You are on page 1of 7

Qual a importncia da matemtica financeira para o adiministrador?

A Matemtica Financeira tem extrema importncia para a tomada de decises na empresa e, sua aplicao quando bem desenvolvida, traz maior rentabilidade possibilitando o processo de maximizao nos resultados. Certamente com uma boa base desse conhecimento traz compreenso de problemas. Segundo o professor da Fundao Getulio Vargas e mestre em Economia Empresarial, Milton Juer, a Matemtica Financeira tambm pode ser aplicada em diversas situaes cotidianas como calcular as prestaes de um financiamento de um mvel ou imvel optando pelo pagamento vista ou parcelado.A Matemtica Financeira fornece o instrumental necessrio avaliao de negcios, de modo a identificar os recursos mais atraentes em termos de custos e os mais rentveis no caso de investimentos financeiros ou de bens de capital.Nas situaes mais simples e corriqueiras do dia-a-dia, como por exemplo, se voc tem dinheiro em algum tipo de poupana/investimento, ou em um pequeno negcio, ou ambos, e quer comprar um carro ou um eletrodomstico. Voc deve decidir se paga vista, mediante saque da aplicao ou do capital de giro da empresa, ou se acolhe o financiamento oferecido pelo vendedor. As ferramentas da Matemtica Financeira vo indicar-lhe a melhor deciso.Nas avaliaes econmico-financeiras existe o binmio risco-retorno. Avaliao ou apurao do retorno de investimentos um problema da Matemtica Financeira. J o Risco um problema da Estatstica e pode ser definido como a possibilidade de perda. Diz respeito apenas possibilidade de ocorrer um resultado diferente do esperado.Decises com base em dados contbeis aumentam os riscos uma vez que se baseiam em dados passados. Decises devem ser tomadas com base nas expectativas futuras, luz das novas tendncias e dos fluxos de caixa projetados.Na rea de Recursos Humanos, para medir crescimento da folha, variao/evoluo salarial, custo de benefcios, encargos sociais, entre outros. A Matemtica Financeira ferramenta para qualquer obra. Fonte(s): http://www.iaee.com.br/index4.php?index, acessado em dez. 2008 Analise e comente a resposta acima.
Publicada por Fbio Arajo (s) 20:34

29 comentrios:

micheline mendona disse... Talvez seja pelo fato de no darem muita importncia mat. financeira que muitos administradores no sejam bem sucedidos. preciso que haja conscincia de que em qualquer setor da empresa, seja ela prpria ou no, de suma importncia o conhecimento matemtico,j que muitas das decises so tomadas a partir do cenrio econmico.
10 de Junho de 2009 s 09:35

Danuzza disse... Como foi dito no texto Mat. Financeira de suma importncia para o administrador, principalmente em seu ambiente de trabalho, pois a mesma se ocupa em estudar e fornecer ferramentas adequadas para a tomada de deciso com a maior preciso possvel.
10 de Junho de 2009 s 11:40

Daniel Lima disse...

Engana-se aquele que imagina viver sem a influncia da matemtica financeira em sua vida. To imprescindvel e elementar quanto a aritmtica, a matemtica financeira rege a vida econmica do homem e do administrador moderno.
11 de Junho de 2009 s 04:44

Lidiany Paixo disse... A base de um administrador, podemos dizer, que a matemtica, j que este deve tomar decises baseadas na economia. Um administrador deve ter uma boa base desta, pois se no, poder tomar as decises erradas.
11 de Junho de 2009 s 05:52

cecilia disse... com a matematica financeira o administrador tem maior contole dos fluxos da empresa, e pode medir com mais precisao quais as opes mais rentaveis;ja que as decisoes a serem tomadas sao todas baseadas no cenario economico;e nao so no ambiente da empresa, mais deve-se usar a matematica financeira no dia-adia; em situae corriqueiras.
11 de Junho de 2009 s 06:52

Kamilla disse... Realmente como j diz o texto, a matemtica financeira de extrema importancia para um bom negcio. Talvez alguns investimentos no se tenham grande xito para alguns administradores porque os mesmos no se baseiam em idias providas da Matemtica financeira. Dai se vem o resultado de um mal negocio gerando problemas futuros e uma administrao no bem sucedida. Kamilla Fernandes - 3 perodo.
11 de Junho de 2009 s 13:21

nielly disse... informaao todo administrador,tem de saber a respeito de varias coisas acerca de que va trabalhar,certamente um administrador ira ministrar compras para a empresa e tendo em mente a matematica financeira facilita seu trabalho em questao de aplicaao de juros relacionadas com verios setores.
11 de Junho de 2009 s 15:07

fernando lira disse... A matemtica financeira no esta apenas vinculada aos administradores e sim a qualquer pessoa q queria saber qual a vantaguem de se fexar um simples negocio

ou algo mais complicado e saindo sempre na vantaguem. Podendo assim economizar e sempre ter vantaguem.
11 de Junho de 2009 s 16:03

Mayara Suellen disse... A mat. financeira importantssima pois ela que guia como um bom administrador deve agir de acordo com as ocilaes do mercado de hoje que to interdependente e integrado com o todo global...
11 de Junho de 2009 s 19:22

Isabela disse... acho essencial todo administrador ter plenos conhecimentos da matematica financeira, alem de esta presente no seu dia-a-dia, ele tem que ter uma noo basica do que est se passando a sua volta, com os custos e lucros viaveis e inviaveis na empresa da qual esta administrando. um leigo na matematica financeira pode ate conseguir tais dados atraves de outros meios, mas, ou o mesmo gastar mais ou demorar mais, e como administrao sempre se precisa de resultados imediatos entao acredito que no seja certo no ter conhecimento dessa area.
11 de Junho de 2009 s 19:24

Fer disse... realmente a matemtica financeira uma ferramenta til na anlise de algumas alternativas de investimentos ou financiamentos de bens de consumo. A idia bsica simplificar a operao financeira a um Fluxo de Caixa e empregar alguns procedimentos matemticos. ~Andresa Fernanda (3 perodo)
11 de Junho de 2009 s 19:33

Flvia Emanuelly disse... A importncia da matemtica para o administrador No mundo agitado e competitivo de hoje as empresas enfrentam muitos problemas e desafios, cujas solues muitas vezes so complexas e o mercado de trabalho requisitando profissionais que devem atender a novos padres de qualidade e modernidade, pois sem uma administrao competente os rumos de uma organizao (empresas, indstrias...) podem ter como conseqncia, a perda de espao no mercado, a diminuio de seus lucros ou at mesmo a falncia. Com todas essas exigncias de mercado tem se criado um novo perfil de administrador, o administrador polivalente que tem por caractersticas ser: inovador, flexvel, criativo, e de fcil adaptao as mudanas.

E a matemtica tem sido de grande importncia para esses administradores dentro de suas funes, mas ele precisa ter amplo domnio da matemtica para ser bem sucedido em seu trabalho, que depende em grande parte, da exatido dos nmeros. Pois ele que tem proporcionado ao administrador descobrir aplicaes realmente teis em questes nas reas econmicas, financeiras e resolues de problemas da empresa. Flah
12 de Junho de 2009 s 05:30

pedro disse... todo adiministrador depende basicamente da matematica financeira,que fundamental para a gesto de qualquer tipo de negocio,sabemos que as decisoes basicamente so tomadas dentro do canrio economico.
12 de Junho de 2009 s 06:03

sthenio disse... o sistema financeiro virgente, exige muito dos administradores, e ns temos que estar por dentro principalmente em nosso ambiente de trabalho, para isso que a matemtica financeira est entre nossas disciplinas.
12 de Junho de 2009 s 07:10

Andra Ramos disse... dentro de um empresa a ordem no setor financeiro reponsvel pelo esclarescimento do rendimento empresarial, logo de suma importancia que um administrador saiba lidar com os calculos financeiros para q com isso ocasione um melhor desempenho dentro da empresa e haja com 100% de certeza sobre a responsabilidade adquirida.
12 de Junho de 2009 s 09:21

gama_gama@yahoo.com.br disse... A MATEMTICA FINANCEIRA TEM SUMA IMPORTANCIA PARA A ATIVIDADE DO ADMINISTRADOR POIS ATRVES DESTA QUE PODE-SE EXERCE O CONTROLE DA ORGANIZAO, VISTO QUE ESSA CINCIA PERMITE AO ADMINISTRADOR VERIFICAR SEUS ENVESTIMENTOS, RENDIMENTOS, LUCROS, DESPESAS ETC. KTIA GAMA.
12 de Junho de 2009 s 09:51

Priscila disse... Este comentrio foi removido pelo autor.


12 de Junho de 2009 s 11:33

Priscila disse... Atravs destes conhecimentos o administrador ter um controle econmico e financeiro e uma viso mais apurada para as necessidades financeira do patrimnio, podendo avaliar nas a organizao seus lucros e suas perdas. Faz-se necessrio mais do que puramente racionalidade no processo desse exerccio. preciso certa sensibilidade para perceber o momento certo e o modo como atuar. Decidir no pode constituir mero palpite. Exige conhecimento e mensurao.
12 de Junho de 2009 s 11:42

ainoan lima disse... a matemtica financeira indispensvel para ua carreira adinistrativa de sucesso. ela grande aliada para pessoas que lidam constantemente com a matemtica. sem a mesma, no se connsegue uma vida administrativa de sucesso. Pois a mesma de grande utilidade e importncia para o dia-a-dia
12 de Junho de 2009 s 12:31

Raul Fellipe disse... A matemtica Financeira est cada vez mais..presente na vida dos administradores e se torna essencial, o administrador em seu perfil deve absorver todos os conhecimentos dessa disciplina porq ser atravs dela que ele alcanara o sucesso. a matemtica financeira.. move a economia mundial.. ^^ valeu Fbio.. bom So Joo!!!
12 de Junho de 2009 s 12:33

Gildelanea disse... A Matemtica Financeira uma ferramenta til na anlise de algumas alternativas de investimentos ou financiamentos de bens de consumo. Consiste em empregar procedimentos matemticos para simplificar a operao financeira a um Fluxo de Caixa.
12 de Junho de 2009 s 15:18

Hugo disse...

Certamente o administrador ir envolver-se em diversas reas de atuao e uma delas a administrao das finanas da empresa que vale salientar a carncia de profissionais no mercado de trabalho nesta rea to comum no cotidiano economico.
12 de Junho de 2009 s 15:24

Flavianny Renata disse... Se vamos adiministrar empresas se faz necessrio saber sobre a matemtica financeira. Em muitas circunstncias que podemos nos deparar em nosso ambiente de trabalho, como dilemas economicos que necessitam de conhecimentos financeiros para que possa contribuir no crescimento da enmpresa.
12 de Junho de 2009 s 15:30

Rafael disse... A Matemtica Financeira tem extrema importncia para a tomada de decises na empresa e, sua aplicao quando bem desenvolvida, traz maior rentabilidade possibilitando o processo de maximizao nos resultados.
12 de Junho de 2009 s 17:18

monique disse... evidente que a matemtica financeira tem muito para contribuir com o dia a dia do administrador,com noes exatas sobre as finanas da empresa muito mais fcil lidar com as situaes dificeis que surgem no cotidiano das empresas.
12 de Junho de 2009 s 17:51

Loureno Junior disse... A importancia da matematica financeira para a administrao e primordial pois o administrador no seu dia a dia trabalha voltado para as finanas. No desenvolver das suas atividades ele vive o mundo financeiro ao seu redor, pois trata das relaes com os credores, e com colaboradores. E de fundamental importancia para o estudo da teoria administrativa vivenciando como um todo o mundo economico e suas variaveis. dentro da matematica financeira o administrador intensificara o mundo global dentro da organizao e tomando decisoes que iram influenciar o desenvolvimento dessa organizao. concluimos que na administrao e de fundamental importancia o estudo da matematica financeira.
13 de Junho de 2009 s 05:18

carolina disse...

A Matemtica Financeira importante para os futuros administradores pois a mesma ajuda aos discentes a desenvolver o raciocnio, entender os vrios caminhos dos valores que os mesmos possam aplicar nas suas futuras empresas ou mesmo no dia-a-dia de cada um.
14 de Junho de 2009 s 12:21

gama_gama@yahoo.com.br disse... PROF FABIO POR FAVOR VERIFIQUE MEU NOME POIS NO CONSTA NA LISTA DA FINAL, NEM CONSTA NOTA NO SIGA, PRECISO SABER PORQUE PRECISO ESTUDAR, MEU NOME DEVE CONSTAR NA LISTA DA FINAL KATIA DA GAMA DUARTE. MEU EMAIL : katiasbu@hotmail.com AGRADEO A SUA ATENO.
15 de Junho de 2009 s 19:27

http://matefinupecar.blogspot.com.br/2009/06/qual-importancia-da-matematica.html

You might also like