You are on page 1of 4

Questionrio da disciplina Teoria Geral do Estado

Monitor: Daniel Rmulo Garcia Mendes Data: 11 de abril de 2012 Sala: I-36, 2 andar, bloco I

01) Marque a alternativa incorreta: a) A nao composta por indivduos que formam uma coletividade, na qual possuem identidade e interesses comuns. A nao no se confunde com a idia de povo, mas serve-lhe de substrato, pois nao uma expresso cultural e histrica que compreende fatores como etnia, lngua, religio, costumes, hbitos, valores tradicionais e territorialidade. b) A nacionalidade material aquela condicionada a caracterstica ou sentimento de identidade, isto , de pertinncia de um indivduo a uma determinada nao. c) Populao apenas o elemento quantitativo total de pessoas em um Estado. d) Nem toda nao um Estado. e) Na Repblica Federativa do Brasil, a soberania concedida e pertencente ao Estado, mais precisamente, s autoridades pblicas que dirigem e governam a mquina estatal.

02) Marque a alternativa incorreta:

a) Todo o poder emana do povo que o exerce de forma indireta, salvo nos casos de iniciativa popular, plebiscito e referendo. b) A agregao a formao do Estado pela juno de novas pores territoriais aos espaos pr-existentes. c) A segregao a formao do Estado atravs do desmembramento de duas ou mais pores territoriais. d) As pessoas que compem um grupo de presso poltica devem comungar da mesma ideologia. e) A demarcao de territrios pode se d atravs de fronteiras, divisas e limites.

03) Marque a alternativa correta:

a) A cidadania e o pluralismo poltico so fundamentos da Repblica Federativa do Brasil. b) Durante o regime militar, o Brasil j presenciava o pluripartidarismo poltico. c) O Brasil, atualmente, considerado um pas teocrata. d) A democracia foi adotada como forma de governo na Repblica Federativa do Brasil.

04) Marque a alternativa incorreta: a) A distncia superior a 200 (duzentas) milhas contadas a partir da crosta terrestre brasileira considerada guas territoriais internacionais. b) Povo, territrio e poder so elementos constituintes de um Estado. c) A Common Law o sistema jurdico britnico, na qual a fonte maior do direito o costume e a jurisprudncia. d) O artigo 1 da Constituio Federal Brasileira estabelece os princpios que determinam a identidade do pas. e) Populao o contingente numrico das pessoas em um Estado que possuem vnculo jurdico-poltico com ele.

05) Marque a alternativa correta: I. A Confederao uma unio de Estados Nacionais que mantendo a sua soberania interna esto associados em uma nica entidade representativa externa. O Prembulo da Constituio da Repblica Federativa do Brasil representa o pacto social entre os cidados brasileiros. Os senadores so eleitos atravs do sistema eleitoral proporcional.

II.

III.

a) b) c) d) e)

As proposies I e II so falsas. A proposio III falsa. As proposies II e III so verdadeiras. A proposio II a nica verdadeira. A proposio III verdadeira.

06) Marque a alternativa correta: a) Aristteles e Plato so adeptos da Teoria Contratualista de concepo do Estado.

b) A teoria naturalista de concepo e origem do Estado afirma que o homem, por natureza, um animal social e poltico, por isso, sempre viveu em comunidade, alis, ele no apenas vive, mas convive com os demais semelhantes. c) Locke, Housseau e Thomas Hobbes so adeptos da Teoria Naturalista de concepo do Estado. d) Para os adeptos da Teoria Contratualista de concepo do Estado, este se originou de forma natural e espontnea, no existindo qualquer ato voluntrio humano.

07) Marque a alternativa incorreta: a) O Estado na Idade Antiga possua duas caractersticas fundamentais: a natureza unitria e a religiosidade. Quanto presena do fator religioso, alguns autores entendem que o Estado nesse perodo pode ser qualificado como Estado Teocrtico. b) O Estado na Idade Mdia era vinculado religio, e o poder era exercido pela Igreja e pela Realeza. c) O Estado Moderno inicia-se a partir das Revolues Burguesas. d) A Grcia na Idade Antiga viveu um curto perodo de democracia direta.

08) Marque a alternativa incorreta: a) O Estado de Direito aquele que possui poderes limitados, na qual a atuao dos Poderes Pblicos regulada por lei, prestando-se, primordialmente, a proteger juridicamente os direitos dos cidados. b) O Estado Mnimo aquele no-intervencionista e com funes reduzidas. c) A liberdade considerada direito e garantia fundamental pela Constituio Federal Brasileira de 1988. d) A igualdade material est presente como direito e garantia fundamental no artigo 5 da Constituio Federal Brasileira. e) Os rgos estatais, diretos ou indiretos, possuem personalidade jurdica.

09) Marque a alternativa correta: a) A Revoluo de 1930 que colocou Getlio Vargas no poder poltico do Brasil no pode ser considerada revoluo, mas sim, um Golpe de Estado. b) A tomada de poder poltico pelos militares em 1964 se deu na forma de Revoluo. c) Atualmente, vedado ao Brasil conceder asilo poltico. d) O direito vida, previsto no art. 5 da CRFB de 1988, considerado como direito absoluto.

10) Marque a alternativa correta: a) b) c) d) O Presidente da Repblica eleito pelo sistema eleitoral proporcional. permitido ao Poder Pblico recusar f aos documentos pblicos. O alistamento eleitoral e o voto so facultativos para os analfabetos. A moral e a tica so consideradas valores, e no so levadas em considerao no processo de criao das normas jurdicas.

11) Conceitue e diferencie: nao, povo e populao. 12) Conceitue soberania. 13) Explique os fundamentos da Teoria Contratualista e da Teoria Naturalista de concepo e origem do Estado. 14) Diferencie: moral e tica. 15) Diferencie: Estado Laico e Estado Teocrtico. 16) O que regime poltico? Explique cada um deles. 17) O que sistema poltico? Explique cada um deles. 18) Porque a Constituio da Repblica Federativa do Brasil de 1988 definida como uma Constituio cidad e trabalhista? Explique. 19) O que Partido poltico? Qual a sua funo? 20) Conceitue e diferencie as seguintes espcies normativas: Emenda Constitucional, Lei Complementar, Lei Ordinria, Lei Delegada, Medida Provisria, Decreto Legislativo e Resoluo.

OBS: A CORREO DOS EXERCCIOS SER FEITA NO DIA 20/04, NO HORRIO DA MONITORIA, SALA I-36, 2 ANDAR, BLOCO I.

You might also like