You are on page 1of 8

Histria da Segurana do Trabalho

De modo geral, a preocupao com a segurana certamente j existia bem antes de Cristo, haja vista que grandes obras foram realizadas anteriormente ao seu nascimento, como as Pirmides, por exemplo. Na Bblia, mais precisamente em Deuteronmio, Captulo 22, versculo 8, encontra-se: Quando construres uma nova casa, fars uma balaustrada em volta do teto, para que no derrame sangue sobre tua casa, se viesse algum a cair l de cima. No livro Antiguidades Judaicas, o historiador judeu Flvio Josefo conclui que a causa da morte de Jos, o pai de Jesus, foi acidente de trabalho, uma vez que havia sido designado, como encarregado de obra, a reconstruir uma cidade, quando caiu de um andaime e faleceu 3 dias depois , em funo da gravidade do acidente. A histria da segurana do trabalho remonta dos idos de 1700, com a publicao, na Itlia, pelo mdico Bernardino Ramazzini, da obra As doenas dos trabalhadores, em que descreve inmeras doenas relacionadas a algumas profisses existentes na poca. Essa obra teve repercusso mundial, razo pela a qual Ramazzini considerado o pai da Medicina do Trabalho. Fato marcante, porm, ocorreu entre 1760 e 1830 (sc. XVIII e XIX), na Inglaterra: a Revoluo Industrial, cuja origem foi o surgimento da mquina de fiar. Como sabe, at ento, a fiao e a tecelagem eram desenvolvidas para atender as necessidades domsticas, sendo seu excedente vendido a preo elevado, em regies onde essas atividades no existiam. Com o advento das primeiras mquinas de fiao e tecelagem, o arteso perdeu o domnio dos meios de produo. As mquinas j comeavam a substituir o artfice, numa produo muitssimo superior do homem. A mo de obra necessria para a manipulao das mquinas era facilmente garantida pelas famlias pobres, sendo aceitos como trabalhadores homens, mulheres e crianas, no importando a sade nem quaisquer outros requisitos. Os empregadores, ansiosos por obter um suprimento inesgotvel de mo de obra barata, aceitavam uma criana deficiente mental para cada 12 sadias. O empregador estabelecia as condies de trabalho a serem cumpridas pelos empregados. No existindo qualquer regulamentao nas relaes de trabalho, o contrato resultava do livre acordo das partes e, na realidade, era o patro que fixava as diretrizes e dava por terminada a relao de emprego ou a modificava conforme sua vontade e seu livre arbtrio.

Os patres fixavam, sem restries, a durao diria de trabalho. Tomavam a liberdade de, conforme suas prprias necessidades e interesses, definir o nmero de horas de trabalho, sem distino entre adultos, menores e mulheres, e sequer entre atividades penosas ou no. Todo esse quadro assumiu situaes to graves que seria inadmissvel permanecerem desprotegido o prprio respeito humano. No s os acidentes se sucederem, mas tambm enfermidades tpicas ou agravadas pelo ambiente profissional. Durante o perodo de inatividade, o operrio no recebia salrio e, assim, passou a sentir a insegurana em que encontrava, pois no havia leis que o amparasse, e o empregador, salvo raras excees, no tinha interesse em que essas leis existissem, nem conscincia de seus deveres. Nessa poca, surgiram, ento, as primeiras leis de proteo ao trabalho na Inglaterra, Frana, Alemanha e Itlia. Na Inglaterra, em 1802, criou-se a lei de amparo aos operrios dispondo sobre o trabalho de aprendizes paroquianos nos moinhos. Essa lei limitava a 12 horas de trabalho dirio a carga horria desses menores, que eram indigentes recolhidos pelos servios de proteo, que os exploravam. Em 1819, foi criada outra lei, proibindo o trabalho de menores de 9 anos e limitando a 12 horas a jornada de menores at 16. Em 1833, o Parlamento Ingls votou nova lei, reduzindo para 8 horas o limite de jornada dos menores de 13 anos e para 12 horas aos menores de 18 e proibindo o trabalho noturno de menores. Em 1847, passou a vigorar uma lei que estabelecia a durao diria do trabalho de 10 horas, destinando-se proteo das mulheres e dos menores. Em 1908, foi estabelecida a jornada diria de 8 horas; em 1910, foi criada a folga de meio dia por semana os comercirios, e , em 1912, o Cdigo de Leis Trabalhistas, ampliado sempre por estatutos especiais e portarias administrativas. Dessa forma, pode-se dizer que a Inglaterra foi o bero da idia do repouso semanal e da limitao da jornada diria de trabalho, da advindo a semana inglesa. No Brasil, em 15 de janeiro de 1919, surgiu a Lei n.3.725, contendo 30 artigos e dispondo sobre o conceito de acidente do trabalho, a declarao de acidentes, a ao judicial, alm de outras disposies gerais sobre a atividade laboral.

Quatro anos depois da Revoluo de 1930, que levou Getlio Vargas ao poder, foi promulgada a terceira Constituio do Pas. Com pouqussima participao popular, a Carta de Magna adotou medidas de proteo ao trabalhador. Regulamentou-se o trabalho da mulher e do menor e a jornada diria de 8 horas, institui-se o salrio mnimo, foram reconhecidos os sindicatos e centralizados os servios mdicos de sade. O acidente de trabalho, todavia, no foi contemplado com grandes avanos. Em junho de 1934, o Decreto n. 24.637 apenas classificava as indenizaes por tipo de acidente. S em 1943, a Consolidao das Leis do Trabalho (CLT) determinou, vagamente, a propaganda contra o perigo de acidentes de trabalho. Voltando um pouco no tempo, com a concesso dada em 1901 para explorar os servios de bondes e a energia eltrica, a Light & Power (hoje Eletropaulo Bandeirante) expandiu-se em So Paulo. Empregando aproximadamente 3 mil pessoas j em 1936, suas atividades ofereciam alto risco de mortes aos seus trabalhadores. Os acidentes com os bondes eram de domnio pblico, mas os com a eletricidade, nem tanto. Neste contexto Astolfo Mauro Teixeira, um jovem advogado trabalhista, Eurico da Silva Bastos, mdico, e Fernando F. Azevedo, todos os funcionrios da antiga Light, formaram a primeira comisso de anlise das causas dos acidentes de trabalho. Em 1939, foi oficializada a criao da Comisso Especial de Preveno de Acidentes, a CEPA, da Light, uma das empresas precursoras em segurana do trabalho. No mesmo ano, foram confeccionados milhares de cartes com diferentes frases alusivas a preveno de acidentes. Eram impressos em envelopes de pagamentos e continham ilustraes com frases educativas. Tinha como filosofia que o acidente era uma fora negativa a qual se pode opor resistncia sistemtica e organizada. A CEPA concluiu que as principais causas de acidente de trabalho eram: fator humano, o ato inseguro e imprudente do empregado, e o fator mecnico, relativo s condies dos equipamentos no ambiente de trabalho. Como estratgias de combate, foram organizadas visitas aos locais onde ocorriam os acidentes para, por meio de palestras aos trabalhadores, transmitirem-se medidas de proteo. Para tal tarefa, foi designado Jair Fontoura Frota, homem que se destacou como autor da frase: Prevenir acidentes o dever de todos. Em 1 de maio de 1943, foi baixado o Decreto Lei n. 5.452, aprovando a criao da Consolidao de Leis do Trabalho (CLT). Em seguida, em 10 de novembro de 1944, foi baixado o Decreto-Lei n. 7.036, o qual, em seu art.82, obrigava as empresas a organizarem comisses internas, com representao dos empregados, para estimular o interesse pelas questes de preveno de acidentes. Contudo, somente aps a Portaria n. 155, de 27 de novembro de

1953, no segundo Governo de Vargas, que se regulamentou a organizao e o funcionamento das Comisses Internas de Preveno de Acidentes, a CIPA. Em 14 de setembro de 1967, na ditadura militar, criou-se a Lei n. 5.316, ntegra do seguro de acidente na previdncia. Com a Portaria n. 3.237, de julho de 1972, estabelece-se a obrigatoriedade dos servios especializados em segurana, higiene e medicina do trabalho nas empresas, levando em considerao o nmero de empregados e o grau de risco. J com a Portaria n. 3.460, de 31 de dezembro de 1975, instituram-se, obrigatoriamente, os servios de medicina e segurana nas empresas. O art. 162 da CLT fixava as normas gerais. Com a Lei n. 6.514, de 22 de dezembro de 1977, foi alterado o Captulo V, do Ttulo II, da CLT, relativo Segurana e Medicina do Trabalho. Em 8 de junho de 1978, com a Portaria n. 3.214, foram aprovadas as primeiras Normas Regulamentadoras (NR) do Captulo V da CLT relativas Segurana e Medicina do Trabalho. Estas NRs vm sendo atualizadas e ampliadas e, hoje em dia, j existem 34 delas. Nos dias atuais, a conscientizao sobre o acidente de trabalho e seus malefcios para o trabalhador e para o empregador permite o aumento dessa prpria conscientizao, sendo, inclusive, item importante na certificao de empresas.

Introduo:
Este trabalho nos mostra que antes de Cristo j se tinha alguns meios de evitar acidentes no trabalho, e com o passar do tempo, mas bem devagar foi surgindo leis para ajudar o trabalhador tanto com o horrio de trabalho que de inicio era quase um trabalho escravo pois se trabalhava demais e praticamente no tinha hora de descanso, tambm com a segurana , pois foi criada varias leis e Clts para a preveno e segurana na hora de se trabalhar .

Objetivo:
Este trabalho tem como objetivo nos passar a importncia da segurana no nosso trabalho, nos mostrar que ela j vem tentando ser aplicada h muitos anos.

Concluso:
Com este trabalho cheguei a concluso que para chegarmos a ter a segurana que temos hoje que ainda no 100%, demorou muito tempo apesar dela j ter sido iniciada antes de Cristo, mas para ela se aperfeioar tivemos que perder muita gente, lutar muito e esperar mais ainda, pois tudo foi se construindo aos poucos a cada ano que passava se enxergava que os trabalhadores tambm tinham que ter suas vidas , no tinham que viver em funo do trabalho, pois na minha opinio quanto mais se explora menos resultados se tem, hoje em dia as pessoas esto mais informadas e mais estudadas com isso sabem exigir mais e tambm procuram saber de seus direitos.Com isso podemos conquistar cada vez mais direitos para que possamos trabalhar com mais segurana e conforto.

Bibliografia. www.ebah.com.br

Histria da Segurana do Trabalho

Sara Aparecida De Souza Tcnico em Edificaes Mdulo I

You might also like