You are on page 1of 18

A diferena que faz a diferena: corpo e subjetividade na transexualidade1

The difference that makes it different: body and subjectivity in transexuality

Berenice Bento
Doutora em Sociologia Professora do Departamento de Cincias Sociais/UFRN berenice_bento@yahoo.com.br

Resumo O objetivo deste artigo problematizar a concepo hegemnica que afirma ser a cirurgia de transgenitalizao uma expresso do desejo das pessoas transexuais pela satisfao sexual. Sugiro que a busca pelo reconhecimento do gnero identificado pode ser conhecida como uma das questes centrais que motivam a realizao desse desejo. Tambm argumentarei que no h uma rejeio linear ao corpo entre as pessoas transexuais. Ao contrrio, a construo da autoimagem para muitos/as positiva, destacando-se, inclusive, alguma parte do corpo considerada maravilhosa, principalmente entre as mulheres transexuais. No entanto, pode-se notar que a interiorizao das verdades produzidas pelo dispositivo da transexualidade no lhes possibilitam notar tal ambiguidade. Por fim, as narrativas apresentam uma multiplicidade de experincias, expectativas e subjetividades que impedem qualquer desejo classificatrio fundamentado em caractersticas que universalizam as pessoas transexuais ao mesmo tempo em que as diferenciam, inferiorizando-as enquanto seres transtornados, enfermos mentais. Palavras-chave: Transexualidade, corpo, subjetividades.

Abstract The purpose of this article is to problematize the hegemonic notion that sex reassignment surgery reflects transsexual people's desire for sexual satisfaction. I suggest that one of the central questions underlying this desire is the search to belong to and be recognized as part of the gender with which they identify. I will also argue that no linear correlation can be drawn between transsexual people and rejection of the body. Rather, many construct a positive self-image, even highlighting a part of the body they consider marvelous, particularly among transsexual women. At the same time, the internalization of the truths produced by the tactic of transsexuality prevents them from seeing this ambiguity. Finally, the narratives present a multiplicity of experiences, expectations, and subjectivities that preclude any classification based on universalizing characterizations of transsexual people as disordered or mentally ill. Keywords: Transsexual, body, subjectivities.

96

O saber/poder mdico afirma que as pessoas transexuais tm uma completa abjeo em relao aos seus corpos, o que as transforma imediatamente em seres assexuados. Para Ramsey (1996, p.110),
[...] o padro transexual normal tem baixo ou nenhum impulso sexual, arriscam muito pouco quanto a esse ponto. O pequeno grupo que gosta de se masturbar deveria fazer muitas perguntas e ponderar respostas cuidadosamente antes de se lanar cirurgia.

De acordo com essa viso, a procura pela cirurgia tem como finalidade a satisfao sexual, o que diverge da interpretao que desenvolvo neste artigo, segundo a qual a busca por insero na vida social o principal motivo para pleite-la. No h um rechao monoltico ao corpo entre as pessoas transexuais. A autoimagem para muitos positivada mediante a valorizao reiterada de partes dos seus corpos tidas como lindas, perfeitas. Em muitos momentos, afirmam: eu odeio meu corpo, para logo depois dizer: nossa, me acho linda, principalmente meu cabelo e meu bumbum. Contudo, a eficcia do dispositivo da transexualidade est no apagamento destes deslizes discursivos. A afirmao de que as pessoas transexuais odeiam seus corpos est baseada em tropos metonmicos. Toma-se a parte (as genitlias) pelo todo (o corpo). como se a genitlia fosse o corpo. Esse movimento de construir o argumento metonimicamente espelha a prpria interpretao moderna para os corpos, em que o sexo define a verdade ltima dos sujeitos. O segundo objetivo deste artigo apontar que a relao das pessoas transexuais com as genitlias no marcada exclusivamente pela abjeo. Os relatos sobre essa relao variam desde afirmaes como tenho horror a essa coisa at ele faz parte do meu corpo, no tenho raiva.2

O corpo sexuado A descoberta do corpo sexuado um momento de atribuio de sentido para as vrias surras, insultos e rejeies familiares. Ter um/a pnis/vagina e no conseguir agir de acordo com as expectativas, ou seja, no conseguir desenvolver o gnero apropriado para seu sexo, uma descoberta vivenciada com grande surpresa para alguns/algumas.
1 Verso do captulo Corpo e Subjetividade, publicado no livro A (re)inveno do corpo: sexualidade e gnero na experincia transexual (BENTO, 2006). 2 As narrativas das pessoas transexuais transcritas foram obtidas ao longo do trabalho de campo realizado para tese de doutorado entre os anos de 2001-2003. Os nomes pessoais foram alterados.

n. 04 | 2009 | p. 95-112

Berenice Bento

97

Ktia: Eu era uma mulher. Fazia todas as tarefas de menina. Eu fui nascida e criada na roa. Perdi meu pai aos doze anos, ento tudo se tornou mais difcil. Meu pai era mais apegado comigo do que a me. Eu no entendia nada. Porque eu pensava que era um bicho-de-sete-cabeas. S vim a conhecer meu corpo aos 14 anos, quando vi uma revista pornogrfica embaixo do colcho do meu irmo e vi uma mulher sem roupa. Eu j tinha visto meus irmos pelados com o pnis duro, mas o meu era aquela coisinha pequeninha, nunca subiu. Para mim, toda mulher era daquele jeito. Eu ficava esperando meus seios crescerem, porque minhas amigas estavam de peito grande e eu no. Nelas veio a menstruao e em mim no, n? Ento eu fiquei preocupada com aquilo. E outra, eu entrei na escola com dezoito anos. Eu abandonei a famlia e fui morar com um tio meu na cidade. Na escola que se descobre. A, com dezoito anos, procurei uma mdica e perguntei para ela. Eu queria saber por que todas as minhas amigas tinham a menstruao. Os peitos delas eram grandes e o meu era pequeno, s duas bolinhas. Ento eu queria perguntar o porqu de tudo aquilo. Eu me sentia uma mulher, agia como mulher. Quer dizer, que nem uma mulher. Tem muito tempo que eu buscava ajuda para entender esse meu problema. No entendia o que era isso. Que ia fazer com tudo aquilo? A eu procurei uma mdica quando tinha 18 anos e ela me disse que eu no era nem homem nem mulher. Nunca tinha visto um travesti na minha vida, nunca tinha visto um homossexual; se j tinha visto, no tinha percebido nada tambm. A ento eu falei: gente do cu, por isso que minha me no gosta de mim! A vem tudo aquilo na cabea. Eu cheguei at ela para perguntar se ela sabia que eu era assim, ela disse que sabia, mas tinha vergonha de falar, vergonha de explicar. Eu cheguei a sentir clicas esperando a menstruao. De tanto querer a menstruao, sentia clica. Cheguei a fazer vrios ultrassons, eu no deixei de pensar que tinha alguma coisa dentro de mim. A eu pensei: "Pxa, como eu sou diferente". Ento comecei a fazer muitas perguntas para minha me. Eu no acreditava. Para mim eu era mulher e pronto.

Foram vrios encontros com Ktia no hospital, em sua casa, no seu local de trabalho e em locais pblicos. Por outros caminhos, eu lhe repetia a pergunta: Voc descobriu que seu corpo era de homem aos 14 anos? A resposta era a mesma: Eu pensei que as mulheres tivessem uma coisinha na frente, mas que no subia. Muitas vezes minha me me tratava mal, mas eu no sabia por que, no ligava uma coisa com outra. Outra imagem recorrente para justificar sua ignorncia era o fato de seu pnis nunca ter subido. Ao longo de nossos encontros, observei que Ktia estabelecia uma relao entre o pnis ereto e a masculinidade.
Ktia: E eu pensava assim, esmagando ele: "nunca mais ele ia levantar". Ento, eu tentei esmagar, assim com as unhas. Eu tinha um pavor e um medo dele levantar algum dia. Ento, para isso no acontecer, eu esmagava ele com

98

as unhas assim, esfregava assim. Eu no sentia dor, por causa de tanta angstia com aquilo ali, eu no sentia dor.

Caso seu pnis ficasse ereto, seria uma prova de que ela no era uma mulher. Quando comeou a toc-lo de forma mais frequente, para fazer a higiene, teve muito medo quando o viu se mexendo.
Ktia: Deus me livre. Quando eu vi aquela coisa mexendo, eu vi que ele estava vivo e parei com aquilo.

Aquela coisa, aquilo, um pedao de carne so algumas das expresses comuns entre as transexuais femininas para nomear esse pedao de carne que tenho entre as pernas. Proferir a palavra pnis tornar-se homem. Mais do que dar vida atravs de um ato lingustico (AUSTIN, 1990), a palavra pnis contamina suas identidades. Entre os homens transexuais, os seios tampouco so nomeados, de forma geral, apontam-nos quando se referem a eles ou falam dessa parte de cima. Sugiro que pnis e seios podem ser classificados, nesse caso, como um tipo de palavras que contagia. Ao serem pronunciadas, desencadeiam um conjunto de posies identitrias para quem as emite e para quem as escuta. At o momento em que Ktia desconhecia a verdade do seu corpo, conviveu com ele e no se colocava a questo da cirurgia, tampouco compreendia o porqu do desprezo da me. Quando descobriu que sua genitlia estava em desacordo com o seu gnero, que era esse corpo sexuado o responsvel por impeli-la de fazer e de exercer as performances com as quais se identificava, comearam os conflitos. A revelao desse corpo sexuado acarretou outra revelao: finalmente descobriu o porqu da rejeio da me.
Ktia: A coisa horrvel, porque voc v que no era aquilo que imaginava, que voc pensava que era. Eu ia me matar. O pior que eu tinha uma obsesso de querer me matar na frente da minha me e falar: "voc fez, voc est vendo a destruio". Era essa a inteno, sabe?

Se Ktia estava segura de que era uma menina com uma coisinha na frente, Sara, ao contrrio, narra que tinha muitas dvidas quando era criana e que foram silenciadas pelo medo de ser punida pela famlia.
Sara: Interessante, antigamente, quando eu era criana, eu pensava assim: ser que todo mundo est errado? Esse povo est tudo errado? Eu pensava que eu era a pessoa certa. Todo mundo estava errado. A, com o tempo, eu fui parando para pensar, mas eu nunca fui criana de perguntar nada. Sempre eu perguntava para mim mesmo. Eu nunca confiei em falar com ningum.

Alec, quando era criana, imaginava que a produo das diferenas anatmicas e sexuais era um processo de longa durao. Ningum nascia Berenice Bento

n. 04 | 2009 | p. 95-112

99

menino ou menina, o tempo iria separando-os. Estudou em colgio de freiras, nos quais os corpos estavam sempre escondidos. Para ele, todas as crianas tinham os corpos iguais e a definio do sexo aconteceria um dia, quando estivesse dormindo. Ento, ele acordaria e teria um corpo de homem. Acreditava que as mudanas para um corpo de menino levavam tempo e que no seria necessria uma interveno pessoal para faz-lo. Seria o gnero que determinaria o sexo. Aos 12 anos, no lugar do pnis, veio a menstruao. Nesse momento, comearam os conflitos.
Alec: Quando eu era criana, tinha um ideal que todos ramos iguais, at que um momento da vida teu corpo tinha que se transformar, porque, verdade, meu corpo tinha que se transformar. s vezes eu rezava, pedindo um milagre, mas chegou a menstruao e acabou minha historinha. E logo me saram os seios, a pensei: caramba, o que est acontecendo aqui? Nada saiu como eu esperava. [...] Muitas vezes, inclusive, desnudo. Eu pensava que estando ali eu conseguiria ser como eles. Aos 12 anos, quando chegou a menstruao, foi uma catstrofe, me caiu o mundo em cima [...] No tinha visto o corpo desnudo de uma mulher e de um homem para poder observar as diferenas que existiam. Acho que as ideias e as crenas que eu tinha porque ignorava as diferenas.

Nesse caso, Alec desejava ter os msculos, a energia e a fora masculina e no, prioritariamente, os rgos reprodutores. Helena tambm fala de sonhos.
Helena: Quando era criana, eu deitava na cama, dormia pensando: amanh eu podia acordar com o cabelo grande, que nem uma menina. Sempre pensei, aquele desejo, aquela vontade, mas sempre assim, num passo de mgica. Depois dos 16 que eu comecei a me transformar e ver que tinha que buscar outros recursos.

Para Joo, os seios e a menstruao significaram o fim da liberdade.


Joo: At a ocasio dos meus 12, 13 anos eu ficava sem camisa, entendeu? Eu ficava s de calo. vontade comigo mesmo. A foi surgindo a adolescncia, seios, essas coisas, a voc tem que se fechar, se tampar. Esse corpo de mulher me incomoda. A pronto, quando veio a menstruao, aos 13 anos, j no podia ficar sem camisa, livre. A pronto, acabou. No podia ficar como eu era mesmo: livre. E a quando comearam a surgir os meus seios, essas coisas, eu chorava, eu no queria, entendeu?

Para os transexuais masculinos, a menstruao e os seios anunciam o fim dos sonhos, da liberdade e a impossibilidade de se tornarem homens e, por outro lado, a separao definitiva dos mundos dos gneros a partir dessas diferenas. A descoberta do corpo sexuado impe a tarefa de relacionar-se com

100

as partes do corpo responsveis pela rejeio que sofrem, ao mesmo tempo em que desencadeiam uma busca para se definirem, para encontrar respostas e modelos que lhes possibilitem construir identificaes. Muitos/as relataram que depois de pensar, pensar, eu cheguei concluso: vou cortar.

Abjeo e convivncia So mltiplas as respostas e os caminhos encontrados pelas pessoas transexuais para conviver com partes dos seus corpos responsveis por lhes retirar a possibilidade de serem reconhecidos como membros do gnero com o qual se identificam.
Ktia: Eu entrei no banheiro da minha patroa, quando eu via o preconceito na rua, eu entrava no banheiro com a faca na mo. Teve uma vez que eu quase tirei. A, eu liguei para um doutor amigo. Eu odeio tanto esse troo que j levei uma bronca do mdico por no ter asseio. Porque eu detesto aquilo ali. Eu mijo sentada igual uma mulher, mas acontece que no pnis eu no toco. Eu tenho pavor dele. Agora, com o tratamento psicolgico eu estou aprendendo a assear. Tinha medo que ele subisse. Tinha pavor: Eu falo no treco como se tivesse tirado, porque para mim ele nunca existiu. Patrcia: A parte do meu corpo que menos gosto o pnis. Acho horrvel. Tenho ojeriza, eu tenho pavor desse negcio. Ah, nem... Eu j tentei at cortar [...], quando era pequena, eu lembro, deveria ter uns doze anos. Eu subi em uma rvore. Tinha daquelas formigas bem grandes. A eu peguei duas, ia colocar de um lado e do outro, na hora que uma colocou as mandbulas dela saiu sangue, a eu gritei e sa correndo. Andreia: O que eu queria era viver bem, mesmo que eu no tivesse vagina, mas eu queria era no ter isso. Cheguei a planejar tir-lo. Eu pensei, vou entrar no banheiro do hospital, levo tesoura, blocos de gases, xilocana, planejei tudo. Eu pensava em injetar xilocana, a tesoura j vai estar amoladinha, desinfetada, e os blocos de gases justamente para estancar a hemorragia at o momento da sutura. Eu pensei que tinha que ser no banheiro do hospital se eu fizer em casa muito longe, o socorro pode demorar e eu posso morrer por hemorragia.

Esses relatos expem um quadro de abjeo, embora com nveis diferenciados. Andreia, por exemplo, no tem o mesmo pavor que Ktia, tampouco se pode interpretar o desejo manifesto de ficarem livres, inclusive com a vontade de tirarem por conta prpria, como vontade de morrer. importante ressaltar esse aspecto para que no se construa uma imagem suicidgena da pessoa transexual, um dos primeiros passos para vitimiz-la. Tal construo desdobra-se na sua infantilizao, pois se supe que seu sofrimento no os/as permitem atuar ou decidir sobre seus corpos. Berenice Bento

n. 04 | 2009 | p. 95-112

101

A abjeo, porm, no a nica possibilidade de leitura para as genitlias. Para Vitria, o pnis est ali, faz parte do seu corpo. No se considera anormal, apenas tenho uma coisinha a mais que necessita de correo.
Vitria: Para te falar a verdade, esse negcio de ter o rgo no me incomoda. Eu quero me sentir mais feminina do que eu j sou. Sempre tive esse objetivo, porque eu ia... acho que te falei nas outras fitas, quando eu vestia roupa ntima ficava uma coisa assim diferente, no dava para mostrar, mas ficava. Se a pessoa olhar bem assim... , o biquni, d diferena. Dependendo da calcinha no d diferena, fica pequenininho, normal. Tanto que quando eu visto as minhas roupas, eu no me sinto incomodada. uma parte de mim, vou cuidar dele. Eu me sinto 99,99% mulher, falta s esse pequeno detalhe. Porque eu sou fmea de corpo e alma, ento eu vou tirar uma coisa que algum mandou errado. a mesma coisa que voc quebrar uma unha, vou fazer minha unha, a mesma coisa, vou ficar mais bonita. Isso. No me sinto incomodada, no sinto assim, vai melhorando mais ainda.

Para Bea, o pnis faz parte do seu corpo e no reivindica a cirurgia, pois uma vagina no mudar seu sentimento de gnero, no passar de um buraco. Para ela, o seu sentimento que importa, sendo o rgo totalmente secundrio. Bea ps prtese nos seios, no tem nenhum sinal de barba ou plo nos braos e toma hormnios. Histrias como as de Bea, que reivindica o direito identidade de gnero feminina, desvinculando-a da cirurgia, nos pem diante da pluralidade de configuraes internas experincia transexual.

A masturbao A rejeio genitlia significa que no se consegue obter prazer atravs do seu toque? O transexual construdo oficialmente no consegue toclo para fazer a higiene, tampouco para a obteno de prazer: uma relao de total abjeo. No entanto, quando Marcela afirma: Eu acho o pnis podre, horrvel, no se pode deduzir que esteja dizendo, eu no o toco, no me masturbo. Segundo ela,
Marcela: s vezes at, para falar a verdade, eu me masturbava sozinha, sabe? Eu no posso mentir. J me masturbei sim, ele j subiu sim. Pode ser uma coisa que s vezes a pessoa tem vergonha de falar que tem. S se uma pessoa deficiente, que tem problema, que est paralisado o corpo todo, a talvez no tenha ereo; como que uma pessoa que absolutamente normal no vai ter? Igual te falei, quando eu era adolescente j me masturbei. Agora, com os hormnios, no sobe mais. Eu sei que absolutamente normal. Eu sendo transexual ou no, normal a masturbao. Quando fao, estou pensando que estou sendo penetrada por outro homem, que eu estou beijando, que eu estou

102

dando, que eu estou chupando. Agora no, no tenho ereo completa. s vezes posso at ter uma meia ereo, se eu ficar afirmando muito, pensando, querendo, eu posso at ter 80% de ereo, mas no chega a 100%.

Por que algumas/uns transexuais mentem ou sentem vergonha de masturbar-se? Outra vez tem-se de voltar construo do transexual como algum totalmente avesso s suas genitlias e assexuado. Se a identidade transexual foi caracterizada pelo horror s suas genitlias, seria impensvel, nessa perspectiva, admitir que possvel obter algum tipo de prazer com elas. Os/as transexuais sabem das suposies e expectativas construdas para suas condutas, principalmente no espao hospitalar. O dispositivo da transexualidade tenta regular as microinteraes que se efetivam nesse espao, alm de tentar interferir, em nveis variados, na organizao de suas subjetividades. Se o transexual de verdade no se masturba, quem sou? Como posso masturbar-me?
Vitria: Tm umas meninas l no Projeto3 que tm uma frescurada eu no toco no rgo. Frescura. Frescura para se sentir mais assim. mentira. Se me fala: Ah, que eu nunca peguei. Eu digo: Mentira! Se no pegar estaria fedendo, n? Eu j me masturbei sim. Eu toco no rgo sem problemas. Gente, uma parte do meu corpo! Faz parte de mim. Isso aqui no vai ser jogado fora, a nica coisa que vai tirar so as bolinhas, o resto vai estar tudo aqui. Voc est entendendo? Ento, o que eu vou fazer? Vai continuar aqui, a mesma coisa. A nica coisa que vai tirar so as bolinhas. Na hora da relao normal. Frente, atrs, ai, de todo jeito. Eu sou normal, normal. Eu lavo, mexo e brinco com o rgo. Tudo depende da fantasia. Eu no me incomodo.

Alec assiste a filmes erticos enquanto se masturba e quando se olha no espelho v um homem. Toca o seu clitris como se fosse um pnis. A trajetria de Alec para assumir-se como um homem transexual revela os prprios processos para a construo das identidades. At os 23 anos, s teve relaes com rapazes. O medo de ser considerada lsbica e do preconceito dos parentes e conhecidos o fez, inclusive, exagerar em sua fama de loba. Tinha muitos namorados, mas sempre teve um amor feminino clandestino. A forma que encontrou para suportar o seu corpo feminino foi mediante uma intensa rotina de ginstica. Eu cheguei a fazer oito horas de ginstica por dia. Quando eu via os corpos dos meus namorados, eu pensava: nossa, eu estou muito melhor que ele.
3 Vitria refere-se ao Projeto do qual fazia parte e que tinha como objetivo realizar o processo transexualizador, no mbito de um hospital universitrio. Esse processo regulamentado por Resoluo do Conselho Federal de Medicina.

n. 04 | 2009 | p. 95-112

Berenice Bento

103

Aos 23 anos, decidiu parar de mentiras e buscar solues para seu corpo. A histria de Alec aponta que a relao entre o corpo e a sexualidade no algo retilnea. Ele no gostava de seu corpo feminino, mas conseguiu ter relaes sexuais com rapazes, sem problemas com a penetrao. No momento em que realizamos a pesquisa, tinha uma namorada, a primeira de sua vida, e no lhe agradava que ela o tocasse em suas genitlias, embora conseguisse se masturbar. Aos 30 anos, estava em pleno processo de mudanas corporais, atravs dos hormnios.

Cirurgia e sexualidade A pergunta que se pode fazer para aqueles/as que conseguem se masturbar ou no tm problemas em tocar suas genitlias com outras finalidades : por que querem realizar a cirurgia? Afirmar que alguns se masturbam ou que outros mentem no revela os conflitos que alguns vivem com a sexualidade. Para Vitria, a imagem de fogosa e de boa de cama sempre foi alimentada por ela, que, na verdade, mente sobre o orgasmo.
Vitria: Eu no gosto de gozar. A gente fica com um corpo mole, dor de cabea. Fico o dia inteiro frustrada. Quando eu chegava ao extremo, eu no me sinto bem, fico com raiva, fico com vergonha do meu parceiro. Sabe o que eu queria? Quando eu fizer a cirurgia, no tem um jeito de fazer uma ligao l dentro para tirar esse negcio de gozar, no? Que eu no quero esse trem. Quando eu vejo que estou chegando, eu mando parar, eu finjo que gozei. Eu falo: "Para, que eu gozei." Eu finjo. Nas minhas relaes, sempre eu finjo que gozo. Saber que tem um olho te observando, falta de respeito com Deus, sabe? Se eu for pensar na falta de respeito com Deus, eu no fico com ningum. Eu gosto de fingir e mentir. Depois, eu quero mais. Eu finjo e ele acredita. A, pega o papel higinico, corre, rapidinho. A eu digo: quero mais. A ele me diz: Nossa, estou achando esquisito por que voc gozava e mandava eu vazar. No, eu quero mais, quero.

Andreia estabelece uma dicotomia entre a cirurgia e a sexualidade. Andreia: Quando eu cheguei no Projeto, eu disse: olha, no estou em busca de orgasmo, de prazer, no. O que eu quero corrigir o meu sexo. Eu falei em adequar. Eu queria corrigir, porque eu sempre me senti uma mulher defeituosa. E nunca me senti homem que quer mudar de sexo. Porque dentro de mim eu nunca fui um homem. Eu lavo, fao xixi, como se fosse uma coisa que est ali para coar. Me incomoda o fato de eu ter isso aqui, para mim pesa toneladas, eu digo

104

pesa em termos emocionais; me tira a liberdade. Voc sabe o que no poder ficar pelada na frente do seu namorado? Porque, eu penso assim: Meu Deus, se eu sou mulher e tenho esse problema, eu no quero que ele veja para no quebrar o encanto. Eu nunca tive aquela liberdade de tomar banho com namorado, abrir as penas, ficar vontade. Quando a gente tem relao de frente e ele fica por cima, eu uso aquela tcnica da toalha. A gente pega uma toalha e pe, mesmo assim eu fico com maior cuidado porque os movimentos, se forem movimentos mais violentos, mais a toalha pode sair... No caso de um relacionamento amoroso, a cirurgia vai me dar liberdade de movimento, eu vou poder ter liberdade para abrir as pernas, para andar. Eu no sou aquela pessoa iludida, pensando: "Ah, a cirurgia vai abrir minhas portas e eu vou ser feliz". Gente, imagina, no passaporte para a felicidade de ningum, porque se fosse assim toda mulher era feliz. Eu tenho conscincia. Como se diz, eu vou fazer uma coisa que eu preciso para ser livre. Eu no estou apostando que com isso v ser feliz. No, j vou conviver bem comigo mesma, eu vou me sentir normal. Se para Andreia a cirurgia no est diretamente relacionada sexualidade, Manuela j cautelosa, mas concorda com as afirmaes de Andreia no seu desejo de realizar a cirurgia para sentir-se livre.
Manuela: Eu tenho um pouquinho de medo de no sentir prazer depois da cirurgia, mas eu acho que no mais por esse lado do sexo, mais por um lado emocional que eu me preocupo mais. Eu penso em ser mais livre. Eu acho que me incomoda menos eu ter a vagina no meu corpo, mesmo que eu no sinta prazer, que um pnis. horrvel, porque quando eu vou fazer certas coisas, incomoda, por exemplo, no clube ou alguma coisa assim. Sabe, eu nunca fiquei nua de frente para ningum, eu morro de vergonha e medo que se interessassem pelo meu rgo. Com a cirurgia, eu vou ficar mais livre. Voc tem toda a aparncia feminina, procura ter os traos femininos, mas no completa. Ento, assim, muitos causam dvida, ou alguma piadinha, alguma coisa assim. A voc tirando fica mais fcil, assim, das pessoas verem. Por mais que voc tenha uma tcnica para esconder e tudo, nunca fica perfeito, num fica igual. Sempre fica mais alto, a tm aqueles olhares, n?

Para Marcela, sua vida sexual com seu companheiro satisfatria, o que lhe incomoda esconder o pnis durante a relao. O desejo em realizar a cirurgia para ficar livre.
Marcela: Meu sonho conhecer Fernando de Noronha. E para mim, ir num lugar desses eu tenho de ir de biquni, eu quero ficar vontade, eu no posso ir

n. 04 | 2009 | p. 95-112

Berenice Bento

105

desse jeito. A cirurgia para me libertar, sentir livre, quero me sentir livre, liberdade, eu poder andar sem ter medo de alguma coisa despencar nas minhas pernas. Eu no estou preocupada com prazer. para me sentir livre. Eu quero sentir liberdade. Eu no vou ter que ficar escondendo. Eu s durmo com o shortinho do tcham para no ter perigo de esbarrar em nada.

Vitria e Carla tambm sonham com o dia em que podero pr um biquni e ir ao clube.
Vitria: Imagina eu no clube, toda mulher e, de repente, a tromba sai? Voc est entendendo? Por isso que necessria uma cirurgia. Voc est com um corpo de mulher l... Ento isso. A cirurgia para corrigir. Porque uma vagina no vai me fazer mais mulher e nem menos mulher. Carla: Sabe o que eu penso? Eu penso assim que quando eu fizer minha cirurgia para mim, assim, se Deus quiser, que vai ser mais fcil para mim, sabe, vou poder ir para o clube, eu tenho carteirinha do clube, mas no posso, poder bronzear a parte de cima e a parte de baixo, mesmo assim quando eu tomar os hormnios eu vou poder, de short e busti em cima, a em baixo eu no posso, entendeu? Sei l, poder usar uma cala assim fina, branca assim voc no pode. Sara: O que eu espero com essa cirurgia? A liberdade, poder viver. Eu no vivo, eu simplesmente vegeto. Eu no vivo no, eu vegeto. Eu no consigo ter um namorado, no consigo um emprego. Eu nunca tive relao. Sou virgem. Com esse troo aqui, que no devia estar aqui, eu vou estar fazendo e no estarei sentindo prazer. Agora, se eu fizer a cirurgia e no sentir prazer isto no me assusta, porque acima de tudo eu vou estar satisfeita. Eu vou ter mais segurana com a vagina, lgico. Se algum falar alguma coisa, arranco minha roupa fora. Eu poderei falar: eu sou mulher. Quer o qu mais? Quer que eu faa o qu agora? Porque parir por parir, tm muitas mulheres que no chegaram a parir at hoje. Ento, com a vagina eu vou me sentir segura.

As respostas e as formas de relacionar-se com as genitlias e as sexualidades so diversas. No entanto, quando se perguntava o porqu da cirurgia, encontrava-se uma constncia nas respostas: Quero ser livre. Nenhum/a dos/as entrevistados/as respondeu: Eu quero a cirurgia para conseguir ser penetrada ou penetrar, para conseguir o orgasmo. Entre os transexuais masculinos, a mastectomia a cirurgia que lhes dar o que os transexuais conseguiro com a construo da vagina, ou seja, a liberdade. o desejo de serem reconhecidos/as socialmente como membros do gnero identificado que os/as leva a realizar os ajustes corporais. Enquanto no realizam o corte na carne, fsico, o corte simblico, atravs de tcnicas para dissimular os signos que os denunciam como membros do gnero rejeitado, efetivado. A utilizao de faixas que apertam os

106

seios, tcnicas para esconder o pnis, camisetas com gola alta para no mostrar o pomo de ado, perucas, maquiagens para disfarar os sinais de barba so algumas das tcnicas utilizadas na busca de uma coerncia entre as performances de gnero e o corpo apropriado para desenvolv-las.
Joel: muito cansativo, todo o tempo tem que colocar as faixas para esconder os seios. No vero faz um calor insuportvel. Fico com medo de abraar as pessoas e elas descobrirem que as faixas esto ali. Joo: Eu tenho sorte porque tenho pouco seio. Ento, uso uma camiseta bem, bem apertada, e sempre uso uma camisa folgada, de mangas compridas, para disfarar. Mas eu no posso me ver no espelho nu.

Acompanhei algumas mudanas que aconteceram com os dois entrevistados que realizaram a cirurgia enquanto desenvolvia a pesquisa: Ktia (construo da vagina em abril de 2001) e Joel (mastectomia e esterectomia, em junho de 2002). Para Joel, a mastectomia significou ficar livre das faixas que o incomodavam, principalmente no vero, e a possibilidade de tirar a camiseta no banheiro junto aos seus companheiros de trabalho, de abraar os/as amigos/as livremente e de usar camisetas regata. Depois que a fez, notou-se uma mudana considervel na sua postura, na fala e na forma de se aproximar das pessoas. O tmido Joel, que estava sempre com os ombros voltados para dentro, tentando esconder os seios, passou a incorporar uma parte do seu corpo que tinha sido cortada simbolicamente para composio de suas performances. No caso de Ktia, as mudanas tambm foram visveis. J no hospital se dizia feliz. Na primeira entrevista depois da cirurgia, ela relata suas sensaes antes da cirurgia.
Ktia: Eu falei assim: "Amanh voc sai daqui [referncia ao pnis]. Amanh voc no existe mais, esse... uma coisa que eu tinha ali no meio das pernas que chama pnis. Ento foi isso que eu pensei: "Vai sair daqui seu desgraado, amanh voc no est aqui". Eu queria mais, realmente, ficar livre dele e olhar e ter uma vagina. Era isso que eu queria. E a hora que eu acordei no quarto, que levei a mo l, percebi que tinha ficado livre. Foi uma felicidade imensa. Eu sabia de todos os riscos, mesmo assim eu queria. E se morresse, morreria feliz.

Passadas algumas semanas, fui entrevistar Ktia em sua casa. Quando cheguei, ela estava vestida elegantemente, com uma sandlia de salto alto, saia e blusa douradas, o que contrastava com sua ltima imagem no hospital, plida, com pelos no rosto. Visivelmente feliz, Ktia prope: Vamos fazer a entrevista na praa. Berenice Bento

n. 04 | 2009 | p. 95-112

107

A cidade onde mora pequena. Vrias vezes paramos a entrevista para ela conversar com algum que a cumprimentava. Sempre sorrindo, dizia: Estou superfeliz. Agora eu me sinto livre. O fato de haver escolhido um lugar pblico para realizao da entrevista pode ser interpretado como a vontade de publicizar seu corpo, para exercer a liberdade. Assim como Joel, Ktia parecia que passara a sentir-se livre.

O corpo admirado Antes de realizar a cirurgia, h um conjunto de tcnicas j transmitidas para a construo de caractersticas corporais que lhes possibilitam transitar como membros do gnero identificado. Esse conhecimento adquirido com as amigas (principalmente travestis). Alm daquelas tcnicas descritas, o uso de anticoncepcional para fazer os seios crescerem, entre as transexuais, uma das mais comuns.
Andreia: Eu comeei a tomar anticoncepcional com dezenove anos para ter seios, eu j tinha um pouco, mas eu queria mais. A comeou a nascer, a gente comea sentindo, vai ficando dolorido. Quando eu tiver dinheiro, um dia, eu vou pr silicone, porque eu acho que o nico jeito. Maria: Eu tinha dezessete anos, trabalhava numa boate em Belm, nessa casa eu era garonete. A ele [o farmacutico] falou assim, eu j notei que voc gostaria de ter seio, de ser bem feminina, n? Nossa, quando esse homem falou assim que tinha jeito de nascer seio, eu quase pulei nele de felicidade. A eu tomei os hormnios todo ms. Nossa senhora, eu me senti mocinha mesmo. Todo homem ficava me olhando assim. Nossa senhora, eu tomei muito tempo, a cresceu, ficou lindo, maravilhoso. Mas acho que se eles desenvolveram porque eu tirei os testculos, n?

As partes do corpo mais valorizadas pelas transexuais so as ndegas e os seios: o xeque-mate da mulher o seio e a bunda, apontou Manuela. Mas cada um destacar uma parte do seu corpo que considera mais bonita.
Andreia: As colegas de faculdade falam assim: "Andreia, parece que sua bunda tem uma luz que brilha, porque onde voc passa ningum fica sem olhar". Sara: Meu cabelo agora t horrvel perante o que era. Meu cabelo era lindo, lindo, tinha um cabelo muito bonito. Jogava meu cabelo para todo lado e o pessoal, assim, olhava e dizia assim: Nossa, uma beleza e tanto. Tinha um cabelo que no era qualquer um, ele ainda est bonito, mas j foi mais.

108

Para Vitria, sua voz o que mais lhe agrada, depois os seios.
Vitria: Todo mundo fala que eu j fiz a cirurgia por causa da voz. Eles acham que a minha voz no assim. A voz a coisa mais importante para uma mulher. Olha s, quem pode dizer que eu no sou mulher? Inclusive no tomo muito hormnio porque pode me prejudicar. Eu tenho tudo de mulher, mas a minha voz j uma coisa que poucas tm. Eu adoro meus seios pequenos. Primeiramente, se eu colocar silicone, eu sei que meu namorado nunca mais vai tocar. Ele falou que natural. E tambm para que eu vou querer peito, se peito cai? S tomei uma cartela de anticoncepcional. Por isso que eu falo que eu tenho hormnio feminino, porque se eu ficar tomando esse tanto de remdio a, esses remdios vo me fazer mal.

No h uma autoimagem corporal negativa; ao contrrio, as qualidades fsicas so valorizadas. Realizei diversas entrevistas nas casas de Ktia, Pedro e Maria. Nessas ocasies, observei a importncia que conferiam s suas fotos. Na casa de Maria, todas as paredes de sua pequena sala so ocupadas com fotos suas. Na casa de Ktia, a entrevista de uma tarde teve como roteiro seus lbuns de fotos. Foi nesse momento que comecei a problematizar a tese segundo a qual o/a transexual odeia seu corpo. O que estava diante de meus olhos era uma Ktia que adorava brincar carnaval e exibir seu corpo. Afirmava com orgulho: Ganhei o concurso de carnaval vrias vezes. Em uma dessas fotos, tirada a distncia e um pouco desfocada, ela est em cima de uma pedra, em p e totalmente despida. Voc est vendo o dito cujo [referncia ao pnis]? o que eu te digo, ele sempre foi minsculo, nunca subiu. Na casa de Pedro, as fotos contavam as histrias de suas exnamoradas. A cada foto, uma explicao: Com essa eu fiquei dois anos. Com essa s tive um casinho. Suas histrias amorosas legitimam, em boa medida, sua masculinidade.
Pedro: As trs eram superamigas. Eu tive um caso com essa primeira, depois com essa e agora estou tendo com essa da. Ento, o pessoal fica falando que eu estou querendo aproveitar, para contar, sair contando vantagem que eu tive com uma e depois com as trs amigas.

Enquanto Maria e Ktia explicitam sua imagem, Pedro realiza esse percurso atravs, principalmente, de sua performance sexual, o que para ele definiria e diferenciaria o homem de verdade.

A genitalizao das relaes A genitalizao da sexualidade um dos desdobramentos do dispositivo da sexualidade (FOUCAULT, 1985) que faz coincidir sensaes com Berenice Bento

n. 04 | 2009 | p. 95-112

109

determinadas zonas corporais, reduzindo o corpo a zonas ergenas, em funo de uma distribuio assimtrica do poder entre os gneros (feminino/masculino), conforme aponta Preciado (2002). A genitalizao, no entanto, no se limita sexualidade: atravessa as relaes, estruturando-as. O medo de perderem ou de no conseguirem namorados/as pela falta de uma vagina, nas transexuais, e do pnis, nos transexuais, apareceu em algumas narrativas. Para Andreia, o homem necessita de sexo vaginal. Ela relaciona-se com um homem que vive com uma mulher no transexual. A necessidade de ter uma vagina para suprir suas necessidades sexuais foi o sentido que Andreia atribuiu a essa vida dupla do companheiro.
Andreia: s vezes ele vem me procurar e eu falo assim, pxa voc fez com a outra, eu no vou fazer com voc. Voc no precisa, me deixa. Mas eu vou te contar uma coisinha: como eu no gosto de sexo, eu dava essa desculpa, n? A eu falava: voc tem uma vagina para transar, por que voc quer fazer comigo tambm?Agora, no fundo, no fundo, na verdade, humilhante para mim. Eu saber que ela fazia sexo vaginal e eu seria obrigada a fazer anal, porque eu no tinha outra possibilidade. Ento eu aceitei porque, como se diz, primeiro porque eu o amava muito; segundo, eu ponderei justamente essa questo anatmica, ela ter a vagina e eu no ter. Me senti diminuda, me senti numa posio de desvantagem em relao a ela. Eu pensava: "Meu Deus, eu no tenho vagina como que eu posso exigir que ele fique comigo?".

O sentimento de inferioridade em uma relao amorosa, de sentir-se menos e estar ameaada pelos fantasmas de corpos normais, levou-a a aceitar essa situao. Brbara tambm viveu uma situao parecida com a de Andreia.
Brbara: Eu pensava: como posso pedir para ele ser fiel? Eu, nesse estado? Sabe, aceitei muita coisa. Acho que tambm o medo de ficar s. Tenho horror solido. Mas chegou um dia em que disse: chega! Ele teve a ousadia de transar com essa mulher na minha casa. No suportei mais tanto sofrimento. Ele continua me procurando, mas no quero mais.

A vagina e o pnis, nesse sentido, so moedas de negociao das relaes. Marcela se sentiu ameaada por sentir-se incompleta e acreditar na necessidade natural do homem de penetrar uma vagina, sentimento compartilhado por outras entrevistadas.
Marcela: Eu penso que uma mulher com vagina pode usar essa vagina como arma, que ela pode querer usar contra mim, ento eu me sinto ameaada. como se eu me sentisse uma mulher incompleta. Isto me deixa triste. Mas quero fazer a cirurgia, em primeiro lugar, por mim, para me sentir livre, o resto vem depois.

110

Ktia: Me sentia vrias vezes inferior, principalmente quando voc sabe que o homem est te traindo com uma mulher. Eu pensava: gente, eu sou uma porcaria, sou um lixo. Eu me sentia como um lixo. Era isso que eu sentia. Muitas vezes para no ter que ficar sozinha, eu pensava que se ficasse com um homem feio, uma coisa assim feia, eu pensava que pelo menos outra mulher no ia se interessar por ele. Acho sim, que o homem valoriza mais a mulher que tem vagina.

importante lembrar que ao afirmar esse sentimento de inferioridade, Ktia no est dizendo eu sou inferior. Em outra parte da entrevista, afirmou: nunca me senti inferior em relao a uma mulher. Eu at me acho mais bonita do que algumas mulheres. Por ter o corpo mais bonito, por ter o bumbum mais arrebitado, ento eu me acho mais bonita do que certas mulheres, de corpo. O que a experincia transexual revela so traos estruturantes das verdades para gneros, para as sexualidades e subjetividades. Nessa experincia, o que nos constitui revelado com tons dramticos que so analisados pelos protocolos mdicos como enfermidades. A luta pela despatologizao da transexualidade e a luta pela retirada do Cdigo Internacional de Doenas de todas as classificaes relacionadas ao gnero (travestilidades, fetichismos, transexualidade) uma das pautas da contemporaneidade que unificam tericas/os e ativistas em vrias partes do mundo. Os resultados dessa mobilizao terico/militante comeam a produzir seus primeiros efeitos. A Frana passar, em breve, a desconsiderar a transexualidade como uma doena mental. Ser, portanto, uma importante voz dissonante que, certamente, se multiplicar em iniciativas similares em outros pases. Esse um passo fundamental para reconhecer plenamente a condio humana das pessoas transexuais e travestis e para retirar o gnero definitivamente da alada do saber/poder mdico.

n. 04 | 2009 | p. 95-112

Berenice Bento

111

Referncias AUSTIN, J. L. Quando dizer fazer: palavras e ao. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1990. BUTLER, Judith. Gender Trouble: feminism and the subversion of identity. New York/London: Routledge, 1999. BENTO, Berenice. A (re)inveno da transexualidade: sexualidade e gnero na experincia transexual. Rio de Janeiro: Garamond, 2006. FOUCAULT, Michel. Histria da sexualidade. Rio de Janeiro: Graal, v.1, 1985. PRECIADO, Beatriz. Manifiesto contra-sexual: prcticas subversivas de identidad sexual. Madrid: Pensamiento Opera Prima, 2002. RAMSEY, G. Transexuais: perguntas e respostas. So Paulo: Edies GLS, 1996.

112

You might also like