You are on page 1of 7

Doenas Respiratrias

Sinusite
O que :
A sinusite uma inflamao dos seios paranasais que gera sintomas como dor de cabea, corrimento nasal e sensao de peso no rosto. Sua cura pode ser alcanada com a toma de medicamentos e inalao de vapores mas em alguns casos pode-se recorrer cirurgia.

Sinusite contagiosa?
A sinusite no uma doena contagiosa e portanto ela no "se pega".

Sintomas da sinusite

Dor de cabea, que afeta a face, os olhos e o nariz; Sensao de peso na face; Secreo nasal de cor amarelada e espessa; Febre em caso de sinusite aguda; Dor de garganta; Mau hlito e mau cheiro vindo do nariz; Tosse que piora noite.

Tratamento para sinusite


Inclui a toma de medicamentos como antibiticos, antialrgicos ou antifngicos mas os remdios caseiros tambm podem ser utilizados pois trazem alvio imediato dos sintomas. Alguns remdios utilizados so:

Amoxicilina, Loratadina, Clavulanato de Potssio, Sinutab ou Azitromicina.

Estes podem ser utilizados por 8 a 14 dias, enquanto que o tratamento caseiro pode ser feito com inalaes de vapor do ch de camomila e limpar as fossas nasais com soro fisiolgico sempre que for necessrio.

Cura da sinusite
A sinusite no se cura sozinha e para chegar cura da sinusite recomenda-se um bom tratamento. essencial:

Manter o nariz sempre limpo, lavando as narinas com gua e sal; Evitar locais fechados; Ficar longe da fumaa do cigarro, poeira e poluio e Utilizar os medicamentos receitados pelo mdico, seguindo todas as suas orientaes.

Alguns indivduos possuem uma alterao na face que favorece a sinusite e para estes a cura s dever ser alcanada aps a cirurgia da sinusite, que consiste em alargar os espaos da cavidade nasal.

Bronquite
O que :
A bronquite uma inflamao dos brnquios, que pode ser classificada como bronquite aguda ou crnica. Ela gera sintomas como dificuldade para respirar, falta de ar e seu tratamento feito com o uso dirio de medicamentos.

Sintomas da Bronquite
Os sintomas da bronquite so:

Calafrios; Dor nas costas; Pode haver febre; Pode haver dor de garganta; Sons pulmonares ao respirar; Falta de apetite; Tosse seca que se torna produtiva havendo pequenas quantidades de secreo esbranquiada ou amarelada e, a seguir, de volume maior e com colorao amarelada ou esverdeada;

Tratamento para Bronquite


Para o tratamento da bronquite recomenda-se o uso de medicamentos como bronco dilatador, anti-inflamatrios, corticoides, expectorantes e muco lticos. O repouso e a ingesto de bastante lquido so teis para a recuperao. A cultura de escarro pode indicar o tipo de antibitico a ser utilizado para o tratamento, se ela for causada por bactrias e assim o mdico pode receitar o remdio mais apropriado. Fazer exerccios fsicos como a natao importante para controlar a bronquite, mas o indivduo deve ter o cuidado de o fazer numa piscina sem cloro ou com poucas quantidades de cloro. Este tipo de atividade fsica ajuda a aumentar a capacidade pulmonar, retira secrees e melhora o sistema imune. A bronquite aguda pode durar at 1 ms e facilmente solucionada com a toma de anti-inflamatrios e expectorantes. J na bronquite crnica, a tosse pode persistir de 3 meses a 2 anos ou persistir por toda a vida, e merece uma ateno especial por parte do pneumologista.

Bronquite tem cura?


Na maior parte das vezes a bronquite tem cura. Apenas idosos fumantes e indivduos com doenas cardacas ou pulmonares crnicas como a asma, que a bronquite pode tornar-se crnica e no ter cura.

Bronquite pega?
A bronquite no se "pega" e por isso no h transmisso da doena de pessoa para pessoa.

Doenas Circulatrias Varizes


O que ? As varizes so aquelas veias que se dilatam e deixam de ser retas, ficando tortas e saltadas na pele. Segundo o secretrio-geral da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular, Dr. Celso Bregalda Neves, varizes so veias que ns vemos. Ele destaca que o que popularmente chamado de varizes internas no existe, as veias comprometidas que ficam mais profundas nos msculos so tratadas como outra condio venosa chamada de doena das veias profundas. Os vasinhos se diferenciam das varizes apenas em calibre e posio, j que ficam na camada mais superficial da pele e tem 1mm de dimetro, enquanto as varizes apresentam 3mm. As causas e os tratamentos tambm so bem similares. Conhea as causas O principal fator a predisposio familiar, ou seja, a doena passada de gerao em gerao, caso pais, avs e tios apresentem os mesmo sintomas. Em seguida, as mulheres so as mais prejudicadas. Segundo o Dr. Celso Bregalda, so registrados entre 2,5 e 3 casos de mulher com varizes para cada homem com a doena. O motivo so os hormnios femininos que diminuem a fora das paredes das veias, deixando os vasos mais fracos. Por isso, reposio hormonal e mtodos anticoncepcionais podem ajudar com que as varizes apaream antes da hora. Pela mesma razo, durante a gravidez, as chances tambm crescem e, aumentam a cada nova gestao. A idade outro fator de risco. Varizes no so nada comuns em bebs e normalmente comeam a aparecer na puberdade, quando os homens esticam no tamanho e, as mulheres, recebem maior carga de hormnio. Alm disso, o colgeno das veias comea a diminuir com a idade, por isso elas tendem a dilatar mais facilmente. Alm destes fatores naturais, hbitos incorretos tambm so grandes motivos. Ficar muito tempo na mesma posio, seja em p ou sentado, prejudica a circulao do sangue nos membros inferiores.

Alm da obesidade e sedentarismo, em longo prazo, pessoas com intestino preguioso, que por vrios anos, fazem fora para evacuar acabam pressionando as veias nas pernas, aumentando as chances das varizes aparecerem.. Como melhorar a circulao do sangue nas pernas Levantar a cada uma ou duas horas para movimentar os msculos a melhor alternativa. Mas fazer exerccios com as pernas, mesmo sentado, tambm ajuda. Uma das dicas levantar e abaixar os ps, como se estivesse acelerando um carro, por cinco vezes a cada meia hora. Outra maneira, menos agradvel e menos esttica, o uso dos meios elsticos de compresso graduada. Elas fazem presso nos ps e tornozelo ajudando o sangue a subir em direo ao corao. Alm do clssico tamanho 3x4, que vai at abaixo do joelho, h ainda a 7x8, at a coxa e a meia-cala convencional. Atualmente, as marcas investem em cores como preto, brancas e com brilho para sair do bege. Tecidos mais leves tambm tm sido experimentados para diminuir o desconforto. Alm de no ser muito esttico, no calor tambm esquenta, mas muito recomendado o uso da meia, informou o Dr. Celso Bregalda. Como tratar? Os vasinhos manchinhas nas pernas que parecem riscos de caneta - podem ser tratados com aplicao, nas quais substncias so injetadas com agulha e causam a inflamao da veia, sendo depois absorvida pelo organismo. O laser tambm outra opo, procedimento no qual o sangue da veia esquentado at queimar o vaso. No entanto, ao contrrio do que se pensa, lazer di tanto quanto as aplicaes com agulha e, cada nova emisso de luz, d a sensao de uma picada de agulha. No caso das varizes, o mtodo mais comum a retirada das veias dilatadas com procedimento cirrgico. Este mtodo ainda tem o melhor custo benefcio esttico, informou o Dr. Celso Bregalda. A aplicao de espumas segue o mesmo princpio da aplicao dos vasinhos. No entanto, uma desvantagem a possibilidade de ficar manchas na pele, j que como a extenso da veia danificada extensa, pode acontecer de o corpo no conseguir absorv-la por completo. Ao contrrio do laser nos vasinhos (que um disparo), no caso das varizes, injetado uma fibra que vai queimando as veias internamente. A desvantagem tambm a possibilidade de ficarem manchas.

H tambm o mtodo da radiofrequncia, um instrumento que esquenta a ponta e queima a veia por dentro da pele, diminuindo a extenso e podendo eliminar o vaso comprometido. Como prevenir A melhor maneira de prevenir os vasinhos e varizes adotar um estilo de vida saudvel. Evitar o excesso de peso, fazer exerccio aerbico com frequncia , ter uma alimentao balanceada para evitar a sndrome do intestino preguioso, manter a hidratao e usar a meia elstica. No existe remdio para evitar o surgimento das varizes. Existem apenas remdios que melhoram os sintomas, como inchao, dor e cibra, que podem ser usados via oral ou em cremes, e so receitados em situaes bem especificas, comentou o Dr. Celso Bregalda.

Infarto
O que ? O infarto do miocrdio se d quando o suprimento de sangue a uma parte do msculo cardaco reduzido ou cortado totalmente. Isso acontece quando uma artria coronria est contrada ou obstruda, parcial ou totalmente. Com a supresso total ou parcial da oferta de sangue ao msculo cardaco, ele sofre uma injria irreversvel e, parando de funcionar, o que pode levar morte sbita, morte tardia ou insuficincia cardaca com consequncias desde severas limitaes da atividade fsica at a completa recuperao. O infarto do miocrdio a causa mais frequente de morte nos Estados Unidos. O infarto do miocrdio pode tambm acontecer em pessoas que tm as artrias coronrias normais. Isso acontece quando as coronrias apresentam um espasmo, contraindo-se violentamente e tambm produzindo um dficit parcial ou total de oferecimento de sangue ao msculo cardaco irrigado pelo vaso contrado. Esse tipo de espasmo tambm pode acontecer em vasos j comprometidos pela aterosclerose. Sinais de Alarme
Os mais comuns so:

Presso e desconforto, dor em aperto no centro do peito que dura mais do que alguns minutos ou que vai e volta.

Dor do centro do peito que irradia para os ombros, queixo, pescoo e braos, mais frequentemente para o brao esquerdo. Desconforto no peito com sensao de cabea leve, sensao de desmaio, suores e falta de ar.

Os menos comuns so:

Dores atpicas, vagas, na boca do estmago, peito ou barriga. Nusea ou vmitos sem dor no peito. Respirao curta ou dificuldade de respirar, mesmo sem dor no peito. Ansiedade inexplicvel, fraqueza ou fadiga. Palpitaes, suores frios ou palidez, que s vezes vo e voltam.

Tratamento Mdico
O tratamento mdico se compe de medicamentos, medidas dietticas e medidas scias higinicas. Medicamentos - O seu mdico ir decidir qual o mais indicado para o seu caso. Os medicamentos tm efeitos colaterais que podem at agravar uma situao clinica. Existem drogas que so contraindicadas para algumas pessoas e no para outras e drogas que competem entre si, que tm o seu aproveitamento alterado em funo de medicamentos ingeridos para outras doenas. Oua o seu mdico sobre qual medicamento o mais conveniente para o seu caso.
Recomenda-se tratamento mdico para os seguintes casos:

Obstruo de somente uma artria. Obstrues menos severas. Para os pacientes que no tenham crises de angina muito frequentes. Para pacientes que foram internados em crise e que responderam bem ao tratamento e repouso realizado durante a internao.

You might also like