You are on page 1of 16

9

A CONTABILIDADE RURAL NO DESENVOLVIMENTO DO AGRONEGCIO


Dalva Custdio Faria; Elislara Montovani; Sebastio Magalhes Marques Acadmicos do da Faculdade Cenecista de Varginha FACECA Professor Ms. Fbio Luiz de Carvalho - Orientador

Resumo
O presente artigo tem como objetivo verificar como realizada a contabilidade na propriedade rural e destacar sua importncia no desenvolvimento do agronegcio. Neste sentido buscar identificar as particularidades da atividade rural e a definio de empresa rural. Objetiva tambm mostrar qual a importncia que contabilidade rural tem no desenvolvimento do agronegcio e consequentemente na tomada de decises, pois a escriturao da atividade rural traz consigo um grande nmero de informaes sobre a propriedade. Palavras-Chave: Contabilidade. Agronegcios. Tomada de decises. Propriedade.

Abstract
This article aims to ascertain how the accounts held in rural property and highlight its importance in the development of agribusiness. In this sense seek to identify the features of rural activity and the establishment of rural enterprise. Also aims to show how important that accounting has in the development of rural agribusiness and consequently in taking decisions, because the bookkeeping of rural activity brings a great deal of information on the property. Key Words: Accounting. Agribusiness. Taking decisions. Property.

Introduo

O presente artigo tem como objetivo verificar como realizada a contabilidade na propriedade rural e destacar sua importncia no desenvolvimento do agronegcio. As informaes apresentadas vo ser de grande importncia para os produtores rurais e empresrios do agronegcio, uma vez que o mesmo tem o compromisso de esclarecer a contabilidade rural, apontando suas caractersticas, verificando sua importncia, relatando o
Iniciao Cientfica, Varginha FACECA, v.1, n.8, p. 9-24, jan. / dez. 2010

Acadmicos da Faculdade Cenecista de Varginha / Professor Fbio Luiz de Carvalho

10

seu atual cenrio e destacando a sua utilizao pela administrao rural nas tomadas de deciso. Verificar-se-o tambm os benefcios da parceria entre contador e produtor rural. A metodologia utilizada para realizar o trabalho foi a pesquisa bibliogrfica em livros, trabalhos, documentos, relatrios, entre outros, com destaque para a obra de Crepaldi: Contabilidade Rural: uma abordagem decisorial, que foi a principal base bibliogrfica utilizada. Espera-se, atravs do presente artigo, esclarecer a contabilidade rural, identificando as particularidades da atividade rural e a definio de empresa rural. Ser mostrado a importncia da contabilidade rural no desenvolvimento do agronegcio, pois a escriturao da atividade rural traz consigo as informaes sobre a propriedade, demonstrando toda a evoluo da empresa. No momento da tomada de deciso papel da contabilidade o fornecimento de informaes relevantes que orientem o administrador ou gerente para as melhores decises.

Atividade Rural Consideram-se como atividade rural a explorao das atividades agrcolas, pecurias, a extrao e a explorao vegetal e animal, a explorao da apicultura, avicultura, suinocultura, sericicultura, piscicultura (pesca artesanal de captura do pescado in natura) e outras de pequenos animais; a transformao de produtos agrcolas ou pecurios, sem que sejam alteradas a composio e as caractersticas do produto in natura, realizada pelo prprio agricultor ou criador, com equipamentos e utenslios usualmente empregados nas atividades rurais, utilizando-se exclusivamente matria-prima produzida na rea explorada, tais como: descasque de arroz, conserva de frutas, moagem de trigo e milho, pasteurizao e o acondicionamento do leite, assim como o mel e o suco de laranja, acondicionados em embalagem de apresentao, produo de carvo vegetal, produo de embries de rebanho em geral (independentemente de sua destinao: comercial ou reproduo), conforme destaca Zanluca (2001). Marion (2002) classifica a atividade rural em trs grupos distintos: Produo vegetal atividade agrcola, produo animal - atividade zootcnica e indstrias rurais - atividade agroindustrial. Aloe e Valle (1978), esclarecem e exemplificam a atividade rural da seguinte maneira:

Iniciao Cientfica, Varginha FACECA, v.1, n.8, p. 9-24,jan. /dez. 2010

A Contabilidade Rural no Desenvolvimento do Agronegcio

11

Produo Vegetal - Atividade Agrcola: abrange a cultivao do solo no plantio de cereais, hortalias, floricultura, pomares, etc; Produo Animal - Atividade Zootcnica: abrange a criao de animais domsticos como na apicultura, pecuria, avicultura, ranicultura, etc; Indstrias Rurais - Atividade Agroindustrial: compreende o beneficiamento e transformao de produtos agrcolas como o beneficiamento do caf e a moagem da cana-de-acar para fabricao de gua ardente consistem ainda na transformao de produtos zootcnicos como o mel e lacticnios.

Empresa Rural Para conhecer as atividades consideradas rurais, importante definir o que uma empresa rural. Segundo Marion (2002, p. 24), empresas rurais so aquelas que exploram a capacidade produtiva do solo por meio do cultivo da terra, da criao de animais e da transformao de determinados produtos agrcolas. Mas existem outros autores que definem a empresa rural como unidade de produo, conforme destaca Crepaldi (2006, p. 25), a unidade de produo em que so exercidas atividades que dizem respeito a culturas agrcolas, criao do gado ou culturas florestais, com a finalidade de obteno de renda. Estes conceitos abordam a empresa rural com atividade de explorao da terra e criao de animais como atividades de fonte de renda, atuando como organismos de produo e exercendo funes complementares prprias de qualquer empresa, como destaca Aloe e Valle (1978): Funo tcnica, de produo agrcola, zootcnica e agroindustrial; Funo comercial, de compra de adubos, sementes, inseticidas, implementos Funo financeira, de recebimentos e pagamentos, obteno de financiamentos, Funo econmica, de obteno de lucros e consequente aumento do Funo social, de criao de bens econmicos, para satisfazer as necessidades

agrcolas, animais e agroindustriais; depsitos bancrios, retiradas de depsitos, etc; patrimnio; humanas.
Iniciao Cientfica, Varginha FACECA, v.1, n.8, p. 9-24,jan. /dez. 2010

Acadmicos da Faculdade Cenecista de Varginha / Professor Fbio Luiz de Carvalho

12

Dentro deste ambiente agroindustrial existe uma classificao de empresa agrcola de suma importncia para a contabilidade, pois proporo que cada uma assume o que determina o uso ou no das ferramentas contbeis. Aloe e Valle (1978) em seus estudos classificam essa proporo de empresa rural da seguinte maneira: Pequenas, mdias e grandes. As pequenas empresas exploram propriedades de pequenas dimenses, constitudas de stios, chcaras e pequenas lavouras; onde no se encontram registros contbeis, devido a falta de instruo e poucos recursos do agricultor. Em algumas propriedades o que existe uma caderneta, onde so anotados os servios dos empreiteiros e os salrios a serem pagos, assim como as contas a receber. As empresas mdias exploram fazendas onde os proprietrios possuem maiores recursos e investem muitas vezes em uma nica cultura, com pequenas criaes. Nesta categoria se encontram a relao de contas pendentes de liquidao, o livro Dirio, cadernetas com a relao de cada funcionrio e o extrato de contas correntes, onde toda escriturao demonstra no final do ano agrcola somente a renda liquida em dinheiro. As grandes empresas exploram fazendas de grande extenso territorial, verdadeiros latifndios que predominam com a policultura, com indstrias agrcolas e grandes criaes. Possuem uma contabilidade completa com registros minuciosos que possibilitam o controle de toda propriedade.

Atividades Agrcolas A produo agrcola representa a atividade de explorao da terra, que apesar da grande industrializao do Brasil, continua sendo de fundamental importncia no desenvolvimento do pas, abrange dois tipos de culturas, as temporrias e as permanentes: Culturas Temporrias: so aquelas sujeitas ao replantio aps a colheita, possuindo perodo de vida muito curto entre o plantio e a colheita, como por exemplo os cultivos de feijo, legumes, arroz, trigo, etc, de acordo com Marion (2002); Culturas Permanentes: so aquelas no sujeitas ao replantio aps a colheita, uma vez que propiciam mais de uma colheita ou produo, bem como apresentam prazo de vida til superior a um ano, como por exemplo: laranjeira, macieiras, plantaes de caf, etc, (MARION, 2002).

Iniciao Cientfica, Varginha FACECA, v.1, n.8, p. 9-24,jan. /dez. 2010

A Contabilidade Rural no Desenvolvimento do Agronegcio

13

Caractersticas da Atividade Agrcola O setor agrcola apresenta algumas caractersticas que o distinguem dos demais setores da economia, como destaca Crepaldi (2006): Dependncia do Clima: a caracterstica mais citada pelos estudiosos e da qual muitas outras dependem. O clima condiciona a maioria das exploraes agropecurias. Determina pocas de plantio, tratos culturais, colheitas, escolha de variedades e espcies, vegetais e animais; Correlao Tempo de Produo versus Tempo de Trabalho: O processo produtivo desenvolve-se em algumas fases, independentemente da existncia do trabalho fsico imediato. O que no ocorre em outros setores da economia, como por exemplo na indstria onde somente o trabalho modifica a produo. Fator este que dever ser sempre levado em conta; Dependncia de Condies Biolgicas: As condies determinam a irreversibilidade do ciclo produtivo, ou seja, no se pode alterar a seqncia da produo (interromper o desenvolvimento de uma lavoura de milho para se obter soja). Por outro lado, limitase a adoo de medidas que normalmente so utilizadas em outros setores da economia, como recursos para acelerar a produo, como o estabelecimento de um terceiro turno de trabalho. A pesquisa agropecuria pode conseguir espcies animais e variedades vegetais mais precoces e produtivas, mas ainda assim sujeitas a condies biolgicas; Terra como Participante da Produo: Na agropecuria, a terra no apenas um suporte para o estabelecimento de atividades produtivas, ao contrrio, na maioria das exploraes agropecurias, participa diretamente do ciclo produtivo. Assim, importante conhec-la e analis-la em suas condies qumicas, fsicas, biolgicas e topogrficas; Estacionalidade da Produo: No setor agrcola, normalmente, no existe fluxo continuo de produo, como na indstria e uma tarefa pode tambm no depender de outra. As atividades esto dispersas por toda a empresa, podendo ocorre em locais distantes um do outro. No h relao, por exemplo, entre o trabalho executado por uma equipe que reformas as cercas da propriedade com outra que faz a limpeza das pastagens;

Iniciao Cientfica, Varginha FACECA, v.1, n.8, p. 9-24,jan. /dez. 2010

Acadmicos da Faculdade Cenecista de Varginha / Professor Fbio Luiz de Carvalho

14

Incidncia de Riscos: Na agropecuria a existncia de riscos de grande proporo, pois exploraes podem ser afetadas por problemas causados pelo clima (seca, geada, granizo), pelo ataque de pragas e molstias, e tambm pelas flutuaes de preos de seus produtos; Produtos no Uniformes: Na agropecuria, ao contrrio da indstria, h dificuldades em se obter produtos uniformes quanto forma, ao tamanho e qualidade. Esse fato decorrente das condies biolgicas e acarreta, para o empresrio rural custos adicionais com classificao e padronizao, alm de receitas mais baixas, em virtude do menor valor dos produtos que apresentarem padro de qualidade inferior; Alto Custo de Sada e/ou Entrada: No negcio agrcola, algumas exploraes exigem altos investimentos em benfeitorias e mquinas e, consequentemente, condies adversas de preo e mercado devem ser suportadas a curto prazo, pois o prejuzo, ao abandonar a explorao, poder ser maior. A cultura de caf e a pecuria leiteira podem ser consideradas como exploraes de alto custo de entrada, enquanto culturas anuais milho e soja, por exemplo so exploraes de menor custo de entrada. A partir dessa reflexo Andrade (2000), analisa estas caractersticas e observa que as

mesmas isoladas ou em conjunto, para a administrao rural, surtem efeito mais prejudicial do que benfico. Indicando que o empresrio rural deve assumir aes administrativas eficazes, que atenuem e modifiquem os efeitos prejudiciais de cada uma delas. No esquecendo que essas teorias foram transferidas para o setor rural e por isso devem ser adaptadas s suas condies peculiares.

Importncia da Contabilidade Rural no Agronegcio Segundo Crepaldi (2006), a Contabilidade Rural uma das ferramentas administrativas menos utilizadas pelos produtores brasileiros. A Contabilidade Rural vista como uma tcnica complexa em sua execuo, sendo conhecida apenas dentro de suas finalidades fiscais, grande parte dos produtores no demonstram interesse por uma aplicao gerencial, pois esto sujeitos apenas tributao do Imposto de Renda e no utilizam a aplicao gerencial, colocando em segundo plano toda sua contabilidade. Entre os diversos fatores que tm contribudo para isso, Crepaldi (2006) aponta os seguintes:

Iniciao Cientfica, Varginha FACECA, v.1, n.8, p. 9-24,jan. /dez. 2010

A Contabilidade Rural no Desenvolvimento do Agronegcio

15

A adaptao de sistemas estrangeiros e de Contabilidade Comercial e Industrial, inadequados para retratar as caractersticas da agropecuria brasileira; a falta de profissionais capacitados na transmisso de tecnologias administrativas aos fazendeiros; a no incluso da Contabilidade Rural como instrumento de polticas governamentais agrcolas ou fiscais. A contabilidade funciona como um ciclo de coleta e processamento de informaes

que resulta em relatrios, que devem garantir ao produtor a avaliao da sua atual situao, deve visualizar claramente os pontos fortes e fracos de cada atividade produtiva e da empresa como um todo, como descreve Crepaldi (2006). Relatrios contendo um fluxo contnuo de informaes de variados aspectos, tanto econmicos quanto financeiros a respeito da Empresa Rural, garantem a gerncia a possibilidade de uma avaliao segura identificando e controlando os desvios e suas causas, e tambm servindo de base para aperfeioamento dos futuros planejamentos. O conhecimento tcnico, a sensibilidade e a competncia dos profissionais responsveis pelo diagnstico da empresa e pela implantao do sistema contbil determinam, com certeza, grande parte do sucesso, afirma Crepaldi (2006). Segundo o mesmo autor, existem no mercado variedades de sistemas contbeis informatizados, embora muitos no apresentem capacidade informativa, flexibilidade e confiabilidade necessrias a uma utilizao gerencial; pois focam a apurao do Imposto de Renda da Atividade Rural e no possuem caractersticas necessrias para certas atividades agropecurias. Crepaldi (2006) ainda salienta a importncia de uma postura bem informada por parte do empresrio, onde deve haver uma escolha crtica do sistema contbil, que demonstre melhor adaptao natureza das atividades de sua empresa, levando em conta seu modo de operar, sua forma de organizao, constituio jurdica e dimenso patrimonial. A avaliao do custo beneficio da implantao de um sistema de Contabilidade Rural Gerencial imprescindvel, diante da capacidade de compreender e utilizar seus recursos para que se elaborem dados realmente seguros. Crepaldi (2006, p. 85), aponta a contabilidade rural como sendo:
Um dos principais sistemas de controle e informao das Empresas Rurais. Com a anlise do Balano Patrimonial e da Demonstrao do Resultado do Exerccio possvel verificar a situao da empresa, sob os mais diversos enfoques, tais como Iniciao Cientfica, Varginha FACECA, v.1, n.8, p. 9-24,jan. /dez. 2010

Acadmicos da Faculdade Cenecista de Varginha / Professor Fbio Luiz de Carvalho

16

anlises de estrutura, de evoluo, de solvncia, de garantia de capitais prprios e de terceiros, de retorno de investimentos etc.

A Contabilidade Rural tambm fornece informaes sobre condies de expandir-se, sobre necessidades de reduzir custos ou despesas, necessidades de buscar recursos; tendo como caracterstica e finalidade principal o planejamento. Vendo que as informaes contbeis so de grande interesse dos investidores, bancos, fornecedores, financeiras, clientes e administradores das empresas rurais, estas diro se o investimento seguro e se h possibilidade de retorno rpido (CREPALDI, 2006). Crepaldi (2006), em seus estudos, traz as seguintes finalidades para a Contabilidade Rural: Orientar as operaes agrcolas e pecurias; Medir o desempenho econmico-financeiro da empresa e de cada atividade produtiva individualmente; Controlar as transaes financeiras; Apoiar as tomadas de decises no planejamento da produo, das vendas e dos investimentos; Auxiliar as projees de fluxo de caixa e necessidades de crdito; Permitir a comparao do desempenho da empresa no tempo e desta com outras empresas; Conduzir as despesas pessoais do proprietrio e de sua famlia; Justificar a liquidez e a capacidade de pagamento da empresa junto aos agentes financeiros e outros credores; Servir de base para seguros, arrendamentos e outros contratos; Gerar informaes para a declarao do Imposto de Renda. Para fundamentar a importncia da Contabilidade Rural, Fabra, Quintana e Paiva (2006, p. 311), ressaltam que: A economia do Brasil est baseada principalmente na agricultura e na pecuria, por isso devemos nos preocupar com o gerenciamento de custo nessas atividades. E para isso torna-se de suma importncia a utilizao da Contabilidade Fiscal e Gerencial. Em funo disso Fabra, Quintana e Paiva (2006), ressaltam que a Contabilidade Rural obedece a legislao fiscal, sendo praticada em dois regimes: Regime de Competncia: utilizado pelo Produtor Rural quando Pessoa Jurdica tributada pelo lucro real;
Iniciao Cientfica, Varginha FACECA, v.1, n.8, p. 9-24,jan. /dez. 2010

A Contabilidade Rural no Desenvolvimento do Agronegcio

17

Regime de Caixa: utilizado pelo Produtor Rural quando Pessoa Fsica ou Pessoa Jurdica tributada pelo lucro presumido ou optante do simples. A principal diferena entre os mesmos a contabilizao dos atos e fatos

contbeis na poca do ocorrido que obrigatrio na Pessoa Jurdica tributada pelo lucro real.

O Atual Cenrio da Contabilidade Rural

Existe o fato do produtor rural ainda guardar na memria muitos dos fatos ocorridos, que so de grande importncia para a contabilidade, situaes que, com o decorrer dos anos, so esquecidos e fazem grande diferena na hora da contabilizao e na prpria comercializao dos produtos. Polato (2006, p. 121), destaca o atual cenrio da contabilidade da seguinte forma:
Essa atual conjuntura impe aos empresrios rurais excelncia na gesto dos negcios antes, dentro e depois da porteira. Na fazenda, o produtor rural tem que dar espao ao empresrio rural, cada vez mais, planejando, buscando conhecimento, atento aos riscos e entendendo do funcionamento dos mecanismos de comercializao a fim que possam fazer com que a empresa cresa com sustentabilidade. O planejamento e monitoramento dos riscos que vo possibilitar ao produtor crescer com segurana.

Contabilidade como Fonte de Informaes A escriturao da atividade rural traz consigo as informaes sobre a propriedade, relao de custos e despesas, como expandir-se, como alcanar recursos para novos investimentos, pois demonstra toda a evoluo da empresa. A agropecuria realizada com intuito de retorno econmico-financeiro que atenda s necessidades do produtor e muitas vezes de toda sua famlia.

Administrao Rural e sua Necessidade na Propriedade importante salientar que toda propriedade necessita de uma boa administrao, sendo esta feita pelo prprio produtor ou por algum que o faa por subordinao. Uma pessoa apta a analisar os resultados e lucros de cada cultura, visualiza-os mais rapidamente, fazendo o planejamento e controle de todo processo de produo. Crepaldi (2006) define com sendo trs os fatores de produo: a terra, o capital e o trabalho.
Iniciao Cientfica, Varginha FACECA, v.1, n.8, p. 9-24,jan. /dez. 2010

Acadmicos da Faculdade Cenecista de Varginha / Professor Fbio Luiz de Carvalho

18

Cabe ao administrador zelar pela conservao da terra, pelo bom uso do capital investido e finalmente pela excelncia em mo de obra, que atinge diretamente a boa qualidade da produo. Gomes (2002), ressalta que o sucesso em qualquer atividade econmica depende de uma administrao eficiente e eficaz. Para atingir este objetivo, o administrador necessita de informaes confiveis que supram os anseios no gerenciamento da entidade que est sob sua gesto. Hermann Junior (1980 apud Gomes 2002, p. 19) afirma que:
Para assegurar o xito de qualquer administrao e garantir assim a integridade patrimonial contra qualquer surpresa, necessrio colocar a atividade econmica sobre a base planificada, formulando previses econmicas, estabelecendo probabilidade e controlando as previses mediante a tcnica da anlise econmica e financeira dos balanos peridicos.

Parceria entre Contador e Produtor Rural Para a realizao de todo um ideal de qualidade de produo, h a necessidade de informaes claras e objetivas que s uma contabilidade correta e precisa traz. A unio entre uma contabilidade bem elaborada e todo um conhecimento prtico por parte do produtor, alcanam patamares de excelncia no agronegcio, adquirindo grande rentabilidade em curto espao de tempo. A unio entre contador e produtor s se faz com sucesso, quando h esforo mltiplo, envolvendo os interesses de ambos, onde o contador procura o produtor e o mesmo tambm contribui, com interesse explicito e fornecendo todas as informaes necessrias para uma contabilidade correta e transparente. Segundo Crepaldi (1998) no cenrio de crescimento e fortalecimento do segmento agropecurio que o contador deve se inserir, buscando aproximao com os produtores rurais e entidades ligadas ao setor, diminuindo essa distncia existente entre ambos, pois sua presena efetiva fundamental para identificar, mensurar e atender s necessidades do setor, indicando as melhores opes de negcios e dessa forma contribuindo para o aproveitamento melhor das oportunidades e o aumento da rentabilidade. Dentre as inmeras atividades/servios que a contabilidade pode oferecer ao setor agrcola para incrementar e alavancar o seu crescimento, o autor destaca as seguintes: Elaborao do oramento da empresa: relacionar os recursos disponveis, estimar o que os recursos podero produzir, previso das culturas e criaes, estimar as despesas
Iniciao Cientfica, Varginha FACECA, v.1, n.8, p. 9-24,jan. /dez. 2010

A Contabilidade Rural no Desenvolvimento do Agronegcio

19

administrativas da fazenda e os custos relacionados aos animais e culturas, previso do volume de vendas e dos preos de venda, consolidar receitas e despesas, montar o fluxo de caixa, etc; Anlise do negcio da empresa: os registros contbeis e suas demonstraes financeiras, trabalhos de auditoria e percias contbeis, anlise individualizada de cultura ou criao, avaliao da eficincia do negcio agricultura e/ou pecuria, anlise da rentabilidade, endividamento e liquidez etc; Identificao das alternativas de investimentos da empresa: fontes de financiamento, melhores aplicaes fixas, retorno dos investimentos etc; Controle da operao: contas a pagar e a receber, quadro de pessoal, controle do estoque e produo, aplicaes financeiras, reduo de despesas desnecessrias etc. Para Crepaldi (1998) o contador ser cada vez mais importante neste segmento da economia, medida em que este for crescendo e se tornando mais complexo para se administrar. A conscientizao do pequeno produtor, ou seja, aquele que produz para subsistncia e pequenas vendas, e que a lei no o exige escriturao regular, de que o planejamento e controle da produo so necessrios em qualquer empreendimento, independentemente de seu porte, uma tarefa rdua e difcil do profissional de contabilidade. Pois s assim, o contador estar cumprindo a sua funo de gerar informaes teis para a tomada de deciso e consequente crescimento da empresa. Quem disse que a contabilidade existe apenas para as grandes empresas? Ento, todas elas j nasceram grandes? Por fim, o setor agropecurio, contando com assessoria tcnica, assessoria contbil, apoio das classes representativas do setor e incentivos do Governo Federal, ser cada vez mais um segmento destacado na economia brasileira em relao aos demais segmentos econmicos.

A Tomada de Deciso na Atividade Rural Todo processo de tomada de deciso envolve diversos fatores, vai desde os insumos at a prpria produo em si, contando, tambm, com a rede de distribuio que, muitas vezes, tem que ser terceirizada, para que o consumidor/indstria obtenha o produto desejado no tempo programado. De acordo com Martins (2001), em relao a decises, o papel da contabilidade de custos consiste no suprimento de informaes sobre fatores relevantes que dizem respeito s
Iniciao Cientfica, Varginha FACECA, v.1, n.8, p. 9-24,jan. /dez. 2010

Acadmicos da Faculdade Cenecista de Varginha / Professor Fbio Luiz de Carvalho

20

consequncias de curto prazo sobre medidas de corte de produtos, fixao de preos de venda, opo de compra, etc. Torna-se vital a compreenso do significado da relevncia dos custos em relao tomada de deciso. A distino entre custos relevantes, custos variveis e custos administrados se estabelece pelo ponto de referncia. Enquanto os custos variveis e administrados se referem ao comportamento dos custos com relao ao volume em certo perodo, os custos relevantes se referem a determinado projeto. Crepaldi (2006), comentando as atividades gerenciais relacionadas ao agronegcio, afirma que a tarefa de gerar informaes gerenciais que permitam a tomada de deciso, com base em dados consistentes e reais, uma dificuldade constante para os produtores rurais. Os centros de responsabilidade so definidos como a menor unidade da rea de responsabilidade em que se acumulam os custos, em uma propriedade rural. Os centros de responsabilidade so classificados da seguinte maneira: Centro de Custos Produtivos: corresponde a uma ou mais reas da mesma cultura ou lote de animais. A identificao dos centros ocorre em funo da poca de plantio, variedade ou rea geogrfica; Centros de Custos Auxiliares: so os centros de apoio nos quais so acumulados os valores dos servios prestados que, posteriormente, sero distribudos aos centros de custos produtivos correspondentes; Centros de Despesas: recebem os valores referentes aos gastos de administrao, comercial, contabilidade, recursos humanos e outros setores que possuem caractersticas prprias de despesas; Centros de Investimentos: agregam todos os valores de despesas, custos, receitas e investimentos efetuados em segmentos da empresa (ex.: agricultura, pecuria ou urna fazenda). Uma tomada de deciso sofre influncia das previses de resultados futuros relativos s diversas alternativas, mas nem todos os custos futuros so necessariamente relevantes a dada deciso. Sero relevantes os custos que se comportarem de maneira diferente nas alternativas disponveis.

Iniciao Cientfica, Varginha FACECA, v.1, n.8, p. 9-24,jan. /dez. 2010

A Contabilidade Rural no Desenvolvimento do Agronegcio

21

Metodologia
A metodologia utilizada para realizar o trabalho foi a pesquisa bibliogrfica em livros, trabalhos, documentos, relatrios, entre outros, com destaque para a obra de Crepaldi: Contabilidade Rural: uma abordagem decisorial, que foi a principal base bibliogrfica utilizada.

Resultados e Discusso
Aqui apresentada a validao das hipteses e as discusses. Na validao das hipteses constam resultados obtidos atravs da pesquisa bibliogrfica. Para tal estudo, admitiram-se trs hipteses, apresentadas e discutidas sequencialmente. Como primeira hiptese, apresenta: acredita-se que a contabilidade rural muito importante para tomada de deciso no agronegcio. Crepaldi (2006, p. 85), aponta a contabilidade rural como sendo:
Um dos principais sistemas de controle e informao das Empresas Rurais. Com a anlise do Balano Patrimonial e da Demonstrao do Resultado do Exerccio possvel verificar a situao da empresa, sob os mais diversos enfoques, tais como anlises de estrutura, de evoluo, de solvncia, de garantia de capitais prprios e de terceiros, de retorno de investimentos etc.

Crepaldi (2006), comentando as atividades gerenciais relacionadas ao agronegcio, afirma que a tarefa de gerar informaes gerenciais que permitam a tomada de deciso, com base em dados consistentes e reais, uma dificuldade constante para os produtores rurais e papel da contabilidade rural gerar tais informaes. De acordo com Martins (2001), em relao a decises, o papel da contabilidade de custos consiste no suprimento de informaes sobre fatores relevantes que dizem respeito s conseqncias de curto prazo sobre medidas de corte de produtos, fixao de preos de venda, opo de compra, etc. Torna-se vital a compreenso do significado da relevncia dos custos em relao tomada de deciso. Como segunda hiptese tem-se: imagina-se que a contabilidade rural vem ganhando destaque no atual cenrio do agronegcio. Polato (2006, p. 121), destaca o atual cenrio da contabilidade da seguinte forma:
Iniciao Cientfica, Varginha FACECA, v.1, n.8, p. 9-24,jan. /dez. 2010

Acadmicos da Faculdade Cenecista de Varginha / Professor Fbio Luiz de Carvalho

22

Essa atual conjuntura impe aos empresrios rurais excelncia na gesto dos negcios antes, dentro e depois da porteira. Na fazenda, o produtor rural tem que dar espao ao empresrio rural, cada vez mais, planejando, buscando conhecimento, atento aos riscos e entendendo do funcionamento dos mecanismos de comercializao a fim que possam fazer com que a empresa cresa com sustentabilidade. O planejamento e monitoramento dos riscos que vo possibilitar ao produtor crescer com segurana.

A terceira hiptese levantada : supe-se que uma parceria entre contador e produtor pode contribuir para o bom xito do agronegcio. Segundo Crepaldi (1998) no cenrio de crescimento e fortalecimento do segmento agropecurio que o contador deve se inserir, buscando aproximao com os produtores rurais e entidades ligadas ao setor, diminuindo essa distncia existente entre ambos, pois sua presena efetiva fundamental para identificar, mensurar e atender s necessidades do setor, indicando as melhores opes de negcios e dessa forma contribuindo para o aproveitamento melhor das oportunidades e o aumento da rentabilidade. O mesmo autor afirma ainda que o contador ser cada vez mais importante neste segmento da economia, medida em que este for crescendo e se tornando mais completo para se administrar.

Concluso
Conclui-se que a contabilidade rural um importante instrumento para as empresas rurais, ou seja, o agronegcio, pois geram informaes que possibilitam verificar a situao da empresa, sob os mais diversos enfoques, tais como anlises de estrutura, de evoluo, de solvncia, de garantia de capitais prprios e de terceiros, de retorno de investimentos etc. Tais informaes so imprescindveis para o processo decisrio. No entanto ainda no muito utilizada, principalmente entre os pequenos produtores que a utilizam para fins fiscais. A conscientizao do pequeno produtor - aquele que produz para subsistncia e pequenas vendas, e que a lei no o exige escriturao regular - de que o planejamento e controle da produo so necessrios em qualquer empreendimento, independentemente de seu porte, uma tarefa rdua e difcil do profissional de contabilidade. Pois s assim, o contador estar cumprindo a sua funo de gerar informaes teis para a tomada de deciso e conseqente crescimento da empresa.

Iniciao Cientfica, Varginha FACECA, v.1, n.8, p. 9-24,jan. /dez. 2010

A Contabilidade Rural no Desenvolvimento do Agronegcio

23

correto afirmar que o atual cenrio do agronegcio impe aos empresrios uma gesto que busca excelncia e segurana em seu planejamento empresarial, que facilitado com uma boa aplicao da contabilidade rural. Neste sentido, a parceria entre contador e produtor rural so de grande importncia para o sucesso do agronegcio, pois a unificao entre o conhecimento prtico do produtor e o conhecimento terico administrativo do contador fazem com que as informaes contbeis sejam bem aplicadas e contribuam para o bom xito e o agronegcio. O crescimento econmico do Brasil est diretamente ligado ao desenvolvimento de seus vrios setores, dentre eles o agronegcio. Logo o crescimento deste setor, coloca o contador como um aliado e figura de destaque neste contexto, exercendo um papel relevante, no auxlio ao produtor rural na utilizao de prticas eficazes de gerenciamento objetivando preservar a continuidade da empresa. Consequentemente, tanto os produtores rurais quanto os contadores estaro contribuindo para o crescimento econmico do Pas e para a melhoria da qualidade de vida da sociedade. Por fim, o setor agropecurio, contando com assessoria tcnica, assessoria contbil, apoio das classes representativas do setor e incentivos do Governo Federal, ser cada vez mais um segmento destacado na economia brasileira, em relao aos demais segmentos econmicos.

Referncias
ALOE, Armando; VALLE, Francisco. Contabilidade Agrcola. 6. ed. So Paulo: Atlas, 1978. ANDRADE, Jos Geraldo de. Introduo Administrao Rural. Lavras: UFLA/FAEPE, 2002. CREPALDI, Silvio Aparecido. Contabilidade Rural: uma abordagem decisorial. 2. ed. So Paulo: Atlas, 1998. FABRA, Andr; QUINTANA, Viviane Martins; PAIVA, Enio Borges de. A importncia da contabilidade na atividade rural. [2000?]. Disponvel em: <http://www.milkpoint.com.br/?noticiaID=33032&actA=7&areaID=61&secaoID=159>. Acesso em: 8 maio 2008. GOMES, Aguinaldo Rocha. Contabilidade Rural e agricultura familiar. Rondonpolis: Unio Grfica Unio, 2002.

Iniciao Cientfica, Varginha FACECA, v.1, n.8, p. 9-24,jan. /dez. 2010

Acadmicos da Faculdade Cenecista de Varginha / Professor Fbio Luiz de Carvalho

24

MARION. Jos Carlos. Contabilidade rural: contabilidade agrcola, contabilidade da pecuria, imposto de renda pessoa jurdica. 7. ed. So Paulo: Atlas, 2002. POLATO, Ricardo. Gesto no setor agrcola exige aperfeioamento. [2000?]. Disponvel em: <http://www.paginarural.com.br/artigos_detalhes.php?id=1370>. Acesso em: 14 fev. 2008. PROCPIO, Adriana Maria. Organizao Contbil Administrativa dos Produtores Rurais na Regio de Ribeiro Preto. In: MARION, Jos Carlos (Coord). Contabilidade e Controladoria em Agribusiness. So Paulo: Atlas, 1996. ZANLUC, Jlio Csar. A contabilidade nas operaes rurais. [2000?]. Disponvel em: <http://www.portaldecontabilidade.com.br/tematicas/contabilidaderural.htm>. Acesso em: 18 fev. 2008.

Iniciao Cientfica, Varginha FACECA, v.1, n.8, p. 9-24,jan. /dez. 2010

You might also like