You are on page 1of 149

ND-5.

Companhia Energtica de Minas Gerais

Norma de Distribuio

Fornecimento de Energia Eltrica em Tenso Secundria Rede de Distribuio Area - Edificaes Individuais

Belo Horizonte - Minas Gerais - Brasil

ND-5.1
Companhia Energtica de Minas Gerais

Diretoria de Distribuio

Norma de Distribuio

Fornecimento de Energia Eltrica em Tenso Secundria Rede de Distribuio Area - Edificaes Individuais

PREPARADO

RECOMENDADO

APROVADO ND-5.1

TD/AT

TD

DDC

MAIO/2013

ND - 5.1

1-1

NDICE CAPTULO 1. GERAL 1 - Introduo 2 - Campo de Aplicao 3 - Definies 1-3 1-3 13 TTULO PGINA

2.

CONDIES GERAIS DE FORNECIMENTO 1 - Aspectos gerais 2 - Ponto de entrega 3 - Tenses de fornecimento 4 - Limites de fornecimento 5 - Tipos de fornecimento 6 - Consulta prvia 7 - Pedido de ligao 8 - Aumento de carga 9 - Desmembramentos de medies 10 - Gerao prpria e sistemas de emergncia 11 - Sistemas de preveno e combate a incndio 12 - Atendimento carga superior a 75kW 13 - Condies no permitidas 14 - suspenso do fornecimento de energia eltrica 15 - Mudana de local do padro de entrada 16 - Unificao de medies 2-1 2-1 2-1 2-2 2-2 2-4 2-4 2-6 2-6 2-6 2-7 2-7 2-7 2-8 2-9 2-9

3.

INSTALAES DE RESPONSABILIDADE DA CEMIG 1 - Ramal de ligao 2 - Medio 3 - Proteo contra sobretenses 3-1 3-5 3-6

4.

INSTALAES DE RESPONSABILIDADE DO CONSUMIDOR 1 - Aspectos gerais 2 - Ramal de entrada 3 - Proteo contra sobrecorrentes e sobretenses 4 - Aterramento 5 - Caixas para medio e proteo 6 - Caixas de inspeo 7 - Poste e pontalete do padro de entrada 8 - Ramal interno da unidade consumidora 9 Atendimento carga instalada superior a 75kW e demanda maior que 95kVA e menor ou igual a 327kVA 4-1 4-3 4-6 4-7 4-8 4-9 4 - 10 4 - 11 4 - 11

5.

CLCULO DA CARGA INSTALADA E DA DEMANDA 1 - Determinao da carga instalada 5-1

ND - 5.1

1-2

2 - Clculo da demanda

5-1

6. 7.

TABELAS DESENHOS

6-1 7-1

ANEXOS A - Exemplos de clculo da carga instalada B - Exemplos de clculo de demanda C - Atendimento hbrido D - Referncias bibliogrficas

ND - 5.1

1-3

1.

INTRODUO

Esta norma tem por objetivo estabelecer as diretrizes tcnicas para o fornecimento de energia eltrica em tenso secundria, s edificaes individuais, a partir das redes de distribuio areas, bem como fixar os requisitos mnimos para as entradas de servio destas edificaes. Esta norma est estruturada em funo dos seguintes tpicos: a) critrios de dimensionamento dos componentes das entradas de servio; b) instalaes bsicas referentes cada tipo de padro de entrada; c) materiais padronizados e aprovados para utilizao nos padres de entrada. Esta norma est em consonncia com as normas da Associao Brasileira de Normas Tcnicas ABNT (NBR 5410 e 5419) , com as Resolues N 395/2009, 414/2010 e 479/2012 da ANEEL e com as ltimas resolues e Atos do CREA-MG. As especificaes tcnicas dos materiais e equipamentos utilizados pela Cemig na ligao das unidades consumidoras esto contidas na ND-2.6. Esta edio corresponde reviso da ND-5.1/Dezembro 2009 e a cancela e substitui. Esta norma pode em qualquer tempo e sem prvio aviso, sofrer alteraes, no todo ou em parte, motivo pelo qual os interessados devem, periodicamente, consultar a Cemig quanto sua aplicabilidade atual. Esta norma, bem como as alteraes, podem ser acessadas atravs do endereo eletrnico www.cemig.com.br (dentro da pgina acesse Atendimento depois Normas Tcnicas depois ND-5.1 ) para consultar/baixar o arquivo da ND5.1 atualizado.

2. 2.1

CAMPO DE APLICAO Esta norma se aplica ao fornecimento de energia eltrica em tenso secundria aos seguintes casos: a) Edificaes individuais, com carga instalada igual ou inferior a 75 kW. b) Edificaes individuais com carga instalada superior a 75kW e demanda at 327kVA e que optem por atendimento em baixa tenso. O pedido do consumidor deve ser por escrito e estas unidades consumidoras sero atendidas por redes secundrias trifsicas (127/220V). c) Conjunto de unidades consumidoras em edificaes sem reas comuns de circulao que sero atendidas, portanto, por ramais de ligao e/ou de entrada individuais de acordo com o ANEXO C.

2.2

Esta norma no se aplica s unidades consumidoras: a) Localizadas em reas de transio de rede area para subterrnea ou em reas de rede subterrnea, as quais devem atender ao disposto na ND-5.5 (Fornecimento de Energia Eltrica em Tenso Secundria - Rede de Distribuio Subterrnea). b) Situadas em edificaes de uso coletivo e atendidas de acordo com as orientaes da ND-5.2. c) Caracterizadas por agrupamentos que apesar de no constiturem edificaes de uso coletivo, ou seja, possuem rea comum sem que esta constitua uma unidade consumidora (no h condomnio), devem ser atendidas tambm de acordo com as prescries da ND-5.2 (Fornecimento de Energia Eltrica em Tenso Secundria - Rede de Distribuio Area - Edificaes Coletivas). d) Que faam adeso ao sistema de compensao de energia, os quais devem atender a norma Cemig ND5.30 (Requisitos para a conexo de Acessantes ao Sistema de Distribuio Cemig Conexo em Baixa Tenso). e) Com demanda acima de 327kVA, que devem ser atendidas em mdia tenso atravs da ND-5.3 (Fornecimento de Energia Eltrica em Mdia Tenso Rede de Distribuio Area ou Subterrnea).

3.

DEFINIES

Os termos tcnicos utilizados nesta norma esto definidos nas normas da Associao Brasileira de Normas

Tcnicas ABNT e so complementados pelos seguintes:

ND - 5.1

1-4

3.1

Cabo Multiplexado

Cabo de cobre ou alumnio, formado pela reunio de um, dois ou trs condutores fase em torno do condutor neutro e sustentao, com isolao constituda por composto extrudado base de Polietileno Termoplstico (PE) ou Polietileno Reticulado (XLPE).

3.2

Caixa de Inspeo

o compartimento enterrado, com dimenses insuficientes para pessoas trabalharem em seu interior, intercalado em uma ou mais linhas de dutos convergentes, destinado a facilitar a passagem dos condutores e execuo de emendas.

3.3 3.3.1

Caixas de Medio e Proteo Caixas para medio direta

So caixas destinadas instalao do medidor de energia e do disjuntor (caixas monofsicas : CM-1 e CM-13 e polifsicas : CM-2 e CM-14. 3.3.2 Caixas para medio indireta

a caixa destinada instalao do medidor de energia, do disjuntor e dos transformadores de corrente (TC) (CM-3 e CM-3LVP). 3.3.3 Caixas para medio CM-4

Caixa para dois medidores polifsicos e chave de aferio. 3.3.4 Caixas para medio CM-9

Caixa modular para disjuntor e/ou transformadores de corrente. 3.3.5 Caixas para medio CM-18

Caixa modular para disjuntor e/ou transformadores de corrente.

3.4

Carga Especial

Equipamento que, pelas suas caractersticas de funcionamento ou potncia, possa prejudicar a qualidade do fornecimento a outros consumidores.

3.5

Carga Instalada

Soma das potncias nominais dos equipamentos eltricos instalados na unidade consumidora, em condies de entrar em funcionamento, expressa em quilowatts (kW).

3.6

Chave de Aferio

um dispositivo que possibilita a retirada do medidor do circuito, abrindo o seu circuito de potencial, sem interromper o fornecimento, ao mesmo tempo em que coloca em curto circuito o secundrio dos transformadores de corrente.

ND - 5.1

1-5

3.7

Condutor de proteo

o condutor que desviar a corrente de fuga para a terra que surge quando acontece falhas de funcionamento nos equipamentos eltricos energizando a carcaa metlica desses equipamentos, evitando acidentes.

3.8

Consumidor

a pessoa fsica ou jurdica, ou comunho de fato ou de direito legalmente representada, que solicitar Cemig o fornecimento de energia eltrica e assumir expressamente a responsabilidade pelo pagamento das contas e pelas demais obrigaes regulamentares e contratuais.

3.9

Demanda

Mdia das potncias ativas ou reativas, solicitadas ao sistema eltrico pela parcela da carga instalada em operao na unidade consumidora, durante um intervalo de tempo especfico, expressa em kVA.

3.10

Demanda Mxima

Mxima potncia eltrica, expressa em kVA, solicitada por uma unidade consumidora durante um perodo de tempo especificado.

3.11

Disjuntor Termomagntico

Dispositivo de manobra e proteo, capaz de conduzir correntes em condies normais e interromp-las automaticamente em condies anormais.

3.12

Distribuidora

Agente titular de concesso ou permisso federal para prestar o servio pblico de distribuio de energia eltrica.

3.13

Edificao Individual

toda e qualquer construo, reconhecida pelos poderes pblicos, contendo uma nica unidade consumidora.

3.14

Entrada de Servio

o conjunto constitudo pelos condutores, equipamentos e acessrios instalados entre o ponto de derivao da rede secundria da Cemig e a medio, inclusive. A entrada de servio abrange, portanto, do ramal de ligao at a conexo com o ramal interno.

3.15

Faixas de Servido

As faixas de servido, tambm chamadas de faixas de segurana, so reas do terreno com restrio imposta faculdade de uso e gozo do proprietrio, cujo domnio e uso atribudo a Cemig, para permitir a implantao, operao e manuteno do seu sistema eltrico. 3.15.1 A largura da faixa de segurana para redes de distribuio rurais at 23,1kV 15 metros, distribudos em 7,5 metros de cada lado em relao ao eixo da rede. 3.15.2 A largura da faixa de segurana para redes de distribuio rurais de 34,5kV 20 metros, distribudos em 10 metros de cada lado em relao ao eixo da rede.

ND - 5.1

1-6

3.15.3 A largura da faixa de segurana de uma linha de transmisso de energia eltrica (tenso igual ou superior a 69kV) deve ser determinada levando-se em conta o balano dos cabos devidos ao do vento, efeitos eltricos e posicionamento das fundaes de suportes e estais. Neste caso procurar a Cemig antes da construo do padro de entrada para a definio da largura da faixa de segurana pois esta definio ser pontual e depender do tipo da linha de transmisso.

3.16

Formulrio para Solicitao de Anlise de Rede Ligao Nova/Aumento

o formulrio utilizado para o atendimento s unidades consumidoras com proteo geral at 600A, disponvel no endereo eletrnico www.cemig.com.br (dentro da pgina acesse Agncia Virtual depois Normas Tcnicas depois Formulrio para Solicitao de Anlise de Rede Ligao Nova/Aumento).

3.17

Fornecimento Provisrio

Atendimento em carter provisrio a eventos temporrios que cessa com o encerramento da atividade.

3.18

Interligao ou Ligao Clandestina

a extenso das instalaes eltricas de uma unidade consumidora a outra ou da rede, revelia da Cemig.

3.19

Limite de Propriedade

So as demarcaes ou delimitaes evidentes que separam a propriedade do consumidor da via pblica e dos terrenos adjacentes de propriedade de terceiros, no alinhamento designado pelos poderes pblicos. Porta ou porto entre unidades consumidoras, ou seja, que no d acesso ao passeio pblico, no considerado demarcao ou delimitao evidente de separao fsica entre propriedades.

3.20

Medio Direta

a medio de energia efetuada atravs de medidores conectados diretamente aos condutores do ramal de entrada.

3.21

Medio Indireta

a medio de energia efetuada com auxlio de transformadores de corrente.

3.22

Padro de Entrada

a instalao compreendendo o ramal de entrada, poste ou pontalete particular, caixas, dispositivo de proteo, aterramento e ferragens, de responsabilidade do consumidor, preparada de forma a permitir a ligao da unidade consumidora rede da Cemig.

3.23

Pontalete

Suporte instalado na edificao do consumidor com a finalidade de fixar e elevar a altura de fixao do ramal de ligao.

3.24

Ponto de Entrega

o ponto at o qual a Cemig se obriga a fornecer energia eltrica, com participao nos investimentos necessrios, bem como, responsabilizando-se pela execuo dos servios de operao e de manuteno do

ND - 5.1

1-7

sistema, no sendo necessariamente o ponto de medio. Portanto o ponto de conexo do sistema eltrico da Cemig (ramal de ligao) com as instalaes eltricas da unidade consumidora (ramal de entrada).

3.25

Ponto de Medio

Local de instalao do(s) equipamento(s) de medio de energia eltrica da Cemig.

3.26

Poste Particular

Poste situado na propriedade do consumidor, com a finalidade de fixar, elevar e/ou desviar o ramal de ligao, permitindo tambm a instalao do ramal de entrada e a medio.

3.27

Ramal de Entrada

o conjunto de condutores e acessrios instalados pelos consumidores entre o ponto de entrega e a proteo geral ou quadro de distribuio geral (QDG).

3.28

Ramal de Entrada Embutido

o ramal de entrada instalado dentro de eletroduto que no passa pelo piso e para atendimento demanda at 95kVA.

3.29

Ramal de Entrada Subterrneo

o ramal de entrada instalado dentro de eletroduto que passa pelo piso.

3.30

Ramal de Ligao

o conjunto de condutores e acessrios instalados pela Cemig entre o ponto de derivao da rede secundria e o ponto de entrega.

3.31

Ramal Interno da Unidade Consumidora

o conjunto de condutores e acessrios instalados internamente nas unidades consumidoras, a partir de suas medies individualizadas.

3.32

RDA

Rede de Distribuio Area. a rede da Cemig onde os equipamentos e condutores so instalados de forma area a partir das subestaes. Como particularidade, essa rede pode ter vos de condutores que so instalados de forma subterrnea.

3.33

RDR

Rede de Distribuio Rural. a rede da Cemig instalada em rea rural dentro da propriedade particular do consumidor.

ND - 5.1

1-8

3.34

RDS

Rede de Distribuio Subterrnea. a rede da Cemig onde os equipamentos e condutores so instalados de forma subterrnea a partir das subestaes.

3.35

RDU

Rede de Distribuio Urbana. a rede da Cemig instalada em vias pblicas.

3.36

Unidade consumidora

So as instalaes de um nico consumidor, caracterizadas pela entrega de energia eltrica em um s ponto de entrega, com um s nvel de tenso e com medio individualizada.

3.37

Via Pblica

Toda rea de terreno destinada ao trnsito pblico e assim reconhecida pelos poderes competentes.

ND - 5.1

2-1

CONDIES GERAIS DE FORNECIMENTO

1.

ASPECTOS GERAIS

1.1 As edificaes individuais devem ser atendidas atravs de uma nica entrada de servio, cujos componentes esto especificados nos Captulos 3 e 4. 1.2 As unidades consumidoras somente sero ligadas aps vistoria e aprovao do padro de entrada pela Cemig, de acordo com as condies estabelecidas nesta norma. 1.3 O atendimento ao pedido de ligao no transfere a responsabilidade tcnica Cemig, quanto a segurana e integridade das instalaes eltricas internas da unidade consumidora. 1.4 O atendimento deve ser hbrido, onde aplicvel, conforme o Anexo C.

1.5 Ser necessrio a apresentao de autorizao do rgo ambiental competente e gestor da unidade de atendimento para a(s) ligao(es) da(s) unidade(s) consumidora(s) e/ou padro(es) de entrada de energia eltrica situado(s) em rea(s) de Preservao Permanente APP.

2.

PONTO DE ENTREGA

O ponto de entrega, que corresponde conexo do ramal de entrada do consumidor ao sistema eltrico da Cemig, identificado de acordo com as seguintes situaes:

2.1 RAMAL DE LIGAO AREO Para atendimento at 95kVA de demanda em local atendido por rede area , o ramal de ligao deve ser areo. Neste caso o ponto de entrega est situado junto ao poste ou pontalete da unidade consumidora ou junto parede da edificao localizados na divisa da propriedade com o passeio pblico e representado pela conexo entre os condutores do ramal de entrada embutido e do ramal de ligao areo (pingadouro), conforme o Desenho 1, pgina 7-3.

2.2 RAMAL DE LIGAO SUBTERRNEO Para atendimento demanda superior a 95 e menor ou igual a 327kVA em local atendido por rede area ou nos atendimentos em local com rede subterrnea, o ramal de ligao deve ser subterrneo. Neste caso o ponto de entrega est situado na caixa de inspeo instalada pelo consumidor no passeio pblico, junto divisa da propriedade e representado pela conexo entre os condutores dos ramais de entrada e de ligao subterrneos, conforme ilustrado pelo Desenho 30, pgina 7-45.

2.3 RAMAL DE ENTRADA SUBTERRNEO O ramal de entrada subterrneo deve ser instalado somente nos atendimentos previstos no item 2.2, pgina 2-1. Neste caso o ponto de entrega est situado na caixa de inspeo instalada pelo consumidor no passeio pblico, junto divisa da propriedade e representado pela conexo entre os condutores dos ramais de entrada e de ligao subterrneos, conforme ilustrado pelo Desenho 30, pgina 7-45.

3.

TENSES DE FORNECIMENTO

O fornecimento de energia efetuado em uma das seguintes tenses secundrias de baixa tenso: a) 127/220V, sistema trifsico, estrela com neutro multi-aterrado, frequncia 60 Hz; b) 127/254V, sistema bifsico com neutro multi-aterrado, frequncia 60 Hz.

ND - 5.1

2-2

4.

LIMITES DE FORNECIMENTO

4.1 O fornecimento de energia eltrica deve ser sempre efetuado em tenso secundria de distribuio s unidades consumidoras que apresentarem carga instalada igual ou inferior a 75 kW. 4.2 As unidades com carga instalada superior a 75kW tero o fornecimento em mdia tenso de distribuio de acordo com as prescries contidas na norma Cemig ND-5.3, exceto se o consumidor fizer a opo por fornecimento na baixa tenso conforme descrito no item 2.1.b, pgina 1-3. 4.3 A ligao de cargas especiais tais como mquinas de solda a transformador ou tipo motor-gerador, bem como de motores eltricos monofsicos e trifsicos, deve atender s limitaes definidas para cada tipo de fornecimento. 4.4 As unidades consumidoras com cargas acionadas por motores com partidas frequentes (ou simultneas) ou especiais (aparelhos de raios-X, mquinas de solda) cuja operao venha a introduzir perturbaes indesejveis na rede tais como flutuaes de tenso, rdio-interferncia, harmnicos, etc., prejudicando a qualidade do fornecimento a outras unidades sero notificadas pela Cemig quanto: a) s condies em que tais cargas podem operar; b) s alteraes no padro de entrada visando adequ-lo ao tipo de fornecimento compatvel com o funcionamento e as caractersticas eltricas destas cargas.

5.

TIPOS DE FORNECIMENTO

Os tipos de fornecimento so definidos em funo da carga instalada, da demanda, do tipo de rede e local onde estiver situada a unidade consumidora. NOTA: As unidades consumidoras no enquadradas nos tipos de fornecimento classificados a seguir devem ser objeto de estudo especfico pela Cemig, visando o dimensionamento de todos os componentes da entrada de servio.

5.1 5.1.1

Classificao das Unidades Consumidoras Tipo A: Fornecimento de energia a 2 fios (Fase -Neutro)

Abrange as unidades consumidoras urbanas ou rurais atendidas por redes de distribuio secundrias trifsicas (127V/220V) ou redes de distribuio secundrias bifsicas (127/254V), com carga instalada at 10kW e da qual no constem: a) motores monofsicos com potncia nominal superior a 2 cv; b) mquina de solda a transformador com potncia nominal superior a 2 kVA.

5.1.2

Tipo B: Fornecimento de energia a 3 fios (2 Condutores Fase -Neutro)

Abrange as unidades consumidoras situadas em reas urbanas ou rurais atendidas por redes de distribuio secundrias trifsicas (127/220V) ou redes de distribuio secundrias bifsicas (127/254V), que no se enquadram no fornecimento tipo A, com carga instalada at 15kW e da qual no constem: a) os aparelhos vetados ao fornecimento tipo A, se alimentados em 127V; b) motores monofsicos com potncia nominal superior a 5 cv, alimentados em 220V; c) mquina de solda a transformador com potncia nominal superior a 9kVA, alimentada em 220V.

ND - 5.1

2-3

5.1.3

Tipo C: Fornecimento de energia a 4 fios (3 Condutores Fase -Neutro)

5.1.3.1 Abrange as unidades consumidoras urbanas ou rurais a serem atendidas por redes de distribuio secundrias trifsicas (127/220V), com carga instalada entre 15,1 kW a 75,0kW, que no se enquadram nos fornecimentos tipo A e B e da qual no constem: a) b) c) d) e) os aparelhos vetados aos fornecimentos tipo A, se alimentados em 127V; motores monofsicos com potncia nominal superior a 5cv, alimentados em 220V; motores de induo trifsicos com potncia nominal superior a 15cv. mquina de solda tipo motor-gerador com potncia nominal superior a 30kVA; mquina de solda a transformador com potncia nominal superior a 9kVA, alimentada em 220V - 2 fases ou 220V - 3 fases em ligao V-v invertida; f) mquina de solda a transformador com potncia nominal superior a 30kVA e com retificao em ponte trifsica, alimentada em 220V-3 fases.

5.1.3.2 Na ligao de motores de induo trifsicos com potncia nominal superior a 5cv devem ser utilizados dispositivos auxiliares de partida, conforme indicado na Tabela 7, pgina 6-9. As caractersticas destes dispositivos esto descritas na Tabela 8, pgina 6-10.

5.1.4

Tipo D: Fornecimento de Energia a 3 fios (2 Condutores Fase-Neutro)

Abrange as unidades consumidoras situadas em reas rurais, obrigatoriamente atendidas por redes de distribuio secundrias bifsicas, com transformadores exclusivos (secundrio 127/254V), com carga instalada at 37,5kW e da qual no constem: a) os aparelhos vetados aos fornecimentos tipo A, se alimentados em 127V; b) motores monofsicos com potncia nominal superior a 10cv, alimentados em 220V (mesmo que a unidade consumidora esteja nas faixas D2 a D5 da Tabela 3, pgina 6-4). Neste tipo de atendimento o transformador instalado dentro da propriedade rural do consumidor. Esse transformador no possui o secundrio conectado rede de baixa tenso da Cemig.

5.1.4.1 Motores monofsicos com potncias nominais de 12,5cv e 15cv podem ser ligados neste tipo de fornecimento, desde que utilizados os dispositivos auxiliares de partida indicados na Tabela 7, pgina 6-9. As caractersticas destes dispositivos esto descritas na Tabela 8, pgina 6-10.

5.1.5

Tipo E: Fornecimento de Energia a 4 Fios (3 Fases-Neutro)

Abrange as unidades consumidoras situadas em reas rurais, obrigatoriamente atendidas por redes de distribuio trifsicas rurais de mdia tenso e com transformadores trifsicos exclusivos (127/220V), com carga instalada at 75kW e da qual no constem: a) motores de induo trifsicos com potncia nominal superior a 50cv. b) motores monofsicos com potncia nominal superior a 10cv, alimentados em 220V. c) mquinas de solda vetadas ao fornecimento Tipo C. Neste tipo de atendimento o transformador instalado dentro da propriedade rural do consumidor. Esse transformador no possui o secundrio conectado rede de baixa tenso da Cemig.

5.1.5.1 Motores trifsicos com potncias nominais de 60cv e 75cv, bem como motores monofsicos com potncias nominais de 12,5 cv e 15cv podem ser ligados neste tipo de fornecimento, desde que utilizados os dispositivos auxiliares de partida indicados na Tabela 7, pgina 6-9. As caractersticas destes dispositivos esto descritos na Tabela 8, pgina 6-10.

ND - 5.1

2-4

5.1.6

Tipo F: Fornecimento de Energia a 4 Fios (3 condutores Fase - Neutro)

Abrange as unidades consumidoras individuais com carga instalada superior a 75kW e demanda at 327kVA situadas em reas urbanas ou rurais da qual no constem as cargas vetadas para o fornecimento tipo C e que optem por atendimento em baixa tenso. O pedido do consumidor deve ser por escrito. Estas unidades consumidoras sero atendidas por redes de distribuio secundrias trifsicas (127/220V). 5.2 NOTA

A ligao de cargas com caractersticas eltricas alm dos limites estabelecidos para os fornecimentos dos tipos A a F, pode ser efetuada desde que haja liberao prvia da Cemig, que analisar suas possveis perturbaes na rede de distribuio e unidades consumidoras vizinhas.

6.

CONSULTA PRVIA

6.1 Antes de construir ou adquirir os materiais para a execuo do seu padro de entrada, o consumidor deve procurar uma Agncia de Atendimento da Cemig visando obter, inicialmente, informaes orientativas a respeito das condies de fornecimento de energia sua unidade consumidora. 6.2 As informaes orientativas esto contidas em publicaes especiais da Cemig (distribuio gratuita) denominadas "Manual do Consumidor", que apresentam as primeiras providncias a serem tomadas pelos consumidores relativas a: a) b) c) d) e) f) verificao da posio da rede de distribuio em relao ao imvel; definio do tipo de fornecimento; carga instalada a ser ligada; localizao e escolha do tipo de padro; verificao do desnvel da edificao em relao posteao da rede; identificao clara da numerao da edificao; a numerao predial deve ser legvel, indelvel e seqencial. g) perfeita demarcao da propriedade, tanto de unidades consumidoras localizadas em reas urbanas quanto de unidades consumidoras localizadas em reas rurais;

6.3 A Cemig se reserva no direito de no efetuar a ligao caso a carga declarada no estiver compatvel com a carga instalada no local. 6.4 Em alguns casos, aps a definio do tipo de atendimento, deve ser gerado um pedido de estudo de rede. O consumidor deve aguardar os resultados, para somente aps solicitar a vistoria do padro e a ligao da unidade consumidora. 6.5 Os materiais e equipamentos aprovados para uso nos padres de entrada constam do Manual do Consumidor n 11 que pode ser obtido nas lojas de material eltrico e Agncias de Atendimento da Cemig.

7. 7.1

PEDIDO DE LIGAO Requisitos Gerais

7.1.1 Aps realizados os esclarecimentos preliminares aos consumidores sobre as condies gerais do fornecimento de energia, a Cemig deve solicitar-lhes a formalizao do pedido de ligao. 7.1.2 Para as solicitaes de ligaes novas ou aumento de carga acima de 75kW de carga instalada e at 327kVA de demanda, o consumidor deve apresentar Cemig o formulrio Solicitao de Anlise de Rede Ligao Nova / Aumento de Carga preenchido, que se encontra disponvel no endereo eletrnico www.cemig.com.br (dentro da pgina acesse Atendimento depois Normas Tcnicas ), juntamente com uma cpia da ART de projeto e o documento Opo de Atendimento em Baixa Tenso. O documento Opo de Atendimento em Baixa Tenso pode ser solicitado nas Agncias de Atendimento da Cemig.

ND - 5.1

2-5

7.1.3 A Cemig somente efetuar a ligao de obras, definitiva ou provisria , aps a vistoria e aprovao dos respectivos padres de entrada que devem atender s prescries tcnicas contidas nesta norma. 7.1.4 A Cemig se reserva no direito de vistoriar as instalaes eltricas internas da unidade consumidora e no efetuar a ligao caso as prescries das NBR 5410 e 5419 no tenham sido seguidas em seus aspectos tcnicos e de segurana.

7.2

Ligao Provisria

7.2.1 Caracterizam-se por serem efetuadas com ou sem medio, por um prazo mximo de 3 (trs) meses e atravs de somente um padro de entrada para cada unidade consumidora. 7.2.2 As ligaes provisrias destinam-se ligao de parques de diverses, circos, feiras e exposies agropecurias, comerciais ou industriais, solenidades festivas, vendedores ambulantes e obras pblicas, com demanda igual ou inferior a 300kVA. Se a ligao provisria for com medio, deve ser utilizado um dos padres de entrada especificados no Captulo 7 para atendimento na baixa tenso. Caso contrrio, o padro de entrada fica restrito instalao de proteo geral de baixa tenso correspondente carga instalada ou demanda prevista para o evento. Quando aplicvel, o padro de entrada pode resumir-se na montagem do kit previsto no Desenho 53, pgina 7-69, que padronizado para ligao provisria em situaes de corte para conserto. 7.2.3 A instalao do padro de entrada deve atender s demais exigncias desta norma.

7.2.4 Na Tabela 19, pgina 6-19, constam os dimensionamentos dos disjuntores e condutores a serem utilizados nas ligaes provisrias monofsicas, bifsicas e trifsicas at a demanda de 75kVA. 7.2.5 No caso de atendimento na mdia tenso com medio deve ser construda uma subestao conforme as exigncias da ND-5.3. Caso contrrio, o consumidor deve providenciar a instalao de uma estrutura na divisa da propriedade particular com o passeio ou via pblica. Esta estrutura ser o ponto de entrega. A partir deste ponto de entrega o consumidor instalar equipamentos e rede de sua propriedade. 7.2.6 O atendimento na mdia tenso com ou sem medio fica condicionado apresentao de projeto eltrico conforme os critrios estabelecidos na norma ND-5.3 (Fornecimento de Energia Eltrica em Mdia Tenso). 7.2.7 Excepcionalmente no caso de parque de exposies agropecurias, comerciais ou industriais, o atendimento pode ser feito atravs de uma entrada de energia eltrica em baixa tenso para a ligao do padro definitivo de uso individual ou de uso coletivo e de outra entrada de energia eltrica em baixa ou mdia tenso para a ligao provisria.

7.3

Ligao de Obras

7.3.1 Caracteriza-se como ligao de obras aquela efetuada com medio, sem prazo definido, para o atendimento das obras de construo ou reforma da edificao. 7.3.2 O consumidor deve apresentar a relao de cargas a serem utilizadas durante a obra para a definio do tipo de fornecimento aplicvel. 7.3.3 O padro de entrada pode corresponder a qualquer um dos tipos apresentados nesta norma, sendo os mais indicados o padro pr-fabricado em ao conforme o Desenho 15, pgina 7-27 ou o padro instalado em poste conforme o Desenho 13, pgina 7-23. 7.3.4 Juntamente com o pedido de ligao de obras o consumidor deve apresentar tambm a relao de cargas para a ligao definitiva, bem como as distncias em relao s edificaes limtrofes, quando sua edificao possuir mais de um pavimento e for construda do mesmo lado da rede da Cemig e prxima divisa.

ND - 5.1

2-6

7.4

Ligao Definitiva

7.4.1 As ligaes definitivas correspondem s ligaes das unidades consumidoras com medio e em carter definitivo de acordo com um dos padres indicados nesta norma. 7.4.2 A Cemig efetuar o desligamento da ligao de obras por ocasio da execuo da ligao definitiva.

7.4.3 O padro de entrada utilizado na ligao de obras pode ser mantido na unidade consumidora para a ligao definitiva, desde que a carga instalada declarada pelo consumidor seja compatvel com as especificaes do padro j existente. 7.4.4 caso. 8. O consumidor pode solicitar a mudana do local do padro existente para a ligao definitiva, se for o

AUMENTO DE CARGA

8.1 Aumentos de carga devem ser solicitados Cemig para anlise das modificaes que se fizerem necessrias na rede e no padro de entrada. 8.2 No caso de haver previso futura de aumento de carga, permite-se ao consumidor instalar caixa para medio polifsica, bem como dimensionar eletrodutos, condutores e poste/pontalete em funo da carga futura. O nmero de condutores fase e o disjuntor devem ser compatveis com o tipo de ligao do padro de entrada (conforme a carga instalada no momento da ligao). 8.3 Na ocasio do pedido de aumento de carga, o consumidor deve alterar a proteo e instalar os demais condutores fase com as mesmas caractersticas dos condutores fase existentes, sujeitando-se, ento, s condies do pedido de ligao.

9.

DESMEMBRAMENTO DE MEDIES

9.1 A edificao individual que, a qualquer tempo, venha a ser subdividida ou transformada em edificao de uso coletivo ou em agrupamento com mais de uma unidade consumidora, deve ter seu padro de entrada modificado de acordo com as prescries da ND-5.2 (Fornecimento de Energia Eltrica em Tenso Secundria - Rede de Distribuio Area - Edificaes Coletivas). 9.2 As instalaes eltricas internas das unidades consumidoras que resultarem da subdiviso de qualquer propriedade, devem ser alteradas visando adequ-las medio e proteo individualizadas, observadas as condies no permitidas, indicadas no item 13, pgina 2-7. 9.3 As unidades consumidoras situadas em reas perifricas de centros urbanos tais como stios e chcaras, contendo vrias benfeitorias que utilizam energia eltrica, devem ser atendidas atravs de uma nica entrada de servio, em princpio com medio nica. No caso destas benfeitorias serem cedidas a terceiros, permitido aos consumidores modificar o padro de entrada para a instalao de medies individualizadas, desde que sejam atendidos por uma nica entrada de servio dimensionada de acordo com a ND-5.2 (Fornecimento de Energia Eltrica em Tenso Secundria - Rede de Distribuio Area - Edificaes Coletivas).

10.

GERAO PRPRIA E SISTEMAS DE EMERGNCIA

10.1 No permitido o paralelismo de geradores de propriedade do consumidor com o sistema eltrico da Cemig. 10.2 Para evitar tal paralelismo, deve ser prevista a instalao de uma chave reversvel de acionamento manual ou eltrico, com intertravamento mecnico, separando os circuitos do gerador particular e da rede de distribuio da Cemig.

ND - 5.1

2-7

10.3 Este equipamento deve ser previamente aprovado pela Cemig e deve ser lacrado por ocasio da ligao definitiva da unidade consumidora. Ao consumidor somente ser permitido o acesso ao dispositivo de acionamento do mesmo. 10.4 No caso de circuitos de emergncia, supridos pelos geradores particulares, os mesmos devem ser instalados independentemente dos demais circuitos, em eletrodutos exclusivos, passveis de serem vistoriados pela Cemig. vetada qualquer interligao dos circuitos de emergncia com a rede da Cemig.

11.

SISTEMA DE PREVENO E COMBATE A INCNDIO

11.1 Nas instalaes de preveno e combate a incndios, os conjuntos motobombas de recalque devem ser alimentados por circuitos eltricos independentes, de forma a permitir o desligamento de todas as instalaes eltricas, sem prejuzo do funcionamento dos conjuntos de motobombas. 11.2 A Cemig estabelece as seguintes prescries para a ligao das cargas que contenham sistema hidrulico de combate a incndio (sprinklers e hidrantes internos dotados de mangueira e esguicho): a) A derivao para os circuitos dos conjuntos de motobombas deve ser feita aps a medio da Cemig conforme o Desenho 49, pgina 7-65. b) Junto proteo do sistema de preveno e combate a incndio deve ser colocada plaqueta indicativa com instrues para desligamento da devida proteo, em caso de emergncia/incndio. 11.3 A Cemig pode exigir que o cliente ou responsvel tcnico apresente declarao do Corpo de Bombeiros informando que, para aquele edifcio, o sistema de preveno e combate a incndio obrigatrio pela postura municipal.

12. ATENDIMENTO CARGA INSTALADA SUPERIOR A 75kW E DEMANDA AT 327kVA


12.1 O cliente pode optar por atendimento em baixa tenso quando a carga instalada for superior a 75kW e a demanda for at 327kVA. Esta unidade consumidora ser atendida por redes secundrias trifsicas (127/220V).

12.1.1 Demanda at 95kVA O atendimento ser atravs de ramal de ligao areo com ponto de entrega no pingadouro do padro de entrada. 12.1.2 Demanda maior que 95kVA e menor ou igual a 327kVA O atendimento ser atravs de ramal de ligao e de entrada subterrneos com ponto de entrega na caixa de inspeo localizada no passeio pblico e instalada na divisa com a propriedade particular.

13.

CONDIES NO PERMITIDAS

As seguintes situaes no so permitidas, sob pena de suspenso do fornecimento de energia eltrica: 13.1 interligao entre instalaes eltricas de unidades consumidoras, mesmo que o fornecimento seja gratuito. 13.2 interferncia de pessoas no credenciadas pela Cemig aos seus equipamentos de medio, inclusive violao de lacres. 13.3 instalao de condutores conduzindo energia no medida na mesma tubulao contendo condutores conduzindo energia j medida.

ND - 5.1

2-8

13.4 medio nica a mais de uma unidade consumidora ou mais de uma medio em uma nica unidade consumidora. 13.5 ligao de cargas com potncia nominal acima dos limites estabelecidos para o tipo de fornecimento existente na unidade consumidora. 13.6 ligao de cargas que no constem da relao apresentada e que venha a introduzir perturbaes indesejveis na rede da Cemig, tais como flutuaes de tenso, rdio interferncia (aparelhos de raios-X, equipamentos de eletrogalvanizao, etc) e harmnicos. Neste caso a Cemig notificar o consumidor que as alteraes necessrias em seu sistema eltrico para o atendimento de tais cargas, sero executadas s expensas do consumidor. 13.7 unidade consumidora com dois nveis de tenses.

13.8 deficincia tcnica e/ou de segurana das instalaes da unidade consumidora que oferea risco iminente de danos a pessoas ou bens, inclusive ao funcionamento do sistema eltrico da concessionria. 13.9 no pode ter condutor sobrando (desenergizado) dentro do eletroduto utilizado para ramal de entrada (energia no medida) e de sada (energia medida). 13.10 disjuntor incompatvel com o tipo de fornecimento.

14

SUSPENSO DO FORNECIMENTO DE ENERGIA ELTRICA

14.1 A Cemig pode suspender o fornecimento de energia eltrica de imediato quando verificar a ocorrncia das seguintes situaes: a) ocorrncia de qualquer procedimento cuja responsabilidade no lhe seja atribuda e que tenha provocado faturamento inferior ao correto, ou no caso de no haver faturamento; b) revenda ou fornecimento de energia eltrica a terceiros sem a devida autorizao federal; c) ligao clandestina, religao revelia, e deficincia tcnica e/ou de segurana das instalaes da unidade consumidora, que oferea risco iminente de danos a pessoas ou bens, inclusive ao funcionamento do sistema eltrico da Cemig; ou d) em eventual emergncia que surgir em seu sistema. 14.2 A Cemig tambm deve suspender o fornecimento de energia eltrica aps prvia comunicao formal ao consumidor, nas seguintes situaes: a) Por atraso do consumidor no pagamento da fatura relativa prestao de servio pblico de energia eltrica; b) Por atraso do consumidor no pagamento de despesas provenientes de servios prestados pela Cemig; c) Por existncia de equipamento que ocasione perturbaes ao sistema eltrico de distribuio; d) Por aumento de carga no autorizado pela Cemig; e) Por deficincia tcnica e/ou de segurana das instalaes eltricas da unidade consumidora; f) Quando encerrado o prazo acordado com o consumidor para o fornecimento provisrio, e o mesmo no tiver atendido s exigncias para a ligao definitiva; g) Por travessia do ramal de ligao sobre terrenos de terceiros; h) Por dano ocasional em equipamento de medio pertencente Cemig; i) Por qualquer modificao no dimensionamento geral da proteo, sem autorizao da Cemig; j) Se for vedada a fiscalizao da medio; ou k) Quando existir algum empecilho tais como veculos, material de construo, mveis, etc, que dificulte ou impea o acesso s medies.

ND - 5.1

2-9

15.

MUDANA DE LOCAL DO PADRO DE ENTRADA

15.1 No caso de mudana de local do padro de entrada pelo motivo de mau estado de conservao , no necessria a apresentao do Formulrio para Solicitao de Anlise de Rede Ligao Nova/Aumento de Carga, desde que no haja alterao de carga e/ou mudana da rede da Cemig onde o padro ligado atualmente. Caso contrrio, o atendimento fica condicionado apresentao do formulrio citado anteriormente para atendimento trifsico.

16.

UNIFICAO DE MEDIES

16.1 A edificaes que, a qualquer tempo, venha a ser unificadas e transformada em edificao de uso coletivo, devem ter o atendimento atravs de uma nica entrada de energia conforme a ND-5.2 (Fornecimento de Energia Eltrica em Tenso Secundria Rede de Distribuio Area - Edificaes Coletivas).

ND - 5.1

3-1

INSTALAES DE RESPONSABILIDADE DA CEMIG

1.

RAMAL DE LIGAO

1.1

GERAL

A instalao dos ramais de ligao feita exclusivamente pela Cemig, a partir da estrutura da rede por ela designada, de acordo com as prescries estabelecidas para cada tipo de ramal. Toda unidade consumidora deve ser atendida atravs de um nico ramal de ligao.

1.2

RAMAL DE LIGAO AREO

A instalao do ramal de ligao areo deve ser efetuada nos atendimentos atravs de rede de distribuio area com demanda igual ou menor que 95kVA, independentemente da unidade consumidora estar localizada do mesmo lado ou lado contrrio da rede da Cemig.

1.2.1

REQUISITOS PARA INSTALAO

1.2.1.1 O ramal de ligao pode entrar por qualquer lado da edificao desde que no corte terreno de terceiros e que seja de fcil acesso para as equipes de construo, manuteno e operao da Cemig. 1.2.1.2 Os condutores do ramal devem ser instalados de forma a se obter as seguintes distncias mnimas, medidas na vertical entre o ponto de maior flecha e o solo (Ver Desenho 1, pgina 7-3): a) em reas urbanas - ruas, avenidas ............................................................................................................. 5,50 metros - vias pblicas exclusivas de pedestres .......................................................................... 3,50 metros - entradas de prdios e demais locais de uso restrito a veculos .................................... 4,50 metros b) em reas rurais - vias exclusivas de pedestre (Nota c) .......................................................................... 6,00 metros - Estradas rurais e reas de plantio com trfego de mquinas agrcolas ........................ 6,00 metros c) em rodovias federais .................................................................................................... 7,00 metros d) em ferrovias no eletrificadas e no eletrificveis ........................................................ 6,00 metros

OBSERVAES: a) Em ferrovias eletrificadas ou eletrificveis, a distncia mnima do condutor ao boleto dos trilhos de 12 metros para tenses at 36,2kV; b) Em rodovias estaduais, a distncia mnima do condutor ao solo deve obedecer legislao especfica do rgo estadual. Na falta de regulamentao estadual, obedecer aos valores citados acima. c) Esta distncia definida no item 3, pgina 3-1 da ND-2.2 (Instalaes Bsicas de Redes de Distribuio Areas Rurais), verso setembro/2012. As demais distncias so definidas pela NBR 15688/2012.

ND - 5.1

3-2

1.2.1.3 Os valores mximos das flechas dos condutores do ramal de ligao devem ser compatveis com as alturas mnimas acima indicadas e com as traes de montagem recomendadas pela Tabela 17, pgina 6-17. 1.2.1.4 O comprimento mximo do ramal de ligao em rea urbana 30 metros medidos a partir da base do poste da Cemig at a divisa da propriedade do consumidor com a via pblica (ponto de entrega), onde deve ser construdo o padro de entrada para ancoragem e conexo do ramal de ligao ao ramal de entrada; Para os atendimentos previstos no item 2.2.2.1, pgina 3-5, onde o ponto de entrega pode se deslocar em at 6 metros para dentro da propriedade do consumidor, o comprimento mximo do ramal de ligao tambm deve ser de 30 metros. 1.2.1.5 O comprimento mximo do ramal de ligao em rea rural 30 metros medidos a partir da base do poste da Cemig at o padro de entrada do consumidor. 1.2.1.6 Na instalao do ramal exigido que seus condutores: a) no cortem terrenos de terceiros; b) no passem sobre reas construdas; c) devem ficar fora do alcance de janelas, sacadas, telhados, terraos, muros, escadas, sadas de incndio ou locais anlogos; d) devem ficar a uma distncia horizontal igual ou superior a 1,20 metros de janelas; e) devem ficar a uma distncia vertical igual ou superior a 3,50 metros acima do piso de sacadas, terraos ou varandas; f) devem ficar a uma distncia vertical igual ou superior a 0,50 metro abaixo do piso de sacadas, terraos, varandas ou telhados (beiral); g) devem ter afastamento mnimo de 0,50 m de fios e cabos de telefonia.

1.2.2

CONDUTORES E ACESSRIOS

1.2.2.1 Os cabos do ramal de ligao areo so do tipo multiplex, constitudos por um, dois ou trs condutor(es) de alumnio isolado(s) com funo de condutor(es), fase torcido(s) em torno de um condutor de alumnio nu, com funes de condutor neutro e de elemento de sustentao dos demais. Os cabos multiplex por tipo de ligao so os seguintes: a) ligao 2 fios: duplex, com isolao do condutor fase em PE-70C para 0,6/1kV e condutor neutro, de alumnio simples; b) ligao a 3 fios: triplex, com isolao e tipo de neutro idnticos aos duplex; c) ligao a 4 fios: quadruplex, com isolao dos condutores fase em XLPE-90 C para 0,6/1kV e condutor neutro de alumnio-liga. 1.2.2.2 O dimensionamento dos cabos multiplex para os diversos tipos de fornecimento deve ser feito de acordo com a Tabela 6, pgina 6-8. 1.2.2.3 Para fixao do cabo multiplex na parede da edificao ou no poste/pontalete do consumidor, deve ser utilizado um dos seguintes sistemas de ancoragem (ver Desenho 38, pgina 7-54): a) parafuso olhal, para instalao em poste ou pontalete; b) armao secundria de um ou dois estribos, de ao, zincada por imerso a quente, com isolador tipo roldana para instalaes em poste, pontalete ou parede; c) chumbador-olhal, para instalao em parede. 1.2.2.4 O encabeamento do condutor neutro do cabo multiplex no poste da Cemig e no padro de entrada do consumidor, deve ser feita atravs de alas preformadas, de acordo com a ND-2.1 e detalhes do Desenho 4, pgina 7-6, respectivamente. 1.2.2.5 As conexes das fases do ramal de ligao rede secundria isolada devem ser executadas atravs de conectores tipo perfurao, cuja instruo de montagem se encontra na ND-2.7 (Instalaes Bsicas de Redes de Distribuio Areas Isoladas). As conexes do condutor neutro do ramal de ligao devem ser executadas

ND - 5.1

3-3

atravs de conectores tipo cunha de cobre (sees at 70mm, inclusive) e de compresso formato H (sees acima de 70mm), de acordo com a ND-2.1 (Instalaes Bsicas de Redes de Distribuio Areas Urbanas). 1.2.2.6 As conexes do ramal de ligao rede secundria nua devem ser executadas atravs de conectores tipo cunha de cobre (sees at 70mm, inclusive) e de compresso formato H (sees acima de 70mm), de acordo com a ND-2.1. 1.2.2.7 As conexes do ramal de ligao ao ramal de entrada devem ser feitas atravs de conectores tipo cunha de cobre ou de perfurao (sees at 35mm, inclusive) e de compresso formato H (sees acima de 35mm).

1.3

RAMAL DE LIGAO SUBTERRNEO

A instalao do ramal de ligao subterrneo deve ser efetuada somente nos atendimentos atravs de rede de distribuio subterrnea e nos atendimentos atravs de rede de distribuio area quando o consumidor opta por atendimento em baixa tenso para uma demanda maior que 95kVA e menor ou igual a 327kVA.

1.3.1

REQUISITOS PARA INSTALAO

1.3.1.1 Na instalao do ramal de ligao subterrneo exigido que seus condutores:

a) no cortem terrenos de terceiros; b) no sejam enterrados diretamente no solo; c) no apresentem emendas dentro de dutos e caixas intermedirias de inspeo; somente na caixa de inspeo localizada na divisa da propriedade do consumidor com o passeio pblico (ponto de entrega) existir uma emenda que ser entre o ramal de ligao e o ramal de entrada para os atendimentos com ramal de ligao subterrneo em baixa tenso. d) no apresentem emendas dentro de dutos e caixas intermedirias de inspeo at a bucha primria do transformador para os atendimentos com ramal de ligao subterrneo em baixa tenso.

1.3.1.2 O ramal de ligao subterrneo deve entrar preferencialmente pela frente da edificao, respeitando-se as posturas municipais quando cruzar vias pblicas com trnsito de veculos. No caso de edificaes situadas em esquina, permitida a ligao por qualquer um dos lados da propriedade. 1.3.1.3 O comprimento mximo admitido de 30m, medido a partir da base do poste de derivao, at a caixa de inspeo instalada no passeio junto divisa da propriedade do consumidor. 1.3.1.4 Os condutores do ramal de ligao subterrneo devem ser fisicamente protegidos desde a derivao da rede da Cemig at a primeira caixa de passagem localizada junto ao poste da rede da Cemig ou na divisa da propriedade particular com o passeio pblico por eletrodutos de ao por imerso a quente popularmente conhecido como eletroduto pesado conforme as caractersticas constantes da NBR 5598 e do Desenho 37, pgina 7-53. 1.3.1.5 Os condutores do ramal de ligao subterrneo devem ser fisicamente protegidos entre as caixas de passagem localizadas no passeio pblico por eletroduto de PVC rgido conforme as caractersticas constantes do Desenho 35, pgina 7-51, espiralado corrugado flexvel em polietileno de alta densidade conforme a NBR 13898 (somente podem ser utilizados os dutos aprovados pela rea de rede de distribuio eltrica) e as caractersticas constantes do Desenho 36, pgina 7-52 ou eletrodutos de ao por imerso a quente popularmente conhecido como eletroduto pesado conforme as caractersticas constantes da NBR 5598 e do Desenho 37, pgina 7-53. 1.3.1.6 O(s) eletroduto(s) de ao instalado(s) na descida junto ao poste da Cemig deve(m) ser identificado(s) com o(s) nmero(s) da(s) respectiva(s) edificao(es) de forma legvel e indelvel e deve(m) ser instalado(s) conforme indicado no Desenho 30, pgina 7-45.

ND - 5.1

3-4

1.3.1.7 As conexes subterrneas devem ser isoladas atravs da aplicao de fitas auto-fuso e isolante. 1.3.1.8 O(s) eletroduto(s) que protege(m) o ramal de ligao deve(m) ser envelopado(s) com concreto e aps o envelopamento deve ser colocada uma faixa de advertncia de acordo com o Desenho 30, pgina 7-45. 1.3.1.9 O ramal de ligao subterrneo deve ser to retilneo quanto possvel, com inclinao mnima de 0,5% para as caixas de inspeo (de tal forma que quando for executada a drenagem das caixas no haja acmulo de gua nos mesmos), instaladas de acordo com os requisitos do Captulo 4, item 6, pgina 4-9. 1.3.1.10 Devem ser previstas caixas de inspeo de acordo com o indicado no item 6, pgina 4-8.

1.3.1.11 O reaterro pode ser feito com o prprio material retirado da vala, sob o passeio ou via pblica, isento de elementos que possam danificar os eletrodutos durante a compactao da vala. O revestimento final da vala deve ter uma camada mnima de 0,20m para "reaterro + pavimentao". 1.3.1.12 O revestimento deve ser executado com materiais de mesma qualidade, tipo e aparncia dos existentes anteriormente, utilizando-se tcnicas adequadas de modo a evitar deformaes no passeio ou via pblica. 1.3.1.13 Devem ser deixadas, no interior das caixas de inspeo, folga de 1,0m de comprimento dos condutores. Em caso de curva nos eletrodutos, o raio mnimo deve ser de 8 vezes o dimetro externo do cabo. 1.3.1.14 Podem descer at quatro eletrodutos com circuitos de energia eltrica por poste da rede da Cemig, correspondendo a at seis ramais de entrada ou de ligao subterrneos, desde que a soma das demandas dos diferentes ramais subterrneos no ultrapasse 327 kVA. No p do poste deve ter apenas uma caixa de passagem compartilhada.

1.3.2 RAMAL DE LIGAO SUBTERRNEO EM BAIXA TENSO Alm dos requisitos para instalao, o ramal de ligao subterrneo em baixa tenso, para atendimento das edificaes com demanda entre 95 e 327kVA deve atender ainda as seguintes exigncias:

1.3.2.1 os condutores fase e neutro devem ser cabos unipolares de alumnio, isolados com XLPE 90C para 0,6/1kV. 1.3.2.2 O condutor neutro deve ser marcado de forma indelvel, visando diferenci-lo dos demais condutores. 1.3.2.3 As conexes das fases do ramal de ligao rede secundria isolada devem ser executadas atravs de conectores tipo perfurao, cuja instruo de montagem se encontra na ND-2.7 (Instalaes Bsicas de Redes de Distribuio Areas Isoladas). As conexes do condutor neutro do ramal de ligao devem ser executadas atravs de conectores tipo cunha de cobre (sees at 70mm, inclusive) e de compresso formato H (sees acima de 70mm), de acordo com a ND-2.1 (Instalaes Bsicas de Redes de Distribuio Areas Urbanas). 1.3.2.4 As conexes do ramal de ligao rede secundria nua devem ser executadas atravs de conectores tipo cunha de cobre (sees at 70mm, inclusive) e de compresso formato H (sees acima de 70mm), de acordo com a ND-2.1. 1.3.2.5 As conexes do ramal de ligao ao ramal de entrada devem ser feitas atravs de conectores tipo cunha de cobre ou de perfurao (sees at 35mm, inclusive) e de compresso formato H (sees acima de 35mm). 1.3.2.6 Os dimensionamentos dos condutores e respectivos eletrodutos esto indicados nas Tabelas 1 a 5, pginas 6-2 a 6-8. 1.3.2.7 Quando o ramal de ligao for constitudo por mais de um condutor por fase, deve ser distribudo nos

ND - 5.1

3-5

eletrodutos de tal forma que em cada eletroduto passe um circuito trifsico completo (fases A, B, C e neutro).

2. 2.1

MEDIO ASPECTOS GERAIS

2.1.1 Os equipamentos de medio, tais como, medidores de energia, transformadores de corrente e chaves de aferio da Cemig, somente so instalados e ligados aps vistoria e aprovao do padro de entrada. 2.1.2 Na Tabela 6, pgina 6-8 so apresentadas para cada faixa de fornecimento, as relaes de "corrente nominal/corrente mxima" dos medidores de kWh e de transformao para os TC. 2.1.3 Os critrios de aplicao e de ligao dos equipamentos de medio devem seguir as orientaes da ND-5.6 e dos Desenhos 50, 51 e 52, pginas 7-66, 7-67 e 7-68. 2.1.4 Os medidores eletrnicos utilizados em unidades consumidoras irrigantes devem ter sua alimentao derivada antes da proteo geral da instalao conforme os Desenhos 51 e 52, pginas 7-67 e 7-68. 2.1.4 Os medidores eletrnicos utilizados em unidades consumidoras, exceto as unidades consumidoras irrigantes, devem ter sua alimentao derivada aps a proteo geral da instalao conforme o Desenho 50, pginas 7-66.

2.2 2.2.1

LOCALIZAO GERAL

2.2.1.1 No permitida a instalao da medio em locais sem iluminao, sem condies de segurana e de difcil acesso, tais como: a) b) c) d) e) f) g) escadas e rampas; interiores de vitrines; reas entre prateleiras; pavimentos superiores; locais sujeitos a gases corrosivos, inundaes e trepidaes excessivas; proximidades de mquinas, bombas, reservatrios, foges e caldeiras. banheiros, cozinhas, salas e dormitrios.

2.2.1.2 Ocorrendo modificaes na edificao que tornem o local da medio incompatvel com os requisitos j mencionados, o consumidor deve preparar novo local para a instalao dos equipamentos de medio da Cemig.

2.2.2

REA URBANA

2.2.2.1 O padro de entrada deve ser construdo no limite da propriedade da edificao com o passeio pblico e com a leitura para a via pblica conforme um dos modelos constantes do Captulo 7. Opcionalmente, para as unidades consumidoras abaixo o padro de entrada pode ser instalado no interior dessas unidades admitindo-se um afastamento mximo de 6 metros do limite da propriedade da edificao com o passeio pblico: a) Unidade consumidora tipo F. b) Unidade consumidora localizada em condomnio fechado onde, de forma escrita, proibida a instalao de qualquer barreira fsica na divisa da propriedade particular com o passeio pblico. c) Unidade consumidora comercial. d) Unidade consumidora localizada em rea de edificaes tombadas como patrimnio histrico.

ND - 5.1

3-6

2.2.2.2 Deve ser previsto um porto de acesso a, no mximo, 5 (cinco) metros da caixa de medio. Desta forma, a distncia mxima a ser percorrida dentro da propriedade do consumidor para acesso a essa caixa de medio deve ser de 5 (cinco) metros a partir do passeio pblico. 2.2.2.3 No permitida a instalao do padro de entrada em rea de recuo que representa uma extenso do passeio pblico, exceto se a prefeitura local permitir que o padro de entrada seja construdo nesta rea, ou em pavimento superior ao nvel da rua.

2.2.3

REA RURAL

2.2.3.1 O padro de entrada deve ser construdo fora das faixas de servido (faixas de segurana) conforme especificado no item 3.15, pgina 1-5 e abaixo: a) No ser permitido a construo do padro de entrada junto ao poste do transformador da rede da Cemig. b) O padro de entrada deve ser construdo fora da faixa de servido (faixa de segurana), que de 7,5 metros a partir da rede de distribuio da Cemig nos atendimentos atravs de redes de distribuio at 23,1kV. c) O padro de entrada deve ser construdo fora da faixa de servido (faixa de segurana), que de 10 metros a partir da rede de distribuio da Cemig nos atendimentos atravs de redes de distribuio de 34,5kV. d) Em local com linha de transmisso de energia eltrica (tenso igual ou superior a 69kV), procurar a Cemig para definio da faixa de servido (faixa de segurana).

2.2.3.2 Assim como o padro de entrada, o imvel tambm no pode ser construdo dentro das faixas de servido (faixas de segurana) especificadas no item 2.2.3.1, pgina 3-6. 2.2.3.3 A Cemig reserva o direito de no ligar o padro de entrada caso esse padro ou o imvel esteja localizado dentro das faixas de servido (faixas de segurana).

3.

PROTEO CONTRA SOBRETENSES

Os critrios para instalao de pra-raios de baixa tenso pela Cemig, visando a proteo contra sobretenses de unidades consumidoras localizadas em reas urbanas e rurais com nveis cerunicos mais elevados, esto detalhados na ND-3.1 e ND-3.2. Independentemente da instalao desta proteo, o consumidor pode instalar, a seu critrio, varistores em suas instalaes eltricas internas (aps a medio e necessariamente aps/fora da caixa de medio e/ou medio e proteo), observando-se as prescries das NBR 5410 e 5419.

ND - 5.1

4-1

INSTALAES DE RESPONSABILIDADE DO CONSUMIDOR

1. 1.1

ASPECTOS GERAIS AQUISIO DE MATERIAIS E EQUIPAMENTOS

1.1.1 Os materiais e equipamentos constituintes do padro de entrada (ferragens, isoladores tipo roldana, condutores e eletrodutos do ramal de entrada, caixas para medio e de inspeo, disjuntores, e hastes e condutores de aterramento, etc.) devem ser adquiridos pelo consumidor. Nestes materiais esto includos os sistemas de ancoragem do ramal de ligao, relacionados no Captulo 3, item 1.2.2.3, pgina 3-2. 1.1.2 Na aquisio de caixas para medio, proteo e derivao, de disjuntores termomagnticos e hastes de aterramento, somente so aceitos os modelos aprovados pela Cemig e relacionados no Manual do Consumidor n 11 Materiais e Equipamentos Aprovados para Padro de Entrada, com atualizao e edio peridica, disponveis nas Agncias de Atendimento e no endereo eletrnico www.cemig.com.br (dentro da pgina acesse Atendimento depois Normas Tcnicas depois Manual do Consumidor n 11). 1.1.3 Os demais materiais, apesar de no serem previamente aprovados, devem atender as especificaes mnimas indicadas no Captulo 7, sendo passveis de fiscalizao e recusa pela Cemig. 1.1.4 Opcionalmente, o consumidor pode construir caixa de passagem (energia medida) logo aps a caixa de medio e proteo.

1.2 1.2.1

ESCOLHA DO PADRO DE ENTRADA FORNECIMENTOS TIPO A, B, C e F

Na definio do tipo do padro mais apropriado para as unidades consumidoras enquadradas nestes fornecimentos, devem ser considerados os seguintes parmetros: a) b) c) d) e) nmero de fios da ligao; localizao da unidade consumidora em relao rede da Cemig; distncia dos limites da propriedade do consumidor, posteao da Cemig; afastamento da edificao, em relao a divisa da propriedade com o passeio pblico; altura (p-direito) da edificao, em relao ao passeio pblico.

1.2.2

FORNECIMENTOS TIPOS D e E

No caso particular de unidades consumidoras rurais com transformador exclusivo, os padres relacionados no Captulo 7 devem ser definidos em funo da carga instalada declarada pelos consumidores, considerando-se os seguintes aspectos visando o correto dimensionamento do transformador e do padro: a) simultaneidade, perodo e durao do funcionamento das cargas motrizes (partidas e regime permanente); b) caractersticas das demais cargas.

1.3

CONSTRUO DO PADRO DE ENTRADA

1.3.1 A instalao dos materiais que compem o padro de entrada, bem como as obras civis necessrias a sua construo, devem ser executadas pelo consumidor, de acordo com os requisitos estabelecidos para cada tipo de padro. 1.3.2 As marquises no devem exceder a 60 centmetros de avano quando da instalao de ramal de ligao areo.

ND - 5.1

4-2

1.3.3 As conexes dentro da caixa de medio devem ser isoladas atravs da aplicao de fitas auto-fuso e isolante.Opcionalmente pode ser utilizada massa para isolamento eltrico. 1.3.4 Opcionalmente, o consumidor pode construir caixa de passagem (energia medida) logo aps a caixa de medio e proteo. 1.3.5 Em rea rural somente pode ser utilizado padro de entrada com comprimento de 7 metros.

1.3.6 O(s) eletroduto(s) do ramal de entrada deve(m) ser totalmente visvel(is) at a caixa de medio e/ou proteo geral, por ocasio da vistoria do padro, sendo necessrio que todo o contorno (permetro) dos mesmos fique acessvel. Opcionalmente, esse eletroduto pode ser do tipo transparente, mas deve ter as caractersticas constantes do Desenho 35, pgina 7-51. 1.3.7 Em rea rural o padro de entrada deve ser construdo fora das faixas de servido (faixas de segurana) conforme especificado no item 3.15, pgina 1-5. 1.3.8 Para atender as alturas indicadas nos desenhos do Captulo 7 entre a caixa de medio e o piso no pode ser construdo patamar no passeio pblico. Caso necessrio, o piso no lado interno da unidade consumidora deve ser rebaixado. 1.3.9 Quando o padro de gua for instalado prximo do padro de entrada de energia eltrica, deve existir uma distncia mnima de 30(trinta) centmetros no sentido horizontal entre a caixa de medio e o padro de gua. Alm disso, o padro de gua no pode ser construdo na mesma direo vertical da caixa de medio.

1.4

CONSERVAO DO PADRO DE ENTRADA

1.4.1 O consumidor fica obrigado a manter em bom estado de conservao, os componentes de seu padro de entrada. Caso contrrio, a Cemig pode vir a exigir do consumidor os reparos necessrios ou at mesmo a substituio dos materiais danificados. 1.4.2 O consumidor responsvel pelos equipamentos de medio da Cemig instalados em seu padro, e responder pelos eventuais danos causados aos mesmos. 1.4.3 O local do padro de entrada, bem como o acesso ao mesmo, deve ser mantido limpo pelo consumidor.

1.4.4 Os selos da Cemig nas caixas no devem ser retirados por pessoas no autorizadas sob pena do consumidor ser penalizado.

1.5

ACESSO AO PADRO DE ENTRADA

1.5.1 O consumidor deve permitir, em qualquer tempo, o livre acesso dos funcionrios da Cemig e de seus prestadores de servios devidamente identificados e credenciados ao seu padro de entrada e fornecer-lhes os dados e informaes pertinentes ao funcionamento dos equipamentos e aparelhos. 1.5.2 Todos os consumidores devem ter acesso fsico e direto ao padro de entrada de sua unidade consumidora, limitando-se aos dispositivos de proteo. Somente as equipes da Cemig podem ter acesso aos equipamentos de medio. 1.5.3 No pode ter nenhum empecilho para acesso s caixas de medio tais como veculos, material de construo, mveis, etc.

ND - 5.1

4-3

2 2.1

RAMAL DE ENTRADA REQUISITOS GERAIS

2.1.1 Nos ramais de entrada embutidos e subterrneos, a instalao dos condutores fase e neutro deve ser executada de modo a se constituir sempre um circuito trifsico completo no mesmo eletroduto. 2.1.2 Os comprimentos dos condutores de uma mesma fase, bem como suas conexes, devem ser idnticos, visando obter uma perfeita distribuio de corrente. 2.1.3 Os condutores devem ser contnuos, isentos de emendas. No condutor neutro vetado o uso de qualquer dispositivo de interrupo. 2.1.4 As sees mnimas de condutores e dimetros dos eletrodutos recomendadas para cada faixa de fornecimento, esto indicadas nas Tabelas do Captulo 6. 2.1.5 Sees superiores s do ramal de entrada podem ser requeridas para o ramal interno da unidade consumidora visando atender aos limites de queda de tenso permitidos no Captulo 4, item 8.3, pgina 4-11. 2.1.6 No caso dos padres com caixa com leitura pela via pblica (CM-13, CM-14 e CM3 LVP), os condutores que ligam o disjuntor ao medidor, os condutores instalados entre o medidor e a conexo com os condutores do ramal interno (localizada em caixa de passagem ) bem como o neutro desde o pingadouro e o medidor de energia eltrica devem ser cabos flexveis - classe 5 ou 6 de acordo com a NBRNM 280. Nas extremidades dos condutores flexveis devem ser utilizados terminais conforme especificado nos Desenhos 43 e 44, pginas 7-59 e 7-60 visando proporcionar melhor conexo. 2.1.7 Nas extremidades dos condutores flexveis devem ser utilizados terminais tubulares ou terminais de encapsulamento ou terminais de compresso macio de cobre conforme especificado nos Desenhos 43 e 44, pginas 7-59 e 7-60 visando proporcionar melhor conexo.

2.2

RAMAL DE ENTRADA EMBUTIDO

A instalao do ramal de entrada embutido deve ser efetuada nos atendimentos s edificaes de uso individual atravs de rede de distribuio area com demanda igual ou menor que 95kVA, independentemente da unidade consumidora estar localizada do mesmo lado ou lado contrrio da rede da Cemig.

2.2.1

REQUISITOS PARA INSTALAO

2.2.1.1 Os servios de instalao do ramal de entrada embutido devem ser executados pelo consumidor. 2.2.1.2 O consumidor deve informar-se previamente na Cemig, antes da execuo do ramal, se h previso de modificaes na rede no local da ligao.

2.2.2

REQUISITOS PARA OS CONDUTORES

2.2.2.1 Os condutores (Fase-Neutro) devem ser unipolares, de cobre, isolados com PVC - 70C (tipo BWF) para tenses de 450/750V, e atender as demais exigncias da NBRNM 247-3. 2.2.2.2 As sees mnimas, recomendadas para cada faixa de fornecimento, esto indicadas nas Tabelas 1 a 5, pginas 6-2 a 6-6. 2.2.2.3 Os condutores devem ser contnuos, isentos de emendas. No condutor neutro vetado o uso de qualquer dispositivo de interrupo.

ND - 5.1

4-4

2.2.2.4 Os condutores do ramal de entrada devem ter comprimentos suficientes para permitir conexes com os condutores do ramal de ligao e com os equipamentos de medio e proteo. Deste modo, devem ser deixadas as seguintes pontas em cada condutor: a) b) c) d) aps a sada da curva 45 ou cabeote (para confeco do pingadouro): 0,60m; dentro da caixa para medio, nas ligaes a 2 fios: 0,80m; dentro da caixa para medio direta, nas ligaes a 3 e 4 fios: 1,20m; dentro da caixa para medio indireta, nas ligaes a 3 e 4 fios: 1,20m;

2.2.2.5 O condutor neutro deve ser perfeitamente identificado, atravs da cor azul (de fbrica) de sua isolao. 2.2.2.6 O condutor fase deve ser perfeitamente identificado, atravs de qualquer cor (de fbrica) de sua isolao, exceto as cores azul e verde ou verde/amarelo. 2.2.2.7 O condutor de proteo deve ser perfeitamente identificado, atravs da cor verde ou verde/amarelo de sua isolao. Este condutor deve ser levado juntamente com os condutores fase e neutro (energia medida) at o quadro de distribuio interna dos circuitos eltricos da unidade consumidora ou at caixa de passagem, se houver, localizada junto das caixas de medio e proteo. 2.2.2.8 No necessria a instalao do condutor de proteo para a unidade consumidora tipo F entre a caixa CM-9 ou CM-18 e a caixa de passagem, pois a barra de aterramento instalada entre estas caixas representa os condutores neutro e de proteo. Para esta unidade consumidora deve ter o condutor de proteo a partir da caixa de passagem conforme a Tabela 5, pgina 6-6 e entre a caixa CM-9 ou CM-18 e a caixa CM-4 deve ter o condutor de proteo de 10mm conforme o Desenho 29, pgina 7-44. 2.1.2.9 No caso dos padres com caixa com leitura pela via pblica (CM-13, CM-14 e CM3 LVP), o condutor neutro deve ser flexvel classe 5 ou 6 de acordo com a NBR 7288 ou NBR 7286 ou NBR 7285 entre o pingadouro (ponto de entrega) e o medidor de energia eltrica. Opcionalmente nesses atendimentos os condutores fase tambm podem ser flexveis classe 5 ou 6 de acordo com a NBR 7288 ou NBR 7286 ou NBR 7285. 2.2.2.10 Opcionalmente todos os condutores dos padres de entrada com caixa com leitura pela via pblica (CM-13, CM-14 e CM3-LVP) ou com caixa convencional (CM-1, CM-2 e CM-3) podem ser flexveis classe 5 ou 6 de acordo com a NBRNM 280.

2.2.3

REQUISITOS PARA OS ELETRODUTOS

2.2.3.1 Os eletrodutos do ramal de entrada embutido devem ser de PVC rgido conforme as caractersticas tcnicas indicadas no Desenho 35, pgina 7-51. 2.2.3.2 Os dimetros nominais recomendados para cada faixa de fornecimento esto indicadas nas Tabelas 1 a 5, pginas 6-2 a 6-6. 2.2.3.3 Os eletrodutos podem ser fixados ao poste ou pontalete por meio de fitas ou braadeiras metlicas em alternativa s amarraes com arame de ao galvanizado 12 BWG (dimetro 2,76mm), observando-se que as identificaes dos eletrodutos no fiquem encobertas. 2.2.3.4 Nas junes entre eletrodutos utilizar luvas e aplicar fita veda rosca. 2.2.3.5 Os eletrodutos devem ser firmemente fixados caixa de medio e proteo atravs de bucha, porcaarruela e fitas veda-rosca.

2.3

RAMAL DE ENTRADA SUBTERRNEO

A instalao do ramal de entrada subterrneo deve ser efetuada somente nos atendimentos atravs de rede de distribuio subterrnea e nos atendimentos atravs de rede de distribuio area quando o consumidor opta por atendimento em baixa tenso para uma demanda maior que 95kVA e menor ou igual a 327kVA. Nestes

ND - 5.1

4-5

dois casos o ramal de entrada subterrneo vai desde a caixa de passagem localizada na divisa da propriedade particular com o passeio pblico, que o ponto de entrega, at conexo com o ramal interno da unidade consumidora. Excepcionalmente, somente no atendimento previsto na Situao C, Anexo C-3, o ramal de entrada deve ser parcialmente subterrneo mesmo para os casos com demanda at 95kVA.

2.3.1

REQUISITOS PARA INSTALAO

2.3.1.1 Os servios de instalao do ramal de entrada subterrneo devem ser executados pelo consumidor, respeitando as legislaes municipais e assumindo toda a responsabilidade pelos servios executados no passeio pblico. 2.3.1.2 O consumidor deve informar-se previamente na Cemig, antes da execuo do ramal, se h previso de modificaes na rede no local da ligao. 2.3.1.3 Na instalao do ramal de entrada subterrneo exigido que seus condutores:

a) no cortem terrenos de terceiros; b) no sejam enterrados diretamente no solo; c) no apresentem emendas dentro de dutos.

2.3.2

REQUISITOS PARA OS CONDUTORES

2.3.2.1 Os condutores fase e neutro do ramal de entrada subterrneo devem ser cabos unipolares de cobre, isolados com PVC-70C ou EPR-90 para 0,6/1kV, dotados de cobertura externa de PVC ou Neoprene (condutores isolados com camada dupla) e atender as demais exigncias da NBR 7288 ou dotados de cobertura externa de EPR (condutores isolados com camada dupla) e atender as demais exigncias da NBR 7286 ou dotados de cobertura externa de XLPE (condutores isolados com camada dupla) e atender as demais exigncias da NBR 7285. 2.3.2.2 O condutor neutro deve ser perfeitamente identificado, atravs da cor azul (de fbrica) de sua isolao. 2.3.2.3 No caso dos padres com caixa com leitura pela via pblica (CM-13, CM-14 e CM3 LVP), o condutor neutro deve ser flexvel classe 5 ou 6 de acordo com a NBR 7288 ou NBR 7286 ou NBR 7285 entre a caixa de inspeo/passagem localizada na divisa da propriedade do consumidor com o passeio pblico (ponto de entrega) e o medidor de energia eltrica e entre o medidor e a conexo com os condutores do ramal interno (localizada em caixa de passagem com energia medida ou QDC). Opcionalmente nesses atendimentos os condutores fase tambm podem ser flexveis classe 5 ou 6 de acordo com a NBR 7288 ou NBR 7286 ou NBR 7285. 2.3.2.4 O condutor fase deve ser perfeitamente identificado, atravs de qualquer cor (de fbrica) de sua isolao, exceto as cores azul e verde ou verde/amarelo. 2.3.2.5 O condutor de proteo deve ser perfeitamente identificado, atravs da cor verde ou verde/amarelo (de fbrica) de sua isolao. 2.3.2.6 Opcionalmente, no caso dos padres com caixa convencional (CM-1, CM-2 e CM-3) os condutores neutro e fases do ramal de entrada podem ser flexveis classe 5 ou 6, isolados com PVC-70C para 0,6/1kV, dotados de cobertura externa de PVC ou Neoprene (condutores isolados com camada dupla) e atender as demais exigncias da NBR 7288 ou dotados de cobertura externa de EPR (condutores isolados com camada dupla) e atender as demais exigncias da NBR 7286 ou dotados de cobertura externa de XLPE (condutores isolados com camada dupla) e atender as demais exigncias da NBR 7285. 2.3.2.7 Os condutores do ramal de entrada subterrneo devem ter comprimento suficiente para permitir suas conexes com os condutores do ramal de ligao da Cemig. Deste modo, devem ser deixadas sobras de 1,00m

ND - 5.1

4-6

em cada condutor, dentro da caixa de inspeo/passagem localizada na divisa da propriedade do consumidor com o passeio pblico (ponto de entrega), para conexo ao ramal de ligao. 2.3.2.8 No interior das caixas para medio devem ser deixadas as pontas exigidas no Captulo 4, item 2.2.2, pgina 4-3. 2.3.2.9 As sees mnimas dos condutores do ramal de entrada subterrneo devem ser aquelas indicadas na Tabela 5, pgina 6-6. 2.3.2.10 No caso dos padres com caixa com leitura pela via pblica (CM-13, CM-14 e CM3 LVP), os condutores que ligam o disjuntor ao medidor e os condutores instalados entre o medidor e a conexo com os condutores do ramal interno (localizada em caixa de passagem com energia medida ou QDC) devem ser condutores flexveis classe 5 ou 6 de acordo com a NBRNM 280. 2.3.2.11 Quando o ramal de entrada for constitudo por mais de um condutor por fase, deve ser distribudo nos eletrodutos de tal forma que em cada eletroduto passe um circuito trifsico completo (fases A, B, C e neutro).

2.3.3

REQUISITOS PARA OS ELETRODUTOS

2.3.3.1 Os condutores do ramal de entrada subterrneo devem ser fisicamente protegidos desde a caixa de passagem localizada na divisa da propriedade particular com o passeio pblico (ponto de entrega) at a caixa de medio e/ou proteo por eletroduto de PVC rgido conforme as caractersticas constantes do Desenho 35, pgina 7-51 ou eletroduto de ao por imerso a quente popularmente conhecido como eletroduto pesado conforme as caractersticas constantes da NBR 5598 e do Desenho 37, pgina 7-53. 2.3.3.2 Os dimetros nominais dos eletrodutos para cada faixa de fornecimento esto indicados na Tabela 5, pgina 6-6.

3. 3.1

PROTEO CONTRA SOBRECORRENTES E SOBRETENSES REQUISITOS GERAIS

3.1.1 O padro de entrada deve possuir dispositivo de proteo geral contra sobrecorrentes, a fim de limitar e interromper o fornecimento de energia, bem como proporcionar proteo rede da Cemig contra eventuais defeitos a partir do ramal interno do consumidor. 3.1.2 Em todos os tipos de fornecimento tal proteo deve ser efetuada atravs de disjuntores termomagnticos, localizados eletricamente antes da medio, exceto para as unidades consumidoras irrigantes (ver Desenhos 51 e 52, pginas 7-67 e 7-68), e deve ser instalado na posio vertical com o ramal de entrada conectado sempre em seus bornes superiores. 3.1.3 No caso de opo por disjuntores com elementos trmicos e/ou magnticos ajustveis, os consumidores devem ajust-los de acordo com as caractersticas operativas de suas cargas motrizes. 3.1.4 3.1.5 A substituio dos disjuntores termomagnticos deve ser sempre efetuada pela Cemig. Os disjuntores termomagnticos dos padres de entrada devem atender s seguintes condies:

a) corresponder a um dos tipos aprovados pela Cemig e relacionados no respectivo "Manual do Consumidor n 11; b) nos fornecimentos tipo A obrigatria a utilizao de disjuntores monopolares; c) nos fornecimentos tipo B e D obrigatria a utilizao de disjuntores bipolares; d) nos fornecimentos tipo C , E e F obrigatria a utilizao de disjuntores tripolares; e) ter capacidade de interrupo mnima em curto-circuito, de 5kA em 127V (monopolares, bipolares e tripolares at 100A) e 10kA em 220V (bipolares e tripolares a partir de 120A, inclusive).

ND - 5.1

4-7

3.1.6 Para os padres de entrada que j estiverem ligados e o consumidor solicitar alterao no fornecimento de energia eltrica, o disjuntor deve ser trocado pelo disjuntor compatvel com o novo fornecimento de energia eltrica. 3.1.7 As capacidades dos dispositivos de proteo, para os diversos tipos de fornecimento, esto indicadas nas Tabelas 1 a 5, pginas 6-2 a 6-6. 3.1.8 recomendvel que o consumidor instale internamente em sua propriedade (aps a medio e necessariamente aps/fora da caixa de medio e/ou proteo), pra-raios de baixa tenso ou varistores de acordo com as prescries das NBR 5410 e 5419. Esta recomendao visa a supresso das sobretenses causadas, por exemplo, pelos fenmenos atmosfricos, sobretenses de manobra, evitando, assim, os eventuais danos que podem ser causados aos equipamentos eltricos e eletrnicos.

3.2

PROTEO E PARTIDA DE MOTORES

3.2.1 Os dispositivos de partida, apresentados pela Tabela 8, pgina 6-10, devem ser escolhidos pelos prprios consumidores, em funo das caractersticas dos conjugados de partida solicitados pelas cargas (que devem ser sempre inferiores aos proporcionados pela utilizao dos dispositivos). 3.2.2 Os dispositivos de partida devem ser dotados de sensores que os desliguem na eventual falta de tenso, em pelo menos uma fase. 3.2.3 Independentemente do tipo de partida, recomendvel que os consumidores instalem dispositivos de proteo contra falta de fase na ligao de seus motores. A Cemig, portanto, no se responsabilizar pelos danos causados pela falta de fase(s).

4. 4.1 4.1.1

ATERRAMENTO Sistemas de Aterramento - Fornecimentos tipo A, B, C, D, E e F O neutro do ramal de entrada deve ser sempre aterrado junto ao padro de entrada.

4.1.2 O nmero de eletrodos definido para cada tipo de fornecimento est indicado nas Tabelas 1 a 5, pginas 6-2 a 6-6. 4.1.3 Os eletrodos devem ser espaados um do outro por uma distncia mnima de 2,4m.

4.1.4 A caixa para medio deve ser aterrada pelo condutor apropriado de aterramento. Quando este for cabo, utilizar terminal para aterramento conforme Desenho 45, pgina 7-61; o condutor de aterramento deve ficar exposto para inspeo quando do pedido de ligao. 4.1.5 Nos padres pr-fabricados em ao zincado dispensvel a utilizao do eletrodo de aterramento, sendo o aterramento do neutro efetuado pelo prprio poste.

4.2 4.2.1 4.2.2 4.2.3

SISTEMA DE ATERRAMENTO-FORNECIMENTOS TIPO D e E O neutro do ramal de entrada deve ser conectado ao condutor de aterramento do transformador. A caixa para medio deve ser tambm aterrada atravs do condutor neutro. O nmero e disposio dos eletrodos de aterramento devem seguir as recomendaes da ND-2.2.

ND - 5.1

4-8

4.3

CONDUTOR DE ATERRAMENTO

4.3.1 O condutor de aterramento, que interliga o neutro ao(s) eletrodo(s) de aterramento (ou haste de aterramento), atravs do conector de aterramento da caixa de medio, deve ser isento de emendas e de qualquer dispositivo que possa causar seu seccionamento; 4.3.2 O condutor de aterramento deve ser de cobre nu, rgido, 10mm e ficar exposto para inspeo quando do pedido da ligao. Esse condutor deve ser contnuo (sem emendas) desde a conexo na caixa de medio at o ltimo eletrodo de aterramento, com a conexo do aterramento efetuada no interior da caixa de medio e proteo. 4.3.3 Opcionalmente, o condutor de aterramento pode ser protegido por eletroduto de PVC rgido, antichama, dimetro 20mm (1/2), quando o condutor de aterramento for acessvel pelo passeio pblico.

4.4

CONDUTOR DE PROTEO

4.4.1 A caixa de medio e proteo bem como o QDG devem ser aterrados atravs de condutores de proteo de cobre isolados com PVC na cor verde ou verde-amarelo de fbrica, com as sees indicadas nas Tabelas 1 a 5, pginas 6-2 a 6-6. 4.4.2 Este condutor deve ser levado juntamente com os condutores fase e neutro (energia medida) at a caixa de passagem, que opcional, localizada junto da caixa de medio e proteo ou at o QDG localizado aps o padro de entrada.

4.5

ELETRODO DE ATERRAMENTO

4.5.1 Como eletrodo de aterramento deve ser utilizado o seguinte material, cujas caractersticas dimensionais esto indicadas no Desenho 34, pgina 7-50, desde que constantes do Manual do Consumidor n 11 (Materiais e Equipamentos Aprovados para Padres de Entrada): a) hastes cantoneiras de ao zincado, por imerso a quente, aprovadas pela Cemig. 4.5.2 O eletrodo de aterramento deve ser cravado deixando sua extremidade superior (incluindo conector) acessvel inspeo pela Cemig, dentro de uma caixa localizada na propriedade do consumidor ou no passeio pblico conforme o Desenho 34, pgina 7-50, com o topo do eletrodo situado abaixo da linha de afloramento. Opcionalmente pode ser utilizado um tubo de PVC rgido de 300mm em substituio caixa no terreno. 4.5.3 A caixa de aterramento deve ser revestida com argamassa e protegida por tampa de concreto ou ferro fundido. No caso de caixa no passeio publico, deve ser utilizado somente tampa de ferro fundido. 4.5.4 O primeiro eletrodo de aterramento deve ser cravado, no mximo, a 40 centmetros do padro de entrada. 4.5.5 A conexo do condutor de aterramento ao eletrodo deve ser feita atravs dos conectores existentes no corpo das hastes (conforme indicado no Desenho 34, pgina 7-50), sendo admissvel conexes exotrmicas como alternativa. 4.5.6 Os padres pr-fabricados em ao cujos postes so zincados por imerso a quente, no necessitam de haste de aterramento, pois o prprio poste funciona como um eletrodo de aterramento.

5.

CAIXAS PARA MEDIO E PROTEO

5.1 As caixas para instalao dos equipamentos de medio e de proteo devem corresponder a um dos modelos aprovados pela Cemig e relacionados no respectivo "Manual do Consumidor n 11". 5.2 As caixas instaladas em local sujeito umidade devem ter os seus furos providos de massa de calafetar.

ND - 5.1

4-9

5.3 Nos padres embutidos em muro, mureta ou parede, permitido ao consumidor fazer um acabamento/revestimento no local onde estiver instalada a caixa (tais como, painis de madeira, lambris, pinturas, etc), desde que no impeam a leitura e retirada da tampa da caixa. 5.4 Os furos no utilizados da caixa para instalao de eletrodutos devem ser mantidos fechados. Nos padres com eletrodutos de dimetros inferiores aos dos furos da caixa, obrigatrio o uso de luvas de reduo de PVC, alumnio ou ao conforme o Desenho 42, pgina 7-58. vetado o uso de dispositivos tipo arruela e/ou reduo de PVC para rede hidrulica. 5.5 Nos padres com caixa com leitura pela via pblica embutida em muro ou mureta, fica a critrio do consumidor a instalao de uma "tampa basculvel" conforme o Desenho 27, pgina 7-42, na abertura a ser deixada externamente na alvenaria para leitura do medidor. 5.6 A entrada nas caixas deve ser pelo lado de instalao do disjuntor.

5.7 No permitido o alargamento dos orifcios existentes para instalao de eletroduto nem o uso de ferramentas que danificam a proteo existente nas caixas para medio e proteo. E se no momento da inspeo for detectado o alargamento dos furos, a caixa deve ser trocada. Quanto s caixas CM-9 e CM-18 ver notas do Desenho 28, pgina 7-43. 5.8 Opcionalmente, pode ser instalada caixa de passagem individual no circuito de energia medida para cada caixa de medio. 5.9 As caixas de policarbonato tm parafuso para aterramento, mesmo sendo isolantes. A conexo de equalizao unindo o condutor de aterramento, o neutro e o condutor de proteo deve ser feita na primeira caixa que recebe o ramal de entrada. 5.10 As caixas de medies e proteo devem ser lacradas pela Cemig.

6. 6.1

CAIXAS DE INSPEO GERAL

6.1.1 As caixas de inspeo devem ser construdas somente no passeio pblico, obedecendo s seguintes condies mnimas: a) serem confeccionadas em concreto premoldado, em concreto armado ou em alvenaria, com tampa e aro de ferro fundido conforme o Desenho 33, pgina 7-49; b) serem do tipo ZC para os fornecimentos F3 a F10; c) no serem instaladas em locais sujeito a passagem de veculos (exceto garagem).

6.1.2 Em terrenos inclinados, a caixa deve ser instalada de forma que sua tampa fique alinhada com o nvel do passeio. 6.1.3 As caixas de inspeo devem ser destinadas exclusivamente para a passagem dos condutores do ramal de ligao ou de entrada subterrneo, sendo vetada sua utilizao para passagem de cabos telefnicos e sinalizao.

6.2 6.2.1

LOCALIZAO NOS ATENDIMENTOS EM REA URBANA

6.2.1.1 Deve ser prevista caixa de inspeo nos seguintes pontos: a) No passeio pblico junto divisa da propriedade do consumidor. b) Nos demais locais indicados no Desenho 30, pginas 7-45.

ND - 5.1

4 - 10

6.2.1.2 No caso de ramal de ligao subterrneo, a construo e a manuteno da caixa de inspeo no passeio pblico junto divisa da propriedade particular responsabilidade do consumidor.

6.2.2 NOS ATENDIMENTOS EM REA RURAL COM TRANSFORMADOR EXCLUSIVO (UNIDADES CONSUMIDORAS TIPO F3 A F10) 6.2.2.1 Deve ser prevista caixa de inspeo nos seguintes pontos: a) junto ao poste da rede de distribuio da Cemig; b) junto ao padro de entrada do consumidor. 6.2.2.2 No caso de ramal de ligao subterrneo, a construo e a manuteno da caixa de inspeo junto do padro de entrada responsabilidade do consumidor. 6.2.2.3 Para os atendimentos previstos neste item, o transformador instalado dentro da propriedade rural do consumidor.

7. 7.1

POSTE E PONTALETE DO PADRO DE ENTRADA GERAL

7.1.1 Os postes ou pontaletes devem ser utilizados no padro de entrada para os fornecimentos tipo A, B, C, D, E, F1 e F2. 7.1.2 Os postes e pontaletes devem ser totalmente visveis at o engastamento atravs da face onde consta os dados de identificao desses postes, por ocasio da vistoria do padro, no sendo necessrio que todo o contorno (permetro) dos mesmos fique acessvel. 7.1.3 7.1.4 Somente aps a ligao, o poste pode ser recoberto visando a reconstituio do muro ou mureta. No permitida pintura de acabamento dos postes e pontaletes.

7.1.5 Somente podem ser utilizados os modelos de postes de ao ou de pontalete constantes do Manual do Consumidor n 11 (Materiais e Equipamentos Aprovados para Padro de Entrada), em sua edio atualizada. 7.1.6 Excepcionalmente para as situaes de corte para conserto e/ou alterao de carga para as unidades consumidoras ligadas em data anterior publicao dessa norma, pode ser utilizado o poste ou pontalete de ao existente desde que atenda as condies de segurana e de dimenses constantes do Desenho 48, pgina 764 mesmo que o poste ou pontalete no tenha a identificao prevista na Nota 1 do Desenho 48, pgina 7-64. 7.1.7 Os postes de ao dos padres de entrada localizados em propriedades rurais devem ter comprimento de 7 (sete) metros.

7.2

POSTE E PONTALETE DE AO

7.2.1 Os postes e pontaletes devem ser utilizados de acordo com as Tabelas 1 a 5, pginas 6-2 a 6-6 quando for rea urbana. Quando for rea rural somente pode ser utilizado o poste indicado para o lado oposto da rede. 7.2.2 No so permitidas emendas nos postes e pontaletes de ao.

7.2.3 Os pontaletes somente devem ser utilizados quando engastados em laje, viga ou coluna de concreto pertencentes ao corpo principal da edificao.

ND - 5.1

4 - 11

7.2.4 O poste ou pontalete de ao pode vir de fbrica com furo para a instalao da armao secundria para a ancoragem do ramal de ligao em substituio cinta. 7.2.5 No ser permitida pintura de acabamento nos postes e pontaletes.

7.3

POSTE DE CONCRETO ARMADO

7.3.1 Alternativamente aos postes de ao, podem ser utilizados postes de concreto armado, de acordo com o indicado nas Tabelas 1 a 5, pginas 6-2 a 6-6.

8.

RAMAL INTERNO DA UNIDADE CONSUMIDORA

8.1 O dimensionamento, a especificao e construo do ramal interno e das instalaes eltricas internas da unidade consumidora devem atender s prescries da NBR 5410. 8.2 O ramal interno deve apresentar, no mnimo, as caractersticas tcnicas do ramal de entrada at os seguintes pontos: a) pingadouro, no caso de sadas areas;

b) primeira caixa de passagem (energia medida), no caso de sadas subterrneas ou embutidas; c) Quadro de distribuio de circuitos, no caso da no existncia de caixa de passagem (energia medida).
8.3 As sees mnimas dos condutores devem ser verificadas pelo critrio de queda de tenso, obedecidos os seguintes valores mximos a partir do ponto de medio (sada do medidor ou caixa de passagem com energia medida) e at os pontos de utilizao da energia: a) edificaes com demanda at 327kVA: Iluminao...........4% Fora...................4%

Nos limites acima devem ser tambm consideradas as quedas no ramal interno da unidade consumidora.

9. ATENDIMENTO CARGA INSTALADA SUPERIOR A 75kW E DEMANDA MAIOR QUE 95kVA E MENOR OU IGUAL A 327kVA
9.1 O cliente pode optar por atendimento em baixa tenso quando a carga instalada for superior a 75kW e a demanda for at 327kVA. Neste caso o pedido do consumidor deve ser por escrito.

9.2

UNIDADES CONSUMIDORAS LOCALIZADAS NA REA RURAL

9.2.1 O padro de entrada deve ser construdo fora das faixas de servido (faixas de segurana) conforme especificado no item 3.15, pgina 1-5 e abaixo: a) No ser permitido a construo do padro de entrada junto ao poste do transformador da rede da Cemig. b) O padro de entrada deve ser construdo fora da faixa de servido (faixa de segurana), que de 7,5 metros a partir da rede de distribuio da Cemig nos atendimentos atravs de redes de distribuio at 23,1kV. c) O padro de entrada deve ser construdo fora da faixa de servido (faixa de segurana), que de 10 metros a partir da rede de distribuio da Cemig nos atendimentos atravs de redes de distribuio de 34,5kV.

ND - 5.1

4 - 12

d) Em local com linha de transmisso de energia eltrica (tenso igual ou superior a 69kV), procurar a Cemig para definio da faixa de servido (faixa de segurana).

9.2.2 Assim como o padro de entrada, o imvel tambm no pode ser construdo dentro das faixas de servido (faixas de segurana) especificadas no item 9.2.1, pgina 4-11. 9.2.3 A Cemig reserva o direito de no ligar o padro de entrada caso esse padro ou o imvel esteja localizado dentro das faixas de servido (faixas de segurana). 9.2.4 Devem ser previstas caixas de inspeo junto do poste da Cemig e do padro de entrada.

9.3

UNIDADES CONSUMIDORAS LOCALIZADAS NA REA URBANA

9.3.1 Para as unidades consumidoras localizadas na rea urbana, o atendimento ser atravs de ramal de ligao e de entrada subterrneos com ponto de entrega na caixa de inspeo localizada no passeio pblico e instalada na divisa com a propriedade particular. Neste caso o consumidor responsvel por construir o ramal de ligao subterrneo conforme o item 1.3, pgina 3-3 e o ramal de entrada subterrneo conforme o item 2.3, pgina 4-4. A Cemig responsvel por dar manuteno no ramal de ligao. 9.3.2 Alm da caixa de inspeo instalada no passeio pblico junto divisa da propriedade do consumidor, devem ser previstas caixas de inspeo, nos seguintes pontos conforme os Desenhos 32 e 33, pginas 7-48 e 749: a) No passeio pblico, junto ao poste de derivao, quando houver travessia de via pblica ou quando a distncia entre o poste e a caixa instalada junto a divisa for superior a 20m nos casos onde no houver travessia de via pblica; b) Em alternativa a curva de 90 da Situao n 2 do Desenho 30, pgina 7-45, desde que a distncia entre a caixa junto ao poste e o local da curva de 90 seja superior a 15 metros;

ND - 5.1

5-1

CLCULO DA CARGA INSTALADA E DA DEMANDA

1.

DETERMINAO DA CARGA INSTALADA

1.1 Para definio do tipo de fornecimento, o consumidor deve determinar a carga instalada, somando-se a potncia em kW, dos aparelhos de iluminao, aquecimento, eletrodomsticos, refrigerao, motores e mquina de solda que possam ser ligados em sua unidade consumidora. 1.2 Os aparelhos com previso de serem adquiridos e instalados futuramente podem tambm ser computados no clculo, a critrio do consumidor, visando dimensionar a entrada de servio j considerado o aumento de carga da unidade consumidora previsto no Captulo 2, item 8, pgina 2-6. 1.3 No necessrio considerar a potncia dos aparelhos de reserva. Quando o consumidor no dispuser das potncias de seus aparelhos, podem ser considerados os valores mdios indicados nas Tabelas 9A e 9B, pginas 6-11 e 6-12. 1.4 A Cemig definir o tipo de fornecimento s unidades consumidoras rurais, considerando a carga declarada pelos consumidores. 1.5 No caso das unidades consumidoras urbanas ou rurais atendidas por redes secundrias trifsicas (127/220V), com carga instalada entre 15,1 kW e 75,0kW, o fornecimento deve ser a 4 fios, sendo a entrada de servio dimensionada pela demanda, conforme item 2 deste Captulo. 1.6 No Anexo A so apresentados alguns exemplos de clculos da carga instalada.

2.

CLCULO DE DEMANDA

2.1 O dimensionamento da entrada de servio das unidades consumidoras urbanas ou rurais atendidas por redes secundrias trifsicas (127/220V), com carga instalada entre 15,1 kW e 75,0kW deve ser feito pela demanda provvel da edificao, cujo valor pode ser maior, igual ou inferior a sua carga instalada. 2.2 O consumidor pode determinar a demanda de sua edificao, considerando o regime de funcionamento de suas cargas, ou alternativamente, solicitar Cemig o clculo da demanda de acordo com o critrio apresentado nesta Norma. Salientamos que este critrio um exemplo de clculo da demanda, sendo do consumidor a responsabilidade da escolha do critrio a ser adotado para o clculo da demanda de sua edificao, que pode ser o critrio apresentado na norma. 2.3 Expresso para o clculo da demanda: (kVA)

D=a+b+c+d+e+f Onde:

a = demanda referente a iluminao e tomadas, dada pelas Tabelas 11 e 12, pgina 6-13. b = demanda relativa aos aparelhos eletrodomsticos e de aquecimento. Os fatores de demanda, dados pela Tabela 14, pgina 6-14, devem ser aplicados, separadamente, carga instalada dos seguintes grupos de aparelhos: - b1: chuveiros, torneiras e cafeteiras eltricas; - b2: aquecedores de gua por acumulao e por passagem; - b3: fornos, foges e aparelhos tipo "Grill"; - b4: mquinas de lavar e secar roupas, mquinas de lavar louas e ferro eltrico;

ND - 5.1

5-2

- b5: demais aparelhos (TV, conjunto de som, ventilador, geladeira, freezer, torradeira, liquidificador, batedeira, exaustor, ebulidor, etc.).

c = demanda dos aparelhos condicionadores de ar, determinada pela Tabela 14, pgina 6-14. No caso de condicionador central de ar, utilizar fator de demanda igual a 100%. d = demanda de motores eltricos, dada pelas Tabelas 15 e 16, pginas 6-15 e 6-16. e = demanda de mquinas de solda e transformador, determinada por: - 100% da potncia do maior aparelho; - 70% da potncia do segundo maior aparelho; - 40% da potncia do terceiro maior aparelho; - 30% da potncia dos demais aparelhos. No caso de mquina de solda a transformador com ligao V-v invertida, a potncia deve ser considerada em dobro. f = demanda dos aparelhos de raios-X, determinada por: - 100% da potncia do maior aparelho; - 10% da potncia dos demais aparelhos. 2.4 No Anexo B so apresentados alguns exemplos de clculo de demanda.

ND - 5.1

6-1

TABELAS PARA DIMENSIONAMENTO DO PADRO DE ENTRADA

UTILIZAO Dimensionamento para unidades consumidoras urbanas ou rurais atendidas por redes de distribuio secundrias trifsicas (127/220V) ou redes secundrias bifsicas (127/254V) Dimensionamento para unidades consumidoras urbanas ou rurais atendidas por redes de distribuio secundrias trifsicas (127/220V) ligaes a 4 fios Dimensionamento para unidades consumidoras rurais atendidas por redes de distribuio primrias monofsicas com transformador exclusivo Dimensionamento para unidades consumidoras rurais ligaes trifsicas atendidas com transformador exclusivo Dimensionamento da entrada de edificaes e unidades consumidoras urbanas ou rurais atendidas por redes de distribuio secundrias trifsicas (127/220V) para atender aos fornecimentos com demanda entre 75,1 a 327kVA Dimensionamento dos ramais de ligao e da medio para unidades consumidoras urbanas ou rurais atendidas por redes de distribuio secundrias trifsicas (127/220V) ou redes secundrias bifsicas (127/254V) Limites mximos de potncia de motores Caractersticas dos dispositivos de partida Potncia mdia e consumo tpicos de aparelhos residenciais e comerciais Potncia mdia e consumo tpicos de aparelhos residenciais e comerciais Potncias nominais de condicionadores de ar tipo janela Fatores de demanda para iluminao e tomadas unidades consumidoras residenciais Fatores de demanda para iluminao e tomadas unidades consumidoras no residenciais Fatores de demanda de fornos e foges eltricos Fatores de demanda de aparelhos eletro domsticos, de aquecimento, de refrigerao e condicionadores de ar Demanda individual - motores monofsicos Demanda individual - motores trifsicos Traes de montagem e flechas para ramal de ligao multiplex Dimensionamento de barramento de baixa tenso Dimensionamento de disjuntor e condutor para fornecimento provisrio

TABELA

PGINA

6-2

2 3 4

6-3 6-4 6-4

6-6

6 7 8 9A 9B 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19

6-8 6-9 6-10 6-11 6-12 6-12 6-13 6-13 6-14 6-14 6-15 6-16 6-17 6-18 6-19

ND - 5.1

6-2

TABELA 1 - DIMENSIONAMENTO PARA UNIDADES CONSUMIDORAS URBANAS OU RURAIS ATENDIDAS POR REDES DE DISTRIBUIO SECUNDRIAS TRIFSICAS (127/220V) OU REDES SECUNDRIAS BIFSICAS (127/254V)

Fornecimento Carga Instalada Tipo Faixa de A1 A2 B1 B2 at

Nmero de

Proteo Disjuntor

Ramal de Entrada Condutor Cobre PVC - 700C (3) mm2 6 16 10 16 Eletroduto PVC Ao Dimetro Nominal mm

Aterramento Condutor de proteo

Poste (5) Mesmo Lado da Rede Lado Oposto da Rede

Pontalete (5)

Fios

Fases

Termo Magntico A 40 70 40 60

Condutor Cobre nu mm 10

Eletrodo

Ao Ao Concreto Ao Concreto Tipo PC2 PT1 Tipo PA1 PC1 PA4

A B

kW 5,0 5,1 10,0 10,0 10,1 15,0

Quantidade 1

2 3

1 2

mm 6 10

32

25

NOTAS: 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. As sees dos condutores e os dimetros dos eletrodutos so mnimos. Para condutores com seo igual ou superior a 10mm obrigatrio o uso de cabo. O condutor neutro do ramal de entrada deve ter seo igual a dos condutores fase. Todas as faixas correspondem a ligaes com medio direta ( Ver Tabela 6, pgina 6-8). As caractersticas tcnicas dos postes e pontaletes esto indicadas nos Desenhos 47 e 48, pginas 7-63 e 7-64. O engastamento do poste do padro de entrada deve ser em base concretada para fornecimento tipo B. As unidades consumidoras tipo A e B localizadas em rea rural no so atendidas com transformador exclusivo, ou seja, so atendidas atravs de transformador compartilhado independentemente da localizao desse transformador.

ND - 5.1

6-3

TABELA 2 - DIMENSIONAMENTO PARA UNIDADES CONSUMIDORAS URBANAS OU RURAIS ATENDIDAS POR REDES DE DISTRIBUIO SECUNDRIAS TRIFSICAS (127/220V) - LIGAES A 4 FIOS

Fornecimento Demanda Provvel Tipo Faixa de C1 C2 C3 C4 C5 C6 C7 C8 at

Nmero de

Proteo Disjuntor

Ramal de Entrada Condutor Cobre PVC - 700C (3) mm2 10 16 25 35 50 70 95 Eletroduto PVC Ao Dimetro Nominal mm 32 40 50 60 75 25 32 40 50 65

Aterramento Condutor de proteo

Poste (5) Mesmo Lado da Rede Lado Oposto da Rede

Pontalete (5)

Fios

Fases

Termo Magntico A 40 60 70 100 120 150 175 200

Condutor cobre nu mm

Eletrodo

Ao Ao Concreto Ao Concreto Tipo Tipo PA1 PA4 PC1 PA2 PA3 PC3 PA5 PA6 PC3 PT2 PC2 PT1

kVA 15,0 15,1 23,0 23,1 27,0 27,1 38,0 38,1 47,0 47,1 57,0 57,1 66,0 66,1 75,0

Quantidade

mm 10 16 25

2 10 3

35

NOTAS: 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. As sees dos condutores e os dimetros dos eletrodutos so mnimos. Para condutores com seo igual ou superior a 10mm obrigatrio o uso de cabo. O condutor neutro do ramal de entrada deve ter seo igual a dos condutores fase. As caractersticas tcnicas dos postes e pontaletes esto indicadas nos Desenhos 47 e 48, pginas 7-63 e 7-64. O engastamento do poste do padro de entrada deve ser em base concretada. As faixas C6 a C8 correspondem a ligaes com medio indireta ( Ver Tabela 6, pgina 6-8 ). As demais correspondem a medio direta. As unidades consumidoras tipo C localizadas em rea rural no so atendidas com transformador exclusivo, ou seja, so atendidas atravs de transformador compartilhado independentemente da localizao desse transformador.

ND - 5.1

6-4

TABELA 3 - DIMENSIONAMENTO PARA UNIDADES CONSUMIDORAS RURAIS ATENDIDAS POR REDES DE DISTRIBUIO PRIMRIAS MONOFSICAS COM TRANSFORMADOR EXCLUSIVO

Fornecimento Demanda Tipo Faixa de kVA D1 D2 D3 D4 D5 5,1 10,1 15,1 25,1 5,0 10,0 15,0 25,0 37,5 at

Nmero de

Proteo Disjuntor Termo magntico A 40 60 90 120 200

Fios

Fases

Ramal de Entrada Eletroduto Condutor Cobre PVC Ao PVC - 700C Dimetro (2) Nominal mm2 mm 10 40 32 16 35 50 50 40 95 60 50

Aterramento Condutor cobre nu mm Eletrodo Quantidade 1 10 2 3

Condutor de proteo (mm)

Poste do padro de entrada Ao PA4 PA4 PA5 PA5 PA6 Concreto PC2 PC3

16 25 50

TABELA 4 - DIMENSIONAMENTO PARA UNIDADES TRANSFORMADOR EXCLUSIVO

CONSUMIDORAS

RURAIS LIGAES

TRIFSICAS ATENDIDAS COM

Fornecimento Demanda Tipo Faixa de E1 E2 E3 E4 at kVA 15,0 15,1 30,0 30,1 45,0 45,1 75,0

Nmero de

Proteo Disjuntor Termo Magntico A 60 90 120 225

Fios

Fases

Ramal de Entrada Eletroduto Condutor PVC Ao Cobre PVC - 700C Dimetro (2) Nominal 2 mm mm 16 40 32 35 50 50 40 120 75 65

Aterramento Condutor cobre nu mm 10 Eletrodo Quantidade 2 3

Condutor de proteo (mm)

Poste do padro de entrada Ao PA4 PA5 PA5 PA6 Concreto PC2 PC3

16 25 50

ND - 5.1

6-5

NOTAS DAS TABELAS 3 E 4, PGINA 6-4:

1. O condutor neutro deve ter as mesmas caractersticas dos condutores fase. 2. O valor mximo de carga instalada, indicado em kW para cada faixa, corresponde ao valor da potncia nominal do transformador em kVA a ser utilizado; 3. obrigatrio o uso de cabo em todos os condutores. 4. As faixas D5 e E4 correspondem a ligaes com medio indireta ( Ver Tabela 6, pgina 6-8 ). As demais correspondem a medio direta. 5. Quando o padro de entrada for com poste de concreto com medio incorporada no ser necessria a instalao do condutor de proteo. 6. Os transformadores monofsicos de 5 e 25kVA e o trifsico de 15 kVA foram despadronizados. Esses transformadores foram mantidos nas tabelas 3 e 4 visando atender estoque existente e as reformas e manutenes. 7. O transformador deve localizar-se dentro da propriedade rural do cliente. 8. O engastamento do poste do padro de entrada deve ser em base concretada.

ND - 5.1

6-6

TABELA 5 - DIMENSIONAMENTO DA ENTRADA DE EDIFICAES E UNIDADES CONSUMIDORAS URBANAS OU RURAIS ATENDIDAS POR REDES DE DISTRIBUIO SECUNDRIAS TRIFSICAS (127/220V) PARA ATENDER AOS FORNECIMENTOS COM DEMANDA ENTRE 75,1 A 327kVA

FORNECIMENTO

NMERO DE

RAMAL DE LIGAO SUBTERRNEO BT OU AREO MULTIPLEX AL/XLPE (NOTA 4)

PROTEO In (A)

RAMAL DE ENTRADA EMBUTIDO OU SUBTERRNEO

MEDIDOR

No e l e m e n t o s

DEMANDA

Eletroduto F I O S F A S E S Disjuntor Termomagntico

I T E M

EM kVA T I P O F A I X A

In/ Imax (A)

Eletroduto Condutor por fase

Condutor por fase

T R A N C S O F R O DE R R E M N A T D E O R

ATERRAMENTO C C O N D U T O R C P O R N O D D T U E E T O R O A I N

C O B R E

I D S X E P A S E

de

S (mm

Hastes S(mm) O

(AL)

(Cu)

Ao DE 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 F1 F2 F3 F4 F5 F6 F7 F8 F9 F10 75,1 86,1 95,1 114,1 145,1 163,1 181,1 217,1 245,1 272,1 AT 86,0 95,0 114,0 145,0 163,0 181,0 217,0 245,0 272,0 327,0
S(mm) 150 185 240

PVC S(mm)

Ao

PVC Relao (Nota 2)

DN (mm) 80 100 100 85 110 110 225 250 300 400 450 500 600 700 800 1000

DN (mm) 80 100 100 2x65 2x80 2x100 3x80 3x100 85 110 110 2x75 2x85 2x110 3x85 3x110

Nota 3 70 70 120 50 70 95 120 70 95 120

2x240

2x100

2x110

3x240

3x100

3x110

150 185 240 2x120 2x150 2x185 2x240 3x150 3x185 3x240

200/5

Nota 1

400/5

16

ZC

600/5

ND - 5.1

6-7

NOTAS DA TABELA 5, PGINA 6-6:

1. 2,5/10 ou 2,5/20. 2. TC com FT = 2,0. 3. No necessria a instalao do condutor de proteo entre a caixa CM-9 ou CM-18 e a caixa de passagem, pois a barra de aterramento instalada entre estas caixas representa os condutores neutro e de proteo. Para esta unidade consumidora deve ter o condutor de proteo a partir da caixa de passagem e entre a caixa CM-9 ou CM-18 e a caixa CM-4 deve ter o condutor de proteo de 10mm conforme o Desenho 29, pgina 7-44. 4. Para os itens 1 e 2, o ramal de ligao areo multiplexado Al/XLPE, Q-120 e os postes a serem utilizados so: PA3 mesmo lado da rede e PA6 ou PC3 lado oposto da rede. As caractersticas dos postes esto nos Desenhos 47 e 48, pginas 7-63 e 7-64. Para os demais itens deve ser utilizado ramal de entrada subterrneo conforme especificado na tabela acima. 5. Quando a demanda for inferior a 75kVA, o dimensionamento do padro de entrada deve ser conforme a Tabela 2, pgina 6-3 (unidade consumidora tipo C), mas a unidade consumidora deve ser classificada como tipo F. 6. Para os itens 1 e 2 pode ser utilizada a caixa CM-9 ou a caixa CM-18. Para os itens 3 a 10 deve ser utilizada a caixa CM-18. 7. O engastamento do poste do padro de entrada deve ser em base concretada.

ND - 5.1

6-8

TABELA 6 - DIMENSIONAMENTO DOS RAMAIS DE LIGAO E DA MEDIO PARA UNIDADES CONSUMIDORAS URBANAS OU RURAIS ATENDIDAS POR REDES DE DISTRIBUIO SECUNDRIAS TRIFSICAS (127/220V) OU REDES SECUNDRIAS BIFSICAS (127/254V)
FORNECIMENTO MEDIO MEDIDOR CORRENTE NMERO DE NOMINAL/ ELEMENTOS MXIMA A 15/100 1 2 15/120 3 2,5/10 240 V 01 fase 03 fios 15/120 2,5/10 15/120 2,5/10 200:5 Q-16 Q-35 Q-70 T-16 1,5 2 200:5 200:5 T-35 T-70 Q-16 Q-35 Q-70 TRANSF. CORRENTE (FT=2) I1/I2 D-16 T-16 RAMAL DE LIGAO AREO MULTIPLEX EXTENSO ( e ) EM METROS) e 25 mm T-25 (Nota 4) 25 < e 30

TIPO

FAIXA

A B

A1 A2 B1 B2 C1 C2 C3 C4 C5 C6 C7 C8 D1 D2 D3 D4 D5 E1 E2 E3 E4

NOTAS: 1. As sees dos condutores e os dimetros dos eletrodutos so os valores mnimos admissveis. 2. Para condutores com seo igual ou superior a 10mm obrigatrio o uso de cabo. 3. O condutor neutro do ramal de entrada deve ter seo igual a dos condutores fase. 4. Deve ser retirada uma fase do ramal de ligao triplex de 25mm para ser utilizado em atendimento monofsico nos casos de ramal de ligao com comprimento entre 25 e 30 metros(inclusive).

ND - 5.1

6-9

TABELA 7 - LIMITES MXIMOS DE POTNCIA DE MOTORES

Fornecimento Tipo do Motor Tipo A Motor Monofsico Motor Trifsico B D C E NO de Fios 2 3 3 4 4 Tenso (V) 127 120 220 120 127/254 220 220 Partida Direta 2 CV 5 CV 10 CV 5 CV 50 CV Chave Srie Paralelo 15 CV 15 CV -

Rotor em Gaiola - Dispositivos Auxiliares de Partida Chave Resistncia ou Reatncia Compensador de Partida ( % Vn ) Estrela Primria Tringulo 50% 65% 80% 70% 85% 15 CV 15 CV 15 CV 15 CV 12,5 CV 75 CV 12,5 CV 7,5 CV 60 CV 15 CV 7,5 CV 75 CV 12,5 CV 6 CV 60 CV

Rotor Bobinado ( Nota 1) 10 CV 60 CV

NOTAS: 1. Associado a reostato de partida ( Referente ao Rotor Bobinado ). 2. Fornecimento com transformador exclusivo rural ( Referentes ao Tipo D - 127/254 V e Tipo E 127/220 V ). 3. Opcionalmente, podem ser utilizados dispositivos auxiliares de partida tipo chave soft-starter ou inversor de freqncia.

ND - 5.1

6 - 10

TABELA 8 CARACTERSTICAS DOS DISPOSITIVOS DE PARTIDA

Dispositivo

Valores em relao a partida direta (%) Tenso Corrente e aplicada ao potncia aparente Conjugado enrolamento (Nota1) 50 58 50 65 80 25 33 25 42 64 25 33 25 42 64

Aplicao Motores para 4 tenses em que a partida se faa praticamente a vazio Cargas que apresentam conjugados resistentes de partida at aproximadamente 1/3 do conjugado nominal do motor. Cargas com conjugados resistentes de partida prximos da metade do conjugado nominal do motor. Cargas com conjugados resistentes de partida maiores que 1/3 do conjugado nominal do motor. Cargas de elevada inrcia. Necessidade de acelerao suave. Cargas com conjugados resistentes de partida elevados. Cargas de elevada inrcia. Cargas que necessitam de controle de velocidade.

Caractersticas Proporciona baixo conjugado de partida. Necessita de motores para 4 tenses. Proporciona baixo conjugado de partida (porm superior a chave srie-paralelo). Proporciona um conjugado de partida ajustvel as necessidades da carga. Utilizado quando o conjugado resistente de partida ou a inrcia no permitem a utilizao da chave Y. Proporciona acelerao suave. Produz perdas e aquecimento quando utiliza resistncia primria. Permite controle do conjugado na partida. Permite controle da velocidade em regime. Apresenta melhor fator de potncia na partida (prximo a 70%). Produz perdas e aquecimento na resistncia externa.

Chave Srie-Paralelo Chave Estrela Tringulo Chave Compensadora (Auto-Transformador)

Resistncia ou Reatncia Primria

70 a 85

70 a 85

49 a 72

Motor com Rotor bobinado Resistncia Rotrica

100

100

100

NOTA: 1. Potncia aparente requerida do alimentador.

ND - 5.1

6 - 11

TABELA 9A - POTNCIA MDIA E CONSUMO TPICOS DE APARELHOS RESIDENCIAIS E COMERCIAIS

Aparelho Aquecedor de gua por acumulao at 80 L Aquecedor de gua por acumulao de 100 a 150 L Aquecedor de gua por acumulao de 200 a 400 L Aquecedor de gua por tampa Aquecedor de ambiente Aspirador de p residencial Assadeira grande Assadeira pequena Banheira de hidromassagem Batedeira de bolo Bomba dgua 1/4 CV monofsica Bomba dgua 1/3 CV monofsica Bomba dgua 1/2 CV trifsica Bomba dgua 3/4 CV trifsica Bomba dgua 1 CV monofsica Cafeteira eltrica pequena uso domstico Cafeteira eltrica uso comercial Chuveiro eltrico 127V Chuveiro eltrico 220V Chuveiro 4 estaes Conjunto de som Ebulidor Enceradeira residencial Espremedor de frutas Exaustor Ferro eltrico automtico de passar roupa Ferro eltrico simples de passar roupa Fogo comum com acendedor Fogo eltrico de 4 bocas potncia por cada queimador Fogo eltrico de 6 bocas potncia por cada queimador mdio Fogo eltrico de 6 bocas potncia por cada queimador grande Forno de microondas Forno eltrico de embutir Freezer vertical Pequeno Freezer horizontal mdio Freezer Horizontal Grande Geladeira Comum Geladeira Duplex Grill Impressora comum Impressora laser Liquidificador domstico Lmpada Incandescente de 15W Lmpada Incandescente de 20W Lmpada Incandescente de 25W

Potncia (W) 1500 2500 4000 6000 1000 600 1000 500 6600 100 390 520 570 820 1100 600 1200 4400 6000 6500 100 1000 300 200 150 1000 500 90 1500 2100 2700 750 4500 300 400 500 250 300 1200 90 900 200 15 20 25

Consumo por hora (kWh/h) 1,50 2,50 4,00 6,00 1,00 0,60 1,00 0,50 6,60 0,10 0,39 0,52 0,57 0,82 1,10 0,60 1,20 4,40 6,00 6,50 0,10 1,00 0,30 0,20 0,15 1,00 0,50 0,90 1,50 2,10 2,10 0,75 4,50 0,30 0,40 0,50 0,25 0,30 1,20 0,10 0,90 0,20 0,02 0,02 0,03

ND - 5.1

6 - 12

TABELA 9B - POTNCIA MDIA E CONSUMO TPICOS DE APARELHOS RESIDENCIAIS E COMERCIAIS

Aparelho Lmpada Incandescente de 40W Lmpada Incandescente de 60W Lmpada Incandescente de 100W Lmpada Incandescente de 150W Lmpada Incandescente de 200W Lmpada Incandescente de 250W Lmpada Fluorescente de 20W Lmpada Fluorescente de 40W Mquina de lavar louas Mquina de lavar roupas com aquecimento Mquina de secar roupas Mquina para costurar

Potncia (W) 40 60 100 150 200 250 20 40 1500 1000 3500 100

Consumo por hora (kWh/h) 0,04 0,06 0,10 0,15 0,20 0,25 0,02 0,04 1,50 1,00 3,50 0,10

NOTA: 1. O valor do consumo de energia mensal de cada aparelho calculado atravs da frmula abaixo:

Consumo (kWh/ms) = Potncia do aparelho em Watts x horas de funcionamento por ms 1.000

TABELA 10 - POTNCIAS NOMINAIS DE CONDICIONADORES DE AR TIPO JANELA Capacidade Kcal/h 2.125 2.500 3.000 3.500 4.500 5.250 7.500 Potncia Nominal VA 1.550 1.650 1.900 2.100 2.860 3.080 4.000

BTU/h 8.500 10.000 12.000 14.000 18.000 21.000 30.000 NOTA :

W 1.300 1.400 1.600 1.900 2.600 2.800 3.600

1. Valores vlidos para aparelhos at 12.000 BTU/h, ligados em 127 V ou 220 V e para aparelhos acima de 14.000 BTU/h ligados em 220 V.

ND - 5.1 TABELA 11 - FATORES DE DEMANDA PARA ILUMINAO E TOMADAS UNIDADES CONSUMIDORAS RESIDENCIAIS Carga Instalada C I ( kW ) CI 1 1 < CI 2 2 < CI 3 3 < CI 4 4 < CI 5 5 < CI 6 6 < CI 7 7 < CI 8 8 < CI 9 9 <CI 10 CI > 10 NOTAS: Fator de Demanda 0.86 0.81 0.76 0.72 0.68 0.64 0.60 0.57 0.54 0.52 0.45

6 - 13

1. recomendvel que a previso de cargas de iluminao e o nmero de tomadas, feita pelo consumidor, atenda as prescries da NBR 5410. 2. Para lmpadas incandescentes, considerar : kVA = kW ( fator de potncia unitrio). 3. Para lmpadas de descarga ( vapor de mercrio, sdio e fluorescente ) e tomada considerar : kVA = kW / 0,92.

TABELA 12 - FATORES DE DEMANDA PARA ILUMINAO E TOMADAS UNIDADES CONSUMIDORAS NO RESIDENCIAIS DESCRIO oficina, indstrias e semelhantes hotis e semelhantes auditrios, cinemas e semelhantes bancos e semelhantes barbearia, sales de beleza e semelhantes clubes e semelhantes escolas e semelhantes escritrios, lojas e salas comerciais garagens comerciais e semelhantes clnicas, hospitais e semelhantes igrejas, templos e semelhantes restaurantes, bares e semelhantes reas comuns e condomnios Salo de festas NOTAS : 1. recomendvel que a previso de cargas de iluminao e tomadas feita pelo consumidor, atenda as prescries da NBR 5410. 2. Para lmpadas incandescentes e tomada, considerar : kVA = kW ( fator de potncia unitrio ). 3. Para lmpadas de descarga ( vapor de mercrio, sdio e fluorescente ) considerar : kVA = kW / 0,92. FATOR DE DEMANDA 1 para os primeiros 20kVA 0,80 para o que exceder 20kVA 0,50 para os primeiros 20kVA 0,40 para o que exceder 20kVA 1 1 1 1 1 para os primeiros 12kVA 0,50 para o que exceder 12kVA 1 para os primeiros 20kVA 0,70 para o que exceder 20kVA 1 0,40 para os primeiros 50kVA 0,20 para o que exceder 50kVA 1 1 1 para os primeiros 10kVA 0,25 para o que exceder 10kVA 1

ND - 5.1

6 - 14

TABELA 13 - FATORES DE DEMANDA DE FORNOS E FOGES ELTRICOS NMERO DE APARELHOS 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 FATOR DE DEMANDA POTNCIA POTNCIA AT 3,5kW SUPERIOR A 3,5kW 0,80 1,00 0,75 1,00 0,70 0,80 0,66 0,65 0,62 0,55 0,59 0,50 0,56 0,45 0,53 0,43 0,51 0,40 0,49 0,36 0,47 0,35 0,45 0,34

NOTAS : 1. Considerar para a potncia destas cargas kW = kVA ( fator de potncia unitrio). 2. Fonte : NEC - 1984. TABELA 14 - FATORES DE DEMANDA DE APARELHOS ELETRO DOMSTICOS, DE AQUECIMENTO,DE REFRIGERAO E CONDICIONADORES DE AR
Nmero de Aparelhos 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 Fator de Demanda % 100 92 84 76 70 65 60 57 54 52 49 48 46 45 44 Nmero de Aparelhos 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 a 30 31 a 40 41 a 50 51 a 60 61 ou mais Fator de Demanda % 43 42 41 40 40 39 39 39 38 38 37 36 35 34 33

NOTAS : 1. Aplicar os fatores de demanda carga instalada determinada por grupo de aparelhos, separadamente. 2. Considerar kW = kVA ( fator de potncia unitrio ) para os aparelhos de aquecimento; para os demais, considerar kVA = kW / 0,92. 3. No caso de hotis, o consumidor deve verificar a convenincia de aplicao desta tabela ou de fator de demanda igual 100%.

ND - 5.1

6 - 15

TABELA 15 - DEMANDA INDIVIDUAL - MOTORES MONOFSICOS


Valores Nominais do Motor Eixo CV 1/4 1/3 1/2 3/4 1,0 1,5 2,0 3,0 4,0 5,0 7,5 10,0 12,5 Potncia Absorvida Rede ( kW) 0,39 0,52 0,66 0,89 1,10 1,58 2,07 3,07 3,98 4,91 7,46 9,44 12,10 cos 0,63 0,71 0,72 0,72 0,74 0,82 0,85 0,96 0,94 0,94 0,94 0,94 0,93 0,47 0,47 0,56 0,62 0,67 0,70 0,71 0,72 0,74 0,75 0,74 0,78 0,76 Corrente (127 V ) A 4,9 5,8 7,4 9,7 11,7 15,2 19,2 25,2 32,6 41,1 62,5 79,1 102,4 Corrente (220 V ) A 2,8 3,3 4,2 5,6 6,8 8,8 11 15 19 24 36 46 59 Demanda individual absorvida da rede - kVA 1 Motor 2 Motores 3a5 (I) ( II ) Motores ( III ) 0,62 0,50 0,43 0,73 0,58 0,51 0,92 0,74 0,64 1,24 0,99 0,87 1,49 1,19 1,04 1,93 1,54 1,35 2,44 1,95 1,71 3,20 2,56 2,24 4,15 3,32 2,91 5,22 4,18 3,65 7,94 6,35 5,56 10,04 8,03 7,03 13,01 10,41 9,11

mais de 5 Motores ( IV ) 0,37 0,44 0,55 0,74 0,89 1,16 1,46 1,92 2,49 3,13 4,76 6,02 7,81

NOTAS : 1. O fator de potncia e rendimento so valores mdios, referidos a 3600 rpm. 2. Exemplo de aplicao da Tabela :

- 2 motores de CV - 4 motores de 1,0 CV - 1 motor de 2,0 CV

Coluna IV (mais de 5 motores)

- 2 x 0,55 = 1,10 - 4 x 0,89 = 3,56 - 1 x 1,46 = 1,46 Total = 6,12kVA

3. No caso de existirem motores monofsicos e trifsicos na relao de carga do consumidor, a demanda individual deve ser computada considerando a quantidade total de motores.

ND - 5.1

6 - 16

TABELA 16 - DEMANDA INDIVIDUAL - MOTORES TRIFSICOS

Eixo CV 1/6 1/4 1/3 1/2 3/4 1,0 1,5 2,0 3,0 4,0 5,0 6,0 7,5 10,0 12,5 15,0 20,0 25,0 30,0 50,0 60,0 75,0

Valores Nominais do Motor Potncia Absorvida cos Rede ( kW ) 0,25 0,67 0,33 0,69 0,41 0,74 0,57 0,79 0,82 0,76 1,13 0,82 1,58 0,78 1,94 0,81 2,91 0,80 3,82 0,77 4,78 0,85 5,45 0,84 6,90 0,85 9,68 0,90 11,79 0,89 13,63 0,91 18,40 0,89 22,44 0,91 26,93 0,91 44,34 0,90 51,35 0,89 62,73 0,89

0,49 0,55 0,60 0,65 0,67 0,65 0,70 0,76 0,76 0,77 0,77 0,81 0,80 0,76 0,78 0,81 0,80 0,82 0,82 0,83 0,86 0,88

Corrente ( 220 V ) A 0,9 1,2 1,5 1,9 2,8 3,7 5,3 6,3 9,5 13 15 17 21 26 35 39 54 65 78 125 145 180

Demanda Individual Absorvida da Rede - kVA 1 Motor 2 Motores 3a5 mais de 5 (I) ( II ) Motores Motores ( III ) ( IV ) 0,37 0,30 0,26 0,22 0,48 0,38 0,34 0,29 0,56 0,45 0,39 0,34 0,72 0,58 0,50 0,43 1,08 0,86 0,76 0,65 1,38 1,10 0,97 0,83 2,03 1,62 1,42 1,22 2,40 1,92 1,68 1,44 3,64 2,91 2,55 2,18 4,96 3,97 3,47 2,98 5,62 4,50 3,93 3,37 6,49 5,19 4,54 3,89 8,12 6,50 5,68 4,87 10,76 8,61 7,53 6,46 13,25 10,60 9,28 7,95 14,98 11,98 10,49 8,99 20,67 16,54 14,47 12,40 24,66 19,73 17,26 14,80 29,59 23,67 20,71 17,76 49,27 57,70 70,48 -

NOTAS : 1. O fator de potncia e rendimento so valores mdios, referidos a 3600 rpm. 2. Exemplo de aplicao da Tabela : - 1 motor de 2,0 CV - 3 motores de 5,0 CV Coluna III (3 a 5 motores) - 1 x 1,68 = 1,68 - 3 x 3,93 = 11,79 Total = 13,47kVA

3. No caso de existirem motores monofsicos e trifsicos na relao de carga do consumidor, a demanda individual deve ser computada considerando a quantidade total de motores.

ND - 5.1

6 - 17

TABELA 17 - TRAES DE MONTAGEM E FLECHAS PARA RAMAL DE LIGAO MULTIPLEX

Tipo do Cabo D - 16 T - 16 T - 35 T - 70 Q - 16 Q - 35 Q - 70 Q - 120

5 25 10 21 35 56

10 42 17 39 64 97

Trao ( daN ) Vo ( m ) 15 20 13 16 16 19 37 44 53 58 22 26 55 67 85 99 122 137(3)

25 18 20 49 62 28 77 109 146(3)

30 21 53 64 30 84 115 152(3)

Tipo do Cabo D - 16 T - 16 T - 35 T - 70 Q - 16 Q - 35 Q - 70 Q - 120

5 0,09 0,08 0,08 0,08 0,08

10 0,20 0,18 0,19

Flecha ( m ) - Nota 1 Vo ( m ) 15 20 0,26 0,36 0,32 0,50 0,29 0,43 0,36 0,58 0,31 0,48 0,27 0,39 0,31 0,47 0,35 0,55(3)

25 0,49 0,71 0,60 0,86 0,69 0,53 0,67 0,81(3)

30 0,98 0,81 1,20 0,94 0,70 0,91 1,11(3)

NOTAS : 1. A tabela de flechas aplica - se apenas aos padres situados do lado oposto da rede ( com travessia de via pblica ). No caso de padres situados do mesmo lado da rede, o ponto de encabeamento do ramal corresponde altura mnima admissvel do condutor ao solo, sendo, portanto, nula a flecha. (Ver Desenho 1, pgina 7-3) 2. Os valores de flecha e trao de montagem esto referidos temperatura ambiente de 300C. 3. Valores referidos a traes reduzidas.

ND - 5.1

6 - 18

TABELA 18 - DIMENSIONAMENTO DE BARRAMENTO DE BAIXA TENSO

CORRENTE I (A) AT DE 301 DE 401 DE 451 DE 501 DE 601 DE 676 DE 751 DE 901 300 400 450 500 600 675 750 900 1000

SEO MNIMA DAS BARRAS DE COBRE S (mm) 181 211 241 272 302 332 403 483 625

A A A A A A A A

NOTAS: 1. Os barramentos devem ser de cobre nu, com formato retangular, porm de seo mnima condutora de acordo com a Tabela 18, pgina 6-18. 2. Os barramentos devem ser isolados (isolamento termocontrtil) nas cores padronizadas conforme abaixo: a) b) c) d) FASE A FASE B FASE C NEUTRO : : : : Vermelha Branca Preto Azul

3. Na montagem com barramentos, o barramento de neutro ser utilizado tambm para a instalao do condutor de proteo e de aterramento. 4. Nas emendas e derivaes dos barramentos devem ser usados conectores apropriados ou solda tipo exotrmica, no sendo admitido o uso de outro tipo de solda. 5. Os barramentos devem ser dimensionados de modo a suportar uma elevao mxima de 40 em relao temperatura ambiente. 6. Os barramentos devem ser instalados com um afastamento mnimo de 70mm, entre si e com relao a outras partes metlicas (exceto nos pontos de fixao por isoladores). 7. Todos os pontos de contato dos barramentos devem ser prateados para garantir uma melhor conexo.

8. Para correntes maiores que 900A, considerar a densidade de corrente mnima de 2A/mm para clculo da seo transversal mnima, independentemente da geometria da barra a ser utilizada. As geometrias dos barramentos podem ser diferentes das especificadas em projeto desde que obedeam no mnimo as sees definidas para cada corrente descrita nessa tabela. 9. Sempre que possvel, a interligao barramento geral at o respectivo disjuntor deve ser executada atravs de barramento dimensionado conforme essa tabela, a fim de evitar efeito mola produzido por cabos tracionados e melhorar a situao de sustentao eletromecnica do conjunto para correntes de disjuntores menores que 300A, considerar a densidade de 1,75A/mm. 10. A quantidade e dimensionamento dos parafusos para a emenda de barramentos fica a critrio do fabricante da caixa. No entanto, o fabricante responsvel por garantir a capacidade de conduo dos barramentos bem como a suportabilidade de curto circuito conforme as caractersticas da unidade consumidora.

ND - 5.1

6 - 19

TABELA 19 - DIMENSIONAMENTO DE DISJUNTOR E CONDUTOR PARA FORNECIMENTO PROVISRIO

1 LIGAO MONOFSICA CARGA INSTALADA (W) 0 a 1270 1271 a 1905 1905 a 2540 2541 a 3175 3176 a 3810 3811 a 4445 4446 a 5000 5001 a 6350 6351 a 7620 7621 a 10000 DISJUNTOR MONOPOLAR 10 15 20 25 30 35 40 50 60 70 CONDUTOR (mm) 2,5 2,5 2,5 4 4 6 6 10 16 16

2 LIGAO BIFSICA CARGA INSTALADA (W) 0 a 2200 2201 a 3300 3301 a 4400 4401 a 5500 5501 a 6600 6601 a 7700 7701 a 8800 8801 a 11000 11001 a 15000 DISJUNTOR BIPOLAR 10 15 20 25 30 35 40 50 60 CONDUTOR (mm) 2,5 2,5 2,5 4 4 6 6 10 16

3 LIGAO TRIFSICA
DEMANDA (VA) 0 a 5710 5711 a 9520 9521 a 11430 11431 a 15240 15241 a 19050 19051 a 23000 23001 a 27000 27001 a 34200 34201 a 38000 38001 a 47000 47001 a 57000 57001 a 66000 66001 a 75000 DISJUNTOR TRIPOLAR 15 25 30 40 50 60 70 90 100 120 150 175 200 CONDUTOR (mm) 2,5 2,5 4 6 10 16 16 25 25 35 50 70 95

ND - 5.1

7-1

TIPOS DE PADRO DE ENTRADA PARA FORNECIMENTO EM TENSO SECUNDRIA

UTILIZAO Alturas mnimas do ramal de ligao ao solo e ponto de entrega Situao da edificao para escolha do padro Definio do ponto de entrega em local atendido por rede de distribuio area e por ramal de ligao areo Amarraes e conexes do ramal de ligao areo Padro com ramal de ligao areo - ligao a 2, 3 e 4 fios - instalao em muro ou mureta leitura pela via pblica - caixa tipo CM-1 ou CM-2 medio direta Padro com ramal de ligao areo - ligao a 2, 3 e 4 fios - instalao com pontalete - caixa tipo CM-1 ou CM-2 medio direta Padro com ramal de ligao areo - ligao a 2, 3 e 4 fios - instalao em parede - caixa tipo CM-1 ou CM-2 medio direta Padro com ramal de ligao areo - ligao a 4 fios - instalao em muro ou mureta leitura pela via pblica - caixa tipo CM-3 - medio indireta Padro com ramal de ligao areo - ligao a 2, 3 e 4 fios - instalao em muro ou mureta leitura pela via pblica - caixa tipo CM-13 ou CM-14 medio direta Padro com ramal de ligao areo - ligao a 4 fios - instalao em muro ou mureta leitura pela via pblica - caixa tipo CM-3LVP medio indireta Padro com ramal de ligao areo - unidade consumidora tipo F (demanda entre 75,1 e 95kVA) - ligao a 4 fios (tipo F1 e F2) Padro com ramal de ligao areo - ligao a 2, 3 e 4 fios medio direta banca de jornal e trailers Padro com ramal de ligao areo - ligao a 2, 3 e 4 fios - instalao em poste leitura pela via pblica - caixa tipo CM-1 ou CM-2 medio direta Padro com ramal de ligao areo - ligao a 2, 3 e 4 fios - ligao provisria at 86 kVA (1 disjuntor de 200A ) sem medio Padro com ramal de ligao areo - ligao a 2 e 3 fios - padro de entrada prfabricado em ao - ligao de uma unidade consumidora Padro com ramal de ligao areo - ligao a 2 e 3 fios - padro de entrada prfabricado em concreto - ligao de uma unidade consumidora Padro com ramal de ligao areo - ligao a 2 fios - padro de entrada prfabricado em ao - ligao de duas unidades consumidoras distintas com ou sem rea de comum circulao Padro com ramal de ligao areo - ligao a 2 e 3 fios - padro de entrada prfabricado em concreto - ligao de duas unidades consumidoras distintas sem rea de comum circulao Padro de entrada com caixa com lente instalada no poste da Cemig rede area Padro com ramal de entrada subterrneo unidade consumidora tipo F (demanda entre 95,1 e 327kVA) - ligao a 4 fios (tipo F3 a F10) Caixa para medio e proteo - monofsica e polifsica disjuntor com acesso pelo passeio pblico Caixa para proteo geral - monofsica e polifsica Caixa para medio e proteo - monofsica e polifsica disjuntor com acesso pelo interior da propriedade Caixa tipo CM-3 para medio indireta e proteo - monofsica e polifsica disjuntor com acesso pelo passeio pblico Caixa tipo CM3-LVP para medio indireta e proteo - monofsica e polifsica disjuntor com acesso pelo interior da propriedade Caixa tipo CM-4 para medio polifsica para medidores kW/kWh e kVArh medio indireta Tampa basculvel para caixa com leitura via pblica e disjuntor com acesso pelo interior da propriedade

DESENHO 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17

PGINA 7-3 7-4 7-5 7-6 7-7 7-9 7-11 7-13 7-15 7-17 7-19 7-21 7-23 7-25 7-27 7-29 7-31

18 19 20 21 22 23 24 25 26 27

7-33 7-35 7-37 7-38 7-38 7-39 7-40 7-40 7-41 7-42

ND - 5.1

7-2

TIPOS DE PADRO DE ENTRADA PARA FORNECIMENTO EM TENSO SECUNDRIA

UTILIZAO Caixa modular para disjuntor geral, TC e barramentos Detalhes da montagem da caixa CM-9 ou CM-18 disjuntor at 1000A e TC at 1000/5 Detalhe de instalao do ramal de ligao subterrneo com travessia de via pblica Rede de Distribuio Area atendimento demanda superior a 95kVA e igual ou inferior a 327kVA Modelo de caixa de inspeo Detalhes de instalao da caixa de inspeo Tampa da caixa de inspeo Sistema de aterramento Eletroduto de PVC rgido Eletroduto corrugado de polietileno Eletroduto de ao Alternativas de fixao do ramal de ligao Base concretada para poste do padro de entrada Ferragens - Ancoragem do ramal de ligao areo Cintas Arruela, bucha e isolador roldana Terminal macio de compresso tipo pino e de encapsulamento Terminal de compresso vazado tipo pino Conectores e terminal para aterramento Cabeote para eletroduto Poste de concreto Poste e pontalete de ao Esquema de ligao do sistema de preveno e combate a incndio Esquemas de ligao dos medidores de energia eltrica Esquemas de ligao dos medidores de energia eltrica para unidades consumidoras irrigantes Fotos de ligao dos medidores de energia eltrica para unidades consumidoras irrigantes Kit para ligao provisria em situaes de corte para conserto e festividade na rua e praa com diversas barracas Fita metlica

DESENHO 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54

PGINA 7-43 7-44 7-45 7-47 7-48 7-49 7-50 7-51 7-52 7-53 7-54 7-55 7-56 7-57 7-58 7-59 7-60 7-61 7-62 7-63 7-64 7-65 7-66 7-67 7-68 7-69 7-70

ND - 5.1

7-3

DESENHO 1 - ALTURAS MNIMAS DO RAMAL DE LIGAO AO SOLO

A B A C

B C C D

Ramal de ligao Ramal de entrada Entrada de servio Ramal interno sada area

fs Flecha mxima do cabo multiplex, dada pela Tabela 17, pgina 6-16. Obs.: Alturas mnimas de acordo com os valores indicados na NBR 15.688 e cotas em milmetros.

ND - 5.1

7-4

DESENHO 2 SITUAO DA EDIFICAO PARA ESCOLHA DO PADRO

NOTAS: 1. O padro de entrada deve ser construdo na divisa da propriedade com o passeio pblico. 2. Para edificaes do mesmo lado da rede da Cemig preferencialmente pode ser utilizado padro com comprimento de 4,5 metros. Excepcionalmente, pode ser necessria a instalao de padro com comprimento de 7,0 metros para edificao do mesmo lado da rede da Cemig visando preservar as distncias entre o ramal de ligao e o solo constantes do item 1.2.1.2, pgina 3-1. 3. Para edificaes do lado oposto da rede Cemig deve ser utilizado padro com comprimento de 7,0 metros. 4. Escolher o padro de entrada para a situao identificada.

ND - 5.1

7-5

DESENHO 3 - DEFINIO DO PONTO DE ENTREGA EM LOCAL ATENDIDO POR REDE DE DISTRIBUIO AREA E POR RAMAL DE LIGAO AREO

NOTAS : 1. 2. O transformador indicado de uso exclusivo e instalado dentro da propriedade rural do consumidor. Essa distncia deve ser aplicada quando a Cemig for construir parte da instalao interna da unidade consumidora em funo de legislao especfica para atendimento na rea rural.

ND - 5.1

7-6

DESENHO 4 - AMARRAES E CONEXES DO RAMAL DE LIGAO AREO

NOTAS : 1. As conexes devem ser isoladas com os seguintes materiais: a) cobertura isolante, no caso dos conectores tipo cunha b) fita auto-fuso protegida com fita isolante, no caso dos conectores de compresso, formato H. 2. A ala preformada deve ser aplicada sobre o neutro, utilizando-se os padres definidos pela ND-2.6.

ND - 5.1

7-7

DESENHO 5 - PADRO COM RAMAL DE LIGAO AREO - LIGAO A 2, 3 e 4 FIOS INSTALAO EM MURO OU MURETA LEITURA PELA VIA PBLICA CAIXA TIPO CM-1 OU CM-2 MEDIO DIRETA

OBSERVAO: 1. Ver notas e lista de material na prxima pgina. 2. Cotas em milmetros.

ND - 5.1

7-8

LISTA DE MATERIAL DO DESENHO 5, PGINA 7-7

LISTA DE MATERIAL
ITEM 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 DESCRIO Tampo (poste de ao) Armao secundria de um estribo Poste (Tabelas 1 a 4) Isolador roldana Buchas e porcas-arruelas Condutor de cobre isolado (conforme Tabelas 1 a 4) Cinta Eletroduto (conforme Tabelas 1 a 4) Cabeote ou curva 135 Arame de ao galvanizado no 12 BWG (dimetro 2,76mm) Disjuntor termomagntico (conforme Tabelas 1 a 4) Caixa para medidor e disjuntor Condutor cobre nu conforme item 4, pg.4-7 Haste de aterramento Curva de 90 Haste 16 x 150 p/ armao secundria Haste 16 x 350 p/ armao secundria Terminal p/ aterramento caixa UNID. p p p p cj m p p p g p p m p p p p p QUANT. A 01 V 01 V 02 V V V 02 500 01 01 V V 04 V V 01 B 01 01 01 01 02 V 01 V 01 500 01 01 V V 02 01 01

NOTAS: 1. O padro de entrada deve ser montado na divisa da propriedade com o passeio pblico e com a leitura voltada para a via pblica. 2. Para sistemas alternativos de ancoragem do ramal de ligao , ver Desenho 38, pgina 7-54. 3. Devem ser previstas, no mnimo, 3 amarraes de 8 voltas cada. 4. Nas ligaes a 3 fios, utilizar haste 16 x 150 (item 16). 5. Detalhes construtivos do sistema de aterramento, ver Desenho 34, pgina 7-50. 6. Engastamento simples para ligaes a 2 fios e base concretada para ligaes a 3 e 4 fios, conforme Desenho 39, pgina 7-55. 7. Lista de material : V = quantidade varivel em funo da altura do padro e do tipo de ligao.

ND - 5.1

7-9

DESENHO 6 - PADRO COM RAMAL DE LIGAO AREO - LIGAO A 2, 3 e 4 FIOS INSTALAO COM PONTALETE - CAIXA TIPO CM-1 OU CM-2 MEDIO DIRETA

OBSERVAO: 1. Ver notas e lista de material na prxima pgina. 2. Cotas em milmetros.

ND - 5.1

7 - 10

LISTA DE MATERIAL DO DESENHO 6, PGINA 7-9

LISTA DE MATERIAL
ITEM 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 DESCRIO Tampo Armao secundria de um estribo Arame de ao galvanizado no 12 BWG (dimetro 2,76mm) Isolador roldana Buchas e porcas-arruelas Condutor de cobre isolado (conforme Tabelas 1 a 4) Cinta Eletroduto (conforme Tabelas 1 a 4) Disjuntor termomagntico (conforme Tabelas 1 a 4) Caixa para medidor e disjuntor Nota 5 Condutor cobre nu conforme item 4, pg.4-7 Haste de aterramento Haste 16 x 150 p/ armao secundria Terminal p/ aterramento caixa Pontalete (conforme Tabelas 1 a 4) Cabeote ou curva de 135 UNID. p p g p cj m p p p p m p p p p p QUANT. 01 01 100 01 02 V 01 V V 01 V V 01 01 01 1

NOTAS: 1. Este tipo de padro de entrada para atendimento s unidades consumidoras cuja parede da edificao construda na divisa com o passeio pblico e pode tambm ser montado no muro da divisa da propriedade com o passeio pblico desde que o muro apresente as mesmas caractersticas constantes do desenho acima. Neste muro o pontalete deve ser instalado na juno de coluna com viga de concreto. 2. A alternativa de instalao do pontalete em edificao com laje deve ser utilizada somente se no for ter mais nenhuma construo a partir dessa laje. 3. Para sistemas alternativos de ancoragem do ramal de ligao , ver Desenho 38, pgina 7-54. 4. Detalhes construtivos do sistema de aterramento, ver Desenho 34, pgina 7-50. 5. Verificar alturas mnimas do condutor ao solo, indicadas no Captulo 3 - item 1.2.1.2, pgina 3-1. 6. Deve ser utilizada a caixa tipo CM-3 quando a medio for indireta. 7. Lista de material: V = quantidade varivel em funo da altura do padro e do tipo de ligao.

ND - 5.1

7 - 11

DESENHO 7 - PADRO COM RAMAL DE LIGAO AREO - LIGAO A 2, 3 e 4 FIOS INSTALAO EM PAREDE - CAIXA TIPO CM-1 OU CM-2 MEDIO DIRETA

OBSERVAO: 1. Ver notas e lista de material na prxima pgina. 2. Cotas em milmetros.

ND - 5.1

7 - 12

LISTA DE MATERIAL DO DESENHO 7, PGINA 7-11

LISTA DE MATERIAL
ITEM 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 DESCRIO Curva de 45 com bucha Armao secundria de um estribo Haste 16 x 150 para armao secundria Isolador roldana Buchas e porcas-arruelas Condutor de cobre isolado (conforme Tabelas 1 a 4) Eletroduto (conforme Tabelas 1 a 4) Haste de aterramento Parafuso-chumbador Curva de 90 Disjuntor termomagntico (conforme Tabelas 1 a 4) Caixa para medidor e disjuntor Nota 5 Condutor cobre nu conforme item 4, pg.4-7 Terminal para aterramento caixa Parafuso olhal para ancoragem da escada (Nota 7) UNID. p p p p cj m p p p p p p m p p QUANT. 01 01 01 01 02 V V V 01 01 V 01 V 01 01

NOTAS: 1. Este tipo de padro de entrada para atendimento s unidades consumidoras cuja parede da edificao construda na divisa com o passeio pblico. 2. Para sistemas alternativos de ancoragem do ramal de ligao , ver Desenho 38, pgina 7-54. 3. Detalhes construtivos do sistema de aterramento, ver Desenho 34, pgina 7-50. 4. Verificar alturas mnimas do condutor ao solo, indicadas no Captulo 3, item 1.2.1.2, pgina 3-1. 5. Deve ser utilizada a caixa tipo CM-3 quando a medio for indireta. 6. Este tipo de padro pode ser montado em muro desde que tenha as medidas indicadas no desenho bem como tenha uma distncia mnima de 1,20 metros entre a armao secundria e a sua parte superior. 7. O parafuso olhal deve ser conforme o Desenho 40, pgina 7-56 e deve ser fixado parede de tal forma que suporte uma fora de trao de 60daN. 8. Lista de material: V = quantidade varivel em funo da altura do padro e do tipo de ligao.

ND - 5.1

7 - 13

DESENHO 8 - PADRO COM RAMAL DE LIGAO AREO - LIGAO A 4 FIOS INSTALAO EM MURO OU MURETA LEITURA PELA VIA PBLICA CAIXA TIPO CM-3 - MEDIO INDIRETA

OBSERVAO: 1. Ver notas e lista de material na prxima pgina. 2. Cotas em milmetros.

ND - 5.1

7 - 14

LISTA DE MATERIAL DO DESENHO 8, PGINA 7-13

LISTA DE MATERIAL
ITEM 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 DESCRIO Tampo (poste de ao) Armao secundria de um estribo Isolador roldana Cinta Cabeote ou curva 135 Condutor de cobre isolado (Conf. Tabelas 2, 3, 4 e 5) Eletroduto (conforme Tabelas 2, 3, 4 e 5) Poste (conforme Tabelas 2, 3, 4 e 5) Buchas e porcas-arruelas Terminal p/ aterramento caixa Condutor cobre nu conf. item 4, pg.4-7 Disjuntor termomagntico (Conf. Tabelas 2, 3, 4 e 5) Haste de aterramento Arame de ao galvanizado no 12 BWG (dimetro 2,76mm) Curva de 90 Caixa de medio tipo CM-3 Haste 16 x 350 p/ armao secundria UNID. p p p p p m p p cj p m p p g p p p QUANT. A 01 V 01 V 02 V V V 02 01 V 01 03 500 04 01 V B 01 01 01 01 01 V 03 V 01 01 V 01 03 500 02 01 -

NOTAS: 1. O padro de entrada deve ser montado na divisa da propriedade com a leitura voltada para a via pblica. 2. Para sistemas alternativos de ancoragem do ramal de ligao , ver Desenho 38, pgina 7-54. 3. Devem ser previstas, no mnimo, 3 amarraes de 8 voltas cada. 4. Detalhes construtivos do sistema de aterramento, ver Desenho 34, pgina 7-50. 5. Engastamento com base concretada conforme Desenho 39, pgina 7-55. 6. Lista de material: V = quantidade varivel em funo da altura do padro e do tipo de ligao.

ND - 5.1

7 - 15

DESENHO 9 - PADRO COM RAMAL DE LIGAO AREO - LIGAO A 2, 3 e 4 FIOS INSTALAO EM MURO OU MURETA LEITURA PELA VIA PBLICA CAIXA TIPO CM-13 OU CM-14 MEDIO DIRETA

OBSERVAO: 1. Ver notas e lista de material na prxima pgina. 2. Cotas em milmetros.

ND - 5.1

7 - 16

LISTA DE MATERIAL DO DESENHO 9, PGINA 7-15

LISTA DE MATERIAL
ITEM 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 DESCRIO Tampo (poste de ao) Armao secundria de um estribo Isolador roldana Cinta Cabeote ou curva 135 Condutor de cobre isolado (conforme Tabelas 1 e 2) Eletroduto (conforme Tabelas 1 e 2) Poste (conforme Tabelas 1 e 2) Buchas e porcas-arruelas Terminal p/ aterramento caixa Condutor cobre nu conforme item 4, pg.4-7 Disjuntor termomagntico (conforme Tabelas 1 e 2) Haste de aterramento Arame de ao galvanizado no 12 BWG (dimetro 2,76mm) Curva de 90 Caixa com leitura pela via pblica Haste 16 x 150 p/ armao secundria Haste 16 x 350 p/ armao secundria UNID. p p p p p m p p cj p m p p g p p p p QUANT. A 01 V 01 V 02 V V 01 02 500 V 01 V 500 04 01 V V B 01 01 01 01 01 V 03 01 01 500 V 01 V 500 02 01 01 -

NOTAS: 1. O padro de entrada deve ser montado na divisa da propriedade com a leitura voltada para a via pblica. 2. Para sistemas alternativos de ancoragem do ramal de ligao , ver Desenho 38, pgina 7-54. 3. Devem ser previstas, no mnimo, 3 amarraes de 8 voltas cada. 4. Engastamento simples para ligaes a 2 fios e base concretada para ligaes a 3 e 4 fios, conforme Desenho 39, pgina 7-55. 5. Detalhes construtivos do sistema de aterramento, ver Desenho 34, pgina 7-50. 6. Detalhes do acabamento da cavidade a ser preparada na alvenaria da edificao para permitir a leitura do medidor pela via pblica. Opcionalmente pode ser instalada a tampa basculvel conforme o Desenho 27, pgina 7-42. 7. Nas ligaes a 3 e 4 fios, utilizar haste 16 x 350 (item 18). 8. Lista de material: V = quantidade varivel em funo da altura do padro e do tipo de ligao.

ND - 5.1

7 - 17

DESENHO 10 - PADRO COM RAMAL DE LIGAO AREO - LIGAO A 4 FIOS INSTALAO EM MURO OU MURETA LEITURA PELA VIA PBLICA CAIXA TIPO CM-3LVP MEDIO INDIRETA

OBSERVAO: 1. Ver notas e lista de material na prxima pgina. 2. Cotas em milmetros.

ND - 5.1

7 - 18

LISTA DE MATERIAL DO DESENHO 10, PGINA 7-17

LISTA DE MATERIAL
ITEM 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 DESCRIO Tampo (poste de ao) Armao secundria de um estribo Isolador roldana Cinta Cabeote ou curva 135 Condutor de cobre isolado (conforme Tabelas 2 e 5) Eletroduto (conforme Tabelas 2 e 5) Poste (conforme Tabelas 2 e 5) Buchas e porcas-arruelas Terminal p/ aterramento caixa Condutor de cobre nu 10mm Disjuntor termomagntico (conforme Tabelas 2 e 5) Haste de aterramento Arame de ao galvanizado no 12 BWG (dimetro 2,76mm) Curva de 90 Haste 16 x 350 p/ armao secundria Caixa tipo CM-3LVP UNID. p p p p p m p p cj p m p p g p p p QUANT. A 01 V 01 V 02 V V 01 02 01 V 01 03 500 04 V 01 B 01 01 01 01 01 V 03 01 01 01 V 01 03 500 02 01

NOTAS: 1. O padro de entrada deve ser montado na divisa da propriedade com a leitura voltada para a via pblica. 2. Para sistemas alternativos de ancoragem do ramal de ligao , ver Desenho 38, pgina 7-54. 3. Devem ser previstas, no mnimo, 3 amarraes de 8 voltas cada. 4. Detalhes construtivos do sistema de aterramento, ver Desenho 34, pgina 7-50. 5. Engastamento com base concretada conforme Desenho 39, pgina 7-55. 6. Detalhes do acabamento da cavidade a ser preparada na alvenaria da edificao para permitir a leitura do medidor pela via pblica. Opcionalmente pode ser instalada a tampa do Desenho 27, pgina 7-42. 7. Lista de material: V = quantidade varivel em funo da altura do padro e do tipo de ligao.

ND - 5.1

7 - 19

DESENHO 11 - PADRO COM RAMAL DE LIGAO AREO - UNIDADE CONSUMIDORA TIPO F (DEMANDA ENTRE 75,1 E 95kVA) - LIGAO A 4 FIOS (TIPO F1 e F2)

OBSERVAO: 1. Ver notas e lista de material na prxima pgina. 2. Cotas em milmetros.

ND - 5.1

7 - 20

LISTA DE MATERIAL DO DESENHO 11, PGINA 7-19

LISTA DE MATERIAL
ITEM 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 DESCRIO Armao secundria de um estribo Isolador roldana Haste 16 x 150 p/ armao secundria Parafuso M8 ou M10 - rosca parcial Haste 16 x 350 p/ armao secundria Poste de concreto DT 7-300daN Cabeote ou curva 135 Condutor de cobre isolado (conforme Tabela 5) Disjuntor termomagntico (conforme Tabela 5) Haste de aterramento Eletroduto (conforme Tabela 5) Caixa CM-4 Caixa CM-9 ou CM-18 Arame de ao galvanizado no 12 BWG (dimetro 2,76mm) UNID. p p p cj p p p m p p p p p g QUANT. A V V V 02 02 01 02 48 01 03 V 01 01 500 B 01 01 01 01 01 01 24 01 03 V 01 01 500

NOTAS: 1. Este padro de entrada deve ser montado a, no mximo, 6 metros da divisa da propriedade com o passeio pblico. 2. O teto da caixa de passagem (ou parte inferior da caixa CM-9) deve ser de baquelite de espessura mnima 10mm. 3. Engastamento com base concretada conforme o Desenho 39, pgina 7-55. 4. Para sistemas alternativos de ancoragem do ramal de ligao, ver Desenho 38, pgina 7-54. 5. Devem ser previstas, no mnimo, 3 amarraes de 8 voltas cada. 6. Para a montagem da caixa CM-9 ou CM-18 ver o Desenho 29, pgina 7-44. 7. Lista de material: V = quantidade varivel em funo da altura do padro e do tipo de ligao.

ND - 5.1

7 - 21

DESENHO 12 - PADRO COM RAMAL DE LIGAO AREO - LIGAO A 2, 3 e 4 FIOS MEDIO DIRETA - BANCA DE JORNAL E TRAILERS

OBSERVAO: 1. Ver notas e lista de material na prxima pgina. 2. Cotas em milmetros.

ND - 5.1

7 - 22

LISTA DE MATERIAL DO DESENHO 12, PGINA 7-21

LISTA DE MATERIAL
ITEM 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 DESCRIO Tampo (poste de ao) Armao secundria de um estribo Suporte para fixao da caixa - ver detalhe Isolador roldana Buchas e porcas-arruelas Condutor de cobre isolado (conforme Tabelas 1 e 2) Cinta Eletroduto (conforme Tabelas 1e 2) Cabeote ou curva 135o Arame de ao no 12 BWG (dimetro 2,76mm) Disjuntor termomagntico (conforme Tabelas 1 e 2) Caixa para medidor e disjuntor Condutor cobre nu conforme item 4, pg.4-7 Haste de aterramento Curva de 90 Poste (conforme Tabelas 1 e 2) Haste 16 x 150 p/ armao secundria Terminal p/ aterramento caixa UNID. p p p p cj m p p p g p p m p p p p p QUANT. 01 01 04 01 02 V 01 V 01 500 V 01 V V 02 01 01 01

NOTAS: 1. Utilizar 4 suportes de ao fixados nas extremidades da caixa e ao corpo da banca atravs de parafusos M4 ou solda 2. Para sistemas alternativos de ancoragem do ramal de ligao e de fixao da caixa, ver Desenho 38, pgina 7-54. 3. Detalhes construtivos do sistema de aterramento, ver Desenho 34, pgina 7-50. 4. Devem ser previstas, 2 amarraes, no mnimo de 8 voltas cada. 5. Engastamento simples para ligaes a 2 fios e base concretada para ligaes a 3 e 4 fios, conforme Desenho 39, pgina 7-55. 6. Lista de material: V = quantidade varivel em funo da altura do padro e do tipo de ligao.

ND - 5.1

7 - 23

DESENHO 13 - PADRO COM RAMAL DE LIGAO AREO - LIGAO A 2, 3 e 4 FIOS INSTALAO EM POSTE LEITURA PELA VIA PBLICA - CAIXA TIPO CM-1 OU CM-2 MEDIO DIRETA

OBSERVAO: 1. Ver notas e lista de material na prxima pgina. 2. Cotas em milmetros.

ND - 5.1

7 - 24

LISTA DE MATERIAL DO DESENHO 13, PGINA 7-23

LISTA DE MATERIAL
ITEM 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 DESCRIO Tampo (poste de ao) Armao secundria de um estribo Poste (Tabelas 1 a 4) Isolador roldana Buchas e porcas-arruelas Condutor de cobre isolado (conforme Tabelas 1 a 4) Parafuso M8 ou M10 - rosca parcial Eletroduto (conforme Tabelas 1 a 4) Cabeote ou curva 135 Arame de ao galvanizado no 12 BWG (dimetro 2,76mm) Disjuntor termomagntico (conforme Tabelas 1 a 4) Caixa para medidor e disjuntor Condutor cobre nu conf. item 4, pg.4-7 Haste de aterramento Haste 16 x 150 p/ armao secundria Haste 16 x 350 p/ armao secundria Cinta Terminal p/ aterramento caixa UNID. p p p p cj m cj p p g p p m p p p p p QUANT. A 01 V 01 V 02 V 02 V 02 500 01 01 V V 01 V V 01 B 01 01 01 01 02 V 02 V 01 500 01 01 V V 01 01 01

NOTAS: 1. O padro de entrada deve ser montado na divisa da propriedade com o passeio pblico e com a leitura voltada para a via pblica. 2. Para sistemas alternativos de ancoragem do ramal de ligao e de fixao da caixa, ver Desenho 38, pgina 7-54. 3. Detalhes construtivos do sistema de aterramento, ver Desenho 34, pgina 7-50. 4. Engastamento simples para ligaes a 2 fios e base concretada para ligaes a 3 e 4 fios, conforme Desenho 39, pgina 7-55. 5. Devem ser previstas, no mnimo, 3 amarraes de 8 voltas cada. 6. Nas ligaes a 3 fios, utilizar haste 16 x 150 (item 15). 7. Lista de material: V = quantidade varivel em funo da altura do padro e do tipo de ligao.

ND - 5.1

7 - 25

DESENHO 14 - PADRO COM RAMAL DE LIGAO AREO - LIGAO A 2, 3 e 4 FIOS LIGAO PROVISRIA AT 86 kVA (1 disjuntor de 225A ) SEM MEDIO

OBSERVAO: 1. Ver notas e lista de material na prxima pgina. 2. Cotas em milmetros.

ND - 5.1

7 - 26

LISTA DE MATERIAL DO DESENHO 14, PGINA 7-25

LISTA DE MATERIAL
ITEM 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 DESCRIO Tampo (poste de ao) Armao secundria de um estribo Poste (ao, concreto ou madeira) Buchas e porcas-arruelas Condutor de cobre isolado (conforme Tabelas 1 a 4) Parafuso M8 ou M10 - rosca parcial Eletroduto (conforme Tabelas 1 a 4) Cabeote ou curva 135 Arame de ao galvanizado no 12 BWG (dimetro 2,76mm) Disjuntor termomagntico (conforme Tabelas 1 a 4) Caixa para proteo geral CM-8 Haste 16 x 150 p/ armao secundria Haste 16 x 350 p/ armao secundria Cinta Isolador roldana Haste de aterramento Condutor cobre nu conf. item 4, pg.4-7 UNID. p p p p cj m p p p p p p p p p p m QUANT. A 01 V 01 02 V 02 V 02 500 01 01 V V V V V V B 01 V 01 02 V 02 V 01 500 01 01 V V V V V V

NOTAS: 1. Este padro de entrada deve ser montado a, no mximo, 6 metros da divisa da propriedade com o passeio pblico. 2. Os condutores devem ter comprimento suficiente para ligao at a rede da Cemig. 3. Engastamento simples para ligaes a 2 fios e base concretada para ligaes a 3 e 4 fios, conforme Desenho 39, pgina 7-55. 4. Devem ser previstas, no mnimo, 3 amarraes de 8 voltas cada. 5. Nas ligaes a 2 fios, utilizar haste 16 x 150 (item 12). 6. Detalhes construtivos do sistema de aterramento, ver Desenho 34, pgina 7-50. 7. Para sistemas de fixao da caixa, ver Desenho 41, pgina 7-57. 8. Lista de material: V = quantidade varivel em funo da altura do padro e do tipo de ligao.

ND - 5.1

7 - 27

DESENHO 15 - PADRO COM RAMAL DE LIGAO AREO - LIGAO A 2 e 3 FIOS PADRO DE ENTRADA PR-FABRICADO EM AO - LIGAO DE UMA UNIDADE CONSUMIDORA

OBSERVAO: 1. Ver notas e lista de material na prxima pgina. 2. Cota em milmetro.

ND - 5.1

7 - 28

LISTA DE MATERIAL DO DESENHO 15, PGINA 7-27

LISTA DE MATERIAL

ITEM a b c d e f

DESCRIO Padro pr-fabricado em ao, conf. 02.118-CM/MD-001 Caixa para medio e proteo Disjuntor termomagntico (conf. Tabela 1) Olhal para ancoragem do ramal de ligao Armao secundria com dois isoladores (para ramal interno) Condutor de cobre isolado (conf. Tabela 1 e Nota 2) Parafuso para conexo do neutro do ramal de entrada

UNID. p p p p cj m p

QUANT. 01 01 01 01 01 Nota 2 01

NOTAS: 1. Este padro deve ser montado na divisa da propriedade com o passeio pblico e com a leitura voltada para o passeio pblico. 2. Os comprimentos dos condutores do ramal interno (energia medida) depende da distncia entre o padro de entrada e a unidade consumidora. 3. Este padro de entrada no necessita de eletrodo de aterramento. 4. O ramal interno pode sair por qualquer uma das laterais do poste do padro de entrada pr-fabricado, exceto pela lateral onde instalado o olhal para ancoragem do ramal de ligao. 5. Para esse tipo de padro tambm existem modelos bifsicos e trifsicos aprovados pela Cemig. 6. Devem ser utilizados somente os modelos de padres constantes do Manual do Consumidor n 11, em sua edio atualizada. 7. Este padro ser fornecido com o condutor de proteo desde o parafuso de aterramento da caixa at a sada para o ramal interno da unidade consumidora.

ND - 5.1

7 - 29

DESENHO 16 - PADRO COM RAMAL DE LIGAO AREO - LIGAO A 2 e 3 FIOS PADRO DE ENTRADA PR-FABRICADO EM CONCRETO - LIGAO DE UMA UNIDADE CONSUMIDORA

OBSERVAO: 1. Ver notas e lista de material na prxima pgina. 2. Cotas em milmetros.

ND - 5.1

7 - 30

LISTA DE MATERIAL DO DESENHO 16, PGINA 7-29

LISTA DE MATERIAL
ITEM 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 DESCRIO Poste concreto com padro conjugado conforme 02.118CM/MD-002 Caixa de medio e proteo aprovada pela Cemig Tampa da cavidade de passagem Cabeote Armao secundria de um estribo Isolador roldana Haste 16 x 150 p/ armao secundria Parafuso M8 ou M10 - rosca parcial Condutor de cobre isolado conforme Tabelas 1 e 2 e nota 4) Disjuntor Termomagntico conforme Tabela 1 e 2 Condutor de cobre nu conforme item 4, pgina 4-7 Haste de aterramento UNID. p p p p p p p cj m p m p QUANT. 01 01 01 02 02 03 01 01 14/24 01 02 01

NOTAS: 1. Para sistemas alternativos de ancoragem do ramal de ligao e de fixao da caixa, ver Desenhos 38 e 41, pginas 7-54 e 7-57. 2. Detalhes construtivos do sistema de aterramento, ver Desenho 34, pgina 7-50. 3. Os comprimentos dos condutores indicados na lista de material referem-se, respectivamente, aos postes PC1 e PC2. 4. Para esse tipo de padro tambm existem modelos bifsicos e trifsicos aprovados pela Cemig. 5. Devem ser utilizados somente os modelos de padres constantes do Manual do Consumidor n 11, em sua edio atualizada. 6. Este padro deve ser montado na divisa da propriedade com o passeio pblico e com a leitura voltada para o passeio pblico.

ND - 5.1

7 - 31

DESENHO 17 - PADRO COM RAMAL DE LIGAO AREO - LIGAO A 2 FIOS - PADRO DE ENTRADA PR-FABRICADO EM AO - LIGAO DE DUAS UNIDADES CONSUMIDORAS DISTINTAS COM OU SEM REA DE COMUM CIRCULAO

OBSERVAO: 1. Ver notas e lista de material na prxima pgina. 2. Cota em milmetro.

ND - 5.1

7 - 32

LISTA DE MATERIAL DO DESENHO 17, PGINA 7-31

LISTA DE MATERIAL ITEM a b c d e f DESCRIO Padro pr-fabricado em ao, conforme 02.118-CM/MD-001 Caixa para medio e proteo Disjuntor termomagntico (conforme Tabela 1) Olhal para ancoragem do ramal de ligao Armao secundria com dois isoladores (para ramal interno) Condutor de cobre isolado (conforme Tabela 1 e Nota 2) Parafuso para conexo de um dos neutros do ramal de entrada UNID. p p p p cj m p QUANT. 01 02 01 01 01 Nota 2 01

NOTAS: 1. Este padro deve ser montado na divisa entre as propriedades particulares e, simultaneamente, na divisa com o passeio pblico quando o atendimento for para duas unidades consumidoras distintas sem rea de comum circulao e com a leitura voltada para o passeio pblico. Quando o atendimento for para duas unidades consumidoras distintas com rea de comum circulao, o padro deve ser montado na divisa com o passeio pblico e com a leitura voltada para o passeio pblico. 2. Os comprimentos dos condutores do ramal interno (energia medida) depende da distncia entre o padro de entrada e a unidade consumidora. 3. Este padro de entrada no necessita de eletrodo de aterramento. 4. Este padro ser fornecido com o condutor de proteo desde o parafuso de aterramento da caixa at a sada para o ramal interno da unidade consumidora. 5. Devem ser utilizados somente os modelos de padres constantes do Manual do Consumidor n 11, em sua edio atualizada.

ND - 5.1

7 - 33

DESENHO 18 - PADRO COM RAMAL DE LIGAO AREO - LIGAO A 2 E 3 FIOS PADRO DE ENTRADA PR-FABRICADO EM CONCRETO - LIGAO DE DUAS UNIDADES CONSUMIDORAS DISTINTAS SEM REA DE COMUM CIRCULAO

OBSERVAO: 1. Ver notas e lista de material na prxima pgina. 2. Cotas em milmetros.

ND - 5.1

7 - 34

LISTA DE MATERIAL DO DESENHO 18, PGINA 7-33

LISTA DE MATERIAL
ITEM 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 DESCRIO Armao secundria de um estribo Isolador roldana Haste 16 x 150 p/ armao secundria Parafuso M8 ou M10 - rosca parcial Condutor de cobre isolado em PVC conforme Tabela 1 Poste concreto com padro conjugado conforme a especificao tcnica 02.118-CM/MD-002 Caixa de medio e proteo aprovada pela Cemig Disjuntor Termomagntico conf. Tabela 1 Haste de aterramento Condutor de cobre nu 10mm (duas caixas monofsicas) ou 16mm (duas caixas polifsicas) UNID. p p p cj m p p p p m QUANT. 02 01 01 01 14/24 Nota 7 01 01 01 01 02

NOTAS: 1. Para sistemas alternativos de ancoragem do ramal de ligao e de fixao da caixa, ver Desenhos 38 e 41, pginas 7-54 e 7-57. 2. Detalhes construtivos do sistema de aterramento, ver Desenho 34, pgina 7-50. 3. Os comprimentos dos condutores indicados na lista de material referem-se, respectivamente, aos postes PC1 e PC2. 4. Devem ser utilizados somente os modelos de padres constantes do Manual do Consumidor n 11, em sua edio atualizada. 5. Este padro deve ser montado na divisa entre as propriedades particulares e, simultaneamente, na divisa com o passeio pblico quando o atendimento for para duas unidades consumidoras distintas sem rea de comum circulao e com a leitura voltada para o passeio pblico. Quando o atendimento for para duas unidades consumidoras distintas com rea de comum circulao, o padro deve ser montado na divisa com o passeio pblico e com a leitura voltada para o passeio pblico. 6. Cavidade para a sada subterrnea e para o aterramento. 7. A quantidade de 14 metros refere-se sada subterrnea e a quantidade de 24 metros refere-se sada area.

ND - 5.1

7 - 35

DESENHO 19 - PADRO DE ENTRADA COM CAIXA COM LENTE INSTALADA NO POSTE DA CEMIG REDE AREA

OBSERVAO: 1. Ver notas na prxima pgina. 2. Cotas em milmetros.

ND - 5.1

7 - 36

NOTAS DO DESENHO 19, PGINA 7-35: 1. Esse tipo de padro de entrada somente pode ser utilizado para fornecimento de energia eltrica para unidades consumidoras que no tm rea fsica delimitada tais como semforos, placas de propaganda, cmeras de sistema de segurana, feiras e ambulantes. No caso de feiras e unidades consumidoras ambulantes, o consumidor deve apresentar Cemig o alvar de funcionamento emitido pela prefeitura bem como ser cadastrado na Cemig. 2. O ramal de sada (energia medida) deve ser subterrneo. 3. Devem ser considerados os critrios previstos nas ND-2.1 e ND-2.4 (Captulo 10 Uso Mtuo). 4. A ligao somente pode ser feita aps a confirmao da leitura do registrador do medidor de forma ntida distncia. 5. A montagem desse tipo de padro de entrada somente pode ser feita por empreiteira cadastrada na Cemig. 6. Quando a carga estiver instalada no poste da Cemig como, por exemplo, booster de TV a cabo, o aterramento ser apenas no neutro da rede da Cemig. 7. O eletroduto de entrada deve ser em PVC rgido conforme o Desenho 35, pgina 7-51 e o de sada deve ser de ao por imerso a quente conforme o Desenho 37, pgina 7-53 fixados ao poste com 3 amarraes cada um. 8. O condutor de aterramento passar no eletroduto de descida (energia medida) e o eletrodo de aterramento ficar na caixa ZA. 9. Os furos de entrada e sada dos condutores na caixa devem ser providos de eletroduto, bucha, arruela e massa de calafetar no cabeote. 10. O disjuntor deve ser de um dos modelos e fabricantes constantes do Manual do Consumidor n 11; o disjuntor de maior corrente previsto para instalao nesse padro o tripolar de 100 A.

ND - 5.1

7 - 37

DESENHO 20 - PADRO COM RAMAL DE ENTRADA SUBTERRNEO UNIDADE CONSUMIDORA TIPO F (DEMANDA ENTRE 95,1 E 327kVA) - LIGAO A 4 FIOS (TIPO F3 a F10)

LISTA DE MATERIAL
ITEM 1 2 3 4 5 6 7 8 DESCRIO Caixa CM-18 Caixa CM-4 Haste de aterramento Caixa de inspeo (conforme Tabela 5, pgina 6-6) Tampa e aro caixa insp. (conforme Tabela 5, pgina 6-6) Brita n 1 Eletrodutos (conforme Tabela 5, pgina 6-6) Curvas de 90 UNID. p p p p p m p p QUANT. 01 01 03 01 01 0,01 V V

NOTA: 1. Cotas em milmetros.

ND - 5.1

7 - 38

DESENHO 21 - CAIXA PARA MEDIO E PROTEO - MONOFSICA E POLIFSICA DISJUNTOR COM ACESSO PELO PASSEIO PBLICO

MOD. CM-1 CM-2

A 250 345

B 160 210

C 300 460

D 40 50

DIMENSES (mm) E F G H 40 50 100 155

UTILIZAO

Medidor monofsico e disjuntor Medio direta at 10kW Medidor polifsico e disjuntor 65 60 49 49 55 50 50 49 Medio direta de 10,1kW a 47kVA 65 60 49 49 60 40 40 49

DESENHO 22 - CAIXA PARA PROTEO GERAL - MONOFSICA E POLIFSICA

MOD. CM-8 CM-16

A
345 250

B
210 160

C
460 300

Dimenses(mm) E F G
60 60 65 65 105 80

H
90 49

I
49 49

J
29 29

UTILIZAO
Disjuntor at 225A Disjuntor at 60A

173 125

NOTAS: 1. Especificao tcnica das caixas: ver ND-2.6 (ET 02.118-CM/MD-001). 2. Dimenses em milmetros.

ND - 5.1

7 - 39

DESENHO 23 - CAIXA PARA MEDIO E PROTEO - MONOFSICA E POLIFSICA DISJUNTOR COM ACESSO PELO INTERIOR DA PROPRIEDADE

MOD. CM-13 CM-14

A 280 345

B 160 210

C 300 460

DIMENSES (mm) D E F G H 40 50 100 155

UTILIZAO

Medidor monofsico e disjuntor LVP Medio direta at 10kW Medidor polifsico e disjuntor LVP 65 60 49 49 49 55 50 Medio direta de 10,1kW a 47kVA 65 60 49 49 49 60 40

NOTAS: 1. Especificao tcnica das caixas: ver ND-2.6 (ET 02.118-CM/MD-001). 2. Dimenses em milmetros.

ND - 5.1

7 - 40

DESENHO 24 - CAIXA TIPO CM-3 PARA MEDIO INDIRETA E PROTEO - MONOFSICA E POLIFSICA DISJUNTOR COM ACESSO PELO PASSEIO PBLICO

DESENHO 25 - CAIXA TIPO CM3-LVP PARA MEDIO INDIRETA E PROTEO MONOFSICA E POLIFSICA DISJUNTOR COM ACESSO PELO INTERIOR DA PROPRIEDADE

NOTAS: 1. Especificao tcnica das caixas: ver ND-2.6 (ET 02.118-CM/MD-001). 2. Dimenses em milmetros.

ND - 5.1

7 - 41

DESENHO 26 CAIXA TIPO CM-4 PARA MEDIO POLIFSICA PARA MEDIDORES kW/kWh E kVArh MEDIO INDIRETA

NOTAS: 1. Especificao tcnica das caixas: ver ND-2.6 (ET 02.118-CM/MD-001). 2. Dimenses em milmetros.

ND - 5.1

7 - 42

DESENHO 27 - TAMPA BASCULVEL PARA CAIXA COM LEITURA VIA PBLICA E DISJUNTOR COM ACESSO PELO INTERIOR DA PROPRIEDADE

NOTAS: 1. 2. 3. 4. 5. 6. Material: Ferro fundido, alumnio ou ao. Utilizar pinos com travamento, para articulao da tampa com o suporte. Na posio de repouso, a tampa e suporte devem tocar-se. Logotipo da CEMIG em alto ou baixo relevo. Partes no cotadas, a critrio do fabricante. Dimenses em milmetros.

ND - 5.1

7 - 43

DESENHO 28 - CAIXA MODULAR PARA DISJUNTOR GERAL, TC E BARRAMENTOS

MOD. CM-9 CM-10 CM-11 CM-18

A
600 600 600 600

DIMENSES B C
400 400 400 400 1000 1000 1000 1200

UTILIZAO
Como quadro de distribuio geral (com disjuntor e/ou tc) Como quadro de distribuio geral (com disjuntores e barramentos) Como derivao de circuitos (com barramentos apenas) Como quadro de distribuio geral (com disjuntor e/ou tc)

NOTAS: 1. Nas caixas modelo CM-9, CM-10 e CM-18 o espelho interno deve ser cortado de forma que fiquem acessveis apenas as alavancas dos disjuntores. No modelo CM-11, o espelho no deve ser cortado. 2. Especificaes tcnicas das caixas e quadro: ver ND-2.6 (ET 02.118-CM/MD-001). 3. Nas caixas CM-9, CM-10, CM-11 e CM-18 os furos necessrios para cada tipo de montagem devem ser feitas na obra e devem ser executados com serra copo e ser providos de proteo contra corroso na chapa para evitar danos ao isolamento dos cabos. 4. Dimenses em milmetros.

ND - 5.1

7 - 44

DESENHO 29 - DETALHES DA MONTAGEM DA CAIXA CM-9 OU CM-18 DISJUNTOR AT 1000A E TC AT 1000/5

NOTAS:
1. 2. 3. 4. 5. Medidores eletrnicos utilizados em unidades consumidoras irrigantes devem ter sua alimentao derivada antes da proteo geral da instalao conforme os Desenhos51 e 52, pginas 7-68 e 7-69. Ponto para amostragem de tenso para a medio das demais unidades consumidoras (parafuso de mquina com uma arruela comum e uma de presso). Caixa de passagem que deve ser provida de tampa e deve ter as mesmas dimenses da caixa CM-9 ou CM-18, exceto em relao altura; a altura e a forma construtiva dessa caixa ficam a critrio do consumidor. Para disjuntores at 250A (inclusive), utilizar caixa CM-9 ou CM-18. Para disjuntores acima de 250A e at 1000A (inclusive), utilizar caixa CM-18. A emenda de barramento deve ser feita com parafusos de ao bicromatizados e composto de porca, arruela comum e de presso bicromatizados (Ver Nota 10, pgina 6-18). LEGENDA DESCRIO
Barramento de neutro de cobre nu, de baixa tenso, fixado na lateral interna da caixa CM-9 ou CM-18 e instalado do mesmo lado da montagem da caixa CM-4 Conector para interligar o condutor de proteo de 10mm (cor verde ou verde/amarelo de seu isolamento de fbrica) entre a caixa CM-9 ou CM-18 e a caixa CM-4 Conector para ser utilizado no condutor de aterramento Barramento de cobre, isolado, de baixa tenso (seo em mm) (Conforme Tabela 18, pgina 6-17); todos os barramentos devem ser isolados; Condutor de cabo isolado conforme a Tabela 5, pgina 6-6 Disjuntor termomagntico conforme a Tabela 5, pgina 6-6

ITEM
1 2 3 4 5 6

ND - 5.1

7 - 45

DESENHO 30 - DETALHE DE INSTALAO DO RAMAL DE LIGAO SUBTERRNEO COM TRAVESSIA DE VIA PBLICA REDE DE DISTRIBUIO AREA ATENDIMENTO DEMANDA SUPERIOR A 95kVA E IGUAL OU INFERIOR A 327kVA

OBSERVAO: 1. Ver notas e lista de material na prxima pgina. 2. Cotas em milmetros.

ND - 5.1

7 - 46

LISTA DE MATERIAL DO DESENHO 30, PGINA 7-45

LISTA DE MATERIAL

ITEM 1 2 3 4 5 6 7 8 9

DESCRIO Caixa de inspeo ZC Ramal de entrada : condutor cobre isolado conforme Tabela 5, pgina 6-6 Curva 90 raio longo Eletroduto ao conforme Tabela 5, pgina 6-6 e Desenho 37, pgina 7-53 Eletroduto PVC rgido ou espiralado corrugado flexvel conforme Tabela 5, pgina 6-6 e Desenhos 35 e 36, pginas 7-51 e 7-52 (Nota 5) Arame de ao galvanizado n 12 BWG (dimetro 2,76mm) Cinta ou fita de ao galvanizado Massa de calafetar ou cabeote Ramal de ligao : condutor de alumnio isolado conforme Tabela 5, pgina 6-6

NOTAS: 1. Especificaes da faixa de advertncia: Material: PVC; Largura: 150mm; Os dizeres CUIDADO CABO ELTRICO, no centro da fita, em vermelho; Cor da fita: amarelo. 2. Utilizar fck=76kgf/cm para envelope de concreto. 3. Demais exigncias para instalao, ver Captulo 3, item 1.3, pgina 3-3 e Captulo 4, item 2.2, pgina 4-3. 4. Para o atendimento demanda superior a 95kVA e igual ou inferior 327kVA, o ramal de ligao ser subterrneo em baixa tenso e o ponto de entrega ser na caixa de inspeo/passagem localizada junto divisa da propriedade do consumidor. 5. Entre a caixa de inspeo/passagem localizada no passeio pblico junto da propriedade do consumidor (ponto de entrega) e a medio da Cemig deve ser utilizado o eletroduto de PVC rgido conforme o Desenho 35, pgina 7-51.

ND - 5.1

7 - 47

DESENHO 31 MODELO DE CAIXA DE INSPEO

TIPOS ZC

DIMENSES INTERNAS (mm) X 770 Y 670 Z 900

NOTAS: 1. 2. A profundidade das caixas deve ser determinada em funo da profundidade dos dutos, condies locais e/ou necessidade especfica. As caixas podem ser construdas com anis premoldados, alvenaria ou concreto armado moldado no local e devem ter tampa e aro de ferro fundido conforme os Desenhos 32 e 33, pginas 7-48 e 7-49. Quando houver a passagem de veculos, a caixa tem que ser de concreto armado moldado no local. Quando instalada no circuito de energia no medida internamente nas instalaes consumidoras, a tampa da caixa deve ter dispositivo para instalao de selo Cemig.

3.

ND - 5.1

7 - 48

DESENHO 32 - DETALHES DE INSTALAO DA CAIXA DE INSPEO

NOTAS: 1. 2. 3. 4. 5. 6. Ajustar a parte superior da caixa s superfcies inclinadas. As partes abertas e/ou rebaixadas do anel premoldado, quando retiradas para entrada dos dutos, devem ser preenchidas com tijolos. Quando a caixa for construda em concreto moldado no local, utilizar o trao 1:3:6 ou FCK = 135kg/cm Os dutos devem ser instalados rente a parede interna da caixa, sem quinas vivas. Conjunto tampa e aro deve ser colocado antes da secagem do concreto A caixa deve ser rebocada internamente LISTA DE ITEM 1 2 3 DESCRIO Areia lavada Aro e tampa Brita n 1 UN AP QUANT. ALV CONC. 4 5 6 Cimento CP-320 Concreto 1:3:6 Tijolos macios MATERIAL ITEM DESCRIO UN AP QUANT. ALV CONC.

ND - 5.1

7 - 49

DESENHO 33 - TAMPA DA CAIXA DE INSPEO

NOTAS: 1. O sistema de articulao da tampa (dobradia) deve ser do tipo anti-roubo, no permitindo que a tampa seja separada do aro aps a fabricao. 2. O encaixe da tampa no aro deve ser estvel, seja de fabricao ou por usinagem. 3. Caractersticas construtivas da tampa e aro, ver desenhos 02.118-CEMIG-0205 (tipo ZC-passeio) e 02.118-CEMIG-0206 (tipo ZC - garagem). 4. Cotas em milmetros.

ND - 5.1

7 - 50

DESENHO 34 - SISTEMA DE ATERRAMENTO

NOTAS: 1. Demais caractersticas tcnicas do sistema de aterramento, ver Captulo 4, item 4, pgina 4-7. 2. Opcionalmente a cava de aterramento pode ser substituda por eletroduto de PVC rgido com dimetro de 300mm ou por caixa circular de PVC rgido com dimetro de 300mm. No entanto, a tampa deve ser de concreto ou ferro fundido. 3. Dimenses mnimas, em milmetros. 4. Somente sero aceitas as hastes de aterramento constantes do Manual do Consumidor no 11 ( Materiais e Equipamentos Aprovados para Padres de Entrada ). 5. Cotas em milmetros.

ND - 5.1

7 - 51

DESENHO 35 - ELETRODUTO DE PVC RGIDO

DIMETRO I T E M 1 2 3 4 5 6 7 8 NOMINAL - DN mm 25 32 40 50 60 75 85 110 POL 3/4 1 1 1/4 1 1/2 2 2 1/2 3 4 ESPESSURA NOMINAL DA PAREDE - e mm 2,3 2,7 2,9 3,0 3,1 3,8 4,0 5,0

EXTERNO - DE mm 25,9 33,0 42,0 47,4 59,0 74,7 87,6 113,1

CARACTERSTICAS TCNICAS: 1. 2. 3. 4. Material: PVC rgido Tipo: rosquevel, classe B, conforme NBR 15465 Acabamento: superfcies internas e externas do eletroduto e luva isenta de rebarbas e quinas vivas Identificao: marcao no eletroduto de forma legvel e indelvel contendo: a) b) c) d) e) Nome ou marca de identificao do fabricante Dimetro nominal O termo eletroduto O termo NBR 15465 O termo Eletroduto PVC rgido

5. Partes componentes: fornecer eletroduto com uma luva

ND - 5.1

7 - 52

DESENHO 36 ELETRODUTO CORRUGADO DE POLIETILENO

DIMETRO EXTERNO NOMINAL (DE)


50 55 63 75 90 100 110

DIMETRO EXTERNO MDIO(dem)


50,0 1,5 55,0 1,5 63,0 2,0 75,0 2,0 90,0 2,5 100,0 2,5 110,0 2,5

DIMETRO INTERNO MDIO(dim) MNIMO


37,0 40,0 49,0 56,0 72,0 83,0 93,0

CARACTERSTICAS TCNICAS: 1. Material: Polietileno 2. Tipo: conforme NBR 15715. 3. Acabamento: superfcies internas e externas do eletroduto isenta de bolhas, trincas, fraturas do fundido ou outros defeitos visuais. 4. Identificao: marcao no eletroduto de forma legvel e indelvel contendo: a) Nome ou marca de identificao do fabricante b) Dimetro externo nominal (DE) c) O termo PE d) O termo NBR 15715 e) O termo ENERGIA f) O termo NO PROPAGANTE DE CHAMA g) Cdigo que permita a rastreabilidade sua produo, tal que contemple um indicador relativo ao ms e ano de fabricao. 5. Partes componentes: fornecer eletroduto com luva fabricada em polietileno ou polipropileno ou PVC. 6. Os dutos corrugados devem ser fornecidos em barras com comprimento mltiplos de 6 metros ou em rolos com comprimentos mltiplos de 25 metros.

ND - 5.1

7 - 53

DESENHO 37 - ELETRODUTO DE AO

I T E M 1 2 3 4 5 6 7 8

DIMETRO NOMINAL - DN mm 20 25 32 40 50 65 80 100 POL 1 1 1/4 1 1/2 2 2 1/2 3 4 ESPESSURA NOMINAL DA PAREDE - e mm 2,25 2,65 2,65 3,00 3,00 3,35 3,35 3,75

EXTERNO - DE mm 26,9 33,7 42,4 48,3 60,3 76,1 88,9 114,3

CARACTERSTICAS TCNICAS: 1. 2. 3. 4. 5. Material: ao carbono Tipo: eletroduto rgido conforme NBR 5598 Acabamento: superfcies internas e externas do eletroduto e luva isenta de rebarbas e quinas vivas Tratamento: zincagem por imerso a quente Identificao: marcao no eletroduto em sua superfcie externa, de forma legvel e indelvel, as seguintes informaes: a) b) c) d) Nome ou smbolo do fabricante Nome do produto (eletroduto) Dimetro nominal NBR 5598

6. Partes componentes: fornecer eletroduto com uma luva

ND - 5.1

7 - 54

DESENHO 38 - ALTERNATIVAS DE FIXAO DO RAMAL DE LIGAO

ITEM 1 2 3 4

LISTA DE MATERIAL DESCRIO ITEM Cinta para poste circular 5 Cinta para poste DT ou quadrado 6 Guarnio 38mm 7 Parafuso olhal

DESCRIO Parafuso rosca parcial Chumbador olhal Olhal

ND - 5.1

7 - 55

DESENHO 39 - BASE CONCRETADA PARA POSTE DO PADRO DE ENTRADA

NOTAS: 1. Utilizar trao 1: 3 : 6 (fck = 135kg/cm). 2. As dimenses indicadas so mnimas. 3. Base concretada aplicvel a postes de ao (PA) e postes de concreto (PC) nas ligaes a 4 fios.

ITEM 1 2 3 -

LISTA DE MATERIAL QUANTIDADE (MNIMA) DESCRIO UNIDADE 1 2 3 Cimento CP-320 LATA 1/6 1/3 1 Areia lavada (14L) 1 3 1 2 6 Brita n 1 Volume de concreto m 0,023 0,047 0,140

ND - 5.1

7 - 56

DESENHO 40 - FERRAGENS - ANCORAGEM DO RAMAL DE LIGAO AREO

NOTAS: 1. A espessura da chapa deve ser de , no mnimo, 3mm para postes PA1, PA2 e PA4 e para pontaletes PT1 e PT2 e de, no mnimo, 5mm para os postes PA3, PA5 e PA6. 2. Todo material deve ser em ao carbono, zincado por imerso a quente. 3. Dimenses em milmetros.

ND - 5.1

7 - 57

DESENHO 41 CINTAS

NOTAS: 1. Cintas, parafusos e porcas: ao carbono, zincado por imerso a quente. 2. Dimenses em milmetros. 3. Cinta: 02.118-CEMIG-0022.

ND - 5.1

7 - 58

DESENHO 42 ARRUELA, BUCHA E ISOLADOR ROLDANA

NOTA: 1. Dimenses em milmetros.

ND - 5.1

7 - 59

DESENHO 43 TERMINAL MACIO DE COMPRESSO TIPO PINO E DE ENCAPSULAMENTO

TERMINAL MACIO DE COMPRESSO TIPO PINO

TERMINAL DE ENCAPSULAMENTO

NOTAS: 1. Refere-se ao dimetro do condutor sem isolao e esta nota aplicvel tambm ao terminal de encapsulamento. 2. Pode ser utilizado terminal de compresso macio sem a conecidade indicada no desenho. 3. As dimenses variveis indicadas nos desenhos acima referem-se aos condutores com seo de 6 a 35mm, que so os condutores utilizados em medio direta (sem TC) na rea de concesso da Cemig. 4. Para a ligao do condutor flexvel de 50mm diretamente no borne do medidor de energia eltrica deve ser utilizado o terminal de compresso macio (Desenho 43, pgina 7-59) ou o terminal tubular de compresso (Desenho 44, pgina 7-60). Para os demais condutores, alm desses terminais de compresso, pode ser utilizado o terminal de encapsulamento (Desenho 43, pgina 7-59). Esses terminais devem ser de cobre. 5. Os terminais acima devem ser utilizados na ponta dos condutores flexveis que sero ligados aos bornes do disjuntor e do medidor de energia eltrica e devem ser de cobre. 6. A rea de compresso do terminal macio de compresso tipo pino deve ser revestida com isolao termocontrtil aps a compresso sobre a ponta do condutor. 7. O terminal de encapsulamento pode ser do tipo tubular que tem as duas extremidades abertas. 8. Para condutores com seo superior a 50mm deve ser utilizado terminal de compresso macio ou terminal de encapsulamento, que pode ter comprimento de 23mm, conforme especificado pelo responsvel tcnico pela montagem. 9. Dimenses em milmetros.

ND - 5.1

7 - 60

DESENHO 44 - TERMINAL DE COMPRESSO VAZADO TIPO PINO

SEO (mm) 10 16 25 35 50

A 63,3 65,0 65,0 65,0 67,0

B 30,0 30,0 30,0 30,0 30,0

DIMENSO mm C D 29,0 3,9 29,0 4,9 29,0 6,0 29,0 7,0 29,0 8,0

E 6,0 7,9 9,0 10,3 12,3

I 4,4 5,9 6,8 7,9 9,7

NOTAS: 1. Para a ligao do condutor flexvel de 50mm diretamente no borne do medidor de energia eltrica deve ser utilizado o terminal de compresso macio ((Desenho 43, pgina 7-59) ou o terminal tubular de compresso (Desenho 44, pgina 7-60). Para os demais condutores, alm desses terminais de compresso, pode ser utilizado o terminal de encapsulamento (Desenho 42, pgina 7-58). Esses terminais devem ser de cobre. 2. Os terminais acima devem ser utilizados na ponta dos condutores flexveis que sero ligados aos bornes do disjuntor e do medidor de energia eltrica e devem ser de cobre. 3. O terminal tubular de compresso deve ser revestido com isolao termocontrtil aps a compresso sobre a ponta do condutor. 4. O terminal de encapsulamento pode ser do tipo tubular que tem as duas extremidades abertas. 5. Para condutores com seo superior a 50mm deve ser utilizado terminal de compresso macio ou terminal de encapsulamento, que pode ter comprimento de 23mm, conforme especificado pelo responsvel tcnico pela montagem. 6. Dimenses em milmetros.

ND - 5.1

7 - 61

DESENHO 45 CONECTORES E TERMINAL PARA ATERRAMENTO

ND - 5.1

7 - 62

DESENHO 46 - CABEOTE PARA ELETRODUTO

I T E M

A UTILIZAO ELETRODUTO DN (POL.) min. B C

PARAF. E X

min.

PESO APROX . kg

Espessura min e PEAS - AL PEAS PVC

1 2 3 4 5 6 7

1 1 1/2 2 2 1/2 3 4

20 50 55

31 2 38 2 54 3 66 3 81 3 97 4 125 6

25 2 31 2 44 3 55 3 67 4 62 4 107 6

M5 x 30 M8 x 30 M10 x 30

5,5 + 0,5 8,5 + 0,5 10,5 + 0,5

55 85 125 150

0,20 0,30 0,50 0,70 1,20 1,70 2,20

CARACTERSTICAS TCNICAS 1. Material: Peas 1 e 2: Alumnio, liga de alumnio ou PVC Parafusos, porca e arruela: Alumnio duro anodizado ou ao zincado 2. Acabamento: Superfcies lisas, isentas de rebarbas 3. Cor: (Material de PVC) : preto 4. Identificao: Marcao legvel e indelvel contendo: a) Nome ou marca do fabricante b) Dimenses B c) Partes componentes: Fornecer completo, com todos os parafusos indicados no desenho

ND - 5.1

7 - 63

DESENHO 47 - POSTE DE CONCRETO

DIMENSES (mm) - mnimas

RESIST. MEC. A FLEXO R (daN) Nom 75 75 150 Rupt 150 150 300 -

MASSA APROX. kg Circular 210 320 380 Quadrado 350 430 500 -

TIPO L E

SEO QUADRADA A B 120 120 120 10

SEO CIRCULAR D 245 245 260 10 d 140 140 140 10

PC1 PC2 PC3 Tolerncias

5000 7000 7000 50

1000 1000 1000 20

190 190 200 10

CARACTERSTICAS TCNICAS Material: Concreto armado, conforme NBR 8451 (exceto caractersticas de dobramento para as barras longitudinais da armadura) Acabamento: - superfcies lisas, isentas de rebarbas; - furaes desobstrudas Identificao: No concreto ou em placa metlica: - nome ou marca do fabricante; - comprimento nominal em m; - resistncia nominal em daN; - data de fabricao. NOTAS: 1) Variaes nas dimenses A, B, D e d so admissveis desde que mantidas as caractersticas mecnicas 2) O poste de seo quadrada deve possuir orifcio para passagem do cabo de aterramento

ND - 5.1

7 - 64

DESENHO 48 - POSTE E PONTALETE DE AO

CARACTERSTICAS TCNICAS:

- Material: ao carbono - Tratamento: Zincagem por imerso a quente, conforme NBR 6323. - Resistncia mecnica: Os postes devem resistir aos esforos de flexo indicados, para uma flecha mxima de 3,5% do comprimento total do poste (L). - Notas: 1 - Identificao: ao longo de todo o poste e pontalete na mesma direo devem constar, de forma legvel e indelvel, as seguintes informaes: cdigo Cemig (PT/PA), nome e cdigo do fabricante, espessura da chapa e resistncia mecnica nominal. 2 - Norma aplicvel fabricao dos tubos de ao carbono. 3 - A dimenso C refere-se espessura da chapa sem acabamento. 4 - Os postes e os pontaletes devem ser um dos modelos constantes do Manual do Consumidor n 11, em sua edio atualizada.

TIPO L PONTALETE P O S T E PT1 PT2 PA1 PA2 PA3 PA4 PA5 PA6

DIMENSES (mm) - mnimas E 500 C 2,0 2,0 4,5 2,0 7000


1000

A 76 102 76 102 102 102 102 127

B 60 80 60 80 80 80 80 100

RESISTNCIA MECNICA F(daN) 55 100 30 60 125 40 85 150

MASSA APROXIMADA (kg) 12 18 20 27 60 38 85 105

3000

4500

900

4,5

ND - 5.1

7 - 65

DESENHO 49 - ESQUEMA DE LIGAO DO SISTEMA DE PREVENO E COMBATE A INCNDIO

NOTAS: 1. A demanda da unidade consumidora deve ser deduzida da demanda/carga referente ao sistema de preveno e combate a incndio para se especificar a proteo dessa unidade consumidora. 2. Esse esquema est previsto no item 11, pgina 2-7.

ND - 5.1

7 - 66

DESENHO 50 - ESQUEMAS DE LIGAO DOS MEDIDORES DE ENERGIA ELTRICA

Condutor do ramal de ligao (Cemig) Conexo (Cemig) Medidor de energia (Cemig) Transformador de corrente (Cemig)

Chave de aferio (Cemig) Condutor de medio (Cemig) Condutor fase do ramal de entrada (flexvel ou rgido) Condutores do ramal interno

Caixa de passagem (opcional) Disjuntor termomagntico Caixa para medio direta tipo CM-1 ou CM-2 Caixa para medio indireta at 75kW tipo CM-3

13

Condutor flexvel Caixa com leitura pela via pblica tipo CM-13 ou CM-14
Caixa para medio indireta at 75kW Tipo CM3LVP Condutor neutro : flexvel ou rgido para caixa CM-1ou CM- 2 e flexvel para CM-13, CM-14 ou CM3LVP

10

14

11

15

12

16

ND - 5.1

7 - 67

DESENHO 51 - ESQUEMAS DE LIGAO DOS MEDIDORES DE ENERGIA ELTRICA PARA UNIDADES CONSUMIDORAS IRRIGANTES

Condutor do ramal de ligao (Cemig) Conexo (Cemig) Medidor de energia (Cemig) Transformador de corrente (Cemig)

Chave de aferio (Cemig) Condutor de medio (Cemig) Condutor fase do ramal de entrada (flexvel ou rgido) Condutores do ramal interno

Caixa de passagem (opcional) Disjuntor termomagntico Caixa para medio direta tipo CM-1 ou CM-2 Caixa para medio indireta at 75kW tipo CM-3

13

Condutor flexvel Caixa com leitura pela via pblica tipo CM-13 ou CM-14
Caixa para medio indireta at 75kW Tipo CM3LVP Condutor neutro : flexvel ou rgido para caixa CM-1ou CM- 2 e flexvel para CM-13, CM-14 ou CM3LVP

10

14

11

15

12

16

ND - 5.1

7 - 68

DESENHO 52 FOTOS DE LIGAO DOS MEDIDORES DE ENERGIA ELTRICA PARA UNIDADES CONSUMIDORAS IRRIGANTES

MEDIO INDIRETA

MEDIO DIRETA

NOTA:

1. Os medidores eletrnicos utilizados em unidades consumidoras irrigantes devem ter sua alimentao derivada antes da proteo geral da instalao conforme os Desenhos 51 e 52, pginas 7-68 e 7-69.

ND - 5.1

7- 69

DESENHO 53 - KIT PARA LIGAO PROVISRIA EM SITUAES DE CORTE PARA CONSERTO E FESTIVIDADE NA RUA E PRAA COM DIVERSAS BARRACAS

NOTAS:
1. Material a) 1 quadro de distribuio geral para 3 disjuntores b) 4 buchas de alumnio para eletroduto c) 2 arruelas de alumnio para eletroduto d) 1 curva 90 dimensionada para os cabos e) 50 centmetros de eletroduto dimensionado para os cabos f) 1 disjuntor dimensionado conforme a carga instalada g) fios ou cabos dimensionados conforme o disjuntor h) arame recozido para amarrao da caixa e eletrodutos ao poste i) 1 parafuso para aterramento da caixa j) 1 poste de ao ou de concreto. Caso seja necessrio alterar o local do padro, pode ser utilizado um poste de madeira O quadro de distribuio geral deve ser aterrado atravs do cabo neutro sem interromp-lo.

2.

ND - 5.1

7 - 70

DESENHO 54 FITA METLICA

LEGENDA

ITEM

DESCRIO

Fita metlica contnua ou com furos e com presilhas.

ND - 5.1

ANEXO A - 1

EXEMPLOS DE DETERMINAO DA CARGA INSTALADA

Exemplo n 1: Residncia Urbana

Quantidade

Descrio

Potncia Unitria (W) 60 4400 500 250 300 100 Total (kW) 0,30 4,40 0,50 0,25 0,30 0,10 5,85

05 lmpada incandescente 01 chuveiro eltrico 01 ferro de passar roupas no automtico 01 geladeira 01 TV colorida 01 Conjunto de som TOTAL GERAL DA CARGA INSTALADA

O fornecimento ser a 2 fios ou 3 fios, sendo a entrada de servio dimensionada pela faixa A2 ou B1 da Tabela 1, pgina 6-2 ( 5 < CI < 10 kW).

Exemplo n 2: Residncia urbana ou stio

Quantidade

Descrio

Potncia Unitria (W) 4400 60 100 40 300 250 300 1000 100 200 100 300 1000 1300 Total (kW) 8,80 4,20 0,50 0,16 0,30 0,25 0,30 1,00 0,10 0,80 0,10 0,30 1,00 1,30 13,23

02 chuveiro eltrico 07 lmpada incandescente 05 lmpada incandescente 04 lmpada fluorescente 01 TV colorida 01 geladeira 01 freezer vertical 01 mquina de lavar roupas 01 conjunto de som 04 liquidificador 01 batedeira 01 enceradeira 01 ferro de passar roupa automtico 01 condicionador de ar 8500 BTU/h TOTAL GERAL DA CARGA INSTALADA

O fornecimento deve ser a 3 fios, sendo a entrada de servio dimensionada pela faixa B2 da Tabela 1, pgina 6-2 ( 13,1 < CI < 15 kW).

ND - 5.1

ANEXO A - 2

Exemplo n 3 : Restaurante ou Lanchonete

Quantidade 10 01 01 01 03

Descrio

Potncia Unitria (W) 60 4400 2500 1200 1200 2600 100 200 150 1000 300 800 250 200 1500 Total (kW) 0,60 4,40 2,50 1,20 3,60 5,20 0,10 0,60 0,30 1,00 1,20 1,60 0,25 0,80 3,00 26,25

lmpada incandescente chuveiro eltrico torneira eltrica grill cafeteira condicionador de ar (18000 02 BTU/h) 01 conjunto de som 03 espremedor de frutas 02 exaustor 01 ebulidor 04 freezer vertical 02 torradeira 01 geladeira 04 liquidificador 02 mquina de lavar louas TOTAL GERAL DA CARGA INSTALADA

O fornecimento deve ser a 4 fios. Para o dimensionamento da entrada de servio, determinar a demanda provvel (critrio do prprio consumidor ou clculo orientativo do Anexo B).

ND - 5.1

ANEXO B - 1

EXEMPLOS DE CLCULO DE DEMANDA Exemplo n 1: Restaurante ou Lanchonete

a) Carga instalada

Quantidade 10 01 01 01 03

Descrio

Potncia Unitria (W) 60 4400 2500 1200 1200 2600 100 200 150 1000 300 800 250 200 1500 Total (kW) 0,60 4,40 2,50 1,20 3,60 5,20 0,10 0,60 0,30 1,00 1,20 1,60 0,25 0,80 3,00 26,25

lmpada incandescente chuveiro eltrico torneira eltrica grill cafeteira condicionador de ar (18000 02 BTU/h) 01 conjunto de som 03 espremedor de frutas 02 exaustor 01 ebulidor 04 freezer vertical 02 torradeira 01 geladeira 04 liquidificador 02 mquina de lavar louas TOTAL GERAL DA CARGA INSTALADA

Como a carga instalada superior a 15kW, o fornecimento deve ser a 4 fios, sendo o dimensionamento da entrada de servio feito pela demanda provvel.

b) Clculo da demanda - D D=a+b+c b.1 Clculo do fator a (demanda referente a iluminao e tomadas)

Demanda de iluminao - Tabela 12, pgina 6-12

Quantidade

Descrio

Potncia Unitria (W) 60 Total (kW) 0,60 0,60

10 lmpada incandescente TOTAL GERAL DA CARGA INSTALADA

Carga = 0,60 kVA fator de demanda = 1 Demanda = 0,60 x 1 = 0,60kVA a = 0,60kVA

ND - 5.1

ANEXO B - 2

b.2

Clculo do fator b

b = b1 + b3 + b4 + b5 (Ver item 2, pgina 5-1) b.2.1 Clculo do fator b1 Demanda referente a chuveiros, torneiras e cafeteiras eltricas Tabela 14, pgina 6-14

Quantidade

Descrio

Potncia Unitria (W) 4400 2500 1200 Total (kW) 4,40 2,50 3,60 10,50

01 chuveiro eltrico 01 torneira eltrica 03 cafeteira TOTAL GERAL DA CARGA INSTALADA

Carga = 4,40 + 2,50 + 3,60 = 10,50kVA fator de demanda = 0,70 (5 aparelhos) Demanda = 10,50 x 0,70 = 7,35kVA b1 = 7,35kVA

b.2.2 Clculo do fator b3 Demanda referente a fornos, foges e aparelhos tipo grill Tabela 13, pgina 6-14

Quantidade

Descrio

Potncia Unitria (W) 1200 Total (kW) 1,20 1,20

01 grill TOTAL GERAL DA CARGA INSTALADA

Carga = 1,20 kVA fator de demanda = 0,80 (1 aparelho) Demanda = 1,2 x 0,80 = 0,96kVA b3 = 0,96kVA

b.2.3 Clculo do fator b4 Demanda referente a mquinas de lavar e secar roupas, mquinas de lavar louas e forno eltrico Tabela 14, pgina 6-14

Quantidade

Descrio

Potncia Unitria (W) 1500 Total (kW) 3,00 1,50

02 mquina de lavar louas TOTAL GERAL DA CARGA INSTALADA

ND - 5.1

ANEXO B - 3

Carga = 2 x (1500 / 0,92) = 3,26 kVA fator de demanda = 0,92 (2 aparelhos) Demanda = 3,26 x 0,92 = 0,96kVA b4 = 3,00kVA

b.2.4 Clculo do fator b5 Demanda referente aos demais aparelhos (TV, conjunto de som, ventilador, geladeira, freezer, torradeira, liquidificador, batedeira, exaustor, ebulidor, etc) Tabela 14, pgina 6-14 Quantidade Descrio Potncia Unitria (W) 200 150 1000 300 800 250 200 Total (kW) 0,60 0,30 1,00 1,20 1,60 0,25 0,80 5,75

03 espremedor de frutas 02 exaustor 01 ebulidor 04 freezer vertical 02 torradeira 01 geladeira 04 liquidificador TOTAL GERAL DA CARGA INSTALADA

Carga = ( 3 x 200 + 2 x 150 + 4 x 300 + 1 x 250 + 4 x 200 + 1 x 1000 + 2 x 800) = 5,75 / 0,92 = 6,25kVA fator de demanda = 0,45 (17 aparelhos) Demanda = 6,25 x 0,45 = 2,81kVA b5 = 2,81kVA

b.2.5 Clculo da demanda total do fator b

b = b1 + b3 + b4 + b5, sendo: b1 = 7,35kVA b3 = 0,96kVA b4 = 3,00kVA b5 = 2,81kVA b = 14,12kVA

b.3

Clculo do fator c

Demanda referente aos aparelhos condicionadores de ar - Tabela 14, pgina 6-14

Quantidade 02

Descrio

Potncia Unitria (W) 2600 Total (kW) 5,20 5,20

condicionador de ar (18000 BTU/h) TOTAL GERAL DA CARGA INSTALADA

ND - 5.1

ANEXO B - 4

Carga = 0,60 kVA fator de demanda = 0,92 Demanda = 5,20 x 0,92 = 4,78 / 0,92 = 5,20kVA c = 5,20kVA

c) Clculo da demanda total (DT) da edificao DT = a + b + c, sendo: a = 0,60 kVA b = 14,12kVA c = 5,20kVA DT = 0,60 + 14,12 + 5,20 = 19,92 kVA

A entrada de servio deve ser dimensionada pela faixa C1 da Tabela 2, pgina 6-3 ( at 20,0 kVA).

ND - 5.1

ANEXO B - 5

Exemplo n 2: Residncia

a) Carga instalada

Quantidade 15 05

Descrio

Potncia Unitria (W) 60 100 1500 300 250 300 1000 1300 1000 3500 1500 300 150 100 600 4400 Total (kW) 0,90 0,50 3,00 0,30 0,25 0,90 1,00 2,60 1,00 3,50 1,50 0,30 0,15 0,10 0,60 4,40 21,00

lmpada incandescente lmpada incandescente aquecedor de gua por 02 acumulao de 80 litros 01 freezer vertical 01 geladeira 03 TV a cores 01 ferro de passar roupas condicionador de ar tipo janela 02 (8500BTU/h) 01 mquina de lavar roupas 01 mquina de secar roupas 01 mquina de lavar louas 01 enceradeira 01 exaustor 01 conjunto de som 01 aspirador de p 01 chuveiro eltrico TOTAL GERAL DA CARGA INSTALADA

Como a carga instalada superior a 15kW, o fornecimento deve ser a 4 fios, sendo o dimensionamento da entrada de servio feito pela demanda provvel.

O fornecimento deve ser a 4 fios, sendo o dimensionamento da entrada de servio feito pela demanda provvel.

b) Clculo da demanda - D D=a+b+c b.1 Clculo do fator a (demanda referente a iluminao e tomadas)

Demanda de iluminao - Tabela 12, pgina 6-13

Quantidade

Descrio

Potncia Unitria (W) 60 100 Total (kW) 0,90 0,50 1,40

15 lmpada incandescente 05 lmpada incandescente TOTAL GERAL DA CARGA INSTALADA

ND - 5.1

ANEXO B - 6

Carga = 0,60 kVA fator de demanda = 0,81 Demanda = 1,40 x 0,81 = 1,13kVA a = 1,13kVA

b.2

Clculo do fator b

b = b1 + b2 + b4 + b5 (Ver item 2, pgina 5-1) b.2.1 Clculo do fator b1 Demanda referente a chuveiros, torneiras e cafeteiras eltricas Tabela 14, pgina 6-14

Quantidade

Descrio

Potncia Unitria (W) 4400 Total (kW) 4,40 4,40

01 chuveiro eltrico TOTAL GERAL DA CARGA INSTALADA

Carga = 4,40 kVA fator de demanda = 1 Demanda = 4,40 x 1 = 4,40kVA b1 = 4,40kVA

b.2.2 Clculo do fator b2 Demanda referente aos aquecedores de gua por acumulao e por passagem Tabela 13, pgina 6-14

Quantidade 02

Descrio

Potncia Unitria (W) 1500 Total (kW) 3,00 3,00

aquecedor de gua por acumulao de 80 litros TOTAL GERAL DA CARGA INSTALADA

Carga = 3,00 kVA fator de demanda = 0,92 (2 aparelhos) Demanda = 3,00 x 0,92 = 2,76kVA b2 = 2,76kVA

ND - 5.1

ANEXO B - 7

b.2.3 Clculo do fator b4 Demanda referente a mquinas de lavar e secar roupas, mquinas de lavar louas e forno eltrico Tabela 14, pgina 6-14

Quantidade

Descrio

Potncia Unitria (W) 1000 1000 3500 1500 Total (kW) 1,00 1,00 3,50 1,50 7,00

01 ferro de passar roupas 01 mquina de lavar roupas 01 mquina de secar roupas 01 mquina de lavar louas TOTAL GERAL DA CARGA INSTALADA

Carga = 7,00 kVA fator de demanda = 0,76 (4 aparelhos) Demanda = 7,00 x 0,76 = 5,32 / 0,92 = 5,78kVA b4 = 5,78kVA

b.2.4 Clculo do fator b5 Demanda referente aos demais aparelhos (TV, conjunto de som, ventilador, geladeira, freezer, torradeira, liquidificador, batedeira, exaustor, ebulidor, etc) Tabela 14, pgina 6-14

Quantidade

Descrio

Potncia Unitria (W) 300 250 300 300 150 100 600 Total (kW) 0,30 0,25 0,90 0,30 0,15 0,10 0,60 2,60

01 freezer vertical 01 geladeira 03 TV a cores 01 enceradeira 01 exaustor 01 conjunto de som 01 aspirador de p TOTAL GERAL DA CARGA INSTALADA

Carga = 2,60 - fator de demanda = 0,54 (9 aparelhos) Demanda = 2,60 x 0,54 = 1,40 / 0,92 = 1,52kVA b5 = 1,52kVA

b.2.5 Clculo da demanda total do fator b

b = b1 + b2 + b4 + b5, sendo: b1 = 4,40kVA b2 = 2,76kVA b4 = 5,78kVA

ND - 5.1

ANEXO B - 8

b5 = 1,52kVA b = 14,46kVA

b.3

Clculo do fator c

Demanda referente aos aparelhos condicionadores de ar - Tabela 14, pgina 6-14

Quantidade

Descrio

Potncia Unitria (W) 1300 Total (kW) 2,60 2,60

condicionador de ar tipo janela 02 (8500BTU/h) TOTAL GERAL DA CARGA INSTALADA

Carga = 2,60 kVA fator de demanda = 0,92 Demanda = 2,60 x 0,92 = 2,39 / 0,92 = 2,60kVA c = 2,60kVA

c) Clculo da demanda total (DT) da edificao DT = a + b + c, sendo: a = 1,13 kVA b = 14,46kVA c = 2,60kVA DT = 1,13 + 14,46 + 2,60 = 18,19 kVA

A entrada de servio deve ser dimensionada pela faixa C1 da Tabela 2, pgina 6-3 (D < 20,0 kVA)

ND - 5.1

ANEXO B - 9

Exemplo n 3 : Oficina (serralheria) a) Carga instalada

Quantidade

Descrio

Potncia Unitria (W) 60 4400 9680 9000 3070 4910 1100 2070 6900 250 Total (kW) 0,90 4,40 9,68 9,00 3,07 9,82 1,10 8,28 13,80 0,25 60,30

15 lmpada incandescente 01 Chuveiro eltrico 01 compressor 10 CV - 3 02 mquina de solda 9 kVA - 1 01 Serra de fita 3 cv - 1 02 Mquina de corte 5 cv - 1 01 Esmeril 1 cv - 1 04 Furadeira 2 cv - 1 02 Dobradeira 7,5 cv - 3 01 geladeira TOTAL GERAL DA CARGA INSTALADA

Como a carga instalada superior a 15kW, o fornecimento deve ser a 4 fios, sendo o dimensionamento da entrada de servio feito pela demanda provvel.

O fornecimento deve ser a 4 fios, sendo o dimensionamento da entrada de servio feito pela demanda provvel.

b) Clculo da demanda - D D=a+b+d+e b.1 Clculo do fator a (demanda referente a iluminao e tomadas)

Demanda de iluminao - Tabela 12, pgina 6-13

Quantidade

Descrio

Potncia Unitria (W) 60 Total (kW) 0,90 0,90

15 lmpada incandescente TOTAL GERAL DA CARGA INSTALADA

Carga = 0,90 kVA fator de demanda = 1 Demanda = 0,90 x 1 = 0,90kVA a = 0,90kVA

b.2

Clculo do fator b

b = b1 + b5 (Ver item 2, pgina 6-1)

ND - 5.1

ANEXO B - 10

b.2.1 Clculo do fator b1 Demanda referente a chuveiros, torneiras e cafeteiras eltricas Tabela 14, pgina 6-14

Quantidade

Descrio

Potncia Unitria (W) 4400 Total (kW) 4,40 4,40

01 chuveiro eltrico TOTAL GERAL DA CARGA INSTALADA

Carga = 4,40 kVA fator de demanda = 1 Demanda = 4,40 x 1 = 4,40kVA b1 = 4,40kVA

b.2.2 Clculo do fator b5 Demanda referente aos demais aparelhos (TV, conjunto de som, ventilador, geladeira, freezer, torradeira, liquidificador, batedeira, exaustor, ebulidor, etc) Tabela 14, pgina 6-14

Quantidade

Descrio

Potncia Unitria (W) 250 Total (kW) 0,25 0,25

01 geladeira TOTAL GERAL DA CARGA INSTALADA

Carga = 0,25 - fator de demanda = 1 (1 aparelho) Demanda = 0,25 x 1 = 0,25kVA b5 = 0,25kVA

b.2.5 Clculo da demanda total do fator b

b = b1 + b5, sendo: b1 = 4,40kVA b5 = 0,25kVA b = 4,67kVA

b.3

Clculo do fator d

Demanda dos motores eltricos - Tabelas 15 e 16, pginas 6-15 e 6-16

ND - 5.1

ANEXO B - 11

Quantidade

Descrio

Potncia Unitria (W) 9680 3070 4910 1100 2070 6900 Total (kW) 9,68 3,07 9,82 1,10 8,28 13,80 45,75

01 compressor 10 CV - 3 01 Serra de fita 3 cv - 1 02 Mquina de corte 5 cv - 1 01 Esmeril 1 cv - 1 04 Furadeira 2 cv - 1 02 Dobradeira 7,5 cv - 3 TOTAL GERAL DA CARGA INSTALADA

Total de motores: 11 unidades 01 x 10cv motor 30 02 x 7,5cv 1 x 6,46 = 6,46 kVA 2 x 4,87 = 9,74 kVA

motor 10

01 x 3cv 02 x 5cv 01 x 1cv 04 x 2cv

1 x 1,92 = 1,92 kVA 2 x 3,13 = 6,26 kVA 1 x 0,89 = 0,89 kVA 4 x 1,46 = 5,84 kVA

d = 31,11 kVA

b.4

Clculo do fator e

Demanda referente s mquinas de solda Quantidade Descrio Potncia Unitria (W) 9000 Total (kW) 9,00 9,00

02 mquina de solda 9 kVA - 1 TOTAL GERAL DA CARGA INSTALADA

Demanda = 1,0 x 9,0kVA + 0,7 x 9,0kVA = 15,3kVA e = 15,3kVA

c) Clculo da demanda total (DT) da edificao DT = a + b + d + e, sendo: a = 0,90 kVA b = 4,67kVA d = 31,11kVA e = 15,3kVA DT = 0,90 + 4,67 + 31,11 + 15,3 = 51,98 kVA

A entrada de servio deve ser dimensionada pela faixa C5 da Tabela 2, pgina 6-3 (47,1< D < 57,0 kVA)

ND - 5.1

ANEXO C - 1

ATENDIMENTO HBRIDO Considerando que h determinados tipos de edificaes onde o atendimento s unidades consumidoras hbrido ( ou seja, parte pela ND-5.1 e parte pela ND-5.2, parte pela ND-5.1 e parte pela ND-5.3, parte pela ND-5.2 e parte pela ND-5.3 ) citamos abaixo alguns exemplos de atendimento hbrido:

1.

Situao A

NOTAS: 1. Os apartamentos 01 e 02 devem ser atendidos pela ND-5.1 (ramais de ligao e de entrada individuais) e a caixa de medio e de proteo deve ser instalada no local de acesso exclusivo a estes apartamentos e na divisa da propriedade com o passeio pblico e com a leitura voltada para o passeio pblico. Os ramais de ligao devem ser areos e ancorados, respectivamente, nas paredes dos apartamentos 01 e 02. 2. As lojas 01 e 02 devem ser atendidas pela ND-5.1 (ramais de ligao e de entrada individuais) e a caixa de medio e de proteo deve ser instalada na parede da loja localizada na divisa com o passeio pblico ou dentro da loja em local de livre acesso. 3. Os ramais de ligao devem ser areos e ancorados, respectivamente, nas paredes das lojas 01 e 02. Caso estas lojas no tenham um p direito mnimo de 3,60 metros (para rede Cemig do mesmo lado da edificao) ou de 6,0 metros (para rede Cemig do lado contrrio edificao), os ramais de ligao podem ser ancorados, respectivamente, nas paredes dos apartamentos 01 e 02. 4. As lojas 01 e/ou 02 podem ser atendidas na mdia tenso se atenderem os critrios constantes da ND-5.3. 5. No projeto eltrico de mdia tenso deve constar a fachada da edificao mostrando as demais entradas de energia eltrica. O cliente deve apresentar juntamente com o projeto eltrico uma declarao, por escrito, registrada em cartrio que no haver interligao entre as unidades consumidoras e, se ocorrer esta interligao, ele assumir toda e qualquer responsabilidade por eventuais sinistros sob pena de ter a suspenso do fornecimento de energia eltrica. A anlise do projeto eltrico fica condicionada apresentao desta declarao. 6. As lojas e os apartamentos devem ter numerao predial distinta. Esta numerao deve ser legvel, indelvel e seqencial.

ND - 5.1

ANEXO C - 2

2. Situao B

NOTAS: 1. Os apartamentos 01 e 02 devem ser atendidos pela ND-5.2 e as caixas de medio e de proteo devem ser instaladas no local de acesso exclusivo a estes apartamentos e na divisa da propriedade com o passeio pblico e com a leitura voltada para o passeio pblico. O ramal de ligao deve ser ancorado na parede de um dos apartamentos que fica paralela ao passeio pblico. 2. As lojas 01 e 02 devem ser atendidas pela ND-5.1 (ramais de ligao e de entrada individuais) e a caixa de medio e de proteo deve ser instalada na parede da loja localizada na divisa com o passeio pblico ou dentro da loja em local de livre acesso. 3. Os ramais de ligao devem ser areos e ancorados, respectivamente, nas paredes das lojas 01 e 02. Caso estas lojas no tenham um p direito mnimo de 3,60 metros (para rede Cemig do mesmo lado da edificao) ou de 6,00 metros (para rede Cemig do lado contrrio edificao), os ramais de ligao podem ser ancorados, respectivamente, nas paredes dos apartamentos 01 e 02. 4. As lojas 01 e/ou 02 podem ser atendidas na mdia tenso se atenderem os critrios constantes da ND-5.3. 5. No projeto eltrico de mdia tenso deve constar a fachada da edificao mostrando as demais entradas de energia eltrica. O cliente deve apresentar juntamente com o projeto eltrico uma declarao, por escrito, registrada em cartrio que no haver interligao entre as unidades consumidoras e, se ocorrer esta interligao, ele assumir toda e qualquer responsabilidade por eventuais sinistros sob pena de ter a suspenso do fornecimento de energia eltrica. A anlise do projeto eltrico fica condicionada apresentao desta declarao. 6. Cada loja deve ter a sua numerao predial distinta e deve ter uma numerao predial para os apartamentos. Esta numerao deve ser legvel, indelvel e seqencial. As caixas de medio dos apartamentos devem ser marcadas de modo a identific-las com as respectivas unidades consumidoras.

ND - 5.1

ANEXO C - 3

3. Situao C

NOTAS:
1. 2. As lojas devem ser atendidas pela ND-5.1 (ramais de entrada individuais) e a caixa de medio e de proteo deve ser instalada na parede da loja localizada na divisa com o passeio pblico ou dentro da loja em local de livre acesso. O atendimento pode ser atravs de apenas um ramal de ligao areo ancorado no pontalete conforme mostrado no desenho acima para o fornecimento de energia eltrica para as lojas 1 a 5. Este pontalete pode ser instalado em qualquer uma das trs lojas. Alternativamente instalao deste pontalete, o ramal de ligao pode ser ancorado na parede de uma das lojas desde que a loja tenha um p direito de, no mnimo, de 3,60 metros (para rede Cemig do mesmo lado da edificao) ou de 6,00 metros (para rede Cemig do lado contrrio edificao). Eletroduto dimensionado conforme a norma Cemig ND-5.2. Este eletroduto segue para o pontalete. Os condutores do ramal de entrada devem ser cabos unipolares de cobre, isolados com PVC-70C para 0,6/1kV, dotados de cobertura externa de PVC ou Neoprene (condutores isolados com camada dupla) dimensionados conforme a norma Cemig ND-5.2. O condutor neutro deve ir at a ltima medio sem seccionamento. Quando houver o compartilhamento de fases, as conexes devem ser feitas dentro das caixas de inspeo assim como as conexes para derivao do neutro at medio. Cada loja pode ser atendida na baixa tenso atravs de um ramal de ligao areo ancorado num pontalete instalado em cima de cada loja ou na parede da prpria loja desde que tenha um p direito de, no mnimo, de 3,60 metros (para rede Cemig do mesmo lado da edificao) ou de 6,00 metros (para rede Cemig do lado contrrio edificao). Cada loja deve ter a sua numerao predial distinta. Esta numerao deve ser legvel, indelvel e seqencial. Caso possua garagem de acesso e uso comum a todas as unidades consumidoras , o atendimento ser exclusivamente pela ND-5.2 devendo as medies ficarem na garagem. Opcionalmente, as lojas podem ser atendidas na mdia tenso atravs da ND-5.3 se atenderem os critrios constantes da ND-5.3. No projeto eltrico de mdia tenso deve constar a fachada da edificao mostrando as demais entradas de energia eltrica. O cliente deve apresentar juntamente com o projeto eltrico uma declarao, por escrito, registrada em cartrio que no haver interligao entre as unidades consumidoras e, se ocorrer esta interligao, ele assumir toda e qualquer responsabilidade por eventuais sinistros sob pena de ter a suspenso do fornecimento de energia eltrica. A anlise do projeto eltrico fica condicionada apresentao desta declarao.

3. 4.

5.

6. 7. 8.

ND - 5.1

ANEXO C - 4

4.

Situao D

NOTAS: 1. Se a rea particular for uma extenso do passeio pblico, ou seja, se no houver nenhuma divisria fsica entre esta rea e o passeio pblico e se nesta rea existir muro ou mureta, este pode abrigar o conjunto de medies das lojas e o atendimento ser atravs da ND-5.2, desde que no haja lei municipal impedindo que o padro de entrada seja construdo nesta rea. 2. Se na rea particular de extenso do passeio pblico no tiver um muro ou mureta, devem ser utilizados os critrios definidos na Situao C. Cada loja deve ter a sua numerao predial distinta. Esta numerao deve ser legvel, indelvel e seqencial.

ND - 5.1

ANEXO C - 5

5. Situao E

NOTAS: 1. As lojas do trreo so unidades consumidoras individuais desvinculadas do 1 e 2 pavimentos do prdio e estes constituem uma edificao de uso coletivo. Assim as lojas devem ser atendidas pela ND-5.1 (ramais de entrada individuais) e a caixa de medio e de proteo deve ser instalada na parede da loja localizada na divisa com o passeio pblico ou dentro da loja em local de livre acesso. 2. O atendimento s lojas deve ser atravs de ramal de ligao areo ancorado na parede de uma das lojas desde que a loja tenha um p direito de, no mnimo, de 3,60 metros (para rede Cemig do mesmo lado da edificao) ou de 6,00 metros (para rede Cemig do lado contrrio edificao). Neste atendimento os condutores do ramal de entrada devem ser cabos unipolares de cobre, isolados com PVC-70C para 0,6/1kV, dotados de cobertura externa de PVC ou Neoprene (condutores isolados com camada dupla) dimensionados conforme a norma Cemig ND-5.2. O condutor neutro deve ir at a ltima medio sem seccionamento. Quando houver o compartilhamento de fases, as conexes devem ser feitas dentro das caixas de inspeo assim como as conexes para derivao do neutro at medio. 3. Caso no h nenhuma loja que tenha um p direito mnimo de 3,60 metros (para rede Cemig do mesmo lado da edificao) ou de 6,00 metros (para rede Cemig do lado contrrio edificao), o ramal de ligao areo pode ser ancorado na parede do andar imediatamente superior s lojas. 4. Aps anlise da Cemig, cada loja pode ser atendida na baixa tenso atravs de um ramal de ligao areo ancorado na parede da prpria loja desde que tenha um p direito de, no mnimo, de 3,60 metros (para rede Cemig do mesmo lado da edificao) ou de 6,00 metros (para rede Cemig do lado contrrio edificao). 5. As unidades consumidoras do 1 e 2 pavimentos devem ser atendidas atravs da ND-5.2. 6. Caso a edificao deste exemplo possua garagem no sub-solo e esta seja de acesso e uso comum a todas as unidades consumidoras (lojas e salas/apartamentos), o atendimento ser exclusivamente pela ND-5.2 devendo as medies ficarem na garagem. 7. Cada loja deve ter a sua numerao predial distinta e deve ter uma numerao predial para as salas e/ou apartamentos. Esta numerao deve ser legvel, indelvel e seqencial. As caixas de medio das salas e/ou apartamentos devem ser marcadas de modo a identific-las com as respectivas unidades consumidoras. 8. Opcionalmente, as lojas podem ser atendidas na mdia tenso atravs da ND-5.3 se atenderem os critrios constantes da ND-5.3. 9. No projeto eltrico de mdia tenso deve constar a fachada da edificao mostrando as demais entradas de energia eltrica. O cliente deve apresentar juntamente com o projeto eltrico uma declarao, por escrito, registrada em cartrio que no haver interligao entre as unidades consumidoras e, se ocorrer esta interligao, ele assumir toda e qualquer responsabilidade por eventuais sinistros sob pena de ter a suspenso do fornecimento de energia eltrica. A anlise do projeto eltrico fica condicionada apresentao desta declarao.

ND - 5.1

ANEXO C - 6

6. Situao F

NOTAS: 1. Se a rea particular for uma extenso do passeio pblico, ou seja, se no houver nenhuma divisria fsica entre esta rea e o passeio pblico e se nesta rea existir muro ou mureta lateral, este pode abrigar o conjunto de medies das lojas e/ou das salas e apartamentos e o atendimento deve ser atravs da ND-5.2, desde que no haja lei municipal impedindo que o padro de entrada seja construdo nesta rea. 2. As lojas do trreo so unidades consumidoras individuais desvinculadas do 1 e 2 pavimentos do prdio e estes constituem uma edificao de uso coletivo. Assim, as salas e/ou apartamentos devem ser atendidas atravs da ND-5.2, sendo a entrada de energia distinta das entradas de energia para as lojas. 3. Caso a edificao deste exemplo possua garagem no sub-solo e esta seja de acesso e uso comum a todas as unidades consumidoras (lojas e salas/apartamentos), o atendimento ser exclusivamente pela ND-5.2 devendo as medies ficarem na garagem. 4. Opcionalmente, as lojas podem ser atendidas na mdia tenso se atenderem os critrios constantes da ND-5.3. 5. No projeto eltrico de mdia tenso deve constar a fachada da edificao mostrando as demais entradas de energia eltrica. O cliente deve apresentar juntamente com o projeto eltrico uma declarao, por escrito, registrada em cartrio que no haver interligao entre as unidades consumidoras e, se ocorrer esta interligao, ele assumir toda e qualquer responsabilidade por eventuais sinistros sob pena de ter a suspenso do fornecimento de energia eltrica. A anlise do projeto eltrico fica condicionada apresentao desta declarao.

ND - 5.1

ANEXO D- 1

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

1. CEMIG - Manual de Distribuio - ND-2.1 - Instalaes Bsicas de Redes de Distribuio Areas Urbanas (verso de maro de 2002) 2. CEMIG - Manual de Distribuio - ND-2.13 - Instalaes Bsicas de Redes de Distribuio Areas Urbanas 34,5kV (verso de dezembro de 2004) 3. CEMIG - Manual de Distribuio - ND-2.2 - Instalaes Bsicas de Redes de Distribuio Areas Rurais (verso de setembro de 2012) 4. CEMIG - Manual de Distribuio - ND-2.6 - Padres e Especificaes de Materiais e Equipamentos (verso de setembro de 1991) 5. CEMIG - Manual de Distribuio - ND-2.7 - Instalaes Bsicas de Redes de Distribuio Areas Isoladas (verso de dezembro de 2000) 6. CEMIG - Manual de Distribuio - ND-2.9 - Instalaes Bsicas de Redes de Distribuio Compactas (verso de junho de 2012) 7. CEMIG - Manual de Distribuio - ND-3.1 - Projetos de Redes de Distribuio Areas Urbanas (verso de setembro de 2005) 8. CEMIG - Manual de Distribuio - ND-3.2 - Projetos de Redes de Distribuio Areas Rurais (verso de outubro de 1985) 9. CEMIG - Manual de Distribuio - ND-4.51 - Sinalizao de Segurana para Servios de Distribuio (verso de janeiro de 1986) 10. CEMIG - Manual de Distribuio - ND-5.2 - Fornecimento de Energia Eltrica em Tenso Secundria Rede de Distribuio Area - Edificaes Coletivas (verso de dezembro de 2008) 11. CEMIG - Manual de Distribuio - ND-5.3 - Fornecimento de Energia Eltrica em Mdia Tenso - Rede de Distribuio Area ou Subterrnea (verso de outubro de 2005) 12. CEMIG - Manual de Distribuio - ND-5.5 - Fornecimento de Energia Eltrica em Tenso Secundria Rede de Distribuio Subterrnea (verso de abril de 1993) 13. CEMIG - Manual de Distribuio - ND-5.6 - Medio de Energia - Rede de Distribuio Area (verso de dezembro de 2002) 14. CEMIG - Estudo de Distribuio - ED-1.3 - Partida de Motores e sua Influncia nas Redes de Distribuio (verso de janeiro de 1992) 15. CEMIG - Estudo de Distribuio - ED-3.14 - Critrios para Aterramento de Redes de Distribuio Areas (verso de setembro de 1992) 16. CEMIG - Estudo de Distribuio - ED-5.13 - Cabos Multiplexados para Ramal de Ligao (verso de dezembro de 1986) 17. CEMIG - Estudo de Distribuio - ED-5.2 - Dimensionamentos para Entrada de Servio em Baixa Tenso (verso de dezembro de 1998) 18. ABNT NBRNM 247-3- Condutores Isolados com Isolao Extrudada de Cloreto de de Polivinila (PVC) para Tenses at 750V, sem Cobertura Especificao (verso de fevereiro de 2002)

ND - 5.1

ANEXO D- 2

19. ABNT NBRNM 280 - Condutores de Cobre Mole Para Fios e Cabos Isolados Caractersticas (verso de abril de 2002) 20. ABNT - NBR 5410 - Instalaes Eltricas de Baixa Tenso (verso de setembro de 2004) 21. ABNT - NBR 5419 Proteo de Estruturas Contra Descargas Atmosfricas (verso de julho de 2005) 22. ABNT - NBR 5422 Projeto de linhas areas de transmisso de energia eltrica (verso de maro de 1985) 23. ABNT - NBR 5460 - Sistemas Eltricos de Potncia (verso de abril de 1992) 24. ABNT - NBR 5598 - Eletroduto de Ao-Carbono e Acessrios, com Revestimento Protetor e Rosca BSP Requisitos (verso de janeiro de 2009) 25. ABNT - NBR 5624 - Eletroduto Rgido de Ao-Carbono, com Costura, com Revestimento Protetor e Rosca NBR 8133 (verso de dezembro de 1993) 26. ABNT - NBR 6323 galvanizao de Produtos de Ao ou Ferro Fundido Especificao (verso de novembro de 2007) 27. ABNT - NBR 6591 - Tubos de Ao-Carbono com Solda Longitudinal, de Seo Circular, Quadrada, Retangular e Especial para Fins Industriais (verso de julho de 2008) 28. ABNT - NBR 7288 Cabos de Potncia Com Isolao Slida e Extrudada de Cloreto de Polivinila (PVC) ou Polietileno (PE) para Tenses de l kV a 6 kV (verso de novembro de 1994) 29. ABNT - NBR 8451 - Postes de Concreto Armado para Redes de Distribuio de Energia Eltrica Especificao (verso de fevereiro de 1998) 30. ABNT-NBR 10.676 - Fornecimento de Energia a Edificaes Individuais em Tenso Secundria - Rede de Distribuio Area (verso de maio de 1989) 31. ABNT - NBR 15465 Sistemas de Eletrodutos Plsticos para Instalaes Eltricas de Baixa Tenso Requisitos de Desempenho (verso de agosto de 2008) 32. ABNT - NBR 15688 - Redes de Distribuio Area de Energia Eltrica com Condutores Nus (verso de maio de 2012) 33. ABNT NBRIEC 60050(826)- Instalao Eltrica Predial (verso de novembro de 1987) 34. ANEEL- Resoluo 414 de 09-09-2010 - Resoluo que dispe sobre as condies gerais de fornecimento a serem observadas na prestao e utilizao do servio de energia eltrica 35. ANEEL- Resoluo 479 de 03-04-2012 - Altera alguns artigos da Resoluo Normativa n 414, de 9 de setembro de 2010, que estabelece as Condies Gerais de Fornecimento de Energia Eltrica.

You might also like