You are on page 1of 25

ALFABETIZAO CIENTFICA

Profa. MSc. Aldalcia Gomes aldalucia.gomes@gmail.com

A responsabilidade maior no educar com o ensino das Cincias procurar que nossos alunos e alunas, com a Educao que fazemos, se transformem em homens e mulheres mais crticos.
ttico Chassot
ihassot

Contextualizando
Educao

Cincia
Divulgao Alfabetizao

Divulgao Cientfica
[...] se entendemos a importncia dos conhecimentos produzidos pela Cincia como algo inquestionvel para o mundo moderno, a importncia da comunicao destes conhecimentos no deve ser menor, pois ela ser o canal que possibilitar ao pblico leigo a integrao do conhecimento cientfico sua cultura.

Educao Cientfica no Contexto do Estado do Amazonas

A Cincia o melhor caminho para se entender o mundo. O conhecimento cientfico o capital mais importante do mundo civilizado. Investir em sua busca investir na qualidade de vida da sociedade. Roitman, 2007

Alfabetizao Cientfica em uma perspectiva transdisciplinar

Educao Cientfica x Avanos Tecnolgicos

Alfabetizao Cientfica

ttico Chassot

Antonio Cachapuz

Demtrio Delizoicov

Alfabetizao Cientfica: conceitos


Chassot
conjunto de conhecimentos que facilitariam aos homens e mulheres fazer uma leitura do mundo onde vivem.

Cachapuz
componente essencial das humanidades, [...] seja parte de uma cultura geral para toda cidadania [...].

Delizoicov
entendida como o que um pblico especfico o pblico escolar deve saber sobre cincia, tecnologia e sociedade (CTS).

Ser alfabetizado cientificamente no implica em dominar todo o conhecimento cientfico, isso seria impossvel, pois nem os prprios cientistas tm domnio de todas as reas. Ser alfabetizado em cincia significa ter o mnimo do conhecimento necessrio para poder avaliar os avanos da cincia e tecnologia e suas implicaes na sociedade e ambiente. Roitman, 2007

Tipos
Cvica Prtica Cultural

Alfabetiza o Cientfica

Alfabetizao Cientfica Prtica


Que permita utilizar os conhecimentos na vida diria com o fim de melhorar as condies de vida, o conhecimento de ns mesmos, etc.

Alfabetizao Cientfica Cvica


Para que todas as pessoas possam intervir socialmente, com critrio cientfico, em decises polticas.

Alfabetizao Cientfica Cultural


Relacionada com os nveis da natureza da cincia, com os significado da cincia e da tecnologia e a sua incidncia na configurao social.

Dimenses
Conceitual e Processual

Alfabetizao Cientfica

Funcional

Multidimensional

Alfabetizao Cientfica Funcional


Objetiva o desenvolvimento de conceitos, centrando-se na aquisio de um vocabulrio, palavras tcnicas, envolvendo a Cincia e a Tecnologia.

Alfabetizao Cientfica Conceitual e Processual


Nesta dimenso, os alunos j atribuem significados prprios aos conceitos cientficos, relacionando informaes e fatos sobre Cincia e Tecnologia.

Alfabetizao Cientfica Multidimensional


Neste nvel, os indivduos so capazes de adquirir e explicar conhecimentos, alm de aplic-los na soluo de problemas do dia-a-dia.

Eixos

1
2

compreenso bsica de termos, conhecimentos e conceitos cientficos fundamentais. compreenso da natureza da cincia e dos fatores ticos e polticos que circundam sua prtica.

o entendimento das relaes existentes entre cincia, tecnologia, sociedade e meio-ambiente

Por que afinal a Alfabetizao Cientfica?


Porque o analfabetismo cientfico aumentar as desigualdades, marginalizando do mercado de trabalho as maiorias que hoje j so excludas.

Referncias
Chassot, A. 2003. Alfabetizao cientfica: uma possibilidade para a incluso social. Revista Brasileira de Educao, 22: 89-100. Chassot, A. 2010. Alfabetizao cientfica: questes e desafios para a educao. 5.Ed., ver. Iju: Ed. Uniju, 368 p. Lorenzetti e Delizoicov. 2001. Alfabetizao no contexto das sries iniciais. Ensaio Pesquisa em Educao em Cincia, 1: 1-17. Roitman, I. 2007. Educao cientfica: quanto mais cedo melhor. Braslia: Rede de Informao Tecnolgica Latino Americana, RITLA, 1:27.

Mensagem No processo de construo do conhecimento amadurecemos com os nossos sofrimentos, mas tambm com as alegrias das descobertas que vamos fazendo de ns mesmos, do mundo e dos outros. Uma tarefa realizada no pode, de modo algum, gerar acomodao. Ao contrrio, deve gerar uma desinstalao, um choque no real, que seja capaz de impulsionar-nos para alm de onde chegamos. Isto porque o conhecimento que acomoda no conhecimento no sentido filosfico, mas alienao e ideologia. Se o conhecimento no nos desinstalar da poltrona confortvel da acomodao irrefletida, no digno deste nome. O sentido ltimo do conhecimento que nos dignifica como sujeitos justamente a desinstalao e o espanto que lanam cada ser humano, em particular, na direo de outros significados que transformam nosso modo de ser no mundo. Ghedin, 2008

You might also like