You are on page 1of 112

Dissertao

sobre Redao por Paulo Sergio Rodrigues paulo@algosobre.com.br Dissertar : I. Expor um assunto, esclarecendo as verdades que o envolvem, discutindo a problemtica que nele reside; II. Defender princpios, tomando decises III. Analisar objetivamente um assunto atravs da sequncia lgica de ideias; IV. Apresentar opinies sobre um determinado assunto; V. Apresentar opinies positivas e negativas, provando suas opinies, citando fatos, razes, justificativas. Sendo a dissertao uma srie concatenada de ideias, opinies ou juzos, ela sempre ser uma tomada de posio frente a um determinado assunto - queiramos ou no. Procurando convencer o leitor de alguma coisa, explicar a ele o nosso ponto de vista a respeito de um assunto, ou simplesmente interpretar um ideia, estaremos sempre explanando as nossa opinies, retratando os nosso conhecimentos, revelando a nossa intimidade. por esse motivo que se pode, em menor ou maior grau, mediar a cultura (vivncia, leitura, inteligncia...) de uma pessoa atravs da dissertao. Podemos contar um estria (narrao) ou apontar caractersticas fundamentais de um ambiente (descrio) sem nos envolvermos diretamente. A dissertao ao contrrio, revela quem somos, o que sentimos, o que pensamos. Nesse ponto, tenha-se o mximo de cuidado com o extremismo. Temos liberdade total de expor nossas opinies numa dissertao e o examinador salvo raras excees - sabe respeita-las. Tudo o que expusermos, todavia, principalmente no campo poltico e religioso, deve ser acompanhado de argumentaes e provas fundamentais.

Para fazer uma boa dissertao, exige-se:


a) Conhecimentos do assunto (adquirido atravs da leitura, da observao de fatos, do dilogo, etc.); b) Reflexes sobre o tema, procurando descobrir boas ideias e concluses acertadas (antes de escrever necessrios pensar); c) Planejamento: 1. Introduo: consiste na proposio do tema, da ideia principal, apresentada de modo a sugerir o desenvolvimento; 2. Desenvolvimento: consiste no desenvolvimento da matria, isto , discutir e avaliar as ideias em torno do assunto permitindo uma concluso; 3. Concluso: pode ser feita por uma sntese das ideias discutidas no desenvolvimento. o resultado final. d) Registrar ideias fundamentais numa sequncia (ESQUEMA) e) Acrescentar o que faltar, ou suprimir o que for suprfluo, desnecessrio

(RASCUNHO) f) Desenvolvimento do plano com clareza e correo, mantendo sempre fidelidade ao tema.

Estrutura da Dissertao
sobre Redao por Robson Moura profrobsonmou@yahoo.com.br uma modalidade de composio que visa anlisar, ou comentar expositivamente conceitos ou ideias sobre um determinado assunto. Pode apresentar-se de forma expositiva ou argumentativa. Possui uma natureza reflexiva que consiste na ordenao dessas ideias a respeito de um determinado assunto contido em um uma frase-tema, um conjunto de textos verbais, no-verbais, ou at mesmo uma mescla de textos.

Dissertar debater. Para discutirmos questes dos variados assuntos que a sociedade nos apresenta precisamos da Dissertao. Aquele que desenvolve uma dissertao comumente denominado de Enunciador de ideias. Como enunciadores somos ns que desenvolvemos o texto dissertativo sem usar primeira pessoa, expressando o nosso ponto de vista para desenvolv-lo com conciso e clareza. Essas ideias fundamentam nossa posio. por isso que toda dissertao deve ser desenvolvida em terceira pessoa. Estabelecer nos pargrafos do desenvolvimento as relaes de causa e consequncia, contribui para um texto correto e conciso. Frases curtas, linguagem direta apresenta um texto com estrutura organizada e lgicidade de ideias.

A Estrutura do texto Dissertativo


So trs as partes bsicas de uma redao: Introduo, Desenvolvimento e Concluso. Isso necessariamente no quer dizer que uma dissertao tenha que ter trs pargrafos. O mnimo de pargrafos lgicos seriam quatro e no mximo cinco, por se tratar de um texto para leitura rpida e concisa.

Na Introduo de texto dissertativo encontramos a delimitao de um tema, atravs de frases chamadas de argumentos, ou ideias secundrias, de uma ideia central que conhecemos como assunto, o assunto do tema que amarrar os pargrafos do desenvolvimento - sugesto ou duas, ou no mximo trs; No Desenvolvimento do texto dissertativo trabalharemos as frases ideias, ou argumentos observando a estrutura padro de um pargrafo de desenvolvimento que apresentarei mais adiante, apresentando sua causa e consequncia e exemplos sempre no fim pargrafo para mostrar harmonia; A Concluso no texto dissertativo tambm uma estrutura padro, chega de inventar, at para finalizar um texto devemos seguir regras. Seguindo-as o resultado final da redao ser primoroso. Eis o Esquema Estrutural que poder ajud-lo a fazer sua dissertao:

Acima temos um modelo para uma redao com cinco pargrafos, abaixo segue o desenvolvimento de uma redao a partir do seguinte tema: "GUA, CULTURA E CIVILIZAO" No mundo moderno, incrivelmente globalizado, ocorre uma tendncia a valorizao do lucro em detrimento a fatores de grande importncia para a sobrevivncia humana. Pois, a falta de gua potvel no futuro trar consequncias hediondas. Mas, h uma cultura que pode ser formada atravs da educao ambiental nas escolas para as nossas crianas e, alm do mais, descaso de nossos governantes aponta para uma civilizao em crise e em processo de autodestruio. Embora, o homem no tenha dado o valor devido importncia da gua para sua subsistncia. Estudiosos prevem que daqui a 50 faltar gua potvel. Que ironia para o ser humano que vive em um planeta composto por 2/3 de gua. Lembrando que 2% da gua da terra doce e o mais criminoso que 5% dos 2% est poluda. Alm da destruio de seu "habitat" natural, o aumento demogrfico absurdo, poluindo o que ainda resta, sem nenhuma ao governamental para conter esta realidade terrvel e inevitvel. Ainda com a falta de polticas pblicas, contribuindo para esse descaso. Sem um processo de Educao Ambiental nada pode ser feito contra essa escassez. Preparar a cultura dos herdeiros da terra para essa mudana de postura, j entranhada dentro de nossos governantes que por no terem interesses polticos nada fazem, essencial.

Mesmo, diante dessas grandes civilizaes que dominam o planeta, algumas que surgiram, ou tem como modelo, se organizarem perto dos grandes rios como vemos o Tigre, Eufrates, Amarelo, Nilo, Mississipi, Rio Grande, Amazonas e outros. No foi mera coincidncia, antes sim suas necessidades de vitalidade e de preservao de suas espcies. A gua vital para todos os seres vivos, usada em rituais desde a antiguidade. Logo pode existir a humanidade sem seu lquido precioso que a gua. Assim, esse bem to precioso, que para alguns pensadores da Grcia Antiga foi o princpio de tudo, s ter relevncia, com preocupao no mbito mundial, quando a catstrofe estiver pronta. Todos os dias os avisos so dados, com a natureza se rebelando, p enquanto so os outros seres que esto entrando em extino. Quando chegar a vez do bicho homem, s assim, ele ir se preocupar, mas j ser tarde demais.

Outros temas:
1. Prova de Redao do Enem 2006

2. Temas (Frases)
"Quem decide pode errar: quem no decide j errou". "O outro nome da paz justia". "A capacidade de ouvir o adversrio da medida do amor a liberdade". Lembre-se que o Ponto de vista a mgica da redao. a primeira frase para iniciar a delimitao do tema. Aquela que vem em primeiro lugar na sua mente. Est presente em seu pensamento aps ler qualquer texto. a primeira ideia que voc tem do assunto. Supondo que voc fosse dissertar sobre um tema simples e comum que todos usam para explicar ponto de vista. "A TELEVISO".

O que geralmente chamamos de ideias so pontos de viso do tema, que inseridos em uma frase servem como frase inicial. A primeira frase para iniciar o primeiro pargrafo O Ponto de Vista. O Ponto de Vista depende de sua capacidade de leitura e absoro de ideias, conhecimentos. Quanto mais informao voc tem melhor para desenvolver e

expor suas ideias na forma escrita. por isso que eu sempre afirmei para meus alunos e agora na internet me permitam finalizar com a minha eterna frase. "S se escreve sobre aquilo que se conhece. - Robson Moura".

Introduo e Desenvolvimento
sobre Redao por Adilson Torquato adilson@algosobre.com.br A Introduo deve ser estruturada de duas formas: Extrinsecamente: Esttica Intrinsecamente: Lgica estrutural - Frase-ncleo A Esttica trata da aparncia: a) Pargrafos bem feitos; b) Respeito s margens do papel; c) Acentuao; d) Formao de perodos frasais. A parte estrutural da Redao a lgica que a ideia central ou frase-ncleo deve ter para formar os argumentos do desenvolvimento (frases perifricas que s fazem sentido por existir o tpico-frasal). Veja como montamos nosso esquema mental antes de transferirmos para o papel: Tema: Brasil, 500 Anos!

Introduo:
Frase-ncleo: O Brasil est para completar quinhentos anos de descobrimento, mas ainda no sabemos o que comemorar no final deste milnio.

Desenvolvimento:
a) O descobrimento do Brasil aconteceu em 1.500 ... e surgiu uma colnia portuguesa... b) A situao do Brasil nos dias de hoje no mudou muito em relao ao sistema de explorao por outros pases...

Concluso:
Ao final deste milnio, que tambm abre uma comemorao pela descoberta do Brasil, surge espao para maiores reflexes acerca do que esperamos desta Nao para os prximos quinhentos anos e de nossa situao ainda colonialista em relao ao sistema de explorao que chamamos de Desenvolvimento Alternativo para o Terceiro Mundo ou o regime de parceria que j era aplicado nas antigas capitanias hereditrias e que aplica-se na estrutura latifundiria.

Diante de tantos fatos ainda ficamos em dvida do que realmente podemos comemorar e do que podemos aguardar para a prxima comemorao futura. Veja que sua introduo abriu portas para desenvolver a lgica e terminar ilesa sua concluso sem nenhum peso na conscincia apesar da verdade exposta na redao. Tente terminar esta redao que iniciei para voc e analise a forma com que foi introduzido o tema e a sequncia como desenvolvida. Voc agora ser o examinador e estar verificando toda a redao. Somente assim poder saber seu nvel de redao e ajudar da melhor forma possvel as prximas redaes dissertativas.

Esquema, O
sobre Redao por Paulo Sergio Rodrigues paulo@algosobre.com.br Compreendido o tema, no passaremos, de pronto, ao rascunho. Eis um erro muito comum: os alunos no simpatizam com os esquemas. Acham que o tempo exguo e atiram-se, a esmo, ao trabalho da redao. O fato que, dispensando o esquema, perdem, no rascunho, os minutos que pensavam economizar. O que sucede? As ideias vm vindo desordenadas, contraditrias. Atrapalhados, eles rabiscam, apagam, voltam a escrever o que riscaram... como se estivessem dirigindo num desses dias de trnsito congestionado: querem correr e no saem do lugar. Qual seria a causa desse "espaamento"? nica e exclusivamente a falta de esquema. Quando principiamos uma redao, temos de traar uma diretriz, haveremos de tomar um partido. Se o assunto "divrcio", obriga-nos a uma definio: seremos divorcistas, ou, ento antidivorcistas? Qual tese defenderemos? O esquema um mapa. O esquema um guia. No haver lugar para desvios ou retrocessos se tivermos, anteriormente traado o nosso roteiro. O esquema exigir, talvez, uns dez minutos. Porm, esses minutos so importantssimos. Eles nos traro a ideia bsica, alinharo os argumentos contrrios e favorveis, daro os conceitos introdutrios. Nosso trabalho, da em diante, ser vestir, com as roupagens da frase, aquilo que o esquema registrou. Esquematizar planejar. caminhar de olhos abertos. saber o terreno que se pisa. dar redao um destino, um sentido, um fim.

a) As partes do esquema
Todo esquema deve conter trs partes: introduo, desenvolvimento e concluso. No local destinado ao rascunho o aluno represent-los- pelas letras a, b e c, respectivamente. Se escrevesse introduo, desenvolvimento e concluso, j estaria despendendo tempo precioso.

b) A concentrao de ideias

No se impressione os alunos se suas ideias custam a chegar. natural que, no incio, fiquemos um tanto vazios. Idias no caem do cu. medida que fomos meditando, elas iro aparecendo, ainda que desordenadamente. No nos esqueamos de que esse um momento de concentrao absoluta. Imaginao, sensibilidade, inteligncia, memria, todas as faculdades, enfim, devem estar despertas na procura penosa das ideias.

c) Extenso do esquema
O esquema deve ser breve. Caso contrrio, perder sua finalidade. Evitem-se as mincias, as divises e subdivises. O aluno no esgotar o tempo de exame, fazendo esquema. Com cinco palavras apenas, pode-se reunir material para uma boa redao.

d) Tcnicas de registrar ideias


As ideias vo surgindo sem ordem, sem critrio. O aluno comeara a registr-la na introduo (a), no desenvolvimento (b), ou na concluso (c), com palavras sintticas e abreviadas. Suponha-se que o tema seja "coexistncia pacfica". Diversas ideias afloram mente do aluno do aluno. Uma delas poderia ser a seguinte: "as naes destinam a maior parte da sua receita corrida armamentista... Quantos males j poderia ter sido debelados da face da terra se tais verbas tivessem sido empregadas no combate ao cncer, na erradicao da malria..." Se esta ideia no for imediatamente registrada, poder ser esquecida. Que devemos fazer? Basta que coloquemos no desenvolvimento do esquema a palavra "arma". suficiente para que posteriormente, no rascunho, se desenvolva a ideia. Um esboo feito dessa maneira no tomar mais de uns dez minutos. Se acharmos uma comparao expressiva ou uma imagem bonita, no deixemos escapar. Talvez seja essa a imagem, seja essa a comparao que mais agradar ao examinador. O esquema no rgido. pessoal, e cada um o executa de maneira que achar mais conveniente Poderemos, pode exemplo, abreviar as palavras, a fim de poupar tempo. Assim escreveremos "destr." (destruio), interc. (intercmbio) etc.

e) Seleo de ideias
Se houver sobra de ideias, depois de registradas, deve o aluno selecionar as melhores. Lembre-se ele de que no vai escrever um ensaio ou um tratado e, sim, uma redao escolar. Dever eliminar, portanto, aquelas desnecessrias, aquelas ridculas ou infantis. Devero sobrar apenas alguns conceitos fundamentais e alguns outros subsidirios, o necessrio, enfim, para cumprir o limite exigo de linhas.

f) Ordem das ideias


J vimos que as ideias chegam desconexas, desordenadas. natural, portanto, que o aluno coloque na concluso conceitos ou fatos que, talvez, coubessem melhor no desenvolvimento ou na introduo. Cumpre, antes de iniciar o rascunho, ordenar as ideias de modo que as partes da redao conservem sua autenticidade. A maneira mais fcil ser numerar as ideias de acordo com sua ordem, a fim de que no percamos tempo na montagem de um novo esquema definitivo. O esquema um roteiro e a redao deve caminhar progressivamente. Um esquema ordenado, definido, no levar o aluno a retrocessos.

g) Exemplos de esquema:

Tema: Famlia e Divrcio


1. A famlia importante para a sociedade e a Ptria 2. Os padres morais cultivados pela famlia 3. A famlia unida = consequncias benficas para os filhos. 4. A desunio prejudicial aos filhos. 5. O divrcio em outros pases = Estados Unidos 6. Apoio a todas as medidas de fortalecimento da famlia. 7. Deveria haver divrcio aplicvel aos casos de extrema incompatibilidade. 8. Mais respeito famlia = engrandecimento da Ptria.

Esquema
a) importncia b) padres - unio - desunio - divrcio - USA - fortalecimento - extremos c) respeito - engrandecimento As ideias que me viera mente foram aquelas numeradas de 1 a 8. Registrei-as em um esquema de modo que fosse meu guia. Apenas 10 palavras me foram suficientes, conforme se pode observar. As palavras registradas lembram-se as ideias. Se assim no fosse, intil seria o esquema. Se tivssemos sido menos sintticos, ainda assim no teramos perdido mais que uns dez minutos. A redao comea com alguns digresses em torno da importncia da famlia, fixando-a como base da sociedade e da Ptria (introduo). De passagem para o desenvolvimento, o autor enumera alguns padres morais cultivados pela famlia (amor, fraternidade; honestidade, respeito, etc.) para provar que uma famlia unida s pode beneficiar os filhos e que a desunio calamitosa para eles e para a sociedade. O autor tece algumas consideraes em relao ao divrcio. Condena a indstria de divrcios que caracteriza certos pases e considera-se favorvel a todas as medidas que venham a fortalecer a famlia. No entanto, para alguns casos de incompatibilidade extrema, o divrcio necessrio. O autor conclui pedindo mais preocupaes, mais respeito pela famlia, pois uma famlia sadia o embrio de uma pas sadio (concluso).

Tema: Menores abandonados


1. As crianas pobres so vtimas do progresso. 2. Crianas famintas tornam-se ladres e assassinos. 3. Os pequenos crimes aumentam com a idade. 4. A ignorncia dos pais que tm muitos filhos deve ser enfrentada por uma campanha bem sria por parte da populao.

Esquema

a) progresso - pobreza b) fome - crime - idade c) ignorncia - educao

Critrios de Avaliao
sobre Redao por Algo Sobre conteudo@algosobre.com.br

Inicialmente, importante ressaltar que uma prova de redao deve avaliar no s a capacidade de o candidato produzir um texto expositivo ou argumentativo, mas tambm de ler e interpretar o(s) texto(s) motivador(es) sugerido(s) para auxiliar o candidato. Alm disso, o candidato deve se ater aos aspectos focalizados na situao escolhida, sem divagaes, evitando, assim, que o texto produzido se configure como um caso de fuga ao tema, afinal, se o candidato fugir ao tema sua redao ser anulada. Essa anulao se deve ao fato de o candidato demonstrar falta de capacidade para, minimamente, compreender e seguir as orientaes apresentadas. A redao produzida pelo candidato somente ser corrigida se estiver de acordo com as orientaes e a situao proposta escolhida. E, para que o corretor seja justo nas avaliaes, so seguidos critrios de correo das redaes que, resumidamente, abrangem quatro aspectos: estruturao e argumentatividade, coeso, progressoinformatividade-situacionalidade e correo gramatical. Para dar incio correo da redao, so feitos dois questionamentos objetivos, cujas respostas decidiro se aquela redao passvel de correo ou no, ou se parcialmente avalivel. So os seguintes os questionamentos: o desenvolvimento do texto corresponde situao escolhida? O texto produzido atende a todas as orientaes da situao escolhida? No que concerne coeso, considera-se tanto a coeso referencial quanto a coeso sequencial. Na coeso referencial, avalia-se o emprego de todos os elementos coesivos referenciais tais como: pronomes pessoais, artigos, demonstrativos, possessivos, numerais, relativos, indefinidos, advrbios e expresses adverbiais, alm do uso de expresses ou grupos nominais definidos, nominalizaes, sinnimos, nomes genricos, hipernimos e lexemas idnticos. Para a anlise da coeso sequencial, verifica-se a adequao do emprego dos modos e dos tempos verbais e dos conectivos, responsveis pelo estabelecimento das relaes de sentido entre oraes. Importa lembrar que a concordncia e a pontuao, quando provocam problemas de coeso, tambm so avaliadas nesse critrio.

Finalizando, h, ainda, a correo gramatical, em que so verificados "erros" de grafia, pontuao, concordncias nominal e verbal, regncias nominal e verbal e sintaxe de colocao. Ao iniciarem a leitura de um texto, os corretores analisam, em um primeiro momento, o conjunto de idias veiculadas por ele, ou seja, seu contedo. Isso permite avaliar se o candidato seguiu minimamente as orientaes ou instrues, se produziu um texto de cunho argumentativo ou expositivo ou se no fugiu ao tema requisitos bsicos para se corrigir uma redao. Feita a primeira leitura, passa-se ento a avaliar, segundo critrios previamente definidos, a redao, deixando para o final o ttulo, visto que ele dever refletir o que foi enfocado no desenvolvimento do texto. Considerando o texto com uma atividade altamente complexa, entende-se tambm que, para a compreenso plena dessa entidade, preciso analis-la de modo que todos os seus aspectos constitutivos sejam considerados como de igual relevncia. Assim, tanto os aspectos formais-estruturais como os discursivos-interativos so minuciosamente avaliados para que se ter a real compreenso do todo textual. Fonte: PROFLIN

Adequao da Linguagem ao Contexto


sobre Redao por Algo Sobre conteudo@algosobre.com.br A redao deve ser um ato efetivo de comunicao. Por isso, ao escrever, voc dever levar em conta diversos fatores que determinam o tipo de texto a ser produzido. Ao escrever, o emissor dever ter em mente o contexto em que sua mensagem ser produzida. Desse contexto, importante salientar a finalidade do texto e o receptor a que ele se destina.

A finalidade do texto
Voc j sabe que, toda vez que o objetivo for simplesmente informar alguma coisa a algum (como acontece nos jornais, nos textos tcnicos, nos livros didticos etc.), a funo predominante da linguagem ser a referencial. Entre os dois textos que seguem, o primeiro o mais adequado para ser utilizado numa aula de geografia. Compare-os. Texto 1 Braslia, sede administrativa do pas, foi inaugurada pelo presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, em 21 de abril de 1960, aps 1000 dias de construo. Em

1987, foi tombada pela Unesco como patrimnio Cultural da Humanidade. (Folheto da Setur - Secretaria de Turismo do Distrito Federal) Texto 2 ( Braslia: esplendor, por: Clarice Lispector) Braslia uma cidade abstrata. E no h como concretiz-la. uma cidade redonda e sem esquinas. Tambm no tem botequim para a gente tomar um cafezinho. verdade, juro que no vi esquinas. Em Braslia no existe cotidiano. A catedral pede a Deus. So duas mos abertas para receber. Mas Niemeyer um irnico: ele ironizou a vida. Ela sagrada. Braslia uma piada estritamente perfeita e sem erros. (...) Braslia um futuro que aconteceu no passado. Dependendo ento, do seu objetivo como emissor, voc escrever um texto em que predomine funo referencial, potica, emotiva, ftica, metalingustica ou conativa.

O receptor a quem se destina o texto


Quando escrevemos, precisamos ter em mente, ainda que de forma genrica, o tipo de receptor a quem o nosso texto se destina. Descrever um hipoptamo para uma criana diferente de faz-lo para um zoolgico. Narrar um jogo de futebol para um leigo diferente de faz-lo para um especialista no assunto. Para tornar-se uma pessoa que se expressa bem em lngua portuguesa, voc precisa saber quando empregar o nvel culto ou o coloquial da linguagem. Adequar o nvel de linguagem ao contexto e ao receptor , pois, requisito bsico para se escrever bem.

A Esttica de uma Redao


sobre Redao por Adilson Torquato adilson@algosobre.com.br No nosso primeiro contato com a redao, podemos achar que muito fcil mas, na realidade, surge algo que torna importante o nosso ato de escrever que se mantm na forma de passar a mensagem ao nosso leitor a esttica do trabalho redacional, que mostra o quanto estamos interessados em que nosso pensamento seja bem compreensvel com lgica e clareza. Surge ento a busca por um trabalho mais limpo e com esttica para a estrutura. Observando os exemplos de redaes da dica passada, podemos notar que a esttica no to ordenada, por isso a sequncia lgica se perde no meio do caminho e fica sem sentido no que diz respeito ao desenvolvimento de seus argumentos centrais e finais para uma concluso mais segura e estruturada. Lembre-se sempre que, ao formar um Plano de Trabalho para escrever sua redao, voc deve visualizar tambm a sua ESTTICA:

Nunca comece uma redao com perodos longos. Basta fazer uma frase-ncleo que ser a sua ideia geral a ser desenvolvida nos pargrafos que se seguiro;

Nunca coloque uma expresso que desconhea, pois o erro de ortografia e acentuao o que mais tira pontos em uma redao; Nunca coloque hfen onde no necessrio como em penta-campeo ou separao de slabas erroneamente como ca-rro (isto s acontece em espanhol e estamos escrevendo na lngua portuguesa); Nunca use grias na redao pois a dissertao a explicao racional do que vai ser desenvolvido e uma gria pode cortar totalmente a sequncia do que vai ser desenvolvido alm de ofender a norma culta da Lngua Portuguesa; Nunca esquea dos pingos nos "is" pois bolinha no vale; Nunca coloque vrgulas onde no so necessrias (o que tem de erro de pontuao !); Nunca entregue uma redao sem verificar a separao silbica das palavras; Nunca comece a escrever sem estruturar o que vai passar para o papel; Tenha calma na hora de dissertar e sempre volte frase-ncleo para orientar seus argumentos; Verifique sempre a ESTTICA: Pargrafo, acentuao, vocabulrio, separao silbica e principalmente a PONTUAO que a maior dificuldade de quem escreve e a maioria acha que to fcil pontuar ! Respeite as margens do papel e procure sempre fazer uma letra constante sem diminuir a letra no final da redao para ganhar mais espao ou aumentar para preencher espao; A letra tem que ser visvel e compreensvel para quem l; Prepare sempre um esquema lgico em cima da estrutura intrnseca e extrnseca; No inicie nem termine uma redao com expresses do tipo: "... Eu acho... Parece ser... Acredito mesmo... Quem sabe..." mostra dvidas em seus argumentos anteriores; Cuidado com "superlativos criativos" do tipo: "... mesmamente... apenasmente." . E de "neologismos incultos" do tipo: "...imexvel... inconstitucionalizvel...".

Se voc prestou ateno nas redaes da dica anterior, percebeu que elas estavam seguindo a estrutura redacional intrnseca (interior) quanto a INTRODUO, DESENVOLVIMENTO E CONCLUSO, mas no obedeciam a parte extrnseca (exterior) que a apresentao da Redao, ou melhor, a aparncia da escrita mostrando um contedo limpo e claro. O que notamos que nas redaes faltaram pargrafos e respeito s margens (esttica do trabalho) e a DISSERTAO do estudante que colocou vrias ideias na introduo sem definir uma geral e tornou o desenvolvimento confuso, pois faltou dissertar sobre as tais convenincias comerciais do ovo de pscoa da introduo e centrou muito na Histria da Figura do Cordeiro sem explicar o que a ver a malhao de Judas e o Domingo de Pscoa. A concluso comea a ficar em apuros e o fechamento das ideias da introduo e do desenvolvimento terminam prejudicadas. Nosso desafio escrever esta dissertao usando todas as dicas para uma redao boa.

Como disse meu colega, o Professor Rogrio: "A melhor dica para Redao: Pensar. Penso logo escrevo" O segredo simples: EU ESCRITOR TAMBM SOU LEITOR . ( Tudo que estou escrevendo vem do que penso e preciso montar um bom plano para entender o que escrevo e deixar minha leitura mais compreensvel para os demais leitores )

A Lgica Estrutural: Frase Ncleo


Observe o texto dissertativo e analise a sua parte lgica na introduo, desenvolvimento e concluso: A PSCOA CRIST A Pscoa uma festa crist. Nela celebramos a Libertao dos Hebreus por Mises e Jav (Jeov - verbo hebraico para Ser) como tambm a Ressurreio de Cristo. A Bblia relata no Velho Testamento a sada do povo hebreu perseguido pelo Fara e libertos pelo Senhor na passagem do Mar Vermelho, mas no Novo Testamento a Ressurreio abre uma ideia de salvao, de vida nova, de libertao do corpo pela vida eterna aps a morte e eleva o sonho de um mundo novo: A Nova Jerusalem. Por estes eventos comemoramos a Pscoa. Em todo mundo cristo comemora-se a Pscoa como a festividade mais significativa de libertao e ressurreio por dois momentos bblicos que marcam a mesma esperana de encontrar a Nova Jerusalm.

Nota-se claramente que alm da esttica exterior e da simples ideia de seguir a estrutura interna, o escritor prezou pela lgica de sua redao e no s pelo segmento da introduo, desenvolvimento e concluso mas nota-se uma definio muito clara de uma ideia geral (central) na introduo que fortaleceu o encadeamento das ideias e protegeu o sentido argumentativo do contexto e fechou a concluso trazendo ao leitor a viso do que o tema pediu a Pscoa Crist e que foi mencionada no ncleo frasal: "... A Pscoa uma festa crist...".

Veja o esquema lgico montado em cima da estrutura redacional: TEMA: A Pscoa Crist; Ncleo ou Tpico-frasal: A Pscoa uma festa crist (ideia geral) Desenvolvimento (ideias encadeadas ou perifricas que sustentam a ideia central)

Sada do povo hebreu (EXODUS) Ressurreio de Cristo (PROMESSA DE DEUS) Promessa de Vida Eterna (NOVA JERUSALEM) Concluso (Converso das ideias proclamadas na redao)

"... todo mundo cristo..." "... festividade significativa..."(puxa a ideia central da introduo) "...dois momentos bblicos..." "... Nova Jerusalm..." (puxa o argumento do desenvolvimento) O que ocorreu na dissertao anterior a esta foi a confuso de ideias e isto complicou a estrutura ento podemos dizer que dentro da introduo surge a primeira ideia a ser construda na redao e a concluso termina a montagem de nosso pensamento escrito. E como fica o desenvolvimento ? Isto vamos mostrar em suas formas de ordenaes que o mais simples de se fazer dentro de um tpico frasal bem estruturado e vamos mostrar todas as formas de ordenaes do desenvolvimento. No percam!

Montamos em nossa tela mental o que vamos fazer no papel: TEMA: Os brasis do Brasil Frase-ncleo: O Brasil por suas variadas diversidades possui vrios brasis que se moldam no territrio nacional e determinam algo que vai alm de suas fronteiras regionais.

Desenvolvimento:

A diviso territorial; A formao regional; Os diferentes brasis.

Concluso:
Cada regio territorial um Brasil diferente no s por sua diviso fronteiria mas por sua diversidade cultural, geogrfica e muito mais poltica fortalecendo o Brasil como Nao e Governo. Temos um Brasil que se forma de diversas maneiras em cada regio e possui uma forma diferente de observar o Pas como meio de sobrevivncia de um povo ou de fortalecimento poltico das massas emergentes em suas reas de atuaes territoriais, regionais, culturais e polticas. Quase preparamos a redao s na esquematizao da lgica inicial da introduo.

Como fazer a introduo da dissertao?


sobre Redao por Rogerio Coelho rogeriocoelho07@hotmail.com

A Introduo
Aristteles j dizia: "A introduo aquilo que no pede nada antes, mas que exige algo depois". E ele tinha razo, pois a introduo inicia o leitor no assunto. Diz o que o texto vai dizer. Ento, j deu pra perceber que nas primeiras linhas, o leitor deve ser informado sobre o tema da redao. E mais: como essa tema ser apresentado. Comece com frase bem atrativa, que chame a ateno de quem est lendo. Pode ser uma pergunta, uma declarao, uma exclamao. O importante que esteja dentro do tema. Bem, mas como aqui a gente mata a cobra e mostra o pau, vamos dar um exemplo de introduo nota 10: O mundo anda carente de confiana. Em quem acreditar, em quem confiar? Antigamente a gente confiava mais nas pessoas. Hoje talvez sejamos mais espertos, criancinhas conhecem mundos e maldades que a gente s conhecia depois de casado...e olhe l. Olhe que bela introduo de texto: logo na primeira frase, o autor j diz o tema da redao, que a carncia de confiana que o mundo est sofrendo. Depois ele refora o

tema com uma pergunta (em quem confiar?). Aps isso, ele apresenta argumentos para provar o valor da declarao inicial: antigamente, confivamos mais nas pessoas e as crianas esto conhecendo as maldades cada vez mais cedo. So esses argumentos que sero defendidos no desenvolvimento, um em cada pargrafo. Fcil, no? Vejamos outro modelo de introduo: Parece que agora o governo brasileiro quer ensinar aos governantes estrangeiros como sair da penria. Do jeito que falam, do a entender que o Brasil um exemplo de administrao pblica e prosperidade, ao contrrio dos outros pases. Mas basta viajar para a Europa, por exemplo, para se ter uma opinio bem diferente da dos nossos dirigentes. Nessa introduo, o autor comea com uma frase inicial bem irnica e ela j contm o tema: o governo brasileiro quer ensinar aos estrangeiros a como sair de uma crise econmica. Depois, ele apresenta um argumento para explicar o que disse anteriormente e na ltima frase, ele demonstra que no concorda com a atitude dos governantes brasileiros e assim j nos mostra qual o objetivo do texto. tema: o governo brasileiro delimitao do tema (tpico frasal): o governo brasileiro quer ensinar aos estrangeiros a como sair de uma crise. objetivo: mostrar que a realidade no outra Vamos a outro exemplo: Desde que comecei a votar, sempre depositei minha confiana no Partido dos Trabalhadores. Demorou, mais Lula chegou l. Foram oito anos de governo, continuados agora com Dilma, em quem tambm votei. Reconheo que houve muitos erros, muitos escndalos, mas nada muito diferente da poca em que o PSDB estava no poder. O pas avanou economicamente, mas a misria continua. Agora me pergunto: vale a pena continuar acreditando no PT? Dessa vez, o autor foi esperto. Comeou falando sobre os seus primeiros votos, analisando os candidatos que escolheu. Depois fez uma pergunta que instiga o leitor a continuar lendo. O desenvolvimento dessa introduo s tem um caminho: responder a essa pergunta. Acho essa uma das melhores formas de se introduzir um texto.

A unidade bsica do texto: estrutura do pargrafo


sobre Redao por Noely Landarin noelylandarin@yahoo.com.br

Carssimos, minha proposta nesse artigo afastar o fantasma que se cria em torno da produo de textos, mais especificamente da prova de redao dissertativa. Tenho verificado, nos encontros de redao, certa deficincia por parte dos candidatos na estruturao dos textos dissertativo-argumentativos; o produtor do texto domina o contedo terico (nas provas discursivas), tem conhecimento do tema, do contedo a ser discutido, todavia desconhece a forma de estrutur-lo, enfim de dar sentido s sua ideias com sequncia lgica, com coeso. Com o intuito de auxili-los nessa rdua e dolorosa tarefa, passarei algumas dicas que lhes podero ser teis na produo do seu texto, numa situao de concurso, por exemplo. As questes discursivas (referentes a disciplinas especficas) tambm seguem a orientao dos textos dissertativos, considerando-se que a estrutura introduo, desenvolvimento concluso - est presente na articulao de todos os textos. Antes de pensarmos na estruturao global do texto dissertativo-argumentativo, devemos conhecer a estrutura de uma de suas unidades bsicas: o pargrafo.

O Pargrafo

O pargrafo organizado em torno de uma ideia-ncleo,que desenvolvida por ideias secundrias. O pargrafo pode ser formado por uma ou mais frases, sendo seu tamanho varivel. No texto dissertativo-argumentativo, os pargrafos devem estar todos relacionados com a tese ou ideia principal do texto, geralmente apresentada na introduo. Embora existam diferentes formas de organizao de pargrafos, os textos dissertativoargumentativos e alguns gneros jornalsticos apresentam uma estrutura-padro. Essa estrutura consiste em trs partes: a ideia-ncleo, as ideias secundrias (que desenvolvem a ideia-ncleo) e aconcluso ( que reafirma a ideia-bsica). Em pargrafos curtos, raro haver concluso. Conhea a estrutura-padro a seguir, observando sua organizao interna. (ideia-ncleo) A poluio que se verifica principalmente nas capitais do pas um problema relevante, para cujasoluo necessria uma ao conjunta de toda asociedade. (ideia secundria) O governo, por exemplo, deve rever sua legislao de proteo ao meio ambiente, ou fazer valer as leis em vigor; o empresrio pode dar sua contribuio, instalando filtro de controle dos gases e lquidos expelidos, e a populao, utilizando menos o transporte individual e aderindo aos programas de rodzio de automveis e caminhes, como j ocorre em So Paulo. (concluso) Medidas que venham a excluir qualquer um desses trs setores da

sociedade tendem a ser incuas no combate poluio e apenas onerar as contas pblicas. Observe que a ideia-ncleo apresentou palavras-chave ( poluio / soluo / ao conjunta / sociedade)que vo nortear o restante do pargrafo. O perodo subsequente ideia secundria vai desenvolver o que foi citado anteriormente: ao conjunta do governo, do empresrio e da populao. O ltimo perodo retoma as ideias anteriores, posicionando-se frente ao tema. Em suma, note que todo o pargrafo se organiza em torno do primeiro perodo, que expe o ponto de vista do autor sobre como combater a poluio. O segundo perodo desenvolve e fundamenta a ideia-ncleo, apontando como cada um dos setores envolvidos pode contribuir. O ltimo perodo conclui o pargrafo, reforando a ideiancleo. Outro aspecto que merece especial ateno so os elementos relacionadores, isto , os conectores ou conetivos. Eles so responsveis pela coeso do texto e tornam a leitura mais fluente; visam a estabelecer um encadeamento lgico entre as ideias e servem de elo entre o pargrafo, ou no interior do perodo, e o tpico que o antecede. Saber uslos com preciso, tanto no interior da frase, quanto ao passar de um enunciado para outro, uma exigncia tambm para a clareza do texto. Sem esses conectores pronomes relativos, conjunes, advrbios, preposies , palavras denotativas as ideias no fluem, muitas vezes o pensamento no se completa, e o texto torna-se obscuro, sem coerncia. Os elementos relacionadores no so, todavia, obrigatrios; geralmente esto presentes a partir do segundo pargrafo. No exemplo a seguir, o pargrafo demonstrativo certamente no constitui o 1 pargrafo de uma redao.

Exemplo de um pargrafo e suas divises


Nesse contexto, um grave erro a liberao da maconha. Provocar de imediato violenta elevao do consumo. O Estado perder o precrio controle que ainda exerce sobre as drogas psicotrpicas e nossas instituies de recuperao de viciados no tero estrutura suficiente para atender demanda. Enfim, viveremos o caos. (Alberto Corazza, Isto , com adaptaes) Elemento relacionador : Nesse contexto. Tpico frasal: um grave erro a liberao da maconha. Desenvolvimento: Provocar de imediato violenta elevao do consumo. O Estado perder o precrio controle que ainda exerce sobre as drogas psicotrpicas e nossas instituies de recuperao de viciados no tero estrutura suficiente para atender demanda. Concluso: Enfim, viveremos o caos. (Obra consultada: MOURA, Fernado. Nas Linhas e Entrelinhas, 6 edio, 2004. Ed.Vestcon)

Vrgula vrgula! Ponto!


sobre Redao por Philio Terzakis pterzakis@algosobre.com.br

1 2 3 4 5
Avaliao: 4.5 / 5 (8 votos)

O povo adora uma vrgula. Por que, hein? Vrgula ajuda a escrever frases enoooooooormes que, juntas, se transformam em pargrafos maiores ainda... e matam de cansao o pobre leitor. Por isso, queridos, por favor: mais pontos e menos vrgulas. No regra, mas ajuda se a frase tiver no mximo duas linhas e os pargrafos, entre quatro e seis linhas. Seja gentil com seu leitor. O problema que a gente confunde frase e orao. Pois vamos lembrar: frase um enunciado de sentido completo, j diz Celso Cunha. A frase pode conter uma ou mais oraes. O perodo a frase organizada em oraes. Uma orao: perodo simples. Mais de uma: perodo composto. Pois bem. O final do perodo exige uma pausa bem definida, que deve ser marcada com ponto, ponto de exclamao, ponto de interrogao, reticncias e, somente algumas vezes, com dois pontos. Mas no basta decorar as regras. Tem que senti-las. Como? Primeiro, lendo e escrevendo muito; cultive sua gramtica interna. Segundo, utilize seu "feeling"; ele est a pra isso mesmo. Se tiver dvida de pontuao, fale em voz alta o que voc quer escrever e descubra onde esto as pausas e qual o tamanho de cada uma delas. Depois de concluir sua redao, leia-a em voz alta. Faa como o grande escritor francs Gustave Flaubert, que berrava seus textos maravilhosos at eles estarem do jeitinho que ele queria. Quando a gente l em voz alta, consegue identificar muitos problemas de pontuao. Pra falar a verdade, eu sempre leio meus textos em voz alta, pra saber que molstia eu escrevi. Na sala, s vezes, nem preciso corrigir a pontuao dos alunos. Simplesmente peo para eles lerem a prpria redao em voz alta. A, os danados vm com aquele risinho amarelinho: - Ah, eu acho que aqui tem um ponto. Ah, eu acho que aqui no vrgula, ponto.

Pois . Eu tambm acho.

Processo de Redao, O
sobre Redao por Adilson Torquato adilson@algosobre.com.br

1 2 3 4 5
Avaliao: 3.4 / 5 (7 votos)

No processo de redao existe um plano estruturado para ligao lgica do que o emissor codificador quer transmitir ao receptor ou decodificador da mensagem, ou melhor, temos uma sequncia de ideias que geram um dilogo entre duas pessoas (escritor e leitor/vestibulando e examinador) por meio de ideias que so tecidas por meio do tema proposto e delimitado. Formamos um plano de trabalho lgico ao leitor: a Introduo, que o incio de uma ideia geral e importante (objeto principal do trabalho). Construmos o ncleo-frasal que ser desenvolvido; o Desenvolvimento que a manifestao do tema em todos os seus elementos "actions" (afirmao ou negao). Nele se desenvolvem os elementos extrnsecos ou formais e os intrnsecos (conceitos e argumentos) observando a clareza e a conciso do pargrafo. Concluso o sintetizador do desenvolvimento e criador do elo final com a ideia geral mencionada na introduo. Ordene esta redao e veja se uma dissertao. Voc somente aprende escrevendo e sendo examinador do texto mas nunca deixe de consultar seu professor de redao e gramtica. No se esquea de visitar os canais Gramtica e Literatura. As minhas dicas nada valem sem o entendimento da Gramtica e dos estilos de redao.

Fortalecendo Ideias
Usando a ideia de processos de expressividade, o professor e conferencista ALPHEU TERSARIOL dedica ao leitor um excelente roteiro de trabalho em sua obra: Manual Prtico de Redao e Gramtica, da LI-BRA Empresa Editorial Ltda. Para trazer curiosidade leitura, busco seu conceito sobre as formas de redao: "... Dissertar tem por objetivo instruir e instruir-se, atravs de raciocnio e reflexo..."; "...narrao uma sequncia de episdios... colocar os fatos numa devida ordem, sem repetir os acontecimentos e circunstncias..."; "...Descrio a reproduo visual da natureza, dos fenmenos dos fatos, objetos e sensaes..."Ela abrange diversos aspectos no mundo exterior e s vezes do ntimo..."

Aconselho aos vestibulandos ler este manual, principalmente, nas observaes e conselhos sobre recursos de expressividade que enriquecem sua redao dissertativa como o exemplo que o autor expe sobre desarmamento infantil. Na prxima vamos falar sobre dissertao e aprender mais tcnica de redao com algumas dicas de Magda Becker Soares e Nelson do Nascimento que importante estudar e Ter como manual de redao na cabeceira da cama como livro de leitura.

A ordenao no Desenvolvimento do Pargrafo pode acontecer:


a) por indicaes de espao : "... no muito longe do litoral..." Utilizam-se advrbios e locues adverbiais de lugar e certas locues prepositivas, e adjuntos adverbiais de lugar; b) por tempo e espao: advrbios e locues adverbiais de tempo, certas preposies e locues prepositivas, conjunes e locues conjuntivas e adjuntos adverbiais de tempo; c) por enumerao: citao de caractersticas que vem normalmente depois de dois pontos; d) por contrastes: estabelece comparaes, apresenta paralelos e evidencia diferenas; Conjunes adversativas, proporcionais e comparativas podem ser utilizadas nesta ordenao; e) por causa-consequncia: conjunes e locues conjuntivas conclusivas, explicativas, causais e consecutivas; f) por explicitao: esclarece o assunto com conceitos esclarecedores, elucidativos e justificativos dentro da ideia que construda.

Tema, O
sobre Redao por Paulo Sergio Rodrigues paulo@algosobre.com.br

1 2 3 4 5
Avaliao: 5.0 / 5 (4 votos)

Comumente, verificamos que um aluno sente-se angustiado ao perceber que no sabe iniciar uma redao sobre o tema proposto. Essa dificuldade inicial provoca um sentimento, de incapacidade que vai acentuando, e provoca um bloqueio mental maior do que os que j existem em qualquer pessoa. Parece que, apesar de certas ideias boas aparecem esparsas em nossa cabea, as palavras esto presas e no querem sair. Isso acontece no s com o estudante. Mesmo os escritores mais renomados sentem esse "bloqueio" momentneo. s vezes, uma pessoa poder iniciar uma redao abordando diretamente o assunto, sem introduo isso depende da maneira de cada um. impossvel determinar um padro

imutvel para a introduo de uma redao, assim como para as outras partes. Tudo varivel, apesar de obedecer a algumas normas imutveis.

Exemplo de pargrafo com introduo


TEMA: A fome de crianas abandonadas "Voc j parou para pensar na tristeza de uma criana faminta? Ela mastiga as migalhas de po duro encontradas nas latas de lixo sem entender porque no h o momento do almoo e do jantar como ocorre com as outras crianas". Voc pode observar que o incio do pargrafo traz uma introduo em forma de pergunta. O escritor questiona o virtual leitor sobre o problema, tentando lev-lo a um ato de reflexo.

Exemplo de pargrafo sem introduo


TEMA: A fome de crianas abandonadas. "Vasculham as latas de lixo como se estivessem procurando diamantes perdidos. Um pedao de po duro, uma fruta podre, um doce estragado, tudo serve para aquele menino que no tem nada para colocar no estmago ansioso". No caso deste texto, o escritor entra diretamente no tema que vai desenvolver, sem rodeios introdutrios. Logicamente, existem muitas causas que concorrem para essa inibio no momento da expresso lingustica. Vejamos algumas delas: Causas objetivas: Em primeiro lugar voc deve saber que nem tudo pode ser traduzido para um cdigo lingustico. H emoes que no podem ser expressas pela lngua. Alm disso, a linguagem escrita envolve um condicionamento completamente diferente da linguagem falada: a) Na escrita no h dilogo do autor com o leitor. Voc escreve sozinho e deve conduzir o discurso sem a ajuda de um interlocutor. b) Na escrita, as situaes no esto configuradas. Voc tem que cri-las. c) Na escrita, enfim, no podemos recorrer aos gestos, que tanto nos auxiliam e tantas palavras poupam. Causas subjetivas ou psicolgica: Por influncia da mdia, da normalidade do comportamento social, desenvolvemos em ns mesmos uma auto-censura rigorosssima. Todos ns temos um grau de vergonha, timidez que reprime muitas aes que gostaramos de realizar. Considere, por exemplo, as pessoas reunidas em uma festa ou solenidade qualquer, ou mesmo um grupo de pessoas, em determinada situao. As discusses descontradas e acaloradas acerca de um assunto qualquer cessaro imediatamente se algum se aproximar e ligar o gravador. Isso acontece tambm com a linguagem escrita. Voc sabe que existe um leitor virtual que exercer um julgamento de valor do que for produzido. Isso basta para deix-lo

hesitante sobre o que e como escrever. Constatados esses problemas, a atitude correta do aluno est em encarar com otimismo a tarefa que deve realizar. O temor inicial com relao ao tema proposto natural, porm voc deve fazer o seguinte raciocnio: "Eu preciso fazer" - "Eu quero fazer" - "Eu farei". No poder haver pr-julgamentos daquilo que voc se prope a realizar. fundamental que voc leia, atenciosamente, a proposio, bem como o texto de apoio, se ele ocorrer. Se o tema for "O clima do Brasil", no adianta fazer obra-prima versando sobre "O clima de Minas Gerais", porquanto o seu trabalho resultar intil. Os corretores vo considerar que houve fuga ao tema proposto. Cada pessoa possui um temperamento prprio, o que influncia sua maneira de escrever. Alguns so sentimentalistas, romnticos e nesse caso, os temas mais subjetivos como amor, amizade, carinho, sero tratados com mais desenvoltura. Outros so mais realistas, prticos, com raciocnio mais cientfico e, nesse caso, os temas como justia social, poluio, guerras sero preferidos a outros que seja mais emocionais. Como, nos exames e provas, voc no tem oportunidade de escolha, convm que pratique variados temas. Voc deve tentar ser um "curinga". O atleta que joga em qualquer posio tem mais chance de ser escalado.

O texto e sua inteno


sobre Redao por Noely Landarin noelylandarin@yahoo.com.br

1 2 3 4 5
Avaliao: 3.6 / 5 (5 votos)

Carssimos, ao redigir preciso considerar a intencionalidade do texto: h textos que se articulam basicamente como informao, dentre eles informao publicitria, poltica, mdica, profissional, esportiva, etc, e outros que tm a inteno de opinar, de manifestar um ponto de vista sobre algum fato, ideia etc (panfletos polticos at ensaios acadmicos). Em sntese, podemos dizer que a informao bsica e a opinio secundria, isto , sem informao no h opinio sustentada. Querem saber um pouco mais? Leiam o texto a seguir.

O texto e sua inteno


Toda produo de texto, oral ou escrito, deve levar em conta os componentes bsicos que participam das situaes discursivas em geral: quem fala, para quem fala, com que inteno e, mediante esses elementos, como fala. Segundo Faraco & Tezza, em Oficina do Texto, escreve-se sempre com alguma inteno. Todos sabemos sobre o que escrevemos, qual o assunto; mas o mais importante saber qual a nossa inteno ao

escrever um assunto qualquer. De acordo com a nossa inteno, toda a estrutura do texto se modifica: seleo do vocabulrio, extenso da sentena, organizao dos pargrafos etc. Intuitivamente, sabemos que a cada inteno corresponde um certo gnero de linguagem.

Texto Informativo
ULSAN Quando menos esperava, o meia Ricardinho, do Corinthians, realizou seu sonho profissional. Tornou-se o 24 jogador convocado pelo tcnico Luiz Felipe Scolari para a Copa do Mundo da Coria do Sul e do Japo. O corintiano substituiu o volante, e at ento capito, Emerson, cortado por causa de uma luxao no ombro direito. Deve chegar a Ulsan na madrugada de tera-feira, horrio do Brasil. Embora no tivesse a mesma promoo e repercusso de Romrio, a ausncia de Ricardinho da lista dos atletas que estariam no Mundial foi bastante questionada. A boa fase no Corinthians, coroada com duas importantes conquistas o Torneio Rio- So Paulo e a Copa do Brasil -, o colocavam como um dos nomes mais cogitados para estar na sia. Pelo time do Parque So Jorge j jogou 252 vezes e marcou 63 gols. (O Estado de S.Paulo, 3/6/2002) Esse texto tem a clara inteno de informar o leitor. O texto de informao trabalha sempre com fatos: quem faz o qu, onde, quando, etc. Jornais, revistas e noticirios estruturam-se basicamente com informaes e variada a linguagem desses textos. uma tpica notcia de jornal: o texto com a vida mais curta que existe (em questo de horas j est velho). A notcia diria conta com uma certa base informativa do leitor; o fato de a notcia acima dizer respeito Copa do Mundo um tema de presena absoluta no Brasil durante os jogos- no preciso explicar tudo com detalhes, supe-se que o leitor j esteja familiarizado com o assunto.

Mos obras
Vamos exercitar um pouco? a) Assinale que momento do texto nos revela que estamos diante de uma notcia de jornal. b) Assinale quantas informaes h no texto alm do motivo bsico da notcia (Ricardinho substituiu Emerson na seleo brasileira).

Texto de Opinio / Argumentativo


A face da medicina brasileira que temos hoje to monstruosa que j provoca o sentimento de que as doenas seriam menos perniciosas se ela no existisse. Esse sentimento no tem base cientfica, mas o fato que ele existe. Fala-se no mundo todo em sistemas de sade e poltica de sade, que pressupem, por definio, complexidade organizacional, objetivos sociais, estratgias de execuo e anlise evolutiva para eventuais correes do curso. Tudo isso sem esquecer o objetivo a ser atingido. No Brasil, no temos sistema nem poltica de sade. No h objetivo definido, por isso fcil esquec-los. H uma complexidade desorganizacional que atende a outros interesses. Centenas de estratgias de execuo so realizadas em microuniversos isolados, mas por no formar um todo coerente acabam antagonizando-se e anulando-se. (...) . No Brasil, opera-se menos da metade dos pacientes que se pode operar, e opera-se

mal. Enquanto isso, h gente que poderia ser salva, mas morre sem conseguir sequer um diagnstico. No interessam ao doente que vai morrer por falta de socorro mdico as razes dessa falta. (Francisco J. de Moura Thephilo. VEJA, ed. 1346) Esse texto tem uma inteno diferente: dar uma opinio sobre a crise da medicina brasileira, apresentando argumentos em defesa de um ponto de vista. Este tambm um tipo de texto muito frequente. Enquanto o texto de informao mais descritivo (O tcnico vai trocar esse jogador por aquele...), o texto de opinio mais argumentativo (isso acontece porque acontece aquilo, mas...) Lembrete importante: um grande nmero de textos cumpre as duas funes: ao mesmo tempo que informam, emitem opinies sobre as informaes.

Testes de concurso
Como , concursandos, pensam que vo ficar apenas lendo, sem carregar pedra? Nada disso, usem a cabea e respondam s questes seguintes. (TJ-Pr)Texto

Quem tem medo do Absinto


Em outras eras, o absinto era considerado um demnio verde das artes, capaz de levar ao delrio escritores e artistas em geral. Mas sabe qual a base do absinto? Pois losna, aquela mesma das nossas melhores hortas. Claro que, para chegar ao absinto de antigamente, a nossa boa e velha losna, na espcie chamada Artemsia absinthum, tinha que passar por misturas e formulaes com outras ervas. O resultado era uma bebida de altssimo teor alcolico, chegando a uns incendirios 75 graus. Tudo isso para dizer que a Dubar elaborou e est lanando no Brasil um aperitivo de absinto, o Lautrec, igualmente expressivo, mas bem mais maneiro (53,5 graus) que o seu controvertido av. Na nova composio, os vegetais aromticos que se unem nossa losna passam por uma destilao cuidadosa e, posteriormente, por uma retificao dos elementos indesejveis. No mais, o lendrio absinto, carregado de histria e de um verde sonhador. (caro, abril de 2001) 01. Segundo o texto, correto afirmar: a) O absinto de antigamente, muito consumido por escritores e artistas, era, ao contrrio do de hoje, alucingeno. b) Diferentemente do absinto de antigamente, o de hoje misturado com vegetais. c) Pelo processamento diferente, o absinto de hoje, ao contrrio do de antigamente, tem cor verde. d) O absinto de antigamente, ao contrrio do de hoje, era produzido a partir de uma erva caseira e, por isso, no produzia efeitos adversos. e) n.d.a 02. Cada tipo de texto se caracteriza por uma inteno predominante. Em relao ao texto acima, correto caracteriz-lo como:

a) Opinativo: a inteno apresentar uma srie de argumentos para avaliar a bebida. b) Informativo: a inteno dar informaes sobre o processamento da bebida. c) Publicitrio: a inteno apresentar os atrativos da nova bebida. d) Instrucional: a inteno o modo como se faz a nova medida. e) n.d.a. 03. Que passagem do texto permite inferir que havia alguma objeo ao antigo absinto? a) o lendrio absinto b) a velha losna (...) tinha que passar por misturas c) o seu controvertido av d) mas bem mais maneiro. e) n.d.a.

Gabarito
01- A / 02 C / 03 - C

Rascunho, O
sobre Redao por Paulo Sergio Rodrigues paulo@algosobre.com.br

1 2 3 4 5
Avaliao: 3.8 / 5 (11 votos)

Ao estruturar o esquema da redao, voc ter facilitado sobremaneira o seu trabalho e passar, ento, para a produo da redao provisria, o rascunho. O rascunho um recurso que no deve ser desprezado pelo aluno, pois permite reorganizao de frases ou perodos, troca de vocbulos, eliminao de ideias truncadas ou incoerentes. Desenvolva o rascunho a partir do esquema, que deve estar completamente visvel. O ideal que o esquema ocupa a parte superior da pgina e o rascunho o seu restante. Na redao provisria, voc deve usar abreviaes e no deve se preocupar com a esttica da letra. A parte de apresentao s tem importncia no momento da redao definitiva. Releia vrias vezes a redao provisria, modifique, tente outras construes, verifique a logicidade das ideias apresentadas, retire palavras muito usadas, crie novas comparaes e metforas. O esprito crtico sobre o rascunho importantssimo.

Tipos de Dissertao
sobre Redao por Equipe Aprovao Vest aprovacaovest@algosobre.com.br

1 2 3 4 5
Avaliao: 3.8 / 5 (9 votos)

Temos uma preferncia por ler (ou escutar) histrias e tudo o que nos restou de qualquer civilizao como registro tem como base a narrativa. Mas, com o aparecimento de filosofias, cdigos e leis que regem os povos, com o advento do mundo tcnico e racional, a dissertao ganha um lugar de destaque, sobretudo a partir do sculo XVIII, quando os jornais aparecem definitivamente e os homens clebres neles escreviam opinando ou debatendo. No universo dos vestibulares, dissertar quer dizer analisar criticamente, discutir um tema, opinar e debater sobre um assunto de maneira ordenada (comeo, meio, fim) e usando uma linguagem que se distancie da norma popular, coloquial, mas que condene o pedantismo, o purismo, o preciosismo. Ou seja: analisar, escrever sobre um tema que nos seja oferecido no vestibular usando preferencialmente a linguagem com a qual nos comunicamos (norma padro), mas sem grias, palavres, lugares-comuns, os quais empobrecem o texto.

Os tipos dissertativos
A dissertao poder ser classificada quanto ao mtodo utilizado para sua obteno das seguintes maneiras:

1. Expositiva
Acontece quando, no texto, o articulador das ideias utiliza dados fartamente noticiados em jornais, revistas, rdio, televiso, enciclopdias. Tais ideias so amplamente conhecidas e, por isso mesmo, inquestionveis quanto ao contedo. Como o prprio nome diz, expe os fatos, mas no apresenta necessariamente uma discusso. Observe o exemplo: Estado de So Paulo desperdia 20 usinas hidreltricas Ana Paula Margarido O Estado de So Paulo tem 20 pequenas centrais hidreltricas (PCHs) desativadas que poderiam gerar pelo menos 16.715 kW de energia potencial suficiente para abastecer a populao de uma cidade como Atibaia (SP), com 111,3 mil habitantes.

O levantamento da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, que informa que metade das usinas desativadas no Estado pertence Cesp (Companhia Energtica de So Paulo). A outra metade pertence CPFL (Companhia Paulista de Fora e Luz), Eletra e Emae (Empresa Metropolitana de guas e Energia). As PCHs so usinas com potncia instalada entre 1.000 kW e 30.000 kW que podem funcionar com o reservatrio igualou inferior a 3 km quadrados. . Estamos estudando uma forma de cassar a concesso das pequenas usinas paradas ", disse o comissriochefe do grupo comercial e de tarifas da CSPE (Comisso de Servios Pblicos em Energia), Moacyr Trindade de Oliveira Andrade, 50. Fechadas em sua maioria no perodo do regime milita1; as PCHs so hoje um dos principais focos de prioridade da Aneel (Agncia Nacional de Energia Eltrica) para aumentar o abastecimento no pas. Um estudo feito pela CSPE aponta que somente os rios Pardo, na regio de MogiGuau, e Peixe, entre Sorocaba e Paranapanema, tm potencial hidrulico para construo de pequenos empreendimentos de 50 gigawatts. Se todo esse potencial fosse explorado, o Estado, que atualmente importa 70% da energia que consome, conseguiria garantir o abastecimento residencial de uma cidade como Ribeiro Preto, com 504,9 mil habitantes, sem considerar seu parque industrial. S em So Paulo, as pequenas centrais hidreltricas so responsveis pela gerao de 0,55% do potencial energtico do Estado. (Folha de So Paulo Online, 19/1/2003)

2. Argumentativa
Acontece quando, ao escrever, nos dispomos a refletir sobre os assuntos enfocados, usando pontos-devista pessoais, aproximando ou correlacionando os fatos a fim de que cheguemos facilmente a uma concluso. Entre as maneiras de dissertar, considerada sofisticada: a viso sobre os fatos discutidos crtica, h evidncias e juzos que so trazidos luz de maneira analtica. Leia o exemplo abaixo: O drama silencioso dos sem-carteira Os trabalhadores informais no tm carteira assinada, no contribuem para a Previdncia e esto completamente desassistidos pela legislao social. Mas os brasileiros habituaram-se a v-los como um mal necessrio. Principalmente nos ltimos trs anos, quando o problema do desemprego entrou na ordem do dia, os informais passaram a ser classificados como trabalhadores que, na falta de um emprego, arranjaram um jeito de ganhar a vida fora da economia oficial. Nesse grupo esto camels, empalhadores de cadeiras, bias-frias, bombeiros e eletricistas. Todos trabalhando sem direito a aposentadoria, auxlio-doena, licena-maternidade, FGTS ou outro benefcio social. uma casta to desconsiderada que no consta sequer das estatsticas do Ministrio do Trabalho. Nada mais equivocado. Dos 69 milhes de

brasileiros que trabalham, 60%, ou seja, 41 milhes, esto no mercado informal. Na dcada de 80, os informais no ultrapassavam 40% da populao ativa. O fenmeno no assusta apenas por seu crescimento vertiginoso. Um estudo recmconcludo pelo economista Marcelo Neri, chefe do Centro de Polticas Sociais da Fundao Getlio Vargas, revela que a informalidade, e no o desemprego, o problema mais grave do mercado de trabalho brasileiro. entre os trabalhadores informais que a pobreza se faz presente de forma mais acachapante. "A situao to grave que o desemprego pode ser considerado um 'mal de luxo', enquanto o trabalho informal 'um mal de pobre' ",afirma ele. Para chegar a essa concluso surpreendente, o economista fez um extenso mapeamento da situao dos trabalhadores brasileiros. Descobriu que 51 % dos 46 milhes de pobres esto em famlias chefiadas por informais. "Algumas pessoas no podem sequer dar-se ao luxo de ficar procurando emprego. Vo logo para a informalidade ", diz Neri. gritante como o pas trata o problema do desemprego com justa preocupao e usa tons pastel para descrever o emprego informal. (Consuelo Dieguez, Veja, 18.10.2000)

3. Mista
No seria preciso dizer que este ltimo mtodo o melhor... Por qu? Porque guarda em si as possibilidades dos dois anteriores, ou seja: ao mesmo tempo que voc expe os fatos conhecidos de todos, que podem se transformar em exemplificao atualizada, tambm permite que se argumente de maneira analtica, portanto crtica, e a sejam inseridos questionamentos, juzos de valor, elementos to caros e necessrios a qualquer texto dissertativo. Observe, agora, no texto abaixo, como o texto misto mais completo e instigante: De caso com o Brasil (Smbolos nacionais aparecem nas roupas, na decorao e at em joias. o brasileiro expressando nas ruas seu vnculo afetivo com o Pas) Eliane Lobato e Renato Velasco O Brasil est apaixonado pelo Brasil. Basta olhar a quantidade e variedade de smbolos brasileiros expostos nas roupas, na decorao, na gastronomia e at em joias. a dimenso esttica da poltica: "Quando se percebe um movimento espontneo no ritual das ruas porque h um fenmeno social amplo efetivamente acontecendo. O lado esttico fundamental porque mostra um povo reinventando o amor ptria ", diz a pesquisadora ngela de Castro Gomes, do Centro de Pesquisa e Documentao (CP Doc), da Fundao Getlio Vargas, no Rio de Janeiro. Na verdade, o Brasil est na moda, mas no aquela caricatura verde-amarela recorrente em Copa do Mundo. O patriotismo que aparece de quatro em quatro anos deu lugar ao nacionalismo que pressupe vnculos afetivos com o Pas e escancara-se nos dias de hoje. Apesar de o vermelho-PT estar em alta, as cores que do visibilidade paixo so o verde e o amarelo, exibidos de forma despojada e autoral. Um despojamento respeitoso, em sintonia fina com a nova formao do poder em Braslia. Embora Lula tenha emitido

um "comunicado informal" avisando que no Planalto a descontrao tropical s bemvinda aps o expediente, a cordialidade com que o poder central trata os populares faz o elo simblico, mas forte, entre as ruas e o Palcio. A exibio de orgulho do Pas no toa. Com o dlar em queda e o apoio dos pases vizinhos para tomar a Amrica do Sul um bloco econmico forte, at o mega investidor americano George Soros, antes incrdulo, agora v o Brasil com otimismo. O novo presidente est conquistando as atenes l fora e se tornando uma liderana respeitada. E claro que a melhora da imagem do Pas no Exterior se reflete aqui dentro. Como em poucos momentos na histria, o brasileiro experimenta um movimento de amor ptria. E a corrente dos entusiastas j tem uma musa: Luma de Oliveira. Eterna rainha do Carnaval e uma das mais cobiadas mulheres brasileiras, ela recebeu destaque recentemente tambm como a pessoa fsica que fez a mais alta doao campanha de Lula: R$ 27 mil. Casada com o empresrio Eike Batista, ela conta que eles chegaram a pensar em sair do Pas na dcada de 90, tamanho o desnimo. "Resolvemos ficar porque aqui que queremos criar nossos filhos, investir em trabalho, gerar empregos. Hoje vejo que fizemos a opo certa. O barco estava sem prumo e j tomou rumo de novo, embora as guas ainda estejam revoltas ", filosofa. Sria, ela se investe de responsabilidade cvica e pede aos compatriotas que "tenham calma porque as mudanas vo acontece!; mas no imediatamente". Nas vrias viagens que faz acompanhando o marido, Luma diz perceber um ambiente favorvel. "As pessoas esto comeando a gostar de ser brasileiras. D para perceber isso nos mais diferentes lugares", afirma ela, demonstrando ter superado o incidente de sua ausncia na cerimnia de posse de Lula. Ela faltou porque seu convite no dava direito companhia do marido. As manifestaes, por mais singelas que sejam, como a febre de plsticos da bandeira nacional em carros, vm carregadas de conscincia poltica compartilhada, e esse um importante diferencial do momento. Fernando Collor; por exemplo, foi eleito presidente em 1989 em clima de euforia e boa expectativa, mas a esperana se reverteu em rejeio e impeachment trs anos depois. O povo via em Collor; candidato de partido quase desconhecido, uma espcie de salvador da ptria. Nada a ver com Lula. "A populao j identifica o poltico como um profissional que pode fazer certas coisas, mas no milagres ", diz ngela Gomes, tambm organizadora do livro recm-lanado A Repblica no Brasil. (Revista Isto , 22/1/2003) De qualquer maneira que escolhamos dissertar, o fazemos sempre para demonstrar aspectos do que pensamos, para persuadir o outro, para mostrar nossa capacidade de crtica, de anlise sobre determinado grupo de acontecimentos. Dissertamos para demarcar um espao intelectual, dizer algo que ponto de vista nosso, particular, advindo do nosso esforo de compreender o mundo.

Tcnicas Redacionais

sobre Redao por Adilson Torquato adilson@algosobre.com.br


1 2 3 4 5
Avaliao: 3.0 / 5 (10 votos)

No Vestibular o tipo de redao mais utilizado a DISSERTAO, que envolve tcnicas descritivas e narrativas como podemos comparar:

Exemplo de Descrio
Este o tcnico da seleo: Um homem de cabelos embranquecidos pela vida de futebol e por demais atacado pela calvcie e possuidor de um temperamento contestador mas audaz em sua deciso de levar o Brasil ao ttulo do Pentacampeonato to almejado por um Povo de autenticidade futebolstica e tcnicos de corao verde e amarelo que bradam e vivem a vitria e a derrota de cada etapa num grito eufrico de gol ! Exemplo de Narrao

Vai iniciar mais uma partida de mais um clssico de futebol. E parece que o dia est claro para um jogo jamais visto em todo este campeonato. o Brasil buscando o nosso Pentacampeonato contra a Jamaica. Vai ser dado o chute inicial e o jogo vai comear... Vai, Brasil !

Exemplo de Dissertao
O que nos interessa a dissertao que no foge a estrutura redacional da introduo, do desenvolvimento e finalmente a concluso das duas partes da estrutura. Assim temos sempre que ter um plano de estrutura que determine o tema projetando suas limitaes, inicie um tpico frasal definindo a ideia geral que deve ser desenvolvida, manifeste a opinio e argumentao da ideia geral e desenvolve a redao at chegar ao final da ideia geral proposta e das ideias desenvolvidas. Analise esta dissertao e veja se ela realmente seguiu as etapas que estruturam uma boa redao e no se esquea de verificar a ortografia. A melhor dica escrever sempre e ler bastante acompanhando as tcnicas redacionais apresentadas a cada semana para desenvolver ordenadamente sua dissertao e at conhecer algumas formas de fazer um ncleo ou tpico frasal bem definido com o tema. Exemplo: Pscoa a festa espiritual da libertao, simbolizada por objetos incorporados em nossas vidas como o ovo de pscoa, que est ligado a um ritual egpcio e, por convenincias comerciais, ganhou seu lugar nas festividades do Domingo de Pscoa

assim como outra tradies que surgiram do anseio popular (a malhao do Judas em Sbado de Aleluia). Mas, a verdadeira Pscoa est narrada em Exodus e depois a Nova Pscoa est descrita no Evangelho de Jesus Cristo como a vitria do Filho do Homem. A primeira Pscoa da Histria foi celebrada pelos hebreus no sculo 13 a.C. para que todos lembrassem que Moiss, com a ajuda do Senhor, salvou o seu povo das mos do Fara. Assim, o cordeiro foi o sinal de aliana e o anjo podia saber quem estava com Jav ou Jeov. E com a ceia vieram os pes zimos sem fermento e as ervas amargas comidas com o cordeiro pelos hebreus com os cintures cingidos aos rins, prontos para ir embora do Egito, ao amanhecer. Depois temos o anncio do Cordeiro de Deus por Joo Batista e a revelao do Filho do Homem at a sua crucificao e a Ressurreio. Somente a partir deste perodo, os cristos das catacumbas comeam a usar o Ovo como smbolo de vida nova, alm do que depois do jejum da Quaresma e da Semana Santa era o alimento para a preparao da festa, entre 22 de maro a 25 de abril, variando de ano para ano. A origem das tradies pascais variam de civilizao a civilizao e de tudo que pode ser incorporado como os ovos egpcios ganhou afeio dos teutnicos e na China, na Festa da Primavera, distribuam ovos coloridos. Os missionrios trouxeram o costume que se ocidentalizou-se e a Igreja concordou e oficializou no sculo XVIII. No mundo todo, a cerimnia religiosa da Pscoa varia conforme as tradies e costumes, mas seus significados de Libertao e Vida Nova ainda so traduzidos nas festividades pascais e nas suas formas de comemoraes at mesmo com a malhao do Judas no Sbado de Aleluia e a Missa de Pscoa de Domingo, tudo faz parte da civilizao crist ocidental e da histria da vida, morte, paixo e ressurreio de Cristo narrada no Antigo e Novo Testamento.

Tcnicas Redacionais
sobre Redao por Adilson Torquato adilson@algosobre.com.br

1 2 3 4 5
Avaliao: 3.0 / 5 (10 votos)

No Vestibular o tipo de redao mais utilizado a DISSERTAO, que envolve tcnicas descritivas e narrativas como podemos comparar:

Exemplo de Descrio
Este o tcnico da seleo: Um homem de cabelos embranquecidos pela vida de futebol e por demais atacado pela calvcie e possuidor de um temperamento contestador mas

audaz em sua deciso de levar o Brasil ao ttulo do Pentacampeonato to almejado por um Povo de autenticidade futebolstica e tcnicos de corao verde e amarelo que bradam e vivem a vitria e a derrota de cada etapa num grito eufrico de gol ! Exemplo de Narrao

Vai iniciar mais uma partida de mais um clssico de futebol. E parece que o dia est claro para um jogo jamais visto em todo este campeonato. o Brasil buscando o nosso Pentacampeonato contra a Jamaica. Vai ser dado o chute inicial e o jogo vai comear... Vai, Brasil !

Exemplo de Dissertao
O que nos interessa a dissertao que no foge a estrutura redacional da introduo, do desenvolvimento e finalmente a concluso das duas partes da estrutura. Assim temos sempre que ter um plano de estrutura que determine o tema projetando suas limitaes, inicie um tpico frasal definindo a ideia geral que deve ser desenvolvida, manifeste a opinio e argumentao da ideia geral e desenvolve a redao at chegar ao final da ideia geral proposta e das ideias desenvolvidas. Analise esta dissertao e veja se ela realmente seguiu as etapas que estruturam uma boa redao e no se esquea de verificar a ortografia. A melhor dica escrever sempre e ler bastante acompanhando as tcnicas redacionais apresentadas a cada semana para desenvolver ordenadamente sua dissertao e at conhecer algumas formas de fazer um ncleo ou tpico frasal bem definido com o tema. Exemplo: Pscoa a festa espiritual da libertao, simbolizada por objetos incorporados em nossas vidas como o ovo de pscoa, que est ligado a um ritual egpcio e, por convenincias comerciais, ganhou seu lugar nas festividades do Domingo de Pscoa assim como outra tradies que surgiram do anseio popular (a malhao do Judas em Sbado de Aleluia). Mas, a verdadeira Pscoa est narrada em Exodus e depois a Nova Pscoa est descrita no Evangelho de Jesus Cristo como a vitria do Filho do Homem. A primeira Pscoa da Histria foi celebrada pelos hebreus no sculo 13 a.C. para que todos lembrassem que Moiss, com a ajuda do Senhor, salvou o seu povo das mos do Fara. Assim, o cordeiro foi o sinal de aliana e o anjo podia saber quem estava com Jav ou Jeov. E com a ceia vieram os pes zimos sem fermento e as ervas amargas comidas com o cordeiro pelos hebreus com os cintures cingidos aos rins, prontos para ir embora do Egito, ao amanhecer. Depois temos o anncio do Cordeiro de Deus por Joo Batista e a revelao do Filho do Homem at a sua crucificao e a Ressurreio. Somente a partir deste perodo, os cristos das catacumbas comeam a usar o Ovo como smbolo de vida nova, alm do que depois do jejum da Quaresma e da Semana Santa era o alimento para a preparao da festa, entre 22 de maro a 25 de abril, variando de ano para ano. A origem das tradies pascais variam de civilizao a civilizao e de tudo que pode ser incorporado como os ovos egpcios ganhou afeio dos teutnicos e na China, na

Festa da Primavera, distribuam ovos coloridos. Os missionrios trouxeram o costume que se ocidentalizou-se e a Igreja concordou e oficializou no sculo XVIII. No mundo todo, a cerimnia religiosa da Pscoa varia conforme as tradies e costumes, mas seus significados de Libertao e Vida Nova ainda so traduzidos nas festividades pascais e nas suas formas de comemoraes at mesmo com a malhao do Judas no Sbado de Aleluia e a Missa de Pscoa de Domingo, tudo faz parte da civilizao crist ocidental e da histria da vida, morte, paixo e ressurreio de Cristo narrada no Antigo e Novo Testamento.

Arte de Escrever, A
sobre Redao por Adilson Torquato adilson@algosobre.com.br

1 2 3 4 5
Avaliao: 3.2 / 5 (9 votos)

Escrever produzir e emitir ideias por meio de um assunto concreto (mensagem) usando canais de comunicao que facilitam o entendimento do receptor. Escrever usar o idioma (a nossa gramtica e a nossa literatura) aplicando as formas e tcnicas de redao adequadas ao texto proposto pelo examinador da prova. Cada redao tem uma forma de comunicao usando a referncia temtica e fazendo estilos diferentes e pessoais que s percebemos na Literatura de grandes obras e escritores. Os problemas na redao, os erros ortogrficos, a dificuldade de manter uma estrutura linear ao tema solicitado, a falta de leitura cotidiana, erros de acentuao e pontuao, a fuga da linha de pensamento na introduo e perda da sequncia lgica leva a uma redao no muito clara, concisa e harmnica. A prtica da redao leva a perda da ansiedade e do chamado "branco" que ocorre na hora de redigir sendo assunto que preocupa grandes escritores como Othon Garcia em sua Obra Comunicao em Prosa Moderna (tima dica e recomendao para leitura). Outros buscam uma parte prtica acerca da estrutura redacional como podemos louvar o trabalho dos autores Magna Becker Soares e Edson Nascimento Campos em sua Obra Tcnica de Redao: "... Fazer uma REDAO significa construir atos de comunicao." "... o processo de escrever como articulao de um conjunto de pargrafos." E a prtica de escrever como "...uma atividade de pensamento que se realiza pela articulao de

vocbulos, oraes e pargrafos..." (Articulaes lingusticas como tcnica de pensamento). No se deve perder a curiosidade Leitura de Tcnicas de Redao e estes livros so elucidativos para quem quer realmente aprender a redigir mas deve sempre que possvel ter um acompanhamento de um Professor de Lngua Portuguesa e Redao e principalmente ler muito e se atualizar com o mundo. Lembre-se que tudo aqui so dicas e no curso de redao. Mas com as Dicas de Portugus, Literatura e Redao, tudo fica mais fcil e bem mais claro. o nosso presente para os vestibulandos e a nossa colaborao.

Coeso e Coerncia
sobre Redao por Noely Landarin noelylandarin@yahoo.com.br

1 2 3 4 5
Avaliao: 3.9 / 5 (11 votos)

Uma das propriedades que distingue um texto de um amontoado de palavras ou frases o relacionamento existente entre si. De que trata, ento, a coeso textual? Da ligao, da relao, da conexo entre as palavras de um texto, atravs de elementos formais, que assinalam o vnculo entre os seus componentes. Uma das modalidades de coeso a remisso. E a coeso pode desempenhar a funo de (re)ativao do referente. A reativao do referente no texto realizada por meio da referenciao anafrica ou catafrica, formando-se cadeias coesivas mais ou menos longas. A remisso anafrica (para trs) realiza-se por meio de pronomes pessoais de 3 pessoa (retos e oblquos) e os demais pronomes; tambm por numerais, advrbios e artigos. Exemplo: Andr e Pedro so fanticos torcedores de futebol. Apesar disso, so diferentes. Este no briga com quem torce para outro time; aquele o faz. Explicao: O termo isso retoma o predicado so fanticos torcedores de futebol; este recupera a palavra Pedro; aquele , o termo Andr; o faz, o predicado briga com quem torce para o outro time - so anafricos. A remisso catafrica (para a frente) realiza-se preferencialmente atravs de pronomes demonstrativos ou indefinidos neutros, ou de nomes genricos, mas tambm por meio das demais espcies de pronomes, de advrbios e de numerais. Exemplos: Exemplo: Qualquer que tivesse sido seu trabalho anterior, ele o abandonara, mudara de profisso e passara pesadamente a ensinar no curso primrio: era tudo o que sabamos dele, o professor, gordo e silencioso, de ombros contrados.

Explicao: O pronome possessivo seu e o pronome pessoal reto ele antecipam a expresso o professor - so catafricos. De que trata a coerncia textual ? Da relao que se estabelece entre as diversas partes do texto, criando uma unidade de sentido. Est, portanto, ligada ao entendimento, possibilidade de interpretao daquilo que se ouve ou l. Modelo de questo: coeso e coerncia (AFRF-2003) As questes de nmeros 01 e 02 tm o texto abaixo como base. Falar em direitos humanos pressupe localizar a realidade que os faz emergir no contexto scio-poltico e histrico-estrutural do processo contraditrio de criao das sociedades. Implica, em suma, desvendar, a cada momento deste processo, o que venha a resultar como direitos novos at ento escondidos sob a lgica perversa de regimes polticos, sociais e econmicos, injustos e comprometedores da liberdade humana. Este ponto de vista referencial determina a dimenso do problema dos direitos humanos na Amrica Latina. Neste contexto, a fiel abordagem acerca das condies presentes e dos caminhos futuros dos direitos humanos passa, necessariamente, pela reflexo em torno das relaes econmicas internacionais entre pases perifricos e pases centrais. As desarticulaes que desta situao resultam no chegam a modificar a base estrutural destas relaes: a extrema dependncia a que esto submetidos os pases perifricos, tanto no que concerne ao agravamento das condies de trabalho e de vida (degradao dos salrios e dos benefcios sociais), quanto na dependncia tecnolgica, cultural e ideolgica. (Ncleo de estudos para a Paz e Direitos Humanos, UnB in: Introduo Crtica ao Direito, com adaptaes) 01. Assinale a opo que no estabelece uma continuidade coerente e gramaticalmente correta para o texto a) Nesta parte do mundo, imensas parcelas da populao no tm minimamente garantida sua sobrevivncia material. Como, pois, reivindicar direitos fundamentais se a estrutura da sociedade no permite o desenvolvimento da conscincia em sua razo plena? b) Por conseguinte, a questo dos Direitos tem significado poltico, enquanto realizao histrica de uma sociedade de plena superao das desigualdades, como organizao social da liberdade. c) Assim, pois, a opresso substitui a liberdade. A percepo da complexidade da realidade latino-americana remete diretamente a uma compreenso da questo do homem ao substitu-lo pela questo da tecnologia.

d) Na Amrica Latina, por isso, a luta pelos direitos humanos engloba e unifica em um mesmo momento histrico, atual, a reivindicao dos direitos pessoais. e) No nos esqueamos que a construo do autoritarismo, que marcou profundamente nossas estruturas sociais, configurou o sistema poltico imprescindvel para a manuteno e reproduo dessa dependncia. DICAS: esse tipode questo exige a capacidade de seleo das informaes bsicas do texto e de percepo dos elementos de coeso constitutivos do ltimo perodo e sua interligao com o pargrafo subsequente; nesse caso, a opo que ser marcada. O texto trata dos direitos humanos - a realidade no contexto scio- poltico e histrico estrutural - processo de criao das sociedades; "as relaes econmicas internacionais entre pases perifricos( a sua dependncia) e pases centrais". O gabarito assinala a altern. C. Justificativa: o comando da questo pede "a opo que no estabelece uma continuidade..." , a alternativa C inicia, estabelecendo relao de concluso ( "Assim, pois,a opresso...") utilizando-se de elementos que no so citados no texto: opresso liberdade - tecnologia, caracterizando incoerncia textual.Nas demais alternativas h expresses que fazem meno s ideias do texto. Sero grifadas as palavras ou expresses relacionadas ao texto: *na altern.a)"... nessa parte do mundo..." (pases perifricos), * na altern.b)"... a questo dos Direitos tem significado poltico..." (parte inicial do texto), *na altern. d) "Na Amrica Latina, por isso, a luta pelos direitos humano..." * na altern.e)"... o sistema poltico imprescindvel para a manuteno e reproduo dessa dependncia." (tanto a letra d) quanto a e) fazem referncia s informaes bsicas do texto. 02. Assinale a opo em que, no texto, a expresso que antecede a barra no retoma a ideia da segunda expresso que sucede a barra. a) "realidade" (l.2) / " contexto scio-poltico e histrico-estrutural do processo" (l.2 e 3) b) "deste processo" (l.6) / " Processo contraditrio de criao das sociedades" (l.3 e 4) c) "Este ponto de vista referencial" (l.11) / "ideias expressas no primeiro pargrafo. d) "Neste contexto" (l.14) / discusso sobre os direitos humanos na Amrica Latina. e) "desta situao" (l.20) / relaes econmicas internacionais entre pases perifricos e pases centrais. GABARITO:A

DICAS: essa questo tpica de coeso textual que trata dos elementos anafricosaqueles que retomam um elemento referencial(anterior). O objetivo do comando "a expresso que antecede a barra no retoma a ideia da segunda expresso. Se se observar com ateno, a palavra "realidade" da altern. a) vem citada antes, no texto, que a expresso "contexto scio-poltico e histrico-estrutural do processo", portanto corresponde ao que se pede. Da, o gabarito apontar a altern a) como a indicada.

Adequao da Linguagem ao Contexto


sobre Redao por Algo Sobre conteudo@algosobre.com.br

1 2 3 4 5
Avaliao: 3.5 / 5 (13 votos)

A redao deve ser um ato efetivo de comunicao. Por isso, ao escrever, voc dever levar em conta diversos fatores que determinam o tipo de texto a ser produzido. Ao escrever, o emissor dever ter em mente o contexto em que sua mensagem ser produzida. Desse contexto, importante salientar a finalidade do texto e o receptor a que ele se destina.

A finalidade do texto
Voc j sabe que, toda vez que o objetivo for simplesmente informar alguma coisa a algum (como acontece nos jornais, nos textos tcnicos, nos livros didticos etc.), a funo predominante da linguagem ser a referencial. Entre os dois textos que seguem, o primeiro o mais adequado para ser utilizado numa aula de geografia. Compare-os. Texto 1 Braslia, sede administrativa do pas, foi inaugurada pelo presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, em 21 de abril de 1960, aps 1000 dias de construo. Em 1987, foi tombada pela Unesco como patrimnio Cultural da Humanidade. (Folheto da Setur - Secretaria de Turismo do Distrito Federal) Texto 2 ( Braslia: esplendor, por: Clarice Lispector) Braslia uma cidade abstrata. E no h como concretiz-la. uma cidade redonda e sem esquinas. Tambm no tem botequim para a gente tomar um cafezinho. verdade, juro que no vi esquinas. Em Braslia no existe cotidiano. A catedral pede a Deus. So duas mos abertas para receber. Mas Niemeyer um irnico: ele ironizou a vida. Ela

sagrada. Braslia uma piada estritamente perfeita e sem erros. (...) Braslia um futuro que aconteceu no passado. Dependendo ento, do seu objetivo como emissor, voc escrever um texto em que predomine funo referencial, potica, emotiva, ftica, metalingustica ou conativa.

O receptor a quem se destina o texto


Quando escrevemos, precisamos ter em mente, ainda que de forma genrica, o tipo de receptor a quem o nosso texto se destina. Descrever um hipoptamo para uma criana diferente de faz-lo para um zoolgico. Narrar um jogo de futebol para um leigo diferente de faz-lo para um especialista no assunto. Para tornar-se uma pessoa que se expressa bem em lngua portuguesa, voc precisa saber quando empregar o nvel culto ou o coloquial da linguagem. Adequar o nvel de linguagem ao contexto e ao receptor , pois, requisito bsico para se escrever bem.

Forma, A
sobre Redao por Paulo Sergio Rodrigues paulo@algosobre.com.br

1 2 3 4 5
Avaliao: 5.0 / 5 (3 votos)

Entende-se como forma de um texto o conjunto de recursos que vo determinar a parte externa, a "roupagem" desse mesmo texto. Alguns professores preferem usar a palavra ESTILO para determinar essa importante parte da redao. Outros preferem inserir a maneira pessoal, a caracterstica prpria de cada um escrever, o estilo, dentro da forma, que seria nesse caso mais genrica, envolvendo outros elementos mais. Poderamos, por outro lado, dizer que a forma de um texto a adequao: estilo+correo gramatical +adequao da linguagem. Para adquirir um estilo personalssimo e atraente, o aluno precisaria, alm da tendncia inata (dom), de um convvio estreito e constante com a linguagem. As pessoa que mantm um leitura diria, assistente a bons programas na televiso, conversa com as pessoas cultas, esclarecidas e bem informadas, possuem, sem dvida, mais elementos para escrever com desenvoltura e preciso.

Alguns Componentes da Forma

a) Simplicidade: Alguns pensam que utilizando palavras difceis e rebuscadas conseguiro "impressionar" os corretores. Puto engano! As palavras devem manter um nvel de simplicidade. O rebuscamento na utilizao dos vocbulos s contribui para a confuso dos perodos. b) Clareza: A elaborao dos perodos muito longos produz dois defeitos graves. Primeiro, o leitor se cansa do texto e no compreende bem as mensagens nele contidas, Segundo, as ideias misturam-se exageradamente. Elabore perodos curtos. prefervel abusar do pronto final, enfileirar palavras, a construir perodos gigantescos. c) Preciso: Certifique-se de significado correto das palavras que vai utilizar em determinado perodo e verifique se existe adequao desse significado com as ideias expostas. A vulgaridade de termos ou impropriedade de sentido empobrecem bastante o texto. Veja alguns exemplos deplorveis: I. " impossvel conhecer os antepassados dos candidatos..." (o aluno queria dizer os "antecedentes") II. "Urgem campanhas no sentido de exterminar os analfabetos" (o aluno queria dizer, naturalmente, "exterminar o analfabetismo") III. "Estou convincente de que..." (o termo prprio "convencido") IV. "Atravs das estradas, o homem transporta suas necessidades..." (o termo envolve duplo sentido) V. "Era um tapete de alta valorizao..." (o aluno queria dizer, "de alto valor".) d) Conciso: Ser conciso ao elaborar um texto significa usar as palavras com economia, com critrio. Quanto mais voc transmitir, usando palavras, mais concisa ser a redao. As provas de redao tero limitao de tempo e de nmero de linhas, por isso voc no deve ser prolixo, veja:

Falta de conciso:
"A infncia, ou melhor, as crianas abandonadas nas ruas revoltam qualquer pessoa quer as v andando na cidade". (18 palavras)

Conciso:
"Qualquer pessoa se revolta, quando v crianas abandonadas pelas ruas". (10 palavras). e) Originalidade: O uso excessivo de certas figuras de linguagem ou certos provrbios acarreta o empobrecimento da redao. Como tudo que existe, as palavras tambm se desgastam. preciso criar novas figuras para expor essa ideias. Dizer que a namorada uma flor, ou que o filho de peixe, peixinho , no reala a redao de ningum. Use a imaginao para no precisar desses "chaves" antigos e pobres. "O grande amor da minha vida". "Mal traadas linhas". "Grande futuro da humanidade". "A lua foi testemunha". "Nos pncaros da glria". "Um misto de alegria e tristeza invade o meu peito". "No tenho palavras".

"Com a voz embargada de emoo". "'Nos primrdios da humanidade".

Defeitos gravssimos de forma:


I. Perodos muito longos; II. Repetio desnecessria de palavras; III. Frases confusas, desconexas, ilgicas; IV. Palavras vulgares, grias; V. Chaves, palavras desgastadas pelo uso constante; VI. Eco (Vicente frequentemente est contente); VII. Hiato (Vai a Ana aula); VIII. Cacofonia (Meu corao por ti gela); IX. Coliso (Se cedo voc se sentasse, cansar-se-ia menos).

Crie novas figuras de linguagem


Todas as figuras de linguagem conhecidas, desde que explorada com criatividade, contribuem para valorizar o seu texto. Comparao ("As chamas, como lngua de monstro, saam pelas janelas".) Metfora ("As chamas eram centenas de lnguas gigantescas") Metonmia ("As velas lanaram-se ao mar (Velas por navios).)" Anttese ("De uma parte se diz desceu, de outra se diz subiu".) Perfrase ("Visitou a cidade do forr.) (Campina Grande) Gradao ("...Ele foi passando da opulncia abastana, da abastana mediania pobreza, da pobreza misria...") Interrogao ("Quem vos trouxe a esse estado?") Exclamao (" tempos! costumes!")

A correo gramatical
Todo o aluno que se preza acompanha com muito interesse e ateno as aulas de gramtica da escola que frequenta. Afinal, a partir do estudo da morfologia, da sintaxe, da semntica que algum domina o "cdigo" necessrio para sua expresso escrita ou falada. Voc j percebeu que expressar-se bem significa utilizar corretamente as palavras da lngua escolhida. fundamental um bom estudo das LEIS reguladoras da Lngua Portuguesa. Embora todos os itens gramaticais sejam igualmente importantes para uma redao correta, ressaltam-se certos aspectos. Cuidado com: I. Concordncia Nominal II. Concordncia Verbal III. Partcula SE IV. Regncia Verbal V. Colocao Pronominal

VI. Imperativos VII. Ortografia VIII. Crase IX. Acentuao Grfica X. Pontuao

O pargrafo-chave: 18 formas para voc comear um texto


sobre Redao por Noely Landarin noelylandarin@yahoo.com.br

1 2 3 4 5
Avaliao: 3.3 / 5 (66 votos)

Carssimos, um dos motivos que torna a redao uma pedra no sapato de muitos a elaborao do primeiro pargrafo, ou seja, da introduo. Feito o pargrafo-chave, as ideias fluem com mais facilidade, j que definimos o ponto de vista que iremos defender. O professor Antonio Carlos Viana, d-nos algumas sugestes para iniciarmos nossos textos, confiram.

O pargrafo-chave: 18 formas para voc comear um texto


Ao escrever seu primeiro pargrafo, voc pode faz-lo de forma criativa. Ele deve atrair a ateno do leitor. Por isso, evite os lugares-comuns como: atualmente, hoje em dia, desde pocas remotas, o mundo de hoje, a cada dia que passa, no mundo em que vivemos, na atualidade. Listamos aqui dezoito formas de comear um texto. Elas vo das mais simples as mais complexas.

1. Uma declarao (tema: liberao da maconha)


um grave erro a liberao da maconha. Provocar de imediato violenta elevao do consumo. O Estado perder o precrio controle que ainda exerce sobre as drogas psicotrpicas e nossas instituies de recuperao de viciados no tero estrutura suficiente para atender demanda.

A declarao a forma mais comum de comear um texto. Procure fazer uma declarao forte, capaz de surpreender o leitor.

2. Diviso (tema: excluso social)


Predominam ainda no Brasil duas convices errneas sobre o problema da excluso social: a de que ela deve ser enfrentada apenas pelo poder pblico e a de que sua superao envolve muitos recursos e esforos extraordinrios. Experincias relatadas nesta Folha mostram que o combate marginalidade social em Nova Yorkv em contando com intensivos esforos do poder pblico e ampla participao da iniciativa privada. Ao dizer que h duas convices errneas, fica logo clara a direo que o pargrafo vai tomar. O autor ter de explicit-lo na frase seguinte.

3.Definio (tema: o mito)


O mito, entre os povos primitivos, uma forma de se situar no mundo, isto , de encontrar o seu lugar entre os demais seres da natureza. um modo ingnuo, fantasioso, anterior a toda reflexo e no-crtico de estabelecer algumas verdades que no s explicam parte dos fenmenos naturais ou mesmo a construo cultural, mas que do, tambm, as formas da ao humana. A definio uma forma simples e muito usada em pargrafos-chave, sobretudo em textos dissertativos. Pode ocupar s a primeira frase ou todo o primeiro pargrafo. 4. Uma pergunta (tema: a sade no Brasil) Ser que com novos impostos que a sade melhorar no Brasil? Os contribuintes j esto cansados de tirar dinheiro do bolso para tapar um buraco que parece no ter fim. A cada ano, somos lesados por novos impostos para alimentar um sistema que s parece piorar. A pergunta no respondida de imediato. Ela serve para despertar a ateno do leitor para o tema e ser respondida ao longo da argumentao.

5. Comparao (tema: reforma agrria)


O tema da reforma agrria est presente h bastante tempo nas discusses sobre os problemas mais graves que afetam o Brasil. Numa comparao entre o movimento pela abolio da escravido no Brasil, no final do sculo passado e, atualmente, o movimento pela reforma agrria, podemos perceber algumas semelhanas. Como na poca da abolio da escravido existiam elementos favorveis e contrrios a ela, tambm hoje h os que so a favor e os que so contra a implantao da reforma agrria. Para introduzir o tema da reforma agrria, o autor comparou a sociedade de hoje com a do final do sculo XIX, mostrando a semelhana de comportamento entre elas.

6. Oposio (tema: a educao no Brasil)

De um lado, professores mal pagos, desestimulados, esquecidos pelo governo. De outro, gastos excessivos com computadores, antenas parablicas, aparelhos de videocassete. este o paradoxo que vive hoje a educao no Brasil. As duas primeiras frases criam uma oposio (de um lado / de outro) que estabelecer o rumo da argumentao. Tambm se pode criar uma oposio dentro da frase, como neste exemplo: Vrios motivos me levaram a este livro. Dois se destacam pelo grau de envolvimento: raiva e esperana. Explico-me: raiva por ver o quanto a cultura ainda vista como artigo suprfluo em nossa terra; esperana por observar quantos movimentos culturais tm acontecido em nossa histria, e quase sempre como forma de resistncia e/ou transformaes.(...) O autor estabelece a oposio e logo depois explica os termos que a compem.

7. Aluso histrica (tema: globalizao)


Aps a queda do muro de Berlim, acabaram-se os antagonismos lesteoeste e o mundo parece ter aberto de vez as portas para a globalizao. As fronteiras foram derrubadas e a economia entrou em rota acelerada de competio. O conhecimento dos principais fatos histricos ajuda a iniciar um texto. O leitor situado no tempo e pode ter uma melhor dimenso do problema.

8. Uma frase nominal seguida de explicao (tema: a educao no Brasil)


Uma tragdia. Essa a concluso da prpria Secretaria de Avaliao e Informao Educacional do Ministrio da Educao e Cultura sobre o desempenho dos alunos do 3 ano do 2 grau submetidos ao Saeb (Sistema de Avaliao da Educao Bsica), que ainda avaliou estudantes em todas as regies do territrio nacional. A palavra tragdia explicada logo depois, retomada por essa a concluso.

9. Adjetivao (tema: a educao no Brasil)


Equivocada e pouco racional. Esta a verdadeira adjetivao para a poltica educacional do governo. A adjetivao inicial ser a base para desenvolver o tema. O autor dir, nos pargrafos seguintes, por que acha a poltica educacional do governo equivocada e pouco racional.

10. Citao (tema: poltica demogrfica)


"As pessoas chegam ao ponto de uma criana morrer e os pais no chorarem mais, trazerem a criana, jogarem num bolo de mortos, virarem as costas e irem embora". O comentrio do fotgrafo Sebastio Salgado, falando sobre o que viu em Ruanda, um acicate no estado de letargia tica que domina algumas naes do Primeiro Mundo.

A citao inicial facilita a continuidade do texto, pois ela retomada pela palavra comentrio da segunda frase.

11. Citao de forma indireta (tema: consumismo)


Para Marx a religio o pio do povo Raymond Aron deu o troco: o marxismo o pio dos intelectuais. Mas nos Estados Unidos o pio do povo mesmo ir s compras. Como as modas americanas so contagiosas, bom ver de que se trata. Esse recurso deve ser usado quando no sabemos textualmente a citao. melhor citar de forma indireta que de forma errada

12. Exposio de ponto de vista (tema: o provo)


O ministro da Educao se esfora para convencer de que o provo fundamental para a melhoria da qualidade do ensino superior. Para isso, vem ocupando generosos espaos na mdia e fazendo milionria campanha publicitria, ensinando como gastar mal o dinheiro que deveria ser investido na educao Ao comear o texto com a opinio contrria, delineia-se, de imediato, qual a posio dos autores. Seu objetivo ser refutar os argumentos do opositor, numa espcie de contra-argumentao.

13. Retomada de um provrbio (tema: mdia e tecnologia)


O corriqueiro adgio de que o pior cego o que no quer ver se aplica com perfeio na anlise sobre o atual estgio da mdia: desconhecer ou tentar ignorar os incrveis avanos tecnolgicos de nossos dias, e supor que eles no tero reflexos profundos no futuro dos jornais simplesmente impossvel. Sempre que voc usar esse recurso, no escreva o provrbio simplesmente. Faa um comentrio sobre ele para quebrar a ideia de lugar-comum que todos eles trazem. No exemplo acima, o autor diz "o corriqueiro adgio" e assim demonstra que est consciente de que est partindo de algo por demais conhecido.

14. Ilustrao (tema: aborto)


O Jornal do Comrcio, de Manaus, publicou um anncio em que uma jovem de dezoito anos, j me de duas filhas, dizia estar grvida mas no queria a criana. Ela a entregaria a quem se dispusesse a pagar sua ligao de trompas. Preferia dar o filho a ter que fazer um aborto. O tema tabu no Brasil.(...) Voc pode comear narrando uma fato para ilustrar o tema. Veja que a coeso do pargrafo seguinte se faz de forma fcil; a palavra tema retoma a questo que vai ser discutida.

15. Uma sequncia de frases nominais (frases sem verbo) (tema: a impunidade no Brasil)
Desabamento de shopping em Osasco. Morte de velhinhos numa clnica do Rio. Meia centena de mortes numa clnica de hemodilise em Caruaru. Chacina de sem-terra em Eldorado dos Carajs. Muitos meses j se passaram e esses fatos continuam impunes. O que se deve observar nesse tipo de introduo so os paralelismos que do equilbrio s diversas frases nominais. A estrutura de cada frase deve ser semelhante.

16. Aluso a um romance, um conto, um poema, um filme (tema: a intolerncia)


Quem assistiu ao filme A rainha Margot, com a deslumbrante Isabelle Adjani, ainda deve ter os fatos vivos na memria. Na madrugada de 24 de agosto de 1572, as tropas do rei de Frana, sob ordens de Catarina de Mdicis, a rainha-me e verdadeira governante, desencadearam uma das mais tenebrosas carnificinas da Histria.(...) Desse horror a Histria do Brasil est praticamente livre(...) O resumo do filme A rainha Margot serve de introduo para desenvolver o tema da intolerncia religiosa. A coeso com o segundo pargrafo d-se atravs da palavra horror, que sintetiza o enredo do filme contado no pargrafo inicial.

17. Descrio de um fato de forma cinematogrfica (tema: violncia urbana)


Madrugada de 11 de agosto. Moema, bairro paulistano de classe mdia. Choperia Bodega - um bar da moda, frequentado por jovens bem-nascidos. Um assalto. Cinco ladres. Todos truculentos. Duas pessoas mortas: Adriana Ciola, 23, e Jos Renato Tahan, 25. Ela, estudante. Ele, dentista. O pargrafo desenvolvido por flashes, o que d agilidade ao texto e prende a ateno do leitor. Depois desses dois pargrafos, o autor fala da origem do movimento "Reage So Paulo".

18. Omisso de dados identificadores (tema: tica)


Mas o que significa, afinal, esta palavra, que virou bandeira da juventude? Com certeza no algo que se refira somente poltica ou s grandes decises do Brasil e do mundo. Segundo Tarcsio Padilha, tica um estudo filosfico da ao e da conduta humanas cujos valores provm da prpria natureza do homem e se adaptam s mudanas da histria e da sociedade. Carssimos, dependendo do tema que ser abordado, h algumas sugestes bem interessantes que podem ser aproveitadas. H que se verificar a natureza do concurso, as caractersticas da instituio promotora, para produzir o seu texto.

As duas primeiras frases criam no leitor certa expectativa em relao ao tema que se mantm em suspenso at a terceira frase. Pode-se tambm construir todo o primeiro pargrafo omitindo o tema, esclarecendo-o apenas no pargrafo seguinte.

Sobre as Provas de Redao Atuais


sobre Redao por Eraldo Cunegundes eraldocunegundes@terra.com.br

1 2 3 4 5
Avaliao: 3.5 / 5 (14 votos)

sempre importante estarmos atentos para a realidade mundial e em especial a brasileira, temos de ler e assistir jornais, ler revistas, etc. em sntese, estar em sintonia com as notcias. Os vestibulares atuais exploram com certo peso essas atualidades, incorporando o aspecto do dia a dia. claro que o racionamento, assim como outros temas, esto cotados para servir de escopo elaborao de um texto dissertativo, mas, o mais importante que o vestibulando esteja preparado para enfrentar a tudo e a todos. As provas de hoje esto todas intertextualizadas, com a integrao de contedos comuns prova de gramtica, literatura e interpretao de texto, no qual o senso crtico e de compreenso do vestibulando faro a diferena. Se for de seu interesse produza alguns textos e me envie para anlise, com o tempo, e com a prtica de escrever estars apta a produzir qualquer tipo de texto que venha a ser proposto. Escrever bem no coisa do outro mundo, alcanvel a todos, basta apenas interesse. Na produo de um texto, o mais importante como voc organiza as ideias, muitas vezes o candidato sabe muito sobre o assunto, todas as suas causas e consequncias, porm ele no tem a preocupao de organizar suas ideias, e esse, certamente o responsvel pela reprovao de muitos na prova de redao, lembrando bem que na Universidade Estadual da Paraba, como em outras, a redao equivale a 40% do total da prova de lngua portuguesa. Quanto opinio pessoal no ato da elaborao de um texto dissertativo, voc obrigatoriamente ter de ter um posicionamento, veja bem, diferente de opinio, voc NUNCA dever utilizar o termo "na minha opinio", isso fatal. Mas ter de ter um posicionamento. O modo de correo da prova muito rgido, de modo que determinado professor no possa tambm expor sua opinio julgando o aluno ao espelho de seu pensamento. A prova corrigida por trs professores e eles se revezam tambm para revisa-la, portanto no se preocupe com o modo como sers julgada. A correo abordar aspectos formais do texto, o emprego da gramtica normativa, o senso crtico e a correlao tema/texto.

Possveis temas para redaes atuais

Os temas propostos para redao no Enem geralmente tm carter social, ou seja, so relacionados a questes coletivas da atualidade, dificilmente ser temas conflituosos e polmicos onde h conceitos polticos. Vejamos algumas sugestes:

A participao do jovem na sociedade


Os protestos no Brasil em 2013, que surgiram inicialmente para contestar os aumentos nas tarifas de transporte pblico, ganharam fora com a participao dos jovens e servem como mote para a redao no Enem. Espera-se que o aluno mostre argumentos que apontem o jovem como agente transformador que, alm de ter conscincia cidad, intervm com aes prticas. Alm da questo dos protestos, a professora Marina Loureiro, do Curso Miguel Couto, recomenda que o candidato cite outras aes, como a participao do jovem como eleitor e a importncia do voto consciente. Outro caminho possvel mostrar aes concretas de grupos voluntrios formados por jovens, que prestam solidariedade a outros grupos. Marina ressalta que, nos dois ou trs pargrafos de desenvolvimento, entre a introduo e a concluso, necessrio apresentar mais de um argumento concreto que mostre o jovem como agente transformador da sociedade.

O esporte como ferramenta de incluso social


Motivado pela Copa das Confederaes neste ano, pela Copa do Mundo em 2014 e pela Olimpada em 2016 no Brasil, se o esporte aparecer como tema, importante que o aluno o defenda como uma forma de incluir minorias na sociedade. Vale mostrar o esporte como um meio para obter sade fsica e mental, falar em pessoas portadoras de deficincia que conseguem se incluir em um grupo estimuladas pelo esporte e contar histrias de jovens carentes que, por meio do esporte, tiveram acesso aos estudos. No entanto, histrias particulares ou de pessoas prximas no so vlidas como argumento: ao citar algum em particular, preciso dar nome a entidades ou pessoas famosas, para que o corretor tenha certeza de que o aluno no est inventando uma histria.

A valorizao da sade pblica


Em 2013, motivado pelas manifestaes populares que se espalharam pelo Pas, o governo brasileiro anunciou uma srie de medidas relacionadas questo da sade pblica. Entre as principais, o Brasil vai importar mdicos estrangeiros para amenizar a escassez de profissionais nas regies mais carentes, e estudantes de medicina de faculdades pblicas e privadas tero que trabalhar dois anos no SUS para ter o diploma. Na redao do Enem, espera-se que o aluno faa uma reflexo a respeito da importncia de priorizar a sade, e que ele proponha possveis solues com base em sua realidade.

Alternativas para o transporte pblico urbano


Estopim para a exploso das manifestaes no Brasil, que desde o incio protestavam contra o aumento das tarifas de nibus e metr, a questo da mobilidade urbana pode

requerer solues de candidatos na redao do Enem. Primeiro, importante que o aluno mostre como essa questo interfere na vida dos cidados brasileiros. Alm disso, fundamental propor solues sustentveis e que no exijam gastos pblicos exagerados. Mais do que apontar os problemas, a prova exige do aluno uma proposta de soluo. Como sugere a professora Ana Paula Anghinoni Ramos, do Sistema Elite de Ensino, o ideal citar exemplos de pases onde o transporte pblico eficiente, como Inglaterra e Holanda. Outro caminho para sair do senso comum citar meios de transporte alternativos, como bicicletas ou grupos de caronas organizados por meio de redes sociais.

A tecnologia como meio para a educao


Escolas particulares e pblicas esto cada vez mais preocupadas em incluir tecnologias digitais na educao. Neste ano, o Ministrio da Educao investiu em tablets para professores da rede pblica, que podem no s ser um material didtico, mas tambm estimular uma nova forma de educar. Se o tema da redao do Enem envolver tecnologia e educao, espera-se que o aluno aponte aes prticas que vm sendo realizadas pelo governo ou por instituies privadas. Alm de novas ferramentas, outro caminho possvel ressaltar os cursos de educao a distncia, que vem crescendo, e usar um artifcio chamado argumento analgico, quando o aluno compara geraes diferentes. Argumentos contra o uso da tecnologia, neste caso, s funcionam se estiverem muito bem embasados e se o aluno fizer um contraponto com outros argumentos positivos. " possvel fazer uma defesa parcial, dizer que h aspectos positivos e negativos, mas preciso que haja mais argumentos positivos, que concordem com o enunciado do tema", ressalta a professora Marina Loureiro. Apenas dois argumentos, um positivo e um negativo, no so suficientes, pois o Enem exige que o aluno escreva uma dissertao opinativa, no apenas expositiva.

Importao de mdicos
O Ministrio da Sade estuda a possibilidade de importar mdicos de outros pases. Essa tentativa, segundo o prprio ministro da sade, visa amenizar a escassez desses profissionais nas regies mais carentes. Em contrapartida, muitos protestos contra a possvel medida j apareceram em diversos cantos do Brasil. Que tal estudar a polmica um pouco mais a fundo?

Outros possveis temas para redao


Olimpadas Brasil 2016; Falta de incentivo ao esporte; Incluso social dos deficientes; Falta de preparo dos policias no combater ao crime; Transtornos psicolgicos entre jovens; Imprudncias no trnsito; Cyberbullying, Bullying Verbal, Bullying Fsico;

Violncia contra professores; Infraestrutura turstica do Brasil da Copa 2014 e/ou para futura olimpadas; Geopoltica: papel do Brasil no cenrio internacional; A Jornada Mundial da Juventude (" a vinda do papa"); Haitianos no Acre; Epidemia do crack; Reduo da maioridade penal;

No comece pelo comeo (a redao)


sobre Redao por Philio Terzakis pterzakis@algosobre.com.br

1 2 3 4 5
Avaliao: 5.0 / 5 (5 votos)

Vixe Maria! Acabei de receber um e-mail de um leitor que me deixou aperreada. Resolvi responder na mesma hora. Olhem s o que ele disse: "Boa tarde! Sou um fracassado em redao, pois no sei como comear. Para mim, no falta ideia. Ser que um dia vou aprender a escrever uma redao? Qual o mtodo para se fazer uma redao boa?" mi, antes de tudo, pare com esse pensamento negativo. No v pela cabea desse povo que acha que chique pensar em coisa ruim. Voc no melhor nem pior do que ningum. Ento, por que no aprenderia a escrever? Qualquer pessoa pode escrever bem. Basta querer e trabalhar pra isso. Mas a primeira coisa se achar capaz. Se a criatura se acha incapaz, a que no aprende mesmo. Tudo comea na cachola. Claro que nem todo mundo pode virar escritor. Mas escrever bem, ah, isso pode, sim. Pode e deve. Pois bem. Voc fala que no consegue comear uma redao. Todo aluno se queixa da mesma coisa. Vai ver que porque voc comea pelo comeo. Onde j se viu comear redao pelo comeo? Comeo introduo. Se voc no escreveu nada, vai introduzir o qu? O vazio? Ento, anota a: primeiro, produza o miolo do texto. A sustana. O recheio. Depois voc introduz o negcio e conclui. Com o tempo, quando voc dominar o "timing" da

introduo, pode aprender os vrios tipos de abertura dos textos. A, voc vai ver como tudo fica mais fcil. Mais fcil, no. Fica menos difcil. Porque escrever bem no s questo de dica. questo de muita leitura e de muita prtica. No tem pra onde correr, no. Da, se voc l, pratica e aprende as tcnicas, ningum lhe segura, no, meu filho. Voc deita, rola e ainda finge de morto.

100 Erros comuns em Redao


sobre Redao por Algo Sobre conteudo@algosobre.com.br

1 2 3 4 5
Avaliao: 4.1 / 5 (34 votos)

Erros gramaticais e ortogrficos devem, por princpio, ser evitados. Alguns, no entanto, como ocorrem com maior frequncia, merecem ateno redobrada. Veja os cem mais comuns do idioma e use esta relao como um roteiro para fugir deles. 1. "Mal cheiro", "mau-humorado". Mal ope-se a bem e mau, a bom. Assim: mau cheiro (bom cheiro), mal-humorado (bem-humorado). Igualmente: mau humor, malintencionado, mau jeito, mal-estar. 2. "Fazem" cinco anos. Fazer, quando exprime tempo, impessoal: Faz cinco anos. / Fazia dois sculos. / Fez 15 dias. 3. "Houveram" muitos acidentes. Haver, como existir, tambm invarivel: Houve muitos acidentes. / Havia muitas pessoas. / Deve haver muitos casos iguais. 4. "Existe" muitas esperanas. Existir, bastar, faltar, restar e sobrar admitem normalmente o plural: Existem muitas esperanas. / Bastariam dois dias. / Faltavam poucas peas. / Restaram alguns objetos. / Sobravam ideias. 5. Para "mim" fazer. Mim no faz, porque no pode ser sujeito. Assim: Para eu fazer, para eu dizer, para eu trazer. 6. Entre "eu" e voc. Depois de preposio, usa-se mim ou ti: Entre mim e voc. / Entre eles e ti. 7. "H" dez anos "atrs". H e atrs indicam passado na frase. Use apenas h dez anos ou dez anos atrs.

8. "Entrar dentro". O certo: entrar em. Veja outras redundncias: Sair fora ou para fora, elo de ligao, monoplio exclusivo, j no h mais, ganhar grtis, viva do falecido. 9. "Venda prazo". No existe crase antes de palavra masculina, a menos que esteja subentendida a palavra moda: Salto (moda de) Lus XV. Nos demais casos: A salvo, a bordo, a p, a esmo, a cavalo, a carter. 10. "Porque" voc foi? Sempre que estiver clara ou implcita a palavra razo, use por que separado: Por que (razo) voc foi? / No sei por que (razo) ele faltou. / Explique por que razo voc se atrasou. Porque usado nas respostas: Ele se atrasou porque o trnsito estava congestionado. 11. Vai assistir "o" jogo hoje. Assistir como presenciar exige a: Vai assistir ao jogo, missa, sesso. Outros verbos com a: A medida no agradou (desagradou) populao. / Eles obedeceram (desobedeceram) aos avisos. / Aspirava ao cargo de diretor. / Pagou ao amigo. / Respondeu carta. / Sucedeu ao pai. / Visava aos estudantes. 12. Preferia ir "do que" ficar. Prefere-se sempre uma coisa a outra: Preferia ir a ficar. prefervel segue a mesma norma: prefervel lutar a morrer sem glria. 13. O resultado do jogo, no o abateu. No se separa com vrgula o sujeito do predicado. Assim: O resultado do jogo no o abateu. Outro erro: O prefeito prometeu, novas denncias. No existe o sinal entre o predicado e o complemento: O prefeito prometeu novas denncias. 14. No h regra sem "excesso". O certo exceo. Veja outras grafias erradas e, entre parnteses, a forma correta: "paralizar" (paralisar), "beneficiente" (beneficente), "xuxu" (chuchu), "previlgio" (privilgio), "vultuoso" (vultoso), "cincoenta" (cinquenta), "zuar" (zoar), "frustado" (frustrado), "calcreo" (calcrio), "advinhar" (adivinhar), "benvindo" (bem-vindo), "asceno" (ascenso), "pixar" (pichar), "impecilho" (empecilho), "envlucro" (invlucro). 15. Quebrou "o" culos. Concordncia no plural: os culos, meus culos. Da mesma forma: Meus parabns, meus psames, seus cimes, nossas frias, felizes npcias. 16. Comprei "ele" para voc. Eu, tu, ele, ns, vs e eles no podem ser objeto direto. Assim: Comprei-o para voc. Tambm: Deixe-os sair, mandou-nos entrar, viu-a, mandou-me. 17. Nunca "lhe" vi. Lhe substitui a ele, a eles, a voc e a vocs e por isso no pode ser usado com objeto direto: Nunca o vi. / No o convidei. / A mulher o deixou. / Ela o ama. 18. "Aluga-se" casas. O verbo concorda com o sujeito: Alugam-se casas. / Fazem-se consertos. / assim que se evitam acidentes. / Compram-se terrenos. / Procuram-se empregados. 19. "Tratam-se" de. O verbo seguido de preposio no varia nesses casos: Trata-se dos melhores profissionais. / Precisa-se de empregados. / Apela-se para todos. / Conta-se com os amigos.

20. Chegou "em" So Paulo. Verbos de movimento exigem a, e no em: Chegou a So Paulo. / Vai amanh ao cinema. / Levou os filhos ao circo. 21. Atraso implicar "em" punio. Implicar direto no sentido de acarretar, pressupor: Atraso implicar punio. / Promoo implica responsabilidade. 22. Vive "s custas" do pai. O certo: Vive custa do pai. Use tambm em via de, e no "em vias de": Espcie em via de extino. / Trabalho em via de concluso. 23. Todos somos "cidades". O plural de cidado cidados. Veja outros: caracteres (de carter), juniores, seniores, escrives, tabelies, gngsteres. 24. O ingresso "gratuto". A pronncia correta gratito, assim como circito, intito e fortito (o acento no existe e s indica a letra tnica). Da mesma forma: flido, condr, recrde, avro, ibro, plipo. 25. A ltima "seo" de cinema. Seo significa diviso, repartio, e sesso equivale a tempo de uma reunio, funo: Seo Eleitoral, Seo de Esportes, seo de brinquedos; sesso de cinema, sesso de pancadas, sesso do Congresso. 26. Vendeu "uma" grama de ouro. Grama, peso, palavra masculina: um grama de ouro, vitamina C de dois gramas. Femininas, por exemplo, so a agravante, a atenuante, a alface, a cal, etc. 27. "Porisso". Duas palavras, por isso, como de repente e a partir de. 28. No viu "qualquer" risco. nenhum, e no "qualquer", que se emprega depois de negativas: No viu nenhum risco. / Ningum lhe fez nenhum reparo. / Nunca promoveu nenhuma confuso. 29. A feira "inicia" amanh. Alguma coisa se inicia, se inaugura: A feira inicia-se (inaugura-se) amanh. 30. Soube que os homens "feriram-se". O que atrai o pronome: Soube que os homens se feriram. / A festa que se realizou... O mesmo ocorre com as negativas, as conjunes subordinativas e os advrbios: No lhe diga nada. / Nenhum dos presentes se pronunciou. / Quando se falava no assunto... / Como as pessoas lhe haviam dito... / Aqui se faz, aqui se paga. / Depois o procuro. 31. O peixe tem muito "espinho". Peixe tem espinha. Veja outras confuses desse tipo: O "fuzil" (fusvel) queimou. / Casa "germinada" (geminada), "ciclo" (crculo) vicioso, "caberio" (cabealho). 32. No sabiam "aonde" ele estava. O certo: No sabiam onde ele estava. Aonde se usa com verbos de movimento, apenas: No sei aonde ele quer chegar. / Aonde vamos? 33. "Obrigado", disse a moa. Obrigado concorda com a pessoa: "Obrigada", disse a moa. / Obrigado pela ateno. / Muito obrigados por tudo.

34. O governo "interviu". Intervir conjuga-se como vir. Assim: O governo interveio. Da mesma forma: intervinha, intervim, interviemos, intervieram. Outros verbos derivados: entretinha, mantivesse, reteve, pressupusesse, predisse, conviesse, perfizera, entrevimos, condisser, etc. 35. Ela era "meia" louca. Meio, advrbio, no varia: meio louca, meio esperta, meio amiga. 36. "Fica" voc comigo. Fica imperativo do pronome tu. Para a 3. pessoa, o certo fique: Fique voc comigo. / Venha pra Caixa voc tambm. / Chegue aqui. 37. A questo no tem nada "haver" com voc. A questo, na verdade, no tem nada a ver ou nada que ver. Da mesma forma: Tem tudo a ver com voc. 38. A corrida custa 5 "real". A moeda tem plural, e regular: A corrida custa 5 reais. 39. Vou "emprestar" dele. Emprestar ceder, e no tomar por emprstimo: Vou pegar o livro emprestado. Ou: Vou emprestar o livro (ceder) ao meu irmo. Repare nesta concordncia: Pediu emprestadas duas malas. 40. Foi "taxado" de ladro. Tachar que significa acusar de: Foi tachado de ladro. / Foi tachado de leviano. 41. Ele foi um dos que "chegou" antes. Um dos que faz a concordncia no plural: Ele foi um dos que chegaram antes (dos que chegaram antes, ele foi um). / Era um dos que sempre vibravam com a vitria. 42. "Cerca de 18" pessoas o saudaram. Cerca de indica arredondamento e no pode aparecer com nmeros exatos: Cerca de 20 pessoas o saudaram. 43. Ministro nega que "" negligente. Negar que introduz subjuntivo, assim como embora e talvez: Ministro nega que seja negligente. / O jogador negou que tivesse cometido a falta. / Ele talvez o convide para a festa. / Embora tente negar, vai deixar a empresa. 44. Tinha "chego" atrasado. "Chego" no existe. O certo: Tinha chegado atrasado. 45. Tons "pastis" predominam. Nome de cor, quando expresso por substantivo, no varia: Tons pastel, blusas rosa, gravatas cinza, camisas creme. No caso de adjetivo, o plural o normal: Ternos azuis, canetas pretas, fitas amarelas. 46. Lute pelo "meio-ambiente". Meio ambiente no tem hfen, nem hora extra, ponto de vista, mala direta, pronta entrega, etc. O sinal aparece, porm, em mo-de-obra, matriaprima, infra-estrutura, primeira-dama, vale-refeio, meio-de-campo, etc. 47. Queria namorar "com" o colega. O com no existe: Queria namorar o colega. 48. O processo deu entrada "junto ao" STF. Processo d entrada no STF. Igualmente: O jogador foi contratado do (e no "junto ao") Guarani. / Cresceu muito o prestgio do

jornal entre os (e no "junto aos") leitores. / Era grande a sua dvida com o (e no "junto ao") banco. / A reclamao foi apresentada ao (e no "junto ao") Procon. 49. As pessoas "esperavam-o". Quando o verbo termina em m, o ou e, os pronomes o, a, os e as tomam a forma no, na, nos e nas: As pessoas esperavam-no. / Do-nos, convidam-na, pe-nos, impem-nos. 50. Vocs "fariam-lhe" um favor? No se usa pronome tono (me, te, se, lhe, nos, vos, lhes) depois de futuro do presente, futuro do pretrito (antigo condicional) ou particpio. Assim: Vocs lhe fariam (ou far-lhe-iam) um favor? / Ele se impor pelos conhecimentos (e nunca "impor-se"). / Os amigos nos daro (e no "daro-nos") um presente. / Tendo-me formado (e nunca tendo "formado-me"). 51. Chegou "a" duas horas e partir daqui "h" cinco minutos. H indica passado e equivale a faz, enquanto a exprime distncia ou tempo futuro (no pode ser substitudo por faz): Chegou h (faz) duas horas e partir daqui a (tempo futuro) cinco minutos. / O atirador estava a (distncia) pouco menos de 12 metros. / Ele partiu h (faz) pouco menos de dez dias. 52. Blusa "em" seda. Usa-se de, e no em, para definir o material de que alguma coisa feita: Blusa de seda, casa de alvenaria, medalha de prata, esttua de madeira. 53. A artista "deu luz a" gmeos. A expresso dar luz, apenas: A artista deu luz quntuplos. Tambm errado dizer: Deu "a luz a" gmeos. 54. Estvamos "em" quatro mesa. O em no existe: Estvamos quatro mesa. / ramos seis. / Ficamos cinco na sala. 55. Sentou "na" mesa para comer. Sentar-se (ou sentar) em sentar-se em cima de. Veja o certo: Sentou-se mesa para comer. / Sentou ao piano, mquina, ao computador. 56. Ficou contente "por causa que" ningum se feriu. Embora popular, a locuo no existe. Use porque: Ficou contente porque ningum se feriu. 57. O time empatou "em" 2 a 2. A preposio por: O time empatou por 2 a 2. Repare que ele ganha por e perde por. Da mesma forma: empate por. 58. medida "em" que a epidemia se espalhava... O certo : medida que a epidemia se espalhava... Existe ainda na medida em que (tendo em vista que): preciso cumprir as leis, na medida em que elas existem. 59. No queria que "receiassem" a sua companhia. O i no existe: No queria que receassem a sua companhia. Da mesma forma: passeemos, enfearam, ceaste, receeis (s existe i quando o acento cai no e que precede a terminao ear: receiem, passeias, enfeiam). 60. Eles "tem" razo. No plural, tm assim, com acento. Tem a forma do singular. O mesmo ocorre com vem e vm e pe e pem: Ele tem, eles tm; ele vem, eles vm; ele pe, eles pem.

61. A moa estava ali "h" muito tempo. Haver concorda com estava. Portanto: A moa estava ali havia (fazia) muito tempo. / Ele doara sangue ao filho havia (fazia) poucos meses. / Estava sem dormir havia (fazia) trs meses. (O havia se impe quando o verbo est no imperfeito e no mais-que-perfeito do indicativo.) 62. No "se o" diz. errado juntar o se com os pronomes o, a, os e as. Assim, nunca use: Fazendo-se-os, no se o diz (no se diz isso), v-se-a, etc. 63. Acordos "polticos-partidrios". Nos adjetivos compostos, s o ltimo elemento varia: acordos poltico-partidrios. Outros exemplos: Bandeiras verde-amarelas, medidas econmico-financeiras, partidos social-democratas. 64. Fique "tranquilo". O u pronuncivel depois de q e g e antes de e e i exige trema: Tranquilo, consequncia, linguia, aguentar, Birigui. 65. Andou por "todo" pas. Todo o (ou a) que significa inteiro: Andou por todo o pas (pelo pas inteiro). / Toda a tripulao (a tripulao inteira) foi demitida. Sem o, todo quer dizer cada, qualquer: Todo homem (cada homem) mortal. / Toda nao (qualquer nao) tem inimigos. 66. "Todos" amigos o elogiavam. No plural, todos exige os: Todos os amigos o elogiavam. / Era difcil apontar todas as contradies do texto. 67. Favoreceu "ao" time da casa. Favorecer, nesse sentido, rejeita a: Favoreceu o time da casa. / A deciso favoreceu os jogadores. 68. Ela "mesmo" arrumou a sala. Mesmo, quanto equivale a prprio, varivel: Ela mesma (prpria) arrumou a sala. / As vtimas mesmas recorreram polcia. 69. Chamei-o e "o mesmo" no atendeu. No se pode empregar o mesmo no lugar de pronome ou substantivo: Chamei-o e ele no atendeu. / Os funcionrios pblicos reuniram-se hoje: amanh o pas conhecer a deciso dos servidores (e no "dos mesmos"). 70. Vou sair "essa" noite. este que desiga o tempo no qual se est ou objeto prximo: Esta noite, esta semana (a semana em que se est), este dia, este jornal (o jornal que estou lendo), este sculo (o sculo 20). 71. A temperatura chegou a 0 "graus". Zero indica singular sempre: Zero grau, zeroquilmetro, zero hora. 72. A promoo veio "de encontro aos" seus desejos. Ao encontro de que expressa ma situao favorvel: A promoo veio ao encontro dos seus desejos. De encontro a significa condio contrria: A queda do nvel dos salrios foi de encontro s (foi contra) expectativas da categoria. 73. Comeu frango "ao invs de" peixe. Em vez de indica substituio: Comeu frango em vez de peixe. Ao invs de significa apenas ao contrrio: Ao invs de entrar, saiu.

74. Se eu "ver" voc por a... O certo : Se eu vir, revir, previr. Da mesma forma: Se eu vier (de vir), convier; se eu tiver (de ter), mantiver; se ele puser (de pr), impuser; se ele fizer (de fazer), desfizer; se ns dissermos (de dizer), predissermos. 75. Ele "intermedia" a negociao. Mediar e intermediar conjugam-se como odiar: Ele intermedeia (ou medeia) a negociao. Remediar, ansiar e incendiar tambm seguem essa norma: Remedeiam, que eles anseiem, incendeio. 76. Ningum se "adequa". No existem as formas "adequa", "adeque", etc., mas apenas aquelas em que o acento cai no a ou o: adequaram, adequou, adequasse, etc. 77. Evite que a bomba "expluda". Explodir s tem as pessoas em que depois do d vm e e i: Explode, explodiram, etc. Portanto, no escreva nem fale "exploda" ou "expluda", substituindo essas formas por rebente, por exemplo. Precaver-se tambm no se conjuga em todas as pessoas. Assim, no existem as formas "precavejo", "precavs", "precavm", "precavenho", "precavenha", "precaveja", etc. 78. Governo "reav" confiana. Equivalente: Governo recupera confiana. Reaver segue haver, mas apenas nos casos em que este tem a letra v: Reavemos, reouve, reaver, reouvesse. Por isso, no existem "reavejo", "reav", etc. 79. Disse o que "quiz". No existe z, mas apenas s, nas pessoas de querer e pr: Quis, quisesse, quiseram, quisssemos; ps, pus, pusesse, puseram, pusssemos. 80. O homem "possue" muitos bens. O certo: O homem possui muitos bens. Verbos em uir s tm a terminao ui: Inclui, atribui, polui. Verbos em uar que admitem ue: Continue, recue, atue, atenue. 81. A tese "onde"... Onde s pode ser usado para lugar: A casa onde ele mora. / Veja o jardim onde as crianas brincam. Nos demais casos, use em que: A tese em que ele defende essa ideia. / O livro em que... / A faixa em que ele canta... / Na entrevista em que... 82. J "foi comunicado" da deciso. Uma deciso comunicada, mas ningum " comunicado" de alguma coisa. Assim: J foi informado (cientificado, avisado) da deciso. Outra forma errada: A diretoria "comunicou" os empregados da deciso. Opes corretas: A diretoria comunicou a deciso aos empregados. / A deciso foi comunicada aos empregados. 83. Venha "por" a roupa. Pr, verbo, tem acento diferencial: Venha pr a roupa. O mesmo ocorre com pde (passado): No pde vir. Veja outros: frma, plo e plos (cabelo, cabelos), pra (verbo parar), pla (bola ou verbo pelar), plo (verbo pelar), polo e polos. Perderam o sinal, no entanto: Ele, toda, ovo, selo, almoo, etc. 84. "Inflingiu" o regulamento. Infringir que significa transgredir: Infringiu o regulamento. Infligir (e no "inflingir") significa impor: Infligiu sria punio ao ru. 85. A modelo "pousou" o dia todo. Modelo posa (de pose). Quem pousa ave, avio, viajante, etc. No confunda tambm iminente (prestes a acontecer) com eminente (ilustre). Nem trfico (contrabando) com trfego (trnsito).

86. Espero que "viagem" hoje. Viagem, com g, o substantivo: Minha viagem. A forma verbal viajem (de viajar): Espero que viajem hoje. Evite tambm "comprimentar" algum: de cumprimento (saudao), s pode resultar cumprimentar. Comprimento extenso. Igualmente: Comprido (extenso) e cumprido (concretizado). 87. O pai "sequer" foi avisado. Sequer deve ser usado com negativa: O pai nem sequer foi avisado. / No disse sequer o que pretendia. / Partiu sem sequer nos avisar. 88. Comprou uma TV "a cores". Veja o correto: Comprou uma TV em cores (no se diz TV "a" preto e branco). Da mesma forma: Transmisso em cores, desenho em cores. 89. "Causou-me" estranheza as palavras. Use o certo: Causaram-me estranheza as palavras. Cuidado, pois comum o erro de concordncia quando o verbo est antes do sujeito. Veja outro exemplo: Foram iniciadas esta noite as obras (e no "foi iniciado" esta noite as obras). 90. A realidade das pessoas "podem" mudar. Cuidado: palavra prxima ao verbo no deve influir na concordncia. Por isso : A realidade das pessoas pode mudar. / A troca de agresses entre os funcionrios foi punida (e no "foram punidas"). 91. O fato passou "desapercebido". Na verdade, o fato passou despercebido, no foi notado. Desapercebido significa desprevenido. 92. "Haja visto" seu empenho... A expresso haja vista e no varia: Haja vista seu empenho. / Haja vista seus esforos. / Haja vista suas crticas. 93. A moa "que ele gosta". Como se gosta de, o certo : A moa de que ele gosta. Igualmente: O dinheiro de que dispe, o filme a que assistiu (e no que assistiu), a prova de que participou, o amigo a que se referiu, etc. 94. hora "dele" chegar. No se deve fazer a contrao da preposio com artigo ou pronome, nos casos seguidos de infinitivo: hora de ele chegar. / Apesar de o amigo tlo convidado... / Depois de esses fatos terem ocorrido... 95. Vou "consigo". Consigo s tem valor reflexivo (pensou consigo mesmo) e no pode substituir com voc, com o senhor. Portanto: Vou com voc, vou com o senhor. Igualmente: Isto para o senhor (e no "para si"). 96. J "" 8 horas. Horas e as demais palavras que definem tempo variam: J so 8 horas. / J (e no "so") 1 hora, j meio-dia, j meia-noite. 97. A festa comea s 8 "hrs.". As abreviaturas do sistema mtrico decimal no tm plural nem ponto. Assim: 8 h, 2 km (e no "kms."), 5 m, 10 kg. 98. "Dado" os ndices das pesquisas... A concordncia normal: Dados os ndices das pesquisas... / Dado o resultado... / Dadas as suas ideias... 99. Ficou "sobre" a mira do assaltante. Sob que significa debaixo de: Ficou sob a mira do assaltante. / Escondeu-se sob a cama. Sobre equivale a em cima de ou a respeito de: Estava sobre o telhado. / Falou sobre a inflao. E lembre-se: O animal ou o piano tm

cauda e o doce, calda. Da mesma forma, algum traz alguma coisa e algum vai para trs. 100. "Ao meu ver". No existe artigo nessas expresses: A meu ver, a seu ver, a nosso ver.

O que voc no deve fazer numa redao


sobre Redao por Algo Sobre conteudo@algosobre.com.br

1 2 3 4 5
Avaliao: 3.7 / 5 (28 votos)

Escrever bem no fcil. Exige conhecimento, trabalho e dedicao. E, para ajud-lo nessa importantssima atividade do vestibular, diremos o que voc no deve fazer em um texto nestes dez fragmentos selecionados. I. "Hoje ao receber alguns presentes no qual completo vinte anos tenho muitas novidades para contar. Temos a um exemplo de uso inadequado do pronome relativo. Ele provoca falta de coeso pois no consegue perceber a que antecedente ele se refere, portanto nada conecta e produz relao absurda. II. "Tenho uma prima que trabalha num circo como mgica e uma das mgicas mais engraadas era uma caneta com tinta invisvel que em vez de tinta havia sado suco de lima." Voc percebe a a incapacidade do vestibulando organizar sintaticamente o perodo. Selecionar as frases e organizar as ideias necessrio. Escrever com clareza muito importante. III. "Ainda brincava de boneca quando conheci Davi, piloto de cart, moreno, 20 anos, com olhos cor de mel. "Tudo comeou naquele baile de quinze anos" "... aos dezoito anos que se comea a procurar o caminho do amanh e encontrar as perspectiva que nos acompanham para sempre na estrada da vida."

Voc pode ter conhecimento do vocabulrio e das regras gramaticais e, assim, construir um texto sem erros. Entretanto, se voc reproduz sem nenhuma crtica ou reflexo expresses gastas, vulgarizadas pelo uso contnuo. A boa qualidade do texto fica comprometida. Tema IV. Para voc, as experincias genticas de clonagem pem em xeque todos os conceitos humanos sobre Deus e a vida? "Bem a clonagem no tudo, mas na vida tudo tem o seu valor e os homens a todo momento necessitam de descobrir todos os mistrios da vida que nos cerca a todo instante." importante voc escrever atendendo ao que foi proposto no tema. Antes de comear o seu texto leia atentamente todos os elementos que o examinador apresentou para voc utilizar. Esquematize suas ideias, veja se no h falta de correspondncia entre o tema proposto e o texto criado. V. "Uma bipsia do tumor retirado do fgado do meu primo(...) mostrou que ele no era maligno." Esta frase est ambgua, pois no se sabe se o pronome ele refere-se ao fgado ou ao primo. Para se evitar a ambiguidade, voc deve observar se a relao entre cada palavra do seu texto est correta. VI. "Ele me tratava como uma criana, mas eu era apenas uma criana." O conectivo mas indica uma circunstncia de oposio, de ideia contrria a. Portanto, a relao adversativa introduzida pelo "mas" no fragmento acima produz uma ideia absurda. VII. "Entretanto, como j diziam os sbios: depois da tempestade sempre vem a bonana. Aps longo suplcio, meu corao apaziguava as tormentas e a sensatez me mostrava que s estaramos separadas carnalmente." No utilize provrbios ou ditos populares. Eles empobrecem a redao, pois fazer parecer que seu autor no tem criatividade ao lanar mo de formas j gastas pelo uso frequente. VIII.

"Estou sem inspirao para fazer em redao. Escrever sobre a situao dos semterra? Bem que o professor poderia propor outro tema." Voc no deve falar de sua redao dentro do prprio texto. IX. "Todos os deputados so corruptos." Evite pensamentos radicais. recomendvel no generalizar e evitar, assim, posies extremistas. X. "Bem, acho que - voc sabe - no fcil dizer essas coisas. Olhe, acho que ele no vai concordar com a deciso que voc tomou, quero dizer, os fatos levam voc a isso, mas voc sabe - todos sabem - ele pensa diferente. bom a gente pensar como vai fazer para, enfim, para ele entender a deciso." No se esquea que o ato de escrever diferente do ato de falar. O texto escrito deve se apresentar desprovido de marcas de oralidade.

Narrao
sobre Redao por Paulo Sergio Rodrigues paulo@algosobre.com.br

1 2 3 4 5
Avaliao: 3.5 / 5 (30 votos)

A narrao est vinculada nossa vida, pois sempre temos algo a contar. Narrar relatar fatos e acontecimentos, reais ou fictcios, vividos por indivduos, envolvendo ao e movimento. A narrativa impe certas normas: a) o fato: que deve ter sequncia ordenada; a sucesso de tais sequncias recebe o nome de enredo, trama ou ao; b) a personagem; c) o ambiente: o lugar onde ocorreu o fato; d) o momento: o tempo da ao O relato de um episdio implica interferncia dos seguintes elementos:

fato - o qu? personagem - quem? ambiente - onde? momento - quando? Em qualquer narrativa estaro sempre presentes o fato e a personagem, sem os quais no h narrao. Na composio narrativa, o enredo gira em torno de um fato acontecido. Toda histria tem um cenrio onde se desenvolve. Desta forma, ao enfocarmos a trama, o enredo, teremos, obrigatoriamente, de fazer descries para caracterizar tal cenrio. Assim, acrescentamos: narrao tambm envolve descrio.

Narrao na 1 Pessoa
A narrao na 1 pessoa ocorre quando o fato contado por um participante, isto ; algum que se envolva nos acontecimentos ao mesmo tempo em que conta o caso. A narrao na 1 pessoa torna o texto muito comunicativo porque o prprio narrador conta o fato e assim o texto ganha o tom de conversa amiga. Alm disso, esse tipo de narrao muito comum na conversa diria, quando o sujeito conta um fato do qual ele tambm participante.

Narrao na 3 Pessoa
O narrador conta a ao do ponto de vista de quem v o fato acontecer na sua frente. Entretanto o contador do caso no participa da ao. Observar: "Era uma vez um boiadeiro l no serto, que tinha cara de bobo e fumaas de esperto. Um dia veio a Curitiba gastar os cobres de uma boiada". Voc percebeu que os verbos esto na 3 pessoa (era, veio) e que o narrador conta o caso sem dele participar. O narrador sabe de tudo o que acontece na estria e por isso recebe o nome de narrado onisciente. Observe: "No hotel pediu um quarto, onde se fechou para contar o dinheiro.S encontrou aquela nota de cem reais. O resto era papel e jornal..." Voc percebeu que o boiadeiro est s, fechado no quarto. Mas o narrador onisciente e conto o que a personagem est fazendo.

Como Escrever Bem uma Redao


sobre Redao por Paulo Sergio Rodrigues paulo@algosobre.com.br

1 2 3

4 5
Avaliao: 3.5 / 5 (171 votos)

Os grandes escritores possuem tal convvio e domnio da linguagem escrita como maneira de manifestao que no se preocupam mais em determinar as partes do texto que esto produzindo para uma boa redao. A lgica da estruturao do texto vai determinando, simultaneamente, a distribuio das partes do texto, que deve conter comeo, meio e fim. O aluno, todavia, no possui muito domnio das palavras ou oraes; portanto, torna-se fundamental um cuidado especial para escrever uma redao. Alguns professores costumam determinar em seus manuais de redao outra nomenclatura para as trs partes vitais de um texto escrito. Ao invs de comeo, meio e fim, elas recebem os nomes de introduo, desenvolvimento e concluso ou, ainda, incio, desenvolvimento e fecho. Todos esses nomes referem-se aos mesmos elementos. Parece-nos que irrelevante o nome que cada pessoa atribui. O importante que as pessoas saibam que elas devem existir em sua redao. Vejamos, sucintamente, cada uma delas.

Introduo (incio, comeo)


Podemos comear uma redao fazendo uma afirmao, uma declarao, uma descrio, uma pergunta, e de muitas outras maneiras. O que se deve guardar que uma introduo serve para lanar o assunto, delimitar o assunto, chamar a ateno do leitor para o assunto que vamos desenvolver. Uma introduo no deve ser muito longa para no desmotivar o leitor. Se a redao dever ter trinta linhas, aconselha-se a que o aluno use de quatro a seis para a parte introdutria.

Defeitos a evitar para uma boa redao


I. Iniciar uma ideia geral, mas que no se relaciona com a segunda parte da redao. II. Iniciar com digresses (o incio dever ser curto). III. Iniciar com as mesmas palavras do ttulo. IV. Iniciar aproveitando o ttulo, com se este fosse um elemento d primeira frase. V. Iniciar com chaves Exemplos: - Desde os primrdios da Antiguidade... - No fcil a respeito de... - Bem, eu acho que... - Um dos problemas mais discutidos na atualidade...

Desenvolvimento (meio, corpo)

A parte substancial e decisria de uma redao o seu desenvolvimento. nela que o aluno tem a oportunidade de colocar um contedo razovel, lgico. Se o desenvolvimento da redao sua parte mais importante, dever ocupar o maior nmero de linhas. Supondo-se uma redao de trinta linhas, a redao dever destinar de catorze (14) a dezoito (18) linhas para o corpo ou desenvolvimento da mesma.

Defeitos a evitar para uma boa redao


I. Pormenores, divagaes, repeties, exemplos excessivos de tal sorte a no sobrar espao para a concluso.

Concluso (fecho, final)


Assim como a introduo, o fim dever ocupar uma pequena parte do texto. Se a redao est planejada para trinta linhas, a parte da concluso deve ter quatro a seis linhas. Na concluso, nossas ideias propem uma soluo. O ponto de vista do escritor, apesar de ter aparecido nas outras partes, adquire maior destaque na concluso. Se algum introduz um assunto, desenvolve-o brilhantemente, mas no coloca uma concluso: o leitor sentir-se- perdido, estupefato.

Defeitos a evitar para uma boa redao


I. No finalizar ( o principal defeito) II. Avisar que vai concluir, utilizando expresses como "Em resumo" ou "Concluindo"

O que voc no deve fazer numa redao


sobre Redao por Algo Sobre conteudo@algosobre.com.br

1 2 3 4 5
Avaliao: 3.7 / 5 (28 votos)

Escrever bem no fcil. Exige conhecimento, trabalho e dedicao. E, para ajud-lo nessa importantssima atividade do vestibular, diremos o que voc no deve fazer em um texto nestes dez fragmentos selecionados. I. "Hoje ao receber alguns presentes no qual completo vinte anos tenho muitas novidades para contar.

Temos a um exemplo de uso inadequado do pronome relativo. Ele provoca falta de coeso pois no consegue perceber a que antecedente ele se refere, portanto nada conecta e produz relao absurda. II. "Tenho uma prima que trabalha num circo como mgica e uma das mgicas mais engraadas era uma caneta com tinta invisvel que em vez de tinta havia sado suco de lima." Voc percebe a a incapacidade do vestibulando organizar sintaticamente o perodo. Selecionar as frases e organizar as ideias necessrio. Escrever com clareza muito importante. III. "Ainda brincava de boneca quando conheci Davi, piloto de cart, moreno, 20 anos, com olhos cor de mel. "Tudo comeou naquele baile de quinze anos" "... aos dezoito anos que se comea a procurar o caminho do amanh e encontrar as perspectiva que nos acompanham para sempre na estrada da vida." Voc pode ter conhecimento do vocabulrio e das regras gramaticais e, assim, construir um texto sem erros. Entretanto, se voc reproduz sem nenhuma crtica ou reflexo expresses gastas, vulgarizadas pelo uso contnuo. A boa qualidade do texto fica comprometida. Tema IV. Para voc, as experincias genticas de clonagem pem em xeque todos os conceitos humanos sobre Deus e a vida? "Bem a clonagem no tudo, mas na vida tudo tem o seu valor e os homens a todo momento necessitam de descobrir todos os mistrios da vida que nos cerca a todo instante." importante voc escrever atendendo ao que foi proposto no tema. Antes de comear o seu texto leia atentamente todos os elementos que o examinador apresentou para voc utilizar. Esquematize suas ideias, veja se no h falta de correspondncia entre o tema proposto e o texto criado. V. "Uma bipsia do tumor retirado do fgado do meu primo(...) mostrou que ele no era maligno." Esta frase est ambgua, pois no se sabe se o pronome ele refere-se ao fgado ou ao primo. Para se evitar a ambiguidade, voc deve observar se a relao entre cada palavra do seu texto est correta.

VI. "Ele me tratava como uma criana, mas eu era apenas uma criana." O conectivo mas indica uma circunstncia de oposio, de ideia contrria a. Portanto, a relao adversativa introduzida pelo "mas" no fragmento acima produz uma ideia absurda. VII. "Entretanto, como j diziam os sbios: depois da tempestade sempre vem a bonana. Aps longo suplcio, meu corao apaziguava as tormentas e a sensatez me mostrava que s estaramos separadas carnalmente." No utilize provrbios ou ditos populares. Eles empobrecem a redao, pois fazer parecer que seu autor no tem criatividade ao lanar mo de formas j gastas pelo uso frequente. VIII. "Estou sem inspirao para fazer em redao. Escrever sobre a situao dos semterra? Bem que o professor poderia propor outro tema." Voc no deve falar de sua redao dentro do prprio texto. IX. "Todos os deputados so corruptos." Evite pensamentos radicais. recomendvel no generalizar e evitar, assim, posies extremistas. X. "Bem, acho que - voc sabe - no fcil dizer essas coisas. Olhe, acho que ele no vai concordar com a deciso que voc tomou, quero dizer, os fatos levam voc a isso, mas voc sabe - todos sabem - ele pensa diferente. bom a gente pensar como vai fazer para, enfim, para ele entender a deciso." No se esquea que o ato de escrever diferente do ato de falar. O texto escrito deve se apresentar desprovido de marcas de oralidade.

A Esttica de uma Redao


sobre Redao por Adilson Torquato adilson@algosobre.com.br

1 2

3 4 5
Avaliao: 3.6 / 5 (17 votos)

No nosso primeiro contato com a redao, podemos achar que muito fcil mas, na realidade, surge algo que torna importante o nosso ato de escrever que se mantm na forma de passar a mensagem ao nosso leitor a esttica do trabalho redacional, que mostra o quanto estamos interessados em que nosso pensamento seja bem compreensvel com lgica e clareza. Surge ento a busca por um trabalho mais limpo e com esttica para a estrutura. Observando os exemplos de redaes da dica passada, podemos notar que a esttica no to ordenada, por isso a sequncia lgica se perde no meio do caminho e fica sem sentido no que diz respeito ao desenvolvimento de seus argumentos centrais e finais para uma concluso mais segura e estruturada. Lembre-se sempre que, ao formar um Plano de Trabalho para escrever sua redao, voc deve visualizar tambm a sua ESTTICA:

Nunca comece uma redao com perodos longos. Basta fazer uma frase-ncleo que ser a sua ideia geral a ser desenvolvida nos pargrafos que se seguiro; Nunca coloque uma expresso que desconhea, pois o erro de ortografia e acentuao o que mais tira pontos em uma redao; Nunca coloque hfen onde no necessrio como em penta-campeo ou separao de slabas erroneamente como ca-rro (isto s acontece em espanhol e estamos escrevendo na lngua portuguesa); Nunca use grias na redao pois a dissertao a explicao racional do que vai ser desenvolvido e uma gria pode cortar totalmente a sequncia do que vai ser desenvolvido alm de ofender a norma culta da Lngua Portuguesa; Nunca esquea dos pingos nos "is" pois bolinha no vale; Nunca coloque vrgulas onde no so necessrias (o que tem de erro de pontuao !); Nunca entregue uma redao sem verificar a separao silbica das palavras; Nunca comece a escrever sem estruturar o que vai passar para o papel; Tenha calma na hora de dissertar e sempre volte frase-ncleo para orientar seus argumentos; Verifique sempre a ESTTICA: Pargrafo, acentuao, vocabulrio, separao silbica e principalmente a PONTUAO que a maior dificuldade de quem escreve e a maioria acha que to fcil pontuar ! Respeite as margens do papel e procure sempre fazer uma letra constante sem diminuir a letra no final da redao para ganhar mais espao ou aumentar para preencher espao; A letra tem que ser visvel e compreensvel para quem l; Prepare sempre um esquema lgico em cima da estrutura intrnseca e extrnseca; No inicie nem termine uma redao com expresses do tipo: "... Eu acho... Parece ser... Acredito mesmo... Quem sabe..." mostra dvidas em seus argumentos anteriores;

Cuidado com "superlativos criativos" do tipo: "... mesmamente... apenasmente." . E de "neologismos incultos" do tipo: "...imexvel... inconstitucionalizvel...".

Se voc prestou ateno nas redaes da dica anterior, percebeu que elas estavam seguindo a estrutura redacional intrnseca (interior) quanto a INTRODUO, DESENVOLVIMENTO E CONCLUSO, mas no obedeciam a parte extrnseca (exterior) que a apresentao da Redao, ou melhor, a aparncia da escrita mostrando um contedo limpo e claro. O que notamos que nas redaes faltaram pargrafos e respeito s margens (esttica do trabalho) e a DISSERTAO do estudante que colocou vrias ideias na introduo sem definir uma geral e tornou o desenvolvimento confuso, pois faltou dissertar sobre as tais convenincias comerciais do ovo de pscoa da introduo e centrou muito na Histria da Figura do Cordeiro sem explicar o que a ver a malhao de Judas e o Domingo de Pscoa. A concluso comea a ficar em apuros e o fechamento das ideias da introduo e do desenvolvimento terminam prejudicadas. Nosso desafio escrever esta dissertao usando todas as dicas para uma redao boa.

Como disse meu colega, o Professor Rogrio: "A melhor dica para Redao: Pensar. Penso logo escrevo" O segredo simples: EU ESCRITOR TAMBM SOU LEITOR . ( Tudo que estou escrevendo vem do que penso e preciso montar um bom plano para entender o que escrevo e deixar minha leitura mais compreensvel para os demais leitores )

A Lgica Estrutural: Frase Ncleo


Observe o texto dissertativo e analise a sua parte lgica na introduo, desenvolvimento e concluso: A PSCOA CRIST A Pscoa uma festa crist. Nela celebramos a Libertao dos Hebreus por Mises e Jav (Jeov - verbo hebraico para Ser) como tambm a Ressurreio de Cristo. A Bblia relata no Velho Testamento a sada do povo hebreu perseguido pelo Fara e libertos pelo Senhor na passagem do Mar Vermelho, mas no Novo Testamento a Ressurreio abre uma ideia de salvao, de vida nova, de libertao do corpo pela vida eterna aps a morte e eleva o sonho de um mundo novo: A Nova Jerusalem. Por estes eventos comemoramos a Pscoa. Em todo mundo cristo comemora-se a Pscoa como a festividade mais significativa de libertao e ressurreio por dois momentos bblicos que marcam a mesma esperana de encontrar a Nova Jerusalm.

Nota-se claramente que alm da esttica exterior e da simples ideia de seguir a estrutura interna, o escritor prezou pela lgica de sua redao e no s pelo segmento da introduo, desenvolvimento e concluso mas nota-se uma definio muito clara de uma ideia geral (central) na introduo que fortaleceu o encadeamento das ideias e protegeu o sentido argumentativo do contexto e

fechou a concluso trazendo ao leitor a viso do que o tema pediu a Pscoa Crist e que foi mencionada no ncleo frasal: "... A Pscoa uma festa crist...". Veja o esquema lgico montado em cima da estrutura redacional: TEMA: A Pscoa Crist; Ncleo ou Tpico-frasal: A Pscoa uma festa crist (ideia geral) Desenvolvimento (ideias encadeadas ou perifricas que sustentam a ideia central)

Sada do povo hebreu (EXODUS) Ressurreio de Cristo (PROMESSA DE DEUS) Promessa de Vida Eterna (NOVA JERUSALEM) Concluso (Converso das ideias proclamadas na redao)

"... todo mundo cristo..." "... festividade significativa..."(puxa a ideia central da introduo) "...dois momentos bblicos..." "... Nova Jerusalm..." (puxa o argumento do desenvolvimento) O que ocorreu na dissertao anterior a esta foi a confuso de ideias e isto complicou a estrutura ento podemos dizer que dentro da introduo surge a primeira ideia a ser construda na redao e a concluso termina a montagem de nosso pensamento escrito. E como fica o desenvolvimento ? Isto vamos mostrar em suas formas de ordenaes que o mais simples de se fazer dentro de um tpico frasal bem estruturado e vamos mostrar todas as formas de ordenaes do desenvolvimento. No percam! Montamos em nossa tela mental o que vamos fazer no papel: TEMA: Os brasis do Brasil Frase-ncleo: O Brasil por suas variadas diversidades possui vrios brasis que se moldam no territrio nacional e determinam algo que vai alm de suas fronteiras regionais.

Desenvolvimento:

A diviso territorial; A formao regional; Os diferentes brasis.

Concluso:
Cada regio territorial um Brasil diferente no s por sua diviso fronteiria mas por sua diversidade cultural, geogrfica e muito mais poltica fortalecendo o Brasil como Nao e Governo. Temos um Brasil que se forma de diversas maneiras em cada regio e possui uma forma diferente de observar o Pas como meio de sobrevivncia de um povo ou de fortalecimento poltico das massas emergentes em suas reas de atuaes territoriais, regionais, culturais e polticas. Quase preparamos a redao s na esquematizao da lgica inicial da introduo.

Coeso e Coerncia
sobre Redao por Noely Landarin noelylandarin@yahoo.com.br

1 2 3 4 5
Avaliao: 3.9 / 5 (11 votos)

Uma das propriedades que distingue um texto de um amontoado de palavras ou frases o relacionamento existente entre si. De que trata, ento, a coeso textual? Da ligao, da relao, da conexo entre as palavras de um texto, atravs de elementos formais, que assinalam o vnculo entre os seus componentes. Uma das modalidades de coeso a remisso. E a coeso pode desempenhar a funo de (re)ativao do referente. A reativao do referente no texto realizada por meio da referenciao anafrica ou catafrica, formando-se cadeias coesivas mais ou menos longas. A remisso anafrica (para trs) realiza-se por meio de pronomes pessoais de 3 pessoa (retos e oblquos) e os demais pronomes; tambm por numerais, advrbios e artigos. Exemplo: Andr e Pedro so fanticos torcedores de futebol. Apesar disso, so diferentes. Este no briga com quem torce para outro time; aquele o faz. Explicao: O termo isso retoma o predicado so fanticos torcedores de futebol; este recupera a palavra Pedro; aquele , o termo Andr; o faz, o predicado briga com quem torce para o outro time - so anafricos. A remisso catafrica (para a frente) realiza-se preferencialmente atravs de pronomes demonstrativos ou indefinidos neutros, ou de nomes genricos, mas tambm por meio das demais espcies de pronomes, de advrbios e de numerais. Exemplos: Exemplo: Qualquer que tivesse sido seu trabalho anterior, ele o abandonara, mudara de profisso e passara pesadamente a ensinar no curso primrio: era tudo o que sabamos dele, o professor, gordo e silencioso, de ombros contrados. Explicao: O pronome possessivo seu e o pronome pessoal reto ele antecipam a expresso o professor - so catafricos. De que trata a coerncia textual ? Da relao que se estabelece entre as diversas partes do texto, criando uma unidade de sentido. Est, portanto, ligada ao entendimento, possibilidade de interpretao daquilo que se ouve ou l. Modelo de questo: coeso e coerncia (AFRF-2003)

As questes de nmeros 01 e 02 tm o texto abaixo como base. Falar em direitos humanos pressupe localizar a realidade que os faz emergir no contexto scio-poltico e histrico-estrutural do processo contraditrio de criao das sociedades. Implica, em suma, desvendar, a cada momento deste processo, o que venha a resultar como direitos novos at ento escondidos sob a lgica perversa de regimes polticos, sociais e econmicos, injustos e comprometedores da liberdade humana. Este ponto de vista referencial determina a dimenso do problema dos direitos humanos na Amrica Latina. Neste contexto, a fiel abordagem acerca das condies presentes e dos caminhos futuros dos direitos humanos passa, necessariamente, pela reflexo em torno das relaes econmicas internacionais entre pases perifricos e pases centrais. As desarticulaes que desta situao resultam no chegam a modificar a base estrutural destas relaes: a extrema dependncia a que esto submetidos os pases perifricos, tanto no que concerne ao agravamento das condies de trabalho e de vida (degradao dos salrios e dos benefcios sociais), quanto na dependncia tecnolgica, cultural e ideolgica. (Ncleo de estudos para a Paz e Direitos Humanos, UnB in: Introduo Crtica ao Direito, com adaptaes) 01. Assinale a opo que no estabelece uma continuidade coerente e gramaticalmente correta para o texto a) Nesta parte do mundo, imensas parcelas da populao no tm minimamente garantida sua sobrevivncia material. Como, pois, reivindicar direitos fundamentais se a estrutura da sociedade no permite o desenvolvimento da conscincia em sua razo plena? b) Por conseguinte, a questo dos Direitos tem significado poltico, enquanto realizao histrica de uma sociedade de plena superao das desigualdades, como organizao social da liberdade. c) Assim, pois, a opresso substitui a liberdade. A percepo da complexidade da realidade latino-americana remete diretamente a uma compreenso da questo do homem ao substitu-lo pela questo da tecnologia. d) Na Amrica Latina, por isso, a luta pelos direitos humanos engloba e unifica em um mesmo momento histrico, atual, a reivindicao dos direitos pessoais. e) No nos esqueamos que a construo do autoritarismo, que marcou profundamente nossas estruturas sociais, configurou o sistema poltico imprescindvel para a manuteno e reproduo dessa dependncia. DICAS: esse tipode questo exige a capacidade de seleo das informaes bsicas do texto e de percepo dos elementos de coeso constitutivos do ltimo perodo e sua interligao com o pargrafo subsequente; nesse caso, a opo que ser marcada.

O texto trata dos direitos humanos - a realidade no contexto scio- poltico e histrico estrutural - processo de criao das sociedades; "as relaes econmicas internacionais entre pases perifricos( a sua dependncia) e pases centrais". O gabarito assinala a altern. C. Justificativa: o comando da questo pede "a opo que no estabelece uma continuidade..." , a alternativa C inicia, estabelecendo relao de concluso ( "Assim, pois,a opresso...") utilizando-se de elementos que no so citados no texto: opresso liberdade - tecnologia, caracterizando incoerncia textual.Nas demais alternativas h expresses que fazem meno s ideias do texto. Sero grifadas as palavras ou expresses relacionadas ao texto: *na altern.a)"... nessa parte do mundo..." (pases perifricos), * na altern.b)"... a questo dos Direitos tem significado poltico..." (parte inicial do texto), *na altern. d) "Na Amrica Latina, por isso, a luta pelos direitos humano..." * na altern.e)"... o sistema poltico imprescindvel para a manuteno e reproduo dessa dependncia." (tanto a letra d) quanto a e) fazem referncia s informaes bsicas do texto. 02. Assinale a opo em que, no texto, a expresso que antecede a barra no retoma a ideia da segunda expresso que sucede a barra. a) "realidade" (l.2) / " contexto scio-poltico e histrico-estrutural do processo" (l.2 e 3) b) "deste processo" (l.6) / " Processo contraditrio de criao das sociedades" (l.3 e 4) c) "Este ponto de vista referencial" (l.11) / "ideias expressas no primeiro pargrafo. d) "Neste contexto" (l.14) / discusso sobre os direitos humanos na Amrica Latina. e) "desta situao" (l.20) / relaes econmicas internacionais entre pases perifricos e pases centrais. GABARITO:A DICAS: essa questo tpica de coeso textual que trata dos elementos anafricosaqueles que retomam um elemento referencial(anterior). O objetivo do comando "a expresso que antecede a barra no retoma a ideia da segunda expresso. Se se observar com ateno, a palavra "realidade" da altern. a) vem citada antes, no texto, que a expresso "contexto scio-poltico e histrico-estrutural do processo", portanto corresponde ao que se pede. Da, o gabarito apontar a altern a) como a indicada.

Planejando um Texto Narrativo

sobre Redao por Algo Sobre conteudo@algosobre.com.br


1 2 3 4 5
Avaliao: 3.8 / 5 (17 votos)

O que faz um texto narrativo ser interessante, prender a nossa ateno e nos mostrar que forma um todo? Leiamos com ateno o exemplo abaixo para comentarmos, depois, e aos poucos, como se tece um texto:

Texto I
O primeiro beijo
Os dois mais murmuravam que conversavam: havia pouco iniciara-se o namoro e ambos andavam tontos, era o amor: Amor com o que vem junto: cime. - Est bem, acredito que sou a sua primeira namorada, fico feliz com isso. Mas me diga a verdade, s a verdade: voc nunca beijou uma mulher antes de me beijar? - Ele foi simples: - Sim, j beijei antes uma mulher: - Quem era ela? perguntou com dor: Ele tentou contar toscamente, no sabia como dizer: O nibus da excurso subia lentamente a serra. Ele, um dos garotos no meio da garotada em algazarra, deixava a brisa fresca bater-lhe no rosto e entrar-lhe pelos cabelos com dedos longos, finos e sem peso como os de uma me. Ficar s vezes quieto, sem quase pensar, e apenas sentir- era to bom. A concentrao no sentir era difcil no meio da balbrdia dos companheiros. E mesmo a sede comeara: brincar com a turma, falar bem alto, mais alto que o barulho do motor; rir, gritar; pensar, sentir, puxa vida! como deixava a garganta seca. E nem sombra de gua. O jeito .era juntar saliva, e foi o que fez. Depois de reunida na boca ardente engolia- a lentamente, outra vez e mais outra. Era morna, porm, a saliva, e no tirava a sede. Uma sede. enorme maior do que ele prprio, que lhe tomava agora o corpo todo. A brisa fina, antes to boa, agora ao sol do meio-dia tornara-se quente e rida e ao penetrar pelo nariz secava ainda mais a pouca saliva que pacientemente juntava.

E se fechasse as narinas e respirasse um pouco menos daquele vento de deserto? Tentou pr instantes mas logo sufocava. O jeito era mesmo esperar, espera!: Talvez minutos apenas, enquanto sua sede era de anos. No sabia como e por que mas agora se sentia mais perto da gua, pressentia-a mais prxima, e seus olhos saltavam para fora da janela procurando a estrada, penetrando entre os arbustos, espreitando, farejando. O instinto animal dentro dele no errara: na Cla inesperada da estrada, entre arbustos estava... o chafariz de onde brotava num filete a gua sonhada. O nibus parou, todos estavam com sede mas ele conseguiu ser o primeiro a chegar ao chafariz de pedra, antes de todos. De olhos fechados entreabriu os lbios e colou-os ferozmente ao orifcio de onde jorrava a gua. O primeiro gole fresco desceu, escorrendo pelo peito at a barriga. Era a vida voltando, e com esta encharcou todo o seu interior arenoso at se sacia!: Agora podia abrir os olhos. Abriu-os e viu bem junto de sua cara dois olhos de esttua fitando-o e viu que era a esttua de uma mulher e que era da boca da mulher que saa a gua. Lembrou-se de que realmente ao primeiro gole sentira nos lbios um contato glido, mais frio do que a gua. E soube ento que havia colado sua boca na boca da esttua da mulher de pedra. A vida havia jorrado dessa boca, de uma boca para outra. Intuitivamente, confuso na sua inocncia, sentia intrigado: mas no de uma mulher que sai o lquido vivificado!; o lquido germinador da vida... Olhou a esttua nua. Ele a havia beijado. Sofreu um tremor que no se via por fora e que se iniciou bem dentro dele e tomou-lhe o corpo todo estourando pelo rosto em brasa viva. Deu um passo para trs ou para frente, nem sabia mais o que fazia. Perturbado, atnito, percebeu que uma parte de seu corpo, sempre antes relaxada, estava agora com uma tenso agressiva, e isso nunca lhe tinha acontecido. Estava de p, docemente agressivo, sozinho no meio dos outros, de corao batendo fundo, espaado, sentindo o mundo se transformar: A vida era inteiramente nova, era outra, descoberta com sobressalto. Perplexo, num equilbrio frgil. At que, vinda da profundeza de seu se!; jorrou de uma fonte oculta nele a verdade. Que logo o encheu de susto e logo tambm de um orgulho antes jamais sentido: ele... Ele se tornara homem. (Clarice Lispedor - in Felicidade Clandestina)

Depois de ler (melhor reler...), observe bem: h uma sequncia de fatos que vo sendo costurados uns aos outros e que formam o que chamamos de "todo" narrativo. O enredo vai se fazendo aos poucos, passo a passo, alinhavado nos acontecimentos, entretecido de pequenas partes que convergem para um s ncleo, amparado no tempo e seu fluxo de continuidade.

Como um tapete num tear


Escrever uma histria, uma narrativa, como tecer um tapete num tear: os fios ficam todos disponveis, preciso us-los a todos, um a um e na ordem certa para desenhar o que antecipadamente se planejou. Caso deixemos os fios soltos, os assuntos soltos, corremos o risco dos desenhos do tapete no sarem como o planejado, e a histria, pobre dela, sem p nem cabea. isso o que, quando voc escrever, deve estar pronto a enfrentar: cuidar para que sua narrativa seja um todo. E nada de ficar pensando que ela tenha que ter, certinhos, comeo, meio e fim. s vezes, uma boa histria comea pelo clmax. No h ordem para as trs partes se apresentarem, mas h, sem dvida, uma preferncia pelo tal "comeo/meio/fim"; No texto acima, perceba: a) existe uma situao inicial que se apresenta: a namorada pergunta, enciumada, se ela a primeira mulher que o rapaz beijara; b) ele titubeia na resposta: sim, houvera antes uma outra mulher a quem beijara; ela pergunta quem era a mulher; c) e as lembranas, nesse momento, so tomadas pelo narrador onisciente, em terceira pessoa, que invade a memria da personagem e traz, em sequncia dos acontecimentos, um fato antigo; d) uma excurso de meninos subia a serra; e) ele estava com sede e juntava saliva na boca; f) ele pressentia que havia gua por perto; g) pararam num chafariz; h) ele colou os lbios no fio de gua, bebeu at saciar; i) ao abrir os olhos viu que era uma esttua de mulher o chafariz e que era da boca desta mulher que jorrara a gua; j) sentiu algo que tambm jorraria dele; k) transformou-se em homem. Perceba: esta histria vai para alm de si mesma, uma metfora e revela o instante em que o menino tem o primeiro orgasmo: "jorrou de uma fonte..." O narrador, em linguagem magicamente bela, nos conta o instante da transformao do menino em homem. Mais: voc verifica, ainda, que tudo converge para um fato que o narrador toma como um pretexto aparentemente banal para iniciar: quem fora a primeira mulher beijada?

No acredite que algum se sente diante de uma folha em branco ou de uma tela em branco e "faa" nascer a histria do nada. Embora voc possa acreditar em "inspirao", preciso saber que todo texto deve ser planejado: parte a parte, ao a ao. Vamos aprender, ento, a planejar um texto narrativo. Planejando, planejando... Em primeiro lugar, bom saber: ns vamos planejar um texto e bom que no se confunda isso com simplesmente fazer um rascunho. Por que planejar? Em primeiro lugar, porque voc ter que ter domnio sobre o que escreve, a fim de que se sinta confortvel para dar continuidade histria; em segundo lugar, porque voc poder ser surpreendido por um fecho que destoa do corpo do texto, uma linha de enredo que se embaraa e... some de repente, deixando um "branco". Tal como um engenheiro que projeta um prdio, um avio, um aeroporto ou uma mquina, to diferentes entre si, voc tambm pode - e deve! - planejar o que Vai escrever. Para tanto, simulemos um modelo de enunciado semelhante ao da Unicamp. E, a partir dele, comearemos a planejar.

Tema
Abaixo, h elementos para a construo de um texto narrativo em que se tematiza o relacionamento entre duas pessoas, o cruzamento de duas vidas. Sua tarefa ser; desenvolver essa narrativa, segundo as instrues gerais. "(...) as vidas no comeam quando as pessoas nascem, se assim fosse, cada dia era um dia ganho, as vidas principiam mais tarde, quantas vezes tarde demais, para no falar naquelas que, mal tendo comeado j se acabaram.(...)Ah, quem escrever a histria do que poderia ter sido?" (Jos Soramago, Jangada de pedra, Ed. Record, p. 16)

Uma cena

Uma mulher, triste, l o texto que voc encontrar; disponvel mais abaixo, pensa num homem que partilhou a vida dela anos atrs. O texto antigo, escrito para ela h muito tempo. ! . Est frio e chove l fora, a casa est silenciosa e mulher chora. O homem, sentado diante da escrivaninha do escritrio, abre o computador e busca um arquivo: aparece na tela a amante ruiva, sorridente, feliz. Um homem se olha no espelho e no se reconhece: tem rugas, cabelos brancos. ... Um homem chora de saudades.

Uma mulher termina a leitura do texto, dobra o papel impresso e tenta reconstituir a histria que viveu. Um homem solua de dor, indagando-se onde estaria a mulher ruiva que fez parte de sua vida. Uma mulher se encolhe, se acomoda no sof, imaginando onde estaria o homem que fez parte de sua vida. Ela tambm chora.

O texto lido pela mulher era o seguinte:


Ns temos histrias, segredos e medos. De nos perdemos um do outro o maior deles. Poemas que tu me escrevestes temos, onde sou tema, sem rima, puro sentimento, com a cadncia desusada do bater do teu corao. Ns, entretanto, gostamos da chuva, e palavras temos ~ que inventamos para ns. E jeitos e formas que criamos, e nossas mos que reconhecem o contorno dos nossos rostos, ainda que cegos estejamos. Mundo que construmos para ns temos sem alicerces visveis, mas firme. H um lugar em que plenamente vivemos, nos temos. De ns h uma parte maior que fica sempre em poder do outro, em secreto depsito, tal como protegido numerrio suo, que carregamos sem sentir o peso. H um imaginrio ch de jasmim que juntos tomamos, h as histrias de ns que nos contamos, h o que juntos comemos, h o alimento que nos damos na boca da alma. H o que mutuamente sabemos, que s ns sabemos sobre ns, que antes no sabamos. Amigos, parceiros, amantes, namorados loucos, somos tudo. H os passeios areos noturnos que fazamos ; de mos dadas. Vovamos, porque tambm podemos voar sempre pudemos, embora disso no soubssemos. Um velho, um jaguno, uma mulher enleada nas primitivas cores dos panos, ladridos de ces nos protegendo, uma expresso arcaica que se refere ao tempo, um criado negro fiel e perigoso. Um cavalo, uma janela a ser saltada, um encontro num elevado um conquistador barato, um amor fugidio num corredor deserto, um encontro numa estrada, um beijo na avenida movimentada de domingo. Na rua andamos lado a lado, levando os livros que escolhemos juntos, medindo cada passo para no nos abraarmos, a vontade de enlaar teu ombro, vontade de furtar um beijo. Rimos. H uma mistura de realidade e sonho que j no mais distinguimos, e nem queremos. H um pacto que subscrevemos. H a alegria de nos vermos. H uma saudade que no passa, que ultrapassa tudo o que de razovel entendemos. Por conta disso inventamos o eterno abrao de quinze segundos, a efmera fotografia no espelho, o beijo com a porta do carro aberta, o

telefonema, o bilhete eletrnico, a troca de pequenas coisas, smbolos que nos identificam. Estradas que percorremos em comboio. As frases que extramos dos livros. A nossa posterior avaliao de desempenho, na qual analisamos os nossos sentimentos, sensao por sensao, cada contrao de fibras, e nos descobrimos mais e mais. E nos surpreendemos mais e mais com a nossa imensa capacidade de amar antes duvidosa. De toda forma nos amamos, com cem por cento de risco de ser para sempre.

Instrues gerais
necessrio que voc use todos os elementos da cena que leu para construir as duas personagens, o enredo, o cenrio e o tempo de sua narrativa. O foco narrativo dever ser em 3 pessoa e o narrador deve, dada a natureza da cena, ser onisciente. O desenvolvimento do enredo, a partir da cena escolhida por voc, dever levar em considerao a citao do escritor Jos Saramago e estar atentamente ligado ao texto que a mulher leu. No ser preciso que voc utilize todos os elementos do texto escrito pelo homem.

Aprendendo a planejar
Verifique: quando um texto narrativo pedido no vestibular, vem acrescido de uma srie de exigncias para que seja desenvolvido. Por isso, necessrio que aprendamos a planej-lo. Veja o caminho, passo a passo: 1. Em primeiro lugar, leia atentamente o enunciado. Sublinhe um a um os eixos de exigncia e, antes de comear a escrever, releia o enunciado e verifique novamente cada item, principalmente no se esquea de verificar qual o foco narrativo que se exige. 2. Perceba: o tema anuncia que voc dever escrever sobre o entrelaamento de duas vidas. 3. Na citao de Saramago, preste ateno: "as vidas principiam mais tarde, quantas vezes tarde demais, para no falar naquelas que, mal tendo comeado j se acabaram. (...) Ah, quem escrever a histria do que poderia ter sido?" Aqui, voc encontrar tambm uma espcie de norteador do texto que escrever: anuncia- se uma histria que poderia ter sido. Ser voc a escrever esta histria... 4. Agora, preste muita ateno e no perca nenhum dos aspectos que ter de utilizar: um homem, uma mulher, ambos tristes, perdidos um do outro. Ela l um texto que ele escreveu para ela; ele olha, nos arquivos do computador, uma foto. Especule, imagine. A foto de outra mulher que os afastou? Ou a foto dessa mulher que chora? 5. Ambos no sabem mais um do outro, perderam-se. Por que motivo isso aconteceu? Voc seria capaz de escrever em que circunstncias isso ter-se-ia dado? 6. O homem est envelhecido, o que escreveu a ela texto antigo; portanto, est envelhecendo tambm esta mulher, no se esquea dos detalhes.

7. O texto que voc ler, escrito por ele, tem caractersticas peculiares: uma espcie de inventrio do que eles so um para o outro (so, porque, por ocasio da escritura, estavam juntos). 8. Releia o texto, tire dele os componentes, cada um, para sua histria: tente imaginar por que ele inicia dizendo que tm histrias, segredos e medos. 9. Veja isso: "De nos perdermos um do outro o maior deles". Observe que isso aconteceu de verdade, perderam-se um do outro. 10. E mais: voc ter que escrever em terceira pessoa, como narrador onisciente, o que permitir que entre na intimidade das personagens, que revele o que cada um deles pensa, sente e sofre. S depois de vasculhar tudo isso, estar atento a todos esses componentes, que poder planejar passo a passo o seu texto. Devagar, passo a passo... Para comear a tecer seu jogo, preciso usar a imaginao. Pegue um papel e escreva o que vai auxili-lo a construir a sua histria: 1. Quem so essas personagens? 2. Voc dar nome a eles ou vai preferir metaforiz-los, negando-lhes uma identidade, ao mesmo tempo em que, por isso mesmo, eles passem a simbolizar todos os homens e mulheres na mesma situao? 3. Qual a histria que viveram? Voc pode observar que ela forte, intensa, de extrema ligao de afeto entre dois seres. Ento, qual a circunstncia que os separou? 4. Deixe sua imaginao correr solta: que histria essa que poderia ter sido e que no foi? 5. O que teria impedido que os dois continuassem juntos e fossem felizes? 6. Qual o espao que ocupam no momento em que nos so mostrados? Descreva-os, mas no os detalhe a ponto de perder pargrafos inteiros com eles. 7. Qual o tempo que voc focalizar? Voltar o tempo a um incio que voc no conhece, mas presume, pode ser um bom comeo. 8. Por que ambos esto sozinhos? 9. Associe a chuva de que ele fala chuva do espao que a mulher habita. 10. Observe: quando a mulher dobra o papel e tenta reconstituir a histria que viveu, voc poderia, como narrador em terceira onisciente, tomar uma carona nessas lembranas. E agora, imagine como comear. Voc pode ter em mente uma histria mais ou menos simples com relao cronologia e tec-la diacronicamente: comeo, meio e fim. Mas pode tambm preferir comear pelo clmax, o ponto mais alto da narrativa e depois, em flash-back ou digresso, oferecer toda a histria. Cuide da linguagem, da coerncia entre as partes, isso tambm muito importante. No h nenhuma restrio quanto ao tamanho de uma narrativa no vestibular, mas claro que voc dever preferir no se estender muito, como num conto, a fim de que seu

texto no se perca em um emaranhado de situaes que, posteriormente, tomem-se incontrolveis.

Produo de texto com base em esquemas


sobre Redao por Noely Landarin noelylandarin@yahoo.com.br

1 2 3 4 5
Avaliao: 4.8 / 5 (9 votos)

Carssimos, possvel (e bem mais tranquilo) desenvolver um texto dissertativo a partir da elaborao de esquemas. Por mais simples que lhes parea, a redao elaborada a partir de esquema permite-lhes desenvolver o texto com sequncia lgica, de acordo com os critrios exigidos no comando da questo (nmero de linhas, por exemplo), atendendo aos aspectos mencionados no espelho de avaliao. A professora Branca Granatic (Tcnicas Bsicas de Redao) oferece-nos a seguinte sugesto de esquema:

Sugesto de Produo de Texto com Base em Esquemas


Esquema Bsico da Dissertao
1 pargrafo: TEMA + argumento 1 + argumento 2 + argumento 3 2 pargrafo :desenvolvimento do argumento 1 3 pargrafo: desenvolvimento do argumento 2 4 pargrafo: desenvolvimento do argumento 3 5 pargrafo: expresso inicial + reafirmao do tema + observao final. Exemplo: TEMA: Chegando ao terceiro milnio, o homem ainda no conseguiu resolver graves problemas que preocupam a todos. Por Qu?

arg. 1: Existem populaes imersas em completa misria. arg. 2: A paz interrompida frequentemente por conflitos internacionais. arg. 3: O meio ambiente encontra-se ameaado por srio desequilbrio ecolgico.

Texto definitivo
Chegando ao terceiro milnio, o homem ainda no conseguiu resolver os graves problemas que preocupam a todos, pois existem populaes imersas em completa misria, a paz interrompida frequentemente por conflitos internacionais e, alm do mais, o meio ambiente encontra-se ameaado por srio desequilbrio ecolgico. Embora o planeta disponha de riquezas incalculveis estas, mal distribudas, quer entre Estados, quer entre indivduos encontramos legies de famintos em pontos especficos da Terra. Nos pases do Terceiro Mundo, sobretudo em certas regies da frica, vemos com tristeza, a falncia da solidariedade humana e da colaborao entre as naes. Alm disso, nesta ltimas dcadas, temos assistido, com certa preocupao, aos conflitos internacionais que se sucedem. Muitos trazem na memria a triste lembrana das guerras do Vietn e da Coria, as quais provocaram grande extermnio. Em nossos dias, testemunhamos conflitos na antiga Iugoslvia, em alguns membros da Comunidade dos Estados Independentes, sem falar da Guerra do Golfo, que tanta apreenso nos causou. Outra preocupao constante o desequilbrio ecolgico, provocado pela ambio desmedida de alguns, que promovem desmatamentos desordenados e poluem as guas dos rios. Tais atitudes contribuem para que o meio ambiente, em virtude de tantas agresses, acabe por se transformar em local inabitvel. Em virtude dos fatos mencionados, somos levados a acreditar que o homem est muito longe de solucionar os graves problemas que afligem diretamente uma grande parcela da humanidade e indiretamente a qualquer pessoa consciente e solidria. desejo de todos ns que algo seja feito no sentido de conter essas foras ameaadoras, para podermos suportar as adversidades e construir um mundo que, por ser justo e pacfico, ser mais facilmente habitado pelas geraes vindouras. Se vocs seguirem a orientao dada pelo esquema, desde o 1 pargrafo, vero que no h como se perder na redao, nem fazer a introduo maior que o desenvolvimento, j que a introduo apresenta, de forma embrionria, o que ser desenvolvido no corpo do texto. E lembre-se de que a concluso sempre retoma a ideia apresentada na introduo, reafirmando-a, apresentando propostas, solues para o caso apresentado. Com essa noo clara, de estrutura de texto, tambm possvel melhorar o seu desempenho nas provas de compreenso e interpretao de textos.

Dicas de Redao para Concursos: O Pargrafo


sobre Redao por Noely Landarin noelylandarin@yahoo.com.br

2 3 4 5
Avaliao: 3.5 / 5 (21 votos)

Carssimos, minha proposta nesse artigo afastar o fantasma que se cria em torno da produo de textos, mais especificamente da prova de redao dissertativa. Tenho verificado, nos encontros de redao, certa deficincia por parte dos candidatos na estruturao dos textos dissertativo-argumentativos; o produtor do texto domina o contedo terico (nas provas discursivas), tem conhecimento do tema, do contedo a ser discutido, todavia desconhece a forma de estrutur-lo, enfim de dar sentido s sua ideias com sequencia lgica, com coeso. Com o intuito de auxili-los nessa rdua e dolorosa tarefa, passarei algumas dicas que lhes podero ser teis na produo do seu texto, numa situao de concurso, por exemplo. As questes discursivas (referentes a disciplinas especficas) tambm seguem a orientao dos textos dissertativos, considerando-se que a estrutura introduo, desenvolvimento concluso - est presente na articulao de todos os textos. Antes de pensarmos na estruturao global do texto dissertativo-argumentativo, devemos conhecer a estrutura de uma de suas unidades bsicas: o pargrafo.

O Pargrafo
O pargrafo organizado em torno de uma ideia-ncleo, que desenvolvida por ideias secundrias. O pargrafo pode ser formado por uma ou mais frases, sendo seu tamanho varivel. No texto dissertativo-argumentativo, os pargrafos devem estar todos relacionados com a tese ou ideia principal do texto, geralmente apresentada na introduo. Embora existam diferentes formas de organizao de pargrafos, os textos dissertativoargumentativos e alguns gneros jornalsticos apresentam uma estrutura-padro. Essa estrutura consiste em trs partes: a ideia-ncleo, as ideias secundrias (que desenvolvem a ideia-ncleo) e a concluso (que reafirma a ideia-bsica). Em pargrafos curtos, raro haver concluso.

Conhea a estrutura-padro a seguir, observando sua organizao interna

ideia-ncleo: A poluio que se verifica principalmente nas capitais do pas um problema relevante, para cuja soluo necessria uma ao conjunta de toda a sociedade. ideia secundria: O governo, por exemplo, deve rever sua legislao de proteo ao meio ambiente, ou fazer valer as leis em vigor; o empresrio pode dar sua contribuio, instalando filtro de controle dos gases e lquidos expelidos,

e a populao, utilizando menos o transporte individual e aderindo aos programas de rodzio de automveis e caminhes, como j ocorre em So Paulo. concluso: Medidas que venham a excluir qualquer um desses trs setores da sociedade tendem a ser incuas no combate poluio e apenas onerar as contas pblicas.

Observe que a ideia-ncleo apresentou palavras-chave (poluio / soluo / ao conjunta / sociedade) que vo nortear o restante do pargrafo. O perodo subsequente ideia secundria vai desenvolver o que foi citado anteriormente: ao conjunta do governo, do empresrio e da populao. O ltimo perodo retoma as ideias anteriores, posicionando-se frente ao tema. Em suma, note que todo o pargrafo se organiza em torno do primeiro perodo, que expe o ponto de vista do autor sobre como combater a poluio. O segundo perodo desenvolve e fundamenta a ideia-ncleo, apontando como cada um dos setores envolvidos pode contribuir. O ltimo perodo conclui o pargrafo, reforando a ideiancleo. Outro aspecto que merece especial ateno so os elementos relacionadores, isto , os conectores ou conetivos. Eles so responsveis pela coeso do texto e tornam a leitura mais fluente; visam a estabelecer um encadeamento lgico entre as ideias e servem de elo entre o pargrafo, ou no interior do perodo, e o tpico que o antecede. Saber uslos com preciso, tanto no interior da frase, quanto ao passar de um enunciado para outro, uma exigncia tambm para a clareza do texto. Sem esses conectores pronomes relativos, conjunes, advrbios, preposies , palavras denotativas as ideias no fluem, muitas vezes o pensamento no se completa, e o texto torna-se obscuro, sem coerncia. Os elementos relacionadores no so, todavia, obrigatrios; geralmente esto presentes a partir do segundo pargrafo. No exemplo a seguir, o pargrafo demonstrativo certamente no constitui o 1 pargrafo de uma redao.

Exemplo de um pargrafo e suas divises


Nesse contexto, um grave erro a liberao da maconha. Provocar de imediato violenta elevao do consumo. O Estado perder o precrio controle que ainda exerce sobre as drogas psicotrpicas e nossas instituies de recuperao de viciados no tero estrutura suficiente para atender demanda. Enfim, viveremos o caos. (Alberto Corazza, Isto , com adaptaes) Elemento relacionador : Nesse contexto. Tpico frasal: um grave erro a liberao da maconha. Desenvolvimento: Provocar de imediato violenta elevao do consumo. O Estado perder o precrio controle que ainda exerce sobre as drogas psicotrpicas e nossas instituies de recuperao de viciados no tero estrutura suficiente para atender demanda. Concluso: Enfim, viveremos o caos. (Obra consultada: MOURA, Fernando. Nas Linhas e Entrelinhas, 6 edio, 2004. Ed.Vestcon)

Carssimos, nesse contato, meu objetivo era mostrar a estrutura da unidade bsica dos textos, o pargrafo. No prximo encontro conversarei sobre a estrutura global do texto e na sequncia passarei dicas sobre coeso, coerncia e aspectos formais da redao, alm de outros assuntos. Meu objetivo, tambm, convenc-los de que as provas discursivas no so to preocupantes a ponto de os candidatos desistirem do concurso. Basta seguir a orientao dada, com conhecimento prvio do que ser avaliado no texto, que a nuvem negra da insegurana se dissipar. Fiquem vontade para questionar, sugerir assuntos para serem discutidos. Estou disposio para elucidar alguma dvida; pretendo ser clara e objetiva nas respostas. Crticas (construtivas) e sugestes sero bem vindas.

Planejando um Texto Narrativo


sobre Redao por Algo Sobre conteudo@algosobre.com.br

1 2 3 4 5
Avaliao: 3.8 / 5 (17 votos)

O que faz um texto narrativo ser interessante, prender a nossa ateno e nos mostrar que forma um todo? Leiamos com ateno o exemplo abaixo para comentarmos, depois, e aos poucos, como se tece um texto:

Texto I
O primeiro beijo
Os dois mais murmuravam que conversavam: havia pouco iniciara-se o namoro e ambos andavam tontos, era o amor: Amor com o que vem junto: cime. - Est bem, acredito que sou a sua primeira namorada, fico feliz com isso. Mas me diga a verdade, s a verdade: voc nunca beijou uma mulher antes de me beijar? - Ele foi simples: - Sim, j beijei antes uma mulher: - Quem era ela? perguntou com dor: Ele tentou contar toscamente, no sabia como dizer:

O nibus da excurso subia lentamente a serra. Ele, um dos garotos no meio da garotada em algazarra, deixava a brisa fresca bater-lhe no rosto e entrar-lhe pelos cabelos com dedos longos, finos e sem peso como os de uma me. Ficar s vezes quieto, sem quase pensar, e apenas sentir- era to bom. A concentrao no sentir era difcil no meio da balbrdia dos companheiros. E mesmo a sede comeara: brincar com a turma, falar bem alto, mais alto que o barulho do motor; rir, gritar; pensar, sentir, puxa vida! como deixava a garganta seca. E nem sombra de gua. O jeito .era juntar saliva, e foi o que fez. Depois de reunida na boca ardente engolia- a lentamente, outra vez e mais outra. Era morna, porm, a saliva, e no tirava a sede. Uma sede. enorme maior do que ele prprio, que lhe tomava agora o corpo todo. A brisa fina, antes to boa, agora ao sol do meio-dia tornara-se quente e rida e ao penetrar pelo nariz secava ainda mais a pouca saliva que pacientemente juntava. E se fechasse as narinas e respirasse um pouco menos daquele vento de deserto? Tentou pr instantes mas logo sufocava. O jeito era mesmo esperar, espera!: Talvez minutos apenas, enquanto sua sede era de anos. No sabia como e por que mas agora se sentia mais perto da gua, pressentia-a mais prxima, e seus olhos saltavam para fora da janela procurando a estrada, penetrando entre os arbustos, espreitando, farejando. O instinto animal dentro dele no errara: na Cla inesperada da estrada, entre arbustos estava... o chafariz de onde brotava num filete a gua sonhada. O nibus parou, todos estavam com sede mas ele conseguiu ser o primeiro a chegar ao chafariz de pedra, antes de todos. De olhos fechados entreabriu os lbios e colou-os ferozmente ao orifcio de onde jorrava a gua. O primeiro gole fresco desceu, escorrendo pelo peito at a barriga. Era a vida voltando, e com esta encharcou todo o seu interior arenoso at se sacia!: Agora podia abrir os olhos. Abriu-os e viu bem junto de sua cara dois olhos de esttua fitando-o e viu que era a esttua de uma mulher e que era da boca da mulher que saa a gua. Lembrou-se de que realmente ao primeiro gole sentira nos lbios um contato glido, mais frio do que a gua. E soube ento que havia colado sua boca na boca da esttua da mulher de pedra. A vida havia jorrado dessa boca, de uma boca para outra. Intuitivamente, confuso na sua inocncia, sentia intrigado: mas no de uma mulher que sai o lquido vivificado!; o lquido germinador da vida... Olhou a esttua nua. Ele a havia beijado. Sofreu um tremor que no se via por fora e que se iniciou bem dentro dele e tomou-lhe o corpo todo estourando pelo rosto em brasa viva.

Deu um passo para trs ou para frente, nem sabia mais o que fazia. Perturbado, atnito, percebeu que uma parte de seu corpo, sempre antes relaxada, estava agora com uma tenso agressiva, e isso nunca lhe tinha acontecido. Estava de p, docemente agressivo, sozinho no meio dos outros, de corao batendo fundo, espaado, sentindo o mundo se transformar: A vida era inteiramente nova, era outra, descoberta com sobressalto. Perplexo, num equilbrio frgil. At que, vinda da profundeza de seu se!; jorrou de uma fonte oculta nele a verdade. Que logo o encheu de susto e logo tambm de um orgulho antes jamais sentido: ele... Ele se tornara homem. (Clarice Lispedor - in Felicidade Clandestina) Depois de ler (melhor reler...), observe bem: h uma sequncia de fatos que vo sendo costurados uns aos outros e que formam o que chamamos de "todo" narrativo. O enredo vai se fazendo aos poucos, passo a passo, alinhavado nos acontecimentos, entretecido de pequenas partes que convergem para um s ncleo, amparado no tempo e seu fluxo de continuidade.

Como um tapete num tear


Escrever uma histria, uma narrativa, como tecer um tapete num tear: os fios ficam todos disponveis, preciso us-los a todos, um a um e na ordem certa para desenhar o que antecipadamente se planejou. Caso deixemos os fios soltos, os assuntos soltos, corremos o risco dos desenhos do tapete no sarem como o planejado, e a histria, pobre dela, sem p nem cabea. isso o que, quando voc escrever, deve estar pronto a enfrentar: cuidar para que sua narrativa seja um todo. E nada de ficar pensando que ela tenha que ter, certinhos, comeo, meio e fim. s vezes, uma boa histria comea pelo clmax. No h ordem para as trs partes se apresentarem, mas h, sem dvida, uma preferncia pelo tal "comeo/meio/fim"; No texto acima, perceba: a) existe uma situao inicial que se apresenta: a namorada pergunta, enciumada, se ela a primeira mulher que o rapaz beijara; b) ele titubeia na resposta: sim, houvera antes uma outra mulher a quem beijara; ela pergunta quem era a mulher; c) e as lembranas, nesse momento, so tomadas pelo narrador onisciente, em terceira pessoa, que invade a memria da personagem e traz, em sequncia dos acontecimentos, um fato antigo; d) uma excurso de meninos subia a serra; e) ele estava com sede e juntava saliva na boca; f) ele pressentia que havia gua por perto; g) pararam num chafariz;

h) ele colou os lbios no fio de gua, bebeu at saciar; i) ao abrir os olhos viu que era uma esttua de mulher o chafariz e que era da boca desta mulher que jorrara a gua; j) sentiu algo que tambm jorraria dele; k) transformou-se em homem. Perceba: esta histria vai para alm de si mesma, uma metfora e revela o instante em que o menino tem o primeiro orgasmo: "jorrou de uma fonte..." O narrador, em linguagem magicamente bela, nos conta o instante da transformao do menino em homem. Mais: voc verifica, ainda, que tudo converge para um fato que o narrador toma como um pretexto aparentemente banal para iniciar: quem fora a primeira mulher beijada? No acredite que algum se sente diante de uma folha em branco ou de uma tela em branco e "faa" nascer a histria do nada. Embora voc possa acreditar em "inspirao", preciso saber que todo texto deve ser planejado: parte a parte, ao a ao. Vamos aprender, ento, a planejar um texto narrativo. Planejando, planejando... Em primeiro lugar, bom saber: ns vamos planejar um texto e bom que no se confunda isso com simplesmente fazer um rascunho. Por que planejar? Em primeiro lugar, porque voc ter que ter domnio sobre o que escreve, a fim de que se sinta confortvel para dar continuidade histria; em segundo lugar, porque voc poder ser surpreendido por um fecho que destoa do corpo do texto, uma linha de enredo que se embaraa e... some de repente, deixando um "branco". Tal como um engenheiro que projeta um prdio, um avio, um aeroporto ou uma mquina, to diferentes entre si, voc tambm pode - e deve! - planejar o que Vai escrever. Para tanto, simulemos um modelo de enunciado semelhante ao da Unicamp. E, a partir dele, comearemos a planejar.

Tema
Abaixo, h elementos para a construo de um texto narrativo em que se tematiza o relacionamento entre duas pessoas, o cruzamento de duas vidas. Sua tarefa ser; desenvolver essa narrativa, segundo as instrues gerais. "(...) as vidas no comeam quando as pessoas nascem, se assim fosse, cada dia era um dia ganho, as vidas principiam mais tarde, quantas vezes tarde demais, para no falar naquelas que, mal tendo comeado j se acabaram.(...)Ah, quem escrever a histria do que poderia ter sido?" (Jos Soramago, Jangada de pedra, Ed. Record, p. 16)

Uma cena

Uma mulher, triste, l o texto que voc encontrar; disponvel mais abaixo, pensa num homem que partilhou a vida dela anos atrs. O texto antigo, escrito para ela h muito tempo. ! . Est frio e chove l fora, a casa est silenciosa e mulher chora. O homem, sentado diante da escrivaninha do escritrio, abre o computador e busca um arquivo: aparece na tela a amante ruiva, sorridente, feliz. Um homem se olha no espelho e no se reconhece: tem rugas, cabelos brancos. ... Um homem chora de saudades. Uma mulher termina a leitura do texto, dobra o papel impresso e tenta reconstituir a histria que viveu. Um homem solua de dor, indagando-se onde estaria a mulher ruiva que fez parte de sua vida. Uma mulher se encolhe, se acomoda no sof, imaginando onde estaria o homem que fez parte de sua vida. Ela tambm chora.

O texto lido pela mulher era o seguinte:


Ns temos histrias, segredos e medos. De nos perdemos um do outro o maior deles. Poemas que tu me escrevestes temos, onde sou tema, sem rima, puro sentimento, com a cadncia desusada do bater do teu corao. Ns, entretanto, gostamos da chuva, e palavras temos ~ que inventamos para ns. E jeitos e formas que criamos, e nossas mos que reconhecem o contorno dos nossos rostos, ainda que cegos estejamos. Mundo que construmos para ns temos sem alicerces visveis, mas firme. H um lugar em que plenamente vivemos, nos temos. De ns h uma parte maior que fica sempre em poder do outro, em secreto depsito, tal como protegido numerrio suo, que carregamos sem sentir o peso. H um imaginrio ch de jasmim que juntos tomamos, h as histrias de ns que nos contamos, h o que juntos comemos, h o alimento que nos damos na boca da alma. H o que mutuamente sabemos, que s ns sabemos sobre ns, que antes no sabamos. Amigos, parceiros, amantes, namorados loucos, somos tudo. H os passeios areos noturnos que fazamos ; de mos dadas. Vovamos, porque tambm podemos voar sempre pudemos, embora disso no soubssemos. Um velho, um jaguno, uma mulher enleada nas primitivas cores dos panos, ladridos de ces nos protegendo, uma expresso arcaica que se refere ao tempo, um criado negro fiel e perigoso. Um cavalo, uma janela a ser saltada, um encontro num elevado um conquistador barato, um amor fugidio num corredor deserto, um encontro numa estrada, um beijo na avenida movimentada de domingo.

Na rua andamos lado a lado, levando os livros que escolhemos juntos, medindo cada passo para no nos abraarmos, a vontade de enlaar teu ombro, vontade de furtar um beijo. Rimos. H uma mistura de realidade e sonho que j no mais distinguimos, e nem queremos. H um pacto que subscrevemos. H a alegria de nos vermos. H uma saudade que no passa, que ultrapassa tudo o que de razovel entendemos. Por conta disso inventamos o eterno abrao de quinze segundos, a efmera fotografia no espelho, o beijo com a porta do carro aberta, o telefonema, o bilhete eletrnico, a troca de pequenas coisas, smbolos que nos identificam. Estradas que percorremos em comboio. As frases que extramos dos livros. A nossa posterior avaliao de desempenho, na qual analisamos os nossos sentimentos, sensao por sensao, cada contrao de fibras, e nos descobrimos mais e mais. E nos surpreendemos mais e mais com a nossa imensa capacidade de amar antes duvidosa. De toda forma nos amamos, com cem por cento de risco de ser para sempre.

Instrues gerais
necessrio que voc use todos os elementos da cena que leu para construir as duas personagens, o enredo, o cenrio e o tempo de sua narrativa. O foco narrativo dever ser em 3 pessoa e o narrador deve, dada a natureza da cena, ser onisciente. O desenvolvimento do enredo, a partir da cena escolhida por voc, dever levar em considerao a citao do escritor Jos Saramago e estar atentamente ligado ao texto que a mulher leu. No ser preciso que voc utilize todos os elementos do texto escrito pelo homem.

Aprendendo a planejar
Verifique: quando um texto narrativo pedido no vestibular, vem acrescido de uma srie de exigncias para que seja desenvolvido. Por isso, necessrio que aprendamos a planej-lo. Veja o caminho, passo a passo: 1. Em primeiro lugar, leia atentamente o enunciado. Sublinhe um a um os eixos de exigncia e, antes de comear a escrever, releia o enunciado e verifique novamente cada item, principalmente no se esquea de verificar qual o foco narrativo que se exige. 2. Perceba: o tema anuncia que voc dever escrever sobre o entrelaamento de duas vidas. 3. Na citao de Saramago, preste ateno: "as vidas principiam mais tarde, quantas

vezes tarde demais, para no falar naquelas que, mal tendo comeado j se acabaram. (...) Ah, quem escrever a histria do que poderia ter sido?" Aqui, voc encontrar tambm uma espcie de norteador do texto que escrever: anuncia- se uma histria que poderia ter sido. Ser voc a escrever esta histria... 4. Agora, preste muita ateno e no perca nenhum dos aspectos que ter de utilizar: um homem, uma mulher, ambos tristes, perdidos um do outro. Ela l um texto que ele escreveu para ela; ele olha, nos arquivos do computador, uma foto. Especule, imagine. A foto de outra mulher que os afastou? Ou a foto dessa mulher que chora? 5. Ambos no sabem mais um do outro, perderam-se. Por que motivo isso aconteceu? Voc seria capaz de escrever em que circunstncias isso ter-se-ia dado? 6. O homem est envelhecido, o que escreveu a ela texto antigo; portanto, est envelhecendo tambm esta mulher, no se esquea dos detalhes. 7. O texto que voc ler, escrito por ele, tem caractersticas peculiares: uma espcie de inventrio do que eles so um para o outro (so, porque, por ocasio da escritura, estavam juntos). 8. Releia o texto, tire dele os componentes, cada um, para sua histria: tente imaginar por que ele inicia dizendo que tm histrias, segredos e medos. 9. Veja isso: "De nos perdermos um do outro o maior deles". Observe que isso aconteceu de verdade, perderam-se um do outro. 10. E mais: voc ter que escrever em terceira pessoa, como narrador onisciente, o que permitir que entre na intimidade das personagens, que revele o que cada um deles pensa, sente e sofre. S depois de vasculhar tudo isso, estar atento a todos esses componentes, que poder planejar passo a passo o seu texto. Devagar, passo a passo... Para comear a tecer seu jogo, preciso usar a imaginao. Pegue um papel e escreva o que vai auxili-lo a construir a sua histria: 1. Quem so essas personagens? 2. Voc dar nome a eles ou vai preferir metaforiz-los, negando-lhes uma identidade, ao mesmo tempo em que, por isso mesmo, eles passem a simbolizar todos os homens e mulheres na mesma situao? 3. Qual a histria que viveram? Voc pode observar que ela forte, intensa, de extrema ligao de afeto entre dois seres. Ento, qual a circunstncia que os separou? 4. Deixe sua imaginao correr solta: que histria essa que poderia ter sido e que no foi? 5. O que teria impedido que os dois continuassem juntos e fossem felizes? 6. Qual o espao que ocupam no momento em que nos so mostrados? Descreva-os, mas no os detalhe a ponto de perder pargrafos inteiros com eles. 7. Qual o tempo que voc focalizar? Voltar o tempo a um incio que voc no conhece, mas presume, pode ser um bom comeo. 8. Por que ambos esto sozinhos? 9. Associe a chuva de que ele fala chuva do espao que a mulher habita. 10. Observe: quando a mulher dobra o papel e tenta reconstituir a histria que viveu,

voc poderia, como narrador em terceira onisciente, tomar uma carona nessas lembranas. E agora, imagine como comear. Voc pode ter em mente uma histria mais ou menos simples com relao cronologia e tec-la diacronicamente: comeo, meio e fim. Mas pode tambm preferir comear pelo clmax, o ponto mais alto da narrativa e depois, em flash-back ou digresso, oferecer toda a histria. Cuide da linguagem, da coerncia entre as partes, isso tambm muito importante. No h nenhuma restrio quanto ao tamanho de uma narrativa no vestibular, mas claro que voc dever preferir no se estender muito, como num conto, a fim de que seu texto no se perca em um emaranhado de situaes que, posteriormente, tomem-se incontrolveis.

Narrao (com exemplos)


sobre Redao por Eraldo Cunegundes eraldocunegundes@terra.com.br

1 2 3 4 5
Avaliao: 2.9 / 5 (59 votos)

Caractersticas:
Situa seres e objetos no tempo (histria).

Estrutura:
- Introduo: Apresenta as personagens, localizando-as no tempo e no espao. - Desenvolvimento: Atravs das aes das personagens, constri-se a trama e o suspense que culmina no clmax. - Concluso: Existem vrias maneiras de se concluir uma narrao. Esclarecer a trama apenas uma delas.

Recursos:
Verbos de ao, discursos direto, indireto e indireto livre.

O que se pede:

Imaginao para compor urna histria cativante que entretenha o leitor, provocando expectativa. Pode ser romntica, dramtica ou humorstica. A narrativa deve tentar elucidar os aconteCimt0s, respondendo s seguintes perguntas essenciais: O QU? - o(s) fato(s) que determina(n) a histria; QUEM? - a personagem ou personagens; COMO? - o enredo, o modo como se tecem os fatos; ONDE? - o lugar ou lugares da ocorrncia QUANDO? - o momento ou momentos em que se passam os fatos; POR QU? - a causa do acontecimento. Observe como se aplicam no texto de Manuel Bandeira esses elementos:

Tragdia brasileira
Misael, funcionrio da Fazenda, com 63 anos de idade. Conheceu Maria Elvira na Lapa prostituda com sfilis, dermite nos dedos, uma aliana empenhada e os dentes em petio de misria. Misael tirou Maria Elvira da vida, instalou-a num sobrado no Estcio, pagou mdico, dentista, manicura... Dava tudo quanto ela queria. Quando Maria Elvira se apanhou de boca bonita, arranjou logo um namorado. Misael no queria escndalo. Podia dar urna surra, um tiro, urna facada. No fez nada disso: mudou de casa. Viveram trs anos assim. Toda vez que Maria Elvira arranjava namorado, Misael mudava de casa. Os amantes moraram no Estcio, Rocha, Catete, Rua General Pedra, Olaria, Ramos, Bom Sucesso, Vila Isabel, Rua Marqus de Sapuca, Niteri, encantado, Rua Clapp, outra vez no Estcio, Todos os Santos, Catumbi, Lavradio, Boca do Mato, Invlidos... Por fim na Rua da Constituio, onde Misael, privado de sentidos e inteligncia , matou-a com seis tiros, e a polcia foi encontra-la cada em decbito dorsal, vestida de organdi azul. Manuel Bandeira

O qu? Romance conturbado, que resulta em crime passional. Quem? Misael e Maria Elvira. Como? O envolvimento inconsequente de um homem de 63 anos com uma prostituta. Onde? Lapa, Estcio, Rocha, Catete e vrios outros lugares. Quando? Durao do relacionamento: trs anos. Por qu? Promiscuidade de Maria Elvira.

Quanto estruturao narrativa convencional, acompanhe a sequncia de aes que compem o enredo:

Exposio: a unio de Misael, 63 anos, funcionrio pblico, a Maria Elvira, prostituta;

Complicao: a infidelidade de Maria Elvira obriga Misael a buscar nova moradia para o casal; Clmax: as sucessivas mudanas de residncia, provocadas pelo comportamento desregrado de Maria Elvira, acarretam o descontrole emocional de Misael; Desfecho: a polcia encontra Maria Elvira assassinada com seis tiros.

SEGUEM ALGUNS MODELOS


O dia que virou um dia
Os primeiros raios de sol, brandos como um leve toque, anunciam um novo dia de uma preguiosa segunda-feira. Maria acorda, ingere algum po e caf, despede-se da famlia e se pe a caminhar em direo ao ponto de nibus. No to longe dela, Jos executa as mesmas aes, porm, no se sabe se desperdiou os mesmos momentos de adeus. Maria cumpre mais uma jornada de trabalho e, cansada, roga a volta a casa. Entra ento, em um lotao, cujos passageiros a rotina a fez conhecer. Jos, bandido inveterado, passa o mesmo dia a caminhar, tramar e agir. Todavia, finda-se a data para ele tambm e, no estando satisfeito com as finanas adquiridas, envolve-se em dantescos pensamentos. Vem l o transporte com Maria. O mesmo avistado pelo marginal, que logo conclui seu plano iminente de execuo. E o faz. O aceno com a mo indica ao motorista que pare o veculo e o deixe entrar. As vistas de Maria mudam imediatamente de direo e cruzam-se com as de Jos. Este segue, como quem mede os passos, ao encontro daquela. Fita-lhe mais uma vez os olhos e estende-lhe os braos. Aquelas magras mos tocam a moa e, brutalmente, puxam-na para o mais perto de si: tem uma refm. Jos anunciou o assalto e obrigou o condutor a parar o cano. Endiabrado, mostra a sua arma e faz com que Maria a sinta na nuca. O tumulto chama, com brevidade, a ateno do povo e, consequentemente a da polcia. E nesta hora que comeam algumas negociaes. Com prontido chega a imprensa, que transforma Jos em o Jos. bem como Maria em a Maria. Passadas j muitas horas, o bandido pe em prtica um novo plano: tentar sair do nibus com a sua refm. Ouve-se um tiro, que atinge Maria. Vendo que iria ser baleado, Jos dispara mais trs tiros de sua arma, que ferem mortalmente as costas da moa. O criminoso dominado e posto na viatura, onde sorrateiramente morre. A defunta vira manchete, herona. Passa-se uma semana e aquela foi apenas mais uma segunda-feira em uma grande metrpole. Digenes Darce C. de Lima

Alm do espelho, lembranas


Um dia, quando encerrava meu trabalho, fixei a ateno em um simples objeto dc minha sala. Caminhei, paulatinamente, ao seu encontro e, medida que me aproximava, sentia meu ego explodir em sensaes indescritveis.

Ali, diante dele, parei. Meu reflexo testemunhava as marcas do passado e trazia, tona, as lembranas da infncia e da adolescncia. As imagens, agora, misturavam-se, comprometendo minha lucidez. Senti meu corpo flutuar e minha viso apagar-se, de forma que eu me concentrava em recordaes, apenas. Assim, momentos depois, revia meus irmos e vizinhos correndo em volta da mesa, mame fazendo o jantar, papai lendo o jornal, os ces brincando no jardim e, tambm, meus amigos de colgio, antigos casos amorosos. Recuperei o bom senso, por um instante, mas no durou mais que isso, pois, novamente, brotam outros pensamentos: o nascimento dos filhos e a ascenso profissional. Minutos depois, tudo acabara. Diante de mim havia s um espelho, cujo reflexo j no era de um cenrio fantasioso de minha mente. Luana Stephanie de Medeiros

Uma lio de vida


Lembro-me de uma manh em que descobri um casulo na casca de uma rvore, no momento em que a borboleta rompia o invlucro e se preparava para sair. Esperei algum tempo, mas estava demorando muito e eu tinha pressa. Irritado e impaciente, curvei-me e comecei a esquent-lo com o meu hlito. E o milagre comeou a acontecer diante de mim num ritmo mais rpido que o natural. O invlucro se abriu e a borboleta saiu, arrastando-se. Nunca hei de esquecer o horror que senti: suas asas ainda no estavam abertas e todo o seu corpinho tremia, no esforo para desdobrlas. Curvado por cima dela, eu a ajudava com o meu hlito. Em vo. Era necessria urna paciente manuteno e o desenrolar das asas devia ser feito lentamente ao sol. Agora era tarde demais. Meu sopro obrigava a borboleta a se mostrar, antes do tempo, toda amarrotada. Ela se agitou desesperada e, alguns segundos depois, morreu na palma de minha mo. Acho que aquele pequeno cadver o peso maior que tenho na conscincia. Hoje, entendo bem isso: um pecado mortal forar as grandes leis. No devemos nos apressar, nem ficar impacientes, mas seguir confiantes o ritmo eterno. Nikos Kazantzakis

O engano
Um estudante, em viagem ao interior, ao passar por uma loja, entrou e comprou um presente para sua namorada. Escolheu um lindo par de luvas. Depois pediu para embrulhar Na hora de embrulhar, a moa cometeu uni engano, trocando o par de luvas por uma calcinha. O estudante, no tomando conhecimento, mandou o embrulho e a seguinte carta:

Vitria, 5 de maio de 1976. Querida, sabendo que no prximo dia 12 dia do seu aniversrio, resolvi mandar-lhe um presente; sei que ir usar, pois todo o tempo em que estivemos juntos, nunca a vi usando. No sei se voc vai gostar da cor e do modelo, mas a moa da loja experimentou e ficou boa. um pouco larga na frente, mas ela disse que era para a mo entrar melhor e os dedos moverem-se mais vontade. bom que, depois de us-la, vire-a ao avesso e ponha um pouco de talco para evitar o mau cheiro. Espero que goste, pois vai cobrir aquilo que eu irei pedir uni dia. Aqui termino, mandando um beijo bem profundo naquilo que o presente ir cobrir

Os 10 Pecados Mortais de uma Narrativa


sobre Redao por Equipe Aprovao Vest aprovacaovest@algosobre.com.br

1 2 3 4 5
Avaliao: 4.6 / 5 (9 votos)

Sempre que acabamos de escrever um texto narrativo, l vem a mesma pergunta nos atormentando: ser que ficou bom? Ao recebermos de volta nossa redao corrigida, vemos que falhamos em alguns aspectos, que poderamos evitar alguns erros. Este artigo foi escrito pensando nisso: como evitar os "pecados" mais frequentes da narrativa? Pois bem, vamos dividir os tais "pecados" em dez tipos mais frequentes e tentar no comet-los.

1. Uso e mau uso das palavras


Voc sabe muito bem que as palavras funcionam como matria-prima para a construo de qualquer texto. No entanto, elas tambm so como uma faca de dois gumes, fique atento. Um defeito que um bom texto jamais dever apresentar a repetio de palavras sem fins estilsticos. Claro que no estamos falando de repeties intencionais como as anforas, por exemplo, mas daquele tipo que desgasta a narrativa e empobrece, inclusive, seus significados. Veja o exemplo:

"A menina esteve sentada ali durante toda a tarde. Coitada da menina, no sabia que a consulta duraria tanto e que sua me ficaria, ento, preocupada. A menina pediu para telefonar e falou com a me, explicando-lhe a demora." Dica: procure substituir os nomes por pronomes quando perceber que voc repetiu muito a mesma palavra.

2. Uso de clichs
Nada mais devastador do que o clich, entendendo-se como clich as repeties de expresses, ideias ou palavras que, pelo uso constante e popularizado, nada mais significam. Exclua de sua redao narrativa as expresses: "lindo dia de sol", "abrao cheio de emoo", "beijo doce", "ao pr-do-sol", "faces rosadas", "inocente criana", "Num belo domingo de Primavera...", "famlia unida", "uma grande salva de palmas", "paixo intensa". Estes so apenas alguns exemplos, claro. E depende da sensibilidade de cada um para captar os desgastes que as palavras e expresses possuem.

3. Falta de coerncia interna


Outro aspecto tambm muito desgastante: levando-se em conta que uma narrativa uma sucesso de acontecimentos que ocorrem em tempo e espao determinados, que envolvem aes feitas e recebidas pelas personagens, interessante que jamais percamos a coerncia interna. Precisamos ter ateno na construo do texto narrativo, a fim de que ele, que como se fosse um tapete num tear, no perca suas qualidades de completude. Deixar pelo caminho situaes mal desenvolvidas, circunstncias mal nomeadas ou esclarecidas do sempre a ideia de desateno, pressa ou falta de cuidado com a tessitura do texto. Ele deve sempre parecer um todo verossmil, capaz de convencer quem o leia. Imitao da vida ou ultra-realidade, o texto no pode, a no ser por escolha do autor, como estilo, parecer frgil em alguns aspectos, sem resistncia de continuidade. Mesmo que o tempo seja "cortado" e nele se insiram os flashback, no permita que ele se fragmente e esses fragmentos esgarcem a compreenso do que voc imprimiu sua histria. Dica: lembre-se de que a narrativa como uma vida, um trecho dela: h circunstncias que, se retiradas, fazem-na tornar-se = incompleta ou superficial.

4. Ausncia de caractersticas das personagens


Quando construmos a personagem ou personagens, sabemos que elas devem parecer verdadeiras, criaturas assemelhadas que so aos humanos. Mesmo numa fbula ou num

aplogo, em que animais ou coisas so personificados, h uma tendncia de caracterizlas como criaturas do mundo real. Uma personagem, sobretudo a protagonista, deve ter traos fortes, tpicos, particulares. Se voc cri-las sem caractersticas especficas, no h como ressaltar- lhe os atos e tom-los significativos na sequncia da narrao. Dica: uma boa personagem tem um cacoete qualquer; uma cor de olhos, tiques, manias, gestos (passar a mo no cabelo, estalar os dedos ou balanar a cabea de um lado para o outro.)

5. Ausncia de caractersticas espaciais


Outro problema que muito complicado para quem escreve a caracterizao do espao onde ocorrem as aes. Muitas vezes, ele sequer existe, como no trecho abaixo: "Enquanto l fora chovia intensamente, as crianas pulavam aos berros sobre o sof da sala." Quando o corretor l isso, sem mais nenhuma indicao posterior, o que pode imaginar um sof no meio do nada e trs crianas pulando sobre ele... uma janela dependurada e l fora a chuva intensa... Este aspecto to importante que, frequentemente, revela estados de esprito, caractersticas psicolgicas e intelectuais das personagens. Dica: no seja excessivamente minucioso, aborde aspectos. Por exemplo: numa narrativa de terror ou suspense, em que uma determinada cena vai se desenvolver no sto ; ou no poro, imprescindvel que voc, em dado momento, indique - e descreva - os caminhos que conduzem a tais lugares.

6. Uso reiterado de adjetivos


Imagine se voc lesse um incio de narrativa assim: "Numa linda, perfeita, maravilhosa, fantstica e ensolarada manh de primavera brasileira, aquela extraordinria jovem de cabelos longos, negros e volumosos abriu a ampla janela para o belssimo e perfeito jardim..." Diga a verdade: voc aguentaria ler o resto? evidente que, ao descrever uma personagem ou o ambiente em que ela se encontra, precisaremos da ajuda de adjetivos; mas saiba prioriz-los no uso, evitando abundncia desnecessria. Uso ampliado de adjetivos tambm desgasta (como no exemplo acima) o texto, banaliza-o e nada acrescenta a ele seno um certo pernosticismo que todos queremos evitar.

7. Escrita circular

Qual o tamanho correto que se deva dar a um texto narrativo no vestibular? Rigorosamente, no h tamanho exato para nenhum tipo de texto, muito menos os narrativos. Mas convm no ultrapassar 40 ou 50 linhas para que no incorramos num erro muito significativo: escrever "circularmente", ou seja, repetir, infinitamente repetir, ao redor do mesmo tema, a mesma histria ou argumentos como uma espcie de bbado que fala sempre a mesma coisa. Escrever circularmente como andar em crculos, sem que possamos sair do lugar, investindo em algo que importante para qualquer narrativa: as aes novas que se encadeiam, a peripcia dos acontecimentos, a sequncia que nos permita um bom fecho. Dica: antes de comear a escrever, faa um breve roteiro (no um resumo) sobre como quer que a histria se desenvolva. Ajuda muito e nos auxilia a no nos perdermos em descaminhos.

8. Comeo, meio e fim...


Um bom texto narrativo deve seguir esta sequncia: comeo, meio e fim? Nem sempre. Muita gente, quando escreve, imagina que, para ser compreendido, preciso ser didtico. Errado, pecado mortal. No acredite nisso. Uma outra pergunta que se faz muito ao intentar um texto narrativo se ele pode terminar em "aberto", ou seja, apenas com a sugesto de fecho, aceitando a interferncia, a interao com o leitor que pode, de acordo com suas vivncias e experincias, "fech-lo" sua maneira. Isso uma boa dica, acredite, para fazer melhor o seu texto. Experimente, por exemplo, come-lo pelo clmax, assim voc rompe o lugar comum e chama mais a ateno do seu corretor, que tal?

9. Esquecendo uma personagem


Antes de comear o seu texto, lembre-se de ler com ateno todas as recomendaes do enunciado e no se esquecer de qualquer recomendao. Sobretudo quando se trata de criar um determinado tipo de personagem. Se o enunciado pedir a voc que crie um detetive, uma mulher que l mos, um homem misterioso de chapu, tais pedidos, certamente, fazem parte fundamental do que se pretende da narrativa. Pior do que isso comear a narrar e, aps citar uma personagem, esquec-la, deix-la de lado, no traz-la ao fio da histria para que se desenvolva plenamente. "Esquecer" uma personagem ato narrativo imperdovel.

10. Esquecendo uma ao


Por fim, nada pior que esquecer uma ao exigida pelo enunciado.

Quando ele pede um determinado componente acional,melhor prestar muita ateno e dar um contorno de relevncia a isso. Normalmente, o enunciado destaca o que pede como imprescindvel. E antes de passar a limpo a redao, v ao rol de exigncias e confira se cumpriu todos os itens. H duas coisas que do nota zero na hora de elaborar o texto: fugir do modal, troc-lo (pede-se, por exemplo, uma narrao e voc faz uma dissertao..). A outra esquecer os itens do enunciado, descumpri-los ou relegar exigncias fundamentais a circunstncias secundrias.

Redao no Vestibular, A
sobre Redao por Algo Sobre conteudo@algosobre.com.br

1 2 3 4 5
Avaliao: 3.4 / 5 (5 votos)

Os vestibulares exigem que os candidatos produzam textos de diversos tipos, de acordo com a proposta de cada universidade. Os mais frequentes so:

Dissertao
Sendo a dissertao uma srie concatenada de ideias, opinies ou juzos, ela sempre ser uma tomada de posio frente a um determinado assunto - queiramos ou no. Procurando convencer o leitor de alguma coisa, explicar a ele o nosso ponto de vista a respeito de um assunto, ou simplesmente interpretar um ideia, estaremos sempre explanando as nossa opinies, retratando os nosso conhecimentos, revelando a nossa intimidade. por esse motivo que se pode, em menor ou maior grau, mediar a cultura (vivncia, leitura, inteligncia...) de uma pessoa atravs da dissertao.

expe idia / questo ao candidato, para que ele desenvolva um raciocnio sobre o tema e apresente concluses; candidato precisa fundamentar sua posio, fazendo a contraposio de argumentos; persuadir o leitor quanto opinio defendida; ideias desenvolvidas de forma clara, objetiva e impessoal; uso da norma culta da lngua; texto em 1 pessoa no proibido, menos usual.

Proposta de dissertao Uniicamp 2007


Leia a coletnea e trabalhe sua dissertao a partir do seguinte recorte temtico: A introduo de novas prticas agrcolas produz impactos de ordem social, econmica, poltica e ambiental, envolvendo conflitos de interesses de difcil soluo. Cabe a uma poltica agrcola consistente administrar esses conflitos, propondo diretrizes que considerem o que plantar, onde, como e para que plantar. Pensar sobre a gerao de bioenergia uma desafio para a poltica agrcola atual.

Instrues:
1) Discuta o que significa destinar a produo agrcola brasileira para a gerao de bioenergia. 2) Trabalhe seus argumentos no sentido de apontar os impactos negativos e positivos e os impasses dessa destinao. 3) Explore tais argumentos de modo a justificar seu ponto de vista

Narrao
A narrao est vinculada nossa vida, pois sempre temos algo a contar. Narrar relatar fatos e acontecimentos, reais ou fictcios, vividos por indivduos, envolvendo ao e movimento. A narrativa impe certas normas:

Apresentar uma histria, apresentando: personagens, local, situao, complicao, clmax e desfecho do conflito; A escolha do foco narrativo livre (trama / onisciente); No preciso seguir ordem cronolgica. necessrio coerncia entre as partes.

Proposta de Narrao Unicamp 2007


Leia a coletnea e trabalhe sua narrao a partir do seguinte recorte temtico: As prticas agrcolas podem ser alteradas pela introduo de novas tecnologias, pela redefinio de culturas agrcolas, pela mudana na destinao dos plantios, pelas modificaes na organizao do trabalho. Tais alteraes deixam marcas profundas na paisagem fsica e humana das regies do pas.

Instrues:
1) Crie um(a) personagem que viveu um processo de transformao na agricultura de alguma regio do Brasil. 2) Narre as consequncias desse processo de transformao na vida do(a) personagem e descreva o cenrio rural onde ocorreu. 3) Sua histria pode ser narrada em primeira ou terceira pessoa.

Carta

A carta uma modalidade redacional livre, pois nela podem aparecer a narrao, a descrio, a reflexo ou o parecer dissertativo. O que determina a abordagem, a linguagem e os aspectos formais de uma carta o fim a que ela se destina: um amigo, um negcio, um interesse pessoal, um ente amado, um familiar, um seo de jornal ou revista.

Esfera pessoal (para um amigo) ou relaes polticas (reclamaes, pedidos, reivindicaes, apoios); Estrutura: data, local no topo da pgina, uma saudao (grau de intimidade), corpo do texto e assinatura; Carta Argumentativa: persuadir o interlocutor da necessidade de seu pedido ou da pertinncia de sua reclamao; Linguagem adequada ao destinatrio.

Proposta de Carta Uniicamp 2007


Leia a coletnea e trabalhe sua carta a partir do seguinte recorte temtico: A relao da agricultura com o comrcio internacional est marcada por barreiras tarifrias, sanitrias, ambientais, que demandam constantes negociaes entre os produtores agrcolas e o Estado.

Instrues
1) Escolha um produto agrcola brasileiro de exportao ou seu derivado. 2) Argumente, a partir do ponto de vista de um produtor, contra uma barreira internacional imposta a esse produto. 3) Dirija sua carta a uma associao representativa do setor, solicitando medidas efetivas. Obs.: Ao assinar a carta, use apenas suas iniciais, de modo a no se identificar.

Professora Clia Regina Bo

Texto Dissertativo / Argumentativo


sobre Redao por Noely Landarin noelylandarin@yahoo.com.br

1 2 3 4 5
Avaliao: 3.9 / 5 (203 votos)

Dissertar o mesmo que desenvolver ou explicar um assunto, discorrer sobre ele. Assim, o texto dissertativo pertence ao grupo dos textos expositivos, juntamente com o texto de apresentao cientfica, o relatrio, o texto didtico, o artigo enciclopdico. Em

princpio, o texto dissertativo no est preocupado com a persuaso e sim, com a transmisso de conhecimento, sendo, portanto, um texto informativo. Os textos argumentativos, ao contrrio, tm por finalidade principal persuadir o leitor sobre o ponto de vista do autor a respeito do assunto. Quando o texto, alm de explicar, tambm persuade o interlocutor e modifica seu comportamento, temos um texto dissertativo-argumentativo. O texto dissertativo argumentativo tem uma estrutura convencional, formada por trs partes essenciais.

Introduo
Que apresenta o assunto e o posicionamento do autor. Ao se posicionar, o autor formula uma tese ou a ideia principal do texto. Teatro e escola, em princpio, parecem ser espaos distintos, que desenvolvem atividades complementares diferentes. Em contraposio ao ambiente normalmente fechado da sala de aula e aos seus assuntos pretensamente "srios" , o teatro se configura como um espao de lazer e diverso. Entretanto, se examinarmos as origens do teatro, ainda na Grcia antiga, veremos que teatro e escola sempre caminharam juntos, mais do que se imagina.(tese)

Desenvolvimento
Formado pelos pargrafos que fundamentam a tese. Normalmente, em cada pargrafo, apresentado e desenvolvido um argumento. Cada um deles pode estabelecer relaes de causa e efeito ou comparaes entre situaes, pocas e lugares diferentes, pode tambm se apoiar em depoimentos ou citaes de pessoas especializadas no assunto abordado, em dados estatsticos, pesquisas, aluses histricas. O teatro grego apresentava uma funo eminentemente pedaggica. Com sua tragdias, Sfocles e Eurpides no visavam apenas diverso da plateia mas tambm, e sobretudo, pr em discusso certos temas que dividiam a opinio pblica naquele momento de transformao da sociedade grega. Poderia um filho desposar a prpria me, depois de ter assassinado o pai de forma involuntria (tema de dipo Rei)? Poderia uma me assassinar os filhos e depois matar-se por causa de um relacionamento amoroso (tema de Medeia e ainda atual, como comprova o caso da cruel me americana que, h alguns anos, jogou os filhos no lago para poder namorar livremente)? Naquela sociedade, que vivia a transio dos valores msticos, baseados na tradio religiosa, para os valores da polis, isto , aqueles resultantes da formao do Estado e suas leis, o teatro cumpria um papel poltico e pedaggico, medida que punha em xeque e em choque essas duas ordens de valores e apontava novos caminhos para a civilizao grega. "Ir ao teatro", para os gregos, no era apenas uma diverso, mas uma forma de refletir sobre o destino da prpria comunidade em que se vivia, bem como sobre valores coletivos e individuais. Deixando de lado as diferenas obviamente existentes em torno dos gneros teatrais (tragdia, comdia, drama), em que o teatro grego, quanto a suas intenes, diferia do

teatro moderno? Para Bertold Brecht, por exemplo, um dos mais significativos dramaturgos modernos, a funo do teatro era, antes de tudo, divertir. Apesar disso, suas peas tiveram um papel essencial pedaggico voltadas para a conscientizao de trabalhadores e para a resistncia poltica na Alemanha nazista dos anos 30 do sculo XX. O teatro, ao representar situaes de nossa prpria vida - sejam elas engraadas, trgicas, polticas, sentimentais, etc. - pe o homem a nu, diante de si mesmo e de seu destino. Talvez na instantaneidade e na fugacidade do teatro resida todo o encanto e sua magia: a cada representao, a vida humana recontada e exaltada. O teatro ensina, o teatro escola. uma forma de vida de fico que ilumina com seus holofotes a vida real, muito alm dos palcos e dos camarins.

Concluso
Que geralmente retoma a tese, sintetizando as ideias gerais do texto ou propondo solues para o problema discutido. Mais raramente, a concluso pode vir na forma de interrogao ou representada por um elemento-surpresa. No caso da interrogao, ela meramente retrica e deve j ter sido respondida pelo texto. O elemento surpresa consiste quase sempre em uma citao cientfica, filosfica ou literria, em uma formulao irnica ou em uma ideia reveladora que surpreenda o leitor e, ao mesmo tempo, d novos significados ao texto. Que o teatro seja uma forma alternativa de ensino e aprendizagem, inegvel. A escola sempre teve muito a aprender com o teatro, assim como este, de certa forma, e em linguagem prpria, complementa o trabalho de geraes de educadores, preocupados com a formao plena do ser humano. (concluso) Quisera as aulas tambm pudessem ter o encanto do teatro: a riqueza dos cenrios, o cuidado com os figurinos, o envolvimento da msica, o brilho da iluminao, a perfeio do texto e a vibrao do pblico. Vamos ao teatro! (elemento-supresa) (Teatro e escola: o papel do educador: Ciley Cleto, professora de Portugus). Ateno: a linguagem do texto dissertativo-argumentativo costuma ser impessoal, objetiva e denotativa. Mais raramente, entretanto, h a combinao da objetividade com recursos poticos, como metforas e alegorias. Predominam formas verbais no presente do indicativo e emprega-se o padro culto e formal da lngua.

O Pargrafo
Alm da estrutura global do texto dissertativo-argumentativo, importante conhecer a estrutura de uma de suas unidades bsicas: o pargrafo. Pargrafo uma unidade de texto organizada em torno de uma ideia-ncleo, que desenvolvida por ideias secundrias. O pargrafo pode ser formado por uma ou mais frases, sendo seu tamanho varivel. No texto dissertativo-argumentativo, os pargrafos devem estar todos relacionados com a tese ou ideia principal do texto, geralmente apresentada na introduo.

Embora existam diferentes formas de organizao de pargrafos, os textos dissertativoargumentativos e alguns gneros jornalsticos apresentam uma estrutura-padro. Essa estrutura consiste em trs partes: a ideia-ncleo, as ideias secundrias (que desenvolvem a ideia-ncleo), a concluso. Em pargrafos curtos, raro haver concluso. A seguir, apresentarei um espelho de correo de redao. A faixa de valores dos itens analisados sofre alterao a cada concurso, os aspectos macroestruturais e microestruturais so variveis na maneira como so expostos. No entanto, os espelhos no fogem ao padro pr-determinado. ESPELHO DA AVALIAO DA PROVA DISCURSIVA - MODELO CESPE/UnB Aspectos macroestruturais APRESENTAO TEXTUAL Legibilidade Respeito s margens e indicao de pargrafos ESTRUTURA TEXTUAL (dissertativa) Introduo adequada ao tema/posicionamento Desenvolvimento Fechamento do texto de forma coerente DESENVOLVIMENTO DO TEMA Estabelecimento de conexes lgicas entre os argumentos Objetividade de argumentao frente ao tema/posicionamento Estabelecimento de uma progressividade textual em relao sequncia lgica do pensamento Tipo de erro Pontuao Construo do perodo Emprego de conectores Concordncia nominal Concordncia verbal Regncia nominal Regncia verbal Grafia/acentuao (0,00 a 4,00) (0,00 a 4,00) (0,00 a 4,00) (0,00 a 4,00) (0,00 a 4,00) (0,00 a 4,0 (0,00 a 2,00) (0,00 a 2,00) nota faixa de obtida valores

Repetio/omisso vocabular Outros Nota no contedo (NC) NC = 5 : 28 x (soma das notas dos quesitos) Nmero de linhas efetivamente ocupadas (TL) Nmero de erros (NE) NOTA DA PROVA DISCURSIVA (NPD): NPD=NC - 3 x NE : TL A seguir, apresentarei a estrutura textual dissertativa, a partir dos dados do espelho de correo da prova discursiva, seguindo a orientao do professor Fernando Moura (Nas Linhas e Entrelinhas). ESTRUTURA TEXTUAL DISSERTATIVA 1. Bases Conceituais PARTE I - O contedo da redao

a) Apresentao Textual
Legibilidade e erro: escreva sempre com letra legvel. Prefira a letra cursiva. A letra de imprensa poder ser usada desde que se distinga bem as iniciais maisculas e minsculas. No caso de erro, risque com um trao simples, o trecho ou o sinal grfico e escreva o respectivo substituto. Ateno: no use parnteses para esse fim. - Respeito s margens e indicao dos pargrafos; Para dar incio aos pargrafos, o espao de mais ou menos dois centmetros suficiente. Observe as margens esquerda e direita na folha para o texto definitivo. No crie outras. No deixe "buracos" no texto. Na translineao, obedea s regras de diviso silbica. - Limite mximo de linhas; Alm de escrever seu texto em local devido (folha definitiva), respeite o limite mximo de linhas destinadas a cada parte da prova, conforme orientao da banca. As linhas que ultrapassarem o limite mximo sero desconsideradas ou qualquer texto que ultrapassar a extenso mxima ser totalmente desconsiderado. -Eliminao do candidato; Seu texto poder ser desconsiderado nas seguintes situaes: - ultrapassagem do limite mximo de linhas. - ausncia de texto: quando o candidato no faz seu texto na FOLHA PARA O TEXTO DEFINITIVO.

- fuga total ao tema: analise cuidadosamente a proposta apresentada. Estruture seu texto em conformidade com as orientaes explicitadas no caderno da prova discursiva. - registros indevidos: anotaes do tipo "fim" , "the end", "O senhor meu pastor, nada me faltar" ou recados ao examinador, rubricas e desenhos.

b) Estrutura Textual Dissertativa


No d ttulo ao texto, comea na linha 1 da folha definitiva o seu pargrafo de introduo. Estrutura clssica do texto dissertativo b.1) Introduo adequada ao tema / posicionamento Apresenta a ideia que vai ser discutida, a tese a ser defendida. Cabe introduo situar o leitor a respeito da postura ideolgica de quem o redige acerca de determinado assunto. Deve conter a tese e as generalidades que sero aprofundadas ao longo do desenvolvimento do texto. O importante que a sua introduo seja completa e esteja em consonncia com os critrios de paragrafao. No misture ideias. b.2) Desenvolvimento Apresenta cada um dos argumentos ordenadamente, analisando detidamente as ideias e exemplificando de maneira rica e suficiente o pensamento. Nele, organizamos o pensamento em favor da tese. Cada pargrafo (e o texto) pode ser organizado de diferentes maneiras: - Estabelecimento das relaes de causa e efeito: motivos, razes, fundamentos, alicerces, os porqus/ consequncias, efeitos, repercusses, reflexos; - Estabelecimento de comparaes e contrastes: diferenas e semelhanas entre elementos - de um lado, de outro lado,em contraste, ao contrrio; - Enumeraes e exemplificaes: indicao de fatores, funes ou elementos que esclarecem ou reforam uma afirmao. b.3) Fechamento do texto de forma coerente Retoma ou reafirma todas as ideias apresentadas e discutidas no desenvolvimento, tomando uma posio acerca do problema, da tese. tambm um momento de expanso, desde que se mantenha uma conexo lgica entre as ideias.

c) Desenvolvimento do Tema
c.1) Estabelecimento de conexes lgicas entre os argumentos. Apresentao dos argumentos de forma ordenada, com anlise detida das ideias e exemplificao de maneira rica e suficiente do pensamento. Para garantir as devidas conexes entre perodos, pargrafos e argumentos, empregar os elementos responsveis

pela coerncia e unicidade, tais como operadores de sequenciao, conectores, pronomes. Procurar garantir a unidade temtica. c.2) Objetividade de argumentao frente ao tema / posicionamento O texto precisa ser articulado com base nas informaes essenciais que desenvolvero o tema proposto. Dispensar as ideias excessivas e perifricas. Planejar previamente a redao definindo antecipadamente o que deve ser feito. Recorrer ao banco de ideias um passo importante. Listar as ideias que lhe vier cabea sobre o tema.. Estabelecer a tese que ser defendida. Selecionar cuidadosamente entre as ideias listadas, aquelas que delimitaro o tema e defendero o seu posicionamento. c.3) Estabelecimento de uma progressividade textual em relao sequncia lgica do pensamento. O texto deve apresentar coerncia sequencial satisfatria. Quando se proceder seleo dos argumentos no banco de ideias, deve-se classific-los segundo a fora para convencer o leitor, partindo dos menos fortes parta os mais fortes. Carssimos, possvel (e bem mais tranquilo) desenvolver um texto dissertativo a partir da elaborao de esquemas. Por mais simples que lhes parea, a redao elaborada a partir de esquema permite-lhes desenvolver o texto com sequncia lgica, de acordo com os critrios exigidos no comando da questo (nmero de linhas, por exemplo), atendendo aos aspectos mencionados no espelho de avaliao. A professora Branca Granatic oferece-nos a seguinte sugesto de esquema: SUGESTO DE PRODUO DE TEXTO COM BASE EM ESQUEMAS ESQUEMA BSICO DA DISSERTAO 1 pargrafo: TEMA + argumento 1 + argumento 2 + argumento 3 2 pargrafo :desenvolvimento do argumento 1 3 pargrafo: desenvolvimento do argumento 2 4 pargrafo: desenvolvimento do argumento 3 5 pargrafo: expresso inicial + reafirmao do tema + observao final. EXEMPLO: TEMA: Chegando ao terceiro milnio, o homem ainda no conseguiu resolver graves problemas que preocupam a todos. POR QU? *arg. 1: Existem populaes imersas em completa misria. *arg. 2: A paz interrompida frequentemente por conflitos internacionais. *arg. 3: O meio ambiente encontra-se ameaado por srio desequilbrio ecolgico.

Texto definitivo
Chegando ao terceiro milnio, o homem ainda no conseguiu resolver os graves problemas que preocupam a todos, pois existem populaes imersas em completa

misria, a paz interrompida frequentemente por conflitos internacionais e, alm do mais, o meio ambiente encontra-se ameaado por srio desequilbrio ecolgico. Embora o planeta disponha de riquezas incalculveis - estas, mal distribudas, quer entre Estados, quer entre indivduos - encontramos legies de famintos em pontos especficos da Terra. Nos pases do Terceiro Mundo, sobretudo em certas regies da frica, vemos com tristeza, a falncia da solidariedade humana e da colaborao entre as naes. Alm disso, nesta ltimas dcadas, temos assistido, com certa preocupao, aos conflitos internacionais que se sucedem. Muitos trazem na memria a triste lembrana das guerras do Vietn e da Coria, as quais provocaram grande extermnio. Em nossos dias, testemunhamos conflitos na antiga Iugoslvia, em alguns membros da Comunidade dos Estados Independentes, sem falar da Guerra do Golfo, que tanta apreenso nos causou. Outra preocupao constante o desequilbrio ecolgico, provocado pela ambio desmedida de alguns, que promovem desmatamentos desordenados e poluem as guas dos rios. Tais atitudes contribuem para que o meio ambiente, em virtude de tantas agresses, acabe por se transformar em local inabitvel. Em virtude dos fatos mencionados, somos levados a acreditar que o homem est muito longe de solucionar os graves problemas que afligem diretamente uma grande parcela da humanidade e indiretamente a qualquer pessoa consciente e solidria. desejo de todos ns que algo seja feito no sentido de conter essas foras ameaadoras, para podermos suportar as adversidades e construir um mundo que, por ser justo e pacfico, ser mais facilmente habitado pelas geraes vindouras. Se vocs seguirem a orientao dada pelo esquema, desde o 1 pargrafo, vero que no h como se perder na redao, nem fazer a introduo maior que o desenvolvimento, j que a introduo apresenta, de forma embrionria, o que ser desenvolvido no corpo do texto. E lembre-se de que a concluso sempre retoma a ideia apresentada na introduo, reafirmando-a, apresentando propostas, solues para o caso apresentado. Com essa noo clara, de estrutura de texto, tambm possvel melhorar o seu desempenho nas provas de compreenso e interpretao de textos.

O que voc no deve fazer numa redao


sobre Redao por Algo Sobre conteudo@algosobre.com.br

1 2 3 4 5

Avaliao: 3.7 / 5 (28 votos)

Escrever bem no fcil. Exige conhecimento, trabalho e dedicao. E, para ajud-lo nessa importantssima atividade do vestibular, diremos o que voc no deve fazer em um texto nestes dez fragmentos selecionados. I. "Hoje ao receber alguns presentes no qual completo vinte anos tenho muitas novidades para contar. Temos a um exemplo de uso inadequado do pronome relativo. Ele provoca falta de coeso pois no consegue perceber a que antecedente ele se refere, portanto nada conecta e produz relao absurda. II. "Tenho uma prima que trabalha num circo como mgica e uma das mgicas mais engraadas era uma caneta com tinta invisvel que em vez de tinta havia sado suco de lima." Voc percebe a a incapacidade do vestibulando organizar sintaticamente o perodo. Selecionar as frases e organizar as ideias necessrio. Escrever com clareza muito importante. III. "Ainda brincava de boneca quando conheci Davi, piloto de cart, moreno, 20 anos, com olhos cor de mel. "Tudo comeou naquele baile de quinze anos" "... aos dezoito anos que se comea a procurar o caminho do amanh e encontrar as perspectiva que nos acompanham para sempre na estrada da vida." Voc pode ter conhecimento do vocabulrio e das regras gramaticais e, assim, construir um texto sem erros. Entretanto, se voc reproduz sem nenhuma crtica ou reflexo expresses gastas, vulgarizadas pelo uso contnuo. A boa qualidade do texto fica comprometida. Tema IV. Para voc, as experincias genticas de clonagem pem em xeque todos os conceitos humanos sobre Deus e a vida? "Bem a clonagem no tudo, mas na vida tudo tem o seu valor e os homens a todo momento necessitam de descobrir todos os mistrios da vida que nos cerca a todo instante." importante voc escrever atendendo ao que foi proposto no tema. Antes de comear o seu texto leia atentamente todos os elementos que o examinador apresentou para voc utilizar. Esquematize suas ideias, veja se no h falta de correspondncia entre o tema proposto e o texto criado.

V. "Uma bipsia do tumor retirado do fgado do meu primo(...) mostrou que ele no era maligno." Esta frase est ambgua, pois no se sabe se o pronome ele refere-se ao fgado ou ao primo. Para se evitar a ambiguidade, voc deve observar se a relao entre cada palavra do seu texto est correta. VI. "Ele me tratava como uma criana, mas eu era apenas uma criana." O conectivo mas indica uma circunstncia de oposio, de ideia contrria a. Portanto, a relao adversativa introduzida pelo "mas" no fragmento acima produz uma ideia absurda. VII. "Entretanto, como j diziam os sbios: depois da tempestade sempre vem a bonana. Aps longo suplcio, meu corao apaziguava as tormentas e a sensatez me mostrava que s estaramos separadas carnalmente." No utilize provrbios ou ditos populares. Eles empobrecem a redao, pois fazer parecer que seu autor no tem criatividade ao lanar mo de formas j gastas pelo uso frequente. VIII. "Estou sem inspirao para fazer em redao. Escrever sobre a situao dos semterra? Bem que o professor poderia propor outro tema." Voc no deve falar de sua redao dentro do prprio texto. IX. "Todos os deputados so corruptos." Evite pensamentos radicais. recomendvel no generalizar e evitar, assim, posies extremistas. X. "Bem, acho que - voc sabe - no fcil dizer essas coisas. Olhe, acho que ele no vai concordar com a deciso que voc tomou, quero dizer, os fatos levam voc a isso, mas voc sabe - todos sabem - ele pensa diferente. bom a gente pensar como vai fazer para, enfim, para ele entender a deciso." No se esquea que o ato de escrever diferente do ato de falar. O texto escrito deve se apresentar desprovido de marcas de oralidade.

Exigncias na redao do ENEM


sobre Redao por Algo Sobre conteudo@algosobre.com.br

1 2 3 4 5
Avaliao: 4.9 / 5 (8 votos)

1. Demonstrar domnio da norma culta da lngua escrita. 2. Compreender a proposta de redao e aplicar conceitos das vrias reas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informaes, fatos, opinies e argumentos em defesa de um ponto de vista. 4. Demonstrar conhecimento dos mecanismos lingusticos necessrios para a construo da argumentao. 5. Elaborar proposta de soluo para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.

Ento, o que Fazer numa redao do Enem


Um bom caminho desenvolver um plano de texto. E, para aqueles que acham que no possvel estudar para a prova de redao, segue uma orientao que demonstra o contrrio. 1. Leia a proposta feita pelo Enem com todo o cuidado possvel; 2. Destaque os elementos que compem o tema proposto; 3. Elabore um breve questionamento com base nos prprios dados apresentados pela prova. Isso vai ajud-lo, mais tarde, a compor a apresentao do tema proposto e a elaborar argumentos. 4. Lembre-se de que voc no deve escrever apenas com reflexes pessoais. muito importante estar bem acompanhado. Citaes, ainda que parciais, trazem respeitabilidade para o texto. 5. Comece a arregimentar ideias que sustentem sua opinio sobre o tema. Filmes que voc viu, livros que leu, conceitos, fatos que aprendeu em aulas de geografia, de histria, de qumica, de filosofia... Relacione pensamentos, autores e obras artsticas de amplo reconhecimento.

Dicas importantes e resumidas para a elaborao de redaes para o Enem


Escreva as palavras por extenso. As abreviaes so consideradas incorretas. Portanto, no use abreviaes quando no corpo do texto de sua redao.

Certo Para, com, est, para, quando Professor, edifcio, populao Telefone, cinema

Errado P/, c/, t, pra, qdo Prof., edif., pop Fone, cine

Quando quiser, em narraes, fazer sentir a ateno dada pela personagem s prprias aes, mostre os pormenores da cena. Colocou cuidadosamente o cristal sobre a mesa, pegando a taa com a ponta dos dedos, pressionando-a levemente, mas com firmeza. Aproximava-a da mesa muito lentamente, quase sem fazer barulho algum ao toc-la. Se desejar mostrar aes sucessivas da personagem, efetuadas sem pressa e valorizadas uma a uma, separe-as em perodos diferentes. Entrou na sala. Caminhou lentamente em direo ao cofre. Observou se o sistema de segurana estava desativado. Tirou o quadro da parede. Passou a girar lentamente o segredo do cofre, escutando atentamente quando daria o estalo que lhe permitiria abri-lo com segurana. Para construir na narrativa a ideia de rapidez, use perodos curtos. Se buscar transmitir a sensao de um longo tempo transcorrido, use frases extensas. Correu at o outro lado da rua. Girou a chave na fechadura. Entrou no prdio. Acenou para o porteiro. Entrou no elevador. Estacionou o carro na frente do prdio, observando se a esposa j havia descido. Abriu a caixa de discos, escolhendo o que faria a mulher lembrar dos tempos de namoro. Reclinou o banco do automvel, baixando o volume do rdio; pensou que a mulher estava atrasada; devia estar escolhendo seu melhor vestido ou talvez terminando de fazer a maquiagem com o cuidado que a ocasio merecia.

Acentos
Coloque-os com clareza e corretamente, e no simples traos displicentes (em p ou deitados). O acento grave, levemente voltado para a esquerda; o agudo, levemente inclinado para a direita.

Tanto o acento grave, quanto o agudo e o circunflexo, devem ser colocados bem prximos das respectivas letras e bem centralizados (e no distantes e de lado). O acento no pode ser um risquinho qualquer, torto, deformado, ilegvel. Tem que ser escrito de maneira correta, clara e precisa. Faa-os de tamanho normal, nem demasiado grandes, nem demasiado pequenos. Verifique sempre a acentuao dos vocbulos.

Procure conhecer as regras de acentuao sem, contudo, decor-las como papagaio. Uma tcnica de aprendizagem infalvel: Estude o assunto, por exemplo, em mais de dois autores, fazendo, depois, os respectivos exerccios.

You might also like