptiva, clara e objetiva. Isso graas a Contextualizao. Aps lanar luz mente dos gregos, Paulo continuou seu articulado discurso. Ele sabia que a mensagem crist visava no s edificar os santos, mas tambm denunciar os pecadores. Com certeza as sentenas seguintes que criticavam a idolatria bem como a adorao a imagens provocaria certo desconforto aos atenienses. Mas, o verdadeiro missionrio possui compromisso apenas com a verdade. E Paulo compreendia isso muito bem. A mensagem no deve ser amenizada para no chocar os ouvintes, muito pelo contrrio, ela deve ser pregada em toda sua extenso, para s assim, provocar uma verdadeira transformao; uma genuna converso. Segundo Richardson (1995), Paulo s pecou em um nico ponto (no que diz respeito a estar pregando para filsofos), pois, em seu acalorado discurso ele mencionou a ressurreio do homem que Deus autorizou para julgar o mundo, sem explicar primeiro como e porque ele teve que morrer, Fato que causou, pela primeira vez, um espao na

lgica de sua pregao. O que fez com que os filsofos desabonassem o restante da mensagem para seu prprio fracasso espiritual. Quando ouviram falar de ressurreio de mortos, uns escarneceram, e outros disseram: A respeito disso te ouviremos depois noutra ocasio. A essa altura Paulo se retirou do meio deles. (At 17.32-33). At mesmo um apstolo como Paulo pode encontrar dificuldades na comunicao transcultural! Mas, o motivo que nos impulsionou a tomar esta passagem como exemplo de mensagem contextualizada, no foi a negao dos filsofos que provavelmente no quiseram mais ouvir o discurso, por que este, a muito, j os inflamava, uma vez que combatia a idolatria e o seu orgulho consistncia racional, mas, pelo fato que Nem todos descreram de Paulo por ter mencionado a ressurreio (Richardson 1995). Houve, porm, alguns homens que creram; entre eles estava Dionsio, o aeropagita, uma mulher chamada Dmaris e, com eles, outros mais (At 17.34). Mesmo cercados de discursos que requeriam para si autoridade divina, essas pessoas creram salvificamente no evangelho que fora pregado de forma contextualizada, o qual reuniu as condies necessrias para lev-los a uma reflexo que culminou em salvao. Por causa desta verdade, temos plenas condies de considerar a abordagem utilizada pelo Apstolo Paulo de uma empreitada de sucesso. Para a Glria de Deus! Depreende-se, portanto, que a contextualizao indispensvel para a perfeita comunicao do evangelho. Uma vez que ela serve como um abre olhos, que desobstrui a mente e o corao do indivduo para a converso e conseqentemente para a salvao em Cristo Jesus. Este processo requer um estudo prvio da cultura a que se destina alcanar, pois, a ponte utilizada para exemplificao da mensagem deve estar livre de toda e qualquer associao sincrtica, bem como pag, para que o indivduo no tenha nenhum tipo de idia equivocada da mensagem sagrada que est recebendo, nem a associe a parmetros culturais que no se coadunem com a mensagem divinamente inspirada, semelhana do que Paulo conseguiu em Atenas. Por fim, sendo o mais importante. Todo este processo de contextualizao deve, em todas as suas reas, ser iluminado e dirigido pelo Esprito Santo de Deus. O qual convence o homem da justia, do pecado e do juzo .

RESENHA
Gustavo Luiz Rodrigues Souza BURNS, Brbara Helen (org.). Contextualizao Missionria: desafios, questes, diretrizes. So Paulo: Vida Nova, 2011. 272 p.

O livro Contextualizao Missionria uma coletnea de artigos, onde a organizadora Barbara Helen Burns, missionria americana que trabalha no Brasil desde 1969, buscou junto com vrios autores elucidarem a histria da discusso em torno de contextualizao, bem como suas bases bblicas, os dilogos acadmicos relacionados, e exemplos prticos do campo missionrio. Barbara Burns, adotando um modelo de trabalho, interagiu com Ronaldo Lidrio, Bertil Ekstrm, Silas Tostes, Maria Bernadete da Silva e Silas Lima e assumiu a organizao dos captulos expostos, divididos em quatro partes. Na primeira parte da obra apresenta as razes bblicas e teolgicas da contextualizao missionria. Na segunda parte, razes da contextualizao na histria. J na terceira parte aborda as questes contemporneas sobre a contextualizao missionria. E na ltima parte tratase da contextualizao em prtica, atravs de estudos de casos. No primeiro captulo, Ronaldo Lidrio faz uma abordagem sobre contextualizao sob uma perspectiva teolgica. Introduz o assunto com base em Mateus 24.14. Salienta-se que a ns cabe no somente viver Jesus, mas tambm proclam-lo de forma compreensvel (p. 17). Menciona os pressupostos, tais como: a) A Palavra supracultural e a-temporal; b) Contextualizar o evangelho no reescrev-lo luz da Antropologia; c) A finalidade maior da contextualizao apresentar Cristo. Em seguida cita os pressupostos mais evidentes e simultaneamente perigosos de contextualizao: O perigo poltico- originado na tendncia humana de impor a outros povos a sua adquirida de pensar e interpretar. O segundo perigo, o pragmatismoassumido de uma abordagem puramente prtica na contextualizao. E por ltimo, o perigo sociolgico- que reside na aceitao de uma abordagem humanista. Defende inclusive a conciliao entre a teologia e missiologia. E para isso evoca a necessidade da missiologia se fazer presente nos centros acadmicos quando afirma que esta dirige telogos para o plano redentivo de Deus e os ajuda a ler as Escrituras sob o pressuposto de que h um propsito para a existncia da igreja (p.21).

Ronaldo apresenta alguns princpios de contextualizao. Enumera-os para nos ajudar a pensar de modo criterioso: 1) H uma verdade universal e supracultural; 2) O pecado intencional que nos separa de Deus; 3) Somos seres culturalmente construtores de dolos; 4) A mensagem paulina na sua exposio contextualizada realidade da vida e queda humana. E a partir do texto bblico insere o modelo de contextualizao. Para tal finalidade analisa trs passagens bblicas: Atos 9.19-22, Atos 13.14-16 e Atos 17.16-31. Depois utiliza o modelo Paulino em relao contextualizao da mensagem. Conclui que a mensagem, em um processo de comunicao contextual jamais deve ser diluda em seu contedo. E prossegue ao dizer que o uso de simbologias culturais explicatrias das verdades bblicas podem ser utilizadas desde que apresentem claramente a relevncia do evangelho. Lidrio diz que o evangelho deve ser explicado a partir de si mesmo e no da cultura. O alvo final da apresentao levar o homem ao conhecimento de Cristo e no simplesmente comunicar. E ainda que, a contextualizao da mensagem, lingustica e culturalmente, um instrumento para uma boa comunicao. E por ltimo, que o resultado esperado da apresentao do evangelho o arrependimento dos pecados e sincera converso. O autor na reta final do captulo aborda os critrios bblicos para a contextualizao. Observa que toda comunicao do evangelho deve ser baseada nos princpios bblicos; que a comunicao do evangelho deve ser uma atividade realizada a aprtir da observao e avaliao da exposio da mensagem que est sendo comunicada; a rejeio do evangelho no deve ser vista, em si, como equivalente m contextualizao e ao elaborar a abordagem na apresentao do evangelho deve-se partir da Bblia para a cultura e no o contrrio. Ronaldo Lidrio de forma magistral finaliza com as seguintes palavras: Precisamos conciliar a sensibilidade e interesse cultural com uma teologia bblica que fundamente o ministrio. Se uma sugesto pudesse ser dada seria esta: reavaliarmos nossa atividade missionria e eclesistica luz daquilo que teologicamente fundamentado e no apenas praticamente frutfero, seja do ponto de vista da comunicao da mensagem ou da formao da igreja (p.32). No segundo captulo, Bertil Ekstrm, busca lies aplicveis para a atualidade e princpios bsicos de contextualizao que nos orientem na comunicao das verdades eternas em outros contextos religiosos, culturais e lingusticos. Com este propsito em mente se basea em dois textos: Atos 14 e 17. A sntese do texto de analisado de Atos 14 a seguinte: a cura do homem paraltico evidencia um evangelho integral de poder e esperana; caso houvesse atitude de rechaar a idolatria geraria enorme dificuldade posteriormente para a pregao sobre Cristo; alm dos milagres efetuados a mensagem revelou a pecaminosidade dos

moradores de Listra, o problema da idolatria e aponta o caminho de volta a Deus; utiliza racionalmente o argumento da natureza e do Criador desta, sem fazer citao do Antigo Testamento; apesar da barreira lingustica h identificao com o povo e demonstra na apresentao de um Deus nico a radicalidade do evangelho. No resumo do trecho de Atos 17, Ekstrm constata que h uma diferenciao da comunicao do evangelho em Atenas e de Listra. Ele afirma que a metodologia de Paulo contextualizada em Atenas. Que h uma adaptao da linguagem utilizada. E ainda, que a argumentao de Paulo segue em Atenas uma linha mais racional e filosfica. E finalmente, a pluralidade de Atenas facilita a pregao do evangelho, mas tambm torna a mensagem uma entre muitas outras. O autor deste captulo na sua concluso cita alguns princpios de contextualizao com base nos dois textos bblicos, mencionados anteriormente. Devese ser fiel ao evangelho, jamais abrir mo do essencial. Na comunicao transcultural compreender a linguagem, cultura e crenas do povo. Usar elementos comuns do povo para facilitar a compreenso da mensagem. No descambar para o sensacionalismo. Evitar a exaltao pessoal para exaltar somente Jesus Cristo. O terceiro captulo desta seo de autoria de Kevin Bradford. Neste o autor aborda a contextualizao e a mensagem da cruz, ao considerar o texto de 1 Corntios 1.18-25. Kevin, inicialmente analisa vrios textos bblicos para enfatizar a mensagem da cruz. Isto porque, segundo o autor, trata-se de algo que Deus planejou e somente ele poderia planejar. Atravs desse plano, Deus revela a sua sabedoria e o seu poder (p.48). Adiante fala sobre a mensagem para crentes. Chama a ateno para o fato de que o apstolo Paulo destaca no apenas o autor do evangelho como tambm os seus ouvintes. Kevin faz um alerta sobre o trabalho no campo missionrio, pois pode haver a tentao de pregar primeiro para os potentes. E lembra- preciso atentar que Deus chama mais os que facilmente reconhecem suas necessidades. Depois o autor analisa tanto a natureza quanto o resultado da mensagem. No que tange a mensagem diz que a mensagem de Deus tem aparncia de fraqueza e loucura, mas que na verdade, oferece poder e sabedoria. No que diz respeito ao resultado da mensagem diz que a nfase do apstolo Paulo a glorificao de Deus. Em sua concluso, Kevin nos adverte: Na hora de fazer sua contextualizao, no se esqueam da mensagem da cruz!. Na segunda parte da obra- razes da contextualizao na histria, quem escreve Barbara Burns. Alm de ser a organizadora com muito brilhantismo apresenta a Contextualizao na Histria de Misses: precedentes, definies e questes (pp.55-93). Brbara Burns considera a histria e o ensino de contextualizao missionria na Bblia. Com preciso e maestria afirma que misses o mandato de Deus documentado

por ele na Bblia. Por esse motivo analisa o modelo e ensino de Jesus, onde constata que a formao de novos lderes e o desenvolvimento dos dons de cada pessoa uma parte importante no processo da contextualizao. Mais adiante ao tratar sobre Paulo e contextualizao observa que apesar de Paulo ser judeu ortodoxo radical e perseguidor, foi bem preparado para sua misso crist aos gentios. Afinal, Paulo tem o interesse de proclamar o evangelho de forma compreensvel aos ouvintes, qualquer que fosse a cultura deles. A autora segue o estudo considerando os exemplos da contextualizao na histria de misses de Atos 28 a 1972 numa tarefa herclea e fascinante. Os personagens examinados entre eles so: os Celtas- o movimento foi criado por Patrcio; entre os protestantes, os Morvios, Guilherme Carey, John Nevius e Hudson Taylor; entre os catlicos romanos: Roberto Nobili. Tambm se encontra neste captulo um resumo do desenvolvimento da contextualizao de 1972 at a atualidade. Nesta parte mencionado o Congresso Internacional de Evangelizao Mundial, em Lausanne, Sua (1974). Em Lausanne o primeiro evanglico a usar a palavra contextualizao foi Byang Kato, um lder africano. Aps esse momento histrico de Lausanne, o termo contextualizao alastrou-se tanto em crculos evanglicos, como na Teologia da Libertao, na Igreja Catlica Romana, em diversos movimentos nacionalistas e at no mundo secular (p.75). Ainda, a autora trata duas questes importantes: 1) sobre a influncia de teorias de traduo da Bblia e da etnoteologia na contextualizao. 2) a reao de missilogos evanglicos a etnoteologia. Em ambas as questes to delicadas a autora mantm uma fidelidade escriturstica e equilbrio nas observaes. Barbara Burns finaliza com uma pergunta: Estamos enviando pessoas comprometidas de vida e orao com o Senhor, de acordo com sua Palavra?. E ento, arremata: No podemos esperar uma contextualizao bblica, se no h missionrios convictos e comprometidos com o Deus da Bblia. O quinto captulo escrito tambm por Brbara Burns, refere-se a uma anlise da obra de Bruce Nicholls e as controvrsias teolgicas do sculo XX. Trata-se de um resumo do pequeno livro de Nicholls: Contextualizao: uma teologia do evangelho e cultura. A autora diz que h indicaes de que a igreja evanglica est cometendo erros do sculo passado. Nos tempos hodiernos h uma nfase exagerada no homem e na cultura. Na obra de Nicholls estudam-se os fatores culturais e supraculturais na comunicao do evangelho. No que tange ao assunto- diante da insensibilidade cultural e dificuldades de comunicao que alteram a mensagem porque o missionrio no percebe se os ouvintes esto, ou no, compreendendo a mensagem- enftico: A Bblia no produto da cultura como dizem os antroplogos e alguns telogos, mas

supracultural e normativa para todas as culturas (p 98). J no captulo seguinte, Nicholls aborda outro problema, dentro da anlise de padres no movimento de contextualizao para o sincretismo- ao invs de ser a falta de contextualizao, h o excesso dela. Para o autor da referida obra h dois nveis de contextualizao: 1) o cultural que a preocupao, principalmente de antroplogos, com os segmentos mais superficiais da cultura, como instituies da famlia, direito, educao, comportamento e artefatos. 2) o teolgico que mais preocupado com a cosmoviso e tambm com valores morais e ticos que se derivam dela. Sabe-se atravs desta obra que muitas vezes o resultado da contextualizao o sincretismo. H dois tipos de sincretismo: (a) O cultural que envolve uma fuso de smbolos e prticas religiosas crists e pags. b) O teolgico que deixa a Bblia sem autoridade, culturalmente condicionada. Para a compreenso da teologia bblica determinante a Bblia como determinante para a hermenutica e a contextualizao. Por esse motivo quatro princpios so expostos: a) O princpio de um estilo de vida marcado pela f e compromisso; b) Princpio objetivo-subjetivo de distanciamento do texto e da identificao com ele; c) Princpio da vida do corpo da comunidade crist; d) Princpio da misso no mundo. J no sexto captulo do livro Contextualizao Missionria, a Dr Maria Bernadete traduziu e apresentou o trabalho de Paul Hiebert- um estudioso que tem feito grande contribuio na rea de misses. O foco o Evangelho em contextos humanos. Maria Bernadete salienta que Hiebert atravs de uma reviso histrica discute cinco modelos ou fases, de contextualizao. O primeiro modelo a No contextualizao/ou contextualizao mnima. O segundo, contextualizao acrtica. Terceiro modelo- contextualizao crtica. O evangelho compartilhado em contextos humanos o quarto modelo. E por ltimo, a revelao divina compartilhada em contextos humanos. Segundo Hiebert trs princpios podem ser teis nesse processo: a) O evangelho versus contextos humanos- neste caso o evangelho no deve ser equiparado com qualquer contexto particular humano. b) O evangelho nos contextos humanos- ter em mente que o evangelho deve ser colocado em contextos socioculturais especficos para que as pessoas possam entend-lo. [Neste caso preciso fazer teologia missional que estudar as pessoas em seus contextos, acima de tudo, as questes que as preocupam e nos preocupam tambm; depois desta anlise estudar os critrios ontolgicos e fazer a avaliao nos seus contextos]. c) O evangelho para os contextos humanos- guia-nos na compreenso do relacionamento do evangelho com os contextos social e cultural que o evangelho transformador.

No stimo captulo, mais uma contribuio de Barbara Burns, desta vez trata sobre nveis de contextualizao que o desafio da contextualizao bblica. Como lhe peculiar a Doutora Barbara Burns enriquece o texto com vrias ilustraes afim de auxiliar o leitor. Por isso busca neste captulo examinar a histria e bases teolgicas de teorias recentes em relao s estratgias missionrias e aos nveis de contextualizao sendo praticados nos dias atuais. Aps as definies dos nveis de contextualizaes que so bem exemplificados, parte para o prximo caso de estudos de casos, tais como: Rabban Sauma, Javaneses. Entre os casos brasileiros: o Suruwah e o Susu. Em todos os casos analisados pela autora h uma riqueza de detalhes impressionantes, alm de muita profundidade. No obstante, os pormenores, a autora neste captulo traa caminhos bblicos a ser percorridos. Cita Paul Hiebert para chamar de volta para os limites bblicos na contextualizao (p.164). Vale-se de informaes preciosas de Hesselgrave e de Nicholls para aterem-se as verdades bblicas. Assevera que a comisso para todos e para sempre. E que o ensino, a vida de submisso ao ensino central na tarefa missionria. E por fim desafia para cada crente levar as boas novas de cavao que transforma vidas, lavando as pessoas das trevas e da morte para incluso no corpo de Cristo. No oitavo captulo, o pr. Ronaldo Lidrio aborda o assunto Os konkombas e o processo de contextualizao da mensagem bblica. Dentro de uma perspectiva interna, missionria, foi identificada entre os Konkombas, de gana vrios fatores: cobertura de corao, observao cultural, evangelizao abundante e intencional, desenvolvimento de uma identidade eclesistica autctone, concentrao no discipulado de lderes e envolvimento dos recm-convertidos no evangelismo e testemunho. O estudo do caso dos konkombas ajudou a observar padres de comunicao, processos de contextualizaes, inclusive acertos e erros. Ronaldo assevera que importante nunca perder de vista o alvo, que comunicar a Cristo de maneira teologicamente respaldada e culturalmente inteligvel, de forma que ele no seja compreendido como um Deus estrangeiro, para os de longe, mas com Deus entre eles, e entre ns (p.196). O pastor Joed Venturini nos brinda com o nono captulo. Nele fala sobre a festa do carneiro- um caso de contextualizao crtica de uma celebrao. A contextualizao diz respeito cultura fula da regio leste de Guin Bissau, vivida na cidade de Bafat. A aplicao foi sempre mediante o respeito com os moradores da comunidade. A contextualizada na comunidade fez com que houvesse uma familiaridade muito grande entre eles. Sem falar que teve uma visualizao como nfase. No caso do cristianismo ocidental enfatiza muito o auditivo em detrimento do visual. O trabalho realizado permitiu uma integrao da igreja na cultura local, alm de auxiliar a valorizao dos lderes cristos em sociedade. O autor afirma que apesar dos sucessos obtidos foi um

processo, e como todo processo que requer mudana, leva tempo e precisa ser encarado com pacincia. E arremata dizendo que o missionrio precisa encarnar a vida de Jesus em meio ao povo alvo e a igreja precisa se aproximarem da cultura local por meio de uma contextualizao crtica, sria e coerente (p.214). O penltimo captulo de autoria de Michael Dawson, filho de missionrios entre os yanomamis na Venezuela. O autor menciona a sua experincia entre o povo e dar detalhes da contextualizao entre os yanomami. Fica evidente o xito obtido atravs da contextualizao. O ltimo captulo do livro de Silas Lima que versa sobre a contextualizao entre os indgenas. Ele aborda a necessidade, processo e desafios da contextualizao entre o povo Maxacali. Recomenda-se a presente obra, devido sua relevncia na rea de misses. O uso desta literatura nos centros acadmicos torna-se indispensvel devido o contedo apresentado com maestria. A utilizao destina-se no apenas aos estudantes de teologia, mas aos professores, pastores e demais lderes eclesisticos interessados na obra missionria.

A Relevncia da Contextualizao Missionria no Plantio de Igrejas


PDF Robson Rosa Santana INTRODUO A contextualizao missionria um dos temas mais importantes a ser considerado no que se trata do cumprimento da misso da igreja de levar o evangelho a todos os povos e lnguas. At meados do sculo XX a igreja buscou desempenhar seu papel de agente do Reino neste mundo sem uma reflexo sria do que seja a misso. O primeiro aspecto a ser respondido foi o que a misso em si. A resposta que a igreja no tem misso prpria. Quem o autor da misso Deus ( missio Dei). Em sntese, o Pai escolhe os que seriam salvos, o Filho morre por eles especificamente e o Esprito Santo aplica a obra de Cristo nos escolhidos. O papel da igreja comunicar o evangelho a todos de todos os lugares. Quanto questo da contextualizao, o problema maior era como comunicar o evangelho a pessoas de outras culturas, sem levar no bojo a cultura do missionrio. Por muito tempo levar o evangelho inclua levar tambm a cultura aparentemente mais desenvolvida dos pases dos missionrios, especialmente dos Estados Unidos e de pases europeus como Inglaterra, Irlanda, Holanda, Alemanha, Frana, dentre outros. Um dos problemas principais na comunicao do evangelho a outros povos e culturas est no conhecimento da lngua dos nativos, e depois de diminuda a barreira lingstica e com o surgimento dos primeiros convertidos era tentar compreender a cultura local e propor as respostas que a Palavra de Deus tinha para os aspectos culturais que iam de encontro aos mandamentos de Deus. Esse um desafio perene da Igreja de Jesus nesse mundo. Jesus sempre o exemplo maior de tudo que precisamos executar para cumprir a misso de levar as boas novas de salvao s pessoas. Na contextualizao missionria o nosso Senhor Jesus nos ensina em primeiro lugar a sua experincia de auto esvaziamento para fazer a vontade do Pai. Jesus a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo (Ef 2.7). Jesus no partiu do pressuposto do que Ele realmente era e Deus - mas se esvaziou, identificou-se com aqueles que ele queria comunicar a salvao de Deus. Ele se tornou gente como a gente. Encarnou a misso. Vestiu-se como o povo comum. Exemplo disso foi quando Judas levou aqueles que o prenderiam no Getsmani, e para identificar foi preciso o sinal do beijo, porque nos aspectos exteriores ele era igual aos outros. Quanto a outros exemplos bblicos, que iremos expandir mais a frente, o apstolo Paulo nos d diretrizes claras acerca da contextualizao no diversos ambientes culturais que ele comunicou o evangelho. 1. DEFINICO DE CONTEXTUALIZAO MISSIONRIA Depois de fazer uma anlise das razes teolgicas do significado de contextualizao, citando o conceito de autores como Byang H. Kato, Bruce J. Nicholls , George W. Peters e Harvie Conn, David. J. Hesselgrave define o significado do termo na perspectiva missiolgica crist da seguinte forma: ... pode-se pensar na contextualizao como a tentativa de comunicar a mensagem da pessoa, das obras, da palavra e da vontade de Deus de modo fiel revelao de Deus, sobretudo como est apresentando nos ensinos das Escrituras Sagradas, e que significativo aos receptores em suas culturas e contextos existenciais receptivos. A contextualizao tanto verbal quanto no-verbal e est ligada teologizao; traduo, interpretao e aplicao da Bblia; ao estilo de vida

encarnacional; evangelizao; instruo crist; a criao e ao crescimento de igrejas; organizao da igreja; ao estilo de culto na verdade a todas aquelas atividades relacionadas com a execuo da Grande Comisso. [1] Darrel L. Whiteman conceitua: A contextualizao tenta comunicar o Evangelho em palavras e aes e estabelecer a igreja de maneira que faa sentido para as pessoas dentro de seu contexto cultural local, apresentando o cristianismo de tal forma que atenda s necessidades mais profundas das pessoas e penetre sua viso de mundo, permitindo-os seguir Cristo e permanecer dentro desua prpria cultura.[2] um desafio contnuo da igreja de Cristo em todos os tempos e contextos culturais fazer essa ponte do contexto das Escrituras para o contexto dos seus ouvintes. Isso pode parecer evidente, mas no o que sempre acontece. Normalmente os pastores e missionrios se vem envoltos em suas prprias culturas e mantendo tradies humanas de seus antepassados que no fazem parte da essncia do evangelho de Cristo. Podemos citar o exemplo contextualizado de Davi mencionado por Paulo na sinagoga de Antioquia da Pisdia, quando disse: Porque, na verdade, tendo Davi servido sua prpria gerao, conforme o desgnio de Deus, adormeceu, foi para junto de seus pais e viu corrupo (At 13.36, grifo meu). Davi serviu a Deus na sua prpria gerao. Como diz Carlos del Pino, o prprio Davi no pode servir nem gerao de seus pais e avs, nem gerao de seus filhos e netos. Ele morreu e o que pode fazer o fez nos seus prprios dias ou, de forma mais ampla, o fez no contexto dos seus contemporneos.[3] Muito do que foi pregado no passado foi o evangelho com a cultura do mensageiro. E se no se utilizar da contextualizao continuar pregando da mesma forma. preciso compreender o contexto dos ouvintes do evangelho, seja ele rural, urbano ou tribal, para que se faa a devida adaptao da mensagem. Frisa isso de modo magistral Harry L. Reeder III, quando afirma: Muitos pastores esto plantando e liderando igrejas que seriam maravilhosas se vivssemos em 1750. Porm, no estamos nessa poca. A mensagem do evangelho e os objetivos ministeriais da igreja so sempre os mesmos. Todavia, o modo como comunicamos o evangelho e o modo como alcanamos nossos objetivos ministeriais tm de mudar para se encaixar na natureza de nosso tempo.[4] 1.1 PRINCPIOS BBLICOS DE CONTEXTUALIZAO TOMADOS DE ROMANOS 1.18-32 Nesse tpico, sobre pressupostos bblicos para a contextualizao, sou devedor anlise de Ronaldo Lidrio do texto de Romanos 1.18-27 no livro Plantando Igrejas. No verso 18, Paulo diz que Deus manifesta a sua ira dos cus contra a impiedade e perverso (ARA) ou injustia (ARC). A impiedade significando o relacionamento quebrado com Deus e seus mandamentos, enquanto a perversidade ou injustia, os relacionamentos quebrados com o seu prximo. Deus est irado com os seres humanos que quebram os dois maiores mandamentos das Escrituras Sagradas: amar a Deus e amar ao prximo. Enfim, o homem est corrompido pelo pecado. Nos versos 19 e 20, Deus nos mostra que os homens so indesculpveis, pois o que se pode conhecer de Deus foi manifestado por meio da criao. A prpria criao revela Deus, ou seja, os atributos invisveis de Deus, seu eterno poder e sua prpria divindade. Conclui aqui Ronaldo Lidrio: Portanto, perante o homem cado, existente em sua prpria injustia, impiedoso e perverso, Paulo no destaca solues humanas, eclesisticas ou mesmo sociais. Ele nos apresenta Deus. Na teologia paulina, a soluo para o homem no o homem, mas Deus e sua revelao.[5]

Os versos 21 a 23 apontam para uma realidade marcante acerca do ser humano em pecado. Ele preferiu mudar a realidade da revelao natural que aponta para Deus e assim no o glorificaram como Deus, nem lhe deram graas. Trocaram a glria de Deus pelos deuses de seus prprios coraes, manipulveis e dirigidos por si mesmos. Tornaram-se nulos em seus prprios raciocnios. Esses versos nos revelam algo muito importante a ser considerado. Apesar da revelao natural de Deus, eles no o consideraram, por isso so condenados. Condenados no porque no conhecem a Bblia, ou por no glorificarem a Deus ou por no ouvirem o evangelho, os homens so condenados cada um por seu pecado.[6] Nos versos 24 a 32, Paulo nos ensina que tais homens...mudaram a verdade de Deus em mentira, adorando e servindo a criatura em lugar do Criador. De alguma o juzo de Deus j se manifesta sobre os homens. Por trs vezes Paulo usa o verbo entregou ( paredoken vv. 24, 26, 28) como sinal de juzo, no por induzi-los ao pecado, mas retirando as restries para pecarem como desejam. Entregou-os imundcia (v.24), a paixes infames (v.26) e a uma disposio mental reprovvel (v.28). Essas pessoas j haviam abandonado voluntariamente a Deus que apenas deixou-os prpria auto-determinao e auto-destruio, parte do preo da liberdademoral do homem.[7] Ao final da exposio do texto de Rm 1.18-27, Ronaldo Lidrio elenca alguns princpios de contextualizao: 1. H uma verdade universal e supracultural: Deus soberano e dono de toda glria. Esta verdade fundamenta a proclamao do evangelho. 2. O pecado intencional (perversidade e impiedade) nos separa de Deus. No h como apresentar Deus que busca se relacionar com o homem sem expor o pecado humano e seu estado de total carncia de salvao. 3. Somos seres culturalmente idlatras. comum ao homem cado gerar uma idia de deus que satisfaa aos seus anseios sem confront-lo com o pecado. Esta atitude encontrada em toda a histria humana e no colabora para o encontro do homem com a verdade de Deus. 4. A mensagem pregada por Paulo contextualizada expondo Deus em relao realidade da vida e queda humana. No inculturada, pregando um Deus aceitvel ou desejvel, mas um Deus verdadeiro. Se amenizarmos a mensagem do pecado contribuiremos para a incompreenso do evangelho.[8] 1.2 CONTEXTUALIZAO CRTICA Os missionrios tm de lidar com algumas questes quando pessoas de outras culturas se convertem. Por exemplo, o que fazer com os antigos costumes culturais, filosficos, existenciais e religiosos que diferem ou vo de encontro aos ensinos de Deus? H alguns modos de lidar com essas questes. Segundo Paul G. Hiebert pode-se lidar de trs formas: (1) negando o velho: rejeio da contextualizao; (2) aceitando o velho: contextualizao acrtica; e (3) lidando com o velho: contextualizao crtica. 1.2.1 Rejeio da contextualizao Boa parte da evangelizao na era colonial era feita sem uma considerao sria do contexto de seus ouvintes e convertidos. Os primeiros missionrios geralmente tomavam as decises e tinham a tendncia de rejeitar a maioria dos velhos costumes considerados pagos. [9] Rejeitava-se costumes tradicionais como msicas, instrumentos, ornamentos, roupas, comidas, celebrao matrimonial, rituais funerrios, por exemplo, por se tratar de velhos costumes das religies tradicionais dos nativos. Coisa inaceitvel para os missionrios e/ou pastores. Muito dessa rejeio estava ligada no ao evangelho em si, mas cultura dos missionrios. Em muitas culturas difcil definir com clareza ou que religioso, daquilo que no . Sabendo tambm que em algumas culturas tudo envolve coisas espirituais, portanto, fruto de crenas religiosas, como no animismo.

Hiebert enumera trs problemas com a negao do velho:[10] (1) deixa um vazio cultural que precisava ser preenchido, que normalmente preenchido pelos costumes do missionrio. Exemplo, tambores, cmbalos e outros instrumentos so substitudos por rgos e pianos. (2) a negao por parte dos missionrios leva a faz-los s escondidas. Conduz ao sincretismo religioso. Por exemplo, no incomum que na frica as pessoas realizem um casamento cristo formal na igreja e depois vo at aldeia para as celebraes tradicionais. [11] (3) A negao total das culturas locais transforma os missionrios e lderes em policiais e impedem que eles cresam, impedindo-os de tomarem suas prprias decises. Uma igreja s cresce espiritualmente se seus membros aprendem a aplicar os ensinamentos do evangelho a suas prprias vidas.[12] 1.2.2 Contextualizao acrtica H uma segunda resposta sobre o que fazer os velhos hbitos e costumes culturais dos nativos: aceitar as velhas prticas sem nenhum tipo de anlise crtica. Os velhos hbitos culturais so vistos como basicamente bons, e poucas ou nenhuma mudana considerada necessria quando as pessoas se tornam crists.[13] Problemas srios ocorreram quando o evangelho pregado e nada exigido de mudana na vida das pessoas, das corporaes e da sociedade em geral. Pois o evangelho exige mudanas em todo o contexto que o ser humano esteja envolvido. Lidrio afirma que historicamente, a ausncia de uma teologia bblica de contextualizao tem gerado duas conseqncias desastrosas no movimento missionrio mundial: o sincretismo religioso e o nominalismo evanglico.[14] 1.2.3 Contextualizao crtica Vimos que a rejeio ou aceitao das prticas culturais sem um exame e aplicao crtica extremamente prejudicial ao cristianismo nativo. O que fazer, ento, com os velhos aspectos culturais? preciso fazer uma contextualizao crtica. Como se d isso? 1.2.3.1 Exegese da cultura O primeiro passo para a contextualizao crtica estudar a cultura local fenomenologicamente. Lderes da igreja local e o missionrio devem conduzir a congregao a uma reunio no-crtica e analisar as crenas e costumes tradicionais relacionados a alguma questo.[15] Todos devem analisar seus ritos tradicionais como casamento, funerais, festas, dentre outros costumes, e depois discutir com eles o significado de cada aspecto daquela antiga tradio. O propsito entender, sem criticar inicialmente, pois se o missionrio assim o fizer, no falaro sobre o assunto e o significado mais profundo deles. 1.2.3.2 Exegese da Escritura e a Ponte Hermenutica O segundo passo conduzir a igreja a estudar a Escritura com relao questo observada. Os lderes da igreja analisam o significado, por exemplo, da morte na Bblia e nas tradies locais. O lder deve ter tambm uma estrutura metacultural que o capacita a traduzir a mensagem bblica nas dimenses cognitiva, afetiva e avaliativa de outra cultura. [16] Deve haver tambm uma participao ativa da igreja no estudo do caso em questo para que tenha capacidade de discernir por si mesma a verdade de Deus. 1.2.3.3 Resposta crtica O terceiro passo levar a igreja a avaliar criticamente luz da Escritura seus prprios costumes do passado e tomar decises com respeito a essas prticas. No suficiente que os lderes estejam convencidos das mudanas que so necessrias. Os lderes podem compartilhar

suas convices pessoais e apontar as conseqncias de vrias decises, mas eles devem permitir o povo a tomar a deciso final na avaliao de seus costumes do passado. [17] Carlos del Pino resume esses trs passos para uma contextualizao crtica ao analisar Atos 13.36, citado anteriormente: Nossa misso repousa sobre uma tarefa hermenutica permanente muito ampla: estudar as Escrituras encontrando nelas os propsitos redentores de Deus; estudar a sociedade encontrando a alma da nossa gerao e criar as devidas pontes para que a mensagem de Deus seja proclamada e vivida de forma relevante e transformadora dentro dessa gerao.[18] 1.3. CONCLUSO Quero concluir com alguns desafios propostos por Whiteman com respeito a contextualizao missionria. Segundo ele, devemos nos livrar de nosso prprio etnocentrismo e hegemonia eclesistica, sendo humildes para ouvir e aprender das culturas diferentes da dos missionrios e pastores envolvidos na comunicao do evangelho. Whiteman aponta trs desafios para a contextualizao na misso: 1. A contextualizao muda e transforma o contexto este o desafio proftico. 2. A contextualizao expande nossa compreenso do evangelho porque ns agora vemos o evangelho atravs de lentes culturais diferentes este o desafiohermenutico. 3. A contextualizao muda os missionrios porque eles no sero os mesmos uma vez que eles se tornam parte do corpo de Cristo em um contexto diferente do deles este o desafio pessoal.[19]

2. MODELOS BBLICOS DE CONTEXTUALIZAO DA MENSAGEM A questo bsica para que os seres humanos, criados imagem de Deus, conheam o propsito de salvador de Deus, passa pela comunicao da mensagem das boas novas. Paulo diz claramente: ... E como ouviro, se no h quem pregue? (Rm 10.12). A Palavra de D eus cheia de exemplos de contextualizao da mensagem para que a vontade salvadora de seja conhecida e compreendida. A prpria comunicao acerca de Deus feita, muitas vezes, contextualizada nas palavras ao entendimento humano dentro de seu contexto existencial. Vamos tomar como exemplos a experincia do apstolo Paulo na comunicao do evangelho de Cristo em quatro contextos distintos, os quais sejam: (1) Damasco (At 9.19-22), (2) Antioquia da Pisdia (At 13.14-41), (3) Listra (At 14.14-17) e (4) Atenas (At 17.16-31). 2.1 Paulo em Damasco (At 9.19-22) Logo aps a converso de Paulo e de seu chamamento para ser apstolo de Jesus, ele se associa com outros convertidos de Damasco e comea a pregar na sinagoga da cidade, num contexto essencialmente judeu. Os judeus j tinham conhecimento das Sagradas Escrituras do Antigo Testamento e, por conseguinte, da promessa do Messias. No tempo de Jesus era grande a expectativa da chegada do Cristo de Deus. Vrios so os textos que falam dessa expectativa por parte dos lderes judeus, como do povo em geral (e.g. Mt 23.63; Lc 3.15; 22.67, Jo 1.41; 4.25). A mensagem essencial dirigida a judeus na sinagoga foi pregada afirmando que Jesus o Filho de Deus (v.20), demonstrando que Jesus o Cristo (v.22). A verbo greg o para demonstrando (symbibazon) muito importante para o mtodo de pregao de Paulo no contexto mais estreitamente judaico. Lidrio diz que implica demonstrao com evidncias objetivas, visveis, o que nos d a impresso de que Paulo o fazia por meio do prprio texto sagrado, as Escrituras.[20]

Robertson diz que aqui Saulo tomou os vrios itens na vida de Jesus de Nazar e encontrou neles a prova que ele era na realidade o Messias (o` Cristoj). Este mtodo de argumento Paulo continuou a usar com os judeus (At 17.3).[21] Na verso em portugus ARA symbibazon traduzida por demonstrando, mas a ARC traduz por provando, assim como nas duas verses em ingls King James Version (KJV) e New International Version (NIV) proving. Paulo ao pregar o evangelho aos judeus buscava provar pelas Escrituras que de fato Jesus era o Cristo. O pastor puritano do sculo XVII Matthew Henry comentou o verso da seguinte forma: ... em todos os discursos com os judeus, ele provava que esse Jesus era o Cristo, o Ungido de Deus, o verdadeiro Messias prometido aos pais. Ele estavaprovando, symbibazon afirmando e confirmando, ensinando com persuaso.[22] 2.2 Paulo em Antioquia da Pisdia (At 13.14-41) O texto nos mostra Paulo e alguns companheiros, atravessando de Perge para a Antioquia da Pisdia, indo num sbado sinagoga (v.14). Na sinagoga os chefes perguntam se eles tinham alguma palavra de exortao ao povo (v.15). Paulo aproveita a oportunidade para pregar a Jesus. O contexto humano em termos de religio essencialmente judeu, com alguns simpatizantes e proslitos gentios. Ele comea sua mensagem falando de um dos eventos mais importantes para seus ouvintes que foi o xodo. Faz um panorama das histria de Israel at Davi e faz a ponte do Messias predito por Davi apontado para Jesus (vv.22-23). Assim Paulo parte do Deus de Israel, fundamentando-se no Antigo Testamento para apresentar o Messias, porque sabia que havia ali gentios que buscavam seguir o judasmo bblico. Porm sua pregao tem tambm forte teor moral e escatolgico, que a distingue da primeira em Atos 9, apenas para os judeus, demonstrando sua sensibilidade para um auditrio misto, mesmo que prioritariamente judeu e judaizante,[23] diz Lidrio. A fim de apresentar tambm aos gentios judaizantes a mensagem salvadora de Deus, Paulo apresenta de forma inclusiva um Messias judeu para judeus e gentios.[24] 2.3. Paulo e Barnab em Listra (At 14.14-17) Ainda na sua primeira viagem missionria Paulo e Barnab passam pela cidade de Listra, na Licania, parte da seo da provncia romana da Galcia. Bertil Ekstrm afirma que a cidade de Listra ficava numa regio agrcola e, por muitos, considerada atrasada. Seus habitantes falavam a lngua licanica e no o latim ou grego, utilizadas pelos mais cultos no Imprio Romano. [...] ambiente de zona rural e de idolatria.[25] A histria da igreja em Listra comea com a cura de aleijado paraltico de nascena (vv.8-10). As multides entenderam que os deuses Jpiter e Mercrio (no original grego Zeus e Hermes[26]) haviam baixado at eles. Nesse frenesi o sacerdote de Jpiter e as multides preparam-se para oferecer sacrifcios a Paulo e Barnab. Estes por sua vez, indignados com aquilo, rasgam as suas vestes, comportamento judeu, mas com certeza compreensvel para o povo de Listra. Ento passavam a pregar o evangelho de forma contextualizada com o ambiente totalmente gentio e rural (At 14.15-17). Diz Ekstrm: A pregao propriamente dita inicia-se com alguns termos chaves: anunciamos o evangelho (evangelizomai), para que destas coisas vs (mataios de mat vo, ineficiente, intil, infrutfero, sem base, louco, tolo, 1Co 3.20; 1Co 15.17; Tt 3.9) vos convertais ( epistrefein mudar de direo, dar meia volta, significando mudar de caminho de vida, uma transformao completa) ao Deus vivo. [27]

A abordagem da mensagem nesse contexto gentio e rural comea apresentando Deus como Criador de tudo, que permitiu que os povos andassem nos seus prprios caminhos (At 14.16). Contudo se manifestou por meio da natureza, especialmente da graa comum, ao enviar para eles tambm chuvas e estaes frutferas, tendo como conseqncia fartura e alegria (At 13.17). Eerdman comenta: Em Listra Paulo d um exemplo admirvel da adaptao necessria da mensagem missionria ao auditrio, no alterando sua essncia, mas o enfoque. Paulo se dirige entusiasmada multido de pagos. No comea recorrendo Escritura, que seus ouvintes desconhecem por completo, mas fala-lhes de Deus cujo poder e amor se manifestam nas obras da natureza e de sua providencia. Diante da bondade de um Deus vivo e verdadeiro como esse, Paulo convida a seus ouvintes a se arrependerem, e prepara o caminho para a mensagem acerca de Cristo, o Salvador.[28] Fazendo uma comparao entre as abordagens entre judeus e gentios, Henry observa: quando pregaram aos judeus, que odiavam a idolatria, no tinham que fazer seno anunciar a graa de Deus em Cristo. [...]. Mas, ao pregar aos gentios, tinham de corrigi-los dos erros e equvocos da religio natural e tir-los de suas deturpaes grosseiras.[29] Devemos notar tambm que a exposio alm de ser num contexto gentio, rural tambm, por isso a terminologia campesina e facilita ao povo um reconhecimento da grandeza de Deus.[30] 2.4 Paulo em Atenas (At 17.16-31) A pregao do evangelho na cidade de Atenas se d de forma semelhante de Listra, ou seja, num contexto totalmente pago, sem pontes com a religio judaica. No entanto, o contexto cultural e religioso de Atenas exige uma mensagem mais elaborada para atingir seus cidados. Atenas contexto urbano, cosmopolita e pluralista,[31] o centro filosfico do mundo da poca.[32] Embora Atenas tivesse uma sinagoga e Paulo pregou nela (At 17.17), ele tambm pregava na praa ( agora). Sendo descoberto por filsofos esticos e epicureus, estes o levaram para o arepago (colina de Ares). O povo da cidade e residentes que vieram de outros lugares possuam o hbito de ouvir os verdadeiros filosficos nesse lugar. Aproveitando a curiosidade filosfica dos atenienses, Paulo comea sua mensagem contextualizada elogiando sua acentuada religiosidade (At 17.22). Parece que Paulo inicia seu discurso usando essas palavras no bom sentido para atrair a sua ateno. Matthew Henry comenta que o discurso registrado aqui dirigido aos idlatras educados e cultos de Atenas. Trata-se de um discurso admirvel e, sob todos os aspectos, adequado ao pblicoalvo e ao propsito que o apstolo tinha em mente.[33] Novamente Henry percebe, mesmo sem usar o termo contextualizao, que a mensagem era adequada aos seus ouvintes. Alm da ponte da religiosidade dos atenienses, Paulo ainda utiliza-se da ponte de uma divindade adorada por eles sem saber quem era, o Deus desconhecido. A partir do Deus desconhecido e da revelao natural o universo criado - Paulo apresenta o Deus que ele conhecia muito bem. Um exemplo clssico de contextualizao da mensagem ocorreu quando o apstolo utilizou a palavra grega para Deus (Thes) como aquele que fez o mundo e tudo que nele existe (v.24), assim como para o deus desconhecido. Conforme analisa Lidrio, ele utiliza o termo grego existente para deus, para lhes apresentar revelacionalmente o Deus da Palavra, criador de todas as coisas. Faz, em sua mensagem, uma clara distino entre deus e Deus. O fim da mensagem o mesmo: Jesus que morreu e ressuscitou. [34] Num contexto judeu Paulo fala do Cristo prometido aos filhos da promessa, o povo judeu, provando ser Jesus o Cristo. No contexto ateniense estritamente gentio, e alheio s promessas do Antigo Testamento, Paulo fala-lhes como filhos da criao. Pois possuam tremenda atrao pelas obras criadas e fascinao pela figura do Criador. [35] Alm de falar dos atributos do Deus vivo, Paulo finaliza apresentando a Jesus como o centro do plano salvador de Deus para toda humanidade.

H vantagens e desvantagens da contextualizao em qualquer contexto onde deve ser pregado o evangelho. Em Listra num ambiente cultural menos intelectual, Paulo e Barnab quase foram adorados. Parece que a mensagem foi mais absorvida. J em Atenas, Paulo poderia ser entendido como pregador de mais um deus entre tantos que eles adoravam. O nico elemento radical da sua mensagem era a ressurreio, coisa inaceitvel para os ouvintes filsofos. Devemos lembrar que por natureza o homem tende a rejeitar o evangelho, e que no assim to fcil apresentar a mensagem salvadora de forma contextualizada. Sempre haver rejeies. Em Listra foi dado por morto depois de apedrejado. Em Atenas foi menosprezado e ridicularizado. CONCLUSO Como diz Lidrio, o valor primrio da contextualizao do evangelho a mensagem, a Palavra, e no a tcnica, a comunicao.[36] A contextualizao no um fim em si mesma, mas o meio, a ferramenta que pode e deve ser usada para uma melhor compreenso e recepo do evangelho. O contedo da exposio do evangelho deve sempre incluir os trs elementos bsicos que constituem o cerne da revelao especial de Deus: criao, queda e redeno. Lidrio afirma que o contedo do evangelho exposto em todo e qualquer lugar deve incluir: a) Deus como Ser Criador e Soberano (Ef 1.3-6); b) o pecado como fonte de separao entre o homem e Deus (Ef 2.5); c) Jesus, sua cruz e ressurreio como o plano histrico e central de Deus para redeno do homem (Hb 1.14); d) o Esprito Santo como o cumprimento da promessa e encarregado de conduzir a igreja at o dia final.[37] Concluo dizendo que a ferramenta da contextualizao da mensagem realidades dos receptores de suma importncia. No entanto, a mensagem evanglica jamais deve ser diluda, deve-se pregar todo o desgnio de Deus, comeando dos elementos centrais mais simples para os mais complexos. preciso sensibilidade ao pblico alvo como Paulo o fez nos quatro contextos diferentes de Damasco, Antioquia da Pisdia, Listra e Atenas. O uso da fenomenologia cultural pode ser usado, como o Deus desconhecido e a criao, desde que apresente claramente as boas novas. O alvo final da comunicao da mensagem contextualizada levar os homens o conhecimento de Cristo, levando-os ao arrependimento e converso verdadeira e ao estabelecimento de igrejas saudveis e reprodutoras.

[1] HESSELGRAVE, David. J. Comunicao Transcultural do Evangelho. Vol. 1. Trad. Mrcio Loureiro Redondo. So Paulo; Vida Nova, 1994, p.120. [2] WHITEMAN, Darrell L. Contextualization: The Theory, The Gap, The Challenge. In: International bulletin of Missionary Research. New Haven, (quarterly) January 1997, p.2. Minha traduo. [3] DEL PINO, Carlos. Caminhos Missionrios da Igreja: estudos em Atos parte 1. In: Revista Palavra Viva. So Paulo: Cultura Crist, s.d, p.45. [4] REEDER III, Harry L. A Revitalizao da sua Igreja segundo Deus: para experimentar a ao visvel do poder do Esprito Santo. So Paulo: Cultura Crist, 2011, p. 104. O foco do autor na revitalizao de igrejas estabelecidas e que passam por estagnao ou declnio, tendo como um dos principais sintomas de enfermidade, o tradicionalismo morto, falta de fervor missionrio e de contextualizao. [5] LIDRIO, Ronaldo. Plantando Igrejas: teologia bblica, princpios e estratgias de plantio de igrejas. So Paulo, 2007, p. 33. [6] Ibid. [7] ROBERTSON, A. T. Word Pictures of The New Testament. Disponvel em: ttp://www.biblestudytools.com/ commentaries/robertsons-word-pictures/romans/romans-1-24.html. Acesso em: 03 nov. 2011. Minha Traduo. [8] LIDRIO, Op. Cit., p. 33-34.

[9] HIEBERT, Paul G. O Evangelho e a Diversidade das Culturas: um guia de antropologia missionria. So Paulo: Vida Nova, 2008, p.184. [10] Ibid., p.184-185. [11] Ibid., p.185. [12] Ibid. [13] HIEBERT, O Evangelho e a Diversidade das Culturas, p.185. [14] LIDRIO, Plantando Igrejas, p. 25. [15] HIEBERT, Paul G. Antropological Reflections on Missiological Issues . Grand Rapids: Baker, 1994, p.88. Minha traduo. [16] HIEBERT, Antropological Reflections on Missiological Issues . p.89. [17] Ibid. [18] DEL PINO, Caminhos Missionrios da Igreja, p.46. [19] WHITEMAN, Contextualization, p.6. [20] LIDRIO, Plantando Igrejas, p. 34. [21] ROBERTSON. Word Pictures of The New Testament. [22] HENRY, Matthew. Atos a Apocalipse. In: Comentrio Bblico do Novo Testamento. Rio de janeiro: CPAD, 2008, p.99. [23] LIDRIO, Plantando Igrejas, p.35. [24] Ibid. [25] EKSTRM, Bertil. Modelos Bblicos de Contextualizao em Atos 14 e 17. In:Contextualizao Missionria: desafios, questes, diretrizes. Barbara Helen Burns (ed.). So Paulo: Vida Nova, 2011, p.37. [26] Jpiter e Mercrio so as formas latinizadas dos deuses gregos Zeus e Hermes, respectivamente. [27] EKSTRM. op. cit., p.39. [28] EERDMAN, Carlos R. Hechos de los Apstoles. Grand Rapids: T.E.L.L., 1974, pp.133-134. [29] HENRY. Atos a Apocalipse, p.152. [30] EKSTRM. Modelos Bblicos de Contextualizao em Atos 14 e 17, p.41. [31] Ibid., p.41. [32] LIDRIO, Plantando Igrejas, p.35. [33] HENRY. op. cit., p.191. [34]LIDRIO, Plantando Igreja, p.35-36. [35] Ibid., p.36. [36] Idem. A Teologia Bblica da Contextualizao. In: Contextualizao Missionria: desafios, questes, diretrizes. Barbara Helen Burns (ed.). So Paulo: Vida Nova, 2011, p.30. [37] LIDRIO, Plantando Igrejas, p.39.

A sua igreja missional?


Irmos, Novos modelos de igrejas esto surgindo todos os dias, mas, este me chamou ateno. O pioneiro tradicionalista, sem terno e sem gravata, mas, com mensagem cristocntrica e expositiva. Ricardo Agreste um nome bem conhecido no meio evanglico o expoente desse novo movimento. A nfase o desenvolvimento de misses urbanas, com novos caminhos para "plantao" de igrejas na sociedade ps-moderna. Sua igreja est preparada para era ps-moderna, missional? Vital. http://igrejamissional.wordpress.com/ O que a igreja missional? Publicado: 06/03/2011 em Igreja Brasileira, Reflexo Missional 2

Iniciamos esta srie entrevistando o pastor Jos Marcos Jr, mais conhecido pela alcunha de Marquito. Marquito Plantador e pastor da Comunidade Alternativa Crist Ajuntamento na cidade de Piracicaba SP, formado em Teologia pelo Seminrio Presbiteriano do Sul e Ps-Graduando em Plantao e Revitalizao de Igrejas pela mesma instituio. casado com Deborah, com quem tem uma filha: Luza.

Igreja Missional: Em sua viso, o que ser uma igreja missional? Marquito: A minha viso de igreja missional tem a ver com uma comunidade voltada para fora, ou seja, onde o que fazemos como comunidade tem por objetivo alcanar a outros, cumprindo em nossa vida, programaes, treinamento e viso a Grande Comisso do Evangelho, a saber: ir a todo mundo e pregar o evangelho a toda criatura. Desta forma, a manuteno da comunidade e toda burocracia nela envolvida torna-se secundria, pois o que importa a contextualizao do evangelho nossa sociedade e cultura e o quanto cada membro da comunidade vive o evangelho como testemunho entre as naes. Resumindo: uma igreja missional no entende a misso de pregar e viver o evangelho como parte dela ou como um dos seus ministrios, mas como a essncia de sua existncia no Reino.

Igreja Missional: A Ajuntamento uma comunidade que claramente busca a contextualizao.

Qual o fundamento bblico para a contextualizao? Marquito: Para ns o maior fundamento bblico est na encarnao. Para ns nada mais contextual do que o Verbo que se fez carne e habitou entre ns, ou seja, falou a nossa lngua, teve o nosso cheiro, pisou nas estradas poeirentas de Israel. Tambm vemos o texto de Atos 17 (de Paulo em Atenas) como emblemtico para a contextualizao, pois ali ele usa do totem ao deus desconhecido, e a partir da realidade da idolatria daquele lugar prega o evangelho e faz um link com a realidade da salvao oferecida em Jesus.

Igreja Missional: Voc enfrentou, ou ainda enfrenta, algum tipo de preconceito por parte de algumas igrejas? A que voc atribui isso? Marquito: Sim, ainda sofro com muito preconceito! Eu atribuo isto ao medo que o novo sempre gera em qualquer poca ou sociedade. Durante dcadas em nosso pas estivemos acostumados a um tipo de igreja, a um determinado esquema litrgico que inclui determinadas msicas, vestimentas e outros utenslios, alm de um linguajar que se tornou prprio apenas de plpitos ou templos. Quando, de alguma forma, voc rompe com isto (sem abrir mo dos princpios), as pessoas tendem a imaginar que voc est abrindo mo do evangelho em si. A, demonstra-se a confuso entre evangelho e cultura evanglica. O que propomos seguir o evangelho de Jesus e contextualizar a mensagem de acordo com a cultura do tempo que se chama hoje.

Igreja Missional: A teologia ocupa lugar secundrio dentro de uma proposta de igreja missional? Marquito: Pelo contrrio! Tudo o que uma igreja missional se prope a fazer deve, necessariamente, estar embasado teologicamente. No possvel fazer a contextualizao sem um profundo conhecimento das bases histricas da nossa f e sem uma hermenutica muito bem feita das escrituras.

Igreja Missional: O que vem a ser uma liturgia missional? Marquito: Vem a ser uma liturgia que tenha conexo com o tempo que vivemos, que transmita os valores do Reino quele que est dela participando e que leve adorao produzindo o mnimo possvel de rudo na comunicao. Algumas perguntas precisam ser feitas ao se pensar uma liturgia missional: as msicas que cantamos falam o qu e a quem? A linguagem das msicas, textos e oraes inteligvel ao ser humano ps-moderno? O que fazemos serve a Deus e a Seu povo ou apenas histria?

Igreja Missional: Pode definir o que uma liderana missional? Marquito: uma liderana que pensa a estratgia da igreja nos pressupostos listados acima para uma igreja missional. O que costumamos nos perguntar aqui ao tomar uma deciso : o que fazemos tem a ver com a misso que entendemos Deus ter nos dado como igreja? Como podemos, atravs das estratgias que adotamos e do planejamento que fazemos ser fiis ao

chamado como igreja do Senhor Jesus em pleno sculo XXI uma liderana missional sempre estar atenta a estas questes.

Igreja Missional: Como uma pregao missional? Marquito: Em primeiro lugar altamente contextualizada. Um dos graves problemas que vejo em muitas mensagens crists do nosso tempo est no fato de que elas respondem de maneira altamente correta s perguntas que levanta, s que as perguntas que levanta no so as perguntas que o povo est fazendo. Ou seja, a resposta est certa, mas a pergunta proposta equivocada. A, temos muita gente simplesmente respondendo a perguntas que no esto mais sendo feitas! Em segundo lugar precisa ser bblica. Isto importante ressaltar porque, muita gente no desejo de ser contextualizado e descolado tem perdido a oportunidade de pregar a Palavra. H muito contedo de psicologia travestido de evangelho e pouco evangelho sendo anunciado. Em terceiro lugar precisa usar uma linguagem adequada. No adianta falar muito e corretamente, com uma tima hermenutica e exegese se, na hora de transmitir a mensagem, ningum entende nada! Um pregador missional precisa, necessariamente, conhecer o povo a quem prega e falar a lngua dele!

Igreja Missional: Em sua opinio, missional apenas uma nova onda eclesistica, ou uma direo de Deus para igrejas hoje? Justifique. Marquito: Em minha opinio uma direo que Deus tem nos dado. A principal justificativa tem a ver com a Palavra. Ora, se Jesus, que o Cabea da Igreja, veio para buscar e salvar o perdido e no para manuteno da religiosidade reinante em seu tempo, ento ns, como Corpo de Cristo precisamos entender assim o nosso chamado, compreendendo a igreja local no como um fim em si mesma, mas como um instrumento de Deus em nosso tempo para que o evangelho continue a alcanar os que esto perdidos. Assim, ao meu ver, a onda missional tem a ver com um despertamento do Esprito Santo no corao de muitas pessoas desejosas de ver o evangelho alcanando do maneira efetiva aqueles a quem Deus tem chamado.

*Voc encontra mais do Marquito e da Comunidade ajuntamento em: www.ajuntamento.com.br

Em Cristo, Roberto de Assis Twitter: @igrejamissional E-mail: igrejamissional@gmail.com

You might also like