You are on page 1of 4

Universidade Federal do Par Instituto de Letras e Comunicao Faculdade de Comunicao

Caio Vieira dos Santos

Resenha do captulo Transmisso Cultural e Comunicao de Massa do livro Ideologia e Cultura Moderna de J. B. Thompson

Belm PA 2013

RESENHA
TIPO DE PERIDICO: Livro TTULO: Ideologia e Cultura Moderna AUTOR: John B. Thompson ANO DE PUBLICAO: 1995 LOCAL: Rio de Janeiro

REA DE CONHECIMENTO: Comunicao Social / Sociologia

1. IDEIA CENTRAL DO PERIDICO: O livro fala acerca da transmisso cultural e seus aspectos, a evoluo da mdia e a relao de poder que ela exerce na sociedade a partir do aparato institucional. Alm disso, John Brookshire Thompson discorre a respeito do meio tcnico pelo qual essa transmisso realizada e o distanciamento espao-temporal, caractersticas relevantes na difuso de formas simblicas. A par disso, J.B. Thompson relata a respeito da escrita e suas formas de fixao, momento um contexto e continuidade histria no texto para gerar uma compreenso da realidade contempornea, onde ele trata das primeiras plataformas miditicas utilizadas pelo homem, com a escrito em pedras, argila e papiro. Ademais, o texto aponta o perodo de propulso da imprensa e a massificao dos textos escritos, que ocorreu por volta do sculo XV com a consequente utilizao cada vez mais difundida das tcnicas de impresso de Gutemberg, facilitando a reproduo tanto no que diz respeito a velocidade, quanto a quantidade. Por conseguinte, o autor segue sua abordagem a respeito da transmisso cultural e evoluo da mdia levando em conta rdio e TV nesta ele a caracteriza como o principal motivo da decadncia do cinema na dcada de 60 - estadunidenses e ingleses, estabelecendo uma crtica entre a relao publicidade e imprensa, uma dependncia que gera monoplios e oligoplios no s nos pases em questo. Em suma, Thompson percorre todo o espao histrico da mdia e da imprensa desde os escritos em pedras at as tendncias na comunicao atravs de satlites, com analises baseadas nos aspectos da transmisso cultural dados logo no incio do discurso.

2. POSIO DO AUTOR: O autor procura, sistematicamente, embasar suas teorias em outros autores como Anthony Giddens, a fim de trazer pensadores da sociologia para o debate sobre a comunicao. John Brookshire Thompson tece crticas ao longo do texto a respeito da indstria miditica que foi se formando ao longo do tempo, com monoplios e oligoplios, nacionais ou internacionais. Entretanto, assume carter imparcial em um primeiro momento, onde exemplificas os aspectos da transmisso cultural, mesmo em pontos polmicos como mecanismos para implementao restritiva e canais de difuso seletiva, onde apenas apresenta os conceitos, de maneira que no perceptvel nenhum tipo de subjetividade no texto escrito.

3. DILOGO COM AUTORES: Thompson no contrape nenhum ponto de vista de outro autor no decorrer deste capitulo, mas traz a discurso teorias de pensadores como Anthony Giddens para dar sustentao para o seu discurso, mantendo um carter que j foi por ns estudado na matria, onde outras cincias vem tentar explicar o que a comunicao.

4. PROPOSTA DO AUTOR: John B. Thompson busca em seu texto, discutir, com base nos aspectos da transmisso cultural, a evoluo das mdias, o crescimento da comunicao de massa e prope um debate sobre as tendncias da mesma. Isto ocorre seguindo uma sequncia lgica, com apresentao terica, factual e posteriormente, em forma de debate ou crtica.

5. DESTAQUE DE PONTOS IMPORTANTES: Um dos pontos que mais me chamou ateno, foi acerca dos aspectos da transmisso cultural, onde a cada conceito, o leitor podia identificar e a realidade vigente, fazendo assim sua prpria analise mesmo a partir do incio do texto. Outro ponto a ser considerado a forma como Thompson analisou historicamente a imprensa e os meios de comunicao de uma forma mais

ampla, suas anlises econmicas e sociolgicas foram sempre sucintas e diretas, facilitando o entendimento a cada pargrafo.

6. CONSIDERAES PESSOAIS: Pude observar e compreender a forma como a imprensa vem tratando a informao e aps a leitura desde texto, pude compreender de que forma ela a faz, atravs da mecanismos para implementao restritiva e dos canais de difuso seletiva, podemos entender muito do que hoje consideramos independente e institucionalizado e o porqu disso. Alm disso, as discurses com relao concentrao de veculos de comunicao na mo de poucos, seja no exterior, seja no nosso pas, foram bastante elucidativas, pois por meio de pesquisa consegui desconstruir pensamentos de lugar comum e analisar a imprensa de maneira mais crtica.

7. OBSERVAES COMPLEMENTARES:

O carter informativo do texto, levantando dados histricos e tericos para sedimentao do discurso, de nenhuma maneira deve ser percebido como algo sem utilidade alm do ambiente acadmico, discusses como essa devem fazer parte da rotina da social civil organizada como um todo, independente de classe social e grau de escolaridade ou acesso a ela. Pois atravs de materiais como esse, possvel pensar a comunicao, como tem sido feito e como ns queremos, a fim de que o poder simblico e at mesmo o transporte e deteno das formas simblicas no se concentrem em pequenos grupos empresariais ou familiares.

8. REFERNCIA BIBLIOGRFICA: THOMPSON, John. B. Transmisso Cultural e Comunicao de Massa. In: THOMPSON, John. B. Ideologia e Cultura Moderna: Teoria social crtica na era dos meios de comunicao de massa. Ed. 9. Petrpolis, RJ: VOZES, 2011.

You might also like