You are on page 1of 19

Ana Luiza Varella Franco1

O pensamento de Walter Benjamin e o legado kantiano: uma nova forma de conceber o conhecimento

Resumo A losoa de Walter Benjamin se constri como uma losoa que articula experincia e linguagem. As concepes lanadas em seus textos de juventude se modicam e se transformam, cumprindo a tarefa a que ele se prope, em 1917, no texto Sobre o programa da losoa futura: apresentar um conceito superior de experincia capaz de incluir a religio e a histria. Nesse texto, Benjamin elabora uma crtica ao conceito kantiano de experincia e aponta como possvel pensar um novo modo de conhecer, ancorado na ideia de losoa como apresentao, Darstellung. No se trata de expor um mtodo, mas de mostrar que o conhecimento no se refere ao domnio do saber more geomtrico e, sim, a um Ser que se auto-apresenta: a verdade. Nessa perspectiva, pretendo explicar como a reexo de Walter Benjamin sobre a dimenso expressiva da linguagem expe a relao epistemolgica entre arte, losoa, teologia e histria.
Palavras-chave: Walter Benjamin, Kant, conhecimento, experincia, linguagem, religio

e histria

Abstract

Walter Benjamins philosophy articulates experience and language. The concepts advanced in the texts of his youth transform and modify themselves, fullling the task enunciated in 1917 in On the program of a future philosophy: to present a higher concept of experience capable of including religion and history. In this text, Benjamin criticises the Kantian concept of experience, and suggests a new way of knowing, based on the idea of philosophy as presentation, Darstellung. Instead of exposing a method, an attempt is made at showing that knowledge does not pertain to the domain of more geometrico cognition, but to that

1 Doutoranda em Filosoa, PUC-Rio.


o que nos faz pensar no 25, agosto de 2009

194

Ana Luiza Varella Franco

of a self-presenting Being: truth. The present paper thus attempts to explain how Walter Benjamins reection on the expressive dimension of language points out the epistemological relationship between art, philosophy, theology and history.
Keywords: Walter Benjamin, Kant, knowledge, experience, language, religion, history.

Introduo

Este trabalho pretende explicitar a relao da losoa de Walter Benjamin com a de Kant, a partir do texto em que o primeiro delimita seu programa losco, Sobre o programa de uma losoa futura.2 Trata-se de apontar as questes que Benjamin problematiza, quando se impe a tarefa de alargar o conceito de experincia instaurado na Crtica da razo pura. Benjamin no dirige sua crtica somente a Kant. O lsofo nos mostra, nesse texto de 1918, aquilo que deve ser conrmado ou modicado no sistema kantiano, bem como sua discordncia frente leitura realizada pelos seus sucessores na Escola de Marburg. Enquanto estes, sob o modelo das cincias matemticas, reduzem o conhecimento s condies de possibilidade da experincia, Benjamin estende seu limite, incluindo no conceito de experincia aquilo que Kant determinou como dogmtico.3 Nosso lsofo volta-se para a experincia plena do homem, da qual impossvel excluir a dimenso espiritual e histrica. Benjamin est convicto da urgncia de se realizar uma reexo sobre a linguagem. Mostra que, na perspectiva de uma articulao entre experincia e linguagem, abre-se o caminho em que se expressam a singularidade histrica e a dimenso religiosa da experincia humana. Na linguagem, expressa-se o confronto do homem com o mundo, e justamente nessa dimenso expressiva que possvel construir um novo conceito de experincia.

2 Benjamin, W. Sur le programme de la philosophie qui vient. In: Oeuvres (I). 3 Kant, I.Crtica da razo pura (a partir daqui citado como CRP): BXIX, BXXII, AXI-XII. (As citaes da CRP sero seguidas pela indicao da edio [A ou B] e a paginao padro.) Kant prova que o conhecimento s pode ser garantido se o limite da dimenso fenomnica no for ultrapassado (Ibid.: A115-121).

O pensamento de Walter Benjamin e o legado kantiano

195

Experincia e linguagem

Em 1917, aprofundando seus estudos sobre Kant, Benjamin escreve o texto Sobre o programa da losoa futura. Sua inteno no public-lo, mas us-lo como suporte de troca de ideias na correspondncia que mantm com um crculo de intelectuais e amigos. Nesse espao acontecem discusses importantes para a compreenso de sua obra. Em uma carta de outubro desse ano a Scholem, Benjamin expressa o vnculo existente entre sua losoa e a de Kant, esclarecendo o propsito de seu programa losco. Escreve, ento, que cr, rmemente, que no se trata [...] de solapar ou de inverter o sistema kantiano, preciso, ao contrrio, arm-lo na sua solidez grantica e lhe dar uma extenso universal.4 O texto programtico de 1917 concludo com um Apndice escrito em 1918. Ele no s marca a urgncia de corrigir Kant no que concerne falha em relao a uma reexo sobre a linguagem, mas evidencia uma resistncia s concepes da escola neokantiana, na qual Benjamin foi formado intelectualmente. Delineiase, aqui, a abrangncia de uma losoa pautada por um conceito de experincia (Erfahrung) articulado linguagem, que mostra as relaes epistemolgicas entre esttica, teologia e histria. Trata-se de uma losoa da linguagem considerada como um sistema de signos que se constitui com o o descontnuo da expresso. Fios nicos se emaranham em laadas que separam e conectam ideias, tecendo as diversas dimenses que expressam a existncia humana. Benjamin apresenta a linguagem como o medium autenticamente objetivo para o conhecimento, convicto de que a grande transformao, a grande correo qual convm submeter um conceito de conhecimento orientado de modo unilateral para a matemtica e a mecnica s possvel se o conhecimento for relacionado com a linguagem.5 Sobre o programa da losoa futura opera uma articulao entre experincia e linguagem que conrma as concepes apresentadas em Sobre a linguagem em geral e sobre a linguagem humana, de 1916.6 Nesse texto, o lsofo lana a base de sua teoria da linguagem. Uma teoria complexa, que vai aos poucos ganhando novos olhares na obra de Benjamin, sempre de acordo com a convico de que a linguagem a estrutura sensvel e espiritual do pensamento, cuja temporalidade expressa a experincia singular do homem na histria. Nesse
4 Benjamin, W. Carta a Scholem de 22 de outubro 1917. In: Correspondance (I): 139. 5 Benjamin, W. Sur le programme de la philosophie qui vient: 193. 6 Benjamin, W. Sobre a linguagem em geral e sobre a linguagem humana. In: Sobre a arte, tcnica, linguagem e poltica. Esse texto tampouco era destinado publicao.

196

Ana Luiza Varella Franco

caminho, a reexo sobre a linguagem se modica em uma teoria da traduo, em A tarefa do tradutor,7 de 1921. Posteriormente, constitui-se como uma teoria da verdade, em 1924, na escrita de Origem do drama barroco alemo, a partir do deslocamento da teoria das ideias de Plato. Finalmente, na perspectiva de nossa faculdade mimtica, sua teoria da linguagem se reformula em a Doutrina das semelhanas,8 de 1933. A preocupao com a linguagem perpassa todos os textos de Benjamin. At o seu ltimo trabalho, de 1940, Sobre o conceito da histria, deparamo-nos com diferentes modos de pensar sua dimenso expressiva. O lsofo parte da armao de que todas as manifestaes da vida intelectual do homem podem ser concebidas como um espcie de linguagem.9 Sua teoria da linguagem se refere experincia que, na histria, capaz de criticar, de revitalizar, de mostrar, de dar sionomia aos fatos. A linguagem, pensada na sua dimenso simblica, pode ser compreendida como lugar da objetividade do conhecimento. Walter Benjamin reconhece a fundamental relao entre conhecimento e experincia estabelecida por Kant na Crtica da razo pura e a mantm. O lsofo aplaude sua Revoluo Copernicana, que arma ser-nos completamente desconhecida a natureza dos objetos em si mesmos e independentes de toda a receptividade da nossa sensibilidade. Entretanto, contra Kant, constri um novo conceito de experincia. Vista agora de maneira ampliada, a experincia concebida como linguagem. Nessa crtica a Kant, Benjamin ao mesmo tempo procura recuperar o que este perdeu de vista, isto , que todo conhecimento losco tem sua expresso na linguagem.10 Ora, a reexo de Benjamin sobre a linguagem mostra a convico da urgncia de se reetir, no mais sobre a certeza do conhecimento que permanece, com sua estrutura intemporal, mas sobre a experincia que passa. Percebe em Kant um grande vazio na relao entre a losoa e a histria e, diante desse abismo, incumbe-se de fundar um conceito superior de experincia. Por isso, prope que a tarefa da futura teoria do conhecimento encontrar para o conhecimento uma esfera de total neutralidade em relao aos conceitos de sujeito e objeto; dito de outra forma, de encontrar a esfera autnoma e original do conhecimento, onde este conceito no dene mais a relao entre duas entidades metafsicas. 11

7 8 9 10 11

Benjamin, W. La tche du traducteur. In: Oeuvres (I). Benjamin, W. Doutrina das semelhanas. In: Obras escolhidas (I). Benjamin, W. Sur le langage en gnral et sur le langage humain: 142. Benjamin W. Sur le programme de la philosophie qui vient: 193. Ibid.: 187.

O pensamento de Walter Benjamin e o legado kantiano

197

A metafsica racionalista presume uma harmonia entre o sujeito e o objeto, garantida por Deus. Tal pressuposto leva o sujeito do conhecimento a se considerar capaz de reunir todos os dados necessrios a um juzo objetivo sobre o objeto, sem se perguntar pela indeterminao do conhecimento. Trata-se da presuno de estabelecer verdades que ultrapassam os limites dos fenmenos.12 Benjamin observa que Kant, ao criticar essa pretenso espontnea verdade, instaura uma relao entre experincia e conhecimento que esvazia a Metafsica de todo seu contedo espiritual. O seu mtodo transcendental, atravs do qual conhecemos que e como certas representaes (intuies e conceitos) so aplicadas ou so possveis simplesmente a priori, regra o uso a priori do conhecimento e determina as condies formais em que uma experincia possvel. O mtodo reduz a experincia a um grau mnimo de signicao, pois se constitui a partir de snteses que unicam uma multiplicidade informe de dados brutos em uma unidade mnima de sentido.13 Ora, Benjamin observa que o mtodo reabilitado com rigor pelos sucessores de Kant restringe o conhecimento condio de um presente, que se estabelece a partir de snteses operadas em uma conscincia que no pode ser considerada pura. A experincia ca referida a um mecanismo operado em uma unidade lgica, a unidade sinttica da experincia, tambm chamada por Kant de eu penso,14 na qual produzem-se as snteses da apreenso na intuio, da reproduo na imaginao e a sntese da recognio no conceito. Kant postula, portanto, uma conscincia que se reconhece como sujeito e autora dessas snteses, estabelecendoa como o princpio original do seu mtodo. O eu penso capaz de reproduzir, em seu sentido interno o tempo as representaes anteriores no momento em que outras novas se apresentam. Deste modo, a unidade da experincia ou o presente garantido por essa conscincia nica, a qual mantm juntas diversas representaes que, reproduzidas numa sucesso temporal, asseguram o contnuo do pensamento. Nosso lsofo mostra que, em Kant, h o resduo da noo de conhecimento prpria metafsica pr-kantiana, pois se mantm o problema losco da relao entre uma conscincia psicolgica e intelectual. O mtodo transcendental construdo a partir de uma subjetividade problemtica, que se confunde com a conscincia emprica humana e mantm a separao entre sujeito e objeto,

12 CRP: A239-249. Fenmenos so os objetos de uma experincia possvel. 13 Cf. CRP: A95, A107, A111, A114, B152. 14 Cf. CRP: A95, A108-110.

198

Ana Luiza Varella Franco

colocando, ainda, o objeto diante de si. Kant recoloca a questo da relao entre conhecimento e experincia, mantendo uma subjetividade, um eu que, embora sublimado como apercepo transcendental ou eu transcendental, recebe as sensaes por meio dos sentidos, e pelo seu sentido interno se intui na medida em que afetado por si mesmo. Kant, desta maneira, arma que, no tocante intuio interna, conhecemos o nosso prprio sujeito apenas como fenmeno e no tal como em si.15 Entretanto, Benjamin observa que a experincia reportada individualidade fsico-intelectual do homem e sua conscincia, e se torna, em todas as suas variveis, um simples objeto deste conhecimento real, mais precisamente, o objeto de seu ramo psicolgico.16 Walter Benjamin reconhece a percepo fundamental de Kant, que constri sua crtica a partir da intuio do tempo, na qual se constituem todas as representaes. Entretanto, observa que o tempo pensado de acordo com uma necessidade lgica, que tem como modelo o espao. Se Kant diz que nossa razo cognoscente deve se situar em relao ao espao que v em torno dela,17 de acordo com o seu sentido interno, o tempo, este elemento subjetivo da intuio pura humana, ca reduzido. Sem uma dimenso prpria, atrela-se noo de linearidade e continuidade, que so preceitos da construo do sujeito do conhecimento. Nesse sentido, as representaes apreendidas e reproduzidas umas aps outras e reconhecidas na unidade sinttica da experincia tm, na sua base, o conceito dogmtico, segundo Benjamin, de continuidade da experincia. A intuio ca referida a uma condio de permanncia, isto , subsistncia em todo tempo. Ora, a subsistncia no tempo que permite a signicao terica do conceito. Trata-se de um grau de signicao que se efetiva quando um objeto dado e submetido aos esquemas dos conceitos puros do entendimento, os quais, atravs da imaginao, cumprem a exigncia de uma exposio (Darstellung) na intuio. Essa mediao possibilita a relao com o objeto. Nesse caso, a imaginao a nica condio que une a sensibilidade e o conceito puro do entendimento. A partir dessa sntese, a imaginao possibilita que a representao esteja em uma relao de conformidade com o objeto, pois liga as duas totalidades, conceito e intuio. Portanto, a apresentao (Darstellung) na intuio de um conceito condio para a validade objetiva de um juzo. Ora, essa atividade permite a retomada sucessiva das representaes em uma unidade transcendental que torna possvel a consti-

15 CRP: B156. 16 Benjamin, W. Sur le programme de la philosophie qui vient: 186. Cf. CRP A129. 17 Kant, I. CRP, A 34 e B 50, p. 73; B 149 a 156, p. 148 a 157.

O pensamento de Walter Benjamin e o legado kantiano

199

tuio do objeto. Isso quer dizer que, atravs da imaginao, produz-se a sntese transcendental do diverso na unidade originria da apercepo. Por isso, observa Kant, a unidade originria da apercepo serve de fundamento possibilidade de todos os conhecimentos, [e] a unidade transcendental da sntese da imaginao a forma pura de todo conhecimento possvel, mediante o qual, portanto, todos os objetos da experincia possvel devem ser representados a priori.18 Kant chama de gurada a sntese da imaginao, pois se refere representao exterior gurada do tempo. O tempo representado pelo traar de uma linha reta. Segundo o lsofo, essa representao prova que o ato da sntese do diverso determina o sentido interno, a partir do conceito de sucesso. A representao do tempo, de acordo com a imagem de uma linha, diz Kant, o modo de representao sem o qual no poderamos conhecer de maneira nenhuma a unidade de sua dimenso. O lsofo completa sua explicao dizendo que,
para todas as percepes internas, sempre extramos a determinao da durao do tempo, ou ainda, das pocas daquilo que de varivel nos apresentam as coisas exteriores, ordenando, por conseguinte, as determinaes do sentido interno, enquanto fenmenos no tempo, precisamente da mesma maneira como ordenamos as do sentido externo no espao.19

Ora, Benjamin recusa o postulado que refere o tempo transcendental ao contnuo sistemtico da experincia, reduzindo linearidade cronolgica a possibilidade de toda a experincia. Tal conceito de experincia propicia a reduo do conhecimento losco ao sujeito impessoal das cincias, preocupado, antes de tudo, em provar a sua estrutura imutvel. Nesse sentido, rearmada na modernidade de acordo com o mtodo transcendental, a concepo de experincia se concentra somente no a priori dos objetos, e faz do conhecimento uma relao estril entre duas entidades metafsicas: a relao de um sujeito qualquer e um objeto qualquer,20 que dispe acontecimentos, continuadamente, no vazio de um tempo linear. Segundo Benjamin, o tempo transcendental, que sustenta a relao entre experincia e conhecimento, no atende plenitude do conhecimento, no expressa a experincia dos objetos com os quais o homem se defronta no seu presente. Essa concepo de tempo expe o grande problema da teoria do conhecimento de Kant, que conseguiu dar uma explicao vlida para a certeza

18 CRP: A118. 19 CRP: B155-156. 20 Benjamin, W. Sur le programme de la philosophie qui vient: 194.

200

Ana Luiza Varella Franco

do conhecimento que permanece, mas privou-a de toda signicao espiritual, e no conseguiu dignicar a experincia que passa. Benjamin prope que a linguagem expressiva o lugar neutro fora de qualquer conscincia, onde o conhecimento pode ser pensado numa esfera de total neutralidade em relao ao conceito de sujeito e objeto e, deste modo, refere o tempo s experincias que mostram o tempo deixando sua marca nas coisas.

A linguagem, o espiritual e o histrico

Em oposio a Kant e seus sucessores, Benjamin volta-se, tambm, para a intuio fundamental do tempo, para a possibilidade de se pensar a temporalidade como estrutura capaz de sustentar a histria da experincia concreta humana. Desta maneira, Benjamin pretende construir um conceito de experincia que inclua o espiritual21 e o histrico, isto , o pensamento de Deus. Nosso lsofo pretende corrigir a negligncia de Kant quanto a uma reexo sobre a linguagem, e mostra que ela o medium neutro, objetivo, espiritual e histrico em que a verdade se apresenta. O conceito de experincia passa a expressar as relaes cotidianas do homem, seu confronto com o mundo e com o suprassensvel. Embora a linguagem no seja objeto privilegiado de seu pensamento, Kant fundamenta a losoa na nossa capacidade de julgar e arma que podemos reduzir a juzos todas as aes do entendimento, de tal modo que o entendimento em geral pode ser representado como uma faculdade de julgar. Porque, consoante o que cou dito, uma capacidade de pensar. Ora, pensar conhecer por conceitos.22 Kant abre, assim, a possibilidade de se efetivar uma anlise lgica da linguagem ou, melhor dizendo, uma anlise sistemtica do signicado. Tal procedimento est no fundamento das teorias analticas da linguagem do incio do sculo XX, as quais tentam resolver o problema da linguagem como fonte de erro. Benjamin desvia-se desse caminho e reclama que a linguagem no pode ser considerada como mero instrumento de elaborao dos dados da realidade ou uma simples abstrao, porque ela essencialmente expresso (Ausdruck). A armao da expresso como mdium da losoa se refere concepo de que

21 O espiritual no nem o inteligvel nem o inefvel, mas o pensamento de Deus, o nome de Deus que se identica com a verdade na linguagem. Cf. Benjamin, W.: Sobre a linguagem em geral e sobre a linguagem humana: 181-88; Sur le programme de la philosophie qui vient: 187; Origem do drama barroco alemo: 58. 22 CRP: B94.

O pensamento de Walter Benjamin e o legado kantiano

201

possvel mostrar o devir com imagens que podem ser lidas e construdas como ideias que tornam compreensvel a histria. Em Sobre a linguagem em geral e sobre a linguagem humana, Benjamin prope um retorno pura lngua (reine Sprache) do nome, de contedo espiritual. Para Benjamin, o ato de nomear um ato mgico e divino, enquanto ato de recriao na linguagem. A linguagem se transmite em si mesma, sendo, no sentido mais puro, o medium da comunicao. Nela, possvel o conhecer. Conrmando as concepes expostas nesse texto, o lsofo faz a correspondncia entre ideia e nome, no Prefcio de Origem do drama barroco alemo, reportando-se doutrina das ideias de Plato.23 Sua concepo de ideia une sensvel e inteligvel, pois ela deslocada para a linguagem. A ideia verdade, ser e nome. O lugar da verdade a linguagem. Nesta materialidade a ideia lida e escrita, pois construda a cada poca. O modo como a verdade aparece e se vitaliza corresponde a um processo crtico que mostra um novo modo de perceber o mundo. Benjamin prope que a losoa cumpra a tarefa de nomear as ideias, assim como Ado denominou a natureza. Na sua teoria da linguagem, o nome pensado de acordo com as teorias msticas da linguagem. O nome tem a fora ancestral do Verbo criador e a transparncia paradisaca do conhecimento imediato. Independe, assim, de qualquer funo representativa. A transparncia admica do Nome ca referida essncia lingustica que domina toda a comunicao que expresso e, por isso considerada como pura comunicao. No Nome, o querer dizer essencial de toda lngua ou sua pura comunicabilidade diz imediatamente sem efetivamente dizer. O nomear no comunica contedos, mas sua prpria comunicabilidade. Essa a dimenso espiritual da linguagem, que se ope comunicao cotidiana, judicativa, utilizada como instrumento na atividade do sujeito do conhecimento. A instrumentalidade supe a separao entre sujeito e objeto, a representao. Na expresso, est a fora simblica que transforma a palavra em nome e sela a morte da inteno24 de qualquer subjetividade. Benjamin arma o mistrio daquilo que aparece, expondo o poder de nossa faculdade de expressar, de ligar e religar ideias no sentido prprio do termo religio. Tal concepo nos leva ao poder do lembrar que escapa ao tempo cronolgico. Trata-se, profanamente, de um modo religioso de trabalhar, o qual no se coaduna com a atividade de produzir conceitos. Esse modo recusa a separao entre sujeito e objeto e a distino entre forma e contedo. A experincia,

23 Cf. Benjamin, W. Origem do drama barroco alemo: 51 e 58. 24 Ibid.: 58.

202

Ana Luiza Varella Franco

considerada na sua essencialidade lingustica, responde ao ato de nomear, o qual arma a dissoluo do sujeito no medium autnomo da linguagem. O nomear mostra imediatamente, assim como a poesia, o confronto do homem com o mundo, e torna visvel o presente em imagens, que escrevem a sua histria. A escrita por imagens pode sempre dizer outra coisa, conter signicaes que remetem a outras signicaes, evidenciando uma experincia que diz muito alm do puro entendimento. Ela est em contraposio imediatidade abstrata do conceito, a qual expe o fracasso do dizer da linguagem instrumental da comunicao cotidiana. Por isso, o carter analgico da relao alusiva das imagens explica a intensidade, a magia e a imediatidade daquilo que se expressa. A ideia ou nome evidencia a rachadura na expresso que mantm e expe o inexpresso imanente linguagem. Nele est o silncio que produz um sentido possvel e mantm a verdade em seu mistrio e beleza. A imagem enquanto ideia se apresenta como uma nova forma de conhecer. O Nome permanece, durante toda a losoa de Walter Benjamin, como elemento da lngua que garante sua objetividade, justamente porque no se refere ao valor de comunicao das palavras, mas s ideias que se conguram com as imagens que delas saltam, em uma temporalidade especca. O nome/ideia tem a temporalidade do histrico, por isso pode ser lido, sempre, de modo diferente, de acordo com novas conexes e novos sentidos. A relao da ideia com o Nome explica a articulao que Benjamin opera entre obra de arte, losoa e histria na esfera da crtica losca. A obra de arte o todo orgnico que guarda a pr e a ps-histria de uma poca. essa organicidade que possibilita que o processo crtico se efetive e tenha autenticidade a partir da construo de ideias, ou da descrio do mundo das ideias. A estrutura da obra corresponde estrutura da ideia que Benjamin reporta, no Prefcio, s mnadas da losoa leibniziana. Entretanto, Benjamin considera as formas poticas e monadolgicas da literatura e da losoa como totalidades paradoxalmente inacabadas, que surgem descontinuadamente, revelando a verdade na sua intensidade histrica. Nas obras de arte, o passado pode ser trazido ao presente. No para repeti-lo, mas como abertura para o futuro, como dimenso onde o futuro j se anunciava e no fora compreendido. O trabalho sobre essas formas se constitui em um processo crtico intimamente ligado traduo e interpretao. Trata-se de nomear e construir a ideia que se mostra como imago mundi.25

25 Ibid.: 70.

O pensamento de Walter Benjamin e o legado kantiano

203

A apresentao da verdade

A reviravolta que Benjamin prope na sua losoa est no fato de que sua concepo de conhecimento no se refere ao reino do saber, mas apresentao (Darstellung) da verdade que um Ser. A verdade se auto-apresenta no presente. Nosso lsofo diferencia conhecimento de verdade, no prefcio epistemolgico de Origem do drama barroco alemo, intitulado Questes introdutrias de crtica do conhecimento (Erkenntniskritische Vorrede). Prope que:
o mtodo, que para o saber uma via para a aquisio do objeto (mesmo que atravs da sua produo na conscincia transcendental), para a verdade apresentao de si mesma e, portanto, como forma, dado juntamente com ela. Essa forma no inerente a uma estrutura da conscincia, como o caso da metodologia do saber, mas a um Ser.26

Benjamin contrape a apresentao, Darstellung, representao, Vorstellung.27 Esta ltima remete noo de um discurso mediatizado pelo juzo, ou seja, ao ato que Kant dene como processo em que as categorias formam a sintaxe do pensamento e podem garantir o conhecimento. Benjamin, ao articular linguagem, arte, religio e histria, recusa losoa a escrita discursiva, centrada na subjetividade voltada para a posse do objeto, e arma que o conhecimento s pode ser pensado como apresentao. A apresentao presentica o mistrio do aparecer da verdade, a qual um ser e no um objeto a ser determinado. No seu caminho do desvio, Benjamin pode dizer que a verdade ideia e bela, Ser e aparncia: materialidade em que os fenmenos so salvos, pois sua inteligibilidade expresso. Darstellung expresso, seu domnio o da esttica, da aparncia, da beleza, da presena, da imagem, do sagrado. O termo Darstellung, na losoa de Benjamin, subsume a memria e marca a especicidade de um modo de conhecer que estende as possibilidades abertas pelo prprio Kant, na Crtica da faculdade do juzo,28 ao referi-lo no s ao esquematismo, mas tambm, ao simbolismo esttico.29

26 Ibid.: 52. 27 Cf. CRP: A197, B242, A320, B376. 28 Cf. Kant, I.Crtica da faculdade do juzo: 59, 196. Darstellung aparece como apresentao na Dialtica da faculdade do juzo esttica, para explicar a hipotipose enquanto sensicao. Ela pode ser esquemtica ou simblica. Como simblica, refere-se a um conceito que s a razo pode pensar, isto , indeterminado. Portanto, um procedimento da faculdade do juzo que no se refere a uma intuio sensvel e s pode ser pensado em analogia com o esquematismo. 29 Cf. Imbert, C. Le prsent et lhistoire: 751, n. 18.

204

Ana Luiza Varella Franco

Na Introduo publicada desta crtica, Kant explica a apresentao (exhibitio) como o aparecer de um fenmeno na intuio, o qual colocado ao lado de um conceito para o juzo. Como se sabe, trata-se de um dos atos da faculdade espontnea de cognio referente ao esquematismo do juzo, no qual a imaginao atua como mediadora, operando a sntese que refere os fenmenos ao entendimento. Portanto, trata-se do juzo determinante, da possibilidade de representar as coisas nas condies mediatas de uma intuio, que est intimamente ligado funo da imaginao transcendental, que no tem por objetivo nenhuma intuio singular, j que uma imagem singular produto da imaginao emprica. Deste modo, Kant usa o termo apresentao, Darstellung, para se referir a uma imagem apropriada para a apresentao da intuio aos conceitos do entendimento, sendo, nessa sntese, convertida em saber. Entretanto, com relao ao juzo reexivo esttico, que tem como fundamento de determinao o sentimento a priori de prazer e desprazer no sujeito, Kant identica a faculdade de apresentao com a imaginao. Ela est vinculada ao prazer no juzo de reexo do belo e do sublime e no se prende a um conceito determinado, mas referida a conceitos, se bem que sem determinar quais.30 Por isso, Kant diz que o prazer est vinculado simples apresentao ou faculdade de apresentao, de modo que esta faculdade ou a imaginao considerada, em uma intuio dada, em concordncia com a faculdade dos conceitos do entendimento ou da razo, como promoo desta ltima.31 Kant arma que essas representaes tm como caracterstica o desinteresse no objeto, pois o que conta o efeito de uma representao sobre o sujeito, a qual considerada uma forma pura. Ora, do ponto de vista da forma, a imaginao no se refere a um conceito determinado, mas ao prprio entendimento como faculdade dos conceitos em geral e, assim, a um conceito indeterminado. Pode-se armar que a imaginao, aqui, esquematiza sem conceitos,32 em um acordo livre com o entendimento: ela como livre e ele como indeterminado. Com relao ao juzo do sublime, que tem como causa o desprazer, Kant esclarece que a imaginao entrega-se a uma atividade diferente da reexo formal, pois o sentimento do sublime experimentado diante do informe ou disforme (imensidade e potncia). Ela se confronta com seu prprio limite; forada a atingir o seu mximo, mas experimenta a insucincia desse mximo e recorre razo, a qual nos fora a reunir num todo a imensidade do mundo sensvel.33 Por isso,
30 31 32 33 Kant, I. Crtica da faculdade do juzo: 23, 89-90. Idem. Ibid.: 35, 56. Ibid.: 57. A esse respeito, cf. Deleuze: A losoa crtica de Kant: 58.

O pensamento de Walter Benjamin e o legado kantiano

205

diante do imenso, incapaz de represent-lo. Busca ampliar o seu mximo, recaindo sobre si mesma e deixando que a razo cumpra sua tarefa de acordo com sua Ideia de sensvel. Ora, a impossibilidade da imaginao se situar no sensvel e a liberao do acordo com o entendimento fazem com que no s trabalhe sem conceitos, como tambm, por no conseguir reetir a forma de um objeto, trabalhe sem imagem. Assim como a ideia, a imaginao tem uma destinao ao suprassensvel, curva-se apresentao da ideia da razo que d conta de uma totalidade, e o desprazer inicial torna-se prazer.34 Se em Kant o juzo do sublime marca a passagem do sensvel ao suprassensvel, a Darstellung, a apresentao, nesse sentido estendida ao juzo reexivo e ideia, est referida no s aos objetos dos sentidos ou da experincia possvel, mas tambm aos objetos que s podem ser concebidos como objetos da razo pura. A Darstellung se refere ao da imaginao que, no alargamento de seus limites, apresenta ideias estticas e o sentimento de prazer do belo e do sublime. A Darstellung em Benjamin no corresponde relao sujeito/objeto do conhecimento, mas a um jogo da verdade, a um exerccio (bung), no qual possvel realizar a apresentao da ideia na histria. A forma prpria desse exerccio o ensaio. Portanto, a ideia pode ser considerada um texto em prosa que pode ser reescrito a cada leitura e, assim, apresentar a consistncia de uma cultura. A ideia constri a memria, que se estrutura com as imagens da dialtica instaurada no momento em que se quebra o continuum de uma mera lembrana e evidencia-se a fora do movimento histrico das conexes que a cada poca se libertam. A apresentao da ideia impe como tarefa, portanto, nada menos que a descrio da imagem abreviada do mundo.35 Nela, a vida se ilumina na intensidade e densidade das signicaes que emergem de suas palavras, pois nelas est a memria de uma existncia a sintaxe do tempo da verdade. no tempo que a experincia permanece e s nele a verdade emerge luminosa. O tempo faz brilhar a beleza da verdade. Benjamin, a partir da concepo de que o sublime se refere a uma imagem indeterminada, elabora uma crtica ao belo kantiano. Parte da concepo de que o aparecer a via de acesso verdade e opera a articulao entre beleza e verdade. Percebe que em tudo que, com fundamento, denominado belo, faz efeito de paradoxo o fato de que aparea.36 No prefcio do livro sobre o barroco

34 Kant, I. Crtica da faculdade do juzo: 23, 89 e 26, 103. 35 Benjamin, W. Origem do drama barroco alemo: 70. 36 Benjamin, W. Antiguidade e Medalho. In: Obras escolhidas (II): 40.

206

Ana Luiza Varella Franco

alemo, a partir de uma interpretao do Symposion de Plato, Benjamin nos diz que a verdade garante o Ser da beleza, porque o contedo essencial do belo ser que se apresenta, e no pode ser capturada. O capturar se refere a um desvelamento que recusa o mistrio que determina o fundamento losco da beleza. No o sentimento de prazer no objeto que funda o sentimento do belo, mas a relao misteriosa entre aparncia e essncia. No se trata da imagem da beleza, mas da beleza da imagem que revela a verdade. Em As anidades eletivas de Goethe, Benjamin mostra que a beleza no nem mera aparncia, nem um fenmeno, mas pura essncia que s permanece ela mesma com a condio de manter o seu vu. Pois o belo no nem o vu nem o velado, mas o objeto em seu vu.37 Isso quer dizer que a beleza da imagem no pode ganhar o selo de eternidade que repete a imagem desvelada de uma verdade absoluta, ou de uma beleza ilusria. O mistrio da ideia/imagem que lhe imprime beleza mostra que esta um ser garantido pela verdade que no pode ser representada, que escapa ao conceito e s aparece na morte do objeto. Ela no pode ser considerada meramente um fenmeno ou um objeto dado e no juzo, mas imagem construda com a semente do tempo, com a memria que no dada, mas elaborada. Benjamin expressa esse processo como um incndio em que o invlucro do objeto, ao penetrar na esfera das ideias, consome-se em chamas, uma destruio, pelo fogo, da obra, durante a qual sua forma atinge o ponto mais alto de sua intensidade luminosa.38 A verdade surge em um instante e seu brilho fugaz. A fulgurao da verdade garante o ser da beleza e s pode ser explicada pelo momento em que aquilo que aparece (erscheint) a essncia s aparece na morte da aparncia (Schein). Portanto, o objeto s revela sua beleza mediante seu desaparecimento. Esse processo, Benjamin o explica como um gesto crtico de morticao das obras, que constri um contedo de verdade (Wahrheitsgehalt), a partir do aniquilamento do contedo material (Sachgehalt) da obra de arte. Esse trabalho de leitura e escrita. O lsofo mostra que a beleza da verdade tem uma temporalidade prpria ao movimento crtico no qual aparece. No se trata de uma coisa de que se tem lembrana, nem da conscincia que se tem dela no momento de uma leitura, mas de algo que est no presente de uma cognoscibilidade e une dois pontos sintomticos no tempo, a partir da lembrana inscrita nessa memria. Portanto, no tem a ver com a identicao de uma inteno e a conscincia dessa inteno, mas com um

37 Benjamin, W. Les afnits lectives de Goethe. In: Oeuvres (I): 275. 38 Benjamin, W. Origem do drama barroco alemo: 53.

O pensamento de Walter Benjamin e o legado kantiano

207

trabalho elaborado nas correspondncias, no interior da linguagem. O contedo de verdade da obra construdo na mais exata das imerses nos pormenores do seu contedo material, provocando a morte da historicidade extensiva da obra, a morte da inteno do autor da obra ou do crtico e a morte de sua beleza aparente. O teor de verdade da obra surge no momento dialtico em que uma imagem traz o inexpresso (das Ausdrucklose) imanente linguagem e garante a beleza autntica da obra. A concepo de inexpresso aparece em vrios extratos de signicao da losoa de Walter Benjamin e est ligada a uma reexo sobre o sublime que esclarece o conceito de imagem dialtica e crtica alegrica. O inexpresso corresponde ausncia de imagens, ou, melhor dizendo, imagem indeterminada que expressa a dialtica do objeto em seu vu: a dialtica da imagem sem imagem. Nessa perspectiva, a forma da verdade se constri como ideia na escrita, onde uma imagem indeterminada salta da palavra, essa unidade de tempo em estado puro, e salva no agora como nome. Tal salvao se refere interveno que busca o ncleo no comunicvel, o ncleo inatingvel da linguagem, a pura comunicabilidade que s pode ser compreendida como expresso (Ausdrck) em unio com o seu contrrio, o inexpresso. Tal trabalho se constitui em uma temporalidade que escapa ao tempo cronolgico, pois quebra a sintaxe da narrativa e instaura um saber nas obras, a partir de sua prpria criticabilidade. Assim, dene-se o gesto crtico da Darstellung, a apresentao da verdade nas ideias, a qual coloca lado a lado elementos heterogneos como na construo de um mosaico , instaurando a relao de seus fragmentos em um movimento que reete o tempo do ir e vir do pensamento, o ir e vir das palavras s coisas.

Experincia e histria

A poca fecunda dos trabalhos de Benjamin marcados por sua dimenso metafsica ou teolgica, entre 1918 e 1925, reverbera na dcada de 30, quando ele reete sobre a urgncia de se pensar um novo conceito de histria e o faz sob uma viso materialista bem particular. O olhar de Benjamin volta-se para a leitura e a escrita dos objetos de uma cultura: um exerccio que v a realidade urbana, social e artstica como um texto que fala por si mesmo e possibilita a apresentao da verdade. As palavras que saltam dessa escrita contm as imagens do vivido, imagens que movimentam presente, passado e futuro. Elas s se oferecem leitura em determinada poca e por isso so dialticas. Sua historicidade arma a sintaxe do tempo que interrompe uma leitura, silencia, provoca o estranhamento. O tempo,

208

Ana Luiza Varella Franco

portanto, tem seu lugar na concretude da estrutura a priori da linguagem. Nela, o tempo liga, religa, destri e constri, percorrendo descontinuamente o processo histrico, que se constitui com as imagens frgeis, obscuras e incompletas que mostram a experincia em sua singularidade. A peculiaridade e abrangncia da reexo benjaminana sobre a linguagem lhe permitem elaborar um conceito superior de experincia (Erfahrung), que responde exigncia expressa em seu Programa de 1917, de se pensar um novo modo de conceber o conhecimento. O conceito de Erfahrung ca referido ao presente da escrita, ao agora de uma cognoscibilidade que tem como tarefa congurar o singular e dar sionomia histria. Ora, na linguagem, segundo Benjamin, possvel se pensar uma autntica conscincia pura, utilizando os termos de Kant, pois nela est a memria da existncia humana. No texto Experincia e pobreza39, de 1933, Benjamin contrape Erfahrung a Erlebnis, a experincia individual, guiada pela memria particular. A Erfahrung se refere a uma busca universal, a partir de um mergulho nas profundezas da memria, o qual vai fazer emergir no uma unidade mnima de sentido, mas uma unidade da experincia plena do homem, que s pode ser pensada como ideia, como escrita por imagens, nas quais o mundo est abreviado. O conceito de Erfahrung benjaminiano desloca aquela unidade sinttica incapaz de atender s solicitaes feitas conscincia moderna bombardeada constantemente com dados, informaes e sentimentos que a ferem, traumatizam, confundem e colocam-na na defensiva para a escrita, onde possvel resgatar a transmisso das experincias. Benjamin mostra que a linguagem o campo neutro da memria, liberta das snteses que determinam o juzo, onde os dados da poca moderna, to violentos e fora de qualquer regra, podem ser recuperados e assimilados em sua singularidade. Trata-se do processo de rememorao, um conceito proposto por Benjamin para explicar a importante noo de imagem dialtica. Tal imagem cognoscibilidade de um presente que no dado, mas elaborado na temporalidade relativa ao movimento interno da memria, cujo lugar a linguagem. A dialtica inscrita nessa imagem instaurada pelo seu ndice histrico. Esse ndice constitui o ponto crtico especco do movimento em seu interior, o qual permite atingir uma legibilidade. O ndice histrico que caracteriza a imagem, segundo Benjamin, tem duas funes: , ao mesmo tempo, reconhecimento de um tempo histrico especco, ao qual a imagem pertence, e o reconhecimento de um outro tempo

39 Benjamin, W. Experincia e pobreza. In: Obras escolhidas, (I).

O pensamento de Walter Benjamin e o legado kantiano

209

no qual a imagem pela primeira vez se tornou legvel ou lisvel. A partir dele, possvel construir-se uma viso do presente e amalgamar cada experincia singular vivida por uma poca a partir dos rastros deixados por ela. O ponto crtico da imagem, portanto, que vai apresentar a histria, pois, diz Benjamin, todo presente determinado por aquelas imagens que lhe so sincrnicas: cada agora o agora [Jetztzeit] de uma determinada cognoscibilidade.40 O sincronismo da imagem com o presente recusa qualquer abstrao, pois ao mesmo tempo histria e reconhecimento. Trata-se de um jogo em que aquilo que se escreve como histria e possui o momento anunciado como agora, Benjamin considera um reconhecimento e formula como imagem dialtica. A imagem dialtica provoca o encontro entre o presente, o passado e o futuro e produz o choque que suspende o tempo. Nesse instante, expe a dimenso misteriosa do silncio, capaz de dizer o que est nas sombras da histria. Essa imagem mantm o brilho das constelaes que a apresentam. Desta maneira, a experincia no pode mais se explicar por uma sequncia de momentos onde fatos se estabelecem simplesmente, mas tem que ser olhada como apresentao (Darstellung) de seus espectros. Estes formam o campo minado da escrita, no qual o agora capaz de mostrar o que cou esquecido na histria.

Concluso

Quando Benjamin articula experincia e linguagem, propondo que esta ltima expresso do que nos aparece ou seja, dos fenmenos , o autor desloca para a linguagem o tempo, a faculdade de criar imagens, as categorias de sujeito e objeto, enm, a experincia do tempo da verdade. Enquanto os sucessores de Kant continuam voltados para as snteses mecnicas que determinam o a priori dos fenmenos e mantm reduzida a signicao da experincia, Benjamin se preocupa com a descrio dos fenmenos salvos nas ideias construdas como imagem do mundo. A construo de imagens se mostra como o caminho do desvio no qual possvel se efetivar uma experincia plena de signicado, na medida em que a forma da imagem se d como experimento lingustico que apresenta as potncias espirituais da verdade. Trata-se da imagem que nunca totaliza uma signicao, pois se refere a um trabalho, no qual aquele que trabalha trabalhado e se dissolve em sua forma. Nela realiza, ento, uma obra de mimese, isto de imitao

40 Benjamin, W. Walter Benjamin. Passagens: N3, 1, 504.

210

Ana Luiza Varella Franco

e memria, no agora. Por isso, para Benjamin, tudo que aparece no agora reconhecimento e mostra o tempo que pode ser considerado transcendental. O tempo d vida ao belo e instaura o verbo ou a ideia como uma origem. Sua concretude histrica tem lugar no devir da escrita e apresenta, alegoricamente, uma imagem sem imagem. Esse o tempo da verdade que conduz o trabalho do crtico alegorista, o qual destri a bela aparncia da obra de arte. Nele evidenciase a falsa totalidade tanto da obra como da verdade. O exerccio do lsofo se caracteriza como a apresentao da verdade fragmentada das obras, j que extrai de suas runas runas que ele mesmo produz com seu carter destrutivo o teor de verdade. Seu gesto crtico traz a beleza fulgurante que est na dimenso sublime da morte: a dimenso do tempo da verdade, do tempo da beleza da ideia. Portanto, a morte ou a morticao das obras no se identica com um momento de terror e sim com o momento de interrupo que provoca o desaparecimento crtico do belo e arma o mistrio do carter divino da produo de imagens. Nesse momento, interrompe-se a fenomenalidade esttica e emerge o ncleo silencioso da beleza que impossvel de se capturar e totalizar: o inexpresso. Surge a beleza da imagem sem imagem, a beleza da verdade que somente aparece na sua sublimidade, isto , na imagem em que se pode ler o que nunca foi escrito.41

Referncias bibliogrcas

Benjamin, W. Correspondance, vol. I. G. Petitdemange (trad.). Paris: Aubier Montaigne, 1979. . Origem do drama barroco alemo. S. P. Rouanet (trad.). So Paulo: Brasiliense, 1984. . Walter Benjamin. Obras escolhidas, vols. I e II. S. P. Rouanet (trad.). So Paulo: Brasiliense, 1987. . Sobre a arte, tcnica, linguagem e poltica. M. A. Cruz e M. Alberto (trad.). Lisboa: Relgio dgua Editores, 1992.

41 Cf. Benjamin, W. Paris, Capitale du XIX sicle: Le livre des passages: 461. Frase de Hofmannstal usada em epgrafe da seo M: Ler o que nunca foi escrito.

O pensamento de Walter Benjamin e o legado kantiano

. Walter Benjamin. Obras escolhidas II. R. R. Torres Filho e J. C. Martins Barbosa (trad.). So Paulo: Brasiliense, 1995. . Paris, capitale du XIX sicle: Le livre des passages. J. Lacoste (trad.). Paris: Cerf, 2000. . Oeuvres, vol. I. M. Gandillac, R. Rochlitz e P. Rusch (trad.). Paris: Gallimard, Folio Essais, 2000. . Walter Benjamin. Passagens. W. Bolle (org), I. Aron, C. P. Barreto (trads.). Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2000. Deleuze, G. A losoa crtica de Kant. G. Franco (trad.). Lisboa: Edies 70, 1963. Imbert, C. Le prsent et lhistoire. In: Benjamin et Paris, Coloque international. H. Yves (trad.). Paris: Cerf, 1983. Kant. I. Crtica da razo pura. M. P. Santos e A. F. Morujo (trads.). Lisboa: Fundao Calouste Gulbenkian, 1994. . Crtica da faculdade do juzo. V. Rohden e A. Marques (trads.). Rio de Janeiro: Forense Universitria, 1995.

You might also like