You are on page 1of 13

Fernando Nicolazzi, Helena Mollo & Valdei Araujo (org.). Caderno de resumos & Anais do 4.

Seminrio Nacional de Histria da Historiografia: tempo presente & usos do passado. Ouro Preto: EdUFOP, 2010. (ISBN: 978-85-288-0264-1)

Historiografia brasileira a partir da coleo Reconquista do Brasil Gisella de Amorim Serrano

Esse texto tem como fonte de anlise uma importante coleo mineira: a coleo Reconquista do Brasil. Essa coleo foi organizada pela Editora Itatiaia, em conjunto com a EDUSP- Editora da Universidade de So Paulo em trs sries volumosas1. A primeira apresentou 60 ttulos, a segunda 233 e a terceira 13, totalizando 306 volumes. A coleo da Editora Itatiaia foi inaugurada em 1973 e at 1984 j havia apresentado cerca de 160 volumes2. Nesse trabalho apresentamos, sob forma de levantamento algumas das questes orientadoras de uma pesquisa ainda inicial e preliminar que investiga supostas formaes historiogrficas no interior dessa coleo. Nosso objeto de anlise a investigao de uma suposta conformao de uma memria histrica brasileira ou a tentativa de instituio de uma matriz historiogrfica brasileira no curso das edies dessa coleo. Nesse caso, ressaltamos que o que aqui se apresenta constitui mais um levantamento de hipteses e questes de trabalho do que propriamente concluses ou termos de uma pesquisa concluda. Nosso intuito refletir, por meio desse texto algumas questes pertinentes e orientadoras acerca de nossa pesquisa ainda em curso. Para efeito didtico de apresentao dividiremos esse texto em duas partes fundamentais: introduo do tema (contextualizao e apresentao) e hipteses centrais relativas discusso historiogrfica. Para Laurence Hallewell, a coleo Reconquista do Brasil, assim como outros empreendimentos editoriais no passaria de uma imitao da coleo Brasiliana uma imensa e importante coleo lanada pela Cia Editora Nacional em 1931 como parte da Biblioteca Pedaggica Brasileira. Segundo Hallewell (1984) a Brasiliana teria sido a motivao de outros investimentos como a coleo Documentos Brasileiros da editora

* 1 2

UFMG/ ps doutoranda jr./ FAPEMIG. Essa coleo foi dirigida por Mrio Guimares Ferri, ento presidente da Editora da Universidade de So Paulo. HALLEWELL, L. O Livro no Brasil: sua histria, 1984, p.526.

Fernando Nicolazzi, Helena Mollo & Valdei Araujo (org.). Caderno de resumos & Anais do 4. Seminrio Nacional de Histria da Historiografia: tempo presente & usos do passado. Ouro Preto: EdUFOP, 2010. (ISBN: 978-85-288-0264-1)

Jos Olympio, a coleo Corpo e Alma do Brasil da Difuso Europia do Livro, a coleo retratos do Brasil da Civilizao Brasileira e ainda a Biblioteca Histrica Brasileira da Martins Editora3. O ttulo da coleo aqui tratada traduz claramente a sua idia formadora: reconquistar o Brasil. Como apontou DUTRA (2006) uma das caractersticas fundamentais das colees uma pretenso universalizante, uma espcie de carter aglutinador acerca de um contedo ou tema. A idia da coleo Reconquista sinaliza para a invocao de uma espcie de retomada histrica porque reconquistar tambm refazer, restaurar4. Invocava um sentido coadunador, indicaria uma idia de uma reconstituio, de uma recuperao de sentido, de uma formao. Todos esses caminhos nos remetem ao sentido formal da prpria historiografia, ou ainda aos sentidos de uma espcie de memria histrica, ou quem sabe, memria historiogrfica cujos objetivos e sentidos particularizam pela apreciao de temas, eventos e signos do passado brasileiro ou de verses histricas acerca de um determinado passado. Nessas colees h uma tentativa muito explcita de demarcao de quadros histricos com vistas a difundi-los e sobrevaloriz-los com finalidades variadas5. Era esse tambm o intuito de colees como a Brasiliana porque pretendia difundir um padro de conhecimento e compreenso sobre o Brasil, e diagnsticos sobre a realidade brasileira naqueles anos 30 (DUTRA, 2006: p.308). A Brasiliana, segundo Dutra (2006) tinha como perfil
reedies de obras raras, clssicos esgotados, tradues de obras estrangeiras sobre assuntos brasileiros, novos trabalhos sobre o Brasil na forma de ensaios sobre sua formao histrica e social, estudos de vultos da histria brasileira e de problemas nacionais geogrficos, econmicos, militares, etc (DUTRA, 2006: p.304). etnolgicos e polticos,

Essa organizao terico e/ou temtica estaria, como antecipara Hallewell (1984), intimamente relacionada organizao da coleo Reconquista do Brasil.

HALLEWELL, L. O Livro no Brasil: sua histria, 1984, p.301. FERREIRA, Aurlio B. Mini- Dicionrio da lngua portuguesa, 2008. 5 Em nossa tese de doutorado procuramos utilizar discutimos e analisamos uma espcie de instrumentalizao da Histria como forma de reanimao do passado e da memria luso-brasileira. SERRANO, Gisella de A. Caravelas de Papel, 2009 (tese de doutorado).
4

Fernando Nicolazzi, Helena Mollo & Valdei Araujo (org.). Caderno de resumos & Anais do 4. Seminrio Nacional de Histria da Historiografia: tempo presente & usos do passado. Ouro Preto: EdUFOP, 2010. (ISBN: 978-85-288-0264-1)

Todavia, embora possuam semelhanas e afinidades esses projetos guardam meandros e especificidades que somente uma anlise mais detida poder compreender. A importncia de uma anlise como essa repousa, sobretudo nas diversas concepes acerca do Brasil e de sua histria que estariam inseridas entre os clssicos, as reedies, etc. Outro aspecto importante a disposio dos ttulos no interior do projeto editorial dessas colees porque a tentativa ou a procura por uma totalizao e completude do conhecimento por meio de projetos editoriais como bibliotecas e colees sugerem concepes singulares de mundo e sobretudo, de Histria (DUTRA, 2006, p.299 e p.305)6. Ainda que se identifiquem algumas similitudes quanto essas concepes e ordenaes, como sugeria Hallewell (1984), h que distinguir as particularidades de cada uma dessas colees levando-se em conta os aspectos que circundam sua produo e o contexto no qual estiveram inseridas inclusive levando-se em conta seu pblico leitor7. Esse aspecto, entretanto, no poder ser aqui tratado em razo dos limites desse texto e de seu enfoque principal, qual seja a discusso historiogrfica. Ao contrrio das colees citadas por Hallewell (1984) a Reconquista do Brasil no havia sido publicada nos anos 30-50 e sim na dcada de 1970. Esse um aspecto relevante e diferenciador de sua organizao. Nesse perodo j havia aspectos diferenciadores do mercado editorial no Brasil, como, por exemplo, a execuo de planos voltados para o mercado universitrio, a insero de aes mais sistemticas por parte do governo e, sobretudo, quando o conhecimento acerca da histria brasileira j era relativamente definido pelas universidades e redes intelectuais institucionalizadas. Ou seja, uma conjuntura aonde a memria do Brasil j vinha sendo formulada e discutida para alm das rodas de artistas e intelectuais8. Um dos indicadores da relevncia desse material , sobretudo, uma insero nesse universo. Afinal, o que se pretendia: re-fazer as bases de uma memria nacional? Se a maioria dos ttulos

Ver ainda CHARTIER, R. A aventura do livro: do leitor ao navegador, 1998; IDEM, Prticas da leitura, 1996; IDEM. A ordem dos livros, 1998; OLIVERO, Isabelle. Linvention de la collection, 1999. necessrio salientar ainda que no caso da coleo Brasiliana, Eliana Dutra tem reafirmado sua composio aos moldes de uma Biblioteca. Ver DUTRA, E.R. A nao nos livros: a biblioteca ideal na coleo Brasiliana. IN: IDEM e MOLIER, J.Y. Poltica, nao e edio. O lugar dos impressos na vida poltica. Anablume, 2006, p.301. 7 Ver a esse respeito Chartier, Op. Cit. 8 Nesse caso, tomamos aqui o exemplo da prpria dcada de 1930-1940 quando o saber era mais disseminado pelos crculos intelectuais no institucionalizados, como o caso das universidades nas dcadas seguintes, sobretudo a dcada de 1970. Ver MICELI, S. Intelectuais e classe dirigente no Brasil, 1979; PECAULT, Daniel. Os intelectuais e a poltica no Brasil, 1989; HALLEWELL, L. Op. cit; entre outros.

Fernando Nicolazzi, Helena Mollo & Valdei Araujo (org.). Caderno de resumos & Anais do 4. Seminrio Nacional de Histria da Historiografia: tempo presente & usos do passado. Ouro Preto: EdUFOP, 2010. (ISBN: 978-85-288-0264-1)

publicados nessa coleo no era composta por autores/historiadores, mas por viajantes, bigrafos, que tipo de historiografia do Brasil se pretendia difundir? Por outro lado, a pretenso era dinamizar o mercado colocando disposio dos intelectuais um acervo rico e diversificado? Dessa coleo despontou ttulos anteriormente conhecidos e outros inditos, em sua maioria sobre a geografia, o folclore, a histria do Brasil. Muitos livros considerados clssicos da historiografia nacional, sobretudo, os relatos dos viajantes foram incorporados nessa srie. Como exemplo temos a obra de Tobias Barreto intitulada Pesquisas e depoimentos para a Histria ento o 60 volume da coleo onde afirmava-se, em tom de justificativa, que seria uma obra monumental da historiografia brasileira9. Na primeira srie, por exemplo, possvel visualizar uma espcie de abordagem linear, progressiva da histria do Brasil e de Minas. Os ttulos sugerem certo panorama geogrfico, etnolgico fornecido pelos viajantes do sculo XVIII e XIX. Nesse caso, optou-se por iniciar a histria a ser contado nessa coleo a partir do ponto de vista dos homens do passado, como Luiz Agassiz, Auguste Saint Hilaire, Hans Staden. A primeira srie, portanto, teria a funo de fornecer um amplo e diversificado quadro histrico da suposta histria inicial do Brasil. O recurso para isso foram os relatos e documentos deixados pelos viajantes. Na segunda srie a variedade de ttulos aumenta assim como o perfil temtico que passa a ter uma amplitude maior de autores e a tentar compor um panorama mais informativo e cultual. Nessa srie obras histricas estavam lado a lado com obras sobre ciganos, Tiradentes, antologias literrias. Entretanto, permanece em toda a srie a estratgia de re-composio de quadros histricos/geogrficos predominantemente acerca do perodo colonial, embora tenham sido publicadas algumas obras sobre o Imprio e a Repblica brasileira. Aspectos variados desse perodo so tratados, ao que parece, com a finalidade de refazer o percurso da histria brasileira em seu suposto incio. A poca colonial , para tanto, tratada em diversos aspectos. Dos 233 ttulos

BARRETO, Tobias. Pesquisas e depoimentos para a Histria. BH: Editora Itatiaia, SP: Edusp, 1982, coleo reconquista do Brasil, vol. 60 (orelha).

Fernando Nicolazzi, Helena Mollo & Valdei Araujo (org.). Caderno de resumos & Anais do 4. Seminrio Nacional de Histria da Historiografia: tempo presente & usos do passado. Ouro Preto: EdUFOP, 2010. (ISBN: 978-85-288-0264-1)

editados permanece o tema colonial e a diversidade de temas abordados. Para ilustrar a variedade dessa srie citamos a publicao da correspondncia entre Maria Graham e a princesa dona Leopoldina, seguida por uma biografa de Villa Lobos e, posteriormente da Hilia Amaznica. Na ltima srie so apenas 13 ttulos que versam basicamente sobre o barroco, sobre os indgenas, duas obras de Jean Baptiste Debret, uma de Rugendas. Nessa ltima srie destaca-se a arte. Outro aspecto fundamental acerca da coleo Reconquista do Brasil seu carter historiogrfico. possvel reconhecer uma tentativa de reconstruo histrica na seleo de autores, temas e ttulos. Nesse caso, analisar uma coleo como esta tambm analisar que tipo de memria histrica se pretendeu estabelecer e que recursos foram utilizados para tanto. Como havia ressalvado Jurandir Malerba refletir sobre a historiografia tambm pensar no somente nos discursos veiculados pela escrita, nos mtodos de pesquisa, mas tambm nas formas de apresentao (Malerba, 2006: p.20-21). No caso desse trabalho propomos relativizar a idia da escrita da histria e suas implicaes ao processo de difuso de seleo e difuso do conhecimento histrico por meio das colees como a reconquista do Brasil. O que nos ocupa nesse trabalho a averiguao, por meio das publicaes dessa coleo, de estratgias vinculadas s utilizaes da Histria na sua atribuio especfica de recuperar ou reinterpretar aspectos histricos brasileiros, atribuindo-lhes novos significados construdos a partir de propsitos determinados por um programa editorial pr-definido10. Para esse estudo nos apoiamos na anlise de Jacques Le Goff que problematizou o campo de dilogo entre Histria e memria, salientando que essa ltima tem se constitudo, quase sempre, num campo de disputa, como objeto de poder entre classes e grupos que tentam tornar-se senhores da memria e tambm do esquecimento11. O que tentaremos identificar que grupos e que tipo de memria histrica pode ser definida a partir do programa editorial dessa coleo e que estratgias materiais e/ou

10 Acerca dos usos da Histria podemos citar: THOMSON, Alistar et al. Os debates sobre memria e histria: alguns aspectos internacionais. IN: FERREIRA, Marieta de Moraes (Org.). Usos e Abusos da Histria Oral, 2002. 11 LE GOFF, Jacques. Memria In: ENCICLOPDIA Einaudi, 2000, p. 13. Ver tambm LE GOFF, Jacques APUD GOMES, Angela C. Histria e Historiadores, 1996.

Fernando Nicolazzi, Helena Mollo & Valdei Araujo (org.). Caderno de resumos & Anais do 4. Seminrio Nacional de Histria da Historiografia: tempo presente & usos do passado. Ouro Preto: EdUFOP, 2010. (ISBN: 978-85-288-0264-1)

discursivas foram articuladas com o propsito de fundament-la. O que supomos que cada grupo editorial ao definir seu programa de colees de cunho histrico acaba por definir um programa acerca da Histria. Do mesmo modo nos valemos aqui da anlise de Helenice Silva (2002) que sublinha, a partir da leitura da obra de Paul Ricoeur as utilizaes sociais da memria. Para exemplific-las, podemos lembrar como pontuou a autora das cerimnias e outros atos comemorativos (IDEM, 2002). O que nos propomos entender essas colees, como a Reconquista do Brasil no sentido de uma rememorao, numa espcie de organizao da memria nacional. Nesse caso, retomamos aqui a definio da autora: Comemorar significa, ento, reviver de forma coletiva a memria de um acontecimento considerado como ato fundador, a sacralizao dos grandes valores e ideais de uma comunidade constituindo-se no objetivo principal (Silva, 2002, p.432). Discutir teoricamente as implicaes historiogrficas da organizao de uma coleo tem sido o baluarte dessa frente de investigao. No nos compete aqui discutir e aprofundar os esforos de crtica historiogrfica, de averiguao da constituio e dos limites da prtica historiogrfica como nos propem alguns trabalhos recentes12. O que pretendemos especificamente nesse texto, como opo restritiva de anlise de um lado identificar na coleo Reconquista do Brasil um esforo de ordenao histrica por meio de um aparato conceitual baseado no que Jorn Rusen havia definido como uma prtica cultural voltada para a criao de princpios de sentido que governam a reconstruo histrica(RUSEN, 2006: p.119). No caso das publicaes de sries e colees histricas o que est em jogo no apenas a teoria da escrita histrica realizada por historiadores ou intelectuais preocupados com o passado, mas, tambm, escolhas e definies dos editores que definem matrizes histricas por meio da seleo de obras e autores e ttulos (CHARTIER, 1992; 1996). Para Rusen (2006), a historiografia uma maneira especfica de manifestar a conscincia histrica. Ela geralmente apresenta o passado na forma de uma ordem cronolgica de eventos apresentados como factuais, ou seja, com uma qualidade especial de experincia (RUSEN, 2006: p.125).

12

A esse propsito ver artigos em MALERBA, J., Histria escrita, 2006.

Fernando Nicolazzi, Helena Mollo & Valdei Araujo (org.). Caderno de resumos & Anais do 4. Seminrio Nacional de Histria da Historiografia: tempo presente & usos do passado. Ouro Preto: EdUFOP, 2010. (ISBN: 978-85-288-0264-1)

A discusso realizada pelo mesmo autor acerca de um importante elemento referente das teorias da histria e tambm das conformaes historiogrficas os topois - permitem avaliar melhor o argumento. Para Rusen (2006) os topois
organizam a apresentao narrativa do passado ao lhe atribuir uma significao especfica para orientar pessoas a apresentar problemas. Topoi histricos podem ser definidos como formas de percepo e representao dentro da constiuio do sentido histrico do passado, que ocorrem como padres repetitivos relacionados a diversos contedos(IDEM, 2006: p.128).

Sem aprofundar as questes intrnsecas e relativas s repercusses tericas dessa discusso, procuraremos retomar a idia dos topois como formadores de matrizes, de elementos que norteiam ou definem a elaborao das selees de ttulos no interior das colees. O que pressupomos que h, nos temas elencados algo como os topois histricos que nos permitem afirmar que, no caso de uma seleo de temas histricos o passado retomado e re-construdo por meio de uma ordenao que se sistematiza de acordo com o sentido do passado evocado13 e sua relao ntima com o contexto onde formalizado (nesse caso, com seu aparato e circuito editorial)14(DARNTON, 1990). Como exemplo tomaremos alguns ttulos da coleo para esclarecer nosso ponto de vista. A coleo Reconquista do Brasil, conforme j assinalamos anteriormente, em seu carter histrico, no adota um critrio de historicidade linear. Seus ttulos so publicados sem a necessidade de veicular uma sequncia ordenada da histria do Brasil. Entretanto, podemos notar que h algumas matrizes que justificam a sua prpria ordenao, ento baseada no sistema da reconstruo de sentido da histria. Essas matrizes sero consideradas aqui como espcie de topois, cujos sentidos esto demarcados pelo tempo, espao e significado histrico. Uma delas a matriz colonial. Num rpido passeio pelos ttulos evidencia-se a presena do cenrio inaugural da formao colonial brasileira. Entre os ttulos podemos citar como exemplo: as obras dos viajantes como Auguste de Saint Hilaire, Luiz Agassiz, Thomas Ewbank, entre outros. A formao colonial, entretanto aludida em

13 Ver no mesmo artigo RUSEN, J. Historiografia comparativa intercultural, IN:MALERBA, J. A Histria escrita. Teoria e histria da historiografia, 2006, p.128. 14 Ver IDEM, op. cit..

Fernando Nicolazzi, Helena Mollo & Valdei Araujo (org.). Caderno de resumos & Anais do 4. Seminrio Nacional de Histria da Historiografia: tempo presente & usos do passado. Ouro Preto: EdUFOP, 2010. (ISBN: 978-85-288-0264-1)

vrios outros aspectos para alm da geografia fsica e da descrio geogrfica e cultural do Brasil, uma vez que edita-se obras como Tratado da terra do Brasil Histria da provncia de Santa Cruz de P.M. Gndavo, Histria do Brasil de Frei Vicente de Salvador , Caminhos antigos e povoamento do Brasil de Joo Capistrano de Abreu, entre outros manuais considerados obras de referncia do trabalho historiogrfico e documental no Brasil. O que nos chama a ateno que, embora sem uma sequncia ordenada na constituio de um cenrio colonial brasileiro obras como as citadas estariam sendo publicadas como referncia para o conhecimento do assunto. H, portanto duas ordens de questes. A primeira diz respeito idia de que o incio da formao histrica brasileira no pode deixar de ser tratado na coleo. Mesmo as obras dos viajantes em seus relatos geogrficos e culturais permitem um grande panorama do quadro inicial da histria do Brasil. Do mesmo modo subentendido que as obras publicadas seriam uma espcie de roteiro do material de conhecimento imprescindvel sobre o tema, isto veicularia tudo que deve ser lido sobre o tema (OLIVERO, 1999). Uma anlise mais profunda dos editoriais pode nos fornecer maiores elementos para essa afirmao. No que concerne tambm matriz colonial nos chama a ateno a escolha de um sub-tema; o barroco mineiro que pode nos remeter pelo nmero de ttulos um papel de destaque para Minas gerais na organizao da coleo e, supostamente na histria brasileira. Alm de alguns ttulos publicados na segunda srie como, por exemplo, Antonio Francisco Lisboa- o Aleijadinho de Rodrigo Jos f. Bretas e Aleijadinho (passos e profetas), de Myrian Andrade R. de Oliveira, na terceira srie tambm publica-se O Aleijadinho de Vila Rica de Waldemar de Almeida Barbosa. O barroco, portanto, estaria associado ao carter de completude do conhecimento anteriormente referido quanto histria da colnia no Brasil. Embora no possamos aprofundar melhor algumas dessas questes em razo dos limites desse trabalho salientamos aqui que a anlises dos inmeros ttulos e pressupostos editoriais nos fornecero dados significativos acerca da identificao dos topois que orientam a coleo, assim como dos sentidos atribudos a essa memria histrica.

Fernando Nicolazzi, Helena Mollo & Valdei Araujo (org.). Caderno de resumos & Anais do 4. Seminrio Nacional de Histria da Historiografia: tempo presente & usos do passado. Ouro Preto: EdUFOP, 2010. (ISBN: 978-85-288-0264-1)

Assim, nosso objetivo recuperar as linhas decisivas da poltica editorial dessa coleo e tudo que tornou pertinente a divulgao de seus livros investigando, por exemplo, os cdigos e discursos impressos nas obras publicadas, mas tambm o envolvimento social, cultural e econmico de atores diversos no processo de fabricao de livros e estmulo sua leitura. Referncias bibliogrficas -ABREU, M. Os caminhos dos livros. Campinas: Mercado das Letras, 2003. -ABREU, Martha; SOIHET, Martha Rachel; GONTIJO, Rebeca. (Orgs.). Cultura poltica e leituras do passado: historiografia e ensino de histria. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2007. -BARRETO, Tobias. Pesquisas e depoimentos para a Histria. BH: Editora Itatiaia, SP: Edusp, 1982, coleo reconquista do Brasil, vol. 60 (orelha). -BELO, Andr. Histria e histria do livro e da leitura. Belo Horizonte: Autntica, 2002. (Coleo Histria & Reflexes). -BOURDIEU, Pierre. O poder simblico. 4. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001. -BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simblicas. So Paulo: Perspectiva, 2003. -CATLOGO da Editora Itatiaia. -CHARTIER, Roger (Org.). Prticas de leitura. So Paulo: Estao Liberdade, 1996. -CHARTIER, Roger. A aventura do livro: do leitor ao navegador. So Paulo: UNESP, 1998a. -CHARTIER, Roger. A Ordem dos livros: leitores, autores e bibliotecas na Europa entre os sculos XIV e XVIII. Braslia: UNB, 1998b. -CHARTIER, Roger. Livros, impressos e leituras. In: HUNT, Lynn. A nova histria cultural. So Paulo: Martins Fontes, 1992. -CHARTIER, Roger; MARTIN, Henri-Jean (Orgs.) Histoire de ldition franaise. Paris: Fayard-Cercle de la Librairie, 1985, v. I e II.

Fernando Nicolazzi, Helena Mollo & Valdei Araujo (org.). Caderno de resumos & Anais do 4. Seminrio Nacional de Histria da Historiografia: tempo presente & usos do passado. Ouro Preto: EdUFOP, 2010. (ISBN: 978-85-288-0264-1)

-CHARTIER, Roger; ROCHE, Daniel. O Livro- uma mudana de perspectiva. In: NORA, Pierre; LE GOFF, Jacques. Histria: novos objetos. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1976. -CHARTIER, Roger. A histria cultural entre e prticas e representaes. Lisboa: DIFEL, 1990. -CHARTIER, Roger. Os desafios da escrita. So Paulo: UNESP, 2002. -CHARTIER, Roger. beira da falsia. Porto Alegre: UFRGS, 2002. -CHARTIER, Roger. Leituras e leitores na Frana do antigo Regime. So Paulo: Unesp, 2004. -DARNTON, Robert. O beijo de Lamourette: mdia, cultura e revoluo. So Paulo: Cia das Letras, 1990. -DARNTON, Robert. O Iluminismo como negcio: histria da publicao da Enciclopdia, 1775-1800. So Paulo: Cia das Letras, 1990. -DE LUCA, T. R. Histria dos, nos e por meio dos peridicos. In: PINSKY, C. B. (Org.). Fontes histricas. So Paulo: Contexto, 2005. p. 111-153. -DE LUCCA, T. R. A Revista do Brasil: um diagnstico para a (N)ao. Campinas: Ed. UNESP, 1999. -DE LUCCA, T. R. Revista do Brasil (1938-1943): um projeto alternativo?. In: DUTRA, E. F.; MOLLIER, Jean-Yves. (Orgs.). Poltica, nao e edio: o lugar dos impressos na construo da vida poltica. Brasil, Europa e Amricas nos sculos XVIIIXIX. So Paulo: Annablume, 2006. v. 1, p. 333. - DUTRA, E.R. A nao nos livros: a biblioteca ideal na coleo Brasiliana.IN: IDEM e MOLIER, J.Y. Poltica, nao e edio. O lugar dos impressos na vida poltica. Anablume, 2006, p.301. -DUTRA, E. F.; MOLLIER, Jean-Yves. (Orgs.). Poltica, nao e edio: o lugar dos impressos na construo da vida poltica. Brasil, Europa e Amricas nos sculos XVIIIXIX. So Paulo: Annablume, 2006. -DUTRA, E. F. Rebeldes Literrios da Repblica. Histria e Memria no Almanaque Brasileiro Garnier. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2006.

10

Fernando Nicolazzi, Helena Mollo & Valdei Araujo (org.). Caderno de resumos & Anais do 4. Seminrio Nacional de Histria da Historiografia: tempo presente & usos do passado. Ouro Preto: EdUFOP, 2010. (ISBN: 978-85-288-0264-1)

-DUTRA, E. F. Laos Fraternos. A Construo Imaginria de uma Comunidade Cultural Luso-Brasileira no Almanaque de Lembranas. Revista do Arquivo Pblico Mineiro, Belo Horizonte, v. 1, 2005. -FERREIRA, Aurlio Buarque de Hollanda. Mini Dicionrio da lngua portuguesa. Editora positivo, 2008. -FERREIRA, Jorge. O populismo e sua histria: debate e crtica. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2001. -GOMES, A. C. Histria e historiadores. Rio de Janeiro: FGV, 1996. -GOULEMOT, Jean Marie. Da leitura como produo de sentidos. In: CHARTIER, Roger (Org.). Prticas de leitura. So Paulo: Estao Liberdade, 1996. -HALBWACHS, Maurice. A memria Coletiva. So Paulo: Vrtice, 1990. -HALLEWELL, L. O livro no Brasil: sua histria. So Paulo: EDUSP, 2005, p. 425427. -HARTOG, Franois; REVEL, Jacques. Les usages politiques du pass. Paris: ditions de lEHESS, 2001. - LE GOFF, J. APUD -GOMES, A. C. Histria e historiadores. Rio de Janeiro: FGV, 1996. -LE GOFF, J. Histria e memria. Lisboa: Edies 70, 1990. -LE GOFF, Jacques. Memria. In: ENCICLOPDIA Einaudi. Porto: IN/CM, 2000. p. 13. -LE GOFF, Jacques. A nova historia. Lisboa: Edies 70, 1986. -MALERBA, J. A Histria escrita. Teoria e histria da historiografia, SP: Contexto, 2006. -MICELI, Srgio. Intelectuais e classe dirigente no Brasil (1920-1945). So Paulo: DIFEL, 1979. (Coleo Corpo e Alma do Brasil). -MOLLIER, Jean-Yves. Histoire de la Lecture, Histoire de Ldition. In: CHARTIER, R. (Dir.). Histoires de La Lecture: Un Bilan des Recherches. Paris: IMEC, 1995. p. 207-219. -MOLLIER, Jean-Yves. LArgent et les Lettres. Histoire du Capitalisme ddition. 1880-1920. Paris: Fayard, 1988. -MOLLIER, Jean-Yves (Dir.) O va le livre?. Paris: La Dispute, 2000.
11

Fernando Nicolazzi, Helena Mollo & Valdei Araujo (org.). Caderno de resumos & Anais do 4. Seminrio Nacional de Histria da Historiografia: tempo presente & usos do passado. Ouro Preto: EdUFOP, 2010. (ISBN: 978-85-288-0264-1)

-MOLIER, Jean-Yves; MICHON, Jacques. Les mutations du livre et de ledition dans le monde du XVII e sicle lna 2000. Quebc: Les Presses Universitairies de laval, 2001. -MOLIER, Jean-Yves. La Lecture e ses Publiques lpoque contemporaine. Paris, PUF, 2001. -MOLLIER, Jean-Yves; BUISINE, Alain (Dir.). Lcrivain chez son diteur. Revue des sciences humaines. n. 219, 1990. -MOLLIER, Jean-Yves. Lhistoire de ledicion, une histoire vocation globalizante. Revue dhistoire moderne et contemporaine, n. 43, n. 2, p. 329-348, 1996. -OLIVERO, Isabelle. Linvention de la collection. Paris: IMEC/Maison des sciences de lHomme, 1999. -ORY, PASCAL. Le rle de l tat: les politiques du livre. In: CHARTIER, Roger; MARTIN, Henri-Jean (Orgs.). Histoire de ldition franaise. Paris: Fayard-Cercle de la Librairie, 1985. -PEREIRA, Mateus H. A mquina da memria; a histria entre o acontecimento e o jornalismo. Bauru: EDUSC, 2009. -POLLACK. Memria, esquecimento, silncio. Estudos Histricos, Rio de Janeiro, v. 2, n. 3, 1989 -RICOUER, P. A histria, a memria e o esquecimento. Campinas: Ed. Unicamp, 2000. -RICOEUR, Paul. La memoire, l histoire, l oubli. Paris: Ed. Seuil, 2000. -RICOEUR, Paul. Lecriture de lhistoire et la representation du pass.Annales, Histoire, Sciences sociales. Paris: cole des hautes etudes en Sciences Sociales, 2000. -RUSEN, Jorn. Historiografia comparativa intercultural. In. MALERBA, Jurandir (Org.). A histria escrita: teoria e histria da historiografia. So Paulo: Contexto, 2006. -SERRANO, Gisella de Amorim. Caravelas de papel. A poltica editorial do Acordo cultural luso-brasileiro de 1941 e o pan-lusitanismo. (tese de doutorado), FAFICH/UFMG, 2009. -SILVA, Helenice R. rememorao/comemorao: as utilizaes sociais da memria. IN: Revista Brasileira de Histria, SP:, v.22, n.44, p.425-438. Disponvel em http://www.scielo.br/pdf/rbh/v22n44/14006.pdf e acessada em 03/01/2010.
12
Excludo: .

Fernando Nicolazzi, Helena Mollo & Valdei Araujo (org.). Caderno de resumos & Anais do 4. Seminrio Nacional de Histria da Historiografia: tempo presente & usos do passado. Ouro Preto: EdUFOP, 2010. (ISBN: 978-85-288-0264-1)

-TOLEDO, M. R. A. A Coleo Atualidades Pedaggicas. O projeto poltico da Biblioteca Pedaggica. 2001 (tese de doutorado), PUC/SP. -THOMSON, Alistar et al. Os debates sobre memria e histria: alguns aspectos internacionais. IN: FERREIRA, Marieta de Moraes (Org.). Usos e Abusos da Histria Oral, 2002.

13

You might also like