You are on page 1of 3

MDIA RADIOFNICA Papel e importncia do rdio atravs da Histria Por Raissa Arajo do Rosrio Silva em 30/10/2012 na edio 718

A imagem tem mais facilidade para capturar e manter a ateno do telespectador, mas o rdio tem outra funo e a exerce com maestria: ele desperta a imaginao de quem est ouvindo. O rdio se transformou e se adaptou medida que as tecnologias surgiram e avanaram, tornou-se porttil e alcanou o ambiente virtual. Entretanto, a sua expanso no se deve somente aos avanos tecnolgicos. Seu sinal chega aonde nenhum outro veculo de comunicao chega, da o alto alcance geogrfico. A abrangncia de carter social se deve prpria linguagem do rdio, muito mais direta, coloquial, persuasiva e intimista. Em comparao com os outros meios de comunicao, o rdio o mais acessvel economicamente e com isso ele atinge de forma mais direta as populaes de baixa renda.

O rdio no exige alfabetizao do receptor. Isso, em um Brasil que tem um dos mais altos ndices de analfabetismo do mundo de acordo com os dados dos IBGE, hoje, ainda h quase 14 milhes de brasileiros, com 15 anos ou mais, analfabetos permite que o rdio, entre os meios de comunicao, seja o de potencial mais popular e democrtico.

Reunindo todas essas condies, o rdio consegue cumprir com mais facilidade a funo social da comunicao, que atender aos interesses da sociedade em nvel de circulao e pluralidade da informao sem excluir ou impedir algum de receber e da capacidade de transmisso. Afinal, a informao considerada um direito e uma ferramenta da sociedade para compreender e se movimentar na realidade.

Potencialidades do rdio

Durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), na Polnia ocupada, possuir um rdio era exclusividade dos alemes. Atravs dele, os nazistas ficavam sabendo das novas estratgias e ouviam as msicas preferidas de Hitler. As propagandas do lder nazista estimulavam o fanatismo, transmitiam palavras de ordem e ideologias. No filme Um Sinal de Esperana, dirigido por Peter Kassovitz, o comerciante Jakob (Robin Williams), que vive na Polnia em tempos de guerra entre nazistas e poloneses, traz esperana, otimismo e humor aos judeus ao dizer que ouviu na Rdio BBC de Londres notcias favorveis com relao aos passos das tropas da Aliana para derrotar o exrcito de Hitler e outras informaes que ele inventa usando a prpria imaginao. O seu ato acabava por evitar que algumas pessoas se suicidassem. Quando os soldados alemes tomam conhecimento da existncia de um fictcio rdio, eles organizam uma represso maior, pois no queriam que os judeus tivessem qualquer contato que lhe fornecesse informao sobre os reais acontecimentos.

O que ocorre um lder que se legitima atravs do rdio, um povo aflito por viver em meio a uma guerra sem informao sobre o que est acontecendo, depois vem o nascimento de uma esperana e um curto entretenimento trazido pelas informaes do fictcio rdio de Jakob. Portanto, possvel perceber no filme a importncia da informao, sobretudo da transmisso radiofnica que chegava muito mais rpida do que por meios impressos.

Foi na dcada que 30 que construram a base para que a Era de Ouro do Rdio no Brasil acontecesse nas dcadas de 40 e 50. Getlio Vargas percebeu as potencialidades do rdio e o agregou aos seus interesses. Assim sendo, Vargas regulamentou o setor para que o governo tivesse um controle maior sobre o rdio, isentou ouvintes de taxas para que os aparelhos fossem instalados em suas casas e permitiu a veiculao de anncios comerciais que tornaram as bases econmicas mais slidas para a sobrevivncia das rdios e promoveram o avano do setor.

Represso contra sambistas

Essas mudanas proporcionadas por Vargas estimularam o consumo nas massas e culminaram, entre vrias outras coisas, no fortalecimento do poder poltico e sua popularizao. A propaganda poltica tinha o objetivo de envolver multides. O programa A Voz do Brasil, por exemplo, tinha carter informativo, cvico e cultural. Por meio do programa, o governo iniciou a divulgao de seus discursos oficiais e atos para obter apoio, do mesmo modo que fez a exaltao do patriotismo. O programa, porm, teve grande rejeio popular.

A utilizao do rdio uniu a propaganda do regime e o transformou em um instrumento para promover educao e cultura. Mas como nem tudo so flores e necessrio olhar os dois lados: essa troca de favores entre a classe do setor e o governo varguista proporcionou a participao de certo controle da imprensa. O rdio no escapou da censura do Estado Novo, houve o veto a notcias negativas para o governo, principalmente as relativas a problemas econmicos, e a aplicao de multas, perseguies e fechamentos de veculos.

Mesmo durante esse regime autoritrio, a censura era mais leve quando se tratava de humor e msica. Esta ltima foi classificada pelo governo como importante no processo formador da cultura nacional. O governo se preocupou em eleger um estilo que representasse o cidado brasileiro. A surge o samba como representante do ritmo nacional. Apesar disso, Vargas adotou medidas de represso contra os sambistas. Pois, para o governo, a figura do malandro e bomio, presente em muitas letras, batia de frente com a poltica trabalhista de Vargas.

A Era de Ouro

Os sambas foram obrigados a se moldarem, caso contrrio no haveria autorizao para o registro da obra e veiculao nas emissoras. Aps as modificaes nas letras, o samba deixou de lado seu carter regional, de periferia, e passou a ser consumido tambm pelas camadas elitistas da sociedade.

A histria do rdio no Brasil tambm foi marcada pela entrada do pas na Segunda Guerra Mundial. O acontecimento despertou grande interesse pblico, s que, diferentemente do que acontece no filme Um Sinal de Esperana, durante o conflito mundial os brasileiros puderam acompanhar o desenrolar da guerra. O fim da batalha foi noticiado no Brasil e as emissoras festejaram, pois junto dele adveio a queda do Estado Novo e as rdios avanaram mais de acordo com a democracia caminhando para a Era de Ouro do rdio.

***

[Raissa Arajo do Rosrio Silva estudante de Comunicao Social Jornalismo]

You might also like