You are on page 1of 42

Apostila de Digitao

PROJETO TELECENTRO O combate excluso digital s possvel se a tarefa for encarada pelos governos como uma poltica pblica. A desigualdade tecnolgica e o acesso informao aumenta m o abismo entre ricos e pobres, sendo a mais nova face da excluso social. Diante deste quadro, a Fundao Municipal de Educao em parceria com a Subsecretaria Municipal de Modernizao Administrativa elaborou o Plano de Incluso Digital, que consiste em implantar Telecentros nas reas mais carentes da cidade, alm de aes de aprendizagem da informtica, cidadania e bom uso das ferramentas da rede mundial de computa dores. Os Telecentros chegam com o propsito de diminuir os ndices de excluso digital e social e oferecer capacitao profissional atravs de uso livre, cursos e oficinas. Alm disso, os Telecentro tm por objetivo disseminar a utilizao de Softwares Livres e possibilitar a criao instrument os de comunicao e interao para as comunidades da cidade. As unidades de Telecentros so espaos com computadores conectados Internet banda larga. Cada uma dessas unidades possue m entre 8 e 20 micros. O uso livre dos equipamentos e cursos de informtica bsica e as oficinas so os principais servios oferecidos populao. A Prefeitura Municipal de Niteri e a Fundao Municipal de Educao acreditam estar cumprindo suas propostas de governo ao viabilizar um projeto que tanto valor social agrega aos moradores das regies mais carentes de nossa cidade. Esta apostila foi revista e adaptada pela equipe do Projeto Telecentro de Niteri, a partir de uma j criada pela Remington, empresa fabricante de mquinas de escrever. O trabalho realizado para a elaborao consistiu em uma reorganizao e adaptao das informaes a fim de manter a linha adotada pelo Telecentro. projeto

Apostila de Digitao

INTRODUO
Esta apostila destinada todas as pessoas que desejam aprender

Digitao corretamente utilizando os dez dedos e sem olhar para o teclado e nem para a tela. O nosso objetivo que, ao final deste curso, voc possa se tornar mais um profissional que sabe extrair o mximo dos inmeros recursos disponibilizados pelo microcomp ut a dor. Iniciaremos o trabalho fazendo uma breve, porm importante, apresentao do principal elemento com o qual vocs iro estabelecer um contado direto durante as prximas aulas, o TECLADO.

Este curso

ser

baseado

no

teclado

usado

pela

grande

maioria

dos

computad o res dos nossos Telecentros, conhecido como Teclado ABNT2. Existe tambm o teclado ABNT 101/ 102 ou mais comumente chamado Teclado Padro. As diferenas entre eles so bastante pequenas, talvez uma das mais significativas seja a de que neste segundo a letra no aparece. 2

Apostila de Digitao

Onde est a cedilha () no teclado ABNT padro?


A cedilha () digitada a partir de uma combinao das teclas acento agudo (' ) e a letra c (c), como veremos no exemplo a seguir:

Vamos agora ter uma viso geral do teclado e das principais teclas por ele utilizadas.

Teclas de funes (F1 a F12)

So as teclas utilizadas para as funes operacionais. Elas servem para agilizar algumas operaes. Por exemplo, para acessar a ajuda em determinado s programas se utiliza a tecla (F1) ou ento para repetir o ltimo fragmento digitado (F4). Durante a digitao de textos, estas teclas so muito utilizadas em conjunto com Ctrl Alt e Shift. Vamos ver a seguir as principais funes e formas de utilizao de cada uma destas teclas mencionadas acima:

A tecla Esc muito utilizada para interromper a execuo de determinado s programas em ambiente Windows, sem a necessidade dos procedimentos normais de finalizao. Em ambiente DOS, funciona de modo semelhante, possibilitando o cancelamento de instrues ou a sada de telas de configurao.

Apostila de Digitao

Tecla usada, normalmente, para grafar iniciais em maisculas (manten do pressionada Shift e apertando a tecla da letra que se deseja em maiscula). Com Shift, como explicamos, voc tambm digita os sinais grficos secundrios e de acentuao e pontuao. A tecla Shift pode ser utilizada tambm para selecionar fragmentos de texto. Normalmen te

para esta funo utiliza - se o mouse, mas um digitador rpido pode fazer isso muito melhor se utilizando do teclado. Para isso, basta levar o cursor do incio ao fim do trecho ou palavra que voc deseja grifar mantendo sempre a tecla Shift pressionad a.

Esta tecla costuma ser pouco utilizada pelo digitador no ambiente dos editores de textos. Pode ser, por exemplo, para acionar um caracter especial ou terceiro smbolo de uma tecla. Esta tecla Alt funciona como se fosse um Shift secundrio.

A tecla Ctrl (control) muito usada para determinadas operaes especiais (teclas de atalho). Para isso, ela combinada com outras teclas. O bom uso da tecla Ctrl aumenta enorme mente a velocidade do digitador, que passa a dispensar o uso do mouse.

Funo e utilizao das principais teclas


Veremos a seguir as principais funes e formas de utilizao de algumas

Apostila de Digitao

teclas que so bastante utilizadas durante um trabalho de digitao.

A tecla Backspace, representada pela prpria palavra ou ento apenas por uma seta no sentido da direita para a esquerda, retorna o cursor, apagando o que foi digitado at o incio do pargrafo. Se voc continuar pressionan do, ela saltar para o pargrafo anterior e continuar comendo o texto.

A maior tecla do teclado. Usada para marcar o final de um pargrafo. Ou seja: ao concluir um perodo digitado, pressione Enter para saltar para o pargrafo seguinte, e a seguir, TAB para avanar para a primeira tabulao. Ateno! Lembre - se que o editor de textos salta normalmente para a prxima linha.

a tecla usada para avanar marcas de tabulao. Sua funo mais utilizada demarcar o incio do pargrafo. A tecla Tab muito usada tambm para avanar campos, para avanar de uma clula para outra em uma tabela ou ento para retornar para uma clula anterior, neste caso necessrio pressionar a tecla Shift juntamen te com a tecla Tab.

Tecla de acionamento de maisculas. Ateno! A tecla Caps Lock acionada 5

Apostila de Digitao

(luz indicadora acesa) mantm todo o texto em maisculo. Ela no habilita os sinais grficos secundrios (aqueles que ficam em cima do nmeros na quarta fileira ou em teclas de acentuao e pontuao), para digita - los preciso pressionar a tecla Shift.

Quando pressionada, a tecla Insert provoca a substituio de um texto que j est escrito pelo novo texto. Ou seja, o novo texto ir apagando o texto escrito anterior men te daquele ponto para frente. Se em algum momento o texto que voc est digitando for 'engolindo' o que j est escrito, desabilite a tecla Insert, que deve ter sido pressionada por engano.

A tecla Delete serve para apagar dados. Basta selecionar o fragmento que deseja destruir e pressionar a tecla Delete. Caso voc se arrependa de ter eliminado determinad a parte do texto, basta apenas utilizar o comando Ctrl + Z para desfazer a operao.

Print Screen SysRg, Scroll Lock e Pause Break

So teclas muito utilizadas em ambiente DOS, servindo para avano e interrupo das 'rolagens' de dados pela tela do micro. Em alguns editores de texto, a tecla Print Screen SysRq serva para capturar integralmen te a tela que est sendo visualizada, jogando - a na rea de transferncia, para depois edita - la em outra ferramenta grfica. 6

Apostila de Digitao

Teclas de cursor
Como o nome j diz, so as teclas que permitem deslocar o cursor pelo documento. Alm das setinhas que esto agrupadas entre os teclados numrico e alfanu mrico, existem ainda as seguintes teclas do cursor:

HOME Tem duas funes semelhantes:

Se utilizado juntamente com a tecla Ctrl remete o cursor para o incio do documento;

Se utilizado sem o auxlio de nenhu ma outra tecla, remete o cursor para o incio da linha. END Tambm possui duas formas semelhantes de ser utilizada:

Se utilizado juntamente com a tecla Ctrl remete o cursor para o final do documento;

Se utilizado sem o auxlio de nenhu ma outra tecla, remete o cursor para o final da linha. PAGE UP Desloca o cursor em saltos para um ponto anterior ao que est

sendo lido ou digitado. PAGE DOWM Desloca o cursor em saltos para um ponto posterior ao que est sendo lido ou digitado.

Luzes indicadoras

Apostila de Digitao

Estas luzes servem para indicar se algumas funes esto ou no ativadas:


Caps Lock(maisculas), Num Lock (teclado numrico) e Scroll Lock.

Teclado Numrico

O teclado do microcom pu ta d or tem um teclado numrico separado. Os nmeros permanecem na quarta fileira de teclas. Este teclado numrico fica direita do teclado e permite a digitao dos nmeros com grande rapidez,

incorporan d o tambm as teclas que permitem operaes matemticas bsicas. Para que ele possa ser utilizado, preciso primeiro que se pressione a tecla Num Lock. Para se tornar um digitador de nmeros eficiente, voc precisar usar o teclado numrico, exclusivamente com a mo direita.

PROCESSADOR DE TEXTO

Este um dos programas

mais usados pela maioria das pessoas que

trabalham com comutador e tambm uma forma de familiarizar - se com seu equipamen to. O processador de texto um programa usado para escrever no computad o r.

Apostila de Digitao

Com ele, possvel escrever de uma simples carta at um livro inteiro, garantindo uma flexibilidade, agilidade, produo, edio e finalizao de textos. Recurssos especiais Com o tempo, recursos cada vez mais sofisticados foi acrescentado aos processad ores de texto para facilitar o trabalho, aumentar a produtividade, reduzir o nmero de erros e embelezar o documento. Os resultados so programas to cheios de recursos que necessrio um tempo considervel para domina - los por completo. A digitao Para se digitar um texto, necessrio um mnimo de conhecimento das teclas de edio e posicionamento do cursor disponveis no teclado: Insert, Delete, Home, End, page Up, Page Down, Backspace e as setas de direcionamento do cursos (para cima, para baixo, esquerda e direita).

ALGUNS CUIDADOS COM A POSTURA E O MOBILIRIO


A utilizao do microcom pu ta d or por um tempo prolongado pode acarretar problemas de sade se no forem tomados alguns cuidados com a postura e o tipo de equipamento utilizado. As principais regies afetadas so as seguintes:

Apostila de Digitao

Pescoo As recomendaes so para que o topo da tela esteja no mesmo nvel dos olhos, o que mantm a cabea na posio correta, na vertical. O monitor colocado muito para baixo, o que comumente observado, fora a cabea para frente. Esta posio provoca uma tenso desnecessria no pescoo. Olhos Sem dvida, uma das maiores reclamaes dos usurios a fadiga crnica dos olhos. Presso na vista, olhos ressecados, lagrimao e viso cansada so sintomas comuns. Embora nem sempre seja possvel eliminar completame nte todos estes desconfortos, simples mudanas na estao de trabalho podem significar uma reduo dos

inconvenientes. aconselhvel que sejam feitas paradas freqentes enquanto se utiliza o computador. Regio lombar Cadeira inadequada o maior causador de dores nas costas. O encosto da cadeira precisa estar posicionado exatamente na curvatura lombar, fazendo com que a coluna se mantenha apoiada. O encosto tambm deve ser flexvel a ponto de no permitir que o usurio escorregue para trs.

Recomendaes sobre o mobilirio Cadeira Altura regulvel e em que o encosto fique posicionado exatamente na curvatura lombar. importante que os ps estejam firmes no cho, caso contrrio o usurio dever providenciar um suporte para eles. 10

Apostila de Digitao

Mesa preciso que tenha regulagem independente de altura para monitor e teclado. A borda superior da tela tem quee star na altura dos olhos e o teclado coincidir com a altura do cotovelo. Tela anti- reflexiva A maioria dos monitores, aproximada me n te 88%,

apresenta m um nvel de reflexo acima do aceitvel. Isso provoca o cansao da vista de quem est diante do micro digitando durante algumas horas. Aconselha - se a utilizao de uma tela anti - reflexiva que como o prprio nome j diz, auxilia na reduo do reflexo causado pelo monitor de vdeo. Apoio para pulsos e palma da mo O pulso no pode ficar em posio

quebrada durante o perodo em que o usurio estiver digitando, este um dos agravantes da tenossinovite. importante que se mantenha o pulso sempre neutro e isso pode ser obtido atravs de um apoio de mo, de preferncia de espuma. Suporte para docum ent o Todo o digitador deve descansar ao menos 5 minutos para cada hora corrida de trabalho. Todas essas medidas mencionadas at aqui so formas de amenizar o cansao causado contato direto com micro durante muitas horas seguidas. O documento que est servindo de base para o digitador deve permanecer no suporte para documento que deve ficar preso ao monitor.

MTODOS E TCNICAS PARA SE TREINAR A CPIA DE DOCUMENTOS Os exerccios que sero apresentados a seguir so fundamentais para que voc domine uma das principais habilidades do bom digitador: copiar textos sem olhar para o teclado ou para o monitor. necessrio trabalhar o hbito de olhar para o documento que se est digitando, pois preciso acostumar a viso ao texto completo e saber enxergar, no mio do documento, a linha que est sendo copiada.

A posio correta das mos no teclado aquela em que os dedos ficam pousados na segunda fileira. Observe na figura abaixo, que o dedo indicador da mo esquerda assume as teclas R, F,V, T, G e B, enquanto que o indicador da mo 11

Apostila de Digitao

direita assu me as teclas U, J, M, Y, H e N.

Colocao dos dedos na segunda fileira do teclado

Utilizao da mo esquerda: Letra A o primeiro dedo da mo esquerda (minmo) Letra S o segundo dedo da mo esquerda (anular) Letra D o terceiro dedo da mo esquerda (mdio) Letras F e G o quarto dedo da mo esquerda (indicador)

Utilizao da mo direita: Letra primeiro dedo da mo direita (mnimo)

12

Apostila de Digitao

Letra L segundo dedo da mo direita (anular) Letra K terceiro dedo da mo direita (mdio) Letras J e H quarto dedo da mo direita (indicador)

Utilizao do dedo Polegar Bate- se o espao com o dedo polegar, quer com a mo direita ou com a mo esquerda, dependen do da facilidade e/ou preferncia do usurio. As outras teclas do teclado de digitao so acessadas pelos dedos

correspo n d e nte s, tendo sempre como base a posio adotada na segunda fileira do teclado.

INCIO DA PARTE PRTICA DO CURSO

Voc inicia agora o seu curso de digitao. A partir desta aula, voc ter uma seqncia de muitos exerccios para facilitar a prtica e fixao de todas as informaes vistas at o momento. O objetivo destes exerccios dar habilidade e agilidade na digitao, fatores decisivos para a disputa de uma vaga no mercado de trabalho. No se preocupe com o tempo que voc ir levar para concluir o curso, o mais importante conclui- lo sem pular etapas e sem interrom p - lo. Dedique uma hora do seu dia para vir at a sua aula de digitao e tudo o que voc fizer, faa com capricho.

Memorizao Fase 1
Nesta primeira fase, a mais importante do aprendizado, voc conhecer a posio das letras do teclado alfabtico ABNT2. Todo o seu desenvolvimento posterior ir depender do bom desempen ho

13

Apostila de Digitao

nas prximas lies. Ao copiar os exerccios a seguir, tecle ENTER ao final de cada linha para saltar para a linha seguinte. Os exerccios devem ser feitos como a Lio 1 abaixo. Os espaos devem ser dados corretamente, pois fazem parte dos exerccios.

Exerccios da Fase 1 Lio 1 asdfg asdfg asdfg asdfg asdfg asdfg asdfg asdfg asdfg asdfg asdfg asdfg asdfg asdfg asdfg asdfg asdfg asdfg asdfg asdfg asdfg asdfg asdfg asdfg asdfg asdfg asdfg asdfg asdfg asdfg

Lio 2 hjkl hjkl hjkl hjkl hjkl hjkl hjkl hjkl hjkl hjkl hjkl hjkl hjkl hjkl hjkl hjkl hjkl hjkl hjkl hjkl hjkl hjkl hjkl hjkl hjkl hjkl hjkl hjkl hjkl hjkl Lio 3 gfdsa gfdsa gfdsa gfdsa gfdsa gfdsa gfdsa gfdsa gfdsa gfdsa gfdsa gfdsa gfdsa gfdsa gfdsa gfdsa gfdsa gfdsa gfdsa gfdsa gfdsa gfdsa gfdsa gfdsa gfdsa gfdsa gfdsa gfdsa gfdsa gfdsa Lio 4 lkjh lkjh lkjh lkjh lkjh lkjh lkjh lkjh lkjh lkjh lkjh lkjh lkjh lkjh lkjh lkjh lkjh lkjh lkjh lkjh lkjh lkjh lkjh lkjh lkjh lkjh lkjh lkjh lkjh lkjh

Lio 5 asdfghjkl asdfghjkl asdfghjkl asdfghjkl asdfghjkl asdfghjkl asdfghjkl asdfghjkl asdfghjkl asdfghjkl asdfghjkl asdfghjkl asdfghjkl asdfghjkl asdfghjkl

Lio 6

14

Apostila de Digitao

lkjhgfdsa lkjhgfdsa lkjhgfdsa lkjhgfdsa lkjhgfdsa lkjhgfdsa lkjhgfdsa lkjhgfdsa lkjhgfdsa lkjhgfdsa lkjhgfdsa lkjhgfdsa lkjhgfdsa lkjhgfdsa lkjhgfdsa

Lio 7 gfdsalkjh gfdsalkjh gfdsalkjh gfdsalkjh gfdsalkjh gfdsalkjh gfdsalkjh gfdsalkjh gfdsalkjh gfdsalkjh gfdsalkjh gfdsalkjh gfdsalkjh gfdsalkjh gfdsalkjh

Lio 8 hjklasdfg hjklasdfg hjklasdfg hjklasdfg hjklasdfg hjklasdfg hjklasdfg hjklasdfg hjklasdfg hjklasdfg hjklasdfg hjklasdfg hjklasdfg hjklasdfg hjklasdfg

Lio 9 asldkfjgh asldkfjgh asldkfjgh asldkfjgh asldkfjgh asldkfjgh asldkfjgh asldkfjgh asldkfjgh asldkfjgh asldkfjgh asldkfjgh asldkfjgh asldkfjgh asldkfjgh

Lio 10 ghfjdksla ghfjdksla ghfjdksla ghfjdksla ghfjdksla ghfjdksla ghfjdksla ghfjdksla ghfjdksla ghfjdksla ghfjdksla ghfjdksla ghfjdksla ghfjdksla ghfjdksla

Colocao dos dedos na terceira fileira do teclado

Utilizao da mo esquerda: Letra Q o primeiro dedo da mo esquerda (minmo)

Letra W o segundo dedo da mo esquerda (anular) Letra E o terceiro dedo da mo esquerda (mdio) Letras R e T o quarto dedo da mo esquerda (indicador) 15

Apostila de Digitao

Utilizao da mo direita: Letra P primeiro dedo da mo direita (mnimo) Letra O segundo dedo da mo direita (anular) Letra I terceiro dedo da mo direita (mdio) Letras U e Y quarto dedo da mo direita (indicador)

Lio 11 qwert qwert qwert qwert qwert qwert qwert qwert qwert qwert qwert qwert qwert qwert qwert qwert qwert qwert qwert qwert qwert qwert qwert qwert qwert qwert qwert qwert qwert qwert

Lio 12 yuiop yuiop yuiop yuiop yuiop yuiop yuiop yuiop yuiop yuiop yuiop yuiop yuiop yuiop yuiop yuiop yuiop yuiop yuiop yuiop yuiop yuiop yuiop yuiop yuiop yuiop yuiop yuiop yuiop yuiop Lio 13 trewq trewq trewq trewq trewq trewq trewq trewq trewq trewq trewq trewq trewq trewq trewq trewq trewq trewq trewq trewq trewq trewq trewq trewq trewq trewq trewq trewq trewq trewq

Lio 14 poiuy poiuy poiuy poiuy poiuy poiuy poiuy poiuy poiuy poiuy poiuy poiuy poiuy poiuy poiuy poiuy poiuy poiuy poiuy poiuy poiuy poiuy poiuy poiuy poiuy poiuy poiuy poiuy poiuy poiuy

Lio 15 qwertyuiop qwertyuiop qwertyuiop qwertyuiop qwertyuiop 16

Apostila de Digitao

qwertyuiop qwertyuiop qwertyuiop qwertyuiop qwertyuiop qwertyuiop qwertyuiop qwertyuiop qwertyuiop qwertyuiop Lio 16 poiuytrewq poiuytrewq poiuytrewq poiuytrewq poiuytrewq poiuytrewq poiuytrewq poiuytrewq poiuytrewq poiuytrewq poiuytrewq poiuytrewq poiuytrewq poiuytrewq poiuytrewq Lio 17 trewqpoiuy trewqpoiuy trewqpoiuy trewqpoiuy trewqpoiuy trewqpoiuy trewqpoiuy trewqpoiuy trewqpoiuy trewqpoiuy trewqpoiuy trewqpoiuy trewqpoiuy trewqpoiuy trewqpoiuy

Lio 18 yuiopqwert yuiopqwert yuiopqwert yuiopqwert yuiopqwert yuiopqwert yuiopqwert yuiopqwert yuiopqwert yuiopqwert yuiopqwert yuiopqwert yuiopqwert yuiopqwert yuiopqwert Lio 19 qpwoeiruty qpwoeiruty qpwoeiruty qpwoeiruty qpwoeiruty qpwoeiruty qpwoeiruty qpwoeiruty qpwoeiruty qpwoeiruty qpwoeiruty qpwoeiruty qpwoeiruty qpwoeiruty qpwoeiruty

Lio 20 tyrueiwoqp tyrueiwoqp tyrueiwoqp tyrueiwoqp tyrueiwoqp tyrueiwoqp tyrueiwoqp tyrueiwoqp tyrueiwoqp tyrueiwoqp tyrueiwoqp tyrueiwoqp tyrueiwoqp tyrueiwoqp tyrueiwoqp

Colocao dos dedos na primeira fileira do teclado Utilizao da mo esquerda: Letra Z o primeiro dedo da mo esquerda (minmo) 17

Apostila de Digitao

Letra X o segundo dedo da mo esquerda (anular) Letra C o terceiro dedo da mo esquerda (mdio) Letras V e B o quarto dedo da mo esquerda (indicador)

Utilizao da mo direita: Letra ; e : - primeiro dedo da mo direita (mnimo) Letra . e > segundo dedo da mo direita (anular) Letra , e < terceiro dedo da mo direita (mdio) Letras M e N quarto dedo da mo direita (indicador)

Lio 21 zxcvb zxcvb zxcvb zxcvb zxcvb zxcvb zxcvb zxcvb zxcvb zxcvb zxcvb zxcvb zxcvb zxcvb zxcvb zxcvb zxcvb zxcvb zxcvb zxcvb zxcvb zxcvb zxcvb zxcvb zxcvb zxcvb zxcvb zxcvb zxcvb zxcvb Lio 22 nm,.; nm,.; nm,.; nm,.; nm,.; nm,.; nm,.; nm,.; nm,.; nm,.; nm,.; nm,.; nm,.; nm,.; nm,.; nm,.; nm,.; nm,.; nm,.; nm,.; nm,.; nm,.; nm,.; nm,.; nm,.; nm,.; nm,.; nm,.; nm,.; nm,.;

Lio 23 bvcxz bvcxz bvcxz bvcxz bvcxz bvcxz bvcxz bvcxz bvcxz bvcxz bvcxz bvcxz bvcxz bvcxz bvcxz bvcxz bvcxz bvcxz bvcxz bvcxz bvcxz bvcxz bvcxz bvcxz bvcxz bvcxz bvcxz bvcxz bvcxz bvcxz

Lio 24 ;.,mn ;.,mn ;.,mn ;.,mn ;.,mn ;.,mn ;.,mn ;.,mn ;.,mn ;.,mn ;.,mn ;.,mn ;.,mn ;.,mn ;.,mn ;.,mn ;.,mn ;.,mn ;.,mn ;.,mn ;.,mn ;.,mn ;.,mn ;.,mn ;.,mn ;.,mn ;.,mn ;.,mn ;.,mn ;.,mn

Lio 25 18

Apostila de Digitao

zxcvbnm,.; zxcvbnm,.; zxcvbnm,.; zxcvbnm,.; zxcvbnm,.; zxcvbnm,.; zxcvbnm,.; zxcvbnm,.; zxcvbnm,.; zxcvbnm,.; zxcvbnm,.; zxcvbnm,.; zxcvbnm,.; zxcvbnm,.; zxcvbnm,.; zxcvbnm,.; zxcvbnm,.; zxcvbnm,.; zxcvbnm,.; zxcvbnm,.; zxcvbnm,.;

Lio 26 ;.,mnbvcxz ;.,mnbvcxz ;.,mnbvcxz ;.,mnbvcxz ;.,mnbvcxz ;.,mnbvcxz ;.,mnbvcxz ;.,mnbvcxz ;.,mnbvcxz ;.,mnbvcxz ;.,mnbvcxz ;.,mnbvcxz ;.,mnbvcxz ;.,mnbvcxz ;.,mnbvcxz ;.,mnbvcxz ;.,mnbvcxz ;.,mnbvcxz ;.,mnbvcxz ;.,mnbvcxz ;.,mnbvcxz

Lio 27 bvcxz;.,mn bvcxz;.,mn bvcxz;.,mn bvcxz;.,mn bvccxz;.,mn bvcxz;.,mn bvcxz;.,mn bvcxz;.,mn bvcxz;.,mn bvcxz;.,mn bvcxz;.,mn bvccxz;.,mn bvcxz;.,mn bvcxz;.,mn bvcxz;.,mn bvcxz;.,mn bvcxz;.,mn bvcxz;.,mn bvccxz;.,mn bvcxz;.,mn bvcxz;.,mn

Lio 28 nm,.;zxcvb nm,.;zxcvb nm,.;zxcvb nm,.;zxcvb nm,.;zxcvb nm,.;zxcvb nm,.;zxcvb nm,.;zxcvb nm,.;zxcvb nm,.;zxcvb nm,.;zxcvb nm,.;zxcvb nm,.;zxcvb nm,.;zxcvb nm,.;zxcvb nm,.;zxcvb nm,.;zxcvb nm,.;zxcvb nm,.;zxcvb nm,.;zxcvb nm,.;zxcvb

Lio 29 z;x.c,vmbn z;x.c,vmbn z;x.c,vmbn z;x.c,vmbn z;x.c,vmbn z;x.c,vmbn z;x.c,vmbn z;x.c,vmbn z;x.c,vmbn z;x.c,vmbn z;x.c,vmbn z;x.c,vmbn z;x.c,vmbn z;x.c,vmbn z;x.c,vmbn z;x.c,vmbn z;x.c,vmbn z;x.c,vmbn z;x.c,vmbn z;x.c,vmbn z;x.c,vmbn

Lio 30 bnvmc,x.z; bnvmc,x.z; bnvmc,x.z; bnvmc,x.z; bnvmc,x.z; bnvmc,x.z; bnvmc,x.z; bnvmc,x.z; bnvmc,x.z; bnvmc,x.z; bnvmc,x.z; bnvmc,x.z; bnvmc,x.z; bnvmc,x.z; bnvmc,x.z; bnvmc,x.z; bnvmc,x.z; bnvmc,x.z; bnvmc,x.z; bnvmc,x.z; bnvmc,x.z;

Colocao dos dedos na quarta fileira do teclado

Utilizao da mo esquerda:

19

Apostila de Digitao

Letra 1 o primeiro dedo da mo esquerda (minmo) Letra 2 o segundo dedo da mo esquerda (anular) Letra 3 o terceiro dedo da mo esquerda (mdio) Letras 4 e 5 o quarto dedo da mo esquerda (indicador)

Utilizao da mo direita: Letra 0 - primeiro dedo da mo direita (mnimo) Letra 9 segundo dedo da mo direita (anular) Letra 8 terceiro dedo da mo direita (mdio) Letras 7 e 6 quarto dedo da mo direita (indicador)

Lio 31 12345 12345 12345 12345 12345 12345 12345 12345 12345 12345 12345 12345 12345 12345 12345 12345 12345 12345 12345 12345 12345 12345 12345 12345 12345 12345 12345

Lio 32 67890 67890 67890 67890 67890 67890 67890 67890 67890 67890 67890 67890 67890 67890 67890 67890 67890 67890 67890 67890 67890 67890 67890 67890 67890 67890 67890

Lio 33 54321 54321 54321 54321 54321 54321 54321 54321 54321 54321 54321 54321 54321 54321 54321 54321 54321 54321 54321 54321 54321 54321 54321 54321 54321 54321 54321

Lio 34 20

Apostila de Digitao

09876 09876 09876 09876 09876 09876 09876 09876 09876 09876 09876 09876 09876 09876 09876 09876 09876 09876 09876 09876 09876 09876 09876 09876 09876 09876 09876

Lio 35 1234567890 1234567890 1234567890 1234567890 1234567890 1234567890 1234567890 1234567890 1234567890 1234567890 1234567890 1234567890 1234567890 1234567890 1234567890

Lio 36 0987654321 0987654321 0987654321 0987654321 0987654321 0987654321 0987654321 0987654321 0987654321 0987654321 0987654321 0987654321 0987654321 0987654321 0987654321

Lio 37 5432109876 5432109876 5432109876 5432109876 5432109876 5432109876 5432109876 5432109876 5432109876 5432109876 5432109876 5432109876 5432109876 5432109876 5432109876

Lio 38 6789012345 6789012345 6789012345 6789012345 6789012345 6789012345 6789012345 6789012345 6789012345 6789012345 6789012345 6789012345 6789012345 6789012345 6789012345

Lio 39 1029384756 1029384756 1029384756 1029384756 1029384756 1029384756 1029384756 1029384756 1029384756 1029384756 1029384756 1029384756 1029384756 1029384756 1029384756

Lio 40 5647382910 5647382910 5647382910 5647382910 5647382910 5647382910 5647382910 5647382910 5647382910 5647382910 21

Apostila de Digitao

5647382910 5647382910 5647382910 5647382910 5647382910

Se ainda houver dvidas quanto colocao dos dedos no teclado, veja na pgina 12.

Memorizao da Fase 2
Nesta fase, voc exercitar a digitao de palavras, memorizando seqncias de letras muito utilizadas. Exerccios da Fase 2 Lio 1 assa sala assa sala assa sala assa sala assa sala assa sala assa sala assa sala assa sala assa sala assa sala assa sala assa sala assa sala assa sala Lio 2 dada fada dada fada dada fada dada fada dada fada dada fada dada fada dada fada dada fada dada fada dada fada dada fada dada fada dada fada dada fada Lio 3 gaga haja gaga haja gaga haja gaga haja gaga haja gaga haja gaga haja gaga haja gaga haja gaga haja gaga haja gaga haja gaga haja gaga haja gaga haja Lio 4 assada sal assada sal assada sal assada sal assada sal assada sal assada sal assada sal assada sal assada sal assada sal assada sal assada sal assada sal assada sal Lio 5 salsa fala salsa fala salsa fala salsa fala salsa fala salsa fala salsa fala salsa fala salsa fala salsa fala salsa fala salsa fala salsa fala salsa fala salsa fala Lio 6

22

Apostila de Digitao

falsa galga falsa galga falsa galga falsa galga falsa galga falsa galga falsa galga falsa galga falsa galga falsa galga falsa galga falsa galga falsa galga falsa galga falsa galga

Lio 7 gala salgada gala salgada gala salgada gala salgada gala salgada gala salgada gala salgada gala salgada gala salgada gala salgada gala salgada gala salgada gala salgada gala salgada gala salgada

Lio 8 saldada halda saldada halda saldada halda saldada halda saldada saldada halda saldada halda saldada halda saldada halda saldada saldada halda saldada halda saldada halda saldada halda saldada

Lio 9 salada faladas salada faladas salada faladas salada faladas salada salada faladas salada faladas salada faladas salada faladas salada salada faladas salada faladas salada faladas salada faladas salada

Lio 10 kada daka kada daka kada daka kada daka kada daka kada daka kada daka kada daka kada daka kada daka kada daka kada daka kada daka kada daka kada daka

Lio 11 querer quito querer quito querer quito querer quito querer quito querer quito querer quito querer quito querer quito querer quito querer quito querer quito querer quito querer quito querer quito

Lio 12 quoque reto quoque reto quoque reto quoque reto quoque reto quoque reto quoque reto quoque reto quoque reto quoque reto quoque reto quoque reto quoque reto quoque reto quoque reto

23

Apostila de Digitao

Lio 13 trote topo trote topo trote topo trote topo trote topo trote topo trote topo trote topo trote topo trote topo trote topo trote topo trote topo trote topo trote topo

Lio 14 pote reitero pote reitero pote reitero pote reitero pote reitero pote reitero pote reitero pote reitero pote reitero pote reitero pote reitero pote reitero pote reitero pote reitero pote reitero

Lio 15 requeiro ter requeiro ter requeiro ter requeiro ter requeiro ter requeiro ter requeiro ter requeiro ter requeiro ter requeiro ter requeiro ter requeiro ter requeiro ter requeiro ter requeiro ter

Lio 16 ara arara ara arara ara arara ara arara ara arara ara arara ara arara ara arara ara arara ara arara ara arara ara arara ara arara ara arara ara arara

Lio 17 arado lia arado lia arado lia arado lia arado lia arado lia arado lia arado lia arado lia arado lia arado lia arado lia arado lia arado lia arado lia

Lio 18 polir juqueri polir juqueri polir juqueri polir juqueri polir juqueri polir juqueri polir juqueri polir juqueri polir juqueri polir juqueri polir juqueri polir juqueri polir juqueri polir juqueri polir juqueri

Lio 19 sua quatro sua quatro sua quatro sua quatro sua quatro 24

Apostila de Digitao

sua quatro sua quatro sua quatro sua quatro sua quatro sua quatro sua quatro sua quatro sua quatro sua quatro

Lio 20 cabana pote cabana pote cabana pote cabana pote cabana pote cabana pote cabana pote cabana pote cabana pote cabana pote cabana pote cabana pote cabana pote cabana pote cabana pote

Memorizao fase 3
Nesta fase voc exercitar a construo de palavras, frases e oraes, tendo o primeiro contato com acentuao grfica, pontuao e uso de maisculas (caixa alta). Nos computa dores os acentos so batidos antes das letras acentuadas. Assim, na palavra po, bate - se a letra p, o acento til e em seguida o a (letra acentuada). Exerccios da Fase 3 Fase 1 idia idia idia idia idia idia idia idia idia idia idia idia idia idia idia Fase 2 s fria s fria s fria s fria s fria s fria s fria s fria s fria s fria s fria s fria s fria s fria s fria Fase 3 av tnia av tnia av tnia av tnia av tnia av tnia av tnia av tnia av tnia av tnia av tnia av tnia av tnia av tnia av tnia

Fase 4 cmbio nsia cmbio nsia cmbio nsia cmbio nsia cmbio 25

Apostila de Digitao

cmbio nsia cmbio nsia cmbio nsia cmbio nsia cmbio cmbio nsia cmbio nsia cmbio nsia cmbio nsia cmbio

Fase 5 po po po po po mo mo mo mo mo po po po po po mo mo mo mo mo po po po po po mo mo mo mo mo po po po po po mo mo mo mo mo po po po po po mo mo mo mo mo

Fase 6 s manh s manh s manh s manh s manh s manh s manh s manh s manh s manh s manh s manh s manh s manh s manh

Fase 7 f f f f f f f f f f f f f f f Fase 8 Tit qumico Tit qumico Tit qumico Tit qumico Tit qumico Tit qumico Tit qumico Tit qumico Tit qumico Tit qumico Tit qumico Tit qumico Tit qumico Tit qumico Tit qumico

Fase 9 lcool ter lcool ter lcool ter lcool ter lcool ter lcool ter lcool ter lcool ter lcool ter lcool ter lcool ter lcool ter lcool ter lcool ter lcool ter

Fase 10 porm p porm p porm p porm p porm p porm p porm p porm p porm p porm p porm p porm p porm p porm p porm p

26

Apostila de Digitao

Fase 11 Ao Ao Ao Ao Ao homem homem homem homem homem foi foi foi foi foi dado dado dado dado dado o o o o o raciocnio. raciocnio. raciocnio. raciocnio. raciocnio.

Fase 12 Vimos Vimos Vimos Vimos Vimos pela pela pela pela pela presente presente presente presente presente solicitar. solicitar. solicitar. solicitar. solicitar.

Fase 13 Venho Venho Venho Venho Venho respeitosamente respeitosamente respeitosamente respeitosamente respeitosamente presena presena presena presena presena de de de de de V. Exa. V. Exa. V. Exa. V. Exa. V. Exa.

Fase 14 O homem torna - se tudo ou nada conforme a educao que recebe. O homem torna - se tudo ou nada conforme a educao que recebe. O homem torna - se tudo ou nada conforme a educao que recebe. O homem torna - se tudo ou nada conforme a educao que recebe. O homem torna - se tudo ou nada conforme a educao que recebe. Fase 15 S S S S S um um um um um povo povo povo povo povo instrudo instrudo instrudo instrudo instrudo pode pode pode pode pode tornar tornar tornar tornar tornar se se se se se livre. livre. livre. livre. livre.

Fase 16 27

Apostila de Digitao

O O O O O

povo povo povo povo povo

que que que que que

tiver tiver tiver tiver tiver

as as as as as

melhores melhores melhores melhores melhores

escolas escolas escolas escolas escolas

ser ser ser ser ser

o o o o o

primeiro primeiro primeiro primeiro primeiro

do do do do do

mundo. mundo. mundo. mundo. mundo.

Fase 17 O O O O O amor amor amor amor amor ao ao ao ao ao estudo estudo estudo estudo estudo um um um um um presente presente presente presente presente do do do do do cu. cu. cu. cu. cu.

Fase 18 Ao Ao Ao Ao Ao ensejo, ensejo, ensejo, ensejo, ensejo, apresento apresento apresento apresento apresento lhe lhe lhe lhe lhe as as as as as minhas minhas minhas minhas minhas cordiais cordiais cordiais cordiais cordiais saudaes. saudaes. saudaes. saudaes. saudaes.

Fase 19 Sem Sem Sem Sem Sem mais mais mais mais mais para para para para para o o o o o momento, momento, momento, momento, momento, subscrevo subscrevo subscrevo subscrevo subscrevo me me me me me cordialmente. cordialmente. cordialmente. cordialmente. cordialmente.

Fase 20 Jos Jos Jos Jos Jos Bonifcio, Bonifcio, Bonifcio, Bonifcio, Bonifcio, o o o o o Patriarca Patriarca Patriarca Patriarca Patriarca da da da da da Independncia. Independncia. Independncia. Independncia. Independncia.

Velocidade fase 1 Nesta fase, aps a memorizao das teclas fundame ntais, voc exercitar o conjunto de contedos assimilados na etapa anterior, com especial destaque para 28

Apostila de Digitao

acentuao e pontuao. Fase 1 Qual ser o seu pedido? Qual ser o seu pedido? Qual ser o seu pedido? Qual ser o seu pedido? Qual ser o seu pedido? Fase 2 Sem Sem Sem Sem Sem pacincia pacincia pacincia pacincia pacincia no no no no no se se se se se ganha ganha ganha ganha ganha o o o o o cu. cu. cu. cu. cu.

Fase 3 S S S S S bom bom bom bom bom e e e e e sers sers sers sers sers nobre. nobre. nobre. nobre. nobre.

Fase 4 Salve Salve Salve Salve Salve a a a a a terra terra terra terra terra brasileira. brasileira. brasileira. brasileira. brasileira.

Fase 5 Subitamen te Subitamen te Subitamen te Subitamen te Subitamen te ele ele ele ele ele voltou voltou voltou voltou voltou se. se. se. se. se. 29

Apostila de Digitao

Fase 6 O carneiro trouxe as cartas. O O O O carneiro carneiro carneiro carneiro trouxe trouxe trouxe trouxe as as as as cartas. cartas. cartas. cartas.

Fase 7 A A A A A presente presente presente presente presente tem tem tem tem tem por por por por por fim fim fim fim fim comunicar comunicar comunicar comunicar comunicar lhe. lhe. lhe. lhe. lhe.

Fase 8 Salve Salve Salve Salve Salve o o o o o lindo lindo lindo lindo lindo pendo pendo pendo pendo pendo nacional. nacional. nacional. nacional. nacional.

Fase 9 Devemos Devemos Devemos Devemos Devemos Fase 10 Quem Quem Quem Quem Quem deixa deixa deixa deixa deixa DEUS pelo DEUS pelo DEUS pelo DEUS pelo DEUS pelo prazer, prazer, prazer, prazer, prazer, h h h h h de de de de de ir ir ir ir ir busc busc busc busc busc 30 lo lo lo lo lo nas nas nas nas nas lgrimas. lgrimas. lgrimas. lgrimas. lgrimas. ser ser ser ser ser lentos lentos lentos lentos lentos no no no no no falar falar falar falar falar e e e e e rpidos rpidos rpidos rpidos rpidos no no no no no agir. agir. agir. agir. agir.

Apostila de Digitao

Fase 11 A A A A A primeira primeira primeira primeira primeira glria glria glria glria glria a a a a a reparao reparao reparao reparao reparao dos dos dos dos dos erros. erros. erros. erros. erros.

Fase 12 Sinto Sinto Sinto Sinto Sinto comunicar. comunicar. comunicar. comunicar. comunicar.

Fase 13 O O O O O poder, poder, poder, poder, poder, s s s s s vezes, vezes, vezes, vezes, vezes, faz faz faz faz faz os os os os os homens homens homens homens homens maus. maus. maus. maus. maus.

Fase 14 Quem Quem Quem Quem Quem no no no no no sabe sabe sabe sabe sabe obedecer obedecer obedecer obedecer obedecer no no no no no sabe sabe sabe sabe sabe mandar. mandar. mandar. mandar. mandar.

Fase 15 Esta Esta Esta Esta Esta vida vida vida vida vida no no no no no eterna. eterna. eterna. eterna. eterna. 31

Apostila de Digitao

Fase 16 De De De De De conformida de conformida de conformida de conformida de conformida de com com com com com conhecimento. conhecimento. conhecimento. conhecimento. conhecimento.

Fase 17 Nada Nada Nada Nada Nada se se se se se ensina ensina ensina ensina ensina ou ou ou ou ou se se se se se aprende aprende aprende aprende aprende retamente retamente retamente retamente retamente sem sem sem sem sem o o o o o escrpulo. escrpulo. escrpulo. escrpulo. escrpulo.

Fase 18 Filho Filho Filho Filho Filho s, s, s, s, s, e e e e e pai pai pai pai pai sers; sers; sers; sers; sers; como como como como como fizeres, fizeres, fizeres, fizeres, fizeres, assim assim assim assim assim havers. havers. havers. havers. havers.

Fase 19 Esta Esta Esta Esta Esta vida, vida, vida, vida, vida, ns ns ns ns ns a a a a a vivemos vivemos vivemos vivemos vivemos ou ou ou ou ou a a a a a sonha mos? sonha mos? sonha mos? sonha mos? sonha mos?

Fase 20 Guarda Guarda Guarda Guarda Guarda o o o o o que que que que que tem tem tem tem tem hoje hoje hoje hoje hoje para para para para para encontrar encontrar encontrar encontrar encontrar amanh. amanh. amanh. amanh. amanh.

32

Apostila de Digitao

Fase 21 Quem Quem Quem Quem Quem sabe sabe sabe sabe sabe qual qual qual qual qual o o o o o dia dia dia dia dia de de de de de amanh? amanh? amanh? amanh? amanh?

Fase 22 A A A A A Ptria Ptria Ptria Ptria Ptria a a a a a famlia famlia famlia famlia famlia amplificada. amplificada. amplificada. amplificada. amplificada.

Fase 23 Evite Evite Evite Evite Evite sempre sempre sempre sempre sempre a a a a a m m m m m companhia. companhia. companhia. companhia. companhia.

Fase 24 Num Num Num Num Num corao corao corao corao corao alegre alegre alegre alegre alegre h h h h h festa festa festa festa festa permanente. permanente. permanente. permanente. permanente.

Fase 25 O O O O O hbito hbito hbito hbito hbito uma uma uma uma uma segunda segunda segunda segunda segunda natureza. natureza. natureza. natureza. natureza.

Fase 26

33

Apostila de Digitao

So So So So So

Paulo, Paulo, Paulo, Paulo, Paulo,

4 4 4 4 4

de de de de de

janeiro janeiro janeiro janeiro janeiro

de de de de de

1954. 1954. 1954. 1954. 1954.

Fase 27 Braslia, Braslia, Braslia, Braslia, Braslia, 21 21 21 21 21 de de de de de abril abril abril abril abril de de de de de 1960. 1960. 1960. 1960. 1960.

Fase 28 Mil Mil Mil Mil Mil telhados telhados telhados telhados telhados a a a a a R$ R$ R$ R$ R$ 300,00. 300,00. 300,00. 300,00. 300,00.

Fase 29 Sculo Sculo Sculo Sculo Sculo XX, Captulo XX, Captulo XX, Captulo XX, Captulo XX, Captulo VIII, Ttulo VIII, Ttulo VIII, Ttulo VIII, Ttulo VIII, Ttulo IX e IX e IX e IX e IX e Alnea Alnea Alnea Alnea Alnea III. III. III. III. III.

Fase 30 So So So So So Paulo, Paulo, Paulo, Paulo, Paulo, 25 25 25 25 25 de de de de de maio maio maio maio maio de de de de de 1994. 1994. 1994. 1994. 1994. Velocidade fase 2 Nesta fase sero produzidos os primeiros textos mais completos, na forma de pargrafos completos, onde sero exigidos todos os recursos 34

Apostila de Digitao dominados pelo bom digitador. Ateno A partir de agora, digite naturalmente, sem se preocupar com o final da linha. Seu editor de texto se encarregar de fazer o salto automtico para a linha seguinte.

Fase 1 Todo exerccio com tempo marcado dever ser copiado sem demora e sem distrao.

Fase 2 No olhe para o teclado. Empregue sempre os dedos certos. Assim voc ser um excelente digitador.

Fase 3 Tangido pelo ideal de educar as crianas pobres, La Salle fundou numerosas escolas primrias gratuitas. Fase 4 Tinha certa velha uma galinha que lhe punha ovos de ouro; se bem que raros fossem davam - lhe para viver em abastana. Fase 5 Seu computador dever ser tratado de modo a produzir o mximo. Mantenha - o sempre limpo. Bata nas teclas levemente. Fase 6 As chuvas torrenciais desaba m acompanha da s de relmpagos que iluminam o cariz do cu e de troves que abalam a prpria terra.

Fase 7 Com o criao dessas escolas, La Salle tornou - se o verdadeiro fundador de ensino popular, tal como o mesmo entendido em nossos dias. 35

Apostila de Digitao

Fase 8 Estando s portas da morte, um moleiro j entrado em anos, chamou para junto de si os seus trs filhos, Augusto, Heitor e Felipe. Fase 9 Conta - se que DEUS chamou, certo dia, os vegetais sua presena. A primeira das rvores, que compareceu diante do Senhor, foi o pau - ferro. Fase 10 O Visconde de Sabugosa era um sbio; mas que tambm fosse um inventor, isso o mundo s ficou sabendo no dia em que ele apareceu com uma surpresa.

Velocidade fase 3 Nesta fase, j plenamente capacitada para a digitao de documentos longos e complexos, o curso pretende ajuda - lo a melhorar seu desempenho em termos de velocidade final.

Fase 1 Softwares Livres usados nos Telecentros O sistema operacional livre usado nos Telecentros o GNU/Linux. Os aplicativos disponveis no sistema esto dentro do pacote OPENOFFICE.ORG que possibilita ao usurio a execuo das principais tarefas desenvolvidas em escritrios. O OPENOFFICE.ORG possui um processador de textos (OpenWriter) e uma planilha de clculo (OpenCalc). Ambos so similares aos programas existentes no sistema operacional Windows. O G- Paint o aplicativo usado para a produo de desenhos. O FireFox o navegador de internet. Fase 2 Um museu s para computadores Os fs da Informtica j podem ver em Belo Horizonte raridades como a nica cpia feita no mundo do Macintosh da Apple, modelos Mac e drives de 5 polegadas e meia e face simples. O acervo com 60 peas, reunidas ao longo dos 15 anos da Microcity faz parte do Museu do computa dor instalado na sede da empresa no bairro Vale do Sereno, municpio de Nova Lima. Lus Carlos Cunha Nacif, diretor de marketing da Microcity, explica que como a empresa tem assistncia tcnica, foi dando manuteno nas peas que saam de 36

Apostila de Digitao

linha, conservando - as para contarem a histria da evoluo da microinfor mtica, desde a sua criao h 17 anos. O acervo inclui de peas a micros completos como o CP200, CP 500 Unitron (Apple II); impressoras Mnica, da Elebra, cuja linha trazia tambm os nomes de Olvia, Emlia, Alice e Diana; o nico computa dor que a Gradiente fabricou no pas modelo MSX e, na linha PC, os XT8088 AT286, PCAT 386 e 486, at os Pentium atuais. O Museu do Computador aberto ao pblico das 8:00 s 18 horas. Ali, o visitante poder ver a placa CPU de XT com 600 KB de memria, cujo tamanh o quatro vezes maior do que uma placa CPU de Pentium com 16 MB de memria que, por sua vez, 75 vezes mais rpida e possui uma memria 25 vezes maior que a do XT. E tambm discos rgidos do 5 MB, seis vezes maiores e 10 vezes mais pesados que um disco rgido de 4 GB; drives de de 5 polegadas e , face simples (os atuais so face dupla, 3 polegadas e meia) e placas de expanso de memria, de 64 KB (hoje, so usados chips de 4 MB, cuja memria equivale de 64 placas dessas antigas); e computa dores com velocidade de 1 Mhs (os atuais esto na faixa de 400 Mhs ou at 1 Ghs). Entre os fabricantes, a Prolgica, Unitron, Scopus, Elebra, Rima, CCE, Gradiente e Microtec.

TECLADO NUMRICO

37

Apostila de Digitao

Velocidade no teclado numrico necessria se voc pretende trabalhar com a digitao de grandes quantidades de nmeros, como, por exemplo, na atividade bancria. Os nmeros que se encontram na fileira superior do teclado alfanumrico, junto com caracteres especiais, no so recomendados para esse tipo de trabalho. Eles so mais utilizados para insero de pequenas extenses numricas de datas. Nesses casos, no necessrio deslocar a mo para longe do teclado alfanumrico o que significa demora e dificuldade de posicionamento dos dedos. Para digitar nmeros com razes, voc utilizar o conjunto de nmeros que est direita do teclado, adotando o posicionamento correto das mos e ativando, sempre, a tecla Num Lock: Observe como o dedo mnimo assume as teclas Enter, + e - . Nos exerccios seguintes voc usar a barra de espao para separar as seqncias, mas, em tempo de digitao normal, o Enter ser muito utilizado.

Exerccios de memorizao e velocidade Para separar as seqncias de nmeros, use a barra de espao. Ateno Ao copiar os exerccios a seguir, tecle ENTER ao final de cada linha para saltar para linha seguinte.

Fase 1 123 123 123 123 123 123 123 123 123 123 123 123 123 123 123

Fase 2 456 456 456 456 456 456 456 456 456 456 456 456 456 456 456

Fase 3 789 789 789 789 789 789 789 789 789 789 789 789 789 789 789 Fase 4 38

Apostila de Digitao

321 321 321 321 321 321 321 321 321 321 321 321 321 321 321

Fase 5 654 654 654 654 654 654 654 654 654 654 654 654 654 654 654

Fase 6 987 987 987 987 987 987 987 987 987 987 987 987 987 987 987

Fase 7 123 456 789 123 456 789 123 456 789 123 456 789 123 456 789 123 456 789

Fase 8 987 654 321 987 654 321 987 654 321 987 654 321 987 654 321 987 654 321

Fase 9 147 741 147 741 147 741 147 741 147 741 147 741

Fase 10 258 852 258 852 258 852 258 852 39

Apostila de Digitao

258 852 258 852

Fase 11 369 963 369 963 369 963 369 963 369 963 369 963

Fase 12 147 258 369 147 258 369 147 258 369 147 258 369 147 258 369 147 258 369

Fase 13 963 852 741 963 852 741 963 852 741 963 852 741 963 852 741 963 852 741

Fase 14 13579 2468 13579 2468 13579 2468 13579 2468 13579 2468 13579 2468

Fase 15 8642 97531 8642 97531 8642 97531 8642 97531 8642 97531 8642 97531

Fase 16 159 357 951 753 159 357 951 753 159 357 951 753 159 357 951 753 159 357 951 753 159 357 951 753 Fase 17 40

Apostila de Digitao

028 820 028 820 028 820 028 820 028 820 028 820 028 820 028 820 028 820 028 820 028 820 028 820 Fase 18 046 640 046 640 046 640 046 640 046 640 046 640 046 640 046 640 046 640 046 640 046 640 046 640 Fase 19 0. 0. 0. 0. 0. 0. 0. 0. 0. 0. Fase 20 /* - + /* - + /* - + /* - + /* - + /* - + /* - + /* - + /* - + /* - + /* - + /* - + /* - + /* - + /* - + /* - + /* - + /* - + /* - + /* - + /*- + /*- + /*- + /*- + /*- + /*- + /*- + /*- + /*- + /*- + /*- + /*- + /*- + /*- + /*- + /*- + /*- + /*- + /*- + /*- + /*- + /*- + /*- + /*- + /*- + /*- + /*- + /*- + /*- + /*- + Nmeros Fase 1 Ao copiar os nmeros a seguir, tecle ENTER ao final de cada linha para saltar para linha seguinte. 4.702 3.533 41

Apostila de Digitao

1.315 1.174 10.726 Fase 2 10.111 10.800 24.050 25.600 19.850 13.270 13.400 21.500 27.890 26.500 22.100 23.400 15.670 20.900 28.970

42

You might also like