You are on page 1of 5

QUESTES DE DIREITO PBLICO DIREITO PENAL FCC - 2013 - TJ-PE - Juiz 1.

O arrependimento posterior

a) no influi no clculo da prescrio penal. b) prescinde de voluntariedade do agente. c) deve ocorrer at o oferecimento da denncia ou da queixa. d) constitui circunstncia atenuante, a ser considerada na segunda etapa do clculo da pena. e) pode reduzir a pena abaixo do mnimo previsto para o crime.

FCC - 2013 - AL-PB - Procurador 2. O pargrafo nico do art. 14 do Cdigo Penal pune a tentativa, caracterizando-se como norma de extenso da

a) tipicidade. b) desistncia voluntria. c) culpabilidade formal. d) culpabilidade material. e) reprovao social.

FCC - 2013 - DPE-AM - Defensor Pblico 3. No que se refere aos elementos do crime, correto afirmar que

a) o estrito cumprimento do dever legal exclui a imputabilidade. b) o dolo e a culpa integram a tipicidade e a culpabilidade, respectivamente. c) o arrependimento eficaz afasta a ilicitude. d) a exigibilidade de conduta diversa pressuposto da culpabilidade. e) o crime impossvel extingue a punibilidade.

GABARITOS: 1-E 2-A 3-D www.concursovirtual.com.br

QUESTES DE DIREITO PBLICO DIREITO PROCESSUAL PENAL FCC - 2013 - TJ-PE - Juiz 4. Em relao ao inqurito policial, correto afirmar que

a) uma vez relatado o inqurito policial, no poder ser devolvido autoridade policial, a requerimento do Ministrio Pblico. b) o sigilo total do inqurito policial pode ser oposto ao indiciado, de acordo com entendimento sumulado do Supremo Tribunal Federal. c) depois de ordenado seu arquivamento pela autoridade judiciria, por falta de base para a denncia, a autoridade policial poder proceder a novas pesquisas, se de outras provas tiver notcia. d) nos crimes de ao penal privada, a autoridade policial pode iniciar o inqurito policial mediante notcia de crime formulada por qualquer do povo. e) a autoridade policial poder mandar arquivar autos de inqurito, quando se convencer acerca da atipicidade da conduta investigada.

FCC - 2012 - MPE-AL - Promotor de Justia 5. Em relao ao inqurito policial, correto afirmar que

a) direito do defensor, no interesse do representado, ter acesso amplo aos elementos de prova que, j documentados em procedimento investigatrio realizado por rgo com competncia de polcia judiciria, digam respeito ao exerccio do direito de defesa. b) a autoridade policial poder requerer a devoluo dos autos do juiz para a realizao de ulteriores diligncias quando o indiciado estiver preso em flagrante e a diligncia for clere c) poder ser instaurado de ofcio nos crimes de ao penal pblica incondicionada, mas apenas mediante requisio do Ministrio Pblico ou do juiz. d) poder ser arquivado pelo Delegado Geral de Polcia quando reconhecida, pela autoridade policial, a ocorrncia de legtima defesa. e) se o investigado j foi identificado civilmente no dever ser indiciado.

GABARITOS: 4-C 5-A www.concursovirtual.com.br

QUESTES DE DIREITO PBLICO DIREITO ADMINISTRATIVO FCC - 2013 - AL-PB - Assessor Tcnico Legislativo 6. No que concerne reviso do processo disciplinar, prevista na Lei no 8.112/90, est INCORRETO o que consta em: a) Ser julgada pela autoridade que aplicou a penalidade. b) Ser dirigida a Ministro de Estado ou autoridade equivalente. c) Correr em apenso ao processo originrio. d) No ser cabvel na hiptese de desaparecimento do servidor. e) No poder resultar agravamento de penalidade.

FCC - 2013 - AL-PB - Analista Legislativo 7. Sobre o tema da convalidao do ato administrativo, INCORRETO afirmar:

a) A convalidao se d pela edio de um segundo ato administrativo, com o fito de corrigir o primeiro praticado com vcio. b) O ato administrativo com vcio de finalidade pode, em regra, ser convalidado; assim, possvel corrigir um resultado que estava na inteno do agente que praticou o ato. c) A convalidao produzir efeitos ex tunc. d) No se pode convalidar um ato quando a sua repetio importe na reproduo do vcio anterior. e) A Administrao no poder convalidar seus atos administrativos se estes j tiverem sido impugnados pelo particular, exceto se tratar de irrelevante formalidade, pois neste caso os atos so sempre convalidveis.

GABARITOS: 6-D 7-B www.concursovirtual.com.br

QUESTES DE DIREITO PBLICO DIREITO CONSTITUCIONAL FCC - 2013 - AL-PB - Assessor Tcnico Legislativo 8. A Constituio Federal brasileira assegura, nos termos da lei:

a) Privilgio permanente aos autores de inventos industriais para sua utilizao, bem como proteo s criaes industriais, propriedade das marcas, aos nomes de empresas e a outros signos distintivos. b) A proteo s participaes individuais em obras coletivas e reproduo da imagem e voz humanas, inclusive nas atividades desportivas. c) O direito de petio aos Poderes Pblicos contra ilegalidade ou abuso de poder, mediante o pagamento de taxa administrativa fixada por Lei Complementar Estadual. d) O acesso a todos informao sendo vedado, em qualquer hiptese resguardar o sigilo da fonte. e) A interferncia estatal na criao e funcionamento de associaes e cooperativas, visando o cumprimento das normas estabelecidas na Carta Magna.

FCC - 2013 - AL-PB - Assessor Tcnico Legislativo 9. Marta, filha de me e pai argentinos, nasceu no Brasil quando os mesmos passavam frias na cidade do Rio de Janeiro. Glaide, filha de me brasileira e pai americano, nasceu em Orlando, quando a sua me, a servio da Repblica Federativa do Brasil apresentava palestra sobre Direitos Humanos. Hernandes, filho de pai brasileiro e me uruguaia, nasceu em Montevidu quando seu pai, a servio da Repblica Federativa do Brasil, laborava nos portos do referido local. Nestes casos, segundo a Constituio Federal brasileira, a) apenas Glaide e Hernandes so brasileiros natos. b) apenas Marta e Glaide so brasileiras natas. c) Marta, Glaide e Hernandes so brasileiros natos. d) apenas Marta e Hernandes so brasileiros natos. e) apenas Glaide brasileira nata.

FCC - 2013 - AL-PB - Analista Legislativo 10. Considere a seguinte situao hipottica: Carla Desembargadora do Tribunal de Justia da Paraba e Marco Juiz federal. De acordo com a Constituio Federal brasileira, a) Carla e Marco podero fazer parte da composio do Conselho Nacional de Justia, se indicados pelo Supremo Tribunal Federal. b) Carla e Marco podero fazer parte da composio do Conselho Nacional de Justia, se indicados, respectivamente, pelo Superior Tribunal de Justia e pelo Supremo Tribunal Federal. c) Carla e Marco podero fazer parte da composio do Conselho Nacional de Justia, se indicados, respectivamente, pelo Supremo Tribunal Federal e pelo Superior Tribunal de Justia. d) Carla e Marco no podero fazer parte da composio do Conselho Nacional de Justia. e) apenas Marco poder fazer parte da composio do Conselho Nacional de Justia, se indicado pelo Supremo Tribunal Federal. www.concursovirtual.com.br

QUESTES DE DIREITO PBLICO GABARITOS: 8-B 9-C 10 - C

www.concursovirtual.com.br

You might also like