You are on page 1of 2

PROF: TALLES SANTIAGO

1. Princpio Fundamental da Dinmica


FR = m . a

2 Lei de Newton
O Peso de um corpo a fora de atrao exercida pela Terra sobre ele.

A resultante das foras que atuam sobre um corpo proporcional ao produto da sua massa pela acelerao adquirida.

OBS1: Ns vivemos na superfcie externa do planeta


Terra. A Terra puxa cada um de ns para ela e faz com que todos sintam que o cho sempre para baixo e o cu sempre para cima. Neste aspecto, nenhum pas diferente do outro. Por isso errado dizer que os japoneses ficam de cabea para baixo. Eles ficam de p sobre o solo como ns, brasileiros.

OBS1: Massa de um corpo a medida de sua inrcia. OBS2: A acelerao de um corpo diretamente proporcional fora resultante que age sobre o corpo, e inversamente proporcional massa do corpo e tem a mesma direo e o mesmo sentido da fora resultante. EXEMPLO 01:
O bloco da figura tem massa igual a 4 kg e encontra-se em repouso sobre um plano horizontal liso.

OBS2: A fora PESO definida matematicamente pela


expresso:

P = m . g
OBS3: A fora peso uma fora que atua a distncia. Por

Num determinado instante, aplicam-se sobre ele duas foras horizontais constantes F1 e F2 de intensidades 30 N e 10 N, respectivamente. Determine a intensidade, a direo e o sentido da acelerao adquirida pelo bloco. Soluo Dados: m = 4 kg; F1 = 30 N; F2 = 10 N. FR = F1 F2 FR = 30 10 FR = 20 N Utilizando a 2 Lei de Newton: FR = m.a 20 = 4 . a a = 5 m/s2 (horizontal e para a direita)
2. Peso de um corpo

isso, dizemos que em torno da Terra h uma regio chamada campo gravitacional, na qual todos os corpos sofrem sua influncia.

OBS4: A massa de um corpo uma grandeza constante, isto , no depende do local onde medida. J o peso de um corpo varivel, isto , depende do local onde medido.

EXEMPLO 02:
Na superfcie da Terra, a acelerao da gravidade vale 9,8 m/s2 e, na superfcie da Lua, 1,6 m/s2. Para um corpo de massa igual a 4 kg, calcule: a) o peso na superfcie da Terra; b) o peso na superfcie da Lua. Soluo: a) Na superfcie da Terra m = 4 kg e g = 9,8 m/s2 Logo, P = m.g P = 4 . 9,8 P = 39,2 N

Por que os objetos caem quando a gente os solta? A fora peso a fora que atrai todas as coisas para a superfcie da Terra. essa fora que faz com que voc fique preso no cho. Todos os corpos celestes esto sujeitos a ela, pois todas as massas se atraem, e quanto maiores e mais prximas, maior a fora de atrao.

b) Na superfcie da Lua m = 4 kg e g = 1,6 m/s2 Logo, P = m.g P = 4 . 1,6 P = 6,4 N

EXERCCIOS

TESTES

01. Aplica-se a uma fora de mesma intensidade sobre a


massa A e sobre a massa B. Qual delas chegar primeiro barreira?

01. (FEESR SP) Um corpo com uma massa de 5 kg sofre


a ao de uma fora constante de 30 N. A acelerao adquirida pelo corpo, em m/s2, igual a: a) 150 b) 60 c) 15 d) 6 e) 0,6

___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________

fora de mdulo F, adquirindo uma acelerao de mdulo a. Se reduzirmos pela metade a sua massa, este adquire uma acelerao quatro vezes maior. Ento, a sua nova fora ser: a) quadruplicada; d) duplicada; b) reduzida metade; e) aumentada oito vezes. c) triplicada;

02. (Unic MT) Um corpo de massa m submetido a uma

02. Uma fora de 12 N aplicada


em um corpo de massa 50 kg. Qual a acelerao produzida por essa fora?
Soluo

03. (MACK SP) Sobre uma superfcie plana, horizontal e


sem atrito, encontra-se apoiado um corpo de massa 2,0 kg, sujeito ao das foras F1 e F2. As intensidades de F1 e F2 so, respectivamente, 8 N e 6 N. A acelerao com que esse corpo se movimenta :

a) 1 m/s2 b) 2 m/s2

c) 3 m/s2 d) 4 m/s2

e) 5 m/s2

03. Um avio partiu de Macap, situada sobre o equador, dirigindo-se para um posto de pesquisa na Antrtica. Ao chegar ao seu destino: a) O peso do avio aumentou, diminuiu ou no se alterou? b) E a massa do avio? ___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ 04. O grfico a seguir representa a intensidade da fora
resultante em uma partcula em funo do mdulo de sua acelerao. Sendo g = 10 m/s2, calcule a intensidade do peso dessa partcula.

04. (UFMA) Um corpo de massa 1,0 kg possui acelerao de 2,41 m/s2. Se adicionarmos a esse corpo uma fora de 6,0 N, na mesma direo e sentido do movimento, que fora resultante atuar no sistema? Considere o uso de operaes com algarismos significativos. a) 1,8 N c) 8,4 N e) 8,5 N b) 8,410 N d) 1,79 N 05. (UEL PR) O cabo de um reboque arrebenta se nele
for aplicada uma fora que exceda 1800 N. Suponha que o cabo seja usado para rebocar um carro de 900 kg ao longo de uma rua plana e retilnea. Nesse caso, que acelerao mxima o cabo suportaria? a) 0,5 m/s2 c) 2,0 m/s2 e) 9,0 m/s2 2 2 b) 1,0 m/s d) 4,0 m/s

06. (UFAL) Considere as afirmaes:


I O peso de um corpo o mesmo, na Terra ou na Lua. II O peso de um corpo maior no equador do que num plo terrestre. III A massa de um corpo a mesma no pico do Everest ou ao nvel do mar.
Soluo

Est correto o que se afirma somente em: a) I c) III b) II d) I e em II

e) I e em III

You might also like