You are on page 1of 7

Primeiramente observe que ao importar o arquivo, caso este tenha erros, o validador exibe o erro, porm nesta tela

tem opo de marcar a opo "Erros" e ento ao clicar em "Exibir" so apresentados os detalhes do erro .

Esse erro gerado quando a nota foi lanada com um CFOP e na guia estoque foi informado outro CFOP, para corrigir essa situao deve ser alterado o CFOP da guia estoque para o mesmo CFOP que consta na nota.
Tambm ocorre quando existem produtos sem preenchimento do campo "natureza da receita" da guia "pis cofins" aba "sadas".

Esse erro ocorre quando lanado notas de servio com espcie vinculada a modelo diferente Nota Fiscal de Servio, cdigo 03, para corrigir o erro a espcie dever ser vinculada ao modelo Nota Fiscal de Servio, cdigo 03.

O erro ocorre porque estes produtos esto cadastrados com o CST do PIS de Entrada como '60-Crdito Presumido' e 'Vnculo do Crdito' como '02-Crdito Vinculado a alquota Diferenciada' onde informado a alquota de 0,6600% (PIS) e 3,0400% (COFINS. Assim, o erro ocorre porque o prprio validador do SPED PIS/COFINS espera que produtos com alquota de 0,6600 (PIS) e 3,0400 (COFINS) tenha o' e 'Vnculo do Crdito' como '06-Crdito Presumido Agroindstria' e informado as alquotas de 0,6600 (PIS) e 3,0400 (COFINS), conforme prev a Tabela 4.3.9 Tabela de Alquotas de Crditos Presumidos da Agroindstria.

esse erro ocorre nas situaes abaixo. 1- Este erro pode ocorrer quando na empresa filial existe apenas lanamentos com notas canceladas, desta forma no gerando o registro 0140. 2- Quando na empresa filial quando existe apenas lanamento de entrada com modelo de nota fiscal vinculada a NF de servio de comunicao. 3- Quando na empresa filial existe apenas lanamento de imobilizado. 4- Quando na empresa filial o cliente efetua lanamentos de entradas, sadas, reduo z, servios, sendo que em alguns destes lanamentos o cliente no informou a guia 'Estoque'.

Este problema na validao ocorre por um destes motivos: 1 - A nota da espcie "consumidor final" e no lanamento foi utilizada a espcie "nota fiscal" e neste caso no pode ser utilizado o cliente diversos. 2 - A nota da espcie "nota fiscal" porm foi utilizado como cliente o clientes diversos, e neste caso gera erro pois deve ser informado o cliente correto.

Este erro occorre por ter sido lanado via ajuste. Lanamentos de ajustes somente podem ser lanados quando realmente necessrio algum ajuste e que faa referncia a outros documentos lanados que precisam ter semelhana com o ajuste feito. Favor consulte o suporte do SPED para obter orientaes em relao a qual registro deve ser gerado no seu tipo de crdito. Geralmente as outras operaes de crdito que no dispe de documento fiscal devem ser geradas no registro F100. Para gerar o REGISTRO F100-DEMAIS DOCUMENTOS E OPERAES GERADORAS DE CONTRIBUIO E CRDITOS, o sistema possui o seguinte comportamento: - Gerar neste registro todas as notas de entradas, sadas e servios, com espcie/modelo "Documentos No Fiscal". Ao efetuar tal lanamento, necessrio que seja informado na guia "Estoque" produto com as devidas configuraes das guias "PIS/COFINS". Para que o produto no seja considerado para o estoque e registro de inventrio, dever ser selecionada a opo "Servio tributado pelo ISSQN". Dessa forma ser necessrio cadastrar uma espcie em arquivo//tabelas//espcies e vincular ao modelo no fiscal, cadastrar um produto com as configuraes do SPED PIS e COFINS e marcar a opo "Servio tributado pelo ISSQN" e lanar o valor do aluguel, por exemplo, como uma nota de sada ou servio, assim ser gerado o registro F100, que o registro onde devem ser gerados esses valores que no se referem a NF.

Este erro ocorre quando foi lanado uma nota com acumulador que tem pis e cofins porm a guia estoque no foi preenchida.
O problema tambm ocorre em notas segmentadas quando o acumulador do ltimo segmento no tem pis e cofins e por isso na guia "estoque" nenhum produto est com as informaes de pis e cofins que so obrigatrias. Para esta situao existem duas solues: 1 - excluir o estoque do segmento 2 e incluir em outro segmento que tenha um acumulador com pis e cofins. 2 - acessar o acumulador do segmento 2, criar uma vigncia em 07/2011, incluir os impostos pis e cofins e depois ajustar estas informaes no estoque da nota. No momento so estas as solues pois no possvel configurar o sistema para importar os produtos em outro segmento, pois todas as informaes da nota dependem do estoque e por isso ele precisa ser gravado por ltimo

Este erro ocorre quando no lanamento da nota o campo "valor dos produtos" da guia "geral" diferente rdo que foi informado na coluna "valor produtos" da guia "estoque".

O erro no registro M105 provavelmente se d, devido a estar tomando crditos de operao (CFOPs) diferentes das permitidas a tomada de crdito conforme tabela Tabela CFOP - Operaes Geradoras de Crditos, disponvel em http://www1.receita.fazenda.gov.br/sistemas/efd-pis-cofins/tabela-codigos/tabelasde-codigos.htm Lembramos que o relatrio disponibilizado na verso 74B08, poder ser utilizado para verificar as CFOPs que esto sendo creditadas, caminho: Relatrios/ Acompanhamentos/ Impostos/ Demonstrativos EFD PIS/COFINS.

O erro no campo 7 - DT_FIN ocorre pois o arquivo foi gerado com a data final diferente da data do ltimo dia do ms. Somente pode ser uma data diferente do ltimo dia do ms se for gerar de uma situao especial pois este informativo mensal.

ocorre pois para notas de compra no qual o fornecedor pessoa fsica no pode ser utilizado cst 50 a 56, deve ser utilizado outro CST.

Problemas mais freqentes:


Assunto: Descrio: Sped PIS/COFINS - Erro registro M210 e M610 - Validao do informativo Ao validar o arquivo do Sped Pis/Cofins ocorre erro no registro M210 e M610 com a seguinte mensagem: No dever existir um registro M210 - Detalhamento da Contribuio para Cdigo de Contribuio Social e Aliquota no informados nos documentos com CST de 01 a 05). Primeira analise a ser realizada (lanamentos de nota fiscal de servio): O erro ocorre devido a inconsistncias nos lanamentos realizados com modelo de servio de forma incorreta.; Para lanamentos de servios prestados, as notas fiscais devero ser lanadas na tela de lanamento de servios e utilizar a espcie com um dos modelos abaixo: Nota Fiscal de Servios, modelo Avulso, 3B Nota Fiscal de Servios - Modelo Simplificado, cdigo 3A Nota Fiscal Eletrnica de Servios, cdigo 03 Nota Fiscal Fatura de Servios, cdigo 03 Nota Fiscal de Servios, cdigo 03. Neste caso, a UN deve verificar a espcie lanada e qual o modelo que est relacionado. --Segunda analise a ser realizada (lanamentos de ajustes): Quando so efetuados lanamentos de ajustes, onde a empresa no tem as mesmas situaes dos ajustes no ms de apurao: Conforme validao do arquivo, dever existir lanamentos com as CST 01 a 05 nas notas para que seja informado o ajuste desejado nos lanamentos de entradas ou ajustes lanados em Menu "Movimentos", submenu "Outro", submenu "Ajustes PIS/COFINS". A UN deve verificar se existe apurao de dbitos e e crditos neste perodo com relao a movimentao de notas, pois o ajuste deve ser correspondente ao mesmo tipo de crdito vinculado nas notas, sendo que os valores no podero ser maiores que o valor do crdito apurado nas notas.

Resposta:

Observao: A leitura do Manual/leiaute do Sped PIS e COFINS essencial para interpretao dos erros que ocorrem na validao do arquivo, bem como para a anlise da origem dos erros nos procedimento efetuados no sistema.

Assunto: Descrio: Resposta:

Sped PIS/COFINS - Erro registro M210 e M610 - sinal de negativo (- 01) Sistema est gerando o Cdigo de contribuio do Registro M210 e M610 com sinal de negativo (- 01). O erro M210/M610 com CST negativa (-), acontece em algumas situaes devido a inconsistncias nos lanamentos realizados. Neste caso, a UN deve avaliar os lanamentos efetuados no banco do cliente da seguinte forma: - Verificar os lanamentos de sada refentes a CTRC na guia 'Complementar' no quadro 'Informaes para clculo de Pis e Cofins', se est sendo preenchida; - Verificar nos acumuladores que no possuem os impostos PIS e COFINS, incluindo os impostos e verifique se na guia 'Estoque' dos lanamentos demonstrados informaes nos quadros de PIS e

COFINS, sendo elas: CST, alquota, valores. Sendo que o cliente pode ter efetuado o lanamento e depois ter excludos os impostos, porm essas informaes ficam gravadas internamente, ou quando so realizadas importaes e existem informaes no arquivo. Essas situaes ocorrem em lanamentos efetuados em verses anteriores. Observao: A leitura do Manual/leiaute do Sped PIS e COFINS essencial para interpretao dos erros que ocorrem na validao do arquivo, bem como para a anlise da origem dos erros nos procedimento efetuados no sistema.

Assunto: Descrio:

Resposta:

Sped PIS/COFINS - Erro registro M105/M505 Na validao do arquivo Sped PIS/COFINS ocorre nos Registros M105 e M505 com a seguinte mensagem: ?O valor deste campo deve ser igual ao somatrio dos valores das bases de clculo dos documentos e operaes de acordo com o Cdigo da natureza da base de clculo do crdito, cdigo de situao tributria e alquota.? Conforme leiaute do Sped PIS/COFINS, o Registro M105 o detalhamento da Base de Clculo do Crdito ? PIS/PASEP apurado no perodo e o Registro M505 o detalhamento da Base de Clculo do Crdito ? COFINS apurado no perodo. Ocorre que quando so efetuados lanamentos de entrada com CFOPs que no permitem a tomada de crdito de PIS/PASEP e COFINS so apresentadas divergncias nesses registros fazendo com que ocorra o erro. Desta forma, deve-se consultar a 'Tabela CFOP - Operaes Geradoras de Crditos' onde so informados os CFOPs que determinam a Base de Clculo do Crdito (M105/M505). Essa tabela est disponvel em http://www1.receita.fazenda.gov.br/sistemas/efd-piscofins/tabela-codigos/tabelas-de-codigos.htm Observao Na verso 7.4B-08 no menu 'Relatrios/Acompanhamentos/Impostos/Demonstrativos EFD PIS/COFINS', foi disponibilizado um relatrio onde poder ser verificado as CFOPs que possuem crdito de PIS e COFINS.

Assunto: Descrio:

Sped PIS/COFINS - Documento No Fiscal - Registro F100 Est sendo feito o lanamento de Receitas (que tambm faz parte da sua atividade da empresa), sendo que no no existe documento fiscal. O cliente foi orientado a fazer o lanamento em "Servios", com modelo de espcie "no fiscal", mas no momento de gerar o SPED PIS/COFINS apresenta erro nos registro M210 e M610. Gostaria de saber qual a forma correta de fazer estes lanamentos para no gerar erro no SPED PIS/COFINS? 1. Dever cadastrar um produto a ser definido pelo usurio, sendo as orientaes para o cadastro do produto so as seguintes: 1.1. Na guia "Geral" deve ser selecionada a opo "Servio tributado pelo ISSQN", para que o mesmo no seja considerado como estoque e no registro de inventrio; 1.2. As sub-guias da guia "PIS/COFINS" devem ser preenchidas com as informaes que devero ser geradas no SPED PIS/COFINS, sendo que as mesmas sero definidas pelo usurio

Resposta:

2. No acumulador que ser utilizado para o lanamento de Sada da Receita Financeira efetuado com espcie vinculada ao modelo "Documentos No Fiscal", o qual ir gerar o registro F100, dever ter somente os impostos PIS(4 ou 17) e Cofins (5 ou 19); 3. Quanto ao lanamento do imposto 16-IRRF, caso tenha, a UN dever informar o mesmo no sistema, via lanamento de ajuste, na tela "Outros Lanamentos (Calculados)" (menu Movimentos/Outros/Impostos Calculados) informando acumulador que possua somente o imposto 16-IRRF, selecionando a operao "Retenes". Efetuar testes no sistema, com base nas informaes citadas acima, afim de verificar se sero gerados os registros, conforme o cliente deseja, bem como, afim de verificar se o clculo dos impostos sero efetuados de forma correta.

Conforme guia prtico do SPED devero ser geradas no BLOCO F: 1. Demais receitas auferidas, da atividade ou no, tais como: -receitas financeiras -juros sobre o capital prprio -aluguis de bens mveis e imveis -receitas no operacionais (venda de bens do ativo no circulante) -demais receitas no escrituradas nos Blocos A, C e D 2. Outras operaes com direito a crdito, tais como: -contraprestao de arrendamento mercantil -aluguis de prdios, mquinas e equipamentos -despesas de armazenagem de mercadorias -aquisio de bens e servios a serem utilizados como insumos, com documentao que no deva ser informada nos Blocos A, C e D

Assunto: Descrio:

Resposta:

Sped Fiscal - Mensagem na validao "Registro C420 Campo 3 - VLR_ACUM_TO T" Ao validar o arquivo SPED Fiscal ocorre a mensagem de erro "O valor acumulado no totalizador, relativo respectiva Reduo Z (VLR_ACUM_TOT do Registro C420) deve ser igual soma do valor acumulado do item (VL_ITEM) dos Registros C425" Este erro ocorre quando informado um valor de cancelamento na guia 'Geral' da tela de reduo Z, e no detalhamento dos cupons referente a essa reduo Z no est sendo informado o mesmo valor de cancelamento na guia 'Estoque'. Quando um cupom fiscal completamente cancelado, este valor no soma na reduo Z. Sendo assim, podem ocorrer lanamentos onde faltou informar produtos cancelados na guia 'Estoque' de algum cupom fiscal com a situao 'Regular', pois quando selecionada a situao 'Cancelado' o sistema no permite informar produtos na guia 'Estoque'.

You might also like