You are on page 1of 13

.

Trabalho de Fsico Qumico Tenso Superficial

Docente: Dra. Silvia Bueno Discente: Joo Carlos Pastoreli

So Jos do Rio Preto 10/06/2010

TENSO SUPERFICIAL
A fora que existe na superfcie de lquidos em repouso denominada tenso superficial. Esta tenso superficial devida s fortes ligaes intermoleculares, as quais dependem das diferenas eltricas entre as molculas, e pode ser definida como a fora por unidade de comprimento que duas camadas superficiais exercem uma sobre a outra. Este efeito bem intenso na gua e no mercrio, por exemplo, e pode ser percebido tambm com a ajuda de outro fenmeno: a capilaridade. Quando um lquido colocado em um tubo capilar (tubo muito fino), a atrao entre as molculas do lquido e as molculas do material do tubo podem ser maiores ou menores do que a fora de coeso interna do lquido, ocasionando desta forma a formao de uma concavidade ou uma convexidade na superfcie do lquido, forma a qual apenas pode ser obtida devido ao efeito de tenso superficial nos lquidos. A tenso superficial pode ser notada tambm na forma quase esfrica de gotas de gua que pingam de uma torneira ou mesmo de gua espirrada em uma superfcie. Esta tenso ainda mais intensamente percebida no caso de gotas de mercrio colocadas sobre uma superfcie, pois neste caso percebe-se que a tendncia a de formao de pequenas esferas. Para acabar com a tenso superficial, podemos utilizar um detergente. Coloque algumas gotas de gua sobre uma superfcie seca e vai perceber ento a formao de pequenas esferas de gua. Seque a superfcie e espalhe algumas gotas de detergente de modo a existir uma pequena camada de detergente sobre a superfcie. Ao espirrar gotas de gua agora, ir perceber ento que no sero mais formadas gotas redondas de gua, e esta apenas ir se espalhar sobre a superfcie. A tenso superficial tambm responsvel pela flutuao de pequenos pedaos de papel e ajuda mesmo a pequenos insetos durante a sua locomoo sobre a superfcie de lagos. Outra experincia que pode ser realizada a da colocao de pequenos pedaos de papel sobre uma superfcie de gua. Voc ir perceber que estes pedaos ficam boiando. No instante em que voc pingar uma ou duas gotas de detergente dentro da gua, voc perceber que imediatamente todos os pedaos de papel iro afundar. exatamente por este fato que donas de casa utilizam detergente na limpeza de louas e panelas. O detergente quebra a tenso superficial da gua e do leo, permitindo que o leo seja facilmente eliminado e a gua tenha mais facilidade para penetrao em locais dificilmente atingveis como cantos e pequenos orifcios.

A tenso superficial depende da natureza do lquido, do meio que o rodeia e da temperatura. Em geral, a tenso superficial diminui com a temperatura, j que as foras de coeso diminuem ao aumentar a agitao trmica. A influncia do meio exterior compreendida j que as molculas do meio exercem aes atrativas sobre as molculas situadas na superfcie do lquido, contrapondo as aes das molculas do lquido. A tenso superficial est relacionada com a diferena de presso entre os dois lados de uma interface pela equao de Laplace:

Em que R1 e R2 so os raios de curvatura da interface Tenso superficial dos lquidos a 20C Lquido leo de oliva gua lcool etlico Benzeno Glicerina Petrleo (10-3 N/m) 33.06 72.8 22.8 29.0 59.4 26.0

Analisando as superfcies de contato

A noo de "superficial" na tenso superficial refere-se "superfcie de contato" entre o lquido e o objeto, ou seja, no ocorre apenas no contato do lquido com o ar, pode at ser no contato com outro lquido, e no ocorre apenas na "superfcie" de um volume de lquido, mas tambm no seu interior (bolhas no fundo do mar por exemplo). um fenmeno fsico-qumico de fronteiras no contato entre espcies moleculares diferentes apesar de lquidos no possuram estrutura fixa, existe um arranjo molecular estatisticamente bem determinado, e esse arranjo se modifica nas fronteiras do lquido com

outros objetos por ser um "arranjo modificado" presente apenas ao longo da fronteira, esse arranjo como um todo tem a forma e o comportamento de uma membrana.

Viso microscpica
A tenso superficial ocorre devido s foras de atrao que as molculas internas do lquido exercem sobre as da superfcie.

As molculas situadas no interior de um lquido so atradas em todas as direes pelas molculas vizinhas e, por isso, a resultante das foras que atuam sobre cada molcula praticamente nula. Elas s no "grudam" (o que transformaria o lquido em slido) porque a agitao/vibrao intensa (de cada molcula) no permite. As molculas da superfcie do lquido, entretanto, sofrem apenas atrao lateral e inferior. Esta fora para o lado e para baixo cria a tenso na superfcie, que faz a mesma comportar-se como uma pelcula elstica. A gua tem uma tenso superficial mais intensa do que a grande maioria dos lquidos usuais (leo, lcool, solventes, cidos, etc.); isso se deve pela ocorrncia de "pontes de hidrognio" entre as molculas de gua. Cada molcula estabelece at quatro pontes com as molculas vizinhas. Praticamente 2200 anos atrs Arquimedes, o grande sbio de Siracusa, mergulhado numa banheira, descobriu qual o critrio utilizado pela Natureza para decidir se um corpo imerso na gua flutua ou afunda. Ao perceber que a imerso do volume de seu corpo fazia transbordar gua para fora da banheira, a resposta veio a sua mente com o famoso grito "Eureka!": se o corpo for mais pesado do que o equivalente em gua do seu volume, ele afunda! Passadas tantos sculos, era de se esperar que estivssemos todos vontade e convencidos da "lei do empuxo", mas no o que ocorre. Talvez porque ela "mais uma daquelas leis", apresentada de forma pomposa e, muitas vezes, apenas em contextos de resoluo de problemas numricos.

Conceitos bsicos das cincias empricas precisam ser, fundamentalmente, vivenciados atravs da experincia. Mesmo Arquimedes, para abstrair sua lei do empuxo, precisou antes lidar com objetos, afundando-os na gua, grandes e pequenos, leves e pesados, ocos e slidos, regulares e disformes... Muitas experincias e questionamentos intuitivos que nos surgem no cotidiano, se levados a diante, com a seriedade de um aprendiz, nos permitem entender e ganhar confiana nas mais profundas abstraes cientficas. Um litro de gua, cujo volume o de um cubo de 10cm de lado dizemos 1 decmetro cbico, 1dm3, pois o volume do cubo 10cm x 10cm x 10cm = 10cm3 = 1dm3 pesa exatamente 1kg. A gua, imprescindvel para a vida, a substncia responsvel por aproximadamente 70% do peso de uma pessoa, de modo que estamos bem familiarizados com ela, e no difcil imaginar o "nosso equivalente em gua". Quando tentamos deitar em uma piscina, boiando, ficamos com menos de 30% (100%-70%) de nossos corpos para fora da gua, de modo que estamos familiarizados com o limiar entre flutuar e afundar... Uma mexidinha e a cabea afunda. Saber quando um objeto vai afundar, quando no, um critrio exato, e, segundo a lei do empuxo, depende apenas das medidas de peso e volume. Algumas poucas observaes so suficientes para causar certa surpresa e perplexidade...

As leis da fsica so universais, porque no "mundo dos insetos" as coisas seriam diferentes? interessante notar na foto que em torno de cada uma das patas do inseto, surge uma pequena depresso. Elas podem ser imaginadas como pequenas canoas sobre as quais se apia o inseto; em conjunto, elas o mantm na superfcie sem afundar. O volume dessas pequenas depresses, se somado e medido o seu equivalente em gua, fornecer exatamente o peso do inseto.

As "canoas" sustentando o inseto so a prova de que a lei do empuxo continua sendo observada! Ficamos menos surpresos, mas ainda perplexos com algo estranho. Explicada a questo da flutuao, devemos colocar nossa perplexidade em outros termos: como o inseto foi capaz de criar uma "canoa invisvel"? No uma pergunta boba, cientistas da antiguidade no dispunham de ferramental terico para respond-la. Antes de lanarmos mo deste ferramental, podemos tentar responder atravs da formulao de hipteses. Sobre a foto acima, comentou-se que "Parece gua suja... formou uma espcie de nata, e a nata de sujeira sustenta o inseto". Trata-se de um efeito ptico, ao observarmos outros exemplos, nos damos conta que at mesmo sobre as guas lmpidas e agitadas de uma nascente, os mesmos insetos so capazes de "andar sobre a gua". A idia de uma nata, pensando na nata do leite por exemplo, apesar de no ser uma explicao, um bom comeo, pois nos oferece uma analogia: existe algo como uma membrana na superfcie da gua, que se rompe para objetos mais pesados, mas mantm seu "comportamento de membrana", dando suporte elstico a objetos mais leves. A hiptese de "uma certa membrana" no passado no saberamos como ela surge nem que tipo de arranjo molecular a manteria estvel, mas ainda assim afirmaramos que "existe algo a mais" do que apenas o mesmo lquido na superfcie nos proporciona uma srie de perguntas interessantes, e que podem ser respondidas atravs de experimentos e medidas. A prtica "Testando a hiptese de membrana superficial espontnea" sugere o caminho necessrio para se confirmar uma importante concluso: essa "membrana" ou "filme" ou "pelcula elstica", existe.

Bibliografia: http://www.mundodoquimico.hpg.com.br/ Manual de Fsica, Koshkin N. I. , Shirkvich M. G.. Editorial Mir (1975)

Uma tora de madeira bem seca, suponhamos pinheiro, colocado sobre a gua, flutua; e at melhor do que nossos corpos. Se o volume de uma tora, digamos de ~500m 3 (um cilindro de 1m de comprimento com seo de 80cm de dimetro), fosse preenchido com gua, pesaria 500kg. A tora de pinheiro pesa por volta de 300kg. J um lingote cilndrico de ferro, ou mesmo de um metal mais leve como alumnio, no tem chance de ser visto flutuando em gua (talvez em uma piscina de mercrio!). Um lingote de alumnio com o mesmo volume que a tora de madeira, pesaria quase 1500 kg (1,5 t), trs vezes mais que seu equivalente em gua.

Estamos tambm acostumados a ver embarcaes. Uma simples canoa de alumnio, como ilustrada ao lado, comporta tranquilamente mais de 3 adultos. Suponhamos 3 pessoas de 70kg cada, e a embarcao de 90kg, totalizando 300kg. Uma canoa de 3m de comprimento por 1,5m de largura e 0,5 de altura, teria volume pouco menor que 3m x 1,5m x 0,5m = 2,3 m3 = 2300 dm3. Nem as pessoas nem a canoa so leves, mas todos podem navegar tranqilamente, pois ainda precisariam entrar o equivalente a ~2000 litros de gua na canoa para ela afundar.

Densidade dos corpos rgidos e dos fluidos


Quando estamos interessados em falar das potencialidades de um material para compor objetos que flutuam, podemos falar do peso de um volume padronizado de material. Se optarmos por 1cm3 como volume de referncia, ento poderemos comparar o potencial de diferentes materiais, se pesarmos sempre o mesmo 1cm3 de cada material. 1cm3 de Alumnio pesa 2,7g; 1cm3 de Ferro pesa 8,0g; 1cm3 de madeira pesa ~0,6g. Materiais com volume de referncia (1cm3) mais leve, so melhores candidatos para o uso em canoas e outros objetos que flutuam. Da mesma forma os lquidos: 1cm3 de Mercrio afunda em gua, pesa 13,6g; 1cm3 de leo de soja no afunda, pesa menos de 1g. Na verdade at mais simples que isso, pois se um objeto de formato qualquer (no necessariamente um cubo) homogneo, ou seja, composto s daquele material, ento

podemos avaliar quanto pesaria 1cm3 do material a partir das medidas (peso e volume) do objeto. A tora de madeira, por exemplo, pesa 300kg e tem um volume de 500m3. Cada m3 dessa tora, portanto, pesa (300/500 kg/m3) = 0,6kg/m3 = 0,6g/cm3. Essa quantidade (peso dividido pelo volume) tambm chamada peso especfico ou densidade. Apesar de uma balana nos fornecer o peso em unidades de massa (kg), a rigor seria a medida da fora peso, mas via de regra pode ser tratada como numericamente equivalente. Peso especfico = Peso/Volume ~ Massa/Volume = Densidade Densidades (g/cm3) (ou pesos especficos gf/cm3) de alguns materiais familiares, temperatura ambiente (~24oC) Al Pb Fe Au Cu Mg Ag Pt Zn Lato 2,7 Vidro 2,4 - 2,7 11,35 Mrmore 2,5 - 2,8 7,86 Pinheiro 0,4 - 0,8 19,3 Faia 0,6 - 0,9 8,93 Cortia 0,2 - 0,4 1,74 gua * 0,9982 10,5 Petrleo 0,85 21,45 Mercrio 13,55 7,13 Ar 1,29 . 10-3 8,3 Oxignio 1,43 . 10-3

* o litro de referncia, quando a gua pesa exatamente 1kg, refere-se ao lquido a ~3oC. Se depois aquecida para 24oC, h uma pequena expanso, o que a torna menos densa do que na temperatura de referncia.

Lei do empuxo

Homem lendo jornal no Mar Morto. Quem j experimentou relata que, ao contrrio do que ocorre numa piscina ou num lago de gua doce, bastante difcil afundar no Mar Morto. Com quase 200g de sal por litro, trata-

se de um lquido bem mais denso do que a gua pura (6 vezes mais salobro do que as guas do oceano). Se pudssemos experimentar o mesmo em uma piscina de leo vegetal, seria igualmente "difcil de afundar". Se observssemos uma barra de ferro (Fe) funde-se a ~1500oC colocada sob chumbo (Pb) fundido (a ~300oC), constataramos que, nestas condies, o ferro flutua. A constatao emprica evidencia que a lei do empuxo vale para qualquer outro lquido: apenas quando o corpo mais pesado do que o equivalente em lquido do seu volume, ele afunda. Este "equivalente em lquido" medido em termos do volume do objeto preenchido com o lquido. A anlise quantitativa da lei do empuxo depende das seguintes grandezas:

PL: peso especfico do liquido DL: densidade do liquido (DL=PL) PO: peso do objeto VO: volume do objeto

De forma que, traduzindo em termos matemticos, temos:

Lei emprica do empuxo: se PO>DL*VO, o objeto afunda.

No caso especial de objetos slidos homogneos, compostos de um material de densidade DO, temos PO=DO*VO, de modo que, substituindo na inequao, temos DO*VO>DL*VO, ou seja, se DO>DL o objeto afunda.

Escalas menores, leis diferentes?


Falamos em toras de madeira, lingotes de metal, embarcaes, pessoas... coisas da nossa escala de pesos e tamanhos. E para as abelhas, pernilongos e formigas, para os objetos que eles lidam, tais como pequenos gros de areia, retalhos de gravetos, pedaos de folhas, seus prprios corpos... tudo se passa como para ns?

A flutuao de corpos leves

Conclumos que, apesar de a flutuao dos copos ser sempre explicada pela lei do empuxo, em escalas menores a flutuao dos corpos ainda se deve levar em conta o fenmeno da formao de "canoas invisveis" que dispensam a necessidade de corpos mais leves disporem de uma conformao volumtrica que compense o seu peso.

Uma barra de metal slida certamente no um bom candidato para flutuar em gua. Suponhamos uma barra cilndrica e bem alongada, porm pequena: uma agulha. No experimento "Flutuao da agulha" demonstramos que ela flutua. Mesmo sem saber explicar exatamente porque a agulha pequena flutua (e a grande no), podemos verificar em quais condies (relaes entre medidas) isso ocorre. Com o experimento da agulha podemos construir a seguinte tabela ... A est a condio: objetos lineares com relao peso/comprimento maior que 7, tendem a afundar na gua. Trata-se de uma lei emprica, e a constante do material conhecida como "valor de tenso superficial" do material (a uma dada temperatura).

Hoje diversas reas especficas estudam o tema: "Fsico-Qumica de superfcies", "propriedades de monocamadas de interface", "filmes monomoleculares", "filmes Langmuir-Blodgett", so alguns exemplos.

A forma das bolhas de sabo


O estudo das formas das bolhas e dos filmes de sabo uma rea que tem fascinado crianas, adultos e cientistas, tanto que a primeira monografia escrita sobre este assunto, tambm foi uma importante obra de divulgao cientfica: "Soap Bubbles: Their Colours and the Forces Which Mould Them", 1890, por C.V. Boys.

Caracterizao de uma membrana


Propriedades mecnicas: elasticidade e resistncia ( ruptura). Compare-se o material de uma bexiga de festa de aniversrio com o material de um filme de PVC transparente (aquele para embrulhar alimentos)... o filme de PVC menos elstico porm mais resistente.

... As grandezas que permitem caracterizar membranas so grandezas calculadas em funo da rea, de modo a esta ficar independente do tamanho da rea que se utilizou como referencia para uma dada medida.

Tenso superficial

A tenso superficial impede a moeda de afundar: a moeda muito mais densa que a gua, logo o motivo pela qual ela flutua no pode ser apenas a fora de empuxo. Na Fsica, a tenso superficial um efeito que ocorre na camada superficial de um lquido que leva a sua superfcie a se comportar como uma membrana elstica. As molculas situadas no interior de um lquido so atradas em todas as direes pelas molculas vizinhas e, por isso, a resultante das foras que atuam sobre cada molcula praticamente nula. As molculas da superfcie do lquido, entretanto, sofrem apenas atrao lateral e inferior. Esta fora para o lado e para baixo cria a tenso na superfcie, que faz a mesma comportar-se como uma pelcula elstica. A tenso superficial est presente em situaes interessantes: - Colocando-se cuidadosamente uma pequena agulha sobre a superfcie da gua, observa-se que ela pode permanecer sobre a pelcula superficial sem afundar no lquido, apesar de ser muito mais densa que a gua. - A gota de gua que se forma em uma torneira mantm sua forma devido a elasticidade na superfcie da gota.

Foras em contato, mostrado ponto de contato ngulo superior a 90 ( esquerda) e inferior a 90 ( direita). Este efeito permite que insetos caminhem sobre a gua. Tambm permite que pequenos objetos de metal como agulhas ou lminas flutuem na superfcie da gua. O uso de surfactantes e detergentes rompe a tenso superficial, por reduzir as foras de coeso entre as molculas do lquido. (sem fontes) www.wikipedia.org.br

Filmes finos e membranas


Filmes finos so materiais que se apresentam na forma de pelculas, muito mais finas do que uma folha de papel: eles podem possuir a espessura de uma molcula. Talvez os mais conhecidos filmes finos sejam as bolhas de sabo, e as pelculas de substncias tais como gasolina ou leo que se formam ao espalharem-se numa superfcie a gua, com reflexos coloridos e figuras onduladas.

Contexto histrico
Por serem da to finos (escala de nanmetros), as dificuldades para se comprovar sua estrutura e as teorias que permitiram sua anlise tiveram que aguardar a prpria comprovao da existncia de molculas, que de 1811 (Avogadro) a 1911 (Perrin), ainda estavam sendo debatidas. Dessa forma, apesar de as primeiras noticias que se tem sobre anlise cientfica e medidas de filmes finos, datarem de 1774 (Benjamin Franklin), ~1870 (Lord Rayleigh), e 1891 (Pockels), somente em ~1930 (Langmuir e Blodgett) os primeiros trabalhos completos e aprofundados surgiram. As aplicaes tecnolgicas e o interesse mais amplo pela comunidade cientfica foram ascender apenas na dcadas de 1970 e 1980.

O fenmeno da flutuao dos corpos

Medio do volume de um objeto atravs do seu equivalente em gua.

You might also like