You are on page 1of 43

Exerccios com Gabarito de Portugus Advrbio, Conjuno e Preposio

1) (UFAC-1997) O PRIMO Primeira noite ele conheceu que Santina no era moa. Casado por amor, Bento se desesperou. Matar a noiva, suicidar-se, e deixar o outro sem castigo? Ela revelou que, havia dois anos, o primo Euzbio lhe fizera mal, por mais que se defendesse. De vergonha, prometeu a Nossa Senhora ficar solteira. O prprio Bento no a deixava mentir, testemunha de sua aflio antes do casamento. Santina pediu perdo, ele respondeu que era tarde - noiva de grinalda sem ter direito. (Cemitrio de elefantes. Apud CARNEIRO, Agostinho Dias) "...o primo Euzbio lhe fizera mal..." Nessa frase, a palavra mal est escrita com "l". H, porm, situaes em que ela tambm pode ser escrita com "u". Observe as frases abaixo e, em seguida, assinale a alternativa cuja seqncia preencha adequadamente os espaos em branco. - Para Santina, Euzbio foi um homem____. - Segundo o narrador, Bento fez um _____ casamento. - Bento recebeu muito_____ a revelao de Santina. _____ ouviu a revelao de Santina, Bento decidiu separar-se. a) mau / mal / mal / Mau b) mau / mal / mau / Mal c) mal / mau / mal / Mau d) mal / mal / mau / Mau e) mau / mau / mal / Mal

2) (Fuvest-1998) " preciso agir, e rpido", disse ontem o ex-presidente nacional do partido. A frase em que a palavra sublinhada NO exerce funo idntica de rpido : a) Como estava exaltado, o homem gesticulava e falava alto. b) Mademoiselle ergueu sbito a cabea, voltou-a pro lado, esperando, olhos baixos. c) Estavam acostumados a falar baixo. d) Conversamos por alguns minutos, mas to abafado que nem as paredes ouviram. e) Sim, havamos de ter um oratrio bonito, alto, de jacarand.

O favo da jati no era doce como seu sorriso; nem a baunilha recendia no bosque como seu hlito perfumado. Mais rpida que a ema selvagem, a morena virgem corria o serto e as matas do Ipu, onde campeava sua guerreira tribo, da grande nao tabajara. O p grcil e nu, mal roando, alisava apenas a verde pelcia que vestia a terra com as primeiras guas. Um dia, ao pino do sol, ela repousava em um claro da floresta. Banhava-lhe o corpo a sombra da oiticica, mais fresca do que o orvalho da noite. ....................................................................... Rumor suspeito quebra a harmonia da sesta. Ergue a virgem os olhos, que o sol no deslumbra; sua vista perturba-se. Diante dela, e todo a contempl-la, est um guerreiro estranho, se guerreiro e no algum mau esprito da floresta. Tem nas faces o branco das areias que bordam o mar, nos olhos o azul triste das guas profundas. Ignotas armas e tecidos ignotos cobrem-lhe o corpo. Foi rpido como o olhar o gesto de Iracema. A flecha embebida no arco partiu. Gotas de sangue borbulham na face do desconhecido. De primeiro mpeto, a mo lesta caiu sobre a cruz da espada; mas logo sorriu. O moo guerreiro aprendeu na religio de sua me, onde a mulher smbolo de ternura e amor. Sofreu mais da alma que da ferida. O sentimento que ele ps nos olhos e no rosto, no sei eu. Porm a virgem lanou de si o arco e a uiraaba e correu para o guerreiro, sentida da mgoa que causara. A mo, que rpida ferira, estancou mais rpida e compassiva o sangue que gotejava. Depois Iracema quebrou a flecha homicida; deu a haste ao desconhecido, guardando consigo a ponta farpada. O guerreiro falou: - Quebras comigo a flecha da paz? - Quem te ensinou, guerreiro branco, a linguagem de meus irmos? Donde vieste a estas matas que nunca viram outro guerreiro como tu? - Venho de longe, filha das florestas. Venho das terras que teus irmos j possuram, e hoje tm os meus. - Bem-vindo seja o estrangeiro aos campos dos tabajaras, senhores das aldeias, e cabana de Araqum, pai de Iracema. (Jos de Alencar, do romance Iracema)

3) (UECE-2006) Alm, muito alm daquela serra, que ainda azula no horizonte, nasceu Iracema. Iracema, a virgem dos lbios de mel, que tinha os cabelos mais negros que a asa da grana e mais longos que seu talhe de palmeira.

O p grcil e nu, MAL roando, alisava apenas a verde pelcia que vestia a terra (linhas 10 a 12). Em que alternativa a palavra MAL foi empregada no mesmo sentido da frase do texto a) Mal Iracema viu o guerreiro, disparou a flecha contra ele b) Ao ver o guerreiro ferido, sorrindo para ela, a ndia percebeu que agira mal c) O guerreiro, apesar de falar mal o idioma da ndia, conseguiu comunicar-se d) O guerreiro ferido pela flecha, mal podia caminhar.

1 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

4) (Mack-2005) 01Aurlia pousara a mo no ombro do marido (...), colocou-se 02 diante de seu cavalheiro e entregou-lhe a cintura mimosa. 03 Era a primeira vez, e j tinham mais de seis meses de casados; era 04 a primeira vez que o brao de Seixas enlaava a cintura de Aurlia. Explica05 se pois o estremecimento que ambos sofreram ao mtuo contacto (...). 06 As senhoras no gostam da valsa, seno pelo prazer de 07 sentirem-se arrebatadas no turbilho.(...) Mas justamente a que o 08 est perigo. Esse enlevo inocente da dana entrega a mulher 09 palpitante, inebriada, s tentaes do cavalheiro, delicado embora, 10 mas homem, que ela sem querer est provocando com o casto requebro 11 de seu talhe e traspassando com as tpidas emanaes de seu corpo. Jos de Alencar Assinale a alternativa correta. a) No primeiro pargrafo, entregou forma verbal que expressa ao realizada no passado antes de outra ocorrida tambm no passado. b) O advrbio j (linha 03) est empregado com o mesmo sentido de ainda. c) As expresses de Seixas (linha 04), de Aurlia (linha 04) e da valsa (linha 06) exercem a mesma funo sinttica: objeto indireto. d) Substituindo seno (linha 06) por unicamente, o sentido original no prejudicado. e) O emprego de justamente (linha 07) revela o desejo de preciso na indicao feita.

14. um mancebo da sua tribo, que diariamente vinha 15. caar ou pescar ilha, e vinte vezes j o havia feito 16. sem que de uma s desse f dos olhares ardentes 17. que lhe dardejava a moa. O nome dele era Aoitin; 18. o nome dela era Ahy. 19. A pobre Ahy, que sempre o seguia, ora lhe apanhava 20. as aves que ele matava, ora lhe buscava as flechas 21. disparadas, e nunca um s sinal de reconhecimento 22. obtinha; quando no fim de seus trabalhos, 23. Aoitin ia adormecer na gruta, ela entrava de manso 24. e com um ramo de palmeira procurava, movendo o 25. ar, refrescar a fronte do guerreiro adormecido. Mas 26. tantos extremos eram to mal pagos que Ahy, de 27. cansada, procurou fugir do insensvel moo e fazer 28. por esquec-lo; porm, como era de esperar, nem 29. fugiu-lhe e nem o esqueceu. 30. Desde ento tomou outro partido: chorou. Ou 31. porque a sua dor era to grande que lhe podia 32. exprimir o amor em lgrimas desde o corao at 33. os olhos, ou porque, selvagem mesmo, ela j tinha 34. compreendido que a grande arma da mulher est 35. no pranto, Ahy chorou. MACEDO, Joaquim Manuel de. A Moreninha. So Paulo: tica, 1997, p. 62-63. Que circunstncia indica, no texto, a expresso de cansada (L. 27)? Como o texto justifica essa circunstncia?

5) (FGV-2004) 1. Era no tempo que ainda os portugueses no 2. haviam sido por uma tempestade empurrados para 3. a terra de Santa Cruz. Esta pequena ilha abundava 4. de belas aves e em derredor pescava-se excelente 5. peixe. Uma jovem tamoia, cujo rosto moreno parecia 6. tostado pelo fogo em que ardia-lhe o corao, 7. uma jovem tamoia linda e sensvel, tinha por habitao 8. esta rude gruta, onde ainda ento no se via 9. a fonte que hoje vemos. Ora, ela, que at os quinze 10. anos era inocente como a flor, e por isso alegre 11. e folgazona como uma cabritinha nova, comeou a 12. fazer-se tmida e depois triste, como o gemido da 13. rola; a causa disto estava no agradvel parecer de

6) (Unicamp-2001) A breve tira abaixo fornece um bom exemplo de como o contexto pode afetar a interpretao e at mesmo a anlise gramatical de uma seqncia lingstica. RADICAL CHIC/Miguel Paiva

2 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

(JOO GABRIEL DE LIMA. Falar e escrever, eis a questo. Veja, 7/11/2001, n. 1725) O adjetivo principal (em a principal dificuldade com clareza) permite inferir que a clareza apenas um elemento dentro de um conjunto de dificuldades, talvez o mais significativo. Semelhante inferncia pode ser realizada pelos advrbios: a) avidamente, principalmente, primordialmente. b) sobretudo, avidamente, principalmente. c) avidamente, antigamente, principalmente. d) sobretudo, principalmente, primordialmente. e) principalmente, primordialmente, esporadicamente. 8) (VUNESP-2007) A velha contrabandista Diz que era uma velhinha que sabia andar de lambreta. Todo dia ela passava pela fronteira montada na lambreta, com um bruto saco atrs da lambreta. O pessoal da Alfndega tudo malandro velho comeou a desconfiar da velhinha. Um dia, quando ela vinha na lambreta com o saco atrs, o fiscal da Alfndega mandou ela parar. A velhinha parou e ento o fiscal perguntou assim pra ela: Escuta aqui, vovozinha, a senhora passa por aqui todo dia, com esse saco a atrs. Que diabo a senhora leva nesse saco? A velhinha sorriu com os poucos dentes que lhe restavam e mais os outros, que ela adquirira no odontlogo, e respondeu: areia! A quem riu foi o fiscal. Achou que no era areia nenhuma e mandou a velhinha saltar da lambreta para examinar o saco. A velhinha saltou, o fiscal esvaziou o saco e l s tinha areia. Muito encabulado, ordenou velhinha que fosse em frente. Ela montou na lambreta e foi embora, com o saco de areia atrs. Mas o fiscal ficou desconfiado ainda. Talvez a velhinha passasse um dia com areia e no outro com muamba, dentro daquele maldito saco. No dia seguinte, quando ela passou na lambreta com o saco atrs, o fiscal mandou parar outra vez. Perguntou o que que ela levava no saco e ela respondeu que era areia, uai! O fiscal examinou e era mesmo. Durante um ms seguido o fiscal interceptou a velhinha e, todas as vezes, o que ela levava no saco era areia. Diz que foi a que o fiscal se chateou: Olha, vovozinha, eu sou fiscal de alfndega com 40 anos de servio. Manjo essa coisa de contrabando pra burro. Ningum me tira da cabea que a senhora contrabandista. Mas no saco s tem areia! insistiu a velhinha. E j ia tocar a lambreta, quando o fiscal props: Eu prometo senhora que deixo a senhora passar. No dou parte, no apreendo, no conto nada a ningum, mas a senhora vai me dizer: qual o contrabando que a senhora est passando por aqui todos os dias?

a) Supondo que a fala da moa fosse lida fora do contexto dessa tira, como voc a entenderia? b) Se a fala da moa fosse considerada uma continuao da fala do rapaz, poderia ser entendida como uma nica palavra, de derivao no prevista na lngua portuguesa. Que palavra seria e o que significaria? c) As duas leituras possveis para a fala da moa no esto em contradio; ao contrrio, reforam-se. O que significar essa fala, se fizermos simultaneamente as duas leituras? 7) (ITA-2003) A questo a seguir refere-se ao texto abaixo. () As angstias dos brasileiros em relao ao portugus so de duas ordens. Para uma parte da populao, a que no teve acesso a uma boa escola e, mesmo assim, conseguiu galgar posies, o problema sobretudo com a gramtica. esse o pblico que consome avidamente os fascculos e livros do professor Pasquale, em que as regras bsicas do idioma so apresentadas de forma clara e bem-humorada. Para o segmento que teve oportunidade de estudar em bons colgios, a principal dificuldade com clareza. para satisfazer a essa demanda que um novo tipo de profissional surgiu: o professor de portugus especializado em adestrar funcionrios de empresas. Antigamente, os cursos dados no escritrio eram de gramtica bsica e se destinavam principalmente a secretrias. De uns tempos para c, eles passaram a atender primordialmente gente de nvel superior. Em geral, os professores que atuam em firmas so acadmicos que fazem esse tipo de trabalho esporadicamente para ganhar um dinheiro extra. fascinante, porque deixamos de viver a teoria para enfrentar a lngua do mundo real, diz Antnio Surez Abreu, livre-docente pela Universidade de So Paulo ()

3 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

O senhor promete que no espia? quis saber a velhinha. Juro respondeu o fiscal. lambreta. (Primo Altamirando e Elas.) Muito prxima do texto oral, a crnica um gnero que aproveita alguns recursos tpicos da fala, como a repetio, para estabelecer a coeso textual. No primeiro pargrafo, por exemplo, a palavra velhinha repete-se duas vezes; lambreta, trs vezes. Pensando ainda nos modos de relacionar as palavras, na frase, especifique outra forma de manter a coeso, empregada tambm no primeiro pargrafo do texto. Em seguida, explique a diferena de funo entre o termo a, ocorrente no terceiro pargrafo, e o mesmo vocbulo, no sexto pargrafo.

e) As expresses mal explorada e quase inexplorada (linhas 08 e 09) so tomadas como sinnimas.

10) (ITA-2000) Filme bom filme antigo? Lgico que no, mas A Mmia, de 1932, pe a frase em xeque. Sua refilmagem, com Brendan Fraser no elenco, ainda corre nos cinemas brasileiros, repleta de humor e efeitos visuais. Na de Karl Freund, h a vantagem de Boris Karloff no papel-ttulo, compondo uma mmia aterrorizadora, fiel ao terror dos anos 30. Apesar de alguma precariedade, lana um clima de mistrio que a verso 1999 no conseguiu, tal a nfase dada embalagem. Da nem sempre cinema bom so efeitos especiais deveria ser a tal frase.( PSL) A precria e misteriosa mmia de 32, Folha de S. Paulo, Caderno Ilustrada, 4/8/1999.) Em: tal a nfase dada embalagem e deveria ser a tal frase, os termos em destaque nas duas frases podem ser substitudos, respectivamente, por: a)semelhante; aquela. b) tamanha; essa. c) tamanha; aquela. d) semelhante; essa. e) essa; aquela. 11) (Mack-2004) H no Brasil grandssimas matas de rvores agrestes, cedros, carvalhos, vinhticos, angelins e outras no conhecidas em Espanha, de madeiras fortssimas para se poderem fazer delas fortssimos galees e, o que mais , que da casca de algumas se tira a estopa para se calafetarem e fazerem cordas para enxrcia e amarras, do que tudo se aproveitam os que querem c fazer navios, e se pudera aproveitar el-rei se c os mandara fazer. Obs.: enxrcia - conjunto de cabos e degraus rolios feitos de cabo (corda), madeira ou ferro, que sustentam mastros de embarcaes a vela A passagem que comprova que o autor escreve sobre um espao no qual ele se encontra inserido : a) H no Brasil grandssimas matas de rvores agrestes, cedros ... b) outras no conhecidas em Espanha ... c) o que mais ... d) os que querem c fazer navios ... e) se pudera aproveitar el-rei ...

9) (Mack-2006) Captulo 1 De como Itagua ganhou uma casa de Orates As crnicas da vila de Itagua dizem que em tempos remotos vivera ali um certo mdico, o Dr. Simo Bacamarte, filho da nobreza da terra e o maior dos mdicos do Brasil, de Portugal e das Espanhas. Estudara em Coimbra e Pdua. Aos trinta e quatro anos regressou ao Brasil, no podendo el-rei alcanar dele que ficasse em Coimbra, regendo a universidade, ou em Lisboa, expedindo os negcios da monarquia. A cincia, disse ele a Sua Majestade, o meu emprego nico; Itagua o meu universo. Dito isso, meteu-se em Itagua, e entregou-se de corpo e alma ao estudo da cincia [...]. Foi ento que um dos recantos desta [da medicina] lhe chamou especialmente a ateno, o recanto psquico, o exame da patologia cerebral. No havia na colnia, e ainda no reino, uma s autoridade em semelhante matria, mal explorada ou quase inexplorada. Simo Bacamarte compreendeu que a cincia lusitana, e particularmente a brasileira, podia cobrir-se de louros imarcescveis, expresso usada por ele mesmo, mas em um arroubo de intimidade domstica; exteriormente era modesto, segundo convm aos sabedores. Machado de Assis O alienista Obs.: orate = indivduo louco imarcescvel = que no murcha Assinale a alternativa correta. a) O advrbio ainda (linha 08) equivale, no contexto, a nem mesmo. b) A forma verbal vivera (linha 01) denota ao verbal que ocorre simultaneamente ao citada na orao principal do perodo. c) A orao no podendo el-rei alcanar dele (linha 03) expressa uma conseqncia. d) A conjuno ou (linha 04) foi empregada para expressar idia de dvida.

12) (ITA-2005) Iluso Universitria 1 Houve um tempo em que, ao ser admitido numa faculdade de direito, um jovem via seu futuro praticamente assegurado, como advogado, juiz ou promotor pblico. A situao, como se sabe, hoje

4 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

bastante diversa. Mudaram a universidade, o mercado de trabalho e os estudantes, muitos dos quais inadvertidamente compram a iluso de que o diploma condio necessria e suficiente para o sucesso profissional. 5 A proliferao dos cursos universitrios nos anos 90 e 2000 a um s tempo sintoma e causa dessas mudanas. Um mercado de trabalho cada vez mais exigente passou a cobrar maior titulao dos jovens profissionais. Com isso, aumentou a oferta de cursos e caiu a qualidade. O fenmeno da multiplicao das faculdades e do declnio da qualidade acadmica foi especialmente intenso no campo do direito. Trata-se, afinal, de uma carreira de 10 prestgio, cujo ensino barato. No exige mais do que o professor, livros, uma lousa e o cilindro de giz. Existem hoje 762 cursos jurdicos no pas. Em 1993, eles eram 183. A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) acaba de divulgar a lista das faculdades recomendadas. Das 215 avaliadas, apenas 60 (28%) receberam o nihil obstat. A Ordem levou em conta conceitos do provo e os resultados do seu prprio exame de credenciamento de bacharis. 15 A verdade que nenhum pas do mundo constitudo apenas por advogados, mdicos e engenheiros. Apenas uma elite chega a formar-se nesses cursos. No Brasil, contudo, criou-se a iluso de que a faculdade abre todas as portas. Assim, alunos sem qualificao acadmica para seguir essas carreiras pagam para obter diplomas que no lhes sero de grande valia. mais sensato limitar os cursos e zelar por sua excelncia, evitando paliativos como 20 o exame da Ordem, que hoje absolutamente necessrio para proteger o cidado de advogados incompetentes - o que s confirma as graves deficincias do sistema educacional. (Folha de S. Paulo, 29/01/2004) A universidade s o comeo 1 Na ltima dcada, a universidade viveu uma espcie de milagre da multiplicao dos diplomas. O nmero de graduados cresceu de 225 mil no final dos anos 80 para 325 mil no levantamento mais recente do Ministrio da Educao em 2000. A entrada no mercado de trabalho desse contingente, porm, no vem sendo propriamente 5 triunfal como uma festa de formatura. Engenheiros e educadores, professores e administradores, escritores e sobretudo empresrios tm sussurrado uma frase nos ouvidos dessas centenas de milhares de novos graduados: O diploma est nu. Passaporte tranqilo para o emprego na dcada de 80, o certificado superior vem sendo exigido com cada vez mais vistos. 10 Considerado um dos principais pensadores da educao no pas, o economista Cludio de Moura Castro sintetiza a relao atual do diploma com o mercado de trabalho em uma frase: Ele necessrio, mas no suficiente. O raciocnio simples. Com o aumento do

nmero de graduados no mercado, quem no tem um certificado j comea em desvantagem. Conselheiro-chefe de educao do Banco Interamericano de Desenvolvimento durante 15 anos, ele compara o sem-diploma a algum em um mato sem cachorro no qual os outros usam armas automticas e voc um tacape. Por outro lado, o economista-educador diz que ter um fuzil, seja l qual for, no garante tanta vantagem assim nessa floresta. Para Robert Wong, o diagnstico semelhante. S muda a metfora. Principal executivo na Amrica do Sul da Korn/Ferry International, maior empresa de recrutamento 20 de altos executivos do mundo, ele equipara a formao acadmica com a potncia do motor de um carro. Equilibrados demais acessrios, igualado o preo, o motor pode desempatar a escolha do consumidor. Tudo sendo igual, a escolaridade faz a diferena. Mas assim como Moura Castro, o head hunter defende a idia de que um motor turbinado no abre automaticamente as portas do mercado. Wong conta que no mesmo dia da entrevista 25 Folha [Jornal Folha de S. Paulo] trabalhava na seleo de um executivo para uma multinacional na qual um dos principais candidatos no tinha experincia acadmica. um self-made man. Brasileiro nascido na China, Wong observa que em pases como esses, chamados em desenvolvimento, que existem mais condies hoje para o sucesso de profissionais como esses, de perfil empreendedor. () (Cassiano Elek Machado. A universidade s o comeo. Folha de S. Paulo, 27/07/2002. Disponvel na Internet: http://www1.folha.uol.com.br/folha/sinapse. Data de acesso: 24/08/2004) Assinale a opo que no traduz uma interpretao condizente com os valores dos advrbios terminados em mente. a) A admisso no curso de direito quase garantia uma carreira futura, como advogado, juiz ou promotor pblico. (Texto 1, linha 2) b) Muitos estudantes no esto advertidos quanto iluso de que o diploma a chave do sucesso profissional. (Texto 1, linha 3) c) De todos os cursos superiores, os cursos de direito foram os que mais se multiplicaram nos ltimos anos. (Texto 1, linha 8) d) No h dvida de que o exame da OAB deve ser mantido nos dias atuais. (Texto 1, linha 19) e) A entrada dos graduados no mercado de trabalho no pode ser considerada, nos ltimos anos, uma grande vitria. (Texto 2, linha 4)

13) (ITA-2003) Leia o texto abaixo e assinale a alternativa correta:

5 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

Sonolento leitor, o jogo do Brasil j aconteceu. Como estou escrevendo ontem, no fao idia do que ocorreu. Porm, tentei adivinhar a atuao dos jogadores. Cabe ao leitor avaliar minha avaliao e dar-me a nota final. (TORERO, Jos Roberto. Folha de S. Paulo, 13/06/2002, A1) Com o uso do advrbio em Como estou escrevendo ontem, autor a) marcou que a leitura do texto acontece simultaneamente ao processo de produo do texto. b) adequou esse elemento forma verbal composta de auxiliar + gerndio, para guiar a interpretao do leitor. c) no observou a regra gramatical que impede o uso do verbo no presente com aspecto durativo juntamente com um marcador de passado. d) sinalizou explicitamente que a produo e a leitura do texto acontecem em momentos distintos. e) lanou mo de um recurso que, embora gramaticalmente incorreto, coloca o leitor e o produtor do texto em dois momentos distintos: passado e presente, respectivamente. 14) (FGV-2003) Leia o texto abaixo, fragmento de um conto chamado A nova Califrnia, de Lima Barreto. Depois, responda pergunta correspondente. Ningum sabia donde viera aquele homem. O agente do correio pudera apenas informar que acudia ao nome de Raimundo Flamel (..........). Quase diariamente, o carteiro l ia a um dos extremos da cidade, onde morava o desconhecido, sopesando um mao alentado de cartas vindas do mundo inteiro, grossas revistas em lnguas arrevesadas, livros, pacotes... Quando Fabrcio, o pedreiro, voltou de um servio em casa do novo habitante, todos na venda perguntaram-lhe que trabalho lhe tinha sido determinado. - Vou fazer um forno, disse o preto, na sala de jantar. Imaginem o espanto da pequena cidade de Tubiacanga, ao saber de to extravagante construo: um forno na sala de jantar! E, pelos dias seguintes, Fabrcio pde contar que vira bales de vidros, facas sem corte, copos como os da farmcia - um rol de coisas esquisitas a se mostrarem pelas mesas e prateleiras como utenslios de uma bateria de cozinha em que o prprio diabo cozinhasse. Explique o uso que tm os advrbios donde (Ningum sabia donde viera aquele homem), onde e aonde, segundo a norma culta da lngua portuguesa. Formule uma frase para cada um desses advrbios. 15) (FGV-2004) Leia o texto abaixo; depois, responda pergunta. TEXTO A 1. justa a alegria dos lexiclogos e dos editores 2. quando, ao som dos tambores e das trombetas

3. da publicidade, aparecem a anunciar-nos a entrada 4. de uns quantos milhares de palavras novas 5. nos seus dicionrios. Com o andar do tempo, a 6. lngua foi perdendo e ganhando, tornou-se, em 7. cada dia que passou, simultaneamente mais rica 8. e mais pobre: as palavras velhas, cansadas, fora 9. de uso, resistiram mal agitao frentica das 10. palavras recm-chegadas, e acabaram por cair 11. numa espcie de limbo onde ficam espera da 12. morte definitiva ou, na melhor hiptese, do toque 13. da varinha mgica de um erudito obsessivo ou de 14. um curioso ocasional, que lhe daro (sic) ainda 15. um lampejo breve de vida, um suplemento de 16. precria existncia, uma derradeira esperana. O 17. dicionrio, imagem ordenada do mundo, constrise 18. e desenvolve-se sobre palavras que viveram 19. uma vida plena, que depois envelheceram e definharam, 20. primeiro geradas, depois geradoras, 21. como o foram os homens e as mulheres que as 22. fizeram e de que iriam ser, por sua vez, e ao 23. mesmo tempo, senhores e servos. SARAMAGO, Jos. Cadernos de Lanzarote II.So Paulo: Companhia das Letras, 1999, p. 303/304. Transcreva o fragmento de texto "...por sua vez, e ao mesmo tempo, senhores e servos." (L. 22 e 23), substituindo a expresso sublinhada por um advrbio de mesmo sentido.

16) (UNICAMP-2006) Na sua coluna diria do Jornal Folha de S. Paulo de 17 de agosto de 2005, Jos Simo escreve: No Brasil nem a esquerda direita!. a) Nessa afirmao, a polissemia da lngua produz ironia. Em que palavras est ancorada essa ironia? b) Quais os sentidos de cada uma das palavras envolvidas na polissemia acima referida? c) Comparando a afirmao No Brasil nem a esquerda direita com No Brasil a esquerda no direita, qual a diferena de sentido estabelecida pela substituio de nem por no?

17) (UECE-2002) O DIO DIFERENA milenar o hbito de estranhamento entre os homens. Indivduos que por algum motivo destoam num grupo qualquer costumam provocar sentimentos de antipatia entre aqueles que se sentem iguais entre si - e superiores ao que lhes parece diferente. O racismo, baseado em preconceito, nasce da. Povos mais escuros, mais pobres, menos cultos ou simplesmente de outra etnia sempre foram vtimas de desprezo irracional por parte de coletividades que se consideram superiores na comparao.

6 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

(VEJA. 26/9/2001) O advrbio simplesmente sugere que, no tocante ao bom convvio entre as pessoas, ser de outra etnia, em comparao com ser mais escuro, mais pobre, menos culto, tem a) nenhuma importncia b) igual importncia c) muita importncia d) menos importncia

Quantas vezes no participamos de uma reunio e algum diz vamos parar de discutir, no sentido de pensar e tentar ver o problema de outro ngulo? Quantas vezes a gente simplesmente no enxerga a questo? Se voc realmente quiser ter idias novas, ser criativo, ser inovador e ter uma opinio independente, aprimore primeiro os seus sentidos. Voc estar no caminho certo para comear a pensar. (Stephen Kanitz, Observar e pensar. Veja, 04.08.2004. Adaptado) O advrbio no, em uma frase do texto, empregado de modo enftico, sem o sentido negativo que lhe prprio. Assinale a alternativa em que isso ocorre. a) Na poca no existia internet nem computadores, o mundo era totalmente diferente. b) No que eu seja contra livros, muito pelo contrrio. c) Quase metade das descobertas cientficas surgiu no da lgica [...], mas da simples observao. d) Quantas vezes no participamos de uma reunio e algum diz vamos parar de discutir [...]? e) Quantas vezes a gente simplesmente no enxerga a questo?

18) (FGV-2005) O primeiro passo para aprender a pensar, curiosamente, aprender a observar. S que isso, infelizmente, no ensinado. Hoje nossos alunos so proibidos de observar o mundo, trancafiados que ficam numa sala de aula, estrategicamente colocada bem longe do dia-a-dia e da realidade. Nossas escolas nos obrigam a estudar mais os livros de antigamente do que a realidade que nos cerca. Observar, para muitos professores, significa ler o que os grandes intelectuais do passado observaram gente como Rousseau, Plato ou Keynes. S que esses grandes pensadores seriam os primeiros a dizer esqueam tudo o que escrevi, se estivessem vivos. Na poca no existia internet nem computadores, o mundo era totalmente diferente. Eles ficariam chocados se soubessem que nossos alunos so impedidos de observar o mundo que os cerca e obrigados a ler teoria escrita 200 ou 2000 anos atrs - o que leva os jovens de hoje a se sentir alienados, confusos e sem respostas coerentes para explicar a realidade. No que eu seja contra livros, muito pelo contrrio. Sou a favor de observar primeiro, ler depois. Os livros, se forem bons, confirmaro o que voc j suspeitava. Ou poro tudo em ordem, de forma esclarecedora. Existem livros antigos maravilhosos, com fatos que no podem ser esquecidos, mas precisam ser dosados com o aprendizado da observao. Ensinar a observar deveria ser a tarefa nmero 1 da educao. Quase metade das grandes descobertas cientficas surgiu no da lgica, do raciocnio ou do uso de teoria, mas da simples observao, auxiliada talvez por novos instrumentos, como o telescpio, o microscpio, o tomgrafo, ou pelo uso de novos algoritmos matemticos. Se voc tem dificuldade de raciocnio, talvez seja porque no aprendeu a observar direito, e seu problema nada tem a ver com sua cabea. Ensinar a observar no fcil. Primeiro voc precisa eliminar os preconceitos, ou pr-conceitos, que so a carga de atitudes e vises incorretas que alguns nos ensinam e nos impedem de enxergar o verdadeiro mundo. H tanta coisa que escrita hoje simplesmente para defender os interesses do autor ou grupo que dissemina essa idia, o que assustador. Se voc quer ter uma viso independente, aprenda correndo a observar voc mesmo.

19) (UFAC-1997) O PRIMO Primeira noite ele conheceu que Santina no era moa. Casado por amor, Bento se desesperou. Matar a noiva, suicidar-se, e deixar o outro sem castigo? Ela revelou que, havia dois anos, o primo Euzbio lhe fizera mal, por mais que se defendesse. De vergonha, prometeu a Nossa Senhora ficar solteira. O prprio Bento no a deixava mentir, testemunha de sua aflio antes do casamento. Santina pediu perdo, ele respondeu que era tarde - noiva de grinalda sem ter direito. (Cemitrio de elefantes. Apud CARNEIRO, Agostinho Dias)

Leia com ateno as seguintes frases, reparando nas sublinhas: I. Bento pretendia morar< do lado de c >do tnel. II. <Do lado de l> do povoado, havia uma serra. III. Bento gostava de se encontrar com Santina< neste lugar>. IV. Santina nunca mais foi vista< nesse lugar>. Se substiturmos as expresses sublinhadas por advrbios de sentidos equivalentes, teremos a seguinte seqncia: a) aqum - alm - aqui - a b) alm - aqum - aqui - a c) aqum - alm - ali - aqui d) alm - alm - aqui - a e) alm - aqum - ali - aqui

20) (UFAC-1997) O PRIMO

7 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

Primeira noite ele conheceu que Santina no era moa. Casado por amor, Bento se desesperou. Matar a noiva, suicidar-se, e deixar o outro sem castigo? Ela revelou que, havia dois anos, o primo Euzbio lhe fizera mal, por mais que se defendesse. De vergonha, prometeu a Nossa Senhora ficar solteira. O prprio Bento no a deixava mentir, testemunha de sua aflio antes do casamento. Santina pediu perdo, ele respondeu que era tarde - noiva de grinalda sem ter direito. (Cemitrio de elefantes. Apud CARNEIRO, Agostinho Dias) Na frase "Isso pouco importa, eu j lhe falei bastantes vezes", as palavras sublinhadas so, respectivamente: a) advrbio de intensidade e pronome indefinido. b) pronome indefinido e advrbio de intensidade. c) pronome indefinido e pronome indefinido. d) advrbio de intensidade e advrbio de intensidade. e) advrbio de intensidade, ambas, mas a segunda est grafada erroneamente no plural. 21) (UFPA-1997) OS SAPOS Manuel Bandeira Enfunando os papos, Saem da penumbra. Aos pulos, os sapos. A luz os deslumbra. Em ronco que aterra, Berra o sapo-boi: - "Meu pai foi guerra!" - "No foi!" - "Foi!" - "No foi!" O sapo-tanoeiro Parnasiano aguado, Diz: - "Meu cancioneiro bem martelado. Vede como primo Em comer os hiatos! Que arte! E nunca rimo Os termos cognatos. O meu verso bom Frumento sem joio. Fao rimas com Consoantes de apoio. Vai por cinqenta anos Que lhes dei a norma: Reduzi sem danos A formas a forma. Clame a saparia Em crticas cticas: No h mais poesia Mas h artes poticas..."

Urra o sapo-boi: - "Meu pai foi rei" - "Foi!" - "No foi!" - "Foi" - "No foi!" Brada em um assomo O sapo-tanoeiro: - "A grande arte como Lavor de joalheiro. Ou bem de estatutrio. Tudo quanto belo. Tudo quanto vrio, Canta no martelo". Outros, sapos-pipas (Um mal em si cabe), Falam pelas tripas: -"Sei!" - "No sabe!" - "Sabe!". Longe dessa grita, L onde mais densa A noite infinita Verte a sombra imensa; L, fugido ao mundo, Sem glria, sem f, No perau profundo E solitrio, Que soluas tu, Transido de frio, Sapo cururu Da beira do rio... Na 12 estrofe, 2 verso, encontra-se o advrbio l. Qual ou quais o(s) termo(s) de referncia representa no poema? 22) (FGV-2005) Os tiranos e os autocratas sempre compreenderam que a capacidade de ler, o conhecimento, os livros e os jornais so potencialmente perigosos. Podem insuflar idias independentes e at rebeldes nas cabeas de seus sditos. O governador real britnico da colnia de Virgnia escreveu em 1671: Graas a Deus no h escolas, nem imprensa livre; e espero que no [as] tenhamos nestes [prximos] cem anos; pois o conhecimento introduziu no mundo a desobedincia, a heresia e as seitas, e a imprensa divulgou-as e publicou os libelos contra os melhores governos. Que Deus nos guarde de ambos! Mas os colonizadores norte-americanos, compreendendo em que consiste a liberdade, no pensavam assim. Em seus primeiros anos, os Estados Unidos se vangloriavam de ter um dos ndices mais elevados - talvez o mais elevado de cidados alfabetizados no mundo. Atualmente, os Estados Unidos no so o lder mundial em alfabetizao. Muitos dos que so alfabetizados no

8 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

conseguem ler, nem compreender material muito simples muito menos um livro da sexta srie, um manual de instrues, um horrio de nibus, o documento de uma hipoteca ou um programa eleitoral. As rodas dentadas da pobreza, ignorncia, falta de esperana e baixa auto-estima se engrenam para criar um tipo de mquina do fracasso perptuo que esmigalha os sonhos de gerao a gerao. Ns todos pagamos o preo de mant-la funcionando. O analfabetismo a sua cavilha. Ainda que endureamos os nossos coraes diante da vergonha e da desgraa experimentadas pelas vtimas, o nus do analfabetismo muito alto para todos os demais o custo de despesas mdicas e hospitalizao, o custo de crimes e prises, o custo de programas de educao especial, o custo da produtividade perdida e de inteligncias potencialmente brilhantes que poderiam ajudar a solucionar os dilemas que nos perseguem. Frederick Douglass ensinou que a alfabetizao o caminho da escravido para a liberdade. H muitos tipos de escravido e muitos tipos de liberdade. Mas saber ler ainda o caminho. (Carl Sagan, O caminho para a liberdade. Em O mundo assombrado pelos demnios: a cincia vista como uma vela no escuro. Adaptado) Ainda que endureamos os nossos coraes diante da vergonha e da desgraa experimentadas pelas vtimas, o nus do analfabetismo muito alto para todos os demais. A locuo ainda que e o advrbio muito estabelecem, nesse enunciado, relaes de sentido, respectivamente, de a) restrio e quantidade. b) causa e modo. c) tempo e meio. d) concesso e intensidade. e) condio e especificao. 23) (UFSCar-2002) Soneto de fidelidade (Vinicius de Moraes) De tudo, ao meu amor serei atento Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto Que mesmo em face do maior encanto Dele se encante mais meu pensamento. Quero viv-lo em cada vo momento E em seu louvor hei de espalhar meu canto E rir meu riso e derramar meu pranto Ao seu pesar ou seu contentamento. E assim, quando mais tarde me procure Quem sabe a morte, angstia de quem vive Quem sabe a solido, fim de quem ama Eu possa me dizer do amor (que tive): Que no seja imortal, posto que chama Mas que seja infinito enquanto dure.

Por enquanto (Renato Russo) Mudaram as estaes Nada mudou Mas eu sei que alguma coisa aconteceu T tudo assim, to diferente Se lembra quando a gente Chegou um dia a acreditar Que tudo era pra sempre Sem saber Que o pra sempre Sempre acaba. No segundo verso do poema, no qual o poeta mostra como tratar o seu amor, as expresses com tal zelo, sempre e tanto do, respectivamente, idia de a) modo - intensidade - modo. b) modo - tempo - intensidade. c) tempo - tempo - modo. d) finalidade - tempo - modo. e) finalidade - modo - intensidade. 24) (Fuvest-2002) Talvez parea excessivo o escrpulo do Cotrim, a quem no souber que ele possua um carter ferozmente honrado. Eu mesmo fui injusto com ele durante os anos que se seguiram ao inventrio de meu pai. Reconheo que era um modelo. Argiam-no de avareza, e cuido que tinham razo; mas a avareza apenas a exagerao de uma virtude e as virtudes devem ser como os oramentos: melhor o saldo que o deficit. Como era muito seco de maneiras tinha inimigos, que chegavam a acus-lo de brbaro. O nico fato alegado neste particular era o de mandar com freqncia escravos ao calabouo, donde eles desciam a escorrer sangue; mas, alm de que ele s mandava os perversos e os fujes, ocorre que, tendo longamente contrabandeado em escravos, habituara-se de certo modo ao trato um pouco mais duro que esse gnero de negcio requeria, e no se pode honestamente atribuir ndole original de um homem o que puro efeito de relaes sociais. (Machado de Assis, Memrias pstumas de Brs Cubas) O efeito expressivo obtido em ferozmente honrado resulta de uma inesperada associao de advrbio com adjetivo, que tambm se verifica em: a) sorriso maliciosamente inocente. b) formas graciosamente curvas. c) sistema singularmente espantoso. d) opinio simplesmente abusada. e) expresso profundamente abatida. 25) (Unifesp-2002) Texto I: O Vale de Santarm um destes lugares privilegiados pela natureza, stios amenos e deleitosos em que as plantas, o ar, a situao, tudo est numa harmonia suavssima e perfeita; no h ali nada grandioso nem sublime, mas h uma como simetria de cores, de sons, de

9 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

disposio em tudo quanto se v e se sente, que no parece seno que a paz, a sade, o sossego do esprito e o repouso do corao devem viver ali, reinar ali um reinado de amor e benevolncia. (...) Imagina-se por aqui o den que o primeiro homem habitou com a sua inocncia e com a virgindade do seu corao. esquerda do vale, e abrigado do norte pela montanha que ali se corta quase a pique, est um macio de verdura do mais belo vio e variedade. (...) Para mais realar a beleza do quadro, v-se por entre um claro das rvores a janela meio aberta de uma habitao antiga, mas no dilapidada - (...) A janela larga e baixa; parece mais ornada e tambm mais antiga que o resto do edifcio, que todavia mal se v... (Almeida Garrett, Viagens na minha terra.) Texto II: Depois, fatigado do esforo supremo, [o rio] se estende sobre a terra, e adormece numa linda bacia que a natureza formou, e onde o recebe como um leito de noiva, sob as cortinas de trepadeiras e flores agrestes. A vegetao nessas paragens ostentava outrora todo o seu luxo e vigor; florestas virgens se estendiam ao longo das margens do rio, que corria no meio das arcarias de verdura e dos capitis formados pelos leques das palmeiras. Tudo era grande e pomposo no cenrio que a natureza, sublime artista, tinha decorado para os dramas majestosos dos elementos, em que o homem apenas um simples comparsa. (...) Entretanto, via-se margem direita do rio uma casa larga e espaosa, construda sobre uma eminncia e protegida de todos os lados por uma muralha de rocha cortada a pique. (Jos de Alencar, O guarani.) Texto III: Uma fonte aqui houve; eu no me esqueo De estar a ela um dia reclinado: Ali em vale um monte est mudado: Quanto pode dos anos o progresso! rvores aqui vi to florescentes, Que faziam perptua a primavera: Nem troncos vejo agora decadentes. (Cludio Manuel da Costa, Sonetos-VII.) Com referncia ao texto III, a correlao entre o advrbio de lugar, o objeto que nele se situa e o tempo de existncia (ou vida) deste objeto est correta em a) Aqui = fonte no presente e rvores florescentes no passado. b) Ali = vale no presente e monte no presente. c) Aqui = fonte, rvores florescentes, troncos decadentes no passado. d) Aqui = fonte, rvores florescentes, troncos decadentes no presente. e) Ali = vale no passado e monte no passado. 26) (Fuvest-2004) Texto para a questo a seguir

Olhar para o cu noturno quase um privilgio em nossa atribulada e iluminada vida moderna. (...) Companhias de turismo deveriam criar excurses noturnas, em que grupos de pessoas so transportados at pontos estratgicos para serem instrudos por um astrnomo sobre as maravilhas do cu noturno. Seria o nascimento do turismo astronmico, que complementaria perfeitamente o novo turismo ecolgico. E por que no? Turismo astronmico ou no, talvez a primeira impresso ao observarmos o cu noturno seja uma enorme sensao de paz, de permanncia, de profunda ausncia de movimento, fora um eventual avio ou mesmo um satlite distante (uma estrela que se move!). Vemos incontveis estrelas, emitindo sua radiao eletromagntica, perfeitamente indiferentes s atribulaes humanas. Essa viso pacata dos cus completamente diferente da viso de um astrofsico moderno. As inocentes estrelas so verdadeiras fornalhas nucleares, produzindo uma quantidade enorme de energia a cada segundo. A morte de uma estrela modesta como o Sol, por exemplo, vir acompanhada de uma exploso que chegar at a nossa vizinhana, transformando tudo o que encontrar pela frente em poeira csmica. (O leitor no precisa se preocupar muito. O Sol ainda produzir energia docilmente por mais uns 5 bilhes de anos.) (Marcelo Gleiser, Retalhos csmicos) Na frase O Sol ainda produzir energia (...), o advrbio ainda tem o mesmo sentido que em: a) Ainda lutando, nada conseguir. b) H ainda outras pessoas envolvidas no caso. c) Ainda h cinco minutos ela estava aqui. d) Um dia ele voltar, e ela estar ainda sua espera. e) Sei que ainda sers rico. 27) (FGV-2002) Um cachorro de maus bofes acusou uma pobre ovelhinha de lhe haver furtado um osso. - Para que furtaria eu esse osso - ela - se sou herbvora e um osso para mim vale tanto quanto um pedao de pau? - No quero saber de nada. Voc furtou o osso e vou levla aos tribunais. E assim fez. Queixou-se ao gavio-de-penacho e pediu-lhe justia. O gavio reuniu o tribunal para julgar a causa, sorteando para isso doze urubus de papo vazio. Comparece a ovelha. Fala. Defende-se de forma cabal, com razes muito irms das do cordeirinho que o lobo em tempos comeu. Mas o jri, composto de carnvoros gulosos, no quis saber de nada e deu a sentena: - Ou entrega o osso j e j, ou condenamos voc morte! A r tremeu: no havia escapatria!... Osso no tinha e no podia, portanto, restituir; mas tinha vida e ia entreg-la em pagamento do que no furtara.

10 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

Assim aconteceu. O cachorro sangrou-a, espostejou-a, reservou para si um quarto e dividiu o restante com os juzes famintos, a ttulo de custas (Monteiro Lobato. Fbulas e Histrias Diversas) Leia atentamente a seguinte frase extrada do texto: Ou entrega o osso j e j, ou condenamos voc morte!. Poder-se-ia dispensar uma das formas j dessa frase sem alterar-lhe o sentido? Explique.

29) (UFV-2005)

28) (UFOP-2001) UM CHORINHO EM MENTE Descompassadamente Taquicardicamente Descontroladamente Eu desejei voc Apaixonadamente Lovestoricamente Idolatradamente Eu adorei voc Enfeitiadamente Heliotropicamente Apostolicamente Eu segui voc Resignadamente Cristianissimamente Interminavelmente Eu perdoei voc Astuciosamente Maquiavelicamente Silenciosamente Voc me enredou Insaciavelmente Aracnidicamente Canibalescamente Voc me devorou Indecorosamente Despudoradamente Pornograficamente Voc me enganou Arrasadoramente Desmoralizantemente Definitivamente Voc me aniquilou (Laerte Freire) O texto explora o uso de um mesmo processo de formao de palavras. a) Que processo esse? Explique-o.] b) Que hipteses poderiam ser levantadas a respeito das intenes do autor ao usar esse recurso?

Mas daqui a trinta anos ns que vamos fazer coisas e ocupar cargos. Das alteraes processadas abaixo, aquela em que NO ocorre substancial mudana de sentido : a) Por isso daqui a trinta anos ns que vamos fazer coisas inclusive ocupar cargos. b) Alm disso daqui a trinta anos ns que vamos fazer coisas sem ocupar cargos. c) Tanto que daqui a trinta anos ns que vamos fazer coisas e ocupar cargos. d) No entanto daqui a trinta anos ns que vamos fazer coisas alm de ocupar cargos. e) Portanto daqui a trinta anos ns que vamos fazer coisas assim como ocupar cargos.

30) (UFSCar-2002) O grande clandestino (Anbal Machado) Eu me distraio muito com a passagem do tempo. Chego s vezes a dormir. O tempo ento aproveita e [passa escondido. Mas com que velocidade! Basta ver o estado das coisas depois que desperto: [quase todas fora do lugar, ou desaparecidas; outras [com uma prole imensa; O que preciso nunca dormir, e ficar vigilante, para [obrig-lo ao menos a disfarar a evidncia de suas [metamorfoses. (...) Contudo, no se deve ligar demasiada importncia ao [tempo. Ele corre de qualquer maneira. at possvel que no exista. Seu propsito evidente envelhecer o mundo. Mas a resposta do mundo renascer sempre para o [tempo.

Texto 2 O tempo e os relgios (Ceclia Meireles) Creia-se ou no, todo mundo sente que o tempo passa. No precisamos olhar para o espelho nem para nenhum relgio: o tempo est em nosso corao, e ouve-se; o tempo est em nosso pensamento, e lembrase. Vou matando o tempo, enquanto o tempo no me mata - respondia-me na ndia um grande homem amigo meu, cada vez que perguntava como ia passando. (...) Em todo caso, esses so os tempos grandes. O tempo

11 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

pequeno o dos nossos relgios.

Muitos recursos lingsticos garantem ao texto a sua coeso e expressividade. No texto de Anbal Machado, os termos mas (3 verso) e contudo (6 verso) tm a mesma funo coesiva e expressiva? Justifique a sua resposta. No trecho do texto 2 No precisamos olhar para o espelho nem para nenhum relgio: o tempo est em nosso corao, e ouve-se..., os dois pontos poderiam ser substitudos por um conectivo para ligar as oraes. Reescreva o trecho, explicitando esse elemento de ligao das oraes.

a) substantiva subjetiva b) substantiva objetiva direta c) adverbial causal d) adverbial final e) adjetiva

31) (Faap-1996) Dario vinha apressado, o guarda-chuva no brao esquerdo e, assim que dobrou a esquina, diminuiu o passo at parar, encostando-se parede de uma casa. Foi escorregando por ela, de costas, sentou-se na calada, ainda mida da chuva, e descansou no cho o cachimbo. Dois ou trs passantes rodearam-no, indagando se no estava se sentindo bem. Dario abriu a boca, moveu os lbios, mas no se ouviu resposta. Um senhor gordo, de branco, sugeriu que ele devia sofrer de ataque. Estendeu-se mais um pouco, deitado agora na calada, o cachimbo a seu lado tinha apagado. Um rapaz de bigode pediu ao grupo que se afastasse, deixando-o respirar. E abriu-lhe o palet, o colarinho, a gravata e a cinta. Quando lhe retiraram os sapatos, Dario roncou pela garganta e um fio de espuma saiu do canto da boca. Cada pessoa que chegava se punha na ponta dos ps, embora no pudesse ver. Os moradores da rua conversavam de uma porta outra, as crianas foram acordadas e vieram de pijama s janelas. O senhor gordo repetia que Dario sentara-se na calada, soprando ainda a fumaa do cachimbo e encostando o guarda-chuva na parede. Mas no se via guarda-chuva ou cachimbo ao lado dele. Uma velhinha de cabea grisalha gritou que Dario estava morrendo. Um grupo transportou-o na direo do txi estacionado na esquina. J tinha introduzido no carro metade do corpo, quando o motorista protestou: se ele morresse na viagem? A turba concordou em chamar a ambulncia. Dario foi conduzido de volta e encostado parede - no tinha os sapatos e o alfinete de prola na gravata. (Dalton Trevisan)

32) (Fatec-1997) Quando jovem, Antnio Vieira acreditava nas palavras, especialmente nas que eram ditas com f. No entanto, todas as palavras que ele dissera, nos plpitos, na salas de aula, nas reunies, nas catequeses, nos corredores, nos ouvidos dos reis, clrigos, inquisidores, duques, marqueses, ouvidores, governadores, ministros, presidentes, rainhas, prncipes, indgenas, desses milhes de palavras ditas com esforo de pensamento, poucas - ou nenhuma delas - havia surtido efeito. O mundo continuava exatamente o de sempre. O homem, igual a si mesmo. Ana Miranda, BOCA DO INFERNO

Antnio Vieira acreditava nas palavras. No entanto, poucas palavras haviam surtido efeito. Assinale a alternativa que contm perodo de mesma classificao sinttica que o perodo anterior: a) Vivera como um santo; o que se dizia dele, entretanto, era bem diferente. b) Como no tivera culpa comprovada, Teles de Menezes pde voltar sua terra natal. c) Enquanto isso se passava, na Universidade do Mxico me dedicaram umas concluses de teologia. d) Se lgncio de Loyola estivesse vivo estaria aplaudindo e apoiando seu soldado. e) Afinal, tudo aconteceu por culpa do pedido que meu pai lhe fizera.

33) (Faap-1996) "Mas eu o exasperava tanto QUE se tornara doloroso para mim ser o objeto do dio daquele homem QUE de certo modo eu amava." H no perodo duas oraes que se iniciam com o conectivo QUE. A primeira d idia de: a) condio b) conseqncia c) concesso d) causa e) tempo 34) (FGV-1996) (Transformao de perodos): EXEMPLO: Paulo grande e seu irmo Pedro maior. 1. nexo lgico de comparao; primeira possibilidade: Pedro maior do que Paulo, seu irmo. segunda possibilidade: Paulo menor do que Pedro, seu irmo. O rio Tiet continua sujo e falta gua em So Paulo.

"(1) Cada pessoa / (2) que chegava, / (1) se punha na ponta dos ps, / (3) embora no pudesse ver." H no texto trs oraes, e esto numeradas. A segunda QUE CHEGAVA - subordinada:

12 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

Em trs estruturas diferentes, reconstrua - com duas possibilidades cada - perodo acima, efetuando as alteraes necessrias para estabelecer entre as oraes nexos lgicos de: 1.contraste 2.condicionalidade 3.finalidade

desgosto? Como no nos deixarmos possuir por uma espcie de desencantamento, uma como que fadiga da alma, custa de muito vermos e de vermos muito bem? (GAULTIER, Paul. In: LIMA, Herman. Histria da caricatura no Brasil. Rio de Janeiro: Jos Olympio, 1963.) Porque encontra o riso em seu caminho, a caricatura afinal no tem nada duma arte do riso... Neste trecho, percebemos que o conectivo porque est sendo empregado com um significado diferente do usual. A substituio do conectivo que preserva o sentido original do trecho : a) Se encontrar o riso em seu caminho, ... b) Ainda que encontre o riso em seu caminho, ... c) J tendo encontrado o riso em seu caminho, ... d) Em virtude de encontrar o riso em seu caminho, ... 37) (Mack-2004) De aorcdo com uma pqsieusa de uma uinrvesiddae ignlsea, no ipomtra em qaul odrem as lrteas de uma plravaa etso, a ncia csoia iprotmatne que a piremria e a lmlia lrteas etejasm no lgaur crteo. O rseto pdoe ser uma ttaol bguana que vco pdoe anida ler sem pobrlmea. Itso poqrue ns no lmeos cdaa lrtea isladoa, mas a plaravaa cmoo um tdoo. No, o trecho acima no foi publicado por descuido. Trata-se de uma brincadeira que est circulando na internet, mas que baseada em princpios cientficos: O crebro aplica um sistema de inferncia nos processo de leitura. Esse sistema, chamado sistema de preenchimento, se baseia em pontos nodais ou relevantes, a partir dos quais o crebro completa o que falta ou coloca as partes corretas nos seus devidos lugares, explica o neurologista Benito Damasceno. Esse mecanismo no funciona apenas com a leitura: Quando vemos apenas uma ponta de caneta, por exemplo, somos capazes de inferir que aquilo uma caneta inteira, diz Damasceno. Considere as seguintes afirmaes sobre o segundo pargrafo. I. A conjuno mas permite pressupor que conhecimentos cientficos, geralmente, no se manifestam em brincadeiras. II. A negativa com que iniciado tem a funo de simular um dilogo com o leitor. III. Os dois-pontos introduzem trecho que fundamenta a informao enunciada anteriormente. Assinale a) se todas as afirmativas estiverem corretas. b) se todas as afirmativas estiverem incorretas. c) se apenas I e II estiverem corretas. d) se apenas I e III estiverem corretas. e) se apenas II e III estiverem corretas.

35) (UEPB-2006) Ser atravs da educao que faremos a revoluo no campo. Para tanto necessrio capital. Como Z Amrico podemos dizer: eu sei onde est o dinheiro. O dinheiro existe, mas o que no pode continuar essa roubalheira escancarada... (Correio da Paraba, 24/05/05) Assinale, entre as propostas abaixo, aquela em que a expresso COMO tem a mesma classificao daquele em destaque no trecho citado, mantendo um sentido aproximado. a) O resto calnia, eles so dois velhinhos que dividem uma linda histria de amor, tratam-se de senhor e senhora, como se fazia antigamente, e sempre viveram juntos, embora em domiclios separados, diz a advogada dele, Paule Le Bail. (Veja, n. 23, ano 38, 08/06/05) b) (...) os consumidores mais endinheirados trocam de celular todo ano, em busca de funes mais avanadas, como telas com mais cores e cmaras com resoluo superior. (Veja, n.14, ano 38, 06/04/05) c) Como escolher um plano familiar (...) O primeiro passo ao escolher um plano de descontos em ligaes no celular levantar quanto cada pessoa da famlia usa o telefone. (Veja, n.14, ano 38, 06/04/05) d) O Banco Central estuda como tornar os caixas eletrnicos compatveis entre si. (Veja, n. 23, ano 38, 08/06/05) e) Como todo sucesso tem seu preo, Gislaine convive com ameaas de morte ... e anda escoltada por seguranas. (Veja, n.14, ano 38, 06/04/05)

36) (UERJ-2001) A caricatura no tem por objeto principal fazer rir. Isto to certo que h caricaturas lgubres. Porque encontra o riso em seu caminho, a caricatura afinal no tem nada duma arte do riso, como tm avanado muitos autores, e assim a considera o preconceito corrente. (...) Longe de ser um testemunho da alegria, o prprio exagero caricatural no seno um meio, nas mos do artista, para exprimir seu rancor. No h por que nos surpreendermos com isso. Como, realmente, fora de muito advertidos a respeito daquilo que mascara a mmica social, no cairmos em meditao cheia de

13 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

38) (UEPB-2006) O governo federal no pode tratar igualmente os desiguais, tem de investir mais nas regies que venha possibilitar um crescimento maior e a unificao desses dois Brasis. (Correio da Paraba, 24/05/05) Listamos abaixo (de I a IV) explicaes sobre o termo QUE, sob os aspectos morfolgico e sinttico. Assinale a alternativa (de a a e) que corresponde (s) justificativa(s) possvel(is) quanto escolha do autor no trecho citado: I. QUE uma conjuno consecutiva e estabelece uma relao de resultado ou conseqncia entre investimento nas regies e crescimento dos dois Brasis. II. QUE uma conjuno final (com elipse da preposio para) e estabelece uma relao de finalidade entre investimento nas regies e crescimento dos dois Brasis. III. QUE um pronome relativo e expressa noo de nfase possibilidade de crescimento e unificao dos dois Brasis. IV. QUE um pronome relativo e tem como referente o termo regies. a) Apenas a explicao IV est correta. b) As explicaes III e IV esto corretas. c) Apenas a explicao I est correta. d) Apenas a explicao II est correta. e) As explicaes I e II esto corretas.

39) (Mack-2002) isto de mtodo, sendo, como , uma cousa indispensvel, todavia melhor t-lo sem gravata nem suspensrios, mas um pouco fresca e solta (). Assinale a alternativa correta sobre o fragmento transcrito. a) isto tem o mesmo valor da interjeio presente na frase: Isto! Voc superou brilhantemente o obstculo!. b) A frase sendo uma cousa indispensvel expressa, no contexto, uma condio. c) como constitui recurso para no deixar dvida sobre a afirmao que est sendo articulada. d) todavia pode ser substitudo, sem prejuzo do sentido original, por porque. e) O acento indicativo da crase observado em solta ocorreria corretamente tambm em chegou escrever aos pais.

7. uma jovem tamoia linda e sensvel, tinha por habitao 8. esta rude gruta, onde ainda ento no se via 9. a fonte que hoje vemos. Ora, ela, que at os quinze 10. anos era inocente como a flor, e por isso alegre 11. e folgazona como uma cabritinha nova, comeou a 12. fazer-se tmida e depois triste, como o gemido da 13. rola; a causa disto estava no agradvel parecer de 14. um mancebo da sua tribo, que diariamente vinha 15. caar ou pescar ilha, e vinte vezes j o havia feito 16. sem que de uma s desse f dos olhares ardentes 17. que lhe dardejava a moa. O nome dele era Aoitin; 18. o nome dela era Ahy. 19. A pobre Ahy, que sempre o seguia, ora lhe apanhava 20. as aves que ele matava, ora lhe buscava as flechas 21. disparadas, e nunca um s sinal de reconhecimento 22. obtinha; quando no fim de seus trabalhos, 23. Aoitin ia adormecer na gruta, ela entrava de manso 24. e com um ramo de palmeira procurava, movendo o 25. ar, refrescar a fronte do guerreiro adormecido. Mas 26. tantos extremos eram to mal pagos que Ahy, de 27. cansada, procurou fugir do insensvel moo e fazer 28. por esquec-lo; porm, como era de esperar, nem 29. fugiu-lhe e nem o esqueceu. 30. Desde ento tomou outro partido: chorou. Ou 31. porque a sua dor era to grande que lhe podia 32. exprimir o amor em lgrimas desde o corao at 33. os olhos, ou porque, selvagem mesmo, ela j tinha 34. compreendido que a grande arma da mulher est 35. no pranto, Ahy chorou. MACEDO, Joaquim Manuel de. A Moreninha. So Paulo: tica, 1997, p. 62-63. Observe: A pobre Ahy, que sempre o seguia, ora lhe apanhava as aves que ele matava, ora lhe buscava as flechas disparadas, e nunca um s sinal de reconhecimento obtinha... (L. 19-20-21-22) a) Que diferenas podem ser apontadas entre a palavra ora, nesse trecho, e a palavra hora, que no est no texto? b) Cite outra passagem do texto em que se encontram palavras com o mesmo emprego e sentido semelhante ao de ora, nesse trecho. 41) (ESPM-2006) A morte do livro FERREIRA GULLAR

40) (FGV-2004) 1. Era no tempo que ainda os portugueses no 2. haviam sido por uma tempestade empurrados para 3. a terra de Santa Cruz. Esta pequena ilha abundava 4. de belas aves e em derredor pescava-se excelente 5. peixe. Uma jovem tamoia, cujo rosto moreno parecia 6. tostado pelo fogo em que ardia-lhe o corao,

14 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

A morte do livro como veculo da literatura j foi profetizada vrias vezes na chamada poca moderna. E no por inimigos da literatura, mas pelos escritores mesmos. At onde me lembro, o primeiro a fazer essa profecia foi nada menos que o poeta Guillaume Apollinaire, no comeo do sculo 20. Entusiasmado com a inveno do gramofone (ou vitrola), acreditou que os poetas em breve deixariam de imprimir seus poemas em livros para grav-los em discos, com a vantagem segundo ele, indiscutvel de o antigo leitor, tornado ouvinte, ouvi-los na voz do prprio poeta. [...] De qualquer modo, Apollinaire, que foi um bom poeta, revelara-se um mau profeta, j que os poetas continuaram a se valer do livro para difundir seus poemas enquanto o disco veio servir mesmo foi aos cantores e compositores de canes populares, [...]. O mais recente profeta do fim do livro o romancista norte-americano Philip Roth, que, numa entrevista, fez o prenncio. Na verdade, ele anunciou o fim da prpria literatura e no por falta de escritores, mas de leitores. Certamente, referia-se a certo tipo de literatura, pois obras de fico como O Cdigo Da Vinci e Harry Potter alcanam tiragens de milhes de exemplares em todos os idiomas. Outro fenmeno que contradiz a tese de que as pessoas lem cada vez menos o crescente tamanho dos bestsellers: ultimamente, os volumes ultrapassam as 400 ou 500 pginas, havendo os que atingem mais de 800. Tais dados pem em dvida, mais uma vez, as previses da morte do livro e da literatura. [...] A viso simplificadora consiste em no levar em conta alguns fatores que esto ocultos, mas atuantes na sociedade de massa: fatores qualitativos que a avaliao meramente quantitativa ignora. Comea pelo fato de que so as obras literrias de qualidade, e no as que constituem mero passatempo, que influem na construo do universo imaginrio da poca. indiscutvel que tais obras atingem, inicialmente, um nmero reduzido de leitores, mas verdade tambm que, atravs deles, com o passar do tempo, influem sobre um nmero cada vez maior de indivduos e especialmente sobre aqueles que constituem o ncleo social irradiador das idias. Costumo, a propsito desta discusso, citar o exemplo de um livro de poemas que nasceu maldito: As Flores do Mal, de Charles Baudelaire, cuja primeira edio, em reduzida tiragem, data de 1857. Naquela mesma poca havia autores cujos livros alcanavam tiragens considerveis, que s vezes chegavam a mais de 30 mil exemplares. Esses livros cumpriram sua misso, divertiram os leitores e depois foram esquecidos, como muitos bestsellers de nossa poca. Enquanto isso, o livro de poemas de Baudelaire cuja venda quase foi proibida pela Justia , que vem sendo reeditado e traduzido em todas as lnguas, j deve ter atingido, no total das tiragens, muitos milhes de exemplares. O verdadeiro best-seller ele ou no ? [...] (Folha de So Paulo, 19/03/2006)

No trecho: ...Apollinaire, que foi um bom poeta, revelarase um mau profeta, j que os poetas continuaram a se valer do livro para difundir seus poemas..., o conector em negrito s no possui o mesmo valor semntico de: a) porque. b) conquanto. c) visto que. d) uma vez que. e) como. 42) (Unifesp-2003) A questo a seguir relacionada a uma passagem bblica e a um trecho da cano Clice, realizada em 1973, por Chico Buarque (1944-) e Gilberto Gil (1942-). Texto Bblico Pai, se queres, afasta de mim este clice! Contudo, no a minha vontade, mas a tua seja feita! (Lucas, 22) (in: Bblia de Jerusalm. 7 impresso. So Paulo: Paulus, 1995) Trecho de Cano Pai, afasta de mim esse clice! Pai, afasta de mim esse clice! Pai, afasta de mim esse clice De vinho tinto de sangue. Como beber dessa bebida amarga, Tragar a dor, engolir a labuta, Mesmo calada a boca, resta o peito, Silncio na cidade no se escuta. De que me vale ser filho da santa, Melhor seria ser filho da outra, Outra realidade menos morta, Tanta mentira, tanta fora bruta. ...................................................... (in: www.uol.com.br/chicobuarque/) A frase Contudo, no a minha vontade, mas a tua seja feita! contm dois conectivos adversativos. O conectivo mas estabelece coeso entre a orao a tua [vontade] seja feita e a orao no [seja feita] a minha vontade. O conectivo contudo estabelece coeso entre a) a orao implcita [se no queres] e a orao no [seja feita] a minha vontade. b) a orao se queres e a orao no [seja feita] a minha vontade. c) a orao afasta de mim este clice! e a orao a tua [vontade] seja feita. d) a orao implcita [se no queres] e a orao a tua [vontade] seja feita. e) a orao a tua [vontade] seja feita e a orao no [seja feita] a minha vontade.

15 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

43) (UNIUBE-2002) A questo abaixo refere-se ao texto retirado de Dom Casmurro, de Machado de Assis, transcrito abaixo. Uma noite destas, vindo da cidade para o Engenho Novo, encontrei num trem da Central um rapaz aqui do bairro, que eu conheo de vista e de chapu. Cumprimentou-me, sentou-se ao p de mim, falou da lua e dos ministros, e acabou recitando-me versos. A viagem era curta, e os versos pode ser que no fossem inteiramente maus. Sucedeu, porm, que, como eu estava cansado, fechei os olhos trs ou quatro vezes; tanto bastou para que ele interrompesse a leitura e metesse os versos no bolso. - Continue, disse eu acordando. - J acabei, murmurou ele. - So muito bonitos. Vi-lhe fazer um gesto para tir-los outra vez do bolso, mas no passou do gesto; estava amuado. No dia seguinte entrou a dizer de mim nomes feios, e acabou alcunhando-me Dom Casmurro. Os vizinhos, que no gostam dos meus hbitos reclusos e calados, deram curso alcunha, que afinal pegou. Nem por isso me zanguei. Contei a anedota aos amigos da cidade, e eles, por graa, chamam-me assim, alguns em bilhetes: Dom Casmurro, domingo vou jantar com voc. ___ Vou para Petrpolis, Dom Casmurro; a casa a mesma da Rennia; v se deixas essa caverna do Engenho Novo, e vai l passar uns quinze dias comigo. ___ Meu caro Dom Casmurro, no cuide que o dispenso do teatro amanh; venha e dormir aqui na cidade; dou-lhe camarote, doulhe ch, dou-lhe cama; s no lhe dou moa. No consultes dicionrios. Casmurro no est aqui no sentido que eles lhe do, mas no que lhe ps o vulgo de homem calado e metido consigo. Dom veio por ironia, para atribuir-me fumos de fidalgo. Tudo por estar cochilando! Tambm no achei melhor ttulo para a minha narrao ___ se no tiver outro daqui at ao fim do livro, vai este mesmo. O meu poeta do trem ficar sabendo que no lhe guardo rano. E com pequeno esforo, sendo o ttulo seu, poder cuidar que a obra sua. H livros que apenas tero isso dos seus autores; alguns nem tanto. Sucedeu, porm, que, como eu estava cansado, fechei os olhos trs ou quatro vezes... Assinale a alternativa que melhor corresponde ao trecho destacado acima. a) apesar de eu estar cansado. b) enquanto eu estava cansado. c) porque eu estava cansado. d) embora eu estivesse cansado.

Pneumotrax Febre, hemoptise, dispnia e suores noturnos. A vida inteira que podia ter sido e que no foi. Tosse, tosse, tosse. Mandou chamar o mdico: - Diga trinta e trs. - Trinta e trs... trinta e trs... trinta e trs... - Respire. ............................................................................................... .... - O senhor tem uma escavao no pulmo esquerdo e o pulmo direito infiltrado. - Ento, doutor, no possvel tentar o pneumotrax? - No. A nica coisa a fazer tocar um tango argentino. (Manuel Bandeira, Libertinagem) Em uma de suas ocorrncias, no poema Pneumotrax, a conjuno e poderia ser substituda por mas, sem prejuzo semntico. Essa possibilidade verifica-se em a) dispnia, e suores noturnos b) trinta e trs... trinta e trs c) Diga trinta e trs d) pulmo esquerdo e o pulmo direito e) ter sido e que no foi 45) (UFES-2002) Ainda que mal Carlos Drummond de Andrade Ainda que mal pergunte, ainda que mal respondas; ainda que mal te entenda, ainda que mal repitas; ainda que mal insista, ainda que mal desculpes; ainda que mal me exprima, ainda que mal me julgues; ainda que mal me mostre, ainda que mal me vejas; ainda que mal te encare, ainda que mal te furtes ainda que mal te siga, ainda que mal te voltes; ainda que mal te ame, ainda que mal o saibas; ainda que mal te agarre, ainda que mal te mates; ainda assim te pergunto e me queimando em teu seio, me salvo e me dano: amor. O termo que introduz a maioria dos versos do texto acima estabelece relao de a) comparao. b) condio. c) concesso. d) conformidade. e) finalidade.

44) (Unifesp-2003) A questo seguinte baseia-se no poema Pneumotrax, do modernista Manuel Bandeira (18861968).

16 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

46) (Fuvest-2000) Ao se discutirem as idias expostas na assemblia, chegou-se seguinte concluso: pr em confronto essas idias com outras menos polmicas seria avaliar melhor o peso dessas idias , luz do princpio geral que vem regendo as mesmas idias. a) Transcreva o texto, substituindo as expresses sublinhadas por pronomes pessoais que lhes sejam correspondentes e efetuando as alteraes necessrias. b) Reescreva a orao Ao se discutirem as idias expostas na assemblia, introduzindo-a pela conjuno adequada e mantendo a correlao entre os tempos verbais. 47) (Mack-1996) Assinale a alternativa que apresenta a seqncia correta para preencher as lacunas. ______ estivesse adoentado, compareceu a todas as reunies, ______ no pde prestar grande colaborao, ______ estava sem energia ______ participar dos debates. a) todavia - porque - mas - a fim de b) mesmo que - pois - mas - para c) ainda que - logo - embora - para d) embora - mas - pois - para e) apesar de que - pois - porque - para 48) (IBMEC-2007) Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas. Deu-me alguns motivos ________ me pareciam inconsistentes. As informaes ________ dependo so sigilosas. Lembro-me ________ ele s usava camisas brancas. Feliz do pai ________ filhos so ajuizados. Vivemos um momento ________ os graves problemas econmicos impedem uma maior mobilidade social. a) cujos, nas quais, de que, cujo os, no qual b) que, das quais, de que, cujos, em que c) os quais, de que, que, o qual, onde d) que, de que, que, cujos, onde e) dos quais, de que, que, de cujos, no qual

Montes Claros cresceu tanto, ficou urbe to notria, prima-rica do Rio de Janeiro, que j tem cinco favelas por enquanto, e mais promete. (Carlos Drummond de Andrade) No trecho Montes Claros cresceu tanto,/ (...),/ que j tem cinco favelas, a palavra que contribui para estabelecer uma relao de conseqncia. Dos seguintes versos, todos de Carlos Drummond de Andrade, apresentam esse mesmo tipo de relao: a) Meu Deus, por que me abandonaste / se sabias que eu no era Deus / se sabias que eu era fraco. b) No meio-dia branco de luz uma voz que aprendeu / a ninar nos longes da senzala - e nunca se esqueceu / chamava para o caf. c) Teus ombros suportam o mundo / e ele no pesa mais que a mo de uma criana. d) A ausncia um estar em mim. / E sinto-a, branca, to pegada, aconchegada nos meus braos, / que rio e dano e invento exclamaes alegres. e) Penetra surdamente no reino das palavras. / L esto os poemas que esperam ser escritos.

51) (Fuvest-2001) Considerando-se a relao lgica existente entre os dois segmentos dos provrbios adiante citados, o espao pontilhado NO poder ser corretamente preenchido pela conjuno mas, apenas em: a) Morre o homem, () fica a fama. b) Reino com novo rei () povo com nova lei. c) Por fora bela viola, () por dentro po bolorento. d) Amigos, amigos! () negcios parte. e) A palavra de prata, () o silncio de ouro. 52) (UNIFESP-2005) Considere as afirmaes:

49) (UEL-1995) Assinale a letra correspondente alternativa que preenche corretamente as lacunas da frase apresentada. A viso ..... dos fatos explica ..... apenas alguns alunos foram premiados. a) destorcida - porque. b) distorcida - por que. c) distorcida - porque. d) destorcida - por que. e) destorcida - porqu.

50) (ENEM-2004) Cidade grande Que beleza, Montes Claros. Como cresceu Montes Claros. Quanta indstria em Montes Claros.

17 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

A expresso sublinhada no trecho ...ou ainda porque apresentam alguma dificuldade, muito embora no sejam nem boas nem teis em si pode ser substituda, sem prejuzo para o sentido, por a) desde que. b) contanto que. c) uma vez que. d) a no ser que. e) se bem que.

(Veja, 12.05.2004.) I. Os pronomes sua e seu referem-se ao receptor da mensagem, que pode ser uma pessoa do sexo masculino ou do sexo feminino. II. Se a conjuno Quando fosse substituda por Se, os verbos teriam outra flexo. III. Embora possua classificao gramatical diferente da conjuno Quando, Se poderia configurar na propaganda, pois apresentaria a idia de forma coerente. IV. Num nvel de linguagem bastante informal, a ltima frase poderia assumir a seguinte forma: Facinho agradar sua me, n? Esto corretas somente as afirmaes: a) I e II. b) II e IV. c) III e IV. d) I, II e III. e) I, III e IV.

54) (Fuvest-1998) Detenho-me diante de uma lareira e olho o fogo. gordo e vermelho, como nas pinturas antigas; remexo as brasas com o ferro, baixo um pouco a tampa de metal e ento ele chia com mais fora, estala, raiveja, grunhe. Abro: mais intensos clares vermelhos lambem o grande quarto e a grande cmoda velha parece regozijar-se ao receber a luz desse honesto fogo. H chamas douradas, pinceladas azuis, brasas rubras e outras cor-de-rosa, numa delicadeza de guache. L no alto, todas as minhas chamins devem estar fumegando com seus penachos brancos na noite escura; no a lenha do fogo, toda a minha fragata velha que estala de popa a proa, e vai partir no mar de chuva. Dentro, leva clidos coraes. A mesma relao semntica assinalada pela conjuno e na frase "Detenho-me diante de uma lareira e olho o fogo" encontra-se tambm em: a) E, a cada dia, voc tem mais lugares onde pode contar com a comodidade de pagar suas despesas com cartes de crdito. b) Realizada pela primeira vez em outubro do ano passado, a Semana de Arte e Cultura da USP tenta conquistar seu espao na agenda cultural de So Paulo. c) Carro quebra no meio da estrada e casal pede ajuda a um motorista que passa pelo local. d) Quisera falar com o ladro, e nada fizera. e) E seu irmo Dito o dono daqui? 55) (PUC-SP-2005) CARNAVAL E ento chegava o Carnaval, registrando-se grandes comemoraes ao Festival de Besteira. Em Goinia o folio Cndido Teixeira de Lima brincava fantasiado de Papa Paulo VI e provava no salo que no to cndido assim, pois aproveitava o mote da marcha Mscara Negra e beijava tudo que era mulher que passasse dando sopa. Um padre local, por volta da meia-noite, recebeu uma denncia e foi para o baile, exigindo da Polcia que o Papa de araque fosse preso. Em seguida, declarou: Brincar o Carnaval j um pecado grave. Brincar fantasiado de Papa uma blasfmia terrvel. O caso morreu a e nunca mais se soube o que era mais blasfmia: um cidado se fantasiar de Papa ou o piedoso sacerdote encanar o Sumo Pontfice. E enquanto todos pulavam no salo, o dlar pulava no cmbio. H coisas inexplicveis! At hoje no se sabe por

53) (FUVEST-2007) Das vs sutilezas Os homens recorrem por vezes a sutilezas fteis e vs para atrair nossa ateno. (...) Aprovo a atitude daquele personagem a quem apresentaram um homem que com tamanha habilidade atirava um gro de alpiste que o fazia passar pelo buraco de uma agulha sem jamais errar o golpe. Tendo pedido ao outro que lhe desse uma recompensa por essa habilidade excepcional, atendeu o solicitado, de maneira prazenteira e justa a meu ver, mandando entregar-lhe trs medidas de alpiste a fim de que pudesse continuar a exercer to nobre arte. prova irrefutvel da fraqueza de nosso julgamento apaixonarmonos pelas coisas s porque so raras e inditas, ou ainda porque apresentam alguma dificuldade, muito embora no sejam nem boas nem teis em si. Montaigne, Ensaios.

18 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

que foi durante o Carnaval que o Governo aumentou o dlar, fazendo muito rico ficar mais rico. E, porque o Ministro do Planejamento e seus cmplices, alis, digo, seus auxiliares, aumentaram o dlar e desvalorizaram o cruzeiro em pleno Carnaval, passaram a ser conhecidos por Acadmicos do Cruzeiro - numa homenagem tambm aos salgueirenses que, no Carnaval de 1967, entraram pelo cano. (PRETA, Stanislaw Ponte.FEBEAP 2 - 2- Festival de Besteira que Assola o Pas. 9- edio. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1993, p. 32) Observe o enunciado a seguir: Em Goinia o folio Cndido Teixeira de Lima brincava fantasiado de Papa Paulo VI e provava no salo que no to cndido assim, pois aproveitava o mote da marcha Mscara Negra e beijava tudo que era mulher que passasse dando sopa. As oraes sublinhadas, em relao s anteriores, indicam, respectivamente, a idia de a) adio e finalidade. b) meio e fim. c) alternncia e oposio. d) adio e causa. e) explicao e concluso. 56) (PUC - RJ-2006) Entre a desordem carnavalesca, que permite e estimula o excesso, e a ordem, que requer a continncia e a disciplina pela obedincia estrita s leis, como que ns, brasileiros, ficamos? Qual a nossa relao e a nossa atitude para com e diante de uma lei universal que teoricamente deve valer para todos? Como procedemos diante da norma geral, se fomos criados numa casa onde, desde a mais tenra idade, aprendemos que h sempre um modo de satisfazer nossas vontades e desejos, mesmo que isso v de encontro s normas do bom senso e da coletividade em geral? Num livro que escrevi - Carnavais, malandros e heris , lancei a tese de que o dilema brasileiro residia numa trgica oscilao entre um esqueleto nacional feito de leis universais cujo sujeito era o indivduo e situaes onde cada qual se salvava e se despachava como podia, utilizando para isso o seu sistema de relaes pessoais. Haveria assim, nessa colocao, um verdadeiro combate entre leis que devem valer para todos e relaes que evidentemente s podem funcionar para quem as tem. O resultado um sistema social dividido e at mesmo equilibrado entre duas unidades sociais bsicas: o indivduo (o sujeito das leis universais que modernizam a sociedade) e a pessoa (o sujeito das relaes sociais, que conduz ao plo tradicional do sistema). Entre os dois, o corao dos brasileiros balana. E no meio dos dois, a malandragem, o jeitinho, e o famoso e antiptico sabe com quem est falando? seriam modos de enfrentar essas contradies e paradoxos de modo tipicamente brasileiro. [...]

De fato, como que reagimos diante de um proibido estacionar, proibido fumar, ou diante de uma fila quilomtrica? Como que se faz diante de um requerimento que est sempre errado? Ou diante de um prazo que j se esgotou e conduz a uma multa automtica que no foi divulgada de modo apropriado pela autoridade pblica? Ou de uma taxao injusta e abusiva que o Governo novamente decidiu instituir de modo drstico e sem consulta? Nos Estados Unidos, na Frana e na Inglaterra, somente para citar trs bons exemplos, as regras ou so obedecidas ou no existem. Nessas sociedades, sabe-se que no h prazer algum em escrever normas que contrariam e, em alguns casos, aviltam o bom senso e as regras da prpria sociedade, abrindo caminho para a corrupo burocrtica e ampliando a desconfiana do poder pblico. Assim, diante dessa enorme coerncia entre a regra jurdica e as prticas da vida diria, o ingls, o francs e o norte-americano param diante de uma placa de trnsito que ordena parar, o que - para ns - parece um absurdo lgico e social, pelas razes j indicadas. Ficamos, pois, sempre confundidos e, ao mesmo tempo, fascinados com a chamada disciplina existente nesses pases. Alis, curioso que a nossa percepo dessa obedincia s leis universais seja traduzida em termos de civilizao e disciplina, educao e ordem, quando na realidade ela decorrente de uma simples e direta adequao entre a prtica social e o mundo constitucional e jurdico. isso que faz a obedincia que tanto admiramos e, tambm, engendra aquela confiana de que tanto sentimos falta. Porque, nessas sociedades, a lei no feita para explorar ou submeter o cidado, ou como instrumento para corrigir e reinventar a sociedade. L, a lei um instrumento que faz a sociedade funcionar bem e isso - comeamos a enxergar - j um bocado! Claro est que um dos resultados dessa confiana uma aplicao segura da lei que, por ser norma universal, no pode pactuar com o privilgio ou com a lei privada, aquela norma que se aplica diferencialmente se o crime ou a falta foi cometida por pessoas diferencialmente situadas na escala social. Isso que ocorre diariamente no Brasil, quando, digamos, um bacharel comete um assassinato e tem direito a priso especial e um operrio, diante da mesma lei, no tem igual direito porque no , obviamente, bacharel... A destruio do privilgio engendrou uma justia gil e operativa na base do certo ou errado. Uma justia que no aceita o mais-ou-menos e as indefectveis gradaes e hierarquias que normalmente acompanham a ritualizao legal brasileira, que para todos os delitos estabelece virtualmente um peso e uma escala. [Fragmento de O modo de navegao social: a malandragem e o `jeitinho, cap. 7 de O que faz o Brasil, Brasil, de Roberto DaMatta]

a) Em apenas um dos perodos abaixo, a conjuno se pode ser substituda pela conjuno condicional caso, sem

19 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

alterar o sentido original do texto. Selecione o perodo em que isso ocorre e reescreva o trecho sublinhado, substituindo se por caso. Faa as adaptaes necessrias. Perodo 1: Como procedemos diante da norma geral, se fomos criados numa casa onde, desde a mais tenra idade, aprendemos que h sempre um modo de satisfazer nossas vontades e desejos, mesmo que isso v de encontro s normas do bom senso e da coletividade em geral? (linhas 3-6) Perodo 2: Claro est que um dos resultados dessa confiana uma aplicao segura da lei que, por ser norma universal, no pode pactuar com o privilgio ou a lei privada, aquela norma que se aplica diferencialmente se o crime ou a falta foi cometida por pessoas diferencialmente situadas na escala social. (linhas 35-38) b) A construo abaixo ambgua. Reescreva-a de forma a eliminar a ambigidade, escolhendo uma de suas leituras possveis. O deputado que tinha alegado imunidade parlamentar na semana passada foi preso.

No, acho que ests s fazendo de conta, Te dei meus olhos pra tomares conta, Agora conta como hei de partir... (Tom Jobim - Chico Buarque) Examinando-se aspectos construtivos deste texto, verificase que a) todas as ocorrncias da conjuno se expressam uma condio, com o sentido de no caso de. b) o emprego de como, no incio da quarta estrofe, uma retomada de como hei de partir, da primeira estrofe. c) A repetio de conta, na ltima estrofe, reitera a mesma idia do custo que a separao representa para o sujeito. d) o emprego da vrgula depois de No, na ltima estrofe, facultativo, uma vez que a partcula negativa tem aqui o valor de uma simples nfase. e) o efeito dramtico nele obtido nasce da reiterada oposio entre aes transcorridas no passado. 59) (ETEs-2007) Faamos as pazes com a Terra (fragmento) O chamado que nos feito hoje para pormos fim guerra contra a natureza por uma solidariedade sem precedentes com as geraes futuras. Ser que, para chegar a isso, a humanidade precisar selar um novo pacto, um contrato natural de co-desenvolvimento com o planeta, assinando um armistcio com a natureza? Precisamos da sabedoria necessria para defender uma tica para o futuro, pois, se quisermos fazer as pazes com a Terra, essa tica ter que prevalecer. Este planeta o nosso reflexo: se ele est ferido, ns estamos feridos; se ele est mutilado, a humanidade tambm est. (MATSUURA, Kochiro. Faamos as pazes com a Terra. In: Folha de S. Paulo, 4 de jul. 2007.) Mos dadas No serei o poeta de um mundo caduco. Tambm no cantarei o mundo futuro. Estou preso vida e olho meus /companheiros. Esto taciturnos mas nutrem /grandes esperanas. Entre eles, considero a enorme realidade. O presente to grande, no nos afastemos. No nos afastemos muito, /vamos de mos dadas. No serei o cantor de uma mulher, /de uma histria, no direi os suspiros ao anoitecer, /a paisagem vista da janela, no distribuirei entorpecentes ou /cartas de suicida, no fugirei para as ilhas nem serei /raptado por serafi ns. O tempo a minha matria, o tempo /presente, os homens presentes, a vida presente.

57) (Mack-2005) Eu tambm j fui brasileiro moreno como vocs. Ponteei viola, guiei forde e aprendi na mesa dos bares que o nacionalismo uma virtude. Mas h uma hora em que os bares se fecham e todas as virtudes se negam. Carlos Drummond de Andrade Assinale a alternativa que apresenta conjuno com sentido equivalente ao de Mas (sexto verso). a) Anda que anda at que desanda. b) No s venceu mas tambm convenceu. c) Mas que beleza, Dona Creuza! d) Atirou-se do vigsimo stimo andar e no se feriu. e) H sempre um mas em nossos discursos. 58) (Fuvest-2003) Eu te amo Ah, se j perdemos a noo da hora, Se juntos j jogamos tudo fora, Me conta agora como hei de partir... Se, ao te conhecer, dei pra sonhar, fiz tantos desvarios, Rompi com o mundo, queimei meus navios, Me diz pra onde que inda posso ir... (...) Se entornaste a nossa sorte pelo cho, Se na baguna do teu corao Meu sangue errou de veia e se perdeu... (...) Como, se nos amamos como dois pagos, Teus seios inda esto nas minhas mos, Me explica com que cara eu vou sair...

20 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

(DRUMMOND DE ANDRADE, Carlos. Mos dadas. In: Sentimento do Mundo. Record.) Assinale a alternativa em cujo verso a conjuno expressa oposio entre as idias. a) Tambm no cantarei o mundo futuro. b) Estou preso vida e olho meus companheiros. c) Esto taciturnos mas nutrem grandes esperanas. d) no distribuirei entorpecentes ou cartas de suicida e) no fugirei para as ilhas nem serei raptado por serafins.

60) (FGV-1997) Figurou recentemente, num jornal da cidade, a frase abaixo: "Embora fosse prolixo, o apresentador ultrapassou o tempo previsto." Examine atentamente o sentido dessa frase. Se for o caso, corrija-a no que for necessrio e explique o porqu da correo. Caso voc considere correta a frase, escreva apenas: A frase est correta.

I. Podero aposentar-se os trabalhadores com 65 anos e 30 anos de contribuio para o INSS. II. Podero aposentar-se os trabalhadores com 65 anos ou 30 anos de contribuio para o INSS. Aponte a alternativa que apresenta a interpretao que NO pode ser feita a partir dessas sentenas: a) de acordo com (I), para aposentar-se, uma pessoa deve ter simultaneamente, pelo menos, 65 anos de idade e, pelo menos, 30 anos de contribuio para o INSS. b) de acordo com (II), para aposentar-se, uma pessoa deve ter simultaneamente, pelo menos, 65 anos de idade e, pelo menos, 30 anos de contribuio para o INSS. c) de acordo com (II), uma pessoa que tenha 65 anos de idade e 5 anos de contribuio para o INSS poder se aposentar. d) de acordo com (II), para aposentar-se, basta que uma pessoa tenha 65 anos de idade, pelo menos. e) de acordo com (II), para aposentar-se, basta que uma pessoa tenha contribudo para o INSS por, pelo menos, 30 anos.

61) (Mack-2001) Flores Me mandam flores. Uma das curiosidades de minha vida. Sempre me mandam flores. Essas rosas, a h trs dias, vieram botes, abriram, j esto se despedindo. Rose, elle a vcu ce que vivent les roses, lespace dun matin.* Uma amiga me diz que aspirina prolonga a vida dessas flores, gentil desce at farmcia, volta, enche de gua o jarro (as mulheres sempre descobrem que a gente tem um jarro), pe dentro dois comprimidos. Fico olhando as flores e os gestos - h um terno eterno feminino nessa conjugao. As folhas firmam um pouco seu verde, as ptalas se enrijecem ligeiramente, ou s impresso? Tudo possvel, quando a alma no pequena. Estendo a mo espalmada significativamente, recebo tambm dois comprimidos, meio copo dgua, engulo. Amanh desabrocho. * Rosa, ela superou o tempo que vivem as rosas, o espao de uma manh. Millr Fernandes Tudo vale a pena / Se a alma no pequena. O se, no verso acima, equivale ao destacado em: a) Queria saber se o livro este encapado de verde. b) Diante do colega, ele se recusou a pedir desculpas. c) Ele , como se sabe, o maior especialista na decodificao desse tipo de sinal. d) Se voc o encontrar, diga que estou com saudades dele. e) No se fizeram os trabalhos, conforme o combinado. 62) (ITA-2003) H algum tempo, apareceu na imprensa a notcia de uma controvrsia sobre a Lei de Aposentadoria, envolvendo duas teses que podem ser expressas nas sentenas abaixo:

63) (Mack-2001) I A lio que no peais nunca dinheiro grosso aos deuses, seno com a clusula expressa de saber que dinheiro grosso. Sem ela, os bens so menos que as flores de um dia. Tudo vale pela conscincia. (...) Passai das riquezas materiais s intelectuais: a mesma cousa. Se o mestreescola da tua rua imaginar que no sabe vernculo nem latim, em vo lhe provars que ele escreve como Vieira ou Ccero, ele perder as noites e os sonos em cima dos livros, comer as unhas em vez de po, encanecer ou encalvecer, e morrer crendo que mal distingue o verbo do advrbio. Machado de Assis II Poucos dias depois morreu... No morreu sdito nem vencido. Antes de principiar a agonia, que foi curta, ps a coroa na cabea,- uma coroa que no era, ao menos, um chapu velho ou uma bacia, onde os espectadores palpassem a iluso. No, senhor; ele pegou em nada, levantou nada e cingiu nada; s ele via a insgnia imperial, pesada de ouro, rtila de brilhantes e outras pedras preciosas. O esforo que fizera para erguer meio corpo no durou muito; o corpo caiu outra vez; o rosto conservou porventura uma expresso gloriosa. - Guardem a minha coroa, murmurou. Ao vencedor... A cara ficou sria, porque a morte sria; dous minutos de agonia, um trejeito horrvel, e estava assinada a abdicao. Machado de Assis Em I, entre Ccero e ele, pode-se incluir, sem alterar o sentido original do perodo, a) no entanto. b) pois. c) ou.

21 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

d) onde. e) assim. 64) (Fuvest-2004) I. Desespero meu: leitura obrigatria de livro indicado... II. Uma surpresa: to bom, aquele livro! III. Nenhum aborrecimento na leitura. a) Respeitando a seqncia em que esto apresentadas as trs frases acima, articule-as num nico perodo. Empregue os verbos e os nexos oracionais necessrios clareza, coeso e coerncia desse perodo. b) Transcreva o perodo abaixo, virgulando-o adequadamente: A obrigao de ler um livro como toda obrigao indispenos contra a tarefa imposta mas pode ocorrer se encontrarmos prazer nessa leitura que o peso da obrigao desaparea.

67) (UFRJ-1996) Na verdade, primeira vista, seu aspecto era de um velho como tantos outros, de idade indefinida, rugas, cabelos brancos, uma barba que lhe dar um vago ar de sabedoria e respeitabilidade. Mas uma certa agilidade e o porte ereto daro a impresso de que, apesar da aparncia de velho, o viajante guardar o vigor da juventude. E os olhos... ah, o brilho dos olhos ser absolutamente sem idade, um brilho deslumbrado como o de um beb, curioso como o de um menino, desafiador como o de um jovem, sbio como o de um homem maduro, maroto como o de um velhinho bem-humorado que conseguisse somar tudo isso. (MACHADO, Ana Maria. O CANTO DA PRAA. Rio de Janeiro: Salamandra, 1986.)

As conjunes "mas" e "e" , que iniciam o segundo e o terceiro perodos, so especialmente importantes na ESTRUTURAO e no SENTIDO DO TEXTO. Explique por qu.

65) (Fuvest-2004) Leia com ateno as seguintes frases, extradas do termo de garantia de um produto para emagrecimento: I) Esta garantia ficar automaticamente cancelada se o produto no for corretamente utilizado. II) No se aceitar a devoluo do produto caso ele contenha menos de 60% de seu contedo. III) As despesas de transporte ou quaisquer nus decorrente do envio do produto para troca corre por conta do usurio. a) Reescreva os trechos sublinhados nas frases I e II, substituindo as conjunes que os iniciam por outras equivalentes e fazendo as alteraes necessrias. b) Reescreva a frase III, fazendo as correes necessrias.

68) (IME-1996) Nas frases a seguir h erros ou impropriedades. Reescreva-as e justifique a correo a) "No se conseguiu apurar o motivo porque a atriz se divorciou." b) "O milionrio dispendeu milhares de dlares com aquela propaganda."

66) (FGV-2003) Leia o fragmento abaixo, do conto A cartomante de Machado de Assis. Depois, responda s perguntas. Separaram-se contentes, ele ainda mais que ela. Rita estava certa de ser amada; Camilo, no s o estava, mas via-a estremecer e arriscar-se por ele, correr s cartomantes, e, por mais que a repreendesse, no podia deixar de sentir-se lisonjeado. A casa do encontro era na antiga Rua dos Barbonos, onde morava uma comprovinciana de Rita. Esta desceu pela Rua das Mangueiras na direo de Botafogo, onde residia; Camilo desceu pela da Guarda Velha, olhando de passagem para a casa da cartomante. Observe o seguinte trecho, extrado do texto: Separaram-se contentes, ele ainda mais que ela. Rita estava certa de ser amada; Camilo, no s o estava, mas via-a estremecer e arriscar-se por ele, correr s cartomantes... Justifique o uso de mas, nesse caso.

69) (Covest-1997) Nas frases publicitrias abaixo, assinale a alternativa em que a palavra sublinhada introduz uma relao de imposio: a) Margarina M. <Para quem> no esqueceu o paladar. b) O refrigerante diettico R no tem concorrente, <mas> voc tem. c) Use sandlias S < enquanto> voc combina com ela. d) Ande devagar, Chaupezinho, com sapatos C, <para> o lobo mau poder te pegar. e) Use Leite de Aveia D, <porque> sua pele merece.

70) (Mack-2004) Navegava Alexandre em uma poderosa armada pelo mar Eritreu a conquistar a ndia, e como fosse trazido sua presena um pirata, que por ali andava roubando os pescadores, repreendeu-o muito Alexandre de andar em to mau ofcio; porm ele, que no era medroso nem lerdo, respondeu assim: Basta, senhor, que eu, porque roubo em uma barca, sou ladro, e vs, porque roubais em uma armada, sois imperador? Assim . O roubar pouco culpa, o roubar muito grandeza; o roubar com pouco poder faz os piratas, o roubar com muito, os Alexandres. Assinale a alternativa em que a palavra como assume a mesma funo que exerce em como fosse trazido sua presena um pirata.

22 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

a) Como voc conseguiu chegar at aqui? b) Como todos podem ver, a situao no das melhores. c) No s leu os livros indicados, como tambm outros de interesse pessoal. d) Como no telefonou, resolvi procur-lo pessoalmente. e) O arquiteto projetou o jardim exatamente como lhe pediram.

71) (UERJ-2003) O DEFEITO Note algo muito curioso. o defeito que faz a gente pensar. Se o carro no tivesse parado, voc teria continuado sua viagem calmamente, ouvindo msica, sem sequer pensar que automveis tm motores. O que no problemtico no pensado. Voc nem sabe que tem fgado at o momento em que ele funciona mal. Voc nem sabe que tem corao at que ele d umas batidas diferentes. Voc nem toma conscincia do sapato, at que uma pedrinha entre l dentro. Quando est escrevendo, voc se esquece da ponta do lpis at que ela quebra. Voc no sabe que tem olhos - o que significa que eles vo muito bem. Voc toma conscincia dos olhos quando eles comeam a funcionar mal. Da mesma forma que voc no toma conscincia do ar que respira, at que ele comea a feder... Fernando Pessoa diz que pensamento doena dos olhos. verdade, mas nem toda. O mais certo seria pensamento doena do corpo. Todo pensamento comea com um problema. Quem no capaz de perceber e formular problemas com clareza no pode fazer cincia. No curioso que nossos processos de ensino de cincia se concentrem mais na capacidade do aluno para responder? Voc j viu alguma prova ou exame em que o professor pedisse que o aluno formulasse o problema? (...) Freqentemente, fracassamos no ensino da cincia porque apresentamos solues perfeitas para problemas que nunca chegaram a ser formulados e compreendidos pelo aluno. (ALVES, Rubem. Filosofia da cincia: introduo ao jogo e suas regras. So Paulo: Brasiliense, 1995.) As frases que formam um texto mantm entre si relaes semnticas que podem ser expressas por elementos lingsticos coesivos - conectivos - ou no. Observe estas frases do texto: Todo pensamento comea com um problema. Quem no capaz de perceber e formular problemas com clareza no pode fazer cincia . Considerando o contexto no qual esto inseridas e a ordem em que se apresentam, identifique o tipo de relao estabelecida pelas frases entre si e cite duas conjunes que poderiam ser usadas para marcar essa relao.

72) (Fuvest-2005) O filme Cazuza - O tempo no pra me deixou numa espcie de felicidade pensativa. Tento explicar por qu. Cazuza mordeu a vida com todos os dentes. A doena e a morte parecem ter-se vingado de sua paixo exagerada de viver. impossvel sair da sala de cinema sem se perguntar mais uma vez: o que vale mais, a preservao de nossas foras, que garantiria uma vida mais longa, ou a livre procura da mxima intensidade e variedade de experincias? Digo que a pergunta se apresenta mais uma vez porque a questo hoje trivial e, ao mesmo tempo, persecutria. (...) Obedecemos a uma proliferao de regras que so ditadas pelos progressos da preveno. Ningum imagina que comer banha, fumar, tomar pinga, transar sem camisinha e combinar, sei l, nitratos com Viagra seja uma boa idia. De fato no . primeira vista, parece lgico que concordemos sem hesitao sobre o seguinte: no h ou no deveria haver prazeres que valham um risco de vida ou, simplesmente, que valham o risco de encurtar a vida. De que adiantaria um prazer que, por assim dizer, cortasse o galho sobre o qual estou sentado? Os jovens tm uma razo bsica para desconfiar de uma moral prudente e um pouco avara que sugere que escolhamos sempre os tempos suplementares. que a morte lhes parece distante, uma coisa com a qual a gente se preocupar mais tarde, muito mais tarde. Mas sua vontade de caminhar na corda bamba e sem rede no apenas a inconscincia de quem pode esquecer que o tempo no pra. tambm (e talvez sobretudo) um questionamento que nos desafia: para disciplinar a experincia, ser que temos outras razes que no sejam s a deciso de durar um pouco mais? (Contardo Calligaris, Folha de S. Paulo) Entre as frases Cazuza mordeu a vida com todos os dentes e A doena e a morte parecem ter-se vingado de sua paixo exagerada de viver estabelece-se um vnculo que pode ser corretamente explicitado com o emprego de a) desde que. b) tanto assim que. c) uma vez que. d) medida que. e) apesar de que. 73) (PUC-SP-1996) O MARTRlO DO ARTISTA Arte ingrata! E enquanto, em desalento, A rbita elipsoidal dos olhos lhe arda, Busca exteriorizar o pensamento Que em suas fronetais clulas guarda! Tarda-lhe a Idia! A inspirao lhe tarda! E ei-lo a tremer, rasga o papel, violento, Como o soldado que rasgou a farda No desespero do ltimo momento!

23 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

Tenta chorar e os olhos sente enxutos! ... como o paraltico que, mngua Da prpria voz e na que ardente o lavra Febre de em vo falar, com os dedos brutos Para falar, puxa e repuxa a lngua, E no lhe vem boca uma palavra! Augusto dos Anjos Observe o emprego da partcula "e", em: I. "Tenta chorar e os olhos sente enxutos!..." II. "puxa e repuxa a lngua," III. "E no lhe vem a boca uma palavra!" Analisando a relao que a referida partcula estabelece nas trs construes, pode-se dizer que: a) nos trs casos, seu valor o mesmo, ou seja, de conjuno aditiva. b) em cada caso, seu valor diferente, ou seja: em I, de conjuno adversativa; em II, de conjuno aditiva; em III, de conjuno temporal. c) em I e em II, seu valor de conjuno aditiva; em III de, simplesmente, introdutora do verso. d) nos trs casos, seu valor o mesmo, ou seja, de conjuno adversativa. e) em I e III, seu valor de conjuno adversativa; em II, seu valor de conjuno aditiva. 74) (UEMG-2006) O MUNDO Tornar a leitura e a escrita significativas para os jovens um desafio para professores de portugus, que precisam romper as barreiras entre as salas de aula e a realidade Quem nunca teve que ler uma bula de remdio? Onde encontr-las, em caso de necessidade? (...) A maioria de ns encarou aquele texto em letras midas procura de um esclarecimento sobre dose, efeitos colaterais, contraindicaes ou freqncia com que o produto deve ser tomado.(...) Embora a linguagem em que o texto da bula era escrito no fosse l muito amigvel, os usurios faziam o possvel para obter ao menos as informaes mais importantes para no matar o paciente envenenado nem deix-lo sem tratamento. H alguns meses, a agncia nacional reguladora da sade no Brasil, a Anvisa, mandou que as bulas fossem escritas para o pblico, e no mais para os especialistas. A idia foi tima e o usurio, especialmente aquele menos letrado, agradece muito que se mude o pblico-alvo do texto que ensina a usar os remdios.(...) Ler a bula dos remdios uma ao que, muito provavelmente, s acontece diante da necessidade. Se meu filho pequeno tem febre, corro para ler a bula e entender que dose de antitrmico devo administrar. Se eu tenho dor de cabea, leio a bula do analgsico para saber como devo tom-lo. E assim procedem outras pessoas em circunstncias diversas. Sempre diante da necessidade e, claro, aps a consulta ao mdico.

Essa a leitura significativa que funciona como acesso a um conhecimento, mesmo que ele seja to circunstancial, e preparao para uma ao, mesmo que seja a de tomar um comprimido. Da em diante, saberei o procedimento de ler bulas e talvez nem precise mais ler se me acontecer novamente a necessidade do mesmo remdio. Outras leituras significativas so o rtulo de um produto que se vai comprar, os preos do bem de consumo, o tquete do cinema, as placas do ponto de nibus, o regulamento de um concurso, a notcia de um jornal. Se estou precisando trocar de carro, leio os anncios classificados; caso queira me divertir no cinema, recorro s sinopses e s resenhas para me ajudarem a escolher o filme, o cinema e as sesses. Caso eu me sinta meio sem perspectivas, posso recorrer aos regulamentos de concurso. Nesses casos, h quem prefira as pginas do horscopo. Tambm posso ler para me informar, para aprender a usar uma ferramenta, ligar um aparelho eletrnico, aumentar meu conhecimento sobre algo menos tangvel ou mesmo ler para escrever em reao a algo que foi lido. Em muitos casos, posso ler para aprender. A leitura significativa acontece diariamente com as pessoas medida que elas interagem com o mundo e com todas as peas escritas que nos circundam. E estamos to acostumados a isso que esquecemos de que ler hoje algo muito trivial, especialmente para as pessoas que moram nas cidades. J outros gneros de texto no so assim to fceis de achar. Os poemas (infelizmente!) no esto nos rtulos de embalagens nem junto aos frascos de remdio. Talvez no fossem l muito informativos e de grande ajuda para quem est com uma lancinante dor de cabea. Os romances no cabem nos outdoors e os contos no costumam acompanhar os tquetes-refeio. Embora todas essas coisas possam se cruzar em instncias especficas, os gneros de texto artsticos no so to funcionais quanto os anteriormente citados, mas tambm tm seus cdigos de leitura. So lidos em momentos especficos, por exemplo: quando algum quer ter prazer, experincia esttica, conhecimento, vocabulrio, etc. Em alguns casos, necessrio ler para um concurso ou para se divertir. Esta tambm a leitura significativa. E o que que a leitura se torna quando entra pelos portes da escola? O que acontece com a leitura significativa quando ela deixa de ser feita a partir de uma necessidade ou de uma motivao mais real e passa a ser feita como tarefa pontuada? Como compreender a leitura de uma bula de remdio sem precisar dela? (...) Como ter prazer em ler um poema perto da hora do recreio, quando se sente mais a necessidade de ler o quadro de salgadinhos (e seus preos) na cantina da escola? A leitura ganha contornos de cobaia de laboratrio quando sai de sua significao e cai no ambiente artificial e na situao inventada. No entanto, extremamente difcil para o professor, especialmente o de portugus, tornar a

24 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

sala de aula um ambiente confortvel para a leitura significativa. Como trazer as necessidades e as motivaes para dentro da sala de aula? Quando o assunto a escrita, a situao se agrava ainda mais. Quando que sentimos necessidade de escrever? Que textos so necessrios nossa comunicao diria, seja no trabalho ou entre amigos na Internet? Como agir por meio de textos em circunstncias reais? E como trazer essas circunstncias para a escola? J que o mundo inteiro no cabe numa sala, quem sabe se o professor de portugus sasse mais da sala de aula e levasse o aluno s situaes em que ler e escrever se tornam muito tangveis? E se a sala de aula de portugus no fosse to inibitria ao encontro, conversa e ao texto e se tornasse uma sala ambiente, maneira dos professores de biologia? Em lugar de cadeiras individuais de costas umas para as outras estariam as mesas redondas. No lugar do quadro, uma estante de livros de referncia sobre lngua e muitos outros assuntos. Ou talvez a biblioteca fosse muito adequada converso dos alunos-repetidores em alunos interventores. Quem sabe se o professor de portugus fizesse a necessidade acontecer? Uma sesso de cinema de verdade pode ensejar resenhas de verdade. Um lugar onde publicar as resenhas (e a impossvel no citar a Internet) pode transformar textos-obrigao em textos formadores de opinio, ao menos para uso daquela comunidade. (...) ler e escrever so condutas da vida em sociedade. No so ratinhos mortos de laboratrio prontinhos para ser desmontados e montados, picadinhos e jogados fora. Quem sabe o professor de portugus reconfigure a sala de aula e transforme a escola numa extenso sem muros e sem cercas eltricas do mundo de textos que a rodeia? (RIBEIRO, Ana Elisa. Estado de Minas, Belo Horizonte, 10 set.2005.Caderno PENSAR - texto adaptado) Observe, ainda, o seguinte trecho: Embora a linguagem em que o texto da bula era escrito no fosse l muito amigvel... Assinale a alternativa em que a substituio do articulador em destaque se fez de maneira inadequada e prejudicial ao sentido da idia objetivada. a) Apesar de a linguagem em que o texto da bula era escrito no ser l muito amigvel... b) Conquanto a linguagem em que o texto da bula era escrito no fosse l muito amigvel... c) Ainda que a linguagem em que o texto da bula era escrito no fosse l muito amigvel... d) Caso a linguagem em que o texto da bula era escrito no fosse l muito amigvel...

Na cama e no colcho de amar. O amor grande e cabe No breve espao de beijar. ANDRADE, Carlos Drummond de. Poesia e prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1983. Neste poema, o poeta realizou uma opo estilstica: a reiterao de determinadas construes e expresses lingsticas, como o uso da mesma conjuno para estabelecer a relao entre as frases. Essa conjuno estabelece, entre as idias relacionadas, um sentido de a) oposio. b) comparao. c) concluso. d) alternncia. e) finalidade. 76) (UFV-2005) O tabaco consome dinheiro pblico. Bilhes de reais saem do bolso do contribuinte para tratar a dependncia do tabaco e as graves doenas que ela causa. A dependncia do tabaco tambm aumenta as desigualdades sociais porque muitos trabalhadores fumantes, alm de perderem a sade, gastam com cigarros o que poderia ser usado em alimentao e educao. Em muitos casos, com o dinheiro de um mao de cigarros pode-se comprar, por exemplo, um litro de leite e sete pes. Para romper com esse perverso crculo de pobreza, pases no mundo inteiro esto se unindo atravs da Conveno-Quadro de Controle do Tabaco para conter a expanso do tabagismo e os graves danos que causa, sobretudo nos pases em desenvolvimento. Incluir o Brasil nesse grupo interessa a todos os brasileiros. um passo importante para criar uma sociedade mais justa. (Propaganda do Ministrio da Sade. Brasil um pas de todos. Governo Federal, 2004.) A dependncia do tabaco tambm aumenta as desigualdades sociais porque muitos trabalhadores fumantes, alm de perderem a sade [...]. O termo alm de, neste fragmento, estabelece relao lgico-semntica de: a) condio. b) concesso. c) adio. d) conformidade. e) consecuo.

75) (ENEM-2001) O mundo grande O mundo grande e cabe Nesta janela sobre o mar. O mar grande e cabe

77) (PUC-SP-2002) O TIO AQUTICO Os primeiros vertebrados, que no Carbonfero deixaram a vida aqutica pela vida terrestre, derivavam dos peixes sseos pulmonados, cujas nadadeiras podiam ser roladas sob o corpo e usadas como patas sobre a terra. Agora j estava claro que os tempos aquticos haviam terminado, recordou o velho Qfwfq, e aqueles que se decidiam a dar o grande passo eram sempre em nmero

25 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

maior, no havendo famlia que no tivesse algum dos seus entes queridos l no seco; todos contavam coisas extraordinrias sobre o que se podia fazer em terra firme, e chamavam os parentes. Ento, os peixes jovens, j no era mais possvel segur-los; agitavam as nadadeiras nas margens lodosas para ver se funcionavam como patas, como haviam conseguido fazer os mais dotados. Mas precisamente naqueles tempos se acentuavam as diferenas entre ns: existia a famlia que vivia em terra havia vrias geraes e cujos jovens ostentavam maneiras que j no eram de anfbios mas quase de rpteis; e existiam aqueles que ainda insistiam em bancar o peixe e assim se tornavam ainda mais peixes do que quando se usava ser peixe. (..) Daquela vez a visita lagoa foi mais longa. Estendemo-nos os trs sobre uma das margens em declive: o tio mais para o lado da gua, mas ns tambm a meio banho, de tal maneira que se algum nos visse de longe, estirados uns ao lado dos outros, no saberia dizer quem era terrestre e quem aqutico. O peixe atacou um de seus refros preferidos: a superioridade da respirao na gua sobre a respirao area, com todo o repertrio de suas difamaes. Agora LII toma as dores e lhe d o merecido troco!, pensava. Mas eis que se viu aquele dia que LII usava uma outra ttica: discutia com ardor, defendendo nossos pontos de vista, mas ao mesmo tempo levando muito a srio os argumentos do velho Nba Nga. As terras emersas, segundo o tio, eram um fenmeno limitado: iriam desaparecer assim como vieram tona, ou, de qualquer forma, ficariam sujeitas a mutaes contnuas: vulces, glaciaes, terremotos, enrugamentos do terreno, mutaes de clima e de vegetao. E nossa vida nesse meio devia enfrentar transformaes contnuas, mediante as quais populaes inteiras iriam desaparecer, e s haveria de sobreviver quem estivesse disposto a modificar de tal forma a base de sua existncia, que as razes anteriormente passveis de tornar a vida bela de viver seriam completamente transtornadas e esquecidas. Calvino, I (1994). As Cosmicmicas, So Paulo, Companhia das Letras, p. 71-83. Leia com ateno o seguinte trecho do texto: Ento, os peixes jovens, j no era mais possvel segurlos; agitavam as nadadeiras nas margens lodosas para ver se funcionavam como patas, como haviam conseguido fazer os mais dotados. Mas precisamente naqueles tempos se acentuavam as diferenas entre ns... As palavras destacadas indicam, respectivamente, a) finalidade, oposio, comparao, conformidade. b) oposio, finalidade, conformidade, oposio. c) conformidade, finalidade, oposio, comparao. d) finalidade, comparao, conformidade, oposio. e) comparao, finalidade, oposio, conformidade.

78) (FGV-2004) Observe o seguinte fragmento: Ou porque a sua dor era to grande que lhe podia exprimir o amor em lgrimas desde o corao at os olhos, ou porque, selvagem mesmo, ela j tinha compreendido que a grande arma da mulher est no pranto, Ahy chorou. O que significa mesmo nesse fragmento? Justifique sua resposta.

79) (FGV-2002) Observe os perodos abaixo e escolha a alternativa correta em relao idia expressa, respectivamente, pelas conjunes ou locues SEM QUE, POR MAIS QUE, COMO, CONQUANTO, PARA QUE. 1. Sem que respeites pai e me, no sers feliz. 2. Por mais que corresse, no chegou a tempo. 3. Como no tivesse certeza, preferiu no responder. 4. Conquanto a enchente lhe ameaasse a vida, Gertrudes negou-se a abandonar a casa. 5. Mandamos colocar grades em todas as janelas para que as crianas tivessem mais segurana. a) Condio, concesso, causa, concesso, finalidade. b) Concesso, causa, concesso, finalidade, condio. c) Causa, concesso, finalidade, condio, concesso. d) Condio, finalidade, condio, concesso, causa. e) Finalidade, condio, concesso, causa, concesso.

80) (UECE-2002) OUTRO NOME DO RACISMO Odeio surtos de bom-mocismo, remorsos sbitos, arrastes morais. Abomino a retrica politicamente correta, paternalismos vesgos, equvocos bemintencionados. Assisto pois com fastio e espanto s discusses sobre a implantao de um sistema de cotas, na universidade, para estudantes de pele negra. No Cear, baseado no mesmo voluntarismo mope, tramita na Assemblia projeto que garante cotas no vestibular para estudantes da escola pblica. As duas propostas padecem do mesmo pecado original: pretendem remediar uma injustia histrica atravs de outra. A perversa desigualdade brasileira tem razes profundas, construdas ao longo de 500 anos de explorao, preconceito e excluso. Portanto, no ser resolvida na base de decretos e canetadas oficiais. O tal sistema de cotas aponta no alvo errado. Em vez de combater o problema em suas causas primeiras, procura apaziguar nossas conscincias cvicas investindo contra o que, na verdade, s uma conseqncia. Se queremos, de fato, estabelecer polticas compensatrias a favor dos excludos, que apontemos ento nossa indignao para o corao da desigualdade: preciso investir maciamente na educao bsica, elevando efetivamente o nvel da escola pblica.

26 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

Ao adotarmos cotas e cursinhos pr-universitrios exclusivos para negros, estaramos na verdade estabelecendo um retrocesso histrico, institucionalizando o questionvel conceito de raa. Ressuscitaramos assim, quem sabe, as teses de Nina Rodrigues. Reforaramos a idia anacrnica de que as raas so naturais e, por conseqncia, que uma pode realmente ser superior s outras. Assim, s alimentaramos ainda mais o preconceito. Oficializaramos o gueto e a discriminao. Os adeptos da idia se defendem com nova prola do pensamento politicamente correto. Falam de uma tal ''discriminao positiva''. Em bom portugus, no passa de uma outra forma de racismo. Um racismo s avessas. Mas o mais puro e insuportvel racismo. (Lira Neto. O POVO: 14/9/2001)

Sobre o termo pois (Assisto pois com fastio e espanto s...), podemos dizer que tem a funo de I - marcar uma relao textual-discursiva II - concluir o que enunciado no primeiro pargrafo III - constituir um elo de coordenao entre oraes correto o que se afirma a) em I e II b) em I e III c) apenas em III d) em I, II e III Embora um tapa e um espancamento sejam diferentes, o princpio que rege os dois tipos de atitude exatamente o mesmo. (linhas 62 a 65) O sentido da frase acima permanecer inalterado, mesmo se substituirmos a conjuno embora pela locuo conjuntiva a) contanto que. b) desde que. c) uma vez que. d) por mais que.

81) (UFRN-2002) Palmadas fora-da-lei

82) (Cesgranrio-1995) Por amor Ptria 1 O que mesmo a Ptria? 2 Houve, com certeza, uma considervel quantidade de brasileiros(as) que, na linha da prpria formao, evocaram a Ptria com critrios puramente geogrficos: uma vastssima poro de terra, delimitada, porm, por tratados e convenes. Ainda bem quando acrescentaram: a Ptria tambm o Povo, milhes de homens e mulheres que nasceram, moram, vivem, dentro desse territrio. 3 Outros, numerosos, aprimoraram essa noo de Ptria e pensaram nas riquezas e belezas naturais encerradas na vastido da terra. Ento, a partir das cores da bandeira, decantaram o verde das florestas, o azul do firmamento espelhado no oceano, o amarelo dos metais escondidos no subsolo. Ufanaram-se legitimamente do seu

27 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

pas ou declararam, convictos, aos filhos jovens, que jamais ho-de ver pas como este. 4 Foi o que fizeram todos quantos procuraram a Ptria no quase meio milnio da historia do Brasil, complexa e fascinante Histria de conquistas e reveses, de "sangue, suor e lgrimas", mas tambm de esperanas e de realizaes. Evocaram gestos hericos, comovedoras lendas e sugestivas tradies. 5 Tudo isso e o formidvel universo humano e sacrossanto que se oculta debaixo de tudo isso constituem a Ptria. Ela histria, poltica e religio. Por isso mais do que o mero territrio. algo de telrico. mais do que a justaposio de indivduos, mas reflete a pulsao da inenarrvel histria de cada um. 6 A Ptria mais do que a Nao e o Estado e vem antes deles. A Nao mais elaborada e o Estado mais forte e poderoso, se no partem da noo de Ptria e no servem para dar Ptria sua fisionomia e sua substncia interior, no tm todo o seu valor. 7 Por ltimo, quero exprimir, com os olhos fixos na Ptria, o seu paradoxo mais estimulante. De um lado, ela algo de acabado, que se recebe em herana. 8 Por outro lado, ela nunca est definitivamente pronta. Est em construo e s digno dela quem colabora, em mutiro, para ir aperfeioando o seu ser. Independente, ela precisa de quem complete a sua independncia. Democrtica, ela pertence a quem tutela e aprimora a democracia. Livre, ela conta com quem salvaguarda a sua liberdade. E sobretudo, hospitaleira, fraterna, aconchegante, cordial, ela reclama cidados e filhos que a faam crescer mais e mais nestes atributos essenciais de concrdia, equilbrio, harmonia, que a fazem inacreditavelmente Ptria - e me d vontade de dizer, se me permitem criar um neologismo, inacreditavelmente Mtria. 9 Pensando bem, cada brasileiro, quem quer que seja, tem o direito de esperar que os outros 140 milhes de brasileiros sejam, para ele, Ptria. Dom Lucas Moreira Neves (adaptao) JORNAL DO BRASIL - 08/09/93 Os elementos "mas tambm" (pargrafo 4) e "para dar" (pargrafo 6) conferem aos perodos, respectivamente, idias de: a) oposio - causa. b) consecuo - finalidade. c) acrscimo - finalidade. d) concesso - causa. e) oposio - explicao. 83) (FGV-2001) Religiosamente, pela manh, ele dava milho na mo para a galinha cega. As bicadas tontas, de violentas, faziam doer a palma da mo calosa. E ele sorria. Depois a conduzia ao poo, onde ela bebia com os ps dentro da gua. A sensao direta da gua nos ps lhe anunciava que era hora de matar a sede; curvava o pescoo rapidamente, mas nem sempre apenas o bico

atingia a gua: muita vez, no furor da sede longamente guardada, toda a cabea mergulhava no lquido, e ela a sacudia, assim molhada, no ar. Gotas inmeras se espargiam nas mos e no rosto do carroceiro agachado junto do poo. Aquela gua era como uma bno para ele. Como gua benta, com que um Deus misericordioso e acessvel aspergisse todas as dores animais. Bno, gua benta, ou coisa parecida: uma impresso de doloroso triunfo, de sofredora vitria sobre a desgraa inexplicvel, injustificvel, na carcia dos pingos de gua, que no enxugava e lhe secavam lentamente na pele. Impresso, alis, algo confusa, sem requintes psicolgicos e sem literatura. Depois de satisfeita a sede, ele a colocava no pequeno cercado de tela separado do terreiro (as outras galinhas martirizavam muito a branquinha) que construra especialmente para ela. De tardinha dava-lhe outra vez milho e gua e deixava a pobre cega num poleiro solitrio, dentro do cercado. Porque o bico e as unhas no mais catassem e ciscassem, puseram-se a crescer. A galinha ia adquirindo um aspecto irrisrio de rapace, ironia do destino, o bico recurvo, as unhas aduncas. E tal crescimento j lhe atrapalhava os passos, lhe impedia de comer e beber. Ele notou essa misria e, de vez em quando, com a tesoura, aparava o excesso de substncia crnea no serzinho desgraado e querido. Entretanto, a galinha j se sentia de novo quase feliz. Tinha delidas lembranas da claridade sumida. No terreiro plano ela podia ir e vir vontade at topar a tela de arame, e abrigar-se do sol debaixo do seu poleiro solitrio. Ainda tinha liberdade - o pouco de liberdade necessrio sua cegueira. E milho. No compreendia nem procurava compreender aquilo. Tinham soprado a lmpada e acabouse. Quem tinha soprado no era da conta dela. Mas o que lhe doa fundamente era j no poder ver o galo de plumas bonitas. E no sentir mais o galo perturb-la com o seu cc-c malicioso. O ingrato. (Joo Alphonsus - Galinha Cega. Em MORICONI, Italo, Os Cem Melhores Contos Brasileiros do Sculo. So Paulo: Objetiva, 2000.) No ltimo pargrafo do texto, h uma frase aparentemente solta: E milho. Explique seu sentido, no contexto. 84) (Fuvest-2001) S os roados da morte compensam aqui cultivar, e cultiv-los fcil: simples questo de plantar; no se precisa de limpa, de adubar nem de regar; as estiagens e as pragas fazem-nos mais prosperar; e do lucro imediato; nem preciso esperar pela colheita: recebe-se

28 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

na hora mesma de semear. (Joo Cabral de Melo Neto, Morte e vida severina) Substituindo-se os dois-pontos por uma conjuno, em (...) pela colheita: recebe-se (...), mantm-se o sentido do texto APENAS em (...) pela colheita, a) embora se receba (...).. b) ou se recebe (...). c) ainda que se receba (...). d) j que se recebe (...) e) portanto se recebe (...). 85) (Mack-2002) Sou um homem arrasado. Doena? No. Gozo perfeita sade. O que estou velho. () cinqenta anos gastos sem objetivo, a maltratar-me e a maltratar os outros. O resultado que endureci, calejei, e no um arranho que penetra esta casca espessa e vem ferir c dentro a sensibilidade embotada. Cinqenta anos! Quantas horas inteis! () Comer e dormir como um porco! () E depois guardar comida para os filhos, para os netos, para muitas geraes. Que estupidez! () Penso em Madalena com insistncia. Se fosse possvel recomearmos Para que enganar-me? Se fosse possvel recomearmos, aconteceria exatamente o que aconteceu. Graciliano Ramos - S. Bernardo O resultado que endureci, calejei, e no um arranho que penetra esta casca espessa. A conjuno e do perodo acima pode ser corretamente substituda, sem prejuzo do sentido original, por: a) mas. b) portanto. c) pois. d) por que e) no entanto. 86) (UFU-2006) Tenho desprezo por gente que se orgulha da prpria raa. Nem tanto pelo orgulho, sentimento menos nobre, porm inerente natureza humana, mas pela estupidez. Que mrito pessoal um pobre de esprito pode pleitear por haver nascido branco, negro ou amarelo, de olhos azuis ou lilases? Tradicionalmente, o conceito popular de raa est ligado a caractersticas externas do corpo humano, como cor da pele, formato dos olhos e as curvas que o cabelo faz ou deixa de fazer. Existe viso mais subjetiva? Na Alemanha nazista, bastava ter a pele morena para o cidado ser considerado de uma raa inferior dos que se proclamavam arianos. Nos Estados Unidos, so classificadas como negras pessoas que no Brasil consideramos brancas; l, os mineiros de Governador Valadares so rotulados de hispnicos. Conheci um

cientista portugus que se orgulhava de descender diretamente dos godos! H cerca de 100 mil anos, seres humanos de anatomia semelhante da mulher e do homem moderno migraram da frica, bero de nossa espcie, para os quatro cantos do mundo. Tais ondas migratrias criaram forte presso seletiva sobre nossos ancestrais. No difcil imaginar as agruras de uma famlia habituada ao sol da savana etope, obrigada a adaptar-se escurido do inverno russo; ou as dificuldades de adaptao de pessoas acostumadas a dietas vegetarianas ao migrar para regies congeladas. Apesar de primatas aventureiros, ramos muito mais apegados terra natal nessa poca em que as viagens precisavam ser feitas a p; a maioria de nossos antepassados passava a existncia no raio de alguns quilmetros ao redor da aldeia natal. Como descendemos de um pequeno grupo de homindeos africanos e o isolamento favorece o acmulo de semelhanas genticas, traos externos como a cor da pele, dos olhos e dos cabelos tornaram-se caractersticos de determinadas populaes. Mas seria possvel estabelecer critrios genticos mais objetivos para definir o que chamamos de raa? Em outras palavras: alm dessa meia dzia de aspectos identificveis externamente, o que diferenciaria um negro de um branco ou de um asitico? Para determinar o grau de parentesco entre dois indivduos, os geneticistas modernos fazem comparaes entre certos genes contidos no DNA de cada um. Lembrando que os genes nada mais so do que pequenos fragmentos da molcula de DNA, a tecnologia atual permite que semelhanas e disparidades porventura existentes entre dois genes sejam detectadas com preciso. Tecnicamente, essas diferenas recebem o nome de polimorfismos. na anlise desses polimorfismos que se baseia o teste de DNA para excluso de paternidade, por exemplo. Na Universidade de Stanford, Noah Rosemberg e Jonathan Pritchard testaram 375 polimorfismos genticos em 52 grupos de habitantes da sia, frica, Europa e das Amricas. Atravs da comparao, conseguiram dividilos em cinco grupos tnicos cujos ancestrais estiveram isolados por barreiras geogrficas, como desertos extensos, montanhas intransponveis ou oceanos: os africanos da regio abaixo do deserto do Saara, os asiticos do leste, os europeus e asiticos que vivem a oeste dos Himalaias, os habitantes da Nova Guin e Melansia e os indgenas das Amricas. No entanto, quando os autores tentaram atribuir identidade gentica aos habitantes do sul da ndia, verificaram que seus traos eram comuns a europeus e a asiticos, observao consistente com a influncia exercida por esses povos naquela rea do pas. A concluso que s possvel identificar grupos de indivduos com semelhanas genticas ligadas a suas

29 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

origens geogrficas quando descendem de populaes isoladas por barreiras que impediram a miscigenao. Mas o conceito popular de raa est distante da complexidade das anlises de polimorfismos genticos: para o povo, raa questo de cor da pele, tipo de cabelo e traos fisionmicos. Nada mais primrio! Essas caractersticas sofreram forte influncia do processo de seleo natural que, no decorrer da evoluo de nossa espcie, eliminou os menos aptos. Pessoas com mesma cor de pele podem apresentar profundas divergncias genticas, como o caso de um negro brasileiro comparado com um aborgene australiano ou com um rabe de pele escura. Ao contrrio, indivduos semelhantes geneticamente, quando submetidos a foras seletivas distintas, podem adquirir aparncias diversas. Nos transplantes de rgos, ningum louco de escolher um doador apenas por ser fisicamente parecido ou por ter cabelo crespo como o do receptor. Excludos os gmeos univitelinos, entre os 6 bilhes de seres humanos no existem dois indivduos geneticamente idnticos. Dos 30 mil genes que formam nosso genoma, os responsveis pela cor da pele e pelo formato do rosto no passam de algumas dezenas. Como as combinaes de genes maternos e paternos admitem infinitas alternativas, teoricamente pode haver mais identidade gentica entre dois estranhos do que entre primos consangneos; entre um negro brasileiro e um branco argentino, do que entre dois negros sulafricanos ou dois brancos noruegueses. Druzio Varela. Folha de S. Paulo, 1 de abril de 2006. Assinale a NICA alternativa em que o termo em destaque expressa exemplificao. a) ...conseguiram dividi-los em cinco grupos tnicos cujos ancestrais estiveram isolados por barreiras geogrficas, como desertos extensos, montanhas intransponveis ou oceanos... (linhas 42-44) b) Como descendemos de um pequeno grupo de homindeos africanos e o isolamento favorece o acmulo de semelhanas genticas... (linhas 24-25) c) Nos Estados Unidos, so classificadas como negras pessoas que no Brasil consideramos brancas... (linhas 911) d) ...ningum louco de escolher um doador apenas por ser fisicamente parecido ou por ter cabelo crespo como o do receptor. (linhas 66-67)

87) (UFU-2006) Tenho desprezo por gente que se orgulha da prpria raa. Nem tanto pelo orgulho, sentimento menos nobre, porm inerente natureza humana, mas pela estupidez. Que mrito pessoal um pobre de esprito pode pleitear por haver nascido branco, negro ou amarelo, de olhos azuis ou lilases?

Tradicionalmente, o conceito popular de raa est ligado a caractersticas externas do corpo humano, como cor da pele, formato dos olhos e as curvas que o cabelo faz ou deixa de fazer. Existe viso mais subjetiva? Na Alemanha nazista, bastava ter a pele morena para o cidado ser considerado de uma raa inferior dos que se proclamavam arianos. Nos Estados Unidos, so classificadas como negras pessoas que no Brasil consideramos brancas; l, os mineiros de Governador Valadares so rotulados de hispnicos. Conheci um cientista portugus que se orgulhava de descender diretamente dos godos! H cerca de 100 mil anos, seres humanos de anatomia semelhante da mulher e do homem moderno migraram da frica, bero de nossa espcie, para os quatro cantos do mundo. Tais ondas migratrias criaram forte presso seletiva sobre nossos ancestrais. No difcil imaginar as agruras de uma famlia habituada ao sol da savana etope, obrigada a adaptar-se escurido do inverno russo; ou as dificuldades de adaptao de pessoas acostumadas a dietas vegetarianas ao migrar para regies congeladas. Apesar de primatas aventureiros, ramos muito mais apegados terra natal nessa poca em que as viagens precisavam ser feitas a p; a maioria de nossos antepassados passava a existncia no raio de alguns quilmetros ao redor da aldeia natal. Como descendemos de um pequeno grupo de homindeos africanos e o isolamento favorece o acmulo de semelhanas genticas, traos externos como a cor da pele, dos olhos e dos cabelos tornaram-se caractersticos de determinadas populaes. Mas seria possvel estabelecer critrios genticos mais objetivos para definir o que chamamos de raa? Em outras palavras: alm dessa meia dzia de aspectos identificveis externamente, o que diferenciaria um negro de um branco ou de um asitico? Para determinar o grau de parentesco entre dois indivduos, os geneticistas modernos fazem comparaes entre certos genes contidos no DNA de cada um. Lembrando que os genes nada mais so do que pequenos fragmentos da molcula de DNA, a tecnologia atual permite que semelhanas e disparidades porventura existentes entre dois genes sejam detectadas com preciso. Tecnicamente, essas diferenas recebem o nome de polimorfismos. na anlise desses polimorfismos que se baseia o teste de DNA para excluso de paternidade, por exemplo. Na Universidade de Stanford, Noah Rosemberg e Jonathan Pritchard testaram 375 polimorfismos genticos em 52 grupos de habitantes da sia, frica, Europa e das Amricas. Atravs da comparao, conseguiram dividilos em cinco grupos tnicos cujos ancestrais estiveram isolados por barreiras geogrficas, como desertos extensos, montanhas intransponveis ou oceanos: os africanos da regio abaixo do deserto do Saara, os

30 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

asiticos do leste, os europeus e asiticos que vivem a oeste dos Himalaias, os habitantes da Nova Guin e Melansia e os indgenas das Amricas. No entanto, quando os autores tentaram atribuir identidade gentica aos habitantes do sul da ndia, verificaram que seus traos eram comuns a europeus e a asiticos, observao consistente com a influncia exercida por esses povos naquela rea do pas. A concluso que s possvel identificar grupos de indivduos com semelhanas genticas ligadas a suas origens geogrficas quando descendem de populaes isoladas por barreiras que impediram a miscigenao. Mas o conceito popular de raa est distante da complexidade das anlises de polimorfismos genticos: para o povo, raa questo de cor da pele, tipo de cabelo e traos fisionmicos. Nada mais primrio! Essas caractersticas sofreram forte influncia do processo de seleo natural que, no decorrer da evoluo de nossa espcie, eliminou os menos aptos. Pessoas com mesma cor de pele podem apresentar profundas divergncias genticas, como o caso de um negro brasileiro comparado com um aborgene australiano ou com um rabe de pele escura. Ao contrrio, indivduos semelhantes geneticamente, quando submetidos a foras seletivas distintas, podem adquirir aparncias diversas. Nos transplantes de rgos, ningum louco de escolher um doador apenas por ser fisicamente parecido ou por ter cabelo crespo como o do receptor. Excludos os gmeos univitelinos, entre os 6 bilhes de seres humanos no existem dois indivduos geneticamente idnticos. Dos 30 mil genes que formam nosso genoma, os responsveis pela cor da pele e pelo formato do rosto no passam de algumas dezenas. Como as combinaes de genes maternos e paternos admitem infinitas alternativas, teoricamente pode haver mais identidade gentica entre dois estranhos do que entre primos consangneos; entre um negro brasileiro e um branco argentino, do que entre dois negros sulafricanos ou dois brancos noruegueses. Druzio Varela. Folha de S. Paulo, 1 de abril de 2006.

88) (UECE-2002) Texto AS IRACEMAS DO CEAR

Em pleno domingo, ao pino do sol, procurvamos, entre o pouco verde que ainda resta, entre as pequenas estradas de Caucaia, a ndia que recebera o mesmo nome da virgem dos lbios de mel de Jos de Alencar. Ao encontr-la, algumas semelhanas nos vm mente. Os cabelos so negros como asa de grana s que ficam presos no topo da cabea. O p pequeno e grcil, mas no aparece nu e sim calado em uma chinela de borracha. Est ali uma outra Iracema, est ali tambm o retrato das ndias de agora, longe do trao romanesco do poeta-romancista. Esta Iracema, de sobrenome Matos Mesquita, traa uma histria diferente daquela dos seus antepassados (...). At pouco tempo atrs ensinava os guris da aldeia da Lagoa, embaixo de uma cajazeira. Iracema trocou os livros e as cantigas de meninos para tornar-se agente de sade. O trabalho da ndia no mais diferente do da mulher branca. Antes, ela ia para a mata, plantava e fazia artesanato. Agora, algumas vendem frutas e peixes em Fortaleza e outras ou so professoras ou apenas domsticas, explica Iracema. Da antiga imagem das mulheres de seios de fora, saia de palha e cocar na cabea resta muito pouco. As mulheres indgenas no esperam mais aquilo que a terra sob os ps tem a oferecer. (...) Apenas algumas ndias conhecem a saga da virgem dos lbios de mel. Ns fomos abandonados como a Iracema do livro. S que abandonados pelas autoridades. Hoje, a situao est mudando um pouco porque no ficamos mais calados e descobrimos que temos direitos. E estamos lutando por eles, enfatiza a Iracema dos Tapebas. (Ana Naddaf e Marisa A. de Britto Xavier. O POVO. 18/4/1999) O elemento coesivo s que , como o mas , ope idias. No texto em estudo, pode-se afirmar que s que a) tem a mesma fora argumentativa que mas b) intensifica, mais do que mas, a oposio das idias c) minimiza o contraste estabelecido entre as duas informaes d) acrescenta informao uma forte carga pejorativa

Observe o perodo abaixo. ...s possvel identificar grupos de indivduos com semelhanas genticas ligadas a suas origens geogrficas quando descendem de populaes isoladas... (linhas 5254) Assinale a NICA alternativa em que a substituio do termo em destaque mantm a mesma relao de sentido entre as proposies. a) porque b) se c) pois d) posto que

89) (PUC - RJ-2007) TEXTO 1 A revoluo do crebro O seu crebro capaz de quase qualquer coisa. Ele consegue parar o tempo, ficar vrios dias numa boa sem dormir, ler pensamentos, mover objetos a distncia e se reconstruir de acordo com a necessidade. Parecem superpoderes de histrias em quadrinhos, mas so apenas algumas das descobertas que os neurocientistas fizeram ao

31 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

longo da ltima dcada. Algumas dessas faanhas sempre fizeram parte do seu crebro e s agora conseguimos perceber. Outras so fruto da cincia: ao decifrar alguns mecanismos da nossa mente, os pesquisadores esto encontrando maneiras de realizar coisas que antes pareciam impossveis. O resultado uma revoluo como nenhuma outra, capaz de mudar no s a maneira como entendemos o crebro, mas tambm a imagem que fazemos do mundo, da realidade e de quem somos ns. [...] O seu corpo, ao que parece, muito pequeno para conter uma mquina to poderosa quanto o crebro. Prova disso veio em julho, quando foram divulgadas as aventuras de Matthew Nagle, um americano que ficou paraltico em uma briga em 2001. Trs anos depois, cientistas da Universidade Brown, EUA, e de quatro outras instituies implantaram eletrodos na parte do crebro dele responsvel pelos movimentos dos braos e registraram os disparos de mais de 100 neurnios. Enviados a um computador, esses sinais permitiram que ele controlasse um cursor em uma tela, abrisse e-mails, jogasse videogames e comandasse um brao robtico. Somente com o pensamento, Nagle conseguiu mover objetos. [...] Foi [...] uma prova de que o nosso crebro capaz de comandar objetos fora do corpo uma idia que pode mudar nossa relao com o mundo. Extrado da Revista Superinteressante, Editora Abril, agosto de 2006, pp.50-59.

arriscar a vida de pilotos, mas pem em risco a paz entre os povos.[...] BUARQUE, Cristovam. Os instrangeiros. A aventura da opinio na fronteira dos sculos. Rio de Janeiro: Editora Garamond, 2002, pp. 113-115. a) Retire, do Texto 1, uma expresso que tem um carter excessivamente informal em relao ao restante do mesmo. b) Fazendo todas as modificaes necessrias, reescreva o perodo abaixo sem empregar a conjuno integrante que. Enviados a um computador, esses sinais permitiram que ele controlasse um cursor em uma tela, abrisse e-mails, jogasse videogame e comandasse um brao robtico. c) Reescreva o perodo abaixo, utilizando a conjuno embora para marcar a relao estabelecida entre as duas oraes. Inventamos a maravilha do automvel e aumentamos o tempo perdido para ir de casa ao trabalho.

90) (UFRJ-206) TEXTO II: De manh O hbito de estar aqui agora aos poucos substitui a compulso de ser o tempo todo algum ou algo. Um belo dia - por algum motivo sempre dia claro nesses casos voc abre a janela, ou abre um pote de pssegos em calda, ou mesmo um livro que nunca h de ser lido at o fim e ento a idia irrompe, clara e ntida: necessrio? No. Ser possvel? De modo algum. Ao menos d prazer? Ser prazer essa exigncia cega a latejar na mente o tempo todo? Ento por qu? E neste exato instante voc por fim entende, e refestela-se a valer nessa poltrona, a mais cmoda da casa, e pensa sem rancor: Perdi o dia, mas ganhei o mundo. (Mesmo que seja por trinta segundos.) (BRITO, Paulo Henriques. As trs epifanias - III. In: BRITO, P. H. Macau. So Paulo: Companhia das Letras, 2003. p. 7273) A conjuno adversativa mas, utilizada no penltimo verso do texto II, alm de implicar contraste, desempenha papel argumentativo especfico. Explique esse papel.

TEXTO 2 O sculo louco Do sculo XX, no futuro, se dir que foi louco. Um sculo que usou ao mximo o poder do crebro para manipular as coisas do mundo e no usou o corao para fazer isso com sentimento solidrio. Um sculo no qual a palavra inteligncia perdeu o seu sentido pleno, porque o raciocnio foi capaz de manipular a natureza nos limites da curiosidade cientfica, mas no foi usado para fazer um mundo melhor e mais belo para todos. A inteligncia do sculo XX foi burra. Foi capaz de fabricar uma bomba atmica, liberar a energia escondida dentro dos tomos, mas incapaz de evitar que se usassem duas delas, matando centenas de milhares de pessoas. O que se pode dizer da bomba atmica, como smbolo do sculo XX, vale para o conjunto das tcnicas usadas nestes cem anos loucos: fomos capazes de tudo, menos de fazer o mundo mais decente como teria sido possvel. Vivemos um tempo em que a inteligncia humana conseguiu fazer robs que substituem os trabalhadores, mas no lugar de libertar o homem da necessidade do trabalho, os robs provocam a misria do desemprego. Inventamos a maravilha do automvel e aumentamos o tempo perdido para ir de casa ao trabalho. Fizemos armas inteligentes, que acertam os alvos sem necessidade de

91) (Mack-2006) Texto I

32 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

Tanto de meu estado me acho incerto que em vivo ardor tremendo estou de frio; sem causa, juntamente choro e rio; o mundo todo abarco e nada aperto. [...] Se me pergunta algum por que assim ando, respondo que no sei; porm suspeito que s porque vos vi, minha Senhora. Cames Texto II Metassoneto ou o computador irritado abba baab cdc dcc [...] blablablablablablablablablablablablablablabla Jos Paulo Paes Assinale a alternativa correta sobre o texto I. a) No primeiro verso da primeira estrofe est expressa a conseqncia do que se manifesta no segundo verso. b) Em tremendo estou de frio (verso 2), o termo destacado um predicativo do sujeito, pois vem antecedido de verbo de ligao e expressa um estado. c) Se, no segmento porque vos vi (ltimo verso), o poeta optasse por um pronome de terceira pessoa, usaria, de acordo com a norma culta, a forma lhe. d) A conjuno e (verso 4) pode ser substituda pela conjuno mas, sem prejuzo do sentido original. e) Em por que assim ando (ltima estrofe), a expresso em negrito est corretamente grafada, assim como em Eis o por qu da minha insegurana.

(Machado de Assis, Memrias pstumas de Brs Cubas) Em Era a flor, e no j da escola, seno de toda a cidade., a palavra assinalada pode ser substituda, sem que haja alterao de sentido, por: a) mas sim. b) de outro modo. c) exceto. d) portanto. e) ou. 93) (IBMEC-2007) [...] Pus-me a ler o jornal, os anncios de precisa-se. Dentre eles, um pareceu aceitvel. Tratava-se de um rapaz de conduta afianada para acompanhar um cesto de po. Era nas Laranjeiras. Estava resolvido a aceitar; trabalharia um ano ou mais; guardaria dinheiro suficiente que me desse tempo para pleitear mais tarde um lugar melhor. No havia nada que me impedisse: eu era desconhecido, sem famlia, sem origens... Que mal havia? Mais tarde, se chegasse a alguma coisa, no me envergonharia, por certo?! Fui, contente at. Falei ao gordo proprietrio do estabelecimento. No me recordo mais das suas feies, mas tenho na memria as grandes mos com um enorme solitrio e o seu alentado corpo de arrobas. Foi o senhor que anunciou um rapaz para... Foi; o senhor? respondeu-me logo sem me dar tempo de acabar. Sou, pois no. O gordo proprietrio esteve um instante a considerar, agitou os pequenos olhos perdidos no grande rosto, examinou-me convenientemente e disse por fim, voltandome as costas com mau humor: No me serve. Por qu? atrevi-me eu. Porque no me serve. E veio vagarosamente at uma das portas da rua, enquanto eu saa literalmente esmagado. Naquela recusa do padeiro em me admitir, eu descobria uma espcie de stio posto minha vida. Sendo obrigado a trabalhar, o trabalho era-me recusado em nome de sentimentos injustificveis. Facilmente generalizei e convenci-me de que esse seria o preceder geral. Imaginei as longas marchas que teria que fazer para arranjar qualquer coisa com que viver; as humilhaes que teria que tragar; e, de novo, me veio aquele dio do bonde, quando de volta da casa do Deputado Castro. Revoltava-me que me obrigassem a despender tanta fora de vontade, tanta energia, com coisas em que os outros pouco gastavam. Era uma desigualdade absurda, estpida, contra a qual se iam quebrar o meu pensamento angustiado e os meus sentimentos liberais que no podiam acusar particularmente o padeiro. Que diabo! Eu oferecia-me, ele no queria! que havia nisso demais?

92) (Fuvest-2004) Texto para a questo a seguir Uma flor, o Quincas Borba. Nunca em minha infncia, nunca em toda a minha vida, achei um menino mais gracioso, inventivo e travesso. Era a flor, e no j da escola, seno de toda a cidade. A me, viva, com alguma cousa de seu, adorava o filho e trazia-o amimado, asseado, enfeitado, com um vistoso pajem atrs, um pajem que nos deixava gazear a escola, ir caar ninhos de pssaros, ou perseguir lagartixas nos morros do Livramento e da Conceio, ou simplesmente arruar, toa, como dous peraltas sem emprego. E de imperador! Era um gosto ver o Quincas Borba fazer de imperador nas festas do Esprito Santo. De resto, nos nossos jogos pueris, ele escolhia sempre um papel de rei, ministro, general, uma supremacia, qualquer que fosse. Tinha garbo o traquinas, e gravidade, certa magnificncia nas atitudes, nos meneios. Quem diria que Suspendamos a pena; no adiantemos os sucessos. Vamos de um salto a 1822, data da nossa independncia poltica, e do meu primeiro cativeiro pessoal.

33 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

Era uma simples manifestao de um sentimento geral e era contra esse sentimento, aos poucos descoberto por mim, que eu me revoltava. Vim descendo a rua, e perdendo-me aos poucos no meu prprio raciocnio. Preliminarmente descobria-lhe absurdos, voltava ao interior, misturava os dois, embrulhava-me. No largo do Machado, contemplei durante momentos aquela igreja de fronto grego e colunas dricas e tive a sensao de estar em pas estrangeiro. (Lima Barreto. Recordaes do escrivo Isaas Caminha. 3. Ed. So Paulo: tica, 1994, p. 69-70.) Assinale a alternativa que preenche as lacunas corretamente: Indaguei-lhe ______ no servia como seu funcionrio, ______? Ele, desatento, no me respondeu o ______. a) porque, por que, porqu. b) por que, por qu, porqu. c) por que, porqu, por que. d) porque, porque, por qu. e) porqu, por qu, porque.

95) (Covest-1997) Assinale a alternativa correta no que se refere ao uso dos pronomes: a) No acredito que entre mim e voc surjam problemas deste tipo. b) Espere-me, pois estarei consigo na prxima semana. c) No h qualquer afinidade entre eu e eles. d) Estas flores chegaram para tu. e) Pedi que deixasse o documento para mim assinar.

94) (ENEM-2002) A crnica muitas vezes constitui um espao para reflexo sobre aspectos da sociedade em que vivemos. Eu, na rua, com pressa, e o menino segurou no meu brao, falou qualquer coisa que no entendi. Fui logo dizendo que no tinha, certa de que ele estava pedindo dinheiro. No estava. Queria saber a hora. Talvez no fosse um Menino De Famlia, mas tambm no era um Menino De Rua. assim que a gente divide. Menino De Famlia aquele bem-vestido com tnis da moda e camiseta de marca, que usa relgio e a me d outro se o dele for roubado por um Menino De Rua. Menino De Rua aquele que quando a gente passa perto segura a bolsa com fora porque pensa que ele pivete, trombadinha, ladro. (...) Na verdade no existem meninos De rua. Existem meninos NA rua. E toda vez que um menino est NA rua porque algum o botou l. Os meninos no vo sozinhos aos lugares. Assim como so postos no mundo, durante muitos anos tambm so postos onde quer que estejam. Resta ver quem os pe na rua. E por qu. COLASSANTI, Marina. In: Eu sei, mas no devia. Rio de Janeiro: Rocco, 1999. No terceiro pargrafo em ... no existem meninos De rua. Existem meninos NA rua., a troca de De pelo Na determina que a relao de sentido entre menino e rua seja a) b) c) d) e) de localizao e no de qualidade. de origem e no de posse. de origem e no de localizao. de qualidade e no de origem. de posse e no de localizao.

96) (Mack-2004) H no Brasil grandssimas matas de rvores agrestes, cedros, carvalhos, vinhticos, angelins e outras no conhecidas em Espanha, de madeiras fortssimas para se poderem fazer delas fortssimos galees e, o que mais , que da casca de algumas se tira a estopa para se calafetarem e fazerem cordas para enxrcia e amarras, do que tudo se aproveitam os que querem c fazer navios, e se pudera aproveitar el-rei se c os mandara fazer. Obs.: enxrcia conjunto de cabos e degraus rolios feitos de cabo (corda), madeira ou ferro, que sustentam mastros de embarcaes a vela Considerando sempre o contexto, assinale a alternativa correta. a) Substituindo haver por existir, na frase H no Brasil grandssimas matas de rvores, a forma correta : Existe no Brasil. b) Em grandssimas matas de rvores agrestes, o termo destacado estabelece relao de constituio. c) Em se tira a estopa para se calafetarem, o segmento destacado expressa idia de meio com o qual se obtm um certo resultado. d) Nas linhas finais, aparecem dois pronomes os (os que querem; os mandara fazer), e eles tm o mesmo referente. e) A frase se c os mandara fazer traz subentendida a seguinte idia: el-rei um dos que efetivamente aproveitam tudo das rvores encontradas no Brasil.

97) (FEI-1997) "No o homem um mundo pequeno que est dentro do mundo grande, mas um mundo grande que est dentro do pequeno. Baste *por prova o corao humano, que sendo uma pequena parte do homem, excede na capacidade a toda a grandeza do mundo. (...) O mar, com ser um monstro,* indmito, chegando s areias, pra; as rvores, onde *as pem, no se mudam; os peixes contentam-se com o mar, as aves com o ar, os outros animais com a terra. Pelo contrrio, o homem, monstro ou quimera de todos os elementos, em nenhum lugar *pra, com nenhuma fortuna se contenta, nenhuma ambio ou apetite o falta: tudo confunde e como maior que o mundo, no cabe nele".

Observe as palavras indicadas no texto: "por" (ref. 1); "indmito" (ref. 2); "as" (ref. 3); "pra" (ref. 4). Assinale a

34 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

alternativa que analise corretamente a classe gramatical destas palavras: a) verbo - substantivo - pronome - preposio. b) preposio - substantivo - artigo - verbo. c) verbo - adjetivo - artigo - verbo. d) preposio - adjetivo - artigo - preposio. e) preposio - adjetivo - pronome - verbo.

98) (IME-1996) Nas frases a seguir h erros ou impropriedades. Reescreva-as e justifique a correo. a) "Esta uma tarefa para mim fazer sozinho, no admito que se reparta as responsabilidades entre eu e outra pessoa." b) "Ele tomou as decises as mais oportunas."

99) (FGV-2005) No quarto pargrafo, possvel acrescentar uma preposio combinada com um artigo. Qual a combinao? Em que frase ela pode aparecer? Justifique. 1. HORA DA SESTA. Um grande silncio no casaro. 2. Faz sol, depois de uma semana de dias sombrios e midos. 3. Clarissa abre um livro para ler. Mas o silncio to grande que, inquieta, ela torna a pr o 4. volume na prateleira, ergue-se e vai at a janela, para ver um pouco de vida. 5. Na frente da farmcia est um homem metido num grosso sobretudo cor de chumbo. Um 6. cachorro magro atravessa a rua. A mulher do coletor aparece janela. Um rapaz de ps 7. descalos entra na Panificadora. 8. Clarissa olha para o cu, que dum azul tmido e desbotado, olha para as sombras fracas 9. sobre a rua e depois se volta para dentro do quarto. 10. Aqui faz frio. L no fundo do espelho est uma Clarissa indecisa, parada, braos cados, 11. esperando. Mas esperando qu? 12. Clarissa recorda. Foi no vero. Todos no casaro dormiam. As moscas danavam no ar, 13. zumbindo. Fazia um solo terrvel, amarelo e quente. No seu quarto, Clarissa no sabia que 14. fazer. De repente pensou numa travessura. Mame guardava no sto as suas latas de 15. doce, os seus bolinhos e os seus pes que deviam durar toda a semana. Era proibido entrar 16. l. Quem entrava, dos pequenos, corria o risco de levar palmadas no lugar de 17. costume. 18. Mas o silncio da sesta estava cheio de convites traioeiros. Clarissa ficou pensando. 19. Lembrou-se de que a chave da porta da cozinha servia no quartinho do sto. 20. Foi busc-la na ponta dos ps. Encontrou-a no lugar. Subiu as escadas devagarinho. Os

21. degraus rangiam e a cada rangido ela levava um sustinho que a fazia estremecer. 22. Clarissa subia, com a grande chave na mo. Ningum... Silncio... 23. Diante da porta do sto, parou, com o corao aos pulos. Experimentou a chave. A 24. princpio no entrava bem na fechadura. Depois entrou. Com muita cautela, abriu a porta e 25. se viu no meio duma escurido perfumada, duma escurido fresca que cheirava a doces, 26. bolinhos e po. 27. Comeu muito. Desceu cheia de medo. No outro dia D. Clemncia descobriu a violao, e 28. Clarissa levou meia dzia de palmadas. 29. Agora ela recorda... E de repente se faz uma grande claridade, ela tem a grande idia. A 30. chave da cozinha serve na porta do quarto do sto. O quarto de Vasco fica no sto... 31. Vasco est no escritrio... Todos dormem... Oh! 32. E se ela fosse buscar a chave da cozinha e subisse, entrasse no quarto de Vasco e 33. descobrisse o grande mistrio? 34. No. No sou mais criana. No. No fica direito uma moa entrar no quarto dum rapaz. 35. Mas ele no est l... que mal faz? Mesmo que estivesse, teu primo. Sim, no sejas 36. medrosa. Vamos. No. No vou. Podem ver. Que que vo pensar? Subo a escada, 37. algum me v, pergunta: Aonde vais, Clarissa? Ora, vou at o quartinho das malas. 38. Pronto. Ningum pode desconfiar. Vou. No, no vou. Vou, sim! (Porto Alegre: Globo, 1981. pp. 132-133)

100) (ITA-2005) O projeto Montanha Limpa, desenvolvido desde 1992, por meio da parceria entre o Parque Nacional de Itatiaia e a DuPont, visa amenizar os problemas causados pela poluio em forma de lixo deixado por visitantes desatentos. (Folheto do Projeto Montanha Limpa do Parque Nacional de Itatiaia). A preposio que indica que o Projeto Montanha Limpa continua at a publicao do Folheto a) entre. b) por (por visitantes).. c) em. d) por (pela poluio). e) desde 101) (FGV-2004) Observe o fragmento: Era no tempo que ainda os portugueses no haviam sido por uma tempestade empurrados para a terra de Santa Cruz. possvel acrescentar a uma preposio. Transcreva o fragmento, mas inclua essa preposio.

35 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

102) (FGV-2003) Observe os termos sublinhados nas seguintes frases: Chegou a hora do pblico se manifestar contra a publicao desse impostor. As palmas do pblico ecoavam pelo teatro, em apoio proposta de Nabuco. Vista do pblico, a cantora parecia bonita; da coxia, percebia-se que era feia. Sobre eles, correto afirmar: a) Para o segundo exemplo, vrios gramticos recomendam a forma de o em lugar de do, porque a preposio est regendo o sujeito. b) Para o terceiro exemplo, vrios gramticos recomendam a forma de o em lugar de do, porque a preposio est regendo o sujeito. c) Nos trs exemplos, os termos sublinhados exercem a mesma funo sinttica de adjunto adverbial. d) No primeiro e no segundo exemplos, os termos sublinhados exercem a mesma funo sinttica de adjunto adnominal. e) Para o primeiro exemplo, vrios gramticos recomendam a forma de o em lugar de do, porque o pblico sujeito, que no deve ser iniciado por preposio. 103) (ITA-1996) OS CES - Lutar. Podes escach-los ou no; o essencial1 que lutes. Vida luta. Vida sem luta*- um mar morto no centro do organismo universal. DA A POUCO demos COM UMA BRIGA de ces*; fato que AOS OLHOS DE UM HOMEM VULGAR no teria valor, Quincas Borba fez-me parar e observar os ces. Eram dois. Notou que ao p deles* estava um osso, MOTIVO DA GUERRA, e no deixou de chamar a minha ateno para a circunstncia de que o osso no tinha carne. Um simples osso nu. Os ces mordiam-se*, rosnavam, COM O FUROR NOS OLHOS... Quincas Borba meteu a bengala DEBAIXO DO5 BRAO, e parecia em xtase. - Que belo que isto ! dizia ele de quando em quando. Quis arranc-lo dali, mas no pude; ele estava arraigado AO CHO, e s continuou A ANDAR, quando a briga cessou* INTEIRAMENTE, e um dos ces, MORDIDO e vencido, foi levar a sua fome A OUTRA PARTE. Notei que ficara 6 sinceramente ALEGRE, posto contivesse a ALEGRIA, segundo convinha a um grande filsofo. Fez-me observar a beleza do espetculo, relembrou o objeto da luta, concluiu que os ces tinham fome; mas a privao do alimento era nada para os efeitos gerais da filosofia. Nem deixou de recordar que em algumas partes do globo o espetculo mais grandioso: as criaturas humanas que disputam aos ces os ossos e outros manjares menos APETECVEIS; luta

que se complica muito, porque entra em ao a inteligncia do homem, com todo o acmulo de sagacidade que lhe deram os sculos etc.

Identificadas as classes das palavras retiradas do texto e relacionando a primeira relao segunda, assinale a seqncia correta a seguir: (1) adjetivo (2) substantivo (3) verbo (4) pronome (5) advrbio (6) conjuno (7) preposio (8) locuo adjetiva (9) locuo adverbial (10) locuo substantiva (11) locuo prepositiva ( ( ( ( ( ( ) o essencial (referncia 1) ) sem luta (referncia 2) ) de ces (referncia 3) ) ao p deles (referncia 4) ) debaixo do (referncia 5) ) posto (referncia 6)

a) 1-8-8-9-11-3 b) 1-9-8-9-7-3 c) 2-8-8-9-11-6 d) 2-9-10-10-9-11 e) 2-8-8-10-9-6

104) (UNIFESP-2004) TEXTO 1 ... a serpente mostrava ser a mais cautelosa de todos os animais selvticos do campo, que Jeov Deus havia feito. Assim, ela comeou dizer mulher: realmente assim que Deus disse, que no deveis comer de toda rvore do jardim? A isso a mulher disse serpente: Do fruto das rvores do jardim podemos comer. Mas quanto a comer do fruto da rvore que est no meio do jardim, Deus disse: No deveis comer dele, no, nem deveis tocar nele, par a que no morrais. A isso a serpente disse mulher: Positivamente no morrereis. Porque Deus sabe que, no mesmo dia que em que comerdes dele, forosamente se abriro os vossos olhos e forosamente sereis como Deus, sabendo o que bom e o que mau. Conseqentemente, a mulher viu que a rvore era boa para alimento e que era algo para os olhos anelarem, sim, a rvore desejvel para se contemplar. De modo que comeou a tomar do seu fruto e a com-lo. Depois deu tambm dele a seu esposo, quando estava com ela, e ele comeou a com-lo. Abriram-se ento os olhos e comearam a perceber que estavam nus. Por isso coseram

36 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

folhas de figueira e fizeram para si coberturas para os lombos. (Traduo do Novo Mundo das Escrituras Sagradas.) TEXTO 2 Voc j ouviu a histria de Ado e Eva? Se no leu, certamente ouviu algum contar, e deve se lembrar do que aconteceu com os dois. Com os dois e com a serpente, claro. Conta a Bblia que Ado e Eva viviam muito felizes no Paraso, onde s havia uma proibio: eles no podiam experimentar o gosto da ma. Ado, mais obediente, bem que no queria comer a tal da ma. Mas Eva falou to bem dela, fez com que parecesse to gostosa, que o pobre coitado no resistiu. Foi dar a primeira mordida e perder o lugar no Paraso... Se Eva vivesse hoje, seria uma tima publicitria, uma profissional de propaganda. Afinal, ela soube convencer Ado de que valia a pena pagar um preo to alto por uma simples ma. Mas, se a gente pensar bem, Eva no foi a primeira publicitria. Antes dela, houve uma outra, a serpente. Simbolizando o demnio, foi a serpente que criou, na mulher, o desejo de experimentar o fruto proibido. E, assim, nasceu a propaganda. (Andr Carvalho & Sebastio Martins. Propaganda.) A alternativa em que o uso da preposio em destaque tem funo mais estilstica do que gramatical a) ... quando estava com ela... b) Do fruto das rvores do jardim podemos comer. c) ... e fizeram para si coberturas para os lombos. d) ... ela comeou dizer mulher... e) Depois deu tambm dele a seu esposo ... 105) (Fatec-2002) Texto I Ento Macunama ps reparo numa criadinha com um vestido de linho amarelo pintado com extrato de tatajuba. Ela j ia atravessando atravessando o corgo pelo pau. Depois dela passar o heri gritou pra pinguela: - Viu alguma coisa, pau? - Via a graa dela! - Qu! qu! qu quaqu!... Macunama deu uma grande gargalhada. Ento seguiu atrs do par. Eles j tinham brincado e descansavam na beira da lagoa. A moa estava sentada na borda duma igarit encalhada na praia. Toda nua inda do banho comia tambis vivos, se rindo pro rapaz. Ele deitara de bruos na gua rente dos ps da moa e tirava os lambarizinhos da lagoa pra ela comer. A crilada das ondas amontoava nas costas dele porm escorregando no corpo nu molhado caa de novo na lagoa com risadinhas de pingos. A moa batia com os ps ngua e era feito um repuxo roubado da Luna espirrando jeitoso, cegando o rapaz. Ento ele enfiava a cabea na lagoa e trazia a boca cheia de gua. A moa apertava com os ps as bochechas dele e recebia o jato em

cheio na barriga, assim. A brisa fiava a cabeleira da moa esticando de um em um os fios lisos na cara dela. O moo ps reparo nisso. Firmando o queixo no joelho da companheira ergueu o busto da gua, estirou o brao pro alto e principiou tirando os cabelos da cara da moa pra que ela pudesse comer sossegada os tambis. Ento pra agradecer ela enfiou trs lambarizinhos na boca dele e rindo muito fastou o joelho depressa. O busto do rapaz no teve apoio mais e ele no sufragante focinhou ngua at o fundo, a moa inda forando o pescoo dele com os ps. Ele ia escorregando sem perceber de tanta graa que achava na vida. Ia escorregando e afinal a canoa virou. Pois deixai ela virar! A moa levou um tombo engraado por cima do rapaz e ele enrolou-se nela talqualmente um apuizeiro carinhoso. Todos os tambis fugiram enquanto os dois brincavam ngua outra vez. (Mrio de Andrade, Macunama. O heri sem nenhum carter) Texto II De outras e muitas grandezas vos poderamos ilustrar, senhoras Amazonas, no fora persignar demasiado esta epstola; todavia, com afirmar-vos que esta , por sem dvida, a mais bela cidade terrquea, muito hemos feito em favor destes homens de prol. Mas cair-nos-iam as faces, si ocultramos no silncio, uma curiosidade original deste povo. Ora sabereis que a sua riqueza de expresso intelectual to prodigiosa, que falam numa lngua e escrevem noutra. Assim chegado a estas plagas hospitalares, nos demos ao trabalho de bem nos inteirarmos da etnologia da terra, e dentre muita surpresa e assombro que se nos deparou, por certo no foi das menores tal originalidade lingstica. Nas conversas utilizam-se os paulistanos dum linguajar brbaro e multifrio, crasso de feio e impuro na vernaculidade, mas que no deixa de ter o seu sabor e fora nas apstrofes, e tambm nas vozes do brincar. Destas e daquelas nos inteiramos, solcito; e nos ser grata empresa vo-las ensinarmos a chegado. Mas si de tal desprezvel lngua se utilizam na conversao os naturais desta terra, logo que tomam da pena, se despojam de tanta asperidade, e surge o Homem Latino, de Lineu, exprimindo-se numa outra linguagem, mui prxima da vergiliana, no dizer dum panegirista, meigo idioma, que, com imperecvel galhardia, se intitula: lngua de Cames! De tal originalidade e riqueza vos h-de ser grato ter cincia, e mais ainda vos espantareis com saberdes, que grande e quase total maioria, nem essas duas lnguas bastam, seno que se enriquecem do mais ldimo italiano, por mais musical e gracioso, e que por todos os recantos da urbs versado. (Mrio de Andrade, Macunama. O heri sem nenhum carter) Assinale a alternativa que transcreve e converte, correta e respectivamente, a frase do registro coloquial da

37 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

linguagem, extrada do Texto I, em seu correspondente na modalidade culta. a) Pois deixai ela virar / Pois deixa-a virar. b) Ele deitara de bruos na gua / Ele tinha deitado de bruos na gua. c) Depois dela passar / Depois de ela passar. d) ele enrolou-se nela talqualmente um apuizeiro carinhoso / ele enrolou-se nela mesmo sendo um apuizeiro carinhoso. e) Ia escorregando e afinal a canoa virou / Ia escorregando e at que enfim a canoa virou.

talvez tivesse fome e sede; e eu nada fiz por ele; amei-o, apenas, com uma caridade intil, sem qualquer expresso concreta. Deixei-o partir, assim humilhado, e to digno, no entanto, como algum que respeitosamente pede desculpas de ter ocupado um lugar que no era seu. 06 Depois pensei que ns todos somos, um dia, esse cozinho triste, sombra de uma porta. E h o dono da casa, e a escada que descemos, e a dignidade final da solido. (MEIRELES, Ceclia. ILUSES DO MUNDO: CRNICAS. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1982, p. 16-17)

106) (UFCE-1996) UM CO, APENAS 01 Subidos, de nimo leve e descansado passo, os quarenta degraus do jardim - plantas em flor de cada lado; borboletas incertas; salpicos de luz no granito -, eis-me no patamar. E a meus ps, no spero capacho de coco, frescura da cal do prtico, um cozinho triste interrompe o seu sono, levanta a cabea e fita-me. um triste cozinho doente, com todo o corpo ferido; gastas, as mechas brancas do plo; o olhar dorido e profundo, com esse lustro de lgrima que h nos olhos das pessoas muito idosas. Com um grande esforo acaba de levantar-se. Eu no lhe digo nada; no fao nenhum gesto. Envergonhame haver interrompido o seu sono. Se ele estava feliz ali, eu no devia ter chegado. J que lhe faltavam tantas coisas, que ao menos dormisse: tambm os animais devem esquecer, enquanto dormem... 02 Ele, porm, levantava-se e olhava-me. Levantavase com a dificuldade dos enfermos graves: acomodando as patas da frente, o resto do corpo, sempre com os olhos em mim, como espera de uma palavra ou de um gesto. Mas eu no o queria vexar nem oprimir. Gostaria de ocupar-me dele: chamar algum, pedir-lhe que o examinasse, que receitasse, encaminh-lo para um tratamento... Mas tudo longe, meu Deus, tudo to longe. E era preciso passar. E ele estava na minha frente inbil, como envergonhado de se achar to sujo e doente, com o envelhecido olhar numa espcie de splica. 03 At o fim da vida guardarei seu olhar no meu corao. At o fim da vida sentirei esta humana infelicidade de nem sempre poder socorrer, neste complexo mundo dos homens. 04 Ento, o triste cozinho reuniu todas as suas foras, atravessou o patamar, sem nenhuma dvida sobre o caminho, como se fosse um visitante habitual, e comeou a descer as escadas e as suas rampas, com as plantas em flor de cada lado, as borboletas incertas, salpicos de luz no granito, at o limiar da entrada. Passou por entre as grades do porto, prosseguiu para o lado esquerdo, desapareceu. 05 Ele ia descendo como um velhinho andrajoso, esfarrapado, de cabea baixa, sem firmeza e sem destino. Era, no entanto, uma forma de vida. Uma criatura deste mundo de criaturas inumerveis. Esteve ao meu alcance; As preposies podem estabelecer vrias relaes de sentido. Com base nesta afirmao, resolva os quesitos a e b. a) Complete as frases com a preposio adequada s idias indicadas entre parnteses. Ele desceu as escadas _____ a rua. (DESTINO) Ele desceu as escadas _____ tristeza. (MODO) Ele desceu as escadas _____ hesitao. (FALTA) Ele desceu as escadas _____ mrmore. (MATRIA) Ele desceu as escadas _____ minha vontade. (OPOSIO) b) Escreva ao lado de cada frase a idia indicada pela preposio em maisculo. "... borboletas incertas, salpicos DE luz ..." (pargrafo 01) "Passou POR entre as grades do porto..." (pargrafo 04) "... prosseguiu PARA o lado esquerdo... desapareceu." (pargrafo 04) "Ele ia descendo... SEM firmeza e SEM destino." (pargrafo 05) "... pede desculpas DE ter ocupado um lugar que no era seu." (pargrafo 05)

38 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

39 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

GABARITO
1) Alternativa: A 2) Alternativa: E 3) Alternativa: A 4) Alternativa: E 5) A expresso de cansada indica circunstncia de causa , justificada no texto pelo fato de ela ter tentado de vrias maneiras conquistar Aoitin, sem sucesso.

15) por sua vez, e simultaneamente/concomitantemente, senhores e servos

16) a) A ironia est ancorada nas palavras esquerda e direita. b) A palavra esquerda, no discurso poltico, adquire sentido por oposio chamada direita. Nesse contexto os partidos de esquerda representariam, grosso modo, uma nfase maior nas questes sociais, e os de direita, nas questes econmicas. No jogo polissmico, a palavra direita manifesta outro sentido, referindo-se quilo que correto, digno, honesto, etc. Alm desses sentidos, as palavras podem ser interpretadas como referncias espaciais, indicativas de duas posies laterais opostas: a esquerda e a direita. c) A palavra nem serve para negar excluindo algo, estabelecendo o pressuposto de que a negao no era esperada, contrariando a expectativa em relao ao que foi excludo. Na afirmao No Brasil nem a esquerda direita, estabelece o pressuposto de que no Brasil ningum age corretamente, mas o esperado seria que a esquerda o fizesse. Substituindo-se a palavra nem pela palavra no, perde-se esse pressuposto: o no apenas serve para negar, sem estabelecer qualquer pressuposto.

6) a) Que os homens mentem. b) A palavra seria homemente ou homemmente. Seria um advrbio que significaria aquilo feito da maneira tpica dos homens. c) Que o modo de agir tpico dos homens com mentiras. 7) Alternativa: D 8) No primeiro pargrafo, o emprego de pronomes outra forma de estabelecer a coeso textual. Quando usados, evitam repeties: que, pronome relativo, substitui: velhinha; ela, pronome pessoal, tambm; tudo, pronome indefinido, substitui o pessoal da Alfndega. No terceiro pargrafo, o advrbio a est empregado em sentido prprio, indicando lugar (prximo segunda pessoa); no sexto pargrafo, o mesmo advrbio indica tempo (neste momento).

17) Alternativa: D 18) Alternativa: D 19) Alternativa: A

9) Alternativa: A 10) Alternativa: C 11) Alternativa: D 12) Alternativa: E 13) Alternativa: D 14) Donde a contrao de de e onde. Significa de algum lugar. Um exemplo de uso : Donde voc vem? Aonde a contrao de a e onde. Significa a algum lugar. Um exemplo de uso : Aonde voc vai? Onde significa em algum lugar. Um exemplo de uso : Onde voc mora?

20) Alternativa: A 21) onde mais densa A noite infinita Verte a sombra imensa

22) Alternativa: D 23) Alternativa: B 24) Alternativa: A 25) Alternativa: C 26) Alternativa: D 27) No, uma vez que o j est sendo utilizado de forma enftica. 28) a) Sufixao - acrescentando o sufixo - mente aos adjetivos escolhidos

40 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

b) Todos os sentimentos esto elevados a um grau extremo , seja no sofrimento, no amor, na crtica ... 29) Alternativa: D 30) a) Sim. Mas e contudo so conjunes coordenativas adversativas, cuja funo estabelecer relao de oposio ao que est sendo dito antes. b) No precisamos olhar para o espelho nem para nenhum relgio, pois o tempo est em nosso corao, e ouve-se 31) Alternativa: E 32) Alternativa: A 33) Alternativa: B 34) 1. - contraste O rio Tiet continua sujo mas no falta gua em S. Paulo. Embora no falte gua em S. Paulo, o rio Tiet sujo 2. condicionalidade : Se o rio Tiet continuar sujo faltar gua em SP Faltar gua em SP a no ser que limpem o rio Tiet 3. finalidade: Para que no falte gua em SP preciso limpar o rio Tiet preciso limpar o rio Tiet a fim de que no falte gua em SP

43) Alternativa: C 44) Alternativa: A 45) Alternativa: C 46) a) H vrias possibilidades. Entre elas: Ao se discutirem as idias expostas na assemblia, chegouse seguinte concluso: p-las em confronto com outras menos polmicas seria avaliar-lhes melhor o peso, luz do princpio geral que as vem regendo. -Ao se discutirem as idias expostas na assemblia, chegou-se seguinte concluso: p-las em confronto com outras menos polmicas seria avaliar melhor o seu peso, luz do princpio geral que vem regendo-as. - Ao se discutirem as idias expostas na assemblia, chegou-se seguinte concluso: p-las em confronto com outras menos polmicas seria avaliar melhor o peso delas, luz do princpio geral que vem regendo a elas. evidente que tambm seriam possveis combinaes das formas acimas. b) H vrias formas, entre elas: Quando se discutiram as idias expostas na assemblia,... Assim que se discutiram as idias expostas na assemblia,... Logo que se discutiram as idias expostas na assemblia,... 47) Alternativa: D 48) Alternativa: B 49) Alternativa: B

35) Alternativa: A 36) Alternativa: B 37) Alternativa: A 38) Alternativa: E 39) Alternativa: C 40) a) A palavra ora empregada no texto funciona como conjuno coordenativa alternativa; j hora um substantivo cuja referncia um segmento de tempo, equivalente a 60 minutos. b) No ltimo pargrafo tambm empregada uma conjuno coordenativa alternativa: Ou porque a sua dor era to grande , ou porque, selvagem mesmo, ela j tinha compreendido

50) Alternativa: D 51) Alternativa: B 52) Alternativa: E 53) Alternativa: E 54) Alternativa: C 55) Alternativa: D Trata-se de questo mal formulada. Indiscutivelmente, a primeira orao estabelece relao de adio, mas a segunda tem valor explicativo e no causal. 56) a) Perodo 2: [...] caso o crime ou a falta tenha sido cometida por pessoas diferencialmente situadas na escala social. b) Exemplos de respostas possveis:

41) Alternativa: B 42) Alternativa: A O deputado que na semana passada tinha alegado imunidade parlamentar foi preso.

41 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

O deputado que tinha alegado imunidade parlamentar foi preso na semana passada.

68) a)"No se conseguiu apurar o motivo por que a atriz se divorciou." Porque - no sentido de por qual razo ou motivo, grafase separado, pois o que pronome relativo b) "O milionrio despendeu milhares de dlares com aquela propaganda." Despender - verbo que significa perder, gastar, consumir 69) Alternativa: E 70) Alternativa: D 71) Tipo de relao: concluso. Duas dentre as conjunes: logo ento portanto 72) Alternativa: B

57) Alternativa: D 58) Alternativa: B 59) Alternativa: C 60) Se era prolixo, facilmente ultrapassaria a hora. Se a notcia pretende dizer que ele passou do tempo, deveria ser composta assim: Como era prolixo, o orador ultrapassou o tempo previsto. Ou Porque era... Por ser ... 61) Alternativa: D 62) Alternativa: B 63) Alternativa: B 73) Alternativa: A 64) a) Para desespero meu, havia leitura obrigatria de livro indicado, (poderia ser usado ;)porm ocorreu uma surpresa: era to bom aquele livro que no senti nenhum aborrecimento na leitura. Obs: haveria outras possibilidades, principalmente caso invertesse a ordem. b) A obrigao de ler um livro, como toda obrigao, indispe-nos contra a tarefa imposta, mas pode ocorrer, se encontrarmos prazer nessa leitura, que o peso da obrigao desaparea. 74) Alternativa: D 75) Alternativa: A PERCENTUAIS DE RESPOSTA NO EXAME A B C D E 12 46 19 14 9 Esta questo apresenta, para leitura e anlise, o poema O mundo grande, onde os recursos ling sticos expressivos utilizados geram um efeito de oposio entre as idias. A anlise sinttico-semntica necessria para a compreenso do valor de oposio assumido pela conjuno e: imagens justapostas esto relacionadas, contrapondo-se em planos diferentes. Um percentual significativo (46%) de participantes considerou que o valor da conjuno e, nesse poema, de comparao, o que no reflete o sentido estilstico proposto pelo poeta, mas corresponde apenas primeira operao que se realiza para estabelecer o sentido de oposio. De maneira anloga, pode-se analisar os equvocos daqueles que optaram pelas alternativas C e D. Fonte: relatrio pedaggico ENEM 2001 67) A conjuno MAS, vem apresentar que apesar da aparncia de velho, o homem guardava em si o vigor da mocidade, e na seqncia, a conjuno E acrescenta o detalhe dos olhos que, por sua vivacidade, tornam a idade do homem absolutamente indevassvel. 76) Alternativa: C 77) Alternativa: D 78) A palavra mesmo tem valor concessivo, significando apesar de, embora, ainda que.

65) a) I - ... caso o produto no seja corretamente utilizado. II - ... se ele contiver menos de 60% de seu contedo. b) As despesas de transporte ou quaisquer nus decorrentes do envio do produto para troca correm por conta do usurio.

66) Mas est sendo usado para estabelecer uma relao de adio enftica. Note que no texto est subentendida a palavra tambm: Camilo, no s o estava, mas (tambm) via-a estremecer.

42 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

79) Alternativa: A 80) Alternativa: A 81) Alternativa: D 82) Alternativa: C 83) A frase est apenas aparentemente solta. Na verdade ela adiciona um outro complemento ao verbo ter, da orao anterior, ou seja, a galinha tinha liberdade e milho. Vale salientar, ainda, que milho, neste contexto, deve ser interpretado como metonmia de alimento. 84) Alternativa: D 85) Alternativa: B 86) Alternativa: A 87) Alternativa: B 88)

Eu fazer - sujeito de verbo tem que ser pronome do caso reto Se repartam - passiva sinttica, o sujeito responsabilidades Entre mim e outra - com preposio entre usa-se a forma oblqua do pronome eu b) "Ele tomou as decises mais oportunas." Redundncia na repetio do objeto direto. 99) A nica passagem que admitiria a incluso de uma combinao de preposio e artigo seria: sobretudo cor de chumbo. Assim, teramos: sobretudo da cor de chumbo. A incluso da preposio de e do artigo definido a explicitaria uma combinao que vem implcita.

100) Alternativa: E 101) Era no tempo em que ainda os portugueses no haviam sido por uma tempestade empurrados para a terra de Santa Cruz.

102) Alternativa: A 89) a) numa boa b) Enviados a um computador, esses sinais permitiram a ele controlar um cursor em uma tela, abrir e-mails, jogar videogame e comandar um brao robtico. c) Embora tenhamos inventado a maravilha do automvel, aumentamos o tempo perdido para ir de casa ao trabalho. 103) Alternativa: C 104) Alternativa: B 105) Alternativa: C 106) Resposta: a) para com sem de contra b) matia lugar direo falta motivo

90) A conjuno mas desempenha o papel de realar o contedo da segunda orao, que constitui o elemento central na argumentao.

91) Alternativa: D 92) Alternativa: A 93) Alternativa: B 94) Alternativa: A 95) Alternativa: A 96) Alternativa: B 97) Alternativa: E 98) a) "Esta uma tarefa para eu fazer sozinho, no admito que se repartam as responsabilidades entre mim e outra pessoa.

43 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

You might also like