You are on page 1of 1

MATRIZ DE COMPETNCIAS PARA A REDAO DO ENEM

COMPETNCIA
I - Demonstrar domnio da modalidade escrita formal da lngua portuguesa. II - Compreender a proposta de redao e aplicar conceitos das vrias reas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa. "Fuga ao tema/no atendimento estrutura dissertativoargumentativa". Apresenta o assunto, tangenciando o tema, ou demonstra domnio precrio do texto dissertativoargumentativo, com traos constantes de outros tipos textuais. III - Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informaes, fatos, opinies e argumentos em defesa de um ponto de vista. IV - Demonstrar conhecimento dos mecanismos lingusticos necessrios para a construo da argumentao. V Elaborar proposta de interveno para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

NVEIS (NOTAS)

NVEL 0

Demonstra desconhecimento da modalidade escrita formal da lngua portuguesa. Demonstra domnio precrio da modalidade escrita formal da lngua portuguesa, de forma sistemtica, com diversificados e frequentes desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenes da escrita. Demonstra domnio insuficiente da modalidade escrita formal da lngua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenes da escrita. Demonstra domnio mediano da modalidade escrita formal da lngua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenes da escrita. Demonstra bom domnio da modalidade escrita formal da lngua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenes da escrita. Demonstra excelente domnio da modalidade escrita formal da lngua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenes da escrita sero aceitos somente como excepcionalidade e quando no caracterizem reincidncia.

NVEL I

Apresenta informaes, fatos e opinies no relacionados ao tema e sem defesa de um ponto de vista. Apresenta informaes, fatos e opinies pouco relacionados ao tema ou incoerentes e sem defesa de um ponto de vista.

No articula as informaes.

Articula as partes do texto de forma precria.

No apresenta proposta de interveno ou apresenta proposta no relacionada ao tema ou ao assunto. Apresenta proposta de interveno vaga, precria ou relacionada apenas ao assunto.

NVEL II

NVEL III

NVEL IV

NVEL V

Desenvolve o tema recorrendo cpia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domnio insuficiente do texto dissertativoargumentativo, no atendendo estrutura com proposio, argumentao e concluso. Desenvolve o tema por meio de argumentao previsvel e apresenta domnio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposio, argumentao e concluso. Desenvolve o tema por meio de argumentao consistente e apresenta bom domnio do texto dissertativo-argumentativo, com proposio, argumentao e concluso. Desenvolve o tema por meio de argumentao consistente, a partir de um repertrio sociocultural produtivo e apresenta excelente domnio do texto dissertativoargumentativo.

Apresenta informaes, fatos e opinies relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditrios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. Apresenta informaes, fatos e opinies relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. Apresenta informaes, fatos e opinies relacionados ao tema, de forma organizada, com indcios de autoria, em defesa de um ponto de vista. Apresenta informaes, fatos e opinies relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista.

Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequaes e apresenta repertrio limitado de recursos coesivos.

Elabora, de forma insuficiente, proposta de interveno relacionada ao tema, ou no articulada com a discusso desenvolvida no texto.

Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequaes, e apresenta repertrio pouco diversificado de recursos coesivos. Articula as partes do texto com poucas inadequaes e apresenta repertrio diversificado de recursos coesivos.

Elabora, de forma mediana, proposta de interveno relacionada ao tema e articulada discusso desenvolvida no texto.

Elabora bem proposta de interveno relacionada ao tema e articulada discusso desenvolvida no texto.

Articula bem as partes do texto e apresenta repertrio diversificado de recursos coesivos.

Elabora muito bem proposta de interveno, detalhada, relacionada ao tema e articulada discusso desenvolvida no texto.

You might also like