You are on page 1of 2

Universidade Federal da Bahia Instituto de Geocincias Licenciatura em Geografia (Noturno) Geografia Regional Professor: Jorge Nei Valois Aluno:

Valdemir Vieira

O HORIZONTE DA CRTICA RADICAL. Momento 1 A geografia radical e o uso poltico do espao Yves Lacoste Crticas: A busca de uma nova legitimidade para a pesquisa. Critica a geografia regional pelo carter ultrapassado e deficiente. A Geografia Tradicional no mais vista como ultrapassada, ma como uma utilidade ideolgica. Igualmente Lacoste critica a Nova Geografia pela sua utilidade ideolgica. Lacoste concentra mais suas crticas escola francesa de geografia. Acusava La Blache de despolitizar a geografia e excluir as relaes sociais e de produo. Diz que o conceito de regio restringe a reflexo a uma s escala, negando o capitalismo enquanto fora primordial da organizao espacial. Sugere a rejeio geral de toda escola francesa por ser um saber essencialmente ideolgico. Afirma que a geografia nestes termos aparncia e essncia, ideologia e prtica, geografia dos professores e dos estados maiores. A poltica se insere nas pesquisas geogrficas, sucedendo a economia. A geografia radical anglo-saxnica valoriza a poltica desde o incio. Segundo Lacoste, a anlise marxista na geografia perde capacidade de explicao, pois pode trabalhar apenas com causalidades econmicas ou histricas. Pierre Georges, ainda que marxista, no conseguiu renovar a geografia tradicional. Lacoste afirma que a geografia deve ter seu prprio modelo interpretativo, sem rupturas com o sistema explicativo do marxismo. A geopoltica assume grande importncia e a orientao militar predominou todo o sec. XIX,

Momento 2 A corrente radical marxista Consideravam o saber geogrfico um saber manipulado pelos poderosos. Como no radicalismo francs, acreditava-se que a revoluo cientfica deveria ser validada por uma nova prtica dos gegrafos. A diferena para a crtica francesa, que a anglo-sax na sua maioria de gegrafos, aceitava o marxismo como base do seu estabelecimento. Da obra de Marx, O Capital, foram extradas as matrias fundamentais da pesquisa geogrfica. Segue a mesma receita da geografia quantitativa, lana olhar crtico sobre as precedentes e depois estabelece o que e o que no verdade, conforme sua capacidade de entendimento. Muitas crticas sobre Lablache, inclusive por tentar formalizar uma naturalizao dos processos sociais. A geografia tradicional era vista como uma cincia reacionria que afirmava a natureza imutvel das relaes homem terra. Os gegrafos da geografia tradicional eram chamados de artistas das monografias.

A geografia tradicional foi diversas vezes acusada de cooperar na manuteno das desigualdades, em vez de refletir buscar a origem dos problemas causados pela diferenciao social. O conceito de modo de produo aparece, possibilitando afastar todo o idealismo da anlise geogrfica. A geografia radical busca a utilizao do conceito de espao social, para traduzir a dinmica social de um espao. Com isso ressalta-se a preocupao espacial na produo mercantil, na diviso do trabalho, nos preos de produo, ou nas taxas de lucro. A crtica radical foi-se voltando para as anlises de economia espacial e a geopoltica. Momento 3 As novas perspectivas da anlise marxista A partir dos anos 80 a influncia marxista na geografia levou a crtica radical a dois principais perodos: Um no qual o marxismo tomado ao p da letra, predominando a leitura dos fatores econmicos na organizao do espao e da vida social, com isso as possveis diferenas do espao fsico so diludas na anlise. As anlises urbanas concentram-se na concepo dos conflitos cidade/campo, mas esta viso no se aplica bem a realidade de todos os pases. No outro perodo compreendia-se que a teoria marxista clssica se aplicava ao desenvolvimento capitalista do sc. XIX na Inglaterra, mas era impossvel continuar com o mesmo tipo de anlise um sculo depois, considerando-se a diferena gritante de contextos. Faltava a acrescentar uma dimenso espacial anlise marxista. A entrou Lefebvre para distinguir uma dimenso essencial da construo social da realidade, a produo do espao. A regio, j morta pelos gegrafos, teve sua importncia relembrada devido ao conceito de desenvolvimento espacial desigual. A geografia desta concepo valoriza os temas relacionados cultura e cidadania. Foi redefinido o valor de uma anlise que traga a importncia os valores e o antropocentrismo da vida em sociedade. David Harvey abandona sua viso ortodoxa do marxismo, bem como a pretenso de alcanar uma geografia puramente terica e objetiva. Essa mudana de pensamento o levou do marxismo ao ps-modernismo.

Referncia: GOMES, Paulo Csar da Costa. Geografia e Modernidade. 2 Ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000. Cap. 11, pg. 285 a 303

You might also like