You are on page 1of 3

TEORIA DE JEAN PIAGET JEAN PIAGET estuda paralelamente o desenvolvimento cognitivo, o julgamento moral e a linguagem e consegue perceber a relao

entre as estruturas cognitivas e o desenvolvimento social, ele tambm distinguiu aspectos diferenciados, aos quais relacionamos: as funes de conhecimentos, que so responsveis pelo conhecimento que se tem do mundo em que incluem o pensamento; as funes de representao, que incluem todas as funes graas as quais representamos um significado qualquer, usando um significante determinado; e as funes afetivas , que constituem para PIAGET, o motor do desenvolvimento cognitivo. No desenvolvimento infantil segundo PIAGET a inteligncia consiste na capacidade individual de acomodao no meio e, desta forma, o processo cognitivo teria inicio nos reflexos fortuitos e difusos do recm-nascido, desenvolvendo-se por estgios, at alcanar o nvel adulto do raciocnio lgico. O desenvolvimento dessas funes segundo PIAGET, marcado por perodos que preparam o individuo para os estgios seguinte. - O estgio Sensrio-Motor - o que representa a conquista do universo pratico, atravs da percepo e dos movimentos. - Estgio Pr-Operatrio - o que uma preparao e organizao das operaes concretas; a criana volta-se para realidade e surge o aparecimento da linguagem. - Estgio Operatrio - onde as aes so interiorizadas e se constituem operaes, o que construa no plano da ao, agora consegue reconstruir no campo da representao, neste estdio que a criana capaz de cooperar. - Estgio de Operaes Formais - que distingue entre o real e o possvel. Conceitos bsicos segundo PEAGET, so estruturas mentais ou cognitivas pelas as quais os indivduos se adaptam e organizam o meio. A existncia dessas estruturas inferida atravs dos comportamentos apresentados pelo sujeito. So eles; - ASSIMILAO o processo cognitivo pelo qual uma pessoa integra um novo dado percentual, e esta assimilao ocorre continuamente; o ser humano est continuamente processando um grande numero de estmulos. - ACOMODAO diante de certas situaes que geram conflitos cognitivos o organismo impelido a se modificar, a se transformar para se ajustar as demandas importas pelo ambiente. Esta acomodao ocorre de duas formas: Atravs da criao de novos esquemas, com o objetivo de assimilar um novo estmulo, ou atravs de modificao de velhos esquemas, com o objetivo de assimilar seus estmulos. Componentes do desenvolvimento cognitivo: - CONTEDO o que a criana conhece. Refere-se aos comportamentos observveis que refletem a atividade intelectual, pois esse contedo faria de idade para idade e de criana para criana. - FUNO refere-se as caractersticas da atividade intelectual (assimilaes e acomodaes) que so estveis e continuas no decorrer do desenvolvimento cognitivo, estrutura refere-se as propriedades organizacionais inferidas (esquemas) que explicam a ocorrncia de determinados comportamentos.

TEORIA DE VYGOTSKY Para Vygotsky a criana no inicio de sua vida tem apenas sensaes orgnicas tenso do calor, principalmente nas reas mais sensveis. Quando a criana deixa de sofrer influencia desses processos biolgicos, passa a perceber a realidade. Pra ele no s a realidade dos fatores externos que determinam completamente essa percepo. na formao desses processos biolgicos que se tornam disponveis no organismo organizado pela prpria criana atravs de experincia social e cultural. As concepes de Vygotsky sobre o funcionamento do celebro humano sinalizam que o celebro a base biolgica, e suas peculiaridades definem limites e possibilidades para o desenvolvimento humano, pra Vygotsky a criana nasce dotada apenas de funes psicolgicas elementares. Segundo Vygotsky o sujeito no um reflexo passivo do meio nem esprito anterior ao contato com as coisas e as pessoas. Pelo contrrio, um resultado da relao. E a conscincia no , digamos, um manancial que origina signos, mas um resultado dos prprios signos, que ele atribui como status de ferramenta psicolgica na linguagem. O desenvolvimento da linguagem e de seu papel na aprendizagem. A linguagem ocupa lugar de destaque como meio de a sociedade influenciar, e mesmo determinar, a constituio do individuo, pois a linguagem toda forma de comunicao, onde o pensamento ou a emoo de um captado e compreendido por outro, (fala, escrita, musica, escultura etc..).E atravs dessas diferentes formas de linguagem que a cultura, os conhecimentos, os valores so passados e desenvolvidos em cada individuo. Segundo Vygotsky, a aprendizagem sempre inclui relaes entre as pessoas, tambm considera que as mudanas que ocorrem em cada um de ns tem sua raiz na sociedade e na cultura. Na relao do individuo com o mundo est sempre mediado pelo outro, e pra isso o homem tambm se utiliza de instrumentos, como por exemplo o machado para o lenhador. J no campo psicolgico, o homem tambm se utiliza de instrumentos, s que agora chamados de signos que por sua vez tambm so chamados de instrumentos psicolgicos, por Vygotsky. Um dos instrumentos bsicos que temos a linguagem, onde Vygotsky trabalha com duas funes bsicas: intercmbio socialcriao e utilizao de sistemas de linguagem: que o homem utiliza para se comunicar com os seus semelhantes; e o pensamento generalizante, onde a linguagem ordena o real, agrupando todas as ocorrncias de uma mesma classe de objetos, sob uma mesma categoria conceitual.

QUADRO COMPARATIVO DAS DIFERENAS DE PIAGET X VYGOTSKY NO DESENVOLVIMENTO PSICOEMOCIONAL VYGOTSKY PIAGET
- O ambiente social e o local privilegiado por Vygotsky, ele - J Piaget prioriza a maturao biolgica, onde acha que os fatores acha que variando o ambiente que a criana nasce o seu internos preponderam sobre os externos. desenvolvimento tambm variar. - Ele enfatiza o aspecto interacionista, pois considera que no plano intersubjetiva, isto na troca entre as pessoas, que tem origem as funes mentais superiores, que so mecanismos psicolgicos complexos, que envolvem controle consciente de comportamento, ao intencional e liberdade do individuo em relao s caractersticas do presente momento. - Pra Vygotsky a criana nasce num mundo social, e vai formando uma viso de mundo atravs do interao com adultos e crianas mais experientes. - Pra Vygotsky, a aprendizagem sempre inclui relaes entre as pessoas. A relao do individuo com o mundo est sempre mediado pelo o outro. Este processo de mediao o melhor dizendo os mediadores sempre vai esta entre o homem e o mundo real, estes mediadores so: Instrumentos e signos. - Vygotskys acredita que o desenvolvimento e aprendizagem tem as suas origens nas capacidades humanas, pois so processos que se influenciam reciprocamente, quanto mais aprendizagem, mais desenvolvimento. - Pra Vygotsky, o desenvolvimento um processo que se da de fora pra dentro, onde a aquisio da linguagem pela criana modifica suas funes mentais superiores, dando uma forma definida ao pensamento, possibilitando o aparecimento da imaginao, o uso da memria e o planejamento da ao. - Piaget tem um teoria construtivista, com nfase no papel estruturante do sujeito, e tambm reforma em bases funcionais as questes sobre pensamentos e linguagem. Por ser ao mesmo tempo pensador e cientista experimental, Piaget interessava uma viso transformadora da epistemologia. - Pra ele a viso egocntrica que as crianas tem do mundo vai progressivamente aproximando-se da concepo dos adultos, onde torna-se socializada, objetiva do individual para o social. - Piaget tambm tem uma teoria interacionista, mas sua nfase colocada na interao do sujeito com o objeto fsico, onde a criana observando este, ela vai aprender a afirmar unicamente o que ela percebe, a distinguir o que real do que produto da imaginao e conseqncia da afetividade, que influencia seu jeito; e, alm disso, no est clara em sua teoria a funo da interao social no processo de conhecimento. - Pra Piaget, a criana se apodera de um conhecimento se agir sobre ele, pois aprender modificar, descobrir e inventar. - Pra Piaget e na maturao que surge o afloramento, da aprendizagem, pois ela segundo ele, subordinada ao desenvolvimento, pois o pensamento aparece antes da linguagem, que uma das formas de expresso, onde a formao do pensamento depende basicamente da coordenao dos esquemas sensrio-motores e no da linguagem.

SEMELHANAS ENTRE AS TEORIAS DE PIAGET E VYGOTSKY - Pra ambos importante que se respeite o nvel da criana na colocao mxima para cada criana. - Eles representam marcos tericos nas pesquisas da construo do conhecimento, sendo necessrio o dialogo entre ambas teorias para que tenhamos uma teoria do conhecimento sempre renovada e atual. - Eles so contra o associassionismo empirista e idealismo racionalista, se interessam pela gnese dos processos psicolgicos. - Consideram que a imaginao surge da ao, o que importante na forma da conscincia. - Consideram o discurso egocntrico como o ponto de partida do discurso inteiror.

You might also like