You are on page 1of 17

Da Educao de Qualidade para os desafios Curriculares

Inrcio Israel Macamo (estudante de Filosofia IV Nvel) Faculdade de Filosofia UEM i.nercio1999@gmail.com RESUMO O objectivo deste artigo analisar a educao de qualidade como um instrumento para o melhoramento da qualidade de educao e para que os currculos possam tomar em conta aspectos da educao de qualidade, de forma seria e serena. O fundo deste debate de especular a possvel existncia de uma escola de qualidade inspirada no desempenho dos alunos, dos professores e da escola e as suas funes sociais. O privilgio de educar ou moldar o homem um momento nico e crucial na vida em sociedade, pois no s se educa de forma mecnica, mas busca-se um indivduo que possa dirigir, futuramente, a sociedade, dando-a um rumo ou aplicando-se ao desenvolvimento da mesma. Portanto, torna-se urgente delimitar uma educao de qualidade para que haja qualidade na educao, desenvolvimento e prosperidade. Palavras-chave: Educao Qualidade Currculo Indicadores.

INTRODUO
1

O sistema de Educao moambicano preconiza uma educao de qualidade em que o aluno o elemento crucial/central no processo de ensino e aprendizagem (P.E.A), veiculando deste modo uma filosofia inspirada em diversos instrumentos de educao para todos ao nvel internacional. A ratificao esta filosofia de educao pelo sistema nacional de educao (SNE) em Moambique constitui um grande desafio para a prtica educativa no seu concreto, quer buscando acesso de uma educao para todos, quer garantindo uma educao de qualidade. O princpio de educao para todos versus educao de qualidade uma filosofia j a muito discutida na literatura moambicana, podendo ser observados os estudos feitos na rea pelo INDE e por autores como Ngoenha, Castiano entre outros. Um aspecto muito interessante pode ser encontrado em CASTIANO & NGOENHA (2013) referente a educao para todos e qualidade para poucos. Portanto, urge expandir a rede escolar, universalizando o ensino bsico, garantido que at 2015, todas as crianas moambicanas, em idade escolar (6 anos de idade por lei) de ambos sexos tenham acesso a educao formal1 (este pensamento consta da Declarao de Jomtien, de 1990, da qual Moambique signatrio). S para esclarecer a filosofia do acesso de todos ao ensino bsico, a lei 6/92 fixa o ensino bsico obrigatrio at 7classe, ou seja, toda a criana moambicana tem o direito e obrigao de ter acesso escola formal at a 7classe. H constrangimentos profundos para o alcance da cifra planeada para 2015 e para o desafio de qualidade. Alias, o que qualidade? Quando podemos falar de qualidade? O que se pretende quando fala-se de educao de qualidade? Que seria ento a educao? Como se faz a educao de qualidade? Qualidade de educao ou educao de qualidade? O que interessa o discurso sobre a educao de qualidade para estudantes de Filosofia? Estas e diversas outras questes podem ser colocadas quando se quer abordar a questo de qualidade. E para dar respostas preliminares a todas elas, importa de momento generaliza-las de modo a concluir o especfico de todas elas. No entanto, como que a educao de qualidade pode inspirar a qualidade de educao e permitir currculos de qualidade? 1 O Que Educao?

Quando se fala de educao formal refere-se a um sistema de ensino estruturado, organizado, planejado (sic) intencionalmente, sistemtico (LIBNEO, J. Carlos; Pedagogia e pedagogos, para qu? 11 ed.; So Paulo; Cortez. 2009).

Ningum escapa da educao. Em casa, na rua, na igreja ou na escola, de um modo ou de muitos, todos ns envolvemos pedaos da vida com ela: para aprender, para ensinar, para aprender-e-ensinar. Para saber, para fazer, para ser ou para conviver (LIBNEO; 2009:26). A educao existe em tudo e em todo lado em que o homem est presente. Mas e ento. O que a educao? Como surge na sociedade dos homens? natural ou convencional? As sociedades humanas, ao longo da sua histria, procuram sempre preservar a sua existncia atravs das novas geraes, transmitindo-lhes contnua e progressivamente as suas ideias, sentimentos, crenas, hbitos e aptides, enfim, a sua cultura (GOLIAS;1993: 11). Com est patente, a educao ser o conjunto vasto de elementos selectos da cultura, e como tal, a educao tem origem na cultura e se inspira e espelha, curva-se e obedece os ditames da cultura, quer como axiologia, quer como pratica quotidiana. Portanto, a educao uma fuso artstica entre valores tericos e a pratica quotidiana do homem. A educao um processo que exige o seu tempo para lograr os seus intentos, por isso, a educao leva o seu tempo para ser construda como um sistema autnomo e autentico que satisfaa a qualidade de vida desejada pelo homem, ora vejamos:
A aco educadora seria, pois, a transmisso s crianas, aos jovens e adultos, de princpios, valores, costumes, ideias, normas sociais, regras de vida, s quais, precisam ser adaptados, ajustados. Educa-se para que os indivduos repitam os comportamentos sociais esperados pelos adultos, de modo que se formem imagem e semelhana da sociedade em que vivem e crescem (LIBNEO; 2009:73).

Contudo, a educao um instrumento para a identidade social, quer como garante, quer como conformao a realidade social imposta. E para no terminar esta fase inicial do debate sem mostrar os males/desvantagens que podem advir dela, advirto, a educao boa por sua natureza, mas pode ser alvo de instrumentalizao para a prossecuo de fins individuais. Isto pode ser lido na obra de Lakatos (Educao e Ideologia) ou na obra de Bourdieu ( As Reprodues Sociais), entre outros. E como tal, a educao est a servio da classe dominante, servindo como instrumento de opresso (pio do povo Marx) das classes desfavorecidas, dominadas, subalternas, da massa popular, etc. 2 Qualidade e Currculo, o que so?

O termo qualidade inclui vrias dimenses e enfoques e analisado de mbitos disciplinares diversos, tais como a sociologia, a psicologia e a economia (DAZ; 2003). O conceito de qualidade um conceito bastante ambguo, ou seja, subjectivo, dado que a tentativa de definio supe um contexto determinado ou uma dimenso; e um conceito complexo e plural. deveras dificlimo delimitar objectivamente o que qualidade, pois isto supe dizer em que enfoque entende o conceito: enfoque instrumental consiste em saber se o P.E.A bom ou no (axiolgico); enfoque nos contedos consiste em saber se os objectivos esto sendo alcanados, atravs da observncia de habilidades, capacidades, actividades, atitudes e valores previstos nos currculos; enfoque no acesso consiste em saber da distribuio da rede escolar; enfoque nos resultados consiste em saber se o nvel de acesso a escola corresponde o nvel de sadas; etc. O entendimento do currculo aumentar a compreenso sobre a qualidade, pesa embora a palavra aponta para diversas, e inclusive paradoxais, intenes dos educadores; est carregada de ambiguidade, falta-lhe preciso, refere-se de um modo geral, a programas educativos das escolas (Huebner, citado por Pacheco, 1999). Portanto, resta-nos mostrar que seria ento um currculo e o que seria a qualidade? Para responder esta questo e outras possveis, delimitaremos o que seria ento uma educao de qualidade. 3 Educao de qualidade Como acima dissemos, a qualidade pode ser definida a partir da sociologia, da antropologia, da economia, da filosofia, da poltica, da pedagogia, da psicologia, entre outras. Isto depender do enfoque que se tomar. Quando define-se a qualidade como eficcia dos resultados esperados, uma educao de qualidade ser aquela que se consegue quando os alunos aprendem o que devem aprenderem no fim de um determinado nvel ou quando superam positivamente o estabelecido no planos e programas curriculares (DAZ; 2013). Quando se define qualidade como o que se aprende (contedos) e a sua relevncia para o indivduo e a sociedade, a educao de qualidade ser aquela em que os contedos respondem as necessidades do indivduo para o seu desenvolvimento intelectual, afectivo e social (Ibidem, p. 7).
4

Quando se define qualidade como um conjunto de meios e processos que o sistema oferece aos alunos para o desenvolvimento da sua experiencia educativa, educao de qualidade ser a que oferece ao aluno um contexto fsico, corpo docente capacitado, estratgias didctico, entre outros elementos adequados para a aprendizagem (Ibidem, p. 7-8). 4 Critrios de Educao de Qualidade H um conjunto de critrios usados para definir uma escola de qualidade, e segundo Marches & Martin (citados por MORGADO; 2004) estes critrios podem ser: Uma escola de qualidade potencia o desenvolvimento das capacidades cognitivas, sociais, afectivas, estticas e morais de todos os alunos; Uma escola de qualidade estimula a participao e satisfao de toda comunidade educativa (a direco da escola, os professores, os alunos, a comunidade, os encarregados de educao, os contnuos, entre outros); Uma escola de qualidade promove o desenvolvimento profissional dos professores e procura influenciar, atravs da sua oferta educativa, o meio envolvente. Uma escola de qualidade considera as caractersticas dos alunos e o seu meio sciocultural. A qualidade na aco educativa garantida pela satisfao, estimulao, apoio e valorizao do professor, de modo que este se envolva no desenvolvimento da personalidade do aluno. O processo de ensino deve organizar-se de acordo com o contexto do aluno, deve visar o desenvolvimento da personalidade do aluno e da formao profissional para responder as necessidades da formao (sociais). Porem, uma educao de qualidade trabalha e funciona em ntima relao com a comunidade e os encarregados e pais do aluno, ou com os lideres locais.

5 Factores Contributivos de Qualidade na Escola

De forma a justificar os critrio de uma educao de qualidade, Morgado (2004) mostra os agentes que contribuem para que a qualidade se manifeste, e como tal podemos elencar os seguintes agentes: 5.1 Liderana Para Morgado (2004) a liderana escolar deve propulsionar e motivar ou mobilizar o empenho e o envolvimento eficaz dos grupos de trabalho. Isto , a capacidade que a escola tem de influenciar as demais escolas em suas decises deve prescindir nos quadros mentais do pessoal pedaggico e dos alunos de modo que estes se esforcem em trazer trabalhos de qualidade. Alias, como supe Mosha et all. (2003) Se a liderana da escola considerada como o locus da actividade que o lder realiza para levar as outras pessoas a realizarem aces, ento um certo nmero de atributos de liderana devem ser considerados ao monitorar a eficcia , e tais qualidade, Ibidem (2003), so: Tomada de deciso: a capacidade do dirigente da escola de chegar a concluses e ponderaes sobre questes importantes. Ademais, as decises tomadas por um bom gestor no so as convencionadas individualmente no escritrio e impostas para a sua equipe de trabalho, como que esta fosse passiva na gesto escolar. Mas, a toma de deciso deve ser um acto conjunto, em que intervm a direco da escola, a comunidade, os alunos (se for o caso), os pais e encarregados de educao, assim como os contnuos. Isto legitima a deciso e a torna necessidade de todos. Comunicar: a capacidade de encorajar e inspirar as pessoas a tomar as decises necessrias, especialmente quando isso envolve novas reas de engajamento. A comunicao ou a comunicabilidade do gestor escolar fundamental para uma boa prtica da gesto escolar, quer para a direco da escola e os seus elementos, quer para o aluno, a comunidade, os encarregados de educao e os pais. Seleccionar pessoas: a capacidade de arranjar as pessoas certas para realizar as tarefas, incluindo a delegao de responsabilidade e autoridade prprias e ajustadas. Portanto, o gestor da escola de qualidade um indivduo capaz de seleccionar os quadros eficazes para a sua instituio de forma sabia e inteligente, pois j acumulou muita experiencia na rea.
6

Desenvolver as pessoas: a vontade de ajudar as pessoas a evolurem profissionalmente, melhorar as suas habilidades, conhecimentos e competncias. Isto consistira em, o gestor da escola de qualidade, promover e incentivar a existncia e pratica do trabalho das zonas de influncia pedaggica (ZIPs). Isto possvel, tambm, por via de capacitaes. 5.1.1 Liderana & Cultura da Escola A cultura da escola, pode afectar o desenvolvimento de toda a escola. Os dirigentes da escola podem clarificar ou confundir objectivos polticos, podem estimular ou inibir o desempenho ptimo e podem encorajar ou retardar a utilizao das melhores capacidades, habilidades e interesses dos subordinados. Os dirigentes das escolas podem oferecer ou sonegar incentivos para o crescimento e desenvolvimento, bem como melhorar ou piorar a satisfao no trabalho e moral, essenciais para a implementao eficaz da poltica (Mosha; 2003) de educao de qualidade. A cultua escolar, quando for alvo de uma ideologia poltica ou das reprodues sociais, acarreta ao proselitismo o carcter da liderana da escola, caindo dessa a politica do partido dominante ou da classe dominante. Portanto, A liderana da escola [deve ser] capaz de melhorar os recursos da escola, ser uma impulsionadora e incitar o pessoal para implementao da poltica [de gesto escolar]. Promover a satisfao dos subordinados, as necessidades, criar grupos de trabalho coesos e empenhados e constituir um exemplo para o pessoal. Agir como especialista de recurso, agente de mudana e uma ligao entre o pessoal, alunos e comunidade em geral (Ibidem, 2003). A liderana escolar deve ser um reflexo e modelo de educao para uma educao de qualidade, cabendo-lhe a responsabilidade de coordenar com os diversos actores sociais da escola a boa gesto da escola, uma gesto transparente, activa e imparcial no processo decisrio. 5.2 Projecto e Objectivos Partilhados Para Morgado (2004) este factor uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento da escola na medida em que assume um papel estruturante, regulador e mobilizador das iniciativas e das prticas de cada escola. Isto s comprido quando o nvel de envolvimento e participao dos profissionais de cada comunidade educativa mobiliza a construo e gesto de projectos educativos. Ou seja, a educao de qualidade supe valores de cooperao ou partilha,
7

participao ou cidadania, ligao da escola com a comunidade, valorizao da cultural local e da cultura do aluno (das suas experiencias e expectativa). 5.3 Ambiente Favorvel de Aprendizagem As tarefas de aprendizagem escolar podem ocasionar situaes de fragilidade ou ameaa para a criana, pois o confronto com aquilo que no se sabe pode no decorrer de forma tranquila (Ibidem, 2004). Isto tem maior impacto para as crianas que ingressam realidade escolar pela primeira vez, e no s, at mesmo para estudantes que ingressam para as universidades pela primeira. PINTO (1995:113) afirma que ao aluno, a realidade escolar, a sua organizao e regras so estranhas, isto porque as regras e a organizao da escola so diferentes com as da famlia. A estranheza desta realidade pode transformar-se em obstculo para a aprendizagem da criana se a sua cultura, os seus valores e expectativas no forem valorizados pelo meio escolar. Portanto, as tarefas de aprendizagem escolar devem ser organizadas e geridas para que o aluno se sinta tranquilo, e que o erro seja entendido como um fenmeno normal, supe Morgado (2004). 5.4 Expectativas Elevadas As expectativas dos professores desempenham nos processos educativos um papel importante para o desempenho escolar dos alunos (Ibidem, 2004). Exemplos nesta rea de pensamento so desenvolvidos pela psicologia educacional moderna, que busca mostrar que o professor tem anseios e expectativas a alcanar com a sua profisso. Estas so ligadas a motivao (esta pode ser salarial ou no) e ao ambiente de trabalho. Para Morgado (2004) a confiana assumida por qualquer professor na prpria capacidade de realizao e de gesto das dificuldades naturais em qualquer processo de trabalho, influencia a relao com essas dificuldades sustentando o prprio desenvolvimento profissional. Contudo, a profissionalizao do professor depende (do ponto de vista psicolgico) da motivao que tem pelo seu trabalho. E assim, o professor, o aluno, a escola e a sua direco, assim como o currculo tem expectativas por alcanar ou realizar.

5.5 P.E.A Organizado e Diferenciado


8

O P.E.A deve ser concebido e organizado a partir das caractersticas de cada grupo de alunos e de cada contexto (Ibidem, 2004). Sendo que, Ibidem, os professores ensinam de formas diferentes, tanto que os alunos aprendem de formas diferentes, torna-se importante organizar o P.E.A em torno de um conjunto diferenciado de estratgias que tornem as diferenas compatveis entre si. Portanto, o P.E.A planificado e organizado pelo professor deve reflectir pontos de convergncia do tringulo pedaggico de forma que o aluno aprenda e o professor alcance os objectivos do ensino. Pois j sabido que a cultura do professor e do aluno podem ser diferentes, e como tal, o professor deve trabalhar com base no contexto. A sua aula deve fundamentar-se no contexto em que a aprendizagem do aluno possa acontecer. Isto supe, por fim, que o professor conhea a realidade cultural do aluno de modo a ensinar de acordo com o contexto do quadro mental do aluno. 5.6 Regulao do P.E.A Uso de dispositivos de avaliao formativa ou reguladora em detrimento da avaliao centrada no produto ou sumativa, pois a regulao consistir em encontrar formas eficazes de proceder a avaliao do processo de ensino e aprendizagem (P.E.A). A avaliao entendida, no nosso SNE e segundo o PCEB (2008: 72) como um meio que permite verificar se os resultados das actividades desenvolvidas pelos alunos correspondentes aos objectivos definidos pelo programa. No entanto, a avaliao depende dos objectivos esperados para cada ciclo de aprendizagem. Na questo da avaliao, o PCEB (2008: 72) afirma que na organizao das actividades educativas deve, sempre, ser reservado um espao avaliao de forma a acompanhar e medir o progresso da aprendizagem, em quantidade e qualidade. Portanto, avaliao acompanha todo PEA para avaliar o nvel de desenvolvimento dos contedos de ensino. Contudo, a avaliao da Educao de Qualidade, neste tema, deve ser uma avaliao multimodal, pois no deve se curvar a avaliar o aluno apenas, nem o professor apenas, muito menos a instituio escolar isoladamente, mas sim o seu conjunto. Isto porque para auferir a qualidade existente preciso avaliar os objectos do ensino no seu conjunto. 5.6.1Tipos de Avaliao
9

De acordo com o PCEB (2008) h dois tipos distintos de avaliao: avaliao formativa e avaliao sumativa. A avaliao formativa consiste em verificar, numa unidade de ensino ou actividade de aprendizagem, em que medida o aluno domina as dificuldades do trabalho que deve realizar (PCEB. 2008: 72). Neste mbito, o PCEB encontra-se virado ao aluno, responsabilizando o professor pela avaliao. Portanto, esta no a nica viso de avaliao formativa que pretendemos trazer. 5.7 Direitos e Responsabilidade dos Alunos O quadro de organizao das relaes entre todos os intervenientes nos processos educativos deve definir os direitos e responsabilidades dos alunos que permitam estabelecer um clima de trabalho respeitador de direitos e exigente das responsabilidades (MORGADO; 2004). Isto contribuir para a regulao dos comportamentos e atitudes de todos os envolvidos, ou seja, os direitos dos alunos devem implicar imediatamente a sua responsabilidade, de modo que o professor possa avalia-los frequentemente. 5.8 Apoio ao Desenvolvimento Profissional dos Professores A qualidade nos processos educativos esta ligada qualidade do desenvolvimento profissional de quem neles intervm (Ibidem, p. 18). Os intervenientes dos processos educativos so designados de actores sociais da escola, e fazem parte deste grupo os pais, os alunos, os professores, a direco da escola, entre outros. Importa, aqui, radiografar a necessidade de apoio ao desenvolvimento profissional dos professores, pois que uma escola de qualidade investe na profissionalizao do seu pessoal docente. A profissionalizao permitir maior profissionalismo na educao de qualidade. Contudo, a escola da educao de qualidade aposta nos cursos de capacitao ou profissionalizao contnua do pessoal docente. 5.9 Cooperao Escola-Familia A escola no se desenvolve separadamente da famlia onde surge a criana, portanto, uma educao de qualidade valoriza e trabalha em ntima relao com a famlia (MORGADO; 2004). Uma escola de qualidade reconhece o potencial da educao familiar de modo a poder fazer uma melhor integrao ou socializao escolar da criana. E como tal, trabalha em intima cooperao com a famlia, atravs dos concelhos da escola, da interveno social dos pais de turma e
10

encarregados de educao, quer mantendo encontros programados como as reunies escolares, quer encontrando-se com os pais das crianas informalmente no seio ou fora da escola. 6 Caractersticas do Professor de Educao de Qualidade Liderana reconhecida ao nvel da escola e da sala de aula; Dispositivos eficazes de ensino: ensino eficiente com clara definio de objectivos; organizao do trabalho dos alunos; mecanismos de adaptao e flexibilidade no funcionamento da sala de aula; tarefas de aprendizagem activa; centrao da avaliao em competncias cognitivas de ordem superior; interdependncia entre o ensino e a gesto curricular; diversificao e disponibilizao de materiais de apoio s aprendizagens. Preocupao com a aquisio pelos alunos de competncias de autonomia e estratgias metacognitivas; Clima e cultura escolar orientados para uma perspectiva de funcionamento e produtividade; Expectativas elevadas face ao desenvolvimento dos alunos; Regulao apropriada dos processos dos alunos; Apoio ao desenvolvimento profissional dos professores; Iniciativas e dispositivos consistentes para promover o envolvimento parental; Ateno a multiculturalidade; a formao pessoal dos alunos e a equidade nas praticas dirigidas aos alunos. Ainda de acordo com Johnson, Livingston & Schwartz (citados por MORGADO; 2004: 19) a partir dos inquritos realizados junto de professores sobre os atributos de uma escola eficaz, enunciam como caractersticas mais pertinentes: a liderana, organizao, definio clara do currculo e dos objectivos, envolvimento parental, expectativas positivas, regulao do trabalho dos alunos e dispositivos promotores do desenvolvimento da equipa.

11

7 O CURRCULO COMO CONSTRUO SOCIAL, CULTURAL E SOCIAL Numa educao de qualidade o desenho de um currculo deve comportar as seguintes demisses de anlise ou construo: Sociedade, Cultura, Aluno e Ideologia/hegemonia 7.1 Sociedade Ao escolher os alvos da educao deve-se primazia as exigncias da sociedade porque a educao formal fruto e transformadora da sociedade (PACHECO; 2005). Sobre educao formal j expusemos acima, importa afirma que o currculo uma resposta directa as necessidades da sociedade. E nisto, Pacheco (2005) mostra que para estabelecer as exigncias da sociedade para a educao (currculo) deve-se ter em conta o contexto social e poltico, os factores de controlo, a influncia da sociedade sobre o currculo e a funo da escola. Estes so os factores ou indicadores para uma anlise ou construo do currculo para uma escola de qualidade onde haja a educao de qualidade. Portanto, importa, centrar o nosso debate na questo da escola. A escola mantm uma relao ntima com a sociedade, dado que ela serve para um conjunto diverso e complexo de interesse para a preparao social dos indivduos, na formao axiolgica (Ibidem, p. 63). A escola uma construo social que no pode existir sem a sociedade, e como a sua existncia esta condicionada a existncia da sociedade, ela deve servir as exigncias da sociedade. E como tal, Ibidem, a escola pode funcionar como legitimadora das desigualdades sociais ou como correctora e atenuante, pois o indivduo transporta, desde cedo, valores da educao familiar ou tradicional. Valores estes que devem ser tomados em conta. No caso de Moambique temos valores da educao tradicional os seguintes: a predominncia dos interesses da colectividade sobre o indivduo, a solidariedade, a hierarquia das idades, o esprito de ajuda mtua, o trabalho colectivo, a intima ligao da educao com as realidades da vida, o carcter polivalente do ensino e o pragmatismo dos seus mtodos (GOLIAS; 1993). O currculo depende de condies econmicas existentes na sociedade: recursos educativos, a profissionalizao do professor, expectativas profissionais do aluno, preenso de grupos econmicos na escolha de reas de conhecimento (cursos), entre outras (PACHECO; 2004). Esta a razo pela qual um currculo de uma educao de um pas no pode ser copiado na sua totalidade, pois este pode no responder as exigncias ou pode no adequar-se ao contexto por conta ou razo de inexistncia de condies acima apontadas.
12

7.1.1 Deveres do Currculo De acordo com Pacheco (2005), o currculo deve prever e promover a justia curricular nas escolas a partir de tomada de decises interactivas e pr-activas; assim como o currculo deve servir como fonte de produo e reproduo do conhecimento. O currculo deve ser capaz de prover e prever uma educao de qualidade. O currculo tem o dever e obrigao de ser democrtico para garantir a educao de qualidade, fundamentando a sua filosofia na busca de uma escola democrtica ou democratizando o ensino. A escola desempenha o papel social de transmissora e produtora de conhecimentos que lhe permitam a insero laboral/empregabilidade (PACHECO; 2005). Ou ainda, quando Pacheco (2005 citando APLLE & BEANE) a escola deve ajudar a adquirir conhecimentos e destrezas que lhes abram as portas da empregabilidade . Portanto, a escola deve habilitar o aluno para o exerccio de uma profisso, ou seja, para que no final da aprendizagem o aluno possa fazer uma actividade prtica. Contudo, o conhecimento escolar s legtimo quando a educao obrigatria porque desenvolve a personalidade da criana e a socializa ao grupo (PACHECO; 2005). Portanto, a escola tem a funo pedaggica, institucional e social, acima apontadas. 7.2 Cultura H elementos que devem ser seleccionados na cultura para servirem de projecto para a instituio escolar porque o currculo um projecto de escolarizao que reflecte a concepo de conhecimento e a funo cultural da escola (Ibidem, p. 65). A concepo de um currculo comporta uma forte base cultural, dos elementos culturais mais apreciados e que so seleccionados para serem perpetuados s geraes futuras. da cultura que saem os conhecimentos e atitudes preconizadas no currculo. Para conceber-se um currculo parte-se dos contedos como condio do ensino. E tal, retira-se da cultura inferncias educativas tais como a funo cultural da escola que de salvaguardar os valores morais, a responsabilidade, o respeito pelo prximo, o fortalecimento da individualidade e a assuno de um carcter de mudana (Ibidem, p. 66). A funo cultural da escola consiste: na educao geral (compreenso e competncia), especializada (disciplinas), exploratria (interesses dos alunos) e de enriquecimento (aprofunda a experiencia educativa do aluno). Esta funo permite compreender
13

o currculo como cdigo de conhecimento com forte impacto na estruturao da organizao escolar e nos subsistemas de ensino. A construo curricular faz-se na estreita observncia da disciplina, com estrutura e lgica interna (Ibidem, p. 66), ou seja, todo contedo do currculo deve ser extrado das disciplinas, pois este um conhecimento apropriado para o currculo. As disciplinas devem ser vistas como guias de um bom ensino e aprendizagem e o carcter de ser instrutivo garantia de ser boa disciplina. 7.3 Aluno A anlise do aluno constitui principal pressuposto curricular porque o conhecimento e a aprendizagem sobre o aluno fundamental na adopo de decises curriculares. O currculo deve elaborar-se de acordo com o desenvolvimento do aluno porque os currculos esto estruturados de modo que o estudante possa aprender (Ibidem, p. 67). Ademais, o currculo deve valorizar a individualidade do aluno, sua cognio, atitudes e valores, respeitando as diferenas individuais na busca de um desenvolvimento global e contnuo (indicadores dos nveis de desenvolvimento do aluno). Com isto quer dizer-se que o currculo deve tomar em conta o contexto e as condies internas e externas do aluno. O currculo deve ocorrer num ambiente modelador e mediatizador das aprendizagens e fonte de estmulos originais e independentes do projecto cultural curricular formando o projecto educativo e socializador da instituio (Ibidem, p. 67). Isto na fase de implementao ou fase piloto, o currculo deve obedecer a critrios dependentes do contexto e dos objectivos educacionais. Portanto, a aprendizagem deve comportar um conjunto arquitectnico das escolas; aspectos materiais e tecnolgicos; sistemas simblicos e de informao; conhecimento; motivao e profissionalidade dos professores; participao e motivao dos alunos; processos de participao dos pais e outros actores curriculares; contexto socioeconmico dos alunos; estruturas de produo social do conhecimento; estruturas educativas; politicas sociais, educativas e curriculares (Ibidem, p. 68). Contudo, o conjunto arquitectnico refere-se ao conjunto de indicadores para a concepo de um currculo de qualidade. 7.3 Ideologias/hegemonia O currculo construdo na base de ideologia ou sistema de ideias, valores, atitudes e crenas porque um projecto cultural, social e poltico (Ibidem, p. 70). Do ponto de vista cultural o
14

currculo responde aos valores e conhecimentos da civilizao cultural, a base do currculo. Do ponto de vista social o currculo responde ao ideal de socializao e integrao do homem ao grupo pertencente. Por fim, do ponto de vista poltico o currculo responde ao ideal da classe dominante; um ideal que se impe classe dominada por a ideologia expressa as relaes de poder. Portanto, o currculo um instrumento ideolgico com diferentes finalidades, que regula as relaes entre a sociedade e a escolarizao (Ibidem, p. 71). A ideologia pode propiciar e defender as desigualdades sociais ou de gnero, pode promover o exerccio da cidadania ou de um ensino democrtico, mas pode tambm perpetuar a politica de um partido ou de uma classe. 7.3.1 Elementos do Currculo De acordo com Pacheco (2005) o currculo articula trs elementos: a escola, contedos e o professor. A escola como instituio veicula e inculca valores que o Estado procura implementar porque a escola uma fora activa que legitima as ideologias, formas econmicas e sociais que lhe esto associadas. como pensou Bourdieu, a escola uma instituio social ao servio da poltica. Pois ela uma ferramenta de poder e de opresso dos dominados, assim bem como da perpetuao do sistema ideolgico, econmico ou social de um grupo. Ademais, a escola funciona como mecanismo de controlo de pessoas e distribui o conhecimento legtimo que se converte em conhecimento para todos (Ibidem, p. 72). Contudo, a escola vista como mecanismo ideolgico pode acarretar ao perigo do determinismo e o da objectivao. O determinismo consiste em considerar a escola como produto do Estado; e a objectivao consiste em considerar a escola e o Estado como coisas fora do homem e que so passveis de anlise isolados.

CONSIDERAES FINAIS Como quisemos trazer neste breve texto o debate sobre a educao de qualidade, distanciando nos do debate polissmico e ambguo sobre a qualidade de educao, quer por a qualidade de educao exigir mais do que o estudo bibliogrfico, quer porque o estudo da qualidade de educao exigiria mais tempo e mais recursos. No entanto, abordamos a educao de qualidade a partir da teoria de base de que uma escola de qualidade propositada pela educao de qualidade, e a educao de qualidade no dependente do currculo, mas sim dos actores sociais da escola que influenciam a implementao do currculo. Alias, o currculo um documento ou
15

texto muito dependente do contexto. O currculo escolar comea com um texto ou documento onde est tudo alistado ou escrito. E o currculo como texto no tem utilidade. Portanto, para ganhar forma e alargamento ou abrangncia preciso que haja a influncia dos seus actores, incluindo o prprio professor. Pois, apresentar o currculo no tudo, preciso que este passa por uma fase de implementao. Ademais, a interveno dos actores prtica na medida em que ajusta e reajusta o previsto no currculo a pratica de um determinado contexto. No desenvolvimento da prtica de um currculo para uma educao de qualidade nas escolas onde esto patentes os critrios de qualidade, os actores do currculo so criativos e competentes, a cultura escolar baseia-se na dimenso de liderana, na dimenso de cooperao, na dimenso de investigao-aco e na dimenso de valorizao profissional da equipa, como mostra Morgado (2004). Contudo, a educao de qualidade unifica a teoria prtica de modo a facilitar a integrao social da criana na vida social atravs de conhecimentos que a orientem a uma prtica ou uma profisso. Pois a educao no visa a formao da personalidade apenas, mas a socializao (funo social) e a munir o aluno de uma profisso ou habilidade para uma actividade prtica. nisto em que consiste a garantia de uma educao de qualidade. Todos os responsveis do ensino devem ter o sistema de garantia de qualidade que consiste em dar uma profisso, estgios, meios auxiliares ao estudo como as tecnologias, os livros, as refeies, um bom equipamento escolar, etc. A educao de qualidade garante, como qualquer outra, a empregabilidade dos seus graduados, por via de conhecimentos que levem-nos a uma aco, isto , compreenso de impresso em David Hume. BIBLIOGRAFIA CASTIANO, Jos P., NGOENHA, Severino E., GURO, Manuel Z. O Barometro da Educao Basica em Moambique Estudo-Piloto sobre a Qualidade da Educao ; Maputo; ISOED; 2012; 98p. CASTIANO, Jos P., NGOENHA, Severino E. A Longa Marcha duma Educao para Todos em Moambique; 3.ed; Maputo; Publifix; 2013; 322p. DAZ, Amparo Sejias. Avaliao da Qualidade das Escolas. 1.ed. Portugal. Edies Asa. 2003
16

GOLIAS, Manuel. Sistemas de Educao Em Moambique: Passado e Presente . Editora Escolar. 1993. MORGADO & Jos. Qualidade na Educao um desafio para os professores . 1.ed. Lisboa. Presena. 2004 PACHECO, Jose Augusto. Estudos Curriculares: para a compreenso critica da educao . Porto Portugal. Porto Editora. 2005. PACHECO, J. A. Algumas questes sobre O que ensinar no ensino secundrio. Colquio/Educao e Sociedade. 1999. LIBNEO, J. Carlos; Pedagogia e pedagogos, para qu? 11 ed.; So Paulo; Cortez. 2009 Documentos: POLITICA NACIONAL DE EDUCAO SNE Lei 6/92 PCEB 2008: Plano Curricular do Ensino Bsico

17

You might also like