You are on page 1of 99

FUNDAO DE ESTUDOS SOCIAIS DO PARAN

MATEMTICA FINANCEIRA

PROFESSOR: MARCO ANTNIO SANTORO BARA ALUNO:__________________________________________________________________

Nota sobre o autor


Marco Antnio Santoro Bara Bacharel em Administrao de Empresas pela FESP (Fundao de Estudos Sociais do PR) Licenciado em Matemtica pela UFPR (Universidade Federal do PR) ps-graduado em Matemtica Superior pela FUSVE-RJ e mestre em Administrao na rea de Finanas pela UFRGS. Recentemente certificou-se junto a CASE WESTERN RESERVE UNIVERSITY em parceria com a UNINDUS (Universidade da Indstria da FIEP) no curso de Investigao Apreciativa (I.A.), metodologia utilizada no Frum Paran Futuro 10. professor universitrio das disciplinas: Matemtica Financeira, Clculo Diferencial e Integral, Lgica Matemtica na FESP (Fundao de Estudos Sociais do PR); leciona ainda: Geometria Analtica, Matemtica Financeira na Escola Tcnica da UFPR (Universidade Federal do PR) nos cursos presenciais e lecionou ainda em parceria com o ITDE a disciplina de estatstica no mdulo distncia; lecionou por mais de 10 anos: Matemtica Financeira, Pesquisa Operacional no UNICENP (Centro Universitrio Positivo). Alm da experincia em sala de aula como professor, atuou tambm na indstria, durante 5 anos na Nestl Industrial e Comercial na rea Administrativa Financeira. Dedico este material didtico aos meus filhos Ana Paula e Rodrigo Augusto .

FESP MATEMTICA FINACEIRA

CADERNO DE INTENES PLANO DE DISCIPLINA

CURSO: CINCIAS CONTBEIS

2 ANO 2011 2 Semestre

1 INTRODUO Os alunos do Curso de Cincias Contbeis tm na grade curricular do curso, a matria de Matemtica Financeira como disciplina de formao bsica e instrumental, necessria formao do executivo em contabilidade. Pretende-se, durante o semestre, demonstrar onde, quando e como essa matria influencia nas atividades do contador, sobretudo quando do exerccio das funes de negcios internacionais na rea financeira.

2 CONTEXTUALIZAO
O presente documento descreve aes/estudos que devero ocorrer ao longo do semestre, e definem as tarefas a serem desenvolvidas pelo professor e pelos alunos, bem como a metodologia a ser trabalhada, as medidas de aprendizagem a serem adotadas, os instrumentos de avaliao a serem aplicados. Ainda, o resumo do contedo programtico que se prope trabalhar no corrente ano e as referncias de obras necessrias para consultas.

3 OBJETIVOS 3.1 DA DISCIPLINA - PROPICIAR aos futuros contadores conhecimentos bsicos de Matemtica Financeira. - DESENVOLVER a capacidade do aluno de utilizar o conhecimento Matemtico Financeiro para a tomada de deciso oportuna e racional nos procedimentos legais bsicos no mbito da empresa. - PERCEBER a Matemtica Financeira como parte do ambiente organizacional e, portanto, como fator de ameaas e oportunidades. 3.2 DO PROFESSOR - APRESENTAR noes claras e objetivas dos conceitos bsicos fundamentais relacionados com a Matemtica Financeira. - EXPLICITAR o papel do docente na mediao entre o aluno e o conhecimento. - PARTICIPAR na construo da autonomia intelectual do aluno. - VALORIZAR a docncia como prtica criativa, crtica, reflexiva, tica e intelectual que constitui a relao docente-aluno. 3.3 DO ALUNO O aluno, ao final dos assuntos tratados, dever estar apto a 3

- INTERPRETAR os principais conceitos bsicos da Matemtica Financeira. - CONHECER noes essenciais de Aplicaes da Matemtica Financeira, sobretudo, para a rea contbil. - COMPREENDER a importncia do conhecimento dos vrios contedos estudados relacionando-os com as atividades a serem desempenhadas no contexto de uma empresa, sobretudo na rea de Administrao Financeira. 4 PBLICO-ALVO e CARGA HORRIA Alunos do 2 ano do Curso de Cincias Contbeis . Carga horria: 72 h/a 2 e 3 Feiras (2 e 1 Horrios.) Turno: NOTURNO. 5 METODOLOGIA A relao professor-aluno, durante o ensino, no pode ser reduzida simples relao: transmissor-receptor, pois o conhecimento, atitudes, habilidades, percepes, conceitos no se pode despejar de uma cabea outra. indispensvel a participao dos dois no processo ensinoaprendizagem. Para tanto, propem-se as aes abaixo. 5.1 AES DO PROFESSOR - Negociao da forma de trabalho - Aulas expositivas contextualizando os temas. - Indicao de fontes de consultas (bibliografia). - Acompanhamento e controle das atividades estabelecidas. - Definio dos critrios para as atividades individuais e de equipe. - Orientao para a pesquisa. 5.2 AES DO ALUNO - Negociao da forma de trabalho. - Providenciar as fontes de consultas sugeridas. - Resolver os exerccios propostos na forma de trabalho. - Participar das pesquisas bibliogrficas.

6 MEDIDAS DE APRENDIZAGEM AVALIAO Medidas de avaliao so os procedimentos utilizados pelo professor para verificar a aprendizagem demonstrada pelo aluno.

importante que o aluno considere que ter que passar por um processo de avaliao que consistir: - na sua participao, isto , a sua presena em Sala de Aula; - na anlise da sua contribuio durante as aulas; - no desenvolvimento de trabalhos individuais. A avaliao ser procedida de forma contnua e cumulativa. Contnua: objetivando adequar e programar novamente o contedo programtico, levando em conta criar melhores condies de melhoria de ensino e aprendizagem. Cumulativa: para verificar se os objetivos propostos foram alcanados. Nas primeiras semanas sero procedidas aulas objetivando fazer um nivelamento dos alunos, com contedos do primeiro e segundo graus, que sero avaliados no seu trmino. As medidas sero expressas em notas. 7 INSTRUMENTOS DE VERIFICAO DA APRENDIZAGEM Durante as atividades do perodo letivo podero ser aplicados os instrumentos de medidas abaixo. - Provas escritas dissertativas , compreendendo questes apresentadas no perodo. - Trabalho , compreendendo questes apresentadas no perodo. As provas programadas para o perodo, recebero notas graduadas de 0 (zero) a 7,0 (sete) e os trabalhos de 0 (zero) a 3,0 (trs).

8 CONTEDO PROGRAMTICO

PROGRAMA DO CURSO DE CINCIAS CONTBEIS. Disciplina : MATEMTICA FINANCEIRA Srie : 2 Carga Horria : 72 horas EMENTA Problemas de Porcentagem. Operaes sobre Mercadorias. Juros Simples. Descontos Simples. Juros Compostos. Desconto Composto. Rendas. Sistemas de Amortizaes.

PLANO DE DISCIPLINA 2 SEMESTRE/2011 Atividades 5 Metodologia

UNIDADE 01 PROBLEMAS SOBRE PORCENTAGEM 01.01 Conceito de taxa de porcentagem 01.02 Elementos do clculo de porcentagem: taxa i, valor principal p, porcentagem propriamente dita. 01.03 Abatimentos sucessivos. Taxa nica para abatimentos sucessivos. 01.04 Acrscimos sucessivos. Taxa nica para acrscimos sucessivos. 01.05 Aplicaes UNIDADE 02 OPERAES SOBRE MERCADORIAS 02.01 Compra e venda com lucro 02.02 Compra e venda com prejuzo

Aula dialogada

expositiva

Aula expositiva dialogada

UNIDADE 03 JUROS SIMPLES 03.01 Conceito: Taxa centesimal e taxa unitria. 03.02 Elementos do clculo dos juros simples: Aula expositiva Capital(C), Taxa(i), Tempo ou prazo(n). dialogada Frmula para o clculo de juros simples. 03.03 Frmulas derivadas da frmula do juros simples. Montante nos juros simples. UNIDADE 04 DESCONTOS SIMPLES 04.01 Valor Nominal e Atual de um ttulo de crdito. 04.02 Conceito de desconto simples comercial, bancrio e racional. 04.03 Capitais diferidos. Equivalncia de capitais.

Aula expositiva dialogada

UNIDADE 05 JUROS COMPOSTOS E Aula expositiva DESCONTOS COMPOSTOS dialogada 05.01 Conceito de Juros Compostos. Perodo de capitalizao. Taxas proporcionais 05.02 Frmula do montante para juros compostos. Fator de capitalizao. Frmulas derivadas da frmula do montante nos juros compostos. Fator de descapitalizao. Uso de mquinas calculadoras. 05.03 Taxas Equivalentes. Taxa Nominal e Taxa Efetiva. 6

05.04 Valor descontado 05.05 Conceito de desconto composto racional e por fora. 05.06 Equivalncia de capitais diferidos utilizando valores atuais do desconto composto racional. UNIDADE 06 RENDAS E SISTEMAS DE AMORTIZAES 06.01 Conceito de Rendas: Antecipadas, postecipadas e diferidas. 06.02 Valor atual de uma renda: Antecipada, postecipada e Diferida. 06.03 Montante 06.04 Uso de mquinas de calcular em problemas sobre rendas. 06.05 Sistemas de Amortizaes: Sistema Francs(PRICE), SAC e SAM.

Aula expositiva dialogada

9 REFERNCIAS PARA CONSULTAS (BIBLIOGRAFIA) 9.1 BSICA 1 DE FRANCISCO, Walter. Matemtica Financeira. Editora Atlas. 2 VERAS, Lilia L. Matemtica Aplicada Economia. Editora Atlas. 9.2 COMPLEMENTAR 1 COSTA, Paulo Henrique Souto & ATTIE, Eduardo Vieira. Anlise de Projetos de Investimentos. Editora da Fundao Getlio Vargas. 2 COELHO, Silvio T. Matemtica Financeira e Anlise de Investimentos. Cia. Editora Nacional. 3 FERREIRA, Roberto Gomes. Matemtica Financeira Aplicada ao Mercado de Capitais. Vol.2 . Editora Universitria de Pernambuco. 4 VIEIRA SOBRINHO, Jos Dutra. Matemtica Financeira. Editora Atlas 5 MATHIAS, Washington Franco & GOMES, Jos Maria. Mat. Financeira. Editora Atlas.

9.3 SITES BSICOS 1 www.somatematica.com.br 2 www.saofrancisco.edu/biblioteca/links/matematica.asp 3 www.matematica.com.prazer 9.4 DIVERSAS Assuntos relativos disciplina constantes de revistas, peridicos, jornais e Internet so considerados essenciais para a nossa aprendizagem. importante. PESQUISAR APRENDER A APRENDER. 10 ATIVIDADES DIRIAS Chamada Obrigatria, por parte do professor, para fins de conceituao do aluno.
Durante o perodo letivo as chamadas sero realizadas em momento que seja entendido menos prejudicial ao desenvolvimento das aulas.

Horrio de entrada e sada da Sala de Aula Os horrios de entrada e sada da Sala de Aula sero observados rigorosamente, conforme determinao constante no Regimento da FESP. Todos tm a liberdade de sair a hora que bem entender. Contudo, uma vez retirando-se da sala, sugere-se que o aluno permanea fora at o incio da aula seguinte, para no atrapalhar o desenvolvimento da atividade programada. Observao: o aluno que se ausentar da sala sem motivo que justifique e sem a devida permisso ser considerado faltoso aula. Intervalos Como direitos do aluno e do professor sero, em princpio, respeitados rigorosamente. Conduta do aluno em Sala de Aula (Regras de Trato Social) Sero observados os aspectos ticos de cada aluno, isto , observar-se- a maneira como o aluno utiliza da sua liberdade para se comportar em Sala de Aula.
Assim, no sero permitidos a utilizao de celulares (que devero ser desligados antes de entrar na sala), leitura de revistas, utilizao de rdio ou outros objetos afins.

As atitudes observadas sero levadas em conta quando da atribuio do CONCEITO de participao do aluno. Faltas do Professor Espera-se que o professor no tenha problemas em atender s aulas previstas no calendrio. Contudo, ocorrendo algum imprevisto, a turma ser avisada com antecedncia e, em princpio, outro professor ir substitu-lo. Recuperao de aulas 8

Ocorrendo a falta do professor a aula ser recuperada na primeira oportunidade, conforme orientao a ser transmitida aos alunos. Antecipao de aulas possvel, desde que atenda s necessidades da turma, e que o horrio seja compatvel com as demais atividades do professor. Abono de faltas Observar o previsto no Regimento da FESP. Declarao de trabalho, viagens no so contempladas para fins de abono ou justificativas de falta. Importante!
A clareza de tudo que for tratado em sala de aula premissa bsica para o sucesso de nossas atividades. Portanto, o aluno NO deve levar para casa qualquer dvida sobre as atividades programadas. Solicite o esclarecimento necessrio.

11 CONCLUSO Pretende-se com este CADERNO DE INTENES dirimir o maior nmero possvel de dvidas que normalmente ocorrem quando do incio das atividades letivas. Por certo, o que se apresenta aqui, so detalhes daquilo que se quer desenvolver durante o perodo, podendo, contudo, ser alterado, inclusive a relao de assuntos, sempre que se fizer necessrio, desde que entendido melhorar o nosso aprendizado. Este CADERNO uma trilha orientadora (no um trilho) para atingirmos nossos objetivos. Sejamos crticos, reflexivos. Sejam bem-vindos! Professor:.Marco Antnio Santoro Bara. mbara@fesppr.br

MATEMTICA FINANCEIRA

Aula 1
NOES BSICAS Conceito: a MATEMTICA FINANCEIRA tem por objetivo estudar as diversas formas de evoluo do valor do dinheiro no tempo, bem como as formas de anlise e comparao de alternativas para aplicao / obteno de recursos financeiros.

Problemas Sobre Porcentagem


Os descontos concedidos nas compras e pagamentos, bem como o confronto entre um conjunto de unidades e conjunto maior de unidades da mesma espcie, comumente feito em relao ao fator 100 sob o nome de tanto porcento. O valor calculado em cada grupo de 100 unidades recebe o nome de taxa centesimal. Elementos: i = taxa C = capital P = tanto porcento

P = c x i / 100 C = 100 x p / i i = 100 x p / c

Exemplos: 1) Calcular 5% de R$720,00.

10

2) Em um negcio de R$ 48.000,00 perdeu-se uma importncia de R$2400,00. Determinar a taxa percentual da perda.

3) Em um negcio de R$ 3.000,00 ganhou-se uma importncia de R$ 300,00 Determinar a taxa percentual do ganho.

4) Dos 1.200 operrios de uma fbrica A, 324 so mulheres. Quanto porcento so homens?

5) Sobre uma compra de R$ 68.000,00 concede-se um abatimento de R$ 3.400,00. Qual a taxa de abatimento?

11

Aula 2
Abatimentos Sucessivos
Quando uma mercadoria sofre vrios abatimentos cada um deles calculado sobre o lquido anterior diz-se que ela sofreu abatimentos sucessivos. Assim o lquido depois de cada abatimento passa a ser o principal do abatimento posterior. O lquido para um abatimento igual ao principal menos a parte correspondente a porcentagem. C = capital, principal i = taxa L = lquido

Frmula: L1 = C C . i 1 L2 = L1 L1 . i2 L2 = L1. (1-i2) L2 = C . (1- i1) . (1- i2)

Ln = C .(1-i1).(1-i2)...(1-in)

12

Exemplo: 1)Uma mercadoria de R$500,00 sofreu abatimentos sucessivos de 5%, 8% e 7%. Calcular o lquido.

Taxa nica Abatimentos Sucessivos


L n = C.(1-i -)

i_= 1-[(1-i1).(1-i2)...(1-in)]
considerando o exemplo anterior, calcular a taxa nica:

13

Acrscimos Sucessivos
Quando uma mercadoria sofre diversos acrscimos, cada um deles calculado sobre o bruto anterior, diz-se que ela sofreu acrscimos sucessivos. Assim o bruto depois cada acrscimo passa a ser o principal do acrscimo seguinte. O bruto de cada acrscimo igual ao principal mais parte desse principal, correspondente a porcentagem. B1 = C + Ci B1 = C + (1 + i1) B2 = B1+ B1 . i2 B2 = B1.(1 + i2) B2 = C.(1 + i1).(1 + i2)

Bn = C.(1+i1).(1+i2)...(1+in)
Exemplo: 1) Uma mercadoria com preo de custo igual a R$ 1.000,00 sofreu os acrscimos sucessivos de 25%, 15% e 10%. Calcular o bruto final.

Taxa nica Acrscimos Sucessivos


14

Bn = C.(1+ i + )

i+= -1+[(1+i1).(1+i2)...(1+in)]
considerando o exemplo anterior, calcular a taxa nica:

15

Aula 3
Operaes sobre mercadorias
Custo como principal Lucro

V = C.(1+ic)
Prejuzo

V>C

V = C.(1- ic)
Venda como principal Prejuzo

V<C

C = V.(1+iv)
Lucro

V<C

C = V.(1- iv)

V>C Onde: C = preo de custo V = preo de venda ic = taxa sobre o preo de custo iv = taxa sobre o preo de venda

Exemplos: 1) Vendi um objeto por R$ 642,00 lucrando 7% sobre o custo. Quanto custou o objeto?

16

2) Vendi um carro por R$ 25.000,00 lucrando 3% sobre a venda. Quanto custou o carro?

3) Comprei uma coleo de livros de R$250,00. Por quanto devo vender para lucrar 50% a) Sobre a venda b) Sobre o custo

4) Vendi um carro por R$ 17.000,00 com um prejuzo de 15% sobre o preo de custo. Por quanto comprei?

5) Paguei R$3.000,00 pela compra de certos objetos que revendi com um lucro de 25% sobre a venda. Quanto recebi?

17

Aula 4
Juros Simples
Juro a remunerao do capital empregado. Se aplicarmos um capital durante um determinado perodo de tempo, ao fim do prazo se transformar em um valor (montante) que ser igual ao capital aplicado acrescida da remunerao obtida durante o perodo de aplicao. Juros o aluguel que deve ser pago ou recebido pela utilizao de um valor em dinheiro durante um certo tempo; o rendimento em dinheiro, proporcionado pela utilizao de uma quantia monetria, por um certo perodo de tempo.

Taxa de Juros um coeficiente que corresponde razo entre os juros pagos ou recebidos no fim de um determinado perodo de tempo e o capital inicialmente emprestado.

Capital

qualquer valor expresso em moeda (dinheiro ou bens comercializveis) disponvel em determinada poca. Referido montante de dinheiro tambm denominado de capital inicial ou principal .

Montante denominamos Montante ou Capital Final de um financiamento (ou aplicao financeira) a soma do Capital inicialmente emprestado (ou aplicado) com os juros pagos (ou recebidos).

18

Remunerao do Capital A diferena entre o montante M e a aplicao C denomina-se remunerao, rendimento ou juros ganhos.

J=MC
Os juros ganhos em uma aplicao financeira dado por: Taxa de juros vezes o principal vezes o tempo de aplicao.

J = C.i.n
M = montante J = juros C = capital i = taxa n = tempo Portanto, M C = C.i.n M = C + C.i.n

M = C.(1+i.n)

Juro Bancrio, Exato e Ordinrio


Bancrio O juro simples bancrio calculado de acordo com a seguinte conveno: O ano considerado com 360 dias e a contagem dos dias corrida.

19

Exato Neste caso, para o clculo do juro, deve-se considerar o ano civil no bissexto com 365 dias ou o ano civil bissexto com 366 dias, e a contagem dos dias corrida.

Ordinrio ou Comercial Para o clculo deste juro a contagem do nmero de dias feita considerando o ano comercial que por conveno tem 360 dias e cada ms 30 dias. Exemplos: 1) Qual rendimento de R$10.000,00 aplicado por um ms a taxa simples de 36% a.a.

2) Calcular o rendimento de R$ 23.000,00 aplicado por 14 dias a taxa simples de 2,5% a.m.

3) Em 7 meses R$18.000,00 renderam R$4.000,00 de juros. Qual a taxa anual simples ganha?

20

4) Um capital de R$5.000,00 rendeu R$1.200,00 em 180 dias. Qual a taxa simples anual ganha?

5) Mesmo enunciado (4). Em vez de taxa anual pede-se taxa mensal.

6) Um capital aplicado por 4 meses e 18 dias a juros simples de 12% a.m. transformouse em R$23.000,00. Calcular os juros ganhos na aplicao.

7) Um ttulo foi resgatado por R$ 3.000,00. Se a taxa de juros simples aplicada foi de 180% a.a.e os juros ganhos totalizaram R$ 1.636,36. Quantos meses durou a aplicao?

21

AULA 5
Capitalizao e Desconto a Juros Simples
Clculo do Montante e do Principal O montante ou valor de resgate de uma aplicao o capital inicialmente investido (principal) acrescido de sua remunerao no perodo (juros ganhos). O clculo do principal a partir do montante simplesmente o processo inverso.

C = M / (1+ i.n)

*obs: chamaremos mais tarde de valor atual descontado racionalmente.

No clculo financeiro o diagrama de fluxo de caixa serve para mostrar graficamente as transaes financeiras em um perodo de tempo.

M = C(1+i.n) 0 1 2 ................................. n

C = M / (1+i.n)

Equivalncia de Capitais a Juros Simples Dizemos que dois capitais so equivalentes quando tm o mesmo valor em uma determinada data de avaliao (data focal). 22

Exemplos: 1) O diagrama de fluxo a seguir que ilustra a equivalncia (na data focal 2) a juro simples de 10% de dois capitais, o primeiro no valor de R$ 3.636,35 que ocorre na data 1 e outro de R$5.600,00 na data 6.

2) Uma pessoa tem os seguintes compromissos a pagar: R$2.000,00 daqui a 3 meses, R$2.500,00 daqui a 8 meses. Ela quer trocar esses dbitos por dois pagamentos iguais, um para 10 meses e outro para 15 meses. Calcular o valor desses pagamentos considerando uma taxa de juros simples de 10% a.m. sendo a renegociao hoje.

23

AULA 6
Desconto Simples
Quando um ttulo de crdito (duplicata, nota promissria, letra de cmbio) resgatado antes do seu vencimento, ele sofre um abatimento que denominado desconto. Um ttulo possui um valor, chamado valor nominal, que corresponde ao seu valor no dia do seu vencimento. Antes disso, o ttulo pode ser resgatado por um valor menor que o nominal sendo denominado valor atual ou valor presente. Chama-se desconto simples o calculado sobre um nico valor do ttulo (nominal ou atual). Se for calculado sobre o valor nominal chamado desconto comercial ou por fora e se for calculado sobre o valor atual chamado de desconto racional ou por dentro. Desconto Comercial ou Por Fora O desconto comercial equivale ao juro simples onde o capital corresponde ao valor nominal do ttulo

d = N.i.n
Exemplo: Uma duplicata de valor nominal equivalente a R$200,00 foi resgatada 3 meses antes do vencimento a taxa de 9% a.a.. Qual o desconto?

24

Valor Atual ou Valor Presente o Valor Atual (ou presente) de um ttulo aquele efetivamente pago (recebido) por este ttulo, na data de seu resgate , ou seja, o valor atual de um ttulo igual ao valor nominal menos o desconto . O Valor Atual obtido pela diferena entre seu valor nominal e o desconto comercial aplicado. A=Nd A = N N.i.n

A = N.(1 i.n)
Exemplo: Qual o valor atual de uma duplicata de valor nominal equivalente a R$120,75 a taxa de 6% a.a. 4 meses antes do vencimento ?

Desconto Racional ou por Dentro O desconto racional equivale ao juro simples calculado sobre o valor atual do ttulo. Denominando por d o desconto racional temos:

d`= A.i.n
d` = ( N d).i.n d` = N.i.n d.i.n d` + d.i.n = N.i.n d`.(1 + i.n) = N.i.n

A = N d

d` = N.i.n / (1 + i.n)

25

Exemplo: Determinar o desconto racional de um ttulo de valor nominal equivalente a R$135,00 pago 2 meses antes do vencimento a 1% a.m..

Valor Atual (Racional) A = N d A = N N.i.n / (1 + i.n) A = [N.(1 + i.n) N.i.n] / (1+ i.n) A = (N + N.i.n N.i.n) / (1 + i.n)

A = N / (1 + i.n)
Exemplos: 1) Considerando o exemplo anterior, calcule o valor atual.

2) Um ttulo de valor nominal equivalente a R$70,40 com vencimento para 5 meses substituiu outro de valor nominal equivalente a R$66,00 vencvel em 2 meses. Qual a taxa mensal dessa transao sabendo-se que a negociao foi feita hoje?

26

AULA 7
Juros compostos
Conceito: Juros compostos, acumulados ou capitalizados so os que no fim de cada perodo so somados ao capital constitudo no incio para produzirem novos juros no perodo seguinte. Seja por exemplo um capital de R$100,00 colocado a 20% a.a. durante 4 anos. Comparando os juros compostos com juros simples verifica-se que o primeiro cresce em progresso geomtrica enquanto os juros simples so constantes em todos os perodos, pois so calculados sempre sobre o capital inicial. Anos Montante a juros simples Montante a juros compostos 0 100 100 1 120 120 2 140 144 3 160 172,80 4 180 207,36

Clculo do Montante Suponhamos que um capital C vai ser aplicado a juros compostos a uma taxa i. No fim do 1 perodo o juro produzido ser: J1 = C.i.n M1 = C + C.i M1 = C.(1 + i) sendo n = 1 e o montante : M 1 = C + J1

27

No fim do segundo perodo o juro ser: J2 = M1.i.n sendo n = 1 M2 = M1 + M1.i M2 = M1.(1 + i) M2 = C.(1 +i).(1 + i) M2 = C.(1 + i)2 e o montante: M 2 = M1 + J2

No fim do terceiro perodo o juro ser: J3 = M2.i.n sendo n = 1 M3 = M2 + M2.i M3 = M2.(1 + i) M3 = C.(1 +i)2.(1 + i) M3 = C.(1 + i)3 Generalizando: e o montante: M 3 = M2 + J3

Mn = C.(1 +i)n

Exemplos: 1) Calcular o montante do capital de R$10.000,00 a juros compostos de 10% a.a. em 3 anos.

28

2) Qual o capital que em 6 anos, a taxa de juros compostos de 15% a.a., monta R$14.000,00?

3) Em que prazo um emprstimo de R$55.000,00 pode ser quitado por meio de um nico pagamento de R$110.624,80 se a taxa de juros compostos for de 15% a.m..

29

AULA 8
Capitalizao e Desconto a Juros Compostos Como vimos M = C (1+i)n onde (1+i)n chama do fator de capitalizao ou fator de valor futuro para aplicao nica. O clculo do valor presente de um montante ou pagamento nico simplesmente o inverso do clculo do montante: C = M (1+i) n onde (1+i) n conhecido como fator presente, fator de desconto ou ainda fator de descapitalizao para pagamento nico.

(1+i) n 0 (1+i)
n

Exemplos 1) Uma pessoa depositou R$2.000,00 em uma poupana. Dois meses depois deposita mais R$2.500,00 e 2 meses depois desse ltimo depsito realiza uma retirada de R$1.300,00. Qual ser o saldo da poupana ao fim do 5 ms. Considerando que a taxa de juros compostos ganha de 15% a.m.

30

2) A que taxa de juros um capital de R$ 2.000,00 obtm um rendimento de R$280,00 em 2 meses.

3) Determinar o capital que aplicado por 7 meses a juros de 4% a.m. rende R$10.000,00.

4) A taxa de 5% a.m., em que prazo R$5.000,00 rende juros de R$17.000,48?

31

AULA 9
TAXAS PROPORCIONAIS Na formao do montante, os juros podem ser capitalizados mensalmente, trimestralmente, semestralmente e assim por diante, sendo que, via de regra, quando se refere a perodo de capitalizao, a taxa de juros anual. Assim, pode-se falar em: juros de 30 % a.a., capitalizados semestralmente; juros de 20 % a.a., capitalizados trimestralmente; juros de 12 % a.a., capitalizados mensalmente;
n

Quando a taxa for anual, capitalizada em perodos menores, o clculo de ( 1 + i ) feito com a TAXA PROPORCIONAL. Dessa forma:

Para 30 % a.a., capitalizados semestralmente, a taxa semestral proporcional 15% a.s. 1 ano = 2 semestres 30 % a.a. = 2 x 15 % a.s.

Para 20 % a.a., capitalizadas trimestralmente, a taxa trimestral proporcional 5 % a.t. 1 ano = 4 trimestres 20 % a.a. = 4 x 5 % a.t.

Para 12 % a.a., capitalizados mensalmente, a taxa mensal proporcional 1 % a.m. 1 ano = 12 meses 12 % a.a. = 12 x 1 % a.m. 32

TAXAS EQUIVALENTES So taxas diferentes entre si, expressas em perodos de tempo diferentes, mas que levam um capital a um mesmo resultado final ao trmino de um determinado perodo de tempo.

Duas taxas so EQUIVALENTES quando, referindo-se a perodos de tempo diferentes, fazem com que o capital produza o mesmo montante, num mesmo intervalo de tempo.

(1+i1)n1 = (1+i2)n2
exemplos: 1) 12% a .a equivalente a quanto porcento a.sem. ?

2) 1% a .m equivalente a quanto porcento a .sem. ?

33

AULA 10
TAXAS NOMINAL e EFETIVA Quando uma taxa anual paga em parcelas proporcionais os juros obtidos no fim do primeiro ano so maiores do que a taxa oferecida. Seja por exemplo, se um capital de R$ 100,00 for colocado a 20% a.a. capitalizado semestralmente por 1 ano, temos:

100

110

121

1 ano

i = 20% a.a. taxa nominal i = 21% a.a. taxa efetiva

21% a.a. equivalente a 10% a.sem. proporcional

20% a.a.
nominal

10% a.sem.
equivalente

efetiva exemplo:

21% a.a.

1) A caderneta de poupana paga juros de 6% a.a. com capitalizao mensal. Qual a taxa efetiva dos juros?

34

AULA 11
Desconto Composto
Desconto composto equivale soma de descontos simples calculados isoladamente em cada um dos perodos que faltam para o vencimento do ttulo. Pode ser Real ou Bancrio. Desconto Composto Real A= N ( 1 + i )n
-n

A =N(1+i)

Onde: N o valor nominal A o valor atual

Exemplo: 1) Um ttulo de valor nominal igual a R$ 800,00 foi resgatado dois anos e meio antes do vencimento a 22% a.a. capitalizados trimestralmente. Qual o valor atual do ttulo ? Qual o desconto concedido ?

35

AULA 12

Desconto Composto Bancrio Considere um ttulo de valor nominal de R$ 1000,00 que vai ser resgatado 4 anos antes do vencimento taxa de 10% a.a.. Calculando o desconto comercial em cada ano temos: 656,10 0 d=72,9 729 1 d=81 810 2 d=90 900 3 d=100 1.000 4

Clculo do Desconto Composto Bancrio, deduo da frmula A1 = N d 1 d1 = N . i . n A1 = N N . i . n p/ n = 1 A1 = N (1 i ) A1 = 1000 (1 0,1) A1 = 900 A2 = A 1 d 2 d2 = N . i . n A2 = A 1 A 1. i A2 = N (1 i ) . (1 i) A2 = N (1 i)2 GENERALIZANDO

A = N (1 i )n

36

Exemplo: Um ttulo de valor nominal igual a R$ 800,00 foi resgatado dois anos e meio antes do vencimento a 22% a.a. capitalizados trimestralmente. Qual o valor atua do ttulo? Qual o desconto concedido? ( desconto composto bancrio)

37

AULA 13
Sries de Pagamentos
Conceito: um conjunto de dois ou mais pagamentos realizveis em pocas distintas, destinados a constituir um capital ou amortizar uma dvida. Elementos: os pagamentos que podem ser prestaes ou depsitos, constituem os termos (T) da srie. Denomina-se (n) o nmero de termos (pagamentos) e (i) a taxa unitria dos juros. Se o objetivo da srie for constituir capital, esse capital ser o montante da srie, se entretanto, seu objetivo for amortizar uma dvida o valor dessa dvida ser o valor atual ( ou valor presente) da srie. Classificao: podem ser certas ou aleatrias. Sries de pagamentos certas so aquelas em que o nmero de termos, os vencimentos dos termos e seus respectivos valores podem ser previamente fixados. Quando pelo menos um desses elementos no puder ser determinado com antecedncia a srie aleatria. No peridica Certa Srie Aleatria Temporria Perptua Peridica Variveis Constantes Imediatas Antecipadas Diferidas

As sries certas so subdivididas em srie temporrias e perptuas, as temporrias em no peridicas e peridicas, as temporrias peridicas em variveis e constantes e as temporrias peridicas constantes em imediatas (postecipadas), antecipadas e diferidas. 38

Sries temporrias so aquelas em que o nmero de termos finito, isto , a srie tem um termo final. Quando o nmero de termos infinito a srie denominada perptua. Sries peridicas so aquelas em que o intervalo de tempo entre dois pagamentos consecutivos constante ( mensais, trimestrais, semestrais, etc...) caso contrrio a srie no peridica. Srie constantes so aquelas quando todos os pagamentos so de mesmo valor. Se um dos pagamentos for de valor diferente dos demais a srie varivel. Quanto ao vencimento dos termos as sries so classificadas em: imediatas (postecipadas), antecipadas e diferidas. Uma srie imediata ou postecipada quando os pagamentos ocorrem no fim de cada perodo.

1 T

2 T

3 T

n-1 T

n T

Uma srie antecipada quando os pagamentos se realizam no incio de cada perodo.

0 T

1 T

2 T

3 T

n-1 T

Uma srie diferida quando ocorre um perodo de carncia. A srie diferida equivale a uma srie imediata que tem um prazo de carncia entre o valor atual e o incio dos pagamentos. Carncia 0 1 2 3 T n-1 T n T 0 1

39

AULA 14
Srie Imediata (Postecipada)
Valor Atual de uma Srie Unitria Imediata O valor atual ( ou valor presente) de uma srie unitria imediata equivale ao valor de uma dvida (emprstimo, valor vista de uma mercadoria) que ser paga com prestaes unitrias O valor atual da srie igual soma dos valores atuais de seus termos calculados com desconto composto real a determinada taxa.

1 1

2 1

3 1

n-1 1

n 1

(1+i)-1, (1+i)-2, (1+i)-3,...., (1+i)-(n-1), (1+i)-n


O valor atual de uma srie unitria imediata representada pela expresso: ani = (1+i)-n + (1+i)-(n-1) + ... + (1+i)-3 + (1+i)-2 + (1+i)-1, chamando (1+i) = u ani = u-n + u-(n-1) + ... + u-3 + u-2 + u-1 ani = u-1. u u-n u -1 ani = 1 u-n . u1 ani = un -1 (u-1) . un (1+i)n -1 40 un un progresso geomtrica de razo u

ani =

(1 + i -1) . (1+i)n ani = (1+i)n -1 i . (1+i)n FVA (fator do valor atual)

Valor atual de uma srie postecipada ou imediata:


Ani = T . anI

Ani = T .

(1+i)n -1 i . (1+i)n

Exemplos. 1) Qual o valor atual de uma srie imediata de 10 termos mensais de R$ 1.000,00 taxa de 1% a.m.

2) Calcular o valor atual de uma srie mensal de R$ 1.000,00 de 12 termos a 1% a.m.

41

3)Que dvida pode ser amortizada com 20 prestaes semestrais de R$ 5.000,00 com juros de 20% a.a.?

4) Calcular o valor da prestao mensal para amortizar com 12 pagamentos um emprstimo de R$ 60.000,00 com juros de 2% a.m.

5) Uma pessoa toma R$ 2.000,00 emprestados numa instituio financeira por 15 anos a 10% a.a. capitalizados mensalmente. Calcular a prestao mensal para resgatar a dvida

42

6. Calcular a taxa de uma srie mensal de R$ 1.000,00 de 12 termos que amortizar uma dvida de R$ 11.255,08.

# observao a soluo desta equao deve ser obtida por tentativa e erro. Mesmo as calculadoras financeiras que solucionam problemas com esses de forma simples e rpida utilizam esse processo. Ele consiste em atribuir valores sucessivos para a taxa i at que o resultado da expresso seja equivalente. 7. Comprei um automvel financiado em 24 prestaes de R$ 2.100,00 mensais. Sabendo-se que o valor do financiamento foi de R$ 40.000,00 qual a taxa mensal embutida nesta transao ?

43

AULA 15
Montante de uma Srie Imediata (Postecipada)
Srie Unitria

O montante de uma srie unitria imediata equivale a soma dos montantes dos depsitos unitrios durante n perodos a uma taxa i. O montante de cada termo (depsitos) da srie calculado pela frmula dos juros compostos M = C. (1+i)n. Como os termos so unitrios, C = 1, conclumos que o montante ser M. (1+i)n

1 1

2 1

3 1

n-2 1

n-1 1

n 1

1+ (1+i) 1 + (1+i)2+ (1+i)3+ ... + (1+i)(n-3) + (1+i)(n -2) +(1+i)(n -1) sni = 1+ (1+i) 1 + (1+i)2+ (1+i)3+ ... + (1+i)(n-3) + (1+i)(n -2) +(1+i)(n -1) progresso geomtrica de razo (1+i) sni = (1+i)(n-1). (1+i) 1 1+i -1 sni = (1+i)n -1 i FAC ( Fator de Acumulao de Capital)

44

Montante de uma Srie Imediata


Sni = T . snI

Sni = T .

(1+i)n -1 i

Exemplos. 1) Uma pessoa deposita em um banco no fim de cada semestre a importncia de R$1.000,00 20% a.a.. Quanto ter no fim de 4 anos ?

2) Quanto uma pessoa deve depositar em um banco no fim de cada trimestre a 20%a.a para no fim de 2 anos possuir R$ 10.000,00 ?

AULA 16
45

3) Quanto ter no final de 4 anos uma pessoa que aplicar R$ 500,00 por ms durante este prazo em um fundo de renda fixa taxa de 3% a.m. ?

4) Quanto uma pessoa ter de aplicar mensalmente num fundo de renda fixa durante 5 anos para que possa resgatar R$ 200.000,00 no final de 60 meses, sabendo que o fundo proporciona um rendimento de 2% a.m. ?

5)Quantas prestaes de R$ 4.000,00 devo aplicar trimestralmente taxa de 7% a.tri. para acumular um montante de R$ 100.516,08 no final de certo prazo. Qual ser este prazo ?

46

AULA 17
Sries Antecipadas
Valor Atual de uma srie Unitria Antecipada 1

0 1

1 1

2 1

3 1

n-2 1

n-1 1

(1+i)-(n-1), (1+i)-(n-2), ... , (1+i)-3, (1+i)-2, (1+i)-1,1 progresso geomtrica de razo (1+i)

A representao do valor atual de uma srie unitria antecipada : _ ani = (1+i)-(n-1) + (1+i)-(n-2) + ... + (1+i)-3 + (1+i)-2 + (1+i)-1 +1 soma da PG : Sn = an . q - a1 q-1 _ ani = 1. (1+i) - (1+i)-(n-1) 1+i-1 _ ani = (1+1) (1+i)-(n-1) (1+i)n-1 i (1+i)n-1 _ ani =

(1+i)n 1 i (1+i)n-1

FVAa ( Fator de Valor Atual Antecipado)

Valor Atual de uma Srie Antecipada _ _ Ani = T . anI


_

47

Ani = T .
Exemplos.

(1+i)n -1 i . (1+i)n-1

1) Calcular o valor atual de uma srie mensal antecipada de 10 termos de R$ 1.000,00 taxa de 2%a.m.

2) Uma mercadoria vendida prazo por 6 prestaes mensais antecipadas de R$100,00 com juros de 1,5% a.m.. Qual o valor vista desta mercadoria ?

3) Qual a prestao trimestral antecipada necessria para amortizar com 12 pagamentos um financiamento de R$ 10.000,00 com juros de 5% a.trim.

4) Uma dvida de R$ 1.000,00 dever ser paga com 8 prestaes mensais antecipadas de R$ 133,00. Qual a taxa de juros ?

48

5) Qual o valor do emprstimo que pode ser liquidado em 10 prestaes mensais antecipadas taxa de 3,5% a.m. sendo as 4 primeiras prestaes de R$ 3.000,00 e as 6 ltimas de R$ 4.500,00 ?

6) Um cliente deseja liquidar um emprstimo bancrio em 10 prestaes mensais antecipadas de valores alternados de R$ 1.000,00 e R$ 2.000,00. Sabendo-se que a taxa de juros cobrada pelo banco de 3,75% a.m. calcular o valor do emprstimo.

AULA 18
Montante de uma Srie Unitria Antecipada

0 1

1 1

2 1

3 1

n-2 1

n-1 1

(1+i) , (1+i)2, ... , (1+i)(n-3) , (1+i)(n -2) , (1+i)(n -1), (1+i)n

sni = (1+i) + (1+i)2+ ... + (1+i)(n-3) + (1+i)(n -2) + (1+i)(n -1)+ (1+i)n sni = (1+i) 1 + (1+i) + ... + (1+i)(n-4) + (1+i)(n -3) + (1+i)(n -2)+ (1+i)(n-1)

49

Montante da Postecipada sni = (1+i)n -1 Postecipada i _ sni = ( 1+i) (1+i)n -1 FACa ( Fator de Acumulao de Capital Antecipada) i Montante de uma Renda Antecipada _ _ Sni = T . snI
_

Sni = T . (1+i) .

(1+i)n -1 i

Exemplos 1) Calcular o montante de uma srie antecipada de 18 termos mensais de R$ 1.000,00 taxa de 1% a.m.

2) Quanto se deve depositar no incio de cada semestre numa instituio financeira que paga 18% a.a. para constituir um montante de R$ 5.000,00 no fim de 3 anos.

50

3) Uma pessoa realizou 12 depsitos trimestrais antecipados de R$ 500,00 e obteve o montante de R$ 7.850,00. Qual foi a taxa de juros ?

4) Quantos depsitos trimestrais antecipados de R$ 1.000,00 sero necessrios para constituir um montante de R$ 10.000,00 taxa de 5% a.trim. ?

AULA 19
Sries Diferidas
As sries diferidas envolvem apenas clculos relativos ao valor atual pois o montante de uma srie diferida igual ao montante de uma srie imediata (ou postecipada), uma vez que durante o prazo de carncia no h pagamentos e capitalizaes.

Valor Atual de uma Srie Unitria Diferida

1 51

n-2

n-1

m-1

m 1 1 1 1 1

A representao do valor atual de uma srie unitria de n termos com m perodos de carncia ser: m/ani. Como o valor atual de uma srie a soma dos valores atuais de seus termos, temos: m/ani = (1+i)-(m+n) + (1+i)-(m+n-1) + (1+i)-(m+n-2) + ... + (1+i)-(m+2) + (1+i)-(m+1) m/ani = (1+i)-m (1+i)-n + (1+i)-(n-1) + (1+i)-(n-2) + ... + (1+i)-2 + (1+i)-1 PG de razo (1+i)

Soma da PG : Sn = an .q a1 q 1 m/ani = (1+i)-m (1+i)-1 . (1+i) (1+i)-n (1+i) 1 m/ani = 1 (1+i)m m/ani = 1- (1+i)-n i (1+i)n (1+i)n FVAd ( Fator do Valor Atual da Diferida)

(1+i)n 1 i (1+i)n+m

Valor Atual de uma Srie Diferida

m/Ani = T.
52

(1+i)n 1

i (1+i)n+m

53

AULA 20
Exemplos 1) Calcular o valor atual de uma srie de 10 termos trimestrais de R$ 200,00 com 9 meses de carncia taxa de 5% a.trim.

2) Um emprstimo de R$ 100.000,00 vai ser amortizado com 12 prestaes trimestrais mais 2 anos de carncia. Calcular o valor das prestaes taxa de 4,5% a.trim.

3) Uma mercadoria cujo valor vista de R$ 500,00 vendida prazo por 8 prestaes mensais de R$ 66,50 com mais 2 meses de carncia. Qual a taxa de juros ?

54

AULA 21
Sistemas de Amortizao Existem vrios sistemas para fazer o resgate de um emprstimo. Os principais so; 1) pagar periodicamente os juros sobre o saldo devedor e uma quota de amortizao do capital ( Sistema Francs ou Tabela Price). 2) pagar periodicamente uma quota de amortizao constante e os juros sobre o saldo devedor ( Sistema de Amortizao Constante ou SAC). 3) Sistema de Amortizao Misto ( SAM ou SACRE) cujos pagamentos constituem a mdia aritmtica dos pagamentos do Price e SAC. Sistema Francs O emprstimo amortizado com pagamentos constantes no fim de cada perodo. Esses pagamentos so constitudos dos juros sobre o saldo devedor e uma quota de amortizao. Como os pagamentos so todos do mesmo valor medida em que eles vo sendo realizados os juros tornam-se menores enquanto as quotas de amortizao so progressivamente maiores. O pagamento peridico constante corresponde ao termo de uma renda imediata ( postecipada) em funo do valor atual ( valor emprestado). A = T (1+i)n 1 i .( 1+i)n __ T= _ A_____ (1+i)n 1 i .( 1+i)n

Exemplo 1. Um emprstimo de R$ 10.000,00 deve ser amortizado em 3 anos com juros de 20% a.a. n 0 1 2 3 Saldo devedor 10000 7252,75 3956,05 0 PRICE Quota de amortizao 2747,25 3296,70 3956,05 55 Juros 2000 1450,55 791,21 Prestaes 4747,25 4747,25 4747,25

T=

10000_ (1+0,2)3 1 0,2 (1+0,2)3

T = 4747,25 Sistema de Amortizao Constante ( SAC) Pelo SAC as prestaes so decrescentes pois a quota de amortizao constante em todas elas e os juros decrescem em funo do saldo devedor que diminui a cada pagamento realizado. Obtm-se a quota de amortizao dividindo o valor do emprstimo pelo nmero de pagamentos. n Saldo devedor 0 10000 1 6666,67 2 3333,33 3 0 10000 3333,33 3 SAC Quota de amortizao 3333,33 3333,33 3333,34 Juros 2000 1333,33 666,66 Prestaes 5333,33 4666,66 4000

Sistema de Amortizao Misto ( SAM ou SACRE) A prestao que amortiza o emprstimo eqivale mdia aritmtica das prestaes calculadas pelo Sistema Francs e SAC. n 0 1 2 3 Saldo devedor 10000 6959,71 3644,69 0 SAM Quota de amortizao 3040,29 3315,01 3644,69 Juros 2000 1391,94 728,93 Prestaes 5040,29 4706,95 4373,62

Exemplo 2. Elaborar um plano de pagamentos com base no SAM correspondente a um emprstimo de R$ 12.000,00 a uma taxa de 2% a.m. a ser liquidada em 12 prestaes mensais. 56

AULA 22
Com relao ao SAM do exemplo 2 1. Calcular o valor da 10 prestao. 2. Determinar o valor da parcela de amortizao correspondente 4 prestao. 3. Calcular o saldo devedor aps o pagamento da 9 prestao. 4. Determinar o valor da parcela de juros referente 6 prestao. 5. Calcular o valor acumulado das amortizaes correspondentes s 4 primeiras prestaes. 6. Determinar o valor acumulado das amortizaes compreendidas entre a 3 prestao exclusive e a 6 inclusive. 7. Calcular a soma dos juros acumulados at o 5 ms. 8. Calcular a soma dos juros correspondentes 9, 10 e 11 prestaes. 9. Determinar a soma das 4 prestaes compreendidas entre a 7 exclusive e a 11 inclusive. 10. Calcular a soma do total das prestaes do plano. P.A. Termo geral an = a1 + (n 1) . r Soma Sn = (a1+an) . n 2 P.G. Termo geral an = a1 . q n-1 Soma Sn = an . q a1 q1

57

AULA 23
Exerccios do Trabalho 116. Uma grande rea foi adquirida para ser posteriormente vendida em lotes de R$ 240.000,00 cada um vista ou em 60 prestaes mensais sem entrada. Sabendo-se que a taxa de juros utilizada para determinao das prestaes de 2% a.m. e que a empresa loteadora financia tanto pela tabela Price como pelo SAC (Sistema de Amortizao Constante). Calcular o valor da 1 prestao para ambos os planos e a ltima prestao para o SAC. R. Price R$ 6.904,31 SAC R$ 8.800,00 e R$ 4.080,00 117. Uma pessoa adquiriu de uma construtora um apartamento no valor de R$ 1.500.000,00 pagando R$ 300.000,00 de entrada. O restante foi financiado a 3% a.m. para ser amortizado em 36 meses, segundo o Sistema Francs de Amortizao ( Price) perguntase: a) qual o valor da parcela de juros referente 18 prestao ? R. R$ 23.619,04 b) qual o saldo devedor aps o pagamento da 24 prestao ? R. R$ 547.117,35 c) qual o total de juros correspondentes s prestaes que vencem do 20 ms exclusive ao 30 ms inclusive ? R. R$ 156.983,67 118. Um banco concede um financiamento de R$ 864.000,00 para a compra de uma casa. Esse financiamento dever ser liquidado em 120 prestaes mensais calculadas de acordo com o SAC, sabendo-se que a taxa de juros de 10/12 % a.m., calcular: a) o valor da 1, 37 e 103 prestaes R. R$ 14.400,00, R$ 12.240,00 e R$ 8.280,00 b) o total dos juros correspondente a todo o plano R. R$ 435.600,00 c) o total dos juros correspondentes s prestaes 48 exclusive at 60 inclusive R. R$ 47.880,00

58

AULA 24
Exerccios do Trabalho 119. Um emprstimo dever ser amortizado de acordo com o Sistema Francs de Amortizao ( Price) em 24 parcelas mensais. Sabendo-se que : 1. o valor da amortizao da 1 prestao de R$ 12.793,42 e da ltima de R$ 31.532,13; 2. o saldo devedor aps o pagamento da 7 prestao de R$ 398.953,89 3. a soma das amortizaes da 1 at a 7 prestao (ambas includas) de R$ 101.046,11 Pede-se: a) a taxa de juros b) o valor do emprstimo c) o valor da prestao 120. Uma pessoa adquire uma casa no valor de R$ 1.800.000,00 pagando R$ 360.000,00 de entrada. O saldo ser financiado pela construtora para pagamento em 72 prestaes mensais atravs do SAM cobrando uma taxa de juros de 2% a.m.. Pergunta-se: a) o valor da 1 prestao R. R$ 43.355,32 b) o saldo devedor aps o pagamento da 44 prestao R. R$ 683.393,33 c) o valor da parcela de juros correspondentes 9 prestao R.. R$ 26.418,04 d) a soma das amortizaes referentes s prestaes compreendidas entre a 57 exclusive e a 66 inclusive R. R$ 227.384,92 e) o total dos juros a ser pago R. R$ 1.170.383,40

59

AULA 25
Exerccios do Trabalho 121. Um terreno colocado venda por R$ 60.000,00 de entrada e mais 20 prestaes trimestrais calculadas de acordo com o SAM. Sabendo-se que a taxa de juros de 10% a.trim. e que o valor da 1 prestao de R$ 80.237,89 calcular o valor base vista do terreno. R. R$ 660.000,00 122. Adquire-se um imvel por R$ 412.800,00 sem entrada para pagamento em 96 prestaes mensais, calculadas de acordo com o SAM. Sabendo-se que a taxa de juros foi fixada em 1% a.m. determinar: a) o valor da ltima prestao R. R$ 5.526,09 b) o saldo devedor aps o pagamento da metade das prestaes, mostrando quanto esse saldo representa do valor inicial financiado R. R$ 230.586,87 , 56% c) o total dos juros da 1 at a 48 prestao inclusive R. R$ 156.827,05 d) o total dos juros da prestao 48 exclusive at a prestao 96 inclusive R. R$ 58.917,21 123. Sabendo-se que um valor pode ser financiado em 180 prestaes mensais taxa de 0,8333333333% a.m. tanto pelo Sistema Francs (Price) como pelo SAC, determinar algebricamente: a) em que ponto o valor da prestao calculada com base no SAC torna-se igual ao calculado pelo Price R. por volta da 69 prestao b) idem com relao parcela de amortizao R. entre a parcela 100 e 101 124. Consegue-se um financiamento para aquisio de uma casa para pagamento em 10 anos em prestaes mensais calculadas de acordo com o SAM. Sabendo-se que a taxa de juros contratual de 10% a.a. ( taxa nominal ) ( que corresponde a uma taxa efetiva de 10,471% a.a.), que o valor da ltima prestao de R$ 32.426,78 calcular: a) o valor financiado R. R$ 3.000.000,00 b) o valor da primeira prestao R. R$ 44.822,61 c) o total de juros devidos entre as prestaes de nmero 36 exclusive e 48 inclusive 60

R. R$ 211.946,38

AULA 26
Mtodos de Avaliao de Fluxos de Caixa Entre os mtodos mais conhecidos destacam-se o de Valor Presente Liquido ( VPL ) e o da Taxa Interna de Retorno ( TIR ) largamente utilizados nas anlises de aplicaes financeiras e de projetos de investimentos. Esses mtodos consistem basicamente em se comparar a soma algbrica dos valores presentes de cada um dos fluxos futuros de caixa ( pagamentos ou recebimentos ), com o valor do fluxo de caixa inicial ( recebimento ou pagamento) ocorrido hoje, onde esses valores presentes so calculados de acordo com o regime de capitalizao composta e com base em dada taxa de juros. VPL Valor Presente Lquido O VPL uma tcnica de anlise de fluxos de caixa que consiste em calcular o valor presente de uma srie de pagamentos ( ou recebimentos ) iguais ou diferentes a uma taxa conhecida e deduzir deste o valor do fluxo inicial ( valor do emprstimo, do financiamento ou do investimento ). n VLP = FCj - FCo = FC1 + FC2 + ... + FCn - FCo j=1 (1+i)j (1+i) (1+i)2 (1+i)n FCo FC1 FC2 FC3 FCn

1 2 3 n-1 n Exemplo 1. Uma empresa transportadora est analisando a convenincia da compra de um caminho no valor de R$ 103.000,00, segundo os tcnicos dessa empresa a utilizao desse veculo nos prximos 5 anos dever gerar receitas lquidas estimadas em R$ 30.000,00, R$ 35.000,00, R$ 32.000,00, R$ 28.000,00 e R$ 20.000,00 respectivamente, sabendo-se que no final do 5 ano espera-se vender esse caminho por R$ 17.000,00. Verificar qual a deciso da empresa para taxas de retorno fixadas em 15% a.a. e 18% a.a. a) 15% a.a. 30000 35000 32000 28000 37000 1 2 3 4 30 + 35 + 32 + 28 + 37 - 103 (1+0,15) (1+0,15)2 (1+0,15)3 (1+0,15)4 (1+0,15)5 5

0 VPL =

VPL = 4,99 61

VPL > 0 = taxa efetiva de retorno superior a taxa mnima fixada em 15% a.a.. Portanto o investimento ser feito. b) 18% a.a. VPL = 30 + 35 + 32 + 28 + 37 - 103 2 3 4 5 (1+0,18) (1+0,18) (1+0,18) (1+0,18) (1+0,18) VPL = - 2,348 VPL < 0 = taxa efetiva de retorno inferior a taxa mnima fixada em 18% a.a.. Portanto o investimento no ser feito. Exerccios do Trabalho 125. Um emprstimo de R$ 22.000,00 ser liquidado em 3 prestaes mensais e sucessivas de R$ 12.000,00, R$ 5.000,00 e R$ 8.000,00. Considerando uma taxa de juros de 7% a.m. calcular o VPL R. 112,53 126. Um veculo financiado em 18 prestaes mensais, iguais e sucessivas de R$ 325.000,00 e mais 3 prestaes semestrais ( prestao reforo ou balo ) de R$ 775.000,00, R$ 875.000,00 e R$ 975.000,00. Calcular o valor financiado sabendo-se que a taxa cobrada pela financeira de 8,7% a.m. R. R$ 3.911.995,93

62

AULA 27
Taxa Interna de Retorno ( TIR ) A Taxa Interna de Retorno ( TIR ) a taxa que equaliza o valor presente de um ou mais pagamentos ( sadas de caixa ) com o valor presente de um ou mais recebimentos ( entradas de caixa ). Como normalmente temos um fluxo de caixa inicial ( no momento zero ) que representa o valor do investimento, ou do emprstimo ou do financiamento, e diversos fluxos futuros de caixa representando os valores das receitas ou das prestaes. A equao que nos d a TIR pode ser escrita como : n FCo = FCj = FC1 + FC2 + ... + FCn j=1 (1+i)j (1+i) (1+i)2 (1+i)n n Portanto : FCo - j=1 FCj = 0 (1+i)j

Exemplo 1. Determinar a TIR correspondente a um emprstimo de R$ 1.000,00 a ser liquidado em 3 pagamentos mensais de R$ 300,00, R$ 500,00 e R$ 400,00. O fluxo de caixa correspondente a essa operao tomando-se como referncia o doador de recursos representada como: 1000 0 1000 = 300 1 500 2 400 3

300 + 500 + 400 (1+i) (1+i) (1+i) 300 + 500 + (1+0,05) (1+0,05) 300 (1+0,1) + 500 + (1+0,1) 400 (1+0,05) 400 (1+0,1) 400 (1+0,08) = 1084,75

para i = 5% = para i = 10% = para i = 8% =

= 986,47 = 1023,98

300 + 500 + (1+0,08) (1+0,08)

63

interpolao linear 1023,98 986,47 = 1000 - 986,47 8% - 10% i - 10% 37,51 - 0,02 = 13,53 i 0,1 = 13,53 ( - 0,02) i 0,1 37,51

i = 0,09278 i = 9,278% a.m. Exerccios do Trabalho 127. Um equipamento no valor de R$ 70.000,00 integralmente financiado para pagamento em 7 parcelas mensais: as 3 primeiras de R$ 10.000,00, as duas seguintes de R$ 15.000,00, a 6 de R$ 20.000,00 e a 7 de R$ 30.000,00. Determinar a Taxa Interna de Retorno ( TIR ) dessa operao. 128. Um consumidor adquire um eletrodomstico pelo sistema de credirio para pagamento em 6 prestaes mensais de R$ 735,70. Sabendo-se que o valor financiado foi de R$ 2.450,00 e que a primeira prestao ser paga no final do 5 ms determinar a taxa de juros cobrada pela loja. 129. Um banco credita R$ 180.530,00 na conta de um cliente referente ao desconto de 3 duplicatas de valores: R$ 52.600,00, R$ 63.400,00 e R$ 93.570,00 com prazos de 42, 57 e 85 dias respectivamente. Determinar a taxa mensal de juros cobrada nessa operao. 130. Um apartamento foi colocado venda pelo valor de R$ 3.000.000,00 vista ou em 2 anos de prazo com R$ 800.000,00 de entrada mais 12 prestaes mensais de R$ 180.000,00 e mais 12 de R$ 281.860,00. Admitindo-se que voc esteja interessado em adquiri-lo e que tenha recursos para compr-lo at mesmo vista. Qual seria a sua deciso se voc tivesse tambm a opo de aplicar seus recursos em um fundo de renda fixa a uma taxa de 6% a.m. ? 131. Com relao ao exerccio 66 verifique tambm a sua deciso para uma taxa de 8% a.m. 132. idem ao 67 para uma taxa de 10% a.m.

64

AULA 28
Exerccios do Trabalho 133. Uma pequena indstria pretende adquirir equipamentos no valor de R$ 55.000,00 que devero proporcionar receitas lquidas de R$ 15.500,00 no 1 ano, R$ 18.800,00 no 2 ano, R$ 17.200,00 nos 3, 4 e 5 anos e R$ 13.500,00 no 6 ano. Sabendo-se que o valor de revenda dos equipamentos no final do 6 ano estimado em R$ 9.000,00 e que a empresa somente far tal aquisio se a taxa efetiva de retorno for superior a uma taxa mnima estabelecida, verificar qual a deciso da empresa para as taxas de retorno: a) 21% a.a. b) 25% a.a. 134. Um emprstimo de R$ 1.180.000,00 dever ser liquidado em 5 prestaes mensais e consecutivas de R$ 220.000,00 , R$ 250.000,00 , R$ 290.000,00 , R$ 315.000,00 e R$ 350.000,00 respectivamente. Determinar a taxa mensal de juros (TIR) cobrada nessa operao.

65

Atividades Auto-Instrutivas
AULAS 1 e 2 1.Sobre uma fatura foram feitos descontos de 30% e posteriormente 5%. Calcular o valor lquido da fatura cujo valor era de R$200,00. (a) R$ 123,00 (b) R$ 130,00 (c) R$ 133,00 (d) R$ 140,00 2.Sobre uma fatura de R$400,00 foram feitos os descontos sucessivos de 20%, 10% e 5%. Qual o valor lquido da fatura? (b) R$ 273,60 (c) R$ 283,60 (d) R$ 373,60 (e) R$ 383,60 3.Sobre uma compra de R$500,00 concederam os descontos de 20% e 10%. Qual o valor a ser pago? (a) R$ 160,00 (b) R$ 260,00 (c) R$ 360,00 (d) R$ 255,50 4.Sobre uma fatura de R$400,00 foi obtido um desconto de 10% em seguida outro que a reduziu a um lquido de R$288,00. De quanto porcento foi o segundo desconto? (a) 10% (b) 15% (c) 18% (d) 20%

66

5.Qual a taxa nica que dever substituir a de 8%, 10% e 20%: a) Nos abatimentos sucessivos sobre uma fatura. (a) 33,76% (b) 23,67% (c) 13,76% (d) 33,67% b)Nos acrscimos sucessivos sobre uma fatura. (a) 24,56% (b) 33,76% (c) 42,56% (d) 24,76%

67

AULAS 3 e 4 6) Quanto custou uma casa que vendida a R$124.800,00 deixou o lucro de 4% sobre o custo? (a) R$ 120.000,00 (b) R$ 110.000,00 (c) R$ 105.250,50 (d) R$ 125.534,34 7) Comprei uma bicicleta por R$210,00. Quero vender com 30% de lucro sobre a venda. Por quanto devo vend-la? (a) R$ 250,00 (b) R$ 300,00 (c) R$ 350,00 (d) R$ 255,30 8) Ao vender um terreno ganhei 20% sobre o preo dessa venda. Quanto recebi se paguei R$160.000,00? (a) R$ 300.000,00 (b) R$ 250.000,00 (c) R$ 200.000,00 (d) R$ 180.550,00 9) Comprei alguns aparelhos de informtica no total de R$9.100,00 e vendi com um lucro de 35% sobre venda. Por quanto vendi? (a) R$ 11.000,00 (b) R$ 12.000,00 (c) R$ 13.500,00 (d) R$ 14.000,00

68

10)Certa mercadoria foi vendida por R$1.200,00 com um prejuzo de 40%de custo. Quanto custou? (a) R$ 1.500,00 (b) R$ 1.550,00 (c) R$ 1.800,00 (d) R$ 2.000,00

11)Vendi uma moto por R$10.800,00 com um lucro de R$800,00. De quanto porcento foi o meu lucro sobre o preo de custo? (a) 10% (b) 11% (c) 9% (d) 8% 12)Comprei um carro por R$45.000,00 e o vendi por R$54.000,00. De quanto porcento sobre o custo foi o meu lucro? (a) 9% (b) 10% (c) 20% (d) 30% 13)De quanto porcento foi meu prejuzo sobre a venda de um objeto que custou R$150,00 e foi vendido por R$105,00? (a) 44,86% (b) 43,68% (c) 42,86% (d) 41,68% 14)Comprei certa mercadoria por R$4.800,00 e tornei a vender com um lucro de 20%sobre a venda. Por quanto vendi? (a) R$ 6.000,00 (b) R$ 5.500,00 (c) R$ 6.500,00 (d) R$ 7.000,00

69

15)Comprei certa mercadoria por R$200,00 e a vendi por R$250,00. De quanto por cento foi o lucro: - Sobre a venda e o sobre o custo respectivamente (a) 20% e 22% (b) 20% e 25% (c) 25% e 22% (d) 25% e 20%

70

AULAS 5 e 6

16)Uma pessoa deve pagar R$200,00 daqui a 2 meses e R$400,00 daqui a 5 meses a juros simples de 5% a.m.. Determinar o valor de um pagamento nico a ser efetuado daqui a 3 meses que liquide a dvida (data focal ms 3). (a) (b) (c) (d) R$ 573,64 R$ 673,64 R$ 753,46 R$ 637,46

17)Qual o valor do resgate de R$500,00 aplicados por 16 meses a taxa simples de 12% ao trimestre. (a) (b) (c) (d) R$ 720,00 R$ 820,00 R$ 850,00 R$ 770,50

18)Em 2 meses R$5.050,00 transformaram-se em R$5.600,00. Qual a taxa anual de juros simples ganha? (a) (b) (c) (d) 66,35% 76,53% 65,35% 77,77%

19)Qual o capital que aplicado a taxa simples de 20% a.m. em 3 meses monta R$8.000,00. (a) (b) (c) (d) R$ 4.000,00 R$ 4.500,00 R$ 4.850,00 R$ 5.000,00

71

20)Aplicado por 105 dias um capital de R$100.000,00 transformou-se em R$145.000,00. Calcular a taxa mensal de juro simples ganha. (a) (b) (c) (d) 11,56% 12,56% 12,86% 13,00%

21)Em quantos meses um capital dobra, a juros simples de 200% a.a.? (a) (b) (c) (d) 5 meses 5,5 meses 6 meses 6,5 meses

22)Determinar quanto render um capital de R$60.000,00 aplicado a taxa de 24% a.a. durante 7 meses. (a) R$ 8.400,00 (b) R$ 8.500,00 (c) R$ 9.000,00 (d) R$ 9.450,00 23)Um capital de R$28.000,00 aplicado durante 8 meses rendeu juros de R$11.200,00. Determinar a taxa anual. (a) 50% (b) 55% (c) 60% (d) 65% 24)Durante 155 dias, certo capital gerou um montante de R$64.200,00. Sabemos que a taxa de juros de 4% a.m.. Determinar o valor do capital aplicado. (a) R$ 50.005,36 (b) R$ 52.304,50 (c) R$ 55.403,55 (d) R$ 53.204,42

72

25)Qual o valor dos juros contidos no montante de R$100.000,00 resultante da aplicao de certo capital a taxa de 42% a.a. durante 13 meses? (a) R$ 30.282,50 (b) R$ 31.271,48 (c) R$ 33.333,33 (d) R$ 32.285,33 26)Qual o valor a ser pago no final de 5 meses e 18 dias correspondente a um emprstimo de R$125.000,00? Sabendo-se que a taxa de juros de 27% a.sem.. (a) R$ 155.050,00 (b) R$ 156.050,00 (c) R$ 156.500,00 (d) R$ 155.500,00 27)Em quantos dias um capital de R$800,00 aplicado taxa de 0,1% a.d. gera um montante de R$1.000,00? (a) 240 dias (b) 245 dias (c) 250 dias (d) 255 dias 28)Calcular o valor do capital que aplicado taxa de 50,4% a.a. durante 2 anos e 3 meses produz um montante de R$600.000,00. (a) R$ 271.261,41 (b) R$ 281.162,14 (c) R$ 271.162,14 (d) R$ 281.261,41 29) Ao fim de quantos dias um capital de R$ 40.000,00 aplicados taxa de 5% a.m. produz R$18.600,00 de juros. (a) 275 dias (b) 300 dias (c) 279 dias (d) 303 dias

73

30) Obteve-se um emprstimo de R$10.000,00para ser liquidado por R$14.675,00 no final de 8,5 meses. Qual a taxa anual de juros? (a) 60% (b) 63% (c) 66% (d) 70% 31) Em quantos meses um capital aplicado a 48% a.a. dobra o seu valor? (a) 20 meses (b) 25 meses (c) 30 meses (d) 33 meses

74

AULAS 7 e 8 32) Qual o desconto comercial de uma duplicata de valor nominal equivalente a R$220,00 resgatada 3 meses antes do vencimento taxa de 18% a.a. (a) R$ 9,00 (b) R$ 9,20 (c) R$ 9,50 (d) R$ 9,90 33) Um ttulo de valor nominal igual a R$ 315,00, para 90 dias dever ser substitudo por outro para 150 dias. Calcular o valor nominal do novo ttulo taxa de 2,5% a.m.. (a) R$ 333,00 (b) R$ 355,00 (c) R$ 350,00 (d) R$ 366,66 34) Uma pessoa deve pagar um ttulo de R$ 150,00 em 3 meses e outro de R$100,00 em 6 meses. Se a pessoa deseja saldar os dois ttulos com um nico pagamento de R$250,00 qual ser o prazo de seu vencimento se a taxa de 2% a.m.. (a) 3 meses e 20dias (b) 4 meses e 6 dias (c) 3 meses e 26 dias (d) 4 meses e 26 dias 35) Uma dvida no valor de R$1.000,00 para 2 meses foi substituda por 2 pagamentos iguais para 4 e 5 meses respectivamente. Calcular o valor desses pagamentos empregando taxa de 2% a.m.. (a) R$ 525,47 (b) R$ 520,00 (c) R$ 527,47 (d) R$ 550,00 75

36) Uma empresa devedora de dois ttulos de R$3.000,00 vencveis em 3 e 4 meses respectivamente, deseja resgatar a dvida com um nico pagamento no fim de 5 meses. Calcular o valor desse pagamento empregando a taxa de 1,5% a.m.. (a) R$ 6.000,00 (b) R$ 6.154,59 (c) R$ 6.541,95 (d) R$ 6.145,95 37) A que taxa de juros um capital aplicado durante 10 meses rende juros igual a do seu valor. (a) 2 % a.m. (b) 2,5% a.m. (c) 3,2% a.m. (d) 3% a.m. 38) Um capital emprestado gerou R$96.720,00 de juros. Sabendo-se que o prazo da aplicao foi de 13 meses e a taxa de juros de 6% a.m.. Calcular o valor do montante. (a) R$ 200.720,00 (b) R$ 220.720,00 (c) R$ 250.720,00 (d) R$ 270.720,00 39) Em quantos dias um capital de R$270.420,00 produzir juros de R$62.304,77 a uma taxa de 5,4% a.m.. (a) 120 dias (b) 125 dias (c) 128 dias (d) 130 dias

40) Determinar o capital necessrio para produzir um montante de R$798.000,00 no final de 1 ano e meio, aplicado uma taxa de 15% a.trim.. (a) R$ 400.000,00 (b) R$ 420.000,00 (c) R$ 450.000,00 (d) R$ 455.000,00 76

41) A aplicao de R$35600,00 gerou um montante de R$58.028,00 no final de 9 meses. Calcular a taxa anual (a) 84% a.a. (b) 85% a.a. (c) 89% a.a. (d) 90% a.a. 42) Certo capital aplicado, gerou um montante de R$1000,00 sabendo-se que a taxa de juros de 5% a.m. e o prazo de 8 meses. Calcule o valor dos juros. (a) R$ 255,17 (b) R$ 265,17 (c) R$ 275,71 (d) R$ 285,71

43) Determinar o montante correspondente a uma aplicao de R$450.000,00 por 225 dias a taxa de 5,6% a.m.. (a) R$ 635.000,00 (b) R$ 639.000,00 (c) R$ 643.500,00 (d) R$ 634.500,00 44) Calcular o valor do capital que aplicado a uma taxa de 6,2% a.m. por 174 dias produziu um montante de R$543.840,00. (a) R$ 400.000,00 (b) R$ 410.000,00 (c) R$ 420.000,00 (d) R$ 430.000,00 45) Um ttulo de renda pr-fixada foi adquirido por R$80.000,00 e resgatado por R$117.760,00 no final de 8 meses. Calcular a taxa mensal de juros. (a) 4,9% a.m. (b) 5% a.m. (c) 5,7% a.m. (d) 5,9 % a.m.

77

46) Em que prazo uma aplicao de R$500.000,00 possibilita o resgate de R$ 614.000,00 taxa de 7,2% a.m.. (a) 90 dias (b) 95 dias (c) 100 dias (d) 105 dias 47) A que taxa anual, devo aplicar um capital de R$275.000,00 para obter juros de R$177.320,00 no final de 186 dias. (a) 120,5% a.a. (b) 122,3% a.a. (c) 124,8% a.a. (d) 125,5% a.a. 48) Uma duplicata no valor de R$6.800,00 descontada por um banco gerando um crdito de R$6.000,00 na conta do cliente. Sabendo-se que a taxa cobrada pelo banco de 3,2% a.m., determinar o prazo em dias , do vencimento da duplicata. (a) 100dias (b) 105 dias (c) 110 dias (d) 115 dias 49) Calcular o valor lquido creditado na conta de um cliente correspondente ao desconto de uma duplicata no valor de R$34.000,00 com prazo de 41 dias. Sabendo-se que o banco est cobrando uma taxa de desconto de 4,7% a.m.. (a) R$ 30.618,70 (b) R$ 31.816,07 (c) R$ 38.116,07 (d) R$ 36.811,70 50) Considerando o exerccio anterior resolver pelo desconto racional. (a) R$ 30.618,77 (b) R$ 31.816,88 (c) R$ 38.116,77 (d) R$ 31.947,88

78

51) Uma pessoa tomou um emprstimo a juros simples de 9% a.a., 45 dias depois pagou a dvida e contraiu um novo emprstimo, duas vezes maior do que o 1, pelo prazo de 10 meses a juros de 6% a.a.. Sabendo-se que pagou ao todo R$111.250,00 de juros. Calcule o valor do 1 emprstimo. (a) R$ 980.000,00 (b) R$ 990.000,00 (c) R$1.000.000,00 (d) R$1.200.000,00 52) Dois capitais, um de R$2.400,00 e outro de R$1.800,00 foram aplicados a uma mesma taxa anual de juros simples. Calcular a taxa considerando que o 1 capital em 48 dias rendeu R$17,00 a mais do que o 2 em 30 dias. (a) 8% a.a. (b) 10% a.a. (c) 12% a.a. (d) 15% a.a. 53) H 13 meses e 10 dias um capital de R$10.000,00 foi aplicado taxa de juros simples de 6% a.a.. Se hoje fosse aplicada a importncia de R$8.000,00 a juros simples de 12% a.a. e o primeiro capital continuasse aplicado mesma taxa, em que prazo em dias , os montantes respectivos seriam iguais? (a) 3.000 dias (b) 2.800 dias (c) 3.500 dias (d) 4.000 dias

79

AULAS 9 e 10 54) Determinar o montante, no final de 10 meses, resultante da aplicao de um capital de R$100.000,00 taxa de 3,75% a.m.. (a) R$ 144.504,39 (b) R$ 145.000,00 (c) R$ 154.405,39 (d) R$ 134.505,93 55) Uma pessoa empresta R$80.000,00 hoje para receber R$507.294,46 no final de 2 anos. Calcular a taxa anual deste emprstimo. (a) 150,187% a.a. (b) 160,718% a.a. (c) 151,817% a.a. (d) 161,781% a.a. 56) Sabendo-se que a taxa trimestral de juros cobrada por uma instituio financeira de 12,486%. Determinar qual o prazo em que um emprstimo de R$20.000,00 ser resgatado por R$36.018,23. (a) 4,5 trimestres (b) 4,7 trimestres (c) 5,0 trimestres (d) 5,2 trimestres 57) Quanto devo aplicar hoje taxa de 51,107% a.a. para ter R$1.000.000,00 no final de 19 meses? (a) R$ 500.000,00 (b) R$ 510.451,69 (c) R$ 520.000,00 (d) R$ 520.154,96

80

58) Uma empresa obtm um emprstimo de R$700.000,00 que ser liquidado de uma s vez no final de 2 anos. Sabendo-se que a taxa de juros de 25% a.sem., calcular o valor pelo qual esse emprstimo dever ser quitado. (a) R$ 1.708.984,38 (b) R$ 1.700.000,00 (c) R$ 1.699.995,50 (d) R$ 1.650.000,00 59) Em que prazo uma aplicao de R$374.938,00 taxa de 3,25% a.m. gera um resgate de R$500.000,00? (a) 7 meses (b) 9 meses (c) 11 meses (d) 15 meses 60) Um terreno est sendo oferecido por R$450.000,00 vista ou R$150.000,00 de entrada e mais uma parcela de R$350.000,00 no final de 6 meses. Sabendo-se que no mercado a taxa mdia para aplicao em ttulos de renda pr-fixada gira em torno de 3,5% a.m. ( taxa lquida, isto , com imposto de renda j computado). Determinar a melhor opo para um interessado que possua recursos disponveis para compr-lo. (a) vista (b) a prazo

81

AULAS 11 e 12 61. Uma pessoa deve pagar trs prestaes mensais de R$ 3.500,00 cada, sendo a primeira para 30 dias. Se resolvesse quitar a dvida por meio de um pagamento nico daqui a trs meses qual seria o valor deste pagamento considerando uma taxa de juros efetiva de 5% a.m. ? (a) R$ 10.933,57 (b) R$ 11.000,00 (c) R$ 11.033,75 (d) R$ 12.533,57 62. Dispe-se de duas formas de pagamento: a) pagamento vista de R$ 1.400,00 b) dois cheques pr-datados de R$ 763,61 cada para 30 e 60 dias respectivamente Se o cliente obtiver 5% a.m. em suas aplicaes, qual ser a melhor opo de compra. vista ou a prazo ? (a) vista (b) a prazo 63. Na compra de um bem cujo valor vista de R$ 140,00 deve-se pagar uma entrada mais duas prestaes de R$ 80,00 no fim dos prximos dois meses. Considerando uma taxa de juros de 20% a.m., qual o valor da entrada ? (a) R$ 15,87 (b) R$ 16,78 (c) R$ 17,78 (d) R$ 18,87 64. Uma casa vendida por R$ 261.324,40 vista. Se o comprador se propuser a pagar R$ 638.000,00 daqui a 4 meses calcular a taxa de juros efetiva ao ms embutida na proposta. (a) 25% a.m. (b) 30% a.m. (c) 35% a.m. (d) 40% a.m. 82

65. Nas vendas credito uma loja aumenta em 40% o valor sobre o preo vista. Deste valor majorado 20% exigido como entrada e o resto ser quitado em duas prestaes mensais de R$ 1.058,00 cada, sendo a primeira para daqui a 1 ms. Se o valor vista de R$ 2.000,00 determinar a taxa de juros efetiva cobrada no financiamento. (a) 25% a.m. (b) 30% a.m. (c) 35% a.m. (d) 40% a.m. 66. Um produto cujo preo vista de R$ 450,00 ser pago em duas prestaes mensais e consecutivas de R$ 280,00 e R$ 300,00. A primeira para 30 dias. Se a taxa de juros embutida na primeira prestao for de 10% a.m. determinar a taxa embutida na segunda. (a) 20,35% a.m. (b) 22,53% a.m. (c) 23,89% a.m. (d) 24,59% a.m. 67. Um apartamento pode ser comprado vista por R$ 320.000,00 ou pagando 20% de entrada mais duas prestaes de R$ 170.000,00 cada, a primeira para 3 meses e a segunda para 7 meses. Se a taxa de juros vigente de 2% a.m. qual ser a melhor opo de compra? (a) vista (b) a prazo 68. Certa loja tem como poltica de vendas credito exigir 20% do valor vista como entrada e o restante a ser liquidado em trs prestaes mensais iguais. A primeira para 30 dias, se a taxa de juros efetiva cobrada for de 15% a.m. determinar a porcentagem do valor vista a ser pago como prestao a cada ms. (a) 25,01% (b) 30,02% (c) 33,03% (d) 35,04%

83

69. O valor vista de um bem de R$ 6.000,00. prazo paga-se uma entrada mais trs parcelas mensais de R$ 2.000,00 cada sendo a primeira daqui a 1 ms. Calcular o valor da entrada se a taxa de juros aplicada for de 7% a.m. (a) R$ 751,37 (b) R$ 615,73 (c) R$ 571,73 (d) R$ 651,37 70. Por um equipamento de R$ 360.000,00 paga-se uma entrada de 20% mais dois pagamentos mensais consecutivos. Se o primeiro pagamento for de R$ 180.000,00 e a taxa de juros efetiva aplicada de 10% a.m. calcular o valor do segundo pagamento. (a) R$ 150.000,00 (b) R$ 150.350,00 (c) R$ 150.480,00 (d) R$ 150.550,00 71. Pretende-se daqui a 6 meses comprar um automvel de R$ 25.000,00. Calcular a aplicao necessria a ser efetuada hoje em um investimento que renda juros efetivos de 13% a.m. de modo que o veculo possa ser comprado com os juros ganhos na aplicao. (a) R$ 22.905,04 (b) R$ 23.000,00 (c) R$ 23.106,40 (d) R$ 24.609,04 72. Um capital de R$ 50.000,00 rendeu R$ 1.000,00 em um determinado prazo. Se o prazo fosse 2 meses maior, o rendimento aumentaria em R$ 2.060,40. Calcular a taxa de juros efetiva a.m. ganha pela aplicao e o prazo em meses. (a) 2% a.m. e 1 ms (b) 1,5% a.m. e 1,5 ms (c) 2% a.m. e 2 meses (d) 1,5% a.m. e 1 ms 73. Dois capitais foram aplicados durante 2 anos, o primeiro a juros efetivos de 2% a.m. e o segundo a 1,5% a.m.. O primeiro capital R$ 10.000,00 maior que o segundo e o seu rendimento excedeu em R$ 6.700,00 o rendimento do segundo capital. Calcular o valor de cada um dos capitais. (a) (b) (c) (d) R$ 12.540,25 R$ 13.000,00 R$ 13.440,52 R$ 14.540,25 84

74. Dois capitais, o primeiro de R$ 2.400,00 e o segundo de R$ 1.800,00 foram aplicados respectivamente por 40 e 32 dias. Considerando uma taxa efetiva ganha pelo primeiro capital de 5% a.m. e sabendo-se que este capital rendeu R$ 100,00 a mais que o segundo determinar a taxa mensal ganha pelo segundo capital. (a) 2,55% a.m. (b) 3,19% a.m. (c) 3,99% a.m. (d) 4,55% a.m. 75. Um proprietrio ao vender um imvel recebeu as seguintes proposta em unidades monetrias: A: 1.000 vista, 300 em 6 meses e 500 em 1 ano B: 500 vista, 800 em 6 meses e 700 em 1 ano Qual a proposta mais vantajosa para o proprietrio, admitindo-se que os ttulos podem ser descontados taxa de 2% a.m. (a) proposta A (b) proposta B 76. Um ttulo de valor nominal igual a R$ 800,00 com vencimento para 3 anos dever ser substitudo por trs ttulos de mesmo valor nominal para 1, 2 e 3 anos respectivamente. Considerando o desconto de 18% a.a. capitalizados semestralmente determinar o valor nominal dos novos ttulos. (a) R$ 200,00 (b) R$ 210,42 (c) R$ 222,24 (d) R$ 244,44 77. Um emprstimo no valor de R$ 1.500,00 deve ser pago no fim de 3 anos e meio com juros de 16% a.a. capitalizados trimestralmente. Entretanto passado 1 ano o devedor prope resgatar a dvida com um pagamento imediato de R$ 1.000,00 e saldo em 1 ano. Calcular o valor deste saldo sabendo-se que o desconto concedido de 16% a.a. capitalizados semestralmente. (a) R$ 895,59 (b) R$ 859,95 (c) R$ 985,59 (d) R$ 959,95

85

78. Um ttulo de valor nominal de R$ 800,00 com vencimento para 3 anos vai ser substitudo por dois ttulos de mesmo valor nominal cada, vencveis em 2 e 5 anos respectivamente. Calcular o valor nominal dos novos ttulos, sabendo-se que os juros so de 12% a.sem. e o desconto de 10% a.sem. (a) R$ 400,00 (b) R$ 422,28 (c) R$ 433,48 (d) R$ 444,58 79. Qual o valor atual de um ttulo de valor nominal de R$ 200,00 que sofreu o desconto real de 18% a.a. capitalizados semestralmente 2 anos antes do vencimento. (a) R$ 141,69 (b) R$ 152,89 (c) R$ 163,59 (d) R$ 177,79 80. Um ttulo de valor nominal de R$ 1.000,00 com vencimento para 2 anos ser substitudo por outro ttulo para 3 anos. Calcular o valor nominal do novo ttulo empregando a taxa de 16% a.a. com capitalizaes semestrais. (a) R$ 1.100,00 (b) R$ 1.166,40 (c) R$ 1.222,32 (d) R$ 1.322,32 81. Uma empresa toma um emprstimo de R$ 5.000,00 por 3 anos com juros de 18% a.a. capitalizados trimestralmente. Aps algum tempo o devedor prope saldar a dvida com trs pagamentos anuais e iguais realizveis no fim do segundo, terceiro e quarto anos respectivamente. Calcular o valor destes pagamentos sabendo-se que a taxa de desconto real de 16% a.a. com capitalizaes semestrais. (a) R$ 1.981,49 (b) R$ 2.300,00 (c) R$ 2.531,70 (d) R$ 2.821,80

86

82. Uma empresa toma R$ 2.000,00 emprestado por 3 anos com juros de 20% a.a. capitalizados trimestralmente. Um ano aps a empresa prope pagar R$ 1.000,00 imediatamente e liquidar o saldo no fim de 4 anos a partir desta data. Sabendo-se que a taxa de desconto real de 20% a.a. capitalizados semestralmente calcular o valor do resgate. (a) R$ 3.000,00 (b) R$ 3.143,45 (c) R$ 3.275,34 (d) R$ 3.575,43 83. O desconto real de um ttulo pagvel em 2 anos e 3 meses igual a R$ 187,20. Calcular o valor nominal do ttulo sabendo-se que a taxa de 20% a.a. capitalizados trimestralmente. (a) R$ 495,74 (b) R$ 500,00 (c) R$ 526,74 (d) R$ 577,47 84. Um emprstimo obtido com juros de 20% a.a. capitalizados trimestralmente dever ser resgatado com dois pagamentos de R$ 200,00 realizveis no fim de 2 e 4 anos respectivamente. Entretanto aps 1 ano o devedor prope pagar R$ 200,00 imediatamente e saldar o dbito com um nico pagamento a realizar-se no fim de 4 anos a partir desta data. Calcular o valor deste pagamento sabendo-se que a taxa de desconto real de 20% a.a. capitalizados semestralmente. (a) R$ 155,63 (b) R$ 160,36 (c) R$ 168,36 (d) R$ 199,63 85. Qual o desconto bancrio de um ttulo de R$ 500,00 exigvel em 3 anos 20% a.a. capitalizados semestralmente ? (a) R$ 222,27 (b) R$ 234,28 (c) R$ 246,29 (d) R$ 258,30 86. Uma empresa deve pagar trs ttulos de R$ 1.000,00 exigveis em 1, 2 e 3 anos respectivamente. Entretanto a empresa pretende substituir os trs ttulos por um nico de R$ 2.500,00. Calcular o prazo deste ttulo empregando a taxa de 20% a.a. capitalizados semestralmente para esta transao. (a) 10 meses e 15 dias (b) 11 meses e 23 dias (c) 1 ano e 2 meses (d) 1 ano e 4 meses 87

87. Um emprstimo de R$ 5.000,00 deve ser pago no fim de 3 anos com juros de 12% a.a. capitalizados semestralmente. Entretanto o devedor prope resgatar a dvida com trs pagamentos anuais e iguais, realizveis no fim do segundo, terceiro e quarto ano respectivamente. Calcular o valor destes pagamentos sabendo-se que a taxa de desconto real de 10% a.a. capitalizados trimestralmente. (a) R$ 2.369,09 (b) R$ 2.489,10 (c) R$ 2.500,11 (d) R$ 2.699,12 88. Uma empresa devedora de dois ttulos de R$ 2.000,00 para 2 e 4 anos respectivamente prope resgatar a dvida com 3 pagamentos anuais i iguais realizveis no fim do segundo, terceiro e quarto anos respectivamente. Calcular o valor destes pagamentos sendo o desconto real de 20% a.a. capitalizados trimestralmente. (a) R$ 1.000,00 (b) R$ 1.241,27 (c) R$ 1.341,72 (d) R$ 1.451,00

89. Calcular o valor atual de um ttulo de valor de resgate igual a R$ 90.000,00 com 4 meses a vencer, sabendo-se que a taxa de desconto bancrio de 3,25% a.m. (a) R$ 76.638,12 (b) R$ 77.748,12 (c) R$ 78.858,12 (d) R$ 79.968,12 90. Sabendo-se que o valor lquido creditado na conta de um cliente foi de R$ 57.170,24 correspondente ao desconto bancrio de um ttulo de R$ 66.000,00 taxa de 5% a.m. determinar o prazo em dias a decorrer at o vencimento deste ttulo. (a) 83 dias (b) 84 dias (c) 85 dias (d) 86 dias 91. Calcular a que taxa mensal um ttulo de R$ 100.000,00 com 75 dias a vencer gera um desconto bancrio no valor de R$ 11.106,31. (a) 4,6% a.m. (b) 4,8% a.m (c) 5,0% a.m (d) 5,2% a.m 88

AULAS 13 , 14, 15 e 16 92. Um emprstimo de R$ 30.000,00 concedido por uma instituio financeira para ser liquidado em 12 prestaes iguais, mensais e consecutivas. Sabendo-se que a taxa de juros de 3,5% a.m. calcular o valor da prestao. (a) R$ 3.104,52 (b) R$ 3.206,55 (c) R$ 3.308,58 (d) R$ 3.410,61 93. Calcule o nmero de prestaes semestrais, de R$ 15.000,00 cada uma, capaz de liquidar um financiamento de R$ 49.882,65 taxa de 20% a.sem. (a) 4 (b) 5 (c) 6 (d) 7 94. Quanto dever ser aplicado a cada 2 meses em um fundo de renda fixa taxa de 5% a.bim. durante 3 anos e meio para que se obtenha no final deste prazo um valor de R$ 175.000,00 ? (a) R$ 4.299,23 (b) R$ 4.499,23 (c) R$ 4.699,32 (d) R$ 4.899,32 95. Uma pessoa depositou anualmente R$ 500,00 em uma conta de poupana, em nome de seu filho, a juros de 6% a.a.. O primeiro depsito foi feito no dia em que o filho completou 1 ano e o ltimo por ocasio do 18 aniversrio. O dinheiro ficou depositado at o dia em que o filho completou 21 anos, ocasio em que o total foi sacado. Quanto recebeu o filho? (a) R$ 17.304,63 (b) R$ 18.404,63 (c) R$ 19.504,63 (d) R$ 20.604,63

89

96. Aplicou-se mensalmente a quantia de R$ 800,00 durante 5 anos a uma taxa de 42,576% a.a.. Alm das aplicaes mensais faremos aplicao extra de R$ 3.000,00 no final de cada ano, isto , no final do ms de dezembro aproveitando o 13 salrio. Qual o valor do montante no final do sexagsimo ms sabendo-se que a data base final de dezembro e que a 1 parcela ser aplicada no final do ms seguinte. (a) (b) (c) (d) R$ 160.089,89 R$ 162.505,59 R$ 164.909,95 R$ 166.076,76

97. Pretendemos fazer 10 aplicaes mensais como seguem: a) 5 prestaes iniciais de R$ 1.000,00 cada uma b) 5 prestaes restantes de R$ 2.000,00 cada uma Sabendo-se que essa aplicao proporcionar um rendimento de 2,75% a.m. calcular o saldo acumulado de capital mais juros disposio no final do 10 ms. (a) R$ 16.000,00 (b) R$ 16.615,43 (c) R$ 17.000,00 (d) R$ 17.555,33 98. Mrcio e Daniela ficaram noivos e pretendem se casar dentro de 20 meses. Como entendem ser mais aconselhvel adquirir vista todos os mveis necessrios pretendem fazer aplicaes mensais cujo montante dever ser sacado 3 meses antes do casamento, para a devida compra. Sabendo-se que: a) essa aplicao dever render 2,25% a.m. b) o montante desejado de R$ 80.000,00 c) o casal aplicou hoje R$ 12.000,00 Pergunta-se qual o valor de cada uma das aplicaes mensais, iguais e consecutivas necessrias para totalizar o montante de R$ 80.000,00 no final dos 17 meses? (a) R$ 3.057,92 (b) R$ 3.557,92 (c) R$ 4.132,92 (d) R$ 4.500,00 99. Parte do valor de um veculo financiado por uma companhia de crdito para ser paga em 20 prestaes iguais de R$ 15.000,00 cada uma. Sabendo-se que esta financeira cobra uma taxa de 4% a.m. calcular o valor financiado, isto , o valor entregue ao cliente na data do contrato. (a) R$ 200.000,00 (b) R$ 201.845,09 (c) R$ 203.854,90 (d) R$ 205.584,09 90

100. Um banco empresta R$ 62.946,76 para ser liquidado em prestaes anuais de R$ 20.000,00 cada uma. Sabendo-se que a taxa de juros de 14,01754% a. sem. calcular o nmero de prestaes. (a) 9 prestaes anuais (b) 10 prestaes anuais (c) 11 prestaes anuais (d) 12 prestaes anuais 101. Qual o valor do emprstimo que pode ser liquidado em 10 prestaes mensais taxa de 3,5% a.m. sendo as 4 primeiras prestaes de R$ 3.000,00 e as 6 ltimas de R$ 4.500,00 ? (a) R$ 29.500,00 (b) R$ 30.519,40 (c) R$ 30.419,50 (d) R$ 31.915,04 102. Um cliente deseja liquidar um emprstimo bancrio em 10 prestaes mensais de valores alternados de R$ 1.000,00 e R$ 2.000,00. Sabendo-se que a taxa de juros de 3,75% a.m. calcular o valor do emprstimo. (a) R$ 12.243,49 (b) R$ 13.423,50 (c) R$ 13.342,51 (d) R$ 14.234,52 103. No dia em que o filho foi aprovado no vestibular seu pai depositou R$ 90.000,00 numa conta especial com o objetivo de garantir os estudos do seu filho durante os 4 anos de durao do curso. Sabendo-se que essa aplicao rende 2,25% a.m., que as retiradas sero mensais e iguais e que o 1 saque ser efetuado pelo filho logo no final do 1 ms da data do contrato e o ltimo no final do 48 ms a partir daquela data, calcular o valor de cada saque de modo que aps o ltimo o saldo seja zero. (a) R$ 2.500,50 (b) R$ 3.100,40 (c) R$ 3.085,20 (d) R$ 2.890,30 104. Quanto terei no final de 20 meses se aplicar alternadamente R$ 200,00 e R$ 400,00 por ms respectivamente a uma taxa de 2,5% a.m. ? (a) R$ 7.631,86 (b) R$ 7.500,00 (c) R$ 7.361,68 (d) R$ 7.000,00 91

105. Quanto devo aplicar hoje para ter no final de 15 meses um valor igual ao montante obtido nessa mesma data, com a aplicao de 15 parcelas iguais, mensais e consecutiva de R$ 1.000,00 taxa de 3,5% a.m. ? (a) R$ 10.217,21 (b) R$ 10.317,31 (c) R$ 11.417,11 (d) R$ 11.517,41 106. Uma pessoa adquire uma lancha para ser paga em 20 prestaes mensais e iguais taxa de 3,5% a.m.. Sabendo-se que a primeira prestao vence no final do quinto ms e a ltima no final do vigsimo quarto ms e que o valor financiado foi de R$ 150.000,00 pede-se calcular o valor da prestao. (a) (b) (c) (d) R$ 12.000,00 R$ 12.111,14 R$ 12.222,24 R$ 12.333,34

92

AULAS 17 e 18 107. Uma pessoa resolve aplicar R$ 1.000,00 por ms em um fundo de renda fixa taxa de 3% a.m. durante 18 meses. Como essa pessoa recebe gratificaes semestrais, dever no final do sexto e do dcimo segundo ms fazer aplicaes extras de R$ 5.000,00 cada uma. Qual o valor do montante global no final do dcimo oitavo ms de acordo com o conceito de termos antecipados? (a) R$ 35.512,39 (b) R$ 36.115,39 (c) R$ 37.215,93 (d) R$ 38.521,93 108. Qual o montante no final de 20 meses, resultante da aplicao de 14 parcelas iguais, mensais e consecutivas de R$ 1.800,00 cada uma, sabendo-se que a taxa contratada de 3,5% a.m. e que a primeira aplicao feita hoje? (a) R$ 40.000,00 (b) R$ 40.482,26 (c) R$ 40.842,62 (d) R$ 40.950,00 109. Um veculo financiado para pagamento em 36 prestaes mensais taxa de 4,5% a.m.. Sabendo-se que o valor financiado foi de R$ 245.000,00 calcular o valor das prestaes de acordo com o conceito de termos antecipados. (a) R$ 12.517,12 (b) R$ 12.715,21 (c) R$ 13.000,00 (d) R$ 13.271,21 110. A aplicao de 15 parcelas mensais, iguais e consecutivas gerou um montante de R$ 400.000,00 no final de 30 meses. Sabendo-se que a taxa de juros da operao foi de 3% a.m. e que a primeira parcela aplicada hoje calcular o valor de cada aplicao. (a) R$ 13.402,20 (b) R$ 13.500,00 (c) R$ 13.505,30 (d) R$ 13.707,40 93

AULAS 19 e 20 111. Qual o valor da prestao bimestral referente a um financiamento de R$ 25.000,00 a ser liquidado em 2 anos taxa de 9% a.bim. sendo que a primeira prestao vence a 180 dias da data de entrada ? (a) (b) (c) (d) R$ 3.590,21 R$ 3.997,22 R$ 4.500,23 R$ 4.628,25

112. O financiamento de um veculo dever ser amortizado em 20 parcelas mensais e iguais. Sabendo-se que o valor de cada parcela de R$ 3.500,00 e que a taxa cobrada pela instituio financeira de 4% a.m. calcular o valor da prestao nica com vencimento no dcimo ms que poderia substituir o plano inicial. (a) R$ 70.409,51 (b) R$ 69.308,61 (c) R$ 68.207,71 (d) R$ 67.106,81 113. Uma pessoa aplica R$ 2.000,00 no final de cada ms durante 30 meses. Alm destas parcelas mensais essa pessoa ainda aplica 3 parcelas extras no valor de R$ 12.000,00 cada uma, a primeira no final do dcimo ms, a segunda no final do vigsimo ms e a terceira no final do trigsimo ms. Calcular o montante no final do trigsimo ms sabendo-se que a taxa de juros de 2,5% a.m.. (a) R$ 133.730,81 (b) R$ 134.829,82 (c) R$ 135.928,83 (d) R$ 136.030,84

94

114. Uma pessoa obtm um financiamento para a compra de um veculo a ser liquidado em 18 meses com carncia de 4 meses. Sabendo-se que o valor das sete primeiras prestaes de R$ 14.000,00 cada uma e das sete ltimas de R$ 20.000,00 cada uma e que a taxa cobrada pela financeira de 4,25% a.m. calcular o valor financiado. (a) R$ 143.516,21 (b) R$ 144.626,22 (c) R$ 145.736,23 (d) R$ 146.846,24

115. Rodrigo tem R$ 300.000,00 emprestados a uma taxa de 56,25% a.a. para serem liquidados em 10 prestaes iguais vencveis no final de cada semestre. No fim do terceiro ano (logo aps ter pago a sexta prestao) Rodrigo resolve liquidar de uma s vez no ato o valor atual da dvida remanescente. Calcular esse valor. (a) R$ 198.425,81 (b) R$ 197.535,80 (c) R$ 196.645,79 (d) R$ 195.755,78

95

GABARITO MAT. FIN.


1) R = R$133,00 2) R = R$273,60 3) R = R$ 360,00 4) R = 20% 5) R = 33,76% R = 42,56% 6) R = R$120.000,00 7) R = R$300,00 8) R = R$200.000,00 9) R = R$14.000,00 10) R = R$2.000,00 11) R= 8% 12) R = 20% 13) R = 42.86% 14) R = R$6.000,00 15) R = 20% R= 25% 16) R: R$573,64 17) R: R$820,00 18) R: 65,35%a.a. 19 R: R$5.000,00 20) R: 12,86% a.m 21) R: 6 meses 22) R: R$8.400,00 23) R: 60% a.a. 24) R: R$53.204,42 25) R: R$31.271,48 26) R: R$156.500,00 27) R: 250 dias 28) R$281.162,14 29) R: 279 dias 30) R: 66%a.a. 31) R: 25 meses 32) R: R$ 9,90 33) R: R$333,00 34) R: 4 meses e 6 dias 35) R: R$527,47 36) R: R$6.145,95 37) R: 2,5% a.m. 38) R: R$220.720,00 39) R: 128 dias 40) R: R$420.000,00 41) R: 84% a.a. 42) R: R$ 285,71 43) R: R$639.000,00

AUTO-INSTRUTIVA

96

44) R: R$400.000,00 45) R: 5,9% a.m. 46) R: 95 dias 47) R: 124,8% a.a. 48) R: 110 dias 49) R: R$31.816,07 50) R$ 31.947,88 51) R: R$ 1.000.000,00 52) R: 10% a.a 53) R: 3.000 dias 54) R: R$144.504,39 55) R: 151,817% a.a. 56) R: 5 trimestres 57) R: R$520.154,96 58) R: R$1.708.984,38 59) R: 9 meses 60) 61) R. R$ 11.033,75 62) 63) R. R$ 17,78 64) R. 25% a.m. 65) R. 30% a.m. 66) R. 23,89% a.m. 67) R. A melhor opo a compra vista. 68) R R. R$ 751,37 70) R. R$ 150.480,00 71) R. R$ 23.106,40 72) R. taxa de juros 2% a.m. e prazo 1 ms 73) R. R$ 13.440,52 74) R. 3,19% a.m. 75) R. mais vantajosa para o proprietrio a proposta b ( 1.762,32 u.m.) 76) R. R$ 222,24 77) R. R$ 895,59 78) R. R$ 433,48 79) R. R$ 141,69 80) R. R$ 1.166,40 81) R. R$ 2.821,80 82) R. R$ 3.143,45 83) R. R$ 526,74 84) R. R$ 168,36 85) R. R$ 234,28 86) R. 11 meses e 23 dias 87) R. R$ 2.369,09 88) R. R$ 1.341,72 97

89) R. R$ 78.858,12 90) R. 86 dias 91) R. 4,6% a.m. 92) R. R$ 3.104,52 93) R. 6 prestaes semestrais 94) R. R$ 4.899,32 95) R. R$ 18.404,63 96) R. R$ 164.909,95 97) R. R$ 16.615,43 98) R. R$ 3.057,92 99) R. R$ 203.854,90 100) R. 11 prestaes anuais 101) R. R$ 31.915,04 102) R. R$ 12.243,49 103) R. R$ 3.085,20 104) R. R$ 7.631,86 105) R. R$11.517,41 106) R. R$ 12.111,14 107) R. R$ 37.215,93 108) R. R$ 40.482,26 109) R. R$ 13.271,21 110) R. R$ 13.402,20 111) R. R$ 4.628,25 112) R. R$ 70.409,51 113) R. R$ 134.829,82 114) R. R$ 145.736,23 115) R. R$ 198.425,81

98

Referncias Bibliogrficas: 1. ASSAF NETO, Alexandre. Matemtica Financeira e suas Aplicaes. Ed. Atlas,2002. 2. COELHO, Silvio T. Matemtica Financeira e Anlise de Investimentos. Cia. Editora Nacional. 3. COSTA, Paulo Henrique Soto & ATTIE, Eduardo Vieira. Anlise de Projetos de Investimentos. editora da Fundao Getlio Vargas. 4. DE FRANCISCO, Walter. Matemtica Financeira. Editora Atlas. 5. FERREIRA, Roberto Gomes. Matemtica Financeira Aplicada ao Mercado de Capitais. Vol. 2. Editora Universitria-Universidade Federal de Pernambuco. 6. MATHIAS, Washington Franco & GOMES, Jos Maria. Matemtica Financeira. Editora Atlas. 7. NEVES, Cesar das. Anlise de Investimentos-Projetos Industriais e engenharia Econmica. Editora Guanabara. 8. OLIVEIRA, Heladio de. Tpicos de Matemtica Financeira-aplicaes. Livraria Nobel S.A. 9. VERAS, Lilia L. Matemtica Aplica a Economia. Editora Atlas. 10. VIEIRA SOBRINHO, Jos Dutra. Matemtica Financeira. Editora Atlas. 11. SAMANEZ, Carlos Patrcio. Matemtica Financeira: Aplicaes Anlise de Investimentos. Prentice Hall, 2001. So Paulo.

99

You might also like